LUZ ESPÍRITA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Momentos Espíritas

Página 14 de 41 Anterior  1 ... 8 ... 13, 14, 15 ... 27 ... 41  Seguinte

Ir para baixo

Momentos Espíritas - Página 14 Empty Re: Momentos Espíritas

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Fev 21, 2011 10:36 am

Continua...

Para se elevar à auto-estima é necessário re-aprender a como se fazer isso, por ex: na faculdade ou no colégio, fazemos as lições, estudamos, mas nem sempre obtemos as notas que realmente merecemos, por que geralmente estudamos da maneira errada, na nossa vida o mesmo acontece, portanto é imprescindível re-aprender a se auto-amar, isso pode mudar afinal todos nós temos potencial .

Você pode perguntar-se, mas para que se ter auto-estima?

Se tivermos auto estima, estamos preparados e não vulneráveis para qualquer comentário ao nosso redor, podemos filtra-los, avalia-los e descarta-los como inválidos, e assim ter uma auto-imagem positiva de nós, realmente nos amarmos com nossos limites e aspirações e assim sermos felizes.

Podemos entender que podemos trabalhar aqueles comportamentos morais indesejáveis e ir buscando novas experiências ilimitadas, hoje pensamos que só podemos nadar neste pequeno aquário, mas sabemos que quando usamos nosso mais profundo potencial estaremos livre para alcançar o oceano.

As pessoas que não acreditam em auto-amor, auto-estima ou auto-imagem estão ligadas a alguma forma de sofrimento, são pessoas negativas e pouco ponderadas, pois não acreditam que possam ser felizes, e a busca da felicidade é uma das nossas mais profundas metas, estamos nesse mundo para sermos felizes, eis uma profunda decisão que você tem de tomar, Eu quero ser feliz!!!, a criatura humana interpretou mal esse objectivo e hoje busca mais o ter do que o ser, por isso o mundo esta assim, as pessoas se tornaram hedonistas, ou seja buscam o prazer para serem felizes, mas a felicidade se baseia também em suas consequências, podemos perceber que a nossa felicidade jamais pode ser construída em cima da tristeza ou infelicidade dos outros, avaliar em profundidade o significado de felicidade é importantíssimo, por isso a arte da felicidade se baseia em uma profunda reflexão do seu caminho.

A primeira dica para aprender a auto-estima é praticar um pequeno gesto diário de elogio à alguém que realmente se destacou em algo, é algo simples, mas que repetitivamente produz um efeito espelho eficaz, pois o elogio permanece por muito tempo dentro do coração da pessoa e sua vibração vai ser de tal intensidade que acabará não somente por contagia-la, mas por retribui-la não intencionalmente, mas naturalmente.

Eu vou lhe dar algumas dicas preciosas para elevar essa auto-estima, anote cada uma delas e coloque–as como seu objectivo que pode se diário, semanal ou mensal, entenda que quando você coloca algo no papel a sua mente interpreta como algo que deve ser realizado e estimula assim a vontade.

Você pode adquirir este trabalho e colocá-lo totalmente em prática, são 10 passos imprescindíveis a sua modificação, esta alteração será sentido em seu comportamento, ideias e aspirações e modificará a sua vibração, alterando subtilmente a sua sintonia e assim o processo de identificação com estados mais positivos e saudáveis irão perpetuar.

Fazemos votos de êxito em sua jornada.

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Ir para o topo Ir para baixo

Momentos Espíritas - Página 14 Empty Perdendo tempo

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Fev 22, 2011 12:43 pm

Sempre há em nossas vidas aqueles momentos de reflexão mais profunda.
Sempre haverá dias onde a alma se propõe a fazer um balanço da própria vida.

Algumas vezes isso se dá em dias de aniversário, onde a contagem de mais um ano propicia tal reflexão.
Também nos ocorrerá algumas vezes no Reveillon, quando o rito da passagem de ano nos enseja muitas questões.

Outras vezes paramos para pensar sobre o tempo e a vida, e a vida que levamos, quando alguma perda mais intensa nos ocorre, como por exemplo, a desencarnação de um ente querido.

Inevitavelmente, os dias de balanço e análise da vida chegam.
E devem chegar realmente, pois são extremamente oportunos.

Afinal, ninguém conseguirá o sucesso de uma longa empreitada sem fazer avaliações e análises periódicas, a fim de saber a quantas anda e por quais caminhos segue.

Toda análise irá provocar algumas reflexões em torno da tarefa.
E será a boa reflexão que nos dirá se os caminhos e direcções que estamos a percorrer são os melhores e os mais significativos.

A vida é rica em experiências por demais importantes para que percamos tempo, ou para que o tempo escoe vazio pelas nossas mãos.

Vivemos com o propósito do aprendizado, do aprender a ser, na desafiadora tarefa de construir em nossa intimidade o reino de Deus, na figura de linguagem tantas vezes utilizada por Jesus.

Desta forma, é claro perceber que a vida tem um significado muito importante para cada um de nós.

E não devemos nos desviar desse significado.
São muitos os que nos perdemos na vida, buscando significado naquilo que nada significa.

Passamos incontáveis horas do dia e muitos anos da vida a juntar dinheiro, como sendo esse o verdadeiro significado.

Outros, desperdiçamos as horas abençoadas da vida fugindo de nós mesmos, pelos caminhos do álcool, das drogas químicas, dos relacionamentos sexuais vazios.

Por isso, a necessidade de vez por outra fazermos um balanço de nossa vida. Buscarmos entender onde e para que pulsa nosso coração.

Afinal, onde estiver nosso coração aí estarão nossos tesouros, lembra-nos Jesus.
E será com esses tesouros que retornaremos à nossa verdadeira casa, o mundo espiritual.

Assim, quando esses momentos de reflexão nos surgirem, permitamo-nos fazer um balanço de nossa vida.
Analisemos em que estamos utilizando as horas, em que estamos depositando nossa energia e esforço.

E será a resposta sincera dessa análise que nos dirá se as horas de nossa vida vêm sendo bem utilizadas ou apenas as estamos perdendo.

Percebamo-nos como um Espírito imortal que efectivamente somos, momentaneamente reencarnado.

Com essa perspectiva, mais fácil nos será a análise, a fim de descobrirmos se nossas horas vêm sendo bem empregadas, ou se esses são apenas dias de perda de tempo.

Momento Espírita.

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Momentos Espíritas - Página 14 Empty CONFISSÃO A UM PAI

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Fev 22, 2011 12:44 pm

Momentos Espíritas - Página 14 Confissao_a_um_pai_lp
Walter Pereira Pimentel

Pai!
Tanta coisa a te dizer mas por onde começar, não sei!
Tanto fizeste para que me tornasse alguém, um ser maduro,

Levaste uma vida mostrando-me os caminhos mais seguros
E hoje, cheio de arrependimento, confesso: Fracassei!

Aos teus veementes apelos fiz ouvido de mercador
Deixando-me seduzir pela tentação da droga

Que agora me consome e me afoga
No mar do nada... da desilusão... da dor...

Sofres por minha culpa, vejo isso nas rugas do teu rosto
Perdoa-me pois pai, por tantos e tantos desgostos,
Transformei a tua vida num verdadeiro tormento!

Apesar de tudo, nos teus actos e gestos para comigo,
Continuo a ver a face daquele pai extremado e amigo
Que se transfigura ante o peso da cruz do meu sofrimento.

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Momentos Espíritas - Página 14 Empty DESBLOQUEIO EMOCIONAL

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Fev 22, 2011 12:45 pm

PAULO VALZACCHI

Desbloqueio Emocional é um dos mais recentes práticos do autor, ele vem da necessidade da criatura humana iniciar um processo de eliminação de todo o seu lixo interno que bloqueia decididamente as suas mais refinadas percepções do universo, quando essa percepção encontra-se bloqueada e mal desenvolvida, os nossos sentidos, muitas vezes nem sequer registam as impressões recebidas, o que nos limitam a sermos apenas seres mecanistas e cairmos assim nas teias dos acontecimentos fortuitos, se observarmos com profunda atenção começaremos a verificar que nossas decisões são inconscientes e mínimas, pois estamos arraigados aos problemas do passado que nos abrem fendas imensuráveis cujo decurso são labirintos de dor e negativismo.

Desbloqueio emocional é uma proposta de libertação, composto de um exercício de 40 minutos que tem como desenvolvimento uma prática simples onde irá coloca-lo em sintonia com o seu EU físico, mental (emocional) e energético (espiritual).

As características principais desse exercício foram analisados e trabalhados em cursos de auto-conhecimento e controle emocional, ambos cursos desenvolvidos pelo autor, ele cria o desbloqueio e o sentimento de expansão cujo poder é profundo por trazer uma sensação de calma, tranquilidade e alívio.

Imagine você no caminhar de sua existência, como se estivéssemos subindo uma montanha rumo ao nosso mais precioso objectivo que se encontra lá no alto, em determinados momentos com dificuldade em lidar com certas manifestações, como as decepções nos relacionamentos, profissão, família, vão gerando fardos que você vai colocando em suas costas, a tal ponto de ser um peso tão grande que não permite a sua subida rumo ao seu objectivo, então você se sente vazio, infeliz, intranquilo, e muitas vezes depressivo.

Pensando nestes factores, foi criado esse processo de desbloqueio que deve ser acompanhado de uma boa dose de desenvolvimento pessoal para assim você ir superando pouco-a- pouco as dificuldades da vida e criando uma percepção aguçada do mundo e de seus mecanismo.

É como ler, você precisa exercício, disciplina, de que adianta saber ler se você não o faz, não há vantagem alguma diante daqueles que não aprenderam a ler, pense nisto.

Aconselhamos à aqueles que venham a adquirir este trabalho que realizem sua análise comportamental para assim obter dicas práticas em seu desenvolvimento.

Fazemos votos de êxito em sua jornada

Sempre lembrando as palavras Israel Zangwill e Goethe
"O passado é nosso berço, não nosso cárcere."

Uma coisa é certa: quer goste ou não, terá que viver com você mesmo, não nos esqueçamos de que o homem nunca pode fugir de si mesmo.

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Momentos Espíritas - Página 14 Empty Encontro com Deus

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Fev 22, 2011 12:46 pm

Esta é uma história verídica, narrada por John Powell, S.J.

"Um dia, há muitos anos atrás, eu estava de pé na porta da sala, esperando meus alunos entrarem para nosso primeiro dia de aula do semestre.

Foi aí que vi Tom, pela primeira vez.
Não consegui evitar que meus olhos piscassem de espanto.

Ele estava penteando seus cabelos longos e muito loiros que batiam uns vinte centímetros abaixo dos ombros.

Eu nunca vira um rapaz com cabelos tão longos.
Acho que a moda estava apenas começando nessa época.

Mesmo sabendo que o que importa não é o que está fora, mas o que vai dentro da cabeça, naquele dia eu fiquei um pouco chocado.

Imediatamente classifiquei Tom com um "E" de estranho... muito estranho!
Tommy acabou se revelando o "ateísta de plantão" do meu curso de Teologia da Fé.

Constantemente, fazia objecções ou questionava sobre a possibilidade de existir um Deus-Pai que nos amasse incondicionalmente.

Convivemos em relativa paz durante o semestre, embora eu tenha que admitir que às vezes ele era bastante incómodo.

No fim do curso, ele se aproximou e me perguntou, num tom ligeiramente irónico:
- O senhor acredita mesmo que eu possa encontrar Deus algum dia?

Resolvi usar uma terapia de choque:
- Não, eu não acredito! - respondi.

- Ah! - ele respondeu - [i]Pensei que era este o produto que o senhor esteve tentando nos vender nos últimos meses.

Eu deixei que ele se afastasse um pouco e falei, bem alto:
- Eu não acredito que você consiga encontrar Deus, mas tenho absoluta certeza de que Ele o encontrará um dia.

Ele deu de ombros e foi embora da minha sala e da minha vida.

Algum tempo depois soube que Tommy tinha se formado e, em seguida, recebi uma notícia triste:
ele estava com um câncer terminal.

E antes que eu resolvesse se ia à sua procura, ele veio me ver.
Quando entrou na minha sala, percebi que seu físico tinha sido devastado pela doença e que os cabelos longos não existiam mais, devido à quimioterapia.

Entretanto, seus olhos estavam brilhantes e sua voz era firme, bem diferente daquele garoto que conheci.
- Tommy, tenho pensado em você. Ouvi dizer que está doente! - falei.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Fev 22, 2011 12:46 pm

Continua...

- Ah, é verdade, estou seriamente doente.
Tenho câncer nos dois pulmões.
É uma questão de semanas, agora.

- Você consegue conversar bem a esse respeito?
- Claro, o que o senhor gostaria de saber?
- Como é ter apenas vinte e quatro anos e saber que está morrendo?

- Acho que poderia ser pior.
- Como assim?
- Bem, eu poderia ter cinquenta anos e não ter noção de valores ou ideais, ou ter sessenta anos e pensar que bebida, mulheres e dinheiro são as coisas mais "importantes" da vida.

Lembrei-me da classificação que atribuí a ele:
"E" de "estranho" (parece que as pessoas que recebem classificações desse tipo, são enviadas de volta por Deus para que eu possa repensar o assunto).

- Mas a razão pela qual eu realmente vim vê-lo
- disse Tom - foi a frase que o senhor me disse no último dia de aula.
(Ele se lembrava!...)

Tom continuou:
- Eu lhe perguntei se o senhor acreditava que eu encontraria Deus algum dia e o senhor respondeu 'Não', o que me surpreendeu.
Em seguida, o senhor disse,
"mas Ele o encontrará".
Eu pensei um bocado a respeito daquela frase, embora na época não estivesse muito interessado no assunto.

Mas quando os médicos removeram um nódulo da minha virilha e me disseram que se tratava de um tumor maligno, comecei a pensar com mais seriedade sobre a ideia de procurar Deus.

E quando a doença se espalhou por outros órgãos, eu comecei realmente a dar murros desesperados nas portas de bronze do paraíso.

Mas Deus não apareceu.
De facto, nada aconteceu.

O senhor já tentou fazer alguma coisa por um longo período, sem sucesso?

A gente fica cansado, desanimado.
Um dia, ao invés de continuar atirando apelos por cima do muro alto atrás de onde Deus poderia estar... ou não... eu desisti, simplesmente.

Decidi que de facto não estava me importando... com Deus, com uma possível vida eterna ou qualquer coisa parecida.
E decidi utilizar o tempo que me restava fazendo alguma coisa mais proveitosa.

Pensei no senhor e nas suas aulas e me lembrei de uma coisa que o senhor havia dito noutra ocasião:
" A tristeza mais profunda, sem remédio, é passar pela vida sem amar.
Mas é quase tão triste passar pela vida e deixar este mundo sem jamais ter dito às pessoas queridas o quanto você as amou."

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Fev 22, 2011 12:47 pm

Continua...

Então resolvi começar pela pessoa mais difícil: meu pai.
Ele estava lendo o jornal quando me aproximei dele:
- Papai... [/i]eu disse.
- Sim, o que é? - ele perguntou, sem baixar o jornal.

- Papai, eu gostaria de conversar com você.
- Então fale.
- É um assunto muito importante!
O jornal desceu alguns centímetros, vagarosamente.

- O que é?
- Papai, eu o amo muito. Só queria que você soubesse disso.

O jornal escorregou para o chão e meu pai fez duas coisas que eu jamais havia visto:
[i]Ele chorou e me abraçou com força.

E conversamos durante toda à noite, embora ele tivesse que ir trabalhar na manhã seguinte.
Foi tão bom poder me sentar junto do meu pai, conversar, ver suas lágrimas, sentir seu abraço, ouvi-lo dizer que também me amava!...

Foi uma emoção indescritível!
Foi mais fácil com minha mãe e com meu irmão mais novo.
Eles choraram também e nós nos abraçamos e falamos coisas realmente boas uns para os outros.

Falamos sobre as coisas que tínhamos mantido em segredo por tantos anos, e que era tão bom partilhar.

Só lamentei uma coisa:
que eu tivesse desperdiçado tanto tempo, me privando de momentos tão especiais.

Naquela hora eu estava apenas começando a me abrir com as pessoas que amava.

Então, um dia, eu olhei, e lá estava ELE.
Ele não veio ao meu encontro quando lhe implorei.

Acredito que estava agindo como um domador de animais que, segurando um chicote, diz:
- Vamos, pule! Eu lhe dou três dias.. três semanas...
Parece que Deus não se deixa impressionar.

Ele age a Seu modo e a Seu tempo.
Mas o que importa é que Ele estava lá.
Ele me encontrou...

O senhor estava certo.
Ele me encontrou mesmo depois de eu ter desistido de procurar por Ele.

- Tommy - eu disse, bastante comovido - o que você está dizendo é muito mais importante e muito mais universal do que você pode imaginar.

Para mim, pelo menos, você está dizendo que a maneira certa de encontrar Deus, não é fazendo Dele um bem pessoal, uma solução para os nossos problemas ou um consolo em tempos difíceis, mas sim se tornando disponível para o verdadeiro Amor.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Fev 22, 2011 12:48 pm

Continua...

O apóstolo João disse isto:
" Deus é Amor e aquele que vive no Amor, vive com Deus e Deus vive com ele".

- Tom, posso pedir-lhe um favor?
Você sabe que me deu bastante trabalho quando foi meu aluno.
Mas
(aos risos) agora você pode me compensar por aquilo.

Você viria à minha aula de Teologia da Fé e contaria aos meus alunos o que você acabou de me contar?
Se eu lhes contasse não seria a mesma coisa, não tocaria tão fundo neles!

- Oooh!... eu me preparei para vir vê-lo, mas não sei se estou preparado para enfrentar seus alunos.
- Então, pense nisto.
Se você se sentir preparado, telefone para mim.

Alguns dias mais tarde,
Tom telefonou e disse que falaria com a minha turma.
Ele queria fazer aquilo por Deus e por mim.

Então marcamos uma data.
Mas, o dia chegou... e ele não pode ir.
Ele tinha outro encontro, muito mais importante do que aquele.

Ele se foi... Tom havia dado o grande passo para a verdadeira realidade.
Ele foi ao encontro de uma nova vida e de novos desafios.
Antes de ele morrer, ainda conversamos uma vez.

- Não vou ter condições de falar com sua turma. - ele disse.
- Eu sei, Tom.
- O senhor falaria com eles por mim?
O senhor falaria... com todo mundo por mim?

- Vou falar, Tom. Vou falar com todo mundo.
Vou fazer o melhor que puder.

Portanto, a todos vocês que foram pacientes, lendo esta declaração de amor tão sincero, obrigado por fazê-lo.

E a você Tommy, onde quer que esteja, aí está:
eu falei com todo mundo... do melhor modo que consegui.

E espero que as pessoas que tiveram conhecimento desta história, possam contá-la aos seus amigos, para que mais gente possa conhecê-la..."

"OS AMIGOS SÃO O MEIO PELO QUAL DEUS GOSTA DE CUIDAR DE NÓS!..."
QUE FALEMOS PARA AS PESSOAS QUE VERDADEIRAMENTE NOS AMAM: - EU TE AMO!!!!!!!!!!!!!!

John Powell

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Momentos Espíritas - Página 14 Empty Hotéis de gelo

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Fev 24, 2011 12:02 pm

Você abre seus olhos e enxerga a luz suave e difusa da fibra óptica e do amanhecer.

O gelo circunda você.
Parte dele entalhado em forma de móveis e esculturas, parte na forma de blocos maciços que compõem as paredes, o tecto e até mesmo o piso.

Apesar da beleza do quarto, porém, é hora de levantar.
Afinal, a temperatura do seu cómodo é de menos cinco a menos oito graus celsius, e você acabou de passar a noite em um saco de dormir sobre uma base de gelo.

Esta é parte da experiência pela qual muitos passam quando se hospedam nos chamados hotéis de gelo.
São edificações inteiras, com quartos, salas, recepção, salões, restaurantes, construídas apenas com blocos de gelo.
Anualmente, em algumas regiões do planeta, essas obras incomparáveis da engenharia moderna são edificadas para receber hóspedes de todo o mundo.

São, usualmente, construídas ao lado de grandes rios, onde é possível se obter água, congelá-la e cortar em grandes blocos de gelo, levando-os ao local da construção.

Além de engenheiros especializados, são convidados sempre escultores, artistas de várias regiões do globo, que trabalham no acabamento final de cada quarto.

Porém, o mais intrigante de tudo, é que esses iglus de luxo permanecem em pé, funcionando, apenas por quatro ou cinco meses cada ano.

Depois desse tempo, eles, literalmente, viram água, derretem, voltam a ser rio.
Por mais que os engenheiros e artistas, que participam da construção desejem se apegar à sua obra de arte, não podem, pois sua criação dura pouco tempo.

Isso não os desestimula de forma alguma.
Ano após ano estão lá, construindo um hotel diferente, sempre com o máximo de capricho e beleza possíveis.

Será que a vida na Terra não é como se viver num hotel de gelo?

Usufruímos das coisas, mas elas não nos pertencem.
Elas voltam para o rio da vida, quando retornamos ao mundo espiritual.
Desse modo, o que ganhamos, ao erguer nossos edifícios na Terra, ao fazer conquistas materiais, não são os bens propriamente ditos, mas sim as edificações na alma.

O prémio por anos de trabalho honesto, dedicado e sério, não são imóveis, acções, veículos, etc.

É a disciplina conquistada.
É a inteligência desenvolvida.
É a capacidade de gerenciar pessoas, de encontrar soluções para problemas com maior facilidade.

Esses, sim, são alguns bens do Espírito, que não perdemos, que não derretem após o inverno.
É importante ter objectivos relacionados à matéria, certamente.
Temos como missão trabalhar pela melhoria material do planeta.

Contudo, é imprescindível que não nos apeguemos às coisas, perdendo o foco de nossas verdadeiras metas na encarnação.

A escultura de gelo pode derreter, se desfazer, porém, o escultor sai melhor de cada experiência, sai mais maduro e capaz a cada obra esculpida com dedicação.

Aí está a verdadeira conquista.

Momento Espírita.

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Momentos Espíritas - Página 14 Empty Mais presente do que nunca

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Fev 24, 2011 12:03 pm

Momentos Espíritas - Página 14 Mais_presente_do_que_nunca_let
Fátima Irene Pinto

Quase 2 meses sem você, Mãe!
Vejo-me de repente vestindo o avental que era seu, tentando fazer-lhe as vezes na rotina doméstica... mas como sou desastrada!
Estou ficando tão parecida com você, Mãe!

Percebo que o barulho do chinelo que hoje ecoa pela casa é igual ao seu, embora seja eu a andar de lá para cá.
Meus filhos quando me vêem assim tão maternal, nada comentam, mas sinto em seus olhares uma doce aprovação.

É bem verdade que também se impacientam quando meus ouvidos falham e eu demoro a ouvir o que eles dizem...
e ficam bravos quando eu me perco toda nestes complicados aparelhos de última geração:
até para assistir um DVD eu preciso chamá-los pois o "remoto controle" (mental) já não entende os "controles remotos" dos sofisticados aparelhos de hoje... acho que estou ficando velha, Mãe!

Mas por que há tanta doçura e tanta fé no meu coração?
Por que o tempo dedicado às preces diárias tornou-se o meu horário nobre e mais feliz?
De onde está vindo esta paciência e esta brandura que me faltavam?

Tenho mudado muito, Mãe!
Não obstante, tenho ainda aqueles defeitos, carências e questionamentos e sobretudo aqueles ideais que você conhecia tão bem!

Quando a saudade aperta muito, eu abro o seu guarda-roupa e abraço o seu vestido verde de festa.

Não a sinto longe, não a sinto morta.
Na verdade sinto-a por perto, mesmo que não possa vê-la... acho que você deixou tudo aqui impregnado da sua vibração radiante e otimista.

Sabe, continuo arredia (ao contrário de você que fazia amizades onde quer que fosse) mas não sei se se pode mudar um velho e arraigado traço de misantropia.

Engraçado... eu tinha tanto medo de perdê-la e no entanto percebo agora que não a perdi:
eu a ganhei de forma sumamente mais plena, na medida em que vou assimilando um pouquinho das suas mais delicadas virtudes.

Espero que possa estar recebendo estas linhas.
Espero ainda que esteja gostando das flores que diariamente eu tenho colocado no seu pequeno altar.

Receba todo o amor de sua filha!

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Momentos Espíritas - Página 14 Empty Karma e Superação do Karma

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Fev 24, 2011 12:04 pm

Karma significa acção.

O seu karma individual significa que toda acção que você fizer volta para você mesmo.

Suas acções são como um bumerangue que sempre volta para você.
As vezes o bumerangue volta rápido, as vezes demora demais.

O Kardecismo fala muito que as más acções voltam e muitas pessoas acreditam que só as acções negativas voltam, mas isso não é verdade, todas as acções voltam, tanto positivas quanto negativas.

Se você dá paz e é sincero com os outros, essa paz e essa sinceridade voltam para você mesmo.
Este é o merecimento que as pessoas tem de ter as coisas.

Se você dá, é porque merece receber. Não é justo?

Pois o Karma é a lei divina e a lei divina é justa, não é cega como a lei dos homens.
Ao lado a imagem do olho que tudo vê, simbolizando o olhar de Deus que tem consciência de tudo e que com isso dá o que cada um merece.

Se for de merecimento, os espíritos, anjos e outros seres que trabalham para luz se encarregarão de dar para a pessoa o que a pessoa merecer.

A lei do karma além de ser justa ela tem a função de auxiliar a tomada de consciência das pessoas.
Gostaria de escrever aqui outros nomes também utilizados quando se fala desta tomada de consciência, para que o leitor não familiarizado com os termos, lendo qualquer livro, saiba do se está falando.

A tomada de consciência também é chamada de iluminação, evolução espiritual, desenvolvimento da personalidade, despertar da natureza Búddhica, crescimento interior, auto-aperfeiçoamento entre outros.

O nome auto-aperfeiçoamento dará uma boa explicação sobre o que é a tomada de consciência e sua relação com o karma.

Todos nós temos defeitos: o orgulho, a cobiça, a luxuria, a soberba, a preguiça, a prepotência, entre outros.

O ato de se aperfeiçoar é ir em direcção à perfeição, é eliminar os defeitos da personalidade.
Só existe um jeito de elimina-los, é tomar consciência deles e mudar, pois não dá para mudar algo de que não temos consciência.

O grande ponto é a tomada de consciência, é isso que nos aproxima de Deus, pois só o facto de enxergar um defeito em nós mesmos nós já mudamos.
Para se aperfeiçoar deve-se procurar enxergar.

A relação disso com o karma é que por causa de nossos defeitos temos actos negativos e estes actos voltam contra nós mesmos para nos aperfeiçoarmos.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Fev 24, 2011 12:05 pm

Continua...

Por exemplo:
por causa de luxuria se trai e se desequilibra sexualmente, ou por causa da cobiça se rouba, se mata e se é desonesto prejudicando os outros (animais, pessoas e natureza), então esta acção volta para seu executor, para que ele sinta na pele o que fez, ai pode-se tomar consciência.

Mas para isso aquele que passa pelo sofrimento tem que parar de olhar para seus desejos, sua vaidade de achar que não erra, ou qualquer justifitiva que dá para aquele acto e ver que aquilo é ruim.

Mas geralmente quando se toma consciência pela dor, a consciência vem muito vagarosamente e com muito sofrimento.
Pois quando a pessoa sofre e não tem a intenção de mudar ela só vê um ponto que envolve seu defeito e não todos os pontos.

É assim:
um ladrão que rouba e foi preso e perdeu tudo que tinha, lá na cadeia ele é humilhado, pois humilhava suas vitimas e outras pessoas que estavam perto dele.

Um dia ele percebe que humilhou algumas pessoas e que aquilo era ruim, mas não percebe que aquilo era constante na sua vida, que ele sempre estava nervoso, com maus pensamentos e sempre oprimindo e humilhando o outro e que aquilo é muito errado, pois o outro deve ser bem tratado e não maltratado.

Quem busca mudar não se satisfaz com pouco, ele procurará enxergar muito mais sobre seus problemas e dificuldades e encontrará as respostas.

Porém toda tomada de consciência é valiosa, e é eterna pois a vida, a existência é eterna.
A conquista da consciência não é como as conquistas materiais que o tempo destrói e que ficam na terra quando a deixamos (morremos).

Só uma coisa queima karma querido leitor, e esta é a consciência.

Se uma pessoa tem dificuldades monetárias, ele tentando superá-las, estas dificuldades irão aparecer e ele poderá resolvê-las ou não.

Se ele superar o problema estará resolvido e ele terá algo de maravilhoso, uma luz que não tinha.

Pois a luz só trás coisas boas, como bons sentimentos e pensamentos, amor, plenitude, felicidade, capacidade de resolver os problemas e enfrentar dificuldades, terá boas acções que consequentemente irão trazer bons frutos e merecimentos.

Karma você só se livra do negativo, do positivo jamais...

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Momentos Espíritas - Página 14 Empty Laços de afecto

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Fev 25, 2011 9:53 am

Do poeta e escritor gaúcho Mário Quintana, encontramos uma preciosidade que fala sobre algo muito simples: um laço.

Escreveu ele:
Eu nunca tinha reparado como é curioso um laço...
Uma fita... Dando voltas.
Enrosca-se, mas não se embola.
Vira, revira, circula e pronto: está dado o laço.

É assim que é o abraço: coração com coração, tudo isso cercado de braço.
É assim que é o laço: um abraço no presente, no cabelo, no vestido, em qualquer coisa onde o faço.

E quando puxo uma ponta, o que é que acontece?
Vai escorregando... Devagarzinho, desmancha, desfaz o abraço.
Solta o presente, o cabelo, fica solto no vestido.

E, na fita, que curioso, não faltou nem um pedaço.

Ah, então, é assim o amor, a amizade.
Tudo que é sentimento. Como um pedaço de fita.
Enrosca, segura um pouquinho, mas pode se desfazer a qualquer hora, deixando livre as duas bandas do laço.

Por isso é que se diz: laço afectivo, laço de amizade.
E quando alguém briga, então se diz: romperam-se os laços.
E saem as duas partes, igual meus pedaços de fita, sem perder nenhum pedaço.

Então o amor e a amizade são isso...
Não prendem, não escravizam, não apertam, não sufocam.
Porque quando vira nó, já deixou de ser um laço!

Tem toda razão o poeta em sua analogia.
Amor e amizade são sentimentos altruístas.
Quem ama somente deseja o bem do ser amado.
Por isso, não interfere em suas escolhas, em seus desejos.

Sugere, opina, mas deixa livre o outro para a tomada das próprias decisões.
Quem ama auxilia o amado a atingir seus objectivos.
Nunca cobra o ofertado, nem exige nada em troca.

Quem ama não aprisiona o amado, não o algema ao seu lado.
Ama e deixa o amado livre para estender suas asas.
Assim crescem os dois, pois há espaços para ambos conquistarem.

Na amizade, não se faz diferente o panorama.
O verdadeiro amigo não deseja que o outro pense como ele próprio pois reconhece que os pensamentos são criações originais de cada um.
Entende que o amigo é uma bênção que lhe cabe cultivar e o auxilia a realizar a sua felicidade sem cogitar da sua própria.

Sente-se feliz com o bem daquele a quem devota amizade.
Entende que cada criatura humana é um ser inteligente em transformação e que, por vezes, poderão ocorrer mudanças na forma de pensar, de agir do outro.

Mudanças que nem sempre estarão na mesma direcção das suas próprias escolhas.
O amigo enxerga defeitos no coração do outro, mas sabe amá-lo e entendê-lo mesmo assim.
E, se ventos diversos se apresentam, criando distâncias entre ambos, jamais buscará desacreditar ou desmoralizar aquele amigo.

Tudo isso, porque a ventura real da amizade é o bem dos entes queridos.
Um laço que ata... Um laço que se desata..

Aqueles a quem oferecemos o coração, poderão se distanciar, buscar outros caminhos, atravessar outras fronteiras.

Eles têm o direito de assim proceder, se o desejarem.
De nossa parte, lembremos da leveza do laço e cuidemos para que não se transforme em nó, que prende e retém.

Momento Espírita, com base em versos do poeta Mário Quintana e no cap. 12, do livro Sinal verde, pelo Espírito André Luiz, psicografia de Francisco Cândido Xavier, ed. Cec.

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Momentos Espíritas - Página 14 Empty Humildade para Aprender

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Fev 25, 2011 9:54 am

Você sabe porque o mar é tão grande, imenso e poderoso?

Simplesmente porquê teve a humildade de colocar-se alguns centímetros abaixo de todos os rios.

Sabendo receber, tornou-se grande.

Se quisesse ser o primeiro, centímetros acima de todos os rios, não seria mar, mas sim uma ilha.

Toda sua água iria para os outros e estaria isolado.

A perda faz parte.
A queda faz parte.
A morte faz parte.

É impossível vivermos satisfatoriamente.

Precisamos aprender a perder, a cair, a errar e a morrer.

Impossível ganhar sem saber perder.
Impossível andar sem saber cair.
Impossível acertar sem saber errar.
Impossível viver sem saber morrer.

Se aprenderes a perder, a cair, a errar, ninguém mais o controlará!

Porque o máximo que poderá acontecer... a você é cair, errar e perder.
E isto você já sabe.

Bem aventurado aquele que já consegue receber com a mesma Naturalidade o ganho e a perda, o acerto e o erro, o triunfo e a queda, a vida e a morte...

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Momentos Espíritas - Página 14 Empty A VITÓRIA NA VIDA

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Fev 25, 2011 9:54 am

Pobre de ti se pensas ser vencido, tua derrota é caso decidido.

Queres vencer, mas, como em ti não crês, tua descrença esmaga-te de vez.

Se imaginas perder, perdido estás.
Quem não confia em si marcha para trás.

A força que impele para frente é a decisão firmada em tua mente.
Muita empresa esboroa-se em fracasso ainda antes do primeiro passo.
Muito covarde tem capitulado, antes de haver a luta começado.

Pensa em grande, e os teus feitos crescerão.
Pensa em pequeno, e irás depressa ao chão.

O querer é o poder arquipotente, é a decisão firmada em tua mente.
Fraco é aquele que fraco se imagina.
Olha ao alto o que ao alto se destina.

A confiança em ti mesmo eh a trajectória que te levará aos altos cimos da vitória.

Nem sempre o que mais corre a meta alcança.
Nem mais longe, o mais forte o disco lança.

Mas o que certo de si, vai firme e em frente, com a decisão firmada em sua mente, esse sim é vitorioso."

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Momentos Espíritas - Página 14 Empty Ansiedade

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Fev 25, 2011 9:55 am

(Pacha Urbano)

Ontem ele havia passado o seu paletó marrom com listras brancas bem fininhas, suas calças e engraxado os sapatos.
Tirou do armário aquele chapéu novo, de feltro, e deu uma bela escovada, colocando-o nas costas da cadeira, junto com o paletó e as calças.

Tudo isso para de manhã, bem cedo, partir.
Foi dormir como um garotinho na véspera do Natal.
"Amanhã vai ser diferente", disse ele antes de cair no sono.

Mas sua noite de descanso não foi nada tranquila.
Pesada, sufocante e gélida.
A esposa insistia em lhe descobrir, enroscando-se nas cobertas.
Ele odiava quando ela fazia isso.

A manhã nunca lhe pareceu tão triste.
O galo, da casa da vizinha ao lado, não o acordou, tinha sido atropelado ontem pelos garotos, enquanto brincavam com seus carrinhos de rolimã.

Outra vez, sua esposa babara em seu travesseiro, justamente onde fica seu rosto.

Levantou aborrecido.
Os mosquitos o devoraram vivo.
Aquela manhã estava difícil.

Queimou a mão enquanto fazia o café e ferveu o leite além da conta.
O rapaz do jornal tacara novamente o matutino na cisterna do quintal.
Ele bocejou, tomou seu banho, cortou-se enquanto se barbeava e escovou as dentaduras.

Frodo, o gato, borrifara de urina suas meias novas, obrigando-o a calçar as velhas.
Furadas, claro. A sua esposa não as cosera. Maldita!

Antes de partir, todo alinhado, conferiu se o dinheiro da prestação e o carnê estavam em cima da cómoda (não queria ela falando para todos que ele fora embora e só lhe deixara dívidas).

Verificou os documentos no envelope, na mesa da cozinha, e sentou-se para escrever um bilhete.
Em um papel de pão.
Era muito conservador:
bilhete de despedida só em papel vagabundo!

A caneta falhou três vezes.
Largou tudo para lá e foi embora.
Melhor assim, pois vai parecer rebeldia, dando-lhe um ar mais jovial, depois de tudo.

Seguiu directo para uma passagem, na rua de trás, que dava para a linha férrea.
Um buraco feito no muro da ferrovia, há muitos anos, onde as pessoas entravam só para não pagar a passagem.

Depois de quinze anos indo para o centro de trem, todo santo dia, sem errar o troco, ele só veio a descobrir a passagem há duas semanas.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Fev 25, 2011 9:55 am

Continua...

Quinze anos...
O tempo prometia uma tempestade, e ele esquecera o guarda-chuva na mesa da cozinha.

Era a pressa.
Olhou para os dois lados da linha e avistou a estação, lá embaixo.

O lugar estava deserto.
Escolheu um dormente bem limpo e se deitou, colocando a cabeça em um trilho e cruzando as pernas sobre o outro.

Repousou o chapéu no peito e pôs um lencinho debaixo de sua cabeça.
Sua baixa estatura lhe conferia um conforto esplêndido.
Coube certinho no intervalo entre um trilho e outro.

Fechou os olhos, respirou fundo e pigarreou.
Trinta e nove anos de cigarro consumira-lhe os brônquios.
Sentiu aquele cheirinho peculiar de terra molhada.

A chuva vêm vindo, resmungou.
Uma vibração repentina nos trilhos fez seu coração disparar.
Cerrou os olhos com força e trincou os dentes.

Apertou o chapéu contra o peito com muita força, amassando-o.
Maldição, detestava chapéus amassados.

Rapidamente meteu a mão por dentro e concertou o desnível.
Não abrira os olhos.

A vibração aumentava, assim como o som que mais e mais se aproximava.
Começou a tremer todo, ao ponto de não saber o que era vibração do trem e o que era tremedeira mesmo.

Dava até para ouvir os trocados da passagem tilintarem em seu bolso.
Deu a suar.
Seu coração já estava incomodando-o dentro do peito.

A cabeça quicava no trilho.
Trincara com tanta força a mandíbula, que sua dentadura superior estalou.

Sentia, agora, uma forte dor de cabeça.
Pôxa vida, lembrou-se que deixara a porta do armário do banheiro aberta!
A desgraçada vai ter assunto para o mês inteiro...

A locomotiva vinha a todo o vapor.
As pedras batiam umas nas outras, trazendo uma perturbação inaudível.

Esquecera como se começava o "Pai Nosso".
Já deveria estar bem próximo, não tinha mais forças para abrir as pálpebras.

"Ele vêm aí", pensa repetidas vezes.
O trem vinha se aproximando de tal maneira, que ele teve a impressão do ar à sua volta estar se deslocando.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Fev 25, 2011 9:56 am

Continua...

Está apavorado.
Têm um palitinho de picolé espetando-o nas costas.
Sente uma brisa quente e a poeira em seu rosto.

Começa a chuviscar.
À essa altura não havia mais volta, o trem estaria perto demais para que ele tentasse levantar e correr.

O som o ensurdece e ele solta um gemido de horror. Em suas vistas, um clarão.

O trem passa.
Na outra linha, um pouco mais acima de sua cabeça.

O deslocamento de ar leva seu chapéu para longe.
O barulho e o tremor, explodindo quase ao mesmo tempo, desgoverna-o.
Sua postura e pensamentos parecem, agora, os de um bêbado.

Todo amarrotado, trémulo e suado.
Encharcado da cabeça aos pés. Inferno!
O trem está alcançando a estação, ao longe.

Então ele ouve, bem distante, a voz do funcionário da estação dizer que aquela composição indo para o centro, somente circularia pela Linha Auxiliar.

Justamente a que ele NÃO estava deitado.
O destino lhe pregara outra peça. Daquelas!

Levantou-se e foi para a estação, esperar o trem que serve para ele que, segundo o funcionário da estação, passaria com meia hora de atraso.

Chegaria tarde ao serviço...
Definitivamente, aquele não era o seu dia.

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Momentos Espíritas - Página 14 Empty O VALOR DA ORAÇÃO

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Fev 26, 2011 10:20 am

Não desconsideres o valor e o poder da oração.

O corpo necessita de alimento adequado para manter-se.

Assim também o Espírito, que é a fonte de vitalização da matéria.

A prece constitui um combustível de alta qualidade para a sua harmonia.

Adquire o hábito de orar, incorpora-o aos outros mecanismos naturais da tua existência e constatarás os benefícios disso decorrentes.

Não te negues o pão da vida, que é a prece sincera e afervorada.

Divaldo Pereira Franco / Joanna de Ângelis (espírito)

Geralmente recorremos à oração quando nos sentimos preocupados, entristecidos, com algum problema ou sob forte tensão emocional.

No entanto, a prece é alimento tão necessário quanto o ar que respiramos.

Se proferida com constância e sinceridade, ela possui um poder profilático que nos permite viver cada dia amparados e envolvidos por energias harmonizantes.

Experimente. Você vai descobrir em quão gostosa a sua vida vai se transformar.

Tenha uma semana maravilhosa, abençoada por todas as energias benéficas que suas preces, com certeza, atrairão para junto de você.

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Momentos Espíritas - Página 14 Empty Filhos Diferentes

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Fev 26, 2011 10:21 am

Provavelmente, conhecê-lo-ás no mais íntimo da alma: [i]os filhos diferentes.

Conseguistes instruir os outros.
Encaminhá-los para o bem com facilidade.
Mas encontrastes aquele que não se afina com os teus ideais.

É um filho que não se erige à altura do padrão doméstico a que te elevastes, ou uma filha que te desmente a esperança.

Quando te observes perante um filho diferente, não te permitas inclinar o coração ao desespero ou à amargura.
Ora e pede luz para o entendimento.

O Senhor te fará reconhecer-te à frente do companheiro ou da companheira de outras existências terrestres, que o tempo ocultou e que a Lei te oferece de novo à presença para que a tua obra de amor seja devidamente complementada.

Auxilia-os sempre e, mesmo nos dias em que a saraivada de críticas humanas te assedie a cabeça, conchega-os mais brandamente ao regaço de teu espírito;
sem que o verbo humano consiga expressar as sensações de teu amor ou de tua dor, ante um filho diferente, sabes, no imo da alma, que ele significa o mais alto encontro marcado entre a tua presença e a bondade de Deus.

Xavier, Francisco Cândido

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Momentos Espíritas - Página 14 Empty Construindo um Ideal

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Fev 26, 2011 10:23 am

Não há como pensarmos em crescimento se não tivermos ao menos um ideal.

Mas não falo de ideais vazios e sem consistência como os que criamos todos os dias em nossas vidas.

Falo de um ideal sólido, pensado, estruturado e embasado no mais puro amor fraterno de nós por nós mesmos, entendendo que o outro e nós somos um só!

Mas, esse ideal sólido e forte nós apenas construiremos, na medida em que nos tornemos perfeccionistas e avaliemos desde já, todas as nossas pequenas acções diárias em termos de valores absolutos daquilo que entendemos como verdade, pois apenas assim desenvolvemos a habilidade de exercer o julgamento moral sobre as questões maiores.

Nessa análise não devemos subjugar nada, pois nada é trivial demais.

Tomemos o exemplo dos atletas de uma olimpíada, pois ou eles avaliam cada aspecto dos seus treinamentos, incluindo dieta, equipamentos e desempenhos anteriores, ou entram em suas disputas já como perdedores.

De forma semelhante, uma disciplinada avaliação nos ajudará a elevar o nível de nosso desempenho perante a nós mesmos e ao universo que nos circunda.

Uma coisa a ser analisada é que a jornada em direcção a um ideal nunca se encerra, pois há sempre espaço para melhorias.

Quando o ideal parece distante, digo isso a mim mesmo, embora não seja eu padrão de absolutamente nada, não desanime Palermo!

Ao contrário disso, penso na distância que me separa de meu ideal, como uma quantificação do meu potencial.

É isso o que me ajuda a eliminar as minhas imperfeições.

Muitas pessoas ao primeiro sinal de dificuldade simplesmente esquecem seus ideais, pelo facto de ser muito mais cómodo.

Saibamos então que à medida que crescermos, manter-mo-nos em nosso caminho fica cada vez mais difícil, porque o impacto do mundo ao nosso redor aumenta, ficando sempre mais difícil resistir às tentações da vida ociosa que a muito insistimos em levar.

Veja que é muito comum ouvirmos e também dizermos – não tenho tempo apra estudar – ler, ou praticar um desporto, mas para assistirmos televisão, isso temos.

É tudo uma questão de priorizarmos o que de facto queremos, ou melhor, ainda, de quantificarmos aquilo que queremos.

Gandhi em seu legado nos deixou tantos ensinamentos que simplesmente insistimos em não conhecer.
Ele dizia a todos que o cercavam:
Quando você defende o que acredita ser certo, precisa ter a coragem de admitir suas acções e enfrentar as consequências. Bonito isso não é?

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Fev 26, 2011 10:24 am

Continua...

Ele enfatizava também que com coragem vencemos batalhas, mas para vencermos uma guerra é preciso uma vontade indomável!

E essa guerra, como analogia, é o nosso crescimento perante as imperfeições que acoplamos às nossas Essências de Luz nos muitos milhares de anos, em que criamos essa terceira dimensão.

Mas a coragem a que me refiro aqui não é tão radical como teve Gandhi, é apenas a de tratarmos os outros como a nós mesmos.

Parece pouco não é?
Fica então a pergunta:
Por que não conseguimos fazer isso afinal?

Porque assim agindo colocamos em risco tudo o que construímos.

Mesmo sendo em prol de uma causa nobre, dificilmente conseguimos ser fiéis a nossos pensamentos e sentimentos.
Pensamos de uma forma e agimos de outra.

Ainda citando Gandhi como exemplo:
só conseguiremos tratar o outro como a nós mesmos, quando nos identificarmos com nossa crença no que é certo... só assim criaremos a coragem de realizar essa proeza.

A identificação completa faz com que sintamos que não temos outra escolha.

Nossos irmãos maiores nos dizem com frequência, que enquanto não formos fieis aos nossos pensamentos e sentimentos, continuaremos a criar nossas angustias e ansiedades.

“O sucesso que tanto almejamos só atingiremos, na medida em que conseguirmos estabelecer em nossas vidas, sólidas bases que sejam comuns a todos nós”.

Do contrário continuaremos por um tempo infindável vivenciando essas experiências tridimensionais.

É simples! Se realmente quisermos crescer, a única regra que temos a seguir é fazermos ao outro, aquilo que gostaríamos que ele nos fizesse.

Em breve, queiramos ou não, teremos de reconhecer que o bem do individuo está contido no bem comum, que todo o trabalho tem o mesmo valor e, que a vida de trabalho é que vale a pena ser vivida.

Comprometamo-nos “de forma determinada com a nossa evolução espiritual”, enxergando no outro a extensão de nossa própria energia, pois é esse a meu ver o ideal que devemos alimentar!

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Momentos Espíritas - Página 14 Empty Alegrar-se com o próximo

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Fev 27, 2011 11:05 am

Na vida social, o homem é convidado a partilhar as experiências dos semelhantes.
Em situações as mais diversas, ele presencia o espectáculo das dores e alegrias humanas.
De modo curioso, costuma ser mais fácil participar activamente das derrotas do que das vitórias alheias.

Ante a fome ou a enfermidade, ordinariamente surge um apelo aos sentimentos mais elevados.
Eles concitam o ser humano a mover as mãos em auxílio, de modo automático e rápido.
Sem dúvida, todo socorro que se oferta a alguém que sofre é valioso.

É interessante, contudo, não se deter em uma análise rasa a respeito dos próprios motivos para agir.
Muitos são solidários na dor, pois assim assumem o papel de benfeitores.
Com essa posição de destaque perante o próximo ou a sociedade, realizam-se interiormente.

Todavia, quando defrontam companheiros em prosperidade, não conseguem se manter em padrão saudável de sentimento e de conduta.

Se o próximo surge em evidência, francamente vitorioso, ralam-se de mágoa injustificada.
Transformam-se em fiscais impenitentes e acusadores severos.
Simplesmente, não conseguem perdoar o sucesso alheio.

Sentem como se isso os diminuísse, de alguma forma.
Passam a acumular profundos e inexplicáveis ressentimentos.
É com azedume e sarcasmo que se referem ao êxito do outro, vencidos de torpe inveja.

Essa forma de sentir e agir revela uma certa infantilidade espiritual.
Trata-se de alguém que quer ser sempre o centro das atenções positivas.
Até convive bem em sociedade, desde que seja sua a posição de realce.

Estende as mãos a quem sofre, mas não movido por genuína misericórdia.
Age antes de mais nada para aparecer, porque gosta de surgir vitorioso e magnânimo.

Quer ser admirado e esse constitui o móvel de seus actos.
Justamente por isso, não suporta quando a admiração deve ser naturalmente dirigida aos outros.

Ocorre que as posições de destaque sempre têm seu preço.
Elas são habitualmente acompanhadas de uma série de desconfortos.

Ora são as farpas da maledicência e do ciúme.
Ora surgem as perseguições sistemáticas disfarçadas de sorrisos.
Também a ausência de amigos legítimos costuma tornar angustiosas as ilusórias horas douradas do homem importante.

Assim, assuma posição diferente.
Sem objectivar qualquer vantagem pessoal, aprenda a se alegrar com o sucesso do próximo.
Seja solidário na dificuldade do seu irmão, mas também participe da alegria dele.

Abdique da posição de fiscal gratuito de quem brilha.

Afinal, ser feliz com a felicidade alheia também é um modo de caridade.

Pense nisso.

Momento Espírita, com base no cap. 32 do livro Leis morais da vida, pelo Espírito Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. Leal.

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Momentos Espíritas - Página 14 Empty Deus Não Castiga

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Fev 27, 2011 11:07 am

Momentos Espíritas - Página 14 C8

- Amor, acorda, o bebé está chorando.
- E daí?
- Ele deve estar com fome, prepara a mamadeira para ele.

- Querida, estou muito cansado...
- Mas já levantei quatro vezes esta noite, faz esse favor para mim.
- Deixe ele chorar!

- Não é assim que se deve tratar o seu único filho!
- Tá bom, eu vou, mas se ele voltar a chorar, você quem irá.

O marido levantou meio atordoado pelo sono.
- Esse bebé está me dando mais trabalho do que eu esperava!
Se soubesse, teria caído fora a tempo -
pensava ele enquanto esquentava a mamadeira do bebé.

No momento em que ele chegou ao berço o bebé já havia parado de chorar.
- Agora que esquentei a porcaria da mamadeira, o filho da mãe dorme!
Não mereço esse castigo.

- Acorda pirralhinho!
Agora que eu esquentei, você vai ter de tomar até a última gota! -
e balançava a criança com a mão, ele não se mexia.

- Acordaaa! Você me acordou, agora eu que estou te acordando! - ele então reparou que a cabeça da criança estava azulada.
Seu desespero foi imediato, pegou a criança no colo e correu para o seu quarto.

- Querida! Pelo amor de Deus, acorde!
Ele não se mexe! Me ajude!

Ela pulou da cama em desespero e em um segundo já estava com a criança em suas mãos, estava morta.
- Ele morreu! Olha o que você fez com meu bebé!
- Não foi culpa minha, eu cheguei no berço e ele estava assim! -
as lágrimas jorravam de seu rosto.

- Pelo amor de Deus, diga que não está acontecendo.
- Deus! Por que você me castiga deste jeito!

E então se lembrou de tudo que pensou enquanto preparava a mamadeira.
E reflectiu sobre todos os quatro meses que passara junto ao bebé, nunca fora um bom Pai, enquanto sua mulher se dedicava com todas as suas forças ele o ignorava, e ignorava também a mulher quando cobrava dele.

"- Pegue-o no colo, só um pouquinho",
"- Veja amor, ele está sorrindo"
"- Ele tem cócegas nas bochechas"

"- Amor, você não está olhando"
"- Não chama ele de pirralho, ele é seu filho."

Sentia a culpa tomar conta de si, sentia-se desgraçado, ele era o culpado e não tinha dúvidas disso.
- Fui eu.- disse ele, havia amargura em seus olhos.
- Eu nunca mereci esta criança, nunca dei amor suficiente, nem para você, e nem para ela. - as lágrimas pareciam não ter fim.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Fev 27, 2011 11:07 am

Continua...

- Foi Deus quem me castigou! Ele era meu filho! Meu filhinho! - e desabou novamente a chorar.
A essa altura ele esperava por qualquer coisa da mulher.
"Ainda que me matasse, estaria certa" - pensava.

E não era de se espantar se ela o fizesse pois estava com o rosto fechado, seus olhos encharcados pareciam ter morrido junto com o bebé.
Segurava a criança no colo e não dizia uma palavra.

Então ela quebrou o silêncio, sua voz era rouca e melancólica.
- Deus não castiga.
Sei que você nunca deu atenção suficiente ao bebé, ele te adorava e você nunca ligou pra isso.
Mas não te culpo por isso, e apesar de tudo sei que você o amava. [i]- ela sorrira - [i]Se não o amasse, não estaria em tantas lágrimas agora.

Ele não entendia por que ela o consolava.
"Ela devia me matar" - pensou - "Assumi que não presto e mesmo assim ela me consola"
E então ele se lembrou de todas as vezes que ela foi amável com ele, e não eram poucas pois em todo o mundo, ele não conseguia pensar em alguém mais pura e gentil.

- "Tinha tudo que poderia desejar e nunca dei valor."
Nessa hora seu choro dobrou de tamanho, não sabia mais se chorava por seu filho ou por sua esposa, mas entendeu que seu choro era de arrependimento.
Tentou dizer algo para esposa mas uma nuvem branca tomou conta de seus olhos e de repente tudo ficou negro.

- Amor, acorda, o bebé está chorando...- era voz de sua mulher.
Abriu os olhos, estava deitado em seu quarto.
- Amor, ele deve estar com fome esquenta a mamadeira.... por que você está chorando?

- Nada, já estou indo. -
de longe dava para escutar a voz de seu filho chorando.
Ele correu até o berço e lá estava seu filho, chorava muito.
Ele o pegou nos braços e beijou a criança.

Ela cessou o choro, estava rindo
"- Ele tem cócegas nas bochechas." - lembrou.
Ele ficou brincando com a criança por um longo tempo até que sua mulher chegou.

- Você não voltou para cama, fiquei preocupada.
Alguma coisa errada com o bebé?
- Veja amor, ele está sorrindo! -
ele parecia uma criança com um brinquedo que acabara de ganhar

- Meu filho está sorrindo para mim!
A mulher se comoveu, nunca havia visto seu marido daquele jeito.
Ele fazia cócegas na bochecha do menino e depois o beijava, parecia outro homem. Ela o abraçou.

- Querido, há muito tempo eu venho pedindo a Deus que você passasse a gostar mais dessa criança.
Fico grata por Ele ter me atendido.
"- Deus não castiga" -
lembrou ele em voz alta.

- O que você disse?
- Nada querida. Eu te amo!
- Também te amo.

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagem  Conteúdo patrocinado