LUZ ESPÍRITA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CAMINHOS DE EVOLUÇÃO / Fábio Carvalho Martins

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

CAMINHOS DE EVOLUÇÃO / Fábio Carvalho Martins - Página 3 Empty Re: CAMINHOS DE EVOLUÇÃO / Fábio Carvalho Martins

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Fev 23, 2024 10:57 am

46.Energia direccionada a evolução
Jesus, principal guia espiritual e modelo de conduta, portador dos princípios de amor e caridade, apresentou-nos valiosos ensinamentos como caminho, verdade e vida.
O arcabouço moral contido em sua doutrina, não apenas teórica, mas construída através de exemplos práticos e de procedimentos simplórios de fraternidade, nos inspira sempre a sermos melhores a cada dia.
Mas será que realmente estamos nos esforçando para sermos melhores?
Será que a energia que direcciono todos os dias é no sentido da minha evolução?
Se abrirmos uma reflexão mais sincera a respeito dessa questão, verificaremos que estamos muito aquém do que esperamos em termos de melhora palpável.
A verdade é que a maioria de nós, ainda atribulada nas problemáticas da vida material, não consegue transpor totalmente a barreira do medo, do pessimismo, do orgulho e do egoísmo.
Trancafiados neste mundo, vamos nos fechando em nossas problemáticas e, quando as situações difíceis se tornam insustentáveis, há um “estalo” na consciência que nos faz procurar uma força maior para algum conforto, seja numa prece direccionada ao alto, na busca por algum grupo espiritualista que possa auxiliar, ou mesmo nas opções terapêuticas variadas, bem como no círculo familiar e de amizades.
Facto é que a necessidade nos faz buscar auxílio, como se quiséssemos achar algum tipo de remédio ou pílula mágica para sanar as dores que têm causas muito mais profundas, que ultrapassam os limites do corpo físico.
Diante disso, o que é necessário fazer? Primeiro de tudo, em momentos de extrema aflição, o ataque à sintomática se faz imediato a fim de trazer um mínimo de conforto para o sofredor.
Sanado ou amenizado o problema de carácter mais superficial, há a necessidade de se tratar a causa do problema, nas camadas mais subtis dos corpos energéticos, instâncias onde encontraremos as matrizes das desarmonias.
Para todos esses casos, o acompanhamento de pessoas ou grupo de pessoas capacitadas é fundamental, tanto para males físicos como espirituais, onde o aconselhamento deve ser carro-chefe que suscite reflexão e renovação.
Nenhuma terapêutica será realmente efectiva se a pessoa que a recebe, apesar da desarmonia em que se encontra, não acreditar na mudança positiva, seguindo à risca todos os processos indicados até sua total reabilitação, ao caminhar seguro de si e do que pode construir após transpor a dificuldade.
Dúvidas, angústias, medos e descrenças talvez façam sua presença na caminhada de redenção, de busca pelo equilíbrio, em um momento ou outro, mas, desde que se busquem os ajustes de percurso, tendo como alvo a melhora, seguramente se alcançará o objectivo.
Portanto, mediante tudo que foi comentado, e entendendo que temos uma grande responsabilidade sobre a nossa evolução perante o cosmos, permitam-me refazer o questionamento: será que realmente estamos nos esforçando para sermos melhores?
Não é fácil caminhar em um mundo onde se enxergam apenas pedras e espinhos, mas, se olharmos atentamente o nosso entorno, as bênçãos da espiritualidade começarão a saltar aos nossos olhos, pois elas estão presentes em cada passo dado.

Mensagem recebida em 07 de abril de 2022.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

CAMINHOS DE EVOLUÇÃO / Fábio Carvalho Martins - Página 3 Empty Re: CAMINHOS DE EVOLUÇÃO / Fábio Carvalho Martins

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Fev 23, 2024 10:57 am

47.O Crescimento Espiritual
O crescimento espiritual é um processo evolutivo ao qual os espíritos estão sujeitos; onde os mesmos, ao aprofundar pelos caminhos da consciência, acabam por reconhecer a grandeza que habita nos seus íntimos.
A pequenez humana, voltada desde sempre aos interesses egóicos, cedo ou tarde faz com que os indivíduos se reconheçam cansados das escolhas íntimas ligadas ao individualismo nocivo, e, rompendo o véu da ignorância, se elevam como se fossem despidas das roupas maltrapilhas e desgastadas de outrora.
Caminhar na senda do progresso é, antes de tudo, reconhecer os erros como alavancas de impulsionamento interior.
O Véu de Maia se atenua dia a dia, e vai se abrindo um novo horizonte gradativamente, de um dia frio e cinzento para outro mais belo e ensolarado, que suscita novos desafios, verdadeiros professores que nos conduzem da desordem à rectidão, do caos ao equilíbrio, do primitivismo à ascensão.
Caminhem do jeito que achem ser o mais correto, com simplicidade.
Caminhem da forma que o coração incendeia o sentimento, com afectividade.
Caminhem da maneira que a mente dita o ritmo, com humildade, mas não parem, apesar das dificuldades que ainda os envolvem.

Mensagem recebida em 19 de abril de 2022.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

CAMINHOS DE EVOLUÇÃO / Fábio Carvalho Martins - Página 3 Empty Re: CAMINHOS DE EVOLUÇÃO / Fábio Carvalho Martins

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Fev 23, 2024 10:57 am

48.Um olhar para o alto
As aflições que permeiam a nossa marcha progressista em direcção à luz nem sempre permitem que fixemos o olhar atento ao nosso alvo tão almejado: caminhar com Jesus.
Compenetrados em situações variadas de desarmonia, onde enredos deletérios postergam nosso adiantamento, faz-se necessário o esforço do olhar cuidadoso para nosso interior, que necessita, às vezes, de um esforço gigantesco, quase arrebatador, das energias que restam em nossos corpos.
Meras impressões estas, já que, quando sobrevêm a harmonia e o clima mental desfavorável é sobrepujado pelo equilíbrio, nos fortalecemos e as energias nos engrandecem a capacidade de agir com tranquilidade.
O olhar para dentro comummente se torna simbólico, quando não o entendemos.
Amar as nossas sombras, diriam alguns. Acolher nossos desafios, diriam outros.
Facto é que tudo que percebemos em nosso mais íntimo, e falo do que nos incomoda e cobra mudança, cobrança esta da própria consciência, deve ser encarado como um caminho necessário para ser trilhado, com muito empenho e disciplina, já que a reforma interior é mais ou menos dificultosa.
Mas onde entraria Deus nesse processo? Será que o amparo ilimitado do Criador se faz presente, de fato, nesse mergulho interior?
Um olhar atento para o alto, com elevação sincera, é suficiente para responder a essas questões anteriormente levantadas.
Se somos centelhas do Criador, ou seja, se existe um Deus que habita em nós, nas reflexões que fazemos diariamente, estamos as direccionando para o alto.
Olhar para dentro é olhar para o alto, é estabelecer a conexão com a matriz universal que em nós reside, é aprimorar a consciência ao ponto de estreitar os liames benéficos com o Logos, é reconhecer a divina presença que há muito fez morada em nossos corações.
Pouco a pouco mais pessoas despertam para as realidades além do mundo corpóreo, e as suas subtilezas fazem com que a evolução acelere seu processo natural nas sucessivas fases de aprendizado na escola da vida.
Olhar para o alto é se reconhecer como aprendiz dessa escola, buscando entender que talvez a distinção mais importante entre nós e Deus é apenas a capacidade de brilhar, pois a luz seguramente reside em todos.

Mensagem recebida em 21 de abril de 2022.


49.Amar
Amar é um desdobramento da evolução moral que todo ser senciente atravessa, oportunizando os ganhos em harmonia, equilíbrio e felicidade.
Na medida de nossas conquistas em moralidade, a capacidade de amar se relaciona em nosso íntimo como impulso em onda electromagnética e se exterioriza, irradiando e preenchendo a psicosfera com a qualidade que temos a condição de oferecer no momento.
Ter zelo por nossa evolução também é sinal de amar, pois só é possível oferecer ao próximo àquilo que já consigo oferecer a mim mesmo.
Nesse sentido, é preciso cautela, sendo prudentes no trato com as próprias dificuldades, intimamente relacionadas ao impulso evolutivo da própria consciência, carente de modificação.
Pior do que julgar ao outro é julgar a si mesmo, não rompendo, mas concretizando ainda mais as sombras, delimitando o padrão vibratório em baixos níveis que nos aprisionam no negativismo.
Trabalhemos, pois, pelo desenvolvimento do amar, sem medos, sem culpas, sem julgamentos, ou continuaremos vítimas de nossa consciência que ainda segue arraigada às limitações materiais.
Viva e deixe viver, pois a vida tem muito mais a nos oferecer do que aquilo que os cinco sentidos percebem de momento.

Mensagem recebida em 04 de maio de 2022.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

CAMINHOS DE EVOLUÇÃO / Fábio Carvalho Martins - Página 3 Empty Re: CAMINHOS DE EVOLUÇÃO / Fábio Carvalho Martins

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Fev 23, 2024 10:57 am

50.Em Matéria Evolutiva
Na marcha ascensional, os espíritos utilizam seu acervo intelectual conquistado a custo de suor e lágrimas, mas também da medida do bem que se praticou.
Em matéria evolutiva, nas variadas fases do desenvolvimento, desde o berçário, onde o espírito, individualizado da matriz primordial universal, até sua fase intelectual, em mundos mais adiantados, o esforço pessoal é o que dá o impulso adiante.
Vejam a amplitude da caminhada de um espírito. Quantas eras foram necessárias para, por exemplo, chegar neste exacto momento, neste planeta em transição, chamado Terra, onde várias lutas, individuais e colectivas, traçaram o caminho da humanidade.
Se fizermos uma comparação entre a grandiosidade da caminhada do espírito desde sua criação até este ponto, veremos que, do ponto de vista temporal, não há viabilidade para tal comparação.
Mas vejamos esse comparativo pela óptica intelectiva e ética.
Uma criança nasce e necessita de cuidados, pois não sobreviveria se fosse deixada à mercê do ambiente.
A criança já mais desenvolvida, tomando consciência pouco a pouco do mundo em que vive, vai libertando toda sua bagagem de vivências anteriores, e seu livre-arbítrio, ainda adormecido, vai dando seus primeiros lampejos conforme o tempo passa.
Ao adentrar a puberdade, aquela criança, antes ingénua e inocente, deixa sobressair seus impulsos, não somente por questões hormonais, mas também e principalmente espirituais, e todo cabedal de vivências se abre como um leque de possibilidades, agradáveis ou nem tanto.
Na fase dita adulta, onde o ser, totalmente consciente de si, se vê inserido no mundo que escolheu, com seu trabalho, com sua família, com sua rotina, normalmente há um direccionamento de esforços no sentido das conquistas materiais, pois assim ainda o é neste mundo.
A velhice, onde o espírito, já cansado das labutas diárias, é praticamente forçado a buscar um sentido para a vida frente à “morte eminente”, deveria trazer (mas nem sempre é assim) paz e sabedoria, esta adquirida a muito custo.
Em todas as fases citadas, os acervos intelectual e moral do espírito são complementados pelas novas vivências. Mesmo tendências negativas de outrora, que são repetidas, devem ser olhadas como positivas, pois nos trazem a reflexão e o aprimoramento.
Podemos até pensar que, em determinados momentos, existe uma regressão, na escala evolutiva, de determinadas vivências presentes, mas não. São apenas as imperfeições de outrora que, gravadas em nosso espírito e sob influência de um ambiente propício ao desequilíbrio, permitem a exteriorização do que de pior reside em nosso íntimo.
No estudo da genética se evidenciou que o meio influencia na formação do indivíduo, o que chamamos fenótipo. Assim também ocorre com o espírito, onde o meio, ou melhor dizendo, a psicosfera onde estiver inserido influenciará na criação do clima mental propício para manifestar amor ou dor.
Por isso Jesus nos recomendou vigiar nossos pensamentos e atitudes, pois eles podem ser reflexos do ambiente ao qual estamos inseridos, que permitirão exteriorizarmos o que vibracionalmente nos convida a expor.
Pode ser que a psicosfera de um planeta como a Terra ainda seja densa, e que seja dificultoso dar passos em direcção à luz quando, todos os dias, o que vivenciamos e onde nos inserimos nos fazem trazer para a superfície o que temos de pior.
Vigiar, hoje e sempre, até que a mente e o coração se tornem límpidos como a água que abastece a fonte renovadora da vida. Vigiar cada passo, pois, em matéria evolutiva, esse ainda é um quesito importante a ser adicionado na caminhada de disciplina e ascensão espiritual.

Mensagem recebida em 12 de maio de 2022.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

CAMINHOS DE EVOLUÇÃO / Fábio Carvalho Martins - Página 3 Empty Re: CAMINHOS DE EVOLUÇÃO / Fábio Carvalho Martins

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Fev 23, 2024 10:58 am

51.Esforço Diário
Seguir o rumo condizente com o que se conhece por luz não é fácil, principalmente quando existem ainda desarmonias impeditivas, freios eminentes ao progresso desejado.
Nas lides corriqueiras, onde os desafios sombrios abastecem os mananciais mentais com águas impuras, como se houvesse a intrusão fluídica de compartimentos mentais salutares por sujidades, ainda há dificuldade em drenar para fora do campo mental aquilo que polui e estagna, desgastando os sistemas energéticos.
Não forcemos o sistema de purificação sem antes equilibrá-lo com a manutenção que ele necessita. A água, fluído universal salutar, necessária ao perfeito funcionamento do corpo físico, é melhor utilizada quando disponibilizada de forma purificada.
Da mesma maneira, a planificação dos corpos subtis depende da natureza da energia disponível, cada vez mais limpa e purificada quando o agente receptor e o agente doador estiverem em sintonia com forças elevadas, sintonizados com amparadores espirituais que trabalham pelo direccionamento das mais salutares energias-inter-planos.
Vejam que um turbilhão de emoções em desequilíbrio, às vezes auto-impostos, em outras vezes induzidos por terceiros, geram sentimentos desarmónicos que nos enquadram em faixas vibratórias onde as manifestações dos protectores espirituais são amplamente prejudicadas, abrindo campo aos problemas dos mais variados matizes, em consonância com as inclinações de cada indivíduo.
Devo asseverar, de momento, que vigiar pensamentos, emoções e atitudes deve estar dentro de um programa de disciplina que é aperfeiçoado por nossa consciência à medida que se evolui cognitiva e moralmente.
Esse é um dos motivos pelos quais a evolução se impulsiona de forma muito gradual e não de maneira abrupta, pois é difícil se desapegar de certos padrões. Difícil, não impossível, já que, se houver boa vontade e disciplina, aliadas a estudos e aplicações práticas, os padrões pré-definidos enraizados vão sendo diluídos e aquilo que se deseja alcançar, praticado antes de forma forçosa ou imposta, passa a ser um novo padrão, executado de maneira natural e automática.
Assim, se evolui dentro dos variados aspectos.
Ninguém se desprende da noite para o dia, visto que se necessita de tempo para se desapegar do que incomoda, galgando pequenos passos de cada vez em direcção à luminosidade celeste, que habita em mim, em ti, em tudo e em todos.
Tenhamos a certeza de que, mesmo com o enfrentamento diário daquilo que nos aflige, se permearmos nossos dias com pequenos momentos de luz, certamente a vida nos brindará com dias melhores, coerentes com nosso esforço diário de progredir.

Mensagem recebida em 12 de maio de 2022.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

CAMINHOS DE EVOLUÇÃO / Fábio Carvalho Martins - Página 3 Empty Re: CAMINHOS DE EVOLUÇÃO / Fábio Carvalho Martins

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Fev 23, 2024 10:58 am

52.Peregrinar é preciso
Pense por um momento se as escolhas de nossas vivências tivessem sido mais acertadas; se tivéssemos tido mais paciência e não praticássemos tantas atrocidades; se a nossa capacidade de escolha se sobrepusesse aos impulsos primitivos e tivéssemos construído um planeta regenerado pelo menos dois milénios atrás.
Talvez, quem sabe, os desdobramentos políticos que culminaram com a imolação do Divino Mestre não teriam sido perpetrados, possibilitando uma evolução sem precedentes na questão espiritual humana.
Talvez o mundo de hoje já seria aquele que temos buscado utopicamente, mas que não conseguimos materializar de forma ainda evidente, principalmente no que concerne o que tem afinidade com o amor.
Bem, essas conjecturas anteriormente apresentadas podem abrir injustas reflexões sobre nossa caminhada evolutiva, já que entraríamos na energia de arrependimento por não ter feito melhor.
Um espírito da hierarquia de Jesus não se tornou a Luz do Mundo de uma hora para outra. Podemos tentar imaginar suas difíceis batalhas até chegar ao grau evolutivo que ele se encontra hoje, que permite ser nosso Mestre, modelo de conduta e governador espiritual deste mundo transitório.
Assim como Ele fez e continua percorrendo seu caminho iluminativo, assim, nós, humildes seres imperfeitos, seguimos nos aperfeiçoando.
Peregrinar é preciso nas lutas diárias, sem esmorecer, fortalecendo a cada dia a necessidade de se modificar, tal qual o próprio Mestre se modificou, ao se livrar dos pesos que também já possuiu, ampliando sua condição de ser ascenso que nos irradia a luz necessária.
Ontem, um passo no escuro.
Hoje, uma luz que é liberta da consciência.
Amanhã, a ampliação das possibilidades infinitas de trabalho na Seara do Amor.
Se hoje ainda percorremos os vales sombrios do nosso espírito em desenvolvimento, porém já podemos identificar esses fachos luminosos a irradiar os rincões lamacentos e os cantos escuros do pensamento, confiemos na Providência Divina que nos dirige os propósitos, não nos preocupando com nossos actos passados e com as possibilidades do desenrolar dos acontecimentos, pois tudo o que foi vivenciado até aqui são diamantes brutos sendo lapidados pelo amor infinito do Criador.
Se quisermos ser melhores no amanhã, é necessário peregrinar pelos caminhos de nossas imperfeições, pois somente assim teremos a compreensão e direccionamento das energias a um progresso mais consciente e feliz.

Mensagem recebida em 19 de maio de 2022.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

CAMINHOS DE EVOLUÇÃO / Fábio Carvalho Martins - Página 3 Empty Re: CAMINHOS DE EVOLUÇÃO / Fábio Carvalho Martins

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Fev 23, 2024 10:58 am

53.Transição de hábitos
Nas sucessivas existências, onde obtivemos os conhecimentos necessários ao nosso contínuo progresso, desenvolvemos hábitos que se enraizaram, não apenas na experiência material, mas também nos corpos espirituais, que carregam consigo as impressões dos acontecimentos.
Ainda vivenciando as amarguras momentâneas da actual existência em nossas batalhas diárias, externas e internas, percebendo que hábitos antigos se repetem como padrões quase irreversíveis, manifestos do espírito ao corpo físico. Nem sempre esses padrões nos enquadram em situações que gostaríamos de vivenciar, mas são imperfeições de nossos próprios espíritos aflorando de forma quase automática.
Ora, se existem ainda esses inúmeros hábitos vinculados às nossas imperfeições e alguns deles já conseguimos identificar, por que, então, não é simples sua modificação?
É muito comum seres imperfeitos como nós vivenciarmos existências sucessivas para modificarmos apenas um hábito inadequado, que só é realmente reconfigurado quando se muda a postura mental, resultado de uma elevação do espírito em seu carácter moral.
Tudo aquilo que necessitamos modificar, até mesmo as coisas que ainda nem percebemos, gera um descontentamento que pode nos transportar de imediato para a inércia do auto-julgamento, quando não entendido de forma correta.
Ainda assim, cedo ou tarde o espírito se cansa e o descontentamento consigo mesmo será a força motriz para uma modificação completa.
Lembremos que a evolução é uma transição de etapas gradual, onde vamos vencendo e renovando nossos hábitos interiores, permitindo que as práticas salutares se tornem automáticas e não mais forçosas e duras.
Quando observarmos de fato que o que ocorre fora é reflexo iminente do que permeia nossos íntimos, nada mais será um fardo a ser carregado, e nossas provações, ainda que presentes, se tornarão leves como plumas ao vento.
Deixemos, pois, que os ventos da renovação espiritual nos direccionem a uma transição verdadeira, permitindo-nos fixarmos como padrões mentais os hábitos mais salutares que podemos alcançar de momento.

Mensagem recebida em 02 de junho de 2022.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

CAMINHOS DE EVOLUÇÃO / Fábio Carvalho Martins - Página 3 Empty Re: CAMINHOS DE EVOLUÇÃO / Fábio Carvalho Martins

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Fev 23, 2024 10:59 am

54.Reduto de Paz
Nos recônditos mais distantes ou nos cantos obscuros de nossa mente imaterial, alcançar a paz desejada parece ser, ainda, algo inalcançável, devido às condições existenciais nas quais estamos inseridos.
O olhar pessimista e perturbado, frente às duras realidades vividas, se faz presente, instaurando nos regatos de nossa alma bloqueios energéticos deletérios e atrozes.
Como relevar ao nosso universo interno a luz da verdade universal, quando existe esse enlace maléfico em densas vibrações?
Se verificarmos nossos ambientes de convívio actual, nossas relações humanas, as escolhas marcadas por comodidades costumeiras, nossas condutas ainda anti-fraternas, revelar-se-á a verdade dura, como faca afiada a nos atravessar o peito.
Não podemos construir um reduto de paz sem cuidar, zelar por nossas escolhas, que podem nos situar em desequilíbrios variados ou em estados de consciência mais elevados. Podemos citar, a exemplo de tantos relatos advindos do plano espiritual, que, para tornarmos nosso lar uma seara de paz, é necessário que a paz reine dentro de nós mesmos.
O hábito da prece, por exemplo, pode nos auxiliar nessa tarefa de transformar nossa casa em um templo de luz, onde certamente a companhia dos bons, encarnados e desencarnados, será atraída por afinidade vibratória.
Mas discorramos sobre o nosso interior, nosso templo sagrado, onde reside a centelha do Amor Divino. Nós, enquanto caminhantes nas trilhas tortuosas de nossa evolução, estamos a todo momento aperfeiçoando nosso íntimo, conquistando virtudes, nos despindo de vícios e tendências e nos reconectando com Deus e com o todo.
Imaginemos, por um instante, a responsabilidade do Divino Mestre, formando nosso planeta amado, a envergadura desse espírito que, tendo em seu reduto íntimo a Paz Infinita, se tornou o arquitecto de nossa casa cósmica.
Esse amigo querido não nos cobrou nada além de nos tornarmos melhores hoje do que fomos ontem, que, entendendo as nossas limitações, apenas nos ama, deixando-nos livres para escolher nosso caminho.
Agora que essa fase de revolução planetária segue seu curso, intensificando processos regenerativos, mais uma vez somos convidados, não mais por Jesus, mas por nossa própria consciência, a promover as mudanças necessárias ao nosso progresso a um novo patamar evolutivo.
Dito isso, frente a tudo que a espiritualidade tem apresentado, assumam o controle de suas vidas, com um olhar interior, para romper seus processos dolorosos, tratando-os com discernimento e amor, interligando-os ao fluxo do que se entende por sagrado e por divino, a fim de que a casa mental se torne um reduto de paz a espargir a luz para quem necessita. Abrir os olhos da mente, reconectar com o espiritual e prosseguir conforme os preceitos fixados dentro de uma visão cosmo ética é um caminho coeso e transformador.
A luz que precisa o mundo depende da luz que habita no profundo íntimo do ser.

Mensagem recebida em 09 de junho de 2022.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

CAMINHOS DE EVOLUÇÃO / Fábio Carvalho Martins - Página 3 Empty Re: CAMINHOS DE EVOLUÇÃO / Fábio Carvalho Martins

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Fev 23, 2024 10:59 am

55.Arranjo Celestial
No arranjo da marcha celestial na qual estamos inseridos, as oportunidades vivenciadas, necessárias ao nosso aprimoramento, foram incluídas em nossas programações de acordo com nossas capacidades de enfrentamento.
Em nossa caminhada evolutiva, desde tempos imemoriais, onde vagávamos errantes como seres primitivos, até reencarnações mais recentes, onde já nos evidenciávamos como seres com capacidades de escolhas mais assertivas, conquistamos virtudes nobres, que se manifestam no presente e possibilitam a força necessária à marcha progressiva do espírito.
Essas virtudes, qualidades às vezes conquistadas, às vezes inatas, de acordo com nossas aptidões, nem sempre são manifestadas adequadamente, devido aos padrões negativos que criamos e que impedem que tenhamos vivências mais plenas, como se enterrássemos tesouros preciosos e necessários ao nosso impulso redentor contínuo.
São nossos talentos que, se manifestos nas existências e bem empregados, são multiplicados, possibilitando-nos a conquista de maiores aptidões a serviço do Criador, que nos outorga oportunidades edificantes sempre de acordo com nossas capacidades de cumpri-las.
Se outrora havia muita dificuldade em desenvolver e multiplicar novos talentos devido à carência mais acentuada de recursos materiais e espirituais, ao se abrir uma análise sobre as possibilidades e facilidades de acessos aos recursos nos dias atuais, chega-se à conclusão óbvia: nunca houve um momento tão oportuno ao nosso adiantamento, a rasgarmos os véus de ignorância, nos alinhando à responsabilidade de auxiliar no desenvolvimento de um mundo inserido dentro de uma visão mais coesa e integrada a uma cosmo ética mais equilibrada.
E se o arranjo celestial de outrora nos permitiu os avanços necessários em outros tempos, este de hoje, ainda mais harmonioso, nos direcciona a um mundo inimaginável.
Deixemos as vacilações de lado, busquemos o entendimento em nossas experiências diárias, sejamos mais assertivos em nossas escolhas, para que nossas virtudes não continuem sendo sedimentadas nos solos inférteis da incompreensão e da discórdia.
Fazer brilhar a luz interna é iluminar nossas dificuldades com a chama da coragem, que nos ergue a cabeça e suscita a fé que reside em nosso íntimo.

Mensagem recebida em 23 de junho de 2022.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

CAMINHOS DE EVOLUÇÃO / Fábio Carvalho Martins - Página 3 Empty Re: CAMINHOS DE EVOLUÇÃO / Fábio Carvalho Martins

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Fev 23, 2024 10:59 am

56.Potencialidades à serviço da luz
Na senda do desenvolvimento humano, conhecer a nós mesmos é fundamental para que sejamos mais assertivos em nossas escolhas e nos desdobramentos que destas sucederem.
Nas tarefas costumeiras do mundo que estamos inseridos, dentro das nossas realidades diversas, nos convívios variados com outras consciências igualmente em ascensão, desenvolvemos, por conta própria ou auxiliados por terceiros, diversas potencialidades nos infinitos segmentos das sociedades nas quais estamos imersos.
As convivências mundanas, ora de teor mais primitivo, ora de carácter mais sublime, expõem o nosso espírito, como espelho reflectindo àquilo que temos afinidade.
Ao analisarmos nossa vida, nas suas inúmeras fases, entenderemos que existe uma força que nos impulsiona: o progresso. Progredir faz parte de nossa natureza, de seres em constante evolução que, inquietos por querer entender mais sobre nosso papel perante a vida, buscamos ampliar nossas consciências estudando e nos capacitando, conforme nossas aptidões e desejos.
O ser humano é um universo de possibilidades, algumas latentes, outras já manifestas, tantas outras em despertamento, o que nos coloca, neste momento de transição, como capazes de oferecer melhorias palpáveis às nossas realidades.
Percebam, caro amigo e amiga, que não falo aqui de espiritualidade, apenas, mas de potenciais que podem ser explorados, desenvolvidos e oferecidos a este mundo tridimensional, onde as habilidades humanas lapidaram conhecimentos milenares, das épocas primitivas e árduas, aos momentos atuais de confortos e acessibilidades facilitadas.
É o homem gerindo o próprio homem, entre acertos surpreendentes e erros grosseiros, porém remediáveis, que o progresso segue seu curso, aprimorando o planeta, permitindo um gerenciamento mais adequado de recursos e conectando a todos cada vez mais em uma irmandade planetária.
Nesse despertar individual, colectivo e planetário, a humanidade se aprimora, acompanhando os fluxos de crescimento, impulsionados pela vontade própria de suas inteligências como seres encarnados, mas também com o auxílio da Espiritualidade Maior, que arquitecta nesse lindo orbe a vida, orquestrada e organizada em todos os seus processos.
Vivam o hoje, percebendo em seus íntimos as vontades mais elevadas, os sentimentos mais nobres, aquilo que ressoa uma energia elevada em seus corações e que irradia a luz. Aí estarão tuas potencialidades aguardando o momento certo para despertarem do verdadeiro íntimo.
Não deixem que seus desânimos apaguem a luz que nasceu para brilhar no céu nocturno da alma. Hajam com coragem, canalizando a força da vontade de construir para elevar seus potenciais, se tornando os seres luminosos que já são.

Mensagem recebida em 14 de julho de 2022.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

CAMINHOS DE EVOLUÇÃO / Fábio Carvalho Martins - Página 3 Empty Re: CAMINHOS DE EVOLUÇÃO / Fábio Carvalho Martins

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Fev 23, 2024 8:44 pm

57.A transitoriedade da dor
Quando o ser humano adentra a senda evolutiva com maior firmeza em seus objectivos, frente aos desafios do mundo de provações, sua consciência adentra regiões cada vez mais subtis, onde os pensamentos e sentimentos vão se depurando e se aperfeiçoando.
Mas nem sempre é fácil se reconhecer digno e merecedor do que chamamos bênçãos. Quando envolvidos em nossos mundos internos conturbados, ocasionados pelas escolhas equivocadas, não existe percepção capaz de nos modificar instantaneamente para enfrentar nossos desequilíbrios com a cabeça erguida e o coração sereno.
Na maioria das vezes, as experiências nos assenhoram como vivências doloridas, decoradas com as energias desqualificadas que apenas nos fazem cair ainda mais. Em muitos momentos queremos fugir, nos esconder, nos isolar do mundo, este, no nosso equivocado entendimento, responsável por tudo de mal que nos ocorre.
Se nós todos, seres conscientes da nossa necessidade de melhorar mais e mais a cada dia, vez ou outra ainda nos vemos enredados no pessimismo, criando situações que nos transportam a estados de vitimismo irracional, quem dirá os seres que vivenciam experiências em moradas muito mais primitivas.
Cabe aqui nossa análise com carinho fraternal por todo acolhimento desta casa cósmica chamada Terra, que nos propiciou momentos importantes ao nosso adiantamento, nos acentuando como vanguardeiros de um mundo novo, um novo recomeço, mais belo e feliz.
A morada terrestre, assim como tantas outras, já passou por períodos muito mais conturbados e duros, onde qualquer desgosto era motivo para práticas das mais cruéis imagináveis. Contudo, essas etapas primitivistas foram superadas pela força da vontade inata ao ser humano de querer se modificar sempre. E para melhor.
É o caminho natural, percorrido por todos nós, ora leve e feliz, ora pesado e dificultoso, mas sempre com o leme direccionado ao crescimento intelectual e espiritual.
Dessa forma, é natural que, à medida que se evolui, enxerguemos melhor o caminho, como se estivéssemos caminhando com uma vela na mão por um vale escuro e a sua chama se intensificasse ao longo do trajecto. No início, fica difícil enxergar o terreno, pois a chama é fraca e opaca. Mas logo ela se acende mais e o ambiente se torna menos hostil e pesaroso.
A leveza do caminhar será cada vez mais plena a cada passo dado, enfrentando as provas doloridas e nos despindo do que não nos serve, aprimorando nosso bem-estar por consequência de tudo que se conquista em termos de progresso humano.
A dor, apenas transitória e mutável, cessará, e esses momentos difíceis, como constituintes também da escola universal, catalisarão o despertar de nossa força interior como ganho permanente em nossa evolução espiritual.

Mensagem recebida em 21 de julho de 2022.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

CAMINHOS DE EVOLUÇÃO / Fábio Carvalho Martins - Página 3 Empty Re: CAMINHOS DE EVOLUÇÃO / Fábio Carvalho Martins

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Fev 23, 2024 8:44 pm

58.O valor das conquistas
Pensar nosso crescimento nas vertentes do conhecimento e da ética dentro de um contexto apenas material é enxergar de forma incompleta a realidade que nos cerca.
Galgando em penosas experiências objectivando nosso bem-estar, recursos preciosos que puderam nos situar em variados sectores do desenvolvimento, tudo é riqueza divina nos abrindo o caminho redentor. São conquistas pessoais e intransferíveis sendo ajuntadas com lucidez variada, que nos permitiram as mudanças possíveis e necessárias ao nosso avanço.
O nosso acervo de conquistas, impresso em nossa consciência, é fonte imanente daquilo que fomos, do que somos e também do que seremos: trabalhadores a serviço do bem e do amor.
Não é tarefa simples nos percebermos como seres constituintes do universo, integrados aos campos abençoados de Deus, seja no trabalho dentro da matéria, seja no labor mais amplo do mundo dos espíritos.
O valor evolutivo de apenas uma consciência, que vence a si mesma todos os dias, é imensurável, assim como o é a amplitude e alcance dos espíritos puros em comparação aos ditos imperfeitos. Ditos imperfeitos apenas por definição semântica da linguagem humana, pois, do ponto de vista do Criador, tudo é perfeição e beleza.
Assim, entendendo que tudo é perfeito, por que não valorizar aquilo que nos circunda?
Por que insistir em nos situarmos em estados de consciência menos elevados frente às adversidades enfrentadas, quando estes são apenas manifestações de nosso clima mental em desarmonia?
E como é difícil ainda enxergarmos essas desarmonias como verdadeiros professores, como oportunidades de elevação alinhadas a princípios mais nobres, em comunhão com o amor e a caridade.
Todos nós fomos forjados pelas variadas vivências e tomando caminhos diversos, evoluímos de formas diferentes. Isso é natural, faz parte do auto-amadurecimento.
Por isso, mais do que nunca é importante valorizarmos nossas conquistas pessoais, não por orgulho ou vaidade, mas por entendimento de que, neste ponto evolutivo no qual nos encontramos, já é possível assumir maiores responsabilidades em matéria de avanço individual, reflexo de todo o caminho de redenção até aqui percorrido.

Mensagem recebida em 28 de julho de 2022.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

CAMINHOS DE EVOLUÇÃO / Fábio Carvalho Martins - Página 3 Empty Re: CAMINHOS DE EVOLUÇÃO / Fábio Carvalho Martins

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Fev 23, 2024 8:45 pm

59.O traço permanente
O ser humano, nas variadas experiências, seja na matéria, seja nos planos espirituais, marca seu caminho com as impressões do que vivenciou, evoluindo por consequência de seus actos.
Evoluir nem sempre é tranquilo. Enquanto alguns poucos entendem que todos os processos nos levam ao aprendizado, outros adentram desarmonias pelas vivências mais simplistas, no que chamam de dor.
Na maioria dos casos, a dor esteve presente no nosso quotidiano, seja de forma literal, onde, em tempos mais sombrios, alimentava mecanismos de imposição e controle, ou hoje, onde se apresenta intimamente ligada aos desequilíbrios de ordem mental e emocional, talvez mais difíceis de lidar.
Enquanto no processo de crescimento, amadurecimento, onde é escolhido o caminho da dor, as marcas parecem ser permanentes, o que podem transparecer as energias pretéritas para serem trabalhadas no agora, para serem diluídas com entendimento, a evolução pelo amor é duradoura e imutável.
Nenhum processo de crescimento doloroso, igualmente regido pelas leis universais, é permanente, podendo ser transmutado por energias saudáveis, provocadas pela acção individual de quem sofre, elevando o pensamento acima de qualquer situação desagradável e permitindo a mudança interior necessária ao próprio aprimoramento.
A dor é impermanente, pois não está vinculada à energia primordial universal, mas àquelas que nos fazem promover as transformações que precisam ser realizadas. Enquanto vivenciamos processos dolorosos, nos moldamos através do amor, a energia mais abundante do universo, que cria, acolhe, equilibra e transforma.
O amor, sim, é o traço permanente que continua aceso enquanto traçamos nossa linha evolutiva ao longo das existências sucessivas, que permite que, gradativamente, os resquícios dolorosos sejam apagados do caderno da vida em termos de energia manifestada.

Mensagem recebida em 04 de agosto de 2022.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

CAMINHOS DE EVOLUÇÃO / Fábio Carvalho Martins - Página 3 Empty Re: CAMINHOS DE EVOLUÇÃO / Fábio Carvalho Martins

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Fev 23, 2024 8:45 pm

60.Progredir é agir
Estender nossa atenção ao nosso caminho evolutivo é abraçar com carinho a nós mesmos, direccionando as energias ao que nos faz bem, aplicando tudo o que já se conquistou na continuidade do aprendizado, alinhando nossos propósitos, responsivamente, à Lei do Progresso.
Contudo, nem sempre foi assim, já que, em vivências anteriores, ainda nos faltava o entendimento de uma obviedade actual: a vida não cessa com a morte do aparelho físico.
A compreensão do todo está intimamente ligada às percepções de nosso compromisso perante o mundo, mas não falo da compreensão mais pueril, aquela ligada apenas aos valores materiais, mas daquela mais sublime, ligada aos tesouros escondidos em nosso espírito.
Esse alcance vertical mais amplo só é exposto quando nossa percepção de mundo começa a ultrapassar as barreiras da materialidade. Quando nos despimos de costumes grosseiros, nos desenvencilhamos de estados conscienciais primitivos e acessamos a mente superior, muito mais subtil.
A expansão da consciência nada mais é do que a subtilização de nossa mente primitiva, muito atrelada aos cinco sentidos, que nos permite acesso a outras realidades - as verdadeiras realidades, as associadas àquilo que é dito do espírito.
Já possuímos essa capacidade expansiva neste momento (uns mais, outros menos), e perceber que são necessárias mudanças próprias profundas já nos dá a certeza de um despertamento.
Mas é preciso mais, ir mais além, romper os muros que nos impedem de vivermos a felicidade plena, todos criados por nós mesmos.
Nada que se deseja alcançar de mudança consciente é conquistado na inércia. É preciso agir para progredir, pois o progresso é uma entre tantas leis universais que nos movem, que nos colocam em acção quando a apatia se apresenta, que nos fazem enxergar o incómodo e perceber a hora da mudança necessária.
A paz que a humanidade busca é responsabilidade de todos nós. É preferível agir para alcançá-la do que tardar mais uma vez em buscá-la.
Subtilizem seus pensamentos, sentimentos, energias e vivências diárias, pois o alcance daquilo que desejamos só depende de nossas acções, incisivas e constantes, no bem, através da prática de um amor mais pleno e evolutivo.

Mensagem recebida em 11 de agosto de 2022.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

CAMINHOS DE EVOLUÇÃO / Fábio Carvalho Martins - Página 3 Empty Re: CAMINHOS DE EVOLUÇÃO / Fábio Carvalho Martins

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Fev 23, 2024 8:46 pm

61.A aspereza que antecede o amor
Palavras ásperas, atitudes grosseiras, escolhas realizadas sob o jugo do impulso desenfreado. Ações incoerentes que denotam algo ainda muito comum na humanidade: a imperfeição na escala evolucional.
Quando tecemos comentários maldosos ou dirigimos palavras mal-sãs a qualquer um de nossos irmãos planetários, destilamos o veneno da imperfeição que ainda habita nos nossos interiores.
Mesmo percebendo em nosso interior, intuitivamente falando, que determinadas acções que tomamos não fazem sentido, ou distorcem a verdade conforme a comodidade que nos assenhora as ideias, ainda assim continuamos à procura de justificativas para perpetuar nossos equívocos.
Isso ocorre em todos os âmbitos e escalas que imaginamos. Dentro do lar, no enfrentamento de rotinas com algozes de outrora, na difícil tarefa de desenvolver a empatia e a concórdia.
Igualmente em níveis territoriais, onde dirigentes de cidades, estados e países têm a nobre tarefa de conduzir seus representados ao caminho do desenvolvimento e da fraternidade, porém, desvirtuados dos verdadeiros propósitos que as responsabilidades dos cargos de dirigentes exigem, utilizam-se, muitas vezes, do poderio desmedido, quase insano, para suas satisfações pessoais, em detrimento do próximo, mero espectador passivo desses processos intrincados dos jogos de poder.
Como é difícil ainda amarmos uns aos outros, esquecermos dos fardos do caminho, apenas passageiros, percebendo e aplicando tudo o que o Sublime Peregrino nos relegou como caminho da paz, já que seu jugo é leve e sua palavra é lei suave a apaziguar as chamas do ímpeto belicista que em nós reside.
O caminho que construímos até este momento foi repleto de aspereza e dor, mas precisou ser percorrido, já que ele foi e é, gradativamente, invadido pelo amor, energia divina que nos outorga virtudes necessárias ao nosso aprimoramento, conforme nossa condição evolutiva.
Se houve, em tempos anteriores, nossa interacção em vivências dolorosas é porque havia a sintonia para que tais eventos ocorressem. Mas, se lembrarmos que tudo no universo está em movimento, evoluindo, se sotilizando, nossa capacidade de compreensão se apresenta e se direcciona, por afinidade vibratória, para situações cada vez mais leves, até que o véu que separa a materialidade do espírito se rompa, permitindo ao nosso ser, agora muito mais consciente, alcançar voos mais elevados, tornando nossa consciência ainda mais leve.
Portanto, entendamos que é necessário que façamos mudanças em nossas condutas, pois esse é um dos objectivos das fases encarnatórias, mas percebamos que não há problema algum se ainda cometemos equívocos, pois são os meios que antecedem o alcance do amor.
Tudo em nossa existência faz parta da cadência celestial, pois, assim como numa explosão de uma super-nova, podemos identificar o caos e a destruição, mas há de se relatar que há também muita harmonia, transformação e criação em sua expansão.

Mensagem recebida em 25 de agosto de 2022.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

CAMINHOS DE EVOLUÇÃO / Fábio Carvalho Martins - Página 3 Empty Re: CAMINHOS DE EVOLUÇÃO / Fábio Carvalho Martins

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Fev 23, 2024 8:46 pm

62.Calmaria efémera
Ao nos defrontarmos com nossa própria condição de desenvolvimento, se faz presente um sentimento de que ainda há muito para vivenciar, caminhar e crescer.
Sem adentrarmos o mérito dos detalhes sombrios ou das vivências mais elevadas, seguir o curso que a nossa própria consciência aponta ainda parece ser o melhor caminho, como se houvesse uma bússola interna nos ajustando o itinerário.
O curso que tomamos é decidido através do livre-arbítrio. A bússola é nossa luz interna, que, sendo mais ou menos brilhante, nos guia por vias escuras ou por estradas iluminadas, a depender do nosso nível evolutivo.
Por sermos ainda seres imperfeitos em evolução constante, o fluxo ascensional ao qual nos integramos não é, ainda, pleno, tampouco integralmente feliz.
Por muitas vezes, em meio às tormentas dos nossos próprios desajustes mentais, emocionais e espirituais, nos encontramos envoltos em calmarias efémeras, que nos permitem lapsos de clareza que suscitam reflexões acerca das dificuldades atravessadas.
Chagará o dia em que todos nós estaremos em níveis energéticos mais equilibrados, que possibilitarão que essas calmarias sejam mais frequentes e duradouras, tornando-se regra e não mais excepção.
Não é a dor que forja nosso ser verdadeiro, mas nossa capacidade de, em meio ao caos, manifestar a luz que jaz em nosso íntimo, como fé inabalável que traz a certeza de que tudo obedece às leis universais, das estruturas cósmicas das quais somos constituintes e também constituídos.
Dor, tristeza, angústia, amargura, raiva, tempestuosidade, desamor, descrença, banalidade e desequilíbrios variados ainda farão parte do que iremos vivenciar, pois ainda existe em nós, em certa medida, afinidade e sintonia com tais características de baixo teor vibratório.
Se tivermos essa ciência dentro de nós enquanto caminhamos, utilizando nossa lógica como freio à impulsividade, certamente conseguiremos alcançar o amor de forma mais acelerada e consistente, conquistando, por consequência de nossas acções no bem, um estado de calmaria espiritual mais duradouro e estável.

Mensagem recebida em 11 de setembro de 2022.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

CAMINHOS DE EVOLUÇÃO / Fábio Carvalho Martins - Página 3 Empty Re: CAMINHOS DE EVOLUÇÃO / Fábio Carvalho Martins

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Fev 23, 2024 8:46 pm

63.À Maneira de Jesus
Nas variadas fases de ascensão da nossa morada celeste, foram desenvolvidos inúmeros métodos pelos ditos homens “fora de seu tempo”, que possuíam capacidades cognitivas que facilitavam o estabelecimento de princípios norteadores ao amadurecimento social.
Desde os tempos imemoriais ao “ser comum”, ainda envoltos em matéria densa, nossos irmãos primitivos, muitos deles já transmigrados para outros orbes, cumpriam suas obrigações concernentes ao desenvolvimento da espécie hominal e do entorno, onde os nómadas dominantes davam os primeiros passos no estabelecimento dos núcleos povoadores, numa cultura dita sedentária, onde passam a prover, através do labor árduo e tempestivo, os recursos ao progresso.
Com a evolução, natural e constante, os cérebros ainda rudimentares não comportavam mais a necessidade intensa das consciências se expandirem e houve a necessidade da evolução do aparato físico, tal qual um upgrade tecnológico, necessário ao melhor funcionamento dos aparelhos humanos atuais.
A vida prosperava sendo guiada e direccionada pelas mãos hábeis de novos seres humanos, mais conscientes do caminhar, ainda que o instinto fosse o grande impulsionador, relacionado às questões básicas de sobrevivência e de perpetuação da espécie.
As adaptações ao longo das eras se aceleram e, nas buscas cada vez mais lúcidas, o ser humano domina todos os territórios, expande seu impulso de conquista e grandes núcleos populacionais se estabelecem, eclodindo com eles todo um conjunto de regramentos, inaugurando a fase da civilidade como marco importante do amadurecimento humano mais acentuado.
A lei do ter impera e, na busca por posses, o ser humano acaba se segregando, verticalizando muros ao invés de edificar pontes, proferindo as mais infundadas verdades, promovendo matanças em nome de um deus que não amparava tais atitudes equivocadas.
Ao analisarmos a humanidade em seus momentos atuais, traçando um paralelo com os outros momentos de seu desenvolvimento, é muito comum ainda presenciar os mesmos actos impensados, que se perpetuam ao longo dos milénios incontáveis.
O dia em que a humanidade aprender a prática do perdão à maneira de Jesus, os esperados dias de felicidade e paz, imaginados pela maioria e sentidos por poucos, deixarão de ser mero conceito utópico para se tornarem a realidade por onde quer que se ande.
Enquanto o mundo regenerado em amor não se manifesta plenamente no presente momento, cuidemos para que o nosso íntimo se purifique com a luz que abunda no universo e que se precipita instantaneamente sobre nós quando nos esforçamos em nossa reforma, permitindo, assim, nosso alinhamento com energias cada vez mais sublimes.

Mensagem recebida em 21 de setembro de 2022.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

CAMINHOS DE EVOLUÇÃO / Fábio Carvalho Martins - Página 3 Empty Re: CAMINHOS DE EVOLUÇÃO / Fábio Carvalho Martins

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Fev 23, 2024 8:46 pm

64.Emaranhado de Ideias
Quando discutimos acerca dos processos conectivos entre corpo, mente e espírito, há algo que permite, de forma perfeita, a justaposição dos factores direccionados à comunicação mediúnica: o equilíbrio.
Nossa mente invigilante e em constante expansão vive imersa no dito mundo das ideias, captando e emanando ondas, um verdadeiro emaranhado que cria, muitas vezes, uma barreira ao silêncio mental, imprescindível para as variadas possibilidades de interacções entre espírito comunicante e medianeiro.
Ao silenciar a mente, criamos uma atmosfera sadia e propícia a captar de forma mais ou menos directa o que o companheiro espiritual deseja elucidar ou comunicar. É a mente do médium que comanda esses processos, visto que, por não haver outro meio mais directo de comunicação, o aparato mediúnico necessita também de equilíbrio, nem sempre fácil de ser alcançado.
Naturalmente, se sabe que a mente humana ainda é limitada nesse processo equitativo, pois, imersa em variadas vivências, em sua maioria de baixo teor vibratório, se abrem as portas das desarmonias, ampliando as influências de ordem inferior e limitando, por conseguinte, o alcance aos conteúdos elevados.
Um dos grandes desafios do mundo moderno, que se vê envolto em informações em série, em fluxo constante, como uma cascata em tormenta de cheias, é silenciar as mentes inquietas para que o espírito permita o afloramento de verdades mais subtis, trazidas das altas esferas conscienciais.
Treinar a mente para tal finalidade, através de processos conectivos como a oração, a meditação, é um caminho seguro para o medianeiro que deseja progredir na senda da verdade universal.
Enquanto os seres humanos não equilibrarem os emaranhados de ideias que gravitam em seus campos mentais, o fluxo ascensional irrefreável ainda se dará de forma lenta e incompleta. Mas, quando o impulso mental for direccionado às finalidades mais nobres de servir, de amparar, de bendizer e de amar, então o progresso mental será optimizado, permitindo ao medianeiro servir como verdadeiro instrumento da luz, em comunhão com as egrégoras mais elevadas e condizentes com seu padrão vibracional mais depurado.
Só há trabalho no bem quando o ser de boa vontade se entrega em corpo e espírito, a exemplo do Mestre Galileu, quando, em sua efémera passagem física por este orbe, inspirou-nos a sermos melhores e a desenvolvermos a boa vontade como propulsora do progressismo moral e intelectual.

Mensagem recebida em 28 de setembro de 2022.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

CAMINHOS DE EVOLUÇÃO / Fábio Carvalho Martins - Página 3 Empty Re: CAMINHOS DE EVOLUÇÃO / Fábio Carvalho Martins

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Fev 23, 2024 8:47 pm

65.A natureza das nossas escolhas
A natureza das nossas escolhas, quando pautadas no respeito e na compreensão, abre caminhos mais seguros pela senda maleável do progresso.
Felizmente, amadurecemos com maior segurança quando possibilitamos mudanças para transformar nosso interior em bênçãos infinitas, talvez não aos nossos olhos, mas seguramente aos de terceiros, aqueles que vêem através de nossas imperfeições e enxergam as virtudes mais nobres que se pôde conquistar até aqui.
Em um grupo heterogéneo e diverso, onde almas em ascensão congregam com o mesmo objectivo, as diferenças não são barreiras, mas oportunidades de evolução, pois onde existe a busca pelo conhecimento através do amor, aí existe também a acção de Deus, abençoando e amparando.
Muitos desafios foram enfrentados e superados por esse grupo, principalmente aqueles ligados aos imediatismos e comodidades que a vida nos oferta a todo tempo e que nos podem afastar de uma vida mais equilibrada e feliz.
Já é uma grande conquista quando se tira um tempo para cuidar de si, que dizer então quando se faz esse movimento toda semana de compartilhar propósitos e informações que só nos ajudarão a evoluir.
Caminhando assim, a leveza que a vida nos pede se tornará mais presente em seus quotidianos, e esses momentos onde estão conectados serão mais belos e prazerosos, pois estarão entre irmãos e irmãs, compartilhando não apenas conhecimentos, mas a vida em seus momentos mais sublimes.

Mensagem recebida em 28 de outubro de 2022.


66.Verdade Edificada
Não há rota mais bem definida do que aquela que é manifestada através do coração.
Mesmo frente aos infortúnios que cruzam as nossas estradas, nos prejudicando o caminhar, forças subtis atuam para nos reordenar as buscas interiores.
Muitas delas iniciam, outras tantas se abreviam, pois, nossa capacidade expansiva nos traz amplitudes mais largas do que se entende por verdade.
Foi assim, expandindo nossa consciência ao longo de sucessivas vidas, que edificamos nosso espírito e nossa verdade, por conseguinte.
Nem sempre foi no âmbito das palavras que pudemos expandir nossa percepção da realidade, mas acredito que muito mais por conta do sentimento movimentado pela energia em que nos encontrávamos envolvidos.
De verdade em verdade - algumas delas já tomadas por ultrapassadas -, ampliou-se a capacidade de nosso ser se melhorar, traduzindo mais perfeitamente o que reside no campo do sentimento.
Nesse actual momento evolutivo em que nos encontramos, não existe verdade inconteste, pois há margens para variadas interpretações de um mesmo conceito ou ideia.
Como nos asseverou o Professor Rivail, contestando as informações que temos, balizando-as com o crivo da razão, aumentamos nossa compreensão e damos vazão à expansividade mental, de forma racional e equilibrada.
A busca pela verdade universal é construída, conquistada e lapidada no curso das eras infinitas, onde edificamos, lenta e gradualmente, a verdadeira face a nosso ser, como fagulha pulsante a brilhar nas noites sombrias do nosso universo espiritual em ascensão.

Mensagem recebida em 06 de dezembro de 2022.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

CAMINHOS DE EVOLUÇÃO / Fábio Carvalho Martins - Página 3 Empty Re: CAMINHOS DE EVOLUÇÃO / Fábio Carvalho Martins

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Fev 23, 2024 8:47 pm

67.A face oculta
Vivenciar as experiências no âmbito material pode se tornar algo desafiador quando nosso espírito, ainda necessitando de evolução em vários aspectos, faz transparecer em muitos momentos as imperfeições que nos cabem neste turbulento mundo interior.
O corpo denso nos limita a percepção, e nossa consciência traz, à conta gotas, as sombras que repousavam no profundo íntimo para serem gradualmente conhecidas, acessadas e trabalhadas. É preciso discernimento para entender, coragem para tratar e paciência para transformar o que já se identifica como imperfeito.
Nesse caminho de construção e reforma de si mesmo, normalmente, ao identificar estas imperfeições, nosso movimento é justamente o oposto.
Por trás de uma face de bondade e quietude existe uma face oculta que nos mostra a verdade inconteste de nosso ser: a necessidade de mudar.
Apesar de haver esses movimentos, de período em período, nos lembrando conscientemente daquilo que é necessário ajustar em condutas e pensamentos, escondemos essa face oculta, não dos outros, mas de nós mesmos, protelando nosso adiantamento, como crianças desobedientes e mimadas.
Não é possível transformação sem esforço próprio, assim como não se pode transferir a responsabilidade de nossa própria evolução para terceiros.
Se, para um espírito liberto da matéria, onde sua amplitude de visão é muito maior do que um ser encarnado, a tarefa de se transformar, de corrigir a si mesmo é árdua, que dizer dos irmãos e irmãs que, ainda ligados à matéria, renegam suas evoluções por caprichos meramente materiais.
Por isso devemos agir agora, enquanto se tem a oportunidade santificada da vivência encarnatória, pois todo ganho sincero em modificar a si mesmo nos liberta o espírito ainda nesta dimensão mais grosseira, possibilitando-nos saltos evolutivos ainda maiores, já que o desafio material é muito mais intenso.
Transitar pelas sombras da consciência é fundamental para evoluir, mas não será possível tornar nossas luzes internas mais brilhantes sem transmutar de verdade o que ainda nos incomoda.

Mensagem recebida em 12 de janeiro de 2023.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

CAMINHOS DE EVOLUÇÃO / Fábio Carvalho Martins - Página 3 Empty Re: CAMINHOS DE EVOLUÇÃO / Fábio Carvalho Martins

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Fev 23, 2024 8:47 pm

68.Virtudes Norteadoras
Quando as dificuldades nos enlaçam o espírito de um modo tão intenso e profundo, nos parece distante o ideal de fraternidade como construtor da vida.
Em certos momentos, nos falta perseverança para modificar velhos padrões e hábitos. Em tantos outros o orgulho nos cega como a poeira levantada da estrada pelas carruagens da ignorância.
É como se estivéssemos em busca de uma pílula mágica para apaziguar nossas aflições em uma única dose, que despertasse uma virtude norteadora para as nossas buscas mais sublimes, que ainda nos parecem tão distantes.
A essência de todos os ensinamentos que nos foram trazidos à luz pelos ditos avatares, seres de elevada hierarquia moral, que manifestaram humildade e simplicidade, poderia, em certa medida, ser sintetizada na virtude primordial: o amor.
Apesar de muitos de nós já entendermos e identificarmos o grande abismo consciencial que existe entre o Amor Sublime do Criador e nossa capacidade de expressá-lo, temos que considerar toda nossa conquista de ampliá-lo no curso das várias oportunidades que tivemos na matéria densa.
Também existe luz onde não podemos ver, pois suas manifestações de formas variadas e comummente subtis só são realmente alcançadas em estados alterados de consciência, onde temos apenas amostras muito vagas, porém perceptíveis e marcantes, do que é a energia transformadora do Amor Divino.
A verdadeira virtude não se conquista de forma acelerada, mas se desenvolve de forma gradual, pela força da vontade da consciência, que cobra por uma mudança palpável e objectiva, se desprendendo das âncoras limitantes que apenas nos impedem o pleno progresso.
Enquanto a virtude mais sublime, o amor, não se manifesta de forma plena e perfeita em nossos interiores, nos esforcemos para que tantas outras virtudes norteadoras se acentuem, nos abrindo caminho em direcção à Luz Maior do Universo.

Mensagem recebida em 31 de janeiro de 2023.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

CAMINHOS DE EVOLUÇÃO / Fábio Carvalho Martins - Página 3 Empty Re: CAMINHOS DE EVOLUÇÃO / Fábio Carvalho Martins

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Fev 23, 2024 8:48 pm

Prece de Encerramento
Amado e Bondoso Pai,
Neste instante voltamos o nosso olhar ao Teu amor, porque sabemos, Senhor, do quanto serves e do quanto auxilias o nosso dia a dia.
Obrigado, Pai Sublime, por jamais deixar faltar a Tua presença em todos os corações, nos vales mais sombrios a Tua magnífica presença.
Permita que hoje tenhamos nós a capacidade de discernir entre a luz e a ignorância, entre o amor e o ódio, entre a vingança e o perdão.
Permita, Senhor, que tenhamos nós a condição de melhor amar, de amar mais, de perdoar mais, de viver mais.
Permita, Senhor, que, ao abrir os nossos olhos todas as manhãs, sejamos nós tocados pela Tua presença, que nos impulsiona às transformações e que nos remete às libertações.
Neste dia, Senhor, a Tua presença e a de Jesus, será o guia a me orientar, a luz a me proteger e me mostrar o caminho e a segurança de que nunca estarei só e nem desprotegido.

Assim seja!

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

CAMINHOS DE EVOLUÇÃO / Fábio Carvalho Martins - Página 3 Empty Re: CAMINHOS DE EVOLUÇÃO / Fábio Carvalho Martins

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos