LUZ ESPÍRITA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bastidores da Mediunidade - Nora/Emanuel Cristiano

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

Bastidores da Mediunidade - Nora/Emanuel Cristiano - Página 3 Empty Re: Bastidores da Mediunidade - Nora/Emanuel Cristiano

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Fev 19, 2024 8:35 pm

O sofredor, envolto nos braços suaves da anciã do progresso, emitindo voz entrecortada pela emoção, tendo o rosto banhado em lágrimas, envergonhado e sem poder negar as evidências, clamou misericórdia, pedindo:
— Senhora, dê-me nova oportunidade, diga que vai me acompanhar como outrora, que vou poder contar com as bênçãos das faculdades de intercâmbio para a minha recuperação e crescimento, que iluminará os meus passos como fez nas noites tristes de minha última existência!
Diga que me perdoou, que minhas palavras mesquinhas não a atingiram, que estará novamente comigo! Não me abandone, minha irmã, desejo progredir...
— Sim, filho meu, respondeu a mensageira, Jesus haverá de nos conceder esta alegria, entretanto, será necessário que recordes os princípios do Espiritismo, que te dediques ao estudo e à prática do bem sem esperar nada em troca.
— Haverei de recordar todos estes princípios, de estudar com profundidade a terceira revelação de curar os enfermos, palestrar como antes, esclarecendo as mentes necessitadas, intermediar os Espíritos superiores, rendendo as glórias de tudo isso a Deus.
Nesse momento, a “reencarnação” se aproximou, interrompendo os minutos de emoção, tomando a palavra e esclarecendo o infortunado:
— Juliano, Juliano!
Não compreendeste, ainda, as leis universais? Certamente renascerás médium, mas não com as capacidades de antes. Enterraste tuas faculdades espirituais, utilizando-as egoisticamente; complicaste apropria situação, não valorizaste o verbo, não respeitaste as intuições, não seguiste os ensinos superiores que intermediaste, te perdeste sem multiplicar os talentos que o Senhor te concedeu.
Nesta nova oportunidade, terás a sensibilidade aumentada para socorrer os Espíritos necessitados, terás de ser muito disciplinado para lidar com os sofrimentos alheios, tua mediunidade será de trabalho, mesmo! Quando desejares abandonar a tarefa, tua sensibilidade natural te impulsionará ao Centro Espírita, onde, com apoio dos encarnados e desencarnados, e, em serviço cristão despretensioso, encontrarás o equilíbrio para que continues caminhando, impedindo-te, naturalmente, de te perderes de novo. Não terás a facilidade do verbo, renascerás na mais absoluta pobreza; isso será necessário, visto que as tuas promessas de riqueza levaram muitos à ruína; tua fluência verbal enganou muitas criaturas; e, se desejas progredir, haverás de agarrar esta oportunidade com todas as tuas forças! Não te faltará o apoio necessário, confia em Deus e em ti mesmo, estamos todos trabalhando para o teu crescimento espiritual.
Juliano, profundamente decepcionado consigo mesmo, mas estimulado pelas servidoras do bem, entregou-se aos companheiros socorristas traçando planos para o futuro, recebendo o abraço afectuoso da “mediunidade”, comprometendo-se com a própria evolução.

****
O trabalho continuava.
A servidora da pluralidade das existências, pegou a lista e começou a chamar os nomes:
— Maria das Graças!
— Não temos ninguém com este nome, diziam os zombeteiros.
Fora os eleitos do Senhor! Afastem-se de nós, este reino nos pertence, fora os intrusos! Fora!
— Calem-se! Gritou uma mulher visivelmente transtornada. Não preciso de defensores. Quem é que me chama? Perguntou a infeliz, lançando risos de desprezo.
— O Senhor é quem te chama, respondeu a tarefeira. Somos apenas instrumentos da bondade divina. Desejamos ajudar-te, os benfeitores julgam que já é hora de começar a escalar as colinas das próprias imperfeições.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bastidores da Mediunidade - Nora/Emanuel Cristiano - Página 3 Empty Re: Bastidores da Mediunidade - Nora/Emanuel Cristiano

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Fev 19, 2024 8:35 pm

A convidada, surpreendendo a todos, curvou os joelhos, lançou-se ao solo cobrindo o rosto com as mãos enquanto gritava, chorando:
— Eu não sou digna desta ajuda, deixem-me em paz! Vocês não sabem o que eu fiz, sou uma assassina, e minha condenação é ficar neste inferno eternamente; nosso sacerdote já traçou a sentença e me proibiu de engajar-me em qualquer tentativa de redenção!
— Acalma-te, és filha de Deus, disse a “reencarnação”, não estás condenada eternamente; o inferno em que te confinas foi produzido pela tua consciência. Chega de remontar ao passado, o Criador te oferece nova oportunidade, quantas forem necessárias até que atinjas a perfeição. Estou aqui para te servir, haverei de conduzir-te à vida material e ajudar-te na senda do progresso. Deixa o que passou, estende a tua mão, concede a ti mesma uma chance. Se me aceitares, promoverei o esquecimento de tua existência anterior, para que mergulhes na carne sem o destrutivo sentimento da culpa, até que, restabelecendo-te com aqueles que desviaste do caminho, espiritualizando-te e fortalecendo-te, estejas em condição de administrar tuas lembranças sem que te perturbes. Já colaborei com o reequilíbrio de criaturas muito mais complicadas, histórias dolorosas, que encontraram na justiça e misericórdia divinas um “final” feliz, o adiantamento espiritual.
Os que chegam à Terra pelas minhas mãos têm objectivos bem definidos, tais como: contribuir na obra da criação, passar por provas e expiar erros passados, evoluindo sempre. No retorno ao planeta, não te faltará o amparo necessário. Tudo o que for preciso para o teu crescimento espiritual será providenciado. Não te preocupes com os outros, assume o compromisso contigo mesma, apoia-te no Senhor da vida e a vida te revelará a bondade divina.
Maria das Graças, encorajada pelos mecanismos do progresso, aceitou a verdade e deu o primeiro passo para a própria liberdade, sendo recolhida pelos trabalhadores espirituais.
****
Quando os demais nomes foram pronunciados, a equipe se dedicou profundamente ao amparo, garimpando-os nas regiões sofridas, convidando-os, dialogando longamente, argumentando com amor e fraternidade, conseguindo, finalmente, após esforços inenarráveis, socorrer vários Espíritos cujos nomes estavam na lista.
Entretanto, muitos outros não aceitaram o convite, permanecendo nas regiões sofredoras, o que não desanimou a equipe de incansáveis tarefeiros.

****
À medida que os necessitados eram organizados pelos cooperadores espirituais, as senhoras do progresso observavam o último nome. Era Vicente, um ex-sacerdote da Igreja Romana. Sem que precisassem chamá-lo, ele mesmo se apresentou:
— Eu sou Vicente, procuram por mim também?! Exijo libertem os meus, não têm o direito de arrebatá-los de mim.
O vigário, completamente perturbado, continuou:
— Eu os trouxe um por um. São todos falidos no mundo, cumpro a justiça divina, sou o director deste local e não admito sejam levados daqui.
O pontífice trazia consigo uma falange de obsessores prontos para atacar, desejavam aniquilar a equipe socorrista.
— Afastem-se, sou um homem de Deus, tenho o título de pastor, de intermediário entre o Criador e as criaturas, e por isso posso julgá-las.
Os tarefeiros do bem compreenderam-lhe a mente profundamente perturbada.
Entretanto, a “reencarnação”, enternecida, endereçou-lhe estas palavras:
— Meu amigo, servimos ao mesmo Deus. Contudo, a imagem de divindade que trazes no pensamento está profundamente distorcida: reténs a ideia de um deus vaidoso, preocupado com cultos exteriores; teus títulos teológicos de nada valem aqui, somente possui valor a autoridade moral, a qual infelizmente não conquistaste. Dos ensinos do Cristo, amar aos semelhantes, perdoar os inimigos, fazer o que estiver ao nosso alcance para a felicidade alheia são os mais importantes.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bastidores da Mediunidade - Nora/Emanuel Cristiano - Página 3 Empty Re: Bastidores da Mediunidade - Nora/Emanuel Cristiano

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Fev 19, 2024 8:36 pm

Estás embriagado pela vaidade, não encontraste o céu que esperavas e, agora, desejas exteriorizar tua decepção dominando os fracos e sofredores.
Tu também sofres e não desejas admitir. Acusaste inúmeras pessoas de adorarem o demónio, mas esqueceste que o próprio Cristo sofreu acusações análogas. Donde vem tua autoridade de acusação se o Mestre, ao qual segues, ensinou que “com a mesma medida com que medires serás medido”?
Como sabes, estás parado no tempo. Não ignoras que a Igreja, na qual serviste, já progrediu consideravelmente. Hoje, não há mais inquisição, as manifestações espirituais eclodem no mundo inteiro num verdadeiro pentecostes e o Espiritismo já esta no mundo, esclarecendo e disciplinando as capacidades espirituais dos seres humanos. O destino da humanidade é a iluminação, e não podes ignorar as evidências. Lembra-te: contra fatos não há argumentos. Basta de tantas lutas, chega de tanta revolta, a hora é da verdade!
A entidade adversária estava colérica. Aos gritos congregou a falange de Espíritos obsessores. Os adversários da luz formaram verdadeiro muro vivo diante das benfeitoras, aguardando as ordens do pároco.
A “reencarnação”, agindo com a sabedoria dos representantes do Senhor, continuou intrépida:
— Recorda-te, meu irmão, das palavras do Cristo: “O reino dos céus é conquistado pela força e são os que se esforçam que o têm conquistado”.
É preciso que te esforces no bem, que libertes estes sofredores, sabes que não adianta fugir, a verdade é sempre a verdade e, se não te renderes às evidências, haveremos de retornar amanhã e depois... e depois... até que te conscientizes ou, então, até que as leis divinas te conduzam compulsoriamente ao renascimento, objectivando teu progresso.
— Nunca! Respondeu o adversário.
Não vamos deixar que nos envolvam! Bradou o mandante das tradições romanas, incitando a turba de fanáticos.
— Vamos atacar! Gritou o coordenador das trevas conclamando os obsessores à batalha.
****
O ambiente estava tenso, uma guerra seria travada se algo não fosse feito. Parte da grande equipa de emissários do bem se reuniu junto às responsáveis pela caravana. Enquanto os trabalhadores das trevas cultivavam sentimentos inferiores, tais como a revolta e a violência, os mensageiros da luz mantinham profunda compaixão.

****
Observando que não cederiam às argumentações das realidades espirituais e temendo fosse o trabalho prejudicado, as mensageiras uniram-se em oração.
Irradiamos o que podíamos no campo do amor e da compreensão e, num instante, a “noite” se fez dia, as enviadas do Alto se transfiguraram, unindo-se em vibrações excelsas.
Os adversários ficaram cegos, fugiram diante da luz da verdade, o exército das sombras se desfez e o ex-sacerdote foi imobilizado magneticamente.
— Será Maria santíssima acompanhada dos seus anjos? Veio finalmente dar-me as glórias dos céus, levar-me ao trono celeste junto de Nosso Senhor? Perguntou o eclesiástico lunático.
— Não, meu amigo, esclareceu a “reencarnação”, não se trata de Maria, terás de caminhar muito para merecer a presença desse Espírito adiantado, ainda nós não temos méritos para conviver tão de perto com a mãe de Jesus, trata-se apenas da verdade e contra ela nada podemos.
Completamente espantado, Vicente perdeu a voz; permanecia petrificado, enquanto ondas fluídicas de compreensão e paz invadiam-lhe a alma.
A “mediunidade”, valorizando o tempo, aproximou-se de Vicente. Dos olhos do desafortunado vertiam lágrimas discretas, controladas ainda pelo orgulho ferido e, sem desejar humilhá-lo, a preposta das faculdades psíquicas tocou-lhe carinhosamente a fronte, adormecendo-o, por assim dizer, conduzindo-o aos círculos da carne para que o contacto mediúnico e a observação do Movimento Espírita pudessem ajudá-lo a compreender a nova realidade.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bastidores da Mediunidade - Nora/Emanuel Cristiano - Página 3 Empty Re: Bastidores da Mediunidade - Nora/Emanuel Cristiano

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Fev 19, 2024 8:36 pm

Muitos dos convertidos que aguardavam a condução para as instituições refazedoras do mundo espiritual choravam de alegria. A verdade mais uma vez venceu! A luz dissipou as trevas!
****
A “reencarnação”, depois de ajudar a “mediunidade” a encaminhar Vicente ao trabalho de intercâmbio espiritual, juntou-se aos necessitados, abraçando-os um a um, incentivando-os à vitória no porvir.
E após 24 horas de trabalhos ininterruptos, nas regiões inferiores, a caravana do progresso retornou ao Mais Alto louvando a Deus.

****
Rompemos, assim, a neblina escura e densa, que caracteriza os círculos infelizes, vislumbramos o céu, contemplando o sol; rendemos graças ao Criador pela reencarnação e pela mediunidade, como mecanismos de aperfeiçoamento espiritual, concluindo, com os olhos perdidos no infinito, como numa prece silenciosa, que a perfeição é o destino de todos nós...

*****
Rendemos graças ao Criador pela reencarnação e pela mediunidade, como mecanismos de aperfeiçoamento espiritual. A perfeição é o destino de todos nós...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bastidores da Mediunidade - Nora/Emanuel Cristiano - Página 3 Empty Re: Bastidores da Mediunidade - Nora/Emanuel Cristiano

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Fev 19, 2024 8:36 pm

Bastidor XV - A visita de Bezerra
Estávamos nos primeiros minutos da madrugada.
O Centro Espírita, no seu aspecto físico, permanecia em silêncio.
No plano espiritual, porém, a Casa mantinha intenso trânsito de trabalho.
Equipes socorristas se mobilizavam para os atendimentos aos necessitados. Inúmeros confrades encarnados continuavam as tarefas, desdobrados do corpo. Grupos de médiuns reuniam-se para o prosseguimento do labor com a mediunidade. Os passistas actuavam intensamente, dando continuidade à assistência espiritual, atendendo centenas de pessoas dos dois planos da vida. Os entrevistadores também prestavam serviços a encarnados e desencarnados. Todos os cooperadores, organizadamente, doavam-se com amor.
Cerca de três horas depois, quando as actividades se concluíam, grande parte dos trabalhadores dirigiu-se ao amplo salão de palestras.
Aguardávamos Bezerra de Menezes que, numa de suas visitas, faria breve exposição de estímulo aos tarefeiros do bem. O local estava repleto, todos queríamos ouvir o benfeitor. Alguns encarnados, emancipados parcialmente do corpo, perguntavam:
— Onde está Bezerra?
Esperavam encontrar o missionário elegantemente trajado, sendo escoltado por um exército de luz, distante do povo. Contudo, o apóstolo do bem saiu serenamente de uma das salas do Centro, confundindo-se com os trabalhadores anónimos e, acompanhado pelo mentor da Instituição, assumiu discretamente seu lugar na tribuna, enquanto transmitia as últimas orientações para os casos de obsessão que, em trabalho, acabara de atender.
Instantes depois, os Espíritos de Gustavo, o fundador do Centro, e de Eurípedes Barsanulfo surgiram no corredor, amparando, nos braços caridosos, desventurado suicida que acabavam de resgatar das regiões sofredoras. Encaminhado o Espírito infeliz, os nobres servidores tomaram lugar à mesa, apresentando-se rigorosamente no horário marcado.
Alguns, que observaram a chegada desses vultos do Espiritismo, emocionaram-se. Esperavam encontrá-los em grande posição de comando, aguardavam uma entrada solene, com música, aplausos, exaltando-os pelo bem que fizeram à humanidade. Entretanto, os respeitáveis tarefeiros, de facto, estavam revestidos de grandes responsabilidades, mas comandavam o socorro espiritual com o próprio exemplo, rendendo a Deus os méritos de qualquer realização, cultivando humildade plena.
Após a prece de início, Bezerra levantou-se, envolvendo-nos docemente nestas palavras:
— Queridos irmãos, Jesus nos abençoe e concedamos sempre a oportunidade de servir.
Estamos às portas do século XXI e, mais do que nunca, é preciso continuarmos com a divulgação espirita através da nossa vivência.
Este Centro, nesses mais de sessenta anos de trabalhos edificantes, tem merecido, do Mais Alto, protecção e incentivo. Contudo, ainda precisamos trabalhar muito para a concretização da programação espiritual desta Casa. É preciso lembrar que, sem o apoio de todos, sem o concurso sincero dos trabalhadores, sem o ideal nobilitante, a obra dificilmente sobrevivem.
Somos pequeninos servidores de Jesus e o título que desejamos é o de simples tarefeiros comprometidos com o ideal espírita.
É verdade que a Casa tem crescido muito, que os verdadeiros idealistas são poucos, que os necessitados aumentam e as dificuldades se multiplicam. Mas do Cristo partem mensageiros que nos sustentam e nos apoiam, para a edificação do bem.
Se Deus tem nos permitido este crescimento, é pelo cumprimento verdadeiro e sério da programação espiritual deste Centro, que tem raízes profundas na espiritualidade e que carrega n’alma o compromisso com a pureza doutrinária. A prática da caridade, porém, é a consequência natural da mente esclarecida pelos postulados espíritas.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bastidores da Mediunidade - Nora/Emanuel Cristiano - Página 3 Empty Re: Bastidores da Mediunidade - Nora/Emanuel Cristiano

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Fev 19, 2024 8:37 pm

Sabemos que não é fácil conduzir um barco destas proporções, ainda mais sobre as águas turvas da sociedade actual, com ondas constantes de violência, fome, guerras, desemprego etc. Mas não podemos desanimar. O mundo é de provas e expiações e compete-nos acalmarmos as tempestades do comportamento humano com a palavra e a vivência do Cristianismo.
Na Terra, os que trabalham no bem não estão livres das provas e expiações, não estarão isentos das investidas das sombras, entretanto, estarão fortalecidos pelos Espíritos do Senhor e haverão de suportar e vencer.
Assim, caminhemos cultivando a mais absoluta humildade para que somente o Cristo apareça.
Todos temos um compromisso com a Casa mas, sobretudo, com a Causa; perseveremos, portanto, unidos, sem abandonar as tarefas, afastando os melindres e nos convertendo em pequeninos servos cumprindo simplesmente os desígnios do eterno Pai.

****
O “Kardec” brasileiro calou-se, respirou profundamente como a agradecer aos céus a oportunidade. Retirou do bolso um pequeno envelope e, passando a carta a Gustavo, anunciou:
— Temos aqui a mensagem de um dos grandes tarefeiros, um dos dedicados divulgadores do Espiritismo em terras, brasileiras, trata-se de Cairbar Schutel, que, por meio desta, envia palavras de esperança, as quais vamos ouvir na voz. do querido companheiro Gustavo.

****
Gustavo levantou-se, saudando-nos com simplicidade, lendo, em seguida, o recado fraterno do bandeirante do Espiritismo.
“Caros Irmãos!
Desejamos falar-lhes com amor e idealismo.
Este Centro avança. As bases Kardequianas continuam sendo respeitadas sem nenhuma mescla, atendendo à programação espiritual; e pelo esforço, acrescido do trabalho de todos, Jesus percorre, diariamente, os corredores desta Instituição através das atitudes humanas. Desta forma, estamos apenas enviando singela mensagem de estímulo e apoio diante destes anos todos de trabalhos edificantes.
Assim, ante os testemunhos, confiança em Deus.
Ante os adversários espirituais, conduta cristã.
Ante os companheiros desequilibrados, misericórdia.
No trabalho espírita, disciplina e tolerância.
Avancemos! Jesus precisa vibrar em nós, a fim de nos tornarmos criaturas melhores.
Nossa contribuição deve ser a do trabalhador que labora sem dar trabalho, exaltando a bondade divina, aprimorando nossa disposição de servir. Se esta Casa continuar honrando os ensinos superiores com o mesmo idealismo com que, há seis décadas, vem iluminando a humanidade, nunca faltarão amparo e oportunidade de cooperação. Estejamos, portanto, unidos no estudo constante, na pureza doutrinária e na caridade, actuando em conjunto sempre!”
Terminada a leitura, dos olhos de Gustavo vertiam lágrimas discretas, recordando, talvez, os companheiros queridos que continuam o trabalho na Terra. Sentimo-nos estimulados e enlaçados por Cairbar Schutel.

****
Reflectíamos profundamente em torno das considerações do apóstolo de Matão, quando o mentor da Casa solicitou a Eurípedes Barsanulfo que fizesse a prece de encerramento das actividades da madrugada.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bastidores da Mediunidade - Nora/Emanuel Cristiano - Página 3 Empty Re: Bastidores da Mediunidade - Nora/Emanuel Cristiano

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Fev 19, 2024 8:37 pm

****
O médium de Sacramento, firme e vivaz, de olhos lúcidos e brilhantes, contemplou-nos como se quisesse nos abraçar, elevou o olhar iluminado, à semelhança de quem busca inspiração, pronunciando, segundos depois, esta inesquecível oração:
— Somente a ti, Senhor, nos cabe agradecer!
Tu nos deste a vida, amor, conduzindo-nos sempre ao progresso.
Diante das nossas lutas, provas e expiações, o Centro Espírita é um verdadeiro oásis, onde bebemos a água do Evangelho de Jesus. E por isso que te rogamos:
Concede aos trabalhadores encarnados, ânimo e desejo de servir cada vez mais. Faze com que os cooperadores de qualquer área ou função tragam, cravados no peito, os ensinos do Cristo. Permite que Kardec vibre na alma de cada um de nós, mostrando-nos o caminho da redenção, apontando para Jesus.
Ajuda aos confrades queridos que, militando na carne, estejam provando e expiando; não te pedimos que os retire das experiências ou das reparações, mas que os fortaleça, afim de que, quando no capítulo dos testemunhos, sejam capazes de glorificar o teu nome.
Bem sabemos, Pai, o quanto a vida, na Terra, exige de renúncia e sacrifício dos que desejam caminhar no bem; que não faltem, aos companheiros em jornada terrena, a esperança e a coragem para a edificação do teu reino no planeta.
Senhor da vida, nós te suplicamos:
Enquanto permanecermos do lado de cá, concede-nos estarmos junto daqueles que, no mundo, lutam e continuam carregando o estandarte do Espiritismo no coração, testemunhando o Cristianismo. Dá-nos, sempre, a oportunidade de ampará-los quando em dificuldades, de compartilharmos de seus momentos de dores, conquistas e alegrias espirituais para juntos rendermos graças a ti.
Por fim, Senhor, queremos render-te glórias, porque te encontramos em todas as partes, do infinitamente pequeno ao infinitamente grande, no esplendor da natureza conclamando-nos à perfeição.
Abençoa, Pai, este celeiro de luz, este hospital-escola, esta Universidade do Espírito, para que o trabalho no teu campo seja perpetuado por todos aqueles que o Espiritismo te revelar.
Somos teus servos e te suplicamos, não nos afastes do trabalho redentor, e que a luz do Evangelho jamais se apague nesta Casa!

****
Terminada a prece, nosso coração, silenciosamente, dizia “assim seja”. Estávamos mergulhados em sublimes vibrações.
Indescritível a emoção empregada nestas palavras. Espíritos superiores foram atraídos pela oração de Eurípedes Barsanulfo, iluminando e enchendo de bênçãos aquele Centro Espírita.
Chorávamos, agradecendo a Deus pelo trabalho e aprendizado, quando, instintivamente, exaltando a fraternidade, nos abraçamos uns aos outros, desejando paz, alegria e perseverança nas actividades do Centro.

****
Passada a emoção mais forte, procuramos com o olhar os benfeitores, a fim de buscarmos convivência mais, íntima, e fomos surpreendidos ao encontrá-los em intensas actividades de organização, auxílio e socorro ao grande número de necessitados atendidos pela Casa, demonstrando que, acima de tudo, é preciso honrar, louvar e agradecer a Deus em verdadeiro e ininterrupto trabalho cristão.

****
Acima de tudo, é preciso honrar, louvar e agradecer a Deus em verdadeiro e ininterrupto trabalho cristão.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bastidores da Mediunidade - Nora/Emanuel Cristiano - Página 3 Empty Re: Bastidores da Mediunidade - Nora/Emanuel Cristiano

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Fev 19, 2024 8:37 pm

Bastidor XVI - Mediunidade desviada
João Victor contava vinte e uma primaveras. Na flor da juventude, a mediunidade desabrochou, prometendo trabalho e reabilitação no campo moral.
Incentivado pelos amigos mais caros, sob as mais sublimes inspirações, Victor dirigiu-se a respeitável Instituição Espírita, onde as primeiras noções doutrinárias revelaram-lhe as realidades espirituais, matriculando-se, tempos depois, de forma equilibrada no serviço mediúnico.
Durante alguns anos, o trabalho sério de atendimento aos necessitados foi coroado pelo anonimato e pelo estímulo discreto dos dirigentes. Nada de sensacionalismo, nada de ilusões; disciplina e seriedade absoluta garantiam a protecção espiritual do médium que laborava satisfatoriamente no campo do bem.
Contudo, quando estava em plena actividade medianímica, produzindo luzes de esclarecimento e amor, entidades maléficas procuraram-no, desejando impedir o trabalho de benemerência que o conduziria ao próprio progresso.
João Victor estava diante dos adversários do passado que lhe desejavam aniquilar as disposições mediúnicas. Almejavam tirá-lo do caminho sério e verdadeiro, conduzindo-o à sensualidade. Envolvido pelas entidades, o médium sentia-se vazio e deprimido, não conseguindo saber o que de fato acontecia. Os malfeitores espirituais agiam ocultamente, cuidadosamente e, à semelhança de invasores invisíveis, povoavam, pouco a pouco, a mente do medianeiro com pensamentos estranhos.

****
Era a Lei de Acção e Reacção solicitando o reajuste. A justiça divina caminha lado a lado com a misericórdia, e o Senhor nos permite enfrentar as consequências de nosso pretérito culposo, somente quando temos condições de suportar e vencer.
João Victor, ontem, estava na pele de médico mercenário, explorando os santos recursos da medicina em seu próprio benefício.
Entre os seus perseguidores, estavam os abortados de outrora; os que receberam medicamentos intencionalmente equivocados, sendo assassinados; os que ficaram paralisados, loucos, deformados, sob a custódia de interesses familiares e heranças volumosas, das quais João Victor era sempre beneficiado.

****
Entretanto, o médium estava pronto para a inexorável tarefa de reparação, de reabilitação com os inimigos, e neste caso só havia um jeito: suportar pacientemente, resignadamente, as investidas dos adversários, trabalhando incessantemente no campo do bem, demonstrando, pelo próprio comportamento, sua transformação moral.
Os inimigos, porém, eram muito bem preparados, organizaram-se cuidadosamente, instituíram verdadeiras equipas de detectives espirituais para encontrar o médium; conheciam-lhe as vibrações e, mais dia ou menos dia, num universo de ondas e fluidos, haveriam de se reencontrar. E sob a permissão da lei divina, que objectiva a reparação dos erros entre as criaturas humanas, João Victor recebia, agora, a visita das suas vítimas convertidas em perseguidores cruéis.
Tendo a mediunidade como um dos mecanismos de reparação, sua sensibilidade se afinava com os fluidos de Espíritos enfermos, desequilibrados mentais etc.
A medida que o ex-médico intermediava as almas doentes, recompunha aos poucos, com renúncia e dedicação, as atrocidades do passado,, angariando, certa protecção espiritual, convertendo-se em médico de almas, trocando a mesa cirúrgica pela mesa mediúnica, substituindo o título passageiro de doutor pela função anónima de médium-socorrista.
Seu protector, bem como seu guia mediúnico, sabiam dos dias difíceis e das horas de aflições pelas quais haveria de passar, mas não podiam interferir no processo de reabilitação.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bastidores da Mediunidade - Nora/Emanuel Cristiano - Página 3 Empty Re: Bastidores da Mediunidade - Nora/Emanuel Cristiano

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Fev 19, 2024 8:37 pm

O ex-médico estava sendo amparado moralmente, fora prevenido pelos benfeitores espirituais; por meio das mensagens gerais, falaram da necessidade de vigilância e oração, do estudo da Codificação e da coragem para vencer as provas e expiações.
Espiritualmente, as entidades amigas que, particularmente, se interessavam pelo médium, o incentivavam e o protegiam sem ultrapassar o limite da Lei de Causa e Efeito.
O intérprete dos Espíritos, diante das várias orientações, guardou-as no coração, sem acreditar que, ele mesmo, pudesse ser a vítima; afinal, pensava ele, diante de alguns anos de prática mediúnica, sentia-se fortalecido e poderia, portanto, voar com as próprias asas, desenvencilhar-se, por si próprio, das eventuais investidas das sombras.
Os dias corriam e a mente de João Victor continuava recebendo ideias estranhas:
— Você precisa constituir família, não deve se dedicar tanto à religião, diziam os perseguidores espirituais.

****
Claro que o casamento é bênção divina, mas não estava na programação do médium; ele próprio havia solicitado, na vida do infinito, o celibato, para que pudesse se dedicar inteiramente à tarefa redentora; contudo, aquelas infiltrações mexiam intensamente com seu íntimo.

****
Vieram, então, os “amigos” do mundo, aconselhando e incentivando-o a dar vazão às forças sexuais da alma; diziam, seduzindo-o, ser preciso experimentar os prazeres sexuais até encontrar a pessoa certa.
O médium, no campo das reparações, cedeu, acreditando ser realmente necessário passar pelas experiências sugeridas pelos colegas.
Os amigos espirituais se mobilizaram, inspirando-o para a moderação, conclamando-o à tarefa, advertindo-o no momento do sono, conduzindo-o à convivência com pessoas verdadeiramente esclarecidas; mas os adversários do bem o conheciam profundamente, valiam-se de suas tendências, envolvendo-o no campo das emoções.
Assim, tempos depois, João Victor, exercendo o livre-arbítrio, banalizava as forças criadoras, tornando-se escravo do sexo desvairado.
No campo da mediunidade, seu psiquismo começava a ser abalado, suas capacidades de concentração se modificaram, não conseguia mais sintonizar com esferas superiores com a facilidade de antes.
Enquanto isso, os perseguidores de João Victor conspiravam contra ele:
— Nosso momento está chegando, haveremos de destruí-lo em pouco tempo. Nossa vingança será, enfim, alcançada. Veremos o sanguinolento morrer! Haveremos de recepcioná-lo deste lado, prontos para torturá-lo; haverá de sentir nossa chibata, haveremos de triturá-lo, como fez com muitos de nós nas clínicas abortivas, impedindo-nos o nascimento no mundo. Nosso objectivo será escravizá-lo e somente o conseguiremos explorando suas fraquezas.
O médium, de fato, caíra em grande desregramento. No trabalho com a mediunidade, não produzia satisfatoriamente. Os orientadores espirituais já haviam feito o possível para despertá-lo, mas o porta-voz entregava-se aos mais variados delírios no campo do sexo, destruindo-lhe a capacidade de sintonia espiritual superior, uma vez que deixou de cultivar boas atitudes.
Sentia-se, dia a dia, mais fraco e distante dos benfeitores espirituais, enquanto os adversários do bem lhe ocupavam completamente os pensamentos. Afastou-se definitivamente do trabalho mediúnico bem equilibrado, abandonando os amigos encarnados que o orientavam acerca da mediunidade com Jesus. Entregara-se completamente à vida sensual. Pessoas desequilibradas se aproximaram envolvendo-o em cultos estranhos. Agora, cultivava a mediunidade de forma bem diferente das orientações kardequianas. Buscava com as forças psíquicas angariar a confiança alheia, comercializando suas capacidades espirituais, atraindo para si Espíritos mercenários.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bastidores da Mediunidade - Nora/Emanuel Cristiano - Página 3 Empty Re: Bastidores da Mediunidade - Nora/Emanuel Cristiano

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Fev 19, 2024 8:38 pm

Desta forma, o médium perdia a natural protecção espiritual de que todos os intermediários sérios e caridosos dispõem.
João Victor se desviava do caminho. Assim, homens inescrupulosos aproximaram-se do desviado, envolvendo-o nos mais perigosos elogios, exaltando suas capacidades mediúnicas, mexendo com o ego de João, desviando-o do Espiritismo com estas palavras:
— João Victor, meu amigo, você não pode mais perder tempo! Allan Kardec está ultrapassado, a Doutrina Espírita com ideias sobre Deus, Lei de Causa e Efeito, reencarnação, amor ao próximo, isso tudo não existe. Jesus foi fraco, viveu há dois mil anos e nem se importa connosco, permanece muito ocupado. Eu conheço um lugar interessante, onde você poderá ficar rico, onde não exigem compromisso, esforço moral, muito menos estudo. Temos mestres que estudam por nós, que nos falam do futuro, fecham o nosso corpo, sem contar que você poderá ser um executivo, um homem de negócios, além de desenvolver infinitamente suas capacidades sexuais. Estas ideias de trabalhar no anonimato com discrição, tolerando, atendendo a Espíritos doentes, isso tudo é muito trabalhoso e não leva a nada. Venha connosco, você vai gostar!

****
O intérprete desviado lembrou-se fugazmente das aulas de Espiritismo, dos amigos espirituais, mas estava completamente fascinado pelas promessas de riqueza e sexualidade. Esqueceu-se do compromisso assumido com o próprio crescimento espiritual, mergulhando nos mais variados cultos de “magia negra”.

****
João Victor contava, agora, com 30 anos; transformara-se, fisicamente, num homem maduro, mas suas tendências ainda eram muito fortes; trazia resquícios de sua reencarnação passada, na qual viveu em grande desregramento moral.
Na vida social, possuía pequeno comércio, que almejava, um dia, transformar em grande rede de lojas, com ajuda do “sobrenatural”. Havia esquecido todos os conceitos espíritas, convivia com a superstição e a crença cega, aboliu completamente a análise das informações espirituais que vinham por seu intermédio e de outros intérpretes da espiritualidade inferior.
Comercializando suas capacidades espirituais para o mal, nosso personagem era bem remunerado, mas os Espíritos mercenários, que não admitiam ser explorados, envolviam-no com pensamentos sensuais, levando-o, pela boémia, a gastar todo o dinheiro arrecadado.

****
Nos bastidores espirituais, os obsessores diziam:
— Haveremos de conduzir o infeliz para grande cilada! O médico assassino já é nosso! Enfim, a vingança!
João estava sendo envolvido em terrível conspiração que o levaria à morte: seus novos amigos encarnados eram membros de alucinante seita das trevas, cujo objectivo era seduzir e angariar pessoas imprudentes para sacrifícios humanos em rituais macabros.
Os Espíritos amigos se mobilizavam preocupados, intuíram os companheiros de equipa no Centro Espírita, no qual João Victor aprendera as bênçãos do Espiritismo, para procurá-lo. No grupo, “de repente”, um dos membros lembrou-se do amigo perdido, citou o seu nome e instantaneamente todos se recordaram e procuraram saber notícias. Encontraram o médium em seu estabelecimento comercial, completamente transformado. Sua loja não progredia, seus vizinhos tinham-no na conta de feiticeiro e, materialmente, já beirava a falência.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bastidores da Mediunidade - Nora/Emanuel Cristiano - Página 3 Empty Re: Bastidores da Mediunidade - Nora/Emanuel Cristiano

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Fev 20, 2024 11:21 am

Os amigos espíritas apresentaram-se, abraçando-o fortemente; os adversários, quando viram a casa de João Victor ser envolvida pela luz da amizade e fraternidade, imediatamente investiram contra a equipe fraterna, gritando palavras ofensivas, emanando fluidos negativos; mas os companheiros encarnados estavam vibrando em outra sintonia, sentiram o contraste, mas não se envolveram fluidicamente, além de contarem com uma equipe de Espíritos superiores.
Um dos companheiros iniciou a conversa:
— João Victor, estamos preocupados contigo! O que aconteceu, meu irmão! Há anos nos abandonou. Temos sentido a tua falta!
O médium, diante daqueles olhares bondosos, das vibrações fraternas, começou a chorar compulsivamente. Eram os amigos espirituais tocando-lhe a alma e o coração, abraçando-o sinceramente, desejando despertar o pupilo, salvando-o da morte certa.
Os amigos, compadecidos, acalmaram-no e João Victor contou toda a sua história, seus desejos, sonhos, dificuldades e sofrimentos, argumentando ter sido esquecido por Jesus.
O protector do médium aproximou-se do responsável pela excursão, envolveu-o com seus melhores pensamentos e disse, através dele, as seguintes palavras, num extraordinário fenómeno de psicofonia intuitiva:
— Companheiro, isso não é verdade! Estavas trabalhando no bem, seguias um caminho justo, contavas com respeitável protecção espiritual, contudo te envolveste com os próprios adversários, cedendo às tentações.
Todos já erramos no mundo, por isso estamos de volta, para construirmos o caminho da felicidade, mas para isso é preciso consertar os buracos provocados pela nossa incúria na grande estrada da vida. As crateras, produzidas por ti enquanto caminhavas, prejudicaram outros que percorriam o mesmo caminho, agora é preciso pavimentar e prosseguir viagem.
Sabes das leis divinas, estudaste as noções básicas da Doutrina; somos teus amigos, podes contar com nosso apoio, não queremos ser os donos da verdade, mas diante dos fatos, olhando-te, podemos afirmar que te desviaste do caminho certo, da bondade, da humildade. Nós podemos te ajudar. Primeiro fecharás este comércio; nós te arrumaremos um emprego no limite de nossas forças, mudarás de residência, hospedando-te, por algum tempo, em minha própria casa, abandonarás teus amigos lunáticos e retomaras tuas actividades doutrinárias. O que achas?
O médium quase não acreditava no que acontecia, jamais poderia imaginar que os companheiros de outrora nutriam tamanho carinho por ele. Tocado nos sentimentos mais íntimos, e envolvido pelos instrutores espirituais, entregou-se às evidências, baixando as portas da loja, abandonando a periferia da cidade e a seita das trevas, para retomar o caminho do próprio progresso.

****
Semanas depois, o medianeiro estava transformado, sentia-se como que uma enorme pedra houvesse sido retirada de sua cabeça.
As leis divinas concediam-lhe uma trégua, sob a intervenção dos amigos espirituais, mas estes não podiam retirar as expiações e provações do medianeiro. Assim, alguns meses depois, os adversários retornaram irados. Além dos inimigos do passado, João Victor se complicou mais porque se comprometeu com Espíritos mercenários. Os seus adversários espirituais agora tinham um nome: Legião, porque eram muitos. Somente uma grande renúncia e uma forte vontade para a transformação moral poderiam libertá-lo; entretanto, estava decidido a vencer. Tivera demonstração de carinho por parte dos amigos encarnados, todo o apoio do Centro Espírita, fraternidade caridade absolutas modificaram completamente os sentimentos de João Victor. E, numa das reuniões de intercâmbio, um Espírito amigo se pronunciou através da mediunidade de um dos companheiros do grupo, endereçando-lhe estas palavras:
— Querido João Victor!
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bastidores da Mediunidade - Nora/Emanuel Cristiano - Página 3 Empty Re: Bastidores da Mediunidade - Nora/Emanuel Cristiano

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Fev 20, 2024 11:22 am

Eis que a mediunidade te foi concedida para reparares os erros do passado; saíste do mundo espiritual cheio de planos e promessas de reabilitação; tiveste uma infância livre das perseguições espirituais porque te protegemos o quanto possível, aguardando o teu fortalecimento físico e mental para que pudesses enfrentar a expiação; as leis divinas sempre exigem reparação e, quando estavas em condições de trabalhar em teu próprio benefício, permitimos aos teus adversários te encontrar. Não penses, contudo, que Deus te castiga, não imagines estares condenado ao sofrimento eterno, não advogues a causa falsa de que a mediunidade te trouxe perturbação; nada disso é verdade. O Pai, que tudo sabe e a todos ama, nos permite o retorno à carne para aprender, progredir e recompor, com o bem, o mal que, porventura, tenhamos praticado nos tempos de antanho. Desta forma, teus adversários de outrora, quando te dedicavas aos abortos e assassinatos, às torturas e deformações dos corpos alheios, haverão de investir contra ti, e somente a tua transformação moral poderá te retirar das faixas vibratórias que lhes permitem encontrar-te. De nossa parte, poderemos apenas sustentar-te para o bem, mas tu mesmo és quem precisará enfrentar as consequências das próprias atitudes. Portanto, vigilância e oração; suporta resignadamente, deixa as ideias de riqueza e sexo de lado, isso tudo é passageiro e não devemos nos escravizar.
Certamente passarás por dias de angústias e desilusões, mas nós, os teus guias, te sustentaremos, seremos os cireneus do teu caminho. Sofreremos contigo, se for preciso, mas não poderemos fazer isso em teu lugar. Por isso, meu irmão, coragem; porque, passando pelo calvário, criado por ti mesmo no passado, suportando a crucificação fluídica dos adversários, sepultando o homem velho que ainda vive em ti, haverás de ressurgir de forma luminosa em plena glória espiritual diante de ti mesmo, reabilitando-te espiritualmente, vencendo-te primeiramente e compreendendo, por fim, que os que te perseguem estão cegos pela ignorância. E tua alma sofrida e reabilitada converterá, diante dos testemunhos, os teus adversários, que se arrependerão quando ouvirem de ti: Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem. Claro que não estamos te comparando ou te colocando à altura do Cristo; nosso Mestre sofreu para ensinar a humanidade, e nós ainda não atingimos o estágio sublime do sacrifício em benefício alheio. Permanecendo em nosso egocentrismo, ainda sofremos por nossos próprios erros, pelo desvio do caminho do bem que exige reparação sempre; sabes o quão distante estás do Mestre, por isso que estamos apontando-te o caminho seguro para tua verdadeira libertação. Sê corajoso, filho, a vitória só depende de ti.

****
O benfeitor afastou-se do médium que, minutos depois, informava a presença dos adversários de João Victor, solicitando aos tarefeiros serenidade e absoluta confiança em Deus.
Os protectores espirituais permitiram a entrada de muitos obsessores que, um a um, eram atendidos pelos médiuns, com excepção da mediunidade de João, que permanecia isolado pelos amigos espirituais.
Um dos adversários, o coordenador do movimento contra João Victor, manifestou-se aos gritos, dando trabalho ao médium que o intermediava, sendo preciso usar a disciplina mediúnica e a caridade para filtrar o nome de João Victor, impedindo, assim, o natural constrangimento que o Espírito desejava causar:
— Maldito seja! Ele teve é sorte!
Vocês não vão nos derrubar, estamos imantados a ele como uma serpente, um réptil grande e venenoso esperando para dar o bote. Uma serpente, ouviram bem? Uma serpente cruel, que haverá de destilar veneno mortal em sua vítima.
Foi capaz de me retirar do ventre materno, me assassinou cruelmente, não me deu chance de defesa, maldito!
Agora estarei enrolado nele, esperando o momento oportuno.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bastidores da Mediunidade - Nora/Emanuel Cristiano - Página 3 Empty Re: Bastidores da Mediunidade - Nora/Emanuel Cristiano

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Fev 20, 2024 11:22 am

E porque o Espírito estivesse completamente alucinado, desferindo poderosas ondas mentais sobre si mesmo, mentalizando-se como uma víbora, seu corpo perispiritual, atendendo ao comando da mente desequilibrada, sofreu alteração molecular, por assim dizer, assemelhando-se a enorme serpente com traços humanos, num fenómeno similar ao da zoantropia. O adversário afogava-se na própria fala, contaminava-se no próprio ódio e, porque não seria possível o diálogo, o esclarecedor encarnado limitou-se a orar com fervor, pedindo aos instrutores espirituais afastassem o irmão que se demorava nas teias das próprias imperfeições.

****
Após o socorro, os médiuns recompunham-se equilibradamente, o mentor fez as considerações finais, incentivando o grupo ao trabalho e motivando João Victor, com palavras evangélicas, à tarefa redentora.

****
O tempo passava, o médium de volta ao campo do bem prosseguia em silêncio, encontrando no Espiritismo, nos amigos e no Centro Espírita, forças para continuar caminhando.
No recomeço, tinha pesadelos terríveis, em que uma grande cobra com face humana o perseguia, enrolando-se em seu corpo; acordava assustado, mas entendia que aquilo eram os lembretes para sua vigilância e dedicação no campo do bem. Suportou com paciência os adversários, inscreveu-se em obras de caridade, edificou campanhas contra o aborto, ajudou mães carentes a cuidarem dos filhos, sacrificou os finais de semana engajando-se nos grupos de visitação a enfermos, consagrou os feriados em benefício das criaturas necessitadas, trabalhou no anonimato absoluto e, pouco a pouco, se reabilitava espiritualmente, saindo da faixa vibratória dos adversários.
Enquanto João Victor se anulava, crescia espiritualmente e, certa vez, na reunião de intercâmbio espiritual, quando já estava no inverno da existência, um dos médiuns se pronunciou:
— Vejo em nosso ambiente um Espírito serpentiforme; os amigos espirituais permitiram sua entrada para que seja socorrido, solicito dos companheiros ajuda no campo das vibrações para intermediar esta criatura enferma.
A entidade, gravemente desequilibrada, monitorada, porém, pelos Espíritos amigos, sentindo-se de fato um réptil, aproximou-se como a serpear em torno do médium e, porque fosse bastante inferior, enrolou-se, por assim dizer, no corpo perispiritual do medianeiro socorrista, iniciando a comunicação com estas palavras:
— Chega de sofrimento, eu não aguento mais; não consigo retomar minha condição humana!
O que fizeram comigo? Eu não mereço este castigo, eu sou vítima, que Deus é este? Onde a justiça, alguém me ajude! Me ajude!
Clamando em lágrimas, atraiu a atenção do dialogador que, envolvido pelo instrutor espiritual, iniciou o diálogo:
— Paz em nossa alma!
— Paz? Eu nem sei o que é isso! Só tenho desespero! Estou louco, não consigo andar, só rastejo, socorro! Eu queria vingança, mas aquele a quem eu persigo desapareceu! Sempre que penso nele vejo um clarão de luz! E eu permaneço em trevas!
João lembrou-se dos sonhos com uma grande cobra e que, agora, não lhe ocorriam já há alguns anos, mas não ligou os factos, não identificou nenhuma relação, afinal, já estava acostumado a suportar as dificuldades e entendeu que todos os necessitados precisam de sinceras vibrações; começou, então, a irradiar amorosamente em benefício da entidade pensando: Pai, perdoa-lhe porque não sabe o que faz!
O Espírito recebeu o pensamento como um raio de luz, identificando a figura de João. Os amigos espirituais projectaram, para o Espírito comunicante, cenas em que o ex-médico atendia com carinho os enfermos, laborava nas campanhas contra o aborto, dedicando-se em inúmeras outras tarefas.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bastidores da Mediunidade - Nora/Emanuel Cristiano - Página 3 Empty Re: Bastidores da Mediunidade - Nora/Emanuel Cristiano

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Fev 20, 2024 11:22 am

Compreendeu, enfim, que o seu perseguido havia se modificado e, diante das vibrações que partiam do peito de João Victor, a entidade disse:
— Perdão?! É de que eu estou precisando... que alguém me perdoe, estou cansado de fazer o mal, me perco no caminho!
O dialogador, entendendo a complexidade do caso e a necessidade de recomposição perispiritual, utilizou-se da sugestão, para modificar-lhe o pensamento, dizendo-lhe:
— Todos somos carentes de perdão, e aquele que se arrepende verdadeiramente produz festa no céu!
Entretanto, meu irmão, você não é uma serpente, você é filho de Deus, lembra dos anos da tua infância... a entidade interrompeu o diálogo dizendo:
— Eu não tive infância, me impediram de nascer.
— Não, meu irmão, continuou o dialogador, talvez lhe tenham impedido de renascer. Não sabe que temos várias vidas? Você se apegou a uma mágoa destrutiva.
E utilizando-se da regressão da memória, sob ajuda espiritual, o dialogador lançou estas palavras:
— Vamos clamar aos nossos amigos espirituais que te permitam ver o passado.
O instrutor espiritual aproximou-se da entidade, tocou-a perispiritualmente, permitindo que pudesse ver, em sua própria tela mental, os anos remotos de uma de suas existências.
— Eu vejo, disse o Espírito, mas estou tão diferente...
— Não se preocupe, interrompeu o dialogador, o que importa é que você já teve várias reencarnações, terá novas oportunidades, veja braços, pernas, tronco... lembre as vezes em que você podia caminhar com naturalidade...
Tendo renovado seus pensamentos e sentimentos com ajuda da espiritualidade superior, o Espírito, pouco a pouco, se modificava; o perispírito readquiria, sob o comando da própria entidade, a forma humana.
O obsessor chorava intensamente, os membros da reunião emocionaram-se, as entidades amigas adormeceram-no, conduzindo-o para as regiões de socorro espiritual onde concluiriam a assistência.
O médium retornou do transe e, instantes depois, um dos amigos espirituais se dirigiu a João Victor dizendo-lhe:
— Meu amigo, venceste!
Teus obsessores acabaram de se render; estás livre das perseguições espirituais, tua vivência evangélica te libertou.
João Victor chorava de alegria, agradecendo a Deus pelos anos de sacrifício e renúncia; e também à admirável Lei de Causa e Efeito que permite a extraordinária oportunidade da reparação do mal com o bem, além do progresso moral.

****
O ex-médico que, um dia, se desviou da mediunidade com Jesus, achou a trilha de volta, livrando-se das perseguições espirituais com a própria transformação moral, fazendo das capacidades psíquicas, um mediunato de luz, apontando, para si mesmo e para os outros, o caminho da redenção.

****
A justiça divina caminha lado a lado com a misericórdia, e o Senhor nos permite enfrentar as consequências de nosso pretérito culposo, somente quando temos condições de suportar e vencer.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bastidores da Mediunidade - Nora/Emanuel Cristiano - Página 3 Empty Re: Bastidores da Mediunidade - Nora/Emanuel Cristiano

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Fev 20, 2024 11:23 am

Bastidor XVII - Mediunato
Joaquim Ribeiro, abnegado mentor espiritual, abraçara o compromisso de ajudar os desafortunados. Visitava periodicamente as regiões sofredoras, conclamando as almas necessitadas de reajuste para a reabilitação no caminho do bem. Dedicado servidor, jamais desanimava; para todos enviava palavras de esperança e esclarecimento. Afabilidade e ternura abençoavam-lhe o trabalho repleto de luz e desprendimento. Entretanto, aguardava o dia em que a providência divina lhe permitiria o retorno à Terra para, ao lado dos irmãos em humanidade, irradiar as doces palavras do Evangelho, contribuindo para a transformação do planeta.
Certa vez, quando laborava na tarefa de amparo e socorro, deparou-se com um grupo de Espíritos bastante renitentes e endurecidos. Caberia convidá-los para a reencarnação ofertando valiosa ferramenta de trabalho, a faculdade mediúnica.
O mentor, assessorado por dedicada equipe de cooperadores espirituais, reuniu a pequena multidão, encheu-se de ânimo e começou a palestra com estas palavras:
— Caros amigos!
Eis que o progresso nos conclama para o retorno à carne para a continuidade de nossa espiritualização. Os que estão nesta zona de dores e sofrimentos devem deixar o personalismo e buscar a iluminação através dos próprios esforços, despojando-se dos sentimentos inferiores; aqui, crimes hediondos, ali, exploração das criaturas humanas, acolá, obsessores cruéis. O momento é de pensar no futuro, a hora é de recomeço e o Senhor da vida oferece a reencarnação como abençoada oportunidade de reparação, aprendizado, progresso e grande possibilidade de vitória no porvir.
Nosso desejo é que todos os presentes, padecentes dos mais variados sofrimentos, nas mais diversas torturas morais, compreendam a gravidade do momento. Estamos programando a volta dos que estão preparados para a recomposição de si mesmos, os desejosos em abandonar o homem velho e construir o homem novo. E, para isso, a lei divina concederá um valioso maquinismo de ajuda, para o processo de recomposição e aprendizado.
A faculdade mediúnica é valiosa ferramenta de espiritualização humana. Os que aceitarem o trabalho, neste campo, terão a sublime oportunidade de servir à causa cristã. É preciso, no âmbito das reparações, esquecermos de nós mesmos, pensando no bem-estar do outro, sairmos do casulo do egoísmo e da vaidade, abrindo as asas para a própria libertação, que deve ser a consequência de uma vivência evangélica.

****
Um dos Espíritos, habitante do plano inferior, interrompeu à fala do mentor, protestando, de maneira mordaz, nestes termos:
— A mediunidade nos dará a possibilidade de aparecermos socialmente? Poderemos utilizá-la para interesses financeiros? Será concedida a nós a capacidade de lotar auditórios com nossos recursos psíquicos? Poderemos, publicamente, dar testemunho de Vidência, audição mediúnica e de uma série de outros fenómenos? Teremos, como mentores, grandes personalidades da história? Nossos nomes ficarão para sempre na mente das criaturas humanas, nos livros de pesquisas, nos tratados das ciências do paranormal? Por acaso seremos exaltados como missionários? Seremos? Seremos?
O Espírito amigo, compadecendo-se de tanto orgulho, sarcasmo e vaidade, explicou:
— Não, meu irmão!
Sabes da impossibilidade das tuas colocações. Ninguém conquista planos superiores tendo no coração a presunção e nas palavras a ironia ferina. A mediunidade é sempre mecanismo que deve ser aplicado em benefício das pessoas necessitadas, gratuitamente, como ensinou Jesus. O médium deverá, para a vitória de sua tarefa, trabalhar na mais absoluta discrição, a fim de que a vaidade não lhe destrua a oportunidade de trabalho; quanto à divulgação dos nomes, lembremos o Mestre Nazareno: “Que a mão esquerda não saiba o que dá a direita”.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bastidores da Mediunidade - Nora/Emanuel Cristiano - Página 3 Empty Re: Bastidores da Mediunidade - Nora/Emanuel Cristiano

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Fev 20, 2024 11:23 am

Devemos nos ocultar exaltando, em trabalho, o Messias de Deus. Agindo dessa forma, alcançaremos tesouros na vida espiritual.
Neste instante, o emissário do amor foi novamente interrompido pelo Espírito revoltado que bradava no ambiente estas palavras:
— Então, não queremos tua oferta, desprezamos a mediunidade que nos ofereces. Odeio o anonimato, quero a notoriedade!
Retorna tu à Terra! Para de indicar o caminho da redenção aos outros e percorra-o primeiramente! Já que irradias tamanha benemerência, por que não te matriculas nos círculos da carne e trabalhas com a mediunidade no mais completo anonimato? Tu não és superior ainda, nem luzes vemos em torno de ti. Trilha o caminho que nos apontas, dá-nos o exemplo. Cristo morreu por nós; e tu, renascerás por nós?
Sua fala provocou risos na multidão e logo a gritaria se fez. Parecia um bando de suínos presos na pocilga dos pensamentos insanos.
— Não queremos a mediunidade, esbravejavam alguns. Abaixo a faculdade mediúnica, diziam outros, num barulho ensurdecedor, envolvendo-nos a todos em terríveis vibrações.
Joaquim Ribeiro, o emissário da luz, com olhos lacrimosos, lamentava a rejeição do convite, compadecendo-se da ignorância, sentindo fluidicamente a animosidade que partia deles, pelo simples fato de terem sido conclamados para o crescimento espiritual. Os sofredores deveriam estar em festa pela oportunidade do resgate!
Diante do tumulto provocado por alguns agitadores espirituais, o orientador do progresso deu ordem enérgica solicitando silêncio, atraindo a atenção da assembleia que se calou de imediato.
O sublime tarefeiro colocou-se em posição onde todos pudessem vê-lo e ouvi-lo, iniciando sua fala com estas colocações:
— Caros Irmãos!
Nosso desejo é o do companheiro que almeja ajudar com amor os que se desviaram do caminho: Não nos sentimos superiores nem perfeitos, entretanto, queremos crescer juntos, ajudando-os no que for possível. Contudo, o amor divino nos solicita fraternidade e ensino pelos próprios exemplos. Desta forma, desejando auxiliá-los imensamente, eis que diante de todos anuncio: retornarei, brevemente, à Terra. Trabalharei com a mediunidade, socorrerei Espíritos necessitados, trilharei os caminhos de espinhos, se necessário for, para que, outros irmãos possam verificar que não há amor maior do que dar a própria vida pelo semelhante.

****
Após o anúncio, do peito do benfeitor partiram luzes de amor e compreensão, que envolveram a assembleia nas mais profundas vibrações. Neste ínterim, muitos conversavam entre si:
— Não acredito!
Ele retornará ao planeta?! Que coragem! Que capacidade!
— Está realmente testemunhando, mostrando que os superiores, além de amar sinceramente, não indicam apenas o caminho para os desventurados, mas, sobretudo, os ajudam a... caminhar!

****
Verificando que nada mais poderia ser feito para estimulá-los à reencarnação, o mentor colocou-se em prece pronunciando, emocionado, esta oração:
— Pai!
Quantas vezes desejamos acolher como filhos os irmãos que se desviaram na jornada! Quantas vezes almejamos retirá-los da ignorância e fracassamos!
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bastidores da Mediunidade - Nora/Emanuel Cristiano - Página 3 Empty Re: Bastidores da Mediunidade - Nora/Emanuel Cristiano

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Fev 20, 2024 11:23 am

Perdoa as falhas deste pequeno servidor e, já que meu empreendimento faliu e não consigo ser útil a estes que o Senhor me confiou, permite-me o retorno à Terra onde, certamente, terei mais chance de servir, onde, provavelmente, encontrarei os desejosos de uma palavra amiga, os que precisam de um afago, um diálogo, ou, então, aqueles a quem poderei falar da minha dor por não conseguir tocar o coração daqueles que tanto prezo. Perdoa-me se ainda trago comigo certas imperfeições impedindo o Teu trabalho e desculpa-me, ainda, as lágrimas que embargam minha voz neste momento sublime e respeitoso em que me dirijo a Ti! Gostaria que minha missão fosse bem sucedida, mas penso ser preciso retornar ao mundo, sofrer com os necessitados, para desenvolver a sensibilidade das palavras, a fim de conseguir tocar o coração dos meus irmãos.
Assim, Senhor, por acréscimo de misericórdia, lança Teu olhar para este servo infeliz e concede-me a mediunidade para que meu exemplo, numa vivência essencialmente cristã, possa demonstrar que a faculdade mediúnica não é capacidade punitiva, não é castigo, mas, sim, bênçãos de trabalho e auto-iluminação.
Se me permitires o renascimento na esfera terrestre, faze com que minha vida seja materialmente pobre. Entretanto, que do meu próprio trabalho possa retirar o básico e necessário para minha sobrevivência, possibilitando-me o testemunho e aperfeiçoamento no campo do espírito, evitando, assim, o orgulho e a vaidade que me poderiam retirar da senda da verdade.
Concede que minha alma encontre a razão da minha vida no socorro aos necessitados, semeando amor e consolo, cumprindo Teus sagrados desígnios, segundo os quais o mais forte, em qualquer campo, deve ajudar o mais fraco.
Permite, por caridade, ter o Espiritismo como força esclarecedora e disciplinadora das minhas possíveis capacidades medianímicas, facilitando-me o trabalho.
Concede, ainda, encontrar-me com pessoas lúcidas doutrinariamente, para me apoiarem e incentivarem ao estudo constante da Doutrina dos Espíritos e à prática ininterrupta da caridade. Que não me sobre tempo para o lazer, que tenha a mediunidade como esposa e companheira de caminhada. No meu caso, desejo cultivar o celibato, a fim de ocupar todo o meu tempo com a Boa Nova na Terra, acolhendo como filhos queridos todos os que se me apresentarem corroídos pelos mais diversos sofrimentos. Sublimarei as forças sexuais da alma, trabalhando com amor em benefício da humanidade, disciplinando equilibradamente os instintos que a carne, providencialmente, lega à espécie humana, canalizando as energias genésicas para o labor no campo do bem. Farei das potencialidades espirituais, que porventura me concederes, um farol alimentado por Jesus e direccionado para os encarnados e desencarnados, iluminando-os e amparando-os com o sagrado intercâmbio entre as duas realidades da vida.
****
Numa vivência essencialmente cristã, a faculdade mediúnica não é capacidade punitiva, não é castigo, mas, sim, bênçãos de trabalho e auto-iluminação.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bastidores da Mediunidade - Nora/Emanuel Cristiano - Página 3 Empty Re: Bastidores da Mediunidade - Nora/Emanuel Cristiano

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Fev 20, 2024 11:23 am

Bastidor XVIII - Mediunidade suspensa
João Pires era um médium “reclamão”.
Entre uma conversa e outra, dizia sempre:
— Há cinco anos realizei os cursos básicos de Espiritismo e me descobri médium.
A Doutrina Espirita ensina que a mediunidade é oportunidade de redenção espiritual, contudo não me sinto feliz. Agora tenho de vigiar e orar muito, sinto-me sensível demais. Quando alguém, que não está bem espiritualmente, se aproxima de mim, capto os seus desequilíbrios; isto acontece em casa, no trabalho, no lazer.
Os dirigentes dizem que preciso exercitar a educação mediúnica, sintonizando com esferas superiores e vencendo esses naturais obstáculos dos primeiros anos de consolidação na mediunidade. Afirmam que, somente assim, no trabalho sério e verdadeiro, discreto e anónimo, os Espíritos superiores me darão a necessária retaguarda.
Acontece que eu não quero mais ser médium. Esperava entrar em contacto com grandes personagens da história, intermediar familiares já desencarnados, num correio comprobatório da imortalidade da alma, quem sabe contribuir no campo da arte mediúnica, mas nada disso aconteceu. Para que, então, tanto esforço?
Tenho me privado das coisas do mundo para atrair a atenção dos bons Espíritos, mas parece que não me enxergam. Gostaria de dizer-lhes que não desejo mais a mediunidade. É verdade que o Centro Espírita nunca me obrigou ao desenvolvimento das capacidades psíquicas, mas, também, não me perguntou se eu as desejava; quando percebi, já estava mergulhado nos exercícios mediúnicos, sentindo coisas que agora não consigo fazer sumir de mim. Hoje, tenho uma antena que insiste em captar Espíritos perturbados.
Os dirigentes estimularam-me ao bem, à caridade, mas o fato é que estou cansado da faculdade medianímica!

****
Durante meses, João despejava, nos amigos, os seus argumentos repetitivos. Por mais que recebesse dos companheiros experientes orientações carinhosas, permanecia revoltado.
Um dia, quando estava num dos seus ataques de mau humor mediúnico, um Espírito amigo lhe apareceu.
— Que o Senhor te abençoe, João, disse o benfeitor.
O médium estava paralisado, enfim a oportunidade de se queixar com a pessoa certa. E, antes que a entidade pudesse falar, Pires começou a protestar:
— Já era tempo de alguém ouvir as minhas reclamações! Por favor, o senhor poderia fazer com que minha mediunidade desaparecesse? Eu quero ter uma vida normal, quero voltar a ser uma pessoa comum.
O Espírito amigo, mantendo grave expressão no olhar, disse-lhe:
— Meu irmão, a mediunidade não lhe tira a oportunidade de uma vida normal. Porventura não tens estudado a Codificação? É preciso viver no mundo sem ser mundano.
Se há necessidade de certa renúncia, é apenas em relação aos excessos, e o esforço numa vida digna e honesta. Porém, quanto mais renunciares, maiores serão os méritos.
Tuas reclamações não têm justificativas sólidas. Apoiam-se na preguiça em promover a transformação moral. Reténs a ilusão de que mediunidade é sinónimo de fama, quando, em verdade, revela disciplina e trabalho árduo de anos a fio. Tens necessidade de provas e expiações, e a mediunidade é a ferramenta que te impedirá o envolvimento com os problemas do mundo. Enquanto tua mente está ocupada com o estudo e a prática do bem, teus valores morais haverão de se consolidar na caridade. Cada um possuí o que é preciso para o próprio crescimento espiritual; além disso, tua mediunidade é o resultado da programação feita na vida do infinito, onde tu mesmo aceitaste, antes desta reencarnação, o compromisso mediúnico, para uma oportunidade de espiritualização, servindo no campo do Senhor.
— Não importa, interrompeu o medianeiro, eu não aguento mais, exijo retire minha faculdade. Solicitam muito do médium: não faça isso, não faça aquilo, estude isso, estude aquilo, não elogie, ele pode se orgulhar. Já estou farto de tanta disciplina, de não ser valorizado, de estarem sempre com medo que eu me envaideça, chega disso!
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bastidores da Mediunidade - Nora/Emanuel Cristiano - Página 3 Empty Re: Bastidores da Mediunidade - Nora/Emanuel Cristiano

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Fev 20, 2024 11:24 am

— João, disse o benfeitor compadecido, entendo que realmente a vida mediúnica exige certos sacrifícios, tolerância e resignação. Alguns dirigentes de fato exageram, mas é porque, quem sabe, não sejam médiuns ostensivos, e precisamos lembrar, também, que são companheiros que precisam usar a lógica e a razão nas análises mediúnicas; mas isso não é motivo para que desistas. Estas dificuldades servirão para teu amadurecimento, pensa no número de Espíritos que poderão ser socorridos por teu intermédio, quantas almas haverão de te agradecer o concurso, quantos amigos granjearás com a prática do bem! Trabalha sem esperar recompensas. Vais desistir da luta no momento em que começaste a lutar! Tens nas mãos uma arma muito valiosa, precisa ser accionada em teu próprio benefício. Não desanimes, o Senhor espera muito de ti.
— Não adianta, já falei que não, respondeu João Pires num tom autoritário e ríspido.
— Muito bem, disse a entidade, veremos o que será possível fazer. Se as autoridades superiores atenderem a tua solicitação, perderás anos de progresso e terás de reencarnar muitas vezes para recuperar, durante séculos, o que poderias restabelecer em algumas décadas.
O benfeitor espiritual partiu para o Mais Alto levando consigo o “pedido” de Pires.
****
Pela manhã, João acordou sentindo-se diferente. Após as actividades de rotina, dirigiu-se ao Centro Espírita, onde semanalmente se dedicava ao estudo e à prática da mediunidade e, pela primeira vez, desde que se desenvolveu mediunicamente, não sentiu o mundo espiritual. Terminada a reunião, saiu do Centro radiante de felicidade.
Entretanto, ao atravessar a rua, não viu o carro em alta velocidade, seu protector lhe gritou o nome, mas, agora, sem poder transcender o corpo, não pôde captar, rápida e claramente como antes, a advertência do tutor espiritual, e foi lançado contra o asfalto, permanecendo alguns dias hospitalizado.
No mês seguinte, bateu o automóvel, no outro foi assaltado; na sequência perdeu o emprego, caiu da escada, envolveu-se em duas brigas corporais, cultivou desafectos, entregou-se aos vícios, caminhou lado a lado com a maledicência, vivendo meses de verdadeiro tormento.
Foi aí que decidiu voltar ao Centro Espírita, não para pedir ajuda, mas para mais uma vez reclamar!
Recepcionado pelos companheiros fraternos, foi logo se queixando:
— Os Espíritos retiraram minha mediunidade e agora querem se vingar, minha vida virou uma loucura! Há seis meses tenho sofrido inúmeros tormentos.
Os amigos, então, conduziram-no à reunião mediúnica para que a prece e o passe pudessem auxiliá-lo. Iniciada a sessão, o valoroso mentor se comunicou, através de um outro médium, tecendo as seguintes considerações:
— Caro João Pires, saúde e alegria é o que te desejamos.
Notamos que as tuas reclamações perduram, que teu mau humor permanece.
Acaso pensas que as desgraças que te sucederam, até o momento, foram produzidas pelas Espíritos superiores? Certamente que não, meu filho! A maioria foram resultado da tua própria imprudência. Se, antes, os problemas que te sucediam eram poucos, deviam-se à protecção que os benfeitores espirituais te concediam, para um bom estado físico e emocional e o cumprimento da tarefa mediúnica. Como rejeitaste o labor com a mediunidade, os teus protectores, pessoas sérias e comprometidas com o trabalho, não encontrando mais acesso de comunicação por teu intermédio, procuraram outros que estivessem desejosos em produzir bons frutos na seara mediúnica cristã, sem reclamar, deixando-te à própria sorte.
A grande parte dos males que te visitaram são provenientes da tua inconsequência. Desejando ser uma pessoa do mundo, te afastaste dos ensinos espíritas, do exercício cristão e da reforma íntima, saindo da sintonia superior.
Afastando-te da mediunidade, abandonaste, também, o ideal cristão e a falta da vivência evangélica é que te trouxe certos desequilíbrios, agravados por alguns adversários espirituais do teu passado delituoso. Não estamos te acusando, mas dando explicações sobre a tua própria desgraça.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bastidores da Mediunidade - Nora/Emanuel Cristiano - Página 3 Empty Re: Bastidores da Mediunidade - Nora/Emanuel Cristiano

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Fev 20, 2024 11:24 am

Volta, meu filho, aceita a tarefa redentora, trabalha na Instituição Espírita, recorda os tempos felizes em que, suportando as críticas alheias, superando as investidas das sombras, vigiando e orando sempre, compadecendo-te dos necessitados, crescias a passos largos.
Na vida do espírito, nada se consegue sem esforço e devotamento, renúncia e sacrifício. Estamos no mundo para aprender a escolher acertadamente, e nós, teus guias intangíveis, aguardamos o dia em que te libertes das viciações da Terra, escolhendo erguer afronte para contemplar as estrelas e buscar o céu.
****
Terminada a prelecção de luz, João estava em prantos, e, em oração silenciosa, pediu que a suspensão da mediunidade fosse revogada.
Na semana seguinte, o trabalho da pequena Casa Espírita contava, em seu grupo de médiuns, com a presença do ex-reclamão” João Pires, em intensas, anónimas e discretas actividades mediúnicas.

****
Na vida do espírito, nada se consegue sem esforço e devotamento, renúncia e sacrifício.
Aguardamos o dia em que te libertes das viciações da Terra, escolhendo erguer a fronte para contemplar as estrelas e buscar o céu.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bastidores da Mediunidade - Nora/Emanuel Cristiano - Página 3 Empty Re: Bastidores da Mediunidade - Nora/Emanuel Cristiano

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Fev 20, 2024 11:25 am

Epílogo - Aconselhando o médium1
A reunião mediúnica estava prestes a começar.
Os medianeiros mantinham-se respeitosos. Espíritos amigos organizavam os necessitados programados para o intercâmbio. Tudo corria com a costumeira tranquilidade.
Porém, aquela noite era de especial importância para cinco entidades da categoria dos bons Espíritos.
Com o início das tarefas e a permissão do mentor do agrupamento, o quinteto espiritual aproximou-se de Constantino, um dos médiuns dedicados, promovendo-lhe o desdobramento para conversa e trabalhos edificantes.
Recepcionado, no plano espiritual, pelas entidades luminosas, o medianeiro teve desejo de abraça-las, fazer perguntas, mas foi interrompido por um dos instrutores, que lhe dirigiu as seguintes palavras:
— Sabemos do teu coração e da gratidão com que nos envolves, reportemos tudo isso ao Senhor e aproveitemos os minutos.
A Instituição Espírita, à qual prestas serviços mediúnicos, tem coleccionado as páginas produzidas por nós através da tua faculdade de Psicografia. São mensagens singelas, mas que trazem respeitáveis instruções espirituais, calcadas em Jesus e Kardec.
Feita rigorosa análise doutrinária de nossa produção, os companheiros encarnados julgam que podem ser aproveitadas para a edificação geral; isso atende à nossa programação.
Por isso queremos prevenir-te:
Não penses ser um privilégio ter algumas páginas publicadas; principalmente porque as ideias não são tuas; partem do Mais Alto.
Os adversários do bem certamente te procurarão, desejando aniquilar a luz que ilumina consciências. Será preciso firmeza na vigilância e na oração!
Muitas pessoas trarão os elogios, constituindo um dos mais graves obstáculos na mediunidade. Evita-os sempre e, se não puderes, reporta os méritos ao Criador, contentando-te, somente, com o estímulo à continuidade da tarefa.
Outros te solicitarão provas sobre a imortalidade da alma, exigindo mensagens de amigos e parentes desencarnados. Nossa proposta é com a simplicidade e, pelo menos por ora, em linhas gerais, o Senhor não nos autorizou este correio.
Diante disto, age sempre com honestidade, dizendo que estas questões estão nas mãos dos amigos espirituais.
Não te faltarão os acusadores, bem como os que desacreditarão das tuas faculdades. Não te preocupes, o Cristo também passou por isso e tu sabes a distância que nos separa do Mestre.
Nossas páginas se revestem de singeleza e amor. Não esperes nada além disto.
Ainda estamos aguardando que testemunhes muitos dos ensinos que intermedeias!
Lembra-te de que, para venceres na mediunidade, é essencial que te sintas como pequenino servidor. Guarda-te da empolgação orgulhosa, livra-te da vaidade e mantém-te em disciplinado estudo do Espiritismo.
Este, continuou o mentor, é um dos nossos primeiros trabalhos.
Os anos nos proporcionarão valorosos e longos exercícios, até que estejas intermediando nossas ideias de forma satisfatória.
Ainda estás longe de produzires frutos com a qualidade que desejamos.
Não imagines ser portador de grandiosa faculdade. Em vista dos teus débitos, que são grandes perante as Leis Divinas, precisarás trabalhar muito para agradecer ao Criador à mediunidade como condutora do teu próprio progresso.
Os médiuns que têm a produção mediúnica divulgada assumem um compromisso moral perante as leis universais e a falta da vivência dos ensinos superiores acarreta consequências dolorosas para o medianeiro.
Entretanto, não esperes ter como orientadores grandes nomes, vultos no campo da cultura e da religião. Ainda não tens méritos para compartilhar da presença destes; será preciso fazer por merecer.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bastidores da Mediunidade - Nora/Emanuel Cristiano - Página 3 Empty Re: Bastidores da Mediunidade - Nora/Emanuel Cristiano

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Fev 20, 2024 11:25 am

Haveremos ainda, por longo tempo, de permanecer no anonimato, experimentando-te, observando se consegues materializar, na Terra, o que propuseste na vida maior, sem que te desvies.
Serás tentado, nas tuas tendências e dificuldades mais íntimas, pelos adversários da causa cristã inúmeras vezes; mas a providência divina te concedeu os livros da Codificação para que suportes e venças.
É provável que, por vezes, te sintas sozinho no ideal que abraçaste. Todavia, não te detenhas em sentimentos de autopiedade, ergue a fronte e continua caminhando.
Enquanto trabalhares no Bem, nós te sustentaremos. Nossas almas se cruzaram na poeira dos primeiros séculos da era cristã e se ligaram na noite escura dos orgulhosos sacerdotes da Igreja Romana. Assim, ainda tens muito para recompor, reconduzindo ao Bem aqueles que a tua inteligência vaidosa desviou das verdades espirituais.
Para que tenhas êxito na tarefa de intercambiar os Espíritos, é condição, essencial que jamais te envolvas com o comércio das forças psíquicas, esforçando-te na reforma íntima.
Ocupa sempre tua mente com pensamentos produtivos, filia-te às obras assistenciais, consolidando na Terra, com o próprio exemplo, as mensagens dos “Céus” sobre a caridade.
Evita, no momento, falar de tuas experiências mediúnicas, revelando-as somente quando identificares a necessidade de esclarecer verdadeiramente aos companheiros de jornada. Mesmo assim, acima dos exemplos pessoais deve estar a Doutrina Espírita; ela é que deverá ser sempre exaltada. Sê discreto o quanto puderes, trabalha assiduamente, louvando ao Senhor.
E se, porventura, a vida te lançar pedras, suporta pacientemente, lembrando que os primeiros mártires do Cristianismo, dos quais ainda estamos bem longe, não recusaram a oportunidade para testemunhar, enfrentando, pelo nome do Cristo, humilhações e dores.
Se permaneceres com este ideal, caminhando com humildade, não te faltarão protecção e amparo.
A entidade amiga, banhada em luzes, abraçou Constantino, aconchegou-o junto ao peito e teceu as considerações finais.
— Não te preocupes tanto, filho meu, com as mensagens. Nosso maior compromisso é com os necessitados.
A Psicografia, no teu caso, será sempre a valorização do tempo na reunião de intercâmbio espiritual. Por isso, concentra todas as tuas energias e o teu amor em benefício dos Espíritos obsessores e desequilibrados.
Valoriza e prestigia, constantemente, o Centro Espírita que misericordiosamente te concede um trabalho sério e disciplinado.
Conduz, sempre, tuas produções medianímicas à análise doutrinária rigorosa dos companheiros respeitáveis, estudiosos e experientes do Movimento Espírita, acatando pacientemente, humildemente, as orientações para a melhora do teu trabalho.
Para tua segurança, mantém-te sempre ligado à Instituição Espírita.
Conscientiza-te de que, se faltares com a seriedade, a verdade, o desejo do bem, o estudo assíduo da Doutrina, se buscares privilégios fazendo um escabelo da mediunidade, te abandonaremos no mesmo instante.
O momento estava sublime. Éramos seis entidades emocionadas, enlaçadas em energias superiores, traçando directrizes para o futuro sob as bênçãos de Deus, da mediunidade e do progresso.
****
O mentor enxugou discretamente as lágrimas e, porque era preciso aproveitar o tempo, tomou o médium, em desdobramento, e nos dirigimos todos às zonas inferiores para o socorro aos necessitados, dando testemunho de que o amor a Deus e ao próximo se constituem no verdadeiro livro que precisamos escrever e editar no coração dos homens.
****
Notas
[←1] - Nota da Editora: Este texto foi publicado, primeiramente, no livro Aconteceu na Casa Espírita, por representar o objectivo, directrizes e alerta do Espírito de Nora aos médiuns. Reapresentamos, agora, por fazer parte desta colecção de crónicas.

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Bastidores da Mediunidade - Nora/Emanuel Cristiano - Página 3 Empty Re: Bastidores da Mediunidade - Nora/Emanuel Cristiano

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos