LUZ ESPÍRITA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Página 5 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado - Página 5 Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Set 24, 2020 7:24 pm

O nome não levanta um quadro, mas, sim, o conjunto de todo o trabalho.
Vários irmãos fizeram outras perguntas.
A aula foi longa e proveitosa.
Quando dali saímos, me senti o próprio Michelângelo desencarnado, e pensei: vou pintar um quadro.
- Quando? Agora? - perguntou Samuel.
Olhei-o.
- Está brincando, eu só vou pintar depois de receber umas boas aulas neste departamento!
Todos rimos e dali rumamos para outra aula ao ar livre, que seria ministrada por um Espírito que todos querem muito bem.
Uma brisa beijava os nossos cabelos e as flores nos perfumavam o caminhar. Senhor, eu vos agradeço por tanta bênção, orei.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado - Página 5 Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Set 24, 2020 7:25 pm

Capítulo 29 - DE DANIEL A SOFONIAS
No pátio repleto as pessoas entoavam belos hinos.
O ambiente nos transmitia uma sensação diferente.
- Meu Deus, parece que nos encontramos no próprio Céu, isto é, o paraíso.
Quanta vibração! exclamou Sara.
Saturnino foi o primeiro a sentar na hera verdejante.
Tentarei retractar o ambiente.
Era um gramado repleto de degraus, feitos da própria grama.
No centro, o palco branquinho, calçado de um material parecendo grama.
Órgão e outros instrumentos musicais compunham o palco.
Parecia um teatro de arena, e nesses degraus, flores e algumas árvores.
À medida que cantávamos o perfume aumentava e todos nós íamos ficando mais equilibrados.
Quando parou a música, uma voz se fez ouvir, anunciando o início da aula.
Bela prece tomou conta de toda a plateia, pois a sonoridade da voz era melodiosa e maternal.
Senti-me acariciado por ela.
Meus olhos mal enxergaram a entrada de João, Corina e mais um outro irmão, que nos cumprimentaram.
João começou a explanação.
- Amigos, acompanhando a escalada da Chama Eterna, isto é, a escalada do Espírito, chegamos hoje ao Livro de Daniel.
Defrontamo-nos com Daniel, no Capítulo 1?, trazido à casa do rei junto a outros jovens e Daniel, relutando em aceitar as iguarias reais; com Hananias, Misael e Azarias formava um grupo de jovens sadios.
Eles se alimentaram de água e legumes, enquanto os outros jovens se fartaram das iguarias do rei, saboreando os finos vinhos.
Em Daniel, versículo 17:
Ora, a estes quatro jovens Deus deu o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria, mas a Daniel deu inteligência de todas visões e sonhos.
Aqui nos deparamos com a Doutrina Espírita, quando recomenda aos médiuns abstenção de vinhos e comidas pesadas, principalmente as carnes dos animais.
Alimentos pesados dificultam a aproximação dos abnegados espíritos.
Um médium que ingere bebidas alcoólicas não pode receber boas mensagens, principalmente de moral elevada.
Este capítulo deve ser lido por todos nós que temos uma tarefa na Doutrina Espírita.
Para Daniel cumprir o dom da mediunidade, ele aceitou o chamado do rei e viveu três anos no palácio, onde recebeu a cultura e a língua dos caldeus.
E no mesmo Capítulo, versículos 8, 9 e 10:
Resolveu Daniel firmemente não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia, então pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se.
Ora, Deus concedeu a Daniel misericórdia e compreensão da parte do chefe dos eunucos.
Com o passar dos anos reencontramos Daniel chamado pelo rei para interpretar os sonhos.
E novamente apresenta-se-nos como um médium verdadeiro.
Daniel é preso, consulta a Deus e vai ter com o rei.
No Capítulo 2, versículos 27 e 28, encontramos Daniel:
Respondeu Daniel na presença do rei, e disse:
O mistério que o rei exige, nem encantador, nem magos, nem astrólogos o podem revelar ao rei, mas há um Deus nos céus, o qual revela os mistérios...
Aqui, está patente mais uma lição: nem todos foram designados para grandes revelações, portanto, devemos medir as palavras.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado - Página 5 Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Set 24, 2020 7:25 pm

E muito perigoso fazer revelações futuras.
E neste capítulo vários magos iam ser sacrificados porque se negavam a revelar o futuro do rei.
Daniel, na sua presença, consulta Deus e recebe permissão para fazer a revelação ao rei, que muito agradecido ficou.
E Daniel prevê a era cristã, as figuras dos evangelistas.
E encerra o seu livro. Capítulo 12, versículo 7:
Ouvi o homem vestido de Unho que estava sobre as águas do rio, quando levantou a mão direita e a esquerda ao céu, e jurou por aquele que vive eternamente, que isso será depois de um tempo, dois tempos e metade de um tempo.
E quando se acabar a destruição do poder do povo santo, estas coisas todas se cumprirão.
0 primeiro tempo: a época de Moisés; o segundo tempo: a era cristã; o terceiro tempo: a era espírita.
Portanto, devemos lutar por um mundo de paz e de amor.
Logo entramos no Livro do Oseias, Capítulo 11, versículos 5 e 6:
Não voltarão para a terra do Egipto, mas o assírio será seu rei, porque recusam converter-se.
A espada cairá sobre as suas cidades, e consumirá os seus ferrolhos e as devorará, por causa de seus caprichos.
E no Capítulo 14, versículo 5:
Serei para Israel como orvalho, ele florescerá como o lírio, e lançará as suas raízes como o cedro do Líbano.
Versículo 9:
Quem é sábio que entenda estas coisas, quem é prudente que as saiba, porque os caminhos do Senhor são rectos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão.
Aqui defrontamos com um Israel machucado, defensivo, preocupado e vingativo; e logo o Senhor unindo todo o Oriente Médio e ai daqueles que lutarem contra a união dos povos.
Leiam bem o apelo a final.
Depois entramos no Livro de Joel, no Capítulo 1, versículo 9:
Cortada está da casa do Senhor a oferta de manjares e a libação; os sacerdotes, ministros do Senhor, estão enlutados.
No versículo 11:
Envergonhai-vos, lavradores, uivai vinhateiros, sobre o trigo e a cevada, porque pereceu a messe do campo.
E aqui vimos a luta do homem para obter o necessário para viver.
De nada valerá o dinheiro, pois se o homem não plantar, não colherá.
Este capítulo é muito forte para os homens materialistas que julgam que o dinheiro compra tudo e nada fazem pela ecologia; só as máquinas e os concretos denotam progresso para as suas curtas inteligências.
E ainda continuam as advertências no Livro de Amos, Capítulo 2, versículo 6:
Assim diz o Senhor:
Por três transgressões de Israel, e por quatro não sustarei o castigo porque os juízes vendem o justo por dinheiro, e condenam o necessitado por causa de um par de sandálias.
Jesus foi vendido e os apóstolos com suas rotas sandálias foram condenados por conviverem com os pobres e estropiados.
Versículo 7:
Machucam sobre o pó da terra a cabeça dos pobres, e pervertem o caminho dos mansos; um homem e seu pai coabitam com a mesma jovem, e assim profanam o meu santo nome.
Aqui percebemos a luta do homem pela terra do seu próximo, a briga entre as nações, os ricos humilhando os pobres, e os mansos e pacíficos sofrendo com a violência.
Ainda no Capítulo 5, versículo 21:
Aborreço, desprezo as vossas festas e com as vossas assembleias solenes não tenho nenhum prazer.
Aqui notamos que não existe religião sem amor.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado - Página 5 Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Set 24, 2020 7:25 pm

De que adiantam os rituais religiosos se odiámos o nosso próximo?
No final do Livro de Obadias vamos encontrar uma bela mensagem de esperança. Capítulo 19, versículo 21:
Salvadores hão-de subir no monte Sião, para julgarem o monte de Esaú, e o reino será do Senhor.
Quando o homem deixar de desejar o poder, o Senhor sentará no seu trono roto e humilde e nós seremos chamados de irmãos.
Cessarão os fogos nos céus e os homens não rastejarão como os irracionais, porque esses procuram as asas da liberdade, que serão adquiridas através das idas e vindas dos seus espíritos.
Depois, do Livro de Jonas, entramos no Livro de Miqueias, no Capítulo 12, Versículo 7:
Todas as suas imagens de escultura serão queimados pelo fogo, e de todos os seus ídolos eu farei uma ruína, porque do preço da prostituição os ajuntou, e a este preço voltarão.
Vimos que os templos nada são se não forem transformados em refúgio de amor.
E os ídolos serão desmascarados, porque geralmente são feitos de barro ou de carne.
No Capítulo 3, versículo 4:
Então clamarão ao Senhor, mas não os ouvirá, antes esconderá geles a sua face naquele tempo, visto que eles fizeram mal nas suas obras.
Portanto, quem se diz portador das palavras de Deus, precisa tomar cuidado; transformar-se em falso profeta é plantar lágrimas para o futuro.
Em Miqueias muito encontramos sobre os falsos profetas e os que, fracos de sentimento, levam o fanatismo em nome do Senhor; que aproveitam a boa fé dos fracos para os levarem ao isolamento, por se julgarem santos.
No Capítulo 4: 0 anúncio do chamado dos gentios, versículo 6:
Naquele dia, diz o Senhor, congregarei os que coxeiam, e recolherei os que foram expulsos e os que eu afligira.
Estamos nós aqui, não importando se somos ainda imperfeitos, mas lutando para bem servir nosso Senhor.
Não importa se ontem fomos expulsos, nós damos graças pela revelação da revelação, porque ela nos mostra um Deus que não mata, porque perdoa; que nós, por vezes, julgamos que Ele castiga, mas a própria vida nos prova que só colhemos o que plantamos, e no ontem plantamos a dor que hoje sentimos.
No Capítulo 7, versículo 19:
Tornará a ter compaixão de nós, pisará aos pés as nossa iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.
Finaliza esse Livro um bonito versículo: o do perdão de Deus quando o homem descobre que ele só caminha para frente se nada destruiu na sua estrada; que todos os povos têm o direito de viver em paz; que não existe nação melhor que a outra, existem homens lutando para aprender o verbo amar; que o homem só vai ser livre no dia em que compreender a reencarnação, porque se hoje ele nasce em Israel, amanhã ele estará na China e no outro amanhã na Colômbia.
Portanto, por que as fronteiras?
Quem deseja conhecer melhor o futuro das nações do Planeta demore mais nestes últimos livros do Antigo Testamento.
No Livro de Habacuque, vamos encontrar a oração de Habacuque.
No Capítulo 3, versículo 11:
O sol e a lua param nas suas moradias.
E chegamos ao Livro de Sofonias.
Nele encontramos vários assuntos interessantes para a nossa aula.
Estamos hoje novamente a falar sobre os livros do Antigo Testamento, porque é muito bom que recordemos as lições neles contidas.
Vamos prestar atenção nesse Livro, onde encontraremos vários acontecimentos tristes, é verdade, mas bem vivos em nossos meios de comunicação.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado - Página 5 Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Set 24, 2020 7:25 pm

Capítulo 30 - NO PAINEL, RESPOSTAS ESCLARECEDORAS
Do Livro de Sofonias paulatinamente foram saindo as célebres figuras. No Capítulo 2:
Concentra-te e examina-te, ó nação, que não tens pudor, antes que saia o decreto, pois o dia se vai como a palha; antes que venha sobre ti o furor da ira do Senhor, sim, antes que venha sobre ti o dia da ira do Senhor.
No versículo 4:
Porque Gaza será desamparada e Ascalom ficará deserta; Asdode ao meio dia será expulsa, Ecrom desarraigada.
- Presenciamos aqui as tropas da ONU abandonando o Oriente Médio.
Gaza será desamparada.
Nesse mesmo Livro e Capítulo:
Ameaças contra a Etiópia.
Quem não conhece a tristeza da Etiópia?
No Capítulo 3:
Ameaças contra Jerusalém.
Versículos 1 e 2:
Ai da cidade opressora, da rebelde e manchada.
Não atende a ninguém, não aceita disciplina, não confia no Senhor, nem se aproxima de Deus.
Mas no fim nesse Livro a esperança nos surge como prenuncio de paz.
No versículo 20:
Naquele tempo eu vos farei voltar e vos recolherei.
Surge o Livro de Ageu, onde continuam as advertências às nações, pedindo o respeito de uma para com a outra.
Neste Livro do Antigo Testamento defrontamos com a evolução do homem, o caminho dessa evolução e mesmo Deus preocupado com Seus filhos, os quais não O atenderam.
E chegamos a Zacarias.
No Capítulo 19 - Primeira visão - os cavalos - versículos 8 a 10:
Tive de noite uma visão de um homem montado num cavalo vermelho, estava parado entre as murteiras que havia num vale profundo; atrás dele se achavam cavalos vermelhos, baixos e brancos.
Então perguntei:
Meu Senhor, quem são estes?
Respondeu-me o anjo que falava comigo:
Eu te mostrarei quem são eles.
Vejam a resposta:
São os que o Senhor tem enviado para percorrer a terra.
Jesus e Seus apóstolos até hoje pregam a paz entre os homens.
Nesse Livro estivemos frente a frente com Jesus, cada versículo é um hino de amor ao Mestre.
Vejam só como é lindo este versículo do Capítulo 13!
Ferido o Pastor de Deus.
No versículo 7:
Desperta, ó espada, contra o meu pastor e contra o homem que é o meu companheiro, diz o Senhor dos Exércitos; fere o pastor, e as ovelhas ficarão dispersas, mas volverei a minha mão para os pequeninos.
Pudemos notar que em todos os livros do Antigo Testamento encontram-se entremeadas as premonições do século XX e os acontecimentos da época de Cristo.
Em Malaquias, o último Livro do Antigo Testamento, vemos, no Capítulo 3:
Eis que eu envio o meu mensageiro que preparará o caminho diante de mim.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado - Página 5 Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Set 24, 2020 7:25 pm

No versículo 5:
Chegar-me-ei a vós outros para juízo; serei testemunha veloz contra os feiticeiros, contra os adúlteros, contra os que juram falsamente, contra os que defraudam o salário do jornaleiro e oprimem a viúva e o órfão o torcom o direito do estrangeiro, e não temem, diz o Senhor dos Exércitos.
Este versículo é tão profundo que nos fez meditar:
Como podo um homem se dizer seguidor do Cristo e não preencher os quesitos do cristão'''
E neste versículo podemos nos colocar em guarda contra os falsos profetas.
No versículo 6:
Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filho de Jacó, não sois consumidos.
No versículo 8: o roubo no tocante aos dízimos.
Roubará o homem a Deus?
Todavia vós me roubais, e dizeis:
Em que te roubamos?
Nos dízimos e nas ofertas alcançadas.
Gostei deste versículo e veja como Deus é sábio: quantos religiosos gostam de receber o dinheiro em nome do Senhor!
E no versículo 18:
Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve.
Portanto, nós, os espíritas, devemos ter muito cuidado para não profanar a casa do Senhor; que os dinheiros arrecadados cheguem através dos nossos trabalhos, jamais de jogos, de dízimos e de rifas.
Devemos receber de acordo com o suor dos nossos corpos.
No versículo 5, do Capítulo 4:
Eis que eu vos envio o profeta Elias antes que venha o dia grande e terrível do Senhor.
Quase pulei da cadeira!
Ali, no palco da Faculdade de Maria o Antigo Testamento colocara à nossa frente a reencarnação.
E surgiram várias outras passagens sobre Elias.
Uma delas, quando Jesus reconheceu em João Baptista o Elias que devia vir.
(Mateus, XI, 10 - Marcos, IX, 11).
Perguntei ainda sobre alguns factos, porém, muitas coisas eu não posso passar para vocês.
Os Livros do Antigo Testamento possuem várias premonições, mas não estou capacitado para revelá-las.
Algo me chamou a atenção. Desculpe por voltar ao 19 Capítulo de Malaquias.
Aborreci Esaú significa amar menos?
Esaú é a imagem dos réprobos, e Jacó dos eleitos.
Aqui, porém, não se trata de pessoas físicas, dos filhos de Jacó, e, sim, dos povos que deles descendem.
No Capítulo 3, versículo 9, de Zacarias, está escrito:
Porque és a pedra que eu pus diante de Josué, sobre esta pedra estão sete olhos.
Pedra: recordemos que Jesus chamou Pedro de pedra; que médium foi Pedro!
Pudemos notar aqui que os sete olhos significam o dom da mediunidade, e ninguém foi maior médium do que Jesus.
Sozinho ali fiquei ainda muito tempo.
Olhava ao meu redor e desejei abraçar cada leitor amigo e lhe dizer obrigado.
Graças a vocês eu estou aqui, aprendendo o valor da vida.
Fui andando pelas alamedas floridas e me detive mais uma vez contemplando as flores.
Senti que as flores espirituais possuem uma vida diferente, aqui elas parecem mais ligadas a Deus.
Acho que as terrestres ficam mais asfixiadas pelas vibrações pesadas.
Do lugar onde me encontro diviso a montanha e sinto a vibração do ambiente.
Mergulhado nos meus pensamentos, nem percebi Conrad e Sara que me observavam.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado - Página 5 Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Set 24, 2020 7:26 pm

Quando os vi, falei:
- Oi, gente, tudo bem?
- Sim, óptimo. Só que nos preocupamos com você.
Todos já estamos reunidos no parque e sentimos a sua ausência.
- Perdoem-me, tão absorvido me encontrava, que me esqueci -falei, já virando para trás, buscando o caminho do parque.
- Luiz, você já preparou as perguntas? - indagou-me Sara.
- Não, mas não vou perder tempo.
- Eu também tenho cada uma aqui na cabeça para fazer! exclamou Conrad.
Nisso, surgiu a planície bela e repleta de gente.
Acomodamo-nos da melhor forma possível e logo iniciou-se o encontro.
Primeiro, os cânticos.
Um deles, Jesus Menino, foi cantado por toda a plateia.
Meu Jesus menino,
Preciso de Ti
Meu Jesus menino,
Preciso de Ti.
Ali, na calçada
A criança abandonada (BIS)
Já não sorri
Mais ali
A mulher cobiçada
E maltratada Sua dor eu senti
Na rua deserta O guarda nocturno
Não participa da festa
Ele vence seu turno
Meu Jesus menino
Meu Jesus menino
No barraco sombrio
A carência crescente
Faz-me sentir frio
Junto a gente carente
Eu murmuro Teu nome
Preciso de Ti (BIS)
A dor me consome
Tudo isso eu vi
Vem meu Jesus Vem meu Jesus
Transformar a Terra Num Planeta de luz
Vem meu Jesus Vem meu Jesus.
Depois, várias outras melodias.
Sei que ali ficamos muitas horas, não só cantando como participando de várias brincadeiras.
Dali nos despedimos e fomos para os nossos quartos.
Quando cheguei ao meu refúgio, senti uma vontade de chorar!. . .
- Meu Deus, quanto venho recebendo de Vós!
Obrigado, Senhor, obrigado.
O outro dia surgiu radiante, ou era eu que não via a hora de me encontrar com os outros.
A medida que ia me aproximando das salas de aula, ia reencontrando os amigos, e percebi quantos irmãos lutam para aprender a amar o seu próximo.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado - Página 5 Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Set 24, 2020 7:26 pm

Ao passar por um e por outro, alguém me chamou a atenção.
- Sérgio, posso saber por que tanta pressa? - era Saturnino.
Envergonhado, me desculpei:
- É um feio hábito, mas que posso fazer?
Sou assim mesmo. . .
Ele me olhou, e por sua expressão compreendi o erro que estava cometendo.
Todos nós podemos dominar os nossos espíritos; para isso basta desejarmos guerrear contra os nossos defeitos.
E a pressa vem sendo a minha inimiga número um.
- Irmão, perdoe-me, vou me corrigir.
Fui andando devagar e calado, mas confesso que desejava correr para chegar ligeiro.
Quando entramos na sala a minha cadeira lá se encontrava à minha espera.
Acomodei-me com prazer; o meu nome nela escrito foi-se apagando à medida que eu a ocupava.
Todos já acomodados, uma luz brilhante foi banhando o ambiente.
Ela era projectada nas cores do arco-íris e, numa velocidade espantosa, mudavam-se os tons.
Fui ficando meio sonolento.
Conrad tocou-me o braço.
- Sérgio, não estás bem? - Sorri.
- Estou óptimo.
Constrangi-me ao ver que todos se viraram para mim: é que o meu painel projectava minha ansiedade. Que vergonha!
Procurei na prece meu reequilíbrio e pouco a pouco fui serenando.
Só aí entraram os instrutores.
Primeiro, Corina, depois, João e os outros.
- Já há alguns meses estamos juntos, estudando a escalada do espírito e, nesse estudo, aprendemos a nos querer bem.
Hoje aqui nos encontramos para tirar as dúvidas que ainda surgiram e que não foram formuladas por receio ou comodismo.
Gostaríamos que todos levassem daqui a certeza da bondade de Deus.
Quem desejar fazer perguntas é só pensar e o seu painel a fará.
Só é preciso muito equilíbrio, para não tumultuar.
Vamos a elas.
Um irmão fez a primeira:
- Por que várias religiões são contra o casamento, se no Capítulo 2, versículo 28 da Génesis Deus diz:
Crescei e multiplicai-vos?
- Só é contra a reprodução do ser quem não conhece as leis dl natureza.
Crescei e multiplicai é o mandamento de Deus quo criou o homem macho e fêmea.
Portanto também a fecundidade vem de Deus.
Deus não criou o homem deixando-o sozinho; desde o início criou-os homem e mulher, e esta união constitui a primeira forma de comunicação entre as pessoas.
Outro painel registou a pergunta referente ao Capítulo 4 da Génesis, versículo 1:
Adão conheceu sua mulher Eva, a qual concebeu e deu à luz Caim.
A pergunta: por que "conheceu"?
Resposta: "Conheceu" é eufemismo usado para indicar o ato sexual.
Outro painel: Génesis, Capítulo 7, versículos 22 e 23:
Tudo o que respira e tem vida sobre a terra, morreu.
Foram exterminados todos os seres.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado - Página 5 Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Set 24, 2020 7:26 pm

Resposta: Foi destruída apenas uma parte dos homens, os mais culpados.
Outro painel: E no dia dezassete do sétimo mês parou a arca sobre as montanhas de Ararate.
Resposta: Ararate é o nome de uma região montanhosa, situada na Arménia; os assírios chamavam-na de Urartu.
Outro painel: Capítulo 11 da Génesis, indagação sobre a torre de Babel.
Resposta: O verdadeiro sentido da confusão de línguas está na separação dos homens; e Babel não deve ser confundida com Babilónia.
Aqui o nome significa confusão, ao passo que Babilónia significa porta de Deus.
Outro painel: Génesis, Capítulo 19, versículo 8:
Quando Lot oferece as filhas aos homens de Sodoma que queriam abusar de dois hóspedes.
Tenho duas filhas que ainda são virgens, eu vo-las trarei e abusai delas como vos agradar.
Resposta: Tão sagrada era a hospitalidade entre os orientais e tão baixo o respeito para com a mulher, que Lot, para salvar os hóspedes, pensa em sacrificar as filhas.
O homossexualismo, chamado também sodomia, era muito difundido entre os cananeus.
E ele é muito marcante neste Capítulo 19.
Podemos notar que vários destes assuntos nos passaram despercebidos.
Outro painel acendeu:
Capítulo 49, da Génesis, versículos 10 a 12:
O ceptro não será tirado de Judá, nem o príncipe da sua descendência até que venha aquele que deve ser enviado.
E a ele obedecerão as nações.
Ele atará à vinha o seu jumentinho e à videira mais excelente o filho e a sua jumenta.
Lavará a túnica no vinho, e a sua capa no sangue da uva.
Os seus olhos serão mais famosos que o vinho, e os seus dentes mais brancos que o leite.
Resposta: Profecia messiânica.
Aqui foi previsto que o Messias nasceria de uma tribo de Judá.
E as características do Cristo são bem claras.
Panei: Êxodo, 5, versículo 7:
Não mais dareis palha, como antes, ao povo a fim de fazer tijolos, mas eles mesmos juntarão a palha.
Resposta: Os tijolos eram fabricados com argila misturada com palha triturada, para dar-lhes maior resistência, secados ao sol.
Painel: É comum durante o ano, na inundação do Nilo, as rãs se multiplicarem?
Está certo este Capítulo 8, versículo 1?
Resposta: A praga das rãs verificou-se em janeiro e fevereiro, na baixa do Nilo.'
Painel: Que são pães ázimos?
Resposta: Pães sem fermento.
Painel: Que é Páscoa?
Resposta: Páscoa significa precisamente passagem, a passagem dos hebreus através do Mar Vermelho para a Terra Prometida.
A festa da Páscoa é hebraica, mas os hebreus transmitiram-na aos cristãos, que nela celebram o sofrimento do Cristo, a Sua ressurreição.
Painel: Êxodo, 16, versículo 13:
Aconteceu pois de tarde virem codornizes, que cobriram os acampamentos. Milagre?
Resposta: Não! Durante a primavera, grandes bandos de codornas emigram do interior da África para os países mediterrâneos.
Painel: Êxodo, 17, versículo 6: Eis que estarei lá diante de ti sobre a pedra de Horebe.
Ferirás a pedra e dela sairá água, para que o povo beba.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado - Página 5 Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Set 24, 2020 7:27 pm

Resposta: Pedra é Cristo, água é o Seu Evangelho, que nos oferece vida eterna.
Cada vez mais eu ficava curioso.
Queria fazer várias perguntas, mas fui-me aquietando, dando vez aos outros.
Quanta coisa me passou despercebida!
Ainda bem que os meus irmãos não estavam esquecendo de nada.
Acomodei-me melhor na cadeira e esperei.
Novas perguntas se seguiram.
Painel: Por que os sacerdotes esqueceram o Antigo Testamento?
Em Êxodo, Capítulo 34, versículo 13:
Destrói os seus altares, quebra as suas estátuas e corta os bosques sagrados:
Altares e estátuas ainda veneradas sobre estacas e os bosques sagrados.
Resposta: Os bosques sagrados, ou aserot, eram troncos de árvores simbolizando a deusa paga Aserá, que os cananeus consideravam mulher de Baal e mãe da vida, deusa da fecundidade, mas venerada de maneira licenciosa, obscena, como a Astarté dos fenícios, dos gregos e de outros povos.
Pergunta: Levítico - Qual a diferença do Rito dos sacrifícios e o Rito das oblações?
Resposta: Nos sacrifícios chamados holocaustos, a vítima era inteiramente queimada e nada era reservado ao sacerdote nem ao ofertante.
Entre os orientais tratava-se do mais solene sacrifício.
E no Capítulo 2, o Rito das oblações, a parte não queimada era destinada ao sacerdote, que deveria consumi-la no recinto do tabernáculo.
Painel: Levítico, Capítulo 15, versículos 2 a 4: Impureza do homem e da mulher.
O Senhor falou a Moisés e a Aarão, dizendo:
Falai aos filhos de Israel e dizei-lhes:
O homem que padece de fluxo seminal será impuro.
Todo o leito em que dormir e todo o objecto sobre o qual sentar será impuro.
Resposta: Deus bondosamente não só ensina aos homens a Sua moral, como nos ensina até hoje as regras de higiene e o respeito aos nossos corpos.
Se ainda hoje as doenças sexualmente transmissíveis se alastram por falta de cuidados do próprio homem, imaginemos na época de Moisés.
A efusão do sémen do homem era considerada perda de vitalidade.
Painel: Levítico, Capítulo 19, versículos 26 e 27:
Não comerás nada com sangue. Não usarás agouros, nem adivinharás os sonhos. Não cortarás o cabelo em redondo nem rasparás a barba.
Resposta: É a proibição de ritos e usos supersticiosos por idolatria, aparentemente estranhos e, por eles, percebemos que os israelitas eram inclinados a práticas supersticiosas.
Painel: Capítulo 20 - Levítico: versículo 29:
Não prostituas tua filha para que a terra não seja contaminada e se encha de impiedade.
Resposta: Não se trata apenas de uma proibição, mas fica para todos nós a verdade da chama eterna, isto é, a purificação do espírito.
Hoje ainda encontramos homens que não respeitam suas filhas, mas são raros.
E neste versículo está o alerta, quando Ele nos diz:
para que a terra não seja contaminada - cientificamente sabemos o perigo de uma relação pai-filha, irmão-irmã, mesmo entre tios e sobrinhos, primos e primas.
Ainda mais quando realizadas desonestamente para honrar um ídolo, o que não era raro entre alguns povos antigos, em homenagem às suas deusas.
Entre eles a prostituição sagrada era incentivo para a mais despudorada imoralidade.
Painel: Que foi a revolta de Coré, Daton e Abiron?
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado - Página 5 Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Set 25, 2020 8:10 pm

Resposta: Uma rebelião religiosa e política.
O chefe da rebelião, Coré, primo de Moisés, queria o sacerdócio para todos os descendentes de Levi; os chefes políticos Daton e Abiron, por sua vez, reivindicavam para sua tribo, a de Ruben, primogénito de Jacó, a supremacia do governo, considerando Moisés como enganador do povo.
Painel: Números, Capítulo 21, versículo 6:
Por esta causa o Senhor enviou contra o povo serpentes de fogo e causaram estas chagas e mortes em muitos.
Resposta: Não porque tivessem fogo, mas por causa do veneno, que muito maltratava quem fosse por elas picado.
Painel: E a serpente de bronze?
E o Senhor disse-lhe: Faze uma serpente de bronze, e põe-na em uma haste; aquele que olhar para ela, sendo ferido viverá.
Resposta: O homem sempre necessita de algo material para se agarrar nas horas de tristeza.
Moisés, ao erguer a serpente de bronze, queria salvar o seu povo e, encontrando neles o medo, ou melhor, o pavor, teve de usar de símbolo material para elevá-los à prece.
Em João, Capítulo 3, versículos 14 e 15, está a explicação do significado simbólico do facto.
Números, Capítulo 25, versículos 2 e 3.
Painel: Idolatria de Israel.
E eles comeram e adoraram os deuses delas.
E Israel se consagrou a Baal-Peor.
Resposta: Baal-Peor, ou Senhor de Peor, era uma divindade dos moabitas, que habitavam a leste do Mar Morto.
Seu culto consistia em práticas obscenas.
Os homens de Israel consagravam-se a Baal-Peor, isto é, não souberam resistir aos convites das mulheres moabitas e participaram dos ritos em honra de seu deus nacional, tomando parte na prostituição sagrada, daí advindo o castigo terrível de Moisés.
Deuteronómio 24 - Divórcio.
Se um homem tomar uma mulher, e a tiver consigo e ela não for agradável diante dos seus olhos por qualquer coisa torpe, escreverá um libelo de repúdio, lhe dará na mão e a despedirá de sua casa.
Moisés era a favor do divórcio?
Resposta: Sim, porque é mais digno dar a liberdade do que maltratar alguém, obrigando-o a ficar ao nosso lado quando não o amamos e não o respeitamos.
Painel: Quem foi Raab? Josué, Capítulo 2.
Resposta: Raab foi uma meretriz que salvou dois espiões que secretamente entraram em Jerico a mando de Josué, filho de Num.
Era munida de muita bondade e fé, foi mulher de Salmon, que foi antepassado de Davi e de Cristo.
Aqui paramos para um merecido descanso.
Como sempre, fui o último a sair.
Ainda não havia feito nenhuma pergunta, mas estava contente com todas as respostas.
Notei que alguém me esperava: era Conrad.
Aproximei-me dele e saímos pelas belas alamedas da Faculdade.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado - Página 5 Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Set 25, 2020 8:10 pm

Capítulo 31 - JUDITE E MARIA - REVELAÇÕES QUE DESPONTAM NO PAINEL
Sara juntou-se a mim e a Conrad e ali ficamos conversando sobre a importância do Antigo Testamento, de como nele se encontram narrados factos espíritas.
Perguntei ao Conrad:
- Será que não é essa a causa de poucos o lerem, Conrad?
- Engano teu, Sérgio, muitos o lêem porém, compreendê-lo, acho que poucos conseguem.
- Tenho tantas perguntas a fazer, que nem vejo a hora do nosso grupo começar a formulá-las! . . .
- Não está gostando das perguntas? - inquiriu Sara.
- Estou sim, só que também tenho as minhas.
Fomos chamados de novo e mansamente ganhamos a sala de aula.
Olhei a beleza do ambiente e pensei:
Como Jesus foi sábio quando disse para deixar os mortos enterrarem seus mortos!
Graças a Deus minha família não me reteve no mundo físico, porque assim eu não estaria aqui aproveitando as lições divinas.
Quantos pais, chamando os filhos para junto deles, levam-nos a se tornarem marginais!
Sim, marginais, porque quem não trabalha, rouba, e é o que fazem os espíritos que desejam viver igual aos encarnados.
Roubam os fluidos destes, compartilham de suas vidas e sofrem por não respeitarem as leis da natureza.
Nisso, as luzes foram-se acendendo e a prece se fez ouvida.
O painel acendeu: l-Samuel, Capítulo 10, versículo 5:
O que é outeiro de Deus?
Resposta: Outeiro de Deus era uma colina perto de Gabaon.
Ali viviam homens louvando a Deus.
Painel: l-Samuel, Capítulo 10, versículos 11 e 12:
Ora, todos os que o tinham conhecido pouco antes, vendo que ele estava com os profetas, e que profetizavam, disseram entre si:
Que é que aconteceu ao filho de Cis?
Porventura também Saul está entre os profetas?
E um respondeu ao outro dizendo:
E quem é o pai deste?
Resposta: Neste Capítulo a Doutrina Espírita está bem presente! Saul recebe um espírito e profetiza.
Daí surgir a pergunta:
Quem é O pai deste?
Como se a mediunidade passasse de pai para filho; este dom é espiritual e o espírito vai, pouco a pouco, tornando-se um instrumento divino.
Painel: l-Samuel, Capítulo 16, versículo 23:
Todas as vezes, portanto, que o espírito maligno apoderava-se dele.
Por que Saul recebia também espírito inferior?
Resposta: Saul era médium e, como tal, tinha condições de receber qualquer espírito.
E quanto à música, ela seda os nervos quando melódica; os espíritos inferiores não gostam de prece, e uma bela melodia é prece de amor.
Painel: l-Samuel 24:
Davi no deserto de Engadi - 19 - Saiu, pois Davi dali e habitou nos lugares mais seguros de Engadi.
Resposta: Davi, não desejando reencontrar Saul, foge deste para o deserto de Maon, cerca de 20 quilómetros ao sul de Hebron.
Engadi era um oásis cultivado, de vinhas e palmeiras no árido deserto de Judá, nas margens ocidentais do Mar Morto, onde as cavernas eram numerosas.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado - Página 5 Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Set 25, 2020 8:10 pm

Painel: l-Samuel 27, versículo 8. Saul, a citação:
Davi saía com a sua gente e faziam presas sobre os gessuritas, os gersitas e sobre os amalecitas, porque muitas aldeias eram antigamente habitadas por esses povos, sobre o caminho de Sur até a terra do Egipto.
Que povos eram esses?
Resposta: Gessuritas, Gersitas, Amalecitas, eram tribos nómadas que viviam de saques e habitavam ao sul da Palestina.
Painel: l-Samuel 28: Saul procura a médium de En-dor, versículo 8:
Chegaram à noite à casa da mulher e disse-lhe:
Adivinha-me pelo espírito de necromante e faz-me aparecer quem eu te disser.
Por que, mesmo lendo o Antigo Testamento, muitos religiosos não aceitam o Espiritismo?
Resposta: A necromancia prova a imortalidade da alma, mas os religiosos dizem que a lei proíbe e citam Levítico, Capítulo 19, versículo 31 e Capítulo 20, versículo 6.
Adiante, no versículo 15, encontraremos Saul conversando com o morto Samuel e este dizendo:
Porque me perturbas depois de morto, para ouvir minhas palavras que não querias ouvir quando eu vivia?
A lei ainda proíbe a invocação dos mortos para consultas materiais.
E quantos de nós, que nos dizemos espíritas, ainda buscamos os amigos espirituais para consultas vazias!...
Muitas perguntas foram feitas, mas nem todas posso transcrever. Continuando, o painel acendeu.
I Reis, Capítulo 22, versículo 11. Que quer dizer: Fez para si Zedequias, filho de Quenaaná, uns chifres de ferro?
Resposta: Chifre de ferro era símbolo do poder vitorioso.
Painel, pergunta: versículo 47.
Exterminou também da terra os restos dos efeminados que tinham ficado do tempo de seu pai.
Resposta: Refere-se a restos da prostituição sagrada, que era adoptada pelos israelitas, praticada por homens evirados, que se vestiam com trajes femininos gedêchim ou mulheres consagradas, cujo salário era oferecido à divindade.
Eram recrutados geralmente entre os adidos ao templo, mas às vezes eram rapazes ou moças a isso destinados pelos pais.
Encontramos referências sobre o assunto em Isaías, Capítulo 3, versículo 4; também em / Reis 15, 12; // Reis 23-7.
Aqui confesso que fiquei assustado: quantas seitas hoje agem da mesma maneira, usando o sexo livre para pregar a liberdade do espírito!
Painel: II Reis, Capítulo 22, versículo 8:
O pontifeu Hilquias disse ao secretário Safã:
Eu achei o Livro da Lei na casa do Senhor.
Hilquias deu este Livro a Safor, que também o leu.
Que livro era esse?
Resposta: O Livro da Lei era o Deuteronómio.
II Reis, Capítulo 24. Painel:
Pergunta: que fez Nabucodonosor, rei da Babilónia?
Resposta: Nabucodonosor, filho de Nabopolassar, reinou na Babilónia de 605 a 562 a.C.
Ele conquistou a Síria e a Palestina e, depois de tomar Jerusalém, saqueou o templo e deportou muitos judeus.
Painel: Quem sucedeu a Nabucodonosor?
Resposta: II-Reis, Capítulo 25, versículos 27 a 30.
Evilmeroda que sucedeu a seu pai Nabucodonosor no ano 562 A.C.
De sentimentos mais humanos, compadeceu-se da dura prisão de Joaquim.
Mudou-lhe as vestes de que tinha usado no cárcere, e comia sempre à sua mesa todos os dias da sua vida.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado - Página 5 Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Set 25, 2020 8:10 pm

Painel: Quanto tempo reinou Nabucodonosor?
Resposta: Morreu em 562, após quarenta e três anos de reinado.
Painel: Esdras, Capítulo 8 versículo 21:
E, estando eu junto do rio Aava, apregoei ali um jejum para nos humilharmos diante do Senhor nosso Deus, para lhe pedirmos uma feliz viagem para nós, nossos filhos e para tudo que levarmos connosco.
Resposta: Aava é o nome de uma localidade e também do rio que a banha.
Nesta passagem podemos perceber o valor da oração e do jejum espiritual.
Painel: Esdras, Capítulo 9. Casamentos irregulares.
Resposta: A experiência já havia demonstrado o quanto esses matrimónios mistos eram perigosos para a pureza religiosa, por uma das partes conduzir a outra à idolatria.
Hoje ainda encontramos, no meio espírita, muitos confrades que casam os filhos segundo os rituais de outras religiões.
E estes casamentos levam uma das partes a se acomodar ou a esquecer as suas convicções religiosas.
Painel: Neemias, Capítulo 13, versículo 31:
Por que Neemias diz Lembra-te de mim?
Resposta: Eis a humilde e comovente oração de Neemias!
É o suspiro da fé de uma alma simples que sabe ter trabalhado incansavelmente pela glória de Deus, pela honra do templo e por todos os seus irmãos.
Ao término da jornada, longe de buscar aplausos, o homem de fé deseja apenas um olhar de compreensão do seu Deus, exemplo para todos aqueles que pregam as Suas palavras.
Painel: Judite, Capítulo 13, versículo 23:
Ozéas, príncipe do povo de Israel, disse-lhe:
Ó filha tu és bendita do Senhor.
Por que Judite foi chamada bendita?
Resposta: Estas palavras foram endereçadas também a Maria, que seria chamada bendita entre todas as gerações como a mãe de Jesus.
Judite, após a morte do marido, tornou-se admirada por sua virtude e castidade.
Quando Judite foi chamada bendita, ela assim se tornaria graças ao perdão da reencarnação.
Esta pergunta foi minha e a resposta ficou pairando no ar.
As fisionomias estavam tão atentas que apenas deixei as lágrimas caírem dos meus olhos.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado - Página 5 Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Set 25, 2020 8:11 pm

Capítulo 32 - NOS SALMOS, MUITAS PREDIÇÕES
Depois dessa resposta, compreendi melhor a grandeza da reencarnação.
Buscando o Livro de Judite, percebemos que as Bíblias protestantes não o adoptam.
Coincidência ou não, eles também não aceitam Maria.
Aí pergunto: Como pode alguém amar o filho e não reconhecer sua mãe?
Pensativo, busquei outras passagens do Livro de Judite e me detive no Capítulo 10, versículos 6 e 7:
Ao chegar à porta da cidade, encontrou Ozéias e os anciãos da cidade que a estavam esperando.
Eles, ao vê-la, ficaram estupefactos e maravilhados da sua beleza.
No Capítulo 8, versículos 7 e 8:
Era de belíssimo aspecto.
Ela era estimadíssima de todos porque tinha temor de Deus e não havia ninguém que dissesse dela uma palavra de desfavor.
Ali mesmo fiquei; recordava Maria e Sua beleza por todos nós conhecida.
Judite, para salvar o seu povo, degolou Holofernes.
Quantos de nós, ao defrontarmos com as cenas da crucificação de Jesus, não ficamos compadecidos da dor de Maria!...
Ninguém mais do que Ela sofreu ao presenciar o Seu único filho sendo torturado inocentemente.
Ela expiava a Sua dívida por ter tirado a vida física de um homem.
Ainda busquei no Capítulo 11, versículos 18 e 19:
Ora, todas estas palavras agradaram Holofernes e os seus servos.
Admiraram a sua sabedoria e diziam uns para outros: não há sobre a terra mulher semelhante a esta no aspecto, na formosura e na prudência das palavras.
Confesso que adorei o Livro de Judite e depois que tive a confirmação de que ela havia voltado à terra como Maria de Nazaré, outra vez folheei o seu Livro.
De volta ao estudo, louco me encontrava para tirar novas dúvidas.
Várias perguntas foram feitas sobre Vasti, a primeira feminista - esta é a minha opinião.
Gostei dela também.
Mas, voltemos às perguntas.
Painel: / Macabeus, Capítulo 2, versículo 42:
Então juntou-se a eles o grupo dos hassideus, que eram dos mais valentes de Israel e todos zelosos pela lei.
Quem eram?
Resposta: Hassideus: em hebraico hassidim, quer dizer piedosos.
Eram classes de judeus, comparados por alguns aos Essénios.
Apegadíssimos à Lei.
Pergunta: Capítulo 3, versículo 16:
Quando avançaram até Bet-Horon e onde fica?
Resposta: A subida de BetHoron fica a cerca de vinte Km a noroeste de Jerusalém.
Pergunta: Capítulo 4, versículo 29:
Marcharam para a Judeia e acamparam junto de Betsur.
Onde fica Betsur?
Resposta: Betsur fica a 29 Km ao sul de Jerusalém.
Pergunta: Quem eram os Nabateus? Capítulo 5, versículo 25.
Resposta: Nabateus, população nómada da Arábia Pétrea.
Povo rico, controlava o comércio para Damasco e o Egipto.
Pergunta: II Macabeus, Capítulo 7, versículos 9 e 10:
Estando já para dar o último suspiro disse dessa maneira:
Tu, ó malvado, faz-nos perder a vida presente, mas Deus o rei do Universo, nos ressuscitará para a vida eterna, a nós que morremos, por fidelidade às suas leis.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado - Página 5 Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Set 25, 2020 8:11 pm

Depois deste, torturaram também o terceiro.
Eles acreditavam na vida além vida?
Resposta: Devemos ler muito bem o livro de Macabeus, pois encontramos expressões bem claras de fé na vida futura e a vitória do espírito sobre a carne.
Pergunta: Quando morreu o terrível Antíoco?
Resposta: 0 sanguinário Antíoco morreu na primavera de 163 a.C., fora da sua cidade, em região montanhosa, refúgio de ladrões.
Pergunta: Capítulo 12, versículos 41 e42:
Todos por isso, bendisseram o Senhor, justo juiz, que descobre o que está escondido.
Em seguida, postos em oração, suplicavam ao Senhor que se esquecesse do pecado cometido.
Eles admitiam a vida além vida, por isso pediam em oração?
Resposta: Sim, lendo o Capítulo todo podemos perceber que eles, os não espíritas, supõem na outra vida um lugar de purificação, abreviado pelos sacrifícios dos vivos.
Se eles não acreditassem nos espíritos seria em vão rezar pelos mortos.
Pergunta: Jó, Capítulo 4, versículo 18:
Ainda os mesmos que o servem, não são estáveis, e nos seus anjos encontrou defeitos.
Por que encontrou defeito nos anjos?
Resposta: Mesmo os espíritos bons já erraram um dia; poucos são os que permaneceram simples e inocentes.
E continua a pergunta.
Versículo 19: Quanto mais aqueles que habitam casas de barro, os que têm a terra por fundamento serão consumidos como pela traça.
Resposta: Notem bem esse trecho. Se dos anjos, espíritos já bem evoluídos, Deus vê os defeitos, quanto mais dos homens encarnados, cujo corpo foi formado do pó, veste física para a perfeição do espírito!
Pergunta: No Capítulo 11, versículos 5 e 6:
Mas oxalá Deus falasse contigo e abrisse contigo os seus lábios para te descobrir os segredos da sua sabedoria e a multiplicidade da sua lei, com o que saberias que te castiga muito menos do que merece a tua maldade.
Resposta: Aqui neste versículo está muito clara a reencarnação.
Jó quis dizer que se todos conhecessem a causa do actual sofrimento, veriam que sofrem menos do que fizeram no ontem sofrer; que Deus perdoa muitas faltas, mas muito temos nós de evoluir sozinhos.
Nesse Livro de Jó podemos encontrar a reencarnação; Jó não sofreu em vão, todo o seu sofrimento teve origem no passado.
No Capítulo 24: Por que sofrem tantos inocentes?
Versículo 1: Ao omnipotente os tempos não são ocultos, mas aqueles que o conhecem ignoram os seus dias.
Resposta: Muitas religiões ainda dizem que inocentes sofrem.
Este versículo:
Ao omnipotente os tempos não são ocultos, nos mostra que, o que pensamos ser hoje inocente, para Deus não o é.
Portanto, inocentes não sofrem, sofremos todos nós, que deixamos de ser simples e inocentes.
Terminando o Livro de Jó, chegamos aos Salmos.
Encontramos no Capítulo 103:
Hino ao Criador, quando este proclama as magnificências da Criação.
No versículo 3: acima do firmamento - concebido como uma cúpula sólida estavam as águas superiores, no meio das quais se erguia o monte de Jesus, o Seu laboratório de onde Ele manipulava os fluidos.
No último versículo do Salmo 104 - Desapareçam da terra os pecadores, e os ímpios não sejam mais:
Bendiz, ó minha alma, ao Senhor.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado - Página 5 Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Set 25, 2020 8:12 pm

Resposta: Aqui está previsto o final dos tempos quando da terra partirão os que não cumprirem as suas leis.
Confesso, envergonhado, que enquanto essas perguntas eram feitas a minha cabeça trabalhava a cem por hora.
Louco me encontrava para fazer as minhas perguntas, mas graças a Deus eu não interferi nas comunicações.
Quando pude fazê-las, voltei à Génesis, Capítulo 3 versículo 21:
Fez também o Senhor Deus a Adão e à mulher umas túnicas de peles e os vestiu.
Minha pergunta:
Estas peles são o corpo de carne?
Resposta: Sim, não propriamente só o corpo físico, mas todas as vestes expiatórias.
Quando o espírito - já de posse do livre arbítrio - erra, ele recebe túnicas de pele.
Ainda perguntei: Génesis, Capítulo 21, versículo 13:
Mas também do filho da escrava farei um grande povo, por ser seu descendente.
Minha pergunta:
Ismael, o filho da escrava Agar, é o mesmo Ismael que protege o Brasil?
Resposta: Sim, a ele foi dada uma grande e bela nação, o Brasil, que será a Pátria do Evangelho.
Enquanto recebia as respostas, perguntava a mim mesmo:
como pude ficar longe dos ensinos bíblicos?
Neles estão contidas as belezas da vida espiritual!. . .
Painel: Por que no Salmo 21 encontramos a crucificação de Jesus?
Resposta: O Livro dos Salmos é um cântico de prece e nele encontramos uma prece por Jesus.
No Salmo 21, versículo 17:
Transpassaram minhas mãos e meus pés.
No, 19: Repartiram entre si minhas vestes, lançaram sorte sobre minha túnica.
E a mais séria profecia do sofrimento de Jesus.
Como podem ainda duvidar do dom mediúnico dos superdotados?
Nesta passagem dos Salmos constatamos a veracidade das premonições.
Painel: No Capítulo 23, versículo 4:
Por isso, ainda que eu ande no meio da sombra da noite não temerei males, porque estás comigo.
Tua vara e teu báculo me consolam.
Pergunta: Que são vara e báculo?
Resposta: No original temos maça e báculo, dois utensílios normais dos pastores da Palestina.
A maça é um bastão curto e curvo que serve de defesa; o báculo é um bastão muito mais comprido que serve de apoio ao pastor e para guiar o rebanho.
Painel: Capítulo 30, versículo 12:
Converteste o meu pranto em gozo e desataste o meu luto e me ungiste de alegria.
Pergunta: O que quer dizer?
Resposta: Meu luto, no original: veste de saco - tecido grosseiro de que se cobrem os hebreus no luto.
Painel: Capítulo 31, versículo 6:
Nas tuas mãos entrego o meu espírito.
Pergunta: As mesmas palavras de Jesus?
Resposta: Entrego o meu espírito, a alma, Chama eterna, o hálito de vida que Deus criou, que, ao se ver livre da matéria perecível volta ao mundo espiritual.
Sublime pensamento de todos aqueles que crêem em Deus. Jesus as murmurou por ter certeza da imortalidade da alma.
Não nos esqueçamos de que todo o Antigo Testamento é manifestação divina.
Nele encontramos a lei, a sabedoria, a história e a profecia.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado - Página 5 Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Set 25, 2020 8:12 pm

Painel: Capítulo 41, versículo 10:
Até o homem da minha intimidade em que eu confiei, e que comia o meu pão, urdiu contra mim a sua traição.
Pergunta: Refere-se a Jesus e a Judas?
Resposta: Urdiu contra mim, alude a Aquitofel, conselheiro íntimo e depois traidor de David.
Painel: Fala-nos sobre a beleza do Salmo 72:
Ó Deus, dá a tua equidade ao rei e a tua justiça ao filho do rei para que ele julgue o teu povo com justiça e os teus pobres com equidade.
Resposta: Aqui o salmista faz a descrição do Messias.
Devemos ler este Capítulo e meditar no versículo 13:
Usará de clemência para com o pobre e o desvalido e salvará as almas dos pobres.
Este Salmo é importantíssimo pelo seu conteúdo.
Painel: Capítulo 110, versículos 3 e 4:
Contigo está o principado no dia do teu nascimento entre os resplendores dos santos: das minhas entranhas te gerei antes da aurora.
Jurou ao Senhor e não se arrependerá.
Tu és sacerdote eternamente segundo a ordem de Melquisedec.
Resposta: É considerado dos versículos mais obscuros do Antigo Testamento, para as outras religiões.
Fala-se das atribuições regias do Messias.
As palavras entre os resplendores dos santos, pelo conceito da Terceira Revelação, querem dizer que Jesus não deixou de ser simples e inocente, portanto, espírito sem falhas.
Outra: das minhas entranhas te gerei antes da aurora.
Quer dizer que sendo Jesus uma Chama por demais pura, tornava-se impossível ser concebido pelas leis normais da fecundação, isto é, de um homem e de uma mulher.
Te gerei antes da aurora - Jesus usou o corpo perispiritual criado quando Ele recebeu o livre arbítrio, portanto, antes da aurora.
Jurou ao Senhor e não se arrependerá.
Jesus pediu a Deus permissão para trazer até nós o roteiro da evolução.
Tinha fé que nós O escutaríamos.
Traímos Jesus, mas Ele ainda crê na nossa evolução.
Tu és eterno sacerdote segundo a ordem de Melquisedec.
Aqui fica provado que Melquisedec também teve um corpo fluídico.
Jesus, neste capítulo dos Salmos, é apresentado como da ordem de Melquisedec, outro espírito puro que nos visitou.
Portanto, eternamente sacerdote.
Painel: No Capítulo 118, versículo 22:
A pedra rejeitada pelos edificadores esta foi posta por pedra angular.
Resposta: A pedra rejeitada era um provérbio popular, mas para os estudiosos tem significado profundo:
Os, grandes impérios, que durante séculos haviam disputado entre si a Ásia, tinham rejeitado o pequeno povo de Israel.
A pedra é aplicada a Jesus, pedra divina, de onde partiu toda a verdade da vida.
Jesus, grande médium de Deus, tinha o poder de ligar e de desligar com o Alto.
Pedro, o apóstolo, foi também chamado de pedra por possuir dons que deixavam os outros apóstolos admirados.
Painel: Capítulo 137, versículo 1:
Junto dos rios da Babilónia ali nos assentamos a chorar, lembrando-nos de Sião.
Resposta: Triste lembrança da tomada de Jerusalém, em 587 a.C., e do cativeiro da Babilónia.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado - Página 5 Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Set 25, 2020 8:12 pm

Painel: Provérbios, Capítulo 2, versículo 2:
De sorte que o teu ouvido esteja atento à voz da sabedoria, inclina o teu coração para a prudência.
Resposta: Jesus é a voz da Sabedoria.
Painel: Capítulo 9, versículo 1:
A Sabedoria edificou para si uma casa levantou sete colunas, imolou as suas vítimas, preparou o vinho e depois a mesa.
Resposta: A Sabedoria é Cristo; Sua casa, o templo; as sete colunas, o Seu Evangelho, ou seja, os quatro livros escritos pelos Evangelistas, os Actos dos Apóstolos, as Epístolas e o Apocalipse.
No versículo 3: enviou seus criados a convidar - os criados são os mensageiros da palavra divina.
Os convidados, todos nós."
Os orientadores ainda ficaram e Corina fez a prece de encerramento.
Pela primeira vez fui dos primeiros a sair.
Queria ficar sozinho para pensar, a minha cabeça estava a mil por hora.
Mas quando ia saindo devagar, Sara acercou-se de mim e indagou:
- Luiz, você não vai colocar no seu livro o Salmo 109, não é mesmo?
Olhei-a firmemente, mas com carinho, e nada respondi.
Fomos saindo.
Já no jardim, ela me perguntou:
- O que achaste do Livro de Judite?
Só na Bíblia católica é que o encontramos, por quê será?
Respondi:
- Na Bíblia protestante faltam alguns Livros:
Baruc, Tobias, Sabedoria, Eclesiásticos, Macabeus, Judite e trechos de Ester e Daniel.
Os protestantes não os aceitam, porque só acreditam nos textos hebraicos; dizem que nesses outros Livros estão contidas palavras humanas e não de Deus.
Sara ainda perguntou:
- Portanto, se hoje nós estudamos vários desses Livros, eles têm de ser verdadeiros, não é mesmo?
- E você, Sara, que estudou tanto a Bíblia por ter sido judia, como está aceitando os Livros de Ester, Judite e Macabeus?
- Para mim, tudo é a palavra de Deus, não importa como a recebemos; acredito mesmo que esses Livros do Antigo Testamento nos foram trazidos por grandes médiuns; neles estão contidas muitas revelações.
Enlacei seu ombro e fomos descansar um pouco, cantando esta canção:
Jesus, Vós sois o filho de Deus
Viestes à Terra olhar nós dois
A cada passo Sinto alegria
E Vos busco a sabedoria
Olhando o campo sinto-me contente
Pois já fui pedra hoje sou gente
Assim, Jesus, eu vou andando
E Vossas mãos me guiando
Cada irmão que vou encontrando
E uma página que vai voltando
Nós Vos amamos, Jesus
Nós Vos amamos.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado - Página 5 Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Set 25, 2020 8:12 pm

Capítulo 33 - MEU ENCONTRO COM CHANG.
No dia seguinte, fui avisado de que teríamos o dia livre.
Senti-me meio desiludido, mas logo várias coisas apareceram para fazer e uma delas era ir até o Departamento da Arte ouvir música.
Depois, fui à Colónia do Frei Esperança visitar meus amiguinhos e dali à Colónia dos Miosótis conhecer um novo departamento, criado há pouco, o qual funciona como lar e escola para ex-viciados.
Quem chega até ele encontra oportunidade de ajudar antigos companheiros.
O departamento possui os mais belos e modernos aparelhos de desintoxicação.
Muitos conhecidos ali eu encontrei.
Mais tarde fui até a pequena Colónia Pólen Divino.
Ao chegar, senti-me emocionado:
parecia uma cidade miniatura; todas as construções baixas, as ruas muito limpas e floridas, davam ao viajante muita paz.
Caminhando pelas estradas e ruas, que me lembravam labirintos, estava eu me deliciando com a pureza do ambiente, até que cheguei na casa 55, demorando a bater à porta.
A tudo examinava, quando fui atendido por uma bela senhora, que bondosamente me fez entrar.
A sala, muito simples, logo ganhou vida com a presença do meu amigo, que aqui darei o nome de CHANG.
- Luiz Sérgio, seja bem vindo.
Eu amo você, sabia? - disse isso rindo muito.
O que deseja o garoto?
Vários outros ali se encontravam, e notamos que nem se abalaram com a minha presença, como se já me esperassem.
CHANG mandou-me sentar.
A frente da plateia estava um quadro negro muito grande.
Eles estudavam a aura humana e falavam do perigo de brincar com algo tão sério.
Um dos instrutores desenhou a figura de um homem e foi apontando as ligações vibratórias do seu corpo.
Demonstrou que é através da aura que o espírito se alimenta; e quanto o equilíbrio da aura e a sua saúde ajudam os médicos encarnados e desencarnados; esclareceu como se opera, no mundo físico, o tratamento quando os espíritos capacitados emitem energias na aura da saúde.
Os médicos do mundo físico tratam do físico, os espirituais do perispírito.
Em seguida, foi projectado um filme no qual uma pessoa era tratada por uma equipe de médicos encarnados.
Estes estavam implantando um membro amputado - por acidente.
A aura espiritual era fortalecida através de uma transfusão de fluídos do departamento especializado ela, que se mantivera sem cor pelo estado do paciente, quando os espíritos vibraram, foi ganhando colorações diversas e belas.
Cada médico encarnado também recebia dos seus mentores vibrações equilibrantes.
E assim aí estava eu assistindo a uma aula, junto ao meu CHANG, que trabalha em ortopedia.
Sua especialidade: coluna.
No quadro negro, desenhando a coluna, CHANG deu aula sobre o seu tratamento e o perigo de ser massageada por pessoas sem conhecimento.
De modo delicado mostrou como se processa o passe sobre a coluna.
A mão parada sobre cada vértebra logo em seguida, a imposição de mãos sobre as partes doentes, com massagens rotativas bem suaves.
Falou sobre a influência da coluna sobre os outros órgãos; os pontos sem vida precisando de massagens e de unguentos magnéticos.
Mostrou a inflamação dos nervos e a necessidade de um tratamento equilibrante; que a inflamação só se dá por excesso de tensão.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado - Página 5 Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Set 26, 2020 8:06 pm

Falou sobre o perigo dos sapatos, principalmente os ténis de corrida.
O cuidado que o encarnado deve tomar com os sapatos, não usá-los por ser barato ou bonito, porque no pé se encontram vários pontos que, se comprimidos, causam distúrbios não só nervosos, como deformidades ósseas; da necessidade de se colocar os pés na areia ou na grama, principalmente os das crianças.
Não deixar os pés aprisionados na cadeia do calçado.
Falou do perigo dos sutiãs apartados.
Suas alças, quando comprimem os ombros, tiram a coluna do nível, e os pontos equilibrantes alojados nos ombros vão perdendo vida e ficando deformados.
Falou ainda sobre os exercícios físicos que podem tornar o coração uma bomba mais eficiente se o homem não exagerar, realizando-os com orientação segura.
Mostrou a diferença de um músculo de uma pessoa em boa forma, e de outra que não pratica desporto.
Os músculos de uma pessoa em boa forma física são capazes de extrair oxigénio do sangue, reduzindo as exigências feita ao coração e há menor formação de ácido láctico.
Por isso devemos dar actividade aos músculos.
O exercício reduz a gordura no sangue, as artérias ficam mais limpas, reduz os triglicerídeos.
O nosso amigo CHANG falou ainda da necessidade de se andar a pé ou correr, sendo muito bom para os ossos, afastando a osteoporose e fracturas, tão comuns na velhice.
Todos os assistentes eram médicos que trabalhavam em centros espíritas, no receituário.
Só eu ali me encontrava como visita ao pequeno centro médico espiritual.
Demorei ainda um pouco mais naquele belo lugar e falamos muito sobre a alimentação natural e o perigo das pessoas que deixam de comer carne e ficam anémicas; de uma alimentação rica em proteínas, mesmo não consumindo carne; de certos naturalistas que fazem propaganda contrária por serem muito radicais.
Existem pessoas que não conseguem ainda ficar sem a carne; nem por isso devem ser atacadas.
Perguntei se o médium, mesmo em um trabalho de desobsessão deve fazer a dieta da carne.
- Sim, respondeu.
A carne, como o chocolate e as roupas de seda, são anti-magnécticas.
Se o médium estiver empanturrado de alimentos, parecerá uma caixa de água, cuja boia faz com que ela não transborde.
Bloqueiam-se os seus canais doadores.
Não pensem alguns que existe no mundo espiritual quem necessite de fluidos desequilibrastes.
O corpo, livre de toxinas, está mais apto a oferecer fluidos magnéticos e estes, quando doados com amor, operam maravilhas.
- O médium não deve comer carne?
- Não, se ele deseja ser útil a encarnados e desencarnados.
Todavia, se ele só deseja ser notado como médium, que faça o que desejar, mas advirto que logo sentirá as consequências no seu próprio organismo.
Kin Mei, que se juntara a nós, sorria belamente.
- Qual a sua especialidade? - perguntei-lhe.
- Os hansenianos.
Preparo grupos para actuarem junto a eles.
- Pensei que aqui, neste centro médico, só se tratasse de ortopedia.
Ela respondeu:
- Não, aqui estudamos mais a medicina energética.
Agradeci, despedindo-me, prometendo voltar mais vezes.
Eles somente me disseram:
- Paz.
De longe, olhei para trás: acenaram-me e entraram.
Parei, observando cada construção.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado - Página 5 Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Set 26, 2020 8:06 pm

Aquelas almas abnegadas estudavam a cura dos encarnados.
Dirigi o olhar para o Alto e disse:
- Obrigado, obrigado, meu Deus e abençoe a todos.
Quando ganhei o pátio da Faculdade, Conrad e Sara aproximaram-se de mim.
- Foi até em casa?
- Não. Fui visitar Chang.
- Chang? E por que não nos chamou?
- Perdão, não sabia que vocês também o amam.
- Adoro esse chinesinho - falou Sara. Conrad perguntou-me:
- E Kin Mei, como está?
Bela e gentil?
- Você a conhece?
- Muito. Ela sempre vem à Faculdade dar aula sobre lepra.
- Gostei dela, Conrad; parece uma boneca de porcelana.
E vocês, por onde andaram?
- Ficamos aqui.
Estávamos conversando sobre uma parte do Antigo Testamento, quando...
- Sim, o quê?
- E que quase todos os que actuaram no Antigo, estavam de volta no Novo e, alguns, na Doutrina Espírita.
- Estou gostando demais das nossas aulas e, por falar nelas, está na hora de reiniciá-las.
Vamos até lá?
E assim fomos nós, alunos dedicados da bela faculdade do amor.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado - Página 5 Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Set 26, 2020 8:07 pm

Capítulo 34 - O CORDÃO DE PRATA
Todos, em profunda introspecção, oramos a Deus pela bênção da vida.
Em seguida, foram iniciadas as aulas e os painéis acenderam-se.
Confesso que não me encontrava inspirado para fazer perguntas, mas permaneci muito atento às formuladas.
E Conrad fez esta:
- Tobias, Capítulo 2, versículo 11:
Enquanto dormia, caiu-lhe dum ninho de andorinhas um pouco de estéreo quente sobre os olhos e ficou cego.
O que aconteceu de verdade?
Resposta: O estéreo de andorinha queima, principalmente se nos olhos; mas Tobias ficou cego por negligência médica.
Sara perguntou:
- O que significa, do livro Eclesiastes, Capítulo 12, versículos 6 e 7, esta passagem:
Lembra-te do teu Criador antes que se quebre o cordão de prata, se retire a fita de ouro, se quebre o cântaro sobre a fonte, se desfaça a roda sobre a cisterna, o pó volte à terra donde saiu e o espírito volte para Deus que o deu?
A resposta corresponde aos versículos 3 a 8:
São descrições sábias dos efeitos da velhice sobre o corpo.
Este é comparado à casa: as mãos são os guardas; os homens fortes são as pernas; os que moem, os dentes; os que vêem pelas janelas, os olhos; as portas, os lábios; a boca é a mó e o rumor do que mói é a voz.
Dificilmente o velho poderá subir, a amendoeira florirá - são os cabelos brancos.
O gafanhoto é o corpo - outrora ágil, na velhice pesado.
Lembra-te do teu Criador antes que se quebre o cordão de prata, se retire a fita de ouro.
O painel, neste trecho, ficou mais iluminado e as verdades espíritas ficaram tão claras!
Quem não ouviu falar no cordão prateado que se rompe no instante da desencarnação?
Aqui, no Antigo Testamento, ele aparece muito claramente.
Leiam bem o versículo 6:
Lembra-te do teu Criador antes que se quebre o cordão de prata, se retire a fita de ouro.
Todos nós sabemos que um laço fluídico mantém o cordão prateado junto ao corpo físico.
No Antigo Testamento, ele é considerado uma fita de ouro, por sua preciosidade; graças a ele o espírito cumpre a sua tarefa reencarnatória.
O texto prossegue: se quebre o cântaro sobre a fonte, se desfaça a roda sobre a cisterna.
Neste versículo é patente o momento da desencarnação; quando se vai afrouxando a fita de ouro, o espírito vai ficando atordoado, ou melhor, perturbado; ele não se encontra no plano físico nem no espiritual.
A medida que se rompe o laço fluídico, a alma vai ficando entorpecida.
E o cântaro se quebrando sobre a fonte, desfazendo-se as ligações fluídicas do perispírito com o Duplo Etérico, onde estão alojados os chamados chacras, rodas coloridas.
Quando ocorre a desencarnação, estes pontos luminosos vão, pouco a pouco, se apagando; isto se dá porque é no perispírito que se encontram os centros de força.
Com a desencarnação, o perispírito - onde eles estão - vai cortando as ligações fluídicas e paulatinamente o duplo vai-se abastecendo somente com os seus próprios recursos; mas ele não possui potência para aguentar muito tempo.
Por isso, depois da desencarnação, o duplo se desfaz; ele não tem luz suficiente para manter o corpo físico sem a chama eterna.
Vejamos ainda no versículo 16: se desfaça a roda sobre a cisterna.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado - Página 5 Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Set 26, 2020 8:08 pm

Os chacras, a roda; a cisterna, o corpo físico. Sabemos nós que o corpo físico é composto de muita água.
No versículo 7: o pó volta à terra donde saiu e o espírito volta a Deus que o deu.
O corpo físico é composto de fluidos da terra e para ela volta, para compor outros corpos.
O espírito volta a Deus , porque não morre.
E no 8: Vaidade de vaidade, disse o Eclesiastes, tudo é vaidade.
Olhei Sara e pensei: Se o homem não fosse tão vaidoso, aproveitaria melhor cada encarnação.
Pena que a vaidade atrapalhe tanto os nossos passos.
Fiquei ainda pensando na beleza e no trabalho para um Espírito reencarnar.
Então fiz uma espécie de comparação aos preparativos da subida do homem à lua; os astronautas experimentando os seus acessórios de viagem.
Se com eles nada pode dar errado, do contrário perecem, imaginemos a preocupação do Plano mais Alto com um Espírito que vai ocupar um corpo carnal:
a fusão do perispírito com o duplo etérico e o corpo físico.
E o homem ainda deseja atrapalhar, defendendo a liberação do aborto!
Se a mulher teve direito à vida, por que ela quer ter o direito de matar?
Nova pergunta me tirou dos meus pensamentos.
Pergunta: Sabedoria, 7 versículo 2:
No espaço de dez meses fui formado de sangue coagulado, do sémen do homem, no repouso próprio do sono.
Por que dez e não nove meses de gestação?
Resposta: A gestação dura cerca de 280 dias, isto é, nove meses e alguns dias.
Mas no Oriente, a contagem é feita de maneira diferente do Ocidente, por isso está escrito dez meses.
As leis da natureza são imutáveis.
Pergunta: Por que no Antigo Testamento fala-se tanto de Caridade e poucas religiões a adoptam como lema?
Vejamos no livro Eclesiastes, Capítulo 29, versículo 11:
Apesar de tudo isso sê magnânimo com o miserável e não o faças esperar pela esmola.
Resposta: A Escritura mostra-nos que a Caridade nos perdoa a multidão de pecados.
Ensina aos mensageiros das palavras divinas que a Caridade é o meio certo para ganharmos a vida eterna.
E Cristo o confirmou, quando disse que, se olhássemos o pobre estaríamos estendendo-Lhe as mãos.
A Caridade é a eclosão do que armazenamos dentro de nós.
Ela deve ser exercitada, praticada, para se tornar uma parte das nossas vidas.

N.E. Para melhor compreensão da resposta referente à pergunta de Sara (pág. 199), transcrevemos os versículos 3 a 8 do Cap. 12 do livro Eclesiastes:
"quando os guardas de tua casa começarem a tremer, e os homens fortes a vergar, e estiverem ociosos e em número reduzido os que moem, e os que vêem pelas janelas principiarem a cobrir-se de trevas; e quando se fecharem as portas sobre a rua, quando enfraquecera voz do que mói, e se levantarem com o cantar do pássaro, e todas as filhas da harmonia ensurdecerem.
Eles terão medo também (de subir) aos lugares altos, e temerão no caminho.
A amendoeira florescerá, o gafanhoto engordará, e a alcaparra se extinguira, porque o homem irá para a casa da sua eternidade, e, carpindo, (um dia) o irão acompanhando pelas ruas, (lembra-te do teu Criador) antes que se quebre o cordão de prata, e se retire a fita de ouro, e se quebre o cântaro sobre à fonte, e se desfaça a roda sobre a cisterna, e o pó volte à terra donde saiu, e o espírito volte para Deus que o deu.
Vaidade de vaidades, disse o Eclesiastes, e tudo é vaidade."
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado - Página 5 Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Set 26, 2020 8:08 pm

Capítulo 35 - REENCARNAÇÃO
Quantas verdades estão escondidas no Antigo Testamento!
Em Eclesiastes 30, versículo 4, encontramos no capítulo Educação dos Filhos.
Morreu o pai, e foi como se não morresse, porque deixou depois de si um seu semelhante e me recordei do livro Consciência, (1) a luta desesperada de mandar aos pais uma mensagem de amor e o meu desejo de que os pais de filhos ainda pequenos transmitissem-lhes as palavras divinas, único meio de salvá-las.
Recordei, há 10 anos atrás, quando Francisca Theresa já prevenia os pais para o perigo da droga em crianças de nove anos; e hoje o que mais se encontra são meninos e meninas sendo consumidos pelos mais variados vícios.
Mas, no momento o meu trabalho é outro, portanto, vamos acompanhar a aula.
No painel a pergunta: Eclesiastes, Capítulo 46, versículo 23:
Depois disto Samuel morreu e apareceu ao rei, predisse-lhe o fim de sua vida, e levantou a sua voz de baixo da terra, profetizando, para destruir a impiedade do povo.
Pergunta: Por que algumas religiões, mesmo conhecendo a Bíblia, continuam a afirmar que não existe manifestação dos espíritos, que os espíritas são loucos?
Resposta: E mais fácil acreditar que as faltas são enterradas junto ao corpo, do que imaginá-las diante do tribunal da consciência.
Neste versículo, a alma de Samuel foi evocada por meio de uma médium e apareceu a Saul, anunciando-lhe tanto a derrota em Gelboé como sua morte um dia depois.
Quem desejar conhecer melhor, procurar em l-Samuel, Capítulo 28, versículos 7 e 8.
Painel - pergunta: Quem Elias tirou do sepulcro? Eclesiástico, Capítulo 48, versículo 5:
Tu que fizeste sair um morto do sepulcro, avisando-o da morte em virtude da palavra de Deus.
Resposta: O Filho da viúva de Sarepta. I-Reis, Capítulo 17, versículos 22 e 23.
Pergunta: Eclesiástico, Capítulo 48, versículos 10 e 11:
Tu, de quem está escrito que no tempo dos julgamentos virás para abrandar a ira do Senhor, para reconciliar o coração dos pais com os filhos e para restituir as terras de Jacó.
Bem-aventurados os que te viram, e que foram louvados com a tua amizade.
Como as religiões cristãs renegam a reencarnação, quando ela está viva no Antigo e no Novo Testamento?
Resposta: Aplica-se a Elias a profecia de Malaquias que em o Novo Testamento é aplicada a João Batista, aquele que haveria de viver no espírito e em poder de Elias.
Jesus foi além. Disse ele que João era o Elias esperado e todos os teólogos detêm-se para pensar quando deparam com esses relatos referentes a Elias e João, personalidades idênticas.
Ainda: Por que em Eclesiastes, Capítulo 48, versículo 15:
Em sua vida fez prodígios e na morte operou maravilhas?
Resposta: Eliseu pediu a Elias porção dobrada do seu espírito, e Elias, depois que desencarnou, manifestava em Eliseu a sua força.
Painel: Isaías, Capítulo 19, versículo 21.
Como se tornou prostituída a cidade fiel, cheia de rectidão?
Outrora habitou nela a justiça, mas agora habitam os homicidas?
Resposta: A idolatria é chamada infidelidade, prostituição e adultério.
Uma cidade que se levanta contra o seu vizinho para destruí-lo, longe se encontra dos preceitos divinos.
Está coberta de idolatria e bem longe do amor.
Pergunta: Que quer dizer em Isaías, Capítulo 3, versículo 16:
Ainda disse mais o Senhor Pois que as filhas de Sião se elevaram e andam com o pescoço emproado, fazendo acenos com os olhos, gestos com as mãos, ruídos com os pés e caminham com passos apertados?
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado - Página 5 Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos