LUZ ESPÍRITA
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Críticas aos “Cépticos”

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Mensagem  Ave sem Ninho Seg Set 09, 2013 8:34 pm

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Argumento 19: “Práticas de medicina alternativa como acupunctura, homeopatia, curas psíquicas, etc. não tem base científica e todas funcionam com o efeito placebo ou com o poder da sugestão.”

Esta é uma afirmação muito presunçosa e investida de julgamento.

Isto presume basicamente que se nós não compreendermos como ou porque algo trabalha, então deve ser devido ao acaso, ao efeito do placebo ou à imaginação da própria pessoa.

Desde que nós não tudo o que existe sobre o corpo e a mente, porque devemos nós supor que somente o que nós compreendemos é real e o resto é superstição?

Existem ainda muitas funções, mecanismos e processos do corpo e da mente de que nós não compreendemos inteiramente.

Alguns destes exemplos são a memória fotográfica, a habilidade de pessoas autismo de executar mentalmente cálculos relâmpago, aptidão musical extraordinária em crianças prodígio, determinadas desordens mentais, sonhar, envelhecer, a própria consciência, etc.

Agora se tudo que nós não compreendemos for devido à superstição, então nada funcionou realmente até que nós compreendemos como funcionou, o que é ridículo e praticamente qualquer coisa na natureza pode provar isso ser errado.

Do mesmo modo, nós ainda não compreendemos porque as mulheres que vivem juntas tendem a menstruar nos mesmos ciclos, mas isso não significa que não é verdadeiro.

Apenas porque nós não compreendemos porque algo funciona, não significa que não funcione.
A realidade não se conforma ao que nós podemos compreender.

Não há duas categorias estritas onde ou 1) nós a compreendemos, ou 2) é apenas um efeito do placebo.

O que é importante é que se um tratamento alternativo funcionar, a seguir nós devemos tentar compreender como e porque funciona, melhor que tentando pô-lo sobre o mesmo nível de significância de placebos.

Compreender o mecanismo atrás do efeito do placebo é importante, porque nos ensina mais sobre a conexão mente/corpo.

Marcello Truzzi, um dos fundadores do CSICOP (que posteriormente se afastou deles devido a seu fanatismo crescente), enfatizou isto para mim anteriormente.

Michael Talbot indicou também em O Universo Holográfico: (página 91)

Nós sabemos agora que na média 35 por cento de todos as pessoas que recebem um dado placebo experimentarão um efeito significativo, embora este número possa variar extremamente de caso para caso.

Adicionalmente à angina peitoris, as circunstâncias que provaram serem correspondentes ao tratamento do placebo incluem dores de cabeça recorrentes, alergias, febre, o frio comum, a acne, a asma, as verrugas, vários tipos da dor, náusea e enjoos, úlceras digestivas, síndromes psiquiátricas tais como a depressão e a ansiedade, artrite reumática e degenerativa, diabetes, doença de radiação, síndrome de Parkinson, esclerose múltipla, e câncer.

Adicionalmente, muitas práticas da medicina alternativa são baseadas no poder do pensamento e de visualização.

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Mensagem  Ave sem Ninho Ter Set 10, 2013 9:31 pm

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Para estes, um argumento pode ser feito para a validez da teoria da mente sobre a matéria desde que os laboratórios como os laboratórios de pesquisa do PEAR de Princeton provaram consideravelmente que micro-psicocinese existe.

Mesmo antes deste, uma abundância de pesquisa médica provou já que uma conexão mente corpo existe bem mais profunda do que nós pensávamos.

De facto, os estudos foram feitos para provar o poder de técnicas mentais de visualização sobre o corpo.

Por exemplo, o Dr. O. Carl Simonton, um oncologista da radiação e director médico do Centro de Aconselhamento e de Pesquisa do Câncer em Dallas, Texas, fez o seguinte estudo descrito por Michael Talbot em O Universo Holográfico: (página 83)

Em um estudo seguinte, Simonton e seus colegas ensinaram suas técnicas mentais de imaginação a 159 pacientes com os cânceres considerados medicamente incuráveis.

O momento de sobrevivência previsto para tais pacientes é doze meses.
Quatro anos mais tarde 63 dos pacientes estavam ainda vivos.

Daquelas, 14 não mostraram nenhuma evidência da doença, os cânceres regrediram em 12, e em 17 a doença era estável.

A época de sobrevivência média do grupo ao todo foi de 24.4 meses, mais de duas vezes maior do que a norma nacional. (nota de rodapé 1)...

Simonton desde então tem conduzido um número de estudos similares, todos com resultados positivos.

Nota de rodapé 1 da parte traseira do livro:
Stephanie Matthews-Simonton, O. Carl Simonton, e James L. Creighton, Melhorando Novamente (New York: Bantam Books, 1980), pp. 6-12.

Embora haja uma abundância de embustes na medicina alternativa hoje, o facto é que determinados tipos de práticas de cura alternativas já foram provadas que funcionam.

Os cépticos estão frequentemente erroneamente informados nisto. Um exemplo forte é acupunctura.

Quando introduzido primeiramente no Ocidente, pensou-se ser superstição e somente funcionava devido ao efeito do placebo.

Entretanto, porque era mais e mais praticada, os doutores e o público chegaram à conclusão que havia alguma coisa nisto tudo no fim das contas.

De facto, a Associação Médica Americana diz agora que a acupunctura é uma forma eficaz de tratamento.

Há também uma abundância dos estudos para suportar isto.

Michael Talbot descreve alguma deles em O Universo Holográfico: (página 113-116)

Embora ainda controverso, a acupunctura está ganhando a aceitação na comunidade médica e foi usado mesmo com sucesso tratar a dor traseira crónica nos cavalos de corrida.

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Mensagem  Ave sem Ninho Ter Set 10, 2013 9:32 pm

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Em 1957 um médico e um acupunturista franceses chamado Paul Nogier publicaram um livro chamado Treatise de Auriculotherapy, em que anunciou sua descoberta que além ao sistema principal de acupunctura existem dois sistemas menores de acupunctura em ambas as orelhas.

Ele nomeou estes micro sistemas de acupunctura e anotou que quando se jogava um tipo de jogo dos conecte os pontos com eles, formou-se um mapa anatómico de um ser humano diminuto invertido como um feto (veja fig. 13).

Desconhecido a Nogier, os Chineses haviam descoberto "o homem pequeno na orelha" quase 4.000 anos antes, mas um mapa do sistema chinês da orelha não foi publicado até depois que Nogier tivesse reivindicado a ideia.

O homem pequeno na orelha não é um fascinante lado da história da acupunctura.

O Dr. Terry Oleson, um psicobiologista na Clínica da Gerência da Dor na Universidade de Califórnia na Escola de Medicina de Los Angeles, descobriu que o micro sistema da orelha pode ser usado para diagnosticar exactamente o que está ocorrendo sobre no corpo.

Por exemplo, Oleson descobriu que a actividade eléctrica aumentada em um dos pontos da acupunctura na orelha indica geralmente uma condição patológica (após ou presente) na área correspondente do corpo.

Em um estudo, quarenta pacientes foram examinados para determinar áreas de seu corpo onde experimentaram a dor crónica.

Depois do exame, cada paciente vestiu um lençol para esconder todos os problemas visíveis.
Então um acupunturista com nenhum conhecimento dos resultados examinou somente suas orelhas.

Quando os resultados foram registados descobriu-se que os exames da orelha eram de acordo com os diagnósticos médicos estabelecidos 75.2 por cento do tempo.
(nota de rodapé 72)

(no livro, um diagrama de uma forma de feto na orelha está aqui)

Acupunturistas descobriram que os pontos de acupunctura formam na orelha o esboço de um ser humano diminuto.

O Dr. Terry Oleson, um psicobiologista na Escola de UCLA's de Medicina, acredita que é porque o corpo é um holograma e cada uma de suas parcelas contém uma imagem do todo.)

Os exames de orelha podem também revelar problemas com os ossos e os órgãos internos.
Uma vez Oleson observou um entalhe anormalmente escamoso da pele em uma das orelhas do homem.

De sua pesquisa Oleson soube que o ponto correspondeu ao coração, e sugeriu ao homem que talvez fosse melhor que ele checasse seu coração.

O homem foi a seu médico no dia seguinte e descobriu que ele tinha um problema cardíaco que requeria cirurgia imediata de abertura do coração.
(nota de rodapé 73)

Oleson usa também a estimulação eléctrica dos pontos da acupunctura na orelha para tratar de dor crónica, problemas do peso, perda de audição, e virtualmente todos os tipos de vícios.

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Mensagem  Ave sem Ninho Ter Set 10, 2013 9:33 pm

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Em um estudo de indivíduos viciados em narcóticos, Oleson e seus colegas usaram a acupunctura da orelha para eliminar a dependência da droga de 12 deles em uma média de 5 dias e com somente sintomas mínimos da retirada.
(nota de rodapé 74)

Certamente, a acupunctura da orelha provou assim ser tão bem sucedida em trazer desintoxicação rápida que as clínicas em Los Angeles e em New York estão usando agora a técnica para tratar viciados da rua.

Por que os pontos de acupunctura na orelha seriam alinhados na forma de um ser humano diminuto?
Oleson acredita que é por causa da natureza holográfica da mente e do corpo.

Apenas porque cada parcela de um holograma contém a imagem do todo, cada parcela do corpo pode também conter a imagem do todo.

"A orelha holográfica, é conectada logicamente ao cérebro holográfico e o próprio é conectado ao corpo inteiro," afirma.

"A maneira que nós usamos a orelha para afectar o resto do corpo é trabalhando através do cérebro holográfico."
(nota de rodapé 75)

Oleson acredita que há provavelmente micro sistemas de acupunctura em outras partes do corpo também.
O Dr. Ralph Alan Dale, director do Centro de Instrução de Acupunctura na Praia Norte de Miami, Flórida, concorda.

Após ter gastado as últimas duas décadas vasculhando clínicas e dados de pesquisa da China, Japão, e Alemanha, acumulou evidência de dezoito hologramas diferentes do micro acupuncturas no corpo, incluindo uns nas mãos, nos pés, nos braços, na garganta, na língua, e mesmo na gengiva.

Como Oleson, Dale sente que estes micro sistemas são "reiterações holográficas da anatomia bruta," e acredita que há ainda outros tais sistemas que esperam para serem descobertos.

Em uma noção reminiscente da afirmação de Bohm que cada eléctron de alguma forma contem o cosmos, Dale hipotetiza que cada dedo, e mesmo cada célula, podem conter seu próprio micro sistema de acupunctura.
(nota de rodapé 76)

Richard Leviton, um editor contribuinte da revista East West, que escreveu sobre as implicações holográficas de micro sistemas de acupunctura, pensa de que as técnicas médicas alternativas – tais como o reflexologia, um tipo de terapia de massagem que envolve alcançar todos os pontos do corpo com o estimulação dos pés, e o iridologia, uma técnica diagnóstica que envolva examinar a íris do olho a fim determinar a condição fo do corpo – podem também ser indicações da natureza holográfica do corpo.

Leviton admite que nenhum campo foi experimentalmente confirmado (os estudos do iridologia, em particular, produziram resultados extremamente conflitantes) mas sente as ofertas holográficas da ideia uma maneira de compreendê-las se sua legitimidade for estabelecida.

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Mensagem  Ave sem Ninho Qua Set 11, 2013 9:41 pm

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Notas de rodapé correspondentes no livro:[i]

72. Terrence D. Oleson, Richeard J. Kroening, and David E. Bresler, "An Experimental Evaluation of Auricular Diagnosis: The Somatotopic Mapping of Musculoskeletal Pain at Ear Acupuncture Points," Pain 8 (1980), pp. 217-29.

73. Private communication with author, September 24, 1988.

74. Terrence D. Oleson and Richard J. Kroening, "Rapid Narcotic Detoxification in Chronic Pain Patients Treated with Auricular Electroacupuncture and Naloxone," International Journal of the Addictions 20, no. 9 (1985), pp. 1347-60.

75. Richard Leviton, "The Holographic Body," East West 18, no. 8 (August 1988), p. 42.
76. Ibid., p. 45.

Mais recentemente, uma experiência descrita na revista Discover (edição de setembro 1998) revelou que a evidência neurológica das varreduras de MRI do cérebro suportou a acupunctura.

Estão aqui alguns trechos da revista, que você pode ler online em http://www.discover.com/sept_issue/acupunc.html:

O alívio inesperado de Cho estimulou sua curiosidade profissional.

Como um físico que trabalha na radiologia, Cho desenvolve maneiras de visualizar os funcionamentos internos complexos do corpo;
[i]uma de suas invenções foi um protótipo varredor PET em torno de 1975.


Como, ele quis saber, introduzindo-se agulhas em pontos aparentemente aleatórios no corpo poderia afectar a saúde humana?

Assim decidiu-se estudar isso mais de perto, e o que encontrou o assustou.

Enquanto aplicava agulhas em poucos estudantes voluntários, ele tirou retratos de seus cérebros e descobriu que estimulando um ponto da acupunctura dito estar associado com visão – mas aquilo não está em nenhuma parte perto de qualquer coisa conhecida para ser conectado ao olho – ele encontraria de fato maior actividade na parte do cérebro que controla a visão.

Isto talvez tenha alguma coisa a ver com a acupunctura, ele pensou...

Para testar essa premissa, Cho amarrou estudantes voluntários em uma máquina do fMRI (imagem de ressonância magnético funcional).

Enquanto o MRI padrão fornece retratos de secção transversal estáticos das estruturas no corpo, o MRI funcional vai além e revela como aquelas estruturas estão trabalhando.

Medem-se mudanças minuciosas na quantidade de oxigénio carregado dentro do sangue, que é presumivelmente uma medida rígida do aumento de glicose por vários tecidos e assim um bom indicador de quais os tecidos são activos;
os resultados podem ser vistos como mapas coloridos da activação do cérebro do fmri.

Cho estimulou primeiramente os olhos dos voluntários com os meios tradicionais:
piscou uma luz na frente deles.

As imagens resultantes, como esperadas, mostraram uma concentração de cor - um aumento na actividade – no cortex visual, a parcela do cérebro que é conhecida estar envolvida na função do olho.

Então Cho mandou um acupunturista estimular o acuponto VA1.
Em uma pessoa após a outra, a mesma região do cérebro – o córtex visual – iluminou-se na imagem do fMRI.

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Mensagem  Ave sem Ninho Qua Set 11, 2013 9:41 pm

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Tão singular como pareceu, furar uma agulha no pé de alguém teve o mesmíssimo efeito que brilhando uma luz nos olhos de alguém.

E isto não era o efeito analgésico generalizado, produzido pelo sistema límbico primitivo, que foi visto nos estudos da dor;
esta era uma resposta função-específica que ocorre no cortex, na área responsável para funções sofisticadas como a fala e a audição, a memória e o intelecto do cérebro.[/i]

Além disso, o valor da actividade do cérebro visto na estimulação da acupunctura era quase tão forte quanto aquele eliciado pelo flash da luz.

"Era muito emocionante," recorda Cho.
"Eu nunca pensei que qualquer coisa aconteceria, mas está muito claro que estimular o ponto de acupunctura provoca a actividade no cortex visual."

Para eliminar a possibilidade de um efeito do placebo, Cho estimulou também um não-acuponto, no dedo do pé grande.
Não havia nenhuma resposta no cortex visual.

Em seguida, Cho tentou cada forma de estimulação seguidamente, torcendo a agulha por um momento ou piscando a luz, parando, repetindo então.

Como antes, as imagens do fMRI eram notavelmente similares para a acupunctura e para a estimulação pela luz.
O estudo cronometrado foi feito também usando os três outros acupontos da visão no pé.

Os resultados eram outra vez consistentes: excepto no exemplo de VA2, cada acuponto iluminou o cortex visual exactamente como o estímulo da luz tinha feito.
Desta vez, entretanto, Cho observou algo mais.

Quando os dados da activação foram representados graficamente para mostrar a intensidade da resposta sobre o tempo, viu que havia duas reacções distintas entre as dúzias de voluntários.

Durante a fase de acupunctura, alguns mostraram um aumento na actividade, quando outros mostraram uma diminuição.
Ou seja, em algumas pessoas, o consumo do oxigénio nessa região do cérebro aumentou, quando em outro, diminuiu.

"Eu supus que nós devíamos ter feito algum erro," diz Cho.
Repetindo a experiência, entretanto, viu os mesmos resultados todas as vezes.
"Finalmente um dos acupunturistas mencionou, 'Oh, sim, é yin e yang.‘"

Cho perguntou-lhe que pessoas eram yin e quais eram yang, e sem ver os dados, o profissional indicou correctamente quem tinha mostrado um aumento na actividade (yang) e quem tinha tido uma diminuição (yin) em 11 de 12 casos.
"Eu não sei como explicar isso," Cho diz.

Como muitos relatórios científicos preliminares, o estudo pequeno de Cho levanta mais perguntas do que respostas.

Ainda, demonstrou efeitos funcionais novos da acupunctura.
"Classicamente, a acupunctura era fundamental na experimentação;
pessoas colectaram dados por milhares dos anos,"
diz Joie Jones, professor de ciências radiológicas na Universidade de Califórnia em Irvine e co-autor do estudo.

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Mensagem  Ave sem Ninho Qua Set 11, 2013 9:42 pm

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"Eles observaram que quando você aplicou uma agulha em uma posição, haveria um efeito em uma outra parte do corpo.
Mas a conexão através do cérebro nunca foi feita.
Com estes estudos, nós demonstramos que para ao menos alguns pontos da acupunctura atravessam o cérebro."


Contudo mesmo se atravessa o cérebro, como estimulando um ponto específico no pé provoca a actividade na parte do cérebro que controla a visão?

Não há nenhuma explicação para isso tampouco, diz Cho, embora suspeite que o trajecto é ao longo do sistema nervoso.

Se isso provar ser verdadeiro, não é provavelmente o mesmo caminho por que a acupunctura causa a liberação das endorfinas, diz Pomeranz.

"Essas endorfinas são liberadas estimulando determinados tipos de nervos nas fibras em qualquer lugar no corpo, que fique entendido.

Mas existir uma conexão específica entre seu dedo do pé e seu sistema visual é realmente bizarro.
Isso é realmente espantoso."

Apesar da ausência de explicações bem definidas, os resultados clínicos da acupunctura estão atraindo o interesse da medicina mainstream.

Um painel de peritos independentes reuniu-se o ano passado pelos institutos nacionais da saúde concluiu que a acupunctura é certamente eficaz no tratamento a náusea devido às drogas da anestesia e da quimioterapia.

É também útil em tratar formas pós-cirúrgicas e outras formas da dor.

Além disso, o painel notou, apesar da opinião penetrante nos efeitos clínicos superiores da medicina ocidental, abundância de tratamentos convencionais para a dor crónica mostra a mesma taxa do sucesso que a acupunctura – e frequentemente com efeitos laterais prejudiciais.

Um dos estudos de acupunctura mais provocativos usou SPECT (tomografia computada da emissão de um fóton) para gravar imagens dos cérebros dos pacientes com dor crónica.

Esse estudo, por Abass Alavi, chefe da medicina nuclear na Universidade do Hospital de Pensilvânia, mediu o fluxo do sangue às estruturas do cérebro que são suspeitadas de liberar endorfinas em resposta ao estímulo d acupunctura – o tálamo, o hipotálamo e à haste de cérebro.

Comparando imagens da linha de base das pessoas que estavam com dor com as imagens feitas exame depois que receberam o tratamento da acupunctura, Alavi encontrou a evidência clara do aumento do fluxo do sangue no tálamo e na haste de cérebro.

Encontrou também que os pacientes tratados sentiram menos dor.

Como Cho, Alavi não era um crente na acupunctura ou nas outras formas da medicina chinesa antes de fazer este estudo.

"Eu pensei que a acupunctura era mais ou mais menos psicológica, não um efeito objectivo," diz.
"Eu fiz este estudo apenas para o divertimento. Eu não imaginei o que seria mostrado."

Alguns cépticos concordaram que a acupunctura pode ser eficaz para algumas coisas, mas mantêm que a teoria do chi e dos meridianos em que a acupunctura é baseada, não tem nenhum mérito.

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Mensagem  Ave sem Ninho Qui Set 12, 2013 10:04 pm

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O céptico Bob Carroll do dicionário céptico (www.skepdic.com) enfatizou isto em sua entrada sobre acupunctura.

O que eles não compreendem sobre o chi é que não somente funciona e consegue resultados, mas aqueles que usam também sentem seus efeitos, da mesma maneira que você sentiria o calor de um fogo.

De facto, isto foi mostrado em um episódio de Bill Moyers, a série Curas e a Mente.

Moyers ele mesmo experimentou isto em primeira mão. Um curador chi gong pôs seu dedo perto do braço de Moyer e Moyer sorriu e disse que sentiu definitivamente o calor entrar em seu braço.
(eu também tive esta experiência quando eu estava em Taiwan.)

No mesmo episódio, um mestre do chi foi mostrado também poder permanecer parado quando muitas pessoas o tentaram mover.

Os profissionais do chi podem ver e testar o chi actuando exactamente como nós vemos a gravidade actuando.

O chi foi usado por artistas marciais, praticantes do tai chi, e os praticantes do quigong, para cura, para mover objectos/pessoas sem tocar nelas, strike hard body blows with a light touch, permanecer parado quando grupos de homens fortes tentam move-los, apagar velas que atravessam o corredor, e outros prodígios.

Enquanto todos supostamente tem o chi, aprender a controlá-lo requer anos, embora algumas pessoas parecem ser capazes de invoca-lo naturalmente.

Tudo o que um céptico tem que fazer para aprender sobre o chi é visitar um dojo das artes marciais onde o chi seja ensinado e usado.

Se pedirem, uma demonstração do chi pode ser feita neles ou em um dos estudantes.

Eu mesmo fiz isto e as demonstrações vistas tais como os mestres que disputam golpear fundem nos estudantes (aparentes pelo careta dolorosa nas faces dos estudantes) sem sequer tocá-los.

Eu tenho visto também praticantes do chi em Taiwan entortar longas vigas de metal usando apenas seus pescoços, e eu inspeccionei as vigas mais tarde e foram feitas de aço verdadeiro.
(Foi-me dito que este era um prodígio comum do chi na Ásia.)

Uma vez em um dojo, eu prendi os dois pauzinhos [que os asiáticos usam para comer] em minhas próprias mãos quando um estudante usou o papel que os pauzinhos foram tirados, para os quebrar.
(eu tenho ainda os pauzinhos quebrados hoje.)

Seria realmente justiça poética eu penso, para um céptico sentir os efeitos do chi em primeira mão

Em todo o caso, a questão sobre a medicina/tratamento alternativo é que ela/ele PODE trabalhar e tem trabalhado.

Agora eu não sou uma daquelas pessoas anti-farmacêuticas da companhia que acredita em renunciar todas as drogas farmacêuticas no lugar de remédios com base em ervas ou dos tratamentos alternativos.

Algo que concerne aos cépticos é que as pessoas podem arriscar suas vidas por tratamentos convencionais renunciando às drogas para remédios alternativos preferivelmente.

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Mensagem  Ave sem Ninho Qui Set 12, 2013 10:05 pm

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Isto, eles mantém, é o perigo da medicina alternativa.
(Michael Shermer ama dizer que isso é sua motivação para desmistificar) entretanto, eu não advogo isso.
Eu penso de que eles devem ser usados em conjunção.

Se alguém quiser tentar um remédio alternativo que pareça funcionar, ele/ela devem ter adicionalmente uma medicação prescrita dada por um médico licenciado.

O que os cépticos não aprecem perceber, é que a regra do senso comum é que se algo FUNCIONA, então as pessoas terão e tem o direito de usar isso novamente, até que pare de funcionar.

É raciocínio sadio simples usar o que simplesmente funciona, e todas as criaturas desde o começo de nosso planeta fizeram isso!

Assim eu encontro impar que muitos cépticos estejam avisando para as pessoas pararem todos os remédios alternativos mesmo se eles funcionarem, curarem pessoas, ou salvem vidas.

Está aqui um exemplo de o que eu quero dizer quando digo isso tudo, de um artigo sobre Homeopatia (energia da água) em Psicologia Hoje (Março/Abril 2004)
www.psychologytoday.com/htdocs/prod/ptoarticle/pto-20040302-000003.asp

Amy Lansky não se importa se a homeopatia é uma das Terapias alternativas americanas mais aceitas.

Depois de Nove meses de tratamento homeopático, Max era uma Criança diferente:
falante, activa, sociável e popular.

Sob a Direcção de Melnychuck, Lansky diminuiu gradualmente sua dose de  Carcinosin, eventualmente terminando.

Max continuou a melhorar.
Pelos cinco anos, ele estava virtualmente indistinguível de qualquer outra criança.

“Ele agora vê Melnychuck talvez duas vezes ao ano”, diz Lansky.
“No que me concerne, ele está curado”

A experiência de Max fez Lansky largar seu trabalho e estudar a tempo integral homeopatia.
No último outono, ela deu sua opinião.

"Como uma cientista," ela explica, "eu reconheço que a homeopatia é implausível.
Mas eu a vi curar meu filho."


Argumento 20: “Milagres são impossíveis e desafiam tudo que nós sabemos sobre a ciência e anatomia."

Esta é uma reivindicação extrema e quando não são todos os cépticos que aderem a ela, há alguns todavia.
Esta reivindicação é baseada em uma suposição à priori que nossas leis físicas são tudo o que existe.

Como os cépticos saberiam o todo o que é possível e impossível?
Nossas leis naturais são nossa interpretação de como o universo trabalha.

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Mensagem  Ave sem Ninho Qui Set 12, 2013 10:07 pm

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Estas leis são sujeitas à mudança porque descobertas novas são feitas, que é como a ciência foi sempre.
(veja refutações ao argumento 10).

Princípios científicos actuais somente reflectem o conhecimento actual que foi testado e replicado, não tudo o que é ou pode ser.

De facto, o que é considerado ser miraculoso ou super natural no início girou frequentemente para fora para ser natural ele é compreendido uma vez.

Dean Radin elabora neste em seu livro O Universo Consciente: A verdade científica de fenómenos Psíquicos: (página 19)

Mas alguns séculos atrás virtualmente todos os fenómenos naturais foram pensados serem manifestações de agentes super naturais e de espíritos.

Com os anos da investigação sistemática, muitos destes fenómenos são compreendidos agora em termos completamente ordinários.
Assim, é inteiramente razoável esperar que os assim chamados milagres sejam simplesmente indicadores de nossa ignorância actual.

Algum evento pode ser mais propriamente classificado primeiramente como paranormal, a seguir como normal uma vez nós desenvolvemos uma explicação científica aceitável.

Como o astronauta Edgar Mitchell colocou:
"não há nenhum fenómeno não-natural ou super natural, somente as aberturas muito grandes em nosso conhecimento de o que é natural, particularmente a respeito de ocorrências relativamente raras."

A história mostrou que aqueles que usam a palavra "impossível" são geralmente provados estarem errados de um jeito ou de outro.
Muitas coisas que foram ditas serem impossíveis em um ponto foram provadas mais tarde ser possíveis como o voo, a viagem no espaço, a relatividade, a teoria do quantum, etc..

Como Arthur C. Clarke, inventor do satélite de comunicações e o autor de 2001: Uma odisseia no espaço, afirmou:
"Quando um distinto mas idoso cientista indica que algo é possível, ele está provavelmente certo.
Quando indica que algo é impossível, está muito provavelmente errado."


- Primeira Lei de Arthur C. Clarke

Em um ou outro caso, os milagres acontecem.
Muitos doutores e enfermeiras podem atestar isto.
A pergunta é, e os skeptics gostam de mostrar isso também, em como você define um milagre.

Os cépticos aceitarão geralmente milagres tais como o milagre da vida e da ciência, ou milagres devido às coincidências e às ocorrências de chances raras tais como a remissão espontânea, mas não se envolvem forças super-naturais ou a intervenção divina.

Diversas explicações possíveis dos milagres são forças super-naturais, intervenção divina, habilidades psíquicas, poderes desconhecidos e habilidades de cura da mente, remissão espontânea da doença, possibilidade, ou causas naturais não compreendidas ainda.

Qualquer que seja o caso, o argumento "milagres são impossíveis" é ilógico porque os milagres já têm acontecido.

Há uma ampla evidência tanto dos relatos anedóticos como de evidência forte dos raios X da região afectada do corpo do paciente em que foram feitos exame antes e depois do milagre.

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Críticas aos “Cépticos” - Página 5 Empty Re: Críticas aos “Cépticos”

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Set 13, 2013 10:48 pm

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De facto, de acordo com uma votação da Newsweek, descrita maio no 1, 2000 emita, 84 por cento de americanos adultos dizem que acreditam que o deus executa milagres e um relatório de 48 por cento que experimentaram pessoalmente ou testemunharam.

Três quartos de católicos americanos dizem rezar para milagres, e entre não-Cristãos, e as pessoas não-religiosos, 43 por cento dizem que pediram intervenção do deus.

Agora, 48 por cento dos americanos são um número enorme, aproximadamente 150 milhões de pessoas.
E isso não pode ser tudo devido a má observação, erro, ou a desvios na curva de probabilidade.

O senso comum diz-nos que por essa estatística, tais relatórios difundidos apontam provavelmente para um fenómeno real, o que quer que possa ser.

Um caso documentado famoso de um milagre é o exemplo de Vittorio Michelli.

Michael Talbot em seu livro O Universo Holográfico descreve o caso:

Talvez os mais poderosos tipos de crenças sejam todos aqueles que nós expressamos com a fé espiritual.

Em 1962 um homem chamado Vittorio Michelli foi admitido ao hospital militar de Verona, Itália, com um grande tumor cancerígeno em seu quadril esquerdo (veja fig. 11).

Tão terrível foi seu prognóstico que foi mandado para casa sem tratamento, e dentro de dez meses seu quadril desintegraria completamente, deixando o osso de sua coxa boiando em nada mais do que uma massa de tecido macio.

Ele estava literalmente, caindo aos pedaços.

Como um último recurso ele viajou a Lourdes e ele mesmo se tinha banhado na primavera (por este tempo estava em uma caixa de emplastro, e seus movimentos eram completamente restritos).

Imediatamente ao entrar na água teve uma sensação de calor mover-se através de seu corpo.
Depois que o banho que seu apetite retornou e sentiu a energia renovada.
Teve diversos mais banhos e retornou então para casa.

No curso do mês seguinte sentiu uma sensação crescente de bem-estar que insistiu que seus doutores o radiografassem outra vez.

Descobriram que seu tumor estava menor.
Ficaram tão intrigados que documentaram cada etapa em sua melhoria.

Foi uma coisa boa porque depois que o tumor de Michelli desapareceu, seu osso começou a regenerar, e a comunidade médica geralmente via isto como uma impossibilidade.

Dentro de dois meses ele estava de pé e andando outra vez, e o excesso o durante curso dos diversos anos seguintes seu osso reconstruiu-se completamente
veja fig. 12).

Um dossié do caso de Michelli foi emitido à comissão médica do Vaticano, levantou-se um painel internacional de doutores para investigar até tais matérias, e após ter examinado a evidência a comissão decidiu-se que Michelli tinha experimentado certamente um milagre.

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Mensagem  Ave sem Ninho Sex Set 13, 2013 10:49 pm

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Como a comissão indicou em seu relatório oficial, "uma reconstrução notável do osso e da cavidade ilíaca ocorreu.

Os raios X feitos em 1964, em 1965, em 1968 e em 1969 confirmam categoricamente e sem dúvida que algo nunca visto e ainda assim a reconstrução de um osso afligido tomou lugar de um tipo desconhecido nos anais da medicina do mundo."

(O'Reagan, relatório especial, p. 9.)

Alguns cépticos reivindicam que as curas milagrosas são devido às extensões na curva da probabilidade.

Seu raciocínio funciona assim:

"A maioria das pessoas que são seriamente doentes rezam para ou procuram a intervenção divina.

Esses que não o fazem são considerados trágicos e casos esquecidos.

Poucos casos que resultam em uma recuperação completa repentina ou entram na remissão espontâneo então são observados e atribuídos à prece ou à intervenção divina.

Estes casos naturalmente, são esses que chamam a atenção da mídia."

Entretanto, esta explicação quer dizer que qualquer coisa que nós não compreendemos deve ser devido à possibilidade.

A remissão espontânea certamente acontece também, mesmo àqueles que são ateus e àqueles que não rezam.

Mas mesmo assim, que pode dizer que a remissão espontânea é unicamente o resultado da possibilidade e da sorte?

A linha inferior é onde os milagres acontecem, isso é um facto.
Como nós os interpretamos é a questão.

Argumento 21: A Explicação Céptica para preces atendidas.

Dito como:
“A prece somente funciona porque você selectivamente se lembra das preces atendidas mas não das preces não atendidas, que ocorrem pelo acaso e coincidência.”

Apesar desta teoria poder ser verdadeira em alguns casos, isso não explica todos os acertos das preces atendidas.

Novamente, apenas porque os cépticos não possam ver como um Deus possa existir ou como algumas intenções podem afectar a realidade externa isso não significa que qualquer reivindicação de prece atendida é meramente o resultado do acaso.

Existem muitos contra-argumentos para isto e fortes evidências que a prece funciona.

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Mensagem  Ave sem Ninho Sex Set 13, 2013 10:49 pm

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Eu darei também minha própria teoria de como a prece funciona.

1) Primeiro de tudo, nós não sabemos sequer o que uma coincidência é realmente ou mesmo se existe realmente.

É apenas um termo para definir algo que se comporta imprevisivelmente ou não se comporta de acordo com um teste padrão que nós possamos ver.

De acordo com o físico David Bohm, pode haver dois tipos da ordem no universo, implícito e explícito.
(veja seu livro Wholeness and the Implicate Order).

As coisas que parecem aleatórias podem no facto conter um grau mais elevado de ordem que nós não possamos perceber.

2) Segundo, como eu ouvi um pregador dizer "se a prece respondida for coincidência, então muito mais coincidências vem à tona quando eu rezo do que quando eu não rezo."

Para pessoas espirituais ou religiosas, rezar resulta em uma taxa mais elevada das coincidências que ajudam a manifestar o desejo ou vontade, frequentemente mais elevado do que pelo mero acaso.

Naturalmente, há incontáveis acertos de preces respondidas de maneiras miraculosas ou às vezes humorísticas.

Como o professor Greg Boyd de Teologia da Universidade de Bethel me disse em um email:

"Minha esposa rezou que Deus honraria um “acordo” com ela sobre com quem ela se casaria (este negócio incluiu seu futuro marido dizendo uma frase particularmente incomum), e apesar de toda minha frustração em saber que ela tinha feito tal negócio, eu disse o que estava" incluído "em seu acordo com Deus sem sequer realmente saber o que a frase era, não somente isto, era a última coisa que eu disse a ela, diversas vezes, imediatamente antes que eu sentisse distintamente Deus me guiando para lhe propor."

"A frase era" É bom estar vivo."

Isto parece como uma coisa razoavelmente incomum de dizer desde que é tão óbvio em um certo nível.

Em todo o caso, não é algo que seria provável de eu dizer em um dia normal.

No dia de nosso "noivado" eu disse isto diversas vezes justamente no momento certo (durante uma prece sobre nosso relacionamento) e após a prece (nós rezávamos juntos) seguiu-se imediatamente uma conversação um tanto longa de porque eu não acreditava em casamentos de forma alguma.

Parece que Deus às vezes tem um senso de humor.

" Surpreendente, há aqueles que tem quase toda a prece atendida porque seus motivos vêm de um coração puro que esteja em sintonia com os valores de sua fé.

O que isto significa é que as preces cristãs parecem ser atendidas muito mais quando pedem por coisas que um cristão supostamente quer.

O mesmos com preces das demais religiões.
Este foi o ocorrido em minha própria experiência também.

Quando eu era um cristão devoto aos 14, eu era o único cristão em minha família e não tinha mais ninguém para compartilhar de minha fé ou a ir à igreja.
Eu me sentia só e incompleto sobre isto.

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Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Set 14, 2013 9:45 pm

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Assim uma noite eu rezei e pedi que a Deus que me enviasse alguns amigos cristãos. Duas noites mais tarde, eu recebi uma ligação de um velho amigo que eu não falava há mais de um ano.

Ele não é o tipo de pessoa que faz ligações para qualquer um, assim nenhum de nós sabia porque ele decidiu me ligar.

Após termos conversado algumas vezes, nós começamos o assunto de igreja e de religião.
Nós ficamos surpreendidos de saber que nós éramos ambos cristãos devotos!

Quando eu lhe expliquei que eu não tinha nenhum amigo ou igreja cristã para ir, convidou-me calorosamente a sair com seu grupo da juventude da igreja ao qual ele ia regularmente.

Na noite de sexta-feira, nós fomos a seu grupo da juventude e saímos por toda a noite.
Nós fomos ao jóquey, jogamos mini-golfe, charadas, Pictionary, chute-a-lata e tivemos muitos divertimentos.

Eu gostei das pessoas de seu grupo da juventude, eram sinceras e não tinham atitudes ou pré-julgamentos.

Eu me senti muito confortável em torno deles.
A partir daí, eu comecei a andar com o grupo da juventude regularmente.

Agora um céptico poderia dizer que o amigo me chamou por pura coincidência, mas eu não apostaria nisso porque foi estranha como este amigo ao qual eu já fava há mais de um ano de repente saído do nada ligou-me algumas vezes.

Nem ele sabia porque havia feito aquilo.
Apesar disso minha prece por amizades cristãs foi respondida.

3) Terceiro, baseado em conversações com alguns amigos cristãos meus, eu encontrei que Deus não responde apenas às preces com as coincidências. Há um tipo mais surpreendente de prece atendida.

Frequentemente, como em meu próprio caso acima, uma prece é atendida com a ajuda de pessoas que elas mesmas não sabem porque estão fazendo o que estão fazendo.
(como se hipnotizadas)

Nick, um cristão amigo meu, relatou-me uma fascinante transformação de fé ocorrida em sua vida.

Após estar afastado de sua fé cristã por anos, um dia seu barco pesca afundou em águas profundas e nada que os mergulhadores profissionais fizeram pôde tira-lo.

Após meses de tentativas sem sucesso, ele e os mergulhadores desistiram.
Então um amigo dele disse-lhe que "você terá seu barco novamente. Deus verá por você."
Logo após, apareceu um desconhecido chamado Nick e ofereceu ajuda para soltar o barco dele.

Este rapaz disse ter ouvido que Nick precisava de ajuda e percorreu grandes distâncias até encontrar o número de telefone de Nick e o contactar.

Como se sabe, estranhos não tendem a percorrer grandes apenas para ajudar-lhe por nenhuma razão!
Isso não parece como uma coincidência ordinária.

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Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Set 14, 2013 9:46 pm

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Este desconhecido ofereceu mesmo pagar todas as despesas de retirar o barco! (eu já ouvi falar de aptos aleatórios da bondade, mas este é fenomenal!) Ocorreu dele quase afundar novamente depois que se soltou, mas o resgate salvou-o bem a tempo.

No dia seguinte, uma história curta sobre seu barco (o nome do barco foi mencionado no cabeçalho) que “ressurgiu” do mar apareceu no alto do cabeçalho da primeira página, acima da história da chegada do papa João Paulo na cidade!

Espantado, Nick chamou o jornal para saber como sua história trivial apareceu no cabeçalho da primeira página desde que não era um evento significativo ao público.

Entretanto, ninguém lá parecia saber porque estava lá ou chegou ali.
(Muito estranho!)

Este servido era um sinal tão poderoso Deus e testamento da fé a Nick, que dali por diante ele conduziu sua fé a uma vida baseada em Deus.
Muitos outros cristãos têm registos pessoais de preces atendidas similares a este naturalmente.

Parece que Deus de algum modo hipnotiza pessoas (por falta de uma palavra melhor) para tender a alguma prece de alguém, desde que estas pessoas não se sabem porque estão fazendo algo que resulta em atender a prece de outra pessoa.

Mas não obstante isto acontece, e meu próprio exemplo no parágrafo acima atesta isto também.

4) Quarto, recentes estudos de preces feitos pela Universidade do Duque e outros revelaram o efeito que o poder da prece tem naqueles que são criticamente doentes.

Os testes duplo-cego feitos mostraram que aqueles que rezaram se recuperaram muito mais rapidamente e em uma taxa mais elevada do sucesso do que aqueles que não rezaram Como um de próprios artigos de Duque sumariou:
(]http://www.dukenews.duke.edu/Med/MANTRA2.HTM])

"Em um estudo de praticabilidade conduzido pela Universidade do Duque e pelos centros médicos Durham Veterans Affairs, pacientes do angioplastia com síndromes coronárias agudas que receberam as preces simultaneamente de sete seitas religiosas diferentes ao redor do mundo se recuperara de 50 por cento a 100 por cento melhor durante sua estada no hospital do que os pacientes que não receberam as preces destes grupos."

Enquanto nós não soubermos com certeza se é o próprio Deus quem está atendendo a estas preces, ou se estiverem sendo respondidos pelas habilidades psíquicas daqueles que rezam, a questão é que a prece parece trabalhar de maneiras que as coincidências ordinárias não podem explicar.

5) Quinto, em minha experiência com rezas, parecem que as rezas de uma natureza egoístas tendem a ser menos respondidas do que quando vêm de um desejo para o que é certo e melhor para todos.

Uma explicação metafísica para isto é que quando os desejos vêm de um motivo altruísta, alcançam a energia de planos astrais mais elevados de consciência.

Estes planos mais elevados são supostamente onde os seres espirituais mais avançados residem, incluindo deuses, Jesus, Buda, etc.

Talvez as rezas de uma natureza egoísta causem uma separação entre você e seu eu mais elevado que está harmonizado aos planos mais elevados.

Esta separação interna conduz-lhe para baixo ao trajecto do ego e da ilusão ao invés da unificação e da integridade.
Afinal, um reino dividido cai, mesmo se é um reino interno.

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Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Set 14, 2013 9:46 pm

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Esta teoria é subjectiva e não pode ser provada cientificamente neste momento, mas é uma possibilidade para considerar qual explicaria porque os motivos altruístas mais puros para a prece tendem a resultar em uma taxa mais elevada do sucesso.

Minha própria teoria de como e porque a prece funciona

Agora, você pode querer saber como as rezas e os milagres poderiam ser fenómenos super-naturais reais, apesar das religiões atrás deles não o serem.

Como poderia você harmonizar isso?
Bem, existem outras explicações que teoricamente as harmoniza.

Eu tenho uma teoria que eu chamo sociedades metafísicas.
Um colega canadense que eu tive em Formosa ajudou-me a formulá-la.
Nós estávamos falando sobre a religião e as preces atendidas, e como e porque funcionam.

Eu mencionei que eu tive algumas histórias surpreendentes de preces atendidas que eu sabia não serem apenas pura coincidência, quando eu era um cristão.

Ainda, a crença e as doutrinas do fundamentalismo cristão foram obviamente provadas falsas para mim no sentido literal, então eu estava tentando entender como as preces poderiam ainda ser atendidas.

Aaron, o colega com quem eu tive estas discussões, então começou a explicar a mim sobre "sociedades metafísicas."
Fez muitos do sentido para mim mostrou ser uma teoria unificadora.

Aqui está como funciona.

Como se sabe, na Nova Era da teoria quântica, o "pensamento cria a realidade" em um sentido universal, mesmo que em nossa dimensão, este princípio é reflectido muito mais fraca e lentamente do que em outras dimensões.

Consequentemente, quando um grupo de pessoas os recolhe para uma única finalidade, criam um determinado campo da energia entre eles que torna seu poder mais forte.

E isso é especialmente verdadeiro com as religiões organizadas.
E no caso do cristianismo, com um bilião de seguidores, o campo de energia seria muito poderoso certamente.

Consequentemente, quando alguém não é doutrinado no cristianismo, ele/ela transforma-se também em parte deste campo maciço da energia do grupo, e é governado por seus princípios, valores e opinião.

Como resultado, quando essa pessoa viver de acordo com os valores deste campo da energia, esta energia trabalha para ajudar a essa pessoa de muitas maneiras, incluindo a atender a suas preces.

Esse é o motivo, de quando eu era um cristão, que eu encontrei quando rezei para coisas que eu SUPOSTAMENTE era para rezar, que um cristão bom deve querer e desejar, teve uma probabilidade muito elevada de se manifestar e de vir a ser verdadeira, regularmente e facilmente.

Entretanto, quando eu rezei e pedi coisas de uma natureza puramente egoísta, teve uma probabilidade muito baixa de manifestar-se.
Eu observei este padrão.

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Mensagem  Ave sem Ninho Dom Set 15, 2013 8:54 pm

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E quando as preces se mostraram verdadeiras, se para mim ou outro, obviamente isso não era devido ás coincidências ordinárias ou a percepção e memória selectivas, porque as preces atendidas ocorreriam no meu modo de ver sobre probabilidades impossíveis de coisas que nunca acontecem, SINCRONIZADO todas para manifestar o resultado.

Às vezes, manifestando a prece, as pessoas seriam atendidas por pessoas que fizeram coisas estranhas e reivindicaram mais tarde que elas mesmas não tinham nenhuma ideia de porque o fizeram, mas o que elas fizeram atendeu a prece.

Este tipo de coisa diz a qualquer um que isso foi realmente uma prece atendida, e não a coincidência ou a memória selectiva.

Este mesmo "efeito da sociedade metafísica" acontece em outras religiões também, desde que as pessoas em outras religiões te preces atendidas também, tanto quanto elas estão de acordo com os valores de sua sociedade metafísica.

Eu mesmo ouvi que com Wiccans, quando fazem uma promessa a uma divindade e a quebram então sem pedir a permissão dessa divindade, então frequentemente colhem consequências más ou desastrosas, até que voltem atrás e peçam a permissão da divindade para partir.

Talvez, esta divindade que os Wiccans rezam também seja metafisicamente criada, em alguma outra dimensão ou na mente dos crentes, de modo que existam em um sentido metafísico, tendo o poder e a influência em nossos vidas, mundo físico e dimensão.

Argumento 22: A explicação céptica para sonhos precognitivos.

Dito como:
“A única razão pela qual os sonhos precognitivos viram realidade é que você se lembra selectivamente quando seus sonhos viram realidade mas não quando eles não viram, então atribuindo a isto precognição psíquica.”

Nós não sabemos tanto assim sobre de onde os sonhos vêm e o que significam para assumir que eles não são nada excepto pensamentos aleatórios e imagens.

Nós compreendemos como as pessoas sonham, mas não porque.
Os cépticos outra vez estão reivindicando inadvertidamente saber demasiado para declarar algo falso ou coincidente.

Adicionalmente, o facto é que existe evidência convincente para fenómenos psíquicos em geral tal como telepatia nos numerosos laboratórios que fizeram as experiências ganzfeld, a psicocinese dos programas de Princeton do PEAR por 20 anos, e visão remota/clarividência do SRI e de outros laboratórios de pesquisa, faz precognição muito mais provável por outro lado.

Veja você, quando uma forma de psi é provada, isso aumenta a plausibilidade de outras indicando que há certamente poderes paranormal da consciência que nós não compreendemos.

Argumento 23: A Hipótese do Cérebro Moribundo para Experiências Próximas da Morte.

Dito como:
"experiências próximas da morte (NDE) são simplesmente alucinações que opõem-se como resultado de um cérebro moribundo que se desliga de uma maneira que produz aquelas experiências.
Não são evidência de um pós-vida."


Este argumento, chamado Hipótese do Cérebro Moribundo, é sustentada por muitos cépticos e materialistas.

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Mensagem  Ave sem Ninho Dom Set 15, 2013 8:54 pm

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A céptica de NDE e Professora de Psicologia da Universidade de Londres Susan Blackmore é um dos proponentes principais desta teoria.

Em seu livro Dying to Live: Near-Death Experiences, ela discute que a NDE é meramente o resultado das alucinações do cérebro que emergem quando ele funciona mal e colapsa.

Entretanto, Greg Stone, um perito de NDE em minha lista da discussão, escreveu recentemente uma crítica elaborada e excelente do livro de Blackmore em seu artigo Crítica de Morrendo para Viver de Susan Blackmore.

O criticismo principal de seu trabalho por outros peritos de NDE tende a ser que ela desqualifica os vastos dados que não cabem em suas hipóteses.
Kenneth Ring autor de NDE, que escreveu Lições da Luz:

O Que Nós Podemos Aprender da Experiência de Quase Morte observou isto em um artigo que escreveu para a introdução de inverno de 1995 do Jornal dos Estudos de Quase-Morte (www.iands.org/journal.html]www.iands.org/journal.html).

Embora muitas características do NDE possam ser explicadas por processos neurológicos ou fisiológicos, isto não explica a mensagem que está sendo emitida.

De facto, os efeitos neurológicos podiam apenas ser os efeitos do resultado da NDE, ao invés da causa.
Talvez a analogia de TV/rádio para aNDE ajude a explicar isto melhor.

Como o investigador de EQM e o webmaster Kevin Williams de http://www.near-death.com]http://www.near-death.com relata:

Tal reducionismo, entretanto, pode somente explicar o mecanismo da experiência de quase morte, não necessariamente a própria experiência de quase morte.

Da mesma forma, é possível reduzir um jogo de televisão a seus elementos básicos tais como os eléctrodos e os tubos, mas se não pode satisfatoriamente explicar o show de televisão que está sendo executado usando termos reducionistas.

A respeito da base química da experiência de quase-morte e usando esta analogia da televisão, se o cérebro puder ser pensado como de um jogo de televisão, então a experiência de quase-morte pode ser pensada como o show de televisão que está sendo executado nele.

A ciência talvez seja capaz de quantificar tudo a respeito dos componentes do jogo de televisão (isto é o cérebro), mas a ciência é incapazes de quantificar satisfatoriamente o show de televisão que está sendo executado nele (isto é a experiência de quase-morte).

1) Primeiro e mais importante, existem muitos casos bem documentados onde os que sofreram EQMs quando fora do corpo podiam ver detalhes específicos e ouvir conversações em outros quartos e lugares muito distantes dos quais não poderiam ter conhecimento anterior, no entanto no retorno ao corpo descobriu que o que viu ou ouviu foi de facto verificado ser exacto e verdadeiro.

Este é um fenómeno que os cépticos e os materialistas não têm podido ainda explicar não importa quão duramente tentem.

Blackmore ela mesma sabe sobre estes casos e menciona-os mesmo em seu livro, mas desqualifica-os simplesmente afirmando que não acredita neles.

Isto naturalmente reflecte o modelo mental fechado dos cépticos que desqualificam os factos e os dados que não cabem em suas hipóteses.
Se NDE e OBE fossem sonhos ou apenas alucinações, então estas percepções à distância não seriam exactas.

A separação do espírito do corpo ou a habilidade da mente de visão remota são as melhores hipóteses em que cabem estes dados bem documentados.

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Mensagem  Ave sem Ninho Dom Set 15, 2013 8:55 pm

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Um exemplo famoso disto é o exemplo de uma enfermeira chamada Kimberly Clark.

Talbot descreve este incidente em O Universo Holográfico: (página 231-232)

Não obstante tais factos, nenhuma quantidade de registos estatísticos são convincentes quanto narrações reais de tais experiências.

Por exemplo, Kimberly Clark, uma trabalhadora social do hospital em Seattle, Washington, não considerava OBEs seriamente até que encontrou um paciente coronário nomeado Maria.

Diversos dias após ser admitida no hospital Maria teve um ataque cardíaco e reviveu rapidamente.
Clark visitou-a posteriormente nessa tarde esperando encontrá-la ansiosa sobre o facto de seu coração ter parado.

Como tinha esperado, Maria estava agitada, mas não pelo motivo que tinha antecipado.

Maria disse a Clark que tinha experimentado algo muito estranho.

Depois que seu coração tinha parado encontrou-se de repente olhando para baixo do tecto e prestando atenção aos doutores e às enfermeiras trabalhando nela.

Então algo sobre a entrada de macas do quarto de emergência distraiu-a e assim que ela “pensou em si mesma” lá, estava lá.

Posteriormente Maria "pensou no caminho" até o terceiro andar do edifício e encontrou-se "observando um cadarço" em um sapato de ténis.

Era um sapato velho e observou que o dedo do pé pequeno tinha desgastado bastante na fabricação.

Observou também diversos outros detalhes, tais como o facto que o cadarço estava preso sob o salto.

Depois que Maria terminou seu relato implorou a Clark que fosse até o parapeito e ver se havia um sapato de modo que pudesse confirmar se sua experiência era real ou não.

Céptica mas intrigada, Clark saiu e olhou para cima para o parapeito, mas não viu nada.

Foi até o terceiro andar e começou a adentrar e a sair dos quartos dos pacientes que olhando através das janelas tão meticulosamente que teve que pressionar sua cara de encontro ao vidro apenas para ver totalmente o parapeito.

Finalmente encontrou um quarto onde pressionou sua cara de encontro ao vidro e olhou para baixo e viu o sapato de ténis.

Ainda, de seu ponto de observação não poderia dizer se o dedo do pé pequeno desgastou um lugar do sapato ou se alguns dos outros detalhes que Maria descreveu estavam correctos.

Não até que recuperou o sapato que confirmou várias observações de Maria.

"A única maneira dela ter tido tal perspective era se flutuasse directamente para fora e muito rente ao sapato de ténis," indica Clark, que desde então se transformou em uma crente em OBEs.
"Era evidência muito concreta para mim."

(nota de rodapé 8)
Bruce Greyson e C. P. Flynn, A Experiência de Quase-Morte (Chicago: Charles C. Thomas, 1984), como citado em Stanislov Grof, A Aventura da Descoberta do Eu (Albany, N.T.: Imprensa de SUNY, 1988), pp. 71-72.

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Mensagem  Ave sem Ninho Seg Set 16, 2013 9:50 pm

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Adicionalmente, os estudos de pesquisa suportam estas reivindicações também.
Um exemplo é a experiência feita pelo Cardiólogo Michael Sabom.

Talbot descreve este também: (página 232-233)

Experimentar uma OBE durante um ataque cardíaco é relativamente comum, tão comum que Michael B. Sabom, um cardiólogo e professor da medicina na Universidade de Emory e um médico da equipe de funcionários no Centro Médico da Administração dos Veteranos de Atlanta, ficou cansado de ouvir seus pacientes recontarem tais "fantasies" e decidiu por fim a isto de uma vez.

Sabom seleccionou dois grupos de pacientes, um composto de 32 pacientes cardíacos que tinham relatado EFCs durante seus ataques cardíacos, e um composto de 25 pacientes cardíacos que nunca tinham experimentado uma OBE.

Entrevistou então os pacientes, pedindo aos que sofreram EFCs para descrever seu próprio ressuscitamento como o tinham testemunhado do estado fora do corpo, e pediu a que não experimentaram para descrever o que imaginaram que devia ocorrer durante seu ressuscitamento.

Dos que não experimentaram, 20 cometeram erros importantes quando descreveram seus ressuscitamento, 3 deram descrições correctas mas gerais, e 2 não tiveram nenhuma ideia do que tinha ocorrido.

Entre os que experimentaram, 26 deram descrições correctas mas gerais, 6 deram descrições altamente detalhadas e exactas de seu próprio ressuscitamento, e 1 foi tão perfeito que Sabom se espantou.

Os resultados inspiraram-no a se aprofundar mais no fenómeno, e como Clark, se transformou em um crente ardente e a ler extensamente o assunto.

Parece "não haver nenhuma explicação plausível para a exactidão destas observações que envolvem os sentidos físicos usuais," diz. "A hipótese da experiência fora-do-corpo parece simplesmente caber melhor com os dados em mãos."

(nota de rodapé 9)
Michael B. Sabom, Lembranças da Morte (New York: Harper & fileira, 1982), p. 184.

Igualmente significantes são os estudos que apoiam a validade de Experiências Fora do Corpo (EQMs são consideradas um tipo de EFC).

Rick Stack descreve um exemplo notável desta em seu livro Aventuras Fora do Corpo (página 12-13)

Um estudo notável por Osis e por McCormick envolveu um sujeito tentar sair do corpo e ver um alvo que estivesse contido dentro de um dispositivo ótico de imagem e poderia ser visto somente de uma posição específica.

O alvo era um retrato composto de diversos elementos.
Estes elementos não eram fisicamente conectados em nenhum lugar dentro do instrumento.

Se você olhasse através da janela de um ponto de vista directamente na frente do instrumento, entretanto, os vários elementos do alvo objectivo se juntariam como uma ilusão de óptica.

O sujeito da OBE, Alex Tanous, foi instruído para projectar-se no quarto com o alvo, que estava diversos quartos afastado, e tentar vê-lo.

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Críticas aos “Cépticos” - Página 5 Empty Re: Críticas aos “Cépticos”

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Set 16, 2013 9:50 pm

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Entrementes, os experimentadores tentaram medir efeitos físicos na posição do alvo (os efeitos que podem ser causados pela presença do sujeito fora-do-corpo).

Colocaram placas de sensor em uma câmara protegida na posição da visão.

Os sensores eram capazes de escolher movimentos muito pequenos, ou vibrações, que gerariam então impulsos eléctricos em calibres de tensão extremamente sensíveis.

Estes calibres de tensão permitiram consequentemente os experimentadores anotarem muitas mudanças minuciosas na vibração das placas de sensor.

Tanous foi levado a acreditar que os calibres de tensão seriam usados somente para uma tarefa subsequente a fim reduzir a possibilidade que ele tentasse deliberadamente afectar os sensores ao tentar ver o dispositivo óptico da imagem.

Osis e McCormick pensaram de que a OBE pudesse ser um estado que flutuasse com respeito ao grau de externalização;
quer dizer, talvez existam graus de claridade na intensidade do estado fora-do-corpo.

Pode ser possível, por exemplo, estar parcialmente fora e parcialmente em seu corpo.

Os investigadores hipotetizaram que quando o sujeito da OBE estava o mais inteiramente para fora e, consequentemente, capaz de ver mais exactamente o alvo, haveria um efeito (físico) mecânico maior causado pela presença do sujeito fora-do-corpo do que haveria quando o sujeito estivesse menos para fora e, consequentemente, menos capaz de ver exactamente o alvo.

Os resultados do estudo de Osis-McCormick suportaram sua hipótese "que os efeitos cinéticos ostensíveis involuntários podem ocorrer como subprodutos da visão estreita localizada de FC [fora do corpo]."

Ou seja o movimento ou os efeitos físicos aparentemente involuntários podem ocorrer quando alguém vê algo em uma posição específica ao sentir que está para fora do corpo.

O nível da activação do calibre de tensão que ocorreu quando o sujeito via o alvo e marcou “acertos” era significativamente mais elevado do que quando o sujeito marcou “erros”.

Os estudos dão alguma sustentação ao conceito que a vibração maior das placas de sensor foram causadas por alguma parcela exteriorizada da personalidade do sujeito. [5] (nota de rodapé 2)

2. "Efeitos Cinéticos na Posição Ostensiva de uma Projecção Fora do Corpo durante Testes perceptuais" Jornal da Sociedade Americana para a Pesquisa Psíquica 74 (1980): pp. 319-329.

Outro exemplo notável foi feito por Charles Tart, onde uma garota conhecida como Miss Z foi capaz de identificar um número de 5 dígitos sobre sua cama numa posição em que ela somente poderia ver caso ela tivesse flutuado até lá.

Este experimento é descrito em http://www.paradigm-sys.com/cttart/sci-docs/ctt68-apsoo.html [6]

2) Segundo, NDE resultam geralmente em efeitos em mudanças de vida permanentes visto que os sonhos e as alucinações não.

Geralmente, as experiências reais são o que causam a mudança, as imaginárias não.

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Mensagem  Ave sem Ninho Seg Set 16, 2013 9:51 pm

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Os que sofrem EQM relatam geralmente que através de sua EQM eles ganham um conhecimento profundo valioso do universo, sobre eles mesmos, o que suas vidas são realmente e como nós somos realmente todos conectados numa vasta superconsciência etc.

Muitos relatam também as revisões de vida onde tudo que eles fizeram aparece por um breve momento e sentem o impacto de suas acções mos outros, o que permite que reavaliem suas vidas de uma perspectiva muito mais elevada.

Em consequência, muitos aprendem a amar mais altruisticamente e a ser mais menos egoísta.

Além disso, a maioria dos que sofrem EQMs perde totalmente o medo da morte também, reivindicando que descobriram que a morte é apenas uma entrada, não o final.

3) Terceiro, pessoas que tiveram EQM quando foram declaradas absolutamente com linhas rectas de EEG em sua actividade cerebral.

Toda a actividade no cérebro/mente, mesmo pensamentos simples, resulta na actividade de algum EEG.

Consequentemente, deve ser impossível (de acordo com a ciência materialista) ter qualquer tipo da experiência consciente quando seu cérebro mostrar uma linha recta de EEG, contudo isto aconteceu com EQM.

4) Quarto, algumas pessoas tiveram NDE mesmo quando não estavam no perigo de morte.

O Dr. Melvin Morse observou alguns destes em seu artigo São Experiências Próximas da Morte Reais?: (http://www.melvinmorse.com/e-what.htm)

As experiências ocorrem não somente a cérebros disfuncionais moribundos.

O Jornal do Clube Alpine Suíço, na última edição de 1800, relatou 30 registos em primeira-mão dos escaladores de montanha que caíram das alturas grandes e viveram.

Os escaladores relataram estar fora de seu corpo físico, ver o Céu, ter revisões da vida, e mesmo ter ouvido o impacto de seus corpos que batem a terra.

Não foram feridos seriamente.

O Jornal Americano de Psiquiatria, em 1967, relatou as experiências de dois mineiros presos por dias em uma mina.

Estavam mais perto do que nunca da morte e tinham alimento e água adequados. Disseram que as realidades místicas abriram antes deles entrarem nos túneis.

Disseram também que um terceiro mineiro que parecia real a eles lhes ajudou a salva-los, mas desapareceu quando foram ressuscitados.

Para mais sobre EQMs, este Web site tem a informação mais extensa que eu jamais vi na Web: www.near-death.com.

Você pode também ir a www.spiritweb.com[/url] e seleccionar "Experiências de Quase Morte".

Procure também livros por autores tais como o Kenneth Ring, Raymond Moody, e PMH Atwater.

Em minha opinião, o maior e o mais fácil de ler é o livro é O Guia do Completo Idiota em Experiências de Quase Morte de PMH Atwater.

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Mensagem  Ave sem Ninho Ter Set 17, 2013 8:13 pm

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Nele, escreve da Hipótese do Cérebro Moribundo de Blackmore:

Uma parapsicologista na época de seu trabalho original mas actualmente focando na pesquisa psicológica, Blackmore escreveu um dos livros mais influentes na experiência de quase-morte – Dying to Live: Near-Death Experiences - na qual ela apresenta uma versão detalhada ta teoria do cérebro moribundo.

Sua intenção é prover uma interpretação materialista dos estados de quase morte.

A teoria de Blackmore é muito complexa para ser apresentada por inteiro aqui, mas o seguinte é um resumo disto:

Anoxia pode causar as ocorrências da audição de música (estimulando a região cochlear da orelha), vendo túneis, e vendo uma luz.

• Uma liberação desordenada de endorfinas na hora da morte é a fonte da euforia associada com o episódio de quase morte.

• As acções das endorfinas e os neurotransmissores causam em estruturas cerebrais como o hipocampo
(associado com a memória) a liberação de memórias armazenadas, tendo por resultado a revisão da vida.

• O sentido de perda de tempo são o resultado da avaria do senso de self de alguém na morte
(self é a base na qual nós distinguimos instantes de tempo).

Responder a cada um destes pontos não é necessário.

Em vez disso, nós podemos oferecer uma refutação a tudo citando o criticismo do Dr. Kenneth Ring na sua revisão excelente do livro de Blackmore no Jornal de Estudos de Quase-Morte (inverno 1995, p. 123):
"O estado do cérebro associado com o início de uma EQM explica a experiência ou apenas fornece acesso a ela?"

Ou seja embora muitos (todos?) dos fenómenos relatados de quase-morte pode ser investigados como respostas de nosso corpo moribundo, significando que essas respostas explicam o fenómeno, ou elas nos fornecem simplesmente uma maneira interessante de falar sobre eles?


Não há resposta.

Para ver isto, considere a experiência popular de Psych 101 de imaginar que você está comendo uma limão.
Faça essa experiência tão vívida, tão sensorialmente rica quanto você possa.

Se você a imaginar bastante fortemente, você provará a acidez e você começará a salivar – apesar de não haver limão em sua boca.
Assim a imaginação pode produzir as respostas físicas idênticas a uma experiência "objectiva".

Significa, então, que quando você está comendo uma limão real, ele não é o limão mas sua imaginação que está produzindo as sensações físicas você está tendo?

Bem, nós sabemos a resposta a isso.

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Mensagem  Ave sem Ninho Ter Set 17, 2013 8:13 pm

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Para pesquisar mais sobre EQM’s, veja os seguintes links.

Kenneth Ring’s book:[i] Lessons from the Light: What We Can Learn from the Near-Death Experience

http://www.melvinmorse.com/light.htm  (The website of Near Death Experience researcher and pediatrician Dr. Melvin Morse, M.D.)

http://www.near-death.com/ (Um site com uma lista de artigos compreensíveis de experiências de quase morte representando muitos pontos de vista.)

http://www.nderf.org/ (Outro site de artigos e histórias compreensíveis)

Journal of Near-Death Studies (www.iands.org/journal.html)

International Association for Near-Death Studies (IANDS) http://www.iands.org/

Evidência Médica para EQMs por Pin Van Lommel em resposta ao artigo “céptico” de Michael Shermer, Pin van Lommel apresenta fortes evidências científicas para a realidade das Experiências de Quase Morte.

Argumento 24: “Não existe tal coisa como alma ou espírito que vive após a sua morte.
Consciência é puramente neurológica e nada mais.”


Se você acredita nisto, então eu tenho um fantástico, obrigatório e um Web site completo para você analisar.
Enquanto neste momento nós não pudermos provar conclusivamente se ou há uma vida após a morte, há muitas categorias de evidência para ela.

Cheque esta opinião detalhada pelo Dr. Victor Zammit, advogado aposentado e investigador apaixonado da vida após a morte.

O livro do Sr. Zammit o qual detalha a evidência pela vida após a morte pode ser lido online ou baixado em http://www.victorzammit.com/book/index.html.
Seu livro lista 20 categorias de evidência para a vida após a morte.

Aqui estão os links para as categorias:

Um Advogado Defende a Causa do Pós-vida: Provas Objectivas Irrefutáveis - Por Victor Zammit

1. Opening statement - http://www.victorzammit.com/book/chapter01.html
2. Respected scientists who investigated - http://www.victorzammit.com/book/chapter02.html
3. Electronic voice phenomena (EVP) - http://www.victorzammit.com/book/chapter03.html

4, Instrumental transcommunication (ITC) - http://www.victorzammit.com/book/chapter04.html
5, Scole experiments prove the afterlife - http://www.victorzammit.com/book/chapter05.html
6. Einstein's E=mc2 and materialization - http://www.victorzammit.com/book/chapter06.html

7. Other psychic laboratory experiments - http://www.victorzammit.com/book/chapter07.html
8. Scientific observation of mediums - http://www.victorzammit.com/book/chapter08.html
9. Leonore Piper, a most powerful American medium - http://www.victorzammit.com/book/chapter09.html

10. Materialization mediumship - http://www.victorzammit.com/book/chapter10.html
11. Helen Duncan - http://www.victorzammit.com/book/chapter11.html
12. Direct voice mediumship - http://www.victorzammit.com/book/chapter12.html

13. Modern mediums who confound the skeptics - http://www.victorzammit.com/book/chapter13.html
14. The Cross Correspondences - http://www.victorzammit.com/book/chapter14.html
15. Proxy sittings - http://www.victorzammit.com/book/chapter15.html

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Mensagem  Ave sem Ninho Ter Set 17, 2013 8:17 pm

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16. Out of Body Experiences - http://www.victorzammit.com/book/chapter16.html
17. Remote Viewing - http://www.victorzammit.com/book/chapter17.html
18. Science and the Near Death Experience - http://www.victorzammit.com/book/chapter18.html

19. Science and apparitions - http://www.victorzammit.com/book/chapter19.html
20. Deathbed Visions - http://www.victorzammit.com/book/chapter20.html
21. The Ouija Board - http://www.victorzammit.com/book/chapter21.html

22. Xenoglossy - http://www.victorzammit.com/book/chapter22.html
23. Poltergeists - http://www.victorzammit.com/book/chapter23.html
24. Reincarnation - http://www.victorzammit.com/book/chapter24.html

25. Answering the closed-minded skeptics - http://www.victorzammit.com/book/chapter25.html
26. Closing statement: summing up the objective evidence - http://www.victorzammit.com/book/chapter26.html
27. What happens when we die? - http://www.victorzammit.com/book/chapter27.html

Bibliografia

Glossário


Além disso, em resposta ao desafio psíquico de um milhão de dólares do refutador e mágico James Randi o Dr. Zammit emitiu milhão dólares desafiando a qualquer um que puder refutar a evidência da vida após a morte detalhada em seu livro.

Você pode ler os detalhes deste desafio em: http://www.victorzammit.com/skeptics/challenge.html

Há incontáveis outros locais e informação que podem ser encontrados na Internet sobre este assunto, mas esse acima dar-lhe-á um ponto fantástico da vista geral para começar se você desejar pesquisar este tópico.

Verifique também o Web site da Sociedade Internacional da Sobrevivência em http://www.survivalafterdeath.org/home.htm.

Contém a notícia, os artigos, e a pesquisa sobre a vida após a morte.

Survival After Death - Campaign for Philosophical Freedom

Um site compilado por Michael Rolar, que foi um militante britânico de longa data no estudo do pós-vida a ser tratado como um ramo da física e para o relatório não-tendencioso dos meios de pesquisa da pós-vida.

Seu site contém muitos artigos e links úteis.
Um mais melhores artigos sobre lá é A Prova Científica da Sobrevivência Após a Morte.

Finalmente, como mencionado no argumento 16, Dr. Gary Schwartz do Laboratório de Energia Humana da Universidade de Tucson fizeram uma série das experiências na mediunidade que deram resultados preponderantes.

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