LUZ ESPÍRITA
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Artigos sobre a Mediunidade

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Mensagem  Ave sem Ninho Seg Jul 11, 2011 9:35 pm

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Questão [#018]
Como educar as crianças de bairros pobres, em ocasiões de distribuições de
sopas, nos princípios espíritas, sem conflitos religiosos?

Resposta:
Bem, a resposta seria de novo muito longa.

A pergunta não teria sentido se a prática social espírita estivesse sendo compreendida como ela deve ser…
Os espíritas deveriam estar nos bairros pobres, alfabetizando, promovendo a cultura, a consciência social e política, o diálogo democrático e fraterno e não apenas praticando o assistencialismo.

Numa proposta cultural, democrática, o respeito às outras religiões é evidente.
Ensina-se espiritismo apenas para aqueles que quiserem.
Devemos deixar claro que somos espíritas, mostrar que justamente o espírita é ecuménico, aberto, tolerante e fraterno, que a proposta espírita é fazer um mundo melhor…

Se formos dar sopa e obrigarmos os “assistidos” (também não gosto dessa palavra e tudo o que ela encerra, porque é paternalista) a ouvir doutrinações espíritas, estaremos prestando duplo desserviço ao Espiritismo e a uma possível melhoria social.

É preciso, em primeiro lugar, saber ouvir o outro e não chegar com todas as respostas prontas e toda a caridade paternalista que gostamos de praticar, muitas vezes, apenas para nos sentirmos bons e caridosos, sem realmente pensar numa forma mais eficaz, mais profunda de transformar a sociedade e mudar de facto a vida daquelas pessoas.

§.§.§- O-canto-da-ave
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Artigos sobre a Mediunidade - Página 25 Empty História do Espiritismo

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Jul 12, 2011 10:21 pm

Entrevistado: Eduardo Monteiro

Questão [#001]
Quais sãos os livros dos precursores do espiritismo, Swendeborg e Davis, e o que tem de comum com o espiritismo?
Estes livros são publicados actualmente?

Resposta:
Swedenborg(1688-1772)foi uma grande precursor do Espiritismo, várias vezes citado na obra kardequiana.

Aconselho a leitura de Swedenborg-Uma análise crítica, de Hermíno C. Miranda, para conhecer um pouco mais sobre ele.

Eu possuo em português as seguintes obras dele:
O mundo dos Espíritos (ed. Razão Social);
A Verdadeira Religião Cristã (2 vol.);

Divina Providência;
Sabedoria Angélica;
O Amor Conjugal,
todas da Freitas Bastos que não existe mais, por isso acho difícil encontrar em livrarias normais.

Outras obras:
Prodrumus Principiorum Rerum Naturalion (1721);
Opera Philosophica et Mineralia (1734);
Principia (explicações científicas do Universo);

Produmus Ratiocinantes de Infinito et Causa Finali Creationis (1740-41);
Regnum Animalis (1744);
De Culto et Amore Dei (1745);

Arcana Coelestia (1749);
De Coelo et Inferno (1758);
De Équo Albo (1758);

De Nova Hierolima (1758);
De Ultimo Juditio (1758);
Apocalypses Revelato (1768); etc..

Andrew Jackson Davis (1826-1910) tinha notáveis poderes mediúnicos e começou a desenvolvê-los antes de Karde iniciar a Codificação.

Algumas de suas obras:
The Principles of Nature her Divine Revelation (1847);
The Great Harmonie (1850);
The Philosophy of Special Providence (1850);

The Magic Staff (1857);
Arabula: or the Divine Guest Containig a new collection of news Gosphels (1867);
A Stellar Keyto to Summerland (1868) e outras.

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Última edição por O_Canto_da_Ave em Ter Jul 19, 2011 10:07 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem  Ave sem Ninho Ter Jul 12, 2011 10:22 pm

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A obra dos dois se aproximam muito das teorias espíritas, conquanto alguns pontos discutíveis.

Os trabalhos de Davis expõem uma doutrina mística que mostra forte influência de Swedenborg e da teologia da seita Shakers (Tremedores).

Para se saber mais sobre Davis, sugiro a leitura da obra Allan Kardec, de Zeus Wantuil e Francisco Thiesen.

Questão [#002]
Quais eram os médiuns que trabalharam com kardec na Codificação, e o que aconteceu com cada um deles?

Resposta:
Os principais médiuns de Kardec num primeiro momento foram as irmãs Baudin, que se casaram;
a Srta. Ruth Celine Japhet e durante toda a edição da Revista Espírita sob a direcção de Kardec, de 1958 a 1969,78 médiuns têm suas comunicações e/ou manifestações mediúnicas reproduzidas e/ou comentadas por Kardec, a maioria obtidas na Sociedade Espírita de Paris.

Alguns deles:
Camile Chaigneau, Armand Desliens e esposa, srta. Huet, Leymarie esposa, Louis Vavasseur, etc..

Para se descobrir o que aconteceu a cada um deles sugerimos uma pesquisa na Revista Espírita, Enciclopédias e Dicionários biográficos da época.

Questão [#003]
Qual a importância de Houdini para o Espiritismo?

Resposta:
Harry Houdini, pseudónimo de Erich Weiss, (1874-1926), mago e prestidigitador norte-americano, adquiriu celebridade por suas evasões de complicadas amarras mesmo debaixo da água e outras peripécias mágicas.

Doou à Biblioteca dos EUA seus livros de prestidigitação que é considerada a mais completa sobre o assunto do mundo.

Em 1913 sua mãe, a quem era muito ligado, morreu e Houdini passou a frequentar compulsivamente sessões espíritas tentando desmascarar falsos médiuns e ter contactos com a mãe.

Em 1922 fez grande amizade com Conan Doyle, amizade esta desfeita em 1928 após uma sessão com a esposa de Conan Doyle que Houdini criticou e não acreditou na comunicação da mãe.

Houdini foi importante para o Espiritismo?...
Não creio.

Questão [#004]
Houdini chegou a criar uma senha para que sua mulher o reconhecesse numa sessão espírita, quando desencarnado.
O espírito de Houdini chegou a aparecer-lhe?

Resposta:
Desconheço esses factos.

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Mensagem  Ave sem Ninho Ter Jul 12, 2011 10:22 pm

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Questão [#005]
Diz-se que Mumler tirou diversas fotos de espíritos.

O problema é que todas elas revelaram-se fraudes, isso no final do século XIX.
Ora, se já nessa época se fraudava, que garantia temos de que as fotos tiradas por William Crookes tb não sejam um embuste?

Resposta:
William H. Mumler (? - 1884)Gravador norte-americano, um dos primeiros experimentadores de fotografias psíquicas, autor de uma obra publicada em 1875 em Boston sobre suas experiências.

Na Revista Espírita de 1863, Kardec reproduz o artigo Fotografia Espectral, publicado pelo Currier du Bas-Rhin, de 3 de janeiro de 1863, na qual é relatado, cremos, pela primeira vez na França, a obtenção de fotografias de Espíritos pelo Sr.William Mumler em Boston.

Kardec, com seu bom-senso costumeiro, pede aos espíritas que vejam o facto com prudente reserva.

Escreveu ele:
Semelhante descoberta, se for real, terá, seguramente, imensas conseqências, e seria um dos factos de manifestações mais notáveis.

Sir William Crookes (1832-1919) químico, físico e investigador metapsíquico fez descobertas importantíssimas para a ciência, tendo sido um dos maiores cientistas de sua geração.

Para evitar fraudes em suas pesquisas com Daniel Douglas Home (! 869-1873) e Florence Cook(1874) criou aparelhos sofisticadíssimos para a época.

Reduzir um homem idóneo, um cientista rigoroso e ilibado como Crookes a fraudador e compará-lo a um gravador que nunca teve metodologia científica me parece uma leviandade.

Outra injustiça cometida contra Crookes foi ter sido acusado de ser amante de Florence Cook.

Questão [#006]
Gostaria de saber sobre a Família Fox.

Resposta:
Para saber sobre a família Fox recomendamos a leitura de As Mesas Girantes e o Espiritismo, de Zeus Wantuil, Ed. FEB, e inúmeras outras publicações espíritas que já trataram exaustivamente do tema.

Questão [#007]
Gostaria de saber se você tem alguma pesquisa sobre o início do Movimento Espírita no Brasil.
Quem trouxe o Livro dos Espírito para o Brasil?

Onde foi fundado o primeiro Centro Espírita?

Resposta:
a)Possuo em meu arquivo cerca de 40 jornais espíritas do século 19, inúmeros documentos e livros, com os quais estou escrevendo:
A IMPRENSA ESPÍRITA NO SÉCULO XIX;
HISTÓRIA DO ESPIRITISMO NO BRASIL;
e DOCUMENTOS HISTÓRICOS DO ESPIRITISMO, que pretendo lançar em 2004, na comemoração do Bi-Centenário de nascimento de Allan Kardec.

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Mensagem  Ave sem Ninho Ter Jul 12, 2011 10:23 pm

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b) A primeira tradução do Livro dos Espíritos no Brasil foi do Dr. Joaquim Carlos Travassos, sob pseudónimo Fortunio, em 1875, B. L. Garnier, Livreiro-Editor do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro.

Outros tradutores para o português:
Guillon Ribeiro, Canuto Abreu, Salvador Gentile, Júlio de Abreu Filho, Matheus Camargo.

A mais antiga tradução de O Livro dos Espíritos foi do Prof. Constantin Delhez, belga radicado em Viena que o verte para o alemão em 1864 sob título Das Buch Der Geister em 2 volumes.

c) O primeiro Centro Espírita fundado no Brasil oficialmente foi o Grupo Familiar de Espiritismo em 17 de setembro de 1865 por Luiz Olimpio Telles de Menezes em Salvador-BA.

Possuímos em nosso arquivo o fac-símile do Relatório da Associação-Spiritica-Brazileira, 17 de setembro de 1874 que descreve sua fundação.

Questão [#008]
Tem algum documento em que diz quem ou o que é o Espírito de Verdade?

Resposta:
O Espírito de Verdade nunca foi identificado.

Questão [#009]
Qual é o maior museu espírita do mundo?

Resposta:
Muitos Museus Espíritas foram feitos ao longo dos quase de 150 anos de Espiritismo, mas não tenho notícia de algum que tenha sobrevivido.

Talvez a iniciativa mais importante(e frustrada) no Brasil tenha sido do Prof. Angeli Tortoreli em meados da segunda metade do século XIX, que seguindo orientações de Kardec em Obras Póstumas funda um Museu, Hemeroteca e Biblioteca Espírita pela Sociedade Acadêmica Deus, Cristo e Caridade.

Existiria ainda esse acervo?
Onde estaria?
Pesquisei na Biblioteca Nacional mas lá não se encontra.

Também parece não haver nada dele na Biblioteca de Obras Raras da FEB, onde também pesquisei.

Actualmente temos o Museu Espírita em São Paulo, na Lapa;
um Museu do Chico Xavier na casa onde morava em Uberaba;
outro sobre ele em Pedro Leopoldo;
outro na Sociedade Espírita Anjo da Guarda em Santos, a organização espírita mais antiga ainda em funcionamento no Brasil.


A FEB também possui um Museu em Brasília, mas o mais importante Museu criado por Antonio Lucena, Paulo Alves de Godoy, Wallace Leal Rodrigues e outros foi doado à FEB, mas não está em exposição em Brasília nem no Rio.

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Mensagem  Ave sem Ninho Ter Jul 12, 2011 10:23 pm

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Onde estaria?
No plano internacional, sabe-se que alguns Congressos Espíritas Internacionais, como o de 1900, apresentaram Museus, mas não se tem notícia se foram depois mantidos em algum lugar.

Infelizmente o rico acervo que havia na Maison dês Spirites em Paris foi perdido na invasão alemã da 2a Grande Guerra.

Estabeleci alguns contactos em Paris onde espero poder resgatar alguns documentos e/ou livros da época ou imediatamente pós-Kardec se é que ainda existam.

Está sendo um trabalho de paciência e perseverança.
No Brasil, é uma pena que pouco valor se dê à questão da memória, o que se reflecte na cultura espírita.

Aguardo há anos uma oportunidade de ter um local para colocar `disposiÇão do público o acervo que venho reunindo há anos para o Centro de Documentação Histórica da USE composto de centenas de documentos, objetos, hemeroteca e 25000 livros(40% espíritas/espiritualistas).

Apesar de franqueá-lo a pesquisadores, universitários, etc.. minhas condições são bastante limitadas e o ideal seria que ele fosse totalmente público.

Recomendo a leitura da Revista Espírita de 1868, pg 382, onde Kardec fala da necessidade de se criar um Museu do Espiritismo.
Se alguém conhecer outros agradeço se puderem me informar.

Questão [#010]
Onde tem a afirmação de que Denizard Rivail foi Jean Huss e, também, Allan Kardec?
Tem algum livro, mensagem ou registro que afirma que o Léon Denis é a reencarnação de Wycliff?

Resposta:
A revelação da encarnação do Prof. Rivail como Allan Kardec, sacerdote druida, surgiu em 1856 pela cestinha escrevente de Caroline Baudin e a de sua encarnação como John Huss em 1857 pela médium Ermance Dufaux.

As fontes preciosíssimas, esclarece Canuto de Abreu, estavam, em 1921, na Livraria Leymarie, onde ele as copiara em quase sua totalidade.

Passaram em 1925 para a Maison dês Spirites que, como já nos referimos, foram assadas numa fogueira pelos alemães.

Recomendo a leitura de A Missão de Allan Kardec, de Carlos Imbassahy, e Allan Kardec, o Druida Reencarnado, de minha autoria.

Questão [#011]
Como se deu a iniciação do espiritismo no Brasil e quais foram seus maiores colaboradores nesse início?

Resposta:
As ideias espíritas já estavam no ar com o Marquês de Maricá(1773-1848) que publicou a obra Máximas, Pensamentos e Reflexões (1839), mas acredito que o terreno já vinha sendo aplainado pelas ideias dos homeopatas (o francês Bento Mure e o português João Vicente Martins as introduziram no Brasil) e dos magnetizadores que traziam em seu bojo uma nova concepção de se encarar o espírito e a matéria.

Com o estouro da prática das mesas girantes nos salões de intelectuais em Paris, os nobres da corte brasileira os imitam por aqui.

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Mensagem  Ave sem Ninho Qua Jul 13, 2011 10:10 pm

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O autor Ubiratan Machado em seu Os Intelectuais e o Espiritismo cita como introdutores do Espiritismo no Brasil:
Casimir Lieutaud, Adolphe Hubert, Morin e a médium psicógrafa madame Perret Collard.

Pessoalmente, possuo um documento de antigo espírita da época, Pinheiro Guedes, revelando indícios de que dois médicos teriam sido dos primeiros na Corte a praticar a mediunidade:
Visconde de Inhomerim e Visconde de Santa Izabel (entre 1856 e 1859).

Em 1865 surge o primeiro grupo espírita, a que já me referi, e, em 1873 o Grupo Confúcio no Rio de Janeiro.

A primeira obra espírita publicada no Brasil foi Os Tempos são Chegados, de Lieutaud, e segundo minha pesquisa, os primeiros trechos de KARDEC no Brasil foram publicados pelo Dr. Eduardo A. Monteggi em seu Jornal Científico A Verdadeira Medicina – Propaganda da Magnetotherapia.

O curioso é que, embora não acreditasse em comunicações de espíritos, o Dr. Monteggi publicava regularmente trechos de Kardec por ser seu jornal "sobre as sciencias occultas".

Recomendo a leitura de As Mesas Girantes e o Espiritismo, já citado.

Questão [#012]
¿Quiénes son los precursores del Espiritismo?
Así como Juan el Bautista y otros profetas lo fueron para el Cristianismo;
algunos consideran a Swedenborg o Jackson Davis como precursores, pero no conozco algún mensaje de los mencionados que avisen de la venida de la Tercera Revelación.

¿Porqué se considera a Swedenborg o Jackson Davis precursores?

Resposta:
Parte desta questão já está contida na primeira resposta.

Gostaria, porém de acrescentar que sempre existiram punhados de homens que empunharam a Lâmpada Perpétua da Sabedoria e a transmitiram de geração a geração, porque quando o discípulo está pronto, aí então vem os lábios do Mestre para enchê-los de sabedoria.

Quem foram os precursores do Espiritismo?
Todos esses carregadores do altar da Verdade e os encontramos em todos os povos.

Sócrates, Platão, Confúcio, Hermes Trimegistos, Zoroastro, Buda, Lao-Tzé, Jesus, só para citar alguns.

O problema da Humanidade não é falta de Mestres ou de ensinamentos.
O problema é nosso estado pouco evoluído para adquirirmos a sensibilidade de homens predestinados, condutores da Humanidade, como os citados.

Diz um ditado hermético que devemos dar leite às crianças e carne aos homens feitos, o que Jesus confirmou, dizendo que não devíamos dar pérolas aos porcos, significando dizer que nem todos estão preparados para as verdades que esse punhado de homens de saber vêm nos transmitir.

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Mensagem  Ave sem Ninho Qua Jul 13, 2011 10:11 pm

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Na minha modesta opinião, para se compreender bem o Espiritismo é necessário um mergulho no estudo comparado das religiões, sem os preconceitos que muitas vezes norteiam algumas cabeças de espíritas com medo de "violar a pureza doutrinária".

Todas as grandes religiões possuem seu lado esotérico e outro exotérico.

Poucos compreenderam em sua época a mensagem de Jesus e suas pérolas foram atiradas pelos porcos vulgares e enterradas no lamaçal e misturadas com seu alimento mental.

Quem são os precursores do Espiritismo?
Talvez muitos estiveram entre nós e não os reconhecemos.

Para confrades sem preconceitos, recomendo uma obra espiritualista que deve ser lida com muito vagar para ser compreendida:
O Caibalion, de Três Iniciados, da Ed. Pensamento.

Questão [#013]
É verdade que o Brasil é o país do mundo onde o Espiritismo encontra mais simpatizantes/seguidores e que a França, berço da codificação de Kardec, hoje conta com escasso número de espíritas?

Resposta:
É uma pergunta difícil de ser respondida porque demandaria muitas análises, mas acredito que possa ser porque já houvesse uma previsão da Espiritualidade de que era necessário o ambiente francês, de muita intelectualidade, para que o Espiritismo surgisse e, depois, um Brasil de solo dadivoso, com seu povo fraterno, que soube absorver povos e raças de todo o mundo com carinho, para que a semente do Evangelho pudesse germinar.

Humberto de Campos em Brasil, Coração do Mundo e Pátria do Evangelho faz uma bonita referência ao poeta que chamou a formação do povo brasileiro de "flor amorosa de três raças tristes".

Estive em pesquisa na França duas vezes e, por mais que tivesse procurado contato com os espíritas de lá, não consegui.

Mesmo os brasileiros que residem lá são muito frios.

Abro duas exceções aqui de espíritas franceses muito fraternos com os quais tenho me relacionado via internet:
Jacques Pecatte e Charles Kempf, mas que moram longe de Paris, onde deveria se concentrar mais as pesquisas.

Ainda há muita coisa a se pesquisar na França sobre as origens do Espiritismo e tenho algumas pistas.

Mas não consegui ninguém para fazermos um intercâmbio e eles mesmos (os espíritas de lá) não se interessam.
Como uma viagem a Paris sai muito caro...

Questão [#014]
O Espiritismo está entre nós á mais de um século, é uma doutrina nova para a humanidade.

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Mensagem  Ave sem Ninho Qua Jul 13, 2011 10:11 pm

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Gostaría de saber porque a cada dia a religião mulçumana é a que mais cresce?
Será para nós um sinal da e que o ser humano ainda terá que evoluir muito?

Resposta:
Como já disse que em outra questão, é necessário fazermos um estudo comparado de religiões.

Kardec, ao receber uma pergunta de leitor sobre o islamismo, primeiro leu o Corão e todos os bons autores da época para depois dar sua resposta na Revista Espírita.

Vale a pena conferir.
De minha parte e experiência, recomendo o estudo da parte esotérica do islamismo que é o sufismo ("carne para os homens feitos").

É uma doutrina belíssima, actualíssima, pois estudam concomitantemente todos os avanços da ciência, a linguagem poética com que transmitem seus ensinamentos é tocante e sensível.

Vejo na pergunta um pré-julgamento (porque a religião muçulmana é a que mais cresce?
Será sinal que ainda temos que evoluir muito?
) e perguntaria a nosso indagador se antes ele estudou o islamismo para tirar essa rude e intempestiva ilacção.

Questão [#015]
Poderia falar um pouco sobre o Espiritualismo Moderno no EUA, no passado?

Resposta:
Segundo Allan Kardec em O Livro dos Médiuns,"Como quer que seja, as mesas girantes representarão sempre o ponto de partida da Doutrina Espírita".

A partir do episódio das Irmãs Fox em 1947, em Hydesville, EUA, os americanos do norte começaram a se comunicar com os espíritos através de pancadas, fase esta(1848-1849), segundo expressão de Eugene Nus,"a fase de incubação do Modern Spiritualism", mas os próprios Espíritos indicaram, em fins de 1850 a tiptologia com as mesas e o alfabeto para aperfeiçoamento dos métodos de comunicação.

Em 1852 desembarcou no norte da Escócia médiuns norte-americanos introduzindo naquele país e, posteriormente em Londres, Inglaterra, a prática das mesas girantes.

No princípio, elas não despertaram interesse na França, mas sim na Alemanha e Áustria graças à obra do respeitável Dr. Kerner, "A Vidente de Prevorst".

Em fins de abril de 1853,os preconceitos na França são vencidos e as mesas tornam-se a coqueluche dos intelectuais franceses em todas as maiores cidades francesas.

E, da adesão dos franceses, espalhou-se para o resto da Europa.

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Mensagem  Ave sem Ninho Qua Jul 13, 2011 10:11 pm

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Questão [#016]
Em quais países o Espiritismo se expandiu no seu ínicio?

Resposta:
Respondida na questão anterior.

Questão [#017]
Há alguma mensagem espiritual falando quem seria o substituto de Kardec, caso ele falhasse na sua missão?
Eu ouvi falarem que era o Leon Denis.

Resposta:
Em 22 de dezembro de 1861, em sessão realizada na casa de Kardec, através do confiável médium D’Ambiel, questionados a respeito, os Espíritos responderam que ele não era insubstituível e o único ser humano capaz de desempenhar a missão,afirmando:
Se o seu desempenho se interrompesse por uma causa qualquer, não faltariam a Deus outros que te substituíssem.

Dizendo que o substituto surgiria em momento oportuno, fizeram duas revelações:
a tarefa do substituto seria penosa em outro sentido, uma vez que teria de sustentar lutas mais rudes, acrescentando:

A ti te incumbe o encargo da concepção, a ele o da execução, pelo que terá de ser homem de energia e acção;

e, em outro trecho, afirmam que seriam duas situações diferentes, com a participação de personalidades também diferentes:

tu possuis as qualidades que eram necessárias ao trabalho que tens a realizar, porém não possuis as que serão necessárias ao teu sucessor.

Esse possível sucessor nunca se soube quem seria.

Quanto a Leon Denis, ninguém reuniu tantas qualidades e respeitabilidade para honrar essa posição de sucessor, mas nem ele nem seus contemporâneos cogitavam dessa "sucessão", pois a única coisa que desejavam era servir à Doutrina e permaneceram indiferentes à essa questão.

Questão [#018]
É verdade que as irmãs Fox negaram a suas mediunidade?
Se sim, porque elas fizeram isso?

Resposta:
As irmãs Kate e Margareth tiveram sérios problemas de relacionamento com a mais velha Leah, o que redundou num escândalo por volta de 1888/89, detalhadamente descrito por Arthur Conan Doyle em História do Espiritismo, Editora Pensamento, ao qual remetemos nosso inquiridor à pesquisa, visto tratar-se de uma história com muitos detalhes.

Questão [#019]
Gostaria de saber, por favor, sua opinião sobre a importância de se ter uma obra com a História do Espiritismo, não só nos primórdios (o que já existe), mas, também, e principalmente, no Brasil, cujas informações são muito "soltas" (alguns livros, rodapés de agendas, etc.), obra essa que propiciaria a quem gosta de estudar este tema, a quem dirige grupos de estudo estudo, e outros, melhores condições de pesquisa/consulta.

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Mensagem  Ave sem Ninho Qua Jul 13, 2011 10:12 pm

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Se já existe alguma, poderia citar?

Resposta:
De facto, a falta de obras sobre a História do Espiritismo é um sério problema de nossa Bibliografia.

No meu caso, tenho publicado inúmeras obras resgatando nossa memória que, somando-se às outras já existentes, ainda são insuficientes para uma visão panorâmica do Espiritismo, que ainda tem muitas lacunas a serem preenchidas.

Estou preparando A História do Espiritismo no Brasil que pretendo lançar em 2004 por ocasião dos 200 anos do nascimento de Kardec.

Além disso tenho no prelo História da Radiodifusão Espírita e, em preparo, Documentos Raros do Espiritismo (Século XIX) e A História da Imprensa Espírita no Século XIX.

Questão [#020]
Como começou o sistema de escrita através das cestas?

Resposta:
Cesta de Bico ou cesta pião, denominações de Kardec, eram cestas pequenas, geralmente de madeira ou vime, de 15 a 20 centímetros de diâmetro na qual se amarra de modo firme um lápis com a ponta para fora e para baixo.

Mantida a cesta em equilíbrio sobre uma folha de papel, o médium encosta o seu dedo nela e ela se põe em movimento.

Em vez de girar, ela faz o lápis percorrer o papel traçando letras e desenhos de acordo com a vontade do espírito que se manifesta.
Trata-se de um modo primitivo de psicografia, usado nos primórdios do Espiritismo.

Recomendamos a leitura do Cap. XIII de O Livro dos Médiuns.

Questão [#021]
Como está a situação mundial do espiritismo hoje?
Por exemplo, na França existem Centros Espíritas similares aos nossos?

Resposta:
Quer me parecer que o Espiritismo no mundo hoje está sofrendo um processo lento de revigoramento principalmente pela presença de confrades brasileiros vivendo em diversos países do Exterior.

Segundo meu conhecimento há grupos trabalhando em vários países:
Japão, Suécia, Dinamarca, Canadá, EUA, Inglaterra, Áustria.

Na América do Sul é mais difundido em países como Costa Rica, Guatemala, Venezuela, Argentina, Uruguai, Paraguai, etc.

Em Portugal ele está bem actuante com vários grupos em todo o país, na Espanha, também.

Na França ele é incipiente, apesar de esforçados e valorosos confrades como Charles Kempf e Jacques Peccate.

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Mensagem  Ave sem Ninho Qui Jul 14, 2011 10:14 pm

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Nesse país, visitei a União Espírita Francesa em Tours e tentei fazer contacto com outros grupos em Paris, que não se interessaram em minha presença ou em fazer um intercâmbio.

Foi triste constatar o desinteresse e a maneira fria com que os franceses tratam os espíritas brasileiros, excepção feita aos dois confrades citados.
A União Espírita Francesa se reúne uma vez por semana com cerca de 15 a 20 pessoas em Tours.

Afirmaram-me, na ocasião, que são em poucos porque "preferem a qualidade à quantidade"(sic).
É muito pouco para o país berço do Espiritismo.

Questão [#022]
Podemos afirmar que a Casa do Caminho foi o primeiro Centro Espírita da Terra?
Sabemos que nesta Casa o princípio era a assistência e o amor ao próximo.

Resposta:
Creio que ficaria melhor, na minha modesta opinião, se disséssemos que a Casa do Caminho foi o primeiro e melhor modelo para conduzirmos nossas Instituições Espíritas hoje.

Questão [#023]
Será que existe um colectânea de mensagens que Allan Kardec recebeu do além e que não foram colocadas em nenhum de seus livros e revistas espíritas, a parte de suas obras?

Resposta:
Creio que existiriam muitas mensagens inéditas recebidas por Kardec e seu grupo se houvesse sido conservado seu acervo, porque as que ele divulgou na Revista Espírita e nos livros foram uma selecção das mensagens recebidas em suas sessões.

Na Revista Espírita de 1914,interrompida pela guerra, começaram a ser publicadas as cartas de Kardec a outros confrades.

Uma parte do acervo de Kardec e da memória do Espiritismo foi perdida durante a 2a Guerra quando os alemães saquearam a Maison dês Spirites em Paris.

Uma parte do acervo de Kardec foi trazido ao Brasil pelo Dr. Canuto de Abreu, mas a ele muito poucas pessoas tiveram acesso e ele raramente divulgou seus conteúdos.

Hoje permanece mais inexpugnável ainda conservados pela família do Dr. Canuto.

Que me perdoem a crítica os admiradores do Dr. Canuto e sua família, mas comete-se aí um crime de lesa-humanidade, pois esse acervo não pertence a eles, mas
é um património da humanidade e deveria estar reproduzido e à disposição de todos.

Infelizmente essa é a amarga mensagem final que fica de minha entrevista.

Deixo, no entanto, minha saudação fraterna aos confrades e coloco-me à disposição em outros esclarecimentos em que possa ser útil.

§.§.§- O-canto-da-ave
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Mensagem  Ave sem Ninho Sex Jul 15, 2011 8:03 pm

Entrevistado: Edvaldo Kulcheski

Questão [#001]
Sou espírita e estudante de psicologia.
90% dos meus professores são cépticos.

Não querem nem ouvir falar em espiritismo e alguns tem ainda como perturbações da psique.
A pergunta é a seguinte, qual seria o melhor comportamento meu como espírita/estudante, em relação aos meus professores?

Resposta:
O espírita não deve ter a preocupação de converter quem quer que seja.

Deve, isso sim, preocupar-se em informar tudo sobre a Doutrina, desde que lhe solicitem informações.

Deve, na medida de seus conhecimentos, dar explicações baseadas na lógica doutrinária aos problemas e aflições que seu semelhante lhe apresentar.

Se a pessoa que nos pede informações e dados achar que nossa resposta - a explicação da Doutrina - não lhe serve, é um direito que não devemos, nem podemos, tomar-lhe.

Ao espírita cabe tão somente fornecer às pessoas os elementos necessários à tomada consciente dessa responsabilidade;
daí para frente, o trabalho é do próprio indivíduo.

Não deve ir buscar ninguém que não esteja interessado no Espiritismo, mas fazer todo o possível para esclarecer aqueles que vão ao seu encontro.

Nunca fugir às explicações diante daqueles que procuram o Espiritismo;
nunca se preocupar em perder tempo com aqueles que não se interessam em ouvir nada sobre a Doutrina.

Não perder tempo, entretanto, em convencer alguém, enquanto muitos estão à nossa espera, ansiosos para ouvir explicações, para serem consolados pelo ensinamento evangélico.

Questão [#002]
Que interação política deve se estender uma ação do espírita na sociedade?
Uma acção política partidária deve levar em consideração os princípios da doutrina espírita?

Resposta:
O Espiritismo tem a ver e muito com a Política, já que esta deve ser a arte de administrar a sociedade de forma justa.

Consequentemente, o espírita não pode declinar da sua cidadania e deve vivenciá-la de forma consciente e responsável.
O Brasil sempre foi alvo de muitas esperanças.

Falava-se em país do futuro, em berço da nova civilização e, nos meios espíritas, em "Coração do Mundo e Pátria do Evangelho.

Continua...


Última edição por O_Canto_da_Ave em Ter Jul 19, 2011 10:07 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem  Ave sem Ninho Sex Jul 15, 2011 8:03 pm

Continua...

O Brasil só vai poder dizer-se Pátria do Evangelho quando der os primeiros passos na construcção de uma sociedade realmente democrática, justa e fraterna.

O espírita tem em suas mãos instrumentos poderosos de participação (e de transformação) da sociedade:
as federativas, os centros espíritas, as instituições específicas, os órgãos de comunicação.

Podem, no mínimo, auxiliar na mudança de mentalidade de seus adeptos.
Sabemos que Kardec recomendou aos centros que deixassem de lado as questões políticas.

Mas essa afirmação significa que não devemos trazer para o centro espírita as campanhas e militâncias partidárias, pois o lugar para o seu exercício é no seio das agremiações e locais respectivos.

As questões políticas decorrem dos próprios princípios do Espiritismo.

A partir do momento em que se fala em reforma moral, em mudança de visão do mundo, em desapego dos bens materiais, prática da caridade, etc. fala-se sobre política.

Principalmente, quando se fala em transformação da sociedade, como aparece a todo momento na Codificação (particularmente no capítulo final da Génese), estamos falando de política.

A Questão n º 573 de O Livro dos Espíritos diz que a missão dos Espíritos Encarnados consiste em instruir os homens, em lhes auxiliar o progresso;
em lhes melhorar as instituições, por meios diretos e materiais.

Deve se entender, então, que não pode o espírita alienar-se no seio da sociedade em que vive, com a desculpa de que Espiritismo e Política não têm nada que ver, pois é preciso lembrar que a vida material e a vida espiritual são dimensões contínuas da própria Vida.

Para o espírita, essa ação política deve ser sempre inspirada nos princípios expressos pelo aspecto filosófico do Espiritismo, que o levam a amar e, nesse caso, amar é desejar o bem;
logo, a exteriorização política do Amor é a expressão do querer bem e do agir para o bem de todos.

Aos homens progressistas se deparará nas ideias espíritas poderosa alavanca.

Pelo seu poder moralizador, por suas tendências progressistas, pela amplitude de suas vistas, pelas generalidades das questões que abrange, o Espiritismo é mais apto do que qualquer outra doutrina a secundar o movimento de regeneração;
por isso, é ele contemporâneo desse movimento.

O Espiritismo trabalha com a educação.
Esta é a base da própria Doutrina pois, para praticá-la, temos de nos educar.

E a educação tem um conteúdo extremamente político, pois muda nossa forma de ver o mundo e de agir nele.

Continua...
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Mensagem  Ave sem Ninho Sex Jul 15, 2011 8:03 pm

Continua...

Segundo J. Herculano Pires, em O Centro Espírita, "O Espiritismo se liga a todos os campos das actividades humanas, não para entranhar-se neles, mas para iluminá-los com as luzes do Espírito.

Servir o mundo através de Deus é a sua função e não servir a Deus através do mundo
(...)."

Por tudo isso, devemos entender que são fundamentais o Espiritismo e a Política para a construção de Uma Nova Sociedade.

Questão [#003]
Como fazer para mudar o gosto pelo sofrimento de muitos espíritas que sofrem por que, segundo eles, é da vontade de Deus, ou porque acreditam ser este seu "carma"?

Resposta:
O Espiritismo não prega conformismo com o sofrimento, ninguém nasceu aqui para sofrer e sim para construir a sua felicidade.

Imaginemos a coisa mais ou menos assim, quando estamos preparando a nossa encarnação temos a noção de todas as nossas imperfeições e sabemos que a nossa vinda aqui no físico tem que ser proveitosa possível para a nossa evolução.

Então, pedimos aos Espíritos encarregados de elaborar os planos para a encarnação que nos ajudem.
Eles sabem que precisamos treinar muito a paciência, a tolerância, a compreensão, a humildade, o perdão, etc, etc.

E aí eles dizem, nós vamos providenciar que você vá conviver com um(a) grande professor(a) ou um(a) personal training na arte de demonstrar como se deve praticar as virtudes que tanto precisa.

E nascemos com estes mestres que os chamamos de marido, esposa, filhos, pais, patrão, empregado, vizinho, etc.

Com este entendimento, fica claro que os irmãos que estão ao nosso lado são instrumentos de ajuda para a nossa evolução;
e ao invés de nos queixarmos, vamos dar graças a Deus porque estamos sendo experimentados, também vamos dar graças à mão que nos oferece ocasião para treinar as virtudes.

Se não fossem eles iríamos treiná-las com quem.
E mais, não vamos agir como se fossem inimigos, inimigos são os pensamentos, os sentimentos e atos erróneos praticados e não a pessoa.

Assim como estas pessoas nos ajudam a treinar as virtudes, nós temos que ajudá-los a agir de forma diferente e não abandoná-lo, discriminá-lo, afinal se estão em nosso caminho é porque temos necessidade e capacidade para ajudá-los, afinal quando os espíritos os colocaram como nossos professores eles também queriam que nós os ajudassem a agirem de forma a que não mais dificultassem a convivência com as outras pessoas.

Uma mão lava a outra.
Podemos estender essa mesma teoria para as enfermidades, as dificuldades financeiras, entre outras.

São formas de nos ajudar a evoluir e não formas de nos fazer sofrer.
Cremos que sob este ponto de vista faz com que todas as dificuldades sejam menos amarga.

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Mensagem  Ave sem Ninho Sex Jul 15, 2011 8:04 pm

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Questão [#004]
Ontem recitei poesia espírita e distribuí mensagens de optimismo na rua em frente da prefeitura de Luziânia-Go;
isto é lícito fazer?

O que é que você acha?

Resposta:
Sempre na actividade de divulgação devemos usar como escudo a humildade constante, evitar alardes, sensacionalismo, demonstrações publicitárias pretensiosas ou métodos de ação susceptíveis de perturbar a tranquilidade pública.

Se você distribuiu mensagens de optimismo sem fazer sensacionalismo e não perturbou a ordem pública não vemos nada errado.

Conquanto precisemos batalhar incansavelmente no esclarecimento geral, usando processos justos e honestos, não esquecer que a propaganda principal é sempre aquela desenvolvida pelos próprios actos da criatura, através da exemplificação eloqüente de nossa reforma íntima, nos padrões do Evangelho.

Questão [#005]
Gostaria de saber até que ponto os espíritos podem influenciar em nossas vidas?

Resposta:
Kardec em “O Livro dos Espíritos”, questão 459 perguntou:
Influem os Espíritos em nossos pensamentos e em nossos actos?

E os espíritos responderam:
“Muito mais do que imaginais.
Influem a tal ponto, que, de ordinário, são eles que vos dirigem.”

Para manter as más influências longe de nossas mentes devemos cultivando os bons pensamentos.

Em "O Livro dos Espíritos", questão 469 temos:
Por que meio podemos neutralizar a influência dos maus Espíritos?

"Praticando o bem e pondo em Deus toda a vossa confiança, repelireis a influência dos Espíritos inferiores e aniquilareis o império que desejam ter sobre vós.

Guardai-vos de atender às sugestões dos Espíritos que vos suscitam maus pensamentos, que sopram a discórdia entre vós outros e que vos insuflam as paixões más.

Questão [#006]
Acredito muito no mundo dos espíritos, acredito em anjo da guarda, tenho uma certa sensibilidade, sinto sempre alguma presença perto de mim, só não consigo ver.

Até falo com eles e sei, que muitas vezes em sonhos, eles me ajudam, muitas vezes me dando bons conselhos.

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Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Jul 16, 2011 10:44 pm

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Gostaria muito de ter contato com os espíritos.
Sei que isso, não é só querer, e sim ser escolhido.

Tem alguma possibilidade, de eu poder ter contactos com eles?
Gostaria muito de poder ver o meu anjo da guarda e agradecê-lo por tudo.

Resposta:
Podemos entrar em contacto através do pensamentos, da nossa prece, do amor que podemos dedicar a quem nos ampara e protege.

Não há formulas cabalísticas, talismãs ou cerimónias que possam melhorar este contacto.
É a nossa mente, e sobretudo o nosso coração.

Quanto a questão de ver o anjo da guarda, vamos recorrer a uma frase dita por Chico Xavier:
"O telefone toca de lá pra cá", ou seja o seu anjo da guarda se achar conveniente poderá permitir ser visto por você.

Mais esclarecimentos sobre anjo da guarda você obterá em “O Livro dos Espíritos” a partir da questão 498.

Questão [#007]
Os jovens filhos de espíritas, questionam com os pais a frequência a boates, bares noturnos etc.

Às vezes se sentem ridicularizados pelos amigos, por não beber, por não fumar.
Como enfrentar essa situação?

Resposta:
Actualmente, muitos jovens saem e voltavam, sem que seus pais saibam onde e com quem estavam.

Nós pais temos que ter a consciência que é justamente na juventude que é a fase principal de estruturação do carácter, quando pesam as influências exteriores às do lar, principalmente quando as do lar não primaram pelo acompanhamento e pelo diálogo.

Beber, fumar representa uma fuga, para aqueles atormentados em si próprios, desassistidos no lar, muitas vezes, vivendo em gaiolas douradas, onde os pais sempre lhes deram tudo de material, sem lhes oferecerem o coração compreensivo, ouvidos atentos, olhos vigilantes.

Antes das reprimendas, vale uma pausa para meditarmos nas possíveis causas do porque nossos filhos estão nos questionando sobre isso, será que estamos dialogando o suficiente?

Será que estamos participando adequadamente da formação do carácter deles?
Será que demos os esclarecimentos espirituais suficientes a eles?

O Espiritismo é a Doutrina da consciência livre.

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Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Jul 16, 2011 10:45 pm

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Não estamos impedidos de entrar em nenhum lugar.
Importante saber como vamos sair.

E deve o jovem espírita ter consciência de que nesses ambientes há uma pressão muito grande da espiritualidade inferior, estimulando os impulsos do sexo promíscuo, do vício e da licenciosidade.

Não é fácil conservar ali a integridade espiritual.

O apóstolo Paulo dizia:
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convém.

A melhor forma de enfrentarmos essa situação é através do diálogo, da franqueza, da conscientização alicerçada nos ensinos da Doutrina Espírita.

Seria interessante pensar nisso.
Recomendamos a leitura do O Livro dos Espíritos questões 893 a 898 – Virtudes e vícios.

Questão [#008]
Às vezes somos convidados a ser padrinhos de casamento ou baptizar alguma criança na igreja católica.

Pelos nossos princípios e convicção espírita onde não existem dogmas, agradecemos o convite por ver nele uma manifestação de amizade e confiança, mas com muito tacto e procurando não melindrar quem nos convida, recusamos o convite, nos dispondo, no caso de casamento ser padrinhos no casamento civil.

Está correcta esta atitude?

Os filhos de casais espíritas devem ser baptizados?
E o casamento na igreja, é permitido?

Resposta:
O espírita deve evitar a prática de quaisquer rituais como casamentos, baptizados, crismas, bem como uso do luto, agora quanto a participação em apadrinhamentos e cerimónias ritualistas de qualquer natureza, na minha opinião pessoal não vejo nenhum mal. .

Mas, se a pessoa compreender a nossa explicação do porque da não aceitação do convite seria bem melhor para nós.

A posição do Espiritismo e do espírita é a de respeitar cada um, dentro de suas limitações, entendendo que todos vivem experiências que servirão, de uma forma ou de outra, para seu aprendizado como Espírito imortal.

Para os espíritas esclarecidos estes rituais nada representam.

O baptizado é um ato eminentemente exterior e que nada significa para o Espírito, uma vez que é feito quando ele ainda não tem condições de maturidade para decidir por esta ou aquela crença.

Da mesma forma, o casamento na Igreja obedece um ritual que pouco tem a ver com o lado espiritual da relação do casal.

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Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Jul 16, 2011 10:45 pm

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É muito mais uma questão cultural que religiosa.
Há pessoas que só foram à igreja no dia de seu casamento, portanto, não professam de facto essa religião.

Os espíritas, os que realmente compreendem a Doutrina que abraçam, certamente não necessitam disso.
Para eles, o casamento é uma instituição humana que deve ser regularizada perante as leis da sociedade.

Se ainda optam por práticas religiosas convencionais, ainda estão longe de entender de facto o papel do Espiritismo em suas vidas.

São "espíritas-católicos", aqueles que frequentam os centros, mas não deixam de acender suas velas, baptizar seus filhos, casar na igreja etc.

Por outro lado, e se um dos cônjuges é espírita e o outro não e quer porque quer casar na igreja, quer porque quer baptizar seus filhos, que fazer?

A Doutrina Espírita não admite a intolerância religiosa.

É uma questão de bom senso, se convivemos com pessoas que se tornam intransigentes por causa disso podem criar inúmeros tormentos, é de bom alvitre, não piorarmos as coisas.

Se para nós tanto faz casar na igreja ou não, então casemos e vivamos felizes.

Se para nós tanto faz baptizar-se na igreja ou não, então baptizemos e vivamos felizes.

Do que bater o pé não casar na igreja ou não baptizar os filhos e vivermos em guerra familiar.

Questão [#009]
Somos espíritas.
Qual a melhor atitude, quando convidados para missa de sétimo dia.

Agradecer, explicando que não somos católicos ou comparecer, ficando na retaguarda, por não conhecer os dogmas da igreja, embora como em qualquer outro lugar, nos mantenhamos em prece em benefício do falecido?

Resposta:
O espírita deve evitar a prática de rituais como encomendações fúnebres, missa de sétimo dia, uso do luto, agora quanto a comparecimentos em cerimônias ritualistas de qualquer natureza, na minha opinião pessoal não vejo nenhum mal.

Mas, se a pessoa compreender a nossa explicação do porque do não comparecimento seria bem melhor para nós.

Para o desencarnado façamos sim preces em seu benefício.

A posição do Espiritismo e do espírita é a de respeitar cada um, dentro de suas limitações, entendendo que todos vivem experiências que servirão, de uma forma ou de outra, para seu aprendizado como Espírito imortal.

Para os espíritas esclarecidos estes rituais nada representam.

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Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Jul 16, 2011 10:45 pm

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São "espíritas-católicos", aqueles que freqüentam os centros, mas não deixam de acender suas velas, fazer encomendações fúnebres, encomendar missa de sétimo dia, uso do luto, etc.

Por outro lado, e se um dos cônjuges é espírita e o outro não e quer porque quer a prática de rituais citados acima, que fazer?

A Doutrina Espírita não admite a intolerância religiosa.

É uma questão de bom senso, se convivemos com pessoas que se tornam intransigentes por causa disso podem criar inúmeros tormentos, é de bom alvitre, não piorarmos as coisas.

Do que adianta bater o pé e vivermos em guerra familiar.

Questão [#010]
Há uma tendência do Poder Público assumir trabalhos assistenciais tais como distribuição de cestas básicas, medicamentos, roupas e até as creches antes mantidas por muitas instituições estão passando para a responsabilidade de Órgãos Públicos como a Secretaria do Bem Estar Social.

Mediante isto, quais as novas frentes de trabalho assistencial que devem ser buscadas pelas Casas Espíritas para os próximos anos, visando sempre a divulgação da doutrina e a caridade?

Resposta:
O interesse de todos os que procuram a ajuda assistencial de qualquer instituição é a busca incessante de recursos materiais que venham amenizar as suas necessidades de alimentação e vestimentas.

Esta actividade de suprir somente a parte material é feita por todas as entidades assistenciais sejam elas instituições particulares, religiosas ou pertencentes ao poder público.

Pouquíssimas se preocupam também em promover e recuperar socialmente o indivíduo, quanto a preocupação com a evangelização, a moralização e o despertamento Espiritual é praticamente nula.

A Instituição Espírita cabe prestar os serviços de natureza material, mas tendo como preocupação prioritária, o interesse de levar aos assistidos o despertamento moral e espiritual através dos ensinamentos do Espiritismo e do Evangelho pregado por Jesus.

Hoje o mundo é mais carente de amor do que de pão.
Há no Evangelho Segundo o Espiritismo item 10 do capítulo XIII, uma mensagem extremamente consoladora, enfatiza a Caridade Moral, falando-nos da prodigalidade de formas existentes para a prática da caridade, que pode ser adoptada mesmo por aqueles que se encontram em dificuldades materiais.

A Caridade Moral pode ser praticada por pensamentos, palavras e acções, no nosso dia-a-dia, com todos aqueles que convivem connosco, seja através de uma prece, seja através de uma palavra de estímulo, seja através do perdão ou do esquecimento de uma atitude menos feliz, seja com um abraço, um aperto de mão, um carinho.

Não pretendemos colocar à margem as tarefas ponderáveis da moderna filantropia, da considerada assistência social.

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Mensagem  Ave sem Ninho Seg Jul 18, 2011 8:55 pm

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Desejamos, apenas realçar o valor que vai sendo desconsiderado, de situar em primeiro plano o Espiritismo que objectiva a estruturação moral do homem nas lídimas bases evangélicas:
e estas são essencialmente as da reforma interior com as consequentes manifestações do amor ao próximo... como a si mesmo.

Na nossa visão cabe ao serviço de assistência social espírita direccionar esforços para encontrar mecanismos que proporcionem ao indivíduo o despertamento moral e espiritual, tendo como objectivo proporcionar aos assistidos o desenvolvimento de sua personalidade, com base no reconhecimento da capacidade que tem cada indivíduo e cada grupo de se melhorarem e se aperfeiçoarem, levando-os a melhores condições de vida própria (física, psíquica, social e espiritual) da família e da comunidade onde vivem.

Questão [#011]
Como um espírita pode contribuir para um mundo mais humano e justo?

Resposta:
O espírita por crer em Deus e no próprio espírito sabe que terá que dar contas dos seus atos, quaisquer que sejam, ao Pai e prosseguirá vivendo.

Isto basta para que ele saiba que todos os seus actos repercutirão em si próprio. Desse modo, ele fará todo o possível para se transformar individualmente e melhorar aqueles que convivem com ele.

Lembramos do Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XVII, item 4, cujo título é "O Homem de Bem".

Neste item, recordamos que Kardec diz que verdadeiramente o homem de bem é aquele que se esforça por domar suas paixões e construir e construir um bom espaço de vida, domando também suas más tendências.

Ao lado disso, no item 5, do mesmo Evangelho, Kardec recorda que o bom espírita é aquele que tudo faz por merecer este título.

Em verdade, o espírita deve caminhar buscando a elevação, procurando o seu progresso individual e, ao mesmo tempo, criar as condições para que o progresso colectivo se efectue.

Como fazer isso?

Quando criamos condições pessoais de vida espiritual-espiritualizada sempre construímos um mundo melhor, quando desenvolvemos qualquer ideia, sentimento, ou mesmo pura e simplesmente agimos no bem, estamos fazendo para os outros.

Desse modo, o homem deve melhorar-se intimamente e simultaneamente ajudar o progresso do seu semelhante.

Questão [#012]
Como devem os evangelizadores estar preparados para trabalhar com crianças de áreas de risco de grandes cidades (quero dizer, favelas com domínio do narcotráfico e com pais totalmente alheios a sua formação)?

Resposta:
Em primeiro lugar, é preciso, realmente, agir com firmeza (embora sem grosseria) no sentido de estabelecer regras de convivência mútua.

Por mais que hajam problemas de comportamento, eles sempre percebem quando alguém é respeitável pelo que faz ou pelo que é.

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Mensagem  Ave sem Ninho Seg Jul 18, 2011 8:55 pm

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Um trabalho de evangelização em favelas é um trabalho, em si mesmo, respeitável e aqueles que o desenvolvem com total desinteresse pessoal, apenas preocupados com o bem estar do outro são pessoas respeitáveis e devem ser respeitadas.

Para que isso funcione é preciso que o evangelizador tenha firmeza de convicção quanto a isso que acabamos de mencionar.

A firmeza não é incompatível com a caridade ou com a amorosidade no tratamento, mas é preciso que as crianças reconheçam a autoridade moral do evangelizador e cabe ao evangelizador, dentro da sua firme convicção, passar isso para as crianças.

Este é um aspecto, mas existe um outro, também importante, que é a preparação da aula em si.

Se a aula não for correctamente preparada e adequada às necessidades e vivências do grupo, fica difícil prender a atenção e o interesse das crianças gerando, muitas vezes, o comportamento indisciplinado.

Gostaria de ressaltar que levar conceitos morais é uma dificuldade que existe com relação aos jovens de uma maneira geral.

Não sentimos diferença entre o jovem de classe média ou alta e o jovem da comunidade carente.

Para nós, a indiferença ou resistência do jovem se deve muitas vezes a todo um período da infância desperdiçado pelos responsáveis no sentido de levar ao espírito da criança as primeiras noções da importância da espiritualidade.

Lógicamente que existe uma grande influência dos pais na conduta moral dos filhos.

Um solução é o que muitas casas espíritas vêm desenvolvendo paralelamente à actividade da evangelização de crianças e jovens.
São actividades voltadas para os pais.

Conheço muitas casas em que esta actividade acontece no mesmo horário da evangelização e nela são discutidos os mesmos temas do estudo feito com as crianças, de modo a que o grupo familiar possa ter a oportunidade de reflectir sobre as questões propostas, revendo comportamentos e renovando posturas mentais menos boas.

Questão [#013]
Gostaria que me dissessem porque o preconceito não permite que o Espiritismo possa fazer muito mais por aqueles nossos irmãos que ainda não o entendem?

Resposta:
Numa linguagem simples, poderíamos dizer que preconceito é um julgamento que se faz, julgamento esse destituído de razão.

Quando o preconceito chega, a razão vai embora.
Como fazer mais por alguém que não quer aceitar a forma de ajuda proposta.

O Espiritismo nos ensina que devemos respeitar a liberdade que cada um tem de aceitar ou não, não podemos usar a força para impor.

O Espiritismo não se impõe a ninguém;
O direito de exame e de crítica é um direito imprescritível, ao qual o Espiritismo não tem a pretensão de se subtrair, como não tem a de satisfazer todo o mundo.

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Mensagem  Ave sem Ninho Seg Jul 18, 2011 8:55 pm

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Cada um, pois, está livre para aprová-lo ou rejeitá-lo;
Apesar das dificuldades que enfrenta contra o preconceito e a ignorância, o Espiritismo triunfará.

Como os Espíritos Superiores disseram a Allan Kardec, o Espiritismo está em a natureza e nada se lhe poderá opor.

Muitos dos que tiveram a abençoada oportunidade de ouvir o Senhor não aceitaram a Verdade que ele anunciava senão depois de serem chamados a reflexões mais profundas através da dor.

Semeemos a boa semente e deixemos, com Deus, o seu crescimento.
A nossa tarefa é a de, incansavelmente, semear, na certeza de que as sementes que caírem em terreno fértil haverão de germinar a seu tempo.

Meditemos que, passados dois mil anos, o Senhor pacientemente ainda espera que os homens descerrem o coração à Boa Nova, na expectativa do despertar de cada consciência.

O que nós podemos fazer por estas pessoas, é orar e orar muito por elas.

Questão [#014]
Às vezes fecho os olhos e consigo ver nitidamente pessoas que nunca vi antes.
Isso ocorre quando estou orando.

Outro dia estava no dentista e ouvi a voz de uma mulher que foi no consultório e mesmo antes de ver seu rosto já sabia sua fisionomia.
Quando eu a vi fiquei assustada, pois a mulher era exactamente como eu havia imaginado.

Qual a explicação para este facto?

Resposta:
Segundo Allan Kardec, existem pessoas que são dotados da faculdade de ver os Espíritos a elas, ele chamou de médium vidente.

Há os que gozam dessa faculdade em estado normal, perfeitamente acordados, guardando lembrança precisa do que viram.

Outros só a possuem em estado de transe.
O médium vidente acredita ver pelos olhos físicos, mas na realidade é a alma que vê, e por essa razão eles tanto vêem com os olhos abertos ou fechados.

Esta faculdade raramente é permanente e é, quase sempre, o efeito de uma crise momentânea e passageira.

Este para ser o seu caso.
Mediunidade não tem como deixar ter, o que se faz necessário é aprender a usá-la direito.

Busque estudar o Livro dos Médiuns, obra básica da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec, e procure um Centro Espírita que seja filiado a Federação Espírita do estado em que você mora.

Continua...
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Mensagem  Ave sem Ninho Seg Jul 18, 2011 8:56 pm

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Questão [#015]
Estamos tentando melhorar um trabalho Social que desenvolvemos na Sociedade Espírita "O Semeador", em Salvador.

Trabalhamos com apoio a um grupo de gestantes de uma comunidade carente, mas não temos desenvolvido um planeamento de trabalho com estas Gestantes.

Você pode nos ajudar?

Resposta:
Há uns tempos atrás escrevemos um roteiro para uma Casa Espírita que queria implantar um trabalho assistencial com gestantes, esperamos que seja útil para vocês também.

O Roteiro é o seguinte:
- Responsável do Departamento de Assistência Social deve designar os colaboradores que irão formar a equipe que será responsável pelo atendimento e cadastramento das gestantes.

- Esta Equipe deve ter como objectivo, que a gestante esteja preparada para receber o seu filhinho com muito amor, mais segurança e conhecimento, partindo da troca de experiências com as outras mães do grupo e complementada com ensinamentos específicos a essa fase da vida da mulher, com embasamento no Evangelho, segundo a Codificação Kardequiana.

- Os ensinamentos específicos para as gestantes deverão ser voltados para noções gerais a respeito da gravidez, preparação pré-natal, como esperar o bebé, o parto, cuidados pós-parto, cuidados com o recém-nascido.

- Esclarecer a gestante, que o passe é de grande importância para ela e seu filhinho, pois age favoravelmente no desenvolvimento da gravidez.

- Fazer o contacto com a gestante, procurando, sentir os seus problemas e a razão pela qual esta buscando o auxilio no Centro.

- Entrevistar, através de conversa dirigida, com o fim determinado para levantamento de dados e cadastramento.

- Compete a Equipe de Atendimento a Gestantes fazer a entrevista e o preenchimento da ficha de cadastramento da gestante.

- O cadastramento é recomendado que seja feito até o quinto mês de gravidez, para que haja acompanhamento e esclarecimentos a respeito de saúde, higiene, cuidados que a futura mãe deve ter, e ainda, que se tenha tempo hábil para confeccionar o enxoval em conjunto com a gestante.

- Recomenda-se que a própria gestante confeccione algumas peças do enxoval do seu bebé, o enxoval é confeccionado em parte com materiais doados e o restante comprado com recursos próprios do Departamento Assistencial oriundos de eventos beneficientes.

- Recomendar a gestante que zele pelo enxoval que recebeu, e a medida que o bebé for crescendo, ela poderá trazer este enxoval e trocá-lo por outro maior, assim outras gestantes se beneficiarão daquele enxoval usado, mas bem conservado.


No site www.espirito.org.br/portal/curso pode ser obtido uma apostila denominada Curso para Gestante.

§.§.§- O-canto-da-ave
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Artigos sobre a Mediunidade - Página 25 Empty Processo reencarnatório

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Jul 19, 2011 10:06 pm

Entrevistado: Hermínio Correa de Miranda

Questão [#001]
Na sua opinião, considerando os livros básicos e a literatura auxiliar, a Doutrina Espírita tem esgotado as informações sobre o processo reencarnatório ou, na medida em que o homem se espiritualize, informações adicionais serão concedidas?

Resposta:
Como sistema orgânico de conhecimento, o Espiritismo é uma doutrina evolutiva, atenta à dinâmica da expansão cultural da humanidade.

Vamos reler um parágrafo da Introdução que Kardec escreveu para O Evangelho Segundo o Espiritismo (Autoridade da Doutrina Espírita, pg. 31, 57a. edição FEB):
"Com extrema sabedoria procedem os Espíritos superiores em suas revelações.

Não atacam as grandes questões da Doutrina senão gradualmente, à medida que a inteligência se mostra apta a compreender a verdade de ordem mais elevada e quanto as circunstâncias se revelam propícias à emissão de uma ideia nova.

Por isso é que logo de princípio não disseram tudo e tudo ainda hoje não disseram, jamais cedendo à impaciência dos muito afoitos, que querem os frutos antes de estarem maduros."

O Livro dos Espíritos constitui exemplo disso no sentido de que notamos na sua elaboração o cuidado de não dizer mais do que o necessário e conveniente para a época e de compactar informações e ensinamentos num mínimo possível de texto.

Em algumas respostas, a linguagem é quase telegráfica, sem detalhamentos, considerados, talvez, prematuros ou inoportunos.

O que, de certa forma, parece indicar reserva de espaço para futuras ampliações, à medida que o conhecimento fosse progredindo.

Não creio, por isso, que a temática do processo reencarnatório tenha sido esgotada no contexto das obras básicas e nem mesmo nas subsequentes.
André Luiz, por exemplo, ampliou consideravelmente tais informações.

Penso que ainda temos muito que aprender com os instrutores espirituais sobre esse e tantos outros assuntos.

Questão [#002]
Fiz um aborto aos 21 anos e depois tive um filho aos 27.
Existe possibilidade deste espírito ser o mesmo que foi abortado anteriormente?

Resposta:
Entendo perfeitamente possível que a criança que você teve aos 27 anos seja a mesma entidade espiritual, cujo corpo fora abortado cerca de seis anos antes.

Continua...
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