LUZ ESPÍRITA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ARTIGOS DIVERSOS I

Página 22 de 41 Anterior  1 ... 12 ... 21, 22, 23 ... 31 ... 41  Seguinte

Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS I - Página 22 Empty Re: ARTIGOS DIVERSOS I

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Mar 20, 2017 8:27 pm

11 - As criaturas que se suicidaram em razão das desilusões encontradas nas ligações afectivas, agravam os sofrimentos de outrem, além dos sofrimentos que elas próprias encontram?
Emmanuel - Muitos Espíritos fracos, que por razões de infelicidade na afeição sexual atiram-se ao suicídio, encontram padecimentos gigantescos, como quem salta no escuro sobre precipícios de brasas, criando derivações de angústia para os causadores de semelhantes tragédias.
12 - Os casos de suicídio nas uniões carnais infelizes agravam provas em casamentos futuros?
Emmanuel - Quantos violam a passagem da morte, crendo erroneamente alcançar o repouso, nada mais encontram senão suplício e desespero, a gerarem, no âmago de si mesmos, os pavorosos conflitos, que apenas as reencarnações regenerativas conseguem remediar.
Saibamos tolerar com paciência as provações que o mundo nos ofereça, criando o bem sobre todos os males que nos cheguem das existências que já vivemos, na convicção de que fugir ao dever – por mais doloroso seja o dever que nos caiba – será sempre abraçar o pior.
Em quaisquer atribulações ou dificuldades, a nossa obrigação individual é fazer o melhor ao nosso alcance para que o bem triunfe.
13 - Que fazer para extinguir os males evidentes das ligações afectivas inconsideradas e desditosas?
Emmanuel - Em todos os departamentos da luta humana, os compromissos do passado reaparecem. Indispensável revestir-se a alma de forças para vencer, em si mesma, os pontos vulneráveis que, em outro tempo, a fizeram cair.
14 - Qual a direcção pessoal que devemos adoptar para vencer os dissabores do lar infeliz?
Emmanuel - Evitemos o divórcio, tanto quanto possível, e combatemos o aborto e o suicídio com todos os recursos de raciocínio e esclarecimento de que possamos dispor.
O divórcio adia o resgate.
O aborto complica o destino.
O suicídio agrava todos os sofrimentos.

Fonte: Retirado do livro “Leis Do Amor” - Emmanuel / Francisco Cândido Xavier / Waldo Vieira

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122495
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS I - Página 22 Empty Não encontro Deus!

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Mar 21, 2017 8:59 pm

Essa afirmação é comum entre os que se decepcionam, se desesperam, os que não encontram respostas para os difíceis quadros do planeta e da vida individual e colectiva, também os que severamente se frustram com os quadros da hipocrisia e do egoísmo ou vaidade, ganância ou prepotência, que geram dores, angústias e sofrimentos sem conta.
Não é preciso recordar a história humana em seus quadrantes mais sofridos, desde os primórdios da humanidade aos contínuos quadros das guerras, inclusive religiosas, até os pavorosos eventos de corrupção, mentira ou manipulações, não restritos às esferas do poder e suas ilusões.
Afinal, mata-se em nome de Deus; escondemo-nos em aparências para agir na obscuridade, mutilamos, corrompemos, traímos, roubamos – inclusive a paz alheia – e ainda nos maltratamos ou nos desprezamos, usando máscaras de hipocrisia, inclusive em nome da fé.
Visão pessimista? Não, infelizmente ainda nossa realidade humana.
As lutas e a falsa compreensão do que é a vida e seus objectivos, colocam-nos em situações que exigem decisões nem sempre sábias ou generosas, que deveriam ser o norte do comportamento individual.
Convenhamos, todavia, que faltam-nos ainda a sabedoria e a bondade, em sua feição real.
Daí as reacções de desespero, dúvida, angústias, decepções e seus lamentáveis desdobramentos.
Entre eles, a incredulidade, ou a ausência da fé.
Diante de enfermidades cruéis, fome, abandonos, solidão ou da desolação e as consideradas injustiças, com tantos extremos em todos os sentidos, a pergunta é inevitável:
“Onde está Deus?
Que permite tudo isso!
Procuro-o, mas não O encontro!”
O que ocorre é que nossa visão é tão limitada, tão escassa, tão pequena e medíocre nossa maturidade que não conseguimos ver além das aparências.
Todavia, Deus está em toda sua magnífica obra.
A começar por nós mesmos, seres simultaneamente iguais e desiguais num gigantesco processo de aprendizado.
O desequilíbrio que se verifica nas situações é obra humana, hoje ou anteriormente como causa.
A obra de Deus está na perfeição, ordem e equilíbrio do próprio universo, nas flores, na água, no sol, nas crianças, no ar que respiramos e na luz da consciência.
E está principalmente na justiça misericordiosa.
Há causas anteriores que nos escapam, que geraram os imensos desconfortos que infelicitam a vida humana hoje.
E, por força de igualdade e justiça, mas principalmente bondade, com que Deus trata todos os filhos, vemos e vivemos os reflexos que afectam nossas vidas e a sociedade como um todo.
Mas a grandeza, a bondade, presença do Criador está em tudo.
Basta contemplar os céus durante o dia ou as estrelas à noite.
É preciso ir além das aparências sofríveis para entender uma ordem que rege a vida.
Basta observar as flores ou os animais, a variedade de tudo que nos cerca e envolve, ou a gestação humana, o nascimento e mesmo a morte, para entender que há um poder sábio que tudo preside, com bondade, imenso amor e justiça.
A grandeza do mar e seus conteúdos, ou o infinito do Universo, a diversidade em tudo ou a incrível capacidade e criatividade humanas, o sentimento inato que guardamos de um Ser Supremo, a lógica na voz, no sentimento e na acção de benfeitores variados que aportaram no planeta em diferentes épocas – o maior Deles, o Cristo – conspiram convidando-nos a pensar mais a respeito e especialmente buscar Deus dentro de nós, na maravilha em construção que constitui cada ser.
A própria preciosidade da vida e seus desdobramentos já indicam a presença e providência de uma inteligência acima de nossas mediocridades.
Deus está connosco, não distante!
Aprendamos a agradecer pela vida e a Deus pelo que somos, com quem vivemos, pelas oportunidades, desafios e aprendizados e mesmo pelas adversidades, pois são elas que nos aproximam de Deus.
A gratidão despertará a alegria de viver e libertará desses estados de ânimo, de desconsolo e decepção, para elevar-nos à esperança e ao trabalho útil do próprio crescimento, que redunda em favor de muitos.
Avante, pois!
Destemidos, prossigamos!
Porque a dúvida?
A vida conspira a nosso favor!
E não se resume ao que vemos e vivemos aqui.
Deus está em tudo, inclusive dentro de nós!

Orson Peter Carrara

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122495
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS I - Página 22 Empty A transição planetária e a mulher, uma nova história para a humanidade

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Mar 22, 2017 8:41 pm

O menor versículo da Bíblia foi pronunciado por Jesus.
Ainda assim, é um de seus mais belos e significativos ensinos: Deus é amor.
Tudo o que o Criador fez e faz, é decorrência deste amor incondicional.
Apesar disso, o mundo encontra-se imerso em dolorosa agonia e a Doutrina Espírita nos ajuda a compreender esta aparente contradição, esclarecendo que a origem de todo o sofrimento humano reside na ignorância da lei de causa e efeito e na violação do código divino.
Outro atributo do Criador é a perfeição absoluta.
Tudo caminha para Deus.
O progresso é uma das leis do Universo.
Todos os mundos e os seres que neles habitam evoluem.
Por isso apesar de nossas imperfeições, estamos sempre insatisfeitos, aspirando por algo melhor.
Nosso planeta, que já foi um mundo primitivo e hoje é um mundo de provas e expiações (abrigando espíritos que precisam resgatar seus débitos), caminha para se tornar um mundo de regeneração.
Estamos em meio a essa transição que culminará com a construção de um mundo novo.

E o que esperar desse mundo futuro?
No capítulo terceiro de O Evangelho Segundo o Espiritismo, item oito, nos é revelado um pouco do que esse belo porvir nos reserva.
Nele o bem predomina.
O amor está em todos os corações.
Não há violência, mas perfeita equidade social. Finalmente o tão desejado respeito às diferenças.
Não há mais discriminação nem preconceitos e sim igualdade e harmonia entre todos.
A violência e as misérias sociais se extinguirão.
Esse é o mundo que desejamos, um verdadeiro céu na Terra.
Será que é possível, a partir da realidade que constamos, alcançar um dia esse mundo tão desejável?
As mudanças para o bem parecem lentas demais e não vemos saídas significativas para os grandes problemas da humanidade.
Entretanto, sabemos que Jesus está no comando das transformações e tudo segue suas ordens.
Embora nos pareça que o mundo novo esteja muito distante e não enxerguemos as mudanças que irão nos conduzir a esta nova realidade, elas já estão acontecendo.

Sinais de mudanças
Há sinais de que as bases para a construção deste mundo novo já estão sendo estabelecidas através de encadeamentos sociais e naturais, de maneira quase imperceptível.
Vamos ressaltar dois deles.
O primeiro é a questão do consumismo, do materialismo.
Para ascendermos na escala dos mundos, é necessário que nos compenetremos da natureza espiritual do ser humano e que todos, inclusive governos, poderes económicos e instituições de toda a espécie, passem a agir em conformidade com esta verdade, adoptando modelos de vida, de consumo, de actividades produtivas, que prestigiem o que é espiritual sobre o que é material.
Nosso planeta não aguenta mais esse consumismo desenfreado impondo urgência na necessidade de buscar formas sustentáveis de viver e utilizar os recursos da Terra.

Bónus: Veja uma linda história sobre o papel da mulher na evolução humana em Salomé
Precisamos nos livrar do excesso, do supérfluo, adoptando uma vida mais simples, genuína, conectada ao sentimento, ao que é verdadeiro, ao que de facto nos preenche.
A busca pelo que é essencial não é mais uma escolha e sim uma questão de sobrevivência da espécie humana.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122495
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS I - Página 22 Empty Re: ARTIGOS DIVERSOS I

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Mar 22, 2017 8:42 pm

As mudanças serão inexoráveis.
Outro tema que sofre grandes transformações é a questão da actuação da mulher na sociedade.
Ao longo dos milénios o feminino, representado pelas mulheres, foi sufocado, reprimido, marginalizado e perdido.
A mulher foi considerada perigosa, bem como tudo o que ela representa.
E no auge desta opressão, milhares de mulheres foram queimadas como bruxas durante a Idade Média.
Após a 2ª. Guerra Mundial iniciou-se uma grande revolução.
As mulheres passaram a assumir postos de trabalho, empreendendo verdadeira batalha pela igualdade de géneros, que culminou no movimento feminista.
Na luta para libertar-se do domínio masculino, a mulher quis mostrar que podia ser como o homem e fazer tudo o que ele fazia.
Podia e fez.
Para tanto, adoptou igualmente um modo masculino de viver.
Venceu no mundo dos homens.

Machista, eu?!

As frases a seguir, atribuídas a famosos pensadores, ilustram bem a visão preconceituosa em relação à mulher construída ao longo dos séculos:
A natureza só faz mulheres quando não pode fazer homens.
(Aristóteles – Filósofo Grego do século IV A.C)

A mulher é o que há de mais corrupto e corruptível no mundo.
(Confúcio – Filósofo chinês, século V A.C.)

O pior adorno que uma mulher pode querer usar é ser sábia.
(Lutero – teólogo alemão, reformador protestante – século XVI)

De um modo ou de outro, todos fomos e ainda somos influenciados por essa visão a respeito da mulher.
Mais uma vez nesta importante questão, o espiritismo contribui de modo contundente ao esclarecer que o espírito não tem sexo.
Tomamos um corpo masculino ou feminino de acordo com nossas necessidades evolutivas (questões 201 e 202 de O Livro dos Espíritos).
Tendo como um de seus pilares a reencarnação, a doutrina espírita iguala a todos.

Homens e mulheres são espíritos em evolução.
Neste momento é fundamental que as mulheres dêem o próximo passo em seu desenvolvimento.
Temos um importante papel na transformação do planeta, podendo contribuir para acelerar esse processo.
Nossa influencia no lar, na sociedade nos torna um verdadeiro vetor de mudanças, como em um efeito dominó.

Quando uma mulher muda, atinge todos ao seu redor.
Através da maternidade as mulheres determinam grande parte da formação de crenças e valores das crianças sob sua responsabilidade; são elas que “dão o tom” nos lares, uma vez que pela sua natureza interdependente, praticamente regem as relações familiares.
Pela sua sensibilidade, as mulheres tornam-se canais mais abertos a intervenção da espiritualidade no mundo.
Quem pode negar o sexto sentido feminino?
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122495
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS I - Página 22 Empty Re: ARTIGOS DIVERSOS I

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Mar 22, 2017 8:42 pm

E há um factor ainda mais relevante: a ascensão das mulheres aos cargos mais altos nas empresas, nos governos, nas instituições em geral.
Estamos chegando à liderança em todos os segmentos da sociedade.
Mas como as mulheres estão chegando ao poder?
Na maioria dos casos, sem se dar conta, renegando sua essência feminina.
Não percebemos que ao longo de nossa luta, perdemos a conexão com nossa mais profunda natureza, nos tornando verdadeiros homens de saia.
Este é o momento de revalorizar, fortalecer, resgatar o valor do feminino para o mundo, levando a ternura, a delicadeza, o amor para todas as áreas da vida.
A força das mulheres está em, mantendo todas as conquistas alcançadas até agora, trazer o feminino de volta.

Fazendo a diferença
Diante dessas transformações, cabe aos homens e mulheres mais despertos contribuírem conscientemente com as mudanças.
Estamos aqui para fazer a diferença.
Ao reencarnarmos nos comprometemos em contribuir com o bem.
Temos uma missão.
E a nossa felicidade está no êxito desta missão, que representa a verdadeira vitória de nossa encarnação.
Podemos ter sucesso profissional, dinheiro, um lar feliz, mas nada se compara a paz e a realização que alcançamos com o êxito espiritual.
Essa satisfação transcende a tudo o que conhecemos como alegria e felicidade.
É algo que nosso espírito almeja e que poucos de nós conseguem alcançar.
Mas esse êxito não é privilégio apenas das grandes almas.
Está ao alcance de todos que tem a coragem de deixar que a vontade divina se realize em suas vidas.
Que ousam deixar que Deus actue através de seus actos e escolhas; aceitam o sacrifício de serem verdadeiros “braços do Criador” na Terra, executando sua vontade.
Somente aqueles que se submetem aos desafios e benefícios da humildade, conseguem viver essa sublime sensação de dever cumprido.
E quando isso acontece, nunca mais trocam este prazer por qualquer outro.
Nada jamais poderá superar essa doce e profunda experiência de ligação com Deus, este sentimento de que tudo na vida tem sentido e está em seu devido lugar.
A grande convocação da espiritualidade é para todos.
Para homens e mulheres.
Para nós, mulheres, o convite é para que nos apropriemos de todo o nosso potencial, que não tenhamos medo de usar a nossa capacidade, e principalmente que nos conscientizemos dos bloqueios, dos atavismos que estão em nossa alma impedindo que exploremos este potencial.
Que sejamos tudo aquilo que podemos ser, que realizemos tudo aquilo que viemos fazer no Planeta.
Aos homens, o convite é para que sejam verdadeiros cavalheiros e abram as portas para as mulheres, ajudem-nas e apoiem-nas, tendo em mente que semeando um futuro de equilíbrio e harmonia entre os géneros, estaremos estabelecendo as bases para a construção do mundo de regeneração.
Somente o amor em seus múltiplos aspectos e o conhecimento das verdades espirituais poderão resgatar em definitivo a humanidade do sofrimento.

Por Sandra Carneiro

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122495
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS I - Página 22 Empty PROVAS DE FOGO ESCOLHIDAS

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Mar 23, 2017 8:52 pm

NO ALÉM POR MÉDIUNS, DOUTRINADORES E ESCLARECEDORES.
Encontrava-me em um Departamento de Instrução e Orientação a Espíritos que se preparavam para o retorno à vida corporal.
O instrutor Joel, abnegado Benfeitor daquele Núcleo, atendia pacientemente aos inúmeros candidatos à Reencarnação.
Diante de um dos seus pupilos, o nobre instrutor falou:
- Augusto, meu filho, rejubilo-me com teus esforços.
Nem todos estão preparados para participarem da escolha das próprias provas...
No entanto, espírito consciente dos erros do passado, auxiliado pelos amigos desta Casa, sabes que de facto, o escolhido será o melhor para ti.
O ouvinte, atencioso, respondeu:
- Sim, irmão Joel, e agradeço o amparo carinhoso que tenho recebido de todos.
Solícito, o Benfeitor explicou:
- Agradeçamos, antes, à bondade infinita de Deus, que nos permite recomeçar, conforme Jesus nos ensinou:
"- Meu Pai não quer a morte do pecador, mas sim que ele se arrependa... "
Lágrimas discretas deslizaram pela face do aprendiz, enquanto o instrutor prosseguia:
- Augusto, confia e prepara-te.
Terás muitas lutas e acerbas dificuldades.
Aflições inúmeras acompanhar-te-ão a trajectória terrena, entretanto, depois das lutas, depararás com a paz que esperas de há muito...
Vai em paz!
Após Augusto se retirar, interessado em colher novas lições, aproximei-me do irmão Joel e indaguei:
- Benfeitor amigo, pelo que pude apreciar nosso companheiro enfrentará verdadeira prova de fogo na existência terrestre?
- Sim, respondeu o instrutor.
Ele necessitará de muito esforço, renúncia e perseverança.
- Enfrentará a miséria?
- Não, o nosso irmão terá o necessário para viver.
- Sofrerá grave enfermidade?
- Não, ele terá saúde equilibrada.
- Viverá em completa e angustiosa solidão?
- Não, viverá cercado de pessoas.
- Mas, então, que prova ele terá?
O Benfeitor sorriu e concluiu explicando:
- Nosso Augusto será Médium na Terra…

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122495
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS I - Página 22 Empty CARTA DE UM BEBÉ A SUA MÃE

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Mar 24, 2017 8:18 pm

Oi mamãe, tudo bom?
Eu estou bem, graças a Deus faz apenas alguns dias que você me concebeu em sua barriguinha.
Na verdade, não posso explicar como estou feliz em saber que você será minha mamãe, outra coisa que me enche de orgulho é ver o Amor com que fui concebido.
Tudo parece indicar que eu serei a criança mais feliz do mundo!
Mamãe, já passou um mês desde que fui concebido, já começo a ver como o meu corpinho começa a se formar, quer dizer, não estou tão lindo como você, mas me dê uma oportunidade!
Estou muito feliz!
Mas tem algo que me deixa preocupado...
Ultimamente me dei conta de que há algo na sua cabeça que não me deixa dormir, mas tudo bem, isso vai passar, não se desespere.
Mamãe, já passaram dois meses e meio, estou muito feliz com minhas novas mãos e tenho vontade de usá-las para brincar...
Mamãezinha me diga o que foi?
Porque você chora tanto todas as noites?
Porque quando você e o papai se encontram, gritam tanto um com o outro?
Vocês não me querem mais ou o quê?
Vou fazer o possível para que me queiram...
Já passaram 3 meses, mamãe, te noto muito deprimida, não entendo o que está acontecendo, estou muito confuso.
Hoje de manhã fomos ao médico e ele marcou uma visita amanhã.
Não entendo, eu me sinto muito bem...
Por acaso você se sente mal mamãe?
Mamãe, já é dia, onde vamos?
O que está acontecendo mamãe??
Porque choras?
Não chore, não vai acontecer nada...
Mamãe, não se deite, ainda são 2 horas da tarde, não tenho sono, quero continuar brincando com minhas mãozinhas.
Ei! O que esse tubinho está fazendo na minha casinha?
É um brinquedo novo?
Olha! Ei, porque estão sugando minha casa?
Mamãe!
Espere, essa é a minha mãozinha!
Moço, porque a arrancou?
Não vê que me machuca?
Mamãe, me defenda!
Mamãe, me ajude!
Não vê que ainda sou muito pequeno para me defender sozinho?
Mãe, a minha perninha, estão arrancando.
Diga para eles pararem, juro a você que vou me comportar bem e que não vou mais te chutar.
Como é possível que um ser humano possa fazer isso comigo?
Ele vai ver só quando eu for grande e forte.
Ai.
Mamãe, já não consigo mais.
Ai.
Mamãe, mamãe, me ajude.
Mamãe, já se passaram 17 anos desde aquele dia, e eu daqui de cima observo como ainda te machuca ter tomado aquela decisão.
Por favor, não chore, lembre-se que te amo muito e que estarei aqui te esperando com muitos abraços e beijos.
Te amo muito
Seu bebé.
Que Deus tenha pena de nossas almas.
Tenhamos consciência.
Digam não ao aborto.

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122495
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS I - Página 22 Empty Comunicações mediúnicas entre vivos (Parte 9)

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Mar 25, 2017 8:27 pm

Ernesto Bozzano

Continuamos o estudo do livro Comunicações mediúnicas entre vivos, de autoria de Ernesto Bozzano, traduzido para o idioma português por J. Herculano Pires.

Questões preliminares

A. Segundo Bozzano, as comunicações mediúnicas entre vivos são condicionadas, ou seja, dependem de certas condições.
A que condições ele se refere?
Diz Bozzano que essas comunicações, da mesma forma que as comunicações telepáticas e clarividentes, são condicionadas, isto é, limitadas pela necessidade imprescindível da “relação psíquica”, que não pode ser estabelecida senão com pessoas vinculadas ao médium ou aos presentes por profundos sentimentos afectivos e, em circunstâncias especiais, também por simples laços de parentesco, de amizade ou de conhecimento, nunca, porém, com pessoas totalmente desconhecidas do médium e dos presentes.
(2ª Categoria: Mensagens mediúnicas entre vivos e à distância. Subgrupo C)

B. Nas comunicações entre vivos realizadas por iniciativa do médium, qual é a hipótese explicativa mais aceitável?
Duas são as hipóteses:
a primeira parte da premissa de que o médium representa a parte activa do agente inquiridor, e a pessoa ausente a parte passiva do indivíduo inquirido em cada um dos mais recônditos recessos de suas reservas mediúnicas.
A segunda hipótese consiste em pressupor que o médium obtém os informes verídicos que refere, em virtude de uma espécie de conversação espiritual iniciada entre sua personalidade integral subconsciente e a personalidade integral subconsciente do indivíduo ausente.
Esta hipótese foi proposta pelo Prof. Hyslop e confirmada pela modalidade de realização normal dos episódios em exame.
(2ª Categoria: Mensagens mediúnicas entre vivos e à distância. Subgrupo C)

C. Conforme relatos feitos pelo médium Vincent Turvey, é o sensitivo que se desloca e vai até o local onde o outro indivíduo se encontra.
É assim que devemos entender os factos?
Sim; é isso mesmo que Vincent Turvey relatou em seu livro The beginnings of seership.
Bozzano transcreve nesta obra um trecho em que o médium relata suas impressões durante a translação espiritual pelo espaço e a permanência nos ambientes visados.
Escreve ele:
“Quando o meu espírito abandona temporariamente o corpo, parece-me voar através do espaço com uma rapidez vertiginosa, que torna indistinta e confusa a paisagem sobre a qual eu passo”.
“Quando atinjo a meta, digamos que esta seja a casa do Sr. Brown em Bedford, sou capaz de perceber não somente a sala em que ele se acha, como posso também andar pelos cómodos, observar a mobília dos quartos, distinguir o que está nas cantoneiras, apalpar as cortinas e ver que são de veludo, mover uma cama ou mesa, descobrir um escapamento de gás, diagnosticar moléstias, saber dos negócios do Sr. Brown, etc.”
(2ª Categoria: Mensagens mediúnicas entre vivos e à distância. Subgrupo C)

Texto para leitura

113. Mensagens obtidas por vontade expressa do médium – Os casos pertencentes a esta categoria se revestem de grande valor teórico, ao passo que a maneira de interpretá-los reflecte a sua influência sobre o modo de analisar a classe mais importante dos casos de identificação espírita: a identificação baseada nos informes fornecidos pelos mortos, em torno de sua existência terrena.
(2ª Categoria: Mensagens mediúnicas entre vivos e à distância. Subgrupo C)
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122495
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS I - Página 22 Empty Re: ARTIGOS DIVERSOS I

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Mar 25, 2017 8:28 pm

114. Tal influência deriva do fato de que as comunicações mediúnicas entre vivos, quando obtidas por expressa vontade do médium, fornecem um aparente princípio de confirmação da hipótese pela qual a génese dos informes verídicos de tal natureza se explica pressupondo que as faculdades supr-anormais do médium conseguem obtê-las na subconsciência dos vivos que tenham conhecido o morto que se afirma presente (telemnesia).
(2ª Categoria: Mensagens mediúnicas entre vivos e à distância. Subgrupo C)
115. Convém, no entanto, observar, a propósito, que se se quiser chegar a explicar os fatos por meio de semelhante hipótese, devem ser feitas as seguintes concessões:
em primeiro lugar, urge conceder às faculdades supra-normais dos médiuns a potencialidade de poderem manifestar-se sem limites de tempo, de espaço e de condições, ou, em outros termos, deve-se conferir à subconsciência humana a omnisciência divina.
(2ª Categoria: Mensagens mediúnicas entre vivos e à distância. Subgrupo C)
116. Em segundo lugar, deve-se conceder mais: que com as mesmas faculdades, uma vez descoberta em algum ângulo do mundo a subconsciência depositária dos informes desejados, se consiga seleccionar recordações latentes em que jazem sepultados os ditos informes, e isto de modo tão perfeito que retirassem somente os que se referissem ao pretenso morto comunicante, sem jamais cair em falta, sem nunca tropeçar em algum pequeno incidente ocorrido a outro que não seja o morto.
Também esse atributo de nunca se enganar é reservado à omnisciência divina.
(2ª Categoria: Mensagens mediúnicas entre vivos e à distância. Subgrupo C)
117. Em terceiro lugar, conceder tudo isto equivaleria a admitir que um acontecimento maravilhoso como o que ora examinamos, devido ao exercício de faculdades espirituais elevadas e nobres, tenha como fim insulso e único a manipulação de falsas personalidades de mortos para mistificação do próximo.
(2ª Categoria: Mensagens mediúnicas entre vivos e à distância. Subgrupo C)
118. São estas concessões que teriam de ser feitas à hipótese em apreço, quando se quisesse explicar os casos de identificação pessoal dos mortos sem recorrer à interpretação espírita.
Não duvido de que os leitores concordem comigo, achando um tanto excessivas tais concessões.
De qualquer modo, apresso-me a repetir que os casos pertencentes ao presente subgrupo fornecem apenas um princípio indicador de confirmação favorável a tal hipótese, e nada mais.
(2ª Categoria: Mensagens mediúnicas entre vivos e à distância. Subgrupo C)
119. Na verdade, a circunstância essencial em tal ordem de pesquisa, e que é sistematicamente esquecida pelos propugnadores da omnisciência subconsciente, consiste em que as comunicações mediúnicas entre vivos, da mesma forma que as comunicações telepáticas e clarividentes, são condicionadas, isto é, limitadas pela necessidade imprescindível da “relação psíquica”, que não pode ser estabelecida senão com pessoas vinculadas ao médium ou aos presentes por profundos sentimentos afectivos e, em circunstâncias especiais, também por simples laços de parentesco, de amizade ou de conhecimento, nunca, porém, com pessoas totalmente desconhecidas do médium e dos presentes.
(2ª Categoria: Mensagens mediúnicas entre vivos e à distância. Subgrupo C)
120. Ora, como tal circunstância tem o valor de uma lei que rege as manifestações psíquicas (e isto em correspondência com a lei da afinidade que governa os fenómenos do universo), segue-se que ela resolve a tese em exame, de modo que a hipótese da omnisciência subconsciente converte-se em pura elucubração fantástica, filosoficamente absurda e cientificamente insustentável.
(2ª Categoria: Mensagens mediúnicas entre vivos e à distância. Subgrupo C)
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122495
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS I - Página 22 Empty Re: ARTIGOS DIVERSOS I

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Mar 25, 2017 8:29 pm

121. Isto posto, referindo-me às hipóteses para explicação do subgrupo em apreço, observo que só podem existir duas:
a primeira é a que acabamos de discutir, do ponto de vista das provas de identificação espírita e pela qual se deveria presumir que o médium representa a parte activa do agente inquiridor, e a pessoa ausente a parte passiva do indivíduo inquirido em cada um dos mais recônditos recessos de suas reservas mediúnicas.
(2ª Categoria: Mensagens mediúnicas entre vivos e à distância. Subgrupo C)
122. A segunda hipótese consistiria em pressupor que o médium obtenha os informes verídicos que refere, em virtude de uma espécie de conversação espiritual iniciada entre a sua personalidade integral subconsciente e a personalidade integral subconsciente do indivíduo ausente.
Esta hipótese foi proposta pelo Prof. Hyslop e confirmada pela modalidade de realização normal dos episódios em exame.
Sobre a outra, apresenta ela a enorme vantagem de não se lançar ao extremo e desesperado recurso de conferir omnisciência divina à subconsciência humana.
(2ª Categoria: Mensagens mediúnicas entre vivos e à distância. Subgrupo C)
123. Não é o caso, por enquanto, de acrescentar outras coisas, porque a enumeração dos factos fornecerá o ensejo de desenvolvermos ulteriormente o tema e de acrescentarmos outros argumentos mais adequados à refutação da primeira hipótese e confirmação da segunda.
(2ª Categoria: Mensagens mediúnicas entre vivos e à distância. Subgrupo C)
124. Caso 9 – Transcrevo-o do interessante volume de Vincent Turvey intitulado The beginnings of seership (pág. 221).
Embora seja ele breve, não lhe falta valor sugestivo, tanto mais levando-se em consideração que o sensitivo-protagonista é o próprio autor do livro.
Trata-se de um perfeito cavalheiro cujo nome é garantia da mais escrupulosa autenticidade de tudo o que narra sobre as suas experiências.
(2ª Categoria: Mensagens mediúnicas entre vivos e à distância. Subgrupo C)
125. Vincent Turvey, homem bastante culto e prudentíssimo, morreu prematuramente de tuberculose, depois de longos anos de sofrimento.
Dotado de raras faculdades clarividentes e mediúnicas, quis, com admirável perseverança, exercitá-las em benefício da causa, apesar de sua grave enfermidade e, para tal fim, efectuava sessões com quem lhas solicitava, limitando-se a pedir aos experimentadores que lhe fornecessem uma narrativa das manifestações ocorridas.
(2ª Categoria: Mensagens mediúnicas entre vivos e à distância. Subgrupo C)
126. De tal documentação valeu-se ele para compilação de seu livro que, portanto, é uma obra rigorosamente científica, além de muito interessante, devido às raras manifestações de lucidez e de identificação espírita pelo mesmo conseguidas.
Fez também experiências de comunicações mediúnicas entre vivos, tentando manifestar-se a distância em um grupo de experimentadores amigos, conseguindo tal resultado diversas vezes.
Não é o caso de narrar aqui tais experiências, com excepção do breve incidente que a seguir vou citar.
(2ª Categoria: Mensagens mediúnicas entre vivos e à distância. Subgrupo C)
127. Transcreverei antes um trecho em que ele relata as suas impressões durante a translação espiritual pelo espaço e a permanência nos ambientes visados.
Escreve ele:
“Quando o meu espírito abandona temporariamente o corpo, parece-me voar através do espaço com uma rapidez vertiginosa, que torna indistinta e confusa a paisagem sobre a qual eu passo.
Embora me pareça voar a uma altura de apenas umas duas milhas da superfície do globo terrestre, é-me muito difícil distinguir terra da água, as florestas das cidades e, a menos que tais trechos da paisagem sejam muito vastos, não percebo absolutamente os riachos e as aldeias.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122495
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS I - Página 22 Empty Re: ARTIGOS DIVERSOS I

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Mar 25, 2017 8:30 pm

Quando atinjo a meta, digamos que esta seja a casa do Sr. Brown em Bedford, sou capaz de perceber não somente a sala em que ele se acha, como posso também andar pelos cómodos, observar a mobília dos quartos, distinguir o que está nas cantoneiras, apalpar as cortinas e ver que são de veludo, mover uma cama ou mesa, descobrir um escapamento de gás, diagnosticar moléstias, saber dos negócios do Sr. Brown, etc.
Algumas raras vezes, tenho sido visto também.
Além disso, consigo ouvir as conversas familiares e, em várias ocasiões, tenho influenciado um médium por meio do qual costumo comunicar-me, e conversar com os presentes.” (pág. 54).
(2ª Categoria: Mensagens mediúnicas entre vivos e à distância. Subgrupo C)
128. Em uma das tais experiências de comunicações mediúnicas com vivos, ocorreu um incidente curioso que ele relata nos seguintes termos:
“Na quarta-feira passada, 10 de julho de 1907, retirei-me para a salinha, com a intenção de manifestar-me em um grupo de experimentadores amigos em Pokesdown (a quatro milhas de distância).
Ainda não me havia estendido no divã, e já o espírito se havia libertado, lançando-se em voo, rumo à casa deles.
Lá chegando, consegui influenciar logo o médium, mas infelizmente aconteceu que o meu organismo corporal fosse bruscamente perturbado por uma violenta discussão verificada na sala contígua, de modo que o espírito teve de voltar por um instante, para reanimar o corpo.
Vejamos agora o que sucedeu.
Fui ter à sala para saber por que motivo me haviam perturbado e vi a minha esposa, a criada de quarto e a enfermeira, que contemplavam um belo gato da Pérsia, o qual havia acompanhado pela rua a criada e entrara com ela na casa.
E a questão, que sobressaltara o meu corpo, girava em torno de se ficar ou não com o gato.
Notemos, portanto, que se tratava de uma reunião de pessoas discutindo a respeito de um gato.
Ora, no instante preciso em que isto sucedia na minha sala de jantar, o médium por mim influenciado a quatro milhas de distância, exclamava:
“Um gato! Um gato!”
(2ª Categoria: Mensagens mediúnicas entre vivos e à distância. Subgrupo C)
129. Transcrevo, a seguir, o documento nº 6, que se refere ao mencionado incidente:
“10 de julho de 1907.
Em nossa sessão mediúnica semanal de costume, realizada em Pokesdown, o Sr. Blake, caindo sob a influência de um espírito, exclamou de modo enfático:
“Um gato! Um gato!”
E isto foi tudo, porque logo depois, a entidade que naquele momento havia tomado o médium, inesperadamente o abandonou.
a) J. Walker – Sra. Blake – G. Luckham – M. Walker.”
(2ª Categoria: Mensagens mediúnicas entre vivos e à distância. Subgrupo C)
130. No caso exposto, convém notar a perfeita correspondência entre o incidente ocorrido na casa do sensitivo-agente e o que se deu na sessão em Pokesdown, em que o médium foi tomado por uma entidade e que apenas teve tempo de exclamar:
“Um gato! Um gato!” para depois abandonar bruscamente o médium, como se isto sucedesse por causa do gato assinalado.
(2ª Categoria: Mensagens mediúnicas entre vivos e à distância. Subgrupo C)
131. Ora, como fica clara a perfeita relação de causa e efeito entre o incidente ocorrido em casa do sensitivo-agente e o que sucedeu na sessão em Pokesdown, segue-se que a autenticidade da manifestação de um vivo fica também clara e incontestável e, portanto, deve-se igualmente inferir que o gato mencionado pela personalidade mediúnica em Pokesdown foi realmente a causa do imprevisto abandono da influência medianímica, como se deve finalmente inferir que a personalidade não podia ser outra senão a mesma personalidade espiritual de Vincent Turvey, porque, precisamente naquele instante, foi ele abalado e despertado do sono mediúnico por causa de um gato.
(2ª Categoria: Mensagens mediúnicas entre vivos e à distância. Subgrupo C)
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122495
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS I - Página 22 Empty Re: ARTIGOS DIVERSOS I

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Mar 25, 2017 8:30 pm

132. De outro ponto de vista observo que, ao caso exposto, não são ainda aplicáveis as considerações acima a respeito das perplexidades teóricas que fariam surgir alguns casos pertencentes ao presente subgrupo, quando forem comparados com casos afins de identificação pessoal dos mortos.
E não lhe são aplicáveis tais considerações porque o próprio caso tende a confirmar a hipótese espírita, demonstrando a possibilidade de o espírito humano abandonar temporariamente o seu corpo e ir influir no órgão cerebral de outra pessoa viva, com as consequências teóricas que daí derivam.
(2ª Categoria: Mensagens mediúnicas entre vivos e à distância. Subgrupo C)
133. Em outros termos:
baseando-se nos episódios da natureza exposta, fica provado, de forma cientificamente decisiva, que, quando um médium fala em nome de um vivo ausente, tal personificação não é absolutamente mistificação da subconsciência do médium (como pretenderiam os adversários da hipótese espírita), porém um fenómeno autêntico de comunicação telepático-mediúnica do referido vivo.
(2ª Categoria: Mensagens mediúnicas entre vivos e à distância. Subgrupo C)
134. Se assim é em virtude da análise comparada e das provas por analogia, daí extraídas, dever-se-á concluir no mesmo sentido, também quanto aos casos pertencentes ao grupo afim em que o médium fala em nome de entidades de mortos, as quais demonstram a sua identidade pessoal, fornecendo informes pessoais ignorados de todos os presentes.
(2ª Categoria: Mensagens mediúnicas entre vivos e à distância. Subgrupo C)
135. Tais conclusões me parecem logicamente inexpugnáveis e é por isso que a classe das comunicações mediúnicas se torna, em linhas gerais, de grande eficácia demonstrativa em favor da autenticidade inatacável dos casos de comunicações mediúnicas com os mortos.
Contudo, aparentemente, faria excepção um pequeno grupo de casos, como já se disse, que gerariam perplexidades teóricas contrárias à hipótese espírita, perplexidades estas que consistem na circunstância de conseguir o sensitivo surrupiar segredos nas personalidades subconscientes dos vivos ausentes.
São estes os casos que me limito a referir.
(2ª Categoria: Mensagens mediúnicas entre vivos e à distância. Subgrupo C) (Continua no próximo número.)

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122495
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS I - Página 22 Empty Inteligência e Emoção

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Mar 26, 2017 8:14 pm

(Joanna de Ângelis)
Na construção dos equipamentos orgânicos para a evolução, a divindade programou que o hemisfério direito do cérebro seja responsável pela beleza, pela arte, pelos sentimentos, tendo um carácter criativo e holístico, enquanto que o esquerdo responde pelo conhecimento, pela razão e pela lógica, demarcadamente separados pelo corpo caloso.
Na actualidade, não há como negar as notáveis conquistas da inteligência, responsáveis pela Tecnologia e por todos os extraordinários contributos da Ciência, tornando a vida na Terra mais confortável, com muitos males eliminados ou contornados, propiciando bem-estar, conforto e facilidades de todo porte. Nada obstante, não se pode desconhecer que esses instrumentos fabulosos de que se tem utilizado o conhecimento são também responsáveis por males incontáveis e desastres antes jamais imaginados de se tornarem realidade.
Referimo-nos às armas ditas inteligentes com o seu poder de destruição superlativa, assim como as elaboradas quimicamente para matar, as biológicas portadores de epidemias terríveis, ao lado de outras tantas capazes de destruir a flora, a fauna, contaminar as águas e intoxicar a atmosfera com o único objectivo ganancioso do poder arbitrário e egotista de governantes desalmados.
Ao lado das comunicações virtuais de inestimável significado para o progresso do indivíduo, assim como das massas, encontra-se a perversa utilização para o crime de várias expressões, para a dissolução dos costumes, para a promiscuidade, para o comércio nefando de vidas em florações, para a drogadição, com todo o seu cortejo de tragédias, para a expansão da loucura, para a perda do sentido psicológico existencial.
A imaginação exacerbada pelo conhecimento entorpece as emoções elevadas e contribui para as alucinadas fugas da realidade, para o prazer exaustivo e o gozo irrefreável, em nome do moderno, do oportuno e do inadiável.
O tempo gasto na execução do anseio de estar em todo lugar ao mesmo tempo, desfrutando das concessões decorrentes de viagens fantásticas, de intercâmbios para o gozo exorbitante, esgota-se na ampulheta dos anos e logo surgem as frustrações atormentadoras, o tédio doentio, a indiferença pela vida e o desprezo dos valores éticos, relegados a plano secundário ou totalmente desconsiderados.
Criou-se um quase abismo entre o saber e o sentir, entre a inteligência e a emoção, gerando a perda da comunicação realmente afectiva, do espírito de gentileza e de bondade, do companheirismo, da auto iluminação pela conquista da consciência, reduzindo o ser humano à condição de máquina em funcionamento automático sem controle nem directriz.
Vive-se a epopeia da cultura utilitarista e selvagem em detrimento da harmonia entre a inteligência e a emoção, para que seja possível o desenvolvimento e vivência das aspirações superiores da vida.
A existência tem como finalidade precípua a auto conquista, a transformação dos instintos violentos em emoções equilibradas, da agressividade defensiva em utilização da energia criadora, e não para o erotismo extravagante, para a fruição dos sentidos no mergulho da escuridão do ego, com total esquecimento do Espírito que se é.
O tradicional conceito em torno da voz do coração torna-se uma necessidade de catualização, por ensejar o aprimoramento dos valores éticos registados no hemisfério direito, propiciando o seu enriquecimento emocional, que trabalhará em favor da conquista do bem que expressa a vontade e as leis de Deus.
A inteligência, portanto, desenvolvida e cultivada sem o controle das emoções radicadas nos princípios valiosíssimos do amor, torna-se alucinada, exacerbada pelo egoísmo de que se nutre, em detrimento das necessidades humanas que se movimentam em toda parte.
O coração humano é o grande motor responsável pela manutenção da vida física na viagem evolutiva, possuindo 40.000 células nervosas que são responsáveis por acções pensantes, quais se constituíssem um pequeno cérebro no seu conjunto, independendo das funções que são atribuídas ao órgão total.
Lentamente, após incontáveis padecimentos, o ser humano vai descobrindo que a inteligência sem a emoção dignificada transforma-se em conquista prejudicial, geradora de conflitos inomináveis e de condutas extravagantes quão alucinadas.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122495
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS I - Página 22 Empty Re: ARTIGOS DIVERSOS I

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Mar 26, 2017 8:15 pm

Como efeito, surge o impositivo de se trabalhar com a mesma intensidade o hemisfério direito, exercitando os valores da emotividade, da inspiração, do serviço de solidariedade humana, ao mesmo tempo em que se torna impostergável o dever de ampliar a área do afecto, vinculando-se aos ideais de enobrecimento e às pessoas lutadoras que se transformam em líderes do progresso social e moral da humanidade.
O conhecimento, que abre as janelas da alma para a percepção da realidade, quando não é nutrido pelo sentimento ético, conduz à cegueira da razão, que somente se direcciona para o imediatismo do prazer e do interesse pessoal, com parcial ou total indiferença pelo que sucede em volta.
Assim tem sido o comportamento da sociedade nesses longos milénios de desenvolvimento da inteligência, na ânsia de ultrapassar os limites das ocorrências e no desespero de solucionar as dificuldades que parecem impedi-la de alçar voos cada vez mais amplos em busca do Infinito...
Enquanto o amor não vicejar nos sentimentos, contribuindo em favor da harmonia interna, do equilíbrio das emoções defluentes das sensações, ainda em fase primária de selecção, o sofrimento seguirá ao lado dos viajantes pelos caminhos carnais.
Desenvolver um programa de realizações internas, caracterizadas pelos sentimentos de compreensão em favor da família humana, torna-se uma urgente necessidade que não deve ser postergada, sem que surjam ocorrências nefastas, angustiantes.
Ninguém consegue viver em equilíbrio sem um projecto de existência alicerçado na afectividade, o que implica dizer que ninguém logra realizar-se durante a vida física sem um objectivo psicológico superior.
Se esse objectivo é material, imediato, constituído pelos desejos egoicos, o sentido da vida logo desaparece e o ser derrapa em transtorno de comportamento, mergulhando em melancolia e asfixiando-se na depressão.
Unir, portanto, as aspirações da inteligência com as aplicações do sentimento, deve constituir a primeira meta a caminho dos ideais cósmicos, ínsitos no cerne do ser.
Sem dúvida, a inteligência é responsável pela grande horizontal das conquistas humanas, mas o sentimento é a grande vertical na direcção de Deus.
No centro em que se encontram as duas vertentes, está o coração pulsando em amor e cantando as glórias do existir.

(Página psicografada por Divaldo Franco e publicada na revista Reformador, edição de agosto/2013

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122495
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS I - Página 22 Empty Respostas da Vida (Parte 8)

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Mar 27, 2017 7:51 pm

André Luiz
Damos continuidade ao estudo sequencial do livro Respostas da Vida, obra psicografada pelo médium Francisco Cândido Xavier e publicada originalmente em 1975.

Questões preliminares

A. Acção e reacção fazem parte realmente das leis que regem a vida?
Sim. Acção e reacção integram a inderrogável lei da vida.
Procure ouvir a esperança e você encontrará a certeza da vitória.
Detenha-se no bem e obterá o lado melhor das pessoas e circunstâncias.
Auxilie a alguém e esse alguém se fará canal de auxílio em seu apoio.
(Respostas da Vida, cap. 18.)
B. Carregar ressentimentos faz mal?
Evidentemente.
Carregar ressentimentos, explica André Luiz, implica bloquear nossos próprios recursos, do mesmo modo que encolerizar-se é dinamitar o próprio trabalho.
Evitemos sofrer hoje pela neurose que talvez nos venha comprometer a compreensão e a resistência, em futuro remoto.
Os problemas existirão sempre em redor de nós e apesar de nós.
(Respostas da Vida, cap. 19.)
C. Qual é a receita do progresso?
O trabalho. Lembra-nos André Luiz:
“Se você espera progresso e milagres em seu caminho não pare de trabalhar”.
(Respostas da Vida, cap. 20.)

Texto para leitura

157. Reciprocidade – Acção e reacção consequente integram inderrogável lei da vida.
Procure ouvir a esperança e você encontrará a certeza da vitória. (Respostas da Vida, cap. 18.)
158. Detenha-se no bem e obterá o lado melhor das pessoas e circunstâncias.
Auxilie a alguém e esse alguém se fará canal de auxílio em seu apoio.
(Respostas da Vida, cap. 18.)
159. Promova a tranquilidade alheia e a paz virá ao seu encontro.
Aproveite seu tempo construindo elevação e o tempo lhe trará maravilhas.
(Respostas da Vida, cap. 18.)
160. Abençoe a vida e a vida lhe abençoará a existência.
Busque servir e o seu próprio trabalho lhe oferecerá a orientação de que você necessita.
(Respostas da Vida, cap. 18.)
161. Ame aos semelhantes e os semelhantes retribuirão a você com medidas transbordantes de afecto.
Plante isso ou aquilo e você colherá dos recursos que semeou.
(Respostas da Vida, cap. 18.)
162. Alguém poderá dizer que isso é óbvio; entretanto, ligados no bem de todos, transfiramo-nos da palavra à vivência e decerto que surpresas iluminadas de alegrias virão fatalmente a você se você experimentar.
(Respostas da Vida, cap. 18.)
163. Nos instantes difíceis – Nas dificuldades do dia a dia, esqueça os contratempos e siga em frente, recordando que Deus esculpiu em cada um de nós a faculdade de resolver os nossos próprios problemas.
(Respostas da Vida, cap. 19.)
164. A vida é aquilo que você deseja diariamente.
A renovação autêntica tem de começar em nós mesmos.
(Respostas da Vida, cap. 19.)
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122495
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS I - Página 22 Empty Re: ARTIGOS DIVERSOS I

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Mar 27, 2017 7:52 pm

165. Você prepara o caminho para quaisquer ocorrências pensando em torno delas.
A palavra é porta de entrada para as suas realizações.
(Respostas da Vida, cap. 19.)
166. Carregar ressentimentos é bloquear seus próprios recursos.
Encolerizar-se é dinamitar o seu próprio trabalho.
(Respostas da Vida, cap. 19.)
167. Não sofra hoje pela neurose que talvez lhe venha comprometer a compreensão e a resistência, em futuro remoto.
Os problemas existirão sempre em redor de nós e apesar de nós.
(Respostas da Vida, cap. 19.)
168. Olvide ofensas e desgostos, tribulações e sombras e continue trabalhando quanto puder no bem de todos, recordando que o tópico mais importante do seu caminho será sempre servir.
(Respostas da Vida, cap. 19.)
169. Para agir melhor – Confie em Deus e em você mesmo para dirigir-se, mas entenda que você, por enquanto, ainda é um ser humano, sem ser um anjo.
(Respostas da Vida, cap. 20.)
170. Exercite auto-aceitação, a fim de não se marginalizar nas idealizações negativas.
(Respostas da Vida, cap. 20.)
171. Não chore sem consolo sobre as experiências que se lhe fazem necessárias, porque a lamentação repetida conduz simplesmente à solidão e a solidão, mesmo brilhante significa inutilidade e vazio.
(Respostas da Vida, cap. 20.)
172. Se você caiu em algum erro e consegue saber disso, já possui também discernimento bastante para rectificar-se.
(Respostas da Vida, cap. 20.)
173. Guarde a lição do passado sem transportar consigo a embalagem dos problemas de que você a extraiu.
(Respostas da Vida, cap. 20.)
174. Compreendamos os outros nas lutas deles para sermos compreendidos em nossas dificuldades.
(Respostas da Vida, cap. 20.)
175. O tempo é um mercado de oportunidades constantes na construção que podemos aproveitar, quanto e quando quisermos.
(Respostas da Vida, cap. 20.)
176. Se você espera progresso e milagres em seu caminho não pare de trabalhar.
(Respostas da Vida, cap. 20.)
177. Garantindo saúde e paz, equilíbrio e segurança em favor da própria vida, aceite os outros tais quais são, sem alimentar inveja ou ressentimento.
(Respostas da Vida, cap. 20.)
178. Recorde os talentos que lhe enriquecem a personalidade e as bênçãos que lhe valorizam a existência e lembre-se que todo dia é momento de estender a prática do bem, esquecer o mal, aprender sempre mais e fazer o melhor.
(Respostas da Vida, cap. 20.)

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122495
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS I - Página 22 Empty TODOS MORREM (DESENCARNAM) NA HORA CERTA?

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Mar 28, 2017 7:31 pm

Poucos cumprem integralmente o tempo que lhes foi concedido, ou seja, a maioria desencarna antes da hora.
Com raras excepções, o homem terrestre atravessa a existência abusando da máquina física, comprometendo sua estabilidade.
Segundo André Luiz, raros os que atingem a condição de “completistas”, isto é, que aproveitam, integralmente, as experiências humanas, estagiando na carne pelo tempo que lhes foi concedido.

DESTRUÍMOS O CORPO FÍSICO DE FORA PARA DENTRO, com vícios, a intemperança, a indisciplina, o álcool, o fumo, o tóxico, os excessos alimentares, tanto quanto a ausência de exercícios, de cuidados de higiene e de repouso adequado, minam a resistência orgânica ao longo dos anos, abreviando a vida física.

DESTRUÍMOS O CORPO FÍSICO DE DENTRO PARA FORA com o cultivo de pensamentos negativos, ideias infelizes, sentimentos desequilibrados, envolvendo ciúme, inveja, pessimismo, ódio, rancor, revolta.

Há indivíduos tão habilitados a reagir com irritação e agressividade, sempre que contrariados, que um dia “implodem” o coração em enfarte fulminante.
Outros “afogam” o sistema imunológico num dilúvio de mágoas e ressentimentos, depressões e angústias, favorecendo a evolução de tumores cancerígenos.
Tais circunstâncias fatalmente implicarão em problemas de adaptação, como ocorre com os suicidas.
Embora a situação dos que desencarnam prematuramente em virtude de intemperança mental e física, seja menos constrangedora, já que não pretendiam a morte, ainda assim responderão pelos prejuízos causados à máquina física, que repercutirão no futuro reencarnatório, impondo-lhes penosas impressões, dando origem a deficiências e males variados que actuarão por indispensáveis recursos de reajuste.
Não somos proprietários de nosso corpo físico.
Usamo-lo em carácter precário, como alguém que alugasse um automóvel para longa viagem.
Há um programa a ser observado, incluindo roteiro, percurso, duração, manutenção.
Se abusamos dele, acelerando-o com indisciplinas e tensões, envenenando-o com vícios, esquecendo os lubrificantes do optimismo e do bom ânimo, fatalmente nos veremos às voltas com graves problemas mecânicos.
Além de interromper a viagem, prejudicando o que fora planeado, seremos chamados a prestar contas dos danos provocados num veículo que não é nosso.
No futuro, em nova “viagem”, provavelmente teremos um “calhambeque” com limitações variadas, a exigir maior soma de cuidados, impondo-nos benéficas disciplinas.

Richard Simonetti

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122495
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS I - Página 22 Empty Saúde Integral

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Mar 29, 2017 7:48 pm

A sofisticação tecnológica da Medicina actual ainda permanece na insustentável tese de que o homem é as células que lhe constituem a organização somática.
Negando, por sistema, a realidade do ser integral, - espírito, perispírito e matéria- detém-se na conceituação ultrapassada, na qual o cérebro gera o pensamento, e a Vida cessa quando se dá o fenómeno da anóxia, alguns minutos depois da parada cardíaca...
Desde Hipócrates, passando por Aécio e Galeno, a visão dualista somente vem encontrando confirmação e respeito, não se podendo mais negar a interacção espírito-matéria, mente-corpo, como termos da equação existencial.
Face a essa constatação, convenciona-se que a saúde é mais do que a ausência de doença no organismo, sendo um conjunto de factores propiciatórios ao bem estar psicológico, económico e social.
O paradigma da actualidade em torno da saúde leva o médico a examinar o paciente não mais como uma cobaia, ou alguém aflito de quem se deve libertar, mas como portador de muitos problemas que, não raro, a doença exterioriza, mascarando-os nas géneses profundas do estado patológico.
Volve-se, desse modo, ao antigo sacerdócio médico, graças ao qual ele se torna amigo do paciente, seu confidente, seu companheiro, ajudando-o a drenar as emoções negativas recalcadas, a fim de dar campo à catarse liberativa das angústias e tormentos que sofre, para que, então, nele se instale de volta a saúde.
A saúde integral independe das drogas químicas e dos tratamentos cirúrgicos, não obstante esses sejam ainda valiosos instrumentos para sua aquisição.
Forçoso reconhecer-se que o ser actual é um somatório de experiências próximas e remotas.
Tanto lhe constituem factores degenerativos os conflitos próximos, da actual encarnação, quanto os transactos, das existências pretéritas.
Examinado desse ponto de vista, compreender-se-á a gama larga de factores predisponentes como preponderantes, para o estabelecimento da enfermidade ou da saúde.
Cumpre que se conscientizem os indivíduos em geral, e os enfermos em particular, que cada criatura é o resultado das realizações morais, espirituais da sua mente, como já observavam os gregos antigos...
A disposição para o optimismo ou para a auto-destruição responderá pelos seus futuros comportamentos.
Nesse sentido, o Evangelho de Jesus é um excelente tratado de psicoterapia, cuja aplicação resultará em bem-estar e harmonia.
Toda a mensagem de Jesus é vazada no conhecimento profundo do homem, considerando sua realidade transpessoal, na qual ressaltam o Espírito e sua condição de imortalidade.
Lentamente, face ao volume das aflições que dominam as paisagens humanas, e às enfermidades psicossomáticas de difícil diagnose, que levam a estados lamentáveis, a criatura sente-se convidada à valorização da vida, à descoberta dos seus recursos éticos, auto-estima, ao auto-aprimoramento.
O amor, nesse cometimento, assume papel preponderante, em razão das energias que libera no sistema imunológico, fortalecendo-o, no sistema nervoso simpático e nos glóbulos brancos, fundamentais na luta pela preservação da saúde.
A visualização mental optimista, gerando energias que combatam ou anulem a enfermidade, produz endorfinas que atenuam a dor, auxiliando as células à remissão da doença.
Bombardeios mentais através da visualização, sobre tumores de origem cancerígena, logram alteração profunda no seu desenvolvimento, conseguindo mesmo eliminá-los.
Todavia, se o sentimento de amor acompanha a descarga psíquica da vontade, estimulando as células saudáveis a se manterem em ritmo de equilíbrio enquanto as outras se consomem, a vibração da força transformadora será mais potente e portadora de resultados eficientes.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122495
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS I - Página 22 Empty Re: ARTIGOS DIVERSOS I

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Mar 29, 2017 7:48 pm

Nesse aspecto, o querer é imprescindível e o crer essencial, face à continuidade do fluxo mental, sem vacilações, suspeitas e receios que lhe interrompam essa continuidade.
A harmonia mental que decorre da relaxação confiante produz, também, o benéfico estado alfa, quando o cérebro libera ondas do mesmo nome no ritmo de oito a doze ciclos por segundo, ensejando a restauração da saúde, quando se está enfermo, ou a preservação dela, quando se encontra saudável.
Nesse campo, o auto descobrimento corajoso propicia a eliminação dos mecanismos do ego que levam à fuga da responsabilidade e do respeito por si mesmo, ensejando consciência de quem se é, do que se deve realizar e como se poderá fazê-lo.
A visão junguiana de saúde é conclusiva, convidando a uma revisão de paradigmas na Medicina tradicional e na tecnologia médica actual, redescobrindo os pacientes como pessoas necessitadas de amor, que se auto-punem por ignorância e se auto-destroem por desequilíbrio emocional, mediante pugnas íntimas incessantes...
O amor, que pertencia às áreas da sociologia e da filosofia, além das análises literárias, passa hoje a ser elemento fundamental para os conteúdos do comportamento e da conduta na preservação da sanidade.
Mantendo-se, desse modo, a recomendação do Evangelho sobre o amor a Deus, ao próximo e a si mesmo, na condição de experiência humana, mesmo que se instalem focos infecciosos no corpo ou se expressem distúrbios orgânicos de vária ordem, o paciente se torna terapeuta de si mesmo, auxiliando o médico e este àquele, a fim de que a meta essencial seja lograda - a alegria de viver saudavelmente.
Pode-se, portanto, experimentar saúde integral, mesmo que algum órgão se encontre comprometido, sem que isso altere o ser em profundidade, consciente que o fenómeno biológico da morte somente encerra o ciclo carnal, jamais a Vida.
A visão médica, com paradigmas holísticos em torno da saúde e da doença, faculta a possibilidade de uma perfeita interacção corpo-alma, em razão do controle da mente sobre a matéria.
Uma organização fisiopsíquica sadia resulta da perfeita identificação entre o Espírito e o soma, como decorrência das reencarnações anteriores ou das conquistas actuais, preparando a existência em marcha para a plenitude.

FRANCO, Divaldo Pereira. Momentos Enriquecedores. Pelo Espírito Joanna de Ângelis. LEAL.

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122495
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS I - Página 22 Empty NÃO PEDI PARA NASCER

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Mar 30, 2017 8:20 pm

Num gesto de rebeldia contra os pais, é muito comum o jovem desabafar:
"eu não pedi para nascer; eles que me puseram no mundo, que me aguentem assim como eu sou".
Vamos analisar este ponto de vista, isto é, a cómoda posição passiva que leva o indivíduo a isentar-se da própria responsabilidade atribuindo seus fracassos e insucessos sempre a outras pessoas.
"Eu não pedi para nascer" é o mesmo que dizer:
"não tenho culpa de agir errado, meus pais é que quiseram que eu nascesse".
É um gesto de desleixo, pouco condizente muitas vezes com a atitude exterior daqueles que o adoptam; geralmente, homens que procuram aparentar masculinidade ou mulheres que se dizem adeptas da liberdade total.
Liberdade total para os desmandos; dependência total quanto às responsabilidades.
Pela lei da reencarnação, também não é certo dizermos que não pedimos para nascer.
Que não pedimos para reencarnar.
Dizem-nos, os Espíritos que no Plano Espiritual existem verdadeiras filas de espíritos esperando oportunidade de reencarnar, oportunidade de progredir.
Progresso esse só possível ao Espírito lutando em novo corpo carnal.
Ora, quem fica na fila é porque quer, porque acha que deve chegar ao seu objectivo.
Logo, quem está na fila da reencarnação quer reencarnar, tem consciência de seu desejo e sabe, em termos gerais quais são as provas e expiações a que terá de se submeter visando à auto-purificação.
Todos pedem para nascer.
Mesmo aqueles Espíritos inconscientes devido a seu estado de ignorância, fazem apelos inconscientementes para reencarnar.
Apelos estes que são atendidos pelos Espíritos Superiores que trabalham pela felicidade de todos.
É falsa a afirmação de que não pedimos para nascer, para reencarnar.
É uma fuga das responsabilidades assumidas.
Acreditemos ou não na reencarnação, todos estamos a ela sujeitos.
Uma só existência corporal é insuficiente para o Espírito galgar do primeiro ao último degrau da evolução.
Aliás, qual será o último degrau da evolução, considerando-se o infinito que é o Universo?
Logo, quando terminará a longa escalada evolutiva do Espírito?
É uma pergunta ainda difícil de ser respondida; difícil, justamente porque estamos bastante distantes dos graus mais adiantados na escala evolutiva.
Não chegamos a compreender a Eterna Perfeição, por isso ela nos parece impossível.
Mas, no íntimo de nosso ser, algo nos impulsiona a procurá-la; esse algo somos nós mesmos, o Espírito imortal que somos - filhos de Deus, que, no fundo de nosso ser aspiramos retornar ao Pai.
Esse retorno se fará lenta ou rapidamente, dependendo de nosso esforço, de nossa vontade de nos identificarmos com a vontade do Criador, que é, principalmente, aquela que nos concita a amar todas as demais criaturas.
Dizer que não pedimos para nascer não é um gesto que nos identifica com a vontade do Criador.
Ele sabe que pedimos para reencarnar, ou melhor, que sentimos uma enorme necessidade de reencarnar.
Do contrário, ficaremos estacionados na ignorância.
A reencarnação é uma necessidade da qual ninguém escapa.
E para reencarnar é preciso encontrarmos pai e mãe que estejam dispostos a nos doar novo corpo:
a nos dar uma nova morada para nosso Espírito.
Enfim, pai e mãe que concordem em nos fornecer novo instrumento de trabalho para o nosso progresso espiritual.
É claro que na maioria das vezes os pais estão comprometidos - por débitos ou amizades do passado - com os Espíritos que concordam em receber como filhos.
A responsabilidade de progresso é mútua, mas não exclui - em hipótese alguma - a responsabilidade dos filhos.
Na sua revolta devida muitas vezes à sua acomodação ou à não-conformação às Leis de Deus, o homem se volta contra os pais, dizendo-os responsáveis pela sua própria existência.
É que, não podendo atingir a Deus, ele fere aqueles que identifica com o Criador: seus próprios pais.
No entanto, deve o homem saber que pai e mãe são meios por ele mesmo utilizados para voltar à arena da luta na Terra, visando o seu próprio progresso.

Valentim Lorenzetti

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122495
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS I - Página 22 Empty QUEM VAI PASSAR PELO UMBRAL QUANDO DESENCARNA?

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Mar 31, 2017 8:14 pm

Não, nem todos passam pelo Umbral quando desencarnam.
A situação de cada Espírito é diferente, e o que chamamos “umbral” é muito mais um “estado de espírito” do que propriamente um lugar.
Geralmente, como explica o espírito André Luiz, no livro “Nosso Lar”, os espíritos que trazem dívidas se agrupam no mundo espiritual, e estes agrupamentos é que chamamos genericamente de “umbral”.
Quando o espírito reencarna, promete cumprir o programa de serviços do Pai; entretanto, ao recapitular experiências no planeta, é muito difícil fazê-lo, para só procurar o que lhe satisfaça ao egoísmo.
Assim é
que mantidos são o mesmo ódio aos adversários e a mesma paixão pelos amigos.
Mas, nem o ódio é justiça, nem a paixão é amor.
Tudo o que excede, sem aproveitamento, prejudica a economia da vida.
Pois bem: todas as multidões de desequilibrados permanecem nas regiões nevoentas, que se seguem aos fluidos carnais.
O dever cumprido é uma porta que atravessamos no Infinito, rumo ao continente sagrado da união com o Senhor.
É natural, portanto, que o homem esquivo à obrigação justa, tenha essa bênção indefinidamente adiada.
O Umbral funciona, portanto, como região destinada a esgotamento de resíduos mentais; uma espécie de zona purgatorial, onde se queima a prestações o material deteriorado das ilusões que a criatura adquiriu por
atacado, menosprezando o sublime ensejo de uma existência terrena.
– O Umbral é região de profundo interesse para quem esteja na Terra.Concentra-se, aí, tudo o que não tem finalidade para a vida superior.
E note você que a Providência Divina agiu sabiamente, permitindo se criasse tal departamento em torno do planeta.
Há legiões compactas de almas irresolutas e ignorantes, que não são suficientemente perversas para serem enviadas a colónias de reparação mais dolorosa, nem bastante nobres para serem conduzidas a planos de elevação.
Representam fileiras de habitantes do Umbral, companheiros imediatos dos homens encarnados, separados deles apenas por leis vibratórias.
Não é de estranhar, portanto, que semelhantes lugares se caracterizem por grandes perturbações.
Lá vivem, agrupam-se, os revoltados de toda espécie. Formam, igualmente, núcleos invisíveis de notável poder, pela concentração das tendências e desejos gerais.
Muita gente da Terra não recorda que se desespera quando o carteiro não vem, quando o comboio não aparece?
Pois o Umbral está repleto de desesperados.
Por não encontrarem o Senhor à disposição dos seus caprichos, após a morte do corpo físico, e, sentindo que a coroa da vida eterna é a glória intransferível dos que trabalham com o Pai, essas criaturas se revelam e demoram em mesquinhas edificações.”

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122495
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS I - Página 22 Empty MUITAS VEZES NOS PERDEMOS NO CONCEITO E NA PRÁTICA DA VERDADEIRA CARIDADE SEGUNDO JESUS NOS ENSINOU EM SUA PASSAGEM PELA TERRA.

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Abr 01, 2017 7:24 pm

Acreditamos, em muitas ocasiões, que estamos sendo caridosos ao comprar uma rifa com fins beneficentes ou quando damos uma moeda ao mendigo que anda pelas ruas.
Mas, seriam essas atitudes suficientes para deixar-nos seguros e confiantes de termos auxiliado o nosso próximo?
Estaríamos realmente cumprindo nosso dever como cristãos?
Quase nunca paramos para reflectir sobre essa atitude.
Existe uma grande diferença entre praticar a verdadeira caridade e o ato de doar uma esmola.
Quando damos uma esmola estamos repassando o que temos em excesso e não nos fará falta.
Doamos muitas vezes para ficarmos livre do pedinte que nos incomoda e raramente pensamos no outro que se sente feliz com a oferta, mas ao mesmo tempo certamente se sente humilhado com a situação.
Quando praticamos a caridade há o envolvimento dos sentimentos mais nobres que possuímos. Sentimos brotar em nós o amor, a humildade, a simplicidade e o desejo sincero de ver o nosso próximo amparado.
Não exigimos nada em troca e nem temos a intenção oculta e egoísta de nos tornamos conhecidos pela nossa atitude.
Colocamos o amor em todos os nossos gestos e palavras em favor daquele que consideramos mais necessitados que nós.
A Doutrina Espírita nos ensina e nos lembra a todo momento que “Fora da caridade não há salvação” e que ela, a caridade, é a mãe de todas as virtudes.
Na pergunta de nº 886 do Livro dos Espíritos Kardec questiona ao espírito de verdade:
“O que Jesus entende como sendo caridade?”
E a resposta foi:
- “Benevolência para com todos, indulgência para com as imperfeições alheias, perdão das ofensas”.
A benevolência é a complacência, é boa vontade para com todos.
A indulgência é a tolerância, a paciência e a misericórdia que devemos ter com nossos semelhantes.
E o perdão é a remissão das penas, o esquecimento das dívidas ou ofensas que cobramos de alguém.
Não devemos confundir a caridade com a filantropia que também é uma forma de ajuda ao próximo, porém na filantropia se doa do excedente em prol do desenvolvimento das artes, música, ciências e outras áreas e raramente oferece a oportunidade das experiências e desenvolvimento dos sentimentos humanos.
A caridade pode se fazer presente em todas as relações em que temos com os nossos semelhantes durante a nossa vida:
em casa, no trabalho, com os amigos e com os inimigos.
Devemos estar sempre atentos às oportunidades que temos de exercitá-la sendo mais atenciosos e mostrando nosso apreço às pessoas que nos cercam.
Devemos sempre nos colocar na posição das pessoas que nos procuram com paciência, resignação, humildade e envolvidos com os verdadeiros sentimentos da prática do bem tentando vivenciar o seu sofrimento e sua dor.
Conhecendo melhor o nosso próximo vamos perceber que ele nem sempre precisa da ajuda material.
Muitas vezes as pessoas que se encontram perdidas buscam em suas vidas um consolo, um amparo, uma palavra amiga para que possam seguir em paz e harmonia.
Nas nossas atitudes devemos amparar os necessitados toda vez que seja possível lembrando dois grandes ensinamentos de Jesus:
“... Tu porém, ao dares a esmola, ignore a tua mão esquerda o que faz a tua mão direita, para que tua esmola fique em secreto e teu Pai que vê em secreto, te recompensará.”. Mateus VI-4.
“Faça aos outro o que queres que te façam”, máximas que nos faz reflectir sobre o nosso orgulho, vaidade e egoísmo.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122495
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS I - Página 22 Empty Re: ARTIGOS DIVERSOS I

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Abr 01, 2017 7:25 pm

Nos enganamos algumas vezes ao pensar que poderíamos fazer muito mais pelo nosso semelhante se tivéssemos mais dinheiro mas é apenas uma forma egoísta de pensar.
Em realidade estaríamos cuidando primeiramente de nós mesmos e os outros estariam sendo deixados em segundo plano.
Erramos quando acreditamos que não podemos auxiliar por não termos condições financeiras.
Se não temos dinheiro temos nosso trabalho que pode ser oferecido a alguém ou alguma instituição, temos o nosso tempo a ser dedicado, temos a palavra amiga a ser oferecida, o pensamento positivo emitido e a prece consoladora em favor de alguém.
Se ainda assim não conseguirmos levar o nosso auxílio aos que se encontram mais distante ou se não nos consideramos preparados, podemos começar dentro dos nossos lares, junto a nossos familiares.
O lar, geralmente é uma grande oficina que nos permite exercitar a caridade e todas as suas virtudes, bastando para isso apenas estarmos munidos da vontade pura de ajudar e desejosos de ter a consciência tranquila colaborando para todos nós tenhamos uma vida mais harmoniosa e feliz.

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122495
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS I - Página 22 Empty Afloramento da Mediunidade

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Abr 02, 2017 7:39 pm

1. - Qual a procedência, a origem da Mediunidade?
No complexo mecanismo da consciência humana, a paranormalidade desabrocha, alargando horizontes da percepção em torno das realidade profundas do ser e da vida.
A mediunidade, que vige latente no organismo humano, aprimora-se com o contributo da consciência de responsabilidade e mediante a atenção que o exercício da sua função bem direccionada lhe conceda.
Faculdade da consciência superior ou Espírito imortal, reveste-se dos órgãos físicos que lhe exteriorizam os fenómenos no mundo das manifestações concretas.
(Momentos de Consciência, Cap. 19, Joanna de Ângelis/Divaldo P. Franco - LEAL)

2. - O afloramento da mediunidade tem época para acontecer?
Espontânea, surge em qualquer idade, posição social, denominação religiosa ou cepticismo no qual se encontre o individuo.
Normalmente chama a atenção pelos fenómenos insólitos de que se faz portadora, produzindo efeitos físicos e intelectuais, bem como manifestações na área visual e auditiva, apresentando-se com gama variada conforme as diversas expressões intelectuais, materiais e subjectivas que se exteriorizam no dia-a-dia de todos os seres humanos.
(Médiuns e Mediunidades, Cap. 7, Vianna de Carvalho/Divaldo P. Franco - LEAL)

3. - De que modo a faculdade se manifesta?
Explodindo com relativa violência em determinados indivíduos, graças a cuja manifestação surgem perturbações de vária ordem, noutros aparece subtilmente, favorecendo a penetração em mais amplas faixas vibratórias, aquelas de onde se procede antes do corpo e para cujo círculo se retorna depois do desgaste carnal.
(Momentos de Consciência, Cap. 19, Joanna de Ângelis/Divaldo P. Franco - LEAL)

4. - Que outras características podem ser identificadas no afloramento mediúnico?
A princípio, surge como sensações estranhas de presenças psíquicas ou físicas algo perturbadoras, gerando medo ou ansiedade, inquietação ou incerteza.
Em alguns momentos, turba-se a lucidez, para, noutros, abrirem-se brechas luminosas na mente, apercebendo-se de um outro tipo mais subtil de realidade.
(Momentos de Consciência, Cap. 19, Joanna de Ângelis/Divaldo P. Franco - LEAL)

5. - Como deve proceder o médium nessa fase de registos de presença de seres desencarnados?
Silencia a inquietação e penetra-te através da meditação.
Ora, de início, e ausculta a consciência.
Procura desdobrar a percepção psíquica sem qualquer receio e ouvirás palavras acalentadoras, e verás pessoas queridas acercando-se de ti.
(Momentos de Consciência, Cap. 19, Joanna de Ângelis/Divaldo P Franco - LEAL)

6. - Os sintomas desagradáveis que acompanham o desabrochar da mediunidade são gerados pela faculdade?
Às vezes, quando do aparecimento da mediunidade, surgem distúrbios vários, sejam na área orgânica, através de desequilíbrios e doenças, ou mediante inquietações emocionais e psiquiátricas, por debilidade da sua constituição fisio-psicológica.
Não é a mediunidade que gera o distúrbio no organismo, mas a acção fluídica dos Espíritos que favorece a distonia ou não, de acordo com a qualidade de que esta se reveste.
Por outro lado, quando a acção espiritual é salutar, uma aura de paz e de bem-estar envolve o medianeiro, auxiliando-o na preservação das forças que o nutrem e sustentam durante a existência física.
A mediunidade, em si mesma, não é boa nem é má, antes, apresenta-se em carácter de neutralidade, ensejando ao homem utilizá-la conforme lhe aprouver, desse uso derivando os resultados que acompanharão o medianeiro até o momento final da sua etapa evolutiva no corpo.
(Médiuns e Mediunidades, Cap. 7, Vianna de Carvalho/Divaldo P. Franco - LEAL)
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122495
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS I - Página 22 Empty Re: ARTIGOS DIVERSOS I

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Abr 02, 2017 7:40 pm

7. - Por que motivos o afloramento da mediunidade surge, em grande número dos casos, sob acções obsessivas?
Como se pode avaliar, o período inicial de educação mediúnica sempre se dá sob acções tormentosas.
O médium é Espírito endividado, em si mesmo, com vasta cópia de compromissos a resgatar, quanto a desdobrar, trazendo matrizes que facultam o acoplamento de mentes perniciosas do Além-Túmulo, que o impelem ao trabalho de auto burilamento, quanto ao exercício da caridade, da paciência e do amor para com os mesmos.
Além disso, em considerando os seus débitos, vincula-se aos cobradores que o não querem perder de vista, sitiando-lhe a casa mental, afligindo-o com o recurso de um campo precioso e vasto, qual é a percepção mediúnica, tentando impedir-lhe o crescimento espiritual, mediante o qual lograria libertar-se do jugo infeliz.
Criam armadilhas, situações difíceis, predispõem mal aquele que vivem em diferente faixa vibratória, peculiar, diversa aos que não possuem disposição medianímicas.
É um calvário abençoado, a fase inicial do exercício e desdobramento da mediunidade.
Outrossim, este é o meio de ampliar, desenvolver o treinamento do sensitivo, que aprende a discernir o tom psíquico dos que o acompanham, em espírito, tomando conhecimento das "leis dos fluídos" e amando-se de resistência para combater as "más inclinações" que são os imãs a atrair os que se encontram em estado de Erraticidade inferior.
(Nas Fronteiras da Loucura, Cap. 23, Manoel Philomeno de Miranda/Divaldo P. Franco - FEB)

Livro: Qualidade na prática Mediúnica - perg. 1 a 7
Projeto Manoel Philomeno de Miranda

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122495
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS I - Página 22 Empty Re: ARTIGOS DIVERSOS I

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 22 de 41 Anterior  1 ... 12 ... 21, 22, 23 ... 31 ... 41  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos