LUZ ESPÍRITA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli

Página 2 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli  - Página 2 Empty Re: A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Mar 01, 2014 9:21 pm

“Daí a dois dias, um amigo me levou a Belo Horizonte, e o oculista confirmou a palavra de Dr. Bezerra:
“O olho amoleceu.
Isso é um tipo de catarata obscura e inoperável”.

“(...) Não seria aquilo tudo o resultado de uma agressão de falange das trevas, procurando impor-me a cegueira para que a tarefa do livro espírita-cristão não permanecesse em minhas mãos?
Deixo a pergunta no ar para meditarmos.”

- Quanto nós sabemos, não é?... – indaguei reticente.
- Todavia, Domingas – o Dr. Inácio asseverou -, pior do que não sabermos é achar que sabemos, fazendo de nossa opinião palavra definitiva sobre este ou aquele assunto.

- Isso é um desastre! – concordei de imediato.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli  - Página 2 Empty Re: A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Mar 01, 2014 9:21 pm

7 - “SALA DE BANHO”

Em poucos minutos de diálogo com os amigos que me elucidavam, eu estava sabendo mais sobre a Reencarnação do que, até então, já houvera tido oportunidade de ler, de ouvir e de falar.

Nas várias palestras que proferira, o tema fora abordado por mim de maneira superficial, sem que lograsse atinar com importantes detalhes que, sem dúvida, nos proporcionariam mais profunda visão da Vida – a mim e aos que se atreveram a me escutar.

- Dr. Adroaldo – perguntei -, o senhor, quando encarnado, já sabia de tudo isto?
Sempre foi um homem estudioso, com formação universitária...

- No caso, Domingas, a formação universitária que você menciona nada significa.
Não nos esqueçamos de Nicodemos, o doutor da lei, que fez a Jesus pergunta de criança:
“Como pode nascer um homem já velho?
Pode tornar a entrar no ventre da sua mãe, para nascer segunda vez?”.

- É mesmo – concordei.
- Não, eu não sabia de tudo isto, como você diz.
- Nem nós sabíamos, Adroaldo – falou o Dr. Inácio com a anuência do Dr. Odilon.

- Eu efectuava muitas conjecturas em torno do assunto, mas...
Não nego que tinha ideias pessoais a respeito, ideias que se aproximavam da realidade que, agora, posso constatar.
Aliás, a realidade se mostra mais ousada do que os pensamentos que, em meus instantes de reflexão, eu articulava.

- Idem, por mim e por Odilon! – exclamei o Dr. Inácio.
- No campo doutrinário, toda ideia pessoal necessita ser avaliada com a devida cautela – disse o Mentor.
- As obras de André Luiz, pela lavra mediúnica segura de Chico Xavier, nos fornecem “pistas” a respeito de muitos assuntos que não são tratados de maneira directa.

- Como assim, Doutor? – interpelei.
- Se temos o livro “Nosso Lar” como exemplo, recorrendo às notações do capítulo 17, “Em casa de Lísias”.
Você se recorda que o filho de D. Laura convidou André Luiz para residir com eles, não é?

- Sim, logo após ter recebido alta hospitalar; André não tinha familiares em Nosso Lar...
- Em determinado parágrafo, nos deparamos com preciosa informação sobre a qual poucos meditam, tirando suas deduções.
Mostrando a André Luiz a casa em que, temporariamente, ele passaria a se hospedar, Lísias lhe apresenta a “Sala de Banho”...

- Lembro-me!
O Dr. Inácio sorriu, meneando a cabeça.
- Pois é, minha irmã...
Quantas vezes teremos lido ou referido “best-seller”, sem atentarmos para detalhe tão importante?

- Confesso que eu nunca atentei...
- Sou de opinião que o nosso caro André Luiz, em vez de “Sala de Banho”, deveria ter escrito banheiro!
Chocaria todo o mundo logo, ocasionando o reboliço que teria de ocasionar...
Ele foi muito subtil!

- Sei que, na verdade, você não pensa assim – observou o Instrutor, saindo em defesa do amigo.
- Não, não penso, Odilon, mas você sabe quanto é difícil para a gente quando está encarnado...
O corpo é uma bênção, no entanto, não nos deixa de ser um fardo, uma espécie de “abafador” do espírito!
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli  - Página 2 Empty Re: A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Mar 01, 2014 9:21 pm

Pesam sobre nós séculos e séculos de cultura religiosa deficiente e distorcida.
Eu não me recordo em que obra o próprio André Luiz escreveu que a Igreja tem se responsabilizado pela formação de milhões de “crianças espirituais”...
Pensar era um crime que se pagava com a morte!

- Voltando à questão da “Sala de Banho” – questionou o Dr. Adroaldo -, que é que nos seria lícito inferir, caso ainda estivéssemos encarnados e, com suficiente lucidez para tanto?
- Que espírito toma banho e...
- ... outras coisas mais! – atalhou o Dr. Inácio com o seu jeito peculiar.

- Não precisamos ser tão minuciosos, não é?
- Em respeito a você e à nossa cara Domingas, não, Odilon!
Mas se estivéssemos só eu e o Adroaldo...

- Logo no primeiro capítulo de “Nosso Lar” – voltou a explicar o Director do Instituto -, o seu autor espiritual deixa dicas interessantes para o leitor mais atento.
- Ah, sim! – observei -, quando ele diz que:
“(...)Crescera-me a barba, a roupa começava a romper-se...”

- “(...) Persistiam as necessidades fisiológicas, sem modificação”...
Para quem sabe ler, um pingo é letra! – Comentou o Dr. Inácio, indo directo ao alvo.
- “(...) Castigava-me a fome todas as fibras...”

- “(...) Devorava as folhas desconhecidas, colava os lábios à nascente turva...”
Está tudo lá!
- Hum mundo de informações importantes! – concordei.

- Está implícito que o corpo espiritual, ou perispírito, é dotado de sistema digestivo e, consequentemente, de sistema circulatório...
- O problema, Adroaldo, é que a gente vive dizendo que o corpo de carne é cópia do corpo espiritual – diz, mas pensa diferente!

- Os órgãos que nos compõem o corpo físico não se suprimirão em que, antes, se nos suprimam no perispírito!
- Mas isto ocorrerá a partir do corpo físico, ou seja, através de nossa espiritualização, em contacto com a matéria!
- O que o senhor está dizendo é muito importante.

- Sem dúvida – endossou o Dr. Odilon.
Com a espiritualização do homem, determinados órgãos que lhe constituem o veículo de manifestação mais grosseiro, irão, a pouco e pouco, perdendo a função ou tendo-a modificada...
- É trabalho para milénios! – redargui, entendendo.

- Como vem ocorrendo por acção natural das Leis da Natureza.
- Nos espíritos, cujo invólucro externo já é o chamado corpo mental?..
- A sua organização, Domingas, evidentemente, é muito mais simplificada: a sua anatomia, a fisiologia...

- Quer dizer que, recapitulando...
- ... o espírito, à medida que se aperfeiçoa no corpo físico, reflecte essa perfeição em seus diferentes corpos:
a forma será, gradativamente, sublimada pela essência a sublimar-se...
- ... que, para tanto, não dispensa o concurso da própria forma?

- Exactamente!
- É um tanto complexo para a minha cabeça...
- De início, há um processo de máxima exteriorização, ou materialização...
Trata-se do que é chamado de “involução”!
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli  - Página 2 Empty Re: A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Mar 01, 2014 9:22 pm

- Então, evoluir é retornar à origem?...
- Você está entendendo. É isto mesmo!
O espírito precisa “gastar” a matéria...

Tomemos uma imagem para exemplo:
a lâmina sobre o esmeril...
Para que a lâmina adquira corte, a pedra e a lâmina se desgastam!

- O espírito “espiritualiza” a matéria, e a matéria, por sua vez, enseja ao espírito”espiritualizar-se”!
- Correcto!
- Figuradamente, é a lição de “O Mal e o Remédio” de que nos fala “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, no capítulo “Bem-aventurados os Aflitos”.

- Toda dor, em verdade, é início de um processo de cura.
Sem reencarnar, o espírito não atinge as cumeadas da Perfeição a que está destinado!
A Reencarnação é a Lei - síntese de todas as demais, porque, sem ela, não há explicação lógica para a evolução dos seres, inclusive no campo da morfologia.

- Ainda me referindo às páginas de “O Evangelho”, no capítulo VI está escrito:
“Bebei na fonte viva do amor e preparai-vos, cativos da vida, a lançar-vos um dia, livres e alegres, no seio d’Aquele que vos criou fracos para vos tornar perfectíveis e que quer modeleis vós mesmos a vossa maleável argila, a fim de serdes os artífices da vossa imortalidade!.

- Boa lembrança, Domingas – incentivou-me o Dr. Odilon, repetindo: “... e que quer modeleis vós mesmos a vossa maleável argila, a fim de serdes os artífices da vossa imortalidade”!...
- Eu nunca atinei bem com o significado deste trecho: porventura, já não somos todos imortais?
A imortalidade não é a nossa Divina Herança?

- Claro que é – respondeu o Mentor, explicando em seguida.
A palavra “imortalidade”, dentro do contexto em que foi colocada pelo Espírito da Verdade, está com o significado de “plenitude”, ou “perfeição”; está aludindo ao espírito não mais susceptível de habitar corpos perecíveis...

- Quando, finalmente, nos emanciparmos da cadeia das vidas sucessivas...
- ... alcançando a condição de espírito puro!
- Meu Deus – exclamei -, quanto ainda nos falta peregrinar, de corpo em corpo, para tanto!!

- Quem estiver cansado, puxe um banco, acenda um cigarrinho e fique vendo a fumaça subir em espiral – brincou o Dr. Inácio, arrematando -:
Até fumaça tende para o Alto e para o Centro, em irresistível convergência...

- A Criação parece um ioiô?! – indagou o Director do Hospital, franzindo o cenho.
- é, aquele brinquedo que se impulsiona por um cordão que se enrola sobre si mesmo...
- Domingas, isso foi a coisa mais sábia que você disse, desde que desencarnou!!

- Nossa! Quanta besteira devo então ter falado!...
- A sua comparação é perfeitamente cabível, é isto mesmo: o Universo em expansão!...
Deus com uma espécie de ioiô na mão a lançá-lo e, depois, a recolhê-lo.
Você, finalmente, transcendeu!

- Desculpem-me não tive a intenção de ir tão longe...
- Mas foi e, agora, não tem jeito...
Veja, Odilon, a sua pupila!
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli  - Página 2 Empty Re: A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Mar 01, 2014 9:22 pm

Eu já estava meio sem-graça, quase acreditando que dissera mesmo um disparate, quando o Instrutor me socorreu:
- O Dr. Inácio está apenas querendo deixá-la embaraçada, mas você resumiu quase tudo que estamos conversando aqui...
- Num ioiô?

- Sim, minha cara – disse o psiquiatra, fazendo com a destra o gesto de quem lança o ioiô no espaço e o recolhe de volta -:
vamos até onde nos permite o cordão, que jamais se rompe, para, logo após, retornar ao “centro propulsor”...
Eis a imagem da Criação!
A gente “sai” simples e ignorante, se desenovelando do Criador, para, depois, a Ele se enovelar, em definitivo...

- O senhor está querendo dizer aninhar-se?...
- Enovelar-se, aninhar-se...
Não importa! Dá na mesma!

O Dr. Adroaldo sorriu e convidou-me:
- Se você quiser, Domingas, venha ficar uma semana connosco no Instituto.
Será interessante para o que pretende escrever a nossos irmãos encarnados...

- Será que posso? – perguntei, buscando aprovação dos amigos que me tutelavam.
- Pode e deve! – responderam ambos em uníssono.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli  - Página 2 Empty Re: A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Mar 02, 2014 9:29 pm

8 - EMBRIÕES CONGELADOS

Quando retornei ao Liceu, na companhia do Dr. Odilon, marcando a minha volta ao Instituto “Gabriel Delanne” dentro de dois dias, a fim de breve estágio com o Dr. Adroaldo, recapitulava certas informações que obtivera.

Num pequeno bloco de papel, comecei a efectuar anotações, com o intuito de fixar ensinamentos.

Aos meus ouvidos ainda ecoavam as palavras do estimado companheiro de Ideal:
“Sobre o orbe planetário, ousaria dizer que a Lei da Reencarnação se cumpre de maneira primitiva”, “... não há uma só Reencarnação absolutamente igual a outra”...

Muitos de nossos irmãos encarnados estudiosos da Doutrina estavam, sim, equivocados quanto aos processos reencarnatórios, que, por assim dizer, variam ao infinito em seus detalhes.

A formação do corpo que o espírito irá ocupar começa, de facto, no instante da concepção, quando ocorre o fenómeno da fecundação – isto não muda!
Mas nem sempre a ligação do espírito com o novo corpo tem início no exacto momento em que o espermatozóide alcança o óvulo!

- Meu Deus! Conjecturava – o pessoal dirá que tal constatação se opõe ao que Kardec nos informa, mas, por outro lado, lança luz sobre um impasse doutrinário: a questão dos embriões congelados!
Assim meditava quando o Dr. Odilon, após ter-se afastado para certas providências, aparece de volta e, com maior tranquilidade, começamos a conversar.

- Então, Domingas – perguntou-me – em que você estava pensando?
- No problema dos embriões congelados, Doutor, que hoje divide as opiniões de nossos irmãos espíritas – respondi recordando de meus próprios apuros doutrinários, quando era interpelada a respeito numa palestra.

- Trata-se de um assunto deveras complexo.
- Nunca pude admitir, por exemplo, que um espírito permanecesse ligado, por tempo indefinido, a um embrião congelado...
O que o senhor me diz?

- O Espiritismo é a doutrina do bom senso.
- O senhor poderia responder mais objectivamente? – solicitei, respeitosa.
Kardec, ao que me consta, não tratou do assunto.

- Não tratou deste como de muitos outros – concordou.
As pesquisas no campo da chamada “crio preservação”, ou seja, dos embriões congelados, começaram a ser feitas com camundongos a partir de 1972...
- “O Livro dos Espíritos” apareceu em 1857 e “A Génese” em 1868!

- A fecundação in vitro com seres humanos data de 1983, aproximadamente.
- Os Espíritos não poderiam ter previsto semelhante avanço da Ciência?
- Se admitirmos que o avanço da Ciência seja infinito, até quando, Domingas, os Espíritos da Codificação deveriam efectuar previsões?

- O senhor tem razão.
- Por este motivo e outros, o dinamismo, sendo característica da Verdade que aos homens se revelam, também o é do Espiritismo.
- Não é fácil, todavia, aceitar o novo...

- Se unicamente a Verdade nos interessa, não podemos, em matéria de crença religiosa ser ortodoxos.
Allan Kardec escreveu que o Espiritismo deveria caminhar lado a lado com a Ciência...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli  - Página 2 Empty Re: A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Mar 02, 2014 9:29 pm

- Em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, logo no capítulo I, “Não Vim Destruir a Lei”, ele anotou:
“São chegados os tempos em que os ensinamentos do Cristo têm de ser completados... “
- Percebeu? Está no plural:
“são chegados os tempos...”

Não foi apenas naquele específico momento.
Os tempos, a partir daquele já chegado, para que os ensinamentos do Cristo sejam completados são vários!
- Significa, então, que teremos outros?...

- E outros mais...
- “... em que o véu intencionalmente lançado sobre algumas partes desse ensino – prossegui tem de ser levantado; em que a Ciência, deixando de ser exclusivamente materialista, tem de levar em conta o elemento espiritual e em que a Religião, deixando de ignorar as leis orgânicas e imutáveis da matéria, como duas forças que são, apoiando-se uma na outra e marchando combinadas...”

- Desculpe-me novamente a interrupção – disse, com delicadeza, o Mentor para frisar: - “... e marchando combinadas...”!
- “... se prestarão mútuo concurso.”

- Está mais do que claro, não?
Se a própria Ciência ainda não conhece todas “as leis orgânicas e imutáveis da matéria”, como a Religião poderia conhecê-las?
Não seria demasiada pretensão?

- Sem dúvida.
- O Espiritismo, através de seus adeptos, que somos nós, não pode cometer o mesmo erro das religiões conservadoras, que, desprezando o concurso da Ciência, estagnaram.

- Dr. Odilon, mas onde encontramos respaldo doutrinário no Pentateuco espírita, no que tange aos embriões congelados, para argumentarmos com segurança?

- Em todo ele, que se alicerça na Fé Raciocinada!
Existem embriões que, no Brasil, estão congelados há quase 20 anos...
Temos na actualidade, somente em nosso país, uma população de embriões congelados: segundo estatísticas recentes, passam dos 15 mil!
Falar que um espírito reencarnante possa permanecer ligado, para nada, ao corpo em formação e desenvolvimento por tanto tempo...

- Para nada? – questionei.
- É óbvio que tudo tem a sua justa razão de ser.
Quando digo “para nada”, estou me referindo ao que, em geral, é o propósito da fecundação: a perpetuação da espécie!
Em outras palavras, o nascimento de uma criança, através da reencarnação que se completa com um espírito que volta à Terra.

- E nem sempre isso ocorre...
- Não! Discutiremos, mais tarde, as questões expiatórias e provacionais, envolvendo encarnados e desencarnados.
Não entremos, por enquanto, neste mérito, que, sem dúvida, é um vastíssimo campo de observação e aprendizado.

- Doutor, sempre me intrigou a “pílula do dia seguinte”...Ela é abortiva?

- Muito bem lembrado, Domingas!
Pela óptica humana, é claro que ela é abortiva, posto que, na véspera, a gravidez, originária de um relacionamento fortuito, pode ter ocorrido.
Agora, imagine você: se generalizarmos, dizendo que todo espírito começa a se ligar ao corpo no justo momento em que o espermatozóide fecunda o óvulo, quantas tentativas frustradas de reencarnação não contabilizaremos no mundo todo?
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli  - Página 2 Empty Re: A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Mar 02, 2014 9:29 pm

- Ah!, não faço a mínima ideia...
Com certeza, passam da casa dos milhões!
- Veja como isto é ilógico.

O Mentor efectuou pausa proposital e prosseguiu:
- Estamos aqui a argumentar como encarnados, porque os nossos irmãos na carne não aceitarão o nosso parecer, simplesmente pela nossa condição de espíritos livres ou relativamente livres da matéria grosseira.
Nisto, aliás, agem correctamente.

Devemos ser os primeiros a reconhecer que não detemos todas as informações.
Longe de nós qualquer pretensão à infalibilidade!...

- Tenho notado, nas discussões que acompanho de nossos irmãos que ainda mourejam na carne, que, de maneira geral, eles evitam tocar no problema da “pílula do dia seguinte”...
Por que será?
Abordam a delicada questão do aborto, da pesquisa com as células-tronco embrionárias, mas...

- Responda você mesma.
Qual a sua opinião?
- Com todo respeito a eles, falta de argumentação que se harmonize com os conceitos que defendem!

- Concordo. Estamos vivenciando um impasse doutrinário de relevância, ante os avanços científicos da actualidade em confronto com a Reencarnação.
Para que não venhamos a cair no ridículo das opiniões sectárias, carecemos ampliar os horizontes de nossa concepção, pois que a Ciência estará, cada vez mais, a exigir que tenhamos respostas consentâneas no campo da fé.

- Compreendo. André Luiz, conforme já dissemos na obra intitulada “Missionários da Luz”, apresenta-nos substancioso estudo referente à Reencarnação.
O senhor não acha? O caso de Segismundo...

- Em que pese ao magnífico livro ter sido psicografado em 1945, portanto há 30 anos de experiência com embriões congelados, ele encerra preciosas lições.
Em determinado parágrafo, escreve o seu lúcido autor espiritual:

“A modelagem fetal e o desenvolvimento do embrião obedecem a leis físicas e naturais, qual ocorre na organização de formas em outros reinos da Natureza, mas, em todos esses fenómenos, os ascendentes de cooperação espiritual coexistem com as leis, de acordo com os planos de evolução ou resgate”.

- “A modelagem fetal e o desenvolvimento do embrião – repeti – obedecem a leis físicas naturais...”
Como interpretar essa asserção?

- Que semelhantes estágios podem ocorrer sem a participação directa de um espírito reencarnante, não lhe parece?
- É o que deduzo.
Está claro:
“Obedecem a leis físicas naturais”...
E os ascendentes de cooperação espiritual?” – perguntei.

- Vamos inverter a ordem das palavras da sentença:
“De acordo com os planos de evolução ou resgate, coexistem com as leis...”
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli  - Página 2 Empty Re: A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Mar 02, 2014 9:30 pm

- Quando esses “planos de evolução ou resgate” não existem?...
- Os chamados “ascendentes de cooperação espiritual” se dispensam...
Vamos tentar clarear.

Discorrendo sobre o aviltamento do sexo pela maioria dos homens, André Luiz, colhendo instruções de Alexandre, esclarece em determinado ponto da citada obra:
‘”... A união sexual entre a maioria dos homens e mulheres terrestres se aproxima demasiadamente das manifestações dessa natureza entre os irracionais.

No capítulo de relações dessa espécie, há muita inconsciência criminosa e indiferença sistemática às Leis Divinas.
Desse plano não seria razoável qualquer comentário de nossa parte.

Trata-se de um domínio de semi-brutos, onde muitas inteligências admiráveis preferem demorar em baixas correntes evolutivas.
É inegável que também aí funcionam as tarefas de abnegados construtores espirituais que colabora na formação básica dos corpos destinados a servirem às entidades que reencarnam nesses círculos mais grosseiros.

Entretanto, é preciso considerar que o serviço, em semelhante esfera, é levado a efeito em massa, com características de mecanismo primitivo”.

- “Em massa? ... – indaguei ávida por novos esclarecimentos.
- Sob a tutela das “leis físicas naturais”...
É aquilo que já discutimos: nem toda reencarnação é programada e cuidada, como se pensa.
Ninguém está fora do Amor de Deus, mas não em constantes sintonia com Ele para lhe auferir as benesses!

- É verdade... Muitas baleias, perdendo o senso de orientação acabam encalhando em bancos de areia...
- Continuam dentro do oceano, mas não conseguem nadar!
- Dr. Odilon, poderíamos conversar um pouco mais sobre a “pílula do dia seguinte”?

- Dentro do que sei e do que lhe posso lhe dizer, não vejo qualquer problema.
Não sou especialista no assunto!
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli  - Página 2 Empty Re: A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Mar 02, 2014 9:30 pm

- Quando esses “planos de evolução ou resgate” não existem?...
- Os chamados “ascendentes de cooperação espiritual” se dispensam...
Vamos tentar clarear.

Discorrendo sobre o aviltamento do sexo pela maioria dos homens, André Luiz, colhendo instruções de Alexandre, esclarece em determinado ponto da citada obra:
‘”... A união sexual entre a maioria dos homens e mulheres terrestres se aproxima demasiadamente das manifestações dessa natureza entre os irracionais.

No capítulo de relações dessa espécie, há muita inconsciência criminosa e indiferença sistemática às Leis Divinas.
Desse plano não seria razoável qualquer comentário de nossa parte.

Trata-se de um domínio de semi-brutos, onde muitas inteligências admiráveis preferem demorar em baixas correntes evolutivas.
É inegável que também aí funcionam as tarefas de abnegados construtores espirituais que colabora na formação básica dos corpos destinados a servirem às entidades que reencarnam nesses círculos mais grosseiros.

Entretanto, é preciso considerar que o serviço, em semelhante esfera, é levado a efeito em massa, com características de mecanismo primitivo”.

- “Em massa? ... – indaguei ávida por novos esclarecimentos.
- Sob a tutela das “leis físicas naturais”...
É aquilo que já discutimos: nem toda reencarnação é programada e cuidada, como se pensa.
Ninguém está fora do Amor de Deus, mas não em constantes sintonia com Ele para lhe auferir as benesses!

- É verdade... Muitas baleias, perdendo o senso de orientação acabam encalhando em bancos de areia...
- Continuam dentro do oceano, mas não conseguem nadar!
- Dr. Odilon, poderíamos conversar um pouco mais sobre a “pílula do dia seguinte”?

- Dentro do que sei e do que lhe posso lhe dizer, não vejo qualquer problema.
Não sou especialista no assunto!
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli  - Página 2 Empty Re: A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Mar 02, 2014 9:30 pm

9 - A “PÍLULA DO DIA SEGUINTE”

Valendo-me da solicitude do Mentor, que, com tanta paciência, se prestava a me elucidar, indaguei:
- Se a “pílula do dia seguinte” pode ser considerada abortiva, como fica neste Outro Lado a questão da reencarnação?
Espíritos candidatos ao corpo vão e vêm, sem mais nem menos...

- Domingas, conforme lhe disse, não sou especializado no assunto: a minha formação académica não foi bem a Medicina e, depois, todos estamos muito distantes da omnisciência...

- Peço ao senhor que, na medida do possível, utilize uma terminologia que me seja acessível...
Completei o 2º Grau fazendo Madureza e me formei em Pedagogia através de cursos vago, que frequentava de 15 em 15 dias!
Que vem a ser “omnisciência”?

- “Qualidade do saber de Deus”!
Por outras palavras, aquele que sabe tudo...

- Conheço muita gente assim! – brinquei.
- Respondendo a sua pergunta, digo-lhe que a “pílula do dia seguinte” não impede sempre a concepção.
Por exemplo: se ela for ingerida entre 24 e 48 horas da relação sexual desprotegida, poderá apresentar em torno de 15% de falha...
No máximo, ela deve ser ingerida até 72 horas procurando antecipar-se à ovulação.

- Por quê? – perguntei.
- É que o ovo, que é o óvulo fecundado, leva de 5 a 7 dias para chegar ao útero e se implantar, no fenómeno chamado “nidação”.
- Quer dizer que ela, a “pílula do dia seguinte”, não actua no útero?

- Não! Ela actua justamente impedindo a “nidação”, ou seja: a implantação do ovo no útero...
- E, mesmo assim, pode ser considerada abortiva?
- A sua pergunta demanda mais amplas considerações.
Nem todo óvulo fecundado conta, por assim dizer, com um espírito que lhe esteja destinado...

- Este tópico vem sendo causa de infindáveis polémicas, mormente entre os espíritas – considerei.
- Mas está lá, Domingas, a palavra de André Luiz, em “Evolução em Dois Mundos”, no capítulo XIII, segundo parte:
“Em todos os casos em que há formação fetal, sem que haja a presença de entidade reencarnante, o fenómeno obedece aos moldes mentais maternos”.

- Doutor – exclamei – isto é um achado!
O Instrutor sorriu e comentou:
- Um “achado” de 50 anos! A referida página foi escrita em 1958.

- Quer dizer que, de fato, nem toda forma embrionária se vincula a uma entidade reencarnante?...
- Nem toda! – respondeu com clareza – aliás, há uma informação mais antiga a respeito; é só ter um pouco de boa vontade interpretativa...

Em “O livro dos Espíritos!, publicado que foi em 1857, portanto há 151 anos atrás, vejamos a questão de número 136-a:
“O corpo pode existir sem a alma”

Os Espíritos responderam:
“Sim; e não obstante, desde que o corpo deixa de viver, a alma o abandona.
Antes do nascimento, não há uma união decisiva entre a alma e o corpo...”
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli  - Página 2 Empty Re: A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Mar 02, 2014 9:30 pm

- Alto lá, Doutor! Por favor – solicitei.
“Antes do nascimento, não há uma união decisiva entre a alma e o corpo...”?
Isto vale para todos os casos?

- Se é Lei de Deus, regendo os princípios da Reencarnação, vale para todos, sem exclusão.
Mas deixe-me concluir a resposta. – “... ao passo que, após o estabelecimento dessa união, a morte do corpo rompe os liames que a unem a ele, e a alma o deixa.
A vida orgânica pode animar um corpo sem alma, mas a alma não pode habitar um corpo sem vida orgânica.”

- “A vida orgânica pode animar um corpo sem alma...” – exclamei surpresa.
Só não percebe a verdade quem não quer!
Está claro, mais do que claro.
Eu não entendo, então, o motivo de tanta discussão sobre a “pílula do dia seguinte” e as pesquisas com as células tronco embrionárias!

- Há outra pergunta, Domingas, a de número 356.
Se você me permite...
- É claro!
- “Há crianças natimortas, que não foram destinadas à encarnação de um espírito?

“Vamos à resposta:
“ Sim, há as que jamais foram um espírito destinados aos seus corpos: nada devia cumprir-se nelas.
É então somente pelos pais que essa criança nasce”.

- A gente com tudo aí saltando aos olhos e não vê...
- Precisamos ter olhos de ler!
- Peço ao senhor um esclarecimento, quanto ao que André Luiz afirma em “Evolução em Dois Mundos”: “... o fenómeno obedece aos moldes mentais maternos”.

- Não se esqueça de que o homem, em plano menor, é Cocriador.
Mas não desejando falar por mim mesmo, recorramos à obra “Missionários da Luz”:
“O organismo dos nascituros, em sua expressão mais densa, provém do corpo dos pais, que lhes entretêm a vida e lhes criam os caracteres com o próprio sangue...”

- Quanta informação ainda inédita à nossa compreensão – quero dizer: à minha compreensão de espírita!
Não quero nivelar ninguém à ignorância que me reconheço estacionada...
Este capítulo todo, da reencarnação de Segismundo, tem que ser dissecado!

- Sem nenhuma pretensão a estudo mais abalizado, permita-me outras citações:
“A forma física futura de nosso amigo Segismundo dependerá dos cromossomas paternos e maternos; adicione, porém, a este factor primordial a influência dos moldes mentais de Raquel, a actuação do próprio interessado, o concurso dos Espíritos Construtores...”

- Li, certa vez – disse interrompendo o Dr. Odilon – não sei onde, que os gregos, perseguindo o ideal da beleza da forma, orientavam as suas mulheres grávidas apenas a fixarem imagens e quadros que lhes inspirassem o saudável e o belo...
- Em todo processo reencarnatório, Domingas, a sugestão, ou hipnose, cumpre papel fundamental tanto do espírito em relação aos futuros progenitores, quanto destes em relação ao futuro rebento.

- Poderíamos, então, considerar a reencarnação como um “ato mediúnico”? – indaguei, confesso, sem inteira noção do que perguntava.
- Sim, porém, não raro, ocorrendo com características obsessivas, pois que a entidade espiritual candidata a um novo corpo pode impor-se àqueles que lhes servirão de “medianeiros”...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli  - Página 2 Empty Re: A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Mar 02, 2014 9:30 pm

- Na retomada de sua forma física!
- Pela qual, consciente ou inconscientemente, anseia e necessita.
- Sobretudo, necessita, não é, Doutor?

- Sobretudo! O espírito, na maioria das vezes, porque ainda lhe falta a luz do discernimento, é levado a renascer pela acção de seu inconsciente: ele “sabe” que, sem repetidas experiências no corpo de carne, não logrará redimir-se...

Enquanto eu procurava assimilar as muitas informações recebidas, ordenando-as na mente, o Instrutor falou com voz cadenciada:
- Deixe-me apenas, tornando a me reportar ao caso de Segismundo, comentar a acção dos Espíritos Construtores, especificamente a de Alexandre, que coordenava a operação em que Segismundo deveria nascer de Raquel e Adelino.

Buscando sugestioná-lo para o processo de miniaturização, ou restringimento, de seu corpo espiritual, Alexandre, secundado por auxiliares, o magnetiza, dizendo:
“... sintonize connosco relativamente à forma pré-infantil.
Mentalize sua volta ao refúgio maternal da carne terrestre!

Lembre-se da organização fetal, faça-se pequenino!
Imagine sua necessidade de tornar a ser criança para aprender a ser homem!”.

- Ele vai se transfigurando, aceitando a indução hipnótica...
Mas suponhamos que Raquel, que ainda não estava grávida...

- Não, não estava.
A fecundação se dará em seguida, com o espermatozóide se encontrando com o óvulo na “Trompa de Falópio”...
- ...Deliberasse fazer uso da “pílula do dia seguinte”....
O que aconteceria? – interroguei.

- Depende. Conforme disse, a também chamada “pílula de emergência” não é infalível, mormente quando factores espirituais relevantes estão em jogo.
- A Espiritualidade tem meios de anular a sua eficácia?
- É óbvio que sim.

- A tentativa de Segismundo, porém , poderia se frustrar, embora os esforços do Mundo Espiritual?
- Consideremos a questão do livre-arbítrio, tanto do espírito, que pode recuar, quanto, principalmente, da mulher em vias de ser mãe, que pode retroceder...
Recorramos, de novo, ao “O Livro dos Espíritos”.

Na questão 345, Kardec pergunta:
“A união entre o espírito e o corpo é definitiva desde o momento da concepção?
Durante esse primeiro período o espírito poderia renunciar a tomar o corpo que lhe foi designado?”

Reflictamos na resposta:
“A união é definitiva, no sentido de que outro espírito não poderia substituir o que foi designado para o corpo; mas, como os laços que o prendem são muito frágeis, fáceis de romper, podem ser rompidos pela vontade do espírito que recua ante a prova escolhida.
Neste caso, a criança não vinga.”

- “... rompidos pela vontade do espírito...” – repeti indagando sem pausar.
Como, se o processo de miniaturização de seu corpo espiritual já se processou ou está em vias de se processar?
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli  - Página 2 Empty Re: A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Mar 02, 2014 9:31 pm

- Através do inconsciente, que, na realidade, nos influencia as decisões mais que conseguimos imaginar.
Sem o esquecimento passado, a reencarnação se inviabilizaria.
Raros são os espíritos que mergulham na carne com total lucidez!

- Para que eu não me perca – argumentei -, se é que a esta altura tal ainda me seja possível, deixe-me recapitular:
a “pílula do dia seguinte” pode ou não ser abortiva – sempre será abortiva pelo menos para o embrião, sem que, necessariamente, haja espírito a ele ligado...
- Correcto!

- O corpo humano pode se desenvolver, dentro do útero materno, pela acção das leis físicas naturais, com base apenas e tão-somente na genética herdada dos pais...
- Sim!
- Para que, digamos, uma criança nasça, há necessidade de fecundação espiritual e física concomitante...
- Certo!

- Os “moldes mentais maternos” interferem na génese do corpo em formação, para além da hereditariedade...
- Existem casos que provocam, inclusive, graves desequilíbrios hormonais, com interferência no campo da sexualidade!
- A mãe quer uma mulher e nasce um homem?...

- Isto!
- Estaria, então, aí uma explicação para a homossexualidade?
- O corpo, Domingas, é sempre efeito e não a usa.
Seria, convenhamos, uma explicação muito simplória para um problema de ordem mais complexa.
- Cada caso é um caso? – Conclui, perguntando.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli  - Página 2 Empty Re: A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Mar 02, 2014 9:31 pm

10 - QUANTO AO ABORTO

O diálogo com o Dr. Odilon estava sendo muito esclarecedor para mim, proporcionando a compreensão de questões intrincadas que se vinculam à Reencarnação.
Aos poucos, eu ia obtendo respostas a indagações que pairavam em minha mente, no que tange a certos detalhes da volta do espírito ao corpo.

- O que acontece – interroguei – quando o espírito, uma vez iniciado o seu processo reencarnatório, recua ante a prova?
Dá-se o chamado aborto espontâneo?
- Domingas, o aborto raramente ocorre espontaneamente devido às imperfeições da matéria...

- Mas é possível que ele assim se dê?
- Sem dúvida.
O assunto foi tratado pela Codificação na pergunta 346 – a:
- “Qual pode ser a utilidade dessas mortes prematuras?”

A resposta dos Espíritos não deixa margem à dupla interpretação:
- “As imperfeições da matéria, na maioria das vezes, são a causa dessas mortes”.

O Mentor efectuou ligeira pausa e observou:
- Kardec torna a indagar na de número 348:
- “O espírito sabe, com antecedência, que o corpo por ele escolhido não tem possibilidade de viver?”

Os Espíritos Superiores disseram:
- “Sabe, algumas vezes, mas, se o escolheu por esse motivo, é que recua ante a prova.”
- Que coisa! – exclamei.
São muitos detalhes...
O espírito, então, pode agir de maneira calculada?

- É o que se deduz.
Existem espíritos que, embora reconheça a necessidade de voltar ao corpo, recuam...
- Mesmo já estando ligados ao embrião em desenvolvimento?

- Sim; porém, quanto mais os laços que o unem à matéria se estreitam, mais difícil vai ficando para ele esboçar qualquer reacção de fuga...
- Tanto é assim que, em maior número, o aborto considerado espontâneo ocorre nas primeiras semanas de gravidez: é raro, por exemplo, que o aborto se dê a partir do 4º, 5º mês de gestação...

- Você ainda me permitirá, em reforço à nossa argumentação, citar outra pergunta de “O Livro dos Espíritos”.
É de número 335 – a:
- “Pode o espírito, no último momento, recusar o corpo escolhido por ele?”

A resposta, estando no antigo condicional, nos induz a reflectir:
- “Se o recusasse, sofreria muito mais do que aquele que não tivesse tentado nenhuma prova”.

- Como o senhor disse, embora no antigo condicional, podemos interpretar que, em algumas situações, isto acontece.
- Às vezes, Domingas, pelo seu poder mental, com o ovo, ou zigoto, já instalado no útero, o espírito começa a vibrar negativamente, envenenando o claustro materno em que se aninha!

- Existem casos em que a mulher tropeça e cai, faz exagerado esforço físico, ocasionando o rompimento da bolsa, sofre agressões...
- Isso tudo, muitas vezes, induzida pelo espírito, que, naturalmente, não possui maiores vínculos afectivos com ela.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli  - Página 2 Empty Re: A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Mar 02, 2014 9:31 pm

- Ou também com o pai...
- Sim, que poderá ser utilizado por ele instrumento do que pretende, ou seja, ser abortado!
- Contudo não se pode generalizar, não é?

- Tanto não se pode como não se deve.
Nem todo espírito, quando se lhe frustra a tentativa de reencarnar, age de caso pensado, pode ser que seu o corpo espiritual, ou o perispírito, esteja sendo, naquele mais estreito contacto com a matéria, submetido a certos ajustes morfológicos...

- Como assim? – perguntei, intrigada.
- A fim de que renasçam tão saudáveis quanto possível, certos espíritos, que trazem lesões em seu corpo espiritual, repetidas vezes ensaiam a retomada da forma física. Você está entendendo?
- Estou – respondi -; é como se tivessem necessidade de se submeter a uma plástica reparadora, não é?

- Ou, não sendo tão radicais, a uma espécie de curativo, que lhes devolverá a integridade deste ou daquele órgão!
- Nada acontece mesmo de inútil na Vida – sentenciei reverente.
E quanto, Doutor, às imperfeições da matéria...

- Quando o espírito não consegue sobrepujá-las – não possui cabedal para tanto -, é um dos factores de risco...
- Mas – desculpe-me insisti -, ele pode renascer com um defeito?...
- Sei aonde você pretende chegar.
A resposta, embora controvertida, é sim.

- O espírito, então, devido às imperfeições da matéria na formação de seu novo corpo, pode renascer com uma deficiência que nada tenha a ver com carma?
- Talvez não com o seu carma específico, mas, sim, com o seu carma geral...
- Quer dizer que, além do carma específico...

- ... o nosso carma geral carece ser levado em consideração!
- Como eu poderia entender isto com maior clareza?
- Não sei se você recorda, Domingas, mas algum tempo atrás, a uma das sessões de psicografia no “Pedro e Paulo” compareceu um jovem desencarnado para escrever aos pais – ele deixara o corpo por um acidente automobilístico.
Os progenitores queriam que ele lhes explicasse a causa espiritual do desastre...

- Ah, sim! Estou me recordando...
Aliás, uma mensagem muito interessante!

- Com o propósito de confortá-los, o rapaz escreveu mais ou menos o seguinte:
“Mamãe e papai, eu ainda não estou em condições de saber de meu próprio passado – não pude realizar a menor incursão psíquica nas experiências já vivenciadas por mim.

Sou um espírito em grande luta para harmonizar-me interiormente.
Digo-lhes, no entanto, que se o acidente que me ceifou a vida do corpo, tão prematuramente, não estava no plano específico de minhas provas, com certeza se fazia constar do plano geral de meus débitos cármicos...”

- Em determinado trecho do comunicado, que foi objecto de comentários entre nós, no “Pedro e Paulo”, ele disse que, considerando o montante de seus débitos para com a Lei Divina, todo processo de dor que, mais cedo ou mais tarde, desta ou daquela maneira, viesse a cometê-lo, serviria para a quitação de, pelo menos, parte deles!

- Notemos a perspicácia espiritual desse rapaz, que, em vez de se apresentar choramingando, através das palavras que escrevia aos pais e familiares, efectuou uma abordagem profunda das causas motivadoras do acidente fatal.
- Convenhamos, Doutor, que o raciocínio dele, no entanto, não deixa de ser apavorantes...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli  - Página 2 Empty Re: A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Mar 03, 2014 10:55 pm

O Instrutor sorriu e considerou:
- Apavorante ou não, é a expressão da realidade – da nossa realidade!
Com extrema facilidade, nós nos esquecemos – eu diria até que, por conveniência, de que habitamos um mundo de provas e expiações.
- Segundo o Dr. Inácio, de expiações, primeiro de provas, depois.

- Não querendo abusar de sua boa vontade – solicitei – o que o senhor me diz da recusa dos futuros pais ao filho em vias de reencarnar?
Não sei se coloquei bem a pergunta.
- Da mãe ou do pai...
- Ou dos dois juntos!

- ... que recusam, directa ou indirectamente, a gravidez a ser consumada?...
- Ou que já se consumou!
- A respeito, nos deparamos com precioso esclarecimento do Instrutor Alexandre, no livro “Missionários da Luz”, quando Adelino, que seria pai de Segismundo, havia muito vinha impedindo que o processo de seu renascimento na carne se concretizasse.
Eu vou tentar lembrar o que consigo, mas você, posteriormente – já que é seu propósito efectuar anotações para os nossos irmãos encarnados – recorra ao texto integral.

- Tudo bem! Não se preocupe.
- Adelino havia sido vítima de assassinato...
Segismundo o eliminara numa disputa amorosa por Raquel.
Agora, ambos deveriam receber Segismundo na condição de filho.

- Pressentindo a presença do antigo algoz, Adelino se recusava a ser pai, inviabilizando a possibilidade de resgate...
- O que motivou a intervenção do Mundo Espiritual!
- Exacto! Veja, Domingas, que explicação fantástica, inserida nas páginas da magnífica obra!

E, quase sem necessitar de correcção, o Mentor começou a citar o que, literalmente, tomo a liberdade de transcrever:
- “Cada homem, como cada espírito, é um mundo por si mesmo e cada mente é como um céu...
Do firmamento descem raios de sol e chuvas benéficas para a organização planetária, mas também, no instante do atrito de elementos atmosféricos, desse mesmo céu procedem faíscas destruidoras”.

- Lindo! – exclamei, não resistindo.
- “Assim, a mente humana. Dela se originam as forças equilibrantes e restauradoras para os triliões de células do organismo físico; mas, quando perturbada, emite raios magnéticos de alto poder destrutivo para as comunidades celulares que a servem.
O pensamento envenenado de Adelino destruía a substância da hereditariedade, intoxicando a cromatina dentro da própria bolsa seminal”.

- Meu Deus! Ele se fazia estéril!...
- Aí está, Domingas, a explicação para a esterilidade de muitas mulheres que não conseguem ovular e para muitos homens com os mais variados e complexos problemas na liberação de esperma.
- Como esses livros de Chico Xavier precisam ser estudados!

- Outra coisa – acrescentou o Dr. Odilon -:
Segismundo, um espírito de evolução comum, ainda corria o risco de obter um corpo deficiente...
O Instrutor Alexandre acrescenta, linhas adiante:
Adelino “... estava aniquilando as células criadoras, ao nascerem, e, quando não as aniquilassem por completo, intoxicava os genes do carácter...”

- A que estamos sujeitos, meu Deus, sem ascendentes de ordem espiritual a nos tutelarem na reencarnação!
Sinceramente, eu nunca havia pensado nisto...
- Muita coisa também eu só vim a pensar neste Outro Lado, minha irmã!
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli  - Página 2 Empty Re: A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Mar 03, 2014 10:55 pm

- Como o amor é importante no relacionamento sexual! Quantos, do ponto de vista físico, devem renascer prejudicados!...
- Do ponto de vista físico e psicológico! – acentuou o Mentor. – Alexandre fala nos “genes do carácter”...

- Agora entendo melhor o motivo de nossa irmã D. Laura, de “Nosso Lar”, estando prestes a reencarnar, se revelar preocupada com os ascendentes biológicos, na estruturação de seu novo corpo!

- A transcrição do texto vale a pena, Domingas – sugeriu o Dr. Odilon.
- Em conversa com o Ministro Genésio, ela diz: “... pedi essa providência para que não me encontre demasiadamente sujeita à lei da hereditariedade.
Tenho tido grande preocupação, relativamente ao sangue”.

O próprio Senhor admitiu , no Getsêmani:
“... o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.”!
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli  - Página 2 Empty Re: A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Mar 03, 2014 10:55 pm

11 - “A CARNE É FRACA”

Dando sequência ao diálogo, indaguei, aproveitando a oportunidade:
- Dr. Odilon, como interpretaremos semelhante afirmativa do Cristo:
“a carne é fraca”?

Atencioso, o paternal amigo respondeu:
- Domingas, as palavras do Divino Mestre não são de interpretação única, e, depois, consoante o que nos diz o Apóstolo Pedro, em sua Segunda Epístola:
“... nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação”.

Jesus, com certeza, estava se referindo às dificuldades que o espírito faceia na encarnação, devido às paixões que, em contacto com a natureza física, o arrebatam.
No Getsêmani, Ele havia pedido aos discípulos que o aguardassem, enquanto sozinho, se retirava para orar; todavia, ao retornar, eis que os encontra dormindo...

“Então – diz a Simão Pedro -, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo?”.
- De fato, são muitas as limitações que o corpo nos impõe – comentei, acrescentando em seguida:
- É tanta coisa que precisamos vencer: a sonolência, por exemplo...

Quantas vezes, participando de conferências ou mesmo lendo um livro, eu precisava me esforçar para não pegar no sono!
Ouvi, certa vez, o próprio Chico dizendo que se, antes de uma sessão de psicografia, ele ingerisse um único comprimido para dor, os efeitos do medicamento sobre o seu cérebro lhe criavam embaraços à sintonia...

- Mas “a carne é fraca”nos sugere outras reflexões, não menos interessantes – ponderou o Mentor.
Não podemos ignorar que o nosso veículo físico da manifestação...
- O nosso invólucro carnal!

- ... através de todos os órgãos que o constituem, ainda se encontra em processo de aperfeiçoamento.
O homem não possui, na actualidade, o mesmo corpo de milénios atrás!
- Como, naturalmente, o homem do futuro, daqui a milénios, não habitará igual corpo de agora!
- O pré-socrático Heráclito de Éfeso dizia:
“Não se pode entrar duas vezes no mesmo rio”...

- A cada encarnação?...
- O espírito se depara com um corpo mais adequado aos seus propósitos.
É claro que, de uma existência para outra, a mudança é quase imperceptível!
- A genética humana se aprimora, mas a Ciência, que concorre para tanto, também evolui, não é?
Haveria – indaguei – alguma passagem na Codificação a respeito do assunto de que falamos?

- Várias – respondeu o Dr. Odilon.
Em “A Génese”, no capítulo XI – “Génese Espiritual”, quando trata da “União do Princípio Espiritual com a Matéria”, Kardec escreveu com extraordinária lucidez:
“Para ser mais exacto, será preciso dizer que é o próprio espírito que fabrica seu envoltório e o torna adequado as suas novas necessidades...”

- Maior clareza, impossível! – exclamei.
- “... ele o aperfeiçoa, o desenvolve e completa o organismo à medida que sente a necessidade de manifestar novas faculdades, numa palavra, ele o talha conforme sua inteligência... “

- Conforme sua capacidade evolutiva!
- Exacto – concordou o Instrutor, concluindo:
- “... Deus lhe fornece os materiais; fica por sua conta colocá-los em função, é assim que as raças adiantadas têm um organismo, ou se assim o preferirmos, um instrumento cerebral mais aperfeiçoado que as raças primitivas”.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli  - Página 2 Empty Re: A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Mar 03, 2014 10:56 pm

- O raciocínio é lógico – concordei.
- “Assim se explica igualmente o cunho especial que o carácter do espírito imprime aos traços da fisionomia e ás linhas do corpo.”

- Quanto a aprender!
- Sim, todavia, sem estudar, ninguém chega lá!
- Doutor – questionei, quase sem interrupção -, há um trecho de uma mensagem inserida nas páginas de “O Evangelho Segundo o Espiritismo” que sempre me intrigou: quase ninguém repara nela...

- Qual?
- Ela está no capítulo XI, “Amar o Próximo como a Si Mesmo”, uma página assinada por Lázaro, sob o título “A lei do amor”...
Trata-se daquela frase:
“O sangue resgatou o espírito e o espírito tem hoje que resgatar da matéria o homem”.

- O seu significado é a síntese de tudo sobre que estamos conversando.
Analisemo-la em sua primeira parte:
“O sangue resgatou o espírito...”
O princípio espiritual veio se elaborando nas formas consideradas inferiores da criação...

- “A alma dorme na pedra, sonha no vegetal, agita-se no animal e desperta no homem”!
- Sim, é isto.
Agora, vejamos a segunda parte:
“... e o espírito tem hoje que resgatar da matéria o homem.”
O princípio espiritual tornado espírito...

- Tendo conquistado a láurea da razão, com a possibilidade do pensamento contínuo...
- ... necessita agora resgatar-se da matéria, ou seja, sublimar-se!

O Dr. Odilon efectuou pequeno intervalo e continuou:
- Em “Evolução em Dois Mundos”, de André Luiz, no capítulo XIX, “Alma e reencarnação”, encontramos um texto com o mesmo significado que o mencionado anteriormente:
“Às vezes [o corpo físico], deve sofrer mutilações e enfermidades benéficas, inibições e dificuldades orgânicas de carácter inevitável, porque, de aprendizado a aprendizado e de tarefas a tarefa, quanto o aluno de estágio a estágio para as grandes metas educativas, é que se levantará, vitorioso, para a ascensão à Imortalidade Celeste”.

- Como disse o senhor, o ser racional, ou seja, o espírito, doravante deve empenhar-se no resgate de si mesmo!
- Elaborando formas cada vez mais etéreas – eis a questão da túnica nupcial da Parábola do Festim das Bodas, em Mateus, 22 – V. 11 e 12!

- Nossa! Como o senhor vai longe!...
- Não sou eu, Domingas:
é o espírito que, vindo de longe, tem uma viagem mais longa a empreender pela frente!
- Doutor, cada célula de nosso corpo?...
- ... um dia, será um corpo!

- Cada célula? – tornei a questionar.
- Cada célula, minha filha – respondeu, silenciando a ponderar se deveria dizer o que, resumidamente, deliberou me dizer em seguida.
- Você já ouviu falar de Alice Bailey?
- Não! De quem se trata?

- De uma cristã, adepta da Teosofia, que desencarnou em 1949.
Escreveu várias obras importantes, dentre as quais a que desejo me referir:
“A Consciência do Átomo”.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli  - Página 2 Empty Re: A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Mar 03, 2014 10:56 pm

Em uma de suas conferências insertas na referida obra, ela diz:
“... a consciência do Homem Celeste, constitui a meta do ser humano, para esse Homem Celeste deve existir também uma meta, que seria a conquista da Consciência Divina.
Seu empenho seria para alcançar a realização do Logos Solar”.

- Por outras palavras:
a gente só vai parar de crescer quando chegar a Deus!
- Chegar a Deus, sem, no entanto, gamais chegar a ser Deus! – consertou o Mentor, que acrescentou:
- Ela cita o grande poeta inglês Browning, que escreveu:
“No homem se inicia a tendência a ser Deus”.

- A tendência da Unidade com Deus!
- Você colocou bem, Domingas – incentivou-me.
O poeta fala em “tendência”, aquela mesma a que Jesus nos exorta:
“Sede, pois, vós outros, perfeitos, como perfeito é vosso Pai Celestial”!

- Dias atrás, Doutor, estando em visita a um médium na Terra, demorando-me ao seu lado por um tempo, percebi quando ele abriu o livro “Libertação”, de André Luiz.
- A experiência deve ter sido curiosa...

- Muito! Eu já tive oportunidade de ler a obra, mas, confesso, não retive na memória quase nada.
Aproximei-me, interagindo com o seu pensamento, e, naquele instante, os seus olhos como se passaram a ser os meus, sem que os meus passassem a ser o dele!

- Continue.
- Vi quando, tomando de uma caneta, ele grifou o texto, em determinado parágrafo do capítulo I:
“Os investigadores do raciocínio, ligeiramente tisnados de princípios religiosos, identificam tão-somente, nessa anomalia sinistra, a renitência da imperfeição e da fragilidade da carne, como se a carne fosse permanente individuação diabólica, esquecidos de que a matéria mais densa não é senão o conjunto das vidas inferiores incontáveis, em processo de aprimoramento, crescimento e libertação”.

- Há quem, até de caso pensado, interprete de maneira errónea o que disse Jesus, referindo-se à fragilidade da carne...
Lançam a culpa das mazelas de si mesmos sobre o corpo, esquecidos de que essa influência é relativa.

“O corpo não dá cólera àquele que não na tem , do mesmo modo que não dá os outros vícios.
Todas as virtudes e todos os vícios são inerentes ao espírito”!

- Estas palavras são de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”!
Lembro-me bem...
- Precisamos lutar contra as limitações de natureza física...

Paulo de Tarso, no capítulo 5, versículo 17, de sua Epístola aos Gálatas, escreveu:
“Porque a carne luta contra o espírito, e o espírito contra a carne e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis”.
Não podemos buscar justificativas no corpo para os erros do espírito!

- Estou quase desistindo de melhorar a minha aparência, Doutor – comentei em tom de desalento.
- Uma coisa não tem nada a ver com outra, Domingas.
Você acha que o Criador não se preocupa com a aparência da Criação?
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli  - Página 2 Empty Re: A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Mar 03, 2014 10:56 pm

Todos os dias, através das Leis da Natureza, Ele não está tentando reparar o que o homem desfigura?
Quantas vezes, o tronco da árvore decepada não faz brotar e florir?...

- É verdade...
- Deus é a Beleza Perfeita!
O que é a Evolução, senão a busca do ideal da forma e o primor da essência?
A vaidade não está no que se faz, mas na intenção com que se faz!

- Não é errado, então, a gente recorrer aos préstimos da Medicina para determinada correcção plástica?
- Absolutamente!
- Chico usava peruca...
- Como alguém que usa um par de dentaduras, óculos, cremes hidratantes ou bloqueadores contra a acção nociva dos raios solares sobre a pele...
- Quando os nossos olhos não são bons, vemos maldade em tudo!

- Este é o nosso problema:
A visão interior, que denuncia a qualidade dos próprios sentimentos...
Por este motivo, Domingas, como nos fala o nosso preclaro Irmão José, quem realmente deseja saber quem é deve aprender a sondar as suas intenções mais ocultas.

- Seria correcto dizer que somos a essência do que nos move à acção? – inquiri.
- Sim, em profundidade.
“Sepulcros caiados por fora...”

- “... cheios de podridão por dentro”! – arrematei a falar de mim mesma.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli  - Página 2 Empty Re: A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Mar 03, 2014 10:56 pm

12 - A PALESTRA DO DR. INÁCIO

No dia anterior à minha visita ao Instituto, estava marcada uma palestra do Dr. Inácio Ferreira para diversos estagiários do Liceu.

Éramos ali, com as presenças do Dr. Odilon e do nosso Paulino Garcia, 46 participantes numa das salas em que costumamos nos reunir para os nossos estudos.

O emérito psiquiatra, dispensando qualquer formalidade, começou a falar, após breve prece proferida pelo próprio Dr. Odilon.

- A maioria de vocês sabe que eu não sou orador, e faço questão de enfatizar que a eloquência não é o meu forte.
Aliás, actualmente estou empenhado em conhecer bem as minhas fraquezas...

O nosso caro Odilon – prosseguiu – me solicitou que algo lhes dissesse em torno da Mediunidade.
As abordagens que poderia fazer, evidentemente, são várias – quase elas todas já estudadas por vocês à saciedade, sob a tutela de nosso querido amigo, profundo conhecedor do assunto.

Falarei do que sei, como posso e como devo, procurando sintetizar.
Nem que me esforçasse, eu conseguiria espichar este nosso bate-papo informal.
Conforme sabem, não estamos mais na era dos fenómenos produzidos para os olhos, para os sentidos físicos.

Vejo a nossa dilecta Domingas de caderno nas mãos, efectuando anotações, e sei que ela procurará transmitir algo de nossas palavras a nossos irmãos encarnados.
Sintam-se, pois, como se encarnados estivessem, mesmo porque desencarnados completamente vocês não estão – nenhum de nós está!

O pessoal sorriu, e o expositor continuou:
- A época inaugurada pelas mesas girantes, ou seja, dos fenómenos físicos, até segunda ordem, passou...
A Doutrina, graças a Deus, foi codificada com êxito, com a “árvore” produzindo os frutos que se esperava viesse produzir!

Os fenómenos, que se intensificaram a partir de 1848, foram sendo minimizados desde o lançamento de “O Livro dos Espíritos”, em 1857.
Mas, durante praticamente 10 anos, os Espíritos fizeram de tudo: materializações, transportes de objectos, voz directa, os chamados fenómenos de combustão espontânea...

Enfim,, nunca, na História da Humanidade, o Mundo Espiritual se aproximou tanto da Terra e, consequentemente, de muitos de nós que estávamos corporificados!
Os que não se encontravam reencarnados, talvez tenham até participado, com ou sem consciência, da produção de alguns dos múltiplos fenómenos que, da América, assolaram a Europa, espalhando-se por todo o mundo.

Grandes intermediários entre os Dois Planos da Vida conduziram, com relativo sucesso, a tarefa em que se empenharam.
Enquanto, porém, muitos habitantes do Invisível continuavam produzindo fenómenos para os olhos, chamando a atenção dos homens para a Imortalidade, Allan Kardec não perdia tempo; tendo começado mais efectivamente a se interessar por eles em 1855, quando participou da primeira reunião mediúnica na residência da Sra. Plainemaison, daí a 2 anos, entregava ao mundo “O Livro dos Espíritos”, em sua 1ª edição.

Com a publicação da referida Obra Básica de nossa Doutrina, os fenómenos da natureza física foram, gradativamente, sendo sucedidos pelos de ordem intelectual: a psicofonia e, principalmente, a psicografia começaram a ganhar destaque.

Seria fastidioso fugir do objectivo que me proponho, na oportunidade, discorrer sobre tudo que aconteceu, até alcançarmos o ano de 1927 – exactos setenta anos depois do lançamento “O Livro dos Espíritos.”

Os fenómenos de efeitos intelectuais, a respeito dos quais Allan Kardec parece ter escrito “O Livro dos Médiuns”, efectuando estudos minuciosos sobre o que, de início, chamou de “escrita automática”, atingiram o seu apogeu a partir do advento “Chico Xavier”!
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli  - Página 2 Empty Re: A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Mar 03, 2014 10:57 pm

Vocês não desconhecem que as irmãs Baudin, Caroline e Julie, bem como a Srta. Japhet eram portentosas médiuns de efeitos físicos – a 1ª edição de “O Livro dos Espíritos” deveu-se à mediunidade de efeitos físicos destas três nobres e inesquecíveis senhoritas!

Somente a partir da 2ª edição da obra, lançada em março 1860, os Espíritos Superiores concordaram com a participação de psicógrafos propriamente ditos.

Este, porém, é um tema que, oportunamente, poderemos desenvolver.
Retornaremos ao ano de 1927 – 8 de julho de 1927 -, que simboliza o ápice, jamais alcançado, da mediunidade de efeitos intelectuais no mundo.
Vejamos: das batidas em Hydesville, na América do Norte, ás primeiras dezassete páginas recebidas pelo médium Chico Xavier, em Pedro Leopoldo, que, curiosamente, estava com 17 de idade.

Qual as irmãs Baudin e a Srta. Japhet, era quase um adolescente!
Durante 75 anos, até a sua desencarnação em 30 de junho de 2002, os fenómenos produzidos para a razão e não mais somente para os olhos se produziriam de maneira ininterrupta, resultando numa obra literária sem precedentes – até o presente momento, ao que estamos informados, são 439 livros editados!

A literatura espírita, com Chico Xavier, engrandeceu-se sobremodo, sendo ela o natural complemento da Codificação. Kardec continua em Chico Xavier – a mesma obra e o mesmo espírito!

Nos passos do abençoado Medianeiro, outros sensitivos apareceram e continuam aparecendo em cena, actuando como médiuns ostensivos ou não, inspirando-se em seu esforço na produção de centenas e centenas de livros que enriquecem a nossa bibliografia.

Como já teve oportunidade de dizer o nosso Odilon, cujas palavras lhe tomo emprestadas neste instante, “o Espiritismo é a religião do livro”!

Adentrando, porém, no ponto central de minhas despretensiosas considerações neste momento, gostaria de enfocar um tipo de fenómeno – o mais transcendente deles! – que se coloca ao alcance de todo espírita de boa vontade, dotando na mínima sensibilidade mediúnica.

Ante o auditório em suspense, o Dr. Inácio enfatizou:
- Trata-se do fenómeno da renovação íntima, a que todo adepto da Doutrina deve se sentir exortado, na hora que passa, pelo seu maior testemunho à fé que abraçou!
Não há fenómeno maior e mais actual, que se dirige tanto aos olhos quanto ao coração, que o do apelo que de nossas consciências podemos dirigir a outras consciências, no intuito de acordá-las de seu sono milenar...

Espero, sinceramente, que vocês estejam entendendo.
Muitos de nossos irmãos encarnados, na actualidade, clamam por novos missionários como Chico Xavier na Terra, esquecidos da responsabilidade a que cada um é chamado, como herdeiro directo de seus exemplos.

É chegada a hora de mostrarmos a força do Espiritismo em nós mesmos, através da coerência entre o que pregamos e o que fazemos!
Os livros espíritas, às centenas, não foram e não continuam sendo escritos apenas para aumentar os nossos conhecimentos acerca da Vida nas múltiplas dimensões que nos rodeiam.

Estamos precisando lá embaixo, como igualmente aqui, entre nós, de quem se disponha a demonstrar o poder transformador da Doutrina, sem o que, tudo quanto ela nos ensina, convenhamos, não fará o menor sentido.

A não ser a fragilidade de seus adeptos, a Doutrina não possui outro ponto algum de fragilidade!
Desde 1848, conforme dissemos, os fenómenos se produziram a contento, de maneira que, dificilmente, nos depararemos com alguém que, nestes 151 anos de Espiritismo, não os tenha protagonizado, testemunhado directamente, ou, pelo menos, que deles não tenha ouvido falar.

- “Os Espíritos do Senhor – citou o Dr. Inácio as palavras do Espírito da Verdade -, que são as virtudes dos Céus, qual imenso exército que se movimenta ao receber as ordens do seu comando, espalham-se por toda a superfície da Terra e, semelhantes a estrelas cadentes, vêm iluminar os caminhos e abrir os olhos aos cegos”.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli  - Página 2 Empty Re: A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Mar 03, 2014 10:57 pm

Nós, os espíritas, precisamos, pois, atentar para o novo surto de fenomenologia que somos chamados a produzir agora, dando aos homens, nossos irmãos, notícias da excelência da nossa crença!

Vocês estão aqui, no Liceu, se preparando para a tarefa da mediunidade na Terra, quando haverão de retornar o corpo.
Que o Senhor possa fortalecê-los em seus propósitos, porque, de facto, dentro de seu natural dinamismo, a Terceira Revelação necessita avançar, descortinando aos homens horizontes mais amplos da Verdade.

Estamos todos empenhados na construção da Nova Era que apenas começa!
Não se esqueçam, porém, de que estamos falhando não na falta de conhecimento dos princípios básicos da Doutrina, mas, sim, nos fundamentos essenciais de sua Mensagem que não temos assimilado.

Um amigo comum tem repetido quase à exaustão ao ouvidos incautos:
- “Ser médium é fácil; difícil é ser Chico Xavier!...”
Concordamos com ele ipsis litteris.
Vocês me perdoem a franqueza de sempre, que, sei, chega até falta de delicadeza minha.

Não aprendi, todavia, a contemporizar com a mentira e com a falsidade.
Não sei, nunca soube, e nunca pretendo saber fazer a política de agradar...
No Espiritismo, estamos lidando com coisa séria, tratando de uma coisa muito mais séria ainda: o nosso porvir espiritual!

A quem estaremos enganando, a não ser a nós mesmos?
Muitos devemos aos Espíritos que se reuniram ao primeiro toque da trombeta, atendendo “as ordens do seu comando”...

Somos eternamente devedores daquela Falange que se movimentou da França para o Brasil, transplantando a Árvore do Evangelho Nascente no solo pátrio, embora, hoje, a nossa pátria transcenda os limites geográficos do mundo.

É imensa, quase insolvível, a nossa dívida de gratidão para com o médium Francisco Cândido Xavier, pela fidelidade com que sempre se comportou em seu apostolado...

E, a ele me referindo, registo em meu coração agradecido o sacrifício de todos os demais, que, de Fernando de Lacerda, em Portugal, a Yvonne do Amaral Pereira, no Brasil, tanto fizeram pela grandeza do Ideal que abraçamos!

Peço-lhes, porém, que me permitam dizer que devemos ao homem Chico Xavier muito mais do que devemos ao médium Chico Xavier!...
Neste instante, sem conter a emoção, o Dr. Inácio não conseguiu conter o pranto, retirando do bolso do jaleco o seu conhecido lenço surrado para enxugar as lágrimas que lhe escorriam nas faces.

Emprestando-lhe solidariedade, o Dr. Odilon, comovidamente de olhos rasos, se aproximou, envolvendo-o num fraternalíssimo abraço.
- Eu prometo a mim mesmo não chorar – gracejou o psiquiatra, ante os aplausos que, naquele momento, se fizeram naturais - muito pouca coisa mexe com a minha emoção...

- Tira o “muito” da frase, Doutor – retrucou o Instrutor, que tão bem conhecia o coração do velho companheiro.
- Deixem-me terminar – solicitou o Dr. Inácio, recompondo-se.
Os médiuns de que a Doutrina está necessitando são aqueles que, de Chico Xavier, procurem imitar os exemplos e não a psicografia!
Este era o nosso Dr. Inácio de volta...

- A turma está muito preocupada em produzir livros para vendê-los somente...
Infelizmente, daqueles que se encontram na ponta do Movimento, muitos poucos são os que agem com sinceridade!
Eu não sei onde vamos parar, mas sei o que vamos pagar!...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli  - Página 2 Empty Re: A LEI DA REENCARNAÇÃO - Domingas / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos