LUZ ESPÍRITA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ARTIGOS DIVERSOS I

Página 24 de 41 Anterior  1 ... 13 ... 23, 24, 25 ... 32 ... 41  Seguinte

Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS I - Página 24 Empty Re: ARTIGOS DIVERSOS I

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Abr 13, 2017 7:17 pm

155. A fortuna é uma prova mais difícil que a miséria porque é uma tentação para o abuso e os excessos, e é mais difícil ser moderado que ser resignado.
(O Espiritismo na sua expressão mais simples - Máximas extraídas do ensinamento dos Espíritos.)

156. O ambicioso que triunfa e o rico que se farta de gozos materiais são mais a lamentar do que a invejar, porque é necessário ver o retorno.
O Espiritismo, pelos terríveis exemplos daqueles que viveram e que vêm revelar sua sorte, mostra a verdade desta palavra do Cristo:
"Quem se eleva será rebaixado, e qualquer que se abaixe será elevado”.
(O Espiritismo na sua expressão mais simples - Máximas extraídas do ensinamento dos Espíritos.)

157. A caridade é a lei suprema do Cristo: "Amai-vos uns aos outros como irmãos; amai vosso próximo como a vós mesmos; perdoai os vossos inimigos; não façais a outrem o que não gostaríeis que vos fizésseis"; tudo isso se resume na palavra caridade.

158. A caridade não está somente na esmola, porque há caridade em pensamentos, em palavras e em actos.
Aquela é caridade em pensamentos, que é indulgente para com as faltas de seu próximo; caridade em palavras, que não diz nada que possa prejudicar o seu próximo; caridade em acções, que assiste seu próximo na medida de suas forças.

159. O pobre que reparte seu pedaço de pão com um mais pobre do que ele, é mais caridoso e tem mais mérito aos olhos de Deus que aquele que dá de seu supérfluo, sem de nada se privar.

160. Quem nutre contra seu próximo sentimentos de animosidade, de ódio, de ciúme e de rancor, não é caridoso; ele mente e se diz cristão, e ofende a Deus.

161. Homens de todas as castas, de todas as seitas, e de todas as cores, todos sois irmãos, porque Deus vos chama a todos para ele; estendei-vos, pois, a mão, qualquer que seja a vossa maneira de adorá-lo e não lanceis anátema, porque o anátema é a violação da lei de caridade proclamada pelo Cristo.

162. Com o egoísmo, os homens estão em luta perpétua; com a caridade, estarão em paz.

163. A caridade, fazendo a base de suas instituições, só ela pode assegurar sua felicidade neste mundo; segundo as palavras do Cristo, só ela pode também assegurar sua felicidade futura, porque encerra, implicitamente, todas as virtudes que podem conduzi-los à perfeição.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Abr 13, 2017 7:17 pm

164. Com a verdadeira caridade, tal qual ensinou e praticou o Cristo, não mais de egoísmo, de orgulho, de ódio, de ciúme, de maledicência; não mais de agarramento desordenado aos bens deste mundo. Por isso o Espiritismo cristão tem por máxima: FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO.

165. Incrédulos! Podeis rir dos Espíritos, zombar daqueles que crêem em suas manifestações; ride, pois, se ousais, dessa máxima que ele acaba de ensinar e que é a vossa própria salvaguarda, porque se a caridade desaparecesse de cima da Terra, os homens se dilacerariam mutuamente, e seríeis deles, talvez, as primeiras vítimas.
Não está longe o tempo em que esta máxima, proclamada abertamente em nome dos Espíritos será uma prova de segurança, e um título de confiança em todos aqueles que a carregarão gravada em seu coração.

166. Um Espírito disse: "Zombe-se das mesas girantes; não se zombará jamais da filosofia e da moral que delas decorrem".
É que, com efeito, hoje estamos longe, depois de apenas alguns anos, desses primeiros fenómenos que serviram um instante de distracção aos ociosos e aos curiosos.

167. Essa moral, dizeis, é antiquada: "Os Espíritos deveriam ter bastante espírito para nos dar alguma coisa de nova" (frase espirituosa de mais de um crítico). Tanto melhor! Se ela é antiquada, isso prova que é de todos os tempos, e os homens não são senão culpados por não tê-la praticado, porque não há verdades verdadeiras senão aquelas que são eternas.

168. Os Espíritos vêm vos chamar, não por uma revelação isolada feita a um único homem, mas pela voz dos próprios Espíritos que, semelhante à trombeta final, vêm proclamar-vos:  
"Crede que aqueles que chamais mortos estão mais vivos que vós, porque eles vêem o que não vedes, ouvem o que não ouvis; reconhecei, naqueles que vêm vos falar, vossos pais, vossos amigos, e todos aqueles que amastes na Terra e que acreditáveis perdidos sem retorno; infelizes aqueles que crêem que tudo acaba com o corpo, porque serão cruelmente desenganados, infelizes aqueles que tiverem falta de caridade, porque sofrerão o que tiverem feito os outros sofrerem! Escutai a voz daqueles que sofrem e que vêm vos dizer: - Nós sofremos por termos desconhecido o poder de Deus e duvidado de sua misericórdia infinita; sofremos de nosso orgulho, de nosso egoísmo, de nossa avareza e todas as más paixões que não reprimimos; sofremos de todo o mal que fizemos aos nossos semelhantes pelo esquecimento da caridade".

169. Incrédulos! Dizei se uma doutrina que ensina semelhantes coisas é risível, se é boa ou má!
Não a encarando senão do ponto de vista da ordem social, dizei se os homens que a praticassem seriam felizes ou infelizes, melhores ou maus!

Fim

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

ARTIGOS DIVERSOS I - Página 24 Empty MAL DE ALZHEIMER NA VISÃO ESPÍRITA

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Abr 14, 2017 8:06 pm

O mal de “Alzheimer”, assim chamado por ter sido descrito, pela primeira vez, em 1906, pelo psiquiatra alemão Alois Alzheimer, é uma doença degenerativa com profundas causas espirituais.
À semelhança de outras patologias psiquiátricas – diria, com maior propriedade, espirituais! –, como, por exemplo, a esquizofrenia, o mal de “Alzheimer”, cujo gene desencadeante, mais cedo ou tarde, a Ciência terminará por descobrir, tem no espírito a sua origem.
Ousaria dizer, nesta rápida análise, que a referida enfermidade, que, sem dúvida, vem, dia a dia, crescendo nas estatísticas médicas, longe de ser causa de prejuízo para o espírito reencarnado, surge justamente em seu auxílio, neste período decisivo para todos os que se encontram vinculados à Evolução do planeta.
Não mais se constitui em novidade para os estudiosos do Espiritismo que muitos, de alguns lustros para cá, estão tendo as suas últimas oportunidades sobre a Terra, aonde vem ocorrendo o mesmo fenómeno que provocou em Capela o êxodo de milhões e milhões de espíritos recalcitrantes.
Em maioria, as vítimas do “Alzheimer” são espíritos vitimados por processos de “auto-obsessão”, necessitados de ajuste com a consciência em níveis que nos escapam a qualquer tentativa de apreciação imediata.
Não fosse assim, não se justificaria que o espírito reencarnado, por vezes, permanecesse no corpo com as suas faculdades intelectuais suspensas por tempo indeterminado – muitos enfrentam tal prova por mais de 10, 15 ou 20 anos! –, quais mortos-vivos cuja existência carnal parece ter perdido o sentido.
Não vamos aqui trazer à baila a questão das provas compartilhadas com os seus demais familiares consanguíneos, mesmo porque, infelizmente, tais familiares (existem excepções) costumam se livrar dos parentes atacados pelo “Alzheimer”, confiando-os aos cuidados de uma clínica ou, simplesmente, trancafiando-os num dos cómodos isolados da casa, insensibilizando-se.
O objectivo, porém, destas nossas considerações, que muitos amigos vêm nos solicitando, é dizer que o doente, total ou parcialmente, desmemoriado, está entregue a si mesmo para um ajuste de contas com o cristalizado personalismo de outras eras – às vezes, não tão distante assim –, com o seu despotismo inconsciente, com o seu excessivo moralismo…
Temos, neste Outro Lado da Vida, tido a oportunidade de acompanhar a muitos que se retiram do corpo, pela desencarnação, que, sem que sejam considerados insanos, se mostram completamente alheios a si mesmos, esquecidos do que foram e do que são, à mercê de reencarnações à distância das situações sócio-económico-culturais, inclusive religiosas, em que se perderam do Cristo!
Estes espíritos, por acção da Misericórdia Divina, mergulhados num esquecimento, que não é o provocado pelo choque biológico da reencarnação, antes que, em definitivo, entrem na lista dos desterrados, terão oportunidade de recomeçar alhures, com a mente não mais obsessivamente fixada nas ideias equivocadas que vêm ruminando a muitas existências, vivendo num círculo vicioso difícil de ser rompido.
Portanto, a nosso ver, o “Alzheimer”, é uma doença auxiliar do espírito, que se, aparentemente, o desmorona intelectualmente, o faz ressurgir dos escombros de si mesmo com uma nova perspectiva existencial – bênção diante do qual alguns lustros de alienação do espírito, mergulhado em semelhante processo de “reconstrução íntima”, nada significam!

INÁCIO FERREIRA

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

ARTIGOS DIVERSOS I - Página 24 Empty “O QUE FAZER MEU DEUS”?

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Abr 15, 2017 8:10 pm

PERGUNTA QUE POUCOS FAZEM, PORQUE NÃO ACREDITAM NA RESPOSTA.

Confúcio ensinou que:
"Aquilo que eu ouço eu esqueço, aquilo que eu vejo eu me lembro, aquilo que eu faço eu aprendo".
Assim é a fé em Deus, preciso fazer algo para que ela se desenvolva e assim possa compreendê-la.
Acreditar é uma opção, eu posso definir em que e em quem acreditar, mas há alguns fundamentos que se tornam incontestáveis mesmo olhando com olhos racionais e humanos.
Por todas as gerações da humanidade o homem descreve a existência de um poder divino, só divergem ao expressar esse poder.
Alguns o descrevem em forma de vários deuses, outros em um só, alguns em imagens, outros em pensamento.
Mas está na natureza humana a crença nesta força maior.
A existência de Deus como criador do homem e de tudo o que há na terra pode ser comprovada quando se busca evidências que o próprio homem não consegue explicar.
E quando este se desprende de seu pensamento racional e se entrega à sua essência, a mesma que conduziu a humanidade desde sempre à busca de uma força maior e criadora.
Olhe para dentro de si mesmo, converse com o “eu” interior e tente explicar com o entendimento humano sua existência sem a acção de um poder Divino.
Ouça a vida acontecendo dentro de você a partir dos batimentos cardíacos aos comandos cerebrais.
Que mecanismo é esse que mantém a vida ou que a um impacto pode deixar de funcionar?
Olhe ao redor e veja a diversidade da fauna e flora.
Como tudo isso pode existir sem um comando?
Em pouco tempo gatos estariam agindo como cães e vice-versa, mas não agem assim mesmo que convivam juntos desde o nascimento!
Continuam a cumprir a medida de sua criação.
Em um momento de medo, solidão e angústia a quem nosso pensamento se remete?
Em algum momento como este certamente você se voltou para o céu em busca de um Ser omnipotente para lhe dar consolo e esperança.
Houve uma manifestação divina?
Certamente não!
Mas há muitos relatos de que algo mudou dentro da pessoa, como um sentimento de paz incompreensível, a coragem de agir afastando o medo ou simplesmente a aceitação da situação que até o momento parecia insuportável.
Se fosse só poder humano, isso seria constante e não haveria insegurança.
A vida sendo gerada dentro do ventre de uma mulher nos faz pensar em como o corpo humano é complexo, e mesmo com toda a tecnologia o homem não é capaz de gerar e fazer crescer a vida mecanicamente, o máximo que se chegou foi à fecundação in vitro, mas sem um útero humano não é possível dar continuidade ao processo.
O homem por mais que tente não consegue dominar alguns processos chamados de naturais como seca, inundações, furacões, terremotos e o próprio envelhecimento do corpo.
Que força é essa que age sem o consentimento do homem?
Alguns dizem que é força da “mãe natureza”.
Então pergunto qual a diferença em acreditar em uma força invisível da natureza e o poder de um Deus que afirma nos ter criado a sua imagem e semelhança? (Génesis 1:27).
Nenhuma. Por isso os que preferem crer na existência de uma força natural, o fazem pela simples decisão de não crer em Deus.
A Bíblia e outros registos nos dão a confirmação da existência de Deus, mas ainda assim muitos questionam a veracidade desses registos.
Claro que a manipulação do homem pode ter alterado o sentido para seu próprio benefício, mas a essência não pode ter sido manipulada, pois há registo muito antes da Bíblia provando que o homem sempre acreditou em um Ser Divino e Criador.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Abr 15, 2017 8:10 pm

Será que isso não é suficientemente prova de que está na essência do homem este conhecimento, assim como cada coisa na natureza age de acordo com sua espécie o homem que crê em Deus também está agindo de acordo com sua espécie?
Espécie que provém da criação de um Ser Supremo que nos fez a sua imagem e semelhança.
A última razão que sugiro para crer em Deus está na prova que você pode fazer de sua fé, ou seja, “acreditar naquilo que não se vê, mas sabe ser verdade”.
Assim como não vemos o ar, mas o sentimos e sabemos que sem ele não podemos viver.
Deus não precisa se mostrar para que creiamos Nele, basta se voltar para dentro de si próprio e buscar a essência de sua existência e tenho certeza de que encontrará um desejo inexplicável de acreditar na existência de um Pai Criador que nos ama e espera que retornemos a sua presença.
Pois estamos aqui vivendo uma parte de nossa experiência divina.
Como disse no início, acreditar é uma opção.
Só que o ser humano tem um instinto que o conduz em muitos aspectos da vida, mesmo quando bebé, a criança sabe a necessidade que tem em buscar por alimento e quase que involuntariamente quer sugar qualquer coisa que se encoste a seus lábios, pois sabe que este é o meio que suprirá suas necessidades.
Assim somos nas questões espirituais, o homem vive em constante busca por provas de que Deus existe ou não.
Isso já é indício de que por alguma razão se sabe da existência de um Ser Divino que não se conhece, mas se tem necessidade.
O facto de que algumas pessoas não acreditam em Deus, não elimina o facto de que Ele existe.

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

ARTIGOS DIVERSOS I - Página 24 Empty CARTA DE UM EXCEPCIONAL A SUA QUERIDA MÃE

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Abr 16, 2017 8:24 pm

Mamãe, num raro momento de felicidade, retomei a consciência, e, por alguns instantes, libertei-me do corpo.
Livre dos embaraços físicos, pedi a Deus a oportunidade de comunicar-me com você.
Sei o quanto sofre ao ver-me no corpo excepcional onde me abrigo como filho do seu coração e, por isso, quis falar-lhe:
Saiba, Mãezinha querida, antes de receber-me carinhosamente em seu ventre, eu era apenas um náufrago nos mares espirituais do sofrimento.
Você foi a praia que me acolheu devolvendo-me a segurança.
Não pense que se eu tivesse morrido ao nascer teria sido melhor para nós dois.
É um engano cruel, pois o que mais importa para mim é viver!
O seu amor é a força que pode prolongar-me a vida.
O corpo disforme, que hoje me sustenta a existência, representa para mim um tesouro de bênçãos onde reeduco o meu Espírito, aprendendo a valorizar a vida que tantas vezes desprezei.
Sei que sofre por eu não poder dar-lhe as alegrias de uma criança sadia, porém, reconforta-me saber que para as mães como você, Deus reserva as alegrias celestiais!
Ser mãe é missão natural das mulheres.
Ser mãe de alguém como eu é missão que Deus só entrega a mulheres especiais como você.
Vou retornar ao corpo, assim como a ave retorna ao ninho onde se abriga das tempestades, mas antes rogo a Deus que a abençoe, colocando nesta rogativa a força da gratidão de um filho que teve a felicidade de ter um anjo como Mãe!
Interessado em saber sobre esse assunto que intriga muita gente e provoca dúvidas quanto à Justiça Divina, Allan Kardec, Codificador do Espiritismo, fez algumas perguntas sobre idiotismo e loucura aos Espíritos Superiores:
Eis a primeira delas:
Tem algum fundamento o pretender-se que a alma dos cretinos e dos idiotas é de natureza inferior?
E os sábios do espaço responderam:
Nenhum. Eles trazem almas humanas, não raro mais inteligentes do que supondes, mas que sofrem da insuficiência dos meios de que dispõem para se comunicar, da mesma forma que o mudo sofre da impossibilidade de falar.
E o Codificador propôs outra questão:
Que objectivo visa a Providência criando seres desgraçados, como os cretinos e os idiotas?
E a resposta: Os que habitam corpos de idiotas são Espíritos sujeitos a uma punição.
Sofrem por efeito do constrangimento que experimentam e da impossibilidade em que estão de se manifestarem mediante órgãos não desenvolvidos ou desmantelados.
Mais uma pergunta:
Qual será o mérito da existência de seres que, como os cretinos e os idiotas, não podendo fazer o bem nem o mal, se acham incapacitados de progredir?
E a resposta:
É uma expiação decorrente do abuso que fizeram de certas faculdades.
É um estacionamento temporário.
Outra questão:
Pode assim o corpo de um idiota conter um Espírito que tenha animado um homem de génio em precedente existência?
A resposta:
Certo. O génio se torna por vezes um flagelo, quando dele abusa o homem.
A superioridade moral nem sempre guarda proporção com a superioridade intelectual e os grandes génios podem ter muito que expiar.
Os embaraços que o Espírito encontra para suas manifestações são semelhantes a algemas que tolhem os movimentos a um homem vigoroso.
Como podemos perceber, nas respostas dos Sábios do mundo invisível, o Espírito não é excepcional.
Está enclausurado, temporariamente, num corpo desajustado.

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

ARTIGOS DIVERSOS I - Página 24 Empty PARENTES DESENCARNADOS EM VISITA A ENCARNADOS

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Abr 17, 2017 7:21 pm

Quando um Espírito, já Harmonizado na vida Espiritual, recebe uma autorização Superior para nos visitar na Terra, naturalmente, não trará qualquer malefício aos encarnados.
Sua presença carinhosa poderá apenas despertar “lembranças” nos familiares mais sensíveis que poderão sentir-lhe a presença.
Mas a questão é que muitos dos nossos entes queridos, após desencarnarem, não se desvinculam do ambiente doméstico, podendo afetar negativamente aqueles que permanecem na experiência física.
Há no Movimento Espírita um facto muito interessante, que comprova essa afirmação.
Um dos nossos mais queridos oradores, o conhecido médium e tribuno baiano Divaldo Franco, na adolescência, após a morte de um irmão biológico, foi tomado por uma repentina paralisia nas pernas.
Durante seis meses, recebeu toda a assistência médica sem qualquer resultado positivo.
Os médicos não conseguiam sequer diagnosticar o que exactamente ocorria com o jovem, já que não encontravam quaisquer problemas no campo orgânico.
Até que um prima de Divaldo decidiu recorrer a uma senhora Espírita que, prontamente, atendeu ao pedido.
A experiente Trabalhadora do Cristo estendeu as mãos sobre o rapaz acamado, aplicando-lhe o “Passe Magnético”, enquanto Orava ao Senhor da Vida.
Através da mediunidade, percebeu também a presença do irmão desencarnado de Divaldo que, inconscientemente, se lhe vinculara magneticamente, tirando-lhe o movimento das pernas.
Imediatamente após O Passe e o afastamento do Espírito enfermo, a senhora gentilmente informou o que estava acontecendo, pedindo ao jovem que se levantasse e andasse, o que, para surpresa de todos, ocorreu com desenvoltura.
Divaldo Franco, na época, ainda não era Espírita, mas já possuía uma acentuada sensibilidade mediúnica.
Após o ocorrido, foi conduzido pela família a uma Casa Espírita, onde iniciou seus Estudos Doutrinários e seu Ministério de Amor.
E até hoje, aos 85 anos, prossegue viajando pelo mundo, já tendo visitado mais de 60 países, divulgando as directrizes seguras e Abençoadas do Espiritismo.
Como se vê, muitos desencarnados não são conduzidos imediatamente às colónias Espirituais; ficam apegados aos plano físico, podendo gerar “obsessões inconscientes”, desconfortos e até desequilíbrios orgânicos, pela lei de sintonia.

A Terapêutica da Oração, do Passe e, principalmente, a Renovação do Campo Mental e Emocional do encarnado, através de Leituras e Palestras edificantes, são Recursos Preciosos para que os Vínculos Energéticos sejam retirados e o Equilíbrio Psicofísico retorne à pessoa Espiritualmente afectada.
Aproveitando o ensejo da pergunta, é importante informar, de forma mais generalizada, que somente pode haver um real Processo de Desobsessão ou Libertação Espiritual, quando o obsediado (quem sofre a influência) suplantar o obsessor (quem influencia) com Sua Vibração Pessoal, que deve ser alcançada principalmente através da Transformação Moral e Comportamental, proposta pelo Evangelho do Cristo.
Esperando der oferecido algumas singelas “Sementes” para Reflexão sobre esse tema tão significativo, envio meu fraterno abraço aos queridos leitores, com Votos de muita Paz em Jesus.

Rossano Sobrinho
Fonte: Bezerra Kardec

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

ARTIGOS DIVERSOS I - Página 24 Empty Comunicações mediúnicas entre vivos (Parte 13)

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Abr 18, 2017 7:45 pm

Ernesto Bozzano

Continuamos o estudo do livro Comunicações mediúnicas entre vivos, de autoria de Ernesto Bozzano, traduzido para o idioma português por J. Herculano Pires.

Questões preliminares

A. Conforme relato feito por William Stead, sua mão escreveu o pensamento de uma pessoa do seu conhecimento, à distância de várias milhas, poucas horas depois que a mesma pessoa lhe havia escrito, desculpando-se por não ter tido a coragem de confiar-lhe as informações que ele lhe havia pedido.
Porque esse facto é, segundo Bozzano, mais importante do que os outros descritos anteriormente neste livro?
O caso mencionado é mais importante do que os outros sob o ponto de vista teórico, devido à maior eficiência demonstrativa, levando-se em conta a duração incomum do diálogo mediúnico e as minuciosas informações particulares obtidas de uma pessoa que horas antes havia dito verbalmente a Stead não querer chegar a confidências sobre o delicado problema de suas aflições económicas.
Entre as informações obtidas mediunicamente por Stead e as que foram verbalmente narradas pela própria pessoa, encontram-se leves diferenças na forma, mas nenhuma diferença na substância.
Acresce notar que a pessoa atestou formalmente a confirmação dos dados contidos na mensagem psicografada.
(2ª Categoria: Mensagens mediúnicas entre vivos e à distância. Subgrupo C)

B. Factos assim evidenciam que as hipóteses de “clarividência telepática” e “telemnesia” devem ser excluídas como insuficientes para explicar as manifestações dos vivos?
Perfeitamente. O caso acima citado mostra que Stead e seu amigo realmente conversaram mediunicamente.
Não se trata, pois, de um simples caso de telepatia.

C. A conclusão com respeito ao mecanismo das comunicações entre vivos pode ser aplicada ao mecanismo das comunicações com os chamados mortos?
Para Ernesto Bozzano, sim.
Em suma, diz ele, a argumentação essencial relativa ao tema consiste no seguinte:
os traços característicos de uma conversa entre duas personalidades espirituais surgem como fundamento em ambas as categorias de manifestações, de sorte que, se esses traços característicos correspondem a um facto cientificamente provado no caso das manifestações dos vivos, não é possível deixar de concluir que correspondam igualmente a um facto real e verificado nas manifestações dos mortos.
Isso, bem entendido, sempre com a condição de apurar-se que sejam verídicas as informações recebidas e ignoradas por todos os presentes, em ambos os casos.

Texto para leitura

185. O facto narrado pelo Rev. G. W. Allen é muito instrutivo e parece bastante para demonstrar a possibilidade de uma pessoa entrar em condições de sonambulismo mais ou menos vigilante durante o período de uma conversa mediúnica entre vivos, sem absolutamente recordar-se disso.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Abr 18, 2017 7:46 pm

186. No seguinte episódio trata-se de uma pessoa que, depois de ter-se mostrado reticente com o Sr. Stead ao confiar-lhe suas dificuldades económicas, fala-lhe sem reservas do assunto, por via mediúnica.
William Stead assim o relata:
Em fevereiro passado (1893) encontrei-me, numa viagem por estrada de ferro, com um cavalheiro que eu havia casualmente conhecido há pouco tempo.
Sabia, de modo vago, que nos últimos tempos ele se achava mergulhado em graves preocupações, de maneira que a nossa palestra se tornou um tanto confidencial e tive notícia de que aquelas preocupações eram de ordem financeira.
Então lhe disse não saber como lhe poderia ser útil, mas, de qualquer modo, rogava-lhe que me confiasse francamente em que condições se encontrava, quais as dívidas que tinha e de que créditos ou importância poderia dispor.
Respondeu-me que não gostaria de entrar em tais particularidades e então abstive-me de insistir.
Separamo-nos na estação seguinte.
Naquele mesmo dia recebi uma carta dele, pedindo-me desculpas por ter-se mostrado tão reservado, talvez até descortês, e explicava que realmente não podia responder o que eu lhe havia perguntado.
Recebi a carta às dez horas da noite e, perto das duas da manhã, antes de deitar-me, sentei-me à mesa e, dirigindo-lhe o pensamento, perguntei:
“O senhor não teve a força moral de declarar-me, face a face, quais eram as suas condições financeiras, mas agora pode confiar-me tudo, escrevendo pela minha mão.
Diga-me, pois, como se acha e quanto deve!”
Resposta: “Os meus débitos se elevam a 90 libras”.
Tendo eu perguntado se a cifra estava certa, veio a resposta por extenso:
“Noventa libras esterlinas”.
Perguntei: “É só isto?”
“Sim – respondeu – e não sei, na verdade, como poderei pagá-la.”
– “Quanto pensa que poderá apurar na pequena propriedade que me falou?”
– “Espero apurar 100 libras, mas talvez não seja possível.
De qualquer modo, preciso vendê-la por qualquer preço.
Oh! se eu conseguisse um jeito de ganhar a vida!
Estaria disposto a aceitar qualquer trabalho.”
– “De que soma teria necessidade para viver?”
– “Creio que não poderia viver com menos de 200 libras por ano, porquanto não sou eu só. Tenho de manter os meus velhos pais.
Se fosse eu só, poderia sustentar-me com 50 libras, mas há o aluguer da casa e as roupas.
Chegarei um dia a ganhar tal importância?

187. No dia seguinte William Stead foi procurar seu amigo e ele, logo que o viu, disse:
“Espero que não se tenha ofendido por haver-me recusado a confiar-lhe a situação em que me encontro.
Na realidade, o meu sentimento era não incomodá-lo com as minhas lamurias.”
Stead respondeu: “Absolutamente não me ofendi e, por minha vez, espero que não se ofenda quando souber o que fiz.”

188. Ele explicou-lhe, então, resumidamente, os métodos de comunicação telepático-mediúnicos e depois acrescentou:
“Não sei se no que escreveu por minha mão há alguma palavra verdadeira e hesito em comunicar-lho, acima de tudo porque a soma que me foi ditada como sendo a do total das dívidas é muito pequena para ser exacta, ainda mais levando em consideração a depressão moral em que se acha mergulhado.
Portanto, antes de tudo, vou ler a cifra em questão.
Se estiver certa, terei de considerar tudo como o produto de uma mistificação inconsciente em que nenhuma parte terá tomado a sua personalidade.”
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Abr 18, 2017 7:47 pm

189. Embora incrédulo, ele manifestou interesse no caso, e assim Stead prosseguiu:
“Antes de ler a comunicação, é preciso que faça mentalmente o cálculo da soma total de suas dívidas, da soma que espera apurar com a sua propriedade, da soma anual que lhe seria necessária para viver, se fosse só.”

190. Ele se concentrou e disse em seguida:
“Já pensei em tudo.” Stead então tirou do bolso a comunicação e leu:
“O total de suas dívidas é de 90 libras.”
Ele estremeceu e exclamou:
“Está certo, embora eu tenha pensado em 100 libras, porque havia incluído as despesas correntes.”
Stead continuou:
“Visto achar-se exacta a soma de suas dívidas, vou prosseguir na leitura: Espera apurar 100 libras na propriedade.”
– “É verdade. É mesmo esta a quantia em que penso, embora houvesse hesitado em declará-la, porque a julgo exagerada.”
– “O senhor me afirmou que, com o seu encargo de família actual, não poderia viver com menos de 200 libras por ano.”
– “Exactíssimo. É precisamente isto.”
– “Mas o senhor acrescentou que, se fosse sozinho, poderia viver com 50 libras anuais.”
– “Muito bem. Nesse momento eu estava pensando em 1 libra por semana.”

191. A mão de William Stead escreveu, portanto, exactamente o pensamento de uma pessoa do seu conhecimento, à distância de várias milhas, poucas horas depois que a mesma pessoa lhe havia escrito, desculpando-se por não ter tido a coragem de confiar-lhe as informações que ele lhe havia pedido.

192. Myers pediu a Stead que obtivesse o testemunho escrito do seu amigo a fim de colocá-lo nos arquivos da Society for Psychical Research, no interesse das pesquisas psíquicas.
Stead obteve-o e Myers publicou tudo nos Proceedings of the S. P. R. (vol. IX, pág. 57), suprimindo-lhe o nome, mas declarando que o revelaria particularmente a quem lho pedisse.
193. Eis a carta do amigo de Stead:
“6 de abril de 1893

Prezado Sr. Stead
Recebi o seu relato e nada tenho a opor que seja encaminhado à Society for Psychical Research, pois os informes nele contidos são escrupulosamente verdadeiros.
Eu ignorava inteiramente a sua experiência e soube dela no dia em que o senhor ma confiou.
O resultado da própria experiência causou-me grande impressão, uma vez que sabia muito bem que o senhor não podia conhecer coisa alguma sobre os meus negócios nem sobre a importância de minhas dívidas, o valor da minha propriedade e os meus projectos de vida.
a) E. J.” (2ª Categoria: Mensagens mediúnicas entre vivos e à distância. Subgrupo C)

194. O caso exposto difere substancialmente dos outros, porém é mais importante do que eles sob o ponto de vista teórico, devido à maior eficiência demonstrativa, levando-se em conta a duração incomum do diálogo mediúnico e as minuciosas informações particulares obtidas de uma pessoa que horas antes havia dito verbalmente a Stead não querer chegar a confidências sobre o delicado problema de suas aflições económicas.
Entre as informações obtidas mediunicamente por Stead e as que foram verbalmente narradas pela própria pessoa, encontram-se leves diferenças na forma em que foram concebidas pelas duas personalidades – subconsciente e consciente – do mesmo indivíduo, porém nenhuma diferença na substância, que corresponde exactamente.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Abr 18, 2017 7:47 pm

195. Diante de um diálogo verídico tão prolongado e tão detalhado, quem ousaria ainda sustentar que as comunicações mediúnicas entre vivos se realizam por meio de uma presumida faculdade de “clarividência telepática” ou de “telemnesia” capaz de insinuar-se nos mais recônditos recessos das subconsciências alheias com o fim de surripiar-lhes os elementos necessários para representar uma falsa personalidade de vivo?
Tudo isso não passa de uma fantasia gratuita, mesquinha e insulsa, enquanto que a explicação racional dos factos brota dos próprios factos e de que se trata realmente de duas personalidades espirituais que conversam uma com a outra.

196. Daí se segue que, se as hipóteses da “clarividência telepática” e da “telemnesia” devem ser excluídas como insuficientes para explicar as manifestações dos vivos, então com maior razão devem ser excluídas igualmente na explicação das manifestações de mortos, nas quais os elementos necessários para representar uma falsa personalidade do morto deveriam ser surripiados nas subconsciências de pessoas desconhecidas do médium, espalhadas por diversos lugares do mundo.

197. Em outros termos, parece logicamente inevitável que, para a explicação das manifestações dos mortos, deve-se preferir a hipótese que a harmoniza perfeitamente com as modalidades pelas quais se verificam as manifestações dos vivos, porque estes últimos fornecem a única base sólida de toda interferência científica em tal ordem de pesquisas.

198. Como nas manifestações dos vivos, são estes que prestam aos médiuns, ou aos assistentes por via dos médiuns, as informações pessoais próprias para provar a sua identidade pessoal; assim também nas comunicações dos mortos, são estes que comunicam aos médiuns, ou por via dos médiuns, os factos destinados a provar a sua identidade pessoal.

199. Em suma, a argumentação essencial no presente debate consiste no seguinte:
os traços característicos de uma conversa entre duas personalidades espirituais surgem como fundamento em ambas as categorias de manifestações, de sorte que, se esses traços característicos correspondem a um facto cientificamente provado no caso das manifestações dos vivos, não é possível deixar de concluir que correspondam igualmente a um facto real e verificado nas manifestações dos mortos.
Isso, bem entendido, sempre com a condição de apurar-se que sejam verídicas as informações recebidas e ignoradas por todos os presentes, em ambos os casos.

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

ARTIGOS DIVERSOS I - Página 24 Empty Sonhos, pesquisas, encontros...

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Abr 19, 2017 7:49 pm

Bendita humanidade esta que se dedica a crescer.
Que busca, o tempo todo, este encontro com a Divindade Superior que tudo cria e mantém.
Que se debruça diariamente sobre o novo, o inusitado, para desvendá-lo.
Para torná-lo palpável estendendo limites.
Há os que se cansam e desistem, há, contudo, os que se aventuram e vão quais águias explorando os céus.
Lá ao longe, além da linha do horizonte, nova linha surge. Convidativa umas vezes, misteriosas outras.
E, desde a antiguidade, esses elementos, almas livres, buscam desvendar os segredos, as nuances, as efemérides que cercam o mundo interna e externamente.
E lá chega o dia em que reais sociedades científicas são criadas e os estudos expostos para avaliação dos pares.
E lá vai o dia em que os liceus emergem das profundezas mitológicas e, vencendo o mito, estabelece a lógica.
Tantos foram os grandes Espíritos que vieram, voltaram e retornaram cada vez mais sábios para endireitar os caminhos sóbrios da sabedoria neles e em nós.
O facto é que a cada dia somos surpreendidos.
Algo de novo surge para nos situar como indivíduos habitantes de um Universo cujo fim e finalidades escapam aos conceitos comuns dos quais nos alimentamos neste presente.
Mas é necessário “Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei”.
Isto nos anima e nos informa sobre a grandeza que trazemos nos refolhos da monada divina que todos somos.
Se antes caminhávamos feito manadas direccionadas pelos instintos, agora podemos, sobre dois pés, erguer a cabeça e olhar para frente e para o alto, buscando ver, contemplar e entender a natureza que nos cerca.
E como ela é pródiga de excelências que nos foge por completo identificar suas práticas.
Eis que nos surge uma notícia nova:
O Planeta Nove.
E o que vem a ser o Planeta Nove?
Dizem os cientistas que é um novo corpo encontrado no Sistema Solar, orbitando nosso sol a uma média de quatro e meio biliões de quilómetros do astro rei, com uma massa dez vezes superior à da Terra e vinte vezes superior à distância de Neptuno, nosso último planeta até então consolidado.
Como a distância dele em relação ao Sol é aproximadamente de quinhentas e noventa e sete vezes superior à distância entre a Terra e o Sol, esse novo planeta levaria de dez a vinte mil anos terrestres para realizar uma órbita completa em torno do Sol.
E ainda há os que pensam ser a Terra a única morada da Casa do Pai!
Este estudo foi publicado no periódico Astronomical Journal, por cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech, na sigla em inglês).
Eles dizem ter encontrado "evidências sólidas" de um nono planeta, com órbita estranhamente alongada para esse tipo de corpo celeste, na periferia do Sistema Solar.
Segundo os autores do estudo, a existência do "Planeta Nove" ajudaria a explicar uma série de fenómenos misteriosos que ocorrem com um conjunto de objectos congelados e destroços localizados além de Neptuno, conhecido como Cinturão de Kuiper.
Sim, sempre novas descobertas surgirão.
O que nos compete é estarmos prontos para elas, absorvendo-as sem aqueles preconceitos que tanto dificultaram e ainda dificultam nossos avanços mentais.
Sair da caixa escura do ego inferior, avançar além, conhecer, pesquisar, apropriar.
Diz-nos Allan Kardec em O Livro dos Médiuns, capítulo II – Item 13:
“Toda ciência não se adquire senão com tempo e estudo; ora, o Espiritismo, que toca nas mais graves questões da filosofia a todas as ramificações da ordem social, que abarca, ao mesmo tempo, o homem físico e o homem moral, é, ele próprio, toda uma ciência, toda uma filosofia que não pode ser aprendida em algumas horas, como todas as outras ciências; haveria tanta puerilidade em ver todo o Espiritismo em uma mesa girante, como em ver toda a física em certos jogos infantis.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Abr 19, 2017 7:49 pm

Para todo aquele que não quer se deter na superfície, não é preciso horas, mas meses e anos para sondar-lhe todos os arcanos”.
Desta forma estamos e estaremos sempre em constantes aprendizados.
Sonhar, pesquisar, encontrar.
Boa tríade para consolidar em nós o conhecimento necessário aos avanços espirituais.
Nosso Sistema Solar crescerá com a possível descoberta de um novo planeta.
E nós, igualmente, cresceremos sempre com novas descobertas que nos compete realizar.
“É quase irónico pensar que, enquanto os astrónomos encontram centenas de exoplanetas a anos-luz do nosso sistema solar, esse tempo todo nós temos um bem aqui no quintal”, afirma o astrónomo Alexander Mustill, que faz parte da equipe de pesquisa.
É mesmo assim, às vezes as coisas estão bem próximas de nós e não as percebemos.
Sonhos, Pesquisas e Encontros é o título que demos a esse artigo.
Enquanto essa tríade persistir estaremos aptos a crescer.
“Sonhar sempre” como nos disse o saudoso poeta Vinícius de Moraes.
Pesquisar em laboratórios, campos, bibliotecas e seja lá onde for necessário e encontrar o novo, inusitado, nunca antes visto ou visto de passagem.
Isso dá sentido à vida, razão gigantesca para olhar o céu diariamente e agradecer a Deus pela chance de viver não apenas num corpo físico perecível, mas como alma que jamais se extinguirá, avançando sempre.

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

ARTIGOS DIVERSOS I - Página 24 Empty São muitas as restrições do Espírito

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Abr 20, 2017 7:12 pm

Quando ouvimos algo a respeito daqueles que já partiram, no sentido de terem total liberdade para volitarem de um lado a outro no ambiente terreno ou mesmo escreverem ou falarem o que querem, é preciso ter muita cautela ao falar da expansão dessa liberdade.
O livre-arbítrio que os benfeitores se referem aos Espíritos é amplo e disso não se tem a menor dúvida, mas com restrições, que vão de ambientes que pretendem visitar a personagens de outras esferas que desejariam ver.
Há espaços e limites que lhes são destinados por permissão ou impedidos por razões óbvias, dentre os quais citam-se:
grau de elevação, comportamento, interdição temporária, confinamento para efeito de reajustes etc.
Da mesma forma insere-se nesse contexto a disciplina de comunicação entre os planos físico e espiritual.
Muitos ainda pensam que esse critério fica à disposição do próprio Espírito, que se manifesta quando quiser.
Quando quiser sim, mas a liberdade que existe é restrita para os Espíritos e assistida, frequentemente, sem o que teríamos verdadeiras loucuras de interferências e informações, com prejuízo até de serem bem compreendidas.
As disciplinas e normas reguladoras de conduta que norteiam o mundo dos Espíritos é eficiente a tal ponto que as interdições se fazem sentir àqueles que estão sujeitos às restrições.
Como dissemos, não só há locais interditos.
Há também, no mesmo ambiente onde a circulação é normal para grupos de Espíritos, que estes, por questões de nível moral, não conseguem visualizar, circulando, em seu meio, Espíritos superiores de outras esferas, os quais só se permitem materializar quando entendem que querem ou precisam ser vistos.
Essa é a mesma condição e situação na Terra, cujos Espíritos que connosco se encontram regularmente e, invisíveis, permitem que sejam vistos por nós em situações especiais, a critério deles ou de superiores.
Para se ter clara ideia dessa condição habitual do Espírito que se manifesta em reunião mediúnica, é só prestar atenção na comunicação em que se expressa.
Quando este apresenta-se através do médium, demonstrando equilíbrio em suas palavras, fácil é observar que ele se reconhece e encontra-se acompanhado de orientador, que lidera grupos de Espíritos para que possam participar desses trabalhos nas Casas Espíritas, como forma de auxiliá-los e fortalecê-los, pois ainda necessitam das pesadas vibrações da Terra.
Quando porém o Espírito comunicante alega que viu a porta aberta e adentrou a sala ou salão, afirmando desconhecer o que ali se pratica, e muitas vezes nem sabendo direito o seu real estado, pela maneira de comportar-se, o dirigente da reunião já antevê seu precário estado psíquico, pela ausência de firmeza e noção geral do que lhe acontece.
O depoimento que segue é parte de uma psicografia recebida pelo médium Chico Xavier, cujo trecho aborda especificamente o apoio e controle exercido sobre quem ainda não detém a auto-suficiência coerente com a pretensão:
"Não creiam que se possa escrever sem o conselho daqueles que nos orientam, se nem tudo, da própria Terra, não pode a criatura que escreve expor numa carta, através da distância, é justo saibam que também nós, por aqui, não estamos numa sociedade sem regras e convenções respeitáveis.
Explicam mentores dignos que, se todos os nossos entes queridos estão destinados a conhecer os caminhos da experiência que atravessamos, não é necessário anteceder-nos, em sugestões e relatórios francamente desaconselháveis, de vez que as estradas de trânsito entre as duas vidas – a do Mundo Físico e a do Mundo Espiritual – diferem muito entre si".
Isso é natural que se conheça ou reconheça, pois, sendo a composição administrativa e social da Terra uma singela e pálida cópia, por assim dizer, do que existe em outros planos fora do nosso ambiente físico, fácil será compreender o espírito reinante nos campos do respeito e do amor, onde a disciplina consciente, modus operandi natural, impera face à elevação moral, em cujos ambientes as restrições desaparecem.

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

ARTIGOS DIVERSOS I - Página 24 Empty O objectivo do Espiritismo não é produzir cartas psicografadas

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Abr 21, 2017 7:44 pm

Considero perfeitamente natural a busca por mensagens dos entes queridos que nos precederam na grande viagem de retorno ao mundos dos Espíritos.
Quem ama quer saber como, onde e com quem está.
É como a interacção entre as vidas, a de lá e a de cá é constante, claro que se torna possível, por via mediúnica, a comunicação com nossos entes queridos.
Portanto, basta que algum afecto desencarne para as buscas por notícias tornarem-se objecto de cogitação por parte dos profitentes das mais diversas religiões.
Normal que procurem o centro espírita, afinal, somos nós os defensores e divulgadores da imortalidade da alma.
Mesmo pessoas mais intransigentes acabam, não raro, curvando-se quando experimentam a dor da morte em suas famílias e vão ao centro.
É que enquanto as outras religiões param no túmulo o Espiritismo adentra esse universo do além.
Em face disto tenho visto e recebido muita gente que chega ao centro espírita ávida por notícias de seus familiares.
Entretanto, como dissemos há pouco, embora seja possível a comunicação vale salientar que isto não é a principal função do Espiritismo.
Então, não vai aqui nenhuma crítica a médiuns que se dedicam a este belo trabalho que, claro, é válido e importante, porém, não é o “prato principal do Espiritismo”.
Aliás, assim como não é o prato principal tantas outras coisas, como, por exemplos, o passe, o trabalho na mediunidade, a promoção social.
É preciso distinguir o importante do principal.
A função principal do Espiritismo não é produzir cartas psicografadas ou contactos com os entes queridos que já se foram.
Isso ocorre por acréscimo da misericórdia de Deus.
A função principal do Espiritismo não é aplicar passes.
Isso ocorre para mostrar que há ferramentas que nos possibilitam um processo de reernegização.
A função principal do Espiritismo não é abrir campo para trabalharmos na mediunidade.
Isso ocorre para dar-nos emprego no campo do bem.
Em suma, a função principal do Espiritismo é promover a educação moral do indivíduo, educar a mente humana e sensibilizar o seu coração direccionando-o à caridade para consigo mesmo e depois ao próximo

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

ARTIGOS DIVERSOS I - Página 24 Empty 5 conselhos de Joanna de Ângelis

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Abr 22, 2017 8:20 pm

Joanna de Ângelis recomenda cinco itens para elevar nosso pensamento, meditando sobre eles:
1- a vida é bela;
2- eu nasci para amar;
3- eu vivo para servir;
4- o mal que me fazem não me faz mal, o mal que me faz mal é o mal que eu faço, porque me torna um ser mau;
5- há um sol brilhando dentro de mim.

Divaldo Franco nos explica cada um desses tópicos:
1 - A vida é bela
Se nós observamos a paisagem, ela é encantadora.
Nas muitas vezes que estamos com os óculos da melancolia, vêmo-la de uma forma triste e depressiva, mas não é a paisagem; quando estamos alegres, um poço de lama pútrida apresenta-se-nos como uma oportunidade de transformar o jardim; quando estamos tristes, a fonte cantante parece um olho que verte lágrimas de dor.
A paisagem é a mesma; nossa disposição de fitá-la é que torna essa paisagem luminescente ou sombria.
Então, quando colocamos o santo óleo do amor no coração e as lentes transparentes da alegria, a vida é sempre bela.

2 - Eu nasci para amar
Todos nós nascemos para amar.
Ocorre que em nosso trânsito evolutivo nosso egotismo leva-nos a querer ser amados e negociamos o amor.
O amor para nós só tem sentido se houver uma resposta, e então isso não é amor.
O amor é como perfume, ele exterioriza.
É claro que em nosso sentido de humanidade gostaríamos de receber a resposta, mas não é tão importante, porque as pessoas que recebem respostas afetivas nem sempre são plenas, tornam-se caprichosas e cada vez querem mais.
Então, quando do nós amamos, sempre a vida responde, porque o ato de amar é uma forma de ser feliz.
A vida é uma canção de serviço: todo aquele que não vive para servir ainda não aprendeu a viver.

3 - Eu vivo para servir
O Rotary tem um pensamento extraordinário: aquele que não vive para servir, não serve para viver.
A mim, apesar da beleza, me parece um tanto pessimista; eu o substituiria: aquele que não vive para servir, não merece viver.
Então, eu diria, ainda, que não aprendeu a viver, porque a gente aprende a viver quando se torna útil, quando a gente sabe que a vida tem um sentido, que a vida tem um significado.

4 - O mal que me fazem não me faz mal, o mal que me faz mal é o mal que eu faço, porque me torna um ser mau
Invariavelmente nós valorizamos mais o mal do que o bem.
Há uma bela história de psicologia:
Um professor foi dar uma aula de avaliação comportamental e chegando na classe estendeu sobre o quadro de giz um imenso lençol alvo; depois tomou de um pincel e na ponta do lençol colocou pequena mancha, e perguntou aos alunos: que vêem?
Todos, em uníssono: uma mancha!
Ninguém viu o lençol.
A mancha era mil vezes menor que o lençol; é a tendência para ver desenfocada a realidade.
Ninguém sequer diz: vejo o lençol com uma mancha.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Abr 22, 2017 8:20 pm

É nosso atavismo ver o lado negativo.
Porquê? Por causa dos nossos instintos primários.
Os três instintos básicos da vida são:
alimentação, repouso e nutrição; por causa deles os animais matam; por causa deles nós também matamos e por esse instinto de ver sempre a supremacia sobre o mais fraco nós adquirimos uma tendência negativista, porque armazenamos mais ideias negativas que positivas e graças a isso nós nos perdemos ante a realidade.
Na hora que aprendermos a servir, nós superaremos todos esses condicionamentos, e se não recebermos respostas é porque nosso serviço não foi tão profundo que mudasse a estrutura daquele ou do lugar a que estaremos servindo.
Em realidade, quando alguém não gosta da gente, o problema não é nosso, é da pessoa.
Se alguém fala mal de nós, há de ter um factor de desequilíbrio de quem fala:
há inveja, há competição, há insensatez, o desejo de superar, ou simplesmente uma alma atormentada.
Então, se alguém não gosta de nós, o problema é da pessoa.
Mas quando nós não gostamos de alguém o problema é nosso.
Porque nós é que não estamos bem, nós é que estamos doentes, daí o mal que me fazem não me faz mal, porque a vibração negativa só encontra apoio quando há consonância; se eu me mantiver acima da faixa vibratória daquele que não gosta de mim, não há um plugue para a fixação da tomada do meu sentimento, então, seu mal não me atinge; mas se eu reagir e descer ao mesmo nível, então aí o mal me faz mal.
Agora, o mal pior não é aquele que nos fazem, é o que nós fazemos, porque nos torna pessoas más; daí, nós devemos encetar todo esforço para nunca retribuir o mal com o mal.
Quando alguém nos persiga, calunie e até minta, acusando-nos por coisas que jamais passaram por nossa mente, porque as mentes são muito férteis e há um ângulo da psicologia, no capítulo das patologias, a mentira, a pessoa sempre mente e quando percebe que seu objectivo não logrou, a pessoa cria coisas que não existem, mas na mente dele acontecem; é o transtorno psicológico:
ele vê o que existe dentro de si; nós não devemos reagir, devemos agir, deixar que o tempo responda, porque a pessoa também vai amadurecer, vai viver, vai aprender com a vida e merece amor.

5 - Há um sol brilhando dentro de mim
Há um sol que brilha dentro de nós:
é a presença do amor, porque normalmente o sol brilha fora e nós, que estamos no meio, projectamos sombra; quando instalamos o sol do amor dentro de nós, na crença, na beleza, nós nos tomamos uma lâmpada que irradia em todas as direcções.
Conclusão:
Então, a vida é bela, como diz Joanna de Ângelis; eu nasci para amar, e a gente, quando nasce para amar, tem sempre que fazer alguma coisa para que o mundo se torne digno de ser amado.
Eu nasci para servir; então, estamos aqui com um objectivo superior; o mal que me fazem não me faz mal, porque toda vez que alguém pensa em mim negativamente, isso deve constituir um estímulo para que eu avance na direcção do bem; e o sol que brilha dentro de nós é a presença do amor.

(Fonte: Revista Visão Espírita, nº 17 - coluna Diálogo Franco)

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

ARTIGOS DIVERSOS I - Página 24 Empty “OBSESSÃO ESPIRITUAL”

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Abr 23, 2017 8:38 pm

UMA DAS MAIORES DOENÇAS DA HUMANIDADE, QUE NÃO É DETECTADA PELOS MÉDICOS FÍSICOS.
Nas últimas décadas a Obsessão Espiritual vem grassando na Terra, cada vez mais e mais, causando perturbações e sofrimentos os mais variados.
Ela é, certamente, uma Doença, só que é Doença da Alma, ou melhor, a nossa Alma é que favorece as condições necessárias para as Obsessões poderem se instalar.
Mas, o que é uma Obsessão?
É o Domínio que um Espírito exerce sobre alguém.
Esse domínio ocorre em variados graus, desde os mais leves até aqueles que vão da fascinação à subjugação, podendo chegar à possessão.

A obsessão é uma acção permanente que um espírito mau exerce sobre um indivíduo.
É uma acção permanente e não esporádica, em que o espírito perseguidor permanece junto ao obsidiado, usando todos os recursos que conhece e dos quais consegue lançar mão, para alcançar o que pretende.

A acção obsessiva é exercida por um espírito que, nessa acção, está sendo mau; não é exercida por um espírito bom, ou mesmo por um “sofredor”, porque é uma acção maléfica, visando geralmente vingança.

PERGUNTA FREQUENTE
Um espírito pode ser eternamente mau?
Quando se fala em espíritos maus não se quer dizer que eles o sejam eternamente, ou que já tenham sido criados assim.
Eles não são diferentes de nós, apenas seguiram por caminhos em desacordo com as leis cósmicas descendo moralmente aos mais diversos níveis.
Há obsessores que agem com maldade apenas em relação aos objectos do seu ódio.
Outros sentem verdadeiro prazer em serem maus e há mesmo aqueles terrivelmente perversos, cruéis, verdadeiros monstros de maldade e perversões de toda natureza.
São os que muitos classificam como Demónios, Satanás, Diabo etc.
Mas o espírito nunca regride em sua evolução.
Os valores adquiridos permanecem latentes em seu inconsciente, e suas quedas morais são temporárias, mesmo que durem milénios.
Muitos espíritos, ao alcançarem um grau mediano de evolução através das experiências reencarnatórias no bojo do tempo, quando se lhes começa a despertar a consciência divina, chamando-os para o Alto, preferem as atracções inferiores, mergulhando fundo nas paixões.
E, nesse impasse entre os ditames da consciência e suas escolhas, tratam de abafar os chamamentos superiores, isolando-se da essência de seus próprios espíritos, que é luz de Deus.
É como se envolvessem a consciência num energismo de negação, abafando-a.
Mas todos eles, dos maus aos piores, um dia se cansarão da própria maldade, retomando o caminho da evolução.
Deus não iria criar seres que pudessem, para sempre, votar-se ao mal.
Há inúmeras narrativas de espíritos sobre episódios em que algum desses terríveis “medalhões do mal” acaba abandonando as regiões inferiores, decidido a mudar de vida, passando a preparar-se para nova reencarnação que, certamente, será muito sofrida, mas representa o passo inicial em sua retomada evolutiva.
Nesses casos geralmente há a actuação de alguém que lhe é muito caro, como por exemplo, alguém que fora sua mãe na Terra, e que desce de regiões de luz e harmonia para convencer aquele ser amado a mudar de rumo.
Já os espíritos que alcançaram maior grau de evolução, cujas consciências já se encontram harmonizadas com o esplendor das leis divinas, esses não mais se sentem atraídos pelos chamamentos inferiores, porque já eliminaram de si mesmos todos os resíduos da natureza animalizada.
Aquela lenda sobre o Anjo que sentia inveja e tinha a ambição de assemelhar-se a Deus e por isso foi lançado ao inferno, tem simbolismos diferentes, porque um ser espiritual tão elevado não cai.
A ambição, a inveja, o ódio, o egoísmo e assemelhados, são valores negativos que somente vigoram nas faixas primárias da evolução.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Abr 23, 2017 8:39 pm

PERGUNTA FREQUENTE
Porque algum espírito se põe a obsediar uma pessoa reencarnada?
As obsessões quase sempre acontecem por questões de vingança, e podemos mesmo dizer que os obsessores são nossos cobradores.
Eles estão nos cobrando algum mal que lhes fizemos, geralmente, em vidas passadas.
Também existem casos de obsessão por espíritos que foram abortados.
Vendo frustrados os seus ideais de retornarem à Terra, através da reencarnação, procuram vingar-se das mulheres que lhes deram acolhida, mas em seguida os expulsaram de seus ventres.
Inúmeros processos obsessivos também têm início em condutas viciosas, ou que estejam em conflito com valores morais, porque nestes casos os semelhantes se atraem.
Há ainda os casos de obsessão encomendados em “terreiros” que trabalham para o mal.

PERGUNTA FREQUENTE
Como pode alguém contrair uma obsessão através da sua conduta?
Nas actividades mediúnicas e também na bibliografia psicografada, encontram-se inúmeras narrativas sobre pessoas que frequentavam ambientes de baixo nível moral-espiritual, como por exemplo, lupanares, onde atraíam espíritos viciados em sexo que passavam a acompanhá-los, induzindo-os à luxúria e à devassidão, a fim de poderem locupletar-se com as energias sexuais degeneradas que eram geradas nesses actos.
Da mesma forma com relação aos mais diversos vícios, e até mesmo a condutas desonestas ou outras que ferem a ética cósmica.
Todos nós temos as companhias espirituais que atraímos através das nossas atitudes e acções.

PERGUNTA FREQUENTE
Que é possível fazer-se para “curar” uma obsessão?
Em qualquer processo de obsessão o remédio está numa conduta assentada na ética cósmica; está na reforma interior.
Também é importante procurar um centro espírita, para receber passes e orientações, e para que o espírito obsessor possa ser devidamente assistido em trabalhos específicos.
Os centros espíritas são instituições onde melhor se conhece esses assuntos e onde se trabalha sistematicamente para ajudar em situações como essas.
Mas a cura depende principalmente do obsidiado, do esforço que faça pelo próprio crescimento e iluminação.
Quando consegue desenvolver amor em seus sentimentos, transformando-o numa constante em suas atitudes, com isso estará elevando a própria frequência vibratória, fugindo á sintonia que tinha com o espírito obsessor.
Isto é muito importante porque essas perseguições espirituais movidas por sentimentos de vingança mostram que o perseguido de hoje é o algoz de ontem, ou seja, tem uma dívida kármica que precisa resgatar.
Nestes casos a melhor forma de resgate está em conseguir o perdão do obsessor e ajudá-lo a encontrar o caminho para seu próprio crescimento espiritual.
Para isso, os centros espíritas ajudam muito com os trabalhos de desobsessão, que são realizados com muito amor.
Quando algum espírito perseguidor, ou mesmo alguma entidade de baixíssima condição espiritual é envolvido nas vibrações de amor do grupo, observa-se nele grandes mudanças.
Um médium vidente presente aos trabalhos pode observar como essas mudanças são radicais.
Um espírito de baixa vibração geralmente é visto pelos videntes com aparência feia e até mesmo horrível, e vestido ou envolvido em roupagens escuras, mal-cheirosas e de desagradável aspecto.
Mas, quando recebe a vibração de amor do grupo e do médium que o incorpora, algo nele começa a se desintegrar.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Abr 23, 2017 8:40 pm

Então, o doutrinador conversa com ele, levando-o a ver que assim está prejudicando a si mesmo, atrasando a própria evolução.
Procura levá-lo a perdoar e a se afastar de quem está perseguindo.
Os espíritos benfeitores, responsáveis pelo trabalho, também usam inúmeros outros recursos, tais como trazer algum espírito que foi muito querido ao obsessor, para tentar convencê-lo a perdoar e abandonar a perseguição.
Assim, com o desenrolar dos trabalhos até a sua aparência vai se modificando para melhor.

PERGUNTA FREQUENTE
Para desmanchar “trabalhos de terreiro”, que é preciso?
Procurar o Espiritismo?

O Espiritismo não lida de forma directa com nada relacionado a macumbas ou outros “trabalhos de terreiro”, mas ajuda e ensina como agir nos casos de perseguições espirituais de qualquer natureza.
Essas perseguições, na verdade, só nos alcançam quando encontram pontos de sintonia em nossa intimidade.
Assim, se procuramos vivenciar os valores da alma, em sua profundidade, estamos mudando nossa sintonia e ficando fora do alcance de tais perseguições.
Também é certo que muitas vezes elas nos atingem, porque ainda guardamos em nossa consciência profunda algum "lixo" acumulado em vidas passadas.
Por isso, muitas pessoas boas se tornam vítimas de macumbas, obsessões, inveja e assemelhados.
Mas mesmo nesses casos, se fizermos uma verdadeira reforma em nosso interior, passando a vivenciar o perdão pleno, a fraternidade, e outros valores éticos, fazendo do amor universal o nosso alicerce de vida; se buscarmos Deus, em oração, com certeza minimizaremos quaisquer efeitos negativos de tais perseguições, e até mesmo, podemos acabar com elas.
Também ocorre muito amiúde pensarmos que alguém nos botou macumba, quando essa macumba foi feita por nós próprios, pelos nossos pensamentos, sentimentos, palavras e acções em desacordo com as leis cósmicas.
Em quaisquer casos, no entanto, é importante procurar um centro espírita para receber passes, que representam poderosa ajuda, além das palestras explicativas ou de teor evangélico, que ajudam na elevação da nossa frequência vibratória.
A cura da obsessão depende principalmente do obsediado, do esforço que faça pelo próprio crescimento e iluminação.
Quando consegue desenvolver amor em seus sentimentos, transformando-o numa constante em suas atitudes, estará elevando a própria frequência vibratória, fugindo à sintonia que tinha com o espírito obsessor.
Também o "passe" é importante, pela transfusão energética e limpeza do campo magnético da pessoa necessitada.
É ministrado nos centros espíritas por pessoas preparadas para esse mister, que se utilizam das mãos para essa acção, que representa um gesto de amor.
Nesses casos há sempre a assistência de espíritos competentes na manipulação de energias.
Sempre que alguém te ofender, ou quando estiveres em presença, nas proximidades, ou mesmo apenas pensando na pessoa que te magoa ou com a qual antipatizas, faz o seguinte exercício:
“Respira fundo, buscando relaxar.
Procura encher o coração com amor e diga mentalmente:
“Quero que tu, Fulano, estejas em paz.
Quero que estejas bem, com saúde e prosperidade.
Que Deus te abençoe, e te faça feliz”.

Isto te fará infinito bem.

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

ARTIGOS DIVERSOS I - Página 24 Empty “NAS VÉSPERAS DA REENCARNAÇÃO”

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Abr 24, 2017 7:44 pm

PSICOGRAFIA DO IRMÃO “JOÃO”.

Nas vésperas da reencarnação, sou impelido a falar-vos de minha bancarrota espiritual!...
Instrutores e guardiães recomendam-me destacar a importância do ouvido...
Conseguiria, no entanto, ensinar alguma coisa?
Devo compreender a razão dessa ordem.
Nada possuo de bom para dar; contudo, as vítimas da calúnia conseguem reter o doloroso privilégio de exibir a própria falência!...
O Deus de Amor, dai-me forças para confessar a verdade, apenas a verdade!...
Pedreiro modesto, órfão de Mãe desde a meninice, casei-me por amor, embora contra os desígnios de meus irmãos, que me reservavam noiva diferente.
Garantindo-me a escolha, porém, estava nosso pai a meu lado – o abnegado pai que amadurecera o raciocínio nas dificuldades do mundo e iluminara o coração no conhecimento do Espiritismo.
Carinhoso, assegurou-me o enlace, aprovou-me as decisões e intentou preparar-me, diante da vida, dispensando-me ensinamentos que eu simulava aceitar, de modo a lhe não perder a complacência e a ternura...
Seis anos passaram, sem que a hostilidade familiar contra minha mulher esmorecesse, seis anos de maledicência na base da perseguição cordial...
Alice, a companheira inexperiente, proporcionara-me dois filhos queridos, quando se engravidou pela terceira vez.
Nessa época, o veneno já me corroer a confiança.
Apontava-se amigo nosso de infância como sendo o responsável pelos supostos desacertos daquela que a Providência Divina me colocara nas mãos por esposa leal.
Circunstâncias provocadas pelos que mostravam interesse em nossa desunião, falsos testemunhos, bilhetes anónimos e difamações fantasiadas de bons conselhos acabara por arruinar-me...
Discutimos.
Acusei-a, defendeu-se.
Chorou, escarneci...
E, para fiscalizar-lhe a conduta, transferi-me para a casa paterna, ameaçando tomar-lhe as crianças, através do desquite.
Para isso, porém, queria provas, tinha fome de confirmações do inexistente.
Meu pai surgia conciliador:
– Meu filho, paternidade é compromisso perante Deus...
– Você não tem direito de proceder assim...
– Onde a caridade para com a esposa ingénua?...
– Mesmo que ela errasse, constituiria isso motivo para uma sentença de abandono implacável?
– Há comportamentos ditados por desequilíbrios espirituais que não conhecemos na origem...
– Pense nas tragédias da obsessão que campeiam no mundo...
– E os pequeninos?
Terão eles a culpa de nossas perturbações?
– Recorramos a prece, meu filho!...
A prece nos clareará o caminho...
Silenciava, ao recolher-lhe as advertências, em face da veneração que lhe tributava, mas, no íntimo, articulava minhas respostas imanifestas:
“orarei pela boca do revólver”, “pobre pai”, “bobo de velho com setenta e seis anos”, “cabeça tonta”, “caduco”, “fanático”...
E, noite a noite, espreitava, de longe, os movimentos de Alice, à feição da serpente vigiando a furna de que aparentemente desertara.
Duas semanas decorreram, normais, quando sobreveio o momento em que lobriguei o vulto de um homem que saía de nossa casa...
Seria o rival...
Guardei segredo e prossegui na tocaia.
Mais quatro dias e o mesmo homem chegou de carro, despediu-se do motorista e entrou...
Puxei o relógio.
Onze horas e quinze minutos.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Abr 24, 2017 7:44 pm

Noite quente.
Prevenido, acerquei-me da moradia, que se localizava em subúrbio remoto.
Encontraram-se os dois com mostras de intimidade e, a distância, notei que se acomodavam num banco de pedra do pátio lateral, que a sombra envolvia.
Conversavam sugerindo carinho mútuo.
Enxergava-lhes o perfil, mergulhado em penumbra, conquanto não lhes ouvisse as palavras, e estudei, friamente, a posição que ocupavam na peça estreita.
Desvairado, consultei o portão de entrada, verificando-o semiaberto. Acesso fácil.
Com a sagacidade de um felino, avancei, descarregando a arma nos dois.
Ouvi gritos, mas ocultei-me na vizinhança, para fugir em seguida, a sentir-me vingado.
Não vacilaria arrostar a polícia, se necessário.
Tentando refrigerar a cabeça, procurei descansar algumas horas em praia deserta.
Entreguei o revólver à lama de esgoto esquecido e voltei a casa para saber, aterrado, que eu não apenas assassinara minha esposa, mas também meu abnegado pai que a socorria...
Não acreditei.
Corri ao necrotério e, ao reconhecê-los, tornei ao lar, atormentado pelo remorso, e enforquei-me, sem dar outra impressão que não fosse a de um homem que a dor fizera delirar, atirando-o ao suicídio...
Exilado por minha própria crueldade, em vales tenebrosos, nunca mais vi os que amo...
Entendereis o que sofro?
Quantos anos passaram sobre os meus crimes? Não sei...
Os que choram sem o controle do tempo não sabem contar as horas...
Misericórdia, meu Deus!...
Dai-me a reencarnação, os empenhos da Terra, a luta, a provação e o esquecimento, mas ainda que eu padeça humilhação e surdez, durante séculos, permiti, Senhor, que eu aprenda a escutar!...

João

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

ARTIGOS DIVERSOS I - Página 24 Empty UM OBSESSOR NO CENTRO ESPÍRITA.

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Abr 25, 2017 7:48 pm

Num centro espírita famoso e muito frequentado, senhor Raimundo estava iniciando os trabalhos de desobsessão.
Seu Raimundo, como bom doutrinador espírita há mais de 30 anos, fez uma prece de abertura e pediu a Jesus que ajudasse a libertar todos os irmãos que viessem a sala de desobsessão do sofrimento que atravessavam.
Raimundo viu o médium incorporar um espírito que dizia estar no umbral, sofrendo muito por conta da raiva e mágoa que sentia de um desafecto.
Senhor Raimundo iniciou então os procedimentos da desobsessão clássica e disse que o espírito deveria perdoar o desafecto, pois a lei do amor é a nossa salvação.
O espírito incorporado, com olhar penetrante, disse:
– E porque devo confiar em você?
– Ora meu irmãozinho – disse Seu Raimundo.
Estamos aqui num centro espírita, onde os ensinamentos de Jesus são praticados.
Nós aqui ajudamos todos os espíritos sofredores e necessitados.
– E você também ajuda a si mesmo, ou só pensa em ajudar os outros?
Perguntou o espírito.
Seu Raimundo ficou surpreso com pergunta, mas como doutrinador experiente sabia que não podia cair nas artimanhas dos obsessores, e disse:
– Irmão… não estamos aqui para falar de mim.
Você está no umbral e precisa de ajuda.
Você não quer sair do umbral?
– Sim, eu quero. – disse o obsessor – Eu só fico me perguntando como existem tantas pessoas vivendo no nível ou no estado umbralino e não percebem, mesmo estando encarnados.
Pois afinal, como o senhor mesmo ensina em suas palestras aqui no centro, o umbral é um estado de consciência e não um lugar ou espaço físico.
Alguns espíritos vivem no umbral porque não conseguem se desprender da raiva e mágoa que sentem de um desafecto.
Mas o senhor, seu Raimundo, perdoa todas as pessoas?
Não sente também raiva e mágoa de alguém?
Senhor Raimundo estava ficando irritado com o obsessor.
Estava pensando numa resposta, mas o espírito completou:
– Não é verdade que o senhor também sente raiva e mágoa da sua ex-esposa, que te traiu com um dos seus amigos há aproximadamente 10 anos?
Não é verdade que até hoje você não consegue perdoa-los?
Senhor Raimundo ficou assustado com aquelas colocações.
“Como o espírito poderia saber disso?” pensou.
Começou a sentir raiva do obsessor, e não muito confiante, disse:
– Não vou entrar na sua cilada.
Você como obsessor experiente deve atacar as pessoas em seus pontos fracos.
Portanto, saiba que…
– Eu sou um obsessor, senhor Raimundo? – perguntou o espírito interrompendo seu Raimundo.
Eu me pergunto se todos nós não somos um pouco obsessores das pessoas que dizemos amar, mas que no fundo as tentamos controlar e ganhar seu afecto a força.
Não é verdade que você tem sido quase um obsessor da sua filha adolescente?
Quantas vezes por dia você liga para ela perguntando onde ela está?
Quantas vezes você proibiu os namoros dela?
Quantas vezes você tolheu a liberdade da sua menina por conta dos próprios medos e incertezas que guarda em seu íntimo?
Você pode estar sendo um grande obsessor encarnado dela e nem perceber…
Seu Raimundo ficou atónito com aquelas revelações.
Aquele espírito parecia saber tudo a seu respeito, e estava ali desnudando seus defeitos um a um.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Abr 25, 2017 7:49 pm

Seu Raimundo ainda não queria dar o braço a torcer e ficou com mais raiva.
Resolveu fazer uma oração, dizendo:
– Senhor Jesus, peço que sua equipa conduza esse irmãozinho perturbado a um local de tratamento no plano espiritual.
O espírito disse:
– Porque me chamas de irmãozinho, se nesse momento você quer, na verdade, pular no meu pescoço?
De que adianta fazer uma oração a Jesus com toda essa raiva que quase transborda de você?
Não, Jesus não vai te atender nesse momento…
Você precisa, Seu Raimundo, parar de fugir dos seus problemas e emoções, olhar para as impurezas do seu ser, e parar de achar que é o outro sempre o sofredor e você é o “salvador”.
Na verdade, todos nós precisamos de ajuda, todos somos sofredores em maior ou menor grau.
E orientar o outro a praticar aquilo que nós mesmos não realizamos em nossa vida é, nada mais nada menos, do que hipocrisia.
É da hipocrisia que o ser humano precisa se libertar…
Ensinar aquilo que pratica, ou apenas praticar, sem precisar orientar os outros a fazer aquilo que nós mesmos não fazemos.
Quando se vive a vida espiritual, nem precisamos ficar ensinando-a a outros, nossos actos já demonstram os princípios que desejamos transmitir…
Seu Raimundo sentiu uma imensa vontade de chorar e desabou em prantos…
O espírito incorporado veio falar com ele.
Colocou as mãos em seu ombro e disse:
– Calma meu irmão.
Você precisava dessa terapia de choque para poder enxergar a si mesmo e parar de ver os defeitos apenas nos outros.
Precisava também parar de se ver como o “salvador” e os outros como “sofredores”, pois isso nada mais é do que uma forma de orgulho e soberba; é uma forma de se sentir superior e de ver os outros como inferiores.
Chore, coloque tudo isso que você sente para fora, faça uma revisão desses pontos que eu te apresentei, e a partir de agora você poderá se tornar um verdadeiro ser humano, renovado, e pronto para ajudar ao próximo, realizando a verdadeira caridade…
E dessa vez, sem hipocrisia.
Seu Raimundo, após alguns minutos de choro intenso, olhou para o espírito e perguntou:
– Quem é você?
O espírito olhou para seu Raimundo com todo o amor e carinho e disse:
– Meu filho, você não pediu a Jesus, em sua prece de abertura dos trabalhos, que libertasse os espíritos dessa sala do sofrimento?
Então meu filho, Jesus me pediu que viesse aqui e mostrasse tudo isso a você, para que você pudesse ver a si mesmo, saísse do “umbral” de sua mente, e se libertasse de tudo aquilo que te causa sofrimento.
Sou um enviado de Jesus, e a partir de agora, você será um novo homem…
Seu Raimundo chorou ainda mais.
Agradeceu imensamente a Deus e a Jesus aquela sagrada lição de auto-conhecimento…
Depois desse episódio, tornou-se uma pessoa muito melhor…

Hugo Lapa

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

ARTIGOS DIVERSOS I - Página 24 Empty NA ALMA NINGUÉM MANDA...

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Abr 26, 2017 7:28 pm

ELA SIMPLESMENTE FICA ONDE SE ENCANTA...
A afinidade consiste na semelhança, identidade ou conformidade de gostos, interesses, sentimentos, propósitos, pontos de vista.
Por sua vez, a sintonia se estabelece em virtude da atracção e da simpatia que passa a vigorar entre as partes que mantêm afinidade.
E pelos mecanismos da lei de afinidade, a sintonia constitui lei inderrogável.
Quais as implicações, as consequências disso?
Afinidade é “uma faixa de união” em que nos integramos uns com os outros.[1]
Em tudo, vemos integração, afinidade, sintonia...
E de uma coisa não tenhamos dúvida: através do pensamento, comungamos uns com os outros, em plena vida universal.[2]
Todas as coisas que existem no Universo vivem em regime de afinidade.
Desde o átomo até os arcanjos tudo é atracção e sintonia.
Nada que te alcança a existência é ocasional ou fruto de uma reacção sem nexo.
Teu livre-arbítrio indica com precisão a posição de ocupas no Cosmo, uma vez que cada indivíduo deve a si mesmo a conjuntura favorável ou adversa em que se situa no momento actual.
Vieste da inconsciência – simples e ignorante – e, pela lei da evolução, caminhas para a consciência escolhendo a estrada a ser percorrida.
Encontrarás o que busca.
Tens a posse daquilo que deste.
Convives com quem sintonizas.
Conhecerás o que aprendeste, mas somente incorporarás na memória o que vivenciaste.
Avanças ou retrocedes de acordo com a tua casa mental.
Felicidade ou infelicidade são sub-produtos de teu estado íntimo.
Amigos são escolhas de longo tempo.
Teu círculo doméstico é a materialização de teus anseios e de tuas necessidades de aprendizagem.
Pelo teu jeito de ser, conquistarás admiração ou desconsideração.
O que fizeres contigo hoje reflectirá no teu amanhã, visto que o teu ontem decidiu o teu hoje.
Com teus pensamentos, atrais, absorves, impulsionas ou rechaças.
Com tua vontade, conferes orientação e rumo, apontando para as mais variadas direcções.
Disse Jesus:
“Pedi e vos será dado; buscai e achareis; batei e vos será aberto”.
Sintonia é a base da existência de toda alma imortal.
Seja na vida física seja na vida astral, a lei de afinidade é princípio divino regendo a ti, a todos os outros e a tudo.
Observa: viver no drama ou na realidade, na aflição ou na serenidade, na sombra ou na luz, é postura que está estritamente relacionada com teu modo de sentir, pensar e agir.[3]
A afinidade consiste na semelhança, identidade ou conformidade de gostos, interesses, sentimentos, propósitos, pontos de vista.
Por sua vez, a sintonia se estabelece em virtude da atracção e da simpatia que passa a vigorar entre as partes que mantêm afinidade.
Podemos aprender, com os postulados da Doutrina Espírita e sua literatura, que, pelos dispositivos da lei de afinidade, a sintonia constitui lei inderrogável, ou seja, que não pode ser abolida, anulada, eliminada, extinta.
E qual a implicação, a consequência disso?
Onde colocarmos os pensamentos e os sentimentos, aí se nos desenvolverá a própria vida, porque vivemos sob a influência das crenças e valores que alimentamos, das emoções que cultivamos, das aspirações e dos propósitos que guiam nosso quotidiano.
Sejamos ou não conscientes dessa responsabilidade, cada um de nós encontra-se, constantemente, atraindo as circunstâncias e as pessoas que, de uma forma ou de outra, entram em consonância com o nosso mundo interior.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 24 de 41 Anterior  1 ... 13 ... 23, 24, 25 ... 32 ... 41  Seguinte

Ir para o topo