LUZ ESPÍRITA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ARTIGOS DIVERSOS V

Página 21 de 22 Anterior  1 ... 12 ... 20, 21, 22  Seguinte

Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS V - Página 21 Empty MUITO TRISTE. MILHARES DE ESPÍRITOS DORMINDO

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Jun 28, 2023 10:07 am

SOFRENDO, PERDENDO PRECIOSO TEMPO, ESPERANDO A VOLTA DE JESUS.
Milhares de Espíritos Dormindo, Sofrendo, Perdendo Precioso Tempo, esperando a Volta de Jesus, soar a Trombeta e Julgar os Vivos e os Mortos.
Jesus nunca saiu do Orbe Terreno.
Ele é o Governador deste Planeta, infelizmente ainda na condição de “Provas e Expiação, onde “Mal” é infinitamente Superior ao “Bem”. “Desperta, tu que dormes! Levanta-te dentre os mortos e o Cristo te iluminará”, afirma claramente Paulo (Efésios 5:14).
Muitos ficam 50, 100 Anos, ou até mais, Perdendo Precioso Tempo de sua longa Caminhada Evolutiva rumo ao Pai Eterno, acreditando em Falsas Promessas, quando Acordam, ficam tremendamente Revoltados, por terem sidos Enganados.
“Os Tempos Estão Chegados”, afirmam as religiões e os religiosos.
Chegados para quê?
Obviamente, para o devido Despertamento a que se refere o grande Apóstolo, o Arauto do Cristianismo, que laborou de forma decidida e perseverante na propagação das sábias e inquestionáveis Lições de Jesus, para que todas as criaturas da Terra delas tivessem amplo Conhecimento.
Não temos nenhuma dúvida de que a humanidade tem largas informações sobre a Boa Nova.
Teoricamente, os homens sabem muito sobre o Cristo e seus valiosos Ensinamentos, o Despertamento deverá se dar com a vivência prática deles.
Os problemas e os desafios do mundo, já conhecemos com detalhes.
As consequências nefastas deles vêm fazendo jorrar rios de lágrimas e permitindo o nascimento de intensas labaredas de dor no seio das coletividades.
Os caminhos seguidos até agora não lograram proporcionar, a nenhum de nós, o oásis de paz e a ilha de felicidade que almejamos.
Por certo, a direção das nossas condutas não está correta.
Será preciso, com urgência, despertar.
Os tempos chegaram para que saiamos da redoma do comodismo onde continuamos a acreditar que as coisas se resolverão por si só.
Não. Tudo se transformará para melhor quando cada criatura acreditar piamente na sua transformação moral, como decorrência natural do esforço, da determinação e da coragem em trabalhar acirradamente no combate às más tendências, aquelas oriundas do egoísmo e do orgulho, substituindo-as por virtudes e qualidades nobres.
Como encontrar a paz e a serenidade vivendo num mundo com tantas disparidades sociais, financeiras, económicas, psicológicas?
Com poucos homens possuindo muito e muitas criaturas contando com tão pouco?
Sem o combate firme e decidido ao egoísmo e ao orgulho, essas terríveis chagas da humanidade, qualquer tentativa de equilíbrio no contexto das comunidades será sempre batalha inglória.
Despertemos, então.
Não basta que cuidemos de nós, da nossa família, daqueles que são mais próximos.
Imperioso que tenhamos a convicção de que será preciso pensar na humanidade como um todo.
O lamento de um irmão que chora em um hemisfério reflete sobre o outro que vive a milhares de quilómetros de distância.
Pelas leis divinas, nossa felicidade e paz, as encontraremos quando plantarmos felicidade e paz nos corações alheios.
É da lei universal que é dando que se recebe.
A mão que oferece flores retém o perfume, mas aquela que atira lixos e detritos guarda a sujeira e o mau cheiro.
A escolha sempre será nossa.
Despertar para a consciência moral, espiritual e solidária é urgente e imprescindível.
Não basta que tenhamos só para nós.
Se nossos irmãos também não possuírem estaremos constantemente ameaçados. Isso, obviamente, em todos os sentidos, não só o material.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS V - Página 21 Empty Re: ARTIGOS DIVERSOS V

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Jun 28, 2023 10:07 am

Os problemas estão catalogados, esperando por soluções; as tarefas aguardam que sejam executadas, então, é tempo de trabalho e, para tanto, o mundo tem necessidade de homens arrojados e conscientes, que realmente desejam formar uma frente de ações solidárias, fraternas e justas, de maneira a criar possibilidades para que todos possam, aos poucos, contar com as mesmas oportunidades de progresso.
Muito já foi falado, discutido, planeado.
Agora é tempo de despertar para as realizações.
No momento actual, não temos mais necessidades de quem aponte problemas, mas, sim, daqueles que estão dispostos a trabalhar muito com a proposta de resolvê-los.
Despertemos, então, e as Forças Espirituais nos impulsionarão para o devido progresso... aquele decorrente do entrelaçamento de irmão com irmão.

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS V - Página 21 Empty O ESPÍRITO SOFRE DURANTE A CREMAÇÃO?

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Jun 29, 2023 10:29 am

De quando em quando, Amigos da Terra nos inquirem com respeito aos resultados possíveis da "Cremação" que tenhamos porventura experimentado após o afastamento do Corpo Denso.
E efectivamente o assunto se reveste de significação e proveito, pelas repercussões do "Processo Crematório" no Plano Espiritual". Por muito se examine, no mundo, a presença da Morte Física, conferindo-se-lhe foros de igualdade em quaisquer circunstâncias, o Óbito não é idêntico no caminho de todos.
Qual ocorre no Berço, quando o renascimento estabelece condições diferentes, do ponto de vista orgânico, para cada um de nós, a Separação do Veículo Terrestre está revestida de características originais para cada indivíduo.
Além da existência comum na Terra, nem todas as criaturas se observam imediatamente exoneradas da inquietação e do trauma, da ansiedade ou do apego exagerado a si próprias.
Temos companheiros que, na "Desencarnação pelo Fogo" se liberam de improviso de qualquer conexão com os recursos que usufruíram na experiência material.
Entretanto, encontramos outros, em vasta maioria, que embora a lenta Desencarnação progressiva que atravessaram, se reconhecem singularmente detidos nas impressões e laços da vida material, notadamente nas primeiras cinqüenta horas que se seguem à derradeira parada cardíaca no carro fisiológico.
Fácil observar, em vista disso, que o "Período de Espera, no Espaço Razoável de Setenta e Duas Horas", entre o enrijecimento do corpo físico e a cremação respectiva, é tempo valioso para a generalidade de todos aqueles que se encontram em trânsito de uma vida para outra.
Isso é compreensível porque se muitos irmãos dispensam semelhante cuidado, desde os primeiros instantes de silêncio no cérebro, outros, aos milhares, se observam vinculados aos tecidos inertes de que já se desenvencilharam, no anseio, embora vão, de revivescê-los.
À face do exposto, nós, os amigos Desencarnados, nada poderíamos aventar fundamentalmente contra a Cremação.
No entanto, entendendo que os nossos amigos - os homens da Esfera Física - ainda não dispõem de instrumento para analisar os graus de extensão e de intensidade do relacionamento entre o Espírito Recém-Desencarnado e os resíduos sólidos que lhes pertenceram no mundo, consideramos justo que se lhes rogue o citado período de repouso, a favor dos chamados mortos, em câmara fria que lhes conserve a dignidade da forma.
Depois disso o Sepultamento ou a Cremação nada mais representam, para a alma, que a desagregação mais lenta ou mais rápida das estruturas entretecidas em agentes físicos, das quais se libertou.

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS V - Página 21 Empty OS "ESPÍRITOS QUE DORMEM" EM TREMENDO SOFRIMENTO

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Jun 30, 2023 9:35 am

ACREDITANDO NA VOLTA DE JESUS NOS FINAIS DOS TEMPOS.
Seguimos por um caminho agradável de árvores, em direção aos grandes edifícios com linhas arquitectónicas especiais.
Sem que eu pudesse entender o que acontecia, as luzes foram diminuindo aos poucos. O que teria acontecido?
Vicente e eu nos olhamos, assustados. Alfredo, Aniceto e os outros, no entanto, caminhavam sem surpresa.
A serenidade deles me tranquilizou, apesar do grande espanto.
Mais alguns passos e chegamos aos pavilhões estranhos, que, pelos meus cálculos, se estendiam por uma distância de mais de 3 km.
Lá dentro, as sombras aumentaram ainda mais.
Distinguia, vagamente, o que havia no interior. Pelo que pude perceber, eram Enfermarias com teto fechado, abertas na parte mais alta das laterais, para a circulação livre do ar.
Dezenas de Trabalhadores dedicados nos seguiam em absoluto silêncio.
Alfredo era o único que falava, notando-se que se esforçava para ser muito discreto com as palavras.
Tudo isso me dava a impressão de ter entrado num Cemitério escuro, onde os visitantes eram obrigados a demonstrar total respeito aos mortos.
Admirado, notei que um dos Trabalhadores entregou pequena máquina a Alfredo, que nos explicou com gentileza:
- Este é o nosso “Aparelho de Sinalização Luminosa”. Estamos no centro dos pavilhões onde se localizam os “ESPÍRITOS QUE AINDA ESTÃO ADORMECIDOS”.
Actualmente, temos quase dois mil aqui.
Os numerosos cooperadores se dirigiram em ordem para a sua área de serviço.
Depois de rápida pausa, falou com firmeza:
- Vamos começar o trabalho de assistência.
Ao Primeiro Sinal Luminoso de Alfredo, várias lâmpadas elétricas foram acesas e, então, contendo, com muito custo, minha primeira impressão de horror, vi grandes filas de leitos na altura do chão, todos ocupados por “Pessoas Mergulhadas em Sono Profundo”.
Muitos tinham uma aparência terrível. Eram muito poucos os que tinham os olhos fechados, parecendo mais tranquilos.
A maioria tinha os olhos vitrificados, cheios de “Pavor e Desespero pela Morte”, e a face pálida como cadáveres.
Lembrando da literatura antiga, pensei nos velhos túmulos egípcios. Tínhamos, à nossa frente, centenas de múmias perfeitas. Muito poucos pareciam dormir um sono natural.
Aproximando-se de nós, Alfredo disse a Aniceto, em particular:
- Infelizmente, não podemos atender a todos.
- Por quê? – perguntou nosso Orientador, comovido.
- Estamos esperando pessoal treinado. Temos aqui 80 auxiliares para esse serviço, mas cada um só pode atender cinco Doentes de cada vez.
Em vista disso, entre os 1900 abrigados que temos, separei os 400 mais suscetíveis de despertar em breve, a fim de submetê-los a tratamento intensivo.
- E os outros?
- Recebem comida e medicamentos mais densos uma vez por dia.
Aniceto calou-se, pensativo.
Profundamente impressionado com o que via, instintivamente me debrucei sobre o Doente mais próximo, tentando verificar seu estado físico.
Percebi calor corporal, pulsação regular e movimentos respiratórios, embora notasse extrema rigidez dos membros, como se sofresse de Catalepsia.
Fiquei chocado e, assustado, levantei-me e pedi a Aniceto, com a máxima discrição:
- Pelo amor de Deus, explique-me o que vemos aqui! Será que estamos nos planos da Morte Depois da Morte?
O instrutor sorriu, compreensivo, e explicou em voz muito baixa:
- Sim, André, este Sono é mesmo uma espécie avançada de Morte.
Aqui se encontram abrigados Milhões de Espíritos que ainda Dormem.
São aquelas criaturas que nunca se dedicaram ao “Bem Ativo e Renovador” e, principalmente, os que “Acreditaram piamente que a Morte é o Nada, o Fim de Tudo, o Sono Eterno”.


Última edição por Ave sem Ninho em Sex Jun 30, 2023 9:37 am, editado 1 vez(es)
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS V - Página 21 Empty Re: ARTIGOS DIVERSOS V

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Jun 30, 2023 9:36 am

A Crença na Vida Espiritual é Atividade Permanente da Alma.
A ferrugem corrói a enxada parada. O Entorpecimento invade o Espírito que não tem ideais elevados.
Aqueles Espíritos que, enquanto Encarnados, Crêem na Vida Eterna, mesmo que não sejam Cristãos, estão Desenvolvendo Capacidades Espirituais e voltam para o Plano Espiritual em estado mais animador, pelo menos no que diz respeito à locomoção e ao Equilíbrio Mental.
No entanto, as criaturas que insistem na Negação deliberada e absoluta, que nada vêem além do corpo físico, que não querem qualquer Conhecimento Espiritual, mesmo que estejam ligadas a cultos religiosos exteriores, são realmente Muito Infelizes.
Muitos entram em nossas instituições como embriões de vida, no útero da mãe natureza.
Um amigo nosso costuma chamá-los de fetos da Espiritualidade. Entretanto, eu acho que estariam muito felizes se estivessem realmente nessas condições.
Temos certeza de que muitos repudiaram qualquer contacto com a Fé, por triste indiferença à vontade de Deus.
Dormem, porque “Estão Magnetizados pelas Próprias Ideias de Negação”.
Permanecem Paralíticos, porque preferiram a rigidez, em vez do Entendimento.
Mas chegará o dia em que terão de se levantar e “Pagar Pelas Dívidas Contraídas.
Por isso eu os considero Sofredores.
Inicialmente, permanecem no “Sono em que Acreditaram, para depois Acordarem.
No entanto, a maioria não consegue escapar da Perturbação e da Enfermidade, como acontece também com os Espíritos Desequilibrados que vimos agora há pouco.
Estava muito espantado. Como Vicente também se aproximou para ouvir, Aniceto falou, explicando aos dois:
- A Fé Sincera é como ginástica para o Espírito. Quem não exercita na Terra, de alguma maneira, “Preferindo a Negação Deliberada, mais tarde se verá sem movimento.
Criaturas assim precisam de muito Sono e Repouso, até que Despertem para Estudar as Responsabilidades da Vida.
Percebendo que o nosso Instrutor evitava fazer comentários mais longos, não coloquei mais nenhuma das dúvidas que me atormentavam a mente, para poder acompanhar de perto os trabalhos de assistência.
Com exceção de algumas senhoras que permaneciam com Ismália, todos os colaboradores se mantinham em vigilância, próximos aos grupos de Espíritos paralisados.
A luz artificial iluminava os leitos, que se perdiam de vista, mas notei que nenhum dos doentes reagia à intensa claridade.
Continuavam Rígidos, Cadavéricos, Prostrados.
Percebi, então, que Alfredo começou a movimentar o “Aparelho de Sinalização para dar as ordens de serviço.
Cada sinal representava uma operação diferente.
Vi os trabalhadores distribuírem pequenas porções de alimento líquido e medicação oral em silêncio absoluto.
Em seguida, serviram pequenas quantidades de água fluidificada aos Doentes, com exceção, porém, de muitos que pareciam aptos a receber apenas sopa e remédios.
Dois terços dos 400 doentes em tratamento receberam aplicações de sopro curativo.
Cuidando para que fosse mantido o máximo silêncio, Alfredo transmitia todos os procedimentos de trabalho com a Sinalização Luminosa.
Impressionado com o que via, perguntei a Aniceto, em voz baixa, por que alguns doentes não eram tratados com Água, Passe e Sopro.
Aniceto, muito gentil, como se fosse um Pai querendo acalmar o filho assustado, falou em meu ouvido:
- Na vida, André, cada um tem as próprias necessidades.
Aqui entendemos bem essa lei da natureza.

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS V - Página 21 Empty DESASTRE DOLOROSO DO “ESPÍRITO MONTEIRO"

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Jul 01, 2023 10:17 am

QUE FOI “DOUTRINADOR”, EM SUA ÚLTIMA ENCARNAÇÃO”.
Experiência não me falta. Também dei minhas cabeçadas na Terra.
Como sabem, é muito difícil escapar da influência do ambiente quando estamos Encarnados.
São tantas as exigências materiais do mundo externo, que não consegui escapar do Desastre Doloroso.
É que a variedade de fenómenos e as particularidas Mediúnicas reservam grandes surpresas a qualquer “Doutrinador” (Conversa com os Espíritos) que possua mais ideias na cabeça do que Sentimentos no Coração.
Em todos os tempos, o “Vício Intelectual pode desviar qualquer trabalhador mais Entusiasmado do que Sincero.
E foi isso o que me aconteceu.
Não preciso dizer que também parti de “Nosso Lar” em Missão de Entendimento Espiritual.
Não ia para estimular fenómenos, mas para Ajudar na Caminhada de Companheiros Encarnados e Desencarnados.
O serviço era imenso. Recebi toda a Ajuda para iniciar minha Grande Tarefa e senti muita alegria com os primeiros trabalhos.
Minha mãe, que havia se tornado minha Mentora, não cabia em si de tão contente.
Estava muito entusiasmado. Sob meu controle direto, estavam alguns Médiuns de Efeitos Físicos, além de outros de Psicografia e Psicofonia, e o meu fascínio era tanto com o contacto com os Desencarnados, que me distraí completamente da “Essência Moral da Doutrina”.
Tínhamos quatro reuniões semanais, às quais comparecia sem falta.
Confesso que sentia certo prazer na Assistência aos Desencarnados Desequilibrados. Para eles, tinha sempre longos discursos decorados na ponta da língua.
Aos infelizes, mostrava que sofriam por culpa própria.
Aos Mistificadores, recomendava firmemente que abandonassem a mentira criminosa.
Os casos de Obsessão eram tratados com paixão.
Gostava de enfrentar Obsessores cruéis para reduzi-los a zero com argumentos pesados.
Outra característica forte, era o domínio que pretendia exercer sobre alguns Sacerdotes Católicos Desencarnados, ignorantes das “Verdades Divinas”.
Chegava ao cúmulo de estudar, pacientemente, longos trechos da “Bíblia”, não para pensar a respeito, mas para mastigá-los à vontade e depois vomitá-los aos Espíritos perturbados, em plena Reunião, com a ideia criminosa de “Falsa Superioridade Espiritual”.
O apego às manifestações exteriores me desorientou completamente.
Acendia luzes para os outros, mas preferia os caminhos escuros, esquecendo-me de mim mesmo.
Só quando voltei para cá pude perceber a gravidade da minha cegueira.
Por vezes, depois de longa Doutrinação sobre a Paciência, fazendo pesadas imposições aos Desencarnados, abria as janelas da nossa casa para chamar a atenção das crianças que brincavam inocentes na rua.
Instigava os Espíritos Perturbados a se manterem serenos para, logo depois, repreender senhoras humildes, presentes à reunião, quando não conseguiam evitar que alguma criança doente chorasse.
E isso é o mínimo, porque, na minha loja, minhas atitudes eram inflexíveis.
Raro era o mês que não mandava promissórias para protesto.
Lembro-me de alguns comerciantes menos felizes que me pediam mais prazo, desculpas e proteção.
Mas nada me fazia mudar de ideia. Os advogados conheciam minhas ordens.
Passava os dias no escritório estudando a melhor maneira de “Perseguir os Clientes em atraso”, com preocupações e observações nem sempre muito corretas e, à noite, ia ensinar o Amor aos Semelhantes, a Paciência e a Doçura, exaltando o Sofrimento e a luta como estradas de luz para Deus.
Andava cego. Não conseguia perceber que a Encarnação, por si só, é uma Reunião Mediúnica permanente.
Interpretava o Espiritismo a meu modo. Toda a proteção e garantia para mim e valiosos conselhos ao próximo.
Além disso, não conseguia tirar a cabeça dos espetáculos exteriores.
Fora das Reuniões Práticas, minha atividade Doutrinária consistia em vastos comentários dos fenómenos observados, duelos verbais, narrações de acontecimentos diferentes, críticas rigorosas aos Médiuns.
- De desvio em desvio, o “Problema Cardíaco” me pegou completamente desprevenido da verdadeira realidade.
Passei para cá, como louco Necessitado de Hospício.
Era tarde quando reconheci que tinha “Abusado do Dom da Palavra”.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS V - Página 21 Empty Re: ARTIGOS DIVERSOS V

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Jul 01, 2023 10:17 am

Como Ensinar sem Dar o Exemplo ou Dirigir Sem Amor?
Entidades perigosas e revoltadas me esperavam depois do Desencarne.
No entanto, sentia comigo algo diferente. Meu raciocínio Pedia Socorro Divino, mas meu Sentimento se agarrava a Objectivos Inferiores.
Minha cabeça fazia súplicas ao Céu, mas meu coração se colava à Terra.
Nesse estado triste, vi-me rodeado de Entidades más que repetiam longas frases de nossas Reuniões.
Com ironia, recomendavam-me Serenidade, Paciência e Perdão para as faltas alheias.
Perguntavam-me também porque não me afastava do mundo, se já estava Desencarnado.
Gritei, roguei, esbracejei, mas tive de suportar o “Sofrimento por Muito Tempo”.
Quando o Apego ao mundo material diminuiu, alguns Bons Amigos me trouxeram para cá.
E imagine que eu ainda estava Revoltado. Sentia-me contrariado.
Não havia promovido as Reuniões de Intercâmbio entre os Dois Mundos?
Não havia me dedicado ao Esclarecimento dos Desencarnados?
Percebendo minha irritação ridícula, alguns Amigos me submeteram a Tratamento.
Não fiquei satisfeito. Pedi à Ministra Veneranda uma audiência, já que ela me havia patrocinado aquela oportunidade.
Queria explicações que pudessem me satisfazer o capricho pessoal.
A Ministra está sempre muito ocupada, mas é sempre muito atenciosa.
Não marcou a audiência, já que era um pedido absurdo, mas, por gentileza extrema, foi me visitar um dia que estava descansando.
Enchi seus ouvidos de lamentações. Chorei muito e, durante duas horas, Ela me ouviu com Paciência Cristã.
Em silêncio expressivo, deixou que eu me cansasse do discurso longo e inútil. Quando me calei, esperando palavras que alimentassem minha incompreensão, a Veneranda sorriu e me respondeu:
- Monteiro, meu amigo, a causa de sua derrota não é complicada, nem difícil de explicar.
Você se entregou ao Espiritismo prático, junto dos Encarnados, mas nunca se interessou pela verdadeira prática do Espiritismo com Jesus, nosso Mestre.
- Desde então, minha atitude mudou muito, entendeu?
Confuso com a profunda lição, respondi mastigando as palavras, como quem pensa mais, para falar menos:
- Sim, estou procurando compreender.
Monteiro.

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS V - Página 21 Empty “PORQUÊ, SENHOR”?

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Jul 02, 2023 10:32 am

QUESTIONOU NICODEMOS A JESUS, COMO A MAIORIA QUE NÃO ENTENDE A INFINITA BONDADE E MISERICÓRDIA DO MESTRE, PRINCIPALMENTE NO SOFRIMENTO...

... E Nicodemos, o grande Nicodemos dos dias primeiros do Evangelho, passou a contar-nos; - Depois da aparição do Senhor aos quinhentos da Galileia, certo dia, ao entardecer, detive-me à beira do lago de suas pregações, rogando a Ele me dissipasse as dívidas. Ante os ensinamentos Divinos, eu experimentava o entre-choque em torno das ideias de Justiça e Misericórdia, Responsabilidade e Perdão...
De que maneira conciliar o Bem e o mal? Como estabelecer a diferença entre Prémio e Castigo?
Atormentado, perante as exigências da Lei de que eu era intérprete, supliquei-lhe a palavra e eis que, de súbito, o Excelso Benfeitor apareceu junto de mim...
Prostrei-me na areia e Jesus, aproximando-se,
tocou-me, de leve, a cabeça fatigada, e inquiriu:
- Nicodemos, que pretendes de mim?
- Senhor – explique -, tenho o Pensamento em fogo, tentando discernir sobre Retidão e Delinquência, Bondade e Correção...
Porque te banqueteaste com pecadores e tanta vez te referiste, quase rudemente, aos Fariseus, leais seguidores de Moisés?
Acaso, estão certas as pessoas de vida impura, e erradas aquelas outras que se mostram fiéis à Lei?
Jesus respondeu com inflexão de brandura inesquecível:
- Nunca disse que os pecadores estão no caminho justo, mas afirmei que não vim ao Mundo Socorrer os Sãos, e sim os Enfermos.
Quanto aos princípios de santidade, que dizer dos Bons que detestam os Maus, dos Felizes que desprezam os Infelizes, se todos somos filhos de Deus?
De que serve o tesouro enterrado ou o Livro escondido no deserto?
- Messias – prosseguiu -, porque dispensaste tanta atenção a Zaqueu, o rico, a ponto de lhe compartilhares a mesa, sem visitar os lares pobres que lhe circundam a moradia?
- Estive com a multidão, desde as notícias iniciais do novo Reino!... Relativamente a Zaqueu, é ele um rico que desejava instruir-se, e furtar a lição, àqueles amigos a quem o mundo apelida de avaros, é o mesmo que “Recusar Remédio ao Doente...
- E as meretrizes, Senhor? porque as defendeste?
- Nicodemos, na hora do Juízo Divino, muitas dessas mesmas desventuradas mulheres, que censuras, ressurgirão do lodo da angústia, limpas e brilhantes, lavadas pelo pranto e pelo suor que derramarem, enquanto que aparecerão pejados de sobra e lama aquelas que lhes prostituíram a existência, depois de lhes abusarem da confiança, lançando-as à condenação e à enfermidades.
- Senhor, ouvi dizer que deste a Pedro o papel de condutor dos teus discípulos... Porquê?
Não é ele o colaborador que te negou três vezes?!
Exatamente por isso... Na dor do remorso pelas próprias fraquezas, Simão ganhará mais força para ser fiel...
Mais que os outros companheiros, Ele sabe agora quanto custa o Sofrimento da Deserção...
- Mestre, e os ladrões do último dia? Porque te deixaste imolar entre dois malfeitores? E porque asseguraste a um deles o ingresso no paraíso, junto de ti?
- Como podes julgar apressadamente a tragédia de criaturas cuja história não conheces desde o princípio?
Não acoberto os que praticam o mal; no entanto, é preciso saber até que ponto terá alguém resistido à tentação e ao infortúnio para que se transformam em vítimas do próprio desequilíbrio e há empreiteiros da fome que responderão pela crueldade com que sonegam o pão...
Com referência ao amigo a quem prometi a entrada imediata na Vida Superior, é verdade que assim o fiz, mas não disse para quê...
Ele realmente foi conduzido ao Mundo Maior para ser reeducado e atendido em suas necessidades de erguimento e transformação!...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS V - Página 21 Empty Re: ARTIGOS DIVERSOS V

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Jul 02, 2023 10:32 am

- Senhor – insistiu -, e a responsabilidade com que nos cabe tratar da justiça? Porque pediste perdão ao Todo-Poderoso para os próprios carrascos, quando dependurado na cruz do martírio, inocentando os que te espancavam?
- Não anulei a responsabilidade em tempo algum... Roguei, algemado à cruz:
“Pai, Perdoa-lhes porque não sabem o que fazem...” Com isso, não asseverei que os nossos adversários gratuitos estivessem fazendo o que deviam fazer...
Esclareci, tão-só, que eles não sabiam o que estavam fazendo e, por isso mesmo, se revelavam dignos da maior compaixão!...
Ante as palavras do Senhor – concluiu o antigo mestre de Israel -, as lágrimas me subiram das entranhas da lama para os olhos...
Nada mais vi que não fosse o véu diáfano do pranto, a refletir as sombras que anunciavam a noite...
Ainda assim, ouvi, como se o Senhor me falasse longe, muito de longe:
- Misericórdia quero, não sacrifício...
Nesse ponto da narrativa, Nicodemos calou-se.
A emoção sufoca a voz do grande instrutor, cuja presença nos honrava a Mansão Espiritual.
E, quanto a nós, velhos julgadores do mundo, que o ouvíramos atentos, entramos todos em meditação e silêncio, de vez que ninguém apareceu em nossa tertúlia íntima com bastante disposição para acrescentar Palavra.

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS V - Página 21 Empty AOS ESPÍRITAS É RECOMENDADO ESPERAR 72 HORAS ANTES DA CREMAÇÃO.

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Jul 03, 2023 10:32 am

OUTROS PODEM SER CREMADOS IMEDIATAMENTE, MESMO SABENDO QUE O ESPÍRITO PODE SENTIR TUDO.

Absurdo, nos Crematórios é perguntado se o Desencarnado é Espírita.
Se for, tem que esperar 72 horas.
Os de Outros Segmentos Religiosos, podem ser imediatamente.
O Espiritismo não proíbe a Cremação, mesmo porque nada é proibitivo, pois é uma Doutrina de Liberdade mas, antes de tudo, uma Doutrina da Conscientização.
Recomenda, todavia, muita cautela para aqueles que venham adotar o procedimento da Cremação, em substituição a inumação (sepultamento), pelos motivos que vamos expor.
Perispírito o que é e como fica.
Nosso corpo material, que é energia densificada, se liga ao Espírito, Ser Inteligente de essência sublimada, através do perispírito elemento mediador entre os dois corpos de naturezas extremamente diferentes.
O perispírito é um envoltório semi-material do Espírito, constituído de substância etérea e subtil, mais fluídica do que material, sendo que esta parte material é muito menos denso do que a matéria do corpo de carne.
Para dar vida ao corpo carnal, o perispírito se liga a ele, célula a célula, elemento a elemento, como se existissem feixes de fios fluídicos, estabelecendo a conexão celular material com o Espírito.
É assim que tudo o que se passa no corpo material, o Espírito toma conhecimento através da ligação existente e, no sentido inverso, todas as decisões, ordens, desejos, vontades e até mesmo todos os sentimentos do Espírito chegam à estrutura celular ou nela se refletem, através do mesmo canal fluídico.
Quando, por exemplo, cortamos acidentalmente um dedo, as células danificadas, desestruturadas, comunicam ao Espírito o traumatismo ocorrido e o Espírito sente, como consequência, a dor, pois não é a matéria que sente dor e sim o Espírito.
Inversamente, quando o Espírito delibera, por exemplo, erguer o braço direito do corpo material, este obedece à ordem e se levanta, porque as instruções emitidas pelo Espírito (esta é a sua vontade), são repassadas às células nervosas do cérebro material que simplesmente obedecem, transmitindo o desejo do Espírito de levantar o braço direito, neste caso.
O cérebro funciona aqui como mero receptor da ordem do Espírito e aciona a rede nervosa que atinge o órgão envolvido que é o braço direito. Igualmente, pelo mesmo conduto fluídico o Espírito extravasa, também, para o corpo carnal, todos os seus sentimentos, bons ou maus: sentimentos de alegria ou tristeza, serenidade ou angústia, amor ou ódio e muitos outros, que irão revitalizar as células materiais ou produzir nelas distúrbios que podem se complicar, causando mal-estar e até doenças.
A Morte
O fenómeno da morte nada mais é do que o desligamento de todos os fios fluídicos do perispírito, liberando o Espírito do cárcere material. Uma vez ocorrido tal desligamento no processo da morte, o Espírito não pode voltar a animar aquele que foi o seu veículo de carne.
A Força do Pensamento
Se com a morte, como vimos, o Espírito está totalmente desconectando do corpo material, poderíamos concluir, de imediato, que tudo o que fosse feito com o cadáver, não deveria atingir o Espírito, por falta de ligações reais. Assim, poderíamos cremar o cadáver. Mas as coisas podem não ser bem assim, porque o Espírito, mesmo liberto da matéria, continua a pensar e a ter desejos e sentimentos.
Podemos dizer, neste caso, que o nosso corpo carnal seria o nosso tesouro e o coração, o nosso pensamento, o nosso sentimento. Para as criaturas ainda não totalmente espiritualizadas, que viveram na Terra muito apegadas aos bens materiais, inclusive ao próprio corpo carnal, a morte não impede que o pensamento do Espírito esteja concentrado no seu cadáver, até mesmo por uma espécie de saudade, devido o recente acontecimento do decesso e por se reconhecer, daquele momento em diante, impedido de usufruir um instrumento carnal para fazer as coisas que estavam acostumadas a fazer.
Se isto acontecer, e acontece com frequência, o Espírito fica como que algemado à carne que vestiu na Terra, presenciando, de forma angustiante, as labaredas a queimar as suas vísceras, durante a cremação, porque, como sabiamente disse Jesus, o seu tesouro está ali, no corpo carnal, sendo destruído pelo fogo, em poucos minutos, bruscamente.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS V - Página 21 Empty Re: ARTIGOS DIVERSOS V

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Jul 03, 2023 10:32 am

Como sabemos, Espíritos muito adiantados, altamente espiritualizados, existem reencarnados na Terra, mas são raros. Aqui se encontram executando missões específicas, para ajudar a Humanidade a acelerar o seu progresso evolutivo, em diferentes áreas do conhecimento. Com a morte, os corpos materiais desses Espíritos, podem ser cremados, porque em nada afetará a sua sensibilidade, visto que vivem mais ligados à Espiritualidade do que à própria matéria.
Não é o que se passa com a esmagadora maioria, da qual fazemos parte, pois somos Espíritos em processo evolutivo, mas muito fragilizados pelo acúmulo de imperfeições e, nestas condições, o campo material ainda nos impressiona fortemente, sensibilizando-nos de forma muito acentuada, mesmo para os que são espíritas ou se dizem espíritas. Há sempre alguma circunstância maior ou menor, que nos prende à matéria. Nestes casos, as labaredas da cremação podem chamuscar os Espíritos que se ressentirão do evento, para ele dramático.
Algo semelhante acontece quando nas sessões mediúnicas recebemos um Espírito sofredor como, por exemplo, um Espírito que desencarnou através do assassinato, com um tiro no coração. Ele se aproxima do médium sentindo ainda as dores no coração provocadas pelo tiro que o vitimou e repassa para o médium, de forma amenizada, aquelas dores. Como ele já desencarnou, não mais possui coração e, portanto, não deveria estar sentindo dor alguma. Mas o quadro da sua desencarnação foi muito traumatizante, fazendo com que o Espírito conserve, por muito tempo, o seu pensamento fixo, concentrado, naquele acontecimento, e é por isso que ele sofre.
Nos casos em que o cadáver não é cremado e sim sepultado, o Espírito, por estar muito apegado à matéria, pode ficar no cemitério, próximo à sua sepultura, assistindo também, desesperado, a decomposição gradativa do seu corpo, sentindo mesmo os vermes corroerem a sua carne e com isso sofrendo muito.
Há, porém, uma diferença capital entre a cremação e a inumação. Na cremação tudo se processa rapidamente, em poucos minutos e no sepultamento a decomposição do cadáver é lenta, oferecendo oportunidade para que o Espírito possa ser devidamente socorrido, orientado e esclarecido, no sentido de desviar, aos poucos, o seu pensamento para outras coisas importantes.
O Irmão X nos adverte de que a atitude crematória é um tanto precipitado, podendo vir a ter conseqüências desagradáveis para o Espírito desencarnante: ... morrer não é libertar-se facilmente. Para quem varou a existência na Terra entre abstinências e sacrifícios, a arte de dizer adeus é alguma coisa da felicidade ansiosamente saboreada pelo Espírito, mas para o comum dos mortais, afeitos aos comes e bebes de cada dia, para os senhores da posse física, para os campeões do conforto material e para os exemplares felizes do prazer humano, na mocidade ou na madureza, a cadaverização não é serviço de algumas horas. Demanda tempo, esforço, auxílio e boa vontade.
Eis porque, se pudéssemos, pediríamos tempo para os mortos. Se a lei divina fornece um prazo de nove meses para que a alma possa nascer ou renascer no mundo com a dignidade necessária, e se a legislação humana já favorece os empregados com o benefício do aviso prévio, por que razão o morto deve ser reduzido a cinza com a carne ainda quente?
Leon Denis na obra O Problema do Ser, do Destino e da Dor, comenta que, ao consultar os Espíritos sobre a cremação de corpos, concluiu que em tese geral, a cremação provoca desprendimento mais rápido, mas brusco e violento, doloroso mesmo para a alma apegada à Terra por seus hábitos, gostos e paixões.
É necessário certo arrebatamento psíquico, certo desapego antecipado dos laços materiais, para sofrer sem dilaceração a operação crematória.
É o que se dá com a maior parte dos orientais, entre os quais está em uso a cremação. Em nossos países do Ocidente, em que o homem psíquico está pouco desenvolvido, pouco preparado para a morte, à inumação deve ser preferida, posto que por vezes dê origem a erros deploráveis, por exemplo, o enterramento de pessoas em estado de letargia.
Deve ser preferida, porque permite aos indivíduos apegados à matéria que o Espírito lhes saia lenta e gradualmente do corpo; mas, precisa ser rodeada de grandes precauções. As inumações são, entre nós, feitas com muita precipitação.
Emmanuel, em O Consolador, questão 151, opina: Na cremação, faz-se mister exercer a piedade com os cadáveres, procrastinando por mais horas o ato de destruição das vísceras materiais, pois, de certo modo, existem sempre muitos ecos de sensibilidade entre o Espírito desencarnado e o corpo onde se extinguiu o tónus vital, nas primeiras horas seqüentes ao desenlace, em vista dos fluidos orgânicos que ainda solicitam a alma para as sensações da existência material.

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS V - Página 21 Empty Ode a Allan Kardec

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Jul 04, 2023 9:38 am

Glória a ti Kardec, que através do Espiritismo,
Ensinando-nos, da morte, qual é o amanhã,
É graças às tuas lições, teu puro idealismo,
Que seguimos o caminho da Verdade.

A dúvida triunfava. O materialismo,
Sufocando em nossos corações nosso generoso entusiasmo
Submetia-nos sob o jugo do seu falso realismo,
Deixando-nos como único porvir o vazio.

Quando vieste a nós, pensador rigoroso,
Ensinando-nos as duras leis do destino,
Levantaste para nós os véus do mistério,
Que conheceram antigamente nossos pais na Gália.

Através dos teus ensinamentos, aprendemos, ó Mestre,
Que devemos buscar sempre o certo, o belo:
Que morrer aqui embaixo, é nascer de novo,
Em um mundo melhor, além do túmulo.

Porém, para tanto devemos, sem trégua nem descanso,
Domar as paixões do nosso corpo,
Elevar-nos sempre é a nossa grande tarefa,
Se quisermos atingir as altas esferas.

Para alcançar a meta deste longo caminho
Em cada etapa devemos, cheios de doces esperanças
Cumprir os desígnios que um destino magnânimo
Gravou nos nossos corações como primeiras tarefas.

Como início, ajudarmos mais a cada dia,
Compadecermo-nos daquele que sofre e estender-lhe a mão,
Ter sempre a coragem de querer evoluir,
E a cada passo que dermos respeitar os outros.

Sem temor e sem medo da eterna viagem
Que devemos cumprir, observarmos as leis.
Sabemos que a vida é uma peregrinação
Que teremos de cumprir muitas outras vezes.

Porém sabemos também que quando a noite cai
Podemos evocar os nossos mortos queridos,
Que para nos revelarem os segredos sepulcrais
Animam-se com a melhor das vontades para nos agradarem.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS V - Página 21 Empty Re: ARTIGOS DIVERSOS V

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Jul 04, 2023 9:38 am

Louvemos Allan Kardec, exaltemos sua memória,
Do Espiritismo o ilustre fundador;
Sobre o mármore e o bronze do templo da glória
Vamos gravar o nome deste grande Benfeitor.

O que eu quis, nestes versos meus em teu louvor, ó Mestre,
Foi afirmar tua doutrina, esclarecer seu propósito,
E para que ela seja amada, sendo conhecida,
Com a minha fidelidade, render meu tributo a ela.

Também quero comemorar estes dois cinqüentenários,
O da tua volta, ó Mestre, para o além;
O dos meus inícios entre os teus discípulos;
E como então, responder ao chamado.

Henri Sausse.

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS V - Página 21 Empty O PRECIOSO ENSINAMENTO DE JESUS A MARTA E MARIA

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Jul 04, 2023 8:18 pm

QUE MAIS SERVE PARA NÓS QUE DIZEMOS QUE ACREDITAMOS NELE...

Marta e Maria eram irmãs de Lázaro, a quem Jesus Ressuscitara.
Residiam em Betânia, aldeia onde o Senhor, de quando em vez, se refugiava em busca de repouso.
Ambas eram Boas e Tementes a Deus; entretanto, havia entre Elas certo traço particular de caráter que as distinguia.
O Mestre excelso apreciou devidamente esse fato, legando-nos, nessa apreciação, Elevado Ensinamento, consoante se verifica pela seguinte passagem:
"Quando iam de caminho, entrou Jesus em uma aldeia; e uma mulher chamada Marta hospedou-o.
Esta tinha uma irmã por nome Maria, a qual, sentada aos pés do Senhor, lhe ouvia o ensino.
Marta, porém, andava preocupada com muito serviço e absorvida nas contínuas lides domésticas; e, aproximando-se do Divino Hóspede, disse-lhe: Senhor, a ti não se te dá que minha irmã me deixe só a servir?
Mas respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, estás ansiosa e te ocupas com muitas coisas; entretanto, poucas são necessárias, ou antes uma só; pois Maria escolheu a “Boa Parte” que lhe não será tirada."
Marta era sensata, laboriosa e ponderada; agia sempre com método e cálculo, de maneira que em todos os seus actos se podia descobrir o predomínio de uma razão amadurecida.
Maria tinha um temperamento apaixonado; descuidada, talvez, daquilo que o mundo classifica de coisas práticas, vivia num ambiente algo místico e de puro idealismo.
Em Marta, se a razão de todo não predominava, tinha acentuada influência em sua conduta.
Em Maria, o coração quase que reinava discricionariamente.
Marta nos oferece o tipo da mulher exemplar, impecável, verdadeira encarnação do bom senso, Maria é um astro que resplende no além e só de longe pode ser contemplado.
Marta, recebendo Jesus, teria pensado em cercá-lo do máximo conforto em seu modesto lar.
Maria, defrontando o Mestre amado, esquecia-se de com seus cuidados e tribulações, o lar, o mundo mesmo se fundiam no fogo sagrado do seu ardente entusiasmo.
A Palavra do Senhor exercia em sua mente verdadeira fascinação: ela sorvia o Divino Verbo como a planta ressequida se embebe do orvalho matutino.
Jesus representava para Maria o alfa e o ômega.
E, afinal, como não ser assim, se foi sob a influência incoercível daquele Verbo que Maria ressurgiu para a vida imortal?
Como não ser assim, se foi daqueles lábios que Maria ouviu a voz maravilhosa que, penetrando-lhe a consciência e o coração, transformou-a radicalmente?
Como não ser assim, se foi ao influxo maravilhoso daquelas mesmas palavras que o lírio de Magdala se transplantou dos pântanos da terra para os jardins siderais onde vicejam flores cujo mimo, frescor e perfume permanecem para sempre!
Resumindo, definiremos com acerto as duas irmãs, parodiando Vítor Hugo: Marta está onde termina a terra; Maria, onde começa o céu.
O mundo vê no idealismo de Maria uma espécie de desequilíbrio; e no idealista, um insano.
O critério de Jesus, contrastando com o dos homens, classifica esse estado de alma como sendo a boa parte que será sempre mantida.
Poucas coisas são necessárias, ou antes uma só — assevera o Profeta da verdade. Realmente, que justifica, e que espécie de Benefício Proporciona ao homem as mil preocupações que o absorvem?
Nada justifica, e nenhum bem lhe outorga; é, antes, a causa das suas tribulações, desenganos e angústias.
As necessidades reais da vida são poucas, enquanto que as fictícias, puros caprichos forjados pelas paixões desenfreadas e pelos vícios, são infinitas.
Rigorosamente falando, como estatui o soberano Mestre, uma só necessidade realmente existe: o conhecimento de nós próprios, de nossa origem e de nossos destinos.
Em tal importa a magna questão da vida; para no-la revelar, enviou Deus o seu Cristo ao mundo.
Desse conhecimento depende tudo.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS V - Página 21 Empty Re: ARTIGOS DIVERSOS V

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Jul 04, 2023 8:18 pm

De nada vale o homem alcançar largos cabedais representados na riqueza ou mesmo nos bens intelectuais acumulados pelo Estudo, se ele ignora aquele assunto.
Ser pobre ou ser rico, errar ou acertar em todas as matérias, sabê-las ou não, são coisas de importância relativa: o que importa é que o homem se inteire em "Primeiro lugar do Reino de Deus e de sua Justiça, por isso que tudo o mais lhe será dado por acréscimo".
A posse da verdade acima é que valoriza, de fato, tudo quanto o homem venha a possuir.
Sem aquele requisito, as nossas conquistas serão vãs e estéreis.
Uma inteligência de escol, verdadeiro repositório de erudição, desacompanhada da luz que aclara os horizontes da vida, não passa de fogo de artifício que entretém a vista por alguns momentos.
O mesmo progresso que se verifica na vida complicada, artificial e enervante dos grandes centros, é pura ficção, pois o verdadeiro progresso é aquele de cujo surto advém tranqüilidade, segurança e bem estar para a sociedade.
Exatamente o contrário, no entanto, é o que se observa: vida febril, excitada, inquieta, áspera, complexa e confusa, originando indivíduos impacientes, neurastênicos e nevropatas; criando, de outra sorte, terreno propício à eclosão de todas as formas do vício e de todas as modalidades do crime.
Será isso progresso ou insânia?
Aprendamos com Maria a escolha da “Boa Parte” que não nos será tirada, isto é, daquela parte que transportaremos conosco além do túmulo Sonho?
Ilusão? Não importa; há sonhos que se convertem em realidade e há realidades que se transformam em sonhos e mesmo em pesadelos!

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS V - Página 21 Empty CONFLITOS EXISTENCIAIS

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Jul 05, 2023 11:01 am

INSATISFAÇÃO QUE PASSA DESPERCEBIDA, MAS ATRAPALHA NOSSA EVOLUÇÃO.
Uma dos Factos mais comuns no ser humano é a Insatisfação.
Esse espinho da Insatisfação acompanha o homem, desde as mais longínquas idades e essa Insatisfação costuma gerar Conflitos.
Mas, ao lado da Insatisfação, existem dúvidas que geram insatisfações.
Há ansiedades em função das insatisfações.
Em verdade, percebemos na criatura humana, um número muito grande de Conflitos.
Esses Conflitos vazam da intimidade do ser e acabam contaminando as coisas feitas por esse ser.
Nós encontramos, nas criaturas humanas, achamos, em cada um de nós, os mais variados tipos de Conflitos, que costumam se manifestar nas intensidades mais diversas.
Encontramos aqueles que têm, por exemplo, Conflitos relativamente ao seu biotipo.
Há pessoas que se acham feias e, porque se acham feias, passam a se punir, a se castigar ou a buscar uma série de supostas atenuantes para sua suposta feiura.
E, por causa desse sentimento de feiura, elas têm autoestima baixa, porque a criatura que se julga feia, não tem coragem de sair, de se arrumar, de encontrar um namorado, uma namorada, de ir a festas porque estará sempre supondo que alguém não gosta da sua expressão.
Mas, há aqueles outros que sofrem Conflitos, que vivem Conflitos, ainda por causa do biotipo, mas não propriamente por se acharem feios, mas por se acharem gordos, magros demais, baixos demais, altos demais.
Por mais incrível que isso possa parecer, os indivíduos se atormentam por quaisquer dessas situações.
Aqueles que são gordos demais ou que se acham gordos demais poderiam bem imaginar-se numa outra situação.
Entre as classes melhor aquinhoadas, não se diz que alguém está gordo, se diz que alguém está forte e a simples palavra mudada de gordo para forte dá uma outra expressividade.
E aquelas criaturas que se acham gordas demasiadamente passam a usar preto, se vestem de preto, porque se diz nos mundos da moda, nos campos da moda, que preto emagrece.
Se isso fosse verdade não se venderiam outras cores no mundo.
Em realidade, a cor escura diminui a visão do contorno, mas a criatura continua portando a mesma massa.
Desse modo por que se atormentar porque o corpo é maior do que o convencional?
Mas, qual é o convencional?
Estabelecemos que o convencional é ser magro e aí temos os problemas das anorexias com as modelos, com os modelos.
Encontramos tantos problemas porque as pessoas desejam ser magras e outras porque são magras.
Quem é magro se acaba de tomar substâncias, de comer alimentos, na tentativa de mudar o processamento glandular, celular e engordar.
E quem é gordo se acaba de fazer dietas da lua, do sol, da água, de Beverly Hills para perder massa.
Os Conflitos são os mais variados.
Mas há aqueles que têm Conflitos porque são baixinhos e usam saltos tenebrosos.
Saltos que lhes deformam a coluna vertebral, que lhes causam problemas gravíssimos de postura.
Mas, aqueles que são altos ficam tão complexados que começam a se envergar.
Na Inglaterra, uma familiar real mandou cortar parte dos ossos das pernas para baixar um pouco a sua estatura. Conflitos.
Mas, esses Conflitos estão ao nível do corpo, das coisas externas, daquilo que se vê, daquilo que se observa, mas há diversos outros Conflitos que estouram no íntimo da alma, se manifestam nas atitudes das criaturas e que ninguém sabe como é que eles nascem, de onde é que eles vêm e o que é que provocarão.
Nesse território dos Conflitos, encontramos Conflitos de outras ordens. Imaginemos o que vem a ser o conflito sexual nas pessoas. Terrível.
Porque é muito comum que os indivíduos se debatam e isso é uma característica da Humanidade em geral, entre as pressões da sua libido, as pressões da sua imaginação, das suas fantasias, as pressões do seu passado, das suas bagagens, do seu passado espiritual, da sua bagagem ético-moral.
Há aqueles que vivem o conflito da definição quanto à sua orientação sexual.
Sentem pressões internas para a homossexualidade, mas têm horror porque a sociedade castiga a homossexualidade.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS V - Página 21 Empty Re: ARTIGOS DIVERSOS V

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Jul 05, 2023 11:02 am

Pretendem ficar no território da heterossexualidade, mas fazendo fantasias homossexuais, bissexuais, multissexuais.
Porque tudo isso corresponde a etapas no desenvolvimento da criatura humana.
Não é feio ser hetero, ser homo, ser bi.
A criatura se encaixa no seu momento evolutivo.
Não é bonito ser hetero, ser homo, ser bi.
O importante é que nós dirijamos a própria mente para o que precisamos fazer na Terra.
A dignidade, a honestidade, o trabalho por nós mesmos, a ajuda às pessoas e vamos disciplinando da maneira como conseguimos, como nos é mais fácil a expressividade da sexualidade.
É muito comum imaginar-se que a sexualidade está na genitália, na expressão genital.
A sexualidade é uma força que está na mente, na alma, no íntimo das criaturas.
Muita gente que se manifesta exteriormente segundo uma característica sexual, digamos, da heterossexualidade, na sua fantasia interna, onde a verdade existe, ela vibra em outra sintonia, ela lida com outras realidades e isso gera-lhe conflito.
Devo ficar no armário?
Como se diz popularmente, devo sair do armário?
Devo me apresentar na praça pública? Pintar-me, não pintar-me, vestir-me opostamente?
Nada disso é sexualidade.
Tudo isso faz parte do exibicionismo das pessoas.
Porque há mulheres que se vestem de homens, há homens que se vestem de mulheres.
Tudo isso faz parte do seu gosto por se fantasiar.
A nossa roupa é uma fantasia, é uma maneira que a gente escolhe para se apresentar no mundo.
Eu quero me vestir de roxo, de preto, de amarelo.
Mas eu quero com mangas compridas, com mangas curtas.
Mas eu quero com dez botões, com quinze botões. São fantasias.
A realidade mais verdadeira é a que pulsa dentro do ser.
Os Conflitos sexuais vão desde os problemas meramente psicológicos, que um analista ajudaria resolver, aos homicídios, aos suicídios, à suposição de que está sendo violado, de que está sendo traído, de que está sendo enganado.
Há os Conflitos de ordem religiosa:
Eu devo ou não devo ser religioso? O que é ser religioso?
Adopto a religião A, a religião B ou a C?
Curvo-me aos meus líderes religiosos, faço o que eles me mandam fazer e perco a minha liberdade de escolha?
Será que eles de fato conversam com Deus?
Será que realmente eles são intermediários entre mim e Deus?
Afinal de contas, devo repetir o que se diz na minha crença ou devo pensar por mim mesmo e ter a minha cabeça baseando-me na minha crença? Os Conflitos.
Devo ser fanático?
Aqueles que não creem como eu estão no inferno, estão perdidos?
Mas os outros que creem diferente de mim alegam que eu também estou perdido.
Em que patamar eu fico?
Em que patamar eu me estabeleço?
É muito importante pensar nesses Conflitos.
De acordo com sua intensidade, eles precisam de um socorro, de uma ajuda.
Às vezes, de uma ajuda profissional, de um psicólogo bem recomendado, bem estruturado, porque há vários muito desestruturados.
Precisamos do apoio de um médico, às vezes, de um psiquiatra.
O psiquiatra não é médico de loucos, é um médico que nos ajuda a não ficar loucos ou a tratar a insanidade que surja.
Muitas vezes, precisamos de um apoio do nosso líder religioso, uma conversa, um diálogo para que ele nos ajude a equilibrar as próprias tensões internas.
No mundo, não há uma única pessoa que não viva Conflitos, de quaisquer ordens.
Há aqueles Conflitos que são do quotidiano: se como ou se não como, se vou ou se não vou.
Mas há Conflitos de ordem grave, que exigem uma resposta séria, de quem os porta, uma busca por solução, seja em nível médico, em nível social, em nível psicológico mas, fundamentalmente, que seja uma resolução dentro de nós.

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS V - Página 21 Empty MARAVILHOSA LEI DA REENCARNAÇÃO

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Jul 05, 2023 7:17 pm

“AINDA TENHO OUTRAS OVELHAS QUE NÃO SÃO DESTE APRISCO; TAMBÉM ME CONVÉM AGREGAR ESTAS, E ELAS OUVIRÃO A MINHA VOZ, E HAVERÁ UM SÓ REBANHO E UM PASTOR”. (JESUS - JOÃO 10:16)

A Volta do Espírito ao Mundo Corpóreo, ou seja, a Reencarnação é conhecida desde tempos remotos.
Os Hindus, os Egípcios e os Gregos sabiam que a Alma poderia Voltar à Terra, usando um Novo Corpo.
Esses povos acreditavam que, por efeito de determinada punição, essa volta à vida física poderia dar-se até num corpo animal.
Também os Judeus sabiam da volta do Espírito ao Mundo Corpóreo, mas não há referências que pudesse esse retorno dar-se num corpo que não fosse humano.
A Reencarnação, para Eles, ocorria em algumas situações um tanto especiais: ou para concluir o que não tivessem conseguido terminar numa vida, ou para serem punidos, face a males praticados.
Jesus, ensinando, diz claramente isso:
Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o e atira-o para longe de ti: melhor te é entrar na vida coxo ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno.1
Está claro que Jesus se referia a uma nova encarnação do Espírito, pois seria absurda uma recomendação no sentido de alguém mutilar seu próprio corpo.
Além do mais, o Mestre diz: Melhor te é entrar na vida…1
Há outra situação em que os Judeus julgavam ser possível a reencarnação: o cumprimento de missão.
O exemplo mais claro é o da esperada volta do Profeta Elias para a preparação dos caminhos do Messias, conforme atesta o próprio Mestre:
E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir2, referindo-se a João Batista.
Coube ao Espiritismo trazer o conhecimento da reencarnação ao mundo ocidental, e o fez dando uma visão muito mais ampla e profunda, demonstrando que todos os Espíritos reencarnam, não apenas para a solução de equívocos de uma vida passada, ou para o cumprimento de determinada missão, mas pela necessidade inerente a toda a Criação: o imperativo do progresso, da evolução.
Em verdade, ainda que não houvesse nenhuma afirmação a respeito da pluralidade das existências, ela seria depreendida como necessidade absoluta, face à amplitude do programa de aperfeiçoamento da alma apresentado por Jesus, através do Evangelho. De quantos milénios vamos necessitar para pormos em prática, integralmente, um ensinamento como esse:
Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos; fazei o bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos perseguem e caluniam?
De quantos milénios vamos necessitar, Espíritos ainda vacilantes entre o bem e o mal, que não sabemos amar plenamente nem os amigos?
O Codificador demonstra sua visão lúcida a respeito do assunto, quando inquire os Espíritos:
Como pode a alma, que não alcançou a perfeição durante a vida corpórea, acabar de depurar-se?
A reencarnação – opondo-se frontalmente à salvação gratuita pela fé – dignifica o Espírito imortal, que vai galgando os degraus do aperfeiçoamento, ao longo dos milénios sucessivos, crescendo em sentimento e intelectualidade, num trabalhoso processo de exteriorização da herança Divina, concedida igualmente a todos os Espíritos.
No nascedouro, todos absolutamente iguais. As diferenças individuais, portanto, não decorrem de capricho Divino, mas sim do empenho de cada Espírito, no sentido de promover o seu próprio progresso.
Nesse caminhar, vai recebendo, por justiça, os frutos de todo o bem semeado e, em função dessa mesma justiça, é compelido a reparar os males praticados, mas não em igual medida, graças à misericórdia Divina que, invariavelmente, defere amparo ao Espírito faltoso, ajudando-o a remover de sua consciência o peso da culpa. Aquilo que algumas religiões veem como castigo, o Espiritismo ensina-nos a ver como a simples consequência de equívocos do passado.
O Espiritismo, ao revelar ao mundo ocidental a reencarnação, prova que a verdade religiosa não é incompatível com a verdade científica, explicando que a evolução do Espírito caminha pari passu com a evolução física, demonstrada por Darwin, ao tempo em que resgata, diante da consciência humana, um dos atributos básicos de um Ser Perfeito: a Justiça.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS V - Página 21 Empty Re: ARTIGOS DIVERSOS V

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Jul 05, 2023 7:18 pm

Tudo provém de uma mesma fonte, todos partimos de um mesmo ponto, dotados da mesma potencialidade evolutiva, conforme ensinaram os Espíritos:
É assim que tudo serve, tudo se encadeia na Natureza, desde o átomo primitivo ao arcanjo, que também começou por ser átomo.
Por conhecer essa luz Divina, imanente em toda a Criação, é que Jesus lançou o desafio evolutivo:
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens (…)
A evolução do Espírito fica muito evidente nas palavras de Jesus, quando se declara, Ele também, um Espírito em evolução:
Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas (…).
É verdade que, no dia em que chegarmos a fazer o que o Mestre fazia à época em que pronunciou essas palavras, – daqui a alguns milhões de anos –, pensando que nos igualamos a Ele, Ele estará ainda à nossa frente, pois disse que poderíamos fazer obras maiores do que as que Ele fazia, mas não disse que nós O ultrapassaríamos.
Ultrapassaremos o ponto evolutivo em que Ele se encontrava, naquele dia, mas Ele estará ainda à nossa frente, de vez que a evolução é infinita.
E nem sabemos o que é infinito, a não ser através de uma definição terrivelmente circular: aquilo que não tem fim!
Kardec, em brilhante ensaio8, defende, com argumentação irretorquível, o imperativo da reencarnação, sob a ótica da justiça e da misericórdia de Deus.
É um trabalho monumental, até hoje não contestado por filósofo ou teólogo algum.
Muitos livros foram escritos tendo como tema a reencarnação, mas não se conhece nenhum trabalho sério que rebata os argumentos ali apresentados.
Aos argumentos alinhados pelo Codificador, pode-se ainda acrescentar uma série de outros, graças aos esclarecimentos trazidos pelo Espiritismo:
Se o Espírito fosse criado juntamente com o corpo, como ficaria a justiça Divina, ante a flagrante diferença que existe entre as oportunidades deferidas ao homem e à mulher, na família, na sociedade e até mesmo nas religiões?
Seria o caso de a mulher perguntar – e muitas perguntam – por que Deus as criou mulheres, sem as consultar, para sofrerem, em muitos casos, cerceamento de liberdade por parte dos pais, e depois as exigências e, não raro, a brutalidade dos maridos, enquanto lhes pesam nos ombros as sérias responsabilidades no encaminhamento e na manutenção da saúde dos filhos.
O Espiritismo, dentro de uma visão evolucionista, mostra que o Espírito não tem sexo, podendo encarnar-se como homem ou como mulher, segundo o seu livre-arbítrio.
De acordo com a doutrina da unicidade das existências, a criação de novas almas não seria decorrente da vontade do Criador, mas estaria sujeita ao arbítrio dos casais, pois que poderiam usar um contraceptivo, impedindo Deus de usar o Seu poder de criar uma nova alma. O Espiritismo nos ensina que, ao usar qualquer recurso anticoncepcional, um casal apenas impede que um Espírito, já criado por Deus, que encarnou outras vezes, volte à Terra para uma nova etapa de aprendizagem.
No caso de um estupro, por que se valeria Deus de um ato de violência, de ultraje, de desrespeito, para criar um Espírito?
Onde estaria a justiça Divina, se outros são criados, ao contrário, em momentos de amor sublime, como filhos altamente desejados?
Por que teria esse Espírito, fruto de uma violência, de ficar estigmatizado por toda a Eternidade?
Através dos esclarecimentos da Doutrina Espírita, sabe-se que o acontecimento brutal, que se deu, tem causas anteriores, e que o Espírito que reencarna, aceitando ou sendo compelido a aceitar tal situação, tem ligações de variada natureza, estabelecidas no passado, principalmente com aquela que lhe será mãe.
Se não houvesse experiências anteriores, como explicar a rebeldia, a brutalidade, o mau caráter de um filho, que tem toda uma ancestralidade constituída de pessoas dignas?
Alguém poderá objetar, dizendo que é herança genética de um parente longínquo. Mas, que culpa têm os pais?
Por que Deus permitiria que esses genes danosos entrassem na formação daquela alma?
A própria alma seria um produto do corpo?
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS V - Página 21 Empty Re: ARTIGOS DIVERSOS V

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Jul 05, 2023 7:18 pm

A prosperar essa ideia, chegar-se-ia ao absurdo de, no esforço de impedir Deus de criar Espíritos de mau caráter, dever-se-ia esterilizar todos os que não fossem portadores de virtudes.
Seria assim fácil aperfeiçoar a raça humana, como pretenderam, no campo físico, os cultores da louca teoria da raça pura.
O Espiritismo esclarece que ninguém herda inteligência, virtudes ou defeitos morais, por serem atributos do Espírito, que os traz como bagagem própria, intransferível quando reencarna.
Se um casal tem um filho que lhes nega as linhas morais da família, trata-se de um Espírito que foi por eles adotado, em função do desejo de auxiliá-lo, ou o receberam como consequência de um passado comprometido com ele, porquanto o Espírito já existia antes da formação do corpo.
Dentro dessa linha de raciocínio, chega-se à conclusão que todos os filhos são adoptivos, enquanto Espíritos criados por Deus.
O casal apenas fornece o invólucro corporal.
Diga-se, de passagem, que, para um ajustamento de linguagem, dever-se-ia dizer: filhos consanguíneos e não consanguíneos, porque todos são adoptivos.
A Doutrina Reencarnacionista é a única que não é racista, pois demonstra que Deus não seria justo se criasse um Espírito imortal dentro de uma raça.
O Espírito é criado por Deus e evolui, passando pela humanização, no processo de angelizar-se.
Ao humanizar-se, encarna inúmeras vezes, nas mais variadas raças, mas seu início, sua criação não está vinculada a grupo étnico nenhum.
A bem dizer, todos os Espíritos pertencemos a uma única raça, pertencemos à raça Divina, porque somos filhos de Deus.

Referências bibliográficas:
1 – Mt, 18:8.
2 – Mt, 11:14.

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS V - Página 21 Empty COMO É A ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL AOS RECÉM-DESENCARNADOS?

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Jul 06, 2023 9:41 am

Com a Morte do Corpo (Desencarne), o Espírito retorna ao seu mundo normal primitivo, que é chamado, dentre outras denominações, de Mundo Maior, Invisível ou Espiritual. O término de cada existência terrena representa a liberação do passaporte para a grande viagem de regresso, quando levaremos a bagagem pessoal e intransferível das experiências próprias, adquiridas com os exercícios e lutas de cada dia. O Corpo – cela Transitória da Alma – após cumprir o seu abençoado papel de instrumento da nossa individualidade espiritual, volve, então, ao gigantesco “laboratório da Natureza”.
Inumeráveis indumentárias físicas – doações dadivosas do Criador – já utilizamos nos Processos Reencarnatórios, atendendo às nossas necessidades de Aprimoramento da Inteligência e do Sentimento, Evolução que se realiza nos dois mundos: Material e Espiritual. E de quantas existências carnais necessitaremos ainda?
A Doutrina Espírita elucida-nos o fenómeno da Morte com informações amplas e precisas que, por certo, muito nas, auxiliará no momento em que “soar a nossa hora”; como também, desde agora, dilatando-nos o horizonte da compreensão de tal evento, ajuda-nos a suportar com mais Resignação a Separação dos Entes Queridos, entendimento que reflete beneficamente nos que já nos antecederam na passagem para o Além-Túmulo.
Após o Desenlace, a Alma necessita de um período de adaptação, mais ou menos extenso, à “nova vida”, que palpita em campo vibratório diverso, bem mais subtil.
Essa necessidade é natural e compreensível, bastando lembrarmo-nos do longo tempo que a alma dispende, em cada reencarnação, passando pelas fases: intra-uterina, infância e mocidade, até integrar-se na nova jornada, em toda a sua plenitude, na fase adulta.
O Nascer “aqui” e o Nascer “lá” tem muito em comum. Como a Natureza não dá saltos, a alma humana atravessa obrigatoriamente etapas necessárias de ajustamento em cada reingresso nos Planos Físico e Espiritual.
Um estado denominado “Perturbação” é a primeira etapa da Alma no Mundo Invisível, cuja duração é muito variável; depende do seu “Grau Evolutivo” e do género de Morte; e pode ser rápida, de mas, ou prolongar-se por meses ou anos.
“No momento da Morte tudo, a princípio, é confuso. A Alma, necessita de algum tempo para se reconhecer, Ela se acha como aturdida e no estado de um homem que despertando de um sono profundo procura orientar-se sobre sua situação.
A lucidez das ideias e a memória do passado lhe voltam à medida que se apaga a influência da matéria da qual se libertou, e se dissipe a espécie de neblina que obscurece seus Pensamentos.
A Perturbação que se segue à morte nada tem de penosa para o Homem de Bem (Merecimento, Aceitação e Conhecimento); é calma e em tudo semelhante à que acompanha um despertar tranquilo.
Para os que não têm a “Consciência Pura”, ela é cheia de Ansiedade e de Angústia, que aumentam à medida que ele se reconhece.” (1)
Se um nascimento na Terra, habitualmente, é aguardado num clima de expectativa feliz, e o nené é recebido festivamente, não haveria a mesma recepção no Além, pelos nossos Seres Amados lá domiciliados, quando Desencarnamos?
“Sim, eles vêm ao encontro da Alma que estimam; felicitam-na como ao retorno de uma viagem, se ela escapou aos perigos do caminho, e a ajudam a livrar dos laços corporais.
É um privilégio para os Bons Espíritos quando aqueles que estimam vêm ao seu encontro ao passo que aquele que está manchado fica no isolamento, ou e, rodeá-la tem apenas os que lhe são semelhantes: é uma Punição.”(2)

(1) KARDEC, Allan – O Livro dos Espíritos. q. 165.
(2) KARDEC, Allan – Op. cit., q. 289,


§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS V - Página 21 Empty COMO TER TRANQUILIDADE NO DIA DO RETORNO À PÁTRIA ESPIRITUAL.

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Jul 06, 2023 6:52 pm

Somos Espíritos animando, temporariamente, corpos de matéria densa. Nosso corpo físico é instrumento importante para, vivendo na Terra, praticarmos o Bem a quem quer que seja e aprendermos importantes lições para nossa evolução moral e intelectual. Contudo, não somos nosso corpo, como nosso corpo físico não é a roupa que vestimos. Todos nós, um dia, teremos de deixar esse equipamento de matéria densa, por ocasião da morte do corpo físico.
Quanto mais cientes, no raciocínio e no sentimento, de que não somos nosso corpo, mas sim Espíritos imortais; e, principalmente, quanto mais tivermos praticado o Bem ao próximo — também aprendendo, por esse bom hábito, que as pessoas importam mais que as coisas —, mais breve e tranquilo será nosso período de adaptação à vida em ambiente de matéria quintessenciada.
E essa prática do Bem independe do credo que se professe, desde que essa crença tenha por princípio a Caridade, ou seja, o amor ao próximo na prática, sem impor condições e sem esperar nada em troca.
Allan Kardec, o Codificador da Doutrina Espírita, denominou esse período de adaptação, entre a saída da encarnação e o retorno à vida no mundo espiritual, de perturbação. O tema está abordado nas questões 163 a 165 de “O Livro dos Espíritos”. Kardec indaga os Espíritos da Falange do Consolador sobre se o conhecimento do Espiritismo auxilia nesta etapa de adaptação, obtendo as seguintes orientações:
O Conhecimento do Espiritismo exerce alguma Influência sobre a duração, mais ou menos longa, da perturbação? “Influência muito grande, por isso que o Espírito já antecipadamente compreendia a sua situação. Mas, a prática do Bem e a Consciência Pura são o que Maior Influência exercem.”
Considerando que o período de perturbação espiritual guarda estreita relação com o grau de adiantamento do Espírito (“O Livro dos Espíritos”, questão 164), pode-se evidenciar que a prática do Bem, ou seja, da Caridade, é ainda mais importante que o saber apenas intelectual.
Observemos a situação dos Espíritos Benévolos (quinta classe, item 108 de “O Livro dos Espíritos”, na Escala Espírita, proposta pelo Codificador, entre os itens 100 e 113 de “O Livro dos Espíritos”). Esses Espíritos, classificados como de segunda ordem, ou seja, Espíritos Bons, apresentam como característica o maior desenvolvimento moral do que o intelectual.
Como exemplo, podemos citar o desligamento da personagem Adelaide, narrado por André Luiz no livro “Obreiros da Vida Eterna”, que demonstra o quanto a prática da Caridade pode auxiliar neste momento:
“Felizmente, porém, nossa querida Adelaide não dará trabalho. O ministério mediúnico, o serviço incessante em benefício dos enfermos, o amparo materno aos órfãos nesta casa de paz, aliados aos profundos desgostos e duras pedradas que constituem abençoado ônus das missões do bem, prepararam-lhe a alma para esta hora…
– Aliás, cumpre-nos destacar as condições excepcionais em que partirá nossa amiga. Em tais circunstâncias, apenas lastimo aqueles que se agarram em demasia aos caprichos carnais. Para esses, sim, a situação não é agradável, porquanto o semeador de espinhos não pode aguardar colheita de flores. Os que se consagram à preparação do futuro com a vida eterna, através de manifestações de espiritualidade superior, instintivamente aprendem todos os dias a morrer para a existência inferior.”
A Doutrina Espírita propõe desmistificar a morte do corpo físico, demonstrando que já passamos por essa experiência muitas vezes; e, periodicamente, por misericórdia de Deus, recebemos oportunidades de retornar à Terra para apreender lições e auxiliar o próximo, até completarmos nosso aprendizado neste planeta e seguirmos nossa caminhada evolutiva em mundos mais avançados.
Contudo, o Espiritismo não professa que só quem for espírita “será salvo”, ou seja, evoluirá.
Na Revista Espírita de outubro de 1866, no item denominado “Os Tempos São Chegados” (comentado na postagem “Amar o Próximo”, neste blog); bem como em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, Capítulo XV (“Fora da Caridade não Há Salvação”), demonstra-se o entendimento da Doutrina Espírita a esse respeito. Kardec ressalta o caráter progressivo do Espiritismo (abordado na postagem “Hermenêutica, Exegese e Espiritismo”, neste blog), como o é a Ciência terrena. É preciso sejamos humildes e conscientes de não possuir o entendimento completo da verdade, da qual somente Deus é pleno possuidor. Devemos sempre buscar aprender e compreender melhor a vida e o Universo. Reproduzimos trecho do capítulo citado de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”:
“A máxima — Fora da Caridade não há salvação consagra o princípio da igualdade perante Deus e da liberdade de consciência. Tendo-a por norma, todos os homens são irmãos e, qualquer que seja a maneira por que adorem o Criador, eles se estendem as mãos e oram uns pelos outros.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS V - Página 21 Empty Re: ARTIGOS DIVERSOS V

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Jul 06, 2023 6:52 pm

O Espiritismo, de acordo com o Evangelho, admitindo a salvação para todos, independente de qualquer crença, contanto que a lei de Deus seja observada, não diz: Fora do Espiritismo não há salvação; e, como não pretende ensinar ainda toda a verdade, também não diz: Fora da verdade não há salvação, pois que esta máxima separaria em lugar de unir e perpetuaria os antagonismos.”
O Codificador, questionando objetivamente os Espíritos Superiores acerca deste tema, foi assim esclarecido:
Será necessário que professemos o Espiritismo e creiamos nas manifestações espíritas, para termos assegurada a nossa sorte na vida futura?
“Se assim fosse, seguir-se-ia que estariam deserdados todos os que não creem, ou que não tiveram ensejo de esclarecer-se, o que seria absurdo. Só o bem assegura a sorte futura. Ora, o bem é sempre o bem, qualquer que seja o caminho que a ele conduza.”
Concluímos com o comentário de Kardec sobre a questão acima mencionada, ressaltando a liberdade de consciência e foco no Bem, professados pela Doutrina Espírita.
“A crença no Espiritismo ajuda o homem a se melhorar, firmando-lhe as ideias sobre certos pontos do futuro. Apressa o adiantamento dos indivíduos e das massas, porque faculta nos inteiremos do que seremos um dia. É um ponto de apoio, uma luz que nos guia. O Espiritismo ensina o homem a suportar as provas com paciência e resignação; afasta-o dos atos que possam retardar-lhe a felicidade, mas ninguém diz que, sem ele, não possa ela ser conseguida.”

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS V - Página 21 Empty ATÉ OS 7 ANOS O ESPÍRITO REENCARNADO ESTÁ MAIS LIGADO AO PLANO ESPIRITUAL

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Jul 07, 2023 10:22 am

SOMENTE APÓS, COMEÇA VIVER A REALIDADE DO PLANO FÍSICO.
O período inicial da Reencarnação do Espírito é decisivo na formação do seu caráter e da sua personalidade porque, nesse período da primeira infância, o Espírito “é mais acessível às impressões que recebe e que podem auxiliar o seu adiantamento, para o qual devem contribuir os que estão encarregados de educá-lo.”[1]. Os Espíritos Superiores ainda esclarecem, em "O Livro dos Espíritos", à questão 380, que a fase de perturbação que acompanha a Encarnação do Espírito não cessa de súbito por ocasião do nascimento, mas que gradualmente se dissipa, com o desenvolvimento dos órgãos.
André Luiz [2], elucidando o Processo Reencarnatório, esclarece que até aos sete anos de idade, o Espírito passa por uma fase de semi-inconsciência no ambiente fluídico dos pais.
Em outra obra, “Missionários da Luz”[3], André Luiz esclarece que um Colaborador Espiritual é designado para acompanhar a Reencarnação do Espírito “até que ele atinja os sete anos, após o Renascimento, ocasião em que o processo Reencarnacionista estará consolidado. Depois desse período, a sua tarefa de amigo e orientador será amenizada, visto que seguirá o nosso irmão em sentido mais distante.”
E ainda nesta mesma obra, o mentor Alexandre esclarece André Luiz: “Você não ignora que o corpo humano tem as suas atividades propriamente vegetativas, mas talvez ainda não saiba que o Corpo Perispiritual, que dá forma aos elementos celulares, está fortemente radicado no sangue.
Na organização fetal, o património sanguíneo é uma dádiva do organismo materno. Logo após o renascimento, inicia-se o período de assimilação diferente das energias orgânicas, em que o «eu» reencarnado ensaia a consolidação de suas novas experiências e, somente aos sete anos de vida comum, começa a presidir, por si mesmo, ao processo de formação do sangue, elemento básico de equilíbrio ao Corpo Perispirítico ou forma preexistente, no novo serviço iniciado.”
Na obra “Aspectos Mediúnicos” [4], de Daniel Hoeltz, há a explicação dos quatro períodos de ação da glândula pineal sobre o indivíduo. E a primeira fase, também chamada de período de sono, se apresenta “até os sete anos de idade, (quando) adormece na função psíquica para que o Ser absorva todas as informações provenientes da educação e do meio (social e cultural) quando o indivíduo vive, então, em experiências inovadoras e anímicas sem a análise crítica de seus conteúdos existenciais.”
A Ciência [5] considera que o desenvolvimento do sistema nervoso humano só está concluído por volta dos sete anos de idade. Elizabeth Kübler Ross ainda conclui que, nesta dimensão do desenvolvimento humano, chamada intelectual ou mental, o ser está apto a compreender a si mesmo e ao mundo.
A formação dos caracteres, segundo o Codificador, depende da educação moral. Ainda em "O Livro dos Espíritos" [6], Allan Kardec, comentando a questão 917, esclarece: “Bem entendida, a educação constitui a chave do progresso moral.
Quando se conhecer a arte de manejar os caracteres, como se conhece a de manejar as inteligências, poder-se-ão endireitá-los, como se faz com as plantas novas. Mas essa arte exige muito tato, muita experiência e profunda observação. É grave erro acreditar que baste o conhecimento da Ciência para exercê-la com proveito.
Quem quer que acompanhe o filho do rico, assim como o do pobre, desde o instante do nascimento, e observar todas as influências perniciosas que atuam sobre eles, em consequência da fraqueza, da incúria e da ignorância dos que os dirigem, e como falham quase sempre os meios empregados para moralizá-los, não poderá admirar-se de encontrar tantas imperfeições no mundo.
Faça-se com o moral o que se faz com a inteligência e ver-se-á que, se há naturezas refratárias, também há, em maior número do que se pensa, as que apenas reclamam boa cultura para produzir bons frutos.”
Nesse sentido, destaca-se a importância da missão dos pais e da Evangelização Infantil. Bezerra de Menezes [7], em mensagem mediúnica, corroborando o pensamento de Kardec, elucida que: “(...) é imprescindível abracemos, com empenho e afinco, a tarefa da evangelização junto às almas infanto-juvenis, tão carentes de amor e sabedoria, porém, receptivas e propícias aos novos ensinamentos. (...) É forçoso reconhecer que Espiritismo sem aprimoramento moral, sem evangelização do homem é como um templo sem luz.”

Referências:
1.KARDEC, Allan. "O Livro dos Espíritos". 66ª ed. Rio de Janeiro: RJ, FEB: 1987. Questão 383.
2.XAVIER, Francisco Cândido. "E a Vida Continua". Pelo Espírito André Luiz. 24ª ed. Rio de Janeiro: RJ, FEB, 1998. Capítulo 11.
3.XAVIER, Francisco Cândido. "Missionários da Luz". Pelo Espírito André Luiz. 25ª ed. Rio de Janeiro: RJ, FEB, 1994. Capítulo 13.
4.HOELTZ, Daniel. "Aspectos Mediúnicos". Porto Alegre, RS: Ed. do Autor, 2006, capítulo 7.
5.ROSS, Elizabeth Kübler. "Morte, Estágio Final da Evolução." Rio de Janeiro, RJ: Nova Era, 1996.
6.KARDEC, Allan. "O Livro dos Espíritos". 66ª ed. Rio de Janeiro: RJ, FEB: 1987. Questão 917.
7.FEB. "Opúsculo A Evangelização Espírita na Opinião dos Espíritos". Espírito Bezerra de Menezes através do médium Júlio Cezar Grandi Ribeiro. Disponível em http://www.febnet.org.br/site/estudos.php?SecPad=39&Sec=67. Acesso em 20.09.2009.


§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS V - Página 21 Empty 7 Tipos De Obsessores Espirituais

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Jul 07, 2023 8:09 pm

1 – Obsessor Caseiro
É uma alma desencarnada que em vida tinha muito apego a um certo lugar e escolheu continuar vagando por lá.
Na maioria das vezes, é um espirito solitário, que continua perdido e por isso continua morando no mesmo local.
Como qualquer obsessor, é um ser desequilibrado e desajustado, porém normalmente não tem más intenções.
Comportamento: Raramente tenta fazer mal as pessoas, mas muitas vezes tem a intenção de expulsá-las, pois acha que é o único com direito de morar no local.

2 – Obsessor por Atração
Este espírito normalmente é atraído por afinidade, quando encontra alguém com o mesmo perfil psicológico ou com afinidade as mesmas energias negativas como:
– Raiva, mau-humor, agressividade, vícios, ciúmes, inveja, depressão, ódio e ganância.
Ele também não é mal intencionado, apenas deseja se alimentar dessas energias que ao seu ver são prazerosas.
Comportamento: Este espírito tem como objetivo se alimentar ao máximo das energias que ele gosta. Normalmente não quer causar nenhum mal a seu obsediado. Pelo contrário, muitas vezes ele acaba o protegendo pois é sua fonte de prazeres.

3 – Obsessor por Amor
Este é um espírito que desencarnou e escolheu permanecer 24 horas por dia, ao lado de um alguém que ele amava desesperadamente.
Normalmente é um recém-desencarnado, ex-marido, ex-amante ou um familiar muito próximo. Além disso ele normalmente não tem consciência de sua morte.
Na maioria das vezes ele está indignado, revoltado ou inconformado, principalmente por não ter mais a convivência com aquela pessoa.
Comportamento: Este obsessor não tem a mínima intenção de fazer mal a pessoa. No entanto as suas potentes energias negativas, acabam fazendo muito mal a quem ele ama.

4 – Obsessor Escravo
Infelizmente é comum um espírito ficar traumatizado e confuso com sua “morte”, e continua a vagar, como se fosse um zumbi.
Por mais triste que seja existem pessoas encarnadas que sabem como aprisionar e fazer espíritos seus escravos.
Por medo de sofrerem, obedecem as ordens de seus chefes encarnados. Seja para fazer o bem, ou o mal…
Comportamento: São espíritos que não tem um padrão de comportamento, pois as ordens de quem os comanda podem ser extremamente variadas.
Infelizmente é difícil este tipo de espírito se libertar por si só e por isso acaba precisando de ajuda do mundo espiritual.

5 – Obsessor Autónomo
Alguns espíritos que eram muito apegados aos prazeres materiais quando encarnados, continuam vivendo no mundo físico mesmo depois de sua morte.
Eles vivem em bordéis, bares, pontos de uso drogas ou qualquer outro local no qual conseguem se alimentar dessas energias.
Muitas vezes, por vontade própria fazem favores para pessoas encarnadas em troca dessas energias.
Comportamento: Estes espíritos não tem a intenção de praticar o mal. Porém por se tornarem escravos de seus desejos, acabam fazendo qualquer coisa para conseguirem satisfação.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS V - Página 21 Empty Re: ARTIGOS DIVERSOS V

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 21 de 22 Anterior  1 ... 12 ... 20, 21, 22  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos