LUZ ESPÍRITA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

As folhas mortas do verão: Episódios da Inquisição Espanhola - Monsenhor Eusébio Sintra/Valter Turini

Página 10 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10

Ir para baixo

As folhas mortas do verão: Episódios da Inquisição Espanhola - Monsenhor Eusébio Sintra/Valter Turini - Página 10 Empty Re: As folhas mortas do verão: Episódios da Inquisição Espanhola - Monsenhor Eusébio Sintra/Valter Turini

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Abr 10, 2024 10:19 am

− Sim, vou-me, de vez, para Ávila. – responde ele. – Recolho-me em São Tomás246. – e a baixar a voz, propositadamente, cochicha ao velho amigo: − Lá, achar-me-ei mais seguro, pois, como bem o sabes, por cá, tentam envenenar-me!
− Ainda penso que isso não passa de bobagens da tua cabeça! – diz o outro, a bater-lhe, afavelmente, às costas. E, a apanhar pequena trouxa, feita de pano de serrapilheira, entrega-a a D. Torquemada e lhe explica: − Trata-se do chifre de um unicórnio; caso sintas que te envenenaram, bastará que ingiras um pouco da raspa deste chavelho, adicionada ao vinho!
Em seguida, despediram-se, com forte abraço, e D. Tomás Torquemada partiu para Ávila e por lá acabou finando-se, de morte natural, em 1498.
___________________________________________________________________________________________________________
243. Referência ao Decreto de Alhambra, promulgado pelos reis Fernando e Isabel, em 31 de março de 1492, ordenando a expulsão ou conversão forçada da população judaica e mourisca da Espanha.
244. No total, mais de 13 mil judeus conversos foram julgados e 2 000 foram executados entre 1480 e 1492, em solo espanhol.
245. A personagem refere-se a Alvar Fernández de Torquemada, ancestral directo de Tomás de Torquemada.
246. Referência ao Real Monastério de Santo Tomás de Ávila, fundado no final do séc. XV, por iniciativa de Hernán Nuñez de Arnalte, tesoureiro dos reis de Espanha, com o auxílio de sua esposa, Maria Dávila, e de D. Tomás de Torquemada.


Fim

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122625
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Página 10 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos