LUZ ESPÍRITA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Iniciação à doutrina espírita 3 - Aspecto científico do Espiritismo - Astolfo Olegário Oliveira Filho

Página 5 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Ir para baixo

Iniciação à doutrina espírita 3 - Aspecto científico do Espiritismo - Astolfo Olegário Oliveira Filho - Página 5 Empty Re: Iniciação à doutrina espírita 3 - Aspecto científico do Espiritismo - Astolfo Olegário Oliveira Filho

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Out 14, 2023 9:23 am

39 – A obsessão em crianças e os ovóides
Sumário: Como tratar a obsessão em crianças. – Orientações aos pais de crianças envolvidas em processo obsessivo. – Casos em que o perispírito pode assumir a forma ovóide. – Condições para que o ovóide retorna à condição normal.

A criança obsidiada precisa ser tratada com muito carinho e atenção
1. Tal como se dá com outras enfermidades que afectam as crianças, um quadro obsessivo que as atinja desperta em todos nós um sentimento profundo de comiseração e o ímpeto de aliviá-la e protegê-la. A criança obsidiada apresenta-se inquieta, irritada, com problema de comportamento impossível de ser explicado pela Psicologia.

2. Em verdade, as crianças acometidas pela obsessão quase sempre se encarnaram aprisionadas pelas reminiscências de existências passadas ou por lembranças dos tormentos que sofreram ou fizeram sofrer na erraticidade. A nova existência atenua bastante seus sofrimentos, constituindo oportunidade de refazimento para o Espírito, que poderá então exercitar a paciência, a resignação e a humildade.

3. As instituições espíritas podem prestar valioso auxílio às crianças obsidiadas por meio do passe e da água fluidificada, mas é imprescindível que elas sejam tratadas com muito carinho e atenção, visto que se, para as crianças em geral, carinho e atenção constituem necessidades psicológicas básicas, aquelas que padecem obsessão, justamente por estarem combalidas pelo sofrimento, têm maior necessidade de serem amadas.

4. É fundamental, em tais casos, a orientação espírita aos pais para que entendam melhor as dificuldades próprias da situação e adquiram melhores condições de ajudar o filho e a si próprios, pois muito provavelmente são cúmplices ou desafectos do passado, agora reunidos em provação redentora.

5. Os pais devem ser orientados no sentido de fazerem o culto do Evangelho no lar, a fim de beneficiarem o ambiente doméstico com recursos advindos da espiritualidade superior. As aulas de evangelização ministradas nos Centros Espíritas podem também proporcionar à criança esclarecimentos e o conforto necessário à superação das dificuldades que enfrenta.

O monoideísmo auto-hipnotizante pode levar o perispírito à forma ovóide
6. Várias consequências podem advir do desequilíbrio espiritual e das ideias de vingança. Uma delas, e das mais lamentáveis, é a retracção do corpo espiritual num corpo ovóide, fato que pode ocorrer nos seguintes casos:
a) Espíritos desencarnados em profundo desequilíbrio, com ideia fixa em desejos de vingança ou em apegos doentios. Esses Espíritos envolvem ou influenciam aqueles que são objecto de sua perseguição ou atenção e auto-hipnotizam-se com suas próprias ideias, que se repetem indefinidamente. É o que chamamos de monoideísmo auto-hipnotizante. Em face da ocorrência, o corpo espiritual se retrai, assemelhando-se eles a ovóides imantados às suas vítimas, que, em geral, aceitam-lhes a influenciação, em face de serem portadores de sentimentos de culpa, remorso ou ódio, factores predisponentes do fenómeno obsessivo.

b) Grandes criminosos. Ao desencarnar, esses Espíritos poderão ver-se atormentados pela visão repetida e constante dos próprios erros, em alucinações que os tornam dementados. O pensamento vicioso pode resultar no monoideísmo auto-hipnotizante e, como no caso anterior, o corpo espiritual se retrai, tomando a forma ovóide.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122625
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciação à doutrina espírita 3 - Aspecto científico do Espiritismo - Astolfo Olegário Oliveira Filho - Página 5 Empty Re: Iniciação à doutrina espírita 3 - Aspecto científico do Espiritismo - Astolfo Olegário Oliveira Filho

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Out 14, 2023 9:23 am

c) Espíritos de selvagens. O homem selvagem, quando retorna ao plano espiritual, após a morte do corpo físico, sente-se muitas vezes atemorizado diante do desconhecido. Habituado a uma vida primitiva, só tem condições de pensar em termos da vida tribal a que se habituou e, por isso, refugia-se na choça que lhe serviu de moradia terrestre, anseia por voltar ao convívio dos seus e alimenta-se das vibrações dos que lhe são afins. Nessas condições, estabelece-se o monoideísmo, isto é, a ideia fixa. O pensamento que lhe flui da mente permanece em circuito fechado, continuamente. É o monoideísmo auto-hipnotizante.

7. Não existindo outros estímulos, os órgãos do corpo espiritual se retraem ou se atrofiam, tal como ocorre aos órgãos do corpo físico quando paralisados. Aos poucos, esses órgãos transubstanciam-se quais implementos potenciais de um germe vivo entre as paredes de um ovo. Diz-se, então, que o desencarnado perdeu seu corpo espiritual, transformando-se num corpo ovóide, que guarda consigo todos os órgãos de exteriorização da alma, tanto no plano espiritual, quando no terrestre, como a semente que traz em si a árvore do futuro.

A reencarnação é que permite aos ovóides retornar à condição normal
8. Entende-se, portanto, por ovóide a atrofia ou retracção do corpo espiritual provocada pelo pensamento fixo-depressivo, em circuito fechado, no qual o Espírito desencarnado abstrai-se de tudo o mais para deter-se exclusivamente em um desejo ou em uma ideia de natureza inferiorizante.

9. Os obsessores utilizam-se desses ovóides para intensificar o cerco às suas vítimas, imantando-os a elas. Instala-se então o chamado parasitismo espiritual, por meio do qual o obsidiado passa a viver o clima criado pelos obsessores, agravado pelas ondas mentais altamente perturbadoras dos ovóides, fato esse que constitui uma subjugação gravíssima que pode lesar o cérebro ou outros órgãos que estejam sendo visados.

10. Somente por meio da reencarnação, juntamente com a nova forma carnal, é que o corpo espiritual em forma ovóide poderá retornar à sua condição normal, servindo a reencarnação como uma espécie de cirurgia reparadora, tal como se dá nos casos de lesões cerebrais decorrentes de actos suicidas.

Questões para fixação da leitura
1. Como as instituições espíritas podem auxiliar uma criança obsidiada?
As instituições espíritas podem prestar valioso auxílio às crianças obsidiadas por meio do passe e da água fluidificada, mas é imprescindível que elas sejam tratadas com muito carinho e atenção.

2. Que orientações devemos dar aos pais de crianças envolvidas em processos obsessivos?
Os pais devem ser orientados no sentido de fazerem o culto do Evangelho no lar, a fim de beneficiarem o ambiente doméstico com recursos advindos da espiritualidade superior. As aulas de evangelização ministradas nos Centros Espíritas podem também proporcionar à criança esclarecimentos e o conforto necessário à superação das dificuldades que enfrenta.

3. Que se entende, na terminologia espírita, por corpo ovóide?
Entende-se por ovóide a atrofia ou retracção do corpo espiritual provocada pelo pensamento fixo-depressivo, em circuito fechado, no qual o Espírito desencarnado abstrai-se de tudo o mais para deter-se exclusivamente em um desejo ou em uma ideia de natureza inferiorizante.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122625
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciação à doutrina espírita 3 - Aspecto científico do Espiritismo - Astolfo Olegário Oliveira Filho - Página 5 Empty Re: Iniciação à doutrina espírita 3 - Aspecto científico do Espiritismo - Astolfo Olegário Oliveira Filho

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Out 14, 2023 9:23 am

4. Em que casos pode o corpo espiritual retrair-se e assumir a forma ovóide?
Esse facto pode ocorrer principalmente nos casos de Espíritos desencarnados em profundo desequilíbrio, com ideia fixa em desejos de vingança ou em apegos doentios, dos Espíritos que foram na Crosta grandes criminosos e dos Espíritos de selvagens, que podem, às vezes, ficar atemorizados com sua situação post mortem.

5. Que é preciso para que o corpo ovóide retorne à sua condição normal?
O corpo espiritual em forma ovóide somente poderá retornar à sua condição normal por meio da reencarnação, que funciona, assim, como uma espécie de cirurgia reparadora, tal como se dá nos casos de lesões cerebrais decorrentes de actos suicidas.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122625
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciação à doutrina espírita 3 - Aspecto científico do Espiritismo - Astolfo Olegário Oliveira Filho - Página 5 Empty Re: Iniciação à doutrina espírita 3 - Aspecto científico do Espiritismo - Astolfo Olegário Oliveira Filho

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Out 14, 2023 9:24 am

40 – Obsessão e loucura
Sumário: Causas e factores que podem levar o indivíduo à loucura. – Diferença entre loucura e obsessão. – Consequências advindas da acção persistente dos obsessores. – Reflexos da acção obsessiva não devidamente tratada.

A loucura manifesta-se de duas maneiras distintas
1. A obsessão não é loucura, mas pode provocá-la. A ciência médica, no entanto, não leva em consideração este fato porque, em rigor, ainda não admite a sobrevivência da alma. A relutância na admissão do fenómeno obsessivo leva a sociedade científica, por isso, a considerar o problema da loucura limitadamente. Como ensinava Dr. Bezerra de Menezes, até hoje, a ciência só conhece a loucura que resulta, de um modo permanente, da perturbação do pensamento, com sua sede no cérebro.

2. As causas e as formas podem variar, mas o estado patológico do indivíduo é sempre o mesmo: a loucura caracterizada pela perturbação mental e com sede no cérebro.
Sem que o cérebro sofra, não pode haver, para a ciência, o fenómeno psíquico-patológico da loucura, embora dentro da sociedade científica – conquanto não admitido claramente – exista também a constatação da loucura sem o comprometimento cerebral.

3. Quando os médicos conseguem detectar lesões no cérebro, podem estabelecer uma conduta clínica, seja terapêutica, seja cirúrgica. Se, porém, a loucura se manifesta e
não se encontram lesões físicas no sistema nervoso, torna-se difícil, se não impossível, estabelecer um tratamento médico adequado. Essa é a razão pela qual, segundo os especialistas no assunto, o mais difícil no trato do problema é
estabelecer com precisão o diagnóstico.

4. A loucura – esclarece Dr. Bezerra de Menezes – manifesta-se de duas maneiras distintas: com e sem lesão cerebral. Em face disso, ele sugere que haja, para casos distintos, tratamentos diferentes. Os problemas orgânico-cerebrais devem ser tratados por médicos. Nos casos em que o problema não é de ordem material, deve-se proceder de forma a levar em conta as causas extra-físicas actuantes.
A obsessão, quando não tratada, pode levar à loucura

5. O cérebro é meramente um órgão físico, não o centro da inteligência humana, Ele é, e assim deve ser visto, um instrumento material de que se serve a alma quando unida ao corpo físico. É a alma quem pensa, raciocina, imagina. O cérebro é meramente veículo de sua manifestação. Se o cérebro traz alguma perturbação ou lesão, é natural que o desempenho da alma seja afectado, por não poder ela manifestar-se adequadamente valendo-se de um instrumento danificado.

6. A obsessão, cuja causa imediata é a influência de um agente externo à pessoa, é coisa diversa, embora traga para o indivíduo que a padece complicações que dificultam e tornam mais complicado o problema. Ela em si não constitui loucura, mas sua progressão para estágios mais adiantados, e sem o devido tratamento, pode levar a casos de loucura.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122625
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciação à doutrina espírita 3 - Aspecto científico do Espiritismo - Astolfo Olegário Oliveira Filho - Página 5 Empty Re: Iniciação à doutrina espírita 3 - Aspecto científico do Espiritismo - Astolfo Olegário Oliveira Filho

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Out 14, 2023 9:24 am

7. Esse pensamento foi-nos legado por Allan Kardec, que em O Livro dos Médiuns afirma que entre os que são tidos como loucos muitos há que são apenas subjugados por Espíritos, necessitados, portanto, de um tratamento moral e espiritual, enquanto que com os tratamentos corporais equivocados podem tornar-se verdadeiros loucos.

8. Assim, nos casos de obsessão o que vai determinar a perturbação na transmissão do pensamento é a interposição de fluidos do obsessor entre o agente (alma) e o instrumento (cérebro), com o que fica interrompida a comunicação regular entre os dois. A alma pensa correctamente, mas seu pensamento só se manifesta de maneira truncada, imperfeitamente, devido à barreira criada pelos fluidos emanados do obsessor.
Tanto na loucura como na obsessão o Espírito pode estar lúcido

9. Segundo Dr. Bezerra de Menezes, tanto na loucura como na obsessão o Espírito pode estar lúcido, mas se verifica uma irregularidade na transmissão ou manifestação do pensamento. Essa irregularidade é devida, no primeiro caso (loucura), à incapacidade material do cérebro para receber e transmitir fielmente as cogitações da alma do paciente. No segundo caso (obsessão), tudo se limita a não poderem tais cogitações chegar integralmente ao cérebro, tendo em vista a interposição de fluidos irradiados pelo perseguidor espiritual.

10. Devemos considerar, ainda, que a acção persistente e malfazeja de um Espírito sobre outro poderá, com o passar do tempo, produzir lesões físicas, às vezes irreversíveis.

11. Citadas largamente no Novo Testamento, as obsessões e as possessões eram muito comuns à época de Jesus.
Eis alguns exemplos bastante conhecidos:
Marcos (1:21-27) e Lucas (4:31-37) narram a cura que Jesus proporcionou a um “endemoninhado” em Cafarnaum.
Mateus (10:32-34) relata a cura de um “mudo endemoninhado”.
Mateus (12:22-28) fala de um indivíduo que, subjugado por seu obsessor, ficou mudo e cego.

12. Em todas essas narrativas destaca-se a figura ímpar de Jesus, que com sua bondade e força moral libertava a todos eles – obsidiados e obsessores – curando-os, visto que a imensa superioridade do Cristo dava-lhe tal autoridade sobre os Espíritos imperfeitos, que lhe bastava ordenar que se retirassem e eles de imediato obedeciam.

Questões para fixação da leitura
1. A loucura é sempre resultado de uma lesão cerebral?
Não.

2. A obsessão pode levar o indivíduo à loucura?
Sim. Sua progressão para estágios mais adiantados, e sem o devido tratamento, pode levar a casos de loucura.

3. Qual é basicamente a diferença entre loucura e obsessão?
Tanto na loucura como na obsessão verifica-se uma irregularidade na transmissão ou manifestação do pensamento. Essa irregularidade é devida, no primeiro caso (loucura), à incapacidade material do cérebro para receber e transmitir fielmente as cogitações da alma do paciente. No segundo caso (obsessão), tudo se limita a não poderem tais cogitações chegar integralmente ao cérebro, tendo em vista a interposição de fluidos irradiados pelo perseguidor espiritual.

4. A acção persistente do obsessor pode produzir lesões em sua vítima?
Sim.

5. Por que Jesus conseguia com uma simples ordem desfazer os casos de obsessão relatados pelos evangelistas?
Tal facto se devia a sua imensa superioridade sobre todas as demais pessoas, tanto os obsidiados quanto os chamados obsessores.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122625
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciação à doutrina espírita 3 - Aspecto científico do Espiritismo - Astolfo Olegário Oliveira Filho - Página 5 Empty Re: Iniciação à doutrina espírita 3 - Aspecto científico do Espiritismo - Astolfo Olegário Oliveira Filho

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Out 14, 2023 9:24 am

41 – A obsessão e seu tratamento
Sumário: Como podemos neutralizar a influência negativa dos Espíritos. – Recursos espíritas utilizados no tratamento da obsessão. – Quando a tarefa desobsessiva se torna mais fácil. – A importância da prece nos casos de obsessão.

É indispensável fazer o bem e pôr toda a confiança em Deus
1. Neutralizar a influência dos Espíritos de natureza inferior equivale a prevenir a obsessão. Aliás, o vocábulo profilaxia tem exactamente esse significado, ou seja, a prevenção de doenças ou o emprego de meios que as possam evitar.

2. Para tanto é necessário, conforme ensina a questão 469 d´O Livro dos Espíritos, fazer o bem e colocar toda a nossa confiança em Deus. “Guardai-vos – acrescentou o benfeitor espiritual que respondeu referida questão – de atender às sugestões dos Espíritos que vos suscitam os maus pensamentos, que sopram a discórdia entre vós outros e que vos insuflam as paixões más. Desconfiai, especialmente, dos que vos exaltam o orgulho, pois que esses vos assaltam pelo ladro fraco.”

3. A obsessão – como já vimos – decorre sempre de uma imperfeição moral que favorece a acção do obsessor, que se vale então da sintonia que a imperfeição de um propicia ao outro. Deriva daí, para o obsidiado, a necessidade de trabalhar para melhorar a si próprio, o que muitas vezes é suficiente para livrá-lo do obsessor, sem necessidade de socorro externo.

4. Evidentemente, esse socorro torna-se necessário quando a obsessão progride para a subjugação ou a possessão, porque nesses casos o obsidiado perde a vontade e a capacidade de fazer uso do livre-arbítrio.
O passe magnético é sempre valioso no tratamento da obsessão

5. Nos casos graves de obsessão, ensina Kardec, o obsidiado fica como que envolto e impregnado de um fluido pernicioso do qual tem dificuldade de desembaraçar-se. Faz-se então necessária a actuação de um fluido bom, capaz de neutralizar o mau fluido, o que pode ser obtido por meio da terapêutica do passe magnético.

6. O passe magnético, observa André Luiz, como género de auxílio sem qualquer contra-indicação, é sempre valioso no tratamento ministrado aos enfermos de qualquer classe.
Obsessor e obsidiado são enfermos da alma e por isso beneficiam-se muito com o passe. Dificilmente, porém, basta uma acção mecânica para que o mal seja debelado: será preciso actuar sobre o ser inteligente causador da obsessão, ao qual devemos falar com autoridade.

7. Essa autoridade, não a possui quem não tenha superioridade moral, que decorre do aprimoramento moral do socorrista. Quanto maior o aprimoramento moral, maior a autoridade. Mas isso ainda não é tudo: para assegurar a extinção do processo obsessivo, é indispensável que o obsessor seja, por meio de instruções habilmente ministradas, convencido a renunciar aos seus desígnios, a perdoar e a desejar o bem, arrependendo-se dos prejuízos causados à sua vítima.

8. O trabalho torna-se mais fácil quando o obsidiado, compreendendo a situação, procura auxiliar com sua vontade e com suas preces a tarefa em curso. Se, porém, ele não fizer a parte que lhe cabe no processo, as dificuldades do tratamento serão muito grandes, sobretudo se ele se ilude com as qualidades do seu obsessor e se compraz no erro a que foi conduzido.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122625
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciação à doutrina espírita 3 - Aspecto científico do Espiritismo - Astolfo Olegário Oliveira Filho - Página 5 Empty Re: Iniciação à doutrina espírita 3 - Aspecto científico do Espiritismo - Astolfo Olegário Oliveira Filho

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Out 14, 2023 9:24 am

9. Em todos os casos de obsessão, a prece é e será sempre o mais poderoso meio de que dispomos para demover o obsessor dos seus propósitos maléficos.

Na desobsessão, a prática do amor e da caridade é fundamental
10. Em todos eles, também, a prática do amor e da caridade constitui outro recurso valioso, porque somente o amor, tal como nos foi ensinado e exemplificado por Jesus, conseguirá harmonizar indivíduos que se odeiam, pondo fim às ideias de vingança, às perseguições e aos sofrimentos daí decorrentes.

11. Não é difícil, portanto, perceber como os ensinamentos evangélicos nos fornecem excelente contribuição à terapêutica da obsessão, cujos passos podemos sintetizar nos itens que se seguem:
a. Conscientização, por parte do obsidiado e de seus familiares, de que a paciência é factor essencial no tratamento e que as imperfeições morais do obsidiado constituem o maior obstáculo à sua cura.
b. Fluidoterapia (passes magnéticos, radiações e água magnetizada).
c. Prece e vigilância permanente.
d. Laborterapia.
e. Renovação das ideias por meio da boa leitura, de palestras e da conversação elevada.
f. Culto evangélico no lar.
g. Doutrinação do Espírito obsessor, em grupos mediúnicos especializados, em cujas reuniões a presença do enfermo não é necessária e pode até mesmo lhe ser prejudicial.

Questões para fixação da leitura
1. Como podemos neutralizar a influência dos Espíritos de natureza inferior?
Neutralizar a influência dos Espíritos de natureza inferior equivale a prevenir a obsessão. Para isso é necessário, conforme ensina a questão 469 d´O Livro dos Espíritos, fazer o bem e colocar toda a nossa confiança em Deus. “Guardai-vos – acrescentou o benfeitor espiritual que respondeu referida questão – de atender às sugestões dos Espíritos que vos suscitam os maus pensamentos, que sopram a discórdia entre vós outros e que vos insuflam as paixões más. Desconfiai, especialmente, dos que vos exaltam o orgulho, pois que esses vos assaltam pelo ladro fraco.”

2. O passe magnético é importante no tratamento da obsessão?
Sim. O passe magnético, como género de auxílio sem qualquer contra-indicação, é sempre valioso no tratamento ministrado aos enfermos de qualquer classe. Obsessor e obsidiado são enfermos da alma e por isso beneficiam-se muito com o passe.

3. Quando a tarefa desobsessiva se torna mais fácil?
A tarefa torna-se mais fácil quando o obsidiado, compreendendo a situação, procura auxiliar com sua vontade e com suas preces a tarefa em curso.

4. A prece é um recurso importante na terapia desobsessiva?
Sim. Em todos os casos de obsessão, a prece é e será sempre o mais poderoso meio de que dispomos para demover o obsessor dos seus propósitos maléficos.

5. Quais são os recursos espíritas que podemos utilizar no tratamento da obsessão?
Conscientização, por parte do obsidiado e de seus familiares, de que a paciência é factor essencial no tratamento e que as imperfeições morais do obsidiado constituem o maior obstáculo à sua cura; fluidoterapia (passes magnéticos, radiações e água magnetizada); prece e vigilância permanente; labor terapia; renovação das ideias por meio da boa leitura, de palestras e da conversação elevada; culto evangélico no lar e doutrinação do Espírito obsessor, em grupos mediúnicos especializados.

Fim
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122625
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciação à doutrina espírita 3 - Aspecto científico do Espiritismo - Astolfo Olegário Oliveira Filho - Página 5 Empty Re: Iniciação à doutrina espírita 3 - Aspecto científico do Espiritismo - Astolfo Olegário Oliveira Filho

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Out 14, 2023 9:25 am

Bibliografia
AKSAKOF, Alexandre. Animismo e Espiritismo.
BARBOSA, Pedro Franco. Espiritismo Básico.
BASTOS, Demétrio Pável. Médium, quem é, quem não é.
BODIER, Paul. Como desenvolver a mediunidade.
BOZZANO, Ernesto. Animismo ou Espiritismo?
DELANNE, Gabriel. O Espiritismo perante a Ciência.
DENIS, Leon. Depois da morte.
DENIS, Leon. No Invisível.
DENIS, Leon. O Problema do Ser, do Destino e da Dor.
DOYLE, Arthur Conan. História do Espiritismo. Tradução do original The History of Spiritualism, por Júlio Abreu Filho.
FLAMMARION, Camille. O Desconhecido e os Problemas Psíquicos.
FRANCO, Divaldo P. Por Espíritos diversos. Depois da Vida.
FRANCO, Divaldo P. Por Espíritos diversos. Seara do Bem.
FRANCO, Divaldo P. Por Espíritos diversos. Sementeira de Fraternidade.
FRANCO, Divaldo P. Por Espíritos diversos. Terapêutica de Emergência.
FRANCO, Divaldo P. Por Joanna de Ângelis. Dimensões da Verdade.
FRANCO, Divaldo. Por João Cléofas (Espírito). Intercâmbio Mediúnico.
FRANCO, Divaldo P. Por Manoel Philomeno de Miranda. Grilhões Partidos.
FRANCO, Divaldo P. Por Manoel Philomeno de Miranda. Nos Bastidores da Obsessão.
GELEY, Gustave. O Ser Subconsciente.
JOÃO, apóstolo. Evangelho segundo João, 11:1-46.
KARDEC, Allan. A Génese.
KARDEC, Allan. O Céu e o Inferno.
KARDEC, Allan. O Evangelho segundo o Espiritismo.
KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos.
KARDEC, Allan. O Livro dos Médiuns.
KARDEC, Allan. O que é o Espiritismo.
KARDEC, Allan. Obras Póstumas.
LAPPONI, José. Hipnotismo e Espiritismo.
LOMBROSO, César. Hipnotismo e Mediunidade.
LUCAS, evangelista. Evangelho segundo Lucas, 7:11-17 e 8:41-56.
MARCOS, evangelista. Evangelho segundo Marcos, 5:21- 43.
MATEUS, apóstolo. O Evangelho segundo Mateus, 9:18- 26; 24:13.
MENEZES, Adolfo Bezerra de. A Loucura sob novo prisma.
MICHAELUS. Magnetismo Espiritual.
NACIONAL, Conselho Federativo. Orientação ao Centro Espírita.
PAULA, João Teixeira de. Dicionário Enciclopédico Ilustrado.
PERALVA, Martins. Estudando a Mediunidade.
PERALVA, Martins. Mediunidade e Evolução.
PERALVA, Martins. O Pensamento de Emmanuel.
PEREIRA, Yvonne A. Devassando o Invisível.
PEREIRA, Yvonne A. Por Bezerra de Menezes (Espírito). Dramas da Obsessão.
PEREIRA, Yvonne A. Recordações da Mediunidade.
PIRES, J. Herculano. O Espírito e o Tempo.
RIGONATTI, Eliseu. A Mediunidade sem lágrimas.
SCHUBERT, Suely Caldas. Obsessão/Desobsessão.
VIEIRA, Waldo. Por André Luiz. Conduta espírita.
WANTUIL, Zêus e THIESEN, Francisco. Allan Kardec.
XAVIER, Francisco Cândido. Por André Luiz. E a vida continua.
XAVIER, Francisco Cândido. Por André Luiz. Entre a Terra e o Céu.
XAVIER, Francisco Cândido. Por André Luiz. Libertação.
XAVIER, Francisco Cândido. Por André Luiz. Missionários da Luz.
XAVIER, Francisco Cândido. Por André Luiz. Nos Domínios da Mediunidade.
XAVIER, Francisco Cândido. Por Emmanuel. Emmanuel.
XAVIER, Francisco Cândido. Por Emmanuel. Encontro Marcado.
XAVIER, Francisco Cândido. Por Emmanuel. O Consolador.
XAVIER, Francisco Cândido. Por Emmanuel. Roteiro.
XAVIER, Francisco Cândido. Por Emmanuel. Seara dos Médiuns.
XAVIER, Francisco Cândido. Por Espíritos diversos. Dicionário da Alma.
XAVIER, Francisco Cândido. Por Humberto de Campos (Espírito). Novas Mensagens.
XAVIER, Francisco Cândido e VIEIRA, Waldo. Por André Luiz. Evolução em dois mundos.
XAVIER, Francisco Cândido e VIEIRA, Waldo. Por André Luiz. Mecanismos da Mediunidade.
XAVIER, Francisco Cândido e VIEIRA, Waldo. Por Emmanuel e André Luiz. Estude e Viva.
XAVIER, Francisco Cândido e VIEIRA, Waldo. Por Espíritos diversos. O Espírito da Verdade.


§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122625
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciação à doutrina espírita 3 - Aspecto científico do Espiritismo - Astolfo Olegário Oliveira Filho - Página 5 Empty Re: Iniciação à doutrina espírita 3 - Aspecto científico do Espiritismo - Astolfo Olegário Oliveira Filho

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos