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Fenómenos paranormais na literatura médica fumaça suficiente afiança uma procura pelo fogo

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Mensagem  Ave sem Ninho Seg Set 24, 2012 9:21 am

Robert S. Bobrow

Department of Family Medicine, Health Sciences Center, Stony Brook, New York, USA

Resumo

Fenómenos paranormais
– acontecimentos que não podem ser explicados pela ciência actual – são relatados regularmente na medicina.

As pesquisas mostraram que a maioria da população dos Estados Unidos e Grã-Bretanha possui ao menos uma crença paranormal.

A informação foi recuperada por procuras na MEDLINE usando as palavras-chave 'paranormal' e "psíquico", e da própria colecção do autor.

Os relatórios são predominantemente de médicos, e de literatura indexada revisada por pares da MEDLINE.

Isto é uma amostra representativa, já que não há nenhuma base de dados para fenómenos médicos paranormais.

São apresentados e discutidos:
um caso sistémico de eritematose lúpus curado por feitiçaria;

uma análise de estudos de cura à distância; acupunctura, como uma ponte entre o que agora é aceite mas que recentemente era considerada paranormal;
um estudo cuidadosamente-feito de um psíquico;

alucinações auditivas informando uma paciente, correctamente, que ela tinha um tumor de cérebro;
dois quase – idênticos relatórios de morte auto-prenunciada;


licantropia (a ilusão de ser um animal);
o desenvolvimento do inconsciente colectivo de Carl Jung colectivo inconsciente;

hipnose ainda questionada apesar do benefício terapêutico documentado, e um relatório bem documentado de uma pessoa falando uma linguagem estrangeira, aparentemente ignorante (xenoglossia) enquanto hipnotizada;

e múltiplos exemplos de crianças que revelam os detalhes da vida de uma pessoa morta desconhecida.


A incapacidade dos paradigmas existentes de explicar estas observações não as nega;
antes, revela uma necessidade para mais pesquisa.

Continua...
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Mensagem  Ave sem Ninho Seg Set 24, 2012 9:22 am

Introdução

Fenómenos paranormais
–acontecimentos que não podem ser explicados pela ciência existente – são ocasionalmente mas constantemente relatados na literatura médica.

Estes podem ser relatórios de caso, experimentações controladas de uma cirurgia, ou um estudo de um indivíduo particular.

O objectivo deste artigo é trazer conjuntamente uma colecção diversa de relatórios, predominantemente da literatura indexada revisada por pares da MEDLINE, que compartilha este tema.

Desde que progresso científico frequentemente começa com uma observação, espera-se que agrupando estes papéis antes isolados se crie um entendimento maior destes fenómenos.

Paranormalidade varia com o lugar e a época.

Evidência sugestiva de reencarnação é bastante paranormal no Ocidente;
na Índia dos Hindus, é aceite.

A acupunctura estava além da crença e da razão quando foi introduzida no Ocidente por volta de 1970.

Enquanto seu raciocínio científico permanece ardiloso, estudos legítimos subsequentemente validaram algum efeito terapêutico (1-3).

Por razões desconhecidas, o número de americanos que possui ao menos uma crença paranormal aumentou agudamente durante os últimos 25 anos (4).

A maioria da população agora aceita ao menos uma de tais crenças (4).

Numa votação patrocinada pela Newsweek em 1996, dois terços dos que responderam crêem que o poder de percepção extra-sensorial (PES) era real (5).

Numa votação da Gallup no mesmo ano achou que 72% dos americanos acreditam na existência literal de anjos (4).

A situação é semelhante na Grã-Bretanha:
numa pesquisa de 1997 da MORI (6), 7 de 10 pessoas acreditavam em alguma forma de actividade paranormal.

Numa pesquisa de 1998 da MORI, a maioria dos que responderam acreditavam em telepatia e PES.

Métodos

Não há base de dados todo – inclusivo para pesquisa paranormal ou inexplicada, nem existe um MEDLINE Medical Subject Heading (MeSH) para isto.

Portanto, as publicações citadas foram achados com MEDLINE (1966-2000) usando as palavras-chave "paranormal", e "psíquico", ou tomadas da colecção do autor de relatórios raros ou interessantes reunidos com o tempo.

Isto cria um viés de selecção, mas no caso de fenómenos inexplicados, um único estudo positivo, se a reportagem é precisa, exige atenção.

Por exemplo, se muitas pessoas que reivindicam capacidades psíquicas são estudadas e mesmo uma pessoa coerentemente parece tê-las, isto é significativo, desde que não há actualmente nenhuma base científica para capacidades psíquicas.

Esta revisão tenta apresentar um espectro de trabalho por médicos que fornecem explicações parciais para acontecimentos médicos inexplicáveis.
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Mensagem  Ave sem Ninho Seg Set 24, 2012 9:22 am

Feitiçaria

Uma entidade multifacetada que antecede o Cristianismo, a feitiçaria comumente se refere a um combate cerimonial de maléficas (ou negativas) forças espirituais.

Está num sentido oposto ao da oração, que se refere aos bons (ou positivos) poderes de espiritualidade.

Ironicamente, as pessoas ficaram conhecidas por orar para o infortúnio de seus inimigos, e Kirkpatrick (7) informou um caso bem documentado de feitiçaria que pareceu uma mulher de 28 anos filipina-americana systemic lúpus erythematosis com envolvimento renal.

A biopsia renal mostrou glomerulonephritits focal membranoso e doença imune-complexa; o paciente era proteinúrico (4 +) com RBC e moldes de WBC, anémico (Hgb 9,0 g/ dL) e teve um ESR (Westergren) de 149 mm/h.

Ela não podia tolerar a terapia de prednisone e os níveis de sorum creatinine começaram a subir. Relutante para tomar quantias crescentes de prednisone, ela retornou à remota aldeia filipina de seu nascimento onde o médico de feiticeira 'retirou a maldição colocada nela por um pretendente prévio'.

Retornou à América três semanas mais tarde, sem medicamento, parecendo normal.

Ela recusou mais testes ou tratamentos, e dois anos mais tarde passou por uma gravidez normal, com tranquilidade, com proteinuria intermitente, e deu à luz uma menina saudável.

Estava ainda bem quando o relatório foi publicado quatro anos depois de sua viagem. O autor achou improvável que a biopsia de lúpus positivo do paciente repentinamente desaparecesse, e não podia explicar isso.

Cura à Distância

Definido como 'um acto ciente, dedicado à actividade mental para tentar beneficiar a outra pessoa o fazendo bem tanto física quanto emotivamente a uma certa distância’, a ‘cura à distância' inclui estratégias que pretendem curar por alguma troca ou canal de energias supra-físicas' (8).

Como nenhum contacto directo ou ingestão ocorrem, poderia ser qualificada como feitiçaria.

Astin (8) revisou 5 estudos selecionados aleatoriamente sobre oração e 11 estudos de toque terapêutico sem contacto.

Um resultado positivo do tratamento em ao menos um dos efeitos foi mostrado para 2 dos 5 estudos de oração e para 7 das 11 publicações terapêuticas de toque.

Os 2 estudos positivos de prece, no entanto, feitos em unidades de tratamento coronário, fracassaram em corroborar um ao outro, já que os parâmetros de melhora não se sobrepuseram.

Resultados favoráveis para o toque terapêutico foram observados para dor, ansiedade, e a cura de ferida.

A base teórica para o toque terapêutico foi questionada, no entanto, num estudo onde médicos experientes eram incapazes de detectar um 'campo de energia' (a mão do examinador, a 8-10 cm. de distância) (9).

E um estudo recentemente publicado (10) descobriu que o toque terapêutico não era melhor que placebo para síndrome do túnel do carpo.

Astin também incluiu outras formas de cura à distância, tais como o Reiki, o qigong externo e a 'cura mental remota', a última mostrou um efeito favorável em pressão arterial diastólica num estudo controlado (11).
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Mensagem  Ave sem Ninho Seg Set 24, 2012 9:22 am

Acupunctura

Suficientemente influente para receber algum endosso do governo pela Conferência de Consenso de NIH (1998) pela 'eficácia... em adult postoperative and che¬motherapy náusea e em vómitos e em dor dental pós-operatório' (1), os mecanismos da acupunctura são ainda desconhecidos.

Além do mais, sua prática pode parecer misteriosa.

Considere um estudo controlado seleccionado aleatoriamente de moxibustion (a queimadura da erva da artemisa na pele em pontos de acupunctura - uma alternativa à cirurgia) para a correcção de apresentação de culatra (3).

Os indivíduos eram primigravidas na semana 33 de gestação de gravidez normal com diagnóstico de ecografia de apresentação de culatra.

A intervenção era a queimadura de artemisa para 15 minutos no lado exterior de cada dedo pequeno diário para 1-2 semanas.

75,4% dos fetos de grupo de tratamento tornou-se cephalic, ao contrário de 47,7% de ðp de controles <: 001Þ. Esta tradição chinesa antiga é suficientemente alheia a medicina Ocidental que a técnica podia assim como facilmente foi visto como uma forma de feitiçaria ou outra cura paranormal.

Aliás, Omura (12) observaram vários 'curandeiros mediúnicos em Brasil que incorporaram estímulo de pontos conhecidos de acupunctura assim como técnicas de qigong num ritual curador esquisito.

Assim, uma ponte potencial existe entre o que nós primeiramente viemos a aceitar (acupunctura) e o que é actualmente paranormal (cura mediúnica).

O Estudo de um Psíquico

Moss e outros (13) investigaram um estudante de faculdade masculino de 21 anos de idade que reivindicou capacidades psíquicas.

Tramaram uma série de experiências onde uma segunda pessoa, designada 'transmissor' foi levada a um local remoto e fornecida uma série de estímulos sensoriais, escolhidos aleatoriamente no momento do estudo.

O indivíduo, designado "receptor", tentaria caracterizar as experiências do transmissor.

A comparação foi feita com um receptor de controle.

Depois de uma análise qualitativa, e, tanto quanto possível, quantitativa, os resultados não deixaram nenhuma escolha aos autores excepto considerar a possibilidade de que o indivíduo... tinha algum tipo de percepção extra-sensorial’.

Alucinações Auditivas

Ouvir vozes pode ser psiquiatricamente normal (p. ex., a voz de um ente querido recentemente falecido enquanto se lamenta) ou anormal (associado com a esquizofrenia 60-90% do tempo, com mania 20% do tempo, e com depressão quase 10% do tempo) (14).

Azuonye (15) informou um 'diagnóstico feito por vozes alucinatórias que aparece desafiar qualquer princípio sabido de neuropsiquiatria.

O paciente era uma dona de casa de Londres in her late 30's sem histórico médico passado significativo começou a ouvir vozes dentro de sua cabeça que especificamente recomendavam que ela fizesse um scan C-T do cérebro para fazer um diagnóstico de tumor cerebral.

O psiquiatra a quem ela foi recomendada deu-lhe thioridizine, com desaparecimento temporário das vozes.

Mas quando estas retornaram, igualmente claras e específicas como antes , ele decidiu realizar o scan, para tranquilizá-la.

Levou vários meses para convencer o Serviço Nacional Britânico de Saúde da petição da 'necessidade médica', mas o scan finalmente foi feito.

Mostrou uma massa de parafalcina frontal posterior esquerda extensa, através do falx pelo lado direito.

A cirurgia foi feita, e um meningioma de 2,5 por 1,5 cm foi retirado.
As vozes 'despediram-se' quando o paciente acordou da anestesia, e nunca mais retornaram.

Ela estava bem 12 anos mais tarde, quando o artigo foi escrito.

O autor sentiu que essas alucinações meta-dirigidas eram uma apresentação incomum de uma lesão de massa que não deu nenhum outro sintoma ou sinal neurológico ou psiquiátrico.
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Mensagem  Ave sem Ninho Ter Set 25, 2012 9:24 am

Predição da Própria Morte

Dois relatórios que saíram na mídia merecem menção.

Um, em Life (1960) (16), foi revisado por Engel (17), em 1971;
o outro estava na Psychology Today, que eu informei (18), em 1983.

Ambos descrevem uma história notavelmente semelhante:
um homem no final dos 70's faz detalhou preparações como se estivesse para morrer, quando aliás não há nenhuma doença pendura como uma espada sobre a cabeça.

Estes arranjos são feitos em espíritos bons, enquanto membros de família são totalmente perplexos.
Então a família é chamada e os pertences finais são distribuídos, a seus protestos.

Quando o último item foi distribuído, o homem morre, repentinamente e sem dor, de uma apreensão cardíaca aparente (autópsias não foram feitas).

Licantropia

O engano de ser um animal foi descrito historicamente, e na literatura moderna.

Os sintomas normalmente respondem a neurolépticos.
Kulick (19) informou o caso de um homem de 26 anos de idade que era totalmente refractário a tratamento.

Mesmo quando criança, o paciente 'suspeitava que era um gato'.
Este sentimento ficou mais forte quando ficou mais velho, apesar de anos de psicoterapia intensiva e farmacoterapia, e várias hospitalizações.

Era solteiro mas capaz de trabalhar constantemente.

Além do mais, era capaz de ocultar seus sentimentos de seus colegas de trabalho e conhecidos, levantando a possibilidade de que esta condição pode ser mais comum do que se imagina.

Os autores indicam que em sociedades tribais primitivas, tal indivíduo torna-se um xamã, e crê-se que tenha poderes curadores.

Na sociedade Ocidental, no entanto, este comportamento é considerado doença psiquiátrica.

O Inconsciente Colectivo

Carl Jung, o fundador de psicologia analítica, acreditava num 'inconsciente colectivo', que consistia em conceitos dentro da mente inconsciente humana que eram comum a todas as pessoas e eras, e não foram aprendidos durante o tempo de vida da pessoa.

O interesse de Jung nisto começou com a observação (20), em 1906, de um cronicamente institucionalizado paranóico esquizofrénico, que um dia chamou o médico a uma janela quando observava o sol, enquanto olhando e mover sua cabeça de lado tomar partido.

A faixa horizontal brilhante no céu que esta manobra criou foi acreditado pelo paciente ser 'o pénis do sol... donde o vento vem'.

Quatro anos mais tarde, Jung achou um conceito idêntico num papiro grego recentemente publicado, escrito cerca de dois mil anos antes.

Desde que o paciente não podia ter sabido disto na época, Jung sentiu-se a ilusão algo representado além da sabedoria convencional que ditou que o inconsciente está construído de acontecimentos esquecidos durante uma vida.

Freud acreditou numa ideia relacionada, um 'herança arcaica', ancestralmente-derivado antes que aprendido, e evidenciou em sonhos (21).

O Jung muito foi criticado pela sua teoria (22), já que não correspondia com a ciência existente;
mas deve ser lembrado de que derivou de uma observação.
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Mensagem  Ave sem Ninho Ter Set 25, 2012 9:24 am

Hipnose e Xenoglossia

Embora praticada durante séculos, a hipnose até hoje desafia uma definição concisa clara (23).

Alguns ainda duvidam que seja um fenómeno real (23), embora seus efeitos terapêuticos eficazes estejam bem estabelecidos (24-26).

Casos ocasionais com o perfil de 'reencarnação' evidenciados sob hipnose aludiram confirmação factual, e são de uso científico pequeno.

No entanto, Stevenson, em 1976 (27), informou pela segunda vez um caso de xenoglossia - uma pessoa falando uma linguagem estrangeira que não podia ser confirmada como tendo-a aprendido.

Isto é bastante diferente de glossolalia, ou 'falando em línguas’, onde a linguagem não é compreensível.

O indivíduo era uma mulher americana cujo marido, um hipnólogo amador, um dia hipnotizou-a para tentar aliviar uma dor de cabeça.

Começou respondendo suas perguntas em alemão, uma linguagem de que o casal não teve nenhum conhecimento prévio.

Um tradutor foi conseguido, e a mulher, sob hipnose e falando alemão, acreditou que ela era alguém da Alemanha do fim do século 19.

Ainda mais extraordinário, sua fala continha algumas palavras arcaicas de alemão.

O relatório do Stevenson consiste em investigações do passado da mulher, particularmente sua infância, examinando qualquer possível exposição para a linguagem alemã.

Nada foi achado, depois de uma procura extensa e entrevistas com amigos e parentes.

Isto permanece inexplicado.

Crianças e Vidas Passadas

Talvez os mais estranhos registos que podem ser de interesse da literatura médica concerne a crianças que, espontaneamente, com cerca de três anos, começam a falar como se lembrassem da vida de outra pessoa.

Estes não são amigos imaginários nem fantasias de monstros, mas situações onde as crianças acreditam que são outras pessoas, fornecendo detalhes coerentes de uma vida comum.

A maioria dos relatórios são de Stevenson (28), que coleccionou milhares de casos mundiais, mas outros os tem publicado também (29,30).

O volume de casos vem da Ásia, particularmente Índia, mas tais crianças foram encontradas em muitos países, incluindo os Estados Unidos.

É possível que a aceitação cultural maior (como na Índia) leva a um relato maior.

Onde quer que ocorra, a síndrome básica é a mesma:
criança cujas habilidades de linguagem assim que se desenvolvem acreditam que elas são outras pessoas, e fornece detalhes da vida desta outra pessoa.

Na maioria de casos, a outra pessoa morreu há poucos anos, e residia a menos de cinquenta do lar da criança, mas é desconhecida à família.

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Mensagem  Ave sem Ninho Ter Set 25, 2012 9:25 am

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Frequentemente a morte era violenta.
As crianças em si são normais, não mostram sinais de sugestionabilidade, e se saem melhor na escola que seus iguais (31).

Pela idade de seis anos, as memórias se apagam, e a situação inteira finalmente é superada.

Stevenson comparou 79 casos americanos com mais de 200 casos da Índia (32). Quando uma pessoa morta podia ser encontrada cujas declarações da criança corresponderam correctamente, considerava-se o caso "resolvido".

As diferenças principais ente casos americanos contra indianos ocorreram entre a percentagem os casos que foram 'resolvidos' (20 vs. 77%, respectivamente) e a percentagem de casos onde o morto tinha sido membro da mesma família (>90 e <20%, respectivamente).

Por outro lado, as semelhanças eram coerentes.
As famílias americanas geralmente não tinham nenhuma crença na reencarnação.

Discussão

Nós aceitamos que a terra é redonda - crescemos com este conceito - e as tecnologias de viagens aéreas e espaciais fornecem uma averiguação fácil.

Mas a terra parece plana, e por eras acreditou-se nisso.

Ainda mais é a realidade não intuitiva que viajando em linha recta de m qualquer lugar do mundo eventualmente o viajante retorna ao mesmo lugar.

O espaço também supõem-se ser curvado e semelhante - finito mas ilimitado (33) - embora a prova empírica esteja além de nossas capacidades actuais.

Aceitamos o rádio, a televisão e os fones celulares, pelos quais uma imagem ou som são transformados numa forma de onda electromagnética que viaja na velocidade da luz (instantaneamente, para nós) que então é montada e é reproduzida exactamente.

Uma conversa de telefone entre Nova Iorque e Tóquio acontece como se os partidos estivessem em lugares contíguos, mas o som por si, viajando na velocidade de som, tomaria 9 h para ir a essa distância.

Mas nós não aceitamos a ideia que um pensamento ou percepção é capaz de emanar de um cérebro a outro, já que falta a física de apoio.

Considerando que mesmo há 150 anos, nossas tecnologias modernas teriam sido inconcebíveis, é ingénuo pensar que nós já sabemos tudo sobre o universo.

Desde que 'o que acredita-se ser paranormal em uma era pode tornar-se a ciência corrente principal em outra' (34), resta averiguar se tais fenómenos vão algum dia ter explicações científicas.

Conclusão

O progresso científico começa com uma observação que não pode ser explicada por modelos existentes.

Acontecimentos inexplicados regularmente são informados na literatura médica, e são um substrato valioso para pesquisa.

Dado os números significativos de nossos pacientes que acreditam neles, nossa atenção analítica a tais fenómenos podem, no mínimo, permitir-nos melhor comunicação com as pessoas às quais nós nos preocupamos.

Nossos relatórios dos colegas e nossas crenças dos pacientes merecem atenção, e não um encaixe procusteano em paradigmas correntes.

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Mensagem  Ave sem Ninho Ter Set 25, 2012 9:25 am

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Referências

1.
NIH Consensus Development Panel on Acupuncture. JAMA 1998; 280: 1518-1524.
2. Shen J., Wenger N., Glaspy J. et al. Electroacupuncture for control of myeloablative chemotherapy-induced emesis. JAMA 2000; 284: 2755-2761.
3. Cardini F., Weixin H. Moxibustion for Correction of Breech Presentation. JAMA 1998; 280: 1580-1584.

4. Goode E. In: Paranormal Beliefs. Prospect Heights: Waveland Press, 2000: 2.
5. Goode E. In: Paranormal Beliefs. Prospect Heights: Waveland Press, 2000: 117.
6. Market & Opinion Research International, MORI House, London.
7. Kirkpatrick R. A. Witchcraft and Lupus Erythematosis. JAMA 1981; 245: 1937.

8. Astin J. A., Harkness E., Ernst E. The efficacy of distant healing: a systematic review of randomized trials. Ann Intern Med 2000; 132: 903-910.
9. Rosa L., Rosa E., Sarner L., Barrett S. A close look at therapeutic touch. JAMA 1998; 279: 1005-1010.

10. Blankfield R. P., Sulzmann C., Fradley L. G. et al. Therapeutic touch in the treatment of carpal tunnel syndrome. J Am Board Fam Pract 2001; 14: 335-342.

11. Miller R. N. Study on the effectiveness of remote mental healing. Med Hypotheses 1982; 8: 481-490.
12. Omura Y. Impressions on observing psychic surgery and healing in Brazil which appear to incorporate Qi Gong energy; the use of acupucture points. Acupunct Electrother Res 1997; 22(1): 17-33.

13. Moss T., Eveloff H. H., Chang A. F. A laboratory investigation of telepathy: the study of a psychic. Behav Neuropsychiatry 1974-1975; 6(1-12): 71-80.

14. Kaplan H. I., Sadock B. J. In: Comprehensive Textbook of Psychiatry/VI, sixth ed. Baltimore: Williams & Wilkins, 1995: 655.
15. Azuonye I. O. Diagnosis made by hallucinatory voices. BMJ 1997; 315: 1685-1686.

16. Mc Dermott J. The man who died on time. Life 1960; 18: 31-33.
17. Engel G. L. Sudden and rapid death during psychological stress. Ann Intern Med 1971; 74: 771-782.
18. Bobrow R. S. A choice to die. Psychol Today 1983: 70-72.

19. Kulick A. R., Pope H. G., Keck P. E. Lycanthropy and self- identification. JNerv MentDis 1990; 178(2): 134-137.

20. Jung C. G. The collected works of C.G. Jung. In: The Archetypes and the Collective Unconscious; vol. 9. Princeton: Princeton University Press, 1959: 50-52.

21. Freud S., Standard ed An Outline of Psychoanalysis; vol. XIII. London: The Hogarth Press, 1964: 166-167.
22. Storr A. Jung. New York: Routledge, 1973, p. 30.
23. Weitzenhoffer A. M. In: The Practice of Hypnotism, second ed. New York: Wiley, 2000: vii.

24. WongM., Burrows G. Clinical hypnosis. Aust Fam Physician 1995; 24(5): 778-781.
25. Peebles-Kleiger M. J. The Use of hypnosis in emergency medicine. EmergMed Clin North Am 2000; 18(2): 327-338.

26. Martin A. A., Schauble P. G., Rai S. H., Curry R. W. The effects of hypnosis on the labor processes and birth outcomes of pregnant adolescents. J Fam Pract 2001; 50: 441-443.

27. Stevenson I. A preliminary report of a new case of responsive xenoglossy: the case of Gretchen. J Am Soc Psychical Res Jan 1976; 70: 65-77.
28. Stevenson I. Twenty cases suggestive of reincarnation, second ed Charlottesville: University Press of Virginia, 1974.

29. Haraldsson E. Children claiming past life memories: four cases in Sri Lanka. J Scientif Explor 1991; 5(2): 233-261.

30. Mills A., Haraldsson E., Keil J. Replication studies of cases suggestive of reincarnation by three different investigators. J Am Soc Psychical Res 1994; 88: 207-219.

31. Haraldsson E. Personality and abilities of children claiming previous-life memories. JNerv Ment Dis 1995; 183(7): 445-451.
32. Stevenson I. American children who claim to remember past lives. JNerv Ment Dis 1983; 171(2): 742-748.

33. Davies P. In: The New Physics. Cambridge: Cambridge University Press, 1989: 63.
34. Goode E. In: Paranormal Beliefs. Prospect Heights: Waveland Press, 2000: 21.

Procusta ou Procustes ou ainda Procusto era um salteador gigante da Ática da mitologia grega;
não contente em despojar os viajantes obrigava-os a deitar-se num leito de ferro e cortava-lhes os pés quando excediam o tamanho deste, ou esticava-os com cordas quando não o atingiam.

Foi morto por Teseu, que lhe aplicou o mesmo suplício.

(Nota de Vitor Moura Visoni).

§.§.§- O-canto-da-ave
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