LUZ ESPÍRITA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Casos de Mediunidade

Página 14 de 16 Anterior  1 ... 8 ... 13, 14, 15, 16  Seguinte

Ir para baixo

Casos de Mediunidade - Página 14 Empty Re: Casos de Mediunidade

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Fev 02, 2013 9:09 pm

Continua...

Segue a inferência inevitável que se o corpo etérico é capaz de separar-se temporariamente do corpo somático, conservando sua consciência íntegra, nós devemos acabar por reconhecer que quando se separa definitivamente na crise da morte, o espírito individualizado continuará a existir num ambiente apropriado.

Isto é equivalente a admitir que o facto da existência imanente no corpo somático de um corpo etérico, e portanto de um cérebro etérico, mostra que o local da consciência, inteligência, memória e faculdades sensoriais supernormais, é o corpo etérico, que é a sublime peça de roupa imaterial do espírito desencarnado.

Em 1910 publiquei uma longa monografia nos fenómenos sob exame [o ano real era 1911];
mas como factos desta natureza continuaram a se acumular em grandes números, eu decidi recentemente publicar uma segunda edição, com o dobro do tamanho da primeira.

Assim estou em posição para discutir esta importante questão com pleno conhecimento do assunto.

No trabalho aludido eu começo com os fenómenos assim chamados de “sensações de totalidade no amputado”, onde, às vezes, o sentido da totalidade do membro perdido é tão real que ainda que a atenção do indivíduo fosse distraída, ele ainda sentiria a sensação que o membro perdido havia estado aí.

E que um membro num estado fluídico realmente existe aí pode ser concluído do facto que o “clarividente sensível” afirma que o vê.

Nesta conexão eu lembrei o caso interessante narrado pelo Dr. Kerner em seu famoso livro, The Seeress of Prevost, em que o vidente em questão, quando encontrou um pessoa que tinha perdido um membro, continuou a ver o membro perdido unido ao corpo numa forma fluídica....
[poeta e médico alemão Justinus Kerner (1786-1862) registou os transes e fenómenos psíquicos de Frederica Hauffe (1801-1829) (Kerner, 1845).

Para uma discussão das experiências de amputados como uma função do conceito espiritista do perispírito ver D'Assier, 1883/1887, pp. 103-104, e Bouvery, 1897, pp. 44-47].

Não há nenhuma dúvida... que os fenómenos de “sensações de totalidade no amputado”, concordam admiravelmente em demonstrar a existência de um corpo etérico imanente no corpo somático.

Doravante a importância que eles supõem para a demonstração científica da existência e sobrevivência do espírito humano.

Discuti em minha monografia, depois dos casos da natureza acima, exemplos de “bilocação incipiente” daqueles que sofrem de hemiplegia, que às vezes vêem, no lado paralisado, uma secção longitudinal do fantasma de si, e afirmam que gozam de uma integralidade de sensações, um facto inexplicável pela hipótese de “coenestesia” do Dr. Sollier, já que esses afligidos com hemiplegia, longe de um aumento do sentido coenestésico, ocorre a supressão deste sentido
[Paul Auguste Sollier (1861-1933) publicaram um livro importante sobre autoscopia (Sollier, 1903)].

Depois seguem os casos de “bilocação autoscópica” em que o indivíduo vê seu próprio fantasma enquanto conserva plena consciência...

Mostro que se a hipótese psicopática formulada pelo Dr. Sollier para explicar estes casos em sua totalidade poderia ser assegurada legítima antes do advento da investigação metapsíquica, já não é mais, já que da mesma maneira como as investigações de telepatia não demonstram que todas as alucinações são fictícias, então a investigação dos fenómenos de bilocação mostra que nem todos os episódios de autoscopia são psicopáticos

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Mediunidade - Página 14 Empty Re: Casos de Mediunidade

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Fev 02, 2013 9:09 pm

Continua...

[O mais importante estudo de telepatia que mostrava que nem todas as alucinações eram subjetivas foi o de Gurney, Myers e Podmore (1886). Outros trabalhos influentes incluíram os estudos de Aksakof (1890/ca. 1906), Delanne (1909), e (1900) de Flammarion].

Eu então passei à análise dos casos em que consciência é transferida ao fantasma, que se vê diante de seu próprio corpo inconsciente.
Estes são casos muito interessantes, em que os sentidos sensoriais supernormais emergem.

...A exteriorização do duplo acontece durante o sono normal, o sono hipnótico, desmaio, narcose e coma;
e sucessivamente os casos em que o fantasma liberto de uma pessoa viva dormindo é percebido por outras pessoas;
chegando finalmente nos casos em que o fenómeno de bilocação acontece no leito de morte.

Esta última categoria é a mais importante de todas...

Ultimamente episódios foram citados em que os ornitófilos observaram o fenómeno em todas fases de sua evolução, à reprodução perfeita de um simulacrum fluídico do corpo somático do moribundo, um simulacrum vivo, animado, assistido pelas aparições dos mortos, que aparentemente atendem em leitos de morte para esse propósito.

Com referência a estes últimos fenómenos importantes de bilocação num leito de morte, eu insisti no facto vitalmente importante que todos os clarividentes, não importando a que povo pertencem - civilizado, bárbaro ou selvagem - descreevem o desenvolvimento dos fenómenos em termos substancialmente idênticos;
que mostra que os clarividentes descrevem um fenômeno positivamente objectivo;

contrariamente seria impossível que todo concordassem em enumerar as mesmas fases do fenómeno, contendo particularidades tão novas e impensáveis, que pela hipótese alucinatória elas certamente não podiam ser produzidas identicamente em todo o alucinado.

Como já foi mencionado, os fenómenos de bilocação em geral, mas especialmente esses em que a consciência é transferida ao fantasma, ocorre em muitas gradações durante estados de enfraquecimento da vitalidade dos indivíduos, tais como o sono fisiológico e aquele induzido por anestésico, as fases sonambúlicas hipnóticas, desmaio, coma, as crises de convalescença, esgotamento nervoso, ou depressão moral.

Eles raramente ocorrem em condições fisiológica e psiquicamente normais;
em tais casos eles acontecem em circunstâncias de repouso corpóreo absoluto, mais especialmente no período que precede ou segue o sono.

Na última circunstância o sentido de bilocação é algo vago, incerto, e de duração muito curta.

Uma das características mais notáveis dos casos em questão parece consistir no facto que em casos de aparição a certa distância do fantasma bilocalizado, vários incidentes de percepção verídica de coisas e locais distantes... quase sempre ocorrem;
estes às vezes são observados também em casos em que o duplo não está longe do seu corpo.

Psicologicamente falando, o fato de se sentir existindo pessoalmente, na plenitude de sentimento e sentidos cientes, fora do corpo e contemplar o corpo, é um fato digno de meditação profunda.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Mediunidade - Página 14 Empty Re: Casos de Mediunidade

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Fev 02, 2013 9:09 pm

Continua...

É um sentimento difícil de reduzir a fórmulas elucidatórias derivadas da psicologia das escolas, já que este fenómeno difere radicalmente daqueles de “autoscopia”, em que o consciente permanece no organismo e vê o próprio fantasma a certa distância, um fenómeno análogo a outros citados em trabalhos em patologia mental, e reduzível a um simples caso de pura alucinação.

Aqui, pelo contrário, nós achamos o fenómeno inverso que neste caso particular não deixa nenhuma abertura para a hipótese alucinatória, considerando que do ponto de vista psicológico vê-se que um abismo insuperável existe entre a sensação de ver o próprio duplo e de se encontrar a si mesmo consciente fora do corpo, e contemplar o corpo.

Relacionarei só um episódio em que o fantasma bilocalizado começa a exercitar faculdades sensoriais supernormais.
Meu amigo, o engenheiro Giuseppe Costa... narra o seguinte episódio que aconteceu a si
[num livro descrevendo suas experiências psíquicas e opiniões (Costa, 1923)]:

...Tenho estado obrigado a ceder, completamente esgotado, a uma necessidade imperativa de repouso, e tendo-me jogado na cama, desmaiando antes que adormecendo...

Um movimento inconsciente do meu braço, provavelmente, girou a lâmpada ...e em vez de sair, exalou uma densa fumaça que encheu o lugar com uma nuvem preta de gás pesado, acre...

Tive a sensação precisa e clara de achar-me só com minha personalidade de pensamento, no meio do lugar, completamente separado do meu corpo, que continuou a jazer na cama...

Via o meu corpo perfeitamente reconhecível em todos os seus detalhes, o perfil, a figura, mas com os cachos de veias e nervos vibrando como uma multidão de luminosos átomos vivos...

Quis ...pegar a lâmpada e abrir a janela, mas isto era um acto material que eu não podia realizar...
Então pensei em minha mãe, que dormia no próximo aposento.

Eu a via claramente pela partição divisória, calmamente adormecida em sua cama.
Pareceu a mim que nenhum esforço de qualquer espécie era necessário para fazê-la aproximar-se de meu corpo.

Via-a sair apressadamente da cama, correr à janela e abri-la, como se executando meu último pensamento antes de chamá-la;
então deixar seu aposento, andar ao longo do corredor, entra em meu aposento e aproximar-se de meu corpo apressivamente e com olhos fixos.

Minha mãe, interrogada por mim logo depois do acontecimento, confirmou o fato que ela primeiramente tinha aberto a janela como se sentisse sufocando, antes de vir a minha ajuda.

Agora o facto de meu ter visto este ato dela pela parede, enquanto jazia inanimado na cama, inteiramente exclui a hipótese de alucinação e pesadelo durante sono em circunstâncias fisiológicas normais... [Costa... ] prosperou em enviar telepaticamente seu pensamento a sua mãe, a fim de despertá-la e para ajudá-lo, assim poupando-o da morte certa...

Passarei... a relacionar alguns exemplos de outra categoria, em que são achados o maior número de casos de bilocação;
é também o mais importante porque lida com fenómenos de “bilocação no leito de morte” que são observados por “sensitivos”, e frequentemente por pessoas que não podem ser consideradas como tais.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Mediunidade - Página 14 Empty Re: Casos de Mediunidade

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Fev 03, 2013 9:56 pm

Continua...

...Narrarei primeiramente um exemplo tomado de um grupo de casos em que a bilocação é de uma ordem incipiente ou básica e é observada colectivamente e sucessivamente por várias pessoas;
esta última circunstância é de grande valor de evidencial já que observa-se a objetividade do fenómeno.

Considero casos desta espécie muito instrutivos, desde que representam a fase inicial dos fenómenos de “bilocação no leito de morte”, em que pode ser observado o surgimento do corpo físico de substância fluida num estado difuso, que, depois de repetidas flutuações causadas pela reabsorção parcial da parte do organismo (correspondendo com as flutuações de vitalidade na pessoa doente) termina por integrar num “corpo etérico vivo e animado” enquanto a hora suprema aproxima-se

[Tais ideias sobre “fluidos” devem ser vistas no contexto de especulações sobre a natureza de corpos sutis, tais como esses em Baraduc (1893), (n.d. de Besant), Durville (1909), Fugairon (1907), Kardec (1863), e (1913/1986 de Lancelin), e uma variedade de conceitos de forças corpóreas tentando explicar fenómenos mediúnicos, como visto nos escritos de Crookes (1874), Geley (1924/1927), Schrenck-Notzing (1920/1925), e Sudre (1926); ver Alvarado (2005)].

Segue que casos de uma ordem incipiente não são menos importantes que esses em que a bilocação é completa, desde que eles nos instruem concernente às fases que determinam o grande fenómeno na hora suprema do desprendimento final do corpo etérico...

Eu tomo de Light... um episódio em que há oito percipientes [Para a referência real ver Monk (1922).

Light, um diário britânico espiritualista, publicação iniciada em 1881]. Senhorita Dorothy Monk enviou... o seguinte registo que aconteceu no leito de morte da sua mãe, em 2 de janeiro de 1922.

“Depois de uma longa doença, terminando com influenza gástrica, a mãe morreu de insuficiência cardíaca.

...Por toda a noite nossa família, consistindo de pai, um irmão, cinco irmãs e eu, observou-a.
...Durante a tarde nós víamos luzes azuis brilhantes, às vezes perto dela e às vezes sobre o lugar.

Nós só podemos vê-las por um segundo ou dois, e normalmente só um ou dois de nós a cada vez.
Observei cuidadosamente, e três vezes de quatro quando via uma perto dela ela se mexia e se esforçava para falar, mas já havia passado por então.

Ao anoitecer daquela tarde enquanto ela jazia perfeitamente quieta, eu e três irmãs de repente notamos um nevoeiro cor de malva azul pálido, todo sobre ela, enquanto jazia.

Observamo-lo e muito gradualmente aprofundou sua cor até que tornou-se de um fundo roxo, tão denso que quase apagou-a da vista, e se espalhou todo nas dobras das roupas de cama como um nevoeiro roxo.

Uma ou duas vezes ela se moveu levemente e as cores foram com ela.
Achamos tudo muito maravilhoso, então chamamos as duas irmãs restantes para ver se elas podiam ver também, e podiam.

Desta vez nossa irmã viu de objecto cinzento esfumaçado passando entre duas cadeiras;
tinha aproximadamente três pés de altura e logo deslizou para longe da cama.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Mediunidade - Página 14 Empty Re: Casos de Mediunidade

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Fev 03, 2013 9:56 pm

Continua...

Eu estava sentada aí, mas não o vi.
Como observamos, muito gradualmente pedaços de luz amarela brilhante, como a luz do sol, apareceram no travesseiro;
um no lado esquerdo da sua cabeça era às vezes particularmente brilhante, e então lentamente ofuscava e mais uma vez tornava-se brilhante outra vez.

Uma velha amiga de mamãe estava também no local desta vez, mas ela não viu o nevoeiro roxo ao redor de mamãe nem as luzes azuis, e disse que os nossos olhos estavam cansados com a observação, e que estávamos extenuadas.

Chamamos sua atenção a este pedaço muito brilhante no travesseiro, e ela o viu, mas disse que era o reflexo do fogo ou da luz de gás.

Examinamos ambos, e ela então andou pelo lugar e moveu as imagens de quadros e fotografias e inclinou o espelho, mas sem a fabricação qualquer diferença à luz.

Por fim ela veio e pôs suas mãos directamente sobre ele, mas sem sombreá-lo em qualquer grau; depois sentou-se sem dizer uma palavra.

“No início da noite eu vi minha irmã mais velha, e a outra irmã que havia visto o objecto cinzento anteriormente, ambas se voltaram e olharam ao mesmo tempo para o local onde isto tinha aparecido, e elas o viram mais uma vez;
outra vez eu não o vi, mas ambas o viram, e ambas concordaram com a descrição.

A irmã que o viu da primeira vez desta vez também viu um grande globo azul como uma luz residindo na cabeça de mamãe, mas ninguém do resto de nós pode vê-lo.

Explicou que o interior parecia todo se mover e gradualmente virou um roxo profundo e escureceu.

“Aproximadamente às sete horas daquela noite os lábios de mamãe se fecharam e a partir daí nós gradualmente víamos um nevoeiro branco grosso se formar acima de sua cabeça e se espalhar através da cabeça da cama...

Veio do topo da sua cabeça, mas se espalhou mais grossamente do lado oposto da cama a que ela jazia.

Pendia como uma nuvem de vapor branco, às vezes tão grosso que nós mal podemos ver as barras da cama, mas variava continuamente embora se movesse tão lentamente que mal era perceptível.

Eu e minhas cinco irmãs ainda estávamos com ela e todas víamos isto distintamente, também meu irmão e um cunhado.

As luzes azuis continuaram sobre o lugar, também minúsculos lampejos amarelos, como faíscas, apareciam às vezes.
Por então a mandíbula inferior de mamãe gradualmente caiu um pouco.

Por algumas horas vimos pouca diferença excepto que uma auréola de pálidos raios de luzes amarelas surgiu em volta de sua cabeça;
havia cerca de sete; variaram em comprimento de doze a vinte polegadas em tempos diferentes.

Cerca de meia-noite tudo tinha acabado, mas ela não morreu até as 7:17 na manhã de 2 de janeiro. às 6:15, uma irmã, que descansava em outro lugar, ouviu uma voz dizer:
‘Outra hora agora ... outra hora agora’;
isto despertou-a, e ela voltou a mamãe que finalmente de seu último suspiro uma hora e dois minutos mais tarde.” ...

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Mediunidade - Página 14 Empty Re: Casos de Mediunidade

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Fev 03, 2013 9:56 pm

Continua...

Nenhuma dúvida pode surgir quanto à objectividade das complexas manifestações que ocorreram, já que a final e mais importante fase da manifestação foi observada colectivamente por todos os presentes.

A maior parte das outras manifestações precedentes e variadas também foram percebidas colectivamente, embora não tivessem sido percebidas sempre por todos, e duas delas eram decididamente “electivas”.

Isto significaria que as manifestações observadas colectivamente eram emanações “ectoplásmicas”, e portanto visíveis ao olho nu, enquanto para a aparição de uma coluna cinzenta esfumaçada perceptível a só duas pessoas, e o globo luminoso perceptível a só uma pessoa, eram de um caráter qualitativamente diferente, e portanto perceptível só aos olhos “sensíveis” [Sobre a percepção selectiva de tais fenômenos ver Gurney, Myers, e Podmore
(1886, Vol. 2, pp. 221-223, 237-238, 619-622), e Anonymous (1908).

O próprio Bozzano discutiu as percepções seletivas em seus escritos sobre hauntings (1919/1925c, pp. 58 e 128-129), visões no leito de morte (1923c, p. 234), e música ouvida nos leitos de morte (1943/1982, p. 117).

“Ectoplásmico” se refere a ectoplasma, uma suposta substância que sai do corpo dos médiuns de efeitos físicos para fornecer a base para as materializações
(Geley, 1924/1927); ver também Alvarado (2005).

Há alguns relatórios que sugerem que algumas destas supostas estruturas ectoplásmicas não são sempre visíveis a todos em condição de vê-las
(Crookes, 1874, p. 92; Schrenck-Notzing, 1920/1925, pp. 175 e 181)].

Assim deve ser inferido que o fenómeno da coluna esfumaçada de três pés de altura, e o outro de um globo luminoso sobre a cabeça da mulher moribunda, deve ter representada a exteriorização incipiente do “corpo etérico” e o “corpo mental” do inválido, não ainda integrado e fundido em um fantasma.

Observei nesta conexão que vários casos estão registrados em minha classificação, os quais, no momento da morte, os observadores viam uma um globo luminoso crescendo da cabeça do moribundo rapidamente, desaparecendo perto do tecto;

enquanto é sabido que o Dr. Baraduc prosperou em fotografar uma aparição análoga de um globo luminoso em sua esposa no leito de morte
[o francês médico Hyppolyte Baraduc (1850-1909) tomou quadros de sua esposa Como coloca em cama moribundo.

Os quadros mostram globos luminosos de luz (Baraduc, 1908).
Baraduc foi bem conhecido por seu estudo de forças vitais por um instrumento de agulha móvel (Baraduc, 1893) e fotografia (Baraduc, 1896)].

De outro ponto de vista, eu observo que as luzes azuladas brilhantes flutuando sobre o lugar, e frequentemente aproximando-se da mulher moribunda, que mostrou-se ciente delas por se mover e tentar falar, eram presumivelmente de origem externa;
isto é, o que parecia como luzes azuladas brilhantes ao observador sensível, eram para a mulher moribunda as formas de espírito de parentes mortos...

Uma dificuldade permanece para ser resolvida em que a exteriorização fluídica, depois de continuar a acontecer por cinco horas consecutivas, dissolveu-se instantaneamente, enquanto que a inválida continuou a viver por outras sete horas...

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Mediunidade - Página 14 Empty Re: Casos de Mediunidade

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Fev 04, 2013 11:53 pm

Continua...

Nesse caso poderia ser cogitado que se o fenômeno cessou sete horas antes da morte do inválido, isto seria explicado pela presunção que com o surgimento total do corpo etérico, a irradiação de fluidos vitais tinha cessado;
doravante o fenómeno desapareceu da visão normal, enquanto o corpo etérico plenamente desenvolvido, pairasse acima de o corpo somático, permanecido aí, perceptível somente à melhor visão dos sensitivos e médiuns

[Para uma discussão de casos onde a forma da pessoa moribunda realmente foi vista perto ou acima do corpo moribundo ver Crookall (1967);
ver também Anonymous (1908, pp. 309-310).

Bozzano era familiar de um livro por oy Snell (1918), que teve muitas visões deste tipo durante sua carreira como uma enfermeira].

Contudo isto, as perplexidades inerentes na maneira em que os fenómenos de bilocação ocorrem, podem não ter nada em comum com o problema dependendo da realidade objectiva dos próprios fenómenos;

e quando todos os vários meios em que os fenómenos sob exame são classificados, analisados e comparados, começando com o fenómeno significativo de “sensações de totalidade no amputado”, e acabando com os casos de clarividentes que observam a reintegração e a saída de um corpo etérico perfeito, vitalizado e animado, e também ajudado por aparições do morto que aparentemente assiste no leito de morte com esse propósito - quando, digo, somos capazes de julgar da complexa massa de factos, então as perplexidades que permanecem para serem resolvidas perdem todo o valor teórico neutralizante;

desde que nós igualmente somos levados a inferir, por factos, de que doravante sabemos bastante sobre os fenómenos de bilocação para concluir, sem temor ou erro, que eles só bastam para demonstrar experimentalmente a existência e sobrevivência do espírito humano...


É aliás evidente que a existência de um corpo etérico imanente no corpo somático leva a conceder a existência de um cérebro etérico dentro do cérebro somático.

Esta admissão esclareceria imediatamente todas as perplexidades que sempre contiveram os fisiólogos de admitir a existência de um espírito sobrevivendo à morte do corpo, estas perplexidades são recapitulados no facto indubitável da existência de um paralelismo psico-fisiológico nos fenómenos do pensamento, dirigindo inexoravelmente à conclusão que o pensamento é uma função do cérebro.

Não há nenhuma dúvida que os fisiólogos estavam aparentemente correctos em concluir isto;
mas eles não o seriam se os termos do problema formidável fossem invertidos pela demonstração experimental da existência de um cérebro etérico dentro do cérebro somático;
em que no último caso seria meramente o aparelho indispensável para a tradução das impressões que vem a ele do mundo exterior por meio dos sentidos na forma de vibrações físicas, em termos de vibrações psíquicas perceptíveis ao espírito imanente no cérebro etérico...


[há naturalmente uma longa tradição precedendo Bozzano de discussões da importância do sistema nervoso na função humana e do problema mente-corpo (Finger, 2000; Wright e Potter, 2000; Young, 1970).

Três autores conhecidos de Bozzano, o filósofo francês Henri Bergson (1859-1941), o filósofo americano William James (1842-1910) e o pesquisador psíquico britânico Frederic W. H. Myers (1843–1901), postularam a ação de um princípio (mente, espírito) que era separado do cérebro mas que usava-o para se comunicar por ele
(Bergson, 1908/1911; James, 1898; Myers, 1903)].

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Mediunidade - Página 14 Empty Re: Casos de Mediunidade

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Fev 04, 2013 11:53 pm

Continua...

A existência de um cérebro etérico... pode explicar um enigma psico-fisiológico... em relação a... uma revisão alemã contendo um longo artigo referindo a certos casos observados durante a Grande Guerra, em que soldados que tinham tido os seus cérebros rasgados por granada, com perda abundante de matéria cérebral, se recuperavam e mantinham seus sentidos intelectuais íntegros.

E o autor do artigo acabou por citar... o caso bem-conhecido de um oficial subalterno... que depois de dois anos queixava-se de uma dor de cabeça persistente, que contudo não o impedia de cumprir os deveres de seu posto.

Morreu repentinamente, e uma autópsia do seu cérebro revelou o facto que um abcesso de desenvolvimento lento tinha reduzido o cérebro inteiro a uma polpa de pus.

...Se a existência de um cérebro etérico, assento da consciência individual, fosse admitido, seguiria que o enigma dos “homens que pensam sem cérebro” seriam capazes de pronta explicação, desde que é logicamente presumível que em circunstâncias dadas de “sincronização fluídica especial” entre o cérebro somático e o cérebro etérico, o último seria capaz temporariamente de substituir o cérebro somático, prescindindo do próprio órgão físico.

Em outras palavras... a única circunstância de fato absolutamente necessária para a explicação do perturbador mistério, é o reconhecimento da existência de uma consciência individual independente do cérebro físico;
e isto é o que nós obtemos por reconhecer a existência de um cérebro etérico, assento da personalidade subconsciente integral e fornecido com sentidos supernormais

[o médico francês e pesquisador psíquico Gustave Geley[i] (1865-1924)[i] revisou casos de patologia cerebral como as mencionadas por Bozzano e argumentou que mostraram que a hipótese de materialista era errónea
(Geley, 1919/ca. 1920, pp. 78-83; ver também Troude, 1920).

Guepin (1915a, 1915b) informou um caso interessante deste tipo.
O próprio Bozzano
(1925a) discutiu estes temas num ensaio anterior].

[b]Discussão[b]

O interesse que Bozzano mostrou nas implicações de sobrevivência de OBEs e NDEs continuou em tempos recentes
(Becker, 1993; Fontana, 2005; Stevenson e Greyson, 1979).

A posição dos adeptos da sobrevivência foi claramente declarada num livro recente em que foi sugerido que a OBE nos dá uma rápida percepção de como é se sentir existindo sem o corpo físico e portanto o que se pode sentir quando se sobrevive à morte...

Pois se a minha consciência pode funcionar além e a certa distância do meu corpo, por que não sobreviver à morte sem qualquer corpo?
(Grosso, 2004, p. 22)

No entanto, como observado antes, nitidamente as discussões recentes da evidência para o conceito de sobrevivência não incluem referências a trabalho de Bozzano, e mais particularmente, ao seu argumento da importância chave de se considerar em conjunto os tipos de casos acima citados, ao invés de se lidar com cada tipo separadamente, isolados
(Almeder, 1992; Braude, 2003; Fontana, 2005; Gauld, 1982; Rolo, 1982).

Poucos indivíduos seguiram a abordagem de do Bozzano. P. T. Bret (1938) usou casos publicados de aparições dos vivos e OBEs para estudar manifestações diferentes do duplo, mas não seguiu o modelo de sobrevivência de Bozzano.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Mediunidade - Página 14 Empty Re: Casos de Mediunidade

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Fev 04, 2013 11:53 pm

Continua...

Há semelhanças à abordagem de Bozzano em discussões de casos publicados por autores tais como Raynor Johnson (1953) e Hilary Evans (2004), e especialmente nos trabalhos de projecção e na linha de sobrevivência de Muldoon e Carrington (1951) e de Robert Crookall (1967). Crookall chegou mais perto do que qualquer outro da abordagem de Bozzano por trazer várias linhas juntas de convergência da evidência para fenómenos de projecção das antigas literaturas espiritualista e da pesquisa psíquica.

Mencionei anteriormente algumas possíveis razões para a negligência do trabalho de Bozzano atualmente, a saber sua data de publicação e o facto de que a maioria do seu trabalho não apareceu em inglês.

No entanto, há outras possíveis razões para esta negligência também.
Acredito que muitos pesquisadores modernos possam achar que Bozzano era demais confiante em suas conclusões.

Se há algo que nós aprendemos da história da pesquisa psíquica, é ser céptico de muitas alegações de conhecimento, particularmente aquelas que, como Bozzano, são apresentadas como “indubitável”, “incontestável”, e “irrefutável”.

Mesmo supondo que Bozzano estivesse correcto sobre a bilocação, seu estilo de apresentar suas conclusões podem atingir o leitor moderno como, no melhor dos casos, uma crença e, no pior, um uso apressado dos dados à sua disposição.

Na pesquisa psíquica, como em outras áreas de pesquisa, nós necessitamos distinguir entre os dados (que em si mesmos não são completamente objectivos) e a nossa interpretação dos dados.

Então, quando Bozzano garantiu-nos que as sensações de membros fantasma estavam relacionadas à autoscopia, ou que a autoscopia envolvia a projecção do mesmo duplo operando numa OBE, ele não estava declarando um facto auto-evidente.

Em vez disso ele oferecia uma interpretação dos casos que ele considerou.
Em outras palavras, a assim chamada “convergência da prova” não é tão evidente aos outros como era a Bozzano.

Outro obstáculo à aceitação de ideias do Bozzano, ou mesmo à citação do seu trabalho hoje, é que a pesquisa moderna sobre fenómenos espontâneos relacionados à bilocação mudou desde a época de Bozzano.

Seu uso de tipos de casos diferentes para chegar a conclusões por mostrar variedades e continuidades nos fenómenos também foi usado por outros no passado em alguns trabalhos clássicos sobre aparições e fenómenos relacionados
(Gurney, Myers, e Podmore, 1886; Myers, 1903).

Esta abordagem, no entanto, não é mais o método preferido de estudo.
O uso do Bozzano de casos para estudar tipos e gradações de fenómenos com uma ênfase no princípio de “convergência de prova” não é mais comum.

Trabalho recente com OBEs e NDEs (Alvarado e Zingrone, 2003; Greyson, 2000) atesta ao fato que os estudos destes fenómenos agora são conduzidos usando questionários que oferecem a vantagem que cada participante do estudo recebe as mesmas perguntas.

Além do mais, a maioria dos estudos envolvem análises quantitativas que, além de designar valores numéricos à incidência e à frequência de características específicas dos fenómenos, tentam relacioná-los a factores tais como variáveis psicológicas.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Mediunidade - Página 14 Empty Re: Casos de Mediunidade

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Fev 05, 2013 10:58 pm

Continua...

Assim, enquanto Bozzano tentava provar a sobrevivência à morte, os pesquisadores contemporâneos focalizam em vez disso em relacionamentos com outros fenómenos tais como efeitos posteriores (Alvarado e Zingrone, 2003), dissociação (Greyson, 2000) e visão do corpo (Murray e Fox, 2005).

Além do mais, parte da razão para a rejeição, ou a falta de interesse, na abordagem de Bozzano é que o tema é conceitualizado de forma diferente hoje.

Escritores tais como Blackmore (1984, 1993), Irwin (2000), e Ronald Siegel (1980) vêem a OBE e a NDE como puramente alucinatórias, uma posição defendida também por razões diferentes por vários outros pesquisadores modernos
(Blanke, Landis, Spinelli, e Seeck, 2004; Blanke, Ortigue, Landis e Seeck, 2002; Brugger, 2002; Girard e Cheyne, 2004).

A sensação de membro fantasma e a autoscopia não são discutidas hoje da forma que Bozzano fez.

Tratamentos mais contemporâneos dos fenômenos de membro fantasma nas literaturas académica e científica supõem explicações neurológicas sem ligação com a noção da projecção de um corpo subtil
(Brugger, 2003; Fraser, 2002; Halligan, 2002; McGonigle, Hannigen, Salenius, Hari, Frackowiak, e Frith, 2002; Melzack, 1989), embora haja algumas excepções na literatura popular (Sheldrake, 2003, pp. 281-284).

O mesmo é verdadeiro para a autoscopia, que geralmente é considerada uma condição patológica
(Dening e Berrios, 1994; Grotstein, 1983).

Glen Gabbard e Stuart Twemlow (1984, pp. 56-58) e Irwin (1985, pp. 23-24) tentaram esboçar critérios para diferençar a OBE da autoscopia.

Embora a autoscopia fosse relacionada a OBEs em épocas recentes, tais discussões não prosseguiram do ponto de vista da projecção de um duplo
(Brugger, 2002).

Um artigo recente sugeriu que tanto OBEs como autoscopia são causadas por desordens paroxísmicas de percepção e esquema do corpo
(Blanke, Landis, Spinelli, e Seeck, 2004).

Porque estas ideias reflectem a reacção do paradigma científico actual aos fenómenos, é improvável que nós vejamos em curto prazo estudos empíricos usando a abordagem de Bozzano.

Além do mais, e particularmente no caso das sensações de membro fantasma, os fenómenos aliás parecem coerentes com explicações neurológicas, enquanto permaneçam uma anomalia para os neurologistas.

Tomando uma perspectiva mais abrangente, a crença de Bozzano que o espírito agia pelo cérebro, uma posição bem conhecida na história do problema mente/corpo (Wright e Potter, 2000), não é predominante nos actuais círculos científicos.

Com a excepção de alguns que viram a mente como uma representação causal independente do agente pelo sistema nervoso (Beloff, 1994; Popper e Eccles, 1977; Thouless e Wiesner, 1947), estudantes mais contemporâneos da mente parecem seguir Roger Sperry (1993) ao acreditar que a consciência “não pode existir à parte do cérebro funcional” (p. 879).

Esta visão predominante, adicionada a ideias de um cérebro etérico e à variedade de fenómenos de bilocação discutida acima, quase garantiu que a maioria de psicólogos, psiquiatras, e neurologistas (incluindo algum parapsicólogos), não poderiam tomar a proposta do Bozzano seriamente.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Mediunidade - Página 14 Empty Re: Casos de Mediunidade

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Fev 05, 2013 10:58 pm

Continua...

Isto quer dizer que o tipo de análise que Bozzano ofereceu sobre bilocação não é mais útil hoje?

Enquanto acreditasse que nós não devemos nos limitar à abordagem de Bozzano, eu contenderia que seu trabalho ainda é útil.

Lembra-nos da complexidade dos fenómenos em questão, uma complexidade que fica obscurecida hoje pela ênfase em estudar o predomínio ou a frequência de experiências em relação a outras variáveis, enquanto se dá pouca atenção às características da experiência em si
(para uma solicitação para remediar isto em relação a OBEs ver Alvarado, 1997).

Além do mais, o trabalho do Bozzano lembra-nos de que há fenômenos que nós praticamente ignoramos hoje.

Um caso exemplar são as observações tais como informadas por Dorothy Monge (1922) e citado por Bozzano.
Actualmente muito poucos trabalhos foram feitos com relatórios de luminosas, nebulosas, ou outros tipos de emanações do corpo físico no momento de morte.

Algumas excepções incluem a análise de casos publicados por Crookall (1967) e por mim mesmo (Alvarado, 1987b), casos apresentados por Elizabeth McAdams (1984) e Carla Wills-Brandon (2000), e algumas discussões gerais destes fenómenos (Ring, 1980, pp. 225-231).

A menos que alguém esteja preparado para desqualificar tais relatórios como alucinações induzidas pelo contexto emotivo que cerca o leito de morte, junto com as crenças pessoais dos que passaram pela experiência, as semelhanças de características ilustram o potencial assinalado por Bozzano.

Eles permanecem um desafio para os pesquisadores, um desafio mais difícil de encontrar que o estudo científico de aparições dos vivos, OBEs, e NDEs, se somente por causa da raridade aparente destes relatórios.

Por outro lado, talvez o que nós necessitemos sejam novos pesquisadores que, inspirados por escritores tais como Bozzano, eventualmente procurem tais casos.

O trabalho de Bozzano também lembra-nos da existência de casos com características que podem ser verificadas.

Isso é, há experiências em que uma pessoa obtém informação verificável sobre acontecimentos nos locais em que ele ou ela “viajou”, e em que aparições do viajante foram vistas no local descrito pelos que experimentaram a OBE.

Semelhante aos casos de observações ao redor de um leito de morte, um número pequeno destes casos de aparições é percebido coletivamente.
Pouca atenção foi dada a estes fenômenos potencialmente importantes em épocas modernas
(para excepções ver Hart, 1954; Hart e colaboradores associados, 1956; Anel e Lawrence, 1993).

Para concluir, se o trabalho de Bozzano está para ter um impacto hoje, ele necessita ser redescoberto por esses poucos cientistas que estão abertos a outras explicações além das actuais conceitualizações neurológicas, alucinatórias de tais fenómenos como OBEs e NDEs.

Enquanto seja improvável que a inclusão dos fenómenos de membros fantasma ou autoscopia na série de bilocação convencerão a maioria, talvez a maior documentação de OBEs e NDEs verídicas, assim como experiências coletivas de leito de morte podem servir como um lembrete de que há aspectos de fenómenos de bilocação que nós ainda temos que explicar adequadamente dentro do contexto do paradigma científico actual.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Mediunidade - Página 14 Empty Re: Casos de Mediunidade

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Fev 05, 2013 10:59 pm

Continua...

Carlos S. Alvarado, Ph.D., é Professor Assistente de Pesquisa em Psiquiatria na Universidade de Virgínia.
Deseja agradecer a Nancy L. Zingrone por sugestões úteis para a melhora deste artigo, Cecilia Magnanensi por várias referências relevantes ao trabalho de Bozzano publicado em italiano, e a Andreas Sommer pelo auxílio com referências em alemão.

As petições de reimpressão devem ser endereçadas ao Dr. Alvarado na Divisão de Estudos de Personalidade, no Departamento de Medicina Psiquiátrica, na University of Virginia Health System, P. O. Box 800152, Charlottesville, VA 22908-0152; e-mail: csa3m@virginia.edu.

Referências

Aksakof, A. (ca. 1906). Animismo y espiritismo: Ensayo de un exámen crítico de los fenómenos medianímicos [Animism and spiritism: Essay of a critical examination of mediumistic phenomena] (Marata, J. E., trans.). Barcelona: Carbonell y Esteva. (Original work published in German in 1890).

Alger, W. R. (1878). The destiny of the soul: A critical history of the doctrine of a future life (2 vols., 10th ed.). New York, NY: W. J. Widdleton.
Almeder, R. (1992). Death and personal survival: The evidence for life after death. Lanham, MD: Rowman and Littlefield.

Alvarado, C. S. (1980). The physical detection of the astral body: An historical perspective. Theta, 8(2), 4–7.
Alvarado, C. S. (1987a). The life and work of an Italian psychical researcher: A review of Ernesto Bozzano: La Vita e l’Opera by Giovanni Iannuzzo. Journal of the American Society for Psychical Research, 81, 37–47.

Alvarado, C. S. (1987b). Observations of luminous phenomena around the human body: A review. Journal of the Society for Psychical Research, 54, 38–60.
Alvarado, C. S. (1989). Trends in the study of out-of-body experiences: An overview of developments since the nineteenth century. Journal of Scientific Exploration, 3, 27–42.

Alvarado, C. S. (1993). Gifted subjects contributions to psychical research: The case of Eusapia Palladino. Journal of the Society for Psychical Research, 59, 269–292.

Alvarado, C. S. (1997). Mapping the characteristics of out-of-body experiences. Journal of the American Society for Psychical Research, 91, 13–30.
Alvarado, C. S. (2000a). Introduction to Ernesto Bozzano's analysis of hauntings and poltergeist cases. International Journal of Parapsychology, 11, 161–166.

Alvarado, C. S. (2000b). Out-of-body experiences. In Cardeña, E., Lynn, S. J., and Krippner, S. (Eds.), Varieties of anomalous experiences: Examining the scientific evidence (pp. 183–218). Washington, DC: American Psychological Association.

Alvarado, C. S. (2003). The concept of survival of bodily death and the development of parapsychology. Journal of the Society for Psychical Research, 67, 65–95.
Alvarado, C. S. (2005). Concepts of force in early psychical research. Pesquisa Psi. Retrieved April 20, 2005.

Alvarado, C. S., and Zingrone, N. L. (2003). Exploring the factors related to the after-effects of out-of-body experiences. Journal of the Society for Psychical Research, 67, 161–183.

Anonymous. (1873, December 12). Spirit forms. The Spiritualist, pp. 451–454.
Anonymous. (1904). A vision of death. Light, 24, 167–168. (Original work published 1887).

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Mediunidade - Página 14 Empty Re: Casos de Mediunidade

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Fev 06, 2013 11:10 pm

Continua...

Anonymous. (1908). Hallucinations experienced in connection with dying persons. Journal of the Society for Psychical Research, 13, 308–312.
Baraduc, H. (1893). La force vitale: Notre corps vital fluidique, sa formule biométrique [The vital force: Our vital fluidic body, its biometric formula]. Paris, France: G. Carre´.

Baraduc, H. (1896). L’ame humaine: Ses mouvements, ses lumières et l’iconographie de l’invisible fluidique [The human soul: Its movements, its lights and the iconography of the invisible fluids]. Paris, France: Georges Carré.

Baraduc, H. (1908). Mes morts: Leurs manifestations, leurs influences, leurs télépathies [My dead: Their manifestations, their influences, their telepathy]. Paris, France: P. Leymarie.

Becker, C. B. (1993). Paranormal experience and survival of death. Albany, NY: State University of New York Press.
Beloff, J. (1994). Minds and machines: A radical dualist perspective. Journal of Consciousness Studies, 1, 32–37.

Bergson, H. (1911). Matter and memory (Paul, N. M., and Palmer, W. S., trans.). London, England: George Allen and Unwin. (Original work published in French in 1908)
Besant, A. (n.d.). Man and his bodies (Theosophical manuals no. 7). London, England: Theosophical Publishing House.

Blackmore, S. J. (1982). Beyond the body: An investigation of out-of-the-body experiences. London, England: Heinemann.
Blackmore, S. J. (1984). A psychological theory of the out-of-body experience. Journal of Parapsychology, 48, 201–218.

Blackmore, S. J. (1993). Dying to live: Science and the near-death experience. London, England: Grafton.
Blanke, O., Landis, T., Spinelli, L., and Seeck, M. (2004). Out-of-body experience and autoscopy of neurological origin. Brain, 127, 243–258.

Blanke, O., Ortigue, S., Landis, T., and Seeck, M. (2002). Stimulating illusory own-body perceptions. Nature, 419, 269–270.
Bouvéry, J. (1897). Le spiritisme et l’anarchie devant la science et la philosophie [Spiritism and anarchy in front of science and philosophy]. Paris, France: Chamuel.

Bozzano, E. (1903). Ipotesi spiritica e teorie scientifiche [Spiritist hypothesis and scientific theory]. Genova, Italy: A. Donath.

Bozzano, E. (1906). Mrs. Piper et la conscience subliminal: Comment le seul fait l’existence des phénomènes métapsychiques, considérés en rapport avec la loi de l’évolution et sans tenir compte de l’hypothése spirite, suffit à démontrer la survie de l’esprit après la mort du corps [Mrs. Piper and the subliminal consciousness: How the single fact of the existence of metapsychic phenomena, considered in relation to the law of evolution and without considering the spiritist hypothesis, is enough to demonstrate the survival of the spirit after death]. Annales des Sciences Psychiques, 16, 529–568.

Bozzano, E. (1907). Symbolism and metapsychical phenomena. Annals of Psychical Science, 6, 235–259 and 335–366.
Bozzano, E. (1911). Considerations et hypothéses sur les phénomènes de “bilocation” [Considerations and hypotheses about the phenomena of “bilocation”]. Annales des Sciences Psychiques, 21, 65–72, 109–116, 143–152, and 166–172.

Bozzano, E. (1923a). Facoltà supernormali subconscienti ed evoluzione biologica della specie [Supernormal subconscious faculties and the species’ biological evolution]. Luce e Ombra, 23, 221–236.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Mediunidade - Página 14 Empty Re: Casos de Mediunidade

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Fev 06, 2013 11:10 pm

Continua...

Bozzano, E. (1923b). L'hypothése spirite et la “cryptesthesia” [The spirit hypothesis and “cryptesthesia’’]. Revue Métapsychique, No. 4, 236–246.
Bozzano, E. (1923c). Phenomenes psychiques au moment de la mort [Psychic phenomena at the moment of death]. Paris, France: Editions de la B. P. S.

Bozzano, E. (1924). Autobiographical sketch. Journal of the American Society for Psychical Research, 18, 153–155.
Bozzano, E. (1925a). Cerveau et pensée [Brain and thought]. Revue Spirite, 68, 105–108 and 151–157.

Bozzano, E. (1925b). Des communications médiümniformes entre vivants [Mediumistic-like communications between the living]. Revue Métapsychique, No. 5, 308–325.

Bozzano, E. (1925c). Los fenómenos de encantamiento [The phenomena of hauntings] (Champs d’Or, A., trans.). Barcelona, Spain: Bauzá. (Original work published 1919).

Bozzano, E. (1926). A propos de l’introduction à la métapsychique humaine [Regarding the introduction to human metapsychics]. Paris, France: Jean Meyer.
Bozzano, E. (1927). Des manifestations supranormales chez les peuples sauvages [Supranormal manifestations in primitive people]. Paris, France: Jean Meyer.

Bozzano, E. (1929). Pensée et volonté [Thought and will]. Paris, France: Jean Meyer. (Original work published 1926–1927).
Bozzano, E. (1933). Considerations et hypothéses au sujet des phénomènes télèpathiques [Considerations and hypotheses on the topic of telepathic phenomena] Revue Métapsychique, No. 3, 145–158.

Bozzano, E. (1934a). “Corpo eterico” ed esistenza spirituale [The ‘‘etheric body’’ and spiritual existence]. La Ricerca Psichica, 34, 582–595.
Bozzano, E. (1934b). Dei fenomeni di “transfigurazione” [The phenomena of “transfiguration”] La Ricerca Psichica, 34, 65–76, 140–150, 264–276, and 330–342.

Bozzano, E. (1937). Les phénomènes de bilocation [The phenomena of bilocation] (Gobron, G., trans.). Paris, France: Jean Meyer. (Original work published 1934).

Bozzano, E. (ca. 1938). Discarnate influence in human life: A review of the case for spirit intervention (Emerson, I., trans.). London, England: International Institute for Psychical Research/John M. Watkins.

Bozzano, E. (1942). Dei fenomeni di telestesia [The phenomena of telesthesia]. Verona, Italy: L’Albero.
Bozzano, E. (1952). La crisi della morte [The crisis of death]. Milan, Italy: Fratelli Bocca.

Bozzano, E. (1967). Animismo o spiritismo? Quale tra i due spiega il complesso dei fatti? [Animism or spiritism? Which of the two explains the ensemble of facts?]. Verona, Italy: Luce e Ombra. (Original work published 1938).

Bozzano, E. (1982). Musica transcendentale [Transcendental music]. Rome, Italy: Mediterranee. (Original work published 1943).
Braude, S. E. (2003). Immortal remains: The evidence for life after death. Lanham, MD: Rowman and Littlefield.

Bret, P. T. (1938). Les métapsychoses: La métapsychorragie, la télépathie, la hantise: Vol. 1: Introduction et la métapsychorragie fantasmale [The metapsychoses: Metapsychorrhagy, telepathy, hauntings: Vol. 1: Introduction to phantom metapsychorrhagy]. Paris, France: J. B. Bailliére.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Mediunidade - Página 14 Empty Re: Casos de Mediunidade

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Fev 06, 2013 11:10 pm

Continua...

Brugger, P. (2002). Reflective mirrors: Perspective-taking in autoscopic phenomena. Cognitive Neuropsychiatry, 7, 179–194.
Brugger, P. (2003). Supernumerary phantoms: A comment on Grossi et al.’s (2002) “Spare thoughts on spare limbs.” Perceptual and Motor Skills, 97, 3–10.

Chardel, C. M. M. P. C. (1818). Mémoire sur le magnétisme animal, presenté a l’Académie de Berlin, en 1818 [Memoir on animal magnetism, presented to the Academy of Berlin, in 1818]. Paris, France: Badouin.

Charpignon, J. (1851). Physiologie, médicine et métaphysique du magnétisme [Physiology, medicine and metaphysics of magnetism]. Brussels, Belgium: Société Typographique Belgue.

Committee of the London Dialectical Society. (1871). Report on Spiritualism, of the Committee of the London Dialectical Society, together with the evidence, oral and written, and a selection from the correspondence. London, England: Longmans, Green, Reader and Dyer.

Costa, G. (1923). Di là dalla vita (La relatività della morte) [On life (The relativity of death)]. Torino, Italy: Lattes.
Crookall, R. (1967). Events on the threshold of the after-life: “Clues” as to “the greatest of all enigmas.” Moradabad, India: Darshana International.

Crookes, W. (1874). Researches in the phenomena of spiritualism. London, England: J. Burns.
Crowe, C. (1848). The night-side of nature; or, ghosts and ghost seers (2 vols.). London, England: T.C. Newby.

D’Assier, A. (1887). Posthumous humanity: A study of phantoms (Olcott, H. S. trans.) London, England: George Redway. (Originally work published 1883).

Davis, A. J. (1868). Death and the after-life: Eight evening lectures on the Summer-land (revised ed.). Boston, MA: Colby and Rich.
Delanne, G. (1909). Les apparitions matérialisées des vivants et des morts [Materialized apparitions of the living and the dead] (Vol. 1). Paris, France: Leymarie.

Dening, T. R., and Berrios, G. E. (1994). Autoscopic phenomena. British Journal of Psychiatry, 165, 808–817.
De Rochas, A. (1895). Les fantômes des vivants [Phantoms of the living]. Annales des Sciences Psychiques, 5, 257–275.

De Rochas, A. (1897). Les expériences de Choisy-Yvrac (prés Bordeaux) du 2 au 14 octobre 1896 [Tests at Choisy-Yvrac (near Bordeaux) from 2 to 14 October 1896]. Annales des Sciences Psychique, 7, 6–28.

Deveney, J. P. (1997). Astral projection or liberation of the double and the work of the early Theosophical Society (Theosophical history occasional paper, Vol. 6). Fullerton, CA: Theosophical History.

De Vesme, C. (1934). [Review of La Mediumnité Polyglote (Polyglot mediumship), by E. Bozzano]. Revue Métapsychique, No. 4, 265–270.
De Vesme, C. (1935). Eloge de l’ignorance en métapsychique [Praising ignorance in metapsychics]. Revue Métapsychique, No. 5, 369–393.

Driesch, H. (1933). Psychical research: The science of the super-normal (Besterman, T., trans.). London, England: G. Bell. (Original work published 1932).

Durville, H. (1909). Le fantôme des vivants: Anatomie et physiologie de l’ame: Recherches expérimentales sur le dédoublement des corps de l’homme [The phantom of the living: Anatomy and physiology of the soul: Experimental investigations of the doubling of the bodies of man]. Paris, France: Librairie du Magnétisme.

Evans, H. (2004). Seeing ghosts: Experiences of the paranormal. London, England: John Murray.
Finger, S. (2000). Minds behind the brain: A history of the pioneers and their discoveries. Oxford, England: Oxford University Press.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Mediunidade - Página 14 Empty Re: Casos de Mediunidade

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Fev 06, 2013 11:11 pm

Continua...

Flammarion, C. (1900). L’inconnu: The unknown. New York, NY: Harper and Brothers.
Fodor, N. (1966). Encyclopaedia of psychic science. New Hyde Park, NY: University Books. (Original work published 1933).

Fontana D. (2005). Is there an afterlife? Hants, England: O Books.
Fox, O. (1920). The pineal doorway: A record of research. Occult Review, 31, 190–198.

Fraser, C. (2002). Fact and fiction: A clarification of phantom limb phenomena. British Journal of Occupational Therapy, 65, 256–260.

Fugairon, L. S. (1907). La survivance de l’ame ou la mort et la renaissance chez les êtres vivantes: Études de physiologie et d’embryologie philosophiques [The survival of the soul or the death and rebirth of living beings: Physiology and philosophical embryology studies]. Paris, France: Librairie du Magnétisme.

Funk, I. (1907). The psychic riddle. New York, NY: Funk and Wagnalls.
Gauld, A. (1968). The founders of psychical research. London, England: Routledge and Kegan Paul.

Gauld, A. (1982). Mediumship and survival: A century of investigations. London, England: Heinemann.
Geley, G. (1927). Clairvoyance and materialisation: A record of experiments. London, England: T. Fisher Unwin. (Original work published 1924).

Geley, G. (ca. 1920). From the unconscious to the conscious. (de Brath, S., trans.). New York, NY: Harper and Brothers. (Original work published 1919).

Girard, T. A., and Cheyne, J. A. (2004). Individual differences in lateralisation associated with sleep paralysis. Laterality: Asymmetries of Body, Brain and Cognition, 9, 93–111.

Gregorio, O. (2004). La bilocazione nella vita di sant’ Alfonso de’ Liguori [Bilocation in the life of Saint Alfonso de Liguori]. Luce e Ombra, 104, 13–31.
Greyson, B. (2000). Dissociation in people who have near-death experiences: Out of their bodies or out of their minds? Lancet, 355, 460–463.

Grosso, M. (2004). Experiencing the next world now. New York: Paraview Pocket Books.
Grotstein, J. S. (1983). Autoscopy: The experience of oneself as a double. Hillside Journal of Clinical Psychiatry, 5, 259–304.

Guépin, A. (1915a). Destruction, par suppuration et ablation, d’une notable partie du cerveau; aucun trouble appréciable consécutif [Destruction, by suppuration and ablation, of a large part of the brain; without any following disorder]. Compte rendus hedbomadaires des séances de l’Académie des Sciences, 160, 400–402.

Guépin, A. (1915b). Enfoncement de l’occipital gauche (par éclat d’obus): Abcèsdu cerveau et encéphalocèle récidivante; ablation chirurgicale (amputation) ou destruction d’un tiers de l’hémisphère cérébrale gauche; guérison sans troubles nerveux consécutivs appréciables [Sinking of the left occipital (by shell shattering): Brain abscess and relapsed encephalocele; surgical ablation (amputation) or destruction of a third part of the left cerebral hemisphere; healing without consecutive appreciable nervous problems]. Compte rendus hedbomadaires des séances de l’Académie des Sciences, 161, 703–704.

Gurney, E., Myers, F. W. H., and Podmore, F. (1886). Phantasms of the living (2 vols). London, England: Tru¨bner.
Haddock, J. W. (1851). Somnolism and psycheism; or, the science of the soul and the phenomena or nervation (2nd ed.). London, England: James S. Hodson.

Halligan, P. W. (2002). Phantom limbs: The body in mind. Cognitive Neuropsychiatry, 7, 251–269.
Hare, R. (1855). Experimental investigations of the spirit manifestations, demonstrating the existence of spirits and their communion with mortals. New York, NY: Partridge and Brittan.

Harrison, W. H. (1879). Spirits before our eyes. London, England: W. H. Harrison.
Hart, H. (1954). ESP projection: Spontaneous cases and the experimental method. Journal of the American Society for Psychical Research, 48, 121–146.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Mediunidade - Página 14 Empty Re: Casos de Mediunidade

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Fev 06, 2013 11:11 pm

Continua...

Hart, H., and associated collaborators. (1956). Six theories of apparitions. Proceedings of the Society for Psychical Research, 50, 153–239.
Holms, A. C. (1927). The facts of psychic science and philosophy collated and discussed. Jamaica, NY: Occult Press.

Iannuzzo, G. (1983). Ernesto Bozzano: La vita e l’opera [Ernesto Bozzano: Life and work] (Le Monografie di Luce e Ombra, No. 2). Verona: Luce e Ombra.
Inglis, B. (1992). Natural and supernatural: A history of the paranormal from earliest times to 1914 (rev. ed.). Dorset, England: Prism Press.

Irwin, H. J. (1985). Flight of mind: A psychological study of the out-of-body experience. Metuchen, NJ: Scarecrow Press.
Irwin, H. J. (2000). The disembodied self: An empirical study of dissociation and the out-of-body experience. Journal of Parapsychology, 64, 261–277.

James, W. (1898). Human immortality: Two supposed objections to the doctrine. Boston, MA: Houghton, Mifflin.
Johnson, R. C. (1953). The imprisoned splendour: An approach to reality, based upon the significance of data drawn from the fields of natural science, psychical research. London, England: Hodder and Stoughton.

Judge, W. Q. (1893). The ocean of theosophy. New York, NY: The Path.
Jung-Stilling, J. H. (1851). Theory of pneumatology; in reply to the question, what ought to be believed or disbelieved concerning presentiments, visions, and apparitions, according to nature, reason and scripture (1st American ed.) (Jackson, S., trans., Bush, G., ed.). New York, NY: J. S. Redfield.

Kardec, A. (1863). Spiritisme expérimental: Le livre des médiums, ou guide des médiums et des évocateurs [Experimental spiritism: The book of mediums, or guide for mediums and their invocators] (6th ed.). Paris, France: Didier.

Kerner, J. (1845). The seeress of Prevost: Being revelations concerning the inner-life of man, and the inter-diffusion of a world of spirits in the one we inhabit. (Crowe, C., trans.). London, England: J. C. Moore.

Lancelin, C.(1986). Méthode de dédoublement personnel (Extériorisation de la neuricité: Sorties en astral) [Method of personal doubling (Exteriorization of neuricity: Astral excursions)]. (3rd ed.). Paris, France: Fernand Lanore. (Original work published 1913)

Larsen, C. D. (1927). My travels in the spirit world (PDF File). Rutland, VT: Tuttle.
Luckhurst, R. (2002). The invention of telepathy 1870–1901. Oxford, England: Oxford University Press.

McAdams, E. (1984). Reported near-death observations in a hospice in California. In Rose, M. C. (Ed.) The synergy of religion and psychical research (pp. 57–64). Bloomfield, CT: Academy of Religion and Psychical Research.

MacDougall, D. (1907). Hypothesis concerning soul substance together with experimental evidence of the existence of such substance. Journal of the American Society for Psychical Research, 1, 237–244.

McGonigle, D. J., Hänningen, R., Salenius, S., Hari, R., Frackowiack, R. S. J., and Frith, C. D. (2002). Whose arm is it anyway? An fMRI case study of supernumerary phantom limb. Brain, 125, 1265–1274.

Mattiesen, E. (1931). Der Austritt des Ich als spiritistisches Argument [The excursion of the I as a spiritistic argument]. Zeitschrift fur Parapsychologie, 6, 413–437 and 481–494.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Mediunidade - Página 14 Empty Re: Casos de Mediunidade

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Fev 06, 2013 11:11 pm

Continua...

Mattiesen, E. (1936–1939). Das persönliche Überleben des Todes: Eine Darstellung der Erfahrungsbeweise [Personal survival of death: A presentation of the empirical evidence] (3 vols.) Berlin, Germany: Walter de Gruyter.

Mead, G. R. S. (1919). The doctrine of the subtle body in Western tradition. London, England: J. M. Watkins.
Melzak, R. (1989). Phantom limbs, the self and the brain. Canadian Psychology, 30, 1–16.

Meyer, J. (1928). Discours de M. Jean Meyer [Lecture of Mr. Jean Meyer]. Revue Spirite, 71, 439–441.
Monk, D. (1922). The process of dying witnessed by eight persons: Visible evidences of the spirit body. Light, 42, 182.

Muldoon, S. J., and Carrington, H. (1929). The projection of the astral body. London, England: Rider.
Muldoon, S. J., and Carrington, H. (1951). The phenomena of astral projection. London, England: Rider.

Murray, C., and Fox, J. (2005). The out-of-body experience and body image: Differences between experients and nonexperients. Journal of Nervous and Mental Disease, 193, 70–72.

Myers, F. W. H. (1886). Note on a suggested mode of psychical interaction. In Gurney, E., Myers, F. W. H., and Podmore, F., Phantasms of the living (pp. 277–316, Vol. 2). London, England: Trübner.

Myers, F. W. H. (1892). On indications of continued terrene knowledge on the part of phantasms of the dead. Proceedings of the Society for Psychical Research, 8, 170–252.

Myers, F. W. H. (1903). Human personality and its survival of bodily death (2 vols.). London, England: Longmans, Green.
Osty, E. (1930). La vision de soi [Seeing the self]. Revue Métapsychique, No. 3, 185–197.

Oxon, M. A. [pseudonym of Moses, W.S.]. (1876, March 5). Photographing the spirit of a medium in Paris, while his body was asleep in London. Spiritualist Newspaper, p. 119.

Papus, Dr. [pseudonym of Encausse, G.]. (1900). Comment est constitue l’etre humain?: Le corps – Le astral – L’esprit et leurs correspondances [How is the human being constituted? The body – The astral – The spirit and its correspondences]. Paris, France: L’ Initiation/Chamuel.

Poortman, J. J. (1978). Vehicles of consciousness: The concept of hylic pluralism (Ochema). (Smith, N. D., trans.) Utrecht, The Netherlands: Theosophical Society in the Netherlands. (Original work published, 1954).

Popper, K. R., and Eccles, J. C. (1977). The self and its brain: An argument for interactionism. London, England: Springer.
Ravaldini, S. (1993). Ernesto Bozzano e la ricerca psichica: Vita e opere di un pioniere della parapsicologia [Ernesto Bozzano and psychical research: Life and work of a pioneer in parapsychology]. Rome, Italy: Mediterranee.

Richet, C. (1922). Traité de métapsychique [Treatise on metapsychics] Paris, France: Félix Alcan.
Richet, C. (1924). For and against survival: The difficulty of survival from the scientific point of view. Proceedings of the Society for Psychical Research, 34, 107–113.

Ring, K. (1980). Life at death: A scientific investigation of the near-death experience. New York, NY: Coward, McCann and Geoghegan.
Ring, K., and Lawrence, M. (1993). Further evidence for veridical perception during near-death experiences. Journal of Near-Death Studies, 11, 223–229.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Mediunidade - Página 14 Empty Re: Casos de Mediunidade

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Fev 06, 2013 11:12 pm

Continua...

Roll, W. G. (1982). The changing perspective of life after death. In Krippner, S. (Ed.), Advances in parapsychological research: Vol. 3 (pp. 147–291). New York, NY: Plenum Press.

Saltmarsh, H. F. (1938). [Review of Discarnate influence on human life, by E. Bozzano]. Journal of the Society for Psychical Research, 30, 277–278.
Schrenck-Notzing, A. F. de. (1925). Les phénomènes physiques de la médiumnité (Longaud, E., trans). Paris, France: Payot. (Original work published 1920).

Sheldrake, R. (2003). The sense of being stared at and other aspects of the extended mind. New York, NY: Three Rivers Press.
Siegel, R. K. (1980). The psychology of life after death. American Psychologist, 35, 911–931.

Siegel, R. K., and Hirschman, A. E. (1983). Bozzano and the first classification of deathbed visions: A historical note and translation. Anabiosis: The Journal of Near-Death Studies, 3, 195–201.

Simons, C. E. G. (1894). Correspondence. Journal of the Society for Psychical Research, 6, 287–288.
Snell, J. (1918). The ministry of angels: Here and hereafter. London, England: G. Bell and Sons.

Sollier, P. (1903). Les phénomènes d’autoscopie [The phenomena of autoscopy]. Paris, France: Fe´lix Alcan.
Sperry, R. W. (1993). The impact and promise of the cognitive revolution. American Psychologist, 48, 878–885.

Stead, W. T. (1896). Two doubles I have seen. Borderland, 3, 24–36.
Stevenson, I., and Greyson, B. (1979). Near-death experiences: Relevance to the question of survival after death. Journal of the American Medical Association, 242, 265–267.

Sudre, R. (1926). Introduction à la métapsychique humaine [Introduction to human metapsychics]. Paris, France: Payot.
Thouless, R. H., and Wiesner, B. P. (1947). The psi process in normal and “paranormal” psychology. Proceedings of the Society for Psychical Research, 48, 177–196.

Troude, R. (1920). Cerveau et pensée: Les enseignements récents de la pathologie de guerre [Brain and thought: The recent teachings of war pathology]. Revue Scientifique, 58, 359–363.

Turvey, V. (ca. 1911). The beginnings of seership; or, super-normal mental activity. London, England: Stead’s Publishing House.
Wills-Brandon, C. (2000). One last hug before I go: The mystery and meaning of deathbed visions. Deerfield Beach, FL: Health Communications.

Wright, J. P., and Potter, P. (Eds.).(2000). Psyche and soma: Physicians and metaphysicians on the mind-body problem. Oxford, England: Oxford University Press.

Young, R. M. (1970). Mind, brain and adaptation in the nineteenth century: Cerebral localization and its biological context from Gall to Ferrier. Oxford, England: Clarendon Press.

Zaleski, C. (1987). Otherworld journeys: Accounts of near-death experience in medieval and modern times. New York, NY: Oxford University Press.

Artigo disponível em http://www.survivalafterdeath.org/articles/alvarado/bozzano.htm

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Mediunidade - Página 14 Empty Re: Casos de Mediunidade

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Fev 07, 2013 10:10 pm

O Caso Gudni Magnusson

A 25 de janeiro de 1941, Hjalmar Gudjonsson, visitante da Islândia oriental, compareceu a uma sessão com Hafstein Bjornsson em Reykjavik, que fica no extremo sudoeste.

(Talvez valha nota que, naquela época, as comunicações entre Reykjavik e a Islândia oriental eram más, principalmente por mar.)

A sessão foi feita na casa de Gudrun Jonsdottir, assistente experiente, que também estava presente, com outra senhora, Hansina Hansdottir.

Hjalmar Gudjonsson estava ansioso por estabelecer contato com várias pessoas que conhecera, mas, para sua decepção, um comunicador intruso, que deu o nome de Gudni Magnusson monopolizou a sessão.

Gudni, que não era conhecido do médium ou dos assistentes, afirmou que teve ligação com Eskifjordur, na região onde morava Hjalmar, e dirigia-se a Hjalmar por esta razão.

Disse que morrera por ferimentos internos recebidos enquanto tentava consertar seu caminhão, e deu vários outros detalhes sobre si mesmo, como logo veremos.

Infelizmente, naquele momento, não foram feitas anotações do que foi dito.

Dois dias depois, a anfitriã de Hjalmar na sessão, Gudrun Jonsdottir, contou a um amigo, Asmundur Gestsson sobre este comunicador intruso.

Asmundur tinha uma prima, Gudrun Gudmundsdottir, que era esposa de um médico que clinicava em Eskifjordur, lugar ao qual Gudni Magnusson alegava estar associado.

Assim, escreveu à sua prima, perguntando se conhecia alguém correspondendo ao suposto comunicador.

Sua carta, datada de 26 de fevereiro de 1941, ainda existe – foi descoberta por Erlendur Haraldsson – e é o documento mais antigo que dá detalhes destas comunicações.

Sendo precedente, ela, de facto, levou à constactação das afirmações do comunicador.

A prima de Asmundur Gestsson respondeu a 14 de março de 1941 confirmando que um Gudni Magnusson, correspondente à descrição dada, vivera em Eskifijordur e morrera em circunstâncias semelhantes às mencionadas.

Esta carta, bem detalhada, será citada adiante como “carta Gudmundsdottir”.

Neste ponto, Asmundur Gestsson percebeu que tinha um caso interessante nas mãos, e pediu a hjalmar Gudjonsson e Gudrun Jonsdottir que escrevessem independentemente as suas lembranças da sessão e as assinassem.

O relato de Hjalmar data de 30 de março de 1941; e o de Gudrun, bem completo, de 6 de junho de 1941.
A terceira assistente, Hansina Hansdottir, assinou a declaração de Gudrun.

Não parece haver sérias discrepâncias entre as declarações, ou entre elas e nosso documento anterior, a carta de Asmundur Gestsson de 26 de fevereiro de 1941.

Acho que, a despeito da ausência de anotações contemporâneas, podemos aceitar as declarações como reflectindo fielmente o que se passou na sessão, especialmente por serem confirmadas pela carta de Asmundur Gestsson, escrita antes que as verificações fossem recebidas.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Mediunidade - Página 14 Empty Re: Casos de Mediunidade

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Fev 07, 2013 10:11 pm

Continua...

Em suas investigações, entre 1971 e 72, Erlundur Haraldsson achou outras fontes de verificação para algumas das declarações feitas.

Entrevistou Hjalmar Gudjonson, e o irmão e a irmã de Gudni Magnusson, Otto Magnusson e Rosa Magnusdottir;
obteve uma cópia do certificado de óbito de Gudni (tais certificados não podem ser obtidos pelo público em geral, na Islândia);
descobriu uma nota obituária de Gudni no número do Morgunbladid de 7 de novembro de 1940;
e entrevistou o autor da notícia.


Juntando todas as informações destarte obtida, consoante Haraldsson e Stevenson, podemos tabular as afirmações do comunicador e as verificações da seguinte maneira:

Comunicador: / Verificação:

1. Seu nome era Gudni, ou Gudni Magnusson.
Carta Gudmundsdottir

2. Tinha entre 20 e 30 anos quando morreu.
Certificado de óbito de Gudni, obituário.

3. Tinha estatura mediana.
Otto Magnusson.

4. Era loiro.
Obituário; Otto Magnusson.

5. Seu cabelo era escasso, em cima.
Otto Magnusson.

6. Morreu 4 ou 5 meses antes da sessão.
Certificado de óbito; obituário.

7. Era chofer de caminhão.
Carta Gudmundsdottir; Otto Magnusson.

8. Tinha uma ligação com o distrito de Herad.
Não-verificado; mas havia razões para crer que Gudni possa ter conhecido Herad.

9. Seus pais eram vivos.
Carta Gudmundsdottir; Rosa Magnusdottir.

10. Estava cruzando uma garganta nas montanhas quando seu caminhão quebrou.
Carta Gudmundsdottir; Otto Magnusson.

11. Estava sozinho em seu caminhão logo antes de sua morte.
Carta Gudmundsdottir.

12. Estava consertando o caminhão e se colocara debaixo dele.
Verificação insatisfatória

13. Tinha sofrido quebra ou ruptura interna.
Certificado de óbito; carta Gudmundsdottir; Otto Magnusson
(morreu de peritonite, quase com certeza, devido à causa afirmada).

14. Não morreu de imediato, mas conseguiu chegar em casa.
Carta Gudmundsdottir; Otto Magnusson.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Mediunidade - Página 14 Empty Re: Casos de Mediunidade

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Fev 07, 2013 10:11 pm

Continua...

15. Foi levado de barco entre os fiordes para tratamento médico.
Carta Gudmundsdottir; Otto Magnusson.

16. Morreu na viagem.
Carta Gudmundsdottir; Otto Magnusson.

17. Foi levado a um médico.
Carta Gudmundsdottir;
(Estava com dois médicos quando morreu, mas estava a caminho do hospital.)

18. Estava com Eskifjordur “na cabeça”.
Carta Gudmundsdottir; Otto Magnusson.
(Estava a caminho de casa, em Eskifjordur.)

19. Também havia uma ligação com Reydarfjordur
Carta Gudmundsdottir; Otto Magnusson.
(Ele estava a caminho de Reydarfjordur para Eskifjordur.)

20. Conhecia alguns parentes de Hjalmar Gudjonsson.
Incorrecto, pelo que Hjalmar Gudjonsson pode afirmar.

Agora chegamos à questão sobre se este material poderia ser conhecido do médium ou assistentes por canais ordinários.

Em seu artigo sobre o caso, Haraldsson e Stevenson deram muita atenção a este aspecto.

Eis o seu sumário conclusivo (59b, pp. 260-261):
O comunicador vinha de uma região da Islândia que o médium nunca visitara.

Os assistentes, incluindo a única pessoa presente que era do leste da Islândia (Hjalmar Gudjonsson), não tinham qualquer ligação com Gudni ou sua família.

O obituário do jornal poderia não ter fornecido ao médium todos os detalhes que foram comunicados corretamente, nem o autor do obituário, que então vivia no leste da Islândia, e que o médium nunca visitara.

O comunicador tinha um tio em Reykjavik, mas, pelo que sabemos, não tinha qualquer ligação com o médium.

Assim, a despeito das investigações exaustivas, não conseguimos encontrar qualquer canal para uma comunicação normal para o médium, da informação correcta que tinha sobre Gudni Magnusson e que se expressou na sessão em questão.

Haraldsson e Stevenson aqui consideram, e rejeitam primariamente a criptomnésia, ou seja, que Hafsteinn Bjornsson pudesse, em alguma ocasião, ter tido acesso à informação e ter retido uma memória latente da mesma, a qual apareceu só em seu transe.

Eles não levam a sério a hipótese de fraude por parte de Hafsteinn, ao longo de 40 anos de mediunidade, geralmente foi boa;
não tinha qualquer relação conhecida com Eskifjordur, mas para obter toda aquela informação sobre Gudni precisaria não só de uma gente em Eskifjordur (lugar remoto e escassamente povoado), mas de um agente que conhecesse Gudni pessoalmente;
e certamente não foi Hafsteinn quem fez ou promoveu a investigação do comunicador de Gudni – de facto foi uma pessoa
(Asmundur Gestsson) que nem esteve presente à sessão.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Mediunidade - Página 14 Empty Re: Casos de Mediunidade

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Fev 08, 2013 9:27 pm

Continua...

Concordo, pois, com a cuidadosa avaliação de Haraldsson e Stevenson:
“Concluímos... que, a despeito de suas óbvias fraquezas (a ausência de anotações da sessão), o caso justifica uma interpretação que inclua um processo paranormal.

Mas, que tipo de processo paranormal?

Podemos excluir a clarividência, porque o único registo dos acontecimentos acessível à clarividência (o obituário) não continha todos os itens dados e, de qualquer modo, precisava ser sabido por precognição.

(Não posso aceitar seriamente a ideia de que, por alguma clarividência inconsciente, Hafsteinn tivesse monitorado os eventos exactamente quando ocorreram, armazenando-os para futura divulgação;
quantos outros conjuntos de eventos ele precisaria estar monitorando simultaneamente?)

A hipótese de telepatia com os vivos é mais plausível, desde que, pelo menos, se aceite (a despeito da falta de evidência substancial) que ela possa acontecer com tanto alcance e extensão;
no momento da sessão devia haver muitas pessoas vivas que possuíam todas as informações necessárias.

Assim, o caso de Gudni Magnusson não força a hipótese da super-PES para o caminho que indiquei, ao elaborar, anteriormente, meu caso “esporádico” ideal, neste capítulo.

Não é preciso que se suponha que o médium tenha localizado extra-sensorialmente e fundido informações de diversas fontes.

Gudni, porém, oferece um motivo inteligente para se comunicar – o desejo de falar com alguém de sua terra –, ao passo que nem o médium nem os assistentes tiveram qualquer razão para escolher este morto em particular como alvo para uma sua super-PES.

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Mediunidade - Página 14 Empty Re: Casos de Mediunidade

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Fev 08, 2013 9:28 pm

O Caso Runolf Runolfsson

Há na literatura, entretanto, pelo menos um caso cuidadosamente investigado em que um comunicador “esporádico” fez uma série de afirmações certas, cuja totalidade não poderia ser obtida por clarividência de um só documento, obituário, etc., ou telepaticamente da mente de nenhuma pessoa viva.

Refiro-me ao caso de Runolfur Runolfsson (“Runki”), para o qual o médium ainda foi Halsteinn Bjornsson (59a).
Este caso é complexo e singular, mas infelizmente demasiado longo para ser apresentado aqui.

Em linhas gerais, a história é a seguinte:
Nos anos 1937-38, Hafsteinn estava servindo de médium para o que parece ter sido um “círculo doméstico” em Reykjavik.

Neste período, um comunicador altamente excêntrico começou a se manifestar através do médium em transe.
Mostrou desejos por rapé, café e álcool, recusou-se a dar o nome, e ficava insistindo que estava procurando por sua perna.

Interpelado sobre onde estava sua perna, replicou:
“no mar”.

Em suma, pareceu um desses personagens cómicos que freqüentemente vem aliviar o clima dos procedimentos sombrios dos “círculos domésticos”.

Em janeiro de 1939, juntou-se ao círculo Ludvik Gudmundsson, dono de uma indústria de pesca na aldeia de Sandgerdi, a cerca de 36 milhas de Reykjavik.

O comunicador desconhecido mostrou grande interesse por este novo assistente, e acabou dizendo que a perna dele estava na casa do assistente, em Sandgerdi.

Depois de muita pressão por parte dos outros assistentes, ele disse (59a, p. 39):
Meu nome é Runolf Runolfsson, e tinha 52 anos quando morri.

Vivi com minha mulher em Kolga, ou Klappakot, perto de Sangerdi.
Estava numa viagem de Keflavik ( a cerca de 6 milhas de Sandgerdi) ao fim do dia, e estava bébado.

Parei na casa de Sveinbjorn Thordarson em Sandgerdi e aceitei tomar alguma coisa ali.
Quando quis ir embora, o tempo estava tão ruim que não queriam me deixar sair, a menos que alguém me acompanhasse.

Fiquei nervoso e disse que não iria, se não pudesse ir só.
Minha casa estava a apenas 15 minutos de distância.
Assim, saí sozinho, mas estava molhado e cansado.

Caminhei sobre o kambuin (cascalho) e cheguei ao rochedo conhecido como Flankastadklettur, agora quase desaparecido.
Ali fiquei sentado, peguei minha garrafa e bebi um pouco mais.
Então caí no sono.

A maré chegou, e me levou embora.
Isto aconteceu em outubro de 1879.
Só fui encontrado em janeiro de 1880.

Fui trazido pela maré, mas os cães e corvos vieram e me fizeram em pedaços.
Os restos (de meu corpo) foram encontrados e enterrados no cemitério de Utskalar (a umas 4 milhas de Sangerdi).

Mas um fémur estava faltando.
Foi de novo levado para o mar, mas depois, devolvido em Sandgerdi.
Ali passou de mão em mão, e agora está na casa de Ludvik.


Em outra ocasião, o comunicador disse que tinha sido um homem muito alto.

Para resumir uma longa história, o relato extraordinário de Runki depois foi constactado detalhadamente, muito embora não tivesse ficado claro que, de facto, ele havia parado na casa de Sveinbjorn Thordarson.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Mediunidade - Página 14 Empty Re: Casos de Mediunidade

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Fev 08, 2013 9:28 pm

Continua...

Ludvik Gudmundsson nada sabia sobre qualquer fémur em sua casa mas, depois de uma investigação entre os habitantes locais mais velhos, descobriu que, em alguma época perto da década de 1920, esse osso, trazido pelo mar, fora colocado numa parede interna.

Foi recuperado, e descobriu-se ser um fémur de um homem muito alto.
Ninguém sabia de quem era o osso, e assim não havia registo que indicasse se faltava esse osso nos restos de Runki.

Ficamos curiosos por saber porque, mesmo que o falecido Runki fosse a fonte das comunicações, e mesmo que o fémur fosse realmente dele, ele teria um conhecimento especial do assunto.

As afirmações restantes foram quase todas verificáveis por duas fontes manuscritas:
os livros da igreja de Utskalar (no Arquivo Nacional, em Reykjavik) e nos Anais de Sudurnes, do ver.

Sigidur Severtsen, que, na época da sessão, era inédito e pouco conhecido na Biblioteca Nacional, em Reykjavik.
Que Runki fora alto foi confirmado por seu neto, que ele, porém, não conhecera, e não sabia do osso e de outros factos importantes.

Assim, não poderia ter sido a fonte, telepática ou por canais normais, de toda aquela informação.
É possível que o ver. Jon Thorarensen, que em 1953 editou os Anais de Sudurnes, já em 1939 soubesse dos pontos principais da história, mas não soubesse sobre o osso.

Nem se encontrara com Hafsteinn antes de 1940.

Haraldsson e Stevenson estudaram detalhadamente a possibilidade de que Hafsteinn pudesse ter obtido as informações por meios normais, destas e de outras fontes menos importantes – parece extremamente improvável que ele tivesse ouvido falar dos Anais de Sudurnes –, e sumariam as possibilidades como segue (59a, p. 57):

...para que o médium tenha adquirido todas as informações certas, não parece possível atribuir todas essas informações a qualquer pessoa ou fonte escrita isolada.

E isto seria verdade, acreditamos, quer o médium tenha adquirido as informações normalmente ou por PES.
Achamos, portanto, que algum processo de integração de detalhes derivados de diferentes pessoas ou de fontes diversas deve ser suposto na interpretação do caso.

Pode ser mais simples explicar esta integração como devida à sobrevivência de Runki após sua morte física, com a retenção de muitas memórias e sua subsequente comunicação através da mediunidade de Hafsteinn.

Por outro lado, sabe-se que os sensitivos têm realizado feitos notáveis ao receber e integrar informações sem a participação de qualquer personalidade desencarnada.

A última observação leva-nos ao “x” do problema. Se os sensitivos, operando num contexto não-mediúnico, podem localizar e integrar informações detalhadas de fontes diferentes que, duplicadas na esfera mediúnica, permitiriam a elaboração de comunicadores como Runki, Harryy Stockbridge, o filho do sr. Aitken, ou o tio Jerry de Lodge, então a hipótese da super-PES, por mais fantástica que pareça, será muito mais plausível.

Voltarei a este assunto em capítulos posteriores.

Em relação à hipótese da imortalidade, pode-se fazer a seguinte observação:
Se a comunicação entre os vivos e os mortos for possível, e puder ser feita através de médiuns, devemos esperar comunicadores “esporádicos”, pois deve haver muitas pessoas mortas recentemente, que, sinceramente, desejam enviar mensagens de conforto e conselho aos seus enlutados.

Se não houvesse registo de comunicadores “esporádicos”, a posição da imortalidade estaria seriamente enfraquecida.
Tal como é, ainda cabe aos defensores dessa tese o ônus de explicá-la, ou o de apresentar razões para negar o facto de que tais casos sejam relativamente raros.


§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Mediunidade - Página 14 Empty Re: Casos de Mediunidade

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 14 de 16 Anterior  1 ... 8 ... 13, 14, 15, 16  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos