LUZ ESPÍRITA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado Empty Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Set 14, 2020 7:57 pm

Chama Eterna
Irene Pacheco Machado

Luiz Sérgio

Neste livro, Luiz Sérgio faz um estudo do Velho Testamento em linguagem de fácil assimilação das passagens bíblicas, esclarecendo pontos ainda não inteligíveis para nós.
Fala dos direitos humanos, da luta da mulher pela sua afirmação e emancipação e da evolução do ser.
À medida que vamos lendo o livro, transportados somos para o Reino de Deus e encontramos muitas verdades nas Escrituras, confirmadas hoje pela bendita Doutrina Espírita.

PREFÁCIO
Aquela madrugada de fevereiro de 1973 nunca se apagará nas minhas lembranças.
O carro, a ultrapassagem do ónibus, o buraco enorme na pista, a roda traseira avariada e o rodopio vertiginoso da capotagem, além dos últimos barulhos dos vidros que se quebravam, são as impressões gravadas em minha mente.
Depois, as vozes do Hugo e da Maria Helena, colegas de trabalho e de viagem, a me procurar na escuridão.
Minhas primeiras palavras, de imediato, sem perder a consciência:
- Onde está o Sérgio?
Eu sei que aconteceu alguma coisa, ele está vivo?
Estivemos ali naquela beira de estrada quase chegando em Ribeirão Preto-SP, unidos numa viagem fantástica, arremessados para fora do carro, num voo em que cada um pousaria no seu destino: ele no asfalto, sem vida, e eu no barro, já inválido.
Tive o privilégio especial de conviver com o Luiz Sérgio.
Na Agência Central do Banco do Brasil em Brasília formávamos a dupla de acompanhamento da bateria dos caixas, trabalhando com a rapidez e eficiência que o excesso de serviço mui exigia.
A alegria espontânea, o espírito perspicaz e indagador, a camaradagem simpática e a exigência da exactidão científica poderiam ser citadas como qualidades desse amigo sensível que mais de uma vez também vi aflito pela pressa de viver.
Este livro psicografado traz sábias palavras de interpretação do Antigo Testamento, que fornecem uma segura orientação para os tormentosos momentos em que atravessamos.
Paira, acima de tudo e nas entrelinhas, a mensagem fundamental do Amor como essência da chama eterna que justifica e dá sentido à vida.
Pela soberba e fé diminuta, deixamos de perceber o quanto somos pequenos perante os mistérios e as revelações da morte/vida.
Ao caro amigo, onde estiver agora, o meu recado de saudade.
Muito temos vivenciado, aqui neste mundo de injustiças, violências contra os fracos, drogas e ambição.
Poucos somos os que tentamos melhorar tudo isso, temos crescido, breve seremos a maioria nesta humanidade de tantos deuses e poucas crenças.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122421
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Set 14, 2020 7:57 pm

Sumário
Prefácio.

CAPÍTULO 1 - Novos Estudos
CAPÍTULO 2 - A Criação da Terra
CAPÍTULO 3 - Firmamento - Matriz da Terra
CAPÍTULO 4 - A Veste da Chama Eterna
CAPÍTULO 5 - O Simbolismo de Adão e Eva
CAPÍTULO 6 - Moisés - O Grande Médium
CAPÍTULO 7 - O Amor de Deus na Evolução do Ser
CAPÍTULO 8 - Surgem os Direitos Humanos Vasti, A Primeira Feminista
CAPÍTULO 9 - As Manifestações Espíritas no Antigo Testamento
CAPÍTULO 10 - Espírito e Períspirito, Companheiro de Evolução Migrações do Espírito
CAPÍTULO 11 - Os Estudos Continuam
CAPÍTULO 12 - Devassando o Inconsciente
CAPÍTULO 13 - Cântico de Moisés
CAPÍTULO 14 - O Anúncio da Vinda do Senhor
CAPÍTULO 15 - No Departamento da Arte
CAPÍTULO 16 - Intercâmbio Musical
CAPÍTULO 17 - Volta às Escrituras - Livros de Jó
CAPÍTULO 18 - Corpo - Períspirito - Espírito
CAPÍTULO 19 - João Batista e Elias - Página Viva das Vidas Sucessivas
CAPÍTULO 20 - A Responsabilidade da Mulher
CAPÍTULO 21 - As Lições do Renascer e Morrer
CAPÍTULO 22 - De Volta ao Meu Passado
CAPÍTULO 23 - A Tarefa da Divulgação Educação Sexual na Infância
CAPÍTULO 24 - Aarão - Médium de Efeitos Físicos
CAPÍTULO 25 - Exemplos de Perseverança, Humildade e Fé
CAPÍTULO 26 - Respeitemos Nossa Mediunidade
CAPÍTULO 27 - Ó pastores, ouvi a Palavra do Senhor!
CAPÍTULO 28 - De Volta ao Departamento da Arte
CAPÍTULO 29 - De Daniel a Sofonias
CAPÍTULO 30 - No Painel, Respostas Esclarecedoras
CAPÍTULO 31 - Judite e Maria - Revelações que Despontam no Painel
CAPÍTULO 32 - Nos Salmos, Muitas Predições
CAPÍTULO 33 - Meu encontro com Chang
CAPÍTULO 34 - O Cordão de Prata.
CAPÍTULO 35 - Reencarnação
CAPÍTULO 36 - Magnetismo, Agente Universal
CAPÍTULO 37 - Jesus, Mensagem de Amor
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122421
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Set 14, 2020 7:58 pm

Capítulo 1 - NOVOS ESTUDOS
Lucas, Capítulo 21, versículos 34 a 36:
E Jesus terminou, dizendo:
Fiquem vigiando!
Não estejam ocupados demais com festas e bebidas fortes, ou com preocupações desta vida, para que aquele dia não pegue vocês de surpresa.
Portanto, fiquem sempre vigiando e orando, para poderem escapar de tudo o que vai acontecer e continuem firmes diante do Filho do homem.
Esta a passagem do Evangelho que se encontrava afixada no painel da sala que antecedia o auditório onde eu iria assistir a uma aula.
Entrei respeitosamente, dando graças ao Senhor da Vida por ter um dia confiado em mim, oferecendo-me trabalho.
Minha vida - que só a mim pertence e que tenho obrigação de cuidar - é Chama Eterna que jamais será destruída, podendo apenas ser escurecida pelas minhas próprias imperfeições.
Com esse pensamento, fui-me sentindo o próprio sol, apto a clarear recantos repletos de trevas, vendo-me enlaçado pelos braços de Jesus e brandamente as lágrimas me molharam o rosto.
Era a emoção, o reconhecimento de toda graça recebida:
o Luiz Sérgio estava despertando para o valor do espírito.
Nesse despertar, veio-me uma vontade incontida de trabalhar mais.
Ao meu lado, vários irmãos caminhavam; uns, pensativos, outros, esperançosos.
Eram os discípulos de Jesus que ali compareciam em busca de novas tarefas.
A nossa frente, um globo azulado recebia luz intensa, que o banhava com amor.
Ficamos a observá-lo.
Como é belo o nosso Planeta!
Tomamos, então, conhecimento do que iríamos estudar e da equipe que nos prestaria ajuda, através de um painel pontilhado com luzes de cores variadas.
Deslumbrado com a eficiência dos trabalhadores do Senhor, aproximei-me e notei que os outros faziam o mesmo.
Cada um, ao verificar o seu local de trabalho, encontrava uma seta com o número da sala a ser procurada.
Sorri, ao encontrar a minha: era a de número treze.
Nem me passou pela cabeça procurar ver se alguém me seguia, tão rápido saí.
No momento em que ia bater, a porta se abriu e me vi em um salão sem nenhum móvel, muito claro e belo, onde se ouvia a Sinfonia número 3 de Bach.
Fiquei olhando as paredes sem saber o que fazer e aí percebi que não me encontrava sozinho; ao meu lado, não tão curiosos, mais dois jovens, que logo fiquei sabendo chamarem-se Samuel e Lourival.
Por não conhecê-los, apenas cumprimentei-os gentilmente, um pouco triste por não ter reencontrado a minha turma antiga.
"Que danação de vida.
A gente vive se separando das pessoas amadas!"
Nem acabara de pensar e novos companheiros deram entrada no salão.
Com ansiedade, continuei procurando, mas, nada!
Todas elas eram pessoas desconhecidas para mim.
Lembrei de alguém muito querido, que sempre nos orienta: o nosso Jacó, que sempre diz:
"Somos os filhos de Deus, que precisam ficar juntos para aprender a amar.
A cada dia fazemos novas amizades e graças a elas vamos ficando menos egoístas.
Já imaginaram se o nosso mundo fosse composto só da nossa família?
Benditas as escolas, os trabalhos, enfim, a família social.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122421
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Set 14, 2020 7:58 pm

Ela é que nos testa o amor."
Nesse momento reparei em dois companheiros que entravam, Sara e Conrad, e dei aquele sorriso de boas-vindas.
Nisso, escutei o meu nome pronunciado com ternura:
Luiz Sérgio de Carvalho, idade, filiação, trabalhos realizados, etc. e tal.
Depois foi a vez de Samuel, Lourival, Sara,1 Conrad2 e Saturnino.
Cerrei os olhos e orei a Maria com fervor:
"Bendita Mãe Espiritual de toda a Humanidade, aproximo-me para Vos agradecer a protecção oferecida em todos esses anos de minha peregrinação pela Terra, onde o Vosso perfume inundou o meu espírito, chamando-o às responsabilidades do trabalho.
Ao fitar-Vos, sinto a coragem transmitida pelo Vosso olhar e me ponho a caminhar sem medo, considerando-me apto às tarefas recebidas.
Hoje, Senhora, peço a Vossa presença constante em meu coração, para que ele trabalhe dentro da disciplina do Vosso filho Jesus.
Mas, se por acaso eu me vir preso da impaciência e do orgulho, como Mãe tolerante, chamai-me à razão.
Cuidai de mim, Senhora, porque ainda tenho o espírito vacilante e necessito de Vossas mãos amigas."
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122421
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Set 14, 2020 7:58 pm

Capítulo 2 - A CRIAÇÃO DA TERRA
Terminada a prece, senti a mão amiga de Sara que, carinhosamente, me tocou:
- Querida, como é bom tê-la por perto!
Do salão dirigimo-nos para o local a nós indicado.
Lá, uma bela senhora deu-nos as boas-vindas e foi logo se apresentando:
- Sou Corina, uma irmã em Cristo.
Estamos aqui para falar da beleza da vida.
Para compreendê-la nada melhor do que buscarmos o conhecimento nas Escrituras e aprendermos um pouco sobre nós mesmos; iremos encontrar, à medida que procurarmos, a razão de hoje aqui nos encontrarmos.
Os irmãos já conviveram com os suicidas e junto a eles a triste experiência do sofrimento da alma.
Em contacto com o Espiritismo, o homem descobre a vida espiritual, mas muitos ainda estão apegados à matéria e, junto a ela, praticam actos pouco dignos.
Eu nem piscava.
Corina me fascinou.
Não só ela, como também o recinto, que era circundado por telas gigantescas, onde, pressentíamos, logo teríamos valiosas lições.
Corina apertou um botão e foi projectando filmes referentes à criação do Universo.
Tive a impressão de que não mais me encontrava na sala e, sim, no local filmado, tal o realismo das cenas.
O narrador, com voz suave, iniciou a prelecção:
Génesis, Capítulo 1 e versículos 1 e 2:
No princípio Deus criou o céu e a terra.
A terra, porém, estava sem forma e vazia, e as trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus movia-se sobre as águas.
E vimos o nosso Planeta completamente vazio e informe; e outros lugares, principalmente o que chamamos Céu, todo ele sendo banhado pelo Sol divino, Deus.
Vou tentar narrar para você.
Imaginemos uma imensa tela recebendo do artista as formas, assim nós víamos a formação do mundo espiritual.
Percebemos que toda a vida começava na profundeza das águas.
Versículo 20:
Disse também Deus:
Produzam as águas répteis animados e viventes, e aves que voem sobre a terra debaixo do firmamento do céu.
Notamos que o abismo continuava vazio:
era a Terra que, à medida que o céu crescia em luz, ganhava também um pouco de vida.
Mas, a beleza dos mundos já formados nos contagiava a todos que assistíamos ao poder de Deus.
Eu procurava a Terra.
Ela continuava escura e informe, enquanto a parte espiritual ia-se embelezando.
Versículos 8 a 10:
E Deus chamou o firmamento céu.
E disse também Deus:
As águas que estão debaixo do céu ajuntem-se num só lugar e apareça o (elemento) árido.
E assim fez.
E Deus chamou o elemento árido terra, e o conjunto das águas mares.
E Deus viu que isso era bom.
E assim nos defrontamos com o Firmamento.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122421
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Set 14, 2020 7:58 pm

As flores eram belas, irradiantes de luz.
As paisagens eram celestes.
Víamos o crescimento das espécies, a vida no firmamento e buscamos o homem.
Corina, sentada ao nosso lado, preocupada estava em que nós analisássemos todas as ervas, todas as árvores, enfim, tudo o que Deus criou, principalmente a "morte" e a sucessão das espécies da natureza.
E fomos para o Capítulo 2, versículos 4 a 7:
Tal a origem do céu e da terra, quando foram criados, no dia em que o Senhor fez o céu e a terra, e toda planta do campo antes que nascesse na terra, e toda erva do campo antes que germinasse; porque o Senhor Deus não tinha (ainda) feito chover sobre a terra, nem havia homem que a cultivasse.
Mas da terra safa uma fonte, que regava toda a superfície da terra.
O Senhor Deus formou, pois, o homem do barro da terra, e soprou no seu rosto um sopro de vida, e o homem tornou-se alma (pessoa) vivente.
Aqui, confesso, fiquei aturdido e voltei a procurar o elemento árido, para compreender o porquê da fonte de água que banhava a terra e percebi que o planeta Terra ainda vivia isolado do firmamento, nele não habitava ainda a Chama divina, o homem, porque só seria habitado na hora precisa.
"Nem havia homem que a cultivasse."
Mas, no firmamento, céu, tudo era vida em progresso.
Procuramos o homem (pessoa/espírito) e pudemos observar que desde que Deus começara a criar iniciou-se o crescimento da Chama divina, a Vida.
Enquanto isso, a Terra continuava em trevas, como se adormecida.
No painel apareceu a frase e a citação:
O homem no paraíso terrestre. Versículo 8:
Ora, o Senhor Deus tinha plantado, desde o princípio, um paraíso de delícias, no qual pôs o homem que tinha formado.
Um dos meus colegas me indagou:
- Não vejo o homem, só o Firmamento.
Sorri feliz, e a minha fé se fez intensa.
Deus é Pai, a Sua bondade é infinita.
Ofertou-nos o paraíso da vida para respeitarmos a natureza.
Já vivemos em todos os reinos, somos uma luz compondo todo o equilíbrio do Universo, sendo esta a causa do desespero de um suicida; ele não tem o direito de sair de cena, porque faz parte do equilíbrio do Universo.
Adorei as pedras, os pássaros, as árvores, as flores.
E cerrei os olhos devagarinho para reter as lágrimas de emoção que teimavam em aflorar em meus olhos.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122421
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Set 14, 2020 7:59 pm

Capítulo 3 - FIRMAMENTO - MATRIZ DA TERRA
Fiquei feliz ao reconhecer um espírito que muito amo, amigo, gente como a gente: João é o seu nome.
Ele sorriu para mim, deixando-me mais confiante para fazer perguntas e, na primeira oportunidade, formulei-as:
- Estamos apreciando a formação do Universo ou do nosso Planeta?
- Somos ainda muito pequenos em inteligência para entrar no aprendizado do Universo.
Estamos, no momento, tentando conhecer a beleza do nosso mundo: a Terra.
- Irmão, e o firmamento, o "céu", como alguns chamam, por que foi criado?
- Porque primeiro se faz a matriz e a Terra é uma cópia do mundo espiritual, chamado no Antigo Testamento de firmamento.
- Sendo belo o mundo espiritual, por que a Terra, uma réplica dele, não é tão bela?
- Porque o homem a vem destruindo com seus actos de egoísmo.
Voltamos a olhar a tela e nela vimos o "Paraíso", não o firmamento, mundo espiritual.
Se fôssemos puros descreveríamos a sua beleza, com o homem vivendo no jardim divino.
Enquanto isso, víamos a Chama divina crescendo pouco a pouco, uma semente simples ganhando a fertilidade da vida, passando pelos reinos da natureza e recebendo o livre arbítrio, esta faca de dois gumes. Sara perguntou:
- Se o homem não retroage, como se torna mau?
- Irmã, Deus nos criou cordeiros, com pêlos branquinhos, mas fomos rolando pelos precipícios do mal e ficando escuros, por actos indignos cometidos.
Ele deu vida a uma essência; o seu desenvolvimento é conquista própria.
Somos uma fagulha divina que podemos comparar com as águas dos pequenos rios.
Um dia chegaremos ao grande mar, porém antes já teremos passado por lugares cobertos de lodo.
No futuro, a água suja limpar-se-á.
Um dos colegas perguntou:
- A Terra foi formada depois do "céu", firmamento, mundo espiritual?
-Antes da sua formação, Deus havia criado o Universo.
Em algumas partes dele se dava o crescimento da vida.
Contudo sua pergunta já foi anteriormente respondida, quando eu disse ser o firmamento a matriz da Terra.
- Todos os espíritos que aqui vivem aqui foram criados?
- Não. Muitos planetas foram habitados pelos espíritos expulsos do "Paraíso".
Mas, para que os deportados pudessem possuir condição de vida, Deus, por bondade, não cessou de criar.
Tudo na natureza tem vida, portanto, tudo se transforma.
É a lei do progresso.
Da planta que morre é retirado o fluido vital que será transportado para outro ponto onde continuará a seguir a lei da evolução.
- Muitos espíritos que vivem hoje na Terra foram nela criados?
- Sim.
- E eles não viveram no "Paraíso"?
- Sim. Mas, retornando ao nosso assunto, todos, quando morrem, voltam ao "firmamento", "céu", e alguns que aqui foram criados estão incorporados em planetas evoluídos.
- Que maravilha! exclamei, de coração.
Todos sorriram.
Nesse momento a aula foi encerrada e pedindo licença, retiramo-nos.
Perto de Sara, limpei com minhas mãos o seu braço.
- O que aconteceu? - perguntou-me.
- Limpei o seu pêlo, meu cordeirinho sujo.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122421
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Set 14, 2020 7:59 pm

- E eu, como posso limpar o seu com as mãos?
Impossível! Samuel, rindo, acrescentou:
- Sendo da Terra, ele vai é precisar de uma boa lixa de madeira.
- E você, de onde é?
Não me diga que não é da Terra!
E como entrou no nosso espaço, já que tudo obedece a uma acção magnética?
Samuel não respondeu.
Eu ainda brinquei:
- Você me parece diferente, um pouco verde..., um tanto esquisito...
O irmão não se alterou, apenas sorriu.
Envergonhado, pedi-lhe desculpas, pois ele não me conhecia e, portanto, deveria estar admirado com a minha brincadeira.
Tratei logo de mudar de assunto.
- Hoje eu nem queria parar, estou gostando demais das aulas e louco para conhecer Adão e Eva.
Sempre tive curiosidade sobre isso.
- Eu não. Desejo apenas que eles nos mostrem o princípio da vida, a Chama Eterna, e como se dá a criação do períspirito - o Lourival foi quem disse isso.
- É mesmo! - e anotei no meu caderno.
Ia pedir a João e a Corina que nos dessem uma aula sobre a criação do espírito e do seu invólucro. Dirigi-me a Conrad:
- Fico feliz, amigo, por reencontrá-lo.
Graças à atracção magnética hoje estamos juntos novamente.
Ali ficamos, tirando as nossas conclusões e me vi diante da vida, motivo pelo qual agradeci a Deus pela "morte", remédio que cura e embeleza nossos espíritos.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122421
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Set 14, 2020 8:01 pm

Capítulo 4 - A VESTE DA CHAMA ETERNA
Retornamos à sala de aula.
Sentia-me igualzinho aos meus primeiros tempos de colégio: curioso e feliz.
Aguardava, ansiosamente, a chegada de João e Corina, nossos orientadores.
Cada objecto era examinado por mim com imenso interesse.
Afinal eles chegaram para reinício de um belo aprendizado.
Feita a prece, começou a aula.
O Antigo Testamento era desfolhado à nossa frente e cada página lida projectava-se em uma imensa tela.
Génesis, Capítulo 2, versículo 18:
Disse mais o Senhor Deus:
Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliar que lhe seja semelhante.
E assim foi criada a mulher, companheira do homem.
Fêmea e macho, um dos elementos para o progresso da Humanidade, Chamas Eternas, revestidas individualmente, mas de real valor para Deus.
A Chama Eterna do homem é igual à da mulher, por isso, no âmago, não existe fragilidade feminina.
Os dois foram criados por Deus, tendo sido a fêmea revestida de um períspirito mais delicado, dada a sua missão maternal.
E pudemos perceber o períspirito do homem e também o da mulher, comunicando-se com a alma através do fluido vital e do sistema nervoso.
Portanto, nada difere entre o homem e a mulher; ambos são espíritos a caminho da evolução.
Muitos culpam Eva pelo pecado, dizendo ter sido ela quem comeu o fruto, tentando o homem, mas todos os dias as árvores são cobiçadas e os homens, por falta de evolução, sentem-se atraídos por todos os bens temporais.
Daí ninguém estar apto a julgar frágil a mulher; tanto ela quanto o homem foram criados simples e ignorantes e preparados para penetrar no reino humano.
Depois de passarem por vários reinos, receberam do Senhor a consciência, chegando, desse modo, à condição de espíritos prontos para entrarem no reino humano.
Até aí o espírito está inocente.
Já tendo abandonado seu invólucro animal, recobre-se dos fluidos que lhe comporão o invólucro chamado perispírito, portanto, veste da Chama divina.
O perispírito do homem é composto do fluido universal, que é força etérea, instrumento de realização do seu progresso ou da sua queda, ao sair do estado intermediário, ou seja, antes de receber o diploma do livro arbítrio.
Vamos comparar tudo isso com um estudante que estagia antes de se formar em uma das suas áreas de trabalho; o espírito é levado a vários mundos, para ter conhecimento do bem e do mal.
(Mais tarde falaremos sobre isso).
Agora, vamos tratar do momento em que o espírito ganha o perispírito, isto é, organiza a sua constituição fluídica, de acordo com o seu temperamento, pois mesmo sem usar ainda o livre arbítrio o espírito já tem tendências.
E comparado a um estudante de medicina que já conhece a origem da doença, mas ainda não pode receitar, por não estar formado e não possuir diploma.
No caso do espírito, o diploma é o livre arbítrio.
Depois de ter recebido o livre arbítrio, ele é confiado a espíritos capacitados para auxiliarem no seu crescimento espiritual.
Muitos deles se transviam, achando-se suficientemente capazes de caminhar sozinhos, logo são presas do orgulho e não acatam os conselhos dos ministros do Senhor.
Esses espíritos presunçosos são então humanizados e, sob a opressão da carne, encarnam em mundos primitivos.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122421
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Set 14, 2020 8:02 pm

O que não vem a ser o caso dos exilados que vieram para o Planeta Terra.
Estes tiveram de receber os fluidos em harmonia com o mundo que eles deveriam habitar segundo os próprios graus de adiantamento.
A partir do instante em que espíritos falidos precisaram vir para o Planeta, formado para abrigá-los, tiveram que aceitar as vestes adequadas aos primeiros humanos e as mais apropriadas foram semelhantes às dos macacos.
Embora em uma veste bastante grosseira, não deixaram de ser espíritos humanos.
No curso da encarnação esses fluidos foram mudando de natureza; é que a Terra ainda era primitiva, em fase de criação, e os espíritos que para aqui vieram precisaram de uma queda educativa.
Terminada a aula, aproximei-me de Irmão João e de Corina.
Eles me sorriram, por me conhecerem bem.
- Irmãos, vimos que Deus cria incessantemente; todos os espíritos criados na Terra aqui ficarão?
- Não. Como acabamos de narrar, os espíritos passam por vários reinos e só conhecerão os planetas de expiação se falirem.
Eu não havia compreendido.
Ele continuou:
- Em qualquer mundo, fluídico ou não, existem os reinos mineral, vegetal e animal, portanto, tudo obedece à lei da natureza.
No momento de receber o livre arbítrio, não importa onde viveu o espírito, importa o que ele acumulou de bom em si, e quais foram esses fluidos.
Ainda outra pergunta?
- Sim. E agradecido ficarei.
0 espírito só recebe o perispírito no momento do seu encontro com o livre arbítrio.
Até aí eles andam nus?
Se os animais não têm períspirito, como vivem no mundo espiritual?
- Eles possuem uma veste que não se chama perispírito; ela é composta de outros fluidos, apropriados às suas necessidades, fluidos estes do reino a que pertencem.
Eles não são humanizados, não se esqueça disso.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122421
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Set 15, 2020 7:31 pm

Capítulo 5 - O SIMBOLISMO DE ADÃO E EVA
Após a bela aula, saímos para espairecer.
- Amigo, você que já estudou a Bíblia, como se sente hoje, diante dessas revelações? - perguntei a Conrad.
- No início me baratinava, mas agora me vejo mais seguro e procuro sair da letra.
Os outros conversavam sobre a teoria da incrustação, referente à criação da Terra e Lourival nos fazia ver que o nosso Planeta é jovem e que recordávamos a sua formação quando Deus criou o céu e a terra.
Ali ficamos ainda alguns momentos para logo retornarmos à sala de aula.
A tela agora exibia a expulsão de Adão e Eva, para em seguida nos mostrar que os mundos progridem fisicamente pela elaboração da matéria e moralmente pela purificação dos espíritos, sendo esta a razão das mutações em sua população; que a Terra, que um dia recebeu os "anjos decaídos", logo que progredir moral e fisicamente, também terá de expulsar os falidos.
Ao mesmo tempo que os maus partem, os bons chegam por merecimento.
Portanto, o Planeta tende a evoluir e ai do espírito que teima em permanecer no erro.
Enfim, todos somos adãos e evas, pecando e sendo expulsos.
Mantendo-nos fiéis a Deus, iremos para mundos evoluídos.
A Génesis nos mostra o princípio da vida na Terra, quando o ser para cá foi trazido e teve de sobreviver num mundo primitivo, a luta dos primeiros homens, a formação do nosso Planeta.
- No início do nosso Planeta, Jesus a tudo controlava? - indaguei.
- Sim. Como Governador, pacientemente, tudo conduzia.
- Gostaria, irmão, que falássemos mais sobre a formação do perispírito e a caída do ser.
- Está certo.
Outro dia abordaremos o assunto.
Confesso que não compreendia direito onde o espírito culposo reencarnava, mas ali aprendi que era por toda parte do Universo.
Todos os mundos estão aptos a receber a vida sob várias formas e graus evolutivos, sendo eles:
19 - rudimentares ou primitivos; 2° - mundos expiatórios; 39 - mundos regeneradores; 4° - mundos felizes; 59 - mundos celestes.
- Viemos ou não de Adão e Eva?
- Não, Luiz. Eles são uma alegoria que simboliza as primeiras idades da História.
No painel surgiram as figuras dos "anjos decaídos", o momento em que, atingidos pela culpa, eles se curvaram de vergonha, cobrindo o corpo, já que o erro aflorava através das suas atitudes.
E o mundo onde habitavam tornou-se asfixiante, difícil de se viver.
Na Génesis, Capítulo III, versículo 24:
E, expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida.
O anjo pecador se viu coagido diante da pureza de outros espíritos e sentiu como se fosse prisioneiro, vendo na fisionomia pura dos querubins a lâmina cruel da espada da verdade.
E assim o ar puro do mundo antes habitado foi ficando difícil de ser respirado, pesado, e Deus, bondoso, deu aos culposos oportunidade de remissão.
E aí iniciou para Adão e Eva o encontro com a dor.
Tiveram de sair do paraíso e entrar em um mundo primitivo.
Mas existiram também outros adãos e outras evas e todos eles tiveram de enfrentar as consequências das suas fraquezas.
O primeiro homicídio, a invigilância do homem para com o homem está na Génesis, Capítulo 4, versículo 8:
Disse Caim a Abel, seu irmão:
Vamos ao campo.
Estando eles no campo, sucedeu que investiu Caim contra Abel seu irmão e o matou.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122421
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Set 15, 2020 7:32 pm

Aqui deparamo-nos com a doutrina reencarnatória.
Diante de nós, as Escrituras colocaram a diferença de sentimentos:
embora sendo Abel um ser que errou, um espírito falido, era menos mau que seu irmão.
Ele deve ter falido não por ódio e sim por outra fraqueza.
Quanto a Caim, era um espírito muito mais violento.
Dois filhos nascidos dos mesmos pais, porém completamente diferentes.
Um, irascível, outro, manso, provando que "o que é nascido da carne é carne e o que é nascido do Espírito é Espírito", que o corpo que serve à encarnação é composto pelos elementos do próprio planeta; que o espírito criado por Deus é dono de si mesmo, com tendências adquiridas pela liberdade concedida pelo Pai e muitas vezes não aproveitada.
Génesis, Capítulo 4, versículo 17:
E coabitou Caim com sua mulher; ela concebeu e deu à luz Enoque, o nome de seu filho.
Aqui está a prova de que não foram só Adão e Eva os expulsos, caso contrário, quem teria gerado a mulher de Caim?
Portanto, os primeiros habitantes da Terra foram "anjos decaídos", homens que abusaram do livre-arbítrio e foram expulsos do Paraíso.
Génesis, Capítulo 6, versículo 13:
Então disse Deus a Noé:
O fim de toda carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os farei perecer juntamente com a terra.
Até este momento a Terra vinha lutando pelo seu progresso.
Sabemos que logo que um mundo alcança um dos seus períodos de transformação, que o faz alcançar uma outra hierarquia, operam-se mutações em sua população encarnada e desencarnada.
Dá-se, então, a separação do joio e do trigo.
0 dilúvio foi um vestibular imprescindível, onde se processaram as necessárias migrações.
Em épocas precisas as transformações são indispensáveis e irão ocorrer sempre.
Com Abel e Caim nos defrontamos com a imperfeição humana.
E ainda hoje a Chama Eterna, que é o Espírito, se vê diante da oportunidade e continua a não se importar com a evolução.
Caim mata Abel e assim encontramos na Génesis a luta do homem.
0 simbolismo da Bíblia é necessário e se formos acompanhando a sua leitura, capítulo por capítulo, encontraremos muito ensinamento, tais como o crescimento da Chama divina, a luta do Espírito na carne, do homem com ele mesmo.
A Génesis mostra a escalada do homem encarnado, a justiça de Deus, colocada de maneira muitas vezes confundida coma ira.
Vamos ao Capítulo 11, versículo 1 da Génesis:
Ora, em toda terra havia apenas uma linguagem e uma maneira de falar.
O versículo 6:
E disse: Eis que o povo é um, e todos têm a mesma linguagem.
Isto e só o começo; agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer.
Naquele tempo, a linguagem era universal e as cidades iam surgindo.
Estava o homem começando a dominar a terra.
Logo adiante no versículo 7:
Vinde, desçamos, e confundamos ali a sua linguagem, para que um não entenda a linguagem do outro.
Aqui começou a separação do homem, pois sem diálogo não existe fraternidade.
O ser humano desejou a separação e confeccionou bandeiras que mais tarde iriam levá-lo à guerra.
Os anjos caídos iam, paulatinamente, uns se levantando, outros, de acordo com suas tendências, reiniciando os erros pretéritos.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122421
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Set 15, 2020 7:32 pm

A Bíblia nos mostra a participação dos ministros de Deus, chamados de anjos pelos homens da época.
Lendo as Escrituras, vamos conhecendo a alma encarnada; a fé que, de uma maneira cega, a leva a uma atitude muito dura para com o seu próximo.
Vimos passar diante de nossos olhos toda a história bíblica, e apavorados com Sodoma e Gomorra, lembramos nosso livro Consciência, onde nos defrontamos com episódios idênticos.
O homossexualismo era um fato rotineiro.
As cenas foram desaparecendo e os instrutores deram por finda a aula.
Aproximei-me de Corina e João e lhes agradeci, não sem antes lhes fazer uma pergunta:
- O homem, no início do Planeta, vivia livre, dono da terra que escolhesse.
Depois, foi ora tomando a do outro através de brigas ora mudando por conta própria.
Essa é a causa da diversidade de raças?
- Sob climas diferentes formaram-se novos tipos, mas da mesma espécie.
Cada região do Planeta possui fluidos próprios do local, o que faz diferir as aparências:
pretos, pardos, morenos, brancos, etc.
- Sendo assim, somos todos irmãos, filhos de Deus, Chamas Eternas, lutando para brilhar, mesmo ainda debaixo do alqueire chamado matéria.
- Sim, meu amigo, somos eternos discípulos e oremos ao Senhor para chegarmos um dia à Pátria eterna, onde a matéria não vai mais nos aprisionar.
O homem é um pássaro cujas asas chamadas perfeição ainda não sabe usar, mas chegará o dia em que, cansado de ser podado pela reencarnação, que é o nascer e morrer, ele, ciente da verdade, com ela ficará, livrando-se da "morte", que são as nossas imperfeições.
Luiz, notamos que vocês prestam muita atenção às aulas.
Logo iniciaremos a parte prática, quando então estaremos ao lado do homem, observando o que ele está a fazer com a sua grande oportunidade: a vida.
- Mas vamos parar com os estudos da Bíblia?
- Não, sempre voltaremos aqui.
Porém teremos de estudar a vida dos "anjos decaídos" e tentar compará-los.
Fitei meus amigos e dei graças por ter sido criado um dia por Deus, o Rei do Universo, compreendendo o quanto preciso agradecer-Lhe.
Graças a Ele jamais morrerei.
Ele é a chama do amor que me faz eterno.
Amo-Vos, meu Deus, e Vos agradeço em nome de todos aqueles que tanto precisam da Vossa bondade.
Esperai por nós.
Um dia chegaremos ao cume da montanha, sem cansaço.
Cientes de que nos criastes simples e inocentes, tentaremos tornar-nos bons.
Obrigado, Senhor.
Nós Vos amamos.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122421
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Set 15, 2020 7:35 pm

Capítulo 6 - MOISÉS - 0 GRANDE MÉDIUM
Admirando aquele auditório, cujas telas davam a certeza da inteligência do ser quando esta é dedicada ao bem, tínhamos a impressão de estarmos vivendo o Antigo Testamento.
O filme era tão real que quase podíamos tocar as pessoas.
Eu fiquei maravilhado.
Irmão João, sorrindo ao perceber meu interesse, continuou sua aula.
- Estamos estudando a vida do primeiro homem na Terra e sua queda, que foi o início da sua peregrinação.
Fomos, então, conhecendo a vida dos personagens bíblicos.
Eles apareciam defronte a nós, com os mesmos problemas enfrentados por muitos na actualidade.
Na Génesis, Capítulo 5, versículos 1 a 3, diz:
Este é o livro da genealogia de Adão.
No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez; homem e mulher os criou, e os abençoou e lhes chamou pelo nome de Adão, no dia em que foram criados.
Depois que gerou a Set, viveu Adão oitocentos anos; e teve filhos e filhas.
Aqui levantei o dedo, indagando dos amigos o porquê dessa longevidade dos homens bíblicos.
- A contagem numérica era diferente e, depois, muitas vezes eles eram tão cultuados que, mesmo mortos, eram considerados vivos pelos familiares, como patriarcas que foram.
A sua maneira de viver servia de exemplo para toda a família.
Não que eles ficassem na carne por mil anos, o que cientificamente é provado ser impossível, porque não existe matéria física que suporte tanto tempo exposta ao frio e ao vento, ao desgaste da própria vida física.
- Obrigado.
Eu gostaria de perguntar muito mais, porém já adquiri senso do momento exacto de parar.
Na tela, a genealogia de Adão ia, gradativamente, povoando a Terra.
Nos versículos 28 e 29 do Capítulo 5:
Lamec viveu cento e oitenta e dois anos, e gerou um filho; pôs-lhe o nome de Noé.
No Antigo Testamento, ainda na Génesis, 6, vemos como se foram multiplicando os homens da Terra, e lhes nasceram filhos.
Assim, fomos conhecendo as lutas dos primeiros homens da Terra, espíritos falidos que aqui vieram para dar continuidade ao seu crescimento espiritual.
Em minha mente fervilhavam milhares de perguntas e fiz uma delas:
- Irmão, esses homens eram bem primitivos?
- Sim. Devido à sua queda, possuíam a mente adormecida.
Para muitos deles a mulher era um ser amaldiçoado.
- É, mas pelo que estamos estudando, eles eram loucos por elas!...
- Sim, mas não as respeitavam, talvez por isso a libertinagem fosse tão praticada.
Mas, o temor a Deus foi tornando os homens seres mais humanizados.
Eles passaram a escolher as mulheres certas para certas horas.
Por isso, muitos deles tinham as "famosas" concubinas.
A seguir, presenciamos na tela o diálogo entre Sara, mulher de Abraão, e Hagar, sua serva egípcia; o nascimento de Ismael, filho de Hagar com Abraão; a destruição de Sodoma e Gomorra; Ló, sobrinho de Abraão e os anjos do Senhor.
Chegamos ao final da Génesis, Capítulo 50, versículo 25:
Morreu José na idade de cento e dez anos, embalsamaram-no, e o puseram num caixão no Egipto.
O Egipto encerra muitas verdades da vida, pois ali foram sepultados inúmeros dos que cooperaram para o crescimento da Terra.
No Egipto iniciaram-se as grandes conquistas da alma; lá o homem descobriu que a vida não se encerra no túmulo e cada ser tem o direito de escolher a sua morada eterna.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122421
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Set 15, 2020 7:36 pm

Toda a peregrinação humana teve a chegada triunfal no Egipto, e de lá colhemos as primeiras previsões referentes ao progresso da Terra.
No Êxodo, Capítulo 1, versículo 10, encontramos a preocupação dos egípcios com o provável crescimento dos estrangeiros em suas terras:
Usemos de astúcia para com ele, para que não se multiplique, e seja o caso que, vindo guerra, ele se ajunte com os inimigos, peleje contra nós e saia da terra.
No versículo 16:
Quando servirdes de parteira às hebreias, examinai-a e se for filho, matai-o, mas se for filha, que viva.
Podemos perceber que os egípcios tinham conhecimento da vinda de Moisés e queriam dele se livrar.
Observe-se a semelhança com a chegada do Messias, quando Herodes mandou decapitar as crianças inocentes.
Por esta passagem bíblica nós podemos encontrar a revelação espírita.
Moisés foi um enviado de Deus para a salvação do seu povo.
Ali ficamos horas e mais horas estudando a Bíblia sagrada.
Meus olhos divisaram Jesus e eu O amei ainda mais.
Respeitei Moisés como o grande patriarca bíblico por sua luta, em um tempo onde o ser era ainda muito rude.
Passou-me diante dos olhos o momento do Êxodo, Capítulo 3, versículos 10 e 11:
Vem, agora, eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egipto.
Então disse Moisés a Deus:
Quem sou eu para ir ao Faraó e tirar do Egipto os filhos de Israel?
Aqui se denota a luta de Moisés em transformar as palavras do Senhor em actos.
Sentia ele dificuldades e suas atitudes eram bem violentas.
Mas assim era preciso.
Os meus amigos de aprendizado iam anotando a nossa aula.
Confesso que pouco escrevi por não conseguir afastar meus olhos da tela.
A figura de Moisés, o que se passava com ele, trazia-me a lição de que Deus confia em nós e que cada ser recebe sempre a oportunidade de se tornar bom.
Todos temos um plano de vida a ser executado com perfeição, não importa quando.
Vejamos em Êxodo, Capítulo 4, versículo 1:
Respondeu Moisés: Mas eis que não crerão, nem ouvirão a minha voz, pois dirão:
O Senhor não te apareceu.
Pacientemente o espírito que transmitia a Moisés as palavras de Deus foi dando condição para que ele descobrisse a sua gloriosa mediunidade.
Nos versículos 2 a 4: Disse o Senhor:
Estende a mão, pega-lhe pela cauda, estendeu ele a mão, pegou-lhe pela cauda e ela se tornou vara.
Então lhe disse: Lança-a na terra.
Ele a lançou na terra e ela virou cobra.
E Moisés fugiu dela.
Disse o Senhor a Moisés:
Estende a mão e pega-a e ela se tornou em vara.
Moisés, excelente médium de efeitos físicos, precisava usar desses fenómenos para impor a sua autoridade como profeta.
E vimos ainda quando ele disse ao Senhor, no versículo 10:
Ah, Senhor! eu nunca fui eloquente, nem outrora, nem depois que falaste a teu servo:
pois sou pesado da boca e pesado de língua.
A poderosa mediunidade de Moisés ficou bem clara, quando desvenda aos olhos dos estudiosos das Escrituras que a Doutrina do Consolador é uma obra divina.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122421
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Set 15, 2020 7:36 pm

Versículos 11 e 12:
Respondeu-lhe o Senhor:
Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo ou o surdo, ou o que vê, ou cego?
Não sou eu o Senhor?
Vai, pois agora, e eu serei com a tua boca, e te ensinarei o que hás-de falar.
Aqui podemos notar o que ocorre com vários médiuns - o medo do ridículo.
Moisés temeu e o Senhor lhe disse: Versículo 14:
Então se acendeu a ira do Senhor contra Moisés e disse:
Não é Aarão, o levita, teu irmão?
Eu sei que ele fala fluentemente, e eis que ele sai ao teu encontro e, vendo-te se alegrará em seu coração.
Versículo 15: Tu, pois lhe falarás e lhe porás na boca as palavras; eu serei com tua boca e com a dele, e vos ensinarei o que deveis fazer.
Nessa passagem, meus olhos marejaram de lágrimas pela bondade divina.
Moisés, ao sentir o peso da responsabilidade em seus ombros, fraquejou, e Deus diz que ele teria alguém que falaria fluentemente ao seu lado.
Que ele, Moisés, receberia a ideia, mas o outro melhor poderia transmiti-la ao povo.
Capítulo 5, versículos 30 e 31:
Aarão falou todas as palavras que o Senhor tinha dito a Moisés, e fez os sinais à vista do povo.
E o povo creu.
Deslumbrados, nós, os discípulos do Senhor, acompanhávamos a luta de Moisés para tirar os hebreus do Egipto.
Algo nos chamou a atenção:
foi o momento do encontro de Moisés com seu sogro e as palavras deste para o genro.
Muito proveitosa a lição para todos os religiosos, principalmente para os médiuns.
Capítulo 18, versículos de 15 a 18; 20 e 21:
Respondeu Moisés a seu sogro:
É porque o povo vem a mim para consultar a Deus.
Quando tem alguma questão vem a mim, para que eu julgue entre um e outro, e lhes declare os estatutos de Deus e suas leis.
O sogro de Moisés, porém, lhe disse:
Não é bom o que fazes.
Sem dúvida desfalecerás assim tu, como este povo que está contigo, pois isto é pesado demais para ti, tu só não o podes fazer.
Ensina-lhes os estatutos e as leis, e faz-lhes saber o caminho em que devem andar, e obra que devem fazer.
Procura dentre o povo homens de verdade, que abominem a avareza, põe-nos sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinquenta e chefes de dez.
Este é um grande ensinamento:
ninguém deve colocar-se como ídolo; todos precisam trabalhar na vinha do Senhor.
Se Moisés não ouvisse o sogro, de nada valeria ter tirado o seu povo do jugo do Faraó, pois em seguida ele o aprisionaria com a sua vaidade.
Mas, as palavras sábias, Deus as manda de várias maneiras e estas, deste Capítulo, foram pronunciadas pelo sogro de Moisés.
No versículo 26:
Estes julgam o povo em todo tempo, a causa grave trouxeram a Moisés, e toda causa simples julgaram eles.
Logo após, recebeu Moisés o Decálogo, momento supremo da sua mediunidade.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122421
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Set 15, 2020 7:36 pm

Deus mandou Suas leis para que o homem não fosse escravo do próprio homem.
Nesse instante a Terra deixou de ser primitiva, pois surgiram as primeiras leis.
Moisés, recebendo de Deus o Decálogo, colocou-nos frente a frente com a nossa consciência.
Iniciou-se, a partir daí, o grande avanço da sociedade terrena.
0 homem recebeu a palavra da lei e começou a luta de cada um de nós para viver em espírito.
O Decálogo foi o freio que o homem selvagem precisava para parar e pensar.
No momento supremo em que o Monte Sinai se iluminou com as palavras de Deus, toda a Terra se viu brilhante.
Era o progresso que chegava; era a liberdade do homem, sua maturidade diante da vida.
Ele deixava para trás a capa de homem selvagem e encarnava, de facto, no seu Planeta.
Os fluidos vão se purificando à medida que nos aproximamos da verdade.
Ela nos torna bons.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122421
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Set 15, 2020 7:37 pm

Capítulo 7 - O AMOR DE DEUS NA EVOLUÇÃO DO SER
O filme resplandecia à nossa frente e, como disse, eram tão vivas as imagens que ninguém ficava indiferente às vibrantes cenas.
Presenciávamos agora as primeiras leis em Êxodo, Capítulos 21, 22 e 23.
- Irmão, dizem que viemos de Capela, é verdade?
Corina foi indicada por João para responder-me:
- A Terra, por ocasião do aparecimento da vida humana, precisava de alguém que nela habitasse.
Por este motivo, começou a receber os anjos decaídos; conforme explicamos, eles tiveram de utilizar uma veste primitiva, de acordo com os fluidos da Terra na época.
Os capelinos então aqui chegaram, e com eles outros espíritos que já haviam sido também expulsos do "Paraíso".
- O espírito é levado à queda?
- Não, Luiz, o espírito cai por si mesmo; é o dono da chave do livre arbítrio.
Os espíritos revoltados, cuja queda os leva às condições mais materiais possíveis para aprenderem a humildade, encarnam em mundos primitivos, como era nessa época a Terra.
Não podendo ser usada a veste que antes ocupavam, eles têm de se recobrir de acordo com o lugar que irão habitar.
E muitos "encarnaram" em substâncias humanas, às quais não se pode dar o nome de "corpos".
Os elementos necessários a essa formação foram colhidos no Universo e juntados aos do próprio planeta onde a encarnação se haveria de operar.
Por conseguinte, o corpo físico dos primeiros homens não podia ser belo em razão de estar a Terra ainda em um estágio primitivo.
Gradualmente, essas substâncias foram-se alterando e o homem se embelezando, segundo a lei natural e imutável da natureza.
Um irmão perguntou:
- Que civilização os capelinos formaram?
Os encarregados das nossas aulas responderam, cada um por sua vez:
- Deus só permitiu que conhecêssemos as Escrituras quando na Terra já existia uma imensa civilização.
Vejamos. Na Génesis já encontramos os reis e as riquezas.
O homem já caminhara e sofrerá muito, portanto, contentemo-nos em saber que os capelinos evoluíram com a Terra.
- Mostrando a escalada do homem, tentaremos estudar com vocês a grandeza do espírito.
Chama Eterna que se revestiu grosseiramente, de acordo com os fluidos planetários, e que se vem desenvolvendo ao mesmo tempo que o planeta.
E evidente que no início não existiam leis.
Deus as foi transmitindo, de acordo com a capacidade dos espíritos em assimilá-las.
Ele, sendo Pai, não nos força a carregar peso além das nossas forças. Somente quando a Terra já estava adolescente, Ele foi introduzindo as Suas leis, quer dizer, as rédeas em uma humanidade ainda muito selvagem.
- Irmão - observaram - estudando o Antigo Testamento, reparamos que o povo, dizendo receber de Deus orientação, matava e oferecia a Deus sua vítima.
- Era muito cedo para colocar o Evangelho diante do povo.
Não nos esqueçamos de que este povo estava caminhando com o progresso.
Também na fé era necessário que saboreasse a palavra de Deus, devagarinho.
Do contrário, tudo abandonariam.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122421
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Set 15, 2020 7:37 pm

Encontramos no Levítico:
Deveres dos sacerdotes.
Capítulo 10, versículos 8 e 9:
Falou também o Senhor a Aarão.
Vinho nem bebida forte tu e teus filhos não bebereis quando entrardes na tenda da Congregação para que não morrais, estatuto perpétuo será esse entre as vossas gerações.
Aqui nos defrontamos com o alerta do que podemos beber e comer.
No Capítulo 11: Leis sobre os animais limpos e imundos.
A Doutrina Espírita alerta-nos igualmente para o perigo do consumo da carne dos nossos irmãos animais.
No versículo 46:
Esta é a lei dos animais e das aves, e de toda alma vivente que se move nas águas, e de toda criatura que povoa a terra.
Veja bem, meu amigo, o respeito de Deus para com todos, resguardando alguns animais da fúria do homem.
Fica, pois, bem claro, o que ensina a Doutrina Espírita: no corpo de um animal encontra-se um ser embrionário, lutando pela evolução.
Eis a lei de Deus em toda a sua grandeza.
Era o Pai preocupado com os Seus filhos, para que eles aprendessem a ser gente.
Seguindo a leitura do Antigo Testamento, sobressai, mais uma vez, o grande amor de Deus por Suas criaturas, exortando, a cada versículo, os homens, para que sejam bons, uns com os outros.
Portanto, precisamos descobrir Deus para depois compreendermos as Suas leis justas e amorosas.
Assim terminou mais uma aula sobre a beleza da evolução.
Apalpei meu corpo e me senti feliz por estar caminhando e nessas estradas da vida encontrando grandes amigos, como você, leitor querido, que muito me tem ajudado a crescer.
Hoje, quando me descubro uma Chama eterna, sinto o quanto somos amados por Deus.
Não importa se estamos nos sentindo fracos e oprimidos, amanhã sempre será outro dia e esperemos que o sol venha a brilhar novamente em nossas vidas.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122421
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Set 15, 2020 7:37 pm

Capítulo 8 - SURGEM OS DIREITOS HUMANOS VASTI, A PRIMEIRA FEMINISTA.
Bem junto a mim, Sara sussurrou:
- Luiz, como são belas as Escrituras!
Sinto-me tão feliz por estar aqui, diante de tais relatos!
Olhava ainda o painel: o filme projectado chamava o homem ao dever.
Sentíamos a preocupação do Pai em nos trazer, aos poucos, uma educação religiosa.
E um bom exemplo está no Levítico, Capítulo 18:
Casamentos ilícitos, de onde nos chega o respeito à família, pois que em tempos idos assim não se dava.
São os primeiros alicerces familiares de que temos notícia.
Busquemos na Génesis, Capítulo 19, versículo 36:
E assim as duas filhas de Ló conceberam do próprio pai.
0 fato das filhas de Ló conceberem do próprio pai foi necessário para a perpetuação da raça.
Desde que se caminha para a perfeição, há que se obedecer às leis não só da sociedade em que vivemos mas, acima de tudo, às de Deus.
Desfolhando o Livro Sagrado, salta-nos aos olhos a evolução da Humanidade.
Dessa forma, atentemos para o que está no Levítico. Capítulo 18, versículo 17:
A nudez duma mulher e de sua filha não descobrirás; não tomaras a filha do teu filho, nem a filha de tua filha, para lhe descobrir a nudez; parentes são, maldade é.
Muitos podem julgar contradição da Bíblia, mas os estudiosos vêem nessa passagem o progresso do homem, o amor de Deus ensinando-nos a caminhar em Sua direcção.
Conrad perguntou aos nossos expositores:
- E o versículo 19: Não te chegarás à mulher para descobrir a nudez, durante a sua menstruação?
Irmão João nos respondeu:
- A mulher, considerada um ser inferior, era menosprezada pelos homens.
Se ainda hoje abusam de algumas delas, imaginemos naquela época; embora doentes ou dizendo "não", eram obrigadas a servir-lhes.
Mesmo que fossem poucos os homens de fé, já era este um bom começo de respeito à mulher.
Corina completou:
O Capítulo 18 continua a nos recomendar, no versículo 23:
Nem te deitarás com animais, para te contaminares com ele, nem a mulher se porá perante um animal para juntar-se a ele; é confusão.
Volto a lembrar que estamos diante de um povo ainda embrutecido no erro, com aptidões animalescas bem latentes, precisando ser chamado à razão pela ameaça do castigo.
Os homens acreditavam que a masculinidade se provava através das conquistas amorosas e não faziam grandes escolhas.
E foi através da leitura da Bíblia - o maior código penal da Humanidade - que surgiram os direitos humanos.
Todos os estudantes de Direito deveriam buscar os trechos bíblicos; neles encontrarão as respostas para todas as dúvidas que possuírem.
Um homem justo é uma luz brilhando sempre; um homem da lei, fiel às Escrituras, jamais será traído pela vaidade ou pelo medo do ridículo. Reparem o versículo 27:
porque todas estas abominações fizeram os homens desta terra que nela estavam antes de vós; e a terra se contaminou.
No Capítulo 19, Ele, como bom Senhor, repete as diversas leis, para que o povo rebelde guarde em seu coração algumas delas, já que as nossas imperfeições as apagam da memória.
- Hoje, amigos, vamos parando por aqui.
Não há necessidades de correr, o estudo deve ser feito devagar, dissecando-se linha por linha, buscando as verdades.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122421
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Set 16, 2020 7:48 pm

Um dia teremos os louros da vitória, porque o espírito que estuda brilha em inteligência, principalmente se esse aprendizado o leva a enxergar melhor os valores que o cercam.
Despedimo-nos do irmão João e saímos.
- Luiz, vejo que você tem levado o nosso estudo muito a sério, quase não o temos visto nas horas de lazer - observou Saturnino.
- E mesmo, amigo, tenho-me recolhido mais nesses dias.
Considero o assunto por demais relevante e me vejo na obrigação de transmitir à médium algo que possa auxiliar muitas pessoas.
- Corina, quanto tempo ainda teremos por aqui, recebendo aulas teóricas?
Ela apenas sorriu, mas Saturnino comentou:
- Confesso Luiz, que gostaria de sentir de perto o progresso da Humanidade, pois há vários dias desfila à nossa frente o homem quase primitivo.
Comparando-nos a ele, podemos perceber o quanto evoluímos.
- Saturnino, você está brincando, não é mesmo?
- Não. Por que o espanto?
- Amigo, você é muito corajoso.
Eu tremo só em pensar que Deus até hoje se defronta com cenas deprimentes, como todas estas que Ele tão bem nos orientou para que não as praticássemos.
No meu livro Consciência (1), o homem aparece ainda bem preso aos instintos animalescos.
- Ora, Luiz, não é tanto assim.
Hoje existem as leis sociais e o homem precisa ter um certo discernimento para viver em sociedade.
- Verdade. Precisa, irmão, mas não tem.
Nos bastidores da sociedade existe muita gente extravasando os seus instintos pretéritos.
Também, eles não fazem questão de descobrir os valores morais!
É muito mais fácil viver o momento, mesmo conscientes de suas nocivas consequências.
- Luiz, sempre achei muito difícil ler a Bíblia, mas agora ela surge à nossa frente como a irmã mais velha, paciente e amiga.
Os outros juntaram-se a nós e o bom Lourival nos convidou a chegarmos à Praça dos Sonhos.
Aceitamos o convite e para lá nos dirigimos.
Ela se encontrava repleta; uns cantavam, outros declamavam.
Várias brincadeiras faziam: eram os estudiosos bíblicos se divertindo, recitando os Salmos, e um deles me calou bem fundo, ainda mais porque Sara e Conrad é que os declamavam: Salmos, 119, versículos 40 a 42:
Eis que tenho suspirado pelos teus preceitos, vi vi fica-me por tua justiça; venham também sobre mim as tuas misericórdias, Senhor, e a tua salvação, segundo a tua 'promessa.
E saberei responder aos que me insultam, pois confio na tua palavra.
Assim, brincando, os ensinos bíblicos ficavam bem gravados no espírito.
Logo adiante, um outro grupo distraía-se com perguntas e respostas.
- Que disse Daniel ao cozinheiro chefe a quem o chefe dos eunucos havia encarregado de cuidar?
Resposta: Que desse a ele, Daniel, Hananias, Misael e Azarias, legumes e água.
(Daniel, Capitulo 1, versículos 11 e 12).
- Qual o nome do homem que tomou Ester por filha?
Resposta: Mordecai. (Ester, Capítulo 2, versículo 7).
Fitando aqueles irmãos, recordei-me de vários outros que se suicidam, crianças queridas que cada vez mais se entregam ao tóxico.
Ali, Deus era presença.
Aproximei-me e aproveitei para fazer as minhas perguntas:
- Como se chamava a mãe de Samuel?
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122421
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Set 16, 2020 7:48 pm

Resposta: Ana.
(Samuel, Capítulo 1, versículo 20).
- Qual era o nome da rainha que se recusou a ir pelas mãos dos eunucos, insurgindo-se contra a palavra do rei que a mandou chamar pelo que este se enfureceu?
Resposta: Rainha Vasti. (Ester, Capítulo 1, versículo 12).
- Por que este facto enfureceu tanto o rei?
Resposta: Porque a notícia do que fez a rainha chegaria a todas as mulheres, cie modo que desprezariam as ordens de seus maridos.
(Ester, Capítulo 1, versículo 17).
Todos rimos.
- Que rainha sabida!
Por sinal uma das primeiras feministas, não acham? - indagou Sara.
- Que fez o rei? - perguntei ainda.
Resposta: Então enviou cartas a todas as províncias do rei; a cada província segundo ó seu modo de escrever, e a cada povo segundo a sua língua:
Que cada homem fosse senhor em sua casa, e que falasse a língua de seu povo. (Versículo 22).
A turma gostou de mim, mas eu não podia ficar só brincando.
Queria sentir a Praça de perto, procurando também aprender.
Segurando meu braço, Sara me sorriu, dizendo:
- Que tranquilidade, hein, Luiz?

(1) 1° livro editado da série Luiz Sérgio.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122421
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Set 16, 2020 7:48 pm

Capítulo 9 - AS MANIFESTAÇÕES ESPÍRITAS NO ANTIGO TESTAMENTO
Ali estávamos. Sara e eu, atentos, em um dos inúmeros departamentos da Faculdade de Maria, onde os discípulos do Evangelho viviam horas de grande emoção, à medida em que as verdades eram explicadas mediante o esforço de cada aprendiz.
- Luiz, impressionou-me deveras o teu conhecimento acerca da passagem do Livro de Ester, sobre a rainha Vasti.
Onde aprendeste?
- Esqueces que trabalhamos com Irmão João e que ele tem um carinho muito grande pelos direitos da mulher?
- Sabe, Luiz, às vezes fico pensando que por mais que o homem estude, ainda são pobres os seus conhecimentos.
Esta ala da Faculdade, dedicada ao estudo da Bíblia, mais parece uma cidade.
Até nos perdemos aqui, de tão grande.
Só hoje descobrimos esta Praça, onde se brinca aprendendo.
Nisso, mais uma pergunta foi feita:
- Que foi Abigail para Davi?
Sara não perdeu tempo e respondeu, citando Samuel, Capítulo 25, versículo 42:
- Abigail se apressou e dispondo-se, cavalgou um jumento com suas cinco moças que a assistiam, e ela seguiu os mensageiros de Davi, que a recebeu por mulher.
- Sara, eles eram almas gémeas?
- Não sei, Luiz, mas parece que sim.
No decorrer da leitura percebemos o amor de Abigail por Davi.
Eles compõem a história dos grandes amores.
Outra pergunta no ar:
- Para tomar essa resolução, quem Saul consultou?
- Saul consultou a médium de En-Dor.
Então disse Saul aos seus servos: apontai-me uma mulher que seja médium, para que me encontre com ela e a consulte.
Disseram-lhe os seus servos:
Há uma mulher em En-Dor que é médium. (Samuel I, Capítulo 28, versículo 7).
Fiquei boquiaberto e saindo dali falei a Sara:
- Como podem combater o Espiritismo, se a Bíblia está repleta de fatos espíritas?
- É mesmo, Luiz, e este Capítulo merece ser estudado.
Vamos a uma das salas de projecção?
Dirigimo-nos, então, a uma das salas de consulta que encontramos vazia.
Ligamos o projector e desfilou diante dos nossos olhos o momento em que Saul se disfarça, vestindo roupas diferentes e saindo na calada da noite para consultar a médium.
Aí observei:
- Veja você, nada mudou.
Muitos ainda procuram os espíritos às escondidas.
Todo este Capítulo 28 é dedicado à mediunidade e em geral os tradutores bíblicos colocam a palavra médium.
Portanto, quem quiser consultar é só abrir em Samuel I, Capítulo 28, versículos de 1 a 25.
Continuávamos interessados em assistir ao aparecimento do espírito de Samuel, porquanto estaria à nossa frente um fato que ocorrera há milénios e que hoje é tão corriqueiro: a manifestação espirita.
Versículo 14:
Perguntou ele: como é a sua figura?
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122421
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Set 16, 2020 7:49 pm

Respondeu ela: Vem subindo um ancião, e está envolto numa capa.
Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra e se prostrou.
Em seguida, no versículo 15, o diálogo de Saul com Samuel, este já desencarnado.
Por conseguinte, o primeiro e o segundo Livros de Samuel são importantes para os espíritas e merecem ser consultados.
Íamos deixando o recinto quando nos deparamos com Lourival e Samuel, nossos colegas de aprendizado.
Brinquei com Samuel:
- Acabamos de assistir ao filme da sua vida.
Ele sorriu, dizendo-me:
- Quem me dera quem sou eu!
Dele só tenho o nome.
Lourival nos perguntou:
- Então vocês também estavam fazendo consultas?
- Sim. E vocês, que assunto irão consultar?
- Procuramos em Sofonias, Capítulo 2, versículo 12:
Também vós, ó etíopes, sereis mortos pela minha espada.
E no Capítulo 3, as ameaças contra Jerusalém.
Voltamos a observar o aparelho e cintilaram no vídeo as profecias: Capítulo 1, versículo 9:
Castigarei também naquele dia todos aqueles que sobem o pedestal dos ídolos, e enchem de violação e enganam a casa dos seus senhores.
Versículo 16:
dia de trombeta e de rebate contra cidades fortes e contra as torres altas.
Não me interessou mais assistir; o filme me pareceu uma guerra atómica.
Levantei-me e fui saindo, mas, de relance, vi o Capítulo 3, versículo 8:
Esperai-me, pois, a mim, diz o Senhor, no dia em que eu me levantar para o despojo; porque a minha resolução é ajuntar as nações e congregar os reinos, para sobre eles fazer cair a minha maldição e todo o furor da minha ira, pois toda esta terra será devorada pelo fogo do meu zelo.
E o versículo 12:
Mas deixarei no meio de ti um povo modesto e humilde, que confia em o Senhor.
Sorri, aliviado. Para quem ama Deus como nós amamos, estes Capítulos mostram a Sua preocupação em nos tornar bons.
Quando Ele diz que vai fazer cair a sua maldade por toda Terra, quer nos dizer que obedecer às Suas leis é um sacrifício para muitos, chegando o homem a julgá-Lo mau porque nos ensina a bondade, a mansidão e o amor.
Deus está atento.
Os fortes deixarão de aprisionar os humildes e assim a Terra se renovará.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122421
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Set 16, 2020 7:49 pm

Capítulo 10 - ESPÍRITO E PERISPÍRITO, COMPANHEIROS DE EVOLUÇÃO MIGRAÇÕES DO ESPÍRITO
Um pouco apreensivos afastamo-nos, pois eram muito marcantes os acontecimentos.
Dei graças a Deus por me encontrar vivo, sem jamais ter morrido, apenas mudado de plano.
Hoje moro num lugar onde as flores fazem parte da minha vida.
O velho e majestoso prédio, no qual fazíamos as consultas, pareceu-me muito familiar.
Quando encarnados não imaginamos que do outro lado do túmulo exista vida tão activa.
Conrad aproximou-se de nós, dizendo:
- Luiz, Sara, encontrei um lugar ideal para o descanso, que tem tudo para um relax.
Pena que quase ninguém ainda o descobriu.
Por que vocês não foram até lá?
Onde ficaram?
Sara respondeu:
- Aprendendo.
- Aprendendo?
Estão loucos?
Se fomos dispensados para descansar. . .
- Sim, Conrad, só que aproveitamos para fixar o actual aprendizado.
- E por que, Luiz, não me chamaste?
- Desculpe, amigo, no próximo recreio você não será esquecido.
- Mas, aonde vocês foram?
- A lugares que nos propiciaram esclarecimentos.
Conrad ficou desconcertado e eu compreendi o porquê: oportunidade não se deve perder, pois é uma rara jóia que se tem a obrigação de usar.
De volta à nossa sala de aula, Corina e João já nos esperavam.
Olharam-nos, carinhosamente, sabendo que havíamos bem aproveitado o recreio.
E irmão João iniciou:
- Todos nós sabemos que o espírito, em sua origem, se forma da quintessência dos fluidos do Universo.
Sabemos da progressão contínua do espírito.
Portanto, é no períspirito que se reflecte o atraso e o progresso do espírito.
Quando o espírito progride, ele - períspirito -vai tornando-se cada vez mais fluídico, mais subtil e, junto ao espírito, caracteriza a individualidade deste (espírito).
O espírito também assimila seu períspirito às regiões que percorre.
Desse modo, o períspirito é companheiro de evolução do espírito.
- Irmão, se nascemos simples e inocentes e não retroagimos, como então caímos?
- Imaginemos uma longa estrada sendo percorrida por uma ovelhinha, cujos pelos brancos vão-se tornando sujos por falta de cuidado.
Ela continua sendo uma ovelhinha, não é porque se sujou que deixou de sê-lo.
Na mesma condição estamos nós, a quintessência não deixará de existir mesmo se sujarmos os nossos corpos.
Contudo, um dia voltaremos a ser simples e bons.
E assim os nossos expositores continuaram a narrar o crescimento da Chama divina, e foi no Antigo Testamento que encontramos as maiores explicações nesse sentido, porque buscávamos a vida dos espíritos que foram expulsos do Paraíso. Acompanhamos a formação da Terra e os primeiros homens bíblicos, pois que a Génesis não narra a origem dos primeiros seres que aqui habitaram, mas a vida do homem já semicivilizado.
Quando os homens primitivos aqui chegaram para fazer progredir a Terra, vestiram-se com os fluidos do planeta recém-criado, portanto, não iguais aos que encontramos na Génesis.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122421
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado Empty Re: Chama Eterna - Luiz Sérgio/Irene Pacheco Machado

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos