LUZ ESPÍRITA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli Empty NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Ago 06, 2012 10:13 pm

NA PRÓXIMA DIMENSÃO
Carlos A. Baccelli

PELO ESPÍRITO INÁCIO FERREIRA

ÍNDICE

Minha Visão


Viesse do Espaço um habitante de outro planeta e pousasse com sua nave em pleno Deserto do Saara, concluiria que o Orbe não passaria de extensa faixa de terra arenosa, sob alta temperatura, inviabilizando nele o desenvolvimento de qualquer forma de vida, por mais rudimentar...

Se, alterando o curso do voo, pousasse, por exemplo, sobre as águas do Pacifico, deduziria que o mundo por nós povoado é constituído apenas por imensa massa de natureza líquida, não oferecendo maiores opções de sobrevivência aos seus possíveis colonizadores...

E se, ainda, descendo em diminuta clareira da Floresta Amazónica, nada divisasse à sua volta, por milhares e milhares de quilómetros, senão árvores de altíssimo porte, impedindo, inclusive, a livre penetração dos raios do Sol, imaginaria que a Terra não passasse de estranho viveiro, tão-somente propício à existência das mais variadas espécies vegetais e animais primitivos...

Na esperança de que os nossos irmãos compreendam que, deste Outro Lado, os que deixamos o corpo físico nos sentimos na condição do referido viajante do Cosmos, os quais a nave espacial da desencarnação conduziu a determinada Região de uma das múltiplas Moradas da Casa do Pai, ensejando-nos apreciá-la segundo a óptica do nosso entendimento, é que lhes entregamos as páginas deste livro despretensioso, o qual, com certeza, acrescendo-se às experiências de tantos outros, lhes possibilitarão uma visão mais ampla da vida que, um dia, nos reunirá na “Próxima Dimensão “.

INÁCIO FERREIRA

Uberaba - MG, 20 de setembro de 2002.
Carlos António Baccelli


Última edição por Ave sem Ninho em Qui Ago 11, 2022 6:43 pm, editado 2 vez(es)
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122219
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli Empty Re: NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Ago 06, 2012 10:13 pm

CAPÍTULO 1

Ora, eu estava morto e, no entanto, da vidraça em que observava o movimento lá fora, a paisagem humana, em quase tudo, me lembrava o mundo que eu havia deixado...

Será que eu o havia deixado mesmo?
Era a pergunta que, por vezes, me visitava o pensamento.
Eu não habitava nenhuma região etérea, feita, como imaginava, de matéria quintessenciada;
aos meus sentidos, tudo era quase igual, inclusive eu, que pouco me modificara em minha intimidade.

Nos primeiros tempos de Vida Espiritual, sentira-me, sim, mais leve e mais bem disposto, mas agora, que me integrara de vez na nova realidade, não conseguia constatar em mim tantas diferenças:
eu continuava sendo o mesmo Inácio, com o mesmo sangue a correr em minhas veias...

Passada a euforia da desencarnação, a Lei da Relatividade se encarregava de fazer com que a vida voltasse ao normal;
de onde passara observá-las, as estrelas — sem exagero algum de minha parte — me pareciam ainda mais distantes...

A rigor, eu não saberia dizer se me havia aproximado ou distanciado da Luz!

De facto, para os que morrem, a morte não encerra mistério algum;
a nossa única expectativa que não se frustra é a que se refere à sobrevivência.

Quanto ao mais...
Para lhes dizer a verdade, eu estava tendo que me esforçar para não ser indiferente aos amigos que deixara — amigos e familiares, inclusive, às coisas que me haviam ocupado a existência inteira e que, então, me pareciam de suma importância.

Logo que me sucedeu o desenlace físico, o meu espírito não lograra desapegar-se do que prosseguia concentrando-me a atenção:
eu era então um náufrago que não queria largar a tábua de salvação;
mesmo na condição de espírita, o Desconhecido, que se me escancarara, me infundia medo, pavor...

Num rápido retrospecto, a consciência não me absolvia de todo e eu tinha receio de afastar-me, ou seja, de perder contacto para sempre com tudo que eu havia sido.
A condição de médico e Director Clínico do Sanatório Espírita de Uberaba, de certa forma, me resguardava e era o único valor ao qual eu podia recorrer, caso houvesse necessidade.

Ainda lutando para me adequar à nova realidade, quando vi que a minha biblioteca estava sendo desfeita — o recanto em que eu passava a maior parte do meu tempo ocioso —, provoquei um encontro espiritual com Chico Xavier e, por via mediúnica, solicitei àquela que fora minha esposa no mundo que não continuasse dispersando os meus livros:
eu ainda necessitava deles, não para compulsá-los, mas é que, depois de perder o corpo, a sensação de perda que nos acomete é muito grande, para que nos conformemos em perder mais alguma coisa.

Por que procurei Chico Xavier?
É simples.

Se eu tivesse recorrido a outro medianeiro para o meu recado à companheira, é possível que ela tivesse duvidado da autenticidade do fenómeno e, além do mais, para enviar a ela uma mensagem através de um outro médium eu teria que trabalhar a sintonia e não sei quanto tempo semelhante providência me consumiria...

O espírito não é um mágico e, muito menos, o médium, embora muitos deles, dos médiuns, confundam mediunidade com alguma espécie de magia.
Mas, voltando à vidraça que me permitia olhar o pátio do grande hospital, cuja direcção, no Mais Além, estava sob a minha responsabilidade (eu não sei quando é que vou me livrar deste carma!), quase me convencia de que aquilo era uma edição melhorada do velho Sanatório, que eu dirigira por mais de 50 anos.

Alguns dos pacientes que eu tratara na Terra estavam internados ali — e, na minha ingenuidade espírita, eu devaneava em que a desencarnação fosse uma espécie de pá de cal sobre as nossas provas...

A cura do espírito, sem dúvida, era mais complexa do que supunha.
Bendita a Reencarnação, bendito o Esquecimento!...
Não fosse, digamos assim, o choque psíquico que a reencarnação promove no espírito, o despertar da consciência não aconteceria e a cura definitiva dessa doença chamada imperfeição jamais se consumaria.

Existem espíritos que, insanos no Mundo Material, continuam insanos no Mundo Espiritual, à espera de um novo corpo que, para nós outros, funciona como uma espécie de incubadora...

Eu rejuvenescera, é verdade, e, principalmente, largara o hábito de fumar, mas, confesso-lhes, me incomodava ser ainda o mesmo Inácio, sem a mínima possibilidade de subir um centímetro a mais na escala indefectível dos valores espirituais — podia, sim, volitar, mas tão-somente da Dimensão em que me encontrava para baixo, e vice-versa...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122219
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli Empty Re: NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Ago 06, 2012 10:14 pm

Se eu quisesse ascender, com certeza teria que me prevalecer de uma máquina que me conduzisse, anulando o peso do meu corpo espiritual na gravidade — na minha opinião, a mais sábia das Leis do Criador.

Às vésperas de desencarnar, eu pensava assim:
Quando eu me libertar deste fardo que me oprime, poderei, livre, como os pássaros, adejar o firmamento, e o Incomensurável, para mim, não terá o menor sentido;
visitarei outros orbes, físicos e extra-físicos, e manterei contacto com outros habitantes das diversas moradas da Casa do Pai...

Ledo engano!
Sem dúvida, a nossa linguagem comum é a do pensamento, todavia nos espíritos que povoam Dimensões Superiores o idioma é mais erudito e não conseguimos interpretá-lo com facilidade:
“falam” tão rapidamente e de forma tão sintética, que não lhes acompanhamos a velocidade do raciocínio...

Não estranhem que seja assim.
Num mesmo país, como, por exemplo, no Brasil, todos falam a língua pátria, no entanto aqueles que se situam nos extremos da cultura se expressam de maneira quase ininteligível para os demais.

O homem de conhecimento mediano não saberá o que um adolescente das favelas do Rio de Janeiro diz com os seus termos de gíria, nem tampouco entenderá aquele que somente se expressa com palavras dicionarizadas; os chamados “grafiteiros”, com os seus modernos hieróglifos, talvez sejam precursores de uma linguagem escrita constituída de sinais...

O certo é que eu continuava sonhando com as Dimensões Superiores — tão-somente sonhando...
Tudo que havia feito na Terra não fora suficiente para me facilitar o acesso às regiões onde a dor não se revela ainda tão humana.

Espero que os meus leitores, mormente os espíritas, não considerem desalentadoras estas minhas palavras;
existem companheiros de Doutrina que estimam sonhar com “Nosso Lar”, a colónia espiritual a que André Luiz se refere em um de seus magníficos trabalhos enviados ao mundo.

Não, os espíritas não devem trocar o Céu dos católicos pela região espiritual de “Nosso Lar”, cidade que se localiza nas vizinhanças do orbe, muito distante de servir de parâmetro para as organizações situadas noutras Dimensões, inclusive àquelas que se erguem nas faixas do Umbral.

Imerso nestas reflexões, escutei que alguém batia à porta do meu gabinete — sim, por aqui ainda temos portas e gabinetes, e, quando visitamos alguém, necessitamos fazer-nos anunciar.

— Olá, Inácio! — saudou-me o amigo Odilon Fernandes, aparecendo para uma visita.
Como é que está você?...
- Além do que mereço, mas aquém do que careço — respondi, sem perder o hábito de fazer trocadilhos.

— Então, você está igual a mim — redarguiu com descontracção.
A maior surpresa da morte, depois da constatação da própria imortalidade, é, sem dúvida, a de que não passamos de seres humanos, limitados por dentro e por fora...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122219
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli Empty Re: NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Ago 06, 2012 10:14 pm

CAPÍTULO 2

— Limitadíssimos, Odilon — acentuei, dando sequência ao diálogo.
Confesso-lhe, com toda a sinceridade, que eu imaginava que o Plano Espiritual fosse diferente...

— Diferente, Inácio, é mais para cima...
Não nos esqueçamos de que estamos nas circunvizinhanças da Terra.
Você sabe que, na Natureza, não existe transição brusca;
tudo obedece a um encadeamento lógico, baseado na Lei do Mérito...

~Como, por exemplo, adquirir asas nos ombros, se ainda mal sabemos o que fazer com as pernas?

— Mas — redarguiu o valoroso companheiro —, os espíritas haverão de se decepcionar;
eu não sei a causa de, ao nos tornarmos espíritas, passarmos a achar que somos privilegiados...
A Doutrina nos torna conscientes de nossas enfermidades, porém a tarefa da cura nos pertence, pois a simples condição de adepto do Espiritismo não isenta ninguém de suas provas...

— É, principalmente, do esforço de renovação...
O espírita sincero é aquele que não recua diante das lutas que trava para ser melhor.
Deus não cultiva preferências...
As orações dos fiéis de todas as crenças têm para Ele o mesmo valor;
às vezes, quem ora aos pés de um santo de barro ora com maior fervor do que aquele que já libertou a fé de tantas formalidades...

— Como você mudou, Inácio! — brincou Odilon comigo.
Eu diria tratar-se de um espírito...
Se eu não fizer esta ressalva, os nossos irmãos do mundo não acreditarão que eu esteja conversando com você, o ferrenho adversário da Igreja Católica...

— Ora, não exagere!
Você sabe que eu apenas me defendia, ou melhor, procurava defender a Doutrina...
Agora, no entanto, estou aqui, às voltas com a própria realidade...

— E com muito trabalho neste hospital, não é?
— Neste hospital onde, por incrível que pareça, a maioria dos pacientes é espírita...
Eu preferiria lidar com um louco espírito do que com um espírita louco...
Como somos, Odilon, vaidosos do nosso pequeno saber!

— Muitos médiuns internados aqui?
— O problema maior não são os médiuns que, na maioria das vezes, faliram por falta de discernimento;
o problema maior são os dirigentes espíritas, aqueles que quiseram ter as rédeas do Movimento nas mãos e impunham os seus pontos de vista.
Já os médiuns se assemelham aos pecadores do Evangelho, mas os dirigentes são os doutores da lei...

— Algum católico ou evangélico por aqui?
— Poucos. E são os que me dão menos trabalho...
Conforme lhe disse, os espíritas é que estão mal arrumados:
conversam comigo de igual para igual e, não raro, acabam invertendo de papel comigo, ou seja:
tratam-me como se o doente fosse eu...

Citam trechos de “O Livro dos Espíritos”, referem-se ao Espiritismo científico, fazem questão de demonstrar conhecimentos, no entanto já pude fazer entre eles curiosa constatação:
quase todos foram espíritas teóricos;
nunca arregaçaram as mangas numa actividade assistencial que, ao contrário, criticavam veladamente...

Conheci alguns deles, quando ainda no mundo — aparteou o devotado amigo.

Um aos quais eu me refiro chegou a combater com veemência o nosso trabalho de Sopa Fraterna na “Casa do Cinza”, em Uberaba;
disse-me que o Espiritismo tinha que parar com aquilo, que nós estávamos desvirtuando tudo — o povo precisava de luz, não de pão...

— Por acaso — indaguei —, teria sido o..
— Ele mesmo, Inácio — respondeu.
Sempre que me via no Mercado Municipal pedindo verduras e legumes para a nossa Sopa, eu tinha que ouvir um sermão...
Coitado!... Nem sei se já desencarnou.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122219
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli Empty Re: NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Ago 06, 2012 10:14 pm

— Ele é um dos meus pacientes aqui, Odilon, e, por sinal, é um dos que mais reivindicam...
— O R., internado neste hospital?...
- E deveria dar graças a Deus, pois, a rigor, o seu lugar seria mais embaixo...
Não sei como foi que conseguiu chegar até aqui.
Ele cuidava da mãe, que morava sozinha, e não deixava que nada lhe faltasse...
De facto, eu não sei o que seria dos filhos, se não fossem as mães — comentei, emocionado.
Não fosse por elas, as regiões trevosas estariam regurgitando...

Mas, Odilon — falei, com a intenção de mudar de assunto.
E o seu trabalho com os médiuns junto à Crosta, como é que tem se desenrolado?

- Estamos indo, Inácio.
Como você não desconhece, os progressos são lentos — tão lentos, que, por vezes, nos parecem inexistentes, mas vamos caminhando.
A turma não quer estudar e assumir a tarefa com disciplina.
Muitos começam e quase todos desistem...

- Querem colher antes de semear, não é?
- E semear antes de preparar o terreno...
- Não é mesmo fácil perseverar, ainda mais no mundo de hoje, que mete medo em qualquer candidato à reencarnação...
- Porém não existe alternativa;
se você deseja escalar a montanha, não adianta ficar rodeando-a, concorda?...

E nem esperar, indefinidamente, melhor tempo para fazê-lo...
Creio, Odilon, que talvez este tenha sido o nosso mérito, se é que algum mérito tivemos:
embora conscientes de nossas imperfeições e mazelas, ousávamos fazer o que era preciso.

— Os médiuns, Inácio, acham que mediunidade corre por conta dos espíritos;
quase nenhum quer ser parceiro ou sócio e entrar com a parte que lhe compete...
Fazem uma série de alegações, quase todas sofismas, para justificar a sua falta de empenho e melhor adequação da instrumentalidade.

- O velho “fantasma” da dúvida...
- Dúvida que, conforme sabemos, persistirá em cada um, até que seja definitivamente afastada pela sua lucidez espiritual;
é a dúvida que desafia o homem a caminhar...
A certeza é o ponto final de jornada empreendida.
— Se o Espiritismo pudesse contar com médiuns mais conscientes... — lamentei.

— Seria uma maravilha, mas estamos confiantes para o futuro... Tudo está certo.
Será, por outro lado, que se tivéssemos sobre a Terra um número maior de medianeiros convictos e responsáveis, o excesso de luz, ao invés de lhes facilitar a visão da Verdade, não induziria os homens à cegueira?
Sempre me intrigou o facto de Jesus ensinar por parábolas;
por que o Mestre não falava claramente?...

Quero crer que não era por falta de capacidade pedagógica ou por pobreza de vocabulário...
Ele tencionava nos induzir à procura, exercitando a nossa capacidade interpretativa.

A Humanidade não se redimirá colectivamente;
a porta é estreita exactamente para conceder passagem a um de cada vez...

— Você, como sempre, tem razão, Odilon — concordei com a linha de raciocínio do companheiro.
É possível que Moisés, se tornasse a viver hoje sobre a Terra, viesse a reeditar a sua proibição dos homens se contactarem com os mortos;
queremos mais, no entanto não estamos tão preparados assim...

— Aqui mesmo, Inácio, onde presentemente nos situamos deste Outro Lado da Vida, não estamos preparados para saber o que existe acima de nossas cabeças...

— Você tocou num assunto que tem me preocupado.
É verdade, Odilon, que existem Dimensões Espirituais paralelas, ou seja:
além daquelas que naturalmente se posicionam em níveis concêntricos, outras que, por exemplo, coexistem com a nossa, num Universo Espiritual Paralelo?
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122219
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli Empty Re: NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Ago 06, 2012 10:14 pm

CAPÍTULO 3

- É verdade, Inácio — respondeu Odilon, com precisão.
Neste exacto momento, é possível que estejamos rodeados de entidades espirituais, habitantes de outras esferas, não aquelas às quais teremos natural acesso pelas Leis que regem os princípios da evolução;
fica difícil traduzir em palavras, mas estou me referindo àqueles seres que povoam Dimensões paralelas à que presentemente habitamos.

Por falta de melhor terminologia, digamos que as Esferas Espirituais diferentes como que se imbricam umas dentro das outras;
coexistem sem se tocarem — aparentemente, ocupam o mesmo lugar no espaço, o que, pelas leis da Física, conhecidas, seria impossível...

— É fantástico! — exclamei, comovido.
Como o nosso mundinho lá embaixo, diante do que ficamos sabendo além da morte, se torna, em todos os sentidos, ainda mais minúsculo...
E nos acreditamos os tais, detentores de conquistas que nos fazem delirar e supor que somos iguais a Deus!...

- A forma humana — continuou o estudioso amigo, no diálogo que me despertava a curiosidade —, em comparação a outras mais aperfeiçoadas, que sequer cabem na nossa imaginação, é por demais primitiva, animalesca mesmo.

O espírito, em si, é energia, luz...
Assim como as nossas formas de manifestação se quintessenciam, a energia espiritual se eteriza, ao ponto de identificar a criatura com o Criador.
Jesus veio do futuro para o passado e o seu espírito careceu de revestir-se dos fluidos grosseiros que nos constituem o corpo espiritual;
o Mestre, aproximando-se gradualmente da atmosfera terrestre, foi experimentando sucessivas transfigurações, até naturalmente materializar-se...

- Por este motivo muitos defendem a tese do “corpo fluídico”...
- Inconscientemente, sim, Inácio;
só que se esquecem de admitir a última fase de semelhante transfiguração — a do corpo carnal;
Jesus, mesmo ele, não teria poderes para derrogar as Leis que vigem no Universo para todos os seres, O seu luminoso espírito, que efectuou a sua trajectória evolutiva em outros mundos, fora do nosso Sistema Solar, encarnou sobre a Terra uma única vez e não representou uma farsa, na tarefa que cumpriu...

A sua encarnação, com certeza, deve ter lhe custado mais do que a própria crucificação.
A sua intimidade com os elementos da Natureza era tamanha, que Ele transformava a água em vinho, multiplicava pães e peixes, regenerava células enfermas nos processos de cura, antevia os acontecimentos, acalmava os ventos e as tempestades e o próprio chão estremecia quando Ele se punha a orar...

— Desculpe-me a pergunta, mas como sou novato por aqui...
Não disporemos, Odilon, na Dimensão em que nos situamos, veículos que nos possibilitem atravessar fronteiras?
Explico-me melhor: na Terra, embora a Ciência ainda esteja engatinhando, dispomos de naves espaciais que, vencendo a gravidade, são destinadas a conduzir-nos aos demais planetas do Sistema.

O homem já pisou o solo lunar e prepara-se para uma abordagem a Marte;
naves robôs têm fotografado Júpiter e Saturno...
Dentro de mais alguns lustros, é possível, por exemplo, que o homem passe um final de semana num desses orbes — gracejei com o exagero.
O que antes permanecia nos domínios da ficção está se tornando realidade...

- Eu sei aonde você pretende chegar, Inácio.
Temos, sim, pesquisas avançadas neste sentido e alguns já se encontram realizando incursões interdimensionais, visitando a nossa Dimensão espiritual mais próxima, sem, é claro, que se tenham que despojar do perispírito;
você sabe que, através do corpo mental, podemos, em estado de desdobramento, ter acesso a outras esferas...

— Não, eu não estou me referindo a viagens astrais ultra-sofisticadas;
quero saber se, em estado de lucidez, nos seria possível, à semelhança dos astronautas, visitar a próxima Dimensão e dar uma espiadela...

— Espiadela!... — exclamou Odilon, sorrindo.
Gosto de conversar e estar com você, Inácio, porque não me deixa esquecer de que ainda sou um homem, ou seja, um ser humano...
Aproveite, pois, quando estiver mais bem ambientado por aqui, talvez você venha a perder essa espontaneidade e, então, quando se comunicar com os nossos amigos na Terra, muitos não serão capazes de identificá-lo.

— Não mude de assunto — insisti.
É ou não é possível tomarmos uma espécie de espaço nave e observarmos a vida nas vizinhanças do nosso presente habitat espiritual?...

— É claro que sim — afirmou sem rodeios —, mas, com tanto a conhecer por aqui mesmo...
O perímetro que abrangemos é mais de vinte vezes o perímetro planetário;
se o homem, passados milhões de anos, ainda não colonizou a Terra toda, quantos milénios gastaremos para explorar as possibilidades da Dimensão em que vivemos?
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122219
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli Empty Re: NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Ago 06, 2012 10:15 pm

— E Jesus Cristo, onde está?

Não conseguindo conter o sorriso que se lhe fez mais espontâneo, o amigo considerou:
— Ora, Inácio, não me aperte!...
Quem sou eu, para saber do paradeiro do Cristo!

Estou tentando manter a consciência de mim mesmo e, creia, isto já é muito.
Outra coisa que você, ainda neófito por estas bandas, precisa saber:
muitas personalidades famosas que inscreveram o nome na História, quando atravessam o túmulo, tomam destino ignorado ou, elas mesmas, perdem gradativamente a consciência do que foram...

Você já imaginou se, por exemplo, Hitler ou Sócrates não tirassem da cabeça a lembrança do que representaram e representam para a Humanidade?
O espírito “perde” a memória do que foi e “guarda” a recordação do que fez...

É necessário que seja assim, pois, caso contrário, não nos renovamos.
Essas personagens passam a ser um símbolo para a Humanidade e, depois, em favor de si mesmas, desaparecem.

- Mas eu ainda não esqueci que sou o Inácio Ferreira e nem você, que é o Odilon Fernandes! — redargui.
— No nosso caso é diferente, pois, por ora, o que fomos é o único ponto de referência que possuímos...

No entanto, se não reencarnarmos antes, reencarnaremos — graças a Deus! — sem aquela fixação na personagem que animamos e que interfere na nossa nova identidade.
Para muitos espíritos, isto se constitui em um carma:
querer esquecer o que foram, sem o lograrem, no entanto.

— Retomando o tema anterior — disse, enfático —, que me parece mais interessante, seria possível, no futuro, nos candidatarmos a uma viagem interdimensional?...
A diferença deste mundo em que nos encontramos com a nossa Terra é quase nada;
sinceramente, eu esperava que a morte, pelo menos, me ensejasse maiores surpresas...

— Você, certamente, Inácio, não está considerando a experiência que tivemos, não faz muito, quando descemos às regiões trevosas abaixo da Crosta...
— Como é que eu poderia me esquecer?... — disse, arregalando os olhos, ao me lembrar dos episódios que, resumidamente, lhes dei a conhecer na obra “Do Outro Lado do Espelho”.

- Só que é fácil de conceber o que se passa no “Inferno”, mas não o que acontece no “Céu”...
Se me fosse dado, Odilon, eu confesso a você que gostaria de espiar com estes olhos que a terra não comeu, o que existe além das nossas fronteiras...

- Quem sabe, ainda possamos, pelo menos, ir até ao limiar da próxima Dimensão...
- Eu teria vontade de descrevê-la para os nossos irmãos encarnados...

- Não acreditarão em você;
rotularão a sua obra de antidoutrinária e inventarão uma nova Santa Inquisição, só para assarem o médium na fogueira...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122219
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli Empty Re: NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Ago 06, 2012 10:15 pm

CAPÍTULO 4

— É curioso — acrescentei — como nós, quando encarnados, nos opomos à dinâmica da Revelação!
A pretexto de fidelidade doutrinária, oferecemos resistência às obras que pretendem dar sequência àquelas já consagradas...

— Na maioria das vezes, Inácio, tal acontece porque as obras às quais você se refere não foram escritas ou intermediadas por nós.
É difícil que o homem encarnado não oponha resistência a verdade que não seja anunciada por ele...

Pausando por instantes, Odilon ponderou com sabedoria:
— Por outro lado, os excessos de imaginação carecem de ser evitados;
se os médiuns e os espíritos não encontrassem resistência da parte dos que se erigem em patrulheiros ideológicos da Terceira Revelação, os absurdos doutrinários ou antidoutrinários que produziriam seriam muito maiores...

Como vemos, tudo está certo, e a obra, quando traz a chancela da Verdade, acaba se impondo.
A semente de boa qualidade germina entre espinhos e produz os frutos a que está destinada.

- Mais uma vez, você tem razão — comentei com o amigo de excelente bom-senso e cuja experiência nos assuntos relacionados com a mediunidade eu estava longe de possuir.
De qualquer forma, no entanto, me será lícito tentar, não é?
Ou, também, devo me sujeitar a alguma espécie de censura deste Outro Lado da Vida?

— Não existe, de nossa parte, restrição alguma, Inácio, mas você conhece bem o nosso meio, lá na Terra...
— E como conheço!...
Nos últimos tempos, por não suportar a convivência com certos companheiros de ideal, terminei, equivocadamente, me insulando;
mil vezes preferível combater os padres do que os espíritas!...

Nas camadas simples dos adeptos do Espiritismo, entre os servidores por assim dizer, nos deparamos com a fraternidade legítima, mas nas cúpulas directivas!
Qualquer que ocupe um cargo de direcção, vira a cabeça e passa a se acreditar um espírito encarnado investido de elevada missão...

Odilon sorriu e, quando íamos dar sequência ao assunto que, de certa forma, ainda me incomodava mesmo depois da morte, alguém se nos fez anunciar.
A jovem atendente que trabalhava comigo, avisara-me que Paulino Garcia e Manoel Roberto haviam chegado e permaneciam à espera.

- Por favor, peça aos dois que entrem...

Odilon, sempre gentil, levantou-se da poltrona e cumprimentou os amigos efusivamente.

— Olá, Paulino!
Como vai passando, meu filho?
E você, Manoel? Há quanto tempo não nos vemos?...
— É verdade, Dr. Odilon, tenho andado um tanto ocupado ultimamente — respondeu o antigo Enfermeiro Chefe do Sanatório Espírita de Uberaba.

— Ocupado e preocupado, não é, Manoel? — aparteei com naturalidade.
— O senhor sabe como são os assuntos de família — explicou-se o amigo recém-chegado —:
a gente desencarna, mas não consegue se desligar...

A consciência continua me cobrando um melhor desempenho e tenho muito que fazer para tentar reunir os valores familiares que se dispersaram.
Eu também sou um daqueles que não cumpriram bem com os deveres de casa...

- Não exagere, Manoel! — retruquei, com o propósito de aliviar o amigo, cujo semblante se cobrira de tristeza.
Você fez o que pôde.
Eu, você, o Paulino, o Odilon — todos fizemos o que pudemos...
Como se dar o que não se tem?
Se a terra não é de boa qualidade, não adianta semear.
Reaja, homem! A reencarnação está aí pela frente...

— Mas é justamente isto que me preocupa:
reencarnar e repetir os mesmos erros...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122219
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli Empty Re: NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Ago 06, 2012 10:15 pm

— Calma, Manoel! — foi a vez de Odilon falar, confortando o coração do irmão que tanto fizera pelo ideal que nos era comum.
Não se angustie... Os nossos familiares são os nossos analistas em profundidade;
se não nos sentíssemos responsáveis por eles, viver não seria assim tão complexo e nos iludiríamos quanto à nossa real capacidade de amar...

Aqueles com os quais pouco convivemos pouco nos conhecem e nos transferem, de nós mesmos, uma imagem que não corresponde à realidade.
Não fosse pelo remorso que nos prende à retaguarda afectiva, junto aqueles que integram o nosso grupo evolutivo, a indiferença seria a característica maior dos nossos sentimentos...
As vezes, Manoel, nós esquecemos que pertencemos a Deus.

— O senhor tem razão — disse-lhe com os olhos marcados.
Eu preciso ser mais forte.
Mas veja o senhor: eu nada fiz que merecesse algum destaque.
Apenas sempre procurei cumprir com os meus deveres espirituais e, no entanto, os meus familiares, com uma ou outra excepção, me supõem detentor de méritos que os dispensam a eles próprios, do esforço individual...

— Querem, Odilon — interferi, indo directo ao assunto —, as credenciais dele...
— Mas isto de querer para si o mérito alheio é muito próprio do homem.
Há pessoas que vivem assediando os médiuns, na crença de que eles haverão de lhe facilitar o acesso às Regiões Superiores...

— Só se for às Regiões Umbralinas — atalhei, indignado, não deixando por menos.
— Muitos espíritas, recém-egressos do Catolicismo, estão querendo santificar os médiuns, e o pior é que há muito médium gostando de ser canonizado em vida...
É uma aberração! A continuar assim, vamos ter que ampliar as dimensões deste hospital...
É loucura que não acaba mais.
O espírita necessita, com urgência, de se conscientizar de sua indigência.

Eu pensava que, por ter escrito livros, polemizado com os padres e praticado alguns actos de caridade, fosse chegar por aqui com duas asinhas...
Ledo engano! Cheguei de rastros e, a rigor, ainda não me pus de pé...

A descontracção provocada por mim surtira o efeito esperado e todos começamos a rir.

— E você, Paulino, o que tem a nos dizer? — perguntou Odilon, com a intenção de deixar o pupilo à vontade.
— Com relação à família, até que não posso me queixar.
O meu pai, a minha mãe e os meus irmãos estão fazendo o que eu não faria...

A minha única preocupação é a de nos permitirmos envolver em excesso pelas coisas do mundo e relegarmos as actividades espirituais a plano secundário;
estamos indo bem, mas ainda corremos riscos...

— Sem dúvida, perseverar nas obras da fé é um constante desafio para quem se encontra no corpo — observei.
— A gente fica tanto tempo sem fazer nada, que, quando abre os olhos e percebe a extensão do serviço, chega a experimentar um certo desânimo — comentou Odilon, que prosseguiu.
E passamos a cumular os outros de exigências, reclamando porque não encontramos cooperação à altura, porque nos sentimos sobrecarregados, porque a Doutrina nos exorta a um maior desprendimento, e ainda não sabemos conciliar interesses que, em essência, são inconciliáveis...

Efectuando breve intervalo, o diligente amigo que todos temos à conta de devotado Instrutor, arrematou:
— Não importa, porém...
Hoje já estamos melhores do que ontem, quando, então, nos lamentávamos de braços cruzados, entregues à inércia; agora, pelo menos, num nível de consciência superior, nos atiramos à ”fogueira” e não temos como não nos chamuscarmos em suas labaredas...

Este, de facto, é um caminho sem volta!
Com menor ou maior aproveitamento, seguiremos adiante.

Quem descerra os olhos para a luz não mais se contenta com as trevas, O nosso mais breve contacto com o Espiritismo é suficiente para incomodar-nos pelo resto da vida!...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122219
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli Empty Re: NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Ago 06, 2012 10:16 pm

CAPÍTULO 5

A conversa seguia mais descontraída e todos nos sentíamos à vontade para expormos os nossos pontos de vista, sem nenhum constrangimento.

Manoel Roberto se recuperara do ligeiro abatimento e, a meu convite, passamos a uma sala contígua onde poderíamos dar sequência aquela reunião informal...

- Como é, Paulino? — indagou Odilon.
Confirmou-se a táctica que os nossos adversários, ultimamente, têm procurado empregar contra nós, em nossos contactos com os irmãos encarnados?
- Sim — respondeu o simpático jovem —, infelizmente, não se trata de uma informação equivocada; pudemos checar a veracidade do facto e é mais um problema que, doravante, teremos que enfrentar...

Curioso, solicitei a Odilon maiores esclarecimentos, pois, afinal de contas, eu vivia quase isolado entre os meus pacientes, alheio ao que se passava lá fora.

— Inácio — esclareceu o confrade, ante a minha perplexidade —, inteligências interessadas em manter o homem preso ao imediatismo, no comando de vastas falanges espirituais, estão impedindo que os desencarnados se aproximem e se manifestem através dos médiuns;
as comunicações nas casas espíritas têm escasseado e as que aconteciam espontaneamente fora dela, prevalecendo-se da condição inconsciente de muitos medianeiros, diminuíram sensivelmente...

— Como assim? — questionei, ávido de maiores detalhes.
— Você sabe, qualquer comunicação de além-túmulo, sem que entremos aqui no mérito de sua maior ou menor autenticidade, induz o homem a cogitar de sua própria sobrevivência e, consequentemente, imprimir um novo rumo aos seus passos...

O intercâmbio mediúnico tem sido um manancial que sustenta a fonte da crença — mesmo entre os que se dizem cépticos, a presença dos desencarnados que, diga-se de passagem, não procuram apenas os médiuns espíritas em sua necessidade de contactar os homens, faz com que a dúvida se lhes insinue no espírito, predispondo-os a reflectir na hipótese na imortalidade...

— E os inimigos da Doutrina estão agindo?... —inquiri, estupefacto.
— Vejamos a que extremos chegaram — aduziu o Orientador.
Estão se organizando com o propósito de impedir os médiuns de trabalhar e as eventuais comunicações que permitem são aquelas passíveis de provocar escândalos, pelo comprometimento moral do medianeiro...

As inteligências desencarnadas às quais nos referimos, estão espalhando o terror nas vias de acesso à Crosta, ameaçando com severas punições as entidades que têm o hábito de se manifestarem mediunicamente — a maioria porque, infelizmente, ainda não conseguiu se emancipar completamente dos laços que a escraviza à Terra, deixaram o corpo, mas continuam gravitando mentalmente em torno de seus antigos interesses...

Achar o caminho para a Altura não é fácil, mormente para aqueles que nunca se preocuparam com a própria elevação.

— Mas, Odilon, o que você está me dizendo é um absurdo... Inacreditável!...

— A coisa, Inácio, é mais complexa do que parece à primeira vista.
Em nossas reuniões mediúnicas, existem entidades que se colam psiquicamente aos médiuns e passam o tempo todo sem pronunciar uma palavra: deixam a mente do médium entorpecida e não consumam o transe...

Nos próprios hospitais psiquiátricos, onde as manifestações sempre foram intensas, está imperando a lei do silêncio.
A intenção é a de fazer crer que não existe vida depois da morte; o resto é consequência...
Não podendo calar os médiuns, como outrora acontecia nas fogueiras inquisitoriais, estão calando ou tentando calar os espíritos.

Por este motivo, temos observado que, no meio espírita, os contactos mediúnicos com entidades supostamente mais esclarecidas têm se multiplicado.
Vejamos o número de livros assinados por novos autores espirituais...

— Meu Deus, como o assunto é complexo! — exclamei, atinando para a gravidade do problema.
- Espíritos que mentalmente não se submetem, porque possuidores de certa independência, furam o bloqueio e, encontrando receptividade nos médiuns à disposição têm produzido obras literárias ou não que pouco acrescentam ao corpo doutrinário e, além do mais, com uma séria agravante:
a intensa produção de livros de qualidade questionável sufoca, no mercado, aqueles que guardam estreito vínculo com a Codificação.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122219
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli Empty Re: NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Ago 06, 2012 10:16 pm

Com o devido respeito que nos merecem, a maioria dos medianeiros em actividade ainda deveria estar naquela fase de adestramento de suas faculdades.
Antes de empunharem a caneta para escrever, careceriam de se exercitar na psicofonia, no serviço de enfermagem espiritual junto às entidades sofredoras do nosso Plano.

- Infelizmente, no entanto, a vaidade e o personalismo, que os espíritos maquiavélicos sabem manipular, têm lhes trazido sérios prejuízos.
— Odilon — sabatinei o amigo —, que providências têm sido tomadas por nós?...
Ao que estou informado pela História, a porta de comunicação com os chamados mortos já foi cerrada mais de uma vez:
Moisés, com a sua proibição no Deuteronómio;
quando o imperador Constantino proclamou o Cristianismo como religião oficial do Estado, ensejando sua transformação em Catolicismo;
na Idade Média, quando os sensitivos eram considerados hereges despoticamente condenados...

- Como, nos tempos modernos, não existe mais campo para cercear a liberdade de pensar e de crer, embora, neste sentido, ainda não tenham se extinguido todos os focos de resistência, as inteligências perversas que não desistem da hegemonia planetária continuam lutando e, ao que me parece, não se encontram dispostas a recuar...

Temos feito o possível, Inácio, para sensibilizar e alertar os médiuns com os quais podemos contar, para que as chamas do idealismo não se transformem em cinzas de frustração.

A fogueira simbólica que se acendeu entre os homens, pelas luzes da Terceira Revelação, não pode se apagar, sob pena de mergulharmos todos em trevas sem precedentes na História da Humanidade.

Para fazermos mais, porém, necessitaríamos contar com maior determinismo e boa vontade da parte dos medianeiros que, lamentavelmente, vêm se desvirtuando dos propósitos superiores; estimando mais o aplauso do que o trabalho, caem numa espécie de obsessão serena que, de modo imperceptível para eles, compromete a qualidade de sua produção e desfigura os exemplos que são chamados a transmitir.

— Hostes inteiras, Dr. Inácio — comentou Paulino comigo —, têm se movimentado com ordens expressas de impedir que os desencarnados que vivem nas imediações da Terra se comuniquem;
o cerco tem aumentado e pairam severas ameaças de punições sobre aqueles que se rebelarem...

— Isto parece coisa de ficção — acrescentei; pasmo.
Eu já tinha ouvido falar de alguns espíritas que apregoam um Espiritismo sem espíritos...
— Por esta razão, não podemos esmorecer e, tanto quanto possível, precisamos insistir com os médiuns para que tomem maior consciência de suas responsabilidades...

— E com os dirigentes também, com os responsáveis pelos centros espíritas...
— Certo, Inácio, você está com a razão, mas este é um outro obstáculo que carece de ser removido, pois, quase sempre, os dirigentes espíritas não pensam no seu comprometimento com a Causa;
não podemos generalizar, mas a falta de empenho e de ideal de certos dirigentes, que centralizam decisões, tornam a casa espírita improdutiva — vazia de tarefas e, consequentemente, vazia de espíritos operosos no bem.

Existem muitos espíritas que, com o dinheiro dos outros, estão construindo centros apenas para si, com a finalidade de terem um palco exclusivo para as suas excentricidades!...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122219
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli Empty Re: NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Ago 07, 2012 9:12 pm

CAPÍTULO 6

O diálogo prosseguia interessante e me despertava a curiosidade, ante as abordagens efectuadas por Odilon, o companheiro que, por assim dizer, se especializara no serviço do intercâmbio com os homens, trabalhando exaustivamente pela fé espírita.

Nosso irmão não poupava esforços no sentido de divulgar a crença na imortalidade e entendia que os médiuns eram chamados a cumprir relevante papel, no combate ao materialismo.

— Dr. Inácio — indagou-me Paulino —, além de médico na Terra, o senhor exercia a mediunidade?
— Na acepção da palavra, não — respondi —, mas em seu significado profundo, sim.
Hoje percebo que convivia com os espíritos frequentemente e, de maneira inconsciente, conversava com eles o tempo todo.

Além do contacto que me era possível manter, ostensivamente, com o Mundo Espiritual, através da faculdade mediúnica de Maria Modesto Cravo, a nossa Modesta, os doentes com os quais lidava no Sanatório eram intérpretes em potencial dos desencarnados — para mim, às vezes era difícil saber com quem estava verdadeiramente conversando, se com o obsidiado ou se com o obsessor.

Em minha casa, quando me encontrava a sós, entregue às minhas reflexões, procurando inspiração para os meus escritos, embora não pudesse identificá-las, devido, digamos, ao meu couro grosso, eu registrava a benéfica presença de diversas entidades que me rodeavam...

Os espíritos sempre andaram comigo e, se assim não tivesse sido, é possível que eu não tivesse levado até ao fim a árdua tarefa que fui chamado a desempenhar;
os ataques, as perseguições e as tramas urdidas contra as nossas actividades eram muito grandes.

Por mais de uma vez, segundo pude constatar posteriormente, a minha morte chegou a ser cogitada pelos adversários da Doutrina...
De modo que, médium, a meu ver, não é só aquele que se encontra no exercício mais ou menos ostensivo de suas faculdades.
Concorda, Odilon?

— Claro, Inácio — respondeu sem evasivas o Orientador—, aliás, em matéria de mediunidade, a sintonia natural é aquela que se deseja, sem que o médium tenha, necessariamente, de “perder” a lucidez;
o transe mediúnico pode ocorrer de maneira quase imperceptível, sem necessidade de que o médium sofra alterações físicas de vulto, evidenciando o fenómeno...

Músicos, escritores, actores no acto de representar, pintores, enfim, todos aqueles que, principalmente, procuram o cultivo de sensibilidade, são médiuns em potencial, porquanto, estejam no corpo ou fora dele, os que têm aspirações em comum se atraem; em mediunidade, também é válido o aforisma de que “semelhante atrai semelhante”...

Aparteando, Paulino questionou-me:
— Diante do exposto, o senhor não acha, Dr. Odilon, muito difícil que as inteligências que se opõem à emancipação espiritual encarnada colimem os seus objectivos, no que tange ao bloqueio das comunicações?

- Sem dúvida, Paulino — esclareceu o interpelado —, no entanto há de se fazer uma ressalva.
Presentemente, a mediunidade que constrói os valores do espírito e enfatiza as lições do Evangelho é a de que o Espiritismo nos ensina o cultivo.

Na Doutrina, temos um movimento organizado e inteligente das Falanges Superiores que, em nome do Cristo, objectivam o despertar da criatura encarnada;
a mediunidade não vale só por si, pois, neste sentido, desde épocas imemoriais, os homens têm se colocado em contacto com os habitantes do Invisível...

Através dos canais espíritas, estabelecidos por Allan Kardec, sob as directrizes do Espírito Verdade, é que a mediunidade passou a servir à edificação espiritual da Humanidade como um todo;
antes que o Espiritismo estabelecesse determinados parâmetros para o intercâmbio dos vivos com os mortos, a mediunidade não passava de mero instrumento de curiosidade que se vulgariza...

É isto, Paulino, que incomoda os espíritos que não desejam se expor às Leis que regem os princípios da evolução para o mundo íntimo; na verdade, os espíritos que pelejam contra a Doutrina estão defendendo a própria posição, de vez que não querem se submeter à Reencarnação e ao Carma, como se lhes fosse possível escapar, indefinidamente, das Leis que o Criador instituiu para todas as criaturas..

- Eu ainda não havia pensado nisto... — comentou, reticente, o jovem amigo.

- O Espiritismo — continuou Odilon — representa, na actualidade, o Cristianismo puro;
à medida em que um maior número adere a ele, os espíritos recalcitrantes vão se sentindo forçados a se afastar da psicosfera do Planeta e, através desse distanciamento, caem nas malhas gravitacionais de outros orbes ou de outras dimensões extrafísicas, tornando-se então realidade para eles o chamado “expurgo planetário”;
sem receptividade mental, os espíritos afeitos às sombras não sustentarão a sua necessidade de escuridão, ou seja:
iluminando a mente humana, o Espiritismo desfaz a sintonia que as trevas mantêm com o seu hospedeiro, que é o médium não-consciente de suas responsabilidades e deveres.

— Então — questionou Manoel Roberto, tão impressionado quanto eu com o que ouvíamos —, deveremos esperar ataques sempre mais acirrados contra as trincheiras do Movimento?...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122219
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli Empty Re: NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Ago 07, 2012 9:12 pm

- É evidente, Manoel — esclareceu o devotado amigo —;
os espíritos indiferentes aos propósitos do Senhor farão de tudo para desestabilizar o Movimento e comprometer a Doutrina...

E qual o seu alvo de eleição?
Preferencialmente os médiuns, que são os espíritas de uma vida mais pública e estão sob a mira das lentes da opinião pública;
além de tentar envolvê-los moralmente em delicadas situações, ocasionando escândalos para o enfraquecimento da fé, haverão de tentar manipular-lhes a vaidade e o personalismo, sabedores de que os médiuns nada mais são do que seres humanos que, por vezes, parecem se esquecer dessa sua condição.

— E por que, Dr. Odilon — tornou Paulino a interrogar —, o Plano Espiritual não desce à Terra de vez?...

— Compreendo, Paulino, o alcance de sua colocação, mas não podemos nos esquecer de que, pelo menos duas vezes, no sentido colectivo semelhante medida já foi tomada — a primeira, quando da festa de Pentecostes, em que, de acordo com as narrativas, “todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em certas línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem” e cerca de três mil pessoas se converteram de uma só vez;
a segunda, quando do chamado fenómeno das “mesas girantes”, que antecederam a Codificação...

Se a terra não está preparada, é inútil lançar-se-lhe a semente.

Reparemos na cura efectuada por Jesus em dez leprosos, de uma só vez:
apenas um deles, após ter se mostrado ao sacerdote, voltou para agradecer — agradeceu, mas o Evangelho não diz que ele tenha se tornado adepto...

— O mesmo acontecia no Sanatório — acrescentei com conhecimento de causa.

Raríssimos daqueles que se tratavam connosco e alcançavam a graça da cura de suas obsessões, admitiam, depois, o benefício que o Espiritismo lhes havia prestado;
no caso dos dez leprosos, o reconhecimento foi de um décimo, mas dos internos do Sanatório a percentagem era quase inexpressiva:
a maioria, inclusive, chegava a esconder que estivera sob tratamento num hospital espírita;
as famílias mais abastadas e, consequentemente, mais preconceituosas, quando iam levar um doente para ser internado chegavam a nos fornecer dele uma identidade falsa...

A Humanidade sempre foi hipócrita! — sentenciei com um muxoxo.

Sorrindo do meu jeito de ser, Odilon observou:
— Inácio, meu bom amigo, a Humanidade somos nós!...

— Infelizmente — concluí, convidando Odilon e Paulino para que nos acompanhassem, a mim e a Manoel Roberto, na visita inadiável que necessitávamos de fazer a um dos nossos pacientes que estava em crise.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122219
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli Empty Re: NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Ago 07, 2012 9:12 pm

CAPÍTULO 7

Quando, porém, estávamos de saída para um dos pavilhões do hospital, agora sob a minha responsabilidade no Mundo Espiritual, nosso irmão Lilito Chaves veio ao nosso encontro e anunciou o que, desde algum tempo, aguardávamos com expectativa:
a desencarnação do médium Francisco Cândido Xavier, o nosso estimado Chico.

O acontecimento nos impunha rápidas mudanças de planos e, solicitando a Manoel Roberto que cuidasse do interno que me reclamava a presença, improvisamos uma excursão à Crosta para saudar aquele que, após cumprir com êxito a sua missão, retornava à Pátria de origem.

Assim, sem maiores delongas, Odilon, Paulino e eu, juntando-nos a uma plêiade de companheiros uberabenses desencarnados, entre os quais relaciono o próprio Lilito, Antusa, Joaquim Cassiano, Rufina, Adelino de Carvalho, e tantos outros, rumamos para Uberaba no começo da noite daquele domingo, dia 30 de junho.

A caminho, impressionava-nos o número de grupos espirituais, procedentes de localidades diversas, do Brasil e do Exterior, que se movimentavam com a mesma finalidade.

Todos estávamos profundamente emocionados e, mais comovidos ficamos quando, estacionando nas vizinhanças do “Grupo Espírita da Prece’, onde estava sendo realizado o velório, com o corpo exposto à visitação pública, observamos uma faixa de luz resplandecente, que, pairando sobre a humilde casa de trabalho do médium, a ligava às Esferas Superiores, às quais não tínhamos acesso.

Conversando connosco, Odilon observou:
— Embora, evidentemente, já desligado do corpo, nosso Chico, em espírito, ainda não se ausentou da atmosfera terrestre;
os Benfeitores Espirituais que, durante 75 anos, com ele serviram à Causa do Evangelho, estarão, com certeza, à espera de ordens superiores para conduzi-lo a Região Mais Alta...

De nossa parte, permaneçamos em oração, buscando reter connosco as lições deste raro momento.
Aproximando-nos quanto possível, notamos a formação de duas filas imensas, constituídas de irmãos encarnados e desencarnados, que reverenciavam o companheiro recém-liberto do jugo opressor da matéria: eram espíritos, no corpo e fora dele, extremamente gratos a tudo que haviam recebido de suas mãos, a vida inteira dedicadas à Caridade, nas mais fiel vivência do “amai-vos uns aos outros”.

Mães e pais que, por ele haviam sido consolados em suas dores;
filhos e filhas que puderam reatar o diálogo com os genitores saudosos, escrevendo-lhes comoventes páginas do Outro Lado da Vida;
famílias desvalidas com as quais repartira o pão;
doentes que confortara agonizantes em seus leitos;
religiosos de todas as crenças que, respeitosos, lhe agradeciam o esforço sobre-humano em prol da fé na imortalidade da alma...

Não registamos nas imediações, é bom que se diga, um só espírito que ousasse se aproximar com intenções infelizes.

Os pensamentos de gratidão e as preces que lhe eram endereçadas, formavam um halo de luz protector que tudo iluminava num raio de cinco quilómetros;
porém essa luz amarelo-brilhante contrastava com a faixa de luz azulínea que se perdia entre as estrelas no firmamento.

A cena era grandiosa demais para ser descrita e desafiaria a inspiração do mais exímio génio da pintura que tentasse retractá-la.
Uma música suave, cujos acordes eu desconhecia, ecoava entre nós, sem que pudéssemos identificar de onde provinha, como se invisível coral de vozes infantis, volitando no espaço, tivesse sido treinado para aquela hora.

Espíritos mais simples que passavam rente comentavam:
— “Este é um dos últimos...
Não sabemos quando a Terra será beneficiada novamente por um espírito de tal envergadura”;
“Este, de facto, procurava viver o que pregava” “Quem nos valerá agora?”; “Durante muitos anos, ele matou a fome da minha família...

“Lembro-me de que, certa vez, desesperado, com a ideia de suicídio na cabeça, eu o procurei e a minha vida mudou”;
“Os seus livros me inspiraram a ser o que fui, livrando-me de uma existência medíocre”;
“Quando minha avó morreu, foi ele quem pagou seu enterro, pois, à época, éramos totalmente desprovidos de recursos”;
“Fundei minha casa espírita sob a orientação de Chico Xavier, que recebeu para mim uma mensagem de incentivo e de apoio”;
“Comigo, foi diferente: eu estava doente, desenganado pela Medicina, ele me receitou um remédio de Homeopatia e fiquei bom”...

Paulino, tão curioso quanto eu e Lilito, perguntou a Odilon:
— O que o senhor acha dessa faixa de luz isolada, como se fosse um caminho?
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122219
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli Empty Re: NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Ago 07, 2012 9:13 pm

— Desconfio o que seja, mas ainda não tenho certeza, Paulino — respondeu o Orientador, que, a todo momento, identificado por um dos integrantes da multidão que aumentava progressivamente do nosso lado de acção, se esmerava em responder as perguntas que lhe eram dirigidas.

Os caravaneiros não cessavam de chegar, todos portando flâmulas e faixas com dizeres luminosos;
creio sinceramente que, em nosso Plano, jamais houve uma recepção semelhante a um espírito que tivesse deixado o corpo, após finda a sua tarefa no mundo;
com excepção do Cristo e de um ou outro luminar da Espiritualidade, ninguém houvera feito jus ao aparato espiritual que se organizara em torno do desenlace de Chico Xavier.

Com dificuldade, logrando adentrar o recinto do “Grupo Espírita da Prece”, reparamos que uma comissão de nobres espíritos, dispostos em semicírculo, todos trajando vestes luminescentes, permanecia, quanto nós mesmos, em expectativa.

Odilon sussurrou-me ao ouvido:
— Inácio, estas são as entidades que trabalharam com ele na chamada “Colecção de André Luiz”;
são os Mentores das obras que o nosso André reportou para o mundo, no desdobramento do Pentateuco Kardeciano:
Clarêncio, Aniceto, Calderaro, Áulus e tantos outros...

E aqueles que estão imediatamente atrás? — indaguei.
— São alguns representantes da família do médium e amigos fiéis de longa data.

— E onde estão Emmanuel, nosso Dr. Bezerra de Menezes e Eurípedes Barsanulfo?
Porventura, ainda não chegaram?...
— Devem estar — respondi — cuidando da organização...

Ao lado do seu corpo inerte, nosso Chico, segundo a visão que tive, me parecia uma criança ressonando, tranquila, no colo de um anjo transfigurado em mulher, fazendo-me recordar, de imediato, a imagem de “Pietà”, a famosa escultura de Michelangelo.

— Quem é ela? — perguntei.
— Trata-se de D. Cidália, a sua segunda mãe...
— E D. Maria João de Deus?...
— Ao que estou informado — esclareceu Odilon —, encontra-se reencarnada no seio da própria família.

- E seu pai, o Sr. João Cândido?
— Está em processo de reencarnação, seguindo os passos da primeira esposa.

Adiantando-se, nosso Lilito indagou:
— Odilon, na sua opinião, por que o Chico está parecendo uma criança?
— Ele necessita se refazer, pois o seu desgaste, como não ignoramos, foi muito grande, mormente nos últimos anos da vida física;
nosso Chico carece de se desligar completamente...

— Perderá, no entanto, a consciência de si?
- É evidente que não.
O seu verdadeiro despertar acontecerá gradativamente, à medida em que se recupere da luta sem tréguas que travou...

Aliás, a Espiritualidade Superior, nos últimos três anos, vinha trabalhando para que a sua transição ocorresse sem traumas, tanto para a imensa família espírita, que o venera, quanto para ele próprio.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122219
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli Empty Re: NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Ago 07, 2012 9:13 pm

CAPÍTULO 8

Inúmeras caravanas e representações continuavam chegando, formando extensas filas, que se postavam paralelas às filas organizadas pelos nossos irmãos encarnados, a comparecerem ao velório para render a Chico Xavier merecidas homenagens.

Dezenas e dezenas de jovens, coordenados por Augusto César e Jair Presente, dentre outros, formavam grupos especiais que vinham recebê-lo no limiar da Nova Vida, gratos por ter sido ele o seu instrumento de consolo aos familiares na Terra, quando se viram compelidos à desencarnação...

A tarefa de Chico Xavier — explicou Odilon, emocionado — não tem fronteiras;
raras vezes, a Espiritualidade conseguiu tamanho êxito no campo do intercâmbio mediúnico...

No entanto a força que o sustentava nas dificuldades vinha de Cima, pois, caso contrário, teria sucumbido às pressões daqueles que, encarnados e desencarnados, se opõem ao Evangelho.

Chico, por assim dizer, ocultou-se espiritualmente em um corpo franzino e deu início ao seu trabalho, sem que praticamente ninguém lhe desse crédito;
quando as trevas o perceberam, ele já havia atravessado a faixa dos vinte de idade e em franco labor, tendo pronto o “Parnaso de Além-Túmulo”, a obra inicial de sua profícua e excelente actividade psicográfica...

— Dr. Odilon — adiantou-se Paulino —, perdoe-me talvez a inoportunidade da pergunta:
o senhor crê que Chico Xavier seja a reencarnação de Allan Kardec?

— Não somente creio, Paulino, como tenho elementos para afirmar que ele o é — respondeu o Mentor, corajosamente.
Os que se dedicarem a estudar o assunto, compulsando, principalmente, a correspondência particular de um e de outro perceberão tratar-se do mesmo espírito.

É uma questão que, infelizmente, ainda há de suscitar muita polémica entre os espíritas que mourejam na carne, mas, para determinado segmento espiritual, no qual eu me incluo, isto é ponto pacífico.

São notáveis as “coincidências” ou os pontos de contacto entre as duas personalidades, inclusive na semelhança física...

— Alegam alguns, porém, que o Codificador era dono de uma personalidade austera, activa, quando a de nosso Chico Xavier é de característica branda, passiva...

— Os que assim se referem não tiveram, evidentemente, oportunidade de privar com o primeiro nem com o segundo — ambos eram austeros e brandos, quando a brandura ou a austeridade se faziam necessárias.

É claro que a tarefa que Chico Xavier desdobrou, no começo do século passado, se deu em condições um tanto diversas da que cumpriu com a identidade de Allan Kardec;
o meio não deixa de exercer certa influência sobre a individualidade, constrangendo-a a adaptar-se às novas condições — uma rosa no Brasil será uma rosa, por exemplo, no Japão, no entanto as diferenças climáticas são passíveis de alterar-lhe as características, tanto no que se refere à coloração quanto ao perfume...

O espírito é sempre o mesmo, de uma vida para outra, todavia não há, para ele, como livrar-se totalmente da carga genética que o transfigura, mas não desfigura...

Aparteando, o nosso Lilito Chaves considerou:
— Você tem razão, Odilon;
às vezes, na condição de espíritas, esperávamos de Chico Xavier atitudes de maior pulso...

O companheiro sorriu e respondeu:
— Lilito, entendo o alcance de sua colocação, mas, convenhamos, se o nosso Chico tivesse sido mais directo em determinadas ocasiões ou adoptado uma postura mais enérgica, mormente com aqueles que procuravam com ele uma convivência mais estreita, agora, ao invés de admirá-lo como vencedor, estaríamos a lamentá-lo;
o que o fez grande foi justamente a sua capacidade de tolerar, de caminhar a segunda milha a que o Senhor nos conclama, que nós não estamos dispostos a caminhar com os amigos e, muito menos, com os nossos desafectos.

Kardec, se era firme na defesa da Doutrina através de seus escritos e pronunciamentos, no trato pessoal era doce e afável, tendo com Mme. Gaby, a esposa, um relacionamento que ia além dos limites do casamento, conforme ainda se concebe em nossa sociedade — mais que marido e mulher, os dois eram qual irmãos e, sendo mais velha do que ele nove anos, ela sentia por Rivail o amor que uma mãe sente pelo filho;
antes que Allan Kardec fosse chamado a encetar a obra da Codificação, o casal havia renunciado a qualquer tipo de convivência mais íntima na esfera sexual, para devotar-se aos valores do espírito, e, tanto é assim, que ambos não geraram herdeiros directos, porquanto a vontade do Senhor lhes reservara mais alta destinação.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122219
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli Empty Re: NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Ago 07, 2012 9:13 pm

Os filhos de Allan Kardec são os filhos da Fé Raciocinada, que se multiplicam na Família Humana...
Neste ínterim, aproximando-se de nós a querida Antusa, médium de cura que cumprira de maneira exemplar a sua tarefa, após nos termos carinhosamente abraçado, Odilon solicitou que a respeitável irmã opinasse sobre o assunto que nos ocupava a atenção.

Sim, Chico Xavier é a reencarnação de Allan Kardec — disse convicta.

Eu sempre o soube, mas, dentro da prova da mudez que me assinalava os dias, nunca pude me expressar com clareza;
não polemizo com os confrades valorosos que pensam diferente, no entanto, no meu caso, possuidora, na Terra, da mediunidade de clarividência, várias vezes pude constatar a autenticidade do fato: à minha retina espiritual, Chico se transfigurava e, em seu lugar, surgia a simpática figura do Codificador;
também, muitas vezes, em estado de desdobramento, nos instantes em que me era possível deixar o corpo e visitá-lo, eu o encontrava na personalidade marcante de Allan Kardec...

A camuflagem espiritual era quase perfeita.
É inegável que a obra de um é o complemento da outra: a mesma linha de pensamento, a mesma terminologia, a mesma luz...

- É — atrevi-me a considerar, por minha vez —, com a invasão da França, quando da Segunda Guerra, e as mudanças sociais a que o país, posteriormente, se submeteu, a árvore simbólica do Cristianismo Restaurado consolidou seu transplante no Brasil;
seria natural que o pomicultor a tivesse acompanhado...

Digo-lhes que, nos meus tempos de Sanatório, até os obsessores sabiam que Chico era a reencarnação de Allan Kardec;
inclusive, um grande amigo nosso, aliás, o único amigo padre que tive na vida, Sebastião Carmelita, sabia ser este mesmo, por revelação mediúnica que o Chico lhe fizera, o Bispo inquisidor que ordenara a incineração dos livros de Allan Kardec, em praça pública, na cidade de Barcelona.

Certa feita, visitando-nos no hospital psiquiátrico sob a nossa direcção, Chico confrontou-se com o espírito Tomás de Torquemada, episódio que tive oportunidade de narrar, acanhadamente, em meu livro “Sob as Cinzas do Tempo”...

Lembrando-me de outros testemunhos, após pequena pausa, acrescentei:
— A Modesta, que incorporava o espírito Gabriel Delanne e, por vezes, nos ensejava ouvir a palavra de Léon Denis, não escondia a convicção de que o Codificador estava reencarnado e convivendo connosco em Uberaba;
Gabriel Delanne, por intermédio de sua faculdade falante, disse-nos com clareza, logo após a mudança de Chico de Pedro Leopoldo para Uberaba, que Allan Kardec se transferira de domicílio e que, por este motivo, eles estavam se transferindo também...

É evidente que, quando obtínhamos um comunicado desta natureza, os espíritos nos solicitavam o máximo de sigilo e, por este motivo, não tornávamos pública a revelação;
além do mais, não tínhamos provas cabais para oferecer aos Tomés do Espiritismo, os que, negando-se a enxergar com os olhos da razão, querem ver com os olhos físicos o que depois pedem para tocar com as mãos...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122219
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli Empty Re: NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Ago 07, 2012 9:13 pm

CAPÍTULO 9

Estávamos todos profundamente emocionados.

A multidão, dos Dois Lados da Vida, não parava de crescer e, assim como no Plano Físico, os policiais cuidavam da organização, na Dimensão Espiritual em que nos situávamos.

Entidades diversas haviam sido encarregadas de disciplinar a intensa movimentação, sem que nenhum de nós se sentisse encorajado a reclamar qualquer privilégio com o propósito de uma maior aproximação. Quase todos nos conservávamos em atitude de profundo silêncio e de reverência.

Os grupos de espíritos que haviam, ao longo de seus 75 anos de labor, trabalhado com o médium, com excepção, evidentemente, daqueles que já haviam reencarnado, se faziam representar pelos seus maiores expoentes no campo da Poesia e da Literatura.

Próximas a Cidália, em cujos braços Chico Xavier descansava, à espera de que o cortejo fúnebre partisse conduzindo os seus restos mortais, notei a presença de algumas entidades femininas que eu não soube identificar.

— Quem são? — perguntei a Odilon, que era um dos poucos dentre nós com plena liberdade de movimentar-se.

- Aquelas quatro primeiras, são as nossas irmãs Meimei, Maria Dolores, Scheilla e Auta de Souza;
as demais são corações maternos agradecidos que, em uma ou outra oportunidade, se expressaram pela mediunidade psicográfica do nosso Chico.

- Quem estará na coordenação do evento? — insisti, ansioso por maiores esclarecimentos.
— O Dr. Bezerra de Menezes e Emmanuel, assessorados directamente por José Xavier — respondeu.
- José Xavier?...
- Sim, o irmão do médium, que está conduzindo um grupo de espíritos amigos de Pedro Leopoldo e região;
quando Chico se transferiu para a cidade de Uberaba, em 1959, os seus vínculos afectivos com a sua terra natal não se desfizeram;
os espíritas que constituíram o Centro Espírita “Luiz Gonzaga” sempre se sentiram membros de uma única família.

- E aquele casal mais próximo que, de quando a quando, dialoga com Cidália?
— José Hermínio e D. Carmem Perácio;
foram eles que iniciaram Chico Xavier no conhecimento da Doutrina Espírita, doando-lhe exemplares de “O Livro dos Espíritos” e de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”...

Pude perceber, com clareza, que os filamentos perispirituais que uniam o espírito recém-desencarnado ao corpo enrijecido, se enfraqueciam gradualmente;
sem dúvida, o médium, assim que se lhe cerraram os olhos físicos, desprendeu-se da forma material, no entanto, devido à necessidade de permanecer durante 48 horas exposto à visitação pública, conforme era seu desejo, exigia que o corpo, de certa forma, continuasse a receber suplementos de princípio vital, evitando-se os constrangimentos da cadaverização.

Embora aconchegado aos braços daquela que havia sido na Terra a sua segunda mãe e grande benfeitora, o espírito Chico guardava relativa consciência de tudo...

As expectativas de quase todos, porém, se concentravam sobre aquela faixa de luz azulínea, a qual, à medida que se abeirava a hora do sepultamento, se intensificava;
tínhamos a impressão de que aquele caminho iluminado era a passagem para uma Dimensão Desconhecida, para a qual, com certeza, Chico Xavier haveria de ser conduzido.

Dentro de poucos instantes, o silêncio se fez naturalmente maior e um venerável senhor, ladeado por Irmão José e Herculano Pires, este um dos vultos mais importantes da Doutrina nos últimos tempos, assomou discreta tribuna e começou a falar.

- Quem é? perguntei à meia-voz..
— Léon Denis — respondeu-me Odilon com um sussurro.

— “Meus irmãos — disse o inesquecível discípulo de Allan Kardec —, eis que aqui nos encontramos reunidos, para receber de volta ao nosso convívio, aquele que, uma vez mais, cumpriu exemplarmente a missão que lhe foi confiada pelo Senhor de nossas vidas.

Elevemos ao Infinito os nossos pensamentos de gratidão e de reconhecimento, porquanto sabemos das dificuldades que o espírito que moureja na carne enfrenta para desbravar caminhos à Verdade;
o nosso amigo e mestre que, após longa e desgastante peleja, agora retorna à Pátria Espiritual, se constituiu num verdadeiro exemplo, não somente para os nossos irmãos encarnados, mas igualmente para os que necessitamos renascer no orbe e, por vezes, nos sentimos desencorajados...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122219
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli Empty Re: NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Ago 07, 2012 9:14 pm

De maneira directa ou indirecta, cooperamos com ele, para que a Obra que ele próprio encetou, na segunda metade do século dezanove, se desdobrasse na revivescência do Evangelho;
a semente espalhada por suas mãos, germinou prodigiosamente, e não apenas no campo da bibliografia espírita, que se enriqueceu sobremodo...

Desde o 8 de julho de 1927 e, mais especificamente, o ano de 1932, com a publicação de “Parnaso de Além-Túmulo”, pela Federação Espírita Brasileira, o Movimento Espírita cresceu em progressão geométrica e os grupos doutrinários e assistenciais, que falam da pujança da Terceira Revelação, se multiplicaram em toda parte...

Agora, porém, é connosco — enfatizou o grande orador.
Agora somos nós que, no alvorecer do Terceiro Milénio da Era Cristã não mais devemos hesitar em tomar corpo no planeta que, espiritualmente, deverá se elevar connosco.
Não tenhamos qualquer receio.

Sigamos as pegadas do mestre lionês que soube ocultar a própria grandeza, aceitando a bênção de um novo renascimento quase de imediato àquele que já lhe havia sido, na França, de lutas acerbas para lançar os fundamentos do Espiritismo.

Nós, os que, então, não tivemos a coragem de acompanhá-lo na difícil empreitada, devemos sucedê-lo no esforço e na boa vontade, que sempre lhe caracterizaram o apostolado.
O mundo não pode mais esperar e, dentro do natural dinamismo da Doutrina, carecemos de cooperar para que a luz da imortalidade que se acendeu entre os homens, não se eclipse nas sombras do materialismo.

Com o amor de Jesus no coração, a exemplo do nosso inesquecível Prof. Rivail, triunfaremos.
É chegado o instante de nos candidatarmos ao serviço da construção da fé no mundo, cada qual de nós actuando em determinada área do Conhecimento;
renunciemos à posição cómoda que desfrutamos, à maneira do general que apenas participa da refrega pelas lentes de um binóculo, sem jamais ousar descer ao campo de batalha...

Promovendo ligeira pausa, o eloquente tribuno prosseguiu.

- Muitos de nós, os que nos equivocamos nos caminhos do mundo, prevalecemo-nos das faculdades mediúnicas do nosso irmão para, anonimamente por vezes, não nos omitirmos de todo na grande Obra, todavia não mais podemos sonegar as nossas mãos no cultivo de abençoada sementeira da crença e no ideal.

Simbolicamente, com o desenlace do Mestre, que viemos saudar em seu regresso triunfal, o esquema traçado pela Espiritualidade Superior e que se colocou em prática, ao longo de mais de sete décadas, agora se desmonta; as tendas espirituais que foram armadas ao seu derredor, se levantam e, para que não nos transformemos em nómadas no Além, devemos começar a planejar o nosso retorno à vida física, dando sequência à tarefa que nos era cómodo desempenhar deste Outro Lado da Vida...

Eis o alvitre que, um nome Daquele que nos ama desde o princípio, fui encarregado de lhes transmitir, aproveitando o ensejo de estarmos todos reunidos nesta oportunidade. Um ciclo se encerra, mas outro deve começar...

Esqueçamos caprichos de ordem pessoal e, embora atrelados à Lei do Carma, que nos reclama o espírito para inevitável resgate, assumamos o compromisso de servir, a exemplo de Allan Kardec, ou Chico Xavier, o iluminado espírito que em duas existências consecutivas, consolidou para a Humanidade os princípios da Fé Raciocinada”.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122219
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli Empty Re: NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Ago 07, 2012 9:14 pm

CAPÍTULO 10

Passados alguns instantes da alocução proferida por Léon Denis, perfumada aragem começou a soprar, balsamizando o ambiente.

De onde será que provinha aquele suave perfume que, aos poucos, se intensificava, impregnando-nos o corpo espiritual?
Tínhamos a impressão de que, caindo de Esferas Resplandecentes, aquele orvalho celeste, constituído de diminutos flocos luminosos, antecedia o momento em que o espírito Chico Xavier seria conduzido à ignota região da Vida Sem Fim.

Quando o fenómeno a que tento me referir se fez mais evidente, algumas explosões começaram a ocorrer na extensa faixa de luz azulínea que, agora, ia mudando de tonalidade, como se um arco-íris se estivesse materializando diante dos nossos olhos.

Gradativamente, cinco entidades foram se fazendo visíveis para nós, tangibilizando-se no pequeno espaço que me parecia reproduzir produzir a abençoada estrebaria em Belém...

Os cinco espíritos, que não posso lhes dizer que tenham assumido forma propriamente humana, foram sendo identificados por nós:
eram Bezerra de Menezes, Emmanuel, Eurípedes Barsanulfo, Veneranda e Celina, a excelsa mensageira de Maria de Nazaré.

Diante da estupenda visão, todos sentimos ímpetos de nos ajoelharmos;
muitos, efectivamente, se ajoelharam, com os olhos banhados de lágrimas.

Bezerra de Menezes, Emmanuel e Eurípedes Barsanulfo estavam, por assim dizer, mais humanizados, no entanto Veneranda e, especialmente, Celina nos pareciam dois anjos alados, falenas divinas que se tivessem metamorfoseado apenas para que pudéssemos vê-las...

Eu tinha a impressão de estar participando de um sonho que transcendesse a mais fértil imaginação.

Adiantando-se aos demais companheiros, Veneranda, que o tempo todo pairava no ar, começou a orar com sentimento que a palavra não consegue traduzir:
— Senhor da Vida— exorou, sensibilizando-nos profundamente —, aqui estamos para receber, de volta ao nosso convívio, um dos Vossos servidores mais fiéis que, após quase um século de lutas acerbas pela causa do Vosso Evangelho na Terra, regressa ao Grande Lar, com a consciência do dever cumprido.

Que as Vossas bênçãos envolvam o espírito naturalmente exaurido, restituindo-lhe as energias que se consumiram de todo por amor do Vosso Nome entre os homens, nossos irmãos!

Que do seu extraordinário esforço não se perca, Mestre, uma única gota de suor, das que se misturaram às lágrimas anónimas vertidas por ele no testemunho da Fé.

Que o trabalho de sua profícua existência no corpo físico continue a ser prodigiosa sementeira para as gerações do porvir, apontando o Caminho para quantos anseiam por seguir os Vossos passos...

Senhor, os que tão-somente agora, depois de séculos e século de sombras, nos convencemos da Vossa magnanimidade, vos agradecemos por não terdes consentido que o nosso irmão sucumbisse diante das provas e, em nada, se afastasse da trajectória que lhe traçaste no mundo — sabemos que, nos momentos mais difíceis, sem que nós mesmos pudéssemos perceber, a Vossa mão o sustentava para que não tombasse sob o peso da cruz que lhe pusestes aos ombros...

Nós vos louvamos por terdes realizado nele a obra consagrada do Vosso amor, que, um dia, redimirá a Humanidade inteira.
E que, agora, ainda unidos ao espírito companheiro que soube transformar-se em exemplo de renúncia e de sacrifício, de desprendimento e de abnegação, possamos dar sequência à tarefa que iniciastes há dois mil anos, da edificação do Reino de Deus sobre a face da Terra!...

Que a claridade sublime das Altas Esferas não nos faça ignorar os vales de sombras dos quais procedemos e nos quais acendestes, para sempre, a Vossa Luz...

Que não nos seja lícito o descanso, enquanto o orbe planetário, onde tantas vezes expiamos as nossas faltas, se transfigure em estrela de real grandeza, a fulgir na glória dos mundos redimidos.

Abençoai, Senhor, os nossos propósitos que são os Vossos e que, hoje e sempre, possamos exaltar- Vos o Nome através de nossas vidas!...

Terminando de orar, Veneranda e Celina se aproximaram de Cidália, que continuava a aconchegar em seu materno coração o espírito que foi nosso Chico, o qual, de quando a quando, estampava cândido sorriso, como se fosse uma criança participando de um sonho bom do qual jamais ousasse acordar.

O silêncio reinante era de tal ordem, que, aos nossos ouvidos, a voz inarticulada da Natureza nos parecia uma sinfonia;
de minha parte, confesso-lhes que eu nunca tinha ouvido a música dos astros e nem podia imaginar que o próprio silêncio tivesse voz.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122219
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli Empty Re: NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Ago 07, 2012 9:14 pm

A faixa de luz azulínea que se transformara num arco-íris ainda se mostrava mais viva, e todos permanecíamos na expectativa do que não sabíamos pudesse acontecer.

Direccionando os sentidos, quis ver, naquela hora, como os preparativos para o féretro estavam desenvolvendo-se no Plano Físico e, justamente, quando começou a ser entoada a canção “Nossa Senhora” e os nossos irmãos começaram a movimentar-se, dando início ao cortejo, uma Luz indescritível, descendo por aquele leque iluminado que ligava a Terra ao Infinito — a faixa de luz que ali se instalara logo após ter sido armado o velório no “Grupo Espírita da Prece” —, uma Luz que, para mim, era muito superior à luz do próprio Sol e que me accionava a memória para a lembrança da visão que Paulo teve do Cristo, às portas de Damasco, repetiu com indefinível ternura:
— “Vinde a mim, todos os que andais em sofrimento e vos achais carregados, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

Aquela Extraordinária Visão, que sequer povoava os meus sonhos mais remotos de espírito devedor, estendeu dois braços humanos reluzentes e, quando notei que o Chico em espírito se transferia dos braços de Cidália para aqueles Braços que o atraíam, digo-lhes que, desde quando fui beneficiado com o laurel da razão, não tenho recordação de jamais ter chorado tanto...

Aquela Luz, que se humanizava parcialmente para que pudéssemos vê-la, estreitou Chico Xavier ao peito e depositou-lhe um ósculo santo na fronte e, em seguida, partiu, levando-o consigo, despedindo-se com inesquecível sorriso dos que continuavam presos ao abismo, sentenciados pelo tribunal da consciência culpada.

Foi Odilon que, depois de muito tempo, conseguiu falar, comentando connosco:
— Eu sempre que lia as páginas do Velho Testamento, ficava intrigado e colocava em questão a narrativa de que o profeta Elias fora conduzido ao céu por “um carro de fogo”...
Agora sei que não se tratava de força de expressão ou algo semelhante.

Os nossos Lilito Chaves e Paulino Garcia estavam de rostos voltados para o chão e tivemos que levantá-los, tentando fazer com que parassem de chorar convulsivamente.

Um grande vazio se fez após e, gradativamente, a faixa de luz foi se recolhendo de baixo para cima, à medida em que o cortejo celestial se retirava.

Quando veríamos Chico Xavier novamente? — era a pergunta que nos fazíamos, através dos olhares que permutávamos.
Para onde ele teria sido conduzido?

No entanto, se ignorávamos as respostas às indagações que formulávamos, não pairava entre nós qualquer dúvida de que o espírito glorificado se fizera buscar pelo próprio Cristo.

E, tão desolados quanto os nossos irmãos encarnados haviam ficado, começamos a tentar esboçar algum diálogo.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122219
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli Empty Re: NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Ago 08, 2012 9:13 pm

CAPÍTULO 11

Dos muitos amigos e companheiros de ideal presentes à recepção que o Mundo Espiritual organizou para Chico Xavier, este espírito cuja grandeza e valor nem nós, os desenfaixados do corpo denso, saberíamos avaliar, nos deparamos com Sebastião Carmelita, a quem já nos referimos, que se fazia acompanhar de Yvonne Pereira, a inesquecível medianeira de “Memórias de um Suicida”;
Cairbar Schutel, o Apóstolo de Matão;
e Batuíra, o grande baluarte na Doutrina em São Paulo.

Que os nossos irmãos que, porventura, estejam correndo os olhos por estas linhas, me perdoem a omissão involuntária de muitos nomes, pois impossível seria fornecer-lhes uma relação mais completa daqueles expoentes do Espiritismo que vieram saudar a Chico no limiar da Vida Nova.

Entrando a conversar com os referidos confrades, Carmelita deu início ao diálogo, dirigindo-me a palavra:
- Meu caro Inácio, estou deveras impressionado...
Eu não podia imaginar a importância da tarefa confiada ao nosso Chico.

Tendo tido a oportunidade de privar com ele em algumas ocasiões, eu o admirava pela generosidade de coração e pela autenticidade de suas faculdades mediúnicas, mas... o seu espírito transcendia a tudo isto;
confesso-lhe que não atinei com a sua elevação espiritual...

- Os grandes espíritos, Carmelita — aparteou Odilon —, sabem como se camuflar na carne;
se, sem se expor tanto, ele suportou ferrenhas perseguições, pensemos no que seria, caso as trevas tivessem “acordado” antes...

Não nos esqueçamos de que, nos últimos três anos, os espíritos que se opõem ao Evangelho tentaram comprometê-lo de todas as formas, mas, então, ele já estava a cavaleiro da trama em que procuraram enredá-lo.

— Você tem razão, Odilon — disse Yvonne Pereira.
Se, em meu diminuto trabalho na condição de médium, me submeti a terríveis assédios e, várias vezes, cheguei a considerar a possibilidade de me afastar, meditemos no que o Chico terá enfrentado para não esmorecer e, é bom que se diga, de desencarnados e encarnados, de não-espíritas e, principalmente, de espíritas.

Infelizmente, sempre fomos os mais exigentes... com os outros e por demais condescendentes connosco.

O personalismo talvez seja a maior característica de nossa imperfeição;
supomos sermos o que efectivamente não somos e nos conferimos, na Doutrina, uma importância que não temos...

— Yvonne — falou o venerável Batuíra —, combati, em mim, essa tendência personalista a vida inteira...
Não é fácil para o espírita administrar as próprias mazelas.
Estamos imersos nas sombras por muito tempo e, de repente, a luz:
ficamos desnorteados, sem saber o que fazer de nós mesmos e nos tornamos presas indefesas dos espíritos que permaneçam à espreita;
não fosse a protecção da Misericórdia Divina, cairíamos frequentemente...

De minha parte, afirmo-lhes que procuro me esquecer no trabalho;
envolvia-me com os meus doentes, escrevia os meus artigos, orava diariamente, enfim, procurava dar ocupação às mãos e à mente, pois, caso contrário...

As vezes, com o propósito de me defender, chegava a ser ríspido com quem me elogiava:
aquelas palavras melífluas soavam aos meus ouvidos como uma cantilena satânica...

Felizmente, pude aguentar-me de pé e não me precipitei no abismo de maiores desilusões;
não fiz o que deveria ter feito, mas, pelo menos, não cruzei os braços na ociosidade...

— Compreendo o que o nosso Batuíra quer dizer — asseverou Cairbar.
Eu também travei lutas sem tréguas...
Em muitas ocasiões, os espíritos obsessores me perturbavam tanto, que quase chegava a enlouquecer;
eu os ouvia claramente com as propostas escusas que me dirigiam...

Não me poupavam nem quando estava em franca actividade doutrinária.
Só experimentava certo distanciamento deles quando estava cuidando dos doentes que me buscavam o concurso fraternal ou, então, na condição de enfermo de alma, eu tomava a iniciativa de procurá-los...

— O que o nosso Chico não terá aguentado, não é mesmo?... — indaguei, reflectindo nos problemas que igualmente faceara à frente do Sanatório.
Por muito menos que ele, os padres planeavam fazer churrasco de mim;
mentiras e calúnias eram todos os dias; diziam que eu estava enriquecendo à custa dos dementes e que, a noite, ia para o hospital promover orgias com os meus pacientes...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122219
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli Empty Re: NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Ago 08, 2012 9:13 pm

Eu, pelo menos, ainda os mandava a todos para o Inferno e chegava mesmo a acreditar na existência dele, porque, afinal de contas, tinha que existir um lugar chamado Inferno para receber tanta gente sem escrúpulos...

Agora, coitado, o nosso Chico nem desabafar podia!...

— Coitado de mim, Dr. Inácio, assim como do senhor e do nosso Paulino!
(perdoem-me incluí-los comigo nesta lista), que, embora fora do corpo, continuamos a nos arrastar como se nele ainda estivéssemos — falou Lilito Chaves, já um tanto refeito da emoção de instantes atrás.

— Viu como o Chico subiu e quem veio buscá-lo?...
Eu pensei que tivera feito muita coisa, mas a verdade é que nada fiz.
Se não fosse o conhecimento da Doutrina, teria feito menos ainda, mas...

— A fórmula — tomou novamente Yvonne a palavra — está em sabermos conciliar o cultivo de nós mesmos, que nos requisita momentos de introspecção, e o trabalho em beneficio dos outros...

Uma centração e uma descentração, como nos ensinava Teilhard de Chardin.

Não podemos nos isolar e não podemos deixar de nos recolher à nossa própria intimidade;
carecemos de imitar o movimento das ondas do mar, que se retraem e, de novo, se lançam à praia, como se estivessem num eterno movimento de expansão.

- Resumindo — interveio Carmelita com liberdade é pegar na charrua e, incansavelmente, lavrar e semear...
Em se tratando de caridade, é preferível fazer sem pensar;
quem se procura muito em si mesmo acaba se perdendo...

Vejamos o exemplo de Chico, que nunca se afastou do convívio com o povo;
creio que se ele tivesse, mediunicamente, trabalhado mais recluso, talvez as suas obras tivessem ganhado em profundidade, mas, com certeza, teriam perdido em luz espiritual.

Os livros psicografados por ele tão impregnados estão de luz, que bastará a qualquer um tê-los nas mãos para que comece a se iluminar;
de cada página emana uma resplendência divina que esclarece e emociona...

— Ao contrário das obras tão humanizadas de muitos outros medianeiros — asseverou Lilito, pesaroso.
— Mas cada qual faz o que pode — retrucou Odilon.

— Não podemos exigir que todos os médiuns se nivelem a Chico Xavier;
seria um contra-senso...
Em um pomar, cada árvore frutífera é fadada a produzir de acordo com a sua capacidade:
entre frutos da mesma espécie, iremos encontrar diferenças de qualidade...

Cabe, a quem vai à feira, escolher o que adquire para lhe atender a fome.

Não podemos, Lilito, exigir que os nossos irmãos médiuns se trajem, do ponto de vista moral, de acordo com o figurino que talhamos para eles;
não raro, sem perceber, estabelecemos comparações e chegamos a ser cruéis com aqueles medianeiros que não são candidatos a missionários mas, sim, à quitação dos próprios débitos.

A conversa seguia interessante, mas as imediações do velório começavam a se esvaziar;
quase todas as luzes que se haviam naturalmente acendido já se haviam apagado e, no ar, permanecia apenas doce fragrância que nos inebriava...

Estávamos preparando-nos para retornar às nossas actividades, quando Batuíra, num largo sorriso, saudou o companheiro que se aproximava:
- José Gonçalves Pereira!...
Como vai você, meu irmão?
Onde é que estava, que eu não pude encontrá-lo antes?...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122219
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli Empty Re: NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Ago 08, 2012 9:13 pm

CAPÍTULO 12

- Eu estou bem!
E o senhor, como está? — retrucou o fundador da “Casa Transitória”, benemérita instituição existente na capital de São Paulo.

- Você não perde o hábito de me tratar de senhor, não é mesmo? — retrucou Batuíra.
Olhe que eu estou mais rejuvenescido do que você...

Sorrimos descontraidamente e Gonçalves explicou que, na companhia dos irmãos Weaker Batista e Clóvis Tavares, também estava participando da recepção que o Mundo Espiritual oferecia ao médium Chico Xavier.

— Ele e o senhor, desculpe-me — acrescentou —, ele e você nos auxiliaram muito com as orientações de que necessitávamos na “Transitória”;
o Chico sempre foi um grande amigo e benfeitor...

Desde Pedro Leopoldo, tivemos a alegria de acompanhar a sua trajectória mediúnica de verdadeiro missionário do Cristo.
- De facto, agora podemos falar a respeito — disse Batuíra, cujos traços biográficos não me eram de todo desconhecidos na luta que sustentara por amor ao Ideal.

Entrementes, se aproximaram para participar do diálogo o Weaker e o Clóvis, que, até então, se haviam mantido a certa distância, atendendo a três espíritos de sofrida aparência que os interpelara.

- Weaker, estamos nos referindo à grandeza de espírito do nosso Chico...
Você que conviveu mais de perto com ele durante tantos anos, poderá se expressar com maior conhecimento de causa, não é? — falou Gonçalves ao companheiro que eu igualmente conhecera à frente das actividades do “Grupo Espírita da Prece.

Franzindo o cenho, Weaker comentou com certa tristeza no semblante:
- Infelizmente, qual aconteceu a muitos dos que puderam conviver com ele, eu também não consegui atinar com o seu real valor, senão quando deixei o corpo, onde os equívocos se nos fazem tão frequentes;
não estou querendo me justificar, mas, embora tenha aproveitado muito na convivência diária com Chico, a verdade é que eu poderia ter assimilado mais, caso o meu espírito, em determinadas situações, não se tivesse mostrado tão rebelde...

- Ora, Weaker — aparteou Clóvis Tavares, que, na cidade de Campos, Rio de Janeiro, fundara, sob a inspiração do médium, a “Escola Jesus Cristo” — não se recrimine...

A verdade é que a luz intensa costuma deslumbrar os nossos olhos acostumados à sombra.
Como é do seu conhecimento, estive com o Chico diversas vezes e, durante longos anos, nos correspondemos.

Estive em Pedro Leopoldo, Uberaba, e ele esteve connosco em Campos, inclusive descansando por uns dias em nossa casa de praia em Atafona;
pois bem, igualmente confesso que, por maior fosse a minha admiração e o meu respeito a ele, eu não sabia que estava lidando com um espírito de tal envergadura...

— Permitam-me a intromissão — falei, tomando a defesa do amigo que sempre me tratara com tanta gentileza, nas poucas vezes em que visitara Chico Xavier na “Comunhão Espírita-Cristã” —;
eu também me penitencio, Weaker, pois, para mim, Chico não passava de um grande médium, nada mais do que isto...

No entanto, se algum de nós, ainda na carne, tivesse identificado a sua estatura espiritual ou tido a convicção plena de que se tratava do próprio Codificador reencarnado, é possível que extrapolássemos em nosso relacionamento com ele, criando-lhe sérios embaraços;
bastem já os obstáculos que, involuntariamente, lhe causamos com as nossas descabidas exigências ou pontos de vista personalistas...

Concordando comigo, a irmã Yvonne Pereira observou:
— Para os próprios apóstolos, o Cristo só foi compreendido em sua grandeza divina após o episódio de sua ressurreição;
até então, Judas o traíra e Simão Pedro o negara...

Se não se tivesse confirmado a vitória do Mestre contra a morte, constatada por Maria de Magdala, é possível que os onze tivessem recuado da tarefa de levar adiante a Boa Nova...

— Bem lembrado, Yvonne — enfatizou Carmelita.
E não olvidemos que, para incentivá-los, o Senhor permaneceu durante quarenta dias concedendo-lhes aparições e proporcionando advertências de viva voz, tendo-se, inclusive, mostrado redivivo, na Galileia, a quinhentos discípulos de uma só vez...

O Grande Paulo de Tarso não se teria convertido ao Cristianismo, se o Senhor não lhe tivesse aparecido de forma insofismável, às portas de Damasco, orientando-o em seus passos iniciais.

— Meus irmãos — confortou-nos Odilon —, a misericórdia de Deus e o nosso querido Chico saberão relevar as nossas deficiências;
o importante é que continuemos cumprindo com os deveres que nos são comuns, dignificando o esforço daqueles que nos inspiram a ser melhores do que somos.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122219
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli Empty Re: NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Ago 08, 2012 9:13 pm

A existência física e os exemplos do nosso irmão recém-desencarnado, nos servirão de material de reflexão para muito tempo;
o trabalho que se nos desdobra à frente é gigantesco e não podemos perder tempo com lamentações...

— Estou de acordo, meu amigo — interveio Batuíra —;
se algo fizemos sobre a Terra, muito ainda nos compete realizar e, conforme asseverou Léon Denis, na exortação que nos dirigiu ainda há pouco, o futuro nos aguarda e não nos furtaremos à bênção de um novo recomeço.

Se não somos o que gostaríamos de ser, pensemos nos milhões de companheiros que, nos Dois Planos da Vida, ignoram completamente as mais rudimentares lições com que a Doutrina já nos favorece.

Estamos a queixar-nos da luz diminuta que nos clareia o caminho, a esquecermos, porém, que ela é do tamanho exacto das luzes do nosso próprio entendimento.
Se aspiramos a seguir Chico Xavier em sua ascensão aos Páramos Superiores, tratemos de fazer mais e melhor...

- Ora, Batuíra! — pontificou Gonçalves ao estimado Mentor.
Este, sem dúvida, não é o seu caso...
- Por que não? — replicou o lúcido seareiro.
Acaso terei abdicado da minha condição humana?
E você, Cairbar, que nada diz?
Em que estará a pensar?...

- Estou pensando que quase todos nós estivemos próximos do que almejamos, no entanto faltou-nos coragem e maior desprendimento para o passo decisivo...
Não nos doamos por inteiro ao Senhor;
algo, que não sei definir, ainda nos prendia ao “eu”...

Com certeza, não soubemos responder com acções à célebre indagação do Mestre endereçada aos seus discípulos de todos os tempos:
“Que fazeis de especial?”

Meditando por momentos, acentuou:
- Pessoalmente, o que mais me valeu deste Outro Lado foi ter-me dedicado aos mais pobres;
nada, coisa alguma se compara ao nosso envolvimento pessoal na prática do bem...

Escrevi muito, publiquei diversos livros, proferi conferências, fundei instituições, enfim, tenho consciência de que cooperei, numa época difícil, com a expansão da Doutrina, mas, em nível de consciência, só me sinto tranquilo quando me ponho a pensar nas lágrimas que enxuguei, nas dores que amenizei e no amor que distribui com os meus semelhantes...

Pugnar pela Fé Espírita no mundo é algo que, de certa forma, ainda nos envaidece, porque nos coloca no palanque da evidência e, infelizmente, neste sentido muitos se equivocam, abdicando do trabalho que devem realizar no âmago de si mesmos;
a ocupação com a difusão dos nossos princípios, não nos dispensa do esforço intransferível da própria renovação...

A pergunta de Jesus aos companheiros deve também nos soar aos ouvidos com o seguinte significado:
“Que fazeis de especial em vós para vos tornardes especiais para os outros?”

Então, de minha parte, posso dizer-lhes que nada fiz de especial...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122219
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli Empty Re: NA PRÓXIMA DIMENSÃO - INÁCIO FERREIRA / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos