LUZ ESPÍRITA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ícaro Redimido - A vida de Santos Dumont no Plano Espiritual - Adamastor/Gilson Teixeira Freire

Página 11 de 11 Anterior  1, 2, 3 ... 9, 10, 11

Ir para baixo

Ícaro Redimido - A vida de Santos Dumont no Plano Espiritual - Adamastor/Gilson Teixeira Freire - Página 11 Empty Re: Ícaro Redimido - A vida de Santos Dumont no Plano Espiritual - Adamastor/Gilson Teixeira Freire

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Mar 03, 2024 11:38 am

E ainda que, finalmente, por mais lesada se encontre nossa consciência, a Lei nos favorece sempre ensanchas para a recuperação, mediante o trabalho em prol do Bem e a reforma sincera dos hábitos segundo os preceitos evangélicos. O seu roteiro de regeneração servirá, não somente para soerguer os caídos de toda sorte, mas, principalmente, para nos precaver das quedas pela arrogância, sem olvidarmos que o seu esforço para a superação do instinto aguerrido será precioso exemplo, exortando em nós a prática da concórdia e, quiçá, instigando os homens de boa-vontade a transformarem suas armas em símbolos de mansuetude, fazendo da Terra o reduto da paz celestial.
Convidando Catherine, escondida na simplicidade de meigo olhar, a amparar-se sob o seu terno abraço, continuou, arrulhando aprazimento:
— O momento é propício ainda para darmos as boas vindas a esta valorosa companheira que se integra ao nosso corpo de servidores e nos enriquecerá com sua jovialidade, trabalhando pelo bem comum. E temos ainda a satisfação de conferir-lhes, a Alberto e Catherine, nossa carta de alforria que os autoriza a actuarem, doravante, como assistentes em nossa colónia, concedendo-lhes definitiva alta da condição de enfermos, embora todos continuemos doentes diante da Lei, assistidos permanentes da Paternidade Divina e carentes da redenção definitiva aos valores da perfeição. Convocamos as forças superiores para lhes assegurar êxito nos novos e alvissareiros planos para o futuro, em que as necessidades mais prementes do espírito falarão mais alto.
E, dirigindo-se com graça para Alberto, finalizou:
— Não se preocupe, irmão, não exaspere sua ansiedade diante da marcada timidez. Não lhe daremos a palavra para que nos fale em defesa de sua imerecida posição de homenageado e exalte, diante de nós, sua aspiração à sincera humildade.
Estamos reunidos para homenagear a Paz e não em nome de nossos arraigados personalismos. Por isso pedimos apenas que Deus o abençoe, amparando sua nova vida.
Envolvidos por sentida prece que Heitor nos teceu, convocando a concórdia na Terra e exorando as bênçãos do Cristo para o sustento de nossos ideais, encerramos a pequena festividade.
Exalando genuína alegria, congratulamo-nos, em meio às flores exuberantes que, parecendo corresponder às nossas emoções mais puras, trescalavam perfumes sublimes, envolvendo-nos em atmosfera de doce encantamento.
Adelaide, sorridente, comentou:
— Imagine o dia em que os canhões não terão outra finalidade do que servir de poleiro para as aves!
— Neste dia os mansos de fato herdarão a Terra! Oremos para que esse memorável momento não tarde a se concretizar em nossa História — respondeu Heitor, irradiando sublime contentamento.
— Sinta-se recompensado, Alberto, pela perda de seu idolatrado ícaro. Que Colin100 nos perdoe, mas, convenhamos, este é muito superior àquele que os alemães lhe usurparam—completei, buscando ainda consolá-lo, recordando-me das últimas ocorrências terrenas.
Sob o caricioso sol da manhã e os corações abastados pela mais sincera amizade, desfrutamos do passeio pelo imenso parque florido que nos acolhia com afabilidade, balsamizando-nos com dúlcidas emoções. Em meio à agradável tertúlia que nos regrava de viva afectividade, Heitor, ornamentando o prazeroso encontro com suas abalizadas considerações, proferiu:
— Um longo caminho se fez necessário para chegarmos até aqui, porém temos sobejos motivos para nos alegrar e agradecer a Deus pelos resultados obtidos. Embora nossa luta no afã do aprimoramento não cesse, podemos respirar aliviados e mirar auspicioso futuro pela frente. Imbuídos dos melhores propósitos, abandonaremos, sem dúvida, as equivocadas veredas da maldade e do orgulho e, tendo solvido definitivamente parte de nosso doloso pretérito, podemos doravante aplicar o nosso potencial evolutivo na conquista de valores eternos, dedicando- nos com penhor ao sofrimento alheio, no encalce dos mais genuínos propósitos cristãos que nos mobilizam todos os anseios e sonhos.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ícaro Redimido - A vida de Santos Dumont no Plano Espiritual - Adamastor/Gilson Teixeira Freire - Página 11 Empty Re: Ícaro Redimido - A vida de Santos Dumont no Plano Espiritual - Adamastor/Gilson Teixeira Freire

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Mar 03, 2024 11:39 am

Elevando seu proficiente olhar para o alto, acrescentou, profetizando as rotas do porvir:
— Alberto, que vemos entediado do passado, abandonará as máquinas para que outros continuem seu esforço e o veremos avançar, feliz, empenhando-se no aprimoramento do espírito e no socorro àqueles que carecem mais do que ele. Seus voos não se farão mais nas débeis álulas de seda e bambu, mas nas asas soberbas do Evangelho, abrigado em alcovas alcandoradas de sólidos conhecimentos espirituais que o protegerão de novas quedas. Estamos seguros que ele e Catherine marcharão por esta trilha de redenção, edificando um legado de venturas, acalentados pelos sublimes propósitos de renovação e anelos que atendam, sobretudo, às novas necessidades de suas almas. Juntos reconstruirão o lar desfeito há tanto tempo e os veremos encaminharem-se para a concretização destes elevados ideais. Não tardarão retornar à carne, em decorrência da premente necessidade de fixarem no espírito as insignes lições recebidas. Porém, ambos, assoberbados pelas faltas do pretérito, indelevelmente marcadas na memória, distanciar-se-ão dos falaciosos alvitres do mundanismo e temos certeza de que os imperativos de reforma moral, peremptórios, guiar-lhes-ão de agora em diante os resolutos passos. Neste sentido, os anos que serviram como enfermeiros de guerra serão decisivos na escolha de seus novos roteiros de vida e de trabalho.
Acolhendo os irmãos em amoroso afago, expressou, auspiciando-lhes:
— Não se preocupem, vocês não se perderão nas veredas do vindouro, pois já guardam o farol do Cristo no coração. Ademais, estaremos de prontidão para alertá-los quanto a possíveis tentativas de evasão de rumos. Sem dúvida que, como todos, acossados pelos hábitos daninhos do passado, terão que lutar contra os crivos da personalidade ainda doente e viciosa no continuísmo dos equívocos egoísticos, contudo, eles serão facilmente suplantados pela nova fé que hoje lhes robustece o espírito. A dedicação ao homem, à família, a redescoberta dos afectos e da ciência do espírito lhes serão seguros beneplácitos para que sedimentem na alma o almejado título que todos buscamos: o de Seareiro de Jesus.
E, dirigindo-nos particularmente cândido olhar, aduziu:
— Nosso maior contributo a esta aventura de soerguimento do passado delituoso foi ter angariado novos e leais amigos, enriquecendo-nos a alma de inapreciável tesouro. Eis o pagamento da Lei, relicário que ultrapassa todo o meu mérito. Selemos agora, irmãos, o compromisso de nos fazer uma só família, jungidos pelos benfazejos desígnios que comungamos.
Abraçamo-nos enternecidos e, comovidos diante da imensa expressão de lídima fraternidade que nos abastecia o coração de reconfortantes blandícias, ouvimos de Heitor, finalizando o inesquecível encontro e para nossa imensa satisfação:
— Irmãos, trago assente autorização para que partamos, todos, em excursão de entretenimento e repouso em esfera elevada, a fim de recompor a exaustão do trabalho. Os amigos devem apressar diligências, transferindo suas inadiáveis obrigações para outros servidores, pois devemos seguir viagem imediatamente. Os colegas de labor saberão tolerar suas ausências por breve período, sabendo que retornarão com forças redobradas e renovado entusiasmo para o prosseguimento das indispensáveis actividades.
O infinito azul do firmamento e o solfejo dos pinheiros agitados por brisa amiga expressavam nossa gratidão a Deus pelo final feliz de mais uma jornada em prol do Bem. Invocando o Seu nome para nos sustentar na estrada da redenção rumo à Sua Casa de Amor, retiramo-nos, para jamais nos apartar.

100 Artista que criou a estátua de ícaro erguida na praça de Saint-Cloud, em Paris, e posteriormente destruída pelos alemães. Ver capítulos 18 e 34.

FIM
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ícaro Redimido - A vida de Santos Dumont no Plano Espiritual - Adamastor/Gilson Teixeira Freire - Página 11 Empty Re: Ícaro Redimido - A vida de Santos Dumont no Plano Espiritual - Adamastor/Gilson Teixeira Freire

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Mar 03, 2024 11:39 am

Glossário
Esta pequena colectânea de termos e expressões contém aqueles considerados mais difíceis ou mesmo inexistentes nos dicionários habituais, preparada pelo medianeiro, a fim de facilitar a revisão durante a leitura e a análise mais aprofundada do estudioso. Foi utilizado o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa para a definição da maioria das palavras mais comuns e aquelas em itálico são neologismos oriundos desta obra.
Amnésia trans-reencamatória - esquecimento parcial ou completo das experiências de vida da última encarnação que acomete espíritos em trânsito no Mundo Espiritual por suicídio ou desencarne durante a vida intra-uterina.
Apsiquia - a completa inibição da actividade da consciência, caracterizando, no desencarnado, a segunda morte.
Autocatálise - impulso autocatalítico - impulso de natureza autodestrutivo.
Cacotanásia - a morte que ocorre sob condições extremamente traumáticas do corpo físico, em meio à intensa exasperação do desencarnante, como aquela que acontece durante uma batalha.
Catalepsia - estado de inanição, rigidez muscular e contracção da consciência simulando a morte física.
Catatonia - tipo de esquizofrenia caracterizada por intenso negativismo e completa inanição da consciência.
Cianóides - também chamados homens-azuis, assim são denominados em Portais do Vale, os suicidas do tabagismo, por se apresentarem com o perispírito azulado, em decorrência do elevado teor de gás carbónico aspirado em vida, impregnando suas delicadas malhas fluídicas.
Desovoidização - ensaios biológicos reencarnatórios promovidos para a cura dos ovóides, induzem comumente a malformações embrionárias.
Distanásia - designa os tormentos das desencarnações obstaculizadas por diversos motivos, prolongando-se indevidamente o desligamento do espírito.
Efeito telessomático - acção do pensamento à distância sobre o organismo de outrem.
Embrióides espíritos que desencarnam na fase de desenvolvimento embrionário e fixam o molde perispiritual na forma carnal que abandonaram, por tempo indeterminado.
Embriomorfia - estágio delicado em que se apresentam espíritos abortados, depois da morte, quando a histogénese perispiritual se estaciona na fase do desenvolvimento embrionário detido, impregnando-se suas malhas da aparência de fetos dismorfos.
Feticídio - acto de assassinar o feto, aborto criminoso.
Hiperegóico - o indivíduo embalado pelo hiperegotismo, expressando- se com os hábitos da arrogância, prepotência e orgulho desmedidos.
Hiperegotismo - o exagerado crescimento do ego, o egoísmo exacerbado, extrapolando-se o eu para além de seus limites de contenção evolutiva. Caracteriza-se por todas as atitudes de exaltação da própria personalidade como a arrogância e o orgulho. Nos casos extremos configura a megalomania. No plano físico determina crescimentos celulares exagerados, as hipertrofias, como os tumores e os hiper-funcionamentos orgânicos diversos.
Hiperpsiquia - o conjunto de hábitos personalísticos que distinguem o hiperegotismo, caracterizado por grande determinação, exagerada autoconfiança, exaltada busca de prazeres e desmedida presunção, expressando-se a arrogância em toda a sua pujança.
Hipoegóico - o indivíduo dominado pelo hipoegotismo, estado psíquico caracterizado pela diminuição da expressão do ego, em todas as suas possibilidades.
Hipoegotismo - acentuada contracção das forças que sustêm o ego, situando o ser nas antípodas do hiperegotismo, ou seja, a redução do ânimo, da alegria, da auto-estima, da auto-confiança e todo o conjunto de valores cultivados pelo eu na jornada evolutiva. No plano físico determina hipo-funcionamentos e degenerações celulares e no plano mental induz à hipopsiquia com seu cortejo de sintomas.
Hipopsiquia - o conjunto de hábitos personalísticos que caracterizam o hipoegótico, distinguido por falta de determinação, perda da autoconfiança, negação dos prazeres e baixa auto-estima, expressando-se como o distúrbio depressivo em todo o seu conjunto sintomatológico.
Em casos extremos evolui para a apsiquia, a paralisação das actividades psíquicas conscientes, estado que, no Mundo Espiritual antecede a ovoidização.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ícaro Redimido - A vida de Santos Dumont no Plano Espiritual - Adamastor/Gilson Teixeira Freire - Página 11 Empty Re: Ícaro Redimido - A vida de Santos Dumont no Plano Espiritual - Adamastor/Gilson Teixeira Freire

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Mar 03, 2024 11:40 am

Histogênese perispiritual - fase final da desencarnação caracterizada pela rápida recomposição dos tecidos perispirituais desfeitos no processo inicial do desenlace. Auto-reconstrução que se processa segundo o molde previamente desfeito, obedecendo os registos morfológicos retidos no campo estrutural da forma, recompondo um corpo semelhante ao da vida física.
Histólise perispiritual - fase inicial da desencarnação, em que o perispírito processa a destruição e a contracção de suas malhas teciduais.
Ideoplastia - acção exercida pelo pensamento sobre a matéria. Ato de se confeccionar formas visíveis com substâncias subtis do pensamento.
Impulso auto catalítico - ver autocatálise.
Impulso histogénico - ver histogénese perispiritual.
Impulso histolítico - ver histólise perispiritual.
Miniaturinção ou restringimento - processo de redução do perispírito, mormente antecedendo o início da reencarnação. Quando ocorre fora do útero acarreta o fenómeno da ovoidização.
Morte ovoidal - o mesmo que pseudomorte ovoidal ou ovoidização - o encistamento ovoidal do espírito em fuga de si mesmo e da vida (ver ovoidização).
Obiatras - espíritos obreiros da desencarnação, especializados na assistência imediata à morte.
Ovo hipoativo - óvulo fecundado que tem a movimentação e o desenvolvimento lentos, sem que a medicina da Terra identifique os motivos disso. Decorre da encarnação de espíritos imbuídos de baixa actividade energética perispiritual, como os suicidas.
Ovoidização - o estabelecimento da forma ovóide em espíritos desencarnados, regredidos na forma. A conformação humana se perde, reduzindo-se o perispírito a um cisto de dimensão de um crânio. O processo se estabelece em decorrência de dois tipos de impulsos: o auto-destrutivo, no qual impera o desejo da não continuidade da existência no Plano Espiritual; e o monoideísmo, movido pela fixação em intensos sentimentos de vingança. Transforma-se o desencarnado em um parasita do psiquismo humano, fixando-se nas mentes dos incautos, de onde retira os eflúvios vitais de que necessita para o seu metabolismo. Esta grave patologia da alma somente é curada através de reencarnações, restituindo-se a forma do perispírito em dolorosos processos que envolvem abortamentos e malformações embrionárias importantes. É o mesmo que morte ou pseudomorte ovoidal.
Projector psicocinegráfico - ou projector telecinético - espécie de espelho que colhe as imagens mentais do enfermo, configurado em matéria plástica altamente sensível às projecções da mente.
Pseudomorte ovoidal - o mesmo que morte ovoidal - o encistamento do espírito em fuga de si mesmo e da vida (ver ovoidização).
Psicólise - termo de origem espiritual que significa a autodestruição do psiquismo, ou seja, do próprio eu inferior. É empregado para designar o movimento autodestrutivo que continua a embalar o suicida após o seu desenlace.
Psicolítico -indivíduo embalado por impulso auto-destrutivo, suicida. Termo de origem espiritual oriundo de psicólise, já definido, significando aquele que, no Mundo Espiritual, continua se autodestruindo, negando a vida. O suicida do espírito.
Psicometria - embora o termo, em psicologia, designe a mensuração possível dos processos mentais, na ciência espírita é empregado no sentido que lhe confere André Luiz, na obra Nos domínios da Mediunidade: “nos trabalhos mediúnicos, essa palavra designa a faculdade de ler impressões e recordações ao contacto de objectos comuns”. Compreende- se, portanto, que a matéria é susceptível de captar registros vibracionais emitidos pelas pessoas que a manipulam, servindo-se como uma fonte de informações e sensações para indivíduos sensíveis, capazes de lê-los, através da mediunidade psicométrica.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ícaro Redimido - A vida de Santos Dumont no Plano Espiritual - Adamastor/Gilson Teixeira Freire - Página 11 Empty Re: Ícaro Redimido - A vida de Santos Dumont no Plano Espiritual - Adamastor/Gilson Teixeira Freire

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Mar 03, 2024 11:40 am

Neste trabalho vemos que os objectos de uso pessoal podem ser uma fonte de energias restauradoras para o espírito que os utilizou, prestando-se a auxílio terapêutico específico a certas necessidades, como a amnésia trans-reencarnatórias.
Psicosfera - a aura, a emanação de origem biomagnética que se irradia em torno do perispírito, o mesmo que campo biomagnético.
Psicossoma - o mesmo que perispírito.
Restringimento - ver miniaturização.
Revisão mnemónica, revivência mnemónica ou recapitulação panorâmica - recapitulação das etapas vividas na última encarnação, logo após a morte. Tal fenómeno é visto como uma projeção cinematográfica tridimensional e se passa em fugazes minutos, embora seja percebido em uma outra realidade, parecendo demandar longo tempo. Este período corresponde à reconstrução da consciência e do perispírito (histogénese perispiritual) preparando o ser para a nova vida que se inicia.
Segunda morte - estado de perda da consciência activa do espírito após a morte física. Utilizado como sinónimo de ovoidização, pseudomorte ou morte ovoidal, na realidade é estado ainda mais avançado de inconsciência caracterizado pela estagnação perispiritual, como o resultado de aprofundamento do psiquismo em estados primitivos do ser. Gravíssima e rara patologia da alma desencarnada, acomete espíritos com alto quilate de rebeldia e maldade, levando ao completo embotamento da consciência, com a total paralisação do metabolismo orgânico e psíquico, conhecida também como a petrificação perispiritual. No entanto, tal fenómeno não pressupõe a plena anulação do espírito, fato inadmissível diante da indestrutibilidade divina da vida que o nutre. Paulo de Tarso se referiu à segunda morte e suas modalidades, quando nos afirmou que o “salário do pecado é a morte”(Romanos 6:23).
Suicida do espírito - o desencarnado em processo de fuga de si mesmo, negando a continuidade da vida após o túmulo. Embalando-se em um impulso auto-destrutivo, termina por se promover a ovoidização. Naturalmente que o termo é apenas uma força de expressão e não pressupõe o aniquilamento da individualidade.
Teratogenia ou teratogênese - a produção de formas monstruosas durante o desenvolvimento embrionário. Segundo a medicina deve-se a defeitos genéticos graves de natureza aleatória, mas segundo o conhecimento espírita, sua causa reside nas aberrações perispirituais, engendradas pelo próprio ser.
BO
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ícaro Redimido - A vida de Santos Dumont no Plano Espiritual - Adamastor/Gilson Teixeira Freire - Página 11 Empty Re: Ícaro Redimido - A vida de Santos Dumont no Plano Espiritual - Adamastor/Gilson Teixeira Freire

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Mar 03, 2024 11:40 am

Mensagem de Santos Dumont
Amigos, Deus vos recompense.
A lembrança da prece me comove as fibras mais íntimas. O espírito liberto esquece o homem prisioneiro. A alvorada não entende a sombra.
Tenho hoje dificuldades para compreender a luta por que passei e, não fosse a responsabilidade que me enlaça ainda no campo humano, em vista das aflições que me povoaram as últimas vigílias na carne, preferiria que as vossas recordações, ainda mesmo carinhosas e doces, não me envolvessem o nome de lutador insignificante.
Descobrir caminhos foi a obsessão do meu pensamento. Reconheço hoje, porém, que outra deve ser a vocação da altura. Dominar continentes e subjugar povos, através dos ares, será, talvez, extensão do domínio da inteligência perversa que se distancia de Deus. Facilitar comunicações às criaturas que não se entendem, possivelmente será acentuar os processos de ataque de surpresa e morte. Nas desventuras da guerra dolorosa é a situação do missionário da ciência que se vê confundido nos ideais superiores. Atormentada vive a cultura que não alcançou o cerne sublime da vida.
Terei errado buscando rotas diferentes? Certamente não. O mundo e os homens aprenderão sempre. A evolução é fatal.
Todavia, recolhido presentemente à humildade de mim mesmo, procuro caminhos mais altos e estradas desconhecidas, no aprendizado do roteiro para o Cristo, Senhor de nossas vidas. Não há voo mais divino do que o da alma. Não existe mundo mais nobre a conquistar, além do que se localiza na própria consciência, quando deliberamos converter-nos ao Bem supremo. Sejamos descobridores de nós mesmos. Alcemos corações e pensamentos ao Cristo. Aprimoremo-nos para reflectir a vontade soberana e divina do Alto por onde passarmos.
Crescimento sem Deus é curso preparatório de queda espectacular. Humilharmo-nos para servir em nome de Deus é o caminho da verdadeira glória.
De qualquer modo, agradeço-vos. O trabalhador, que repara as possibilidades para ser mais útil, jamais se esquecerá de endereçar reconhecimento às flores que desabrocham na senda.
Crede! Não passo de servidor pequenino.
Que o Senhor nos enriqueça com Sua divina bênção.
A. Santos-Dumont

NOTA DO MEDIANEIRO:
Mensagem recebida por Francisco Cândido Xavier, em Pedro Leopoldo, na noite de 20 de julho de 1948, em resposta à carinhosa prece que o grupo ali reunido enviara ao grande inventor, recordando o dia de seu aniversário.
Ela nos mostra que Santos Dumont já havia se recuperado, embora tivessem decorrido apenas 16 anos de sua trágica morte, tempo considerado curto, tendo em vista a habitualmente longa recuperação dos suicidas. O teor de suas palavras nos atesta que ele já se movia rumo à aquisição de nobilitantes conquistas, sobremodo distanciadas dos antigos interesses que o motivaram na vida física, comprovando-se as revelações aqui expostas.


§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Ícaro Redimido - A vida de Santos Dumont no Plano Espiritual - Adamastor/Gilson Teixeira Freire - Página 11 Empty Re: Ícaro Redimido - A vida de Santos Dumont no Plano Espiritual - Adamastor/Gilson Teixeira Freire

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 11 de 11 Anterior  1, 2, 3 ... 9, 10, 11

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos