LUZ ESPÍRITA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estudos Avançados Espíritas

Página 6 de 33 Anterior  1 ... 5, 6, 7 ... 19 ... 33  Seguinte

Ir para baixo

Estudos Avançados Espíritas - Página 6 Empty Re: Estudos Avançados Espíritas

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Out 20, 2011 10:35 pm

Continua...

Quando o Espiritismo chegou ao Brasil, na segunda metade do século XIX, os escravos já praticavam ritos mediúnicos, o que deu origem a umbanda.

Daí conclui-se que médiuns não existem apenas dentro da Doutrina Espírita.

Algumas pessoas, por exemplo, confundem o Espiritismo com a Umbanda, porque alguns grupos umbandistas assimilaram elementos do Espiritismo, dando origem à chamada Umbanda de mesa e a Umbanda de salão, onde os pontos dos orixás, atabaques e jogos de búzios foram substituídos por sessões de passes e consultas aos espíritos através de médiuns.

Denominações como Espiritismo de terreiro, Espiritismo de mesa branca, e mesmo Espiritismo Kardecista são erróneas, pois Espiritismo foi um neologismo criado por Kardec para designar a doutrina codificada por ele e os vocábulos Espírita ou Espiritista são neologismos para denominar os profitentes de tal doutrina.

Mas a má-fé de alguns ainda teima em continuar associando o Espiritismo com práticas mediúnicas esdrúxulas, magia negra e feitiçaria.

Em 1943 criaram a portaria n.º 10.194, que proscrevia a prática do mediunismo, visando a proibição de toda e qualquer forma de manifestação mediúnica.

O que amparou o Espiritismo naquela época foi um dispositivo constitucional que consistia na livre adopção religiosa.

Tentou-se até excluir o Espiritismo do quadro das religiões no censo demográfico, mas graças aos esforços de confrades como Carlos Imbassahy, que era então membro nato do Conselho de Geografia e Estatística, como Secretário de Estatística Económica e Financeira do Ministério da Fazenda, conseguiu-se a duras penas que o Espiritismo fosse mantido no rol das religiões.

E finalmente no recenseamento feito em 1950, o Espiritismo foi incluído entre os diferentes cultos religiosos.

As concepções do Estado sobre a realidade são empíricas e racionais, pois à partir da experiência, capta-se a informação para então demonstrá-la pela razão.

É por isso que em 1945, quando o então presidente da Federação Espírita Brasileira, A. Wantuil de Freitas, e Francisco V. Rocha, Tesoureiro, acompanhados do presidente da Federação Espírita do Rio Grande do Sul, Roberto Michelena, foram à presença do Ministro João Alberto, chefe de polícia do DNSP, e apresentaram uma defesa demonstrando que a prática mediúnica realizada pelos Centros Espíritas não fazia mal a ninguém, levou o mesmo a revogar a malfadada portaria e com ela as anteriores, deixando a prática mediúnica livre de qualquer constrangimento policial.

Alguns religiosos tinham o Espiritismo como algo pernicioso à sociedade e se esforçavam ao máximo em tudo fazer para expatriá-lo do Brasil.

Não dá para entender como algumas pessoas que pregam fazer aos outros o que gostariam que os outros lhes fizessem, adoptem comportamentos tais, e é por causa destas atitudes que muitas pessoas não acreditam na religião, vendo nos religiosos apenas pessoas que usam um rótulo religioso.

A mediunidade é um património que todos possuem, em menor ou maior grau.
Ela auxilia-nos a compreensão para um mais amplo discernimento da realidade.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 126687
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Estudos Avançados Espíritas - Página 6 Empty Re: Estudos Avançados Espíritas

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Out 20, 2011 10:35 pm

Continua...

Por ela o homem recolhe informes diversos quanto à lei das compensações, possibilitando-o equacionar aflitivos problemas do ser, do destino e da dor;
através dela os espíritos patentearam aos homens que temos muitas vidas, que habitamos muitos corpos, e que os espíritos percorrem uma escala, sendo a vida terrena apenas o elo de uma cadeia infinita rumo à perfeição.

O Espiritismo não pode ser responsabilizado por práticas mediúnicas esdrúxulas e escândalos envolvendo médiuns, porquanto dentro da Doutrina Espírita a mediunidade é tratada sob a óptica evangélica, pois o Espiritismo só admite o seu uso para fins de ajuda a enfermos dos dois lados da vida.

Da mesma maneira que a energia eléctrica exige trabalho do homem com o fim de usá-la a benefício da civilização, assim também a mediunidade deve ser canalizada para o bem, pois em si mesma é uma faculdade amoral.

O próprio Jesus esteve em contacto incessante com as inteligências invisíveis, onde levantou doentes, conversou com Moisés e Elias materializados no monte Tabor e voltou ao convívio dos discípulos depois do flagelo na cruz - demonstrando que ninguém morre - em sua sublime condição de "médium de Deus".

BIBLIOGRAFIA:

* A Bíblia em Cd-Rom - Antigo e Novo Testamento. Versão Shammah.
* Almanaque Abril, 2.ª edição 1995 - Estrutura das Religiões.
* IMBASSAHY, Carlos de Brito - A Parte Religiosa do Espiritismo. Revista Reformador, dezembro de 1991.
* LUIZ, André. Nos Domínios da Mediunidade, 25ª ed. FEB.

(Jornal Verdade e Luz Nº 173 de Junho de 2000)

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 126687
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Estudos Avançados Espíritas - Página 6 Empty Espiritismo na Universidade

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Out 21, 2011 10:25 pm

Nilza Teresa Rotter Pelá

Há alguns anos estabeleceu-se uma polémica sobre o ensino de "religiões" nas escolas públicas.

Foram muitas opiniões convergentes e divergentes, grupos que defendiam, outros que se antepunham e ainda outros que, sob condições, acatavam a ideia.

Sobretudo discutiu-se a questão do pagamento das pessoas que se responsabilizariam por ministrar as "aulas", bem como ficaria o ensino das religiões orientais e outras práticas tidas como religiosas e de orientação não cristã.

As faculdades e universidades claramente definidas como "religiosas" têm na sua grade curricular a disciplina de Teologia, que independente da orientação religiosa do aluno é obrigatória.

O assunto é fonte de tantas controvérsias que em alguns estados dos Estados Unidos da América, tornou-se obrigatório o ensino do Criacionismo na mesma importância da Teoria da Evolução das Espécies;
ou seja o mesmo número de horas que se dedica a ensinar que a espécie humana evoluiu a partir de primatas tem-se que ensinar que somos descendentes de Adão e Eva.

Estas situações nos fazem reflectir se a escola é espaço adequado para a temática religiosa.

O tempo se encarregou de responder esta questão.

Espontaneamente, sem qualquer proposta formal, sobretudo nas faculdades e universidades começaram a surgir grupos que se propõem a reuniões de carácter religioso.

Estes grupos congregam professores, alunos e funcionários, profitentes das diferentes religiões cristãs e como não podia deixar de ser também os espíritas têm criado seus grupos de estudo da Codificação Kardequiana.

Não sabemos como isto está se dando em nível de Brasil, entretanto temos notícias de dois grupos situados em duas grandes e conceituadas universidades da região sudeste: Universidade Estadual de Campinas e Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O grupo de Campinas intitula-se GRUPO DE ESTUDOS ESPÍRITAS DA UNICAMP e tem um site na Internet:
http://www.geocities.com./Athens/Academy/8482.

No Rio de Janeiro o grupo intitula-se NÚCLEO ESPÍRITA UNIVERSITÁRIO FUNDÃO e pode ser contactado através de um de seus integrantes no seguinte e-mail formiga@rurairj.com.br.
(cuidado, o ponto é do parágrafo não do endereço)

Aqui em Ribeirão Preto temos notícia de alguns grupos em processo de consolidação, em um, tivemos a felicidade de participar da primeira reunião preparatória que terá seu espaço solicitado à direcção do Centro Universitário e o outro no Hospital das Clínicas para o qual fomos convidados a participar.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 126687
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Estudos Avançados Espíritas - Página 6 Empty Re: Estudos Avançados Espíritas

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Out 21, 2011 10:26 pm

Continua...

Parece então, que a escola esta se tornando também um espaço de estudo e reflexão da Doutrina Espírita.

Este momento é de extrema importância, pois se promete ser um foco de difusão da Doutrina, há que se ter rigoroso cuidado na manutenção da pureza doutrinária e nas metas e objetivos destes grupos.

Como tudo que se intitula Espírita, não pode se afastar das obras básicas da doutrina, não pode ser impregnado de práticas estranhas á doutrina.

Há que se lembrar também que o pressuposto básico destes grupos é o estudo e reflexão e que este espaço não se presta a práticas mediúnicas e/ou a tratamentos espirituais.

Estas circunstâncias devem ser encaminhadas à casa espírita que é lugar adequado e preparado para isto.

Destacamos aqui a importância desses grupos para aqueles alunos que oriundos de famílias espíritas muitas vezes, ao se mudar de cidade para realizar um curso universitário, acabam se afastando da doutrina por desconhecimento das casas espíritas da "nova" cidade, há que considerar os muitos apelos que a vida universitária tem relativos a uma vida dita "mais livre e alegre".

Sentindo que professores, outros colegas e funcionários claramente participam sentir-se-ão fortalecidos para também participar.

Outro aspecto a ser considerado é relativo àqueles que tem curiosidade de conhecer a doutrina mas ainda não se "atrevem" a ir à casa espírita.

"Vou passar por lá para ver como é".

Por estes e outros aspectos é que o grupo deve ser composto por pessoas ligadas ao movimento e a casas espíritas para que a pureza doutrinária seja mantida e para que se faça os encaminhamentos necessários.

A seara se apresenta sob nova veste, mas o apelo do Mestre ainda é o mesmo "Ide e pregai".

(Jornal Verdade e Luz Nº 173 de Junho de 2000)

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 126687
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Estudos Avançados Espíritas - Página 6 Empty Gozo dos bens da Terra

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Out 21, 2011 10:26 pm

Leda de Almeida Rezende Ebner

A palavra gozo, segundo o dicionário Caldas Aulette, significa:
"satisfação intelectual, moral ou material;
prazer;
posse ou uso de alguma coisa de que provém satisfação, vantagem, regalos, interesses".


Segundo os Espíritos:
"(...) devemos entender por bens da Terra tudo quanto o homem pode gozar neste mundo".

Assim, "Gozo dos bens da Terra" significa posse ou uso de tudo que traz prazer, satisfação ao homem.

O Espírito precisa viver em mundos materiais para desenvolver as potencialidades divinas que traz em si.

Deus assim o quis, impondo ao princípio espiritual a união com o princípio material para que ambos progredissem.

Quando esse princípio se torna Espírito, continua o determinismo divino: o desenvolver-se junto à matéria.

Tendo, pois, necessidade de viver na Terra, Deus deu ao homem o instinto de conservação, desenvolvido nos reinos vegetal e animal e o direito de ter, de usar os bens materiais, de usufruí-los, sentindo prazer no seu uso.

O viver na Terra propicia ao homem prazeres materiais, que o induzindo a procurá-los, leva-o a amar a vida terrena, condição necessária para que ele queira permanecer na Terra, progrida e concorra para o progresso do mundo que o acolhe.

Vivendo na Terra, tantas vezes quantas forem necessárias, desenvolvendo sua razão, seu intelecto, seu senso moral, no trabalho para a sua manutenção, sobrevivência e meio de obter bens, propriedades, o homem caminha para a perfeição e felicidade.

Enquanto o homem não desenvolve a sua espiritualidade e o senso moral, que o levam a perceber o que lhe é útil e necessário em sendo um ser espiritual, ele valoriza a vida na Terra somente pelos prazeres materiais.

Quanto mais desenvolve sua racionalidade e moralidade vai percebendo outros prazeres, outros valores, preservando-se dos excessos.

Kardec escreve:
"Se o homem não fosse instigado ao uso dos bens da Terra, senão em vista de sua utilidade, sua indiferença poderia ter comprometido a harmonia do universo.

Deus lhe deu o atractivo do prazer que o solicita à realização dos desígnios da Providência.

Mas, por meio desse atractivo, Deus quis prová-lo também pela tentação que o arrasta no abuso, do qual sua razão deve livrá-lo".

Porquê tentação?


Pelo prazer proporcionado pelos bens terrenos, o homem é levado, tentado ao abuso, aos excessos.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 126687
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Estudos Avançados Espíritas - Página 6 Empty Re: Estudos Avançados Espíritas

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Out 21, 2011 10:27 pm

Continua...

E é a razão com a moralidade, na análise dos efeitos dos excessos, da utilidade dos bens e dos limites do prazer, que o homem vai aprendendo ao uso correcto dos bens materiais em seu próprio benefício.

Todo excesso, todo abuso conduz às consequências desagradáveis e quanto mais forem os excessos de toda espécie, mais sofridas serão essas consequências, podendo levar o homem às doenças, aos crimes, aos desequilíbrios, ao suicídio.

Provavelmente, as causas da maior parte dos sofrimentos actuais de pessoas que buscam viver correctamente no cumprimento do dever, estão na intemperança nos excessos do uso dos bens terrenos, em vidas passadas.

O que impulsiona o homem à busca abusiva dos prazeres proporcionados pelos bens materiais?

A nosso ver são:
a descrença em Deus, em um objectivo vivencial;
a crença na mortalidade da alma juntamente com a morte do corpo físico;
a crença na unicidade da existência terrestre.


Daí, as frases:
"A vida é curta, gozemo-la".
"Vive-se somente uma vez: vamos gozar a vida".
"Antes que a morte chegue, aproveitemos os prazeres da vida".


As ideias acima estimulam o homem a buscar a felicidade nas coisas e prazeres materiais que satisfazem às sensações físicas, ao orgulho e ao egoísmo, mas não atendem às necessidades do Espírito imortal, cujo destino é viver o amor em sua plenitude.

Quando o homem se percebe como um ser espiritual, vivendo, provisoriamente, num corpo físico, continuando o exercício da vida no plano espiritual, após a morte desse corpo;
quando percebe que o viver tem um sentido definido de aprendizado e desenvolvimento contínuos;
quando raciocina em torno das consequências desagradáveis ou dolorosas, muitas vezes funestas dos excessos dos prazeres terrenos de toda espécie, ele busca dominar-se, passando a perceber também a necessidade de ter, de usar esses bens, sem excesso, considerando-os como instrumentos do seu desenvolvimento espiritual.


Por isso, Allan Kardec, ao descrever as qualificações do homem de bem, ideal a ser alcançado pelo homem, escreveu:
"O HOMEM DE BEM USA MAS NÃO ABUSA DOS BENS QUE LHE SÃO CONCEDIDOS".

Bibliografia:

O Livro dos Espíritos - Allan Kardec - Parte 3.ª - Cap. V, questões 711 a 714.
O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec - Cap. XVII, item 3.

(Jornal Verdade e Luz Nº 170 de Março de 2000)
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 126687
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Estudos Avançados Espíritas - Página 6 Empty Re: Estudos Avançados Espíritas

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Out 22, 2011 9:50 pm

Influência oculta dos Espíritos[/b]
Domério de Oliveira

Quesito 459 do L.E.:
"Influem os Espíritos nos nossos pensamentos e acções?"
Resp.:
"Neste caso, sua influência é maior do que pensais, pois muitas vezes são Eles que vos dirigem".

Os Espíritos Superiores foram sumamente felizes quando deram aquela resposta, em epígrafe, ao quesito formulado pelo nosso Sábio Kardec.

Se observarmos atentamente os factos, chegamos à meridiana conclusão de evidência do aludido ensinamento.
Sim, meus amigos, somos influenciados pelos Espíritos.

Somos, ainda, flébeis caniços que se deixam balouçar pelos ventos da Espiritualidade.
Conforme a nossa posição, conforme a nossa evolução, podemos ser balouçados para o mal ou para o bem.

Quando, ainda, jovem, como Advogado de Júri, em Catanduva, tive a oportunidade de defender um réu que havia cometido um crime de homicídio.

Antes de defende-lo, em plenário, disse-me o mesmo que só se lembrava do momento em que havia iniciado a discussão com o seu desafecto, mas, depois, "não viu mais nada" e "não se lembrava de mais nada", só tomou conhecimento de que havia cometido o crime de homicídio, quando se encontrava longe do local da cena delituosa.

Eis aí, um caso típico da "privação dos sentidos", quando os Espíritos das trevas se aproveitam das brechas que se lhes apresentam e jogam as criaturas umas contra as outras.

Meus amigos, acabamos de ler um Livro de pequeno porte, mas de excelente conteúdo:
"Caravana de Luz", pelo Espírito de Everilda Batista, psicografia de Robson Pinheiro Santos.

Neste Livro Magnífico, o Espírito de Everilda, de forma simples e objectiva, nos mostra claramente a sua visão espiritual de nossa crosta.

No capítulo XI, Everilda, na sua linguagem simples, como humilde observadora, apresenta-nos um quadro deslumbrante, dentro da sua observação espiritual:
"Fixando os olhos, pudemos observar como os encarnados apressados se locomoviam de um lado para outro no vai e vem das actividades de uma cidade grande.

Alguns iam para o trabalho, outros para casa e outros se dirigiam, talvez, a alguma actividade de lazer ou, quem sabe, perambulavam por aí sem objectivo definido.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 126687
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Estudos Avançados Espíritas - Página 6 Empty Re: Estudos Avançados Espíritas

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Out 22, 2011 9:51 pm

Continua...

Alguns iam para o trabalho, outros para casa e outros se dirigiam, talvez, a alguma actividade de lazer ou, quem sabe, perambulavam por aí sem objectivo definido.

Interessante é que, do "nosso lado", igualmente, uma verdadeira multidão de Espíritos se misturava com a população encarnada, formando um turbilhão de Seres, de Almas que conviviam num mesmo ambiente, muitos dos quais, no plano físico, sem suspeitar da existência desta outra população, cujo número excedia em muito o da população encarnada".

(apud - "Caravana de Luz" - ed. Casa dos Espíritos - MG - 1999 - fls. 173).

Meus amigos, continua nos esclarecendo, o Espírito da nossa Irmã Everilda Baptista:
"Observamos mais atentamente e vimos Espíritos que se apegavam a certos encarnados de forma tão íntima que era comum ver-se entre eles, desencarnados e encarnados, uma espécie de fios que se assemelham à visão espiritual, ligando as mentes que se sintonizavam.

Vi que, quando um encarnado andava e em sua frente havia algum desencarnado, aquele literalmente atravessava o desencarnado, que não lhe causava nenhum obstáculo.

Os próprios Espíritos, não todos, ao passarem onde havia algum objecto material, atravessavam-no como se nada houvesse".

(apud - "Caravana de Luz" - fls. 175/176)

Nestas circunstâncias, com base neste depoimento do Espírito de Everilda, que não destoa dos Princípios da nossa Doutrina, podemos concluir que nós, (encarnados), e os nossos Amigos, (desencarnados), convivemos em um mesmo espaço, mas, em duas dimensões diferentes.

Por estarmos, ainda, revestidos de matéria mais densa, com os nossos sentidos limitados por cinco acanhadas janelinhas, não podemos perceber a outra dimensão da vida que se cruza com a nossa própria e que é tão real como a Luz dos Astros.

Assegura-nos, ainda mais, nossa Irmã Everilda:
"Agora, como desencarnada, assombra-me a visão de tal magnitude.
Uma população invisível, aos olhos dos humanos encarnados, perambula no meio deles, sem que estes, em sua maioria esmagadora, se conscientizem de que estão sendo influenciados".

(apud - "Caravana de Luz" - fls. 184).

Meus amigos, ante o exposto, devemos nos convencer de que somos influenciados pelos Espíritos.

Sabemos que uma Casa limpa, sem poluição, sem os miasmas dos vícios e dos males, só poderá atrair somente Bons Inquilinos, os Bons Espíritos, por certo, procurarão a nossa Casa se ela oferecer boas condições de habitabilibidade e assim sendo haverão de nos influenciar somente para a prática das boas acções.

(Jornal Verdade e Luz Nº 175 de Agosto de 2000)

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 126687
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Estudos Avançados Espíritas - Página 6 Empty Re: Estudos Avançados Espíritas

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Out 22, 2011 9:51 pm

“LÁZARO ESTÁ MORTO”

“A morte não existe.
Se você perdeu um ente querido, não se desespere:
tenha a certeza de que ele não morreu.

Apenas mudou de estado e, mais cedo ou mais tarde, você o irá novamente encontrar.
Não dê a ele, pois a decepção de querer fugir da luta.

Não pretenda ser superior a Deus:
aceite o que Deus determinou em Sua sabedoria, e será imensamente feliz”.

(Carlos Torres Pastorino)

O Pastor Aírton Evangelista da Costa, da Assembleia de Deus Palavra da Verdade, em suas colocações no caderno Espiritualidade, de 23 de dezembro de 2007, do jornal O Povo - questiona a figura bíblica de Lázaro, fazendo um contraponto com os ensinamentos de Allan Kardec, codificador da Doutrina Espírita.

Primeiramente queríamos afirmar que a Bíblia apesar de ser um grande livro, com excelentes ensinamentos, não pode ser considerada a palavra de Deus.

Muitos acontecimentos se perderam no tempo e no espaço, passaram de pai para filho, é cópia de cópia, e mesmo assim o Pai todo Poderoso não desceu de seu local Divino para escrever livro algum.

Muitas pessoas, muitos povos tentaram ao seu modo traduzir o “Livro Sagrado” como afirmam católicos e protestantes.

Primeiramente queríamos afirmar o que é sagrado não se profana.

Indagamos:
”Se a Bíblia é a palavra de Deus, porque uma tem 7 livros a mais do que à outra?

A Bíblia (que o nome quer dizer simplesmente: O Livro) é na verdade uma biblioteca, reunindo os livros diversos da religião hebraica.

Representa a codificação da primeira revelação do ciclo do Cristianismo.
Livros escritos por vários autores estão nela coleccionados, em número de 42.

Foram todos escritos em hebraico e aramaico e traduzidos mais tarde para o latim, por São Jerónimo, na conhecida Vulgata Latina, no século quinto da nossa era.

As igrejas católicas e protestantes reuniram a esse livro os Evangelhos de Jesus, dando a estes o nome geral de Novo Testamento.

O Evangelho, como se costuma designar o Novo Testamento, não pertence de facto à Bíblia.

É outro livro, escrito muito mais tarde, com a reunião dos vários escritos sobre Jesus e seus ensinos.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 126687
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Estudos Avançados Espíritas - Página 6 Empty Re: Estudos Avançados Espíritas

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Out 22, 2011 9:52 pm

Continua...

O Evangelho é a codificação da segunda revelação cristã.
Traz uma nova mensagem, substituindo o deus-guerreiro da Bíblia pelo deus-amor do Sermão da Montanha.

No Espiritismo não devemos confundir esses dois livros, mas devemos reconhecer a linha histórica e profética, a linhagem espiritual que os liga.

São, portanto, dois livros distintos.

Mesmo diante dessas nuances temos a afirmar que Jesus falava através de parábolas e que o próprio doutor das leis, Nicodemos não o entendeu.

Dividida em partes, literal, simbólica e alegórica, a maioria aceita ipsi litere a parte literal.

Esquece o estimado irmão que o próprio tradutor da Bíblia para o portugues o pastor João Ferreira de Almeida é réu confesso, tendo afirmado que cometeu mais de dois mil erros.

Como dissemos antes, Jesus falava através de parábolas e quando se referia a mortos não significava a estagnação biológica.

Vejam essa passagem que talvez muitas pessoas desconheçam:
“No entanto, junto com todos os seus amigos crentes, elas ficaram bastante desconsertadas com a mensagem que o corredor trouxera de volta na terça-feira, antes do meio-dia, ao chegar à Betânia.

O mensageiro insistia que havia ouvido Jesus dizer:
“Essa doença não o levará realmente à morte”.

E elas não podiam compreender por que ele não enviara uma só palavra a elas, nem oferecera a sua ajuda de outro modo qualquer.

Marta disse:
“Deveríamos remover a pedra?
“O meu irmão esteve morto por quatro dias e, assim, a decomposição do corpo já deve ter-se iniciado”.

Marta disse isso porque também não estava certa do motivo pelo qual o Mestre pedira que a pedra fosse removida;
ela supunha que talvez Jesus quisesse apenas dar uma última olhada em Lázaro.

E ela não estava sendo nem firme nem constante na sua atitude.

E porque hesitava em rolar a pedra, Jesus falou:
“Eu não vos disse inicialmente que essa doença não o levaria à morte?
E não vim para cumprir a minha promessa?

E quando eu vim até vós, eu não vos disse que, se apenas crêsseis, vós veríeis a glória de Deus?

E por que duvidais?
Quanto tempo ainda falta para acreditardes e para que obedeçais?”

Jesus mostra sua condição de Espírito Puro como afirma Kardec, ele sabia que Lázaro dormia em alto estado de letargia ou catalepsia como queiram.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 126687
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Estudos Avançados Espíritas - Página 6 Empty Re: Estudos Avançados Espíritas

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Out 22, 2011 9:52 pm

Continua...

Era natural que uma pessoa trancada em um túmulo por quatro dias, com alguns órgãos já necrosados, exalasse mau cheiro.

Kardec não precisaria está presente ao local para afirmar o estado de letargia de Lázaro e não haveria necessidade de alguém informá-lo de citado acontecimento.

O prezado pastor também estava lá para discordar das citações de Kardec?

O que falta aos estimados irmãos é um estudo mais aprofundado da espiritualidade, visto que acreditar piamente no que está na Bíblia não irá a lugar algum.

Apometria, desdobramento, ressurreição do espírito e não da carne, profetização (mediunidade), ectoplasmia são fenómenos de efeitos físicos e Jesus conhecia-os muito bem.

É de uma criancice sem tamanho um homem que diz pregar a palavra de Deus falar em clone, mesmo que seja em tom de ironia.

Os grandes vultos da Bíblia se desdobravam, isto é, o espírito deixava o corpo e Jesus sempre estava em desdobramento.

“Lázaro mal podia compreender o que havia ocorrido.
Ele sabia que tinha estado muito doente, mas podia lembrar-se apenas de que adormecera e de que fora despertado.

E nunca se viu capaz de dizer nada sobre esses quatro dias no túmulo, porque tinha estado totalmente inconsciente.
O tempo é inexistente para aqueles que dormem o sono da morte”.


Muitos detalhes que nossos irmãos de crença precisam estudar e conhecer e não se contentar com o que está escrito na Bíblia, já que ela foi escrita por homens iguais a todos nós.

Kardec está certo em suas afirmações, Lázaro dormia.

Quantas pessoas foram enterradas vivas, pois as causas da letargia e da catalepsia são desconhecidas.

Sobre as forças fluídicas de Jesus não existe contestação, pois através das mãos ele usava essa força para curar doentes, e na sua humildade dizia:
“vai que tua fé te curou”, na realidade que não tem fé é um morto em potencial.

Jesus ao convidar um jovem para acompanhá-lo, foi negado, pois teria que enterrar o pai morto.

Jesus disse ao rapaz:
“Deixai que os mortos - enterrai seus mortos”.
Pode um morto enterrar outro?


Quando Jesus se refere a mortos ele engloba os egoístas, os materialistas, os sem fé, os que não praticam a caridade, a fraternidade e o perdão e são verdadeiros discriminadores.

Essa é uma resposta às afirmações do pastor Aírton Evangelista da Costa em nome dos que fazem a Doutrina espírita ou espiritismo.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 126687
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Estudos Avançados Espíritas - Página 6 Empty Motivos de Resignação

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Out 23, 2011 9:02 pm

Sérgio Biagi Gregório

SUMÁRIO:

1. Introdução.
2. Conceito.
3. Aspectos Gerais.

4. Dor e Sofrimento:
4.1. Dor-expiação;
4.2. Dor-evolução;
4.3. Dor-auxílio.

5. Sofrer de Modo Feliz:
5.1. Dívidas do Passado;
5.2. Devemos 100, Pagamos Apenas 1;
5.3. Vontade de Deus em Primeiro Lugar.

6. Consolação:
6.1. Vida Futura;
6.2. O Problema da Salvação da Alma;
6.3. Visão Espiritual do Problema.

7. Conclusão.
8. Bibliografia Consultada.

1. INTRODUÇÃO

Não há quem não se pergunte:
porque tantas dificuldades aos meus pés?
Porque as coisas ao meu redor não acontecem como eu as desejo?
Porque o meu vizinho está sempre sorridente e eu triste?


Analisemos, pois, as questões da dor e as razões pelas quais o Espiritismo nos exorta à resignação.

2. CONCEITO

Motivo:
causa, razão, fim, intuito, escopo.

Resignação:
tornar-se animoso no sofrimento.
Paciência diante da ingratidão, da adversidade, do infortúnio.


3. ASPECTOS GERAIS

Este tema – Motivos de Resignação – encontra-se no capítulo V de O Evangelho Segundo o Espiritismo
(Bem-Aventurados os Aflitos).

Para uma melhor compreensão do tema, convém nos lembramos de que as bem-aventuranças encerram os ensinamentos de Jesus ministrados na fralda de um monte, em Cafarnaum, conhecido também como o Sermão da Montanha, e que tinha o objectivo de fazer uma síntese das leis Morais que regem a humanidade.

As bem-aventuranças é um termo técnico para indicar uma forma literária de ministrar conhecimentos.
Pode-se dizer que é uma declaração de bênção em virtude duma boa sorte.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 126687
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Estudos Avançados Espíritas - Página 6 Empty Re: Estudos Avançados Espíritas

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Out 23, 2011 9:04 pm

Continua...

Com Jesus toma a forma de um paradoxo:
a bem-aventurança não é proclamada em virtude de uma boa sorte, mas de uma má sorte.

Jesus dizia:
bem-aventurados os que sofrem... os que sentem frio... os que são perseguidos.
(Mackenzie, 1984)

Ghandi, o grande libertador da Índia pela política da não-violência, dissera certa vez que se da Doutrina de Cristo os homens tirassem tudo, mas deixassem as bem-aventuranças, de nada sofreria, pois ali contém o alimento necessário para a reformulação do pensamento do ser humano.

Ao reflectir sobre este tópico, tenhamos claro em nossa mente o seu fim último, que a consolação frente às nossas dificuldades.

4. DOR E SOFRIMENTO

Embora possamos sentir dor e não sofrer, os termos são, na maioria das vezes, interpretados como sinónimos.

Mas quais são os tipos de dor que, de acordo com a Doutrina Espírita, o ser humano está sujeito?

4.1. DOR-EXPIAÇÃO

Essa dor refere-se à conseqüência de uma acção passada.

Dada a nossa ignorância, nos desregramos em relação às Leis de Deus e criamos o que os orientais falam de um carma, que deve ser purgado para a nossa felicidade e a nossa harmonia interior.

4.2. DOR-EVOLUÇÃO

Enquanto na dor-expiação somos obrigados a sofrer porque merecemos, ou seja, porque cometemos deslize com relação à Lei Natural, nesta ocorre o contrário:
sofremos porque temos o anelo da perfeição, a purificação de nossa alma.

O Espírito que atingiu esta fase está num nível de evolução bem superior ao que sofre por um "castigo".

Por isso, não é muito correto dizer que a Reencarnação é uma punição.
Ela é também motivo de evolução.

4.3. DOR-AUXÍLIO

Esta dor já é mais voltada para o sentido correctivo, pois os nossos desequilíbrios são tantos que muitas vezes precisamos ficar num leito de dor por anos e anos meditando em nossa situação.

Quem visitar pessoas internadas em Casas de Recuperação pode notar as feições de cada um nesta situação.
(Xavier, 1976, p. 261 e 262)

5. SOFRER DE MODO FELIZ

A lição nos convida a ser feliz no sofrimento.
Porquê?

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 126687
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Estudos Avançados Espíritas - Página 6 Empty Re: Estudos Avançados Espíritas

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Out 23, 2011 9:04 pm

Continua...

5.1. DÍVIDAS DO PASSADO

Voltando para dentro de nós mesmos, e mesmo que saibamos da advertência do esquecimento do passado, temos sempre a intuição do que fomos e porque estamos nesta situação.

Quer dizer, não há necessidade de fazermos uma regressão de memória ou terapia de vidas passadas.

A nossa própria percepção nos conduz ao que fomos, dando-nos as razões de nosso sofrimento no presente.

5.2. DEVEMOS 100, PAGAMOS APENAS 1

Os Espíritos nos orientam que a resignação ao sofrimento equivale ao seguinte raciocínio:
suponha que tenhamos uma dívida de R$ 100,00, que deve ser quitada num prazo X.

Na contabilidade divina surge a seguinte operação:
se me pagares apenas R$ 1,00, eu quitarei a dívida toda.

Quem, que se julga honesto e responsável, não se apressaria em desembolsar os R$ 1,00 e ficar livre de toda a dívida?


Assim é que procede a divindade para cada um de nós.

O nosso pagamento é sempre menor do que aquilo que deveríamos realmente pagar.

5.3. VONTADE DE DEUS EM PRIMEIRO LUGAR

Nas grandes crises pelas quais passamos, quando colocamos a vontade de Deus acima da nossa, o sofrimento torna-se mais leve, mais suave, enaltecendo os ensinamentos de Jesus que diz que o seu jugo é suave e o seu fardo leve.

Ele, o nosso irmão maior, nos dá força para continuarmos no caminho da fé, apesar das asperezas do caminho.

É por isso que os Espíritos superiores estão sempre nos alertando:
"Em tudo o que fizer, pensa em deus primeiro".

6. CONSOLAÇÃO

6.1. VIDA FUTURA

Porque nos preocuparmos com a vida futura?
Porque o evangelho nos diz que a felicidade não é deste mundo?
Porque deixar para o dia seguinte o que podemos gozar hoje?


As respostas a estas perguntas dependerão sensivelmente da visão de mundo de cada um de nós.

Se formos muito apegados à matéria, poderemos querer gozar já no dia de hoje não importando se, com isso, precisarmos passar por cima do nosso próximo.

Ao contrário, porém, se a nossa visão de mundo for espiritualista, olharemos as coisas de um outro ângulo.
Ou seja, daremos mais atenção ao Espírito do que ao corpo.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 126687
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Estudos Avançados Espíritas - Página 6 Empty Re: Estudos Avançados Espíritas

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Out 23, 2011 9:04 pm

Continua...

6.2. O PROBLEMA DA SALVAÇÃO DA ALMA

A salvação da alma, após o desencarne, é um problema grave para a maioria das religiões:
para algumas são necessárias as obras;
para outras, basta a fé.


A Doutrina Espírita ensina-nos que a morte não altera o nosso estado moral;
mudamos apenas de plano.

Deixamos de pertencer ao mundo dos encarnados para fazer parte do mundo dos desencarnados, o verdadeiro mundo espiritual.

Assim, não é porque temos fé ou porque acreditamos em Deus que seremos salvos.

Para sermos salvos precisamos de nos libertar do erro, do "pecado".

Somente assim poderemos nos libertar do mundo das provas.

6.3. VISÃO ESPIRITUAL DO PROBLEMA

Quando olhamos os nossos problemas terráqueos de um ponto de vista espiritual, eles começam a perder a sua intensidade, o seu valor relativo.

Esta observação equivale a subirmos a uma montanha e de lá olharmos para baixo:
tudo parece em tamanho diminuto.

Procede assim aquele que dá mais valor ao Espírito do que à carne.

Esse indivíduo pode passar por todos o tipos de dificuldade, que continua calmo, paciente, inclusive, agradecendo a Deus pelo sofrimento, pois o vê como uma forma de activar a sua evolução espiritual.

7. CONCLUSÃO

Lembremo-nos da oração da serenidade em que pedimos a Deus serenidade para aceitarmos as coisas que não podemos modificar, coragem para modificarmos aquelas que podemos e sabedoria para distinguir uma da outra.

8. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

KARDEC, A. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 39. ed. São Paulo: IDE, 1984.

MACKENZIE, J. L. (S. J.). Dicionário Bíblico. São Paulo: Paulinas, 1984.

XAVIER, F. C. Acção e Reacção, pelo Espírito André Luiz. 5. ed., Rio de Janeiro, FEB, 1976

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 126687
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Estudos Avançados Espíritas - Página 6 Empty Lendo a Génese

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Out 24, 2011 9:45 pm

Entre nossos papéis de trabalho encontramos um com o desdobramento abaixo:
1) A existência de Deus como a perfeição absoluta.
2) Crença do homem em Deus.
3) Mistérios que podem ou não ser revelados.

4) Consciência, pelo homem, de suas limitações.
5) Necessidade do trabalho como fonte de aperfeiçoamento e conformidade às leis morais.
6) A ciência do homem e sua aplicação no relacionamento com o plano espiritual.

Somos assim, um tanto dispersivos, anotando em impulsos oriundos de intuições mediúnicas assuntos a serem tratados posteriormente, após cuidadoso estudo.

Destarte, cremos que era sugestão de nossos Maiores que procurássemos fazer uma análise da criação orgânica, da aparição do homem no universo, subordinando-a à correlação com o princípio espiritual, frisando a partir daí as suas ligações com as possibilidades e limitações de conhecimento decorrentes da evolução.

Tarefa essa que nos pareceu infinitamente superior às nossas forças, mas que encaramos como preciosa oportunidade para desenvolver o raciocínio e efectuar pesquisas, além de penetrar mais profundamente nas ideias e estudos de Kardec, secundados pelas observações cuidadosas dos amigos espirituais, razão pela qual rogamos ao Pai que nos permitisse traduzir com fidelidade e clareza o pensamento desses Benfeitores.

Em “A Génese” Kardec exprime com profundidade os fundamentos dos fenómenos que mais intensamente têm contribuído para firmar no homem a convicção da existência de Deus.

Tanto é isso verdade que, sem a crença no Ser Absoluto, não há razão para que o homem empregue seu tempo na leitura daquela obra tão significativa.

Essa crença, todavia, não se impõe por si mesma, ou seja, não é cega, mas deriva de dois sentimentos:
um, inato no homem, que é o da ideia da Divindade, presente em todas as épocas do ser;
outro, fruto da análise imparcial da própria vida, com suas manifestações e efeitos inteligentes.


Daí, o dizerem os Espíritos a Kardec, em admirável síntese, que “Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas” [1] e mais, que se encontra a prova da existência de Deus no axioma aplicado às ciências: não há efeito sem causa. [2]

Observando e analisando com imparcialidade a estrutura da fenomenologia da vida em todas as suas expressões, embora ainda não venha a deter o conhecimento preciso sobre ela, convence-se o homem de que somente Deus pode ser tido como a perfeição absoluta, face às provas mais evidentes do equilíbrio que preside a todos os movimentos da vida, como os conhecemos.

A crença na existência de Deus e no domínio da sua vontade sobre as coisas e os acontecimentos que dirigem o destino da humanidade é, por consequência, de fundamental importância para o entendimento das questões relacionadas à criação, particularmente a desse mesmo ser humano.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 126687
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Estudos Avançados Espíritas - Página 6 Empty Re: Estudos Avançados Espíritas

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Out 24, 2011 9:45 pm

Continua...

Quando se procura conceituar o homem sob o ponto de vista de sua tangibilidade e de suas características morfológicas, cuida-se primeiramente de examiná-lo sob o aspecto físico.

Neste ponto a ciência contemporânea tem feito progressos, podemos dizer até espectaculares.

São eles fruto do desenvolvimento acurado, principalmente da medicina e das ciências biológicas, e demonstram à saciedade a evolução impressionante do conhecimento humano.

Desde a descoberta da circulação sanguínea por Harvey (cerca de 1628), passando por Pasteur (1822/1895) e a profilaxia da raiva, e chegando a Charcot (1825/1893) e seus experimentos neurológicos sobre os centros cerebrais, estende-se um oceano de pesquisas e conclusões (isto para nos cingirmos à apreciação do homem em si mesmo), culminando com a descoberta do DNA, responsável pela transmissão das características genéticas do ser.

Esses factos por si mesmos bastariam para demonstrar a falência da teoria da geração espontânea, ou para confirmar a tese de Darwin acerca da evolução das espécies.

Não obstante, assinala Kardec que “o princípio da geração espontânea evidentemente só se pode aplicar aos seres das ordens mais ínfimas do reino vegetal e do reino animal” (musgos, liquens, zoófitos, infusórios e vermes intestinais).

Quanto aos seres de complexa organização “param aqui as investigações, desaparece o fio condutor”. [3]

Por outro lado, parece lógico a Kardec que “os animais de organização complexa não sejam mais do que uma transformação, ou se quiserem, um desenvolvimento gradual, a princípio insensível, da espécie imediatamente inferior e, assim sucessivamente, até o primitivo ser elementar”. [4]

Temos, assim, a confirmação daquilo que os nossos Instrutores designam por “consciência, pelo homem, de suas limitações”, posto que estas lhe são impostas pelos estágios de desenvolvimento em que se demora, conjugadas com o que igualmente denominam de mistérios que podem ou não ser revelados, como o próprio Kardec menciona ao tratar da formação primária dos seres vivos [5].

O facto é que, obedecendo à linha de raciocínio de Kardec, temos que remontar ao início da vida em suas manifestações mais incipientes, para podermos a partir daí estender a sua apreciação em consonância com os padrões evolutivos peculiares não só aos mundos físicos mas igualmente aos das espécies ou reinos da natureza:
mineral, vegetal e animal, que são actualmente os mais conhecidos.

Pois sendo Deus o Criador Único, não podemos fugir à lógica de que tudo o que conhecemos Dele se originou e está atrelado à Lei Evolutiva.

Esta lei apresenta dois aspectos distintos, pelo menos perante os padrões contemporâneos de aferição:
a evolução física ou material e a evolução espiritual.

Ambas se desenvolvem em processos que conduzem a soluções finais:
na primeira, poderá tal solução se traduzir na fusão dos elementos participantes, e sua posterior recombinação;
na segunda, representar-se-á pelo alcance final do objectivo da pureza do ser, incluído então na categoria dos Espíritos Puros.
[6]

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 126687
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Estudos Avançados Espíritas - Página 6 Empty Re: Estudos Avançados Espíritas

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Out 24, 2011 9:45 pm

Continua...

Parece-nos perfeitamente aceitável a ideia de que a “matéria cósmica primitiva continha os elementos materiais, fluídicos e vitais, de todos os universos que estadeiam suas magnificências diante da eternidade”. [7]

“Nela reside o princípio vital que dá origem à vida dos seres...”. [8]

As leis que asseguram a estabilidade dos mundos e esse mesmo universal princípio vital que forma gerações espontâneas em cada mundo, igualmente se integram na matéria cósmica primitiva:
apenas as gerações espontâneas aqui se entendem como as que ocorrem quando para tanto se apresentam as condições necessárias.

Impõe-se uma distinção entre a criação universal propriamente dita e a dos seres orgânicos:
é que nestes se verifica a atuação do princípio vital, cuja atividade é alimentada durante a vida pelo funcionamento dos órgãos.

Quanto ao homem, cabe mais assinalar que detém ele o princípio inteligente, o qual, como afirmaram os Espíritos a Kardec, não é atributo do princípio vital [9], porém peculiar a algumas classes de seres orgânicos.

Por intermédio da inteligência, exercitada através de milénios, é que o homem desenvolve as suas aptidões e vai descobrir, após um longuíssimo período de experimentações e pesquisas, o seu real caminho evolutivo.

Evidentemente, muito diferente está ele hoje do que no início de sua marcha.

Para tanto, concorreram não apenas o seu desenvolvimento particular mas também o dos mundos em que tenha agido, e mais, o do próprio princípio inteligente de que se acha dotado.

Há uma relação estreita entre o seu aperfeiçoamento e o dos mundos que habita sucessivamente, além da progressiva aquisição de conhecimentos duradouros.

Quando falamos nestes é claro que não estamos nos referindo ao homem em si mesmo, mas ao Espírito.

Porque aqui já enveredamos por um novo campo de observação, colocando o ser humano sob a égide da criação espiritual e todo um cortejo de implicações que se sobrepõe aos rudimentos de sua actuação na matéria.

Assevera Kardec que “o Espírito não chega a receber a iluminação divina, que lhe dá, simultâneamente com o livre arbítrio e a consciência, a noção de seus altos destinos, sem haver passado pela série divinamente fatal dos seres inferiores, entre os quais se elabora lentamente a obra de sua individualização”. [10]

Aliás, é este ponto o mais fascinante no estudo do homem, da razão de sua criação e do destino que lhe está assegurado.

Se bem possuamos capacidade muito reduzida ainda de avaliar qual o motivo de nossa criação, o entendimento das leis que nos dirigem, o alcance da finalidade do Bem em si mesmo, a perfeição dos princípios morais a nós legados pelo Cristo como o Arauto Divino, e a necessidade da vivência permanente do Amor em todos os nossos actos, instantes e exemplos, nos dão a noção do modelo mais completo a ser seguido, se realmente desejamos chegar à Terra da Promissão, que nada mais é do que o Reino de Deus em cada um de nós.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 126687
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Estudos Avançados Espíritas - Página 6 Empty Re: Estudos Avançados Espíritas

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Out 24, 2011 9:46 pm

Continua...

Neste sentido figuram as advertências dos amigos espirituais quando se reportam à necessidade do trabalho como fonte de aperfeiçoamento e de conformidade às leis morais.

Realmente, é através do trabalho, como sinónimo de movimento, que o homem elabora penosamente o seu arquivo de sentimentos e emoções, que selecciona entre aqueles que se acham registados em sua consciência, os que julga mais apropriados à consecução de seus objectivos, os quais serão materializados, à maneira moderna dos programas de computação, para executarem-se todos os passos neles previstos.

As rejeições são provenientes das falhas do ser;
mas quando obedecidas as leis morais ou ditames evangélicos, a resposta será sempre a indicação do passo seguinte, até a obtenção do resultado final.

É ainda o mestre lionês que novamente nos chama a atenção para o facto de que a evolução do ser, que dissemos anteriormente oferecer dois aspectos:
o físico ou material e o espiritual, enquanto encarada sob o primeiro leva o homem a não ver no seu corpo material mais do que o último anel da animalidade na Terra. [11]

A diminuição do valor do corpo acarreta inversamente a crescente importância do princípio espiritual.
Por consequência, “vemos o limite extremo do animal;
não vemos o limite a que chegará o espírito do homem”
[12]

Tudo conduz, pois, ao aperfeiçoamento constante do homem, desde o mais baixo grau da escalada até as alturas que não nos são dadas imaginar.

Refazendo parcialmente esse caminho e adaptando-o ou pavimentado-o com as descobertas e aquisições da ciência, encaminha-se o ser humano cada vez mais no rumo da aceitação do Plano Espiritual.

Neste, designação genérica e mais fácil de entender, incluem-se não só os espíritos desencarnados mas todos os fenómenos provindos da natureza espiritual, ou seja, os da criação e da movimentação dos mundos e seres que constituem o Universo Divino.

Logo, tudo aquilo que os homens adquirem na Terra por intermédio de suas experimentações, constituindo o cerne das ciências, ainda que não seja possível conferir a estas o sinete da infalibilidade, deve ser colocado a serviço do relacionamento com o Plano Espiritual, conforme lembram os nossos Instrutores na última das observações expostas na nota [6] que antecede o presente trabalho.

Guardados os necessários cuidados, sem açodamentos injustificáveis nem, por outro lado, descaso ou indiferença, valhamo-nos dos recursos científicos no intercâmbio com aqueles que nos comunicam de momento a momento a Grande Certeza:
a vida é eterna, a vida fulge em todas as etapas do Espírito: Deus existe!

José Campos Jr.

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 126687
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Estudos Avançados Espíritas - Página 6 Empty Mocidade

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Out 25, 2011 9:17 pm

- 1ª Reunião -

Aos vinte e nove dias do mês de janeiro de 1964, na sede social da Casa da Paz, à rua Um nº 10-A, na Vila Gustavo, em São Paulo (Capital), realizou-se a 1ª reunião de efeitos físicos dedicada à orientação da juventude estudiosa do Evangelho.

Presentes 32 pessoas, fechou-se a porta às 20:10 horas e então o Sr. Hernâni Mendes Clare desejou-nos paz, mencionando a seguir estarmos reunidos em atenção a uma determinação espiritual, aconselhando-nos corresponder ao convite que, sem dúvida, visa a preparar a mocidade para as tarefas que hão de caber a todos.

Leu depois a página de Emmanuel do livro “Vinha de Luz”, comentando a passagem de João que diz:
“Quem ama a Deus, ama também a seu irmão”, conclamando-nos à fraternidade plena.

Terminou pedindo que todos honrem o chamado, agora que os tempos são chegados, para que isso possibilite ser vencida a batalha contra a ignorância.

Às 20:30 horas foram algemados e vendados os médiuns António Alves Feitosa, José Costa Lima, Heraldo de Oliveira Garcia e Pedrina Petrova, o primeiro dentro da cabina e os demais na parte de fora, sendo a seguir corridas as cortinas e apagadas as luzes, dando-se início ao trabalho sob a direcção da Sra. Maura Alves.

Oramos, logo os Espíritos puseram a vitrola em funcionamento e depois transcorreu longo tempo sem nenhum outra manifestação.
Finalmente, surgiu entre as cortinas um Espírito materializado, trazendo no peito luz própria, vermelha, em grande foco, entidade essa que se movimentou à nossa frente, fazendo gestos de bênção, entrou, logo depois mostrou-se ligeiramente entre as cortinas e extinguiu sua luz.

Ouvimos ruídos produzidos nos copos postos dentro da cabina, foi piscado várias vezes o letreiro “O silêncio é uma prece”, o mesmo ocorreu com as luzes vermelhas laterais que, depois, foram deixadas acesas, mostrando-se à sua claridade um Espírito materializado.

Esse Espírito deu alguns passos, voltou á cabina, tomou das flores que havíamos colocado e fez distribuição às pessoas colocadas na primeira corrente, entrou e apagou as luzes.

Soaram palmadas desferidas no rosto do médium Feitosa, para a retirada de fluidos, a vitrola foi desligada e se fez presente, falando pela voz directa, o Espírito de irmão Atanásio, cumprimentando-nos em nome do Senhor e desejando-nos pudessemos sentir as vibrações espirituais nos nossos corações.

Fez referência à claridade excessiva que se escoava pelas telhas, dizendo ser prejudicial aos médiuns e solicitando providências.
A seguir, pediu ao Sr. Clare que apagasse uma luz de fora, que estava aumentando tal claridade, e para que pudesse ser atendido acendeu as luzes azuis.

O Sr. Clare saiu, as luzes azuis foram apagadas, oramos e enquanto esse senhor não retornava os Espíritos manipulavam sem cessar os interruptores, acendendo e apagando o letreiro, as luzes vermelhas, as luzes azuis.

Voltou o Sr. Clare, depois irmão Atanásio disse que continuava muita claridade.

Ligou a vitrola, fizemos preces, ouvimos que foram retirados fluidos de todos os médiuns, a vitrola foi desligada e se apresentou, falando também pela voz directa, o Espírito de irmão Adri Caramuru cumprimentando-nos em nome do Senhor.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 126687
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Estudos Avançados Espíritas - Página 6 Empty Re: Estudos Avançados Espíritas

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Out 25, 2011 9:17 pm

Continua...

“Deus vos salve – disse depois –, e que a luz bendita do Pai de amor possa cobrir de êxito a caminhada de todos vós, que iniciais esta jornada na qual tereis muitos tropeços, sereis combatidos mas não sereis vencidos, desde que estejais unificados uns com os outros.

Todos os que estão na obra devem ser serenos, pacíficos e humildes a fim de atender a todos.
Estando firmes nada vos tirará do caminho, vós dos quais se aproximam tarefas nesta véspera do terceiro milénio e que devereis estar armados de fé.

Disse o Cristo que quem tivesse fé do tamanho de um grão de mostarda tudo poderia.
Orando e vigiando, prepareis a terra para que a semente produza bens, pois Jesus deposita em vossos corações mais amor e em vossa mente mais compreensão para que estejais à frente das suas tarefas e mais paciência para que a humanidade não vos perturbe.

Vós, que estais no caminho do Evangelho, sabeis que só são apedrejadas as árvores que dão bons frutos, e quando não sois apedrejados é porque nada estais produzindo, porque a humanidade, sem sombra de dúvida, não deixa de agredir, por não os compreender, os que as querem ajudar.

Em verdade vos digo que devereis estar sempre com o Mestre, porque ele é o caminho, a verdade e a vida.

Quando orardes, não faleis com nenhuma entidade, senão com o próprio Jesus, pois assim ele estará convosco e as vossas preces irão às regiões de trevas ajudar os que sofrem.

Orando, rogai para os vossos amigos e para os vossos inimigos, seguindo o exemplo do Cristo, e estarei criando à vossa volta respeito e compreensão, mas se atacardes os que vos atacam porque ainda não compreendem, estarei dando campo aos Espíritos das trevas, que vos perturbarão em todos os lugares.

Essas são as palavras de Jesus para essa mocidade que se reúne em busca de sempre maior entendimento”.

Calou-se, depois pediu a todos que orassem a Jesus, esquecendo os próprios problemas e fazendo o coração sangrar de amor, em benefício de todos os que tem sido vítimas da incompreensão dos homens, neste momento em que esta mocidade se esforça e se prepara, buscando deixar para trás todos os seus vícios materiais e morais.

Calou-se e ligou a vitrola, oramos, depois voltou irmão Adri dizendo que todos representávamos crianças para Jesus, pois para ele são crianças os que não mais estão presos às coisas da Terra.

Recomendou, assim, cada um ligar-se ao Mestre em todos os momentos de confusão, que será amparado.

“A criança – afirmou – está ligada fortemente às palavras de Jesus.

Quando Simão Pedro perguntou quem era o maior no Reino de Deus, Jesus chamou uma criança, levou o pensamento ao Alto e depois disse que será o maior quem se tornar igual a uma criança. Vós já compreendeis as palavras de Jesus e sabeis também que a morte não existe.

Assim, não invoqueis os Espíritos; ao contrário, procurai elevar-vos para estardes com a Espiritualidade”.

Nesse momento, irmão Adri colocou-se à disposição dos moços para auxiliá-los em suas dúvidas e lembrou que só poderemos ter um Senhor, para estarmos de acordo com a Espiritualidade.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 126687
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Estudos Avançados Espíritas - Página 6 Empty Re: Estudos Avançados Espíritas

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Out 25, 2011 9:17 pm

Continua...

Perguntou se haviam notado bem o Espírito materializado, levou sua indagação ao Sr. Natalino, este disse que sim mas, acrescentou, não percebera o rosto, enquanto os que estudam sabiam que esse é um problema muito complexo;
dava-se por satisfeito, acrescentando que seu maior objectivo é o lado moral.

Respondeu irmão Adri que o homem será muito mais feliz quando compreender que deve exigir menos e fazer muito mais no auxílio mútuo.

Irmão Adri falou com outro rapaz, este declarou-se sensibilizado e o Espírito disse que todos quantos estudam a Doutrina não se podem emocionar, para que sua análise possa ser serena.

Falou com a Srta. Márcia, pedindo sua impressão acerca do Espírito.

Disse ela algumas palavras, Adri repetiu o pedido sobre sua impressão e indagou se a imagem, gravada em sua memória, seria capaz de perturbá-la.

A moça retrucou achar que não e o Espírito mencionou que quantos estudam os fatos não se deveriam preocupar com as formas, mas sim com a essência.

Perguntou à Srta. Maria Ross a mesma coisa e ela respondeu que não analisara muito, porque estivera até então com os olhos fechados.

Afirmou irmão Adri que se tratava de um corpo sólido, palpável, mas formado com um pouco de cada um dos presentes, afirmando que assim é, pois enquanto a humanidade procura eliminar os fenómenos eles se tornam mais patentes.

Fez a mesma pergunta à Srta. Marilda, desejando ainda saber se ela não iria perder o seu sono.
Respondeu ela que não, embora às vezes, em casa, visse vultos, que, porém, não a assustavam.

Irmão Adri falou com o Sr. Natalino, este pediu licença para conversar, foi autorizado e indagou como estavam os Espíritos recebendo os acontecimentos de Uberaba e as reportagens.

Disse irmão Adri:
“Quando os Espíritos vos declararam que os tempos estavam chegados conheciam essas possibilidades;
tudo isso é natural e tinha de acontecer, mas não ocorreu no vosso campo de orientação, nem no de Clare, nem dos pregam a Doutrina mas ainda não a vivem.

Foi, pois, pelo Codificador procurado o Francisco e ele assumiu essa responsabilidade.

Como vereis, agora já não serão queimados Evangelhos, mas vós que sois Evangelhos, e logo mais vossas tarefas serão tantas que não tereis onde recostar vossa cabeça, porque muitos atenderão ao despertamento”.

O Sr. Natalino agradeceu, dizendo imaginar isso mesmo, e irmão Adri acrescentou que a despeito de tudo muitos são os que preferem ficar no aguardo dos acontecimentos, mas serão, inevitavelmente, levados à evolução da vida eterna.

Falou com o Sr. Luiz Carlos, indagando se tivera medo, e ele respondeu que não.
Nesse momento irmão Adri pediu orássemos aos que sofrem enquanto os Espíritos iam percorrer nossos lares.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 126687
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Estudos Avançados Espíritas - Página 6 Empty Re: Estudos Avançados Espíritas

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Out 25, 2011 9:18 pm

Continua...

Oramos, nesse meio tempo surgiu outro Espírito materializado, que percorreu a primeira corrente fazendo piscar uma lâmpada vermelha, de forte claridade, que trazia na mão direita.

Depois de um bom tempo foi desligada a vitrola, que voltara a funcionar, retornou irmão Atanásio e disse estar satisfeito com todos, pedindo ainda que continuassem nesse desenvolvimento.

Voltou irmão Adri, disse que tudo estava bem e que a falange de Espíritos atendera a todos os doentes.

A Sra. Maura transmitiu ao irmão um pedido da Sra. Maria Cortez, respondendo o espírito que tudo quanto pudera ser feito já o fora, devendo agora ser dado cumprimento às instruções espirituais, pois em caso contrário não vencerá, eis que a cada um é dado sempre de acordo com o merecimento.

Deixou seu abraço para todos e pediu que fosse anotada a formação da 1ª corrente, que deverá ser mantida no futuro.

A propósito, recomendou-me fazer o registo, para que não haja nenhum esquecimento.
Disse ao Sr. Clare que ele tem ainda algumas viagens a fazer, porque essa é a sua tarefa.

Esse senhor falou da ausência do fotógrafo, Sr. Nedyr M. Rocha, que fora convidado, e irmão Adri disse que então oportunamente deverá ser feita a focalização de todos aconselhada para hoje, para recordação.

Pediu vibrações para a Sra. Otília, a fim de que fosse auxiliada, recomendou ao Sr. Clare que no final convidasse 4 jovens para darem sua impressão sobre como recebeu as manifestações espirituais, e disse, por oportuno, que nada é obstáculo para os Espíritos, por mais que uma coisa esteja fechada.

A Sra. Maura pediu orientação sobre a direção deste trabalho e irmão Adri confirmou que a responsabilidade cabe a ela.

Autorizou o encerramento e despediu-se, oramos e fomos chamados os médiuns.
Acesas as luzes verificou-se que os controles permaneciam inalterados.

A reunião terminou às 23:30 horas.
O registo das pessoas da 1ª corrente é o seguinte: Maria Ross, Maria Carmen Ribeiro, Márcia, Marilda, Demair Fonseca, Valdemar, Maura, Natalino, Marcos, Walter, Milton, Luiz Carlos.

E, para constar, eu, Renaldo Stérckele, lavre a presente acta, que vai por mim assinada, figurando as assinaturas de todos os demais no livro de presença.

Renaldo Stérckele

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 126687
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Estudos Avançados Espíritas - Página 6 Empty Mocidade

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Out 26, 2011 8:59 pm

- 2ª Reunião -

Aos vinte e nove dias do mês de abril do ano de 1964, na sede da Casa da Paz, à rua Um nº 10-A, em Vila Gustavo, em São Paulo, realizou-se a 2ª Reunião de efeitos físicos dedicada à orientação da juventude estudiosa do Evangelho.

Presentes 21 pessoas, fechou-se a porta às 20:05 horas, fez-se a leitura da acta da reunião anterior e depois foram algemados e vendados os médiuns António Alves Feitosa, José Costa Lima, Geraldo de Oliveira Garcia e Pedrima Petrova.

Às 20:30 horas foram corridas as cortinas e apagadas as luzes e nos pusemos em preces, sob a direcção da Sra. Maura Alves.

A vitrola foi posta em funcionamento pelos Espíritos e após pouco tempo ouvimos sons do violão, com o qual se apresenta irmão Pedro Rodrigues;
saiu da cabina, mostrou o instrumento, executou algumas melodias e retornou, tornando a ligar a vitrola, que fora silenciada.

Mostrou-se um Espírito com bela luz vermelha, própria, à altura do tórax, andou um pouco e recuou.
Voltou logo depois com flores que distribuiu à 1ª corrente.

Entrou, depois mostrou-se entre as cortinas outro Espírito, portador de viva luz vermelha, ergueu as mãos à sua luz e a extinguiu.

Passado algum tempo surgiu outro Espírito, trazendo luz verde, difusa; recolheu-se.

Falando pela voz directa apresentou-se o Espírito de irmão Adri Caramuru, cumprimentou-nos em nome do mestre e a seguir falou:
“A paz de Jesus seja convosco.

Cada um de vós esteja com os corações ligados ao Alto;
possa neste momento desprender-se de todas as preocupações, ligar-se pelas suas súplicas à luminosidade fluídica do Pai e assim receber sua seiva, seu amor, à semelhança do Mestre, porque ele revive, sempre renasce, em todos os momentos dentro daquele que nele crê.

Neste momento possais receber o renascimento do mestre e possa ele tirar-vos da obscuridade, banhar-vos no fluido celestial e possais assim ligar-vos ao verbo eterno, com a sua justiça, com o seu amor, porque bem-aventurado é o resignado, é o que ama, é o que sabe distribuir o seu amor, é aquele que ora, é aquele que sabe a direcção de sua prece, é aquele que estende a sua mão para amparar o caído, faz com a mão direita de modo que a esquerda não saiba, é o que ora com os olhos abertos, para não ser como o que tem olhos mas não quer ver, é aquele que para orar se liga a Jesus, porque sabe que ele é o conforto, a luminosidade eterna, o amor celestial e está com todos aqueles que ligam a sua prece, sua vibração ao Pai misericordioso. Todos os que estão ligados aos seus mandamentos estão assim profetizando, em benefício da humanidade.

Que todos vós, ligados a esse mesmo princípio, façais vossa súplica, vossa prece, esqueçais de vós mesmos em benefício dos que sofrem, dos que estão lá fora, dos que vivem nas cavernas das imperfeições, dos que vivem dominados pelo amor próprio, dos que ainda se arrastam porque não tiveram oportunidade de conviver na lei do amor e das palavras do Evangelho.

Orai a Jesus, que vos chama e deposita em cada um o amor universal, para que possais multiplicar como ele multiplicou o pão e os peixes e possais elevar-vos para estar com sua sabedoria”.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 126687
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Estudos Avançados Espíritas - Página 6 Empty Re: Estudos Avançados Espíritas

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Out 26, 2011 9:00 pm

Continua...

Calou-se, oramos e depois voltou Adri:
“Como vos encontrais?
Todos estais com o mesmo sentimento de bondade, de amor?

Márcia: porque, quando orais, fechais os olhos?
E porque recomendais a todos que os fechem?”

Esta respondeu que é para poder bem mentalizar.

Continuou Adri:
“A janela mais perfeita do corpo humano são os olhos.
Sempre abertos, colhem bem-aventurança, quando os sabeis aplicar, mas quando ainda atraem para outras coisas é aconselhável fechá-los”.

Dirigiu-se ao Sr. Natalino:
“Vós sois capaz de orar com os olhos abertos, mentalizando a imagem do Senhor Jesus?”

“Sim, respondeu ele, porque é pelo pensamento que oramos, mas imagino que todos quanto assim fazem atendem ao ensinamento do próprio Jesus, para que não haja distração, mas quando nos encontramos num ambiente tal como aqui não há necessidade de se fecharem os olhos, mas firmar o pensamento”.

Prosseguiu Adri:
“Meus filhos, todos vós sabeis que Maria da Magdala viu as chagas do mestre, junto ao sepulcro, e assim será a humanidade, quando perder totalmente a curiosidade;
poderá orar conscientemente com os olhos abertos.

Se o objetivo é o sentimento, ligado ao objectivo máximo que é Jesus, então agem os olhos celestiais.

Milton:
“para orar é preciso fazer gestos?”
Respondeu ele entender que não, devendo, sim, o pensamento estar ligado a Jesus.

Disse Adri:
“Tudo isso, meus filhos, é para vós, que tendes a luz, que ireis entrar um pouco no terceiro milénio.
Vós ainda ireis observar muitos movimentos dolorosos, ranger de dentes, desenvolvendo-se perto de vós;

chegareis ainda a estar próximos de lugares de sofrimento, vendo todo o pavor e estando com olhos abertos para orar a Jesus, pedindo misericórdia, porque tereis de estar observando todos os movimentos daqueles que não tem fé, ou não tem religião, ou não tem compreensão, ou ainda não estão ligados ao poder do Pai de amor, porque é o momento de vos depreender-vos de vós mesmos, pedindo misericórdia para que todos possam receber como vós, sentir como vós, estar preparados como vós para resistir a tudo com naturalidade, com amor, sem exagero, porque todos, ligados ao Evangelho do Mestre, sabeis que tudo pode acontecer.

Parra; quando orais, a vossa súplica é em intenção de alguém.
Qual é o vosso estado, quando começais a orar, e qual é quando terminais a vossa súplica?”

Respondeu o moço que tem feito tudo para condenar o pensamento e espera ter agido bem.

Disse Adri:
“Então não confiais em que estais agindo certo?
Porque tudo é confiança, e confiança é fé”.


Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 126687
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Estudos Avançados Espíritas - Página 6 Empty Re: Estudos Avançados Espíritas

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 6 de 33 Anterior  1 ... 5, 6, 7 ... 19 ... 33  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos