LUZ ESPÍRITA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Série Lúcius - EXILADOS POR AMOR / Sandra Carneiro

Página 9 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9

Ir para baixo

Série Lúcius - EXILADOS POR AMOR / Sandra Carneiro - Página 9 Empty Re: Série Lúcius - EXILADOS POR AMOR / Sandra Carneiro

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Jun 21, 2014 9:44 am

José sorriu mais uma vez e perguntou:
- Quando posso partir?
- Quando quiser.
- Assim que tiver conversado com alguns amigos, estarei pronto.
Venho informar-lhe a data exacta da partida.
- Não se preocupe, envie alguém de sua confiança. Já será suficiente.

Despediram-se. José foi imediatamente procurar Nicodemos, que ficou abismado ao avistar o amigo livre.
José contou-lhe sobre a atraente proposta do governador, deixando Nicodemos absolutamente satisfeito e recompensado.

Depois de tantos anos, seus esforços tinham sido coroados de êxito.
Os dois amigos compartilharam experiências e aprendizados por quase dois dias.
Nicodemos descreveu em minúcias o que se passara com a família do amigo;
a intervenção do sogro e o apoio de Sara para que o Sinédrio confiscasse os bens que lhe pertenciam.

Ela e o pai, bem como os filhos, haviam recebido mais da metade de tudo que lhe fora tirado.

José ouviu a narrativa com tranquilidade e disse apenas:
- Pelo menos eles não passaram por nenhuma privação na minha ausência.
- Certamente por nenhuma, José.
- Fico feliz com isso.

Depois de prolongado silêncio, que Nicodemos não ousava quebrar, José perguntou:
- E como estão João, Pedro, Tiago e todos os outros?
Nicodemos sorriu feliz e respondeu:
- Estão todos bem.
Jesus esteve connosco depois que ressurgiu e, antes de voltar para sua elevada morada espiritual, orientou-nos sobre muitas coisas.
- Esteve com ele?
- Sim, somente uma vez.

José sorriu e continuou atento.
Era noite e suave brisa entrava pela janela aberta.
De onde estava, José podia ver o céu cintilante de estrelas.
Respirou profundamente, satisfeito por estar, afinal, em liberdade.

Nicodemos prosseguia:
- Pedro mudou-se para uma casa mais ampla, à beira da estrada da Galileia.
Lá, junto com outros seguidores do Mestre, atende muitos doentes e necessitados, saciando-lhes o corpo e também a alma.
São muitos os que acorrem à singela moradia.
Ela permanece dia e noite com as portas abertas a todos os que ali chegam.

- E a família de Pedro?
Nicodemos hesitou por instantes, depois respondeu, tocando de leve o braço do amigo:
- Eles o apoiam, José.

E confortadora conversa se estendeu noite adentro.
Nicodemos discorreu em detalhes sobre os encontros secretos dos agora chamados cristãos e as belas reuniões que aconteciam durante as madrugadas.
Esclareceu ainda que o ódio de Caifás não havia cedido o mínimo;
antes, pelo contrário, ele estava sempre à procura de oportunidades para submeter seguidores de Jesus ao arbítrio do Sinédrio.

A perseguição era constante e acirrada.
Era quase manhã quando José e Nicodemos se recolheram para o descanso.
Poucas horas depois, José já estava de pé, preparando-se para se despedir do amigo.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Ir para o topo Ir para baixo

Série Lúcius - EXILADOS POR AMOR / Sandra Carneiro - Página 9 Empty Re: Série Lúcius - EXILADOS POR AMOR / Sandra Carneiro

Ao vê-lo pronto para sair, Nicodemos indagou:
- Por que tanta pressa?
José sorriu e respondeu:
- Jesus me pediu que levasse o Evangelho a terras distantes.
Estou certo de que foi ele quem garantiu minha saída da prisão, e não quero decepcioná-lo.
Vou partir o mais depressa possível e começar a executar minha tarefa.
Há muitos que precisam ouvir sobre Jesus e seus ensinos luminosos.

Nicodemos comentou:
- Poderia levar alguns cristãos, para que o ajudem.
Os sacerdotes estão no encalço de vários de nossos irmãos. O que acha?
- Seria óptimo! Tenho autorização para levar quem eu deseje.
- Pois vou já procurá-los e arranjar tudo.

Após acertarem os pormenores para o encontro com os amigos cristãos, José saiu.
Haviam sido mais de treze anos na prisão e finalmente tomara um banho agradável, cortara os cabelos e aparara a barba.
Tal como Nicodemos, ele tinha os cabelos mais grisalhos do que na época em que fora preso.
Caminhou por algum tempo pelas ruas de Jerusalém e acabou por se aproximar de sua antiga residência.

Aos pés da escadaria, hesitou.
Olhou para a esplêndida mansão e observou os admiráveis detalhes da construção.

Estava distraído, quando Timóteo chegou sutilmente dizendo:
- Senhor! Soube que havia sido libertado, mas tomei a notícia como um falso boato.
Vejo que felizmente é verdade.
- Como estão todos, Timóteo?
- Bem, senhor.
- Gostaria muito de vê-los antes de partir.

- Sinto muito, mas a senhora Sara o proíbe de entrar.
Ela o viu pela janela e ficou muito nervosa.
Ameaça chamar os soldados do Sinédrio, se o senhor insistir.
Ofereci-me para falar-lhe.
Por favor, eu sei que já sofreu muitas humilhações.
Não necessita passar por mais esta.
Ela não o compreende, senhor.
Será inútil qualquer tentativa de entendimento.

José baixou a cabeça, limpando as lágrimas que lhe desciam pelo rosto.
Seu coração estava profundamente dolorido, machucado pelo desprezo daqueles que eram os seus mais próximos na Terra.

Olhou para Timóteo e perguntou:
- Como estão meus filhos?
- Eles estão bem, senhor.

José calou-se.

Timóteo o observava, igualmente em silêncio, até que José concluiu:
- Muito bem, Timóteo, leve um recado aos meus filhos.
Diga-lhes que sinto muito por ter de me afastar deles e que, se um dia eles quiserem me ver e falar comigo, ficarei feliz, muito feliz em estar com eles.
Não guardo ressentimentos.
Meu coração está aberto para eles a qualquer momento - inclusive para Sara.

Timóteo assentiu com a cabeça e garantiu:
- Fique tranquilo, transmitirei o recado.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

CAPÍTULO 45

Na manhã seguinte, antes que o sol raiasse, José de Arimateia partia em sua primeira viagem à região da Britânia.

Levava grande quantidade de estanho para comercializar com os povos daquelas terras distantes.
Com ele partiram também Felipe, Maria de Magdala, Marta, Lázaro e alguns outros cristãos que vinham sendo alvo da suspeita dos sacerdotes.

Logo estavam no porto e mais tarde em alto mar.
A viagem transcorreu calma. José, do convés do navio, sentia com prazer o vento a soprar-lhe os cabelos.
Estava em paz. Começava uma nova etapa em sua vida e seu coração transbordava de contentamento, por ver sua esperança recompensada com a tão desejada liberdade e a possibilidade de trabalhar para Jesus.

A empreitada comercial foi um grande sucesso, e outras se seguiram, igualmente lucrativas.
Tibério Alexandre estava muito satisfeito com os resultados que tais viagens proporcionavam.

Entretanto, os maiores beneficiados não eram os cofres romanos.
José e os companheiros se tornaram activos missionários do Evangelho, levando os ensinos de Jesus às regiões mais longínquas.
Com tamanha alegria compartilhavam a Boa Nova, e o facto de que o Messias tão esperado por fim descera à Terra, que muitos aderiam aos princípios cristãos.

Logo fundaram o primeiro núcleo na Britânia.

Depois de alguns anos dedicados ao trabalho missionário em terras estrangeiras, Maria de Magdala e outros cristãos voltaram à Palestina.
José tornou-se um incansável e eloquente pregador.
Trabalhava arduamente para atender às expectativas que Tibério depositava nele e, tão logo obtinha os seus objectivos, dedicava-se com alegria e intensidade àquilo que realmente amava:
falar de Jesus e levar conforto e ajuda aos corações necessitados.

Sempre que comparecia à presença do governador para os acertos de contas sobre os negócios, recebia polpudas comissões.
Ele retirava o indispensável para o próprio sustento e, do excedente, enviava uma parte para os amigos na Britânia e outra para Pedro e João utilizarem com os abrigados na casa do caminho.

Quanto mais crescia o lucro obtido com seus negócios, mais aumentavam os recursos doados por José.
Para si mesmo, quase nada tirava.
Ele realmente entregara tudo o que possuía nas mãos de Jesus.

O tempo seguia seu curso.
Depois de Tibério, outros ocuparam o cargo de procurador na Judeia.
Na tentativa de evitar maiores conflitos com os judeus, César procurava trocar com maior frequência o titular do cargo administrativo na região.

No entanto, nenhum deles aventurou-se a retirar José de Arimateia da função que exercia.
Embora os detentores do poder do Sinédrio sempre tentassem difamar e destruir José, os lucros que ele oferecia ao Imperador eram significativos demais para serem colocados em risco.

Assim, José envelhecia feliz pela escolha que fizera, trazendo o coração sereno e em paz.
Vez por outra ainda lhe doía a saudade de Sara e dos filhos, porém ele nunca mais tornara a vê-los.

Muitos anos se passaram.
Naquela manhã o mar estava mais agitado.
Durante a noite fortes ventos tinham desviado o navio da rota e fora com dificuldade que José, ao lado do timoneiro, conseguira recolocá-lo no rumo pretendido.

Amanhecia quando José finalmente desceu ao quarto, para descansar.
Sentou-se na cama, sentindo-se exausto.
Dedicava-se tão intensamente aos compromissos com Jesus que mal descansava.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Deitou-se e fechou os olhos, procurando dormir.
De súbito, inexplicável melancolia apossou-se dele, ao mesmo tempo em que forte dor no peito o acometeu.
Ele gritou por ajuda e em alguns instantes o seu quarto estava cheio.

Ajoelhado à beira da cama, um médico o examinava.

Depois, virando-se para os outros, disse:
- Lamento muito, mas não creio que nosso amigo suportará até o fim da jornada.
Parece que seu coração está fraco.
- Quer que voltemos a Jerusalém, José? - perguntou o timoneiro.

Mal conseguindo falar, ele sussurrou:
- Não, prossigamos até o final da viagem.
Se eu não suportar, lancem meu corpo ao mar.

Alguns dos marinheiros eram judeus e um deles disse:
- Se algo lhe acontecer, senhor, deverá ser enterrado em sua terra, junto dos seus.
José sorriu, segurou a mão de Nicodemos, que daquela vez os acompanhava, e afirmou:
- Estou em casa.

Depois arqueou o peito, voltando a gritar de dor, e então silenciou.

Suas mãos se desprenderam das do amigo, que as colocou sobre seu peito e, fechando-lhe os olhos, disse profundamente emocionado:
- Descanse, valente servo de Jesus.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Jun 21, 2014 9:45 am

CAPÍTULO 46

Elvira, ao lado de José, acompanhava com igual emoção o desenrolar dos factos.
Assim que os olhos dele se fecharam para o mundo material, sua alma despertou, cheia de luz, no plano espiritual.

Elvira o aguardava de braços abertos e o saudou com alegria:
- Que o Deus da glória o abençoe!
Bem-vindo ao lar, amor de minha alma.

José de Arimateia fitou aquele rosto meigo, a mirá-lo com ternura, e depois de algum tempo recordou-se da mulher tão amada, que aparecia em todos os seus sonhos.

Abraçou-se a ela e ainda enfraquecido sorriu, dizendo:
- Como é bom vê-la!
Como é bom estar de volta, sobretudo com a paz que sinto no coração.
- É a paz abençoada que flui de todos os corações que cumprem o seu dever.
Que Deus o abençoe.

Outros que também testemunhavam o sublime momento se juntaram a eles, abraçando o amigo e celebrando a grande conquista de sua trajectória terrena.

Reunidos, partiram para colónia próxima, que aguardava José para o refazimento após o desencarne.
Ali chegando, foram acolhidos com extrema alegria, expressa em cânticos de júbilo e gratidão a Deus.

O governador da colónia recebeu José pessoalmente:
- Amado irmão, que Deus o abençoe!
Que o seu infinito amor o envolva e recompense seus esforços no bem!

José, que à medida que se recordava de sua realidade espiritual tinha o corpo etéreo transmutado outra vez na antiga forma de Ernesto, sorriu e notou que pela primeira vez seu corpo espiritual emitia luz própria.

Não a mesma luz que via em sua amada Elvira, cujo brilho tornava seu contorno tão fulgurante que era difícil para ele fixá-la sem ter a vista ofuscada.
Mas ele adquirira luz.
Ainda era ténue, mas estava presente, brilhando com suavidade.

Depois do encontro efusivo, ele retirou-se para o repouso necessário.
Alguns dias foram suficientes para que Ernesto se recuperasse da pequena perturbação que o desenlace terreno lhe causara.

Assim que o viu refeito, Elvira convidou-o a participar de importante reunião.
Ocupando lugar na tribuna, Ernesto foi recebido carinhosamente pelos amigos da colónia, participando de cerimónia encantadora de boas-vindas a grande número de espíritos que acabavam de regressar.

Em determinado momento, o governador proferiu sentida prece e pediu a todos que focassem os pensamentos no Mestre Jesus, agradecendo seus esforços pelo bem da humanidade terrena.

No centro da tribuna surgiu radiosa luz e, projectada a distância, a imagem de Jesus se fez visível, tal qual fora conhecida em sua passagem recente pelo planeta.
Seu semblante amoroso comoveu a todos os presentes, que derramavam lágrimas de alegria e gratidão por aquele ser luminoso, que ainda trazia as marcas da coroa de espinhos na testa resplandecente.

Jesus, então, disse:
- Que Deus, nosso Pai, abençoe a todos.
Que seu amor infinito os fortaleça hoje e sempre.
Meus queridos irmãos, hoje é um dia de alegria.
Muito embora os homens ainda sofram por manter-se afastados do Pai, o Evangelho se espalha por toda a Terra.

Não será sem dor e sofrimento, porém a transformação acontecerá.
Testemunhamos essa conquista gloriosa nas almas de muitos irmãos que aqui estão;
que puderam, por fim, resgatar os débitos com as justas leis divinas e hoje estão preparados para voltar ao verdadeiro lar.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Nosso querido planeta Terra começará a despertar lentamente para sua destinação gloriosa, para sua realidade espiritual.

O caminho a percorrer ainda é íngreme.
Muitos haverão de sofrer, por causa do meu nome.
Mas aqueles que perseverarem terão a vitória, como vocês nesta noite.
A jornada é penosa e precisamos de todos aqueles que, com o coração cheio de amor, queiram prosseguir auxiliando os irmãos que ainda estão distantes da luz de Deus.

E dirigiu-se mais especialmente ao grupo de capelinos que, em pé, o escutava atentamente:
- Longa foi a sua trajectória, irmãos, permeada pela dor e pelo sofrimento.
Agora, com a bênção do Pai, que é todo justiça e todo bondade, estão livres para retornar ao seu verdadeiro lar.

Os componentes do reduzido grupo se entreolharam cheios de contentamento.
Finalmente, poderiam regressar ao lar, onde entes saudosos os aguardavam.
Alguns choravam de alegria, outros apenas sorriam, cheios de gratidão àquele Mestre que os ajudara tão amorosamente no resgate de suas almas.

O Divino Amigo prosseguiu esclarecendo e orientando a grande audiência.
Explicou mais uma vez que enviaria, no futuro, na plenitude dos tempos, quando a humanidade estivesse mais preparada, o Consolador, na pessoa de diversos amigos dedicados que iriam instruir a humanidade naquilo que ele mesmo não pudera transmitir até aquele momento, desvendando os mistérios do mundo espiritual.

E uma vez mais convidou a todos para continuarem unidos, amando e servindo a Deus, dedicando-se ao progresso daquela humanidade que apenas iniciava o seu despertar.

A inesquecível reunião prolongou-se até o amanhecer terreno.
O grupo de capelinos preparava-se para partir.
Ernesto, entretanto, mantinha-se calado, profundamente compenetrado.

Elvira, que há muito o observava, aproximou-se e perguntou:
- Quer mesmo permanecer no orbe da Terra?
Erguendo os olhos límpidos, ele respondeu:
- Gostaria de voltar com os outros, sempre desejei regressar ao lar.
Mas meu coração transborda de gratidão a Jesus pelo seu infinito amor, e seu exemplo de renúncia toca o fundo da minha alma.
Como posso afastar-me agora deste planeta, tão carente de luz, de auxílio e de amor?
Como posso manifestar a Jesus minha gratidão eterna, pela conquista de minha alma para Deus, senão ficando aqui e engrossando a fileira daqueles que cooperam com o Senhor?

Elvira o ouvia emocionada; ele prosseguiu:
- Não, amada Elvira, não posso regressar, ainda.
Sei que você compreende meus sentimentos.
Vou me oferecer para ficar e colaborar com o advento do Consolador ao planeta.

Além do mais, nosso querido Henrique está na Terra, enfrentando pesados aguilhões, preso na ilha de Patmos; quero ajudá-lo.
Em alguma coisa, minha experiência poderá auxiliar.
Mas eu voltarei.
Assim que o Consolador descer à Terra e lançar suas raízes, eu irei encontrá-la, minha amada.

Lágrimas desciam pela face de Elvira, que, satisfeita, respondeu:
- Vejo que a sua transformação é completa e compreendo o que deseja fazer.
Estarei com você sempre que me for possível, auxiliando-o e colaborando com suas experiências.

E abraçando Ernesto com imenso carinho, ela disse:
- Que Deus o abençoe e o ajude na tarefa sublime que se propõe realizar com Jesus.
Que seu coração experimente a paz perfeita, todos os dias.
E sempre que quiser falar comigo, é só me chamar e estaremos juntos, em pensamento.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Ernesto abraçou Elvira demoradamente, despedindo-se mais uma vez daquele anjo em forma de mulher.
Ela se afastou e juntou-se ao grupo que partia rumo ao sistema de Capela.

Ele permaneceu em pé, observando a caravana desaparecer.
Leve melancolia apossou-se do coração de Ernesto, que logo procurou o grupo de trabalhadores da colónia e ofereceu-se para o serviço que tivessem.
Queria contribuir para a redenção da humanidade, para a conquista das almas rumo ao seu destino glorioso junto ao Criador.

"Quando o homem gravar na própria alma
Os parágrafos luminosos da Divina Lei,
O companheiro não repreenderá o companheiro,
O irmão não denunciará outro irmão.

O cárcere cerrará suas portas,
Os tribunais quedarão em silêncio.
Canhões serão convertidos em arados,
Homens de armas volverão à sementeira do solo.

O ódio será expulso do mundo,
As baionetas repousarão,
As máquinas não vomitarão chamas para o incêndio e para a morte,
Mas cuidarão pacificamente do progresso planetário.

A justiça será ultrapassada pelo amor,
Os filhos da fé não somente serão justos,
Mas bons, profundamente bons.
Aprece constituir-se-á de alegria e louvor
E as casas de oração estarão consagradas ao trabalho sublime da fraternidade suprema.

A pregação da Lei
Viverá nos actos e pensamentos de todos,
Porque o Cordeiro de Deus
Terá transformado o coração de cada homem
Um tabernáculo de luz eterna,
Em que o seu Reino Divino
Resplandecerá para sempre."

Do livro "Pão Nosso" - Psicografado por Francisco Cândido Xavier Pelo Espírito Emmanuel-FEB.

Para saber mais sobre a saga dos capelinos e o desenvolvimento espiritual da Terra, leia também:
A CAMINHO DA LUZ Emmanuel -Francisco Cândido Xavier - FEB
Este livro enfoca, desde a génese planetária até as perspectivas para o futuro da humanidade.

OS EXILADOS DA CAPELA Edgard Armond - Editora Aliança
Obra que trata de forma abrangente a evolução espiritual da humanidade terrestre, segundo tradições proféticas e religiosas, apoiadas em considerações de natureza histórica e científica.

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 9 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9

Ir para o topo