Momentos Espíritas
Página 25 de 41
Página 25 de 41 • 1 ... 14 ... 24, 25, 26 ... 33 ... 41
A estrada certa
Hedy Silvado
Um amigo que viaja muito me falou que os carros novos na Europa agora vêm com um sistema de computador que oferece assistência de toda a espécie.
Se você está procurando por uma casa numa cidade estranha basta dar ao computador o endereço, e um mapa com o caminho que você deve tomar aparecerá na tela.
Usando este Sistema Global de Posicionamento (Global Positioning System) junto com uma gigante base de dados de mapas e informações, este dispositivo pode lhe dizer que ruas você deve pegar para chegar onde quiser.
Não seria maravilhoso ter algo assim para nos ajudar nas importantes questões da vida?
"Estou procurando a felicidade, que estrada devo pegar?"
"Eu preciso de um amigo de verdade, um companheiro, alguém para amar. Onde devo procurar?"
"Estou perdido e não tenho ideia como vim parar nesta estrada que parece me levar a lugar nenhum. O que posso fazer?"
Encontrar a estrada certa na vida é algo difícil para todos nós.
Um artigo no jornal estes dias falava de um rapaz morto na penitenciária.
Ele foi espancado até morrer.
Ele tinha apenas 24 anos e segundo seus familiares "ele tinha caído na turma errada" doze anos antes.
Delitos repetidos de posse de drogas e roubo de carros fizeram com que ele recebesse uma pesada pena.
Seu avô disse:
"Ele não era bom para ele mesmo, mas era uma pessoa muito legal para os outros, amoroso, prestativo.
Parecia que ele não conseguia ajudar a si mesmo.
Ele começou sua juventude com o pé esquerdo."
Será que ele teria tomado esta estrada se soubesse onde ela iria levá-lo?
Será que eu ou você seguiríamos um caminho que leva à destruição?
Duas vezes no livro de Provérbios nós lemos:
"Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte"
Neste mesmo livro encontramos instruções para encontrar o caminho para a vida:
"Eu lhe tenho ensinado o caminho da sabedoria e a maneira certa de viver."
Você aceita esta palavra de seu Pai amoroso que enviou seu filho Jesus como "o caminho, a verdade e a vida"?
Você alcança sabedoria, confiança e liberdade quando você busca primeiro a Deus e segue suas instruções no caminho da sabedoria que o conduz a uma vida que vale a pena ser vivida.
Por qual estrada você tem andado?
Lembre-se que a estrada certa não te leva a uma rua sem saída.
Deus o abençoe.
Textos bíblicos utilizados: Livro de Provérbios capítulo 14 verso 12, capítulo 16 verso 25, capítulo 4 versos 10 a 25, com destaque para o verso 11.
§.§.§- O-canto-da-ave
Um amigo que viaja muito me falou que os carros novos na Europa agora vêm com um sistema de computador que oferece assistência de toda a espécie.
Se você está procurando por uma casa numa cidade estranha basta dar ao computador o endereço, e um mapa com o caminho que você deve tomar aparecerá na tela.
Usando este Sistema Global de Posicionamento (Global Positioning System) junto com uma gigante base de dados de mapas e informações, este dispositivo pode lhe dizer que ruas você deve pegar para chegar onde quiser.
Não seria maravilhoso ter algo assim para nos ajudar nas importantes questões da vida?
"Estou procurando a felicidade, que estrada devo pegar?"
"Eu preciso de um amigo de verdade, um companheiro, alguém para amar. Onde devo procurar?"
"Estou perdido e não tenho ideia como vim parar nesta estrada que parece me levar a lugar nenhum. O que posso fazer?"
Encontrar a estrada certa na vida é algo difícil para todos nós.
Um artigo no jornal estes dias falava de um rapaz morto na penitenciária.
Ele foi espancado até morrer.
Ele tinha apenas 24 anos e segundo seus familiares "ele tinha caído na turma errada" doze anos antes.
Delitos repetidos de posse de drogas e roubo de carros fizeram com que ele recebesse uma pesada pena.
Seu avô disse:
"Ele não era bom para ele mesmo, mas era uma pessoa muito legal para os outros, amoroso, prestativo.
Parecia que ele não conseguia ajudar a si mesmo.
Ele começou sua juventude com o pé esquerdo."
Será que ele teria tomado esta estrada se soubesse onde ela iria levá-lo?
Será que eu ou você seguiríamos um caminho que leva à destruição?
Duas vezes no livro de Provérbios nós lemos:
"Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte"
Neste mesmo livro encontramos instruções para encontrar o caminho para a vida:
"Eu lhe tenho ensinado o caminho da sabedoria e a maneira certa de viver."
Você aceita esta palavra de seu Pai amoroso que enviou seu filho Jesus como "o caminho, a verdade e a vida"?
Você alcança sabedoria, confiança e liberdade quando você busca primeiro a Deus e segue suas instruções no caminho da sabedoria que o conduz a uma vida que vale a pena ser vivida.
Por qual estrada você tem andado?
Lembre-se que a estrada certa não te leva a uma rua sem saída.
Deus o abençoe.
Textos bíblicos utilizados: Livro de Provérbios capítulo 14 verso 12, capítulo 16 verso 25, capítulo 4 versos 10 a 25, com destaque para o verso 11.
§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho- Mensagens : 126697
LUZ no CORAÇÃO
As sombras que recaem sobre a humanidade, no campo moral, nada mais são que a ausência do Evangelho nos corações das criaturas.
Daí a necessidade de uma vivência maior dentro dos padrões traçados por Jesus, por parte daqueles que já se encontraram com o Mestre.
A esses, cabe a tarefa de iluminação do planeta.
Conforme o próprio Mestre asseverou, eles terão de ser o "sal da Terra", conservando a elevação do pensamento e dando o sabor da fraternidade à vida de relação.
Se a tarefa parece difícil, é oportuno recordar que, sem o espírito de renúncia, desprendimento e disciplina, as dores da humanidade se agravariam ainda mais.
As sombras, contudo, hão de ser passageiras, porque o sol do amor de Deus não deixará que a ignorância imponha, por muito tempo, seus efeitos nefastos aos homens de boa vontade e amantes da paz.
Se a brutalidade ainda recrudesce, cabe aos seguidores do Cristo o desenvolvimento da concórdia, por meio do próprio exemplo, na prática dos ensinos evangélicos.
Se a dor moral ainda persiste, como efeito dos enganos e da rebeldia, o alívio por meio do esclarecimento é o único caminho e o principal recurso a ser mobilizado.
Se o homem se ressente de seus atos cheios de sombras, cabe a ele mesmo reerguer-se para a luz de Deus, a fim de construir em sua consciência a cidadela de paz que o mundo deseja.
Somente com o desenvolvimento do amor em níveis mais elevados, conseguirá o homem construir a sociedade livre das mazelas que hoje assolam os povos e retardam o progresso.
Confiemos, porém, no amor do Pai, oferecendo nossos esforços, em nosso campo de actuação, para que a luz que todos desejamos venha a nascer dos nossos próprios corações.
Clayton B. Levy / Scheilla (espírito)
Jesus nos ensina, em seu Evangelho, que nenhuma folha cai de uma árvore sem a permissão do Pai.
Sabemos, também, com certeza inabalável, que Deus é justo e misericordioso.
Mas a dor dói.
Por isso, nos momentos de dor e perplexidade, onde nossa compreensão ainda é pequena ante os desígnios do Pai, é preciso, é de vital importância que nos elevemos em prece, buscando a comunhão com o criador da Vida, para que possamos envolver a todos, encarnados e desencarnados, vítimas e algozes do passado e do presente, em energias de amor, harmonia e solidariedade.
Que o texto ditado por Scheilla e psicografado por Clayton B. Levy seja um roteiro para os nossos dias.
§.§.§- O-canto-da-ave
Daí a necessidade de uma vivência maior dentro dos padrões traçados por Jesus, por parte daqueles que já se encontraram com o Mestre.
A esses, cabe a tarefa de iluminação do planeta.
Conforme o próprio Mestre asseverou, eles terão de ser o "sal da Terra", conservando a elevação do pensamento e dando o sabor da fraternidade à vida de relação.
Se a tarefa parece difícil, é oportuno recordar que, sem o espírito de renúncia, desprendimento e disciplina, as dores da humanidade se agravariam ainda mais.
As sombras, contudo, hão de ser passageiras, porque o sol do amor de Deus não deixará que a ignorância imponha, por muito tempo, seus efeitos nefastos aos homens de boa vontade e amantes da paz.
Se a brutalidade ainda recrudesce, cabe aos seguidores do Cristo o desenvolvimento da concórdia, por meio do próprio exemplo, na prática dos ensinos evangélicos.
Se a dor moral ainda persiste, como efeito dos enganos e da rebeldia, o alívio por meio do esclarecimento é o único caminho e o principal recurso a ser mobilizado.
Se o homem se ressente de seus atos cheios de sombras, cabe a ele mesmo reerguer-se para a luz de Deus, a fim de construir em sua consciência a cidadela de paz que o mundo deseja.
Somente com o desenvolvimento do amor em níveis mais elevados, conseguirá o homem construir a sociedade livre das mazelas que hoje assolam os povos e retardam o progresso.
Confiemos, porém, no amor do Pai, oferecendo nossos esforços, em nosso campo de actuação, para que a luz que todos desejamos venha a nascer dos nossos próprios corações.
Clayton B. Levy / Scheilla (espírito)
Jesus nos ensina, em seu Evangelho, que nenhuma folha cai de uma árvore sem a permissão do Pai.
Sabemos, também, com certeza inabalável, que Deus é justo e misericordioso.
Mas a dor dói.
Por isso, nos momentos de dor e perplexidade, onde nossa compreensão ainda é pequena ante os desígnios do Pai, é preciso, é de vital importância que nos elevemos em prece, buscando a comunhão com o criador da Vida, para que possamos envolver a todos, encarnados e desencarnados, vítimas e algozes do passado e do presente, em energias de amor, harmonia e solidariedade.
Que o texto ditado por Scheilla e psicografado por Clayton B. Levy seja um roteiro para os nossos dias.
§.§.§- O-canto-da-ave
Não desista
Sérgio Dusilek
"Um certo homem faliu nos negócios com 31 anos de idade.
Foi derrotado numa eleição para o legislativo, com 32 anos.
Faliu outra vez nos negócios aos 34 anos.
Superou a morte da noiva aos 35 anos.
Teve um colapso nervoso aos 36 anos.
Perdeu outra eleição com a idade de 38 anos.
Perdeu nas eleições do Congresso aos 43, 46 e 48 anos.
Perdeu uma disputa para o Senado com 55 anos.
Fracassou na tentativa de tornar-se presidente aos 56 anos.
Perdeu uma disputa senatorial aos 58 anos.
Aos 60 anos, Abraham Lincoln foi eleito presidente dos Estados Unidos."
Que experiência trágico-cómica, não?
Mas aquilo que para muitos serviria como explicação suficiente para uma desistência, tornou-se o combustível de sua luta para superar seus obstáculos. Lincoln não desistiu!
Talvez em sua cabeça ele tenha trabalhado algo como tentativa em vez de fracasso.
Seus sucessivos insucessos forjaram seu carácter e permearam uma visão diferenciada dos acontecimentos da vida.
Aquilo que os historiadores chamaram de fracasso, Lincoln pode ter bem alcunhado como "mais uma tentativa".
E as tentativas sempre nos ensinam poderosas lições.
O importante é que ele se manteve fiel ao seu sonho, a sua vocação.
Sempre vale a pena lutar pelos nossos ideais mais apaixonantes!
Sempre acharemos força para continuar quando o que está a nossa frente é algo de extremo valor para nós!
Sempre venceremos o desânimo e o cansaço, o vento da síndrome do "não posso", quando focarmos nosso olhar para a nossa motivação e não para as circunstâncias adversas que por vezes nos cercam.
Lembre-se que conquanto situações embaraçosas e inusitadas se apresentem a nós constantemente, tentanto tirar o nosso fôlego, o "poder do direcionamento do pescoço" ainda pertence a nós.
Em vez de olhar para o problema, focalize (direccione seu pescoço) para sua motivação, seu sonho.
Por fim, lembre-se que a perseverança é a virtude que permite que ingressemos na história e que a façamo-la.
Porque Lincoln não desistiu, antes perseverou na realização de seu sonho, ele se tornou um dos maiores presidentes dos EUA.
Seja o que for que esteja desmotivando você nesse momento, olhe para o exemplo de Lincoln e não desista!
"Confia no Senhor e os teus planos serão estabelecidos"
Bíblia, livro de Provérbios, capítulo 16 verso 3
§.§.§- O-canto-da-ave
"Um certo homem faliu nos negócios com 31 anos de idade.
Foi derrotado numa eleição para o legislativo, com 32 anos.
Faliu outra vez nos negócios aos 34 anos.
Superou a morte da noiva aos 35 anos.
Teve um colapso nervoso aos 36 anos.
Perdeu outra eleição com a idade de 38 anos.
Perdeu nas eleições do Congresso aos 43, 46 e 48 anos.
Perdeu uma disputa para o Senado com 55 anos.
Fracassou na tentativa de tornar-se presidente aos 56 anos.
Perdeu uma disputa senatorial aos 58 anos.
Aos 60 anos, Abraham Lincoln foi eleito presidente dos Estados Unidos."
Que experiência trágico-cómica, não?
Mas aquilo que para muitos serviria como explicação suficiente para uma desistência, tornou-se o combustível de sua luta para superar seus obstáculos. Lincoln não desistiu!
Talvez em sua cabeça ele tenha trabalhado algo como tentativa em vez de fracasso.
Seus sucessivos insucessos forjaram seu carácter e permearam uma visão diferenciada dos acontecimentos da vida.
Aquilo que os historiadores chamaram de fracasso, Lincoln pode ter bem alcunhado como "mais uma tentativa".
E as tentativas sempre nos ensinam poderosas lições.
O importante é que ele se manteve fiel ao seu sonho, a sua vocação.
Sempre vale a pena lutar pelos nossos ideais mais apaixonantes!
Sempre acharemos força para continuar quando o que está a nossa frente é algo de extremo valor para nós!
Sempre venceremos o desânimo e o cansaço, o vento da síndrome do "não posso", quando focarmos nosso olhar para a nossa motivação e não para as circunstâncias adversas que por vezes nos cercam.
Lembre-se que conquanto situações embaraçosas e inusitadas se apresentem a nós constantemente, tentanto tirar o nosso fôlego, o "poder do direcionamento do pescoço" ainda pertence a nós.
Em vez de olhar para o problema, focalize (direccione seu pescoço) para sua motivação, seu sonho.
Por fim, lembre-se que a perseverança é a virtude que permite que ingressemos na história e que a façamo-la.
Porque Lincoln não desistiu, antes perseverou na realização de seu sonho, ele se tornou um dos maiores presidentes dos EUA.
Seja o que for que esteja desmotivando você nesse momento, olhe para o exemplo de Lincoln e não desista!
"Confia no Senhor e os teus planos serão estabelecidos"
Bíblia, livro de Provérbios, capítulo 16 verso 3
§.§.§- O-canto-da-ave
O Homem e o Carro
Extraído por Eni Rodrigues e Silva do Livro "Em tudo uma lição", Editora Árvore da Vida
Certo homem, muito tempo atrás, possuía um automóvel modelo Ford, com o qual passeava pelas ruas de sua cidade.
Contentíssimo, o proprietário admirava-se sempre dos muitos recursos, da velocidade e maciez que seu novo veículo proporcionava.
Ia assim um dia, nosso amigo, quando, subitamente, o carro parou.
Em plena avenida, morreu o motor e nada o fazia pegar.
De tudo tentou o proprietário:
deu partida várias vezes, empurrou, abriu o capo, fechou, tornou a abrir, pediu ajuda, mas nada ... nem sinal de querer funcionar.
Como podia!
Um carro tão bom, parar desse jeito!
O homem já ia perder a paciência quando um desconhecido solicitou licença para ajudar.
Desconsolado, o proprietário consentiu, sem confiar que qualquer coisa pudesse ser feita àquela altura.
O estranho, porém, abriu o capô, conectou um fiozinho a uma pequena peça do motor e, com um delicado toque, completou o reparo.
Suas mãos nem receberam mancha de graxa, e, dada a partida, estava perfeito o automóvel.
Parece ironia ...
O mecânico desconhecido aproximou-se do proprietário e mostrando-lhe sua carteira de identidade, diante dos olhos curiosos de uma pequena multidão, disse:
- "Meu nome é Henry Ford.
Eu é que fiz estes veículos e compreendo muito bem como funcionam!"
Ninguém conhece melhor uma obra do que seu fabricante.
Melhor do que ninguém, Deus sabe tudo o que há no homem.
Ele sabe como cada parte funciona em nós.
Por que não irmos, então, em busca da sua orientação, para receber o toque que este "veículo" necessita?
Por séculos, os filósofos e sábios tem tentado melhorar o homem, sem resultados, enquanto a Palavra de Deus diz que o Criador, com um único toque, regenera o coração humano e, de uma vez por todas, "faz andar o engenho".
Confiemos nele, portanto, de todo nosso coração!
"Ponha sua vida nas mãos do Deus Eterno, confie nele, e ele o ajudará"
Bíblia, livro de Salmos, capítulo 37 verso 5
§.§.§- O-canto-da-ave
Certo homem, muito tempo atrás, possuía um automóvel modelo Ford, com o qual passeava pelas ruas de sua cidade.
Contentíssimo, o proprietário admirava-se sempre dos muitos recursos, da velocidade e maciez que seu novo veículo proporcionava.
Ia assim um dia, nosso amigo, quando, subitamente, o carro parou.
Em plena avenida, morreu o motor e nada o fazia pegar.
De tudo tentou o proprietário:
deu partida várias vezes, empurrou, abriu o capo, fechou, tornou a abrir, pediu ajuda, mas nada ... nem sinal de querer funcionar.
Como podia!
Um carro tão bom, parar desse jeito!
O homem já ia perder a paciência quando um desconhecido solicitou licença para ajudar.
Desconsolado, o proprietário consentiu, sem confiar que qualquer coisa pudesse ser feita àquela altura.
O estranho, porém, abriu o capô, conectou um fiozinho a uma pequena peça do motor e, com um delicado toque, completou o reparo.
Suas mãos nem receberam mancha de graxa, e, dada a partida, estava perfeito o automóvel.
Parece ironia ...
O mecânico desconhecido aproximou-se do proprietário e mostrando-lhe sua carteira de identidade, diante dos olhos curiosos de uma pequena multidão, disse:
- "Meu nome é Henry Ford.
Eu é que fiz estes veículos e compreendo muito bem como funcionam!"
Ninguém conhece melhor uma obra do que seu fabricante.
Melhor do que ninguém, Deus sabe tudo o que há no homem.
Ele sabe como cada parte funciona em nós.
Por que não irmos, então, em busca da sua orientação, para receber o toque que este "veículo" necessita?
Por séculos, os filósofos e sábios tem tentado melhorar o homem, sem resultados, enquanto a Palavra de Deus diz que o Criador, com um único toque, regenera o coração humano e, de uma vez por todas, "faz andar o engenho".
Confiemos nele, portanto, de todo nosso coração!
"Ponha sua vida nas mãos do Deus Eterno, confie nele, e ele o ajudará"
§.§.§- O-canto-da-ave
Onde estão os clips
Bill Jones
Dia e noite, pesquisadores investigam os mistérios de nossa existência:
a possibilidade de vida em outros planetas, doenças incuráveis, a origem do Sistema Solar, a base genética da vida.
Estas são as Grandes Questões.
Mas ao mesmo tempo, alguns pesquisam pequenas questões.
Por exemplo: Para onde vão os clips de papel?
O Lloyd’s Bank of London, por exemplo, acompanhou o destino de 100.000 clips de papel e observou que somente 2.000 foram usados para segurar papéis.
O banco disse que 14.163 foram dobrados e torcidos durante conversações telefónicas, 19.143 foram usados como fichas em jogos de cartas, 7.200 como alfinete de roupas, 5.434 tornaram-se palitos de dentes ou cotonetes, 5.308 foram transformados em limpadores de unhas, 3.916 limparam cachimbos e muitas outras coisas, e 40.000 vergonhosamente caíram no chão e foram varridos para o lixo.
É interessante ver que algo tão bem inventado e tão útil possa ser tão mal usado e frequentemente, pelo menos aparentemente, desperdiçado!
O que você está fazendo com sua vida?
Muitas pessoas estão palitando os dentes ou coçando as orelhas quando Deus definitivamente nos fez para trazermos glória e honra ao seu nome pela vida que vivemos.
Que tipo de clips é você?
Está sendo usado correctamente para o que foi criado, ou será que já foi para o lixo?
Pode ser que você, como clips, nunca tenha realmente sido usado para segurar papel.
Deus tem um plano para a sua vida! Coloque sua vida nas mãos dele, e pergunte a Ele como você pode ser útil.
"Ponha a sua vida nas mãos do Deus Eterno, confie nele, e ele o ajudará"
Ele só está esperando a sua autorização para transformar você em uma pessoa nova, e com certeza muito diferente.
Extraído do livro "Como seguir a Jesus" de Bill Jones
§.§.§- O-canto-da-ave
Dia e noite, pesquisadores investigam os mistérios de nossa existência:
a possibilidade de vida em outros planetas, doenças incuráveis, a origem do Sistema Solar, a base genética da vida.
Estas são as Grandes Questões.
Mas ao mesmo tempo, alguns pesquisam pequenas questões.
Por exemplo: Para onde vão os clips de papel?
O Lloyd’s Bank of London, por exemplo, acompanhou o destino de 100.000 clips de papel e observou que somente 2.000 foram usados para segurar papéis.
O banco disse que 14.163 foram dobrados e torcidos durante conversações telefónicas, 19.143 foram usados como fichas em jogos de cartas, 7.200 como alfinete de roupas, 5.434 tornaram-se palitos de dentes ou cotonetes, 5.308 foram transformados em limpadores de unhas, 3.916 limparam cachimbos e muitas outras coisas, e 40.000 vergonhosamente caíram no chão e foram varridos para o lixo.
É interessante ver que algo tão bem inventado e tão útil possa ser tão mal usado e frequentemente, pelo menos aparentemente, desperdiçado!
O que você está fazendo com sua vida?
Muitas pessoas estão palitando os dentes ou coçando as orelhas quando Deus definitivamente nos fez para trazermos glória e honra ao seu nome pela vida que vivemos.
Que tipo de clips é você?
Está sendo usado correctamente para o que foi criado, ou será que já foi para o lixo?
Pode ser que você, como clips, nunca tenha realmente sido usado para segurar papel.
Deus tem um plano para a sua vida! Coloque sua vida nas mãos dele, e pergunte a Ele como você pode ser útil.
"Ponha a sua vida nas mãos do Deus Eterno, confie nele, e ele o ajudará"
Ele só está esperando a sua autorização para transformar você em uma pessoa nova, e com certeza muito diferente.
Extraído do livro "Como seguir a Jesus" de Bill Jones
§.§.§- O-canto-da-ave
Apontamentos cristãos
O Espírito André Luiz, autor da obra Nosso lar, escreveu uma mensagem intitulada Apontamentos cristãos, e nos adverte:
Não te encolerizes.
O punhal da nossa ira alcança-nos a própria saúde, impondo-nos o vírus da enfermidade.
Não critiques.
A lâmina de nossa reprovação volta-se, invariavelmente, contra nós, expondo-nos as próprias deficiências.
Não comentes o mal do próximo.
O lodo da maledicência vai se derramar sobre os nossos passos, enodoando-nos o caminho.
Não apedrejes.
Os calhaus da nossa violência de hoje tomarão amanhã, por alvo, a nossa própria cabeça.
Não desesperes.
O raio de nossa inconformação aniquilará a sementeira de nossos melhores sonhos.
Não perturbes.
O ruído de nossa dissensão irá desorientar nosso próprio raciocínio.
Não escarneças.
O fel de nosso sarcasmo azedará o vinho da alegria no vaso de nosso coração, envenenando-nos a existência.
Não escravizes.
As algemas do nosso egoísmo irá nos aprisionar no cárcere da loucura.
Não odeies.
A labareda de nosso ódio irá incendiar nosso próprio destino.
Não firas.
O golpe da nossa crueldade, brandido na direção dos outros, retornará a nós mesmos, inevitavelmente, fazendo chagas de dor e aflição no corpo de nossa vida.
A Lei de Causa e Efeito rege o Universo todo.
Tanto o mundo material como o espiritual estão sujeitos ao seu funcionamento perfeito e constante.
Sabendo disso, o homem inteligente descobre a possibilidade de gerar causas positivas, através de escolhas, de acções e de pensamentos.
Todas elas, inevitavelmente, irão gerar consequências ou efeitos, igualmente felizes.
O Universo, por ser bom em sua essência, possui esses mecanismos de incentivo ao bem, trazendo sempre uma porção de felicidade a quem semeia felicidade.
Por isso, possui mecanismos de alerta e correção. Quando um caminho infeliz é escolhido, reconduz, de outra forma, cada um de nós, à trilha mais segura e mais certa.
Aquele que descobre o quanto faz bem semear o amor, a fraternidade, dificilmente volta a escolher caminhos desacertados.
Aquele que consegue ouvir a voz da consciência a dizer:
Muito bem! É este o caminho! Jamais esquece esta alegria, jamais se sente o mesmo.
Semear amor para colher felicidade.
É esta a semeadura da nova era.
Eis como a Lei de Causa e Efeito ajudará na conquista de nossa ventura maior.
Experimente isso em sua vida agora, e perceba os resultados valorosos imediatamente.
Momento Espírita com base no cap. 34, do livro Vozes do grande Além, por diversos Espíritos, psicografia de Francisco Cândido Xavier, ed. Feb.
§.§.§- O-canto-da-ave
Não te encolerizes.
O punhal da nossa ira alcança-nos a própria saúde, impondo-nos o vírus da enfermidade.
Não critiques.
A lâmina de nossa reprovação volta-se, invariavelmente, contra nós, expondo-nos as próprias deficiências.
Não comentes o mal do próximo.
O lodo da maledicência vai se derramar sobre os nossos passos, enodoando-nos o caminho.
Não apedrejes.
Os calhaus da nossa violência de hoje tomarão amanhã, por alvo, a nossa própria cabeça.
Não desesperes.
O raio de nossa inconformação aniquilará a sementeira de nossos melhores sonhos.
Não perturbes.
O ruído de nossa dissensão irá desorientar nosso próprio raciocínio.
Não escarneças.
O fel de nosso sarcasmo azedará o vinho da alegria no vaso de nosso coração, envenenando-nos a existência.
Não escravizes.
As algemas do nosso egoísmo irá nos aprisionar no cárcere da loucura.
Não odeies.
A labareda de nosso ódio irá incendiar nosso próprio destino.
Não firas.
O golpe da nossa crueldade, brandido na direção dos outros, retornará a nós mesmos, inevitavelmente, fazendo chagas de dor e aflição no corpo de nossa vida.
A Lei de Causa e Efeito rege o Universo todo.
Tanto o mundo material como o espiritual estão sujeitos ao seu funcionamento perfeito e constante.
Sabendo disso, o homem inteligente descobre a possibilidade de gerar causas positivas, através de escolhas, de acções e de pensamentos.
Todas elas, inevitavelmente, irão gerar consequências ou efeitos, igualmente felizes.
O Universo, por ser bom em sua essência, possui esses mecanismos de incentivo ao bem, trazendo sempre uma porção de felicidade a quem semeia felicidade.
Por isso, possui mecanismos de alerta e correção. Quando um caminho infeliz é escolhido, reconduz, de outra forma, cada um de nós, à trilha mais segura e mais certa.
Aquele que descobre o quanto faz bem semear o amor, a fraternidade, dificilmente volta a escolher caminhos desacertados.
Aquele que consegue ouvir a voz da consciência a dizer:
Muito bem! É este o caminho! Jamais esquece esta alegria, jamais se sente o mesmo.
Semear amor para colher felicidade.
É esta a semeadura da nova era.
Eis como a Lei de Causa e Efeito ajudará na conquista de nossa ventura maior.
Experimente isso em sua vida agora, e perceba os resultados valorosos imediatamente.
Momento Espírita com base no cap. 34, do livro Vozes do grande Além, por diversos Espíritos, psicografia de Francisco Cândido Xavier, ed. Feb.
§.§.§- O-canto-da-ave
As duas rãs
L. Roberto Silvado
Li em algum lugar a seguinte história:
"Era uma vez duas rãs que caíram num tacho de creme.
A primeira rã, ao ver que aquele líquido branco não dava pé, aceitou seu destino e se afogou.
A segunda rã não gostou da perspectiva.
Ficou se debatendo no creme e fez o que pode para ficar à tona.
Passado algum tempo, aquela agitação toda fez o creme virar manteiga e ela conseguiu pular do tacho."
Na vida real muitas vezes agimos como uma destas rãs.
Eu gostaria de destacar nesta história alguns princípios que podem transformar as dificuldades da vida em desafios e oportunidades de crescimento.
1. Quando não estiver satisfeito com as perspectivas, recuse-se a aceitar as circunstâncias negativas da vida passivamente ... a velha "resignação"!
Pior do que ser derrotado é ser derrotado sem lutar.
2. Fazer o que pode procurando uma nova e criativa maneira de solucionar o problema em que nos metemos.
Sempre existe uma outra maneira de desembaraçar o "novelo da vida".
3. Ser perseverante mesmo que demore algum tempo para o "creme virar manteiga"!
Na era do instantâneo este é um dos maiores desafios que enfrentamos pois as circunstâncias da vida não podem ser resolvidas com o simples toque de botão.
4. "Pular para a solução" sem vacilar sabendo que esta é a grande oportunidade de sair do "tacho que afoga".
Tudo isto tem funcionado na minha vida pessoal com apenas mais um ingrediente que considero insubstituível:
O amor de Deus.
O Seu amor é tão grande que Ele está interessado em apoiar-nos e livrar-nos de todo e qualquer "tacho de creme" que nos apareça.
Deus nos ama incondicionalmente e eternamente porque "DEUS É AMOR".
Texto bíblico utilizado: 1 João 4:8
§.§.§- O-canto-da-ave
Li em algum lugar a seguinte história:
"Era uma vez duas rãs que caíram num tacho de creme.
A primeira rã, ao ver que aquele líquido branco não dava pé, aceitou seu destino e se afogou.
A segunda rã não gostou da perspectiva.
Ficou se debatendo no creme e fez o que pode para ficar à tona.
Passado algum tempo, aquela agitação toda fez o creme virar manteiga e ela conseguiu pular do tacho."
Na vida real muitas vezes agimos como uma destas rãs.
Eu gostaria de destacar nesta história alguns princípios que podem transformar as dificuldades da vida em desafios e oportunidades de crescimento.
1. Quando não estiver satisfeito com as perspectivas, recuse-se a aceitar as circunstâncias negativas da vida passivamente ... a velha "resignação"!
Pior do que ser derrotado é ser derrotado sem lutar.
2. Fazer o que pode procurando uma nova e criativa maneira de solucionar o problema em que nos metemos.
Sempre existe uma outra maneira de desembaraçar o "novelo da vida".
3. Ser perseverante mesmo que demore algum tempo para o "creme virar manteiga"!
Na era do instantâneo este é um dos maiores desafios que enfrentamos pois as circunstâncias da vida não podem ser resolvidas com o simples toque de botão.
4. "Pular para a solução" sem vacilar sabendo que esta é a grande oportunidade de sair do "tacho que afoga".
Tudo isto tem funcionado na minha vida pessoal com apenas mais um ingrediente que considero insubstituível:
O amor de Deus.
O Seu amor é tão grande que Ele está interessado em apoiar-nos e livrar-nos de todo e qualquer "tacho de creme" que nos apareça.
Deus nos ama incondicionalmente e eternamente porque "DEUS É AMOR".
Texto bíblico utilizado: 1 João 4:8
§.§.§- O-canto-da-ave
Carga Pesada
L. R. Silvado
Alguém me contou a história de um homem que caminhava por uma estrada poeirenta carregando uma pesada mala.
Para a sua surpresa um caminhão parou e mandou que ele subisse na boleia.
Após alguns quilómetros o motorista do caminhão, incomodado, parou e perguntou ao carona porque ele continuava segurando a mala.
Ao que ele respondeu:
- O Senhor já está me levando de carona.
Seria demais pedir que também levasse a minha mala.
Algumas vezes agimos assim com relação a Deus.
Apesar de sabermos que é ele quem nos mantém vivos, achamos que podemos carregar sozinhos as cargas desta vida.
É por isto que alguns de nós temos muita dificuldade para buscar a Deus e livrarmo-nos das nossas culpas.
Carregamos o peso da culpa durante dias, semanas e até anos sem conseguir imaginar que é possível encontrar alivio e descanso.
Porquê esperamos tanto?
Alguns de nós tem a impressão de que se formos a Deus muito rápido tornamos o perdão de Deus algo barato e inconsequente.
"Temos que sofrer um pouco pelo mal feito!"
Outros consideram muita pretensão esperar que seja possível conseguir o perdão de Deus.
E ainda existem os mais arrogantes que pensam não ser necessário envolver Deus nestes assuntos particulares.
A Bíblia nos diz que "o Deus Eterno continua esperando porque ele quer ser bondoso e ter compaixão de vocês;
pois ele é Deus que faz o que é direito.
Felizes são aqueles que põem a sua esperança nele.
Quando vocês clamarem pedindo socorro, o Deus Eterno, os ouvirá e atenderá."
O nosso Pai Celeste sempre estará disposto a ouvir o pedido de um coração arrependido que busque perdão e descanso.
Deus demonstrou que deseja libertar-nos da culpa dos nossos pecados através da morte do seu filho Jesus na cruz.
"Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: quando ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós."
Ali o Pai Celeste estava garantido que existiria perdão para todas as pessoas que o buscassem.
É por isto que podemos buscar a Deus a qualquer momento, certos de que na presença dele "receberemos misericórdia e encontraremos ajuda sempre que precisarmos dela."
Vivendo esta mensagem hoje:
- Você está precisando livrar-se de uma culpa do seu passado?
O que está esperando para buscar a Deus e ser perdoado?
Ele ouvirá a voz do seu coração arrependido e será bondoso e misericordioso.
Você conhece alguém que vive carregando as culpas do passado?
Fale com ela sobre o perdão e descanso que ela poderá encontrar em Deus.
Referência bíblicas: Isaías 30:18,19; Romanos 5:8; Hebreus 4;16.
§.§.§- O-canto-da-ave
Alguém me contou a história de um homem que caminhava por uma estrada poeirenta carregando uma pesada mala.
Para a sua surpresa um caminhão parou e mandou que ele subisse na boleia.
Após alguns quilómetros o motorista do caminhão, incomodado, parou e perguntou ao carona porque ele continuava segurando a mala.
Ao que ele respondeu:
- O Senhor já está me levando de carona.
Seria demais pedir que também levasse a minha mala.
Algumas vezes agimos assim com relação a Deus.
Apesar de sabermos que é ele quem nos mantém vivos, achamos que podemos carregar sozinhos as cargas desta vida.
É por isto que alguns de nós temos muita dificuldade para buscar a Deus e livrarmo-nos das nossas culpas.
Carregamos o peso da culpa durante dias, semanas e até anos sem conseguir imaginar que é possível encontrar alivio e descanso.
Porquê esperamos tanto?
Alguns de nós tem a impressão de que se formos a Deus muito rápido tornamos o perdão de Deus algo barato e inconsequente.
"Temos que sofrer um pouco pelo mal feito!"
Outros consideram muita pretensão esperar que seja possível conseguir o perdão de Deus.
E ainda existem os mais arrogantes que pensam não ser necessário envolver Deus nestes assuntos particulares.
A Bíblia nos diz que "o Deus Eterno continua esperando porque ele quer ser bondoso e ter compaixão de vocês;
pois ele é Deus que faz o que é direito.
Felizes são aqueles que põem a sua esperança nele.
Quando vocês clamarem pedindo socorro, o Deus Eterno, os ouvirá e atenderá."
O nosso Pai Celeste sempre estará disposto a ouvir o pedido de um coração arrependido que busque perdão e descanso.
Deus demonstrou que deseja libertar-nos da culpa dos nossos pecados através da morte do seu filho Jesus na cruz.
"Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: quando ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós."
Ali o Pai Celeste estava garantido que existiria perdão para todas as pessoas que o buscassem.
É por isto que podemos buscar a Deus a qualquer momento, certos de que na presença dele "receberemos misericórdia e encontraremos ajuda sempre que precisarmos dela."
Vivendo esta mensagem hoje:
- Você está precisando livrar-se de uma culpa do seu passado?
O que está esperando para buscar a Deus e ser perdoado?
Ele ouvirá a voz do seu coração arrependido e será bondoso e misericordioso.
Você conhece alguém que vive carregando as culpas do passado?
Fale com ela sobre o perdão e descanso que ela poderá encontrar em Deus.
Referência bíblicas: Isaías 30:18,19; Romanos 5:8; Hebreus 4;16.
§.§.§- O-canto-da-ave
Corre-corre
Daniela Dias
No corre-corre quotidiano, ás vezes nos esquecemos dos elementos mais importantes da vida.
A desculpa é uma só - falta de tempo.
Assim tudo é feito atropeladamente - e mal.
Benjamim Franklin se expressou assim:
Amas a vida?
Então, não desperdices o tempo, porque dele é feito a vida."
Certas coisas em nossa vida são tão essenciais, que temos de organizar nosso tempo em função delas.
Gostei do que li, de um autor desconhecido, sobre o tempo:
* Dedique tempo para trabalhar: é o preço do triunfo.
* Dedique tempo para pensar: é a fonte do saber.
* Dedique tempo para recrear-se: é o segredo da juventude.
* Dedique tempo para ler: é a base do conhecimento.
* Dedique tempo para rir: é a essência do contentamento.
* Dedique tempo para adorar: é o caminho da reverência.
* Dedique tempo com o amigos: é o caminho da felicidade.
* Dedique tempo para amar e ser amado: é o produtor da endorfina (substância do alívio e do bem estar).
* Dedique tempo para sonhar: eleva a alma às estrelas.
* Dedique tempo para planejar: é o segredo para encontrar tempo para as 9 coisas anteriores.
Não é fácil organizar o tempo, é melhor começar orando como Moisés:
"Ensina-nos a usar bem os dias da nossa vida para que nos tornemos sábios."
(Bíblia, livro de Salmos, capítulo 90 verso 12).
§.§.§- O-canto-da-ave
No corre-corre quotidiano, ás vezes nos esquecemos dos elementos mais importantes da vida.
A desculpa é uma só - falta de tempo.
Assim tudo é feito atropeladamente - e mal.
Benjamim Franklin se expressou assim:
Amas a vida?
Então, não desperdices o tempo, porque dele é feito a vida."
Certas coisas em nossa vida são tão essenciais, que temos de organizar nosso tempo em função delas.
Gostei do que li, de um autor desconhecido, sobre o tempo:
* Dedique tempo para trabalhar: é o preço do triunfo.
* Dedique tempo para pensar: é a fonte do saber.
* Dedique tempo para recrear-se: é o segredo da juventude.
* Dedique tempo para ler: é a base do conhecimento.
* Dedique tempo para rir: é a essência do contentamento.
* Dedique tempo para adorar: é o caminho da reverência.
* Dedique tempo com o amigos: é o caminho da felicidade.
* Dedique tempo para amar e ser amado: é o produtor da endorfina (substância do alívio e do bem estar).
* Dedique tempo para sonhar: eleva a alma às estrelas.
* Dedique tempo para planejar: é o segredo para encontrar tempo para as 9 coisas anteriores.
Não é fácil organizar o tempo, é melhor começar orando como Moisés:
"Ensina-nos a usar bem os dias da nossa vida para que nos tornemos sábios."
(Bíblia, livro de Salmos, capítulo 90 verso 12).
§.§.§- O-canto-da-ave
O bem sempre
A liberdade é uma lei da vida e assegura a cada um o direito de escolher os caminhos que deseja trilhar.
Tem como contraparte indispensável a responsabilidade pelo que se decide fazer.
Em algum momento, se é chamado a dar conta dos próprios actos.
Por vezes, a colheita parece tardar, mas ela invariavelmente ocorre.
Nesse contexto, compensa ser um agente do bem, fomentar o progresso e a concórdia.
Uma das formas pelas quais você pode optar pelo bem refere-se ao que fala do semelhante.
Quando convidado a falar sobre alguém, refira-se ao seu lado positivo.
Sempre há algo de bom a ressaltar no próximo.
Essa atitude dá ao outro a oportunidade de renovar as paisagens íntimas infelizes, sem o constrangimento de terceiros saberem de suas dificuldades.
Se alguém age mal em referência a você, inutilmente passará o acontecimento adiante.
Muito ajuda quem não divulga as mazelas do semelhante.
A pessoa que se diz amante da paz e desejosa do bem necessita aprender a policiar a palavra.
A invigilância em relação ao verbo tem sido responsável por muitos dissabores e conflitos desnecessários.
A civilização e a cultura engendram os valores éticos da educação.
Esses valores são eficientes recursos para que o homem se liberte das paixões inferiores que tanto o infelicitam.
Ocorre que desentendimentos, com frequência, o fazem retornar a expressões primitivas, que já deveria ter superado.
Cada palavra feroz ou irónica constitui ingrediente para a combustão do ódio.
Assim, a invigilância com a palavra contribui enormemente para a sementeira da amargura.
É útil e urgente esforçar-se em preservar a paz íntima, mesmo quando estimulado pelos outros a falar e agir de modo diverso.
Os hábitos mentais criam condicionamentos positivos ou negativos.
Quem se permite pensamentos doentios em torno de ódio, suspeita, ciúme e inveja condiciona-se de modo deletério.
Quando colocado em situação difícil, tende a agir conforme os valores nocivos que acalenta no íntimo.
Já quem se habitua a refletir sobre valores como humildade, pacificação e concórdia dispõe de superiores meios para viver dignamente.
Quando confrontado com a antipatia espontânea de alguém, em si mesmo infeliz, consegue manter uma atitude pacífica.
Você sempre reagirá na conformidade do pensamento que cultivar.
Falará e agirá de acordo com seus depósitos mentais, criados no quotidiano.
Assim, atente, quanto possível, para os valores dignificantes do seu próximo.
Procure identificar-lhe as virtudes e possibilidades, em vez dos equívocos que ainda comete.
Ao se acostumar a valorizar o bem, passará a falar e a agir de modo positivo.
Pense nisso.
Momento Espírita, com base no cap. 50, do livro Leis morais da vida, pelo Espírito Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. Leal.
§.§.§- O-canto-da-ave
Tem como contraparte indispensável a responsabilidade pelo que se decide fazer.
Em algum momento, se é chamado a dar conta dos próprios actos.
Por vezes, a colheita parece tardar, mas ela invariavelmente ocorre.
Nesse contexto, compensa ser um agente do bem, fomentar o progresso e a concórdia.
Uma das formas pelas quais você pode optar pelo bem refere-se ao que fala do semelhante.
Quando convidado a falar sobre alguém, refira-se ao seu lado positivo.
Sempre há algo de bom a ressaltar no próximo.
Essa atitude dá ao outro a oportunidade de renovar as paisagens íntimas infelizes, sem o constrangimento de terceiros saberem de suas dificuldades.
Se alguém age mal em referência a você, inutilmente passará o acontecimento adiante.
Muito ajuda quem não divulga as mazelas do semelhante.
A pessoa que se diz amante da paz e desejosa do bem necessita aprender a policiar a palavra.
A invigilância em relação ao verbo tem sido responsável por muitos dissabores e conflitos desnecessários.
A civilização e a cultura engendram os valores éticos da educação.
Esses valores são eficientes recursos para que o homem se liberte das paixões inferiores que tanto o infelicitam.
Ocorre que desentendimentos, com frequência, o fazem retornar a expressões primitivas, que já deveria ter superado.
Cada palavra feroz ou irónica constitui ingrediente para a combustão do ódio.
Assim, a invigilância com a palavra contribui enormemente para a sementeira da amargura.
É útil e urgente esforçar-se em preservar a paz íntima, mesmo quando estimulado pelos outros a falar e agir de modo diverso.
Os hábitos mentais criam condicionamentos positivos ou negativos.
Quem se permite pensamentos doentios em torno de ódio, suspeita, ciúme e inveja condiciona-se de modo deletério.
Quando colocado em situação difícil, tende a agir conforme os valores nocivos que acalenta no íntimo.
Já quem se habitua a refletir sobre valores como humildade, pacificação e concórdia dispõe de superiores meios para viver dignamente.
Quando confrontado com a antipatia espontânea de alguém, em si mesmo infeliz, consegue manter uma atitude pacífica.
Você sempre reagirá na conformidade do pensamento que cultivar.
Falará e agirá de acordo com seus depósitos mentais, criados no quotidiano.
Assim, atente, quanto possível, para os valores dignificantes do seu próximo.
Procure identificar-lhe as virtudes e possibilidades, em vez dos equívocos que ainda comete.
Ao se acostumar a valorizar o bem, passará a falar e a agir de modo positivo.
Pense nisso.
Momento Espírita, com base no cap. 50, do livro Leis morais da vida, pelo Espírito Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. Leal.
§.§.§- O-canto-da-ave
Como você vê a vida?
L. R. Silvado
Enquanto um professor estava ensinando a um grupo de alunos, ele apanhou uma folha de papel enorme e fez um ponto bem no centro com a sua caneta tinteiro.
Então, ele ficou segurando a folha para que todos pudessem enxergar e perguntou:
"O que vocês estão vendo ?"
Rapidamente um deles respondeu:
"Eu vejo um ponto preto."
"Correto!", respondeu o professor.
"O que mais vocês estão vendo?"
Houve um completo silêncio.
"Vocês não conseguem ver mais nada além deste ponto preto?" perguntou ele.
E todos responderam em coro: "Não!"
"Muito me admira a resposta de vocês", disse o professor.
"Vocês simplesmente deixaram de ver a coisa de maior importância - a folha de papel."
Então ele fez a aplicação.
Ele disse que em nossas vidas frequentemente somos distraídos por pequenos desapontamentos como um ponto ou pelas experiências dolorosas e logo ficamos propensos a esquecer as inúmeras bênçãos recebidas das mãos de Deus.
Mas, como a folha de papel, as boas coisas são muitíssimo mais importantes do que as adversidades que com tanta facilidade monopolizam a nossa atenção.
Sim, melhor do que ficar simplesmente atentando às aflições da vida, nos deveríamos fixar a nossa atenção no Pai Celeste que nos deu a própria vida.
Pare de olhar para os "pontos negros" de sua vida e concentre a sua atenção na "folha" de fundo da sua vida que é a bondade e a misericórdia de Deus.
Peço a Deus que você possa falar como o salmista:
"Louvado seja o Senhor que dia a dia leva as minhas cargas!
Deus é a minha salvação."
Bíblia, livro de Salmos, capítulo 68, verso 19
"Ó minha alma, louve ao Deus eterno e não se esqueça de quanto ele é bom."
Bíblia, livro de Salmos, capítulo 103, verso 2
§.§.§- O-canto-da-ave
Enquanto um professor estava ensinando a um grupo de alunos, ele apanhou uma folha de papel enorme e fez um ponto bem no centro com a sua caneta tinteiro.
Então, ele ficou segurando a folha para que todos pudessem enxergar e perguntou:
"O que vocês estão vendo ?"
Rapidamente um deles respondeu:
"Eu vejo um ponto preto."
"Correto!", respondeu o professor.
"O que mais vocês estão vendo?"
Houve um completo silêncio.
"Vocês não conseguem ver mais nada além deste ponto preto?" perguntou ele.
E todos responderam em coro: "Não!"
"Muito me admira a resposta de vocês", disse o professor.
"Vocês simplesmente deixaram de ver a coisa de maior importância - a folha de papel."
Então ele fez a aplicação.
Ele disse que em nossas vidas frequentemente somos distraídos por pequenos desapontamentos como um ponto ou pelas experiências dolorosas e logo ficamos propensos a esquecer as inúmeras bênçãos recebidas das mãos de Deus.
Mas, como a folha de papel, as boas coisas são muitíssimo mais importantes do que as adversidades que com tanta facilidade monopolizam a nossa atenção.
Sim, melhor do que ficar simplesmente atentando às aflições da vida, nos deveríamos fixar a nossa atenção no Pai Celeste que nos deu a própria vida.
Pare de olhar para os "pontos negros" de sua vida e concentre a sua atenção na "folha" de fundo da sua vida que é a bondade e a misericórdia de Deus.
Peço a Deus que você possa falar como o salmista:
"Louvado seja o Senhor que dia a dia leva as minhas cargas!
Deus é a minha salvação."
Bíblia, livro de Salmos, capítulo 68, verso 19
"Ó minha alma, louve ao Deus eterno e não se esqueça de quanto ele é bom."
Bíblia, livro de Salmos, capítulo 103, verso 2
§.§.§- O-canto-da-ave
Como você vê a vida? II
Era uma vez uma indústria de calçados aqui no Brasil que desenvolveu um projecto de exportação de sapatos para a Índia.
Em seguida, mandou dois de seus consultores a pontos diferentes do País para fazer as primeiras observações do potencial daquele futuro mercado.
Após alguns dias de pesquisas, um dos consultores enviou o seguinte fax para a direcção da indústria:
"Senhores, cancelem o projecto de exportação de sapatos para a Índia.
Aqui ninguém usa sapatos."
Sem saber desse fax, alguns dias depois o segundo consultor mandou o seu:
- "Senhores, tripliquem o projecto da exportação de sapatos para a Índia.
Aqui ninguém usa sapatos ainda."
A mesma situação era um tremendo obstáculo para um dos consultores e uma fantástica oportunidade para outro.
Da mesma forma, tudo na vida pode ser visto com enfoques e maneiras diferentes.
A sabedoria popular traduz essa situação com a seguinte frase:
- "Os tristes acham que o vento geme;
os alegres e cheios de espírito afirmam que ele canta. "
O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos.
A maneira como você encara a vida faz toda a diferença.
§.§.§- O-canto-da-ave
Em seguida, mandou dois de seus consultores a pontos diferentes do País para fazer as primeiras observações do potencial daquele futuro mercado.
Após alguns dias de pesquisas, um dos consultores enviou o seguinte fax para a direcção da indústria:
"Senhores, cancelem o projecto de exportação de sapatos para a Índia.
Aqui ninguém usa sapatos."
Sem saber desse fax, alguns dias depois o segundo consultor mandou o seu:
- "Senhores, tripliquem o projecto da exportação de sapatos para a Índia.
Aqui ninguém usa sapatos ainda."
A mesma situação era um tremendo obstáculo para um dos consultores e uma fantástica oportunidade para outro.
Da mesma forma, tudo na vida pode ser visto com enfoques e maneiras diferentes.
A sabedoria popular traduz essa situação com a seguinte frase:
- "Os tristes acham que o vento geme;
os alegres e cheios de espírito afirmam que ele canta. "
O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos.
A maneira como você encara a vida faz toda a diferença.
§.§.§- O-canto-da-ave
Amigos - como ter e manter
L. R. Silvado
Meu pai faleceu em Curitiba e eu tive que vir do Rio de Janeiro imediatamente.
Qual não foi a minha surpresa quando ao regressar do enterro encontrei seis amigos que tinham viajado 13 horas de carro para me dar apoio naquela hora difícil.
Marcos me telefonou e disse que precisava conversar.
Ele andava muito stressado.
Encontramo-nos numa confeitaria para comer uma gostosa coalhada e tomar um café.
Que coisa boa dar risada, conversar sem compromisso, falar das frustrações.
Como foi bom para o Marcos saber que alguém separou tempo na sua agenda para "jogar conversa fora", só por amizade!
Eu queria tanto ter um toca-fitas no meu carro mas o dinheiro andava curto e não dava para comprar.
Fiquei assim por alguns meses até que o Amilton comprou um toca-fitas novo para o seu carro.
Adivinha o que ele fez com o outro?
Ele não vacilou, veio até minha casa e me deu o velho.
Sem exigências, só pela nossa amizade!
Amigos não nascem em árvores, nem aparecem num passe de mágica.
Boas amizades crescem ao longo do tempo e são resultado do investimento que fazemos em nossos relacionamentos pessoais.
Existem alguns princípios básicos que podem ajudar-nos a desenvolver boas amizades.
Eis alguns deles:
* Seja amigo!
Quem deseja ter amigos precisa se fazer um amigo.
Não espere que os outros tomem a iniciativa, mas desde o princípio mostre-se amigo das outras pessoas.
Para experimentar uma boa amizade é necessário arriscar-se oferecendo a sua amizade ao seu próximo.
Ainda que você seja tímido, peça a Deus para dar-lhe esta disposição e lhe direcionar para aqueles que precisam de amigos.
* Identifique os seus amigos, colegas e conhecidos!
Conhecidos são aqueles que convivem connosco, estudam na mesma sala, comem na mesma cantina, trabalham na mesma empresa, moram na mesma rua, etc.
A nossa conversa com eles nunca vai além de informações do tipo:
"Oi! Quanto foi o jogo ontem?"
Colegas são aqueles que nos conhecem um pouco mais.
O nosso relacionamento com eles é estritamente "profissional".
São amigos em potencial.
Eles convivem um pouco mais connosco, sabem onde moramos, mas não conhecem os nossos sonhos, dúvidas e aflições.
Nenhum dos dois sente que gostaria, pelo menos no momento, de investir em um relacionamento mais profundo.
Amigos estão connosco na escola e na vida.
Continua...
Meu pai faleceu em Curitiba e eu tive que vir do Rio de Janeiro imediatamente.
Qual não foi a minha surpresa quando ao regressar do enterro encontrei seis amigos que tinham viajado 13 horas de carro para me dar apoio naquela hora difícil.
Marcos me telefonou e disse que precisava conversar.
Ele andava muito stressado.
Encontramo-nos numa confeitaria para comer uma gostosa coalhada e tomar um café.
Que coisa boa dar risada, conversar sem compromisso, falar das frustrações.
Como foi bom para o Marcos saber que alguém separou tempo na sua agenda para "jogar conversa fora", só por amizade!
Eu queria tanto ter um toca-fitas no meu carro mas o dinheiro andava curto e não dava para comprar.
Fiquei assim por alguns meses até que o Amilton comprou um toca-fitas novo para o seu carro.
Adivinha o que ele fez com o outro?
Ele não vacilou, veio até minha casa e me deu o velho.
Sem exigências, só pela nossa amizade!
Amigos não nascem em árvores, nem aparecem num passe de mágica.
Boas amizades crescem ao longo do tempo e são resultado do investimento que fazemos em nossos relacionamentos pessoais.
Existem alguns princípios básicos que podem ajudar-nos a desenvolver boas amizades.
Eis alguns deles:
* Seja amigo!
Quem deseja ter amigos precisa se fazer um amigo.
Não espere que os outros tomem a iniciativa, mas desde o princípio mostre-se amigo das outras pessoas.
Para experimentar uma boa amizade é necessário arriscar-se oferecendo a sua amizade ao seu próximo.
Ainda que você seja tímido, peça a Deus para dar-lhe esta disposição e lhe direcionar para aqueles que precisam de amigos.
* Identifique os seus amigos, colegas e conhecidos!
Conhecidos são aqueles que convivem connosco, estudam na mesma sala, comem na mesma cantina, trabalham na mesma empresa, moram na mesma rua, etc.
A nossa conversa com eles nunca vai além de informações do tipo:
"Oi! Quanto foi o jogo ontem?"
Colegas são aqueles que nos conhecem um pouco mais.
O nosso relacionamento com eles é estritamente "profissional".
São amigos em potencial.
Eles convivem um pouco mais connosco, sabem onde moramos, mas não conhecem os nossos sonhos, dúvidas e aflições.
Nenhum dos dois sente que gostaria, pelo menos no momento, de investir em um relacionamento mais profundo.
Amigos estão connosco na escola e na vida.
Continua...
Re: Momentos Espíritas
Continua...
Existe uma certa cumplicidade nos sonhos e nas aspirações.
Partilhamos com eles o que nós somos e sentimo-nos aceitos por isso e apesar disso!
* Aceite que é impossível ser amigo de todo mundo!
Estudiosos do comportamento humano tem descoberto que não temos tempo nem estrutura emocional para desenvolver, simultaneamente, mais do que 8 relacionamentos significativos em nossas vida.
Desenvolver amizades sinceras e profundas exige tempo e exposição gradativa do nosso interior.
* Procure ter mais do que um amigo!
A amizade saudável não é possessiva.
Você não possui seu amigo e nem ele a você.
Ter apenas um amigo é limitar muito a sua percepção de vida.
Formar um grupo de amigos que jogam bola juntos, fazem passeios juntos é muito saudável e pode ser a cura para amizades possessivas.
* Aprofunde a amizade aos poucos!
Ao fazer novos amigos você estará se tornando vulnerável à rejeição.
Não abra todo o seu coração logo no começo.
Agindo assim você dará oportunidade ao seu novo amigo de estudar e ver se ainda deseja continuar aprofundando o relacionamento.
Você estará também conhecendo melhor a pessoa e descobrindo se ela é alguém em quem você pode confiar.
Esta atitude permitirá que você possa desistir de investir numa amizade sem sentir que outro já sabe demais de você!
* Evite julgar pelas aparências.
Lembre-se que o homem vê o que está diante dos olhos, porém Deus vê o coração das pessoas.
Procure ver as pessoas como Deus as vê e você será surpreendido.
Não importa "status" social, beleza, popularidade, etc.
Quem procura um amigo deve começar valorizando o interior.
* Procure amigos do mesmo sexo!
A identificação será mais rápida e você não correrá o risco de um dos dois começar a ter uma expectativa maior do que ter uma boa amizade.
Amizade com o mesmo sexo é a regra, com o sexo oposto é a excepção e uma excepção perigosa!
Quando você encontrar um amigo verdadeiro, a vida poderá levá-los por caminhos diferentes e anos se passarem até que num reencontro feliz vocês continuem aquela conversa tão gostosa iniciada "ainda ontem".
§.§.§- O-canto-da-ave
Existe uma certa cumplicidade nos sonhos e nas aspirações.
Partilhamos com eles o que nós somos e sentimo-nos aceitos por isso e apesar disso!
* Aceite que é impossível ser amigo de todo mundo!
Estudiosos do comportamento humano tem descoberto que não temos tempo nem estrutura emocional para desenvolver, simultaneamente, mais do que 8 relacionamentos significativos em nossas vida.
Desenvolver amizades sinceras e profundas exige tempo e exposição gradativa do nosso interior.
* Procure ter mais do que um amigo!
A amizade saudável não é possessiva.
Você não possui seu amigo e nem ele a você.
Ter apenas um amigo é limitar muito a sua percepção de vida.
Formar um grupo de amigos que jogam bola juntos, fazem passeios juntos é muito saudável e pode ser a cura para amizades possessivas.
* Aprofunde a amizade aos poucos!
Ao fazer novos amigos você estará se tornando vulnerável à rejeição.
Não abra todo o seu coração logo no começo.
Agindo assim você dará oportunidade ao seu novo amigo de estudar e ver se ainda deseja continuar aprofundando o relacionamento.
Você estará também conhecendo melhor a pessoa e descobrindo se ela é alguém em quem você pode confiar.
Esta atitude permitirá que você possa desistir de investir numa amizade sem sentir que outro já sabe demais de você!
* Evite julgar pelas aparências.
Lembre-se que o homem vê o que está diante dos olhos, porém Deus vê o coração das pessoas.
Procure ver as pessoas como Deus as vê e você será surpreendido.
Não importa "status" social, beleza, popularidade, etc.
Quem procura um amigo deve começar valorizando o interior.
* Procure amigos do mesmo sexo!
A identificação será mais rápida e você não correrá o risco de um dos dois começar a ter uma expectativa maior do que ter uma boa amizade.
Amizade com o mesmo sexo é a regra, com o sexo oposto é a excepção e uma excepção perigosa!
Quando você encontrar um amigo verdadeiro, a vida poderá levá-los por caminhos diferentes e anos se passarem até que num reencontro feliz vocês continuem aquela conversa tão gostosa iniciada "ainda ontem".
§.§.§- O-canto-da-ave
Exemplo edificante
A médica suíça Elisabeth Kübler-Ross, que ficou conhecida no mundo por seu trabalho junto aos doentes terminais e por escrever a respeito da morte e o morrer, também exemplificou lições ricas de vida.
Ela narra em sua biografia que decidiu comprar uma fazenda de trezentos acres, numa região rural do Estado da Virgínia.
A vida simples da fazenda a apaixonou.
Acordava com uma sinfonia de vozes de vacas, cavalos, galinhas, porcos, burros, lhamas...
Os campos se desdobravam até onde sua vista podia alcançar, cintilando sob o orvalho fresco da manhã.
Árvores amigas ofereciam sua sabedoria silenciosa.
Suas mãos tocavam a terra, a água, o sol.
Trabalhavam com a matéria-prima da vida.
Porque ela anunciasse que iria adotar bebés contaminados pela AIDS, começou a sofrer perseguições dos vizinhos.
Em 1994, ela estava para tomar um avião quando uma amiga veio correndo ao seu encontro, no aeroporto.
Haviam colocado fogo em sua casa.
Queimou inteira e foi considerada perda total.
Queimaram os diários que seu pai escrevera sobre a infância dela, os seus papéis e pesquisas com pacientes, sua coleção de arte nativa norte-americana, fotografias, roupas... Tudo.
Mas ela não desanimou.
Pelo contrário, escreveu: As adversidades somente nos tornam mais fortes.
Viver é como ir para a escola.
Dão a você muitas lições para estudar.
Quanto mais você aprende, mais difíceis ficam as lições.
Aquela experiência foi uma dessas lições.
Já que não adiantava negar a perda, eu a aceitei.
De qualquer forma, era só um monte de coisas.
Eu estava ilesa. Meus dois filhos crescidos estavam vivos.
Algumas pessoas tinham conseguido queimar a minha casa com tudo o que estava dentro, mas não tinham conseguido me destruir.
Quando aprendemos as lições, a dor se vai.
Aprendi que não há alegrias sem dificuldades.
Como gosto de dizer: "Se protegêssemos os Canyons dos vendavais, nunca saberíamos a beleza de seus relevos."
Confesso que aquela noite de outubro foi uma dessas ocasiões em que é difícil encontrar beleza.
Como acredito que o único propósito de nossa existência é crescer, fiz minha escolha.
Alguns dias depois, dirigi-me à cidade, comprei uma muda de roupas e me preparei para o que viria em seguida.
Nunca é tarde demais para recomeçar a vida ou retomar um empreendimento.
Por mais profunda que nos pareça a queda ou por mais duro que nos pareça o infortúnio, hoje pode ser o ponto de retorno e de elevação a um pico mais acima.
A um voo mais alto para a alma.
Nunca é tarde demais para corrigir e melhorar o que notamos errado.
Nunca é tarde para compensar enganos. Para compreender e perdoar.
Nunca é tarde demais para nos voltarmos para Deus e lhe aguardar as bênçãos.
Nunca é tarde demais para aprender com a própria vida.
Momento Espírita, a partir de biografia de Elizabeth Kübler-Ross.
§.§.§- O-canto-da-ave
Ela narra em sua biografia que decidiu comprar uma fazenda de trezentos acres, numa região rural do Estado da Virgínia.
A vida simples da fazenda a apaixonou.
Acordava com uma sinfonia de vozes de vacas, cavalos, galinhas, porcos, burros, lhamas...
Os campos se desdobravam até onde sua vista podia alcançar, cintilando sob o orvalho fresco da manhã.
Árvores amigas ofereciam sua sabedoria silenciosa.
Suas mãos tocavam a terra, a água, o sol.
Trabalhavam com a matéria-prima da vida.
Porque ela anunciasse que iria adotar bebés contaminados pela AIDS, começou a sofrer perseguições dos vizinhos.
Em 1994, ela estava para tomar um avião quando uma amiga veio correndo ao seu encontro, no aeroporto.
Haviam colocado fogo em sua casa.
Queimou inteira e foi considerada perda total.
Queimaram os diários que seu pai escrevera sobre a infância dela, os seus papéis e pesquisas com pacientes, sua coleção de arte nativa norte-americana, fotografias, roupas... Tudo.
Mas ela não desanimou.
Pelo contrário, escreveu: As adversidades somente nos tornam mais fortes.
Viver é como ir para a escola.
Dão a você muitas lições para estudar.
Quanto mais você aprende, mais difíceis ficam as lições.
Aquela experiência foi uma dessas lições.
Já que não adiantava negar a perda, eu a aceitei.
De qualquer forma, era só um monte de coisas.
Eu estava ilesa. Meus dois filhos crescidos estavam vivos.
Algumas pessoas tinham conseguido queimar a minha casa com tudo o que estava dentro, mas não tinham conseguido me destruir.
Quando aprendemos as lições, a dor se vai.
Aprendi que não há alegrias sem dificuldades.
Como gosto de dizer: "Se protegêssemos os Canyons dos vendavais, nunca saberíamos a beleza de seus relevos."
Confesso que aquela noite de outubro foi uma dessas ocasiões em que é difícil encontrar beleza.
Como acredito que o único propósito de nossa existência é crescer, fiz minha escolha.
Alguns dias depois, dirigi-me à cidade, comprei uma muda de roupas e me preparei para o que viria em seguida.
Nunca é tarde demais para recomeçar a vida ou retomar um empreendimento.
Por mais profunda que nos pareça a queda ou por mais duro que nos pareça o infortúnio, hoje pode ser o ponto de retorno e de elevação a um pico mais acima.
A um voo mais alto para a alma.
Nunca é tarde demais para corrigir e melhorar o que notamos errado.
Nunca é tarde para compensar enganos. Para compreender e perdoar.
Nunca é tarde demais para nos voltarmos para Deus e lhe aguardar as bênçãos.
Nunca é tarde demais para aprender com a própria vida.
Momento Espírita, a partir de biografia de Elizabeth Kübler-Ross.
§.§.§- O-canto-da-ave
Proteja o seu coração
Alex
A vida é uma selva.
Quem jamais se viu enfiado até o pescoço nas areias movediças de prazos e exigências inadiáveis?
Quem jamais travou batalha com irritações piores que crocodilos, nos pântanos lodosos dos compromissos demasiado grandes, das realizações demasiado pequenas, e da exaustão total?
Coroando tudo isso há os ataques de surpresa da crítica cruel, que nos assalta como leão faminto, que nos rasga com garras semelhantes às de panteras.
Só os mais fortes é que sobrevivem.
Dentre estes, os que são capazes de detectar o perigo, e conhecem as técnicas de auto-defesa, safam-se nas melhores condições.
Jay Rathman é um destes homens.
Ele caçava veados na área de vida selvagem de Tehema, perto de Red Bluff, ao norte da Califórnia, quando escalou a encosta de um precipício, segurando-se à borda.
Ao erguer a cabeça para olhar por cima da borda, percebeu um movimento à direita de seu rosto.
Uma cascavel enroscada atacou-o com rapidez de relâmpago e por um triz não lhe abocanhou a orelha direita.
As presas da serpente de 1,20m enroscaram-se na gola olímpica do suéter de lã.
A força do ataque fez com que a serpente lhe caísse no ombro esquerdo.
Em seguida, ela se lhe enrolou no pescoço.
Rathman agarrou-a por trás da cabeça, com a mão esquerda, podendo sentir o veneno quente a escorre-lhe pelo pescoço.
O guizo agitado produzia um ruído furioso.
Ele caiu para trás, estatelando-se de cabeça para baixo e rolando pela encosta íngreme, através do mato e pedras vulcânicas, seu rifle e binóculo despencando junto.
"Infelizmente", disse Rathman, ao descrever o incidente a um oficial do Departamento de Caça e Pesca, "acabei encravado entre as rochas;
meus pés ficaram presos, na descida, e lá fiquei eu de cabeça para baixo, quase sem poder mover-me."
Conseguiu pegar o rifle com a mão direita e usou-o para desenroscar as mandíbulas do suéter;
mas a cobra tinha condições de atacar outra vez.
"Ela fez cerca de oito tentativas e conseguiu atingir-me com a ponta do focinho, bem abaixo de eu olho, cerca de quatro vezes.
Fiquei com o rosto virado, de maneira que ela não tinha ângulo favorável para enfiar-me as presas:
mas a cabeça dela estava bem perto de mim.
Eu e a bicha encaramo-nos olho no olho;
descobri então que as cobras não piscam.
Continua...
A vida é uma selva.
Quem jamais se viu enfiado até o pescoço nas areias movediças de prazos e exigências inadiáveis?
Quem jamais travou batalha com irritações piores que crocodilos, nos pântanos lodosos dos compromissos demasiado grandes, das realizações demasiado pequenas, e da exaustão total?
Coroando tudo isso há os ataques de surpresa da crítica cruel, que nos assalta como leão faminto, que nos rasga com garras semelhantes às de panteras.
Só os mais fortes é que sobrevivem.
Dentre estes, os que são capazes de detectar o perigo, e conhecem as técnicas de auto-defesa, safam-se nas melhores condições.
Jay Rathman é um destes homens.
Ele caçava veados na área de vida selvagem de Tehema, perto de Red Bluff, ao norte da Califórnia, quando escalou a encosta de um precipício, segurando-se à borda.
Ao erguer a cabeça para olhar por cima da borda, percebeu um movimento à direita de seu rosto.
Uma cascavel enroscada atacou-o com rapidez de relâmpago e por um triz não lhe abocanhou a orelha direita.
As presas da serpente de 1,20m enroscaram-se na gola olímpica do suéter de lã.
A força do ataque fez com que a serpente lhe caísse no ombro esquerdo.
Em seguida, ela se lhe enrolou no pescoço.
Rathman agarrou-a por trás da cabeça, com a mão esquerda, podendo sentir o veneno quente a escorre-lhe pelo pescoço.
O guizo agitado produzia um ruído furioso.
Ele caiu para trás, estatelando-se de cabeça para baixo e rolando pela encosta íngreme, através do mato e pedras vulcânicas, seu rifle e binóculo despencando junto.
"Infelizmente", disse Rathman, ao descrever o incidente a um oficial do Departamento de Caça e Pesca, "acabei encravado entre as rochas;
meus pés ficaram presos, na descida, e lá fiquei eu de cabeça para baixo, quase sem poder mover-me."
Conseguiu pegar o rifle com a mão direita e usou-o para desenroscar as mandíbulas do suéter;
mas a cobra tinha condições de atacar outra vez.
"Ela fez cerca de oito tentativas e conseguiu atingir-me com a ponta do focinho, bem abaixo de eu olho, cerca de quatro vezes.
Fiquei com o rosto virado, de maneira que ela não tinha ângulo favorável para enfiar-me as presas:
mas a cabeça dela estava bem perto de mim.
Eu e a bicha encaramo-nos olho no olho;
descobri então que as cobras não piscam.
Continua...
Re: Momentos Espíritas
Continua...
Aquelas presas mais pareciam agulhas amaldiçoadas...
Tive de estrangular a serpente.
Não teve outro jeito.
Meu receio era que se todo o meu sangue me descesse à cabeça, eu viesse a desmaiar."
Quando Rathman tentou atirar o réptil morto de lado, não o conseguiu.
"Com a mão direita, tive de soltar os dedos da esquerda, um por um, do pescoço da cobra."
Rathman, de 45 anos, trabalha no Departamento de Defesa, em San José.
Calcula que seu embate com a serpente tenha durado 20 minutos.
O guarda Dave Smith diz o seguinte, ao registar seu encontro com Rathman:
"Ele caminhou na minha direcção segurando este guizo.
Parecia sorrir ao dizer-me:
‘Gostaria de registar uma queixa a respeito desta sua vida selvagem aqui’."
Quando li pela primeira vez esse relato de arrepiar os cabelos, percebi como o combate de Rathman parece-se tremendamente com nossa vida diária.
No momento mais inesperado somos atacados.
Com força traiçoeira, tais assaltos de cascavel têm um jeito de desequilibrar-nos, enquanto se enroscam em nós.
Vulneráveis e expostos, podemos facilmente sucumbir diante de tais ataques.
Esses assaltos são frequentes e multivariados;
dores físicas, traumas emocionais, stress relacional, dúvidas espirituais, conflitos matrimoniais, tentações carnais, reveses financeiros, assaltos demoníacos, desapontamentos profissionais... pam, pam, pam, PAM!
Lutamos desesperadamente em busca de sobrevivência, sabendo que qualquer arremetida do inimigo pode atingir-nos e inocular o veneno paralisante, imobilizador, que nos deixará incapacitados.
Qual é esse alvo, exactamente?
O coração?
É ele sim, esse orgão onde nasce a esperança, onde se tomam as decisões, onde os compromissos são fortalecidos, onde a verdade é armazenada e, principalmente, onde o carácter (essa coisa que nos dá profundidade e nos torna sábios) se forma.
A busca do carácter exige que certas coisas sejam mantidas dentro do coração, enquanto outras precisam ser mantidas longe dele. Um coração desguarnecido significa desastre.
Um coração bem guarnecido significa sobrevivência.
Se você espera sobreviver na selva, e vencer em todos os ataques traiçoeiros, você precisa guardar seu coração.
"Sintam-se felizes quando passarem por todo o tipo de aflições.
Pois vocês sabem que, quando a sua fé vence essas provações, ela produz perseverança.
Que esta perseverança seja perfeita a fim de que vocês sejam maduros e corretos, sem nenhum defeito"
Bíblia, livro de Tiago, capítulo 1 versos 2 a 4.
§.§.§- O-canto-da-ave
Aquelas presas mais pareciam agulhas amaldiçoadas...
Tive de estrangular a serpente.
Não teve outro jeito.
Meu receio era que se todo o meu sangue me descesse à cabeça, eu viesse a desmaiar."
Quando Rathman tentou atirar o réptil morto de lado, não o conseguiu.
"Com a mão direita, tive de soltar os dedos da esquerda, um por um, do pescoço da cobra."
Rathman, de 45 anos, trabalha no Departamento de Defesa, em San José.
Calcula que seu embate com a serpente tenha durado 20 minutos.
O guarda Dave Smith diz o seguinte, ao registar seu encontro com Rathman:
"Ele caminhou na minha direcção segurando este guizo.
Parecia sorrir ao dizer-me:
‘Gostaria de registar uma queixa a respeito desta sua vida selvagem aqui’."
Quando li pela primeira vez esse relato de arrepiar os cabelos, percebi como o combate de Rathman parece-se tremendamente com nossa vida diária.
No momento mais inesperado somos atacados.
Com força traiçoeira, tais assaltos de cascavel têm um jeito de desequilibrar-nos, enquanto se enroscam em nós.
Vulneráveis e expostos, podemos facilmente sucumbir diante de tais ataques.
Esses assaltos são frequentes e multivariados;
dores físicas, traumas emocionais, stress relacional, dúvidas espirituais, conflitos matrimoniais, tentações carnais, reveses financeiros, assaltos demoníacos, desapontamentos profissionais... pam, pam, pam, PAM!
Lutamos desesperadamente em busca de sobrevivência, sabendo que qualquer arremetida do inimigo pode atingir-nos e inocular o veneno paralisante, imobilizador, que nos deixará incapacitados.
Qual é esse alvo, exactamente?
O coração?
É ele sim, esse orgão onde nasce a esperança, onde se tomam as decisões, onde os compromissos são fortalecidos, onde a verdade é armazenada e, principalmente, onde o carácter (essa coisa que nos dá profundidade e nos torna sábios) se forma.
A busca do carácter exige que certas coisas sejam mantidas dentro do coração, enquanto outras precisam ser mantidas longe dele. Um coração desguarnecido significa desastre.
Um coração bem guarnecido significa sobrevivência.
Se você espera sobreviver na selva, e vencer em todos os ataques traiçoeiros, você precisa guardar seu coração.
"Sintam-se felizes quando passarem por todo o tipo de aflições.
Pois vocês sabem que, quando a sua fé vence essas provações, ela produz perseverança.
Que esta perseverança seja perfeita a fim de que vocês sejam maduros e corretos, sem nenhum defeito"
Bíblia, livro de Tiago, capítulo 1 versos 2 a 4.
§.§.§- O-canto-da-ave
Quando o trabalho não é a coisa mais importante do mundo
Átila
Era véspera do dia do trabalho.
Ele chegou frustrado em casa.
Havia passado mais uma semana intensa de trabalho, mas lhe parecia que a vida estava passando e que não fazia muito sentido quando equacionada sob a máxima ‘trabalhar-possuir-ser alguém’.
O facto de ter as coisas não traz satisfação verdadeira, "senão tantos ricaços não estariam tirando a própria vida ou tentando modificar-se de fora para dentro sem sucesso...", pensou ele.
Debaixo do chuveiro considerou:
"Preciso encontrar essa resposta."
Foi quando entrou no quarto que lembrou-se de um presente recebido de seus pais há muito tempo atrás.
Mais que depressa retirou da gaveta um empoeirado exemplar da Bíblia.
Ainda estava lá o marcador de páginas destacando um trecho em especial ...
"... porque a verdadeira vida de uma pessoa não depende das coisas que ela tem, mesmo que sejam muitas.
Então Jesus fez a seguinte comparação:
- Havia um homem rico, cujas terras deram uma grande colheita.
Então ele começou a pensar:
Eu não tenho lugar para guardar todas estas colheitas.
O que é que vou fazer? Ah! Já sei - disse para si mesmo.
- Vou derrubar os meus depósitos de cereais e construir outros maiores ainda.
Neles guardarei todas as minhas colheitas junto com tudo o que tenho.
Então direi a mim mesmo:
‘Homem feliz! Você tem tudo de bom que precisa para muitos anos.
Agora descanse, coma, beba e alegre-se!’
Mas Deus lhe disse:
"Seu tolo! Esta noite você vai morrer, e quem ficará com tudo o que você guardou?".
Jesus concluiu:
- Isso é o que acontece com aqueles que juntam riquezas para si mesmos, mas não são ricos diante de Deus."
Bíblia, livro de Lucas, capítulo 12, versos 15 a 21
Quando seus olhos terminaram de correr o texto, uma luz acendeu-se em sua mente e um sentimento de alegria penetrou em seu ser.
"Está aqui minha resposta! Sempre esteve aqui!", disse com tremenda euforia.
O homem mudou suas prioridades de vida.
Sua primeira decisão foi entregar-se totalmente a Deus, para que a liderança de seu dia a dia, e de tudo mais que o envolvesse, estivesse totalmente nas mãos dele.
Um pacto de vida!
Em segundo lugar, decidiu ‘remar contra a maré’ da sociedade e não correr atrás das riquezas mas ser rico diante de Deus, seus actos, seu trabalho, sua vida!
E em terceiro lugar decidiu curtir o feriado do dia de trabalho com uma companhia muito mais significativa.
Decidiu conhecer mais os princípios de vida que o novo amigo, Jesus, havia deixado para ele.
Trabalho é muito bom...
Possuir um mínimo de condições para uma vida com conforto, melhor ainda.
Mas o relacionamento com Deus é algo que define e mantém o nosso coração a uma distância segura de tudo o que nos prejudica e nos faz aceitar a ilusão de que ter e ser andam juntos em qualquer lugar do mundo!
Um abraço e um bom dia do trabalho!
§.§.§- O-canto-da-ave
Era véspera do dia do trabalho.
Ele chegou frustrado em casa.
Havia passado mais uma semana intensa de trabalho, mas lhe parecia que a vida estava passando e que não fazia muito sentido quando equacionada sob a máxima ‘trabalhar-possuir-ser alguém’.
O facto de ter as coisas não traz satisfação verdadeira, "senão tantos ricaços não estariam tirando a própria vida ou tentando modificar-se de fora para dentro sem sucesso...", pensou ele.
Debaixo do chuveiro considerou:
"Preciso encontrar essa resposta."
Foi quando entrou no quarto que lembrou-se de um presente recebido de seus pais há muito tempo atrás.
Mais que depressa retirou da gaveta um empoeirado exemplar da Bíblia.
Ainda estava lá o marcador de páginas destacando um trecho em especial ...
"... porque a verdadeira vida de uma pessoa não depende das coisas que ela tem, mesmo que sejam muitas.
Então Jesus fez a seguinte comparação:
- Havia um homem rico, cujas terras deram uma grande colheita.
Então ele começou a pensar:
Eu não tenho lugar para guardar todas estas colheitas.
O que é que vou fazer? Ah! Já sei - disse para si mesmo.
- Vou derrubar os meus depósitos de cereais e construir outros maiores ainda.
Neles guardarei todas as minhas colheitas junto com tudo o que tenho.
Então direi a mim mesmo:
‘Homem feliz! Você tem tudo de bom que precisa para muitos anos.
Agora descanse, coma, beba e alegre-se!’
Mas Deus lhe disse:
"Seu tolo! Esta noite você vai morrer, e quem ficará com tudo o que você guardou?".
Jesus concluiu:
- Isso é o que acontece com aqueles que juntam riquezas para si mesmos, mas não são ricos diante de Deus."
Bíblia, livro de Lucas, capítulo 12, versos 15 a 21
Quando seus olhos terminaram de correr o texto, uma luz acendeu-se em sua mente e um sentimento de alegria penetrou em seu ser.
"Está aqui minha resposta! Sempre esteve aqui!", disse com tremenda euforia.
O homem mudou suas prioridades de vida.
Sua primeira decisão foi entregar-se totalmente a Deus, para que a liderança de seu dia a dia, e de tudo mais que o envolvesse, estivesse totalmente nas mãos dele.
Um pacto de vida!
Em segundo lugar, decidiu ‘remar contra a maré’ da sociedade e não correr atrás das riquezas mas ser rico diante de Deus, seus actos, seu trabalho, sua vida!
E em terceiro lugar decidiu curtir o feriado do dia de trabalho com uma companhia muito mais significativa.
Decidiu conhecer mais os princípios de vida que o novo amigo, Jesus, havia deixado para ele.
Trabalho é muito bom...
Possuir um mínimo de condições para uma vida com conforto, melhor ainda.
Mas o relacionamento com Deus é algo que define e mantém o nosso coração a uma distância segura de tudo o que nos prejudica e nos faz aceitar a ilusão de que ter e ser andam juntos em qualquer lugar do mundo!
Um abraço e um bom dia do trabalho!
§.§.§- O-canto-da-ave
Novo acesso em nossa empresa
Átila
Todos desejamos crescer.
Buscar posições superiores, de preferência aquelas que proporcionam muita influência, independência financeira e acesso a lugares privilegiados.
A verdade é que bem poucos poderão chegar a ter este acesso.
Às vezes generalizamos situações como esta (tudo na vida é assim), impondo ao nosso coração frustrações e limitações desnecessárias.
Por exemplo, muita gente pensa que para ter acesso a Deus é necessário buscar alguém que seja o "pistolão", o intermediário, o trampolim para nos levar mais perto do Pai.
Mas tenho uma óptima notícia para você:
Há um novo acesso!
Sem precisar dar seu dinheiro ou acender maços de velas ou se acabar tentando cumprir promessas feitas ou subir 365 degraus de uma escada "milagrosa" se auto-flagelando ou depender de pessoas "especialmente dotadas espiritualmente".
A Bíblia nos dá esta óptima notícia:
"Portanto, todos nós temos acesso a Deus através da confiança plena em Jesus"
Bíblia: livro de Hebreus, capítulo 10, versos 19 e 20
Basta que você mesmo, como e onde estiver, converse com Deus entregando tudo o que você é (passado, presente e futuro) para que Ele transforme e faça de você mais uma pessoa, dentre tantas, que usufrui, de graça, da alegria de Sua presença e companhia bem perto, a cada instante e para sempre!
Uma vida transformada para melhor e que não precisa depender de circunstâncias ou artifícios para determinar nossa alegria, prazer e paz!
Quer ter este acesso?
Diga, agora, a Jesus que você deseja assumir este compromisso pessoal com Ele, quer pedir que entre em seu contexto de vida e faça você encontrar a vida que vale a pena ser vivida!
Vamos, converse AGORA com Ele!
O ACESSO É LIVRE A TODOS.
§.§.§- O-canto-da-ave
Todos desejamos crescer.
Buscar posições superiores, de preferência aquelas que proporcionam muita influência, independência financeira e acesso a lugares privilegiados.
A verdade é que bem poucos poderão chegar a ter este acesso.
Às vezes generalizamos situações como esta (tudo na vida é assim), impondo ao nosso coração frustrações e limitações desnecessárias.
Por exemplo, muita gente pensa que para ter acesso a Deus é necessário buscar alguém que seja o "pistolão", o intermediário, o trampolim para nos levar mais perto do Pai.
Mas tenho uma óptima notícia para você:
Há um novo acesso!
Sem precisar dar seu dinheiro ou acender maços de velas ou se acabar tentando cumprir promessas feitas ou subir 365 degraus de uma escada "milagrosa" se auto-flagelando ou depender de pessoas "especialmente dotadas espiritualmente".
A Bíblia nos dá esta óptima notícia:
"Portanto, todos nós temos acesso a Deus através da confiança plena em Jesus"
Bíblia: livro de Hebreus, capítulo 10, versos 19 e 20
Basta que você mesmo, como e onde estiver, converse com Deus entregando tudo o que você é (passado, presente e futuro) para que Ele transforme e faça de você mais uma pessoa, dentre tantas, que usufrui, de graça, da alegria de Sua presença e companhia bem perto, a cada instante e para sempre!
Uma vida transformada para melhor e que não precisa depender de circunstâncias ou artifícios para determinar nossa alegria, prazer e paz!
Quer ter este acesso?
Diga, agora, a Jesus que você deseja assumir este compromisso pessoal com Ele, quer pedir que entre em seu contexto de vida e faça você encontrar a vida que vale a pena ser vivida!
Vamos, converse AGORA com Ele!
O ACESSO É LIVRE A TODOS.
§.§.§- O-canto-da-ave
Um novo olhar
Em algum momento da vida, enquanto crianças, jovens ou adultos, muitos de nós, talvez, já nos tenhamos perguntado se a família que temos é a que realmente merecemos.
Pode ser que tenhamos desejado, mesmo que por um breve instante, ter pais diferentes, mais dedicados e afectuosos.
Pais que, enquanto éramos crianças, tivessem nos carregado mais no colo, que tivessem trabalhado menos e brincado mais.
E que, quando éramos jovens ou mesmo na fase adulta, tivessem valorizado mais nossas conquistas, vibrado mais por cada obstáculo superado ou que tivessem, simplesmente, nos feito mais companhia.
Por vezes, desejamos irmãos que fossem mais companheiros.
Quantos de nós não gostaríamos de ter um irmão que enfrentasse o mundo para nos defender?
Com a maturidade e o desenvolvimento moral, é de se esperar que mudemos um pouco esses questionamentos.
Ao invés de cobranças, perguntemos a nós mesmos quanto de afecto nossos pais receberam na infância. Será que tiveram uma infância feliz?
Será que foram cercados da devida atenção, de compreensão e carinho?
Será que, quando jovens, eles tiveram pais que se fizeram presentes?
Quais dificuldades afectivas ou materiais tiveram que superar?
Levemos em consideração que, talvez, eles tenham feito o melhor que puderam.
Por mais que possa parecer pouco o que fizeram por nós, filhos, talvez esse pouco que nos ofertaram, seja muito mais do que um dia receberam.
Talvez eles tenham superado a si mesmos, tenham vencido obstáculos invisíveis para tentarem ser melhores pais.
Como filhos, temos deveres intransferíveis para com nossos progenitores.
Toda gratidão, carinho, afeição e respeito são pouco para retribuir o que fizeram por nós.
Eles nos deram a oportunidade do renascimento na carne, a assistência desde antes do berço e a grandeza de gestos de sacrifício e abnegação.
A nossa ingratidão para com os pais é um dos mais graves enganos que o Espírito pode cometer no caminho evolutivo. Devemos amar e respeitar os nossos progenitores.
Em relação aos pais que fugiram à responsabilidade, nós, filhos, não devemos julgá-los com severidade.
Sejamos tolerantes e compreensivos. Se fracassaram, um dia reconhecerão o erro e terão oportunidade de repará-lo.
Renascemos na família de que se tem necessidade e nem sempre naquela que se gostaria.
Os afetos e desafetos são instrumentos para nossa própria evolução.
Enquanto nossos pais estiverem fortes, sejamos a companhia e a jovialidade.
Quando fracos, sejamos a proteção e o socorro.
Quando sadios, ofertemos-lhes a alegria.
Quando enfermos, ofereçamos-lhes o sustento e a assistência.
Busca crescer com a tua família e dá-lhe a mão enquanto possas. Envolve teus pais no carinho, gratidão e paciência.
Oferta aos teus irmãos tolerância e respeito.
Seja qual for o lar em que te encontres, se não fores compreendido ou amado, esforça-te para amar e compreender.
Nos momentos de dificuldade, ora e, com certeza, contarás com o auxílio Divino e a proteção dos Guias espirituais.
Aproveita a família consanguínea pois ela é a oportunidade de luta e progresso ofertada pelo Criador.
Momento Espírita, com base no cap. O adolescente diante da família, do livro Adolescência e vida, e no cap. 17 do livro Leis morais da vida, ambos pelo Espírito Joanna de Ãngelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. Leal.
§.§.§- O-canto-da-ave
Pode ser que tenhamos desejado, mesmo que por um breve instante, ter pais diferentes, mais dedicados e afectuosos.
Pais que, enquanto éramos crianças, tivessem nos carregado mais no colo, que tivessem trabalhado menos e brincado mais.
E que, quando éramos jovens ou mesmo na fase adulta, tivessem valorizado mais nossas conquistas, vibrado mais por cada obstáculo superado ou que tivessem, simplesmente, nos feito mais companhia.
Por vezes, desejamos irmãos que fossem mais companheiros.
Quantos de nós não gostaríamos de ter um irmão que enfrentasse o mundo para nos defender?
Com a maturidade e o desenvolvimento moral, é de se esperar que mudemos um pouco esses questionamentos.
Ao invés de cobranças, perguntemos a nós mesmos quanto de afecto nossos pais receberam na infância. Será que tiveram uma infância feliz?
Será que foram cercados da devida atenção, de compreensão e carinho?
Será que, quando jovens, eles tiveram pais que se fizeram presentes?
Quais dificuldades afectivas ou materiais tiveram que superar?
Levemos em consideração que, talvez, eles tenham feito o melhor que puderam.
Por mais que possa parecer pouco o que fizeram por nós, filhos, talvez esse pouco que nos ofertaram, seja muito mais do que um dia receberam.
Talvez eles tenham superado a si mesmos, tenham vencido obstáculos invisíveis para tentarem ser melhores pais.
Como filhos, temos deveres intransferíveis para com nossos progenitores.
Toda gratidão, carinho, afeição e respeito são pouco para retribuir o que fizeram por nós.
Eles nos deram a oportunidade do renascimento na carne, a assistência desde antes do berço e a grandeza de gestos de sacrifício e abnegação.
A nossa ingratidão para com os pais é um dos mais graves enganos que o Espírito pode cometer no caminho evolutivo. Devemos amar e respeitar os nossos progenitores.
Em relação aos pais que fugiram à responsabilidade, nós, filhos, não devemos julgá-los com severidade.
Sejamos tolerantes e compreensivos. Se fracassaram, um dia reconhecerão o erro e terão oportunidade de repará-lo.
Renascemos na família de que se tem necessidade e nem sempre naquela que se gostaria.
Os afetos e desafetos são instrumentos para nossa própria evolução.
Enquanto nossos pais estiverem fortes, sejamos a companhia e a jovialidade.
Quando fracos, sejamos a proteção e o socorro.
Quando sadios, ofertemos-lhes a alegria.
Quando enfermos, ofereçamos-lhes o sustento e a assistência.
Busca crescer com a tua família e dá-lhe a mão enquanto possas. Envolve teus pais no carinho, gratidão e paciência.
Oferta aos teus irmãos tolerância e respeito.
Seja qual for o lar em que te encontres, se não fores compreendido ou amado, esforça-te para amar e compreender.
Nos momentos de dificuldade, ora e, com certeza, contarás com o auxílio Divino e a proteção dos Guias espirituais.
Aproveita a família consanguínea pois ela é a oportunidade de luta e progresso ofertada pelo Criador.
Momento Espírita, com base no cap. O adolescente diante da família, do livro Adolescência e vida, e no cap. 17 do livro Leis morais da vida, ambos pelo Espírito Joanna de Ãngelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. Leal.
§.§.§- O-canto-da-ave
Desembaraçando os fios
Havia uma tecelagem onde se fabricavam tecidos muito finos.
Quando em dado momento os fios se embaraçavam, o operador devia tocar uma campainha, para ser atendido por um funcionário especializado, que punha as coisas em ordem novamente.
Certa ocasião, entretanto, depois de um rapazinho ter pedido o auxílio do funcionário especializado e recebido assistência, um operário antigo na fábrica achou que ele próprio já sabia o suficiente, e podia passar sem o auxílio especializado.
Então, quando novamente os fios se embaraçaram, ele mesmo tentou arrumar.
Seus fios, porém, ficaram terrivelmente emaranhados e o estrago foi muito grande.
Quando, enfim, ele chamou o especialista, disse-lhe:
"Mas eu fiz o meu melhor!".
O especialista replicou:
"O seu melhor é chamar por mim."
Quantas vezes nós tentamos solucionar os problemas da vida por nós mesmos.
Nós achamos que "nós sabemos".
Quanto mais rapidamente eles seriam resolvidos se os levássemos ao Divino Especialista.
'Fazer o nosso melhor' é chamar pelo Mestre.
Essa é a mensagem que Deus tem para você.
Se você se encontra num beco sem saída, e não sabe o que fazer para resolver seu problema, você não acha que a ocasião é certa para buscar ajuda de um Deus que tudo pode?
Ele não que vê-lo debatendo-se em tensão, angústia, preocupação e desespero.
Ele quer vê-lo calmo, tranquilo, desfrutando da vida que Ele lhe deu, descansando n'Ele, confiante de que Ele pode resolver seu problema, pois para Ele não há impossibilidades.
Disse também que a impossibilidade do homem é a oportunidade de Deus.
Então por que lutar sozinho?
Experimente buscar a Deus e tenha a certeza.
Ele virá em seu socorro:
"Entrega o teu caminho ao Senhor, confia n'Ele e Ele tudo fará"
(Bíblia, livro de Salmos, capítulo 37, verso 4)
Permita que Deus faça por você o que você mesmo não pode fazer, porque Ele nunca desampara os que n'Ele confiam.
Isso é o melhor que você pode fazer.
§.§.§- O-canto-da-ave
Quando em dado momento os fios se embaraçavam, o operador devia tocar uma campainha, para ser atendido por um funcionário especializado, que punha as coisas em ordem novamente.
Certa ocasião, entretanto, depois de um rapazinho ter pedido o auxílio do funcionário especializado e recebido assistência, um operário antigo na fábrica achou que ele próprio já sabia o suficiente, e podia passar sem o auxílio especializado.
Então, quando novamente os fios se embaraçaram, ele mesmo tentou arrumar.
Seus fios, porém, ficaram terrivelmente emaranhados e o estrago foi muito grande.
Quando, enfim, ele chamou o especialista, disse-lhe:
"Mas eu fiz o meu melhor!".
O especialista replicou:
"O seu melhor é chamar por mim."
Quantas vezes nós tentamos solucionar os problemas da vida por nós mesmos.
Nós achamos que "nós sabemos".
Quanto mais rapidamente eles seriam resolvidos se os levássemos ao Divino Especialista.
'Fazer o nosso melhor' é chamar pelo Mestre.
Essa é a mensagem que Deus tem para você.
Se você se encontra num beco sem saída, e não sabe o que fazer para resolver seu problema, você não acha que a ocasião é certa para buscar ajuda de um Deus que tudo pode?
Ele não que vê-lo debatendo-se em tensão, angústia, preocupação e desespero.
Ele quer vê-lo calmo, tranquilo, desfrutando da vida que Ele lhe deu, descansando n'Ele, confiante de que Ele pode resolver seu problema, pois para Ele não há impossibilidades.
Disse também que a impossibilidade do homem é a oportunidade de Deus.
Então por que lutar sozinho?
Experimente buscar a Deus e tenha a certeza.
Ele virá em seu socorro:
"Entrega o teu caminho ao Senhor, confia n'Ele e Ele tudo fará"
(Bíblia, livro de Salmos, capítulo 37, verso 4)
Permita que Deus faça por você o que você mesmo não pode fazer, porque Ele nunca desampara os que n'Ele confiam.
Isso é o melhor que você pode fazer.
§.§.§- O-canto-da-ave
Erros provocam tragédia
L. Roberto Silvado
"Sucessão de erros marcou tragédia" foi a manchete do artigo na Gazeta do Povo de 21 de maio de 1996.
O desabamento do Edifício Atlântico em Guaratuba, naquele verão, que matou 29 pessoas, "foi causado por erros em cima de erros", segundo Orlando Strobel, presidente do CREA-PR.
O engenheiro responsável pela construção tem sido obrigado a arcar com algumas despesas de fisioterapia e de reconstrução do prédio, mas jamais poderá pagar pelas 29 vidas que foram ceifadas, pelos relacionamentos interrompidos, pela dor da separação, pelos planos frustrados e pelas lágrimas derramadas.
Advogados dos dois lados negociam e renegociam o que fazer para resolver de alguma maneira o impasse dos escombros materiais e emocionais.
É impressionante pensar que qualquer um de nós poderia estar envolvido em uma tragédia como esta.
Basta estar vivo no planeta Terra para sofrer as consequências dos nossos erros e dos erros dos outros.
É o pedestre atropelado pelo motorista bêbado, é a criança atingida por uma bala perdida, é o hemofílico contagiado pelo vírus HIV através de uma transfusão de sangue ou a hemodiálise de Caruaru matando ao invés de dar mais vida.
Sucessão de erros voluntários ou involuntários que podem atingir a qualquer um de nós.
Na nossa relação com Deus ocorre o mesmo.
Porque muitos apontam para vários caminhos como o caminho para o céu, para uma relação verdadeira com Deus, a confusão começa a reinar.
As ideias e erros de alguns levam muitos a ficar perdidos sem saber realmente como chegar a Deus.
A Bíblia nos diz que Jesus é o caminho, a verdade e a vida.
O próprio Jesus nos diz no evangelho de João que ninguém chegaria a Deus senão através da sua morte na cruz.
A sucessão de erros na construção do Edifício Atlântico levou 29 pessoas à morte.
A Bíblia nos diz que a sucessão de erros que cometemos durante as nossas vidas nos levam à tragédia da morte eterna - separação de Deus.
No Edifício Atlântico a consequência foi morte física mas na relação com Deus a consequência é morte eterna.
"Porque o salário do pecado é a morte", diz a Bíblia.
Como os envolvidos na tragédia do Edifício Atlântico, eu e você temos também um advogado que intercede por nós.
A diferença é que na nossa relação com Deus nós somos os culpados e o nosso advogado, ao perceber que era impossível negociar o preço da tragédia gerada pelos nossos pecados resolveu pagar por todos os danos Ele mesmo, através da sua morte na cruz -
"... se alguém pecar, temos um advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo."
"Pois o próprio Cristo morreu por vocês.
Uma vez por todas Ele morreu pelos pecados;
um homem bom pelos maus, para nos levar a Deus."
Caro leitor não permita que as tragédias da vida o peguem de surpresa.
Não permita que as ideias de outras pessoas o confundam.
Não permita que a sucessão de erros em sua vida, seus pecados, o afastem do amor de Deus que está em Cristo Jesus.
Porque "... o presente de Deus é vida eterna para quem está unido com Cristo Jesus, o nosso Senhor."
Faça agora mesmo esta oração recebendo o perdão dos seus pecados e a certeza de vida eterna com Deus:
"Senhor Jesus muito obrigado por ser meu advogado e por morrer na cruz pelos meus pecados.
Eu quero a sua presença na minha vida como meu Senhor e Salvador.
Amém."
Textos bíblicos utilizados: I João 2:1 ; I Pedro 3:18 ; Romanos 6:23
§.§.§- O-canto-da-ave
"Sucessão de erros marcou tragédia" foi a manchete do artigo na Gazeta do Povo de 21 de maio de 1996.
O desabamento do Edifício Atlântico em Guaratuba, naquele verão, que matou 29 pessoas, "foi causado por erros em cima de erros", segundo Orlando Strobel, presidente do CREA-PR.
O engenheiro responsável pela construção tem sido obrigado a arcar com algumas despesas de fisioterapia e de reconstrução do prédio, mas jamais poderá pagar pelas 29 vidas que foram ceifadas, pelos relacionamentos interrompidos, pela dor da separação, pelos planos frustrados e pelas lágrimas derramadas.
Advogados dos dois lados negociam e renegociam o que fazer para resolver de alguma maneira o impasse dos escombros materiais e emocionais.
É impressionante pensar que qualquer um de nós poderia estar envolvido em uma tragédia como esta.
Basta estar vivo no planeta Terra para sofrer as consequências dos nossos erros e dos erros dos outros.
É o pedestre atropelado pelo motorista bêbado, é a criança atingida por uma bala perdida, é o hemofílico contagiado pelo vírus HIV através de uma transfusão de sangue ou a hemodiálise de Caruaru matando ao invés de dar mais vida.
Sucessão de erros voluntários ou involuntários que podem atingir a qualquer um de nós.
Na nossa relação com Deus ocorre o mesmo.
Porque muitos apontam para vários caminhos como o caminho para o céu, para uma relação verdadeira com Deus, a confusão começa a reinar.
As ideias e erros de alguns levam muitos a ficar perdidos sem saber realmente como chegar a Deus.
A Bíblia nos diz que Jesus é o caminho, a verdade e a vida.
O próprio Jesus nos diz no evangelho de João que ninguém chegaria a Deus senão através da sua morte na cruz.
A sucessão de erros na construção do Edifício Atlântico levou 29 pessoas à morte.
A Bíblia nos diz que a sucessão de erros que cometemos durante as nossas vidas nos levam à tragédia da morte eterna - separação de Deus.
No Edifício Atlântico a consequência foi morte física mas na relação com Deus a consequência é morte eterna.
"Porque o salário do pecado é a morte", diz a Bíblia.
Como os envolvidos na tragédia do Edifício Atlântico, eu e você temos também um advogado que intercede por nós.
A diferença é que na nossa relação com Deus nós somos os culpados e o nosso advogado, ao perceber que era impossível negociar o preço da tragédia gerada pelos nossos pecados resolveu pagar por todos os danos Ele mesmo, através da sua morte na cruz -
"... se alguém pecar, temos um advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo."
"Pois o próprio Cristo morreu por vocês.
Uma vez por todas Ele morreu pelos pecados;
um homem bom pelos maus, para nos levar a Deus."
Caro leitor não permita que as tragédias da vida o peguem de surpresa.
Não permita que as ideias de outras pessoas o confundam.
Não permita que a sucessão de erros em sua vida, seus pecados, o afastem do amor de Deus que está em Cristo Jesus.
Porque "... o presente de Deus é vida eterna para quem está unido com Cristo Jesus, o nosso Senhor."
Faça agora mesmo esta oração recebendo o perdão dos seus pecados e a certeza de vida eterna com Deus:
"Senhor Jesus muito obrigado por ser meu advogado e por morrer na cruz pelos meus pecados.
Eu quero a sua presença na minha vida como meu Senhor e Salvador.
Amém."
Textos bíblicos utilizados: I João 2:1 ; I Pedro 3:18 ; Romanos 6:23
§.§.§- O-canto-da-ave
Muito trabalho
"Marta, Marta, você está ocupada e atrapalhada com tantas coisas, mas apenas uma é necessária".
Lucas 10:41-42.
A Bíblia nos fala do perigo de estarmos tão ocupados com as responsabilidades diárias que não temos tempo para Deus.
Marta e Maria eram duas irmãs que receberam a visita de Jesus em sua casa.
Marta estava tão "ocupada e atrapalhada com tantas coisas" para servir a Jesus que não teve tempo para ter comunhão com Ele.
O Mestre apontou para o facto de que sua irmã Maria tinha feito a melhor escolha - ouvir os seus ensinamentos!
Marta estava cheia de boas intenções, como muitos de nós, mas ela tinha suas prioridades invertidas.
Ela havia erroneamente colocado trabalho antes de devoção!
A dona de um restaurante comentou:
"... repetidas vezes eu senti necessidade de dar instruções para o meu novo cozinheiro durante o preparo da refeição.
Entretanto ele sempre me interrompia, dizendo:
- Me desculpe, eu não tenho tempo para ouvi-la agora. Estou muito ocupado!
Finalmente eu segurei o seu braço e lhe perguntei:
- Para quem você está trabalhando?
A resposta era óbvia, e ele ficou calado.
Bem, se você está fazendo o seu trabalho, então pare o tempo suficiente para saber como eu desejo que tudo seja feito!"
Eu creio que Deus muitas vezes deseja fazer o mesmo comigo e com você.
Estamos tão ocupados com as tarefas diárias que não temos tempo para ouvi-Lo no silêncio dos nossos corações e na Sua Palavra, a Bíblia.
Vivemos com se Deus não se importasse connosco, ou como se Ele não estivesse por perto.
A Bíblia nos diz que Ele se importa com cada detalhe das nossas vidas e mais, Ele está por perto sempre buscando relacionar-se connosco.
Jesus mesmo disse "estarei com vocês todos os dias até a consumação dos séculos."
Que tal buscar em Deus a direção necessária para viver uma vida que vale a pena ser vivida?
Separe tempo para buscar a Deus em uma prece!
Reúna algumas pessoas do seu escritório e tenha com elas um momento de oração.
Leia diariamente um trecho da Bíblia!
Aí sim, você estará preparado para trabalhar "tendo escolhido a melhor parte"!
Deus o abençoe.
§.§.§- O-canto-da-ave
Lucas 10:41-42.
A Bíblia nos fala do perigo de estarmos tão ocupados com as responsabilidades diárias que não temos tempo para Deus.
Marta e Maria eram duas irmãs que receberam a visita de Jesus em sua casa.
Marta estava tão "ocupada e atrapalhada com tantas coisas" para servir a Jesus que não teve tempo para ter comunhão com Ele.
O Mestre apontou para o facto de que sua irmã Maria tinha feito a melhor escolha - ouvir os seus ensinamentos!
Marta estava cheia de boas intenções, como muitos de nós, mas ela tinha suas prioridades invertidas.
Ela havia erroneamente colocado trabalho antes de devoção!
A dona de um restaurante comentou:
"... repetidas vezes eu senti necessidade de dar instruções para o meu novo cozinheiro durante o preparo da refeição.
Entretanto ele sempre me interrompia, dizendo:
- Me desculpe, eu não tenho tempo para ouvi-la agora. Estou muito ocupado!
Finalmente eu segurei o seu braço e lhe perguntei:
- Para quem você está trabalhando?
A resposta era óbvia, e ele ficou calado.
Bem, se você está fazendo o seu trabalho, então pare o tempo suficiente para saber como eu desejo que tudo seja feito!"
Eu creio que Deus muitas vezes deseja fazer o mesmo comigo e com você.
Estamos tão ocupados com as tarefas diárias que não temos tempo para ouvi-Lo no silêncio dos nossos corações e na Sua Palavra, a Bíblia.
Vivemos com se Deus não se importasse connosco, ou como se Ele não estivesse por perto.
A Bíblia nos diz que Ele se importa com cada detalhe das nossas vidas e mais, Ele está por perto sempre buscando relacionar-se connosco.
Jesus mesmo disse "estarei com vocês todos os dias até a consumação dos séculos."
Que tal buscar em Deus a direção necessária para viver uma vida que vale a pena ser vivida?
Separe tempo para buscar a Deus em uma prece!
Reúna algumas pessoas do seu escritório e tenha com elas um momento de oração.
Leia diariamente um trecho da Bíblia!
Aí sim, você estará preparado para trabalhar "tendo escolhido a melhor parte"!
Deus o abençoe.
§.§.§- O-canto-da-ave
Ante os testemunhos
Segundo o Evangelho, na iminência de Seu martírio, Jesus dirigiu-Se ao Getsêmani com os discípulos.
Acompanhado de três deles, afastou-Se um pouco para orar.
Declarou-Se triste, pediu que vigiassem com Ele e orou.
Absolutamente tudo o que Jesus fez durante Sua jornada terrena é pleno de significados.
Ele é o Modelo e Guia dado por Deus à Humanidade.
Forte como nenhum homem jamais o foi, por Suas virtudes, mas ainda assim sujeito às intempéries da vida terrena.
Em face do grande testemunho que se avizinhava, esse Homem Superior lançou mão de duas providências.
Primeiro, cercou-Se de Seus amigos queridos e partilhou com eles Suas angústias.
Segundo, entrou em contacto com a Divindade por meio da oração.
No mundo, o homem está sempre às voltas com testemunhos.
Em sua fragilidade, a cada instante é colocado à prova.
Diferente de Jesus, pleno de pureza, bondade e sabedoria, o homem comum está sujeito às tentações e às dúvidas.
Frequentemente se indaga a respeito de qual o melhor caminho a seguir.
Hesita, sente-se fraco e teme não conseguir vencer as provações.
Mesmo quando decidido, às vezes fraqueja ao colocar em prática suas boas resoluções.
Essencialmente frágil, o ser humano não se debate apenas com dificuldades pontuais.
Diariamente, ele corre o risco de cometer pequenos e desnecessários equívocos.
Não se trata de pintar um quadro desanimador, mas de ser realista.
O bem é sempre possível e ele invariavelmente ilumina e pacifica.
Apenas, por vezes, as tentações do mundo se apresentam bastante sedutoras.
Nesse contexto, convém recordar o sábio exemplo de Jesus.
Em Sua grandeza, Ele não abdicou de dois sublimes recursos: a oração e a amizade.
A oração coloca o homem em ligação com o Divino.
Faculta que ele receba salutares inspirações e se fortifique.
O hábito de orar constitui um eficiente antídoto contra as loucuras do mundo.
Mas, nessa busca do Alto, importa não esquecer os companheiros de jornada.
As amizades sinceras aquecem o coração e reduzem as carências e fragilidades.
É importante aprender a partilhar as próprias dificuldades e sonhos com algumas pessoas de confiança.
Esse processo de narrar os conflitos íntimos a Deus e ao próximo faculta o auto-conhecimento.
Se algo parecer muito vergonhoso para ser partilhado com um amigo querido, é porque jamais deve ser colocado em prática.
Assim, ante seus testemunhos diários, ligue-se a Deus e a seus amigos.
Trata-se de uma valiosa estratégia para que vença a si mesmo e caminhe firme em direção ao alto.
Pense nisso.
Momento Espírita.
§.§.§- O-canto-da-ave
Acompanhado de três deles, afastou-Se um pouco para orar.
Declarou-Se triste, pediu que vigiassem com Ele e orou.
Absolutamente tudo o que Jesus fez durante Sua jornada terrena é pleno de significados.
Ele é o Modelo e Guia dado por Deus à Humanidade.
Forte como nenhum homem jamais o foi, por Suas virtudes, mas ainda assim sujeito às intempéries da vida terrena.
Em face do grande testemunho que se avizinhava, esse Homem Superior lançou mão de duas providências.
Primeiro, cercou-Se de Seus amigos queridos e partilhou com eles Suas angústias.
Segundo, entrou em contacto com a Divindade por meio da oração.
No mundo, o homem está sempre às voltas com testemunhos.
Em sua fragilidade, a cada instante é colocado à prova.
Diferente de Jesus, pleno de pureza, bondade e sabedoria, o homem comum está sujeito às tentações e às dúvidas.
Frequentemente se indaga a respeito de qual o melhor caminho a seguir.
Hesita, sente-se fraco e teme não conseguir vencer as provações.
Mesmo quando decidido, às vezes fraqueja ao colocar em prática suas boas resoluções.
Essencialmente frágil, o ser humano não se debate apenas com dificuldades pontuais.
Diariamente, ele corre o risco de cometer pequenos e desnecessários equívocos.
Não se trata de pintar um quadro desanimador, mas de ser realista.
O bem é sempre possível e ele invariavelmente ilumina e pacifica.
Apenas, por vezes, as tentações do mundo se apresentam bastante sedutoras.
Nesse contexto, convém recordar o sábio exemplo de Jesus.
Em Sua grandeza, Ele não abdicou de dois sublimes recursos: a oração e a amizade.
A oração coloca o homem em ligação com o Divino.
Faculta que ele receba salutares inspirações e se fortifique.
O hábito de orar constitui um eficiente antídoto contra as loucuras do mundo.
Mas, nessa busca do Alto, importa não esquecer os companheiros de jornada.
As amizades sinceras aquecem o coração e reduzem as carências e fragilidades.
É importante aprender a partilhar as próprias dificuldades e sonhos com algumas pessoas de confiança.
Esse processo de narrar os conflitos íntimos a Deus e ao próximo faculta o auto-conhecimento.
Se algo parecer muito vergonhoso para ser partilhado com um amigo querido, é porque jamais deve ser colocado em prática.
Assim, ante seus testemunhos diários, ligue-se a Deus e a seus amigos.
Trata-se de uma valiosa estratégia para que vença a si mesmo e caminhe firme em direção ao alto.
Pense nisso.
Momento Espírita.
§.§.§- O-canto-da-ave
Não recebi nada do que eu pedi
Pedi a Deus para ser forte,
A fim de executar projectos grandiosos,
E Ele me fez fraco,
Para conservar-me na humildade...
Pedi a Deus que me desse saúde
Para realizar grandes empreendimentos,
E Ele me deu doença,
Para compreendê-Lo melhor...
Pedi a Deus riquezas, para tudo possuir,
E Ele me deixou pobre, para não ser egoísta...
Pedi a Deus o poder
Para que os homens precisassem de mim.
E Ele me deu a humildade,
Para que eu precisasse de Deus...
Pedi a Deus tudo para gozar a vida...
E Ele me deixou a vida
Para eu poder gozar de tudo...
Senhor,
Não recebi nada do que pedi,
Mas me deste tudo de que precisava.
E quase contra a minha própria vontade,
As preces que eu não fiz foram ouvidas....
Louvado sejas,
Ó Deus!
Entre todos os homens,
Ninguém tem mais do que eu!
§.§.§- O-canto-da-ave
A fim de executar projectos grandiosos,
E Ele me fez fraco,
Para conservar-me na humildade...
Pedi a Deus que me desse saúde
Para realizar grandes empreendimentos,
E Ele me deu doença,
Para compreendê-Lo melhor...
Pedi a Deus riquezas, para tudo possuir,
E Ele me deixou pobre, para não ser egoísta...
Pedi a Deus o poder
Para que os homens precisassem de mim.
E Ele me deu a humildade,
Para que eu precisasse de Deus...
Pedi a Deus tudo para gozar a vida...
E Ele me deixou a vida
Para eu poder gozar de tudo...
Senhor,
Não recebi nada do que pedi,
Mas me deste tudo de que precisava.
E quase contra a minha própria vontade,
As preces que eu não fiz foram ouvidas....
Louvado sejas,
Ó Deus!
Entre todos os homens,
Ninguém tem mais do que eu!
§.§.§- O-canto-da-ave
Página 25 de 41 • 1 ... 14 ... 24, 25, 26 ... 33 ... 41