LUZ ESPÍRITA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli Empty Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Mar 16, 2014 10:02 pm

Sob as cinzas do tempo
Carlos A. Baccelli / Inácio Ferreira

Fazendo o registo destas reminiscências, a nossa intenção não é outra senão destacar, a quantos se dignarem correr os olhos sobre estas páginas, a magnitude da Lei que, através da bênção das vidas sucessivas, nos possibilita ressurgir de sob as cinzas de nossos equívocos translatos para a glória da luz inalterável da Verdade.

Não tivemos como não temos, na catalogação destes apontamentos, qualquer pretensão de natureza literária e nem nos preocupou a ordem cronológica dos acontecimentos narrados, tomando, de nossa parte, sob a orientação dos nossos Maiores, a devida cautela para que os principais personagens envolvidos na trama não sejam, por alguma nossa falha, identificados.

Esperando que esta obra coopere para a edificação dos sentimentos, exaltando a excelência da Doutrina dos Espíritos para os que almejam agora acertar os passos nas sendas do Bem, agradecemos ao Céu pela oportunidade de continuar servindo além da morte, ao mesmo tempo em que formulamos aos nossos companheiros de ideal os melhores votos de paz e progresso espiritual.


Inácio Ferreira
Uberaba, 15 de maio de 2000.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122401
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli Empty Re: Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Mar 16, 2014 10:02 pm

Aquele pai chegara ao Sanatório Espírita de Uberaba e aflito, pedira a Manoel Roberto que me chamasse para uma consulta ao filho doente.

Visitando o pavilhão das mulheres, conversava com uma delas, fazendo-me acompanhar pela médium Dona Maria Modesto Cravo, quando o prestimoso enfermeiro me avisou:
— Doutor Inácio, tem um senhor na sala de espera...
O caso me parece grave. Trata-se de um fazendeiro das proximidades do Capão-da-Onça com seu filho.
O menino está amarrado...

Deixando Dona Modesta conversando com a paciente, prestes a receber alta, fui ver do que se tratava.

Com o chapéu na mão, o sitiante me cumprimentou e, antes que efectuasse qualquer pergunta, explicou-se:
— Estou aqui por causa do meu menino, Doutor.
Paulinho está com dezassete anos e já rodamos muitos médicos, estivemos até em Ribeirão Preto...
Há dois anos estamos nesta luta.

Em casa ninguém mais tem sossego...
Somos católicos: a mãe dele não queria que eu viesse procurar o senhor, mas...
O senhor me desculpe a franqueza, não acreditamos muito nessa história de Espiritismo.

Estendi-lhe a mão em cumprimento, procurando deixá-lo à vontade e perguntei:
— Por que o garoto está amarrado?...
Não há perigo; o senhor poderia soltá-lo...
Não é mesmo, Paulinho? - disse, passando a destra na sua cabeleira empastada de suor.

Levantando os olhos para mim, posto que até então houvesse permanecido de cabeça abaixada, o menino me fitou como se alguém estivesse a me olhar através de suas pupilas castanhas...

—Não, Doutor - disse o fazendeiro, de nome Juliano - não convém que o soltemos assim...
O senhor ainda não o viu numa de suas crises; ele já danificou diversos quartos de hospital...
Ele fica tomado, é uma coisa estranha!

Não damos conta de segurá-lo.
Para trazê-lo até aqui, tive que pedir ajuda a dois peões de uma fazenda próxima...
Ele grita, diz palavrões, fala coisas sem sentido...

Fazendo breve pausa, o pai, de semblante sofrido, continuou:
—Maria das Dores, minha esposa, é muito católica: já tentamos sessões de exorcismo...
Da última vez, ele quebrou uma imagem de São Sebastião e quase estrangulou o padre que chamamos à fazenda...
Fomos a Tambaú, e nada.

Eu não sei se é doença ou se é o demónio...
O senhor, por favor, nos auxilie.
Aqui é a nossa última esperança...

Quando eu estava decidido a desamarrar o rapaz, Dona Modesta, chegando com Manoel Roberto, me disse:
—Inácio, não faça isto...
Enquanto vocês conversavam, o espírito Bettencourt Sampaio pediu-me que viesse.
Não se trata de um caso de obsessão como os de mais.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122401
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli Empty Re: Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Mar 16, 2014 10:03 pm

Precisamos ter cautela.
À simples presença de Dona Maria Modesto no recinto, o jovem contorceu-se, na ânsia de se livrar daquelas cordas...

Olho injectado de sangue e face totalmente desfigurada vociferou:
—Cadela!... O que é que veio fazer aqui?
Eu estava planeando quebrar tudo...
Vocês acham que vão me prender nesta fortaleza?

Eu não estou sozinho...
Somos também uma legião e vocês não são Jesus Cristo...
Hipócritas!
Eu os conheço muito bem - a você e a esse doutor de nada...

Quando Manoel Roberto quis intervir, com receio de que o filho do fazendeiro se soltasse, Dona Modesta o impediu, esclarecendo:
—Calma!... Não vamos nos precipitar.
Esperemos pela sessão da noite.
E possível que os nossos Mentores algo nos diga a respeito...

De qualquer forma, Inácio, seria bom mantê-lo isolado dos demais pacientes.

—Doutor - apartou, preocupado, o sitiante - eu não tenho muito dinheiro...
A aftosa matou muitas cabeças de gado na fazenda...

—Não se preocupe Sr. Juliano.
Este lugar é uma casa de caridade, aqui, o dinheiro não vem em primeiro lugar... - respondi.
O senhor terá que deixar o seu filho.

Não prometemos nada.
Volte no final da próxima semana.
Existem casos que o Espiritismo soluciona...

Enquanto Manoel Roberto providenciava a internação de Paulinho, acompanhei aquele pai até à porta do Sanatório e despedimo-nos, vendo-o afastar-se num jipe todo empoeirado.
Voltando ao consultório, onde as fichas de mais de três dezenas de pacientes estavam à minha espera, encontrei Dona Modesta que desejava continuar o diálogo, abordando o problema do rapaz.

—Inácio - disse-me, preocupada -, precisamos estar vigilantes...
Trata-se de um adolescente, mas ele é forte.
Não podemos nos descuidar.
Convém que, por enquanto, ele não seja desamarrado; ele poderá agredir algum outro internado...

Pude ver o espírito que o possui - ainda não vi nada igual por aqui.
Ele escondeu o rosto, mas pude perceber que se trata de um homem, de um homem vestido de batina...

Acho que é um frade.
Orientando o companheiro que nos prestava relevantes serviços, tanto no campo da enfermagem quanto em nossas actividades espirituais no Sanatório, pedi que, inclusive, o alimento lhe fosse dado na boca, que o banho ficasse para o outro dia...
Antes de medicá-lo, aguardaríamos a sessão mediúnica da noite.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122401
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli Empty Re: Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Mar 16, 2014 10:03 pm

Naquele resto de tarde, notei que o ambiente no Sanatório se modificara:
dois pacientes tiveram crises epilépticas, um outro se arremessou contra a parede, os meus gatos, de hábito tão tranquilo, miavam como se estivessem sendo açoitados, funcionários discutiram na cozinha...

Quase às dezoito horas, horário em que o jantar era servido aos pacientes (os mais agressivos o recebiam nos quartos especiais em que permaneciam reclusos), Manoel Roberto telefonou-me, apavorado:
— Doutor Inácio, aquele moço vomitou toda a comida em mim...
Eu não entendo.
Ele comeu a janta toda e jogou tudo para fora de uma golfada só!

Sei que ele fez isto de propósito...
Vomitou tudo e gargalhou...
Convém darmos algum tranquilizante a ele.

Eu não sei o que está acontecendo, mas eu nunca tive antes ímpetos de agredir um paciente como tive de agredi-lo, tenho a impressão de que é o que ele queria que eu fizesse.

O senhor já imaginou?
Tive vontade de estrangulá-lo...
Ele quase me hipnotizou com os olhos...

Acalmando o companheiro, após ter tomado banho em minha casa, por volta das dezanove horas, subi para o Sanatório, onde reduzido grupo de amigos se concentrava para a reunião de desobsessão daquela quarta-feira.

Após a leitura de pequeno trecho de "O Evangelho Segundo o Espiritismo", escolhido de propósito por mim, naquela passagem do menino lunático que o pai apresentara o Jesus, Manoel Roberto proferiu a prece inicial e demos início à sessão.

Dona Modesta não demorou a entrar em transe.
Notei que, em especial naquela quarta-feira, ela estava mais preocupada, aliás, como todos nós no Sanatório.

A presença daquele jovem, se nos inspirava piedade, igualmente nos deixava apreensivos.
No salão mergulhado na penumbra, de repente, Dona Modesta médium de excelente faculdade psicofónica, disciplinada ao extremo, lançou o corpo para trás e teve que ser amparada por mim, para que não batesse a cabeça no piso.

Arfando o peito e mãos crispadas, como se estivesse tentando se controlar, a médium desferiu estrondoso soco na mesa e começou a gargalhar, aquele riso de deboche e de ironia ecoou por todo o Sanatório...

Firmando o pensamento, pedi a assistência dos Mentores Espirituais que nos assistiam naquela casa, através de seus anónimos prepostos; roguei a intercessão do Doutor Bezerra de Menezes, Eurípedes Barsanulfo, Bettencourt Sampaio...

Virando-se para mim, que me posicionara ao seu lado, facilitando assim a tarefa da doutrinação, a médium começou a falar com uma voz masculina:
—Seu cachorro!...
Então, vocês acham que algo poderá contra mim?...
Estão enganados. Aquele menino é meu, me pertence...

Eu quero acabar com eles todos! Não se intrometam.
Eu não era assim, mas me especializei na tarefa de odiar...
Eu também os conheço de longa data, agora vieram se esconder no Brasil, não é?!
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122401
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli Empty Re: Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Mar 16, 2014 10:03 pm

Falam em Jesus Cristo, mas não era assim não...
Você e esta cadela não valem nada.
Vocês também têm culpa...

Tentando interferir, balbuciei algumas palavras, que foram logo rechaçadas por aquela entidade, que, até então, não se identificara.

—Cale-se!... - gritou através da médium, de semblante transfigurado.
Não me fale de amor, de perdão...
Tudo mentira! Vocês são hipócritas...

Eu os conheço muito bem.
Moralistas infames! Sempre dominando, não é?!
Mas, antes de acabar com vocês, acabarei com aqueles dois...

Aonde vim encontrá-los!...
Tão longe de casa...
Certamente, imaginaram que me enganariam.

Eu os seguiria até ao fim do mundo.
Tenho um faro extraordinário...
Posso cheirar um inimigo do outro lado do hemisfério...

—Meu irmão, deixe-me falar - argumentei, valendo-me de rápidos segundos de silêncio do espírito, que se contorcia.
Vamos nos entender conversando.
O ódio faz sofrer, faz sofrer quem é objecto de suas vibrações doentias, mas faz sofrer muito mais quem a secreta em suas entranhas...

Jesus tem razão: só o perdão liberta!...
Carecemos de perdão recíproco para as nossas faltas.
Eu não sei do que você está dizendo, não me lembro, mas reconheço que devo ter errado muito...

—Reconhecimento tardio... - retrucou a entidade, levando a mão ao peito, como se estivesse a segurar um crucifixo.
Mas o meu assunto não são vocês:
o meu desejo maior é o de arrasar aqueles dois...
Já dizimei quase o rebanho inteiro daquela fazenda.

Vocês acham que eu não sei?!
Eu "trouxe" a doença de aftosa para o gado deles e vou envenenar aquelas águas...
Já tentei incendiar aquela casa, tenho procurado fazer com que as cascavéis entrem nela!...

Eu os quero de volta aqui!...
Principalmente aqueles dois...

—Quem é você, diga? - insisti, procurando interessá-lo no diálogo que ele não me permitia entabular.
—Curioso hem?...
Vocês não dizem que são médiuns?...
Adivinhem! - redarguiu, permitindo-me alguns minutos de conversação.

—Eu não posso enxergá-lo, meu irmão - não sou dotado de clarividência -, mas, intuitivamente, quase que posso delinear os seus traços fisionómicos...
Não lhe posso ver o rosto, no entanto tenho quase certeza da batina que você veste...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122401
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli Empty Re: Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Mar 16, 2014 10:03 pm

Quando me referi ao hábito religioso que, de facto, através da intuição o percebia envergar, o espírito soltou um urro e, de novo, esmurrou a mesa.

—Feche essa boca, filho de Satanás!...
Visto esta roupa, porque não tenho outra.
Vocês têm espiões em toda parte, nós também os temos - estamos infiltrados no movimento de vocês, nesse arremedo de religião que chamam Espiritismo...

Há gente nossa aí.
Vocês estão todos de batina - padres e freiras depravados...
Isto aqui é um convento ou é um lupanar?
Quando é que vai começar a orgia?...

Hospital, sanatório, casa de oração que nada!...
Estes pavilhões, estes doentes, verdadeiros zumbis dominados por vocês...

Loucos? Não me obriguem a falar, pois seria um verdadeiro escândalo...
Sexo e poder - é só com o que vocês se preocupam.

Pausando rapidamente, enquanto eu me preocupava com a psicófona, que exibia visível desgaste, a entidade falou em retirada:
—Desistam!...
Primeiro, vou acabar com aqueles dois; mais tarde, acabarei com vocês...
Terei muitos aliados para reduzir isto aqui a um monte de escombros.

Nuvens escuras pairam sobre esta construção, temos gente morando aqui até dentro das paredes...

Vocês já ouviram falar dos mortos emparedados?
Vocês não sabem nada...
Intelectuais de superfície, pobres de espírito...

Cerca de trinta minutos haviam passado.
Dona Maria Modesto procurou se recompor, enxugar a fronte suarenta e tomar um gole de água.

Percebi a sua grande aflição, o ritmo cardíaco descompassado, que, aos poucos, foi cedendo lugar à tranquilidade.

Com leve aceno, pedi a Manoel Roberto que se aproximasse e lhe transmitisse um passe, enquanto concitava os demais integrantes do grupo a se manterem de pensamento em oração.

Não tivemos outras manifestações de espíritos enfermos naquela noite.
Antes, porém, da prece de encerramento, nos minutos finais que reservávamos para a palavra de algum Mentor, recebemos a carinhosa e, como sempre, a providencial visita de Bettencourt Sampaio.

De semblante renovado, Dona Maria Modesto colocou-se de pé e começou a dizer, com o visível propósito de que aquelas palavras iniciais, ditas em saudação, saneassem o ambiente psíquico do recinto:
— Que a paz do Cristo esteja com todos!...
Meus irmãos - continuou o Benfeitor, a impregnar o ambiente de tranquilidade.

Não se preocupem em excesso.
O irmão que se retirou ainda há pouco é um filho de Deus a caminho do arrependimento.
Todos cometem erros dos quais, infelizmente, às vezes, demoramos longo tempo para despertar.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122401
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli Empty Re: Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Mar 16, 2014 10:04 pm

Todo sentimento de ódio, um dia, dará lugar ao amor.
Não há espírito que suporte a si mesmo nas vibrações infelizes de revolta e de descrença...
Mais cedo ou mais tarde, todos procurarão pelo Aprisco Divino, do qual voluntariamente nos afastamos, em nossos anseios de realização pessoal.

A ilusão é uma loucura que nos possui a mente; a ambição do poder é doença da alma, o prazer desmedido é um abismo profundo ao qual nos arrojamos...

Estamos a caminho; no entanto apenas começamos na jornada da ascensão espiritual.
Para nós, o Cristo ainda é uma luz de brilho distante...
Não esmoreçamos, porém.
Devagar, lograremos nos reerguer do pântano de nossas dores...

Referindo-se, em particular, ao espírito que instantes atrás estivera connosco, a venerável entidade explicou:
— Nosso irmão é um companheiro que muito tem sofrido.
Infelizmente, a sua condição mental não nos permite uma maior aproximação.
Sendo indirectamente conduzido a esta casa, procuremos auxiliá-lo.

A "Casa do Caminho", em Jerusalém, era um hospital para os doentes do corpo e da alma, não somente os leprosos e os paralíticos eram ali socorridos pela bondade dos Apóstolos:
os dementes que viviam nas ruas e os obsessores de uma maneira geral nela encontravam o albergue da caridade...

Em toda a sua trajectória abençoada sobre a Terra, Jesus lidou com espíritos obsessores, a cada passo, vemo-lo ser interpelado pelas entidades espirituais que viviam sob o jugo das Trevas - espíritos que, em legiões imensas, dominavam o planeta, povoando-o em sua extensão física e espiritual, nas dimensões que se desdobram além dos limites da matéria grosseira...

Em nossa peregrinação, temos tido mais deslizes que acertos, mormente no campo da fé religiosa.
O Espiritismo para nós outros representa, na actualidade, abençoada chance de redenção.

Se não a aproveitarmos de maneira conveniente, sinceramente, não sabemos o que nos espera.
No passado, através de sucessivas experiências reencarnatórias, prevalecemo-nos do nome de Deus para dominar, a nossa intenção não era a de elevar a Terra ao Reino de Deus, mas, quanto possível, de fazê-lo vir até nós, para que não tivéssemos que abrir mão dos nossos caprichos e interesses.

O caminho da humildade e da renúncia sempre nos pareceu demasiadamente sacrifícios.
Por este motivo, pregávamos a Boa Nova de espada em punho...
As guerras mais sanguinolentas que assolaram a Humanidade sempre foram motivadas pela religião.

Doutrinas existem que, inclusive, fazem da guerra um expediente divino, como se Deus pudesse aprovar a violência sob qualquer pretexto.

Olvidamos o Senhor, que preferiu a morte ignominiosa na cruz...
Durante trezentos anos, os cristãos aceitaram o martírio nos circos e nas fogueiras do testemunho, todavia, contemporizando com o paganismo, perderam a coragem de se imolar...

De raro em raro, nos séculos que se sucederam até hoje, um espírito iluminado corporificava-se no mundo com o propósito de relembrar aos homens maus o caminho do qual se distanciaram...

O movimento das Cruzadas, a Inquisição - lágrimas que se acumularam sobre lágrimas.
Diríamos que, neste sentido, o carma do homem permanece intocado, ou seja, Deus, através das Leis que nos regem, permanece na expectativa do nosso fortalecimento espiritual para que possamos nos redimir dos crimes nefandos que praticamos em nome da fé...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122401
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli Empty Re: Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Mar 16, 2014 10:04 pm

Ante o silêncio que se fizera naquela noite sem luar e sem estrelas, Bettencourt Sampaio prosseguiu:
— Quase todos meus irmãos, estão vinculados de brilho distante...
Não esmoreçamos, porém.
Devagar, lograremos nos reerguer do pântano de nossas dores...

Referindo-se, em particular, ao espírito que instantes atrás estivera connosco, a venerável entidade explicou:
Nosso irmão é um companheiro que muito tem sofrido.
Infelizmente, a sua condição mental não nos permite uma maior aproximação.

Sendo indirectamente conduzido a esta casa, procuremos auxiliá-lo.
A "Casa do Caminho", em Jerusalém, era um hospital para os doentes do corpo e da alma, não somente os leprosos e os paralíticos eram ali socorridos pela bondade dos Apóstolos:
os dementes que viviam nas ruas e os obsessores de uma maneira geral nela encontravam o albergue da caridade...

Em toda a sua trajectória abençoada sobre a Terra, Jesus lidou com espíritos obsessores; a cada passo, vemo-lo ser interpelado pelas entidades espirituais que viviam sob o jugo das Trevas, espíritos que, em legiões imensas, dominavam o planeta, povoando-o em sua extensão física e espiritual, nas dimensões que se desdobram além dos limites da matéria grosseira...

Em nossa peregrinação, temos tido mais deslizes que acertos, mormente no campo da fé religiosa.
O Espiritismo para nós outros representa, na actualidade, abençoada chance de redenção.
Se não a aproveitarmos de maneira conveniente, sinceramente, não sabemos o que nos espera.

No passado, através de sucessivas experiências reencarnatórias, prevalecemo-nos do nome de Deus para dominar - a nossa intenção não era a de elevar a Terra ao Reino de Deus, mas, quanto possível, de fazê-lo vir até nós, para que não tivéssemos que abrir mão dos nossos caprichos e interesses.

O caminho da humildade e da renúncia sempre nos pareceu demasiadamente sacrifícios.

Por este motivo, pregávamos a Boa Nova de espada em punho...
As guerras mais sanguinolentas que assolaram a Humanidade sempre foram motivadas pela religião.

Doutrinas existem que, inclusive, fazem da guerra um expediente divino, como se Deus pudesse aprovar a violência sob qualquer pretexto.

Olvidamos o Senhor, que preferiu a morte ignominiosa na cruz...
Durante trezentos anos, os cristãos aceitaram o martírio nos circos e nas fogueiras do testemunho, todavia, contemporizando com o paganismo, perderam a coragem de se imolar...

De raro em raro, nos séculos que se sucederam até hoje, um espírito iluminado corporificava-se no mundo com o propósito de relembrar aos homens maus o caminho do qual se distanciaram...

O movimento das Cruzadas, a Inquisição - lágrimas que se acumularam sobre lágrimas.
Diríamos que, neste sentido, o carma do homem permanece intocado, ou seja, Deus, através das Leis que nos regem, permanece na expectativa do nosso fortalecimento espiritual para que possamos nos redimir dos crimes nefandos que praticamos em nome da Fé...

Ante o silêncio que se fizera naquela noite sem luar e sem estrelas, Bettencourt Sampaio prosseguiu:
— Quase todos meus irmãos, estão vinculados aos assuntos da religião desde épocas imemoriais, mormente os que, no corpo ou fora dele, nos encontramos presentemente ligados ao Espiritismo.

Ao contrário do que muitos imaginam, não integramos a equipe da Codificação com Allan Kardec, na França, nos idos de 1857.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122401
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli Empty Re: Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Mar 16, 2014 10:04 pm

Fomos atraídos pelo toque de reunir das Entidades Angélicas que ultimam, na Terra, o advento da Nova Era.
Se não nos valermos da oportunidade sublime, neste ocaso de século e começo do Terceiro Milénio de civilização cristã, seremos, com certeza, exilados para outros orbes de depuração.

Não pertencemos, igualmente, às falanges de espíritos que nos primeiros tempos do Evangelho tomaram a decisão de seguir o Senhor, escrevendo, com as próprias lágrimas, as mais belas epopeias de amor nos qual a Humanidade prossegue se inspirando.

Mais recentemente, nos responsabilizamos pelos destinos da Igreja Católica, a guardiã dos princípios cristãos, que maculamos com os nossos interesses escusos.

Tramamos a queda de muitos papas, subornamos copiadores das Sagradas Escrituras, mormente das páginas do Novo Testamento...

Imitamos Teodora, esposa de Justiniano, que, no segundo Concilio de Constantinopla, no ano 553, influenciou o imperador para que a crença na reencarnação fosse banida dos dogmas da Igreja, a qual, até então, era reencarnacionista, distorcemos e fizemos mergulhar no esquecimento as palavras de Origines, discípulo de Clemente de Alexandria, que afirmava a doutrina do Carma e da Palingenesia...

Mandamos para a fogueira espíritos da envergadura moral de Giordano Bruno, de Jan Huss, de Girólamo Savonarola e tantos outros corrompemos, ameaçando com a morte, para que o povo, em permanecendo ignorante, se nos submetesse aos caprichos.

Conspirando contra a fé alheia, terminamos descrentes e temos errado à margem dos caminhos do imediatismo.

Sem o propósito de descer a detalhes que, de facto, não corroborariam connosco, imersos no véu do esquecimento, Bettencourt Sampaio encerrou a alocução, a qual tanto nos impressionara:
—Esse jovem, acolhido nesta casa pela misericórdia do Senhor, está sendo usado como instrumento de vingança pelo espírito que lhe devota aos pais entranhados sentimento de rancor.

Esperamos que, em nossas próximas reuniões, ele mesmo decline os seus propósitos, todavia convençamo-nos, de uma vez por todas, que, sem a renovação íntima das supostas vítimas de qualquer processo obsessivo, os seus algozes não se sentem dispostos à menor mudança.

Oremos para que as bênçãos do Mestre Nazareno nos auxiliem no serviço de auto-superação, possibilitando-nos o perdão recíproco, na indispensável iniciativa de reparar, uns diante dos outros, os erros que cometemos!...

Após a tarefa semanal das quartas-feiras no Sanatório, Dona Modesta, Manoel Roberto e eu deliberamos ver como estava o rapaz que os pais haviam confiado à nossa guarda.

Mais de nove horas da noite, para nossa surpresa, fomos encontrá-lo em sono profundo e tranquilo.
Ele se mostrara agitado durante todo o dia.

Estava ressonando sobre um colchão no quarto que havíamos adaptado para abrigar pacientes excessivamente agressivos.

Olhando para mim, a devotada médium observou:
— Inácio, crê que agora ele poderá ser desamarrado, acredito que tudo ficará um pouco melhor...

Pedindo a Manoel Roberto que me auxiliasse, soltamos o jovem, o qual tinha o corpo todo esfolado, principalmente os braços, de tanto forçar a corda de bacalhau, na tentativa de libertar-se.

Tirando também a sua camisa, observamos vários hematomas nas costas e no tórax...
Quando das crises que o acometiam, o rapaz se lançava contra a parede e, para dominá-lo, o seu pai e os peões dos sítios da redondeza tinham que empregar a força.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122401
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli Empty Re: Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Mar 16, 2014 10:04 pm

Enquanto a enfermeira de plantão preparava o café, fomos à cozinha e passamos a conversar.

—Doutor Inácio - disse Manoel Roberto -, está impressionado!
Estamos juntos a tantos anos, lidando com casos de obsessão semelhantes, mas...

—Eu sei o que você quer dizer - atalhei o amigo, que, de facto, se mostrava preocupado.
Eu também estou achando tudo isto muito estranho, o espírito obsessor parece ter um carinho todo
especial por este menino...
O seu ódio, a meu ver, se concentra mais sobre os pais dele...
Vamos esperar. O casal ficou de vir na sexta-feira.
Faremos uma acareação.
Ainda não pude conversar direito com o Sr. Juliano e nem conheço Dona Maria das Dores.

—Inácio - comentou Dona Modesta, auxiliando a servir-nos o café, que, de certa forma, nos recompunham as energias despendidas na reunião -, enquanto o espírito se manifestava por meu intermédio, tive estranhas visões:
enxergava muitas fogueiras enfileiradas e pessoas sendo queimadas...

Tudo era muito escuro.
Escutava palavras de anátema.
Eram proferidas em outro idioma, mas eu sabia que os que ardiam naquelas fogueiras haviam sido condenados por heresia...

Percebi vultos negros que se movimentavam.
Foi uma intensa sensação de angústia e de temor.
Não sei, mas acho que estávamos na Idade Média, a aflição daquelas pessoas condenadas à morte ainda agora permanece comigo...

Dona Modesta, médium experiente, nossa orientadora espiritual naquele nosocómio, estava com mãos trémulas - Manoel Roberto preocupado, ela emocionalmente abalada e eu, confesso, sentindo-me inquieto como se algo estivesse preste a acontecer.

No intuito de tranquilizar os amigos, observei com descontracção:
—Vocês estão impressionados à toa...
Amanhã será outro dia.
Parece até que vocês não estão acostumados com estas coisas.

Nada que um bom sono não possa resolver.
Vamos embora, que já passa das vinte e duas...
Amanhã, bem cedo, o Manoel Roberto tem que dar banho nessa turma.

Vendo-me acender um cigarro, hábito do qual nunca conseguira me libertar e que me levaria a um quadro de enfisema pulmonar, Dona Modesta advertiu-me:
—Inácio, você precisa deixar de fumar.
Não adianta a piteira.

Você está absorvendo nicotina do mesmo jeito...
Tenho ouvido as suas tosses com frequência.
Lembre-se que isto também é suicídio...

—Você tem razão - respondi, entre uma baforada e outra -, mas dos muitos vícios que tinha, este é o único que conservei...
O cigarro me ajuda a pensar. Imagino que na outra encarnação conseguirei me libertar.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122401
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli Empty Re: Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Mar 17, 2014 9:27 pm

Fico sozinho em casa, olhando os meus livros e criando ideias para os meus artigos.
Esta semana, o Bispo bateu pesado na gente.
Preciso responder à altura...

"A Flama Espírita" sai na próxima semana.
Estou pensando em tocar no assunto da Inquisição e transcrever alguns trechos de "O Pântano Sagrado", o livro do Doca, Orlando Ferreira, confiscado, ainda no encadernador, pela autoridade judiciária, a pedido do então Bispo Diocesano, no final dos anos 40, o qual, logo depois, animado por este bom êxito, conseguiu também metê-lo na cadeia, sob a acusação de escrever-lhe cartas anónimas e dele obter confissão e retratação públicas pela imprensa local.

Despedimo-nos e fomos embora.
Naquela noite, custou-me pegar no sono.
Chegando a casa, após alimentar os meus gatos, fui directo para a biblioteca.

Acendi outro cigarro e me pus a meditar, olhando aqueles livros enfileirados - alguns em edições raríssimas, obras condenadas pela Igreja, que o Clero mandara recolher e queimar.

Erguendo-me da poltrona, apanhei na estante um pequeno livro de capa preta - um dos meus preferidos -, intitulado "O Papa Negro".

Folheei-o e me detive no trecho em que os clérigos da Inquisição, na Espanha, obtinham nos confessionários os nomes daqueles que se opunham aos dogmas católicos, a Inquisição se deturpara em seus objectivos:
problemas pessoais eram solucionados sob o pretexto de escoimar a fé católica das heresias dos judeus, dos muçulmanos, enfim, de todos quantos representassem uma ameaça à hegemonia da Igreja.

Fechando os olhos, em meio à fumaça do cigarro em espirais, fiquei me indagando por onde andariam, depois da morte, aqueles espíritos que se responsabilizaram por tantos horrores - Inácio de Loyola, Domingo de Guzmán e seu discípulo Pietro da Verona, Tomás de Torquemada e Francisco Jiménez de Cisneros...

Na sexta-feira, antes um pouco do almoço, chegou o casal de fazendeiros do Capão-da-Onça, município vizinho, oficialmente denominado Rufinópolis.
Cumprimentamo-nos e, logo de início, percebi que a mãe do rapaz internado era estranha...

Apesar do calor, trajava um vestido de mangas compridas e cobria as costas com um xale escuro.
Ela não estava à vontade em meu gabinete, olhava os retratos nas paredes e tinha um grande crucifixo na mão...

—Doutor Inácio - disse o Sr. Juliano, tomando a iniciativa do diálogo -, esta é Maria das Dores, mãe do meu filho.
Como lhe disse, somos católicos.
Maria das Dores não concorda com a presença do Paulinho aqui, mas não tivemos alternativas, levá-lo para um outro hospital fora do Estado fica muito caro e estamos atravessando um problema sério com a mortandade do gado na fazenda...

Estendi a mão àquela senhora e, ao cumprimentá-la, notei que a sua destra estava completamente gelada.
Tive a impressão de que a minha mão tocara a de um cadáver.

—A senhora se sinta em casa - observei, desconcertado.
—Não, o senhor me desculpe, mas não posso me sentir à vontade neste ambiente - respondeu a mulher, para espanto meu e do marido, que tentou amenizar:

—Maria das Dores, contenha-se.
O doutor está nos prestando um favor; é espírita, mas é um homem de bem...
Foi à comadre Gertrudes quem indicou o hospital.
Tem muita gente internada aqui...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122401
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli Empty Re: Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Mar 17, 2014 9:27 pm

Transfigurando-se, a mulher, de porte esguio, levantou a cabeça e falou com o marido como se estivesse se dirigindo a um vassalo:
—Juliano, não se intrometa.
Eu o conheço de longa data.
Melhor seria se eu tivesse ouvido os conselhos de meus pais e nunca me casasse com você...

Não concordo com a internação do meu filho nesta casa de loucos.
Isto aqui é um hospício...

Eu não acredito em Espiritismo!
Isto é obra do demónio...
Onde é que já se viu uma coisa destas?!

—Minha senhora - ponderou, tentando impedir que a discussão se agravasse -, não se preocupe desnecessariamente, o menino está melhor...
Aqui não trabalhamos a conversão de ninguém.
Sou, de facto, espírita, mas também sou médico.

Controle-se. Estamos empenhados na cura do seu filho.
Ao que me parece, ele não tem nenhum problema mental.
Desde quarta-feira, está mais calmo.

—Quarta-feira?!...
O que tem quarta-feira?... - perguntou olhos arregalados.

—É a nossa reunião de preces e temos os nossos contactos com o Mundo Espiritual...
Manifestou-se um espírito inimigo da família; estamos conversando com ele, mas tudo depende de tempo...

A experiência tem me ensinado que o equilíbrio dos pacientes depende, basicamente, do envolvimento da família no processo terapêutico.

—Contactos com o Mundo Espiritual!...
Isto é bruxaria... Ah se fosse noutra época!
O mundo está mudado, os demónios estão vagando soltos pela Terra...
Vocês, médicos, se acreditam Deus, não é?!

E, olhando algumas fotos na parede, indagou, colocando-se de pé e apontando o dedo para um quadro do Doutor Bezerra de Menezes:
—Quem é o barbudo?
Algum opositor da Santa Madre Igreja?...

Vocês, espíritas, são todos esquisitos...
Onde é que está o Paulinho?
Quero ver o meu filho, já!...

—Doutor, o senhor me desculpe - apartou o sitiante, sentindo-se envergonhado.
A minha esposa está deste jeito...
Não sei o que fazer.
Os assuntos dela são todos assim...
Foi um custo convencê-la a vir.

Fazendo-lhe leve aceno para que não se preocupasse, pensei que o lugar daquela senhora, infelizmente, seria também o Sanatório.
Ela estava completamente alterada, impossível sustentar com ela qualquer diálogo...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122401
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli Empty Re: Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Mar 17, 2014 9:27 pm

—Eu quero o meu filho...
Onde é que está o meu filho?
Foi o barbudo, não foi?!
Foi, sim, o barbudo do quadro...

Eu já o vi em sonhos...
Juliano vamos embora!... - repetia a infeliz, sem, no entanto, derramar sequer uma lágrima.

Via-se, sem dificuldade, que DONA Maria das Dores estava debaixo de tremenda influência espiritual.
De nada lhe adiantaria oferecer um passe ou forçá-la a tomar algum medicamento.

Tendo que falar com um pouco mais de energia, asseverei:
—Vamos ver primeiro o menino...
A senhora poderá ver que ele está bem.
Não somos criminosos, minha irmã!
Este lugar é uma casa de caridade, e a senhora me faça o favor de moderar as palavras...

Eu havia aprendido com a experiência que, em alguns casos, o rigor funcionava, tanto com os obsediados quanto com os obsessores.

A autoridade moral na palavra tinha um efeito calmante.
Jesus expulsara os vendilhões do templo e nenhum deles tivera coragem de se lhe opuser à indignação; em várias oportunidades, o Mestre se dirigira com veemência aos espíritos perturbadores, ordenando-lhes que se calassem...

Conduzindo o casal por amplo corredor, fazendo--me acompanhar, como sempre, por Manoel Roberto, chegamos ao quarto do rapaz que, mais calmo, estava sentado na cama.

Mas, assim que viu a mãe, começou a gritar:
— Tirem esta mulher daqui!...
Traidora! Vagabunda!...
Eu vou matá-la... Não perdoo...

Tenho por você um ódio mortal.
Saia daqui!... Eu a quero deste outro lado!
Você me paga...

Com o seu marido, não é tanto, este pamonha! -, mas com você...
Quero estrangulá-la pelas mãos do seu próprio filho - o filho que você pariu, sua...!
Estou preparando tudo!

O moço se agigantara de tal forma, que, se Manoel Roberto não o tivesse contido, haveria de esganar a mãe diante dos nossos olhos; ele saltara sobre ela como se fosse um felino...

Em fracção de segundo, o transe acontecera.
Totalmente fora de si, com aquela mesma voz que eu já estava aprendendo a identificar, investira contra a mãe, ante a quase completa passividade do pai.

Se fosse o caso, os três necessitariam de permanecer internados - pai, mãe e filho.
No entanto havíamos sido procurados no Sanatório para prestar assistência médico-espiritual apenas ao rapaz.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122401
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli Empty Re: Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Mar 17, 2014 9:28 pm

Maria das Dores ficara tão assustada, que permaneceu muda, até ao momento em que nos despedimos daquele casal de sitiantes, fazendo a seguinte recomendação:
—Voltem daqui a quinze dias...
Gostaria que, daqui a duas semanas, tivéssemos mais tempo para conversar em separado.
Mesmo não acreditando, a influência espiritual no caso do menino de vocês é patente.

—Doutor, não temos mais ninguém a quem recorrer - explicou o Sr. Juliano, ante a insensibilidade da esposa, que me parecia anestesiada.
Vocês me perdoem pelo incidente...
Pensei que o meu filho melhorasse com alguns medicamentos, mas estou vendo que, infelizmente, o caso dele é mais difícil...

Não estou nem podendo trabalhar.
A das Dores deste jeito reza, diante de um pequeno oratório que temos em casa, o dia inteiro...

—Vão com Deus!... - disse, observando o casal que se retirava, sem que eu nada pudesse fazer de imediato para lhe aliviar os padecimentos.

No começo da outra semana, recebi em minha casa a visita sempre cordial do Doutor Odilon Fernandes.

Militando, em suas actividades doutrinárias, na "Casa do Cinza", instituição fundada por ele, em memória do Sr. Ludovice Fernandes, seu pai, Odilon era um companheiro dinâmico, a tarefa que desenvolvia em Uberaba, no campo social, fazia excelente propaganda do Espiritismo, já que ele não hesitava de público, em confessar a sua fé...

—Doutor Inácio, como vai o senhor? - disse-me ao abrir-lhe a porta de minha residência, estampando ele largo sorriso no rosto.
Há quanto tempo!...
Parece até que não residimos na mesma cidade!

—Ora, Odilon - respondi com presunção -, os nossos espíritos têm-se encontrado por aí...
Eu não sei por onde o seu anda, quando dorme, mas o meu está por aí...
Por favor, vamos entrar.
É uma honra recebê-lo em minha casa.

Correndo os olhos pelos livros nas prateleiras, comentou:
—O Clero daria uma fortuna por algumas obras que o senhor tem aqui...
—Eu sei disto, Odilon, mas, você sabe, não vendo e não empresto; livro que a gente empresta costuma não voltar...

—Como vão as coisas no Sanatório, muito trabalho? Eu não sei como o senhor consegue conciliar tanta coisa...
—Vão mais ou menos - respondi, sentindo-me completamente à vontade com ele.
Os espíritos das trevas não nos têm dado tréguas:
problemas em cima de problemas.

Gostaria de contar com um médico de confiança para me ajudar, para que me sobrasse um pouco mais de tempo para escrever, mas ninguém quer nada com a dureza.

As coisas têm melhorado; a perseguição da Igreja não é mais tão acirrada, no entanto o preconceito ainda vai demorar um bom tempo para se extinguir...

Enquanto tirava da gaveta da escrivaninha um cigarro de palha, que estimava saborear quando conversava com os amigos, perguntei, no diálogo que seguia sem interrupção:
—E lá no "Cinza", como vão as coisas?
Muito trabalho com os médiuns?
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122401
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli Empty Re: Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Mar 17, 2014 9:28 pm

Médium espírita precisa apanhar.
Se não apanhar, não cumpre a obrigação...

- A luta não cessa o senhor sabe disto.
Toda semana tenho que andar atrás...
Não me queixo, mas certos médiuns são tão perturbados, que deveriam morar dentro do centro.

Passo para pegar a turma para a reunião de desobsessão, chego quase em cima do horário e ainda tenho que esperar...

É embaraço de todo jeito, marido com ciúme da esposa, filho chorando, não querendo que a mãe vá ao centro, a vizinha que chegou para uma visita...

—Você tem muita paciência, Odilon.
Se fosse comigo, as coisas seriam diferentes...
Não concordo com você em essa história de pegar médium em casa...

—Mas, se não for assim, Doutor, não tem reunião.
Eu tenho pena, porque médium sofre muito, os espíritos obsessores fazem deles o que querem...
Eu já andei atrás de médium que, a me ver, saía correndo pelas ruas...

Fazendo pequena pausa, não conseguindo tirar da cabeça o caso daquela família do Capão-da-Onça, indaguei:
—E os padres desencarnados, têm aparecido por lá?...

—Olhe, é de espantar; tenho a impressão de que o Clero desencarnado está todo sobre Uberaba...
Não há uma sessão sequer em que não apareça um padre dando um trabalhão danado - padre e pastor protestante...

Citam a Bíblia, dizem que vão acabar connosco, que estamos praticando heresia...

Alguns deles se identificam.
Semana passada, um sacerdote que desencarnou em Uberaba, pároco de uma das igrejas da cidade, afirmou que, de facto, existe uma falange de padres e de freiras actuando sobre os espíritas, inclusive chegou a dizer que os esforços deles estão se concentrando presentemente sobre esta região do Triângulo Mineiro...

—No Sanatório também eles têm comparecido com regularidade, fazendo ameaças e mais ameaças...
Dona Modesta é uma médium que recebe com muita facilidade.

Desde os tempos de Eurípedes Barsanulfo, em Sacramento, após o ano de 1906, as coisas estão em pé de guerra; imagino que a confusão no Mundo Espiritual esteja grande...

Cairbar Schutel lutou em Matão, Jerónimo Candinho em Palmelo, Sinhó Mariano em Santa Maria...
E, com Chico Xavier vindo para cá, em 1959, as coisas então pioraram muito - se a região tem sido foco da Luz, igualmente tem sido o alvo preferencial das Trevas...

—E são os médiuns que pagam o preço, Doutor.
Semanas atrás e este é o motivo da minha visita de hoje ao senhor, além, é claro, da alegria de tomarmos juntos um café, obtivemos uma revelação na "Casa do Cinza".

Manifestando-se através de uma de nossas médiuns de maior confiança, Frederico Peiró, que, como sabemos, era espanhol, avisou-nos da presença espiritual de muitos inquisidores do passado, espíritos que até hoje não lograram a bênção de reencarnar...
Disse-nos Peiró da necessidade de redobrarmos a vigilância, chegando a afirmar que alguns dos líderes da Inquisição na Espanha estariam por aqui.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122401
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli Empty Re: Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Mar 17, 2014 9:28 pm

—É os espíritos também migram, de acordo com os seus interesses, vão migrando quase sempre atraídos por afeições reencarnadas ou por aquilo que lhes contraria os planos de poder...

Aquelas regiões espirituais da Espanha e da França devem ter sido evacuadas, tendo conseguido por lá o seu intento, ou seja, prejudicar o avanço da Doutrina, vieram agora para cá - campo fértil para eles, com tantas igrejas e mosteiros.

Eu até nem sei como foi que o Espiritismo conseguiu se implantar por aqui; não é de estranhar que os médiuns, no começo, precisavam trabalhar completamente inconscientes...

—"O espírito sopra onde quer", não é mesmo, Doutor Inácio?
—Você já leu Odilon, aquele livro de Dona José Amigo y Pelicer, o "Roma e o Evangelho"?

—Já li e é um dos meus preferidos.
Aquela obra é um libelo contra os que se opõem às manifestações mediúnicas - um grupo de sacerdotes que se reuniram para fazer experiências com a mediunidade acabaram por se convencer das realidades de Além-Túmulo...
—Quase o mesmo, só que, no campo da Ciência, aconteceu com William Crookes, em Londres...

O tempo havia passado com rapidez, e Odilon consultou o relógio.

—Doutor Inácio, a conversa está óptima, mas preciso chegar a casa, ver como estão a Dalva e os meninos...
—Pois é, Odilon - argumentei, querendo prender o amigo por mais alguns instantes -, as obrigações do espírito encarnado são múltiplas.
Sinceramente, não sei como você também consegue conciliar as coisas - as aulas na Faculdade de Odontologia, o Instituto de Cegos, a "Casa do Cinza", a família, as reuniões da Maçonaria...

—Aquele ditado é certo:
"Carro apertado é que canta"...
A gente não pode ter tempo ocioso, concorda?

É o que eu vivo dizendo aos médiuns: cabeça desocupada, ninho de obsessão.
Os médiuns precisam estudar mais e abraçar o serviço com amor.
O exercício da mediunidade com Jesus é o ponto de equilíbrio da nossa perturbação...

—Quero agradecer a sua visita, Odilon.
O que você me contou sobre as sessões na "Casa do Cinza" veio de encontro ao meu pensamento.
Eu sei que você está de saída, mas estamos lá no Sanatório com o caso dum rapaz que tem me preocupado.

O menino está sofrendo muito, chegou todo amarrado, conduzido pelo pai, um sitiante das proximidades do Capão-da-Onça, mas, pelo que senti na semana passada, quando os seus progenitores estiveram efectuando uma visita a ele, o problema maior do obsessor é com a mãe, Dona Maria das Dores.

Paulinho, que é como o tratam os seus familiares estava até bem, mas quando viu a mãe, ficou totalmente transtornado...
Proferiu palavrões, quis estrangulá-la.
Tudo muito estranho!

—E Dona Maria Modesto, o que tem dito a respeito?
—Ainda não tivemos tempo para uma conversa específica.
A Modesto é uma médium muito reservada, mas sofreu na reunião da última quarta-feira, quando o espírito obsessor se manifestou por ela.

O espírito não permitiu diálogo - falava com uma autoridade impressionante.
Você sabe, eu não vejo e não ouço nada - em matéria de mediunidade, sou completamente nulo, mas estou com uns pressentimentos que ainda não pude definir.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122401
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli Empty Re: Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Mar 17, 2014 9:28 pm

Para mim, não se trata de um obsessor qualquer; tenho a impressão de que a trama que envolve aquela família vem de longe...

—E o rapaz, está tomando remédios?
—Por enquanto, o Manoel Roberto está lhe dando apenas um tranquilizante, para que ele possa dormir um pouco mais relaxado, o menino tem um apetite extraordinário:
parece que come por dois ou três...

—Eles estiveram com a turma do João Urzedo, no Capão-da-Onça?
—Parece que não.
São católicos fanáticos, principalmente a mãe, que, inclusive, tem um oratório dentro de casa e, segundo o marido, passa o dia inteiro quase de joelhos...

Você quer saber de uma coisa, Odilon?
Os melhores médiuns são os obsediados.
Você não há de ver que a mulher implicou com o retrato do Doutor Bezerra de Menezes?

Esse povo fareja quem é espírita...
—O senhor não se lembra daquela passagem do obsediado Gadareno?

Tal homem, que habitava os túmulos de um cemitério, saiu correndo ao encontro de Jesus, que passava pela região, os espíritos que o possuíam identificaram o Mestre à longa distância...

Aquele homem perturbado nunca havia estado com Ele e, absolutamente, não sabia de quem se tratava...

—É impressionante - observei, recordando o trecho evangélico citado por Odilon.
Se, de facto, esses inquisidores estiverem por aqui, estamos fritos - gracejei -, literalmente fritos...

—Não faz tanto tempo assim...
No século passado, as obras de Allan Kardec foram queimadas em Barcelona e as suas cinzas solenemente recolhidas...

—Dizem que aquele bispo já reencarnou.
Será verdade?...
Pelo que tenho escutado a boca pequena, ele anda por Uberaba...

—Mais uma razão, Dr. Inácio, para acreditarmos que os espíritos dos inquisidores estão sobre as nossas cabeças...
Línguas de fogo diferentes, não é?
Entre sorrisos, despedimo-nos.
A visita do Dr. Odilon Fernandes naquela tarde, quase noite de segunda-feira, me fizera enorme bem.

Na verdade, além dos meus pacientes, dos meus livros e dos meus gatos, eu quase não tinha com quem conversar.

Voltei para dentro do escritório, uma ampla sala que utilizava também como biblioteca e consultório médico, soltei o corpo na cadeira giratória, reacendi o cigarro de palha e fiquei alisando um lindo gato siamês que procurara o aconchego do meu colo.

Sobre a mesa, a escultura de uma caveira sorria para mim, com os dentes todos os amostra...

—Meu Deus! - reflecti em silêncio -, a vida é tão simples!...
Por que complicamos tanto?
Estendi os olhos e vi pendurada na parede da copa, uma tela de pintor desconhecido, retratando um campo de batalha...
Corpos espalhados pelo chão coberto de sangue e Jesus, de semblante triste, caminhando por entre eles.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122401
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli Empty Re: Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Mar 17, 2014 9:29 pm

Abaixo, na moldura da anónima obra de arte, uma frase:
— "E eu vos disse que vos amasseis uns aos outros"...

Por que tantos interesses em jogo?
Por que tanta ambição, se o fim de todos nós seria aquele sobre a minha mesa – uma caveira sorridente?
E algumas, como a minha, certamente desdentadas...

Imerso nestes pensamentos filosóficos, para os quais não encontraria resposta fora da Reencarnação e da chamada Lei do Carma, fui para a cozinha, abri uma lata de sardinhas e alimentei o gato siamês, no entanto, atraídos pelo forte cheiro de peixe, logo vários outros gatos desceram dos muros e dos telhados e se aproximaram miando, disputando com o gato de minha preferência à saborosa e inesperada iguaria daquela tarde.

Estabeleceu-se a confusão na cozinha e tive que colocar todos para fora.

— Ah, já sei! - disse em voz alta, como um daqueles pacientes do Sanatório que andava falando sozinho pelos corredores - o drama da Humanidade se resume nisto - uma lata de sardinhas!...
Tomei banho, troquei de roupa, coloquei um perfume francês para disfarçar o cheiro de cigarro, accionei o carro na garagem e fui para uma visita rápida aos doentes, antes de me dirigir à reunião daquela noite na loja maçónica.

Na manhã do outro dia, enquanto cuidava dos preparativos para correr os pacientes nos pavilhões, Manoel Roberto chegou apavorado:
—Dr. Inácio - disse-me, quase sem fôlego -, o menino fugiu!
Enquanto a camareira trocava os lençóis, ele saiu do quarto, sem que ninguém percebesse.

Parece que evaporou...
Já procuramos por todos os lados.
Ele deve ter saltado o muro.
Eu já estava habituado com tais fugas de certos pacientes.

De repente, parece que ficam invisíveis e somem.
Mas Paulinho estava se tornando um paciente especial.
A sorte daquele rapaz me interessava...

—Ora - comentei, soltando as fichas médicas com estrondo sobre a mesa -, vocês estão dando munição de graça aos inimigos da Doutrina!
Se a notícia vazar para a imprensa, ficaremos desmoralizados...
Quase todo mês está fugindo um!
Eu não tenho tempo agora; vocês procurem nas redondezas, nas casas vizinhas, no meio do mato...

—O pior, Doutor, é que ele fugiu só de cueca...
A camareira disse que ele estava se preparando para o banho...

—Vocês precisam estar mais vigilantes! - disse com certa energia, pois a minha noite não havia sido de um sono tranquilo:
sonhei com labaredas por todos os cantos do Sanatório, homens vestidos como se fossem frades, e um deles me apontava o dedo em riste com um sorriso de ironia no rosto.

Eu não posso cuidar dos pacientes sozinho, vocês são pagos, e até bem pagos, para isto.
A Igreja está de olho na gente; toda semana é um ataque...
Há menos de um mês, uma procissão saindo da Catedral, parou em frente à minha casa e rezou o Credo.

Foi uma provocação.
Vocês me tragam este rapaz aqui...
Se ele não aparecer logo, vai ter gente na rua!
Eu sempre fizera muito barulho...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122401
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli Empty Re: Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Mar 17, 2014 9:29 pm

Quando ficava esquentado, o rastro-de-onça que fazia era de meter medo, mas todos sabiam que eu não tinha coragem de desempregar um pai ou uma mãe de família.

Conhecendo o meu temperamento, Manoel Roberto saiu e colocou uma pequena equipa à busca do menino.

Quase meio-dia, e nada.
O céu escuro ameaçava fazer cair uma tempestade naquele mês de janeiro.
O pessoal estava até sem almoço, procurando por Paulinho.

Eu não sei, mas tenho a impressão de que, em certos casos, os espíritos ocultam da gente as suas vítimas...
O certo é que fomos encontrar o rapaz só por volta das quatro da tarde.

Quando eu estava pensando num meio de mandar avisar a família, Manoel Roberto anuncia aliviado:
—Doutor, encontramos!
O senhor não vai acreditar...
O tempo todo ele estava nos fundos do Sanatório e ninguém o viu, escondeu-se entre as árvores do pomar...

Estou impressionado! Eu nunca vi isto antes...
O senhor precisa ir até lá e ver o que ele fez.

Acompanhando o diligente enfermeiro, que, em outras circunstâncias, resolveria sozinho a questão, fui encontrar Paulinho seminu, como se fosse um índio, com o corpo todo pintado de vermelho...

Eu nem sei se conseguirei descrever com fidelidade aquele quadro terrível.

O paciente havia simplesmente crucificado um filhote de gato!...
Fincara duas estacas de bambu no chão, amarrara-lhe as patas dianteiras e traseiras e fazia uma sessão de tortura...
No peito, com os dedos, ele desenhara imensa cruz vermelha com um resto de tinta que encontrara dos muros recém-pintados, para obter a tonalidade rosa, o pintor havia misturado o branco com o vermelho.

—Que é isso, meu filho?! - perguntei, sem receber qualquer resposta.
Isso não se faz! Coitado do bichano!...
Que é que está acontecendo com você?!

Deixando-se conduzir passivamente, levei Paulinho para dentro do banheiro e com o auxílio de Manoel Roberto, dei-lhe um bom banho.

O que me incomodava era o seu silêncio, mas, quando estávamos providenciando algum lanche para ele, escutei-o dizer:
—Eu ia arrancar os olhos dele e depois queimá-lo, como mandei fazer com muita gente...
Nada de sangue derramado: só a fogueira!

Confesso que senti um frio me percorrer a espinha.
A verdade é que eu ainda não sabia que Paulinho estava o tempo todo, incorporado por aquela entidade, que não se identificava, por assim dizer, o espírito "morava" dentro do corpo dele - quando lhe aprazia, ele se manifestava.

Aquele astuto obsessor nos enganava com facilidade.

Atinando com o problema, observei, com o propósito de ser mais ouvido pelo espírito do que pelo rapaz:
—Não adianta lutar contra o poder da Luz...
O Mal não prevalecerá sobre o Bem.
Reconsidere. Deixe este menino em paz.
O tempo passou... Faz já alguns séculos.
Não estamos mais na Idade Média...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122401
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli Empty Re: Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Mar 17, 2014 9:29 pm

Sorrindo com ironia, mas sem se dignar cruzar o olhar com o meu, a entidade espiritual retrucou:
—Isso é o que vocês pensam...
O Bem é sinónimo de sofrimento, os bons são trucidados pelos poderosos...

O que impera é a lei do mais forte.
Não tente me doutrinar, caso contrário, você há de se arrepender amargamente...

Coloco fogo nisto tudo!
Da brasa do seu próprio cigarro acendo um fogaréu...
Vai ser uma beleza ver os loucos que vocês mantêm aqui ardendo como tochas vivas...

Nada de sangue derramado - a Santa Madre Igreja não quer.
Na cruz, só o sangue de Cristo...

—Diga-me, meu irmão - arrisquei a questão -, quem é você?
O que veio fazer, tão longe assim?
A Inquisição não chegou ao Brasil graças a Deus!

Como é que você foi parar no Capão-da-Onça?...
Nesse instante, o menino arregalou os olhos e, com forte sotaque espanhol, proferiu algumas palavras de excomunhão.
O copo de leite que estava sobre a mesa estilhaçou e o forro de pano começou a incendiar-se inexplicavelmente!

Não havia alternativa.
Chamei Manoel Roberto e, a contragosto, pedi-lhe que aplicasse um injectável no rapaz.
Com a mediunidade de efeitos físicos à flor da pele e totalmente fora de controle, Paulinho nem sequer chegou a provar o lanche de pão recheado com mozarela.

Fiquei frustrado.
Naquela segunda sessão mediúnica, o espírito obsessor de Paulinho não aparecera.
Eu me havia preparado para enfrentá-lo - mantivera-me vigilante o dia todo, esforçando-me para não perder a calma com ninguém.

Evocara a inspiração dos nossos Mentores Espirituais...
Naquela quarta-feira, Paulinho dormira o tempo todo.
Teria o espírito ficado meio atordoado, sob o efeito da injecção de tranquilizante no corpo do menino?

Esta é uma questão que até agora não posso responder.
Digo-lhes que não duvido de nada: se não duvidava antes, quando imerso nas ilusões da matéria grosseira, muito menos agora na condição de espírito livre.

Assim que demos início à nossa reunião mediúnica de desobsessão, dona Modesta (por comodidade, permitir-me-ei, continuar doravante a mencionar assim o seu nome, trocando a desinência o por a, conforme nós a chamávamos, na vivência terrena), entrou em desdobramento e começou a descrever:

— Tenho a impressão de que estou recuando no tempo...
Não sei onde estou. Tudo está muito escuro.
Sombras se movimentam em procissão...
Estarei vendo um quadro de vida espiritual ou será uma imagem de algo que aconteceu na Terra há muito tempo atrás?

Não sei.
Alguns cantam, outros choram...
Escuto estalar de açoites.
França ou Espanha?... Uma porta se abre.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122401
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli Empty Re: Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Mar 18, 2014 11:10 pm

Vou entrar e ver o que está acontecendo.
São frades dominicanos, mas não lhes posso ver o rosto - estão usando capuz.
Parece um tribunal armado dentro da igreja - o Tribunal do Santo Ofício.

Dez pessoas estão ajoelhadas...
Sete homens e três mulheres.
Posso registar a acusação que pesa sobre eles: conspiraram contra a fé católica e estão sendo acusados de bruxaria.

Uma mulher está desesperada e grita:
— "Não, não, por favor!...
Tenho dois filhos pequenos...
É mentira! Não sou uma bruxa...

Socorro os doentes que me procuram em minha casa...
A fogueira não!..."

Doze homens perfilados, todos de mantos negros, levantam a mão direita...
Foram sentenciados à morte e a condenação vai se cumprir de imediato.

Saímos. Que horror!...
É a noite mais escura que já vi.
Não sei se vou conseguir acompanhar o ritual macabro.

Alguém grita:
— "Nada de sangue derramado!..."

São atados a postes com achas de lenha embebidas em resina.
O silêncio se fez maior. Uma carroça se aproxima.
Quem será aquele homem alto e esguio?

À sua passagem, todos se curvam...
Deve ser o Inquisidor-Mor.
Imensa cruz de prata lhe pende do pescoço...
Não lhe posso ver o semblante, apenas os grandes olhos negros, que brilham na escuridão.

Ergue a voz e diz:
— "Que sirva de exemplo...
Hoje, serão estes dez, na próxima semana, mais vinte!...
Denunciem! Se alguém souber da existência de algum herege em Saragoça e permanecer em silêncio também será culpado!

A Igreja é magnânima.
Os delatores serão recompensados!...”.

Dona Modesta estava com os punhos crivados sobre a mesa.
A descrição da cena, que lhes apresento de maneira sucinta, parecia ter-se transportado para dentro do salão.
Eu quase podia enxergar na parede do recinto em que efectuávamos a nossa reunião mediúnica aquelas imagens tétricas.

Tomando fôlego, a médium continuou:
—A carroça, escoltada por soldados, agora se retira.
Ninguém fala em perdão.
O julgamento daquelas pessoas está concluído.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122401
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli Empty Re: Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Mar 18, 2014 11:10 pm

Vestem-lhes os ignominiosos sambenitos, camisolas que são gravadas com nomes injuriosos e figuras diabólicas, e vão sendo empurrados tais infelizes penitentes, em meio ao populacho, que lhes abre alas.

Por que será que, além daquela mãe desesperada, ninguém disse mais nada?
Aproximo-me. Que horror, meu Deus!
Todos tiveram os olhos furados e a boca queimada...
Um diante de cada poste, dez homens se preparam com archotes nas mãos e, ao mesmo tempo, acendem as fogueiras.

Cheiro de carne queimada...
O cordão de isolamento se desfez e - pasmem - muitos populares se aproximam; apanham gravetos no chão e os atiram sobre as fogueiras, no que são incentivados por dezenas e dezenas de homens com hábitos religiosos, que os cumprimentam e procuram memorizar-lhes bem os traços fisionómicos...

Alguns poucos permanecem à margem.
Escuto três amigos conversando a certa distância.

— "Quando será que este pesadelo terá fim?
Ontem, em Valladolid, segundo fui informado devem ter queimado mais de trinta...
Dizem que agora se voltarão contra os médicos - todo homem de ciência é inimigo do Papa, conforme estão dizendo...”.

Para onde foi o homem da carroça?
Não posso mais, estou exausta...
Eu me vi como se fosse uma daquelas mulheres, tive a certeza de que muitos médiuns, ditos endemoninhados foram queimados pela Inquisição...

Meu Deus, não é de se admirar tanto sofrimento que a Humanidade atravessa!
Que terrível carma contraído!...
Dona Modesta fica em silêncio.

Está desgastada e, naquela noite, nenhum Benfeitor Espiritual se manifesta.
Manoel Roberto traz um pouco de água e, passados mais alguns instantes, a reunião chega a termo.
Durante alguns minutos, permanecemos quietos, sem ânimo sequer para nos erguermos das cadeiras.

Quando tudo se serena, a abnegada médium comenta:
— Inácio, o que eu pude descrever não é nem a terça parte do que vi e percebi...
Era muita gente acusando: o medo de morrer na fogueira induzia muitos a falsas denúncias.

Foi pior do que o que houve com os cristãos!...
Como pôde aquilo acontecer, em nome da Religião?!

Agora entendo que o Espiritismo apareceu no momento certo:
antes, Allan Kardec também teria ido para a fogueira!...

Sorrindo meio sem graça, observei:
— Saiba Modesta: se puderem, eles nos queimam hoje...
Se houver um retrocesso político no País, estaremos fritos, repito, literalmente.
A liberdade religiosa ainda não está consolidada não.

A coisa melhorou, mas os novos ventos que sopram são brisas tímidas.
Tem companheiros espíritas que reprovam a Maçonaria, mas a Maçonaria é nossa aliada.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122401
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli Empty Re: Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Mar 18, 2014 11:10 pm

Que força temos?!
Somos minoria e vamos continuar assim por muito tempo.
A ânsia do poder temporal é uma coisa tremenda: ninguém, com excepção dos espíritas de boa vontade está querendo o Reino do Céu, o negócio deles é aqui embaixo mesmo...

Eu não sei como é que eles não fecham o Sanatório?
Devem ter receio dos nossos "feitiços"...
Gente católica não passa na nossa calçada, Modesta!...

Paralelamente às minhas actividades como Director Clínico do Sanatório Espírita de Uberaba, as quais me consumiam quase todo o tempo, atendia alguns pacientes em meu consultório particular, instalado na própria casa.

Consultando uma folha, a guisa de agenda, verifiquei que, em torno das dez da manhã, receberia a visita de certo Senhor Felizardo, de Ribeirão Preto - Estado de São Paulo, para uma consulta.

Com dez minutos de antecedência, a campainha de casa soou, os gatos saltaram da mesa, como se já tivessem se habituado com aquela rotina.

Eu mesmo o recebi à porta, cumprimentei-o e, procurando deixá-lo à vontade, comecei a conversar, sem me referir, de início, ao assunto que o trouxera ao meu consultório.

Ele não era espírita, mas conhecia o trabalho de alguns dos baluartes do Espiritismo em Ribeirão, como por exemplo, o José Papa, confrade que, igualmente, em nome da Doutrina, vinha resistindo bravamente aos constantes ataques do Clero.

Notei, no entanto, que o meu paciente daquela manhã estava aflito, chegando a transpirar excessivamente na fronte e nas mãos, que secava com alguns lenços de papel que lhe entregara.

—Afinal, meu amigo - perguntei antecipando-me à sua angústia crescente -, que é que o traz a Uberaba?
—Eu nem sei, Doutor, por onde começar - respondeu com a voz quase sufocada na garganta.
Eu aqui não viria se não estivesse pensando com frequência em dar um fim à minha vida...

E começou a contar-me o seu drama, esperando que, na condição de psiquiatra, eu tivesse algum remédio para prescrever.

—Vim procurar o senhor, porque, além de médico renomado, sei da sua condição de espírita...
Eu não sou católico, nem acredito nos padres.
Sou muito conhecido em Ribeirão e não gostaria que ninguém mais naquela cidade, tivesse conhecimento dos meus conflitos.

Sou casado e muito bem casado, tenho três filhos adolescentes e desfruto de invejável situação financeira; crio gado e tenho uma usina de açúcar.

A minha família é tradicional na cidade, o meu avô era italiano, vindo da Itália com os imigrantes, mas o pai, que já faleceu há mais de quinze anos, nasceu em Ribeirão.

O Senhor Felizardo estava escolhendo o momento certo para dizer-me o que o fazia pensar em suicídio, estava - digamos - me sondando, com o seu olhar percuciente para ver até onde seria merecedor de sua confiança.

Abri a gaveta da escrivaninha, acendi um cigarro - o que, hoje, para um médico, à frente de seu paciente, seria um comportamento absurdo, entretanto, reconheço a irreverência sempre fez parte do meu modo de ser, sempre detestei as chamadas convenções sociais, por isto, quanto mais me provocavam, mais animado eu me sentia a lutar em prol das minorias.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122401
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli Empty Re: Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Mar 18, 2014 11:10 pm

Depois de quase vinte minutos de monólogo (era a parte da Medicina em que não me interessava ouvir os pacientes como se eu fosse um padre vestido de branco), o fazendeiro se revelou, devo dizer-lhes, no entanto, que, pela minha experiência, lidando com gente de todos os tipos durante anos a fio - homens e mulheres, mais ou menos eu já atinava com a questão que o atormentava...

—Doutor, o senhor me perdoe - disse, cobrindo o rosto com as mãos e começando a chorar -, mas, de uns tempos para cá, tenho descoberto em minha personalidade certa inclinação homossexual...

Como pode ser isto, Doutor?!
Eu nunca senti nada neste sentido, antes de me casar, frequentava casas de mulheres...

Isto é um absurdo - um homem casado como eu, pai de família!...
De repente, comecei a sentir uma estranha atracção por um rapaz que trabalha comigo na fazenda.

Ele é um pouco mais velho que o meu filho Rodrigo, que está com dezassete anos...
Eu não estou conseguindo mais me relacionar direito com a minha mulher, eu a tenho evitado...

O senhor tem um diagnóstico para o meu caso?
Se precisar, eu me internarei.
Volto a Ribeirão, invento uma viagem longa e venho...

Para poupar os que nos estejam lendo estas páginas, procurarei resumir a conversa que tivemos a partir daí.

—O senhor já chegou, digamos, às vias de facto com esse rapaz? - questionei, com o intuito de obter melhor avaliação.
—Praticamente, sim...
—Pensou em mandá-lo embora da fazenda, afastando-o de sua presença?

—Sim, mas ele é arrimo de família, o pai dele serviu meu pai, agora, é ele que sustenta a mãe doente e depois, eu não tenho coragem...
Se tomasse tal providência, eu sinto que acabaria indo atrás dele.
—Conversaram abertamente a respeito do assunto?

—Conversamos, mas ele sente o mesmo por mim, disse-me que está em minhas mãos, que não se interessa por casamento...
—Ele o provoca?

—Não, nunca, sou eu, Doutor, que saio procurando por ele na fazenda...
É uma afeição estranha; quase não consigo mais ficar na cidade...

Experimentando certo alívio com aquele desabafo (acredito que eu era o primeiro a tomar conhecimento de suas intimidades), Felizardo me indagou:
— O senhor acha...
Como é que vocês, os espíritas, dizem mesmo - obsessão...
O senhor acha que eu posso estar sendo vítima de uma obsessão?

— Poder, pode...
Os espíritos das trevas estão sempre se prevalecendo de nossas fraquezas.
Acredito, sim, numa interferência espiritual neste caso, mas a raiz do problema está no senhor; somos tentados naquilo para o que revelamos inclinação...

—E obsessão tem cura, Doutor?
—Tem, perfeitamente.
Mas, antes de tratarmos do obsessor, precisamos cogitar do tratamento do obsediado...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122401
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli Empty Re: Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Mar 18, 2014 11:10 pm

—E em que consiste tal tratamento?
Alguma fórmula medicamentosa?
Se for o caso, mando vir o remédio do Exterior, tenho um primo que voa todos os meses para os Estados Unidos...

—Não, meu amigo - argumentei com o meu paciente, começando já a experimentar a impotência que experimentam os médicos diante de certos casos -, não existe uma fórmula específica, poderei prescrever ao senhor algum remédio que lhe possibilite alívio, mas a cura demanda um tempo mais longo...

Desejando ir ao âmago da questão, fiz-lhe a pergunta que interessava, como, de resto, a única pergunta que interessa fazer a quantos se sentem vítimas de qualquer problema semelhante ao que me estava sendo exposto:
—Felizardo, você quer mesmo se curar?
Você, de facto, deseja tirar esse rapaz de sua vida?...

A demora de pouco mais de um minuto para responder às questões que lhe propusera me foi suficiente para desacreditar num desfecho satisfatório do caso.

Tartamudeando, com dificuldade, o rico usineiro, redarguiu:
—Sim... Eu preciso.
Tenho minha mulher - não nos damos muito bem, mas ela é minha esposa, tenho os meus filhos...

—Não, Felizardo, sejamos honestos no confronto que pretendemos estabelecer connosco, sem sinceridade na avaliação que fazemos de nós, tudo é perda de tempo...

Chorando mais compulsivamente - e eu deixei que chorasse à vontade, enquanto acendia mais um cigarro -, aquele homem admitiu por fim:
—O senhor tem razão...
Vivo fugindo de mim mesmo.
Desde criança que sou assim...

Quando contava quatorze de idade, tive um problema com um peão na fazenda do meu pai.
Casei-me, pensando que o casamento pudesse pôr termo ao meu pesadelo.
Diga-me, Doutor, o que é que posso fazer! Estourar os miolos?...

—Nem pense nisto, meu filho.
O seu espírito vagaria por muitos anos nas trevas...
E o trauma que você imporia - o terrível trauma psicológico que você imporia aos seus filhos?...
Ninguém morre. A morte é uma ilusão que entrava o progresso do espírito.

—Mas, Doutor - disse-me ele, desafiando minha capacidade -, o senhor não tem então solução para o meu caso?
Dinheiro não é problema, diga-me quanto custa.
Posso pagar ao senhor em dólares...

—Não é questão de dinheiro, Felizardo.
Assim o dinheiro pudesse comprar a paz!... A Medicina não é capaz do que você imagina.

Apontando para as minhas estantes, coalhadas de livros sobre Psiquiatria - a maioria deles em francês -, observei:
—Estamos longe de todas as respostas...
Por enquanto, o que mais temos são pontos de interrogação.
Infelizmente, do ponto de vista médico, no máximo eu poderia falar com você em desvio de personalidade, mas reconheço isto é muito vago.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122401
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli Empty Re: Sob as cinzas do tempo - Inácio Ferreira / Carlos A. Baccelli

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos