LUZ ESPÍRITA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER Empty VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER

Mensagem  Ave sem Ninho Seg maio 14, 2012 9:40 am

“VOLTEI”
Espírito: IRMÃO JACOB

Psicografia: FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER.

ÍNDICE

A LUTA CONTINUA
DE VOLTA
DIFICULDADE NO INTERCÂMBIO
PONDERAÇÕES NECESSÁRIAS
PRIMEIRAS VISITAS
TENTATIVA E APRENDIZADO
À FRENTE DA MORTE
PREPARATIVOS
MODIFICAÇÃO
NO GRANDE DESPRENDIMENTO
MINHA FILHA
EM PLENO TRANSE
O SALMO 23
RECEBENDO SOCORRO
EM POSIÇÃO DIFÍCIL
ENTRE AMIGOS ESPIRITUAIS
VIDA NOVA
REPOUSO BREVE
IMPRESSÕES DIFERENTES
SURPREENDIDO
DE RETORNO A CASA
DESPEDIDAS
ATENÇÕES PERTURBADORAS
DESLIGADO ENFIM
EM DIFICULDADES
ANTE A NECRÓPOLE
A PASSAGEM
NA EXPECTATIVA INQUIETANTE
ENTRE COMPANHEIROS
O AVISO DE BEZERRA
A PARTIDA
INCIDENTE EM VIAGEM
ATRAVESSANDO SOMBRIA REGIÃO
NOVA ADVERTÊNCIA
A PONTE ILUMINADA
EM ORAÇÃO
A CHEGADA
NA PAISAGEM DIFERENTE
REENCONTRO EMOCIONANTE
VELHOS AMIGOS
EM REPOUSO
ESCLARECIMENTOS
REANIMADO
O REPOUSO ALÉM DA MORTE
RECEBENDO EXPLICAÇÕES
O PROBLEMA DO ESQUECIMENTO
NOVA MORADIA ESPIRITUAL


Última edição por O_Canto_da_Ave em Qua Jan 02, 2013 10:37 pm, editado 1 vez(es)
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122189
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER Empty Re: VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER

Mensagem  Ave sem Ninho Seg maio 14, 2012 9:40 am

COMENTÁRIOS FRATERNOS
NA INTIMIDADE DO LAR
O PARQUE DE REPOUSO
REENCONTRANDO A MIM MESMO
A LUTA PROSSEGUE
ORGANIZAÇÃO EDUCATIVA
AMBIENTE NOVO
O MAGNÍFICO SANTUÁRIO
FENÓMENOS DA SINTONIA ESPIRITUAL
ENTRE COMPANHEIROS
VISITAS FRATERNAS
OPINIÃO AUTORIZADA
INFORMAÇÕES DA LUTA ESPIRITUAL
NOITE DIVINA
REVENDO CÍRCULOS DE TRABALHO
OBSERVAÇÕES NA CROSTA
CORTANDO A VIA PÚBLICA
AULA DE PREPARAÇÃO ESPIRITUAL
NOS SERVIÇOS DE DOUTRINAÇÃO
EXCURSÃO CONFORTADORA
AMPARO FINAL
VIAGEM FELIZ
VISITA SIGNIFICATIVA
A PALAVRA DE UM GRANDE BENFEITOR
NO TEMPLO
EM PREPARO
EM PLENO SANTUÁRIO
NOVA FAMÍLIA DE SERVIÇO
MOMENTOS DIVINOS
A PALAVRA DO COMPANHEIRO
O JULGAMENTO EM NÓS MESMOS
ANTE AS BÊNÇÃOS DO SERVIÇO
AS ESQUECIDAS VIRTUDES DA ILUMINAÇÃO INTERIOR
AO FIM DA REUNIÃO
NA ESCOLA DE ILUMINAÇÃO
INSTITUIÇÃO RENOVADORA
INFORMAÇÕES ÚTEIS
EM APRENDIZADO
CONCEITOS DE UMA CARTILHA PREPARATÓRIA
ENSINAMENTO INESPERADO
EXPERIMENTAÇÃO
ANTE UM ESPÍRITO PERSEGUIDOR
DIÁLOGO SURPREENDENTE
APONTAMENTO SALUTAR
A SURPRESA SUBLIME
REAJUSTAMENTO
VIVENDO AS LIÇÕES
NOVO DESPERTAR
SÁBIO AVISO
RETORNO À TAREFA
CONSELHO FRATERNO
ANTE OS SERVIÇOS NOVOS
ASSEMBLEIA DE FRATERNIDADE
RECOMEÇO
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122189
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER Empty Re: VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER

Mensagem  Ave sem Ninho Seg maio 14, 2012 9:41 am

NÓTULAS DA EDITORARelativas a algumas das personagens citados neste livro.

A LUTA CONTINUA

Enquanto no corpo, não formulamos a ideia exacta do que seja a realidade, além da morte.
Ainda mesmo quando o Espiritismo nos ajuda a pensar seriamente no assunto, debalde tentaremos calcular relativamente ao futuro, depois do sepulcro.

Os quadros sublimes ou terríveis no plano externo correspondem, de alguma sorte, à nossa expectativa;
contudo, os fenómenos morais, dentro de nós, são sempre fortes e inesperados.

Antes da passagem, tudo me parecia infinitamente simples!
Não passaria a morte de mera libertação do Espírito e mais nada.

Seguiria nossa alma para esferas de julgamento, de onde voltaria a reencarnar, caso não se transferisse aos Mundos Felizes.

Compreendo hoje que aceitar esta fórmula seria o mesmo que menoscabar a existência humana, declarando-se que o homem apenas renascerá na Terra, respirará entre as criaturas e, sem seguida, se libertará do corpo de baixa condensação fluídica.

Quantos conflitos, porém, entre o aparecimento e a desagregação do veículo carnal?
Quantas lições; entre a infância e o declínio das forças físicas?
Reconheço, presentemente, que as dificuldades não são menores para a alma liberta dos mais pesados impedimentos do plano material.

Entre o acto de perder a carcaça de ossos e a iniciativa de reencarnação ou de elevação, temos o tempo, e o conteúdo desse tempo reside em nós mesmos.

Quantos óbices a vencer, quantos enigmas a solucionar?
Acreditei que o fim das limitações corporais trouxesse inalterável paz no coração, mas não bem assim.

No fundo, em nossas organizações religiosas, somos uma espécie de combatentes prontos a batalhar a distância de nossa moradia e, quando nos julgamos de posse da vitória final, tornamos ao círculo doméstico para enfrentar, individualmente, a mesma guerra, dentro de casa.

Vestimos a roupa de carne, a fim de lutar e aprender e, se muitas vezes sorvemos o desencanto da derrota, em muitas ocasiões nos sentimos triunfadores.

Somos, então, filhos da turba distraída, companheiros de mil companheiros, cooperadores de mil cooperadores.
Chegou, no entanto, o momento em que a morte nos reconduz à intimidade do lar interior.

E se não houve de nossa parte a preocupação de construir, aí dentro, um santuário para as determinações divinas, quantos dias gastamos na limpeza, no reajustamento e na iluminação?

Oh! Meus amigos do Espiritismo, que amamos tanto!
É para você – membros da grande família que tanto desejei servir – que grafei estas páginas, sem a presunção de convencer!

Não se acreditem quitados com a Lei, por haverem atendido a pequeninos deveres de solidariedade humana, nem se suponham habilitados ao paraíso, por receberem a manifesta protecção de um amigo espiritual!

Ajudem a si mesmos, no desempenho das obrigações evangélicas!
Espiritismo não é somente a graça recebida, é também a necessidade de nos espiritualizarmos para as esferas superiores.

Falo-lhes hoje com experiência mais dilatada.
Depois de muitos anos, nas lides da Doutrina, estou recompondo a aprendizagem, a fim de não ser o companheiro inadequado ou o servo inútil.

Guardem a certeza de que o Evangelho de Nosso Senhor Jesus-Cristo não é apenas um conjunto brilhante de ensinamentos sublimes para ser comentado em nossas doutrinações – é Código da Sabedoria Celestial, cujos dispositivos não podemos confundir.

Agradeço, sensibilizado; a colaboração de Emmanuel e de André Luiz, nos registos humildes de meu refazimento espiritual, nestas páginas que endereço aos irmãos de ideal e serviço.

E pedindo a Jesus nos fortaleça a todos, no trabalho a que fomos conduzidos, de modo a entendermos além de nós, as bênçãos que nos felicitam, rogo também ajuda para mim mesmo, a fim de que a Luz Divina me esclareça e auxílio, dentro do novo caminho de trabalho e elevação, porque, se a experiência carnal amadurece e passa, a vida prossegue e a luta continua.

IRMÃO JACOB

Pedro Leopoldo, 19 de fevereiro de 1948.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122189
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER Empty Re: VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER

Mensagem  Ave sem Ninho Seg maio 14, 2012 9:41 am

DE VOLTA
Irmão Jacob

Há muitas semanas guardo a permissão de escrever-lhes, relacionando o noticiário do velho companheiro, já no “outro mundo”.

Aliás, isto não é novidade para vocês, nem para mim.
Quando se me esvaía a resistência orgânica, formei o projecto de endereçar-lhes um correio de amigo, logo que a morte me arrebatasse.

O Espiritismo fora para mim não só simples crença religiosa.
Tornara-se o clima constante em que minha alma respirava, constituía elemento integrante de meu próprio ser.

Daí o entusiasmo aos serviços da doutrinação e a certeza com que esperava o contentamento de fazer-me sentir aos irmãos de ideal, após a desencarnação.


DIFICULDADE NO INTERCÂMBIO
Irmão Jacob

Mas, o serviço não é tão fácil quanto parece à primeira vista.

Podemos certamente visitar amigos e influenciá-los;
todavia, para isso, copiamos o esforço dos profissionais da telepatia.

Emitimos o pensamento, gastando a potência mental em dose alta e, se a pessoa visada se mostra sensível, então é possível transmitir-lhe ideias;
com relativa facilidade.

Por vezes, a deficiência do receptor, aliada às múltiplas ondas que o cercam, impede a consumação de nossos propósitos.
Se o instrumento de intercâmbio permanece absorto nas preocupações da luta comum, é difícil estabelecer a preponderância de nossos desejos.

A mente humana; atraí ondas de força, que variam de acordo com as emissões que lhe caracterizam as actividades.

No aparelho mediúnico, esse fenómeno é mais vivo.
Pela sensibilidade que lhe marca as faculdades registadoras, o médium projecta energias em busca do nosso campo de acção e recebe-as de nossa esfera com intensidade indescritível.

Calculam, pois, os obstáculos naturais que nos cerceiam as intenções.
Se não há combinação fluídico-magnética entre o Espírito comunicante e o recipiente humano, realizar-se-á nosso intento apenas em sentido parcial.

É quase impossível impormos nossa individualidade completa.
Ainda mesmo em se tratando da materialização, o visitante do “outro mundo” depende das organizações que o acolhem.

Se o médium relaxa a obrigação de manter o equilíbrio fisiopsíquico e se os companheiros que lhe integram o grupo de trabalho vivem estonteados, sem o entendimento preciso dos deveres que lhes competem, torna-se impraticável o aproveitamento dos recursos que se nos oferecem para o bem.

Venho recebendo agora preciosas lições, quanto a isto, porque cheguei à leviandade de prometer a mim mesmo que prosseguiria, depois do sepulcro, a corresponder-me regularmente com os leitores de minhas páginas doutrinárias.

Considerava a escrita e a incorporação mediúnicas ocorrências triviais do nosso aprendizado;
no entanto, vim de reconhecer, neste plano em que hoje me encontro, a desatenção com que assinalamos semelhantes dádivas.

Esses factos amplamente multiplicados, em nossos agrupamentos, traduzem imenso trabalho dos Espíritos protectores, com reduzida compreensão por parte dos que a eles assistem.

Passei a observar o porquê de muitas promessas de amigos, que se não realizaram.

Companheiros diversos haviam partido, antes de mim;
convencidos de que poderiam voltar, quando quisessem, trazendo informações da nova esfera e, embora lhes aguardassem a palavra esclarecedora, através de reuniões respeitáveis, a solução parecia adiada, indefinidamente.

O homem encarnado é tido em nossos círculos por arrendatário das possibilidades terrestres e, de modo algum, podemos absorve-lhe a autoridade e a direcção da experiência física, tanto quanto não lhe será possível determinar na zona de trabalho que nos é própria.

Em vista disso, por mais que desejemos, somos obrigados a depender de vocês em nossas comunicações e interferências.

Os amigos da vida superior necessitam da cooperação elevada, para se manifestarem nas obras de amor e fé, na mesma proporção em que as entidades votadas ao mal reclamam concurso de baixa espécie das criaturas perversas ou ignorantes, no cenário carnal.

Verifica-se a mesma disposição em nossa zona de serviço.
Vocês conseguirão isto ou aquilo, em nosso ambiente, dependendo, porém, das entidades que puderem mobilizar.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122189
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER Empty Re: VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER

Mensagem  Ave sem Ninho Seg maio 14, 2012 9:42 am

PONDERAÇÕES NECESSÁRIAS
Irmão Jacob

Retomando a mim mesmo, após desenvencilhar-me do corpo grosseiro, a preocupação de voltar ao reino dos amigos era o meu anseio de cada minuto.

Habituara-me, na existência última, fértil de trabalho intensamente vivido, a concretizar os menores desejos, em nos referindo à luta exterior.

O homem prático que se mantém no corpo terrestre, por mais de cinquenta anos, acostuma-se a ser invariavelmente obedecido.

Isso cria enormes prejuízos para ele, por enclausurar-se instintivamente em roda viciosa de preconceitos nocivos que se lhe cristalizam, vagarosamente, na organização mental. Os melindres passam a tortura-lo. A conveniência é interpretada por desrespeito, a prudência por ingratidão.

Quase me considerei ofendido, quando os benfeitores espirituais me cortaram a probabilidade do retorno apressado.

Afinal, pensava de mim para comigo, o que pretendia não era, de maneira nenhuma, a admiração alheia, nem tencionava aproveitar o ensejo para a propaganda de meu nome. Interessava-me, sim, a prova da sobrevivência. Para tanto, se me fosse possível, tocaria um clarim mais alto que uma sirene festiva.

Amigos delicados, porém, fizeram-me saber que o ruído, no âmbito da espiritualidade, é tão prejudicial quanto o barulho intempestivo na via pública e, depois
de ouvir longa série de ponderações, a me rearticularem os propósitos desordenados;
entendi, graças a Deus, que minhas investidas se filiava a pura ingenuidade.


PRIMEIRAS VISITAS
Irmão Jacob

As primeiras visitas que efectuei, junto aos núcleos doutrinários, verificaram-se justamente no Rio.

Minha actual situação, contudo, era muitíssimo reduzida. Quando no corpo, identificava somente reduzida região de trabalho.

Acompanhado de amigos que me conduziam solícitos, reparava agora um mundo novo, de aspecto intraduzível.
As casas espiritistas, em função de estudo e socorro, eram verdadeiras colmeias de entidades desencarnadas.

Algumas, em serviço de benemerência evangélica;
outras, e em número imenso, vinham à cata de alívio e esclarecimento, a lembrar-nos multidões de acidentados às portas dos hospitais de emergência.

O volume das obrigações agigantou-se aos meus olhos.
Compreendi, então, de quanta abnegação temos necessidade, a fim de perseverarmos no bem, até ao fim da luta, segundo os ensinamentos de Jesus.

Minha primeira impressão foi negativa.

No fundo, cheguei a admitir, por alguns instantes, a incapacidade da colaboração humana, ante a imensidão do serviço;
todavia, a palavra de companheiros experientes reergueu-me o bom ânimo.

Sementes minúsculas produzem toneladas de grãos que abastecem o mundo;
assim também, os germes da boa-vontade improvisam actividades heróicas na edificação humana.

Essa conclusão tranquilizou-me e tive a alegria de fazer-me notado em vários centros da doutrina, valendo-me da cooperação de alguns médiuns que me interpretaram a personalidade. As oportunidades, porém, não me ofereciam recursos ao noticiário mais completo.

Comecei a guerrear meu individualismo gritante e, examinando a respeitabilidade dos interesses alheios, não me senti suficientemente encorajado a interferências que redundassem ao prejuízo do bem geral.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122189
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER Empty Re: VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER

Mensagem  Ave sem Ninho Seg maio 14, 2012 9:42 am

TENTATIVA E APRENDIZADO
Irmão Jacob

Depois de variadas experiências, vim a Pedro Leopoldo pela primeira vez, após a libertação.

Como se me afigurou diferente o grupo que eu visitara, em agosto de 1937, em companhia do meu prezado Watson! (1)

A casa humilde estava repleta de gente desencarnada.
Os companheiros, ao redor da mesa, eram poucos.
Não excedia de vinte o número de pessoas no recinto.

As paredes como que se desmaterializavam, dando lugar a vasto ajuntamento de almas necessitadas, que o orientador da casa, com a colaboração de muitos trabalhadores, procurava socorrer coma palavra evangélica.

Entrei, ladeando três irmãos, recebendo abraços acolhedores.
Notando os cuidados do dirigente, prevendo as particularidades da reunião, recordei os Espíritos controladores a que se referem comummente nossos companheiros da Inglaterra.
Estávamos perante equilibrado director espiritual.
Todas as experiências e realizações da noite permaneciam programadas.

Incontáveis fios de substância escura partiam, como riscos móveis, das entidades perturbadas e sofredoras, tentando atingir os componentes da pequena assembleia de encarnados, mas, sob a supervisão do mentor do grupo, fez-se belo traço de luz, em torno do quadrado a que vocês se acolhiam, traço esse que atraía as emanações de plúmbea cor, extinguindo-as.

Explicou-me um amigo que as pessoas angustiadas, sem o corpo físico, projectam escuros apelos, filhos da tristeza e da revolta, nas casas de fraternidade cristã em que se improvisam tarefas de auxílio.

Enquanto vocês oravam e atendiam a solicitações entre os dois mundos, observei que trabalhadores espirituais extraíam de alguns elementos da reunião;
grande cópia de energias fluídicas, aproveitando-as na materialização de benefícios para os desencarnados em condições dolorosas.

Não pude analisar toda a extensão do serviço que aí se processava, mas esclareceu-me dedicado companheiro que em todas as sessões de fé religiosa, consagradas ao bem do próximo, os cooperadores dispostos a auxiliar com alegria são aproveitados pelos mensageiros dos planos superiores, que retiram deles os recursos magnéticos que Reichenbach baptizou por “forças ódicas”, convertendo-os em utilidades preciosas para as entidades dementes e suplicantes.

Minha mente, contudo, interessava-se na aproximação com o médium, fixa na ideia de valer-se dele para contacto menos ligeiro com o mundo que eu havia deixado.

Rompi as conveniências e pedi a colaboração do supervisor da casa, embora o respeito que a presença dele me inspirava.

Não me recebeu o pedido com desagrado.
Tocou-me os ombros, paternalmente, e acentuou, esquivando-se:
-Meu bom amigo, é justo esperar um pouco mais.
Não temos aqui um serviço de mero registo.
Convém ambientar a organização mediúnica.
A sintonia espiritual exige trato mais demorado.

Lembrei-me, então, imperfeito e egoísta que ainda sou, de Ande Luiz.

Ele não fora espiritista;
no entanto, começara, de pronto, o noticiário do “outro mundo”.

O director, liberal e compreensivo, mergulhou em mim os olhos penetrantes, como se estivesse a ler as páginas mais íntimas de meu coração e, sem que eu enunciasse o que pensava, acrescentou, humilde:
-Não julgue que André Luiz haja alcançado a iniciação, de improviso.

Sofreu muito nas esferas purificadoras e frequentou-nos a tarefa durante setecentos dias consecutivos, afinando-se com a instrumentalidade.
Além disto, o esforço dele é impessoal e reflecte a cooperação indirecta de muitos benfeitores nossos que respiram em esferas mais elevadas.

E passou a explicar-me as dificuldades, indicando os óbices que se antepunham à ligação e relacionando esclarecimento científicos que não pude guardar de memória.

Em seguida, prometeu que me auxiliaria no instante oportuno.
Realmente, estava desapontado, mas satisfeito.

Avizinhara-me dos amigos, incapaz de fazer-me percebido;
entretanto, começava a entender, não somente os empecilhos naturais no intercâmbio do desprendimento e da renúncia, na obra cristã que o Espiritismo, com Jesus está realizando em favor do mundo.

(1) – (Em agosto de 1937, o Autor esteve pessoalmente em Pedro Leopoldo, acompanhado de um amigo).
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122189
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER Empty Re: VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER

Mensagem  Ave sem Ninho Seg maio 14, 2012 9:42 am

À FRENTE DA MORTE
Irmão Jacob

Todos nós, que estudamos o Espiritismo, consagrando-lhe as forças do coração, somos comummente assediados pela ideia da morte.

Como se opera a desencarnação?
Que forças actuam no grande momento? De vez que quando, abordamos a experiência de pessoas respeitáveis e concluímos pela expectativa indagadora.

Por minha vez, lera descrições e teses preciosas, relativamente ao assunto, inclusive Bozzano e André Luiz.
Desse último, recolhera informações que me sensibilizaram profundamente.

Pouco antes de abrigar-me no leito da morte, meditara-lhe as narrativas acerca da desencarnação de alguns companheiros (1) e, perante os sintomas que me assaltavam, não tive qualquer dúvida.

Aproximava-se o fim do corpo.

(1) – (Obreiros da Vida Eterna – Nota do autor espiritual).


PREPARATIVOS
Irmão Jacob

Não obstante o valor com que passei a encarar a situação e apesar do velho hábito de convidar os amigos para o meu enterramento, em observações xistosas dos dias de bom humor, descansei o organismo extenuado, na posição horizontal, mesmo porque me era totalmente impossível agir de outro modo.

O Irmão Andrade, Espírito benemérito dedicado à Medicina, com quem tive a alegria de colaborar alguns anos, recomendara absoluto repouso e tão insistente se fizera o conselho que fui obrigado a abandonar as últimas actividades doutrinárias.

O repouso físico, porém, agravava-me a preocupação mental.
O impedimento das mãos impunha-me verdadeira revolução íntima.
No silêncio do quarto, os pensamentos como que se me evadiam do cérebro, postando-se ao meu lado a argumentarem comigo.

Alguns em posição simpática, outros em atitude adversa.
- “Velho Jacob – proclamavam no fundo -, você agora deixará as ilusões da carne.

Viajará de regresso à realidade.
Prepare-se. Que possui na bagagem?
Não se esqueça de que a justiça tudo vê, tudo ouve, tudo sabe”.

Por vezes, interpunha recursos.
A consciência compelia-me a retroceder aos problemas nos quais funcionara com desacerto.

Todavia, buscava atenuantes às próprias faltas.
Alegava incertezas e imperativos da vida.
Confesso, no entanto, que as incursões, dentro de mim mesmo, angustiavam-me o ser.

Se a vigília se tornara menos agradável, o sono fizera-se-me doloroso.

Não chegava a penetrar a região dos sonhos.
Dispondo-me a dormir, supunha ingressar num modo inabitual de ser, em que a verdade se me patenteava com mais clareza.

Via-me noutra paisagem, noutro clima, ante, conhecido e desconhecido, qual se estivera perante enorme multidão de pessoas desejosas de se fazerem compreendidas por mim.

De outras ocasiões, minha memória, recusava no tempo.
Revia situações alegres e tristes, confortadoras e embaraçosas, de há muito extintas.

Novamente no corpo exausto, sentia extremas dificuldades para reter as imagens e descreve-las.
O cérebro acusava vida intensa, mas, no serviço de comunicação com o exterior, sentia-me esgotado, tal qual um limão espremido.

A fé preparava-me o espírito, ante a grande transição;
todavia, os receios avultavam, as preocupações cresciam sempre.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122189
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER Empty Re: VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER

Mensagem  Ave sem Ninho Seg maio 14, 2012 9:43 am

MODIFICAÇÃO
Irmão Jacob

O desvanecimento da força física determinava fenómeno singular em minha alma.

Surpreendia-me enternecido e sentimentalista.
Acostumara-me a tratar com o mundo, dentro do maior senso prático.
Estimava a pregação da caridade, convicto, porém, de que a energia seca era indispensável nas relações humanas.

Muita vez, na intimidade de companheiros encarnados e entidades desencarnadas, sentira-me ríspido, contundente.
Fazia frequentemente o possível por não desmerecer a confiança dos que me estimavam, entretanto, nem sempre sabia ser doce na extensão da personalidade.

Semelhante traço individual, que as lutas ásperas, da experiência humana me impuseram, representava motivo de não poucos dissabores para mim, porque, no íntimo, aspirava a servir à fraternidade legítima, em nome do Cordeiro de Deus.

Prostrado agora; inesperada sensibilidade passou a dirigir-me.
A renovação de caminhos obrigava-me a esquecer negócios e interesses terrenos.

Não me era mais possível governar o leme do barco material e esse impositivo, ao que me pareceu, proporcionava-me acesso a mim mesmo.

Afectava-me a necessidade de ternura e compreensão, como se naquelas horas estivessem ingressando na idade juvenil.
O homem da activa humana, obrigado a defender-se e a preservar o bem dos que lhe eram caros, através de mil modos diferentes, estava passando...

Quanto a isto, a morte gradual era uma realidade.
Redescobria-me, afinal.
Não era eu mais que um homem comum, reclamando socorro e carinho.

Trazia o coração opresso por aflições indizíveis.
Se a dispneia me roubava a tranquilidade, os temores povoavam-me o espírito de tristezas e sombras.
Jamais experimentara, antes, tamanha sensação de exílio e deslocamento.

Na terra, estava cercado de benditas dedicações, por parte das filhas queridas e dos amigos abnegados e, a rigor, não me seduzia o regresso à juventude do corpo.

Seriam saudades do Além o factor determinante da inquietude que me martirizava?
Também não.

Reconhecia os meus títulos de homem imperfeito que, de modo algum, deveria sonhar como paraíso.
Esperava-me, naturalmente, laborioso futuro em qualquer parte.
No entanto, ansiedades dolorosas pesavam-me na alma abatida.

Eu, que fazia guerra às lágrimas, reconhecia-lhes, agora, o sumo poder;
represavam-se-me nos olhos, com frequência, quando, a sós, me entregava às longas meditações.

Orava, fervoroso, mas, ao correr da prece solitária, sentimentalizava-me qual criança.

Entrara nas vésperas da total exoneração quanto aos deveres terrestres.
Via-me prestes a deixar o ninho planetário que me abrigara por dilatados anos...
A que porto demandaria?!...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122189
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER Empty Re: VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER

Mensagem  Ave sem Ninho Seg maio 14, 2012 9:43 am

NO GRANDE DESPRENDIMENTO
Irmão Jacob

Recordando as experiências do investigador De Rochas, identificava-me em singulares processos de desdobramento.

Recluso. Na impossibilidade de receber os amigos para conversações e entendimentos mais demorados, em várias ocasiões me vi fora do corpo exausto, buscando aproximar-me deles.

Nas últimas trinta horas, reconheci-me em posição mais estranha.
Tive a ideia de que dois corações me batiam no peito.

Um deles, o de carne em ritmo descompassado, quase a parar, como relógio sob indefinível perturbação, e o outro pulsava, mais equilibrado, mas profundo...

A visão comum alterava-se. Em determinados instantes, a luz invadia-me em clarões subitâneos, mas, por minutos de prolongada duração, cercava-me densa neblina.

O conforto da câmara de oxigénio não me subtraía as sensações de estranheza.

Observei que frio intenso veio ferir-me as extremidades.
Não seria a integral extinção da vida corpórea?
Procurei acalmar-me, orar intimamente e esperar.

Após sincera rogativa a Jesus ara que me não desamparasse, comecei a divisar à esquerda a formação de um depósito de substância prateada, semelhante a gaze tenuíssima...

Não poderia fizer se era dia ou se era noite em torno de mim, tal o nevoeiro em que me sentia mergulhado, quando notei que duas mãos caridosas me submetiam a passes de grande corrente.

À medida que se desdobravam, de alto a baixo, detendo-se com particularidade no tórax, diminuíam-se-me as impressões de angústia.
Lembrei, com força, o Irmão Andrade, atribuindo-lhe o benefício, e implorei-lhe mentalmente se fizesse ouvir, ajudando-me.

Qual se estivesse sofrendo melindrosa intervenção cirúrgica, sob máscara pesada; ouvi alguém me confortar:
“Não se mexa! Silêncio! Silêncio!...”.
Conclui que o término da resistência orgânica era questão de minutos.

Não se estendeu o alívio, por muito tempo.
Passei a registar sensações de esmagamento no peito.
As mãos do passista espiritual concentravam-se-me agora no cérebro.

Demoraram-se, quase duas horas, sob os contornos da cabeça.
Suave sensação de bem-estar voltou a dominar-me, quando experimentei abalo indescritível na parte posterior do crânio.

Não era uma pancada.
Semelhava-se a um choque eléctrico, de vastas proporções, no íntimo da substância cerebral.
Aquelas mãos amorosas, por certo, haviam desfeito algum laço forte que me retinha ao corpo de carne...

Senti-me, no mesmo instante subjugado por energias devastadoras.
A que comparar o fenómeno?
A imagem mais aproximada é a de uma represa, cujas comportas fossem arrancadas repentinamente.

Vi-me diante de tudo o que eu havia sonhado, arquitectado e realizado na vida.
Insignificantes ideias que emitira, tanto quanto meus actos mínimos, desfilavam, absolutamente precisos, ante meus olhos fixos, como se me fossem revelados de roldão, por estranho poder, numa câmara ultra-rápida instalada centro de mim.

Transformara-se-me o pensamento num filme cinematográfico misterioso e inopinadamente desenrolado, a desdobrar-se, com espantosa elasticidade, para seu criador assombrado, que era eu mesmo.

No trabalho comparativo a que era constrangido pelas circunstâncias, tive a ideia de que, até aquele momento, havia sido o construtor de um lago cujas águas crescentes se constituíam de meus pensamentos, palavras e actos e a cuja tona minha alma conduzia a seu talante o barco do desejo;
agora, que as águas se transportavam comigo de uma região para outra;
via-me no fundo, cercado de minhas próprias criações.

Não tenho, por enquanto, outro recurso verbal para definir a situação.

Recordei o livro de Bozzano (1), em que ele analisa o comportamento dos moribundos;
entretanto, sou forçado a asseverar que todas as narrações que possuíamos, nesse sentido, comentam palidamente a realidade.

(1) –(A Crise da Morte – Nota do autor espiritual).
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122189
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER Empty Re: VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER

Mensagem  Ave sem Ninho Seg maio 14, 2012 9:43 am

MINHA FILHA!
Irmão Jacob

Observando-me relegado às próprias obras (porque não confessar?), senti-me sozinho e amedrontei-me.

Esforcei-me por gritar, implorando socorro, porém, os músculos não mais me obedeceram.
Busquei abrigar-me na prece, mas o poder de coordenação escapava-me.

Não conseguiria precisar se eu era um homem a morrer ou um náufrago a debater-se em substância desconhecida, sob extremo nevoeiro.

Naquele intraduzível conflito, lembrei mais insistentemente o dever de orar nas circunstâncias mais duras...
Rememorei a passagem evangélica em que Jesus acalma a tempestade, perante os companheiros espavoridos, rogando ao Céu salvação e piedade...

Forças de auxílio dos nossos protectores espirituais, irmanadas à minha confiança, sustaram as perturbações.
Braços vigorosos, não obstante invisíveis para mim, como que me reajustavam no leito.

Aflição asfixiante, contudo, oprimia-me o íntimo.
Ansiava por libertar-me. Chorava conturbado, jungido ao corpo desfalecente, quando ténue luz se fez perceptível ao meu olhar.

Em meio do suor copioso lobriguei minha filha Marta a estender-me os braços.

Estava linda como nunca.
Intensa alegria transbordava-lhe do semblante calmo.

Avançou, carinhosa, enlaçou-me o busto e falou-me, terna, aos ouvidos:
- “Agora, paizinho, é necessário descansar”.

Tentei movimentar os braços de modo a retribuir-lhe o gesto de amor, mas não pude ergue-los.

Pareciam guardados sob uma tonelada de chumbo.
O pranto de júbilo e reconhecimento, porém, correu-me abundante dos olhos.

Quem era Marta, naquela hora, para mim?
Minha filha ou minha mãe? Difícil responder.

Sabia apenas que a presença dela representava o mundo diferente, em nova revelação.
E entreguei-me, confiado, aos seus carinhos, experimentando felicidade impossível de descrever.


EM PLENO TRANSE
Irmão Jacob

Amparado à Marta, intentei proclamar o júbilo que me dominava, fazendo-me ouvido em alta voz.

Todavia, os membros jaziam inteiriçados e os órgãos da fala em descontrole.
Não tinha perfeito conhecimento da posição em que os familiares se moviam.

Meus olhos demoravam-se perturbados.
Sensação de esmagamento percorria-me todo;
no entanto, que pedir além daquela infinita ventura que o devotamente filial me proporcionava?

Tentei alinhar ideias a fim de agradecer a intervenção da filha querida; contudo, não consegui.

Percebendo-me as dificuldades;
Marta afagou-me a fronte e falou, meiga:
- “Os nossos benfeitores desatam os últimos elos.
Enquanto isto; façamos nossa oração”.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122189
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER Empty Re: VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER

Mensagem  Ave sem Ninho Seg maio 14, 2012 9:44 am

O SALMO 23
Irmão Jacob

Não me seria possível, naqueles minutos, enfileirar pensamentos e muito menos enunciar qualquer frase.

Tinha a respiração opressa, como nos derradeiros dias de luta no corpo físico.

Com alegria, no entanto, via a filha elevar-se no alto, repetindo, em voz pausada e comovedora as expressões do Salmo 23, ampliando-lhes o sentido:
- “O Senhor é nosso Pastor; nada nos faltará.
Deitar-nos faz em refúgio de esperança, guia-nos suavemente águas do repouso”.

Refrigera-nos a alma, conduz-nos pelas veredas da justiça, na qual confiamos por amor ao seu nome.
Ainda que andemos pelo vale da sombra e da morte, não temeremos mal algum, porque Ele está connosco; a sua vontade e a sua vigilância nos consolam.

Prepara-nos mesa farta de bênçãos, ainda mesmo na presença dos inimigos que trazemos dentro de nós, unge-nos a cabeça de bom ânimo e o nosso coração transborda de júbilo.

Certamente que a bondade e a compaixão do Senhor nos seguirão em todos os dias da vida e habitaremos na sua Casa Divina, por longo tempo.

Assim seja “”.

À medida que sua voz pronunciava o texto antigo, multiplicando-me as lágrimas abundantes e espontâneas, dores cruéis me assaltavam a região torácica.
Vim saber, mais tarde, que aqueles sofrimentos provinham da extracção de resíduos fluídicos que ainda me enlaçavam à zona do coração.


RECEBENDO SOCORRO
Irmão Jacob

Finda a prece, que ouvi sob indizível angústia, percebendo a manifesta intenção da filha que assim procedia buscando isolar-me o pensamento da intervenção a que me achava submetido, notei que as dores se faziam menos rudes.

Ela permaneceu amorosamente inclinada para mim;
por mais de uma hora, silêncio.

Temia falar, provocando fenómenos desagradáveis, e, ao que me pareceu, Marta me partilhava os receios.

Um momento chegou, entretanto, no qual a respiração se fez equilibrada e verifiquei que o coração me batia, uniforme e regular, no peito.

Através do olhar, supliquei à filha, sem palavras, reforçasse o socorro que minha situação estava exigindo.
Via-a movimentar cuidadosamente o braço direito e, em seguida, passar a destra repetidamente sobre a minha cabeça exausta.

Reparei que me aplicava força espiritual que eu ainda não podia compreender.
Mais alguns minutos decorridos e percebi que o poder de orar me felicitava de novo.

Encadeava os pensamentos sem maiores dificuldades e, na convicção de que poderia tentar a prece com êxito, improvisei sincera súplica.

O trabalho foi bem sucedido.
A harmonia geral começou a refazer-me, embora a fraqueza extrema que me possuía.

Notei que, de Marta para mi, vinham fagulhas minúsculas de luz, em porção imensa, a envolverem-me todo, ao passo que me via agora cercado de atmosfera fracamente iluminada em tom de laranja.

A respiração processava-se normalmente.
A carência de ar desaparecera.
Meus pulmões revelavam-se robustecidos, como por encanto, e tanto bem me faziam as inalações prolongadas de oxigénio que tive a impressão de haurir alimento invisível, do ar leve e puro.

Restabelecendo-se-me a força orgânica, fortificava-se a potência visual.
A claridade alaranjada que me revestia casava-se à luz comum.
A melhora experimentada, porém, não ia a ponto de restaurar-me a disposição de falar.

O abatimento era ainda insuperável.
Assombrado, vi-me em duplicata.
Eu, que tanta vez exortara os desencarnados a contemplarem os despojos de que já se haviam desenvencilhado, fixei meu corpo a enrijecer-se, num misto de espanto e amargura.

Fitei minha filha, com suplicante humildade, imitando o gesto da criança medrosa.

Encontrava-me prostrado, vencido.
Não me assistia qualquer razão de revolta;
contudo, se possível, desejaria afastar-me.

A contemplação do corpo imóvel, não obstante aguçar-me o propósito de observar e aprender, era-me aflitiva.

O cadáver perturbava-me com as sugestões da morte, impunha reflexão desagradável e amarga.
À distância dele, provavelmente a ideia de vida e eternidade prevaleceria, dentro de mim.

Marta entendeu o que eu não podia dizer.

Fez-se mais terna e explicou-me:
- “Tenha calma, papai.
Os laços não se desfizeram totalmente.
Precisamos paciência por mais algumas horas”.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122189
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER Empty Re: VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER

Mensagem  Ave sem Ninho Ter maio 15, 2012 10:01 am

EM POSIÇÃO DIFÍCIL
Irmão Jacob

Alongando o raio de meu olhar, verifiquei a existência de prateado fio, ligando-me o novo organismo à cabeça imobilizada.

Torturante emoção apossou-se de mim.

Eu seria o cadáver ou o cadáver seria eu?
Por intermédio de que boca pretendia falar?
Da que se fechara no corpo ou da que me serviria agora?
Através de que ouvidos assinalava as palavras de Marta?

Intentando ver pelos olhos mortos, senti-me atirado novamente a espesso nevoeiro.

Assustado, soergui-me mentalmente.
Aquele grilhão ténue a unir-me com os despojos era bem um fio de forças vivas, jungindo-me à matéria densa, semelhando-se ao cordão umbilical que liga o nascituro ao seio feminino.

Fitando, então, o corpo repousado e inerte, simbolizando templo materno ao meu ser que ressurgia na espiritualidade, recordei, certamente inspirado pelos amigos que ali me socorriam, a enormidade dos meus débitos para com a carcaça que me retivera no Planeta por extensos e abençoados anos.

Devia-lhe à cooperação precioso amontoado de conhecimentos. Cabia-me vencer o mal-estar e a repugnância.

Tranquilizei-me.
Comecei a considerar o corpo, mirrado e frio, como valioso companheiro do qual me afastaria em definitivo.

Enquanto perdurou a nossa entrosagem, beneficiara-me ao contacto da luta humana.
Junto dele, recolhera bênçãos inextinguíveis.

Sem ele, por que processos continuariam o aprendizado?
Fixei-o, enternecido, mas, aumentando o meu interesse pela organização de carne, imóvel, incapaz de separar emoções e selecciona-las, afundei-me nas impressões de angústia.

Minhas energias pareciam retransferir-se, aceleradamente, ao envoltório abandonado.

Insuportável constrangimento martirizava-me.
Percebi os conflitos da carne desgovernada.
A diferença apresentada pelos órgãos impunha-me terrível desagrado.

Registando-me as dificuldades; Marta informou bondosamente:
- “Lembre-se, paizinho, da necessidade de concentração na prece. Não divague.
Esqueça a experiência que terminou, sustentando a mente em oração”.

A custo, retornei a mim mesmo e me mantive no recolhimento necessário.

Meu objectivo, agora, era não pensar.

Avançava-se no futuro, estranhas vertigens me assediavam;
se me demorava analisando o veículo físico, vigoroso e inesperado impulso me reconduzia para ele.

Que fazer de mim, reduzido a minúsculo ponto sensível entre duas esferas?
Aquietei-me e orei.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122189
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER Empty Re: VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER

Mensagem  Ave sem Ninho Ter maio 15, 2012 10:01 am

ENTRE AMIGOS ESPIRITUAIS
Irmão Jacob

Rogando a Jesus me auxiliasse a encontrar o melhor caminho, observei que minha capacidade visual se dilatava.

Curiosos fenómenos de óptica afectavam-me a retina hesitante.
Alterar-se-me a noção de perspectiva.
A imagem do ambiente parecia penetrar-me.

Objectos e luzes permaneciam dentro de mim ou jaziam em redor?
Dentro de semelhante indecisão, divisei duas figuras ladeando a filha dedicada.
Centralizei quanto possível o propósito de ver, mais exactamente, e tive o esforço compensado.

Ambos os presentes se destacaram nítidos.
Que alegria me banhou o ser!
Numa deles, identifiquei sem obstáculos, o venerável Bezerra de Menezes e , no outro, adivinhei o benemérito Irmão Andrade.

Pelo sorriso de compreensão que me endereçaram, reconheci que os dois me haviam notado a surpresa indescritível.

Todavia, meu júbilo do primeiro instante foi substituído pela timidez.
Enquanto nos debatemos na lida material, quase nunca nos recordamos de que somos seguidos pelo testemunho do plano espiritual, nos mínimos actos da existência.

Falamos, com referência aos Espíritos, com a desenvoltura das crianças que se reportam aos pais a propósito de insignificantes brinquedos.

Senti-me repentinamente envergonhado.
Quantos sacrifícios exigiram daqueles abnegados amigos?

Apesar do natural acanhamento que a presença deles me infligia, tudo fiz por levantar-me, de modo a recebe-los com a veneração que mereciam.

Tentei, porém, debalde erguer-me.
Percebendo-me as intenções, abeiraram-se de mim.
Cumprimentaram-me com palavras confortadoras de boas-vindas.

Com gentilezas, explicou-me Bezerra que o processo liberatório corria normal, que me não preocupasse com as delongas, porque a existência que eu desfrutara fora dilatada e activa. Não era possível – disse, bondoso – efectuar a separação de organismo espiritual com maior rapidez.

Esclareceu também que o ambiente doméstico estava impregnado de certa substância que classificou por “fluidos gravitantes”, desfavorecendo-me a libertação.

Mais tarde vim a perceber que os objectos de nosso uso pessoal emitem radiações que se casam às nossas ondas magnéticas, criando elementos de ligação entre eles e nós, reclamando-se muito desapego de nossa parte, a fim de que não nos prendam ou perturbem.

Após instruir-me, benévolo, recomendou-me Bezerra esquecesse o retraimento em que me refugiara, confiando-me a pensamentos mais elevados, de maneira a colaborar com ele para que me subtraísse ao decúbito dorsal.

Pus-me a reflectir na infinita bondade de Jesus, enquanto o dedicado amigo me aplicava passes, projectando sobre mim, com as mãos dadivosas, abundantes jactos de luz.

Ao término da operação, acentuara-se-me a resistência.
A rigor, não pude levantar-me, nem falar.

Ambos os benfeitores, porém, seguidos de Marta, que nos observava com visíveis mostras de contentamento, retiram-me do leito, determinando que me amparasse a eles para uma jornada de repouso.

- “É necessário sair de algum modo – acentuou Bezerra, em tom grave -, conduzi-lo-emos à praia.
As virações marítimas serão portadoras de grande bem ao reajustamento geral”.

Abracei-me aos devotados obreiros da caridade, com esforço, e, não obstante verificar que o derradeiro laço ainda me atava as vísceras em descontrole, afastei-me da zona doméstica, reparando que eu era por eles rapidamente conduzido à beira-mar.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122189
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER Empty Re: VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER

Mensagem  Ave sem Ninho Ter maio 15, 2012 10:01 am

VIDA NOVA
Irmão Jacob

A excursão, embora de alguns passos somente, apesar de realizada com o auxílio de energias alheias, agravou-me o abatimento.

Contudo, não perdera o gosto de observar, tamanhas as surpresas que se sucediam.

Recordando a ansiedade com que sempre aguardara na Terra as descrições do momento da morte, por parte de companheiros que me haviam antecedido, buscava fixar todas as particularidades da situação, na esperança de transmitir notícias aos irmãos da retaguarda.

Aquele contacto inesperado, com a Natureza nos impunha, porém, singular renovação. Os remanescentes das dores físicas desapareciam.

A ausência de certas impressões desagradáveis ampliava-me a apatia.
Achava-me intensamente aliviado, conquanto mais fraco.


REPOUSO BREVE
Irmão Jacob

Irresistível desejo de dormir assaltou-me.
Bezerra, Andrade e Marta eram benfeitores e expressavam a vida diversa em que eu penetraria doravante.

Com certeza, guardariam mil informações preciosas que eu esperava;
curioso e feliz, mas, como vencer o sono e pesar-me no cérebro?

Extenuado, vacilante, notei que não envergava as mesmas peças que usava habitualmente no leito.

Envolvia-me vasto roupão claro, de convalescente.
Tentei indagar; entretanto, a fraqueza dos órgãos vocais prosseguia sem variações.

Era preciso aceitar os recursos quais se me ofereciam.
Não adiantava qualquer interrogação.
Indispensáveis a serenidade e a paciência.
Perante o mar, diferençava-se-me a posição orgânica.

Aquelas bafagens de ar fresco, que eu recebia encantado, regeneravam-me as forças.

Pareciam portadoras de alimento invisível.
Inalando-as, permanecia singularmente sustentado, como se houvera sorvido caldo, substancioso.

Marta, agora sentada, oferece-me o regaço acolhedor, acariciando-me a fronte.
Notei que o Irmão Andrade comentava as virtudes do mar no reerguimento das energias do perispírito.

Referia-se a casos repetidos de socorro a irmãos recém-desencarnados, conduzidos com êxito à frente das águas.

Desenvolvia o máximo esforço para registar-lhe as impressões, quando o benemérito amigo me dirigiu a palavra, cuidadoso, aconselhando-me o sono pacífico e restaurador.

Não deveria reagir contra o repouso – desse-me, fraternal -, e acrescentou que não, convinha sacrificar necessidades da alma à curiosidade, embora nobre.

Teria tempo para observar e aprender muito e, pelo menos durante algumas horas, não poderia furtar-me ao descanso imprescindível.

Compreendi o alcance do conselho e obedeci.
Entreguei-me sem resistência e perdi a noção de espaço e tempo no sono abençoado e reparador.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122189
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER Empty Re: VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER

Mensagem  Ave sem Ninho Ter maio 15, 2012 10:02 am

IMPRESSÕES DIFERENTES
Irmão Jacob

Despertando, dia alto, não podia precisar o tempo curto em que repousara.

Continuava a filha ao seu lado, mas de ambos os benfeitores não havia sinal.
Notificou-me Marta que se haviam ausentado, porém, não tardariam.

Confiaram-me a ela, enquanto me aquietara;
contudo estariam junto de mim, em breves minutos.
Sentia-me outro homem.

Movimentei os braços e ergui-me sem dificuldades.
Tentei falar, e que alegria experimentei!
Entendi-me com a filha querida, à vontade.

Explicou-me que eu não havia repousado quando seria de desejar e que voltaria ao descanso na primeira oportunidade.

Indagou em seguida, se me achava amedrontado, e, como lhe demonstrasse a firmeza de ânimo que me possuía, cientificou-me de que Bezerra, em breves minutos, cortaria os derradeiros laços que me retinham ainda, de certa forma, aos envoltórios carnais, consultando-me, ao mesmo tempo, se me não inspiraria temos assistir, de algum modo, ao enterramento dos meus despojos.

Respondi-lhe com o meu interesse.
Tudo o que eu pudesse aprender de novo representaria enriquecimento de observação.

Em verdade, animavam-me outras disposições.
Guardava a ideia de haver rejuvenescido.

Toquei meu veículo novo.
Eu era o mesmo, dos pés à cabeça. Coração e pulmões funcionavam regulares.

Fascinava-me, porém, acima de tudo, o novo aspecto da paisagem.
Casas, vegetação e o próprio oceano pareciam coroados de substâncias coloridas.

Que sugestões surpreendentes em torno!
As claridades solares, em redor, revelavam maravilhosas cambiantes.

Informou-me Marta de que enquanto a nossa mente funciona, sob determinadas condições, vemos somente alguns aspectos do mundo;
e porque eu interrogasse se todos os desencarnados se surpreendiam com as visões que me encantavam os olhos, respondeu negativamente.

Muitos libertos da disciplina física – esclareceu – conservam tão fortes ligações com os interesses humanos que a visão não se lhes modifica, de pronto, e prosseguem vendo a Terra, nas mesmas expressões em que a deixaram.

Era prodigioso o quadro!
Senti forte impulso de prosternar-me, em sinal de reconhecimento à Majestade Divina.

Tão grande leveza caracterizava agora o meu organismo que, contemplando, enlevado, as águas próximas, nelas adivinhei pesadíssimo elemento.

Pensei concomitantemente que, se eu tentasse, talvez conseguisse caminhar sobre as ondas líquidas, aureoladas, ao meu olhar, de sublime coloração.

Registando-me o ânimo, a querida filha mostrou-se satisfeita.
Desde o primeiro momento de nosso reencontro, Marte revelava ansiedade de ver-me tranquilo e contente.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122189
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER Empty Re: VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER

Mensagem  Ave sem Ninho Ter maio 15, 2012 10:02 am

SURPREENDIDO
Irmão Jacob

Dispúnhamo-nos a deixar o abrigo a que nos refugiáramos, quando percebi que me encontrava em trajes impróprios.

Arraigado à ideia de que seria visto por amigos encarnados, não ocultei um gesto de aborrecimento.

À distância do leito, aquele roupão alvo não deixava de ser escandaloso.
Marta que me seguia as reflexões, sorridente, vestia-se com apurado gosto.

Ia expor-lhe os receios que me assaltavam, quando se adiantou, asseverando que as preocupações do momento me atestavam as melhoras.

-Um homem desalentado não pensa em roupa – disse-me alegremente.
Acrescentou que Bezerra e o Irmão Andrade não se demorariam e que a solução do problema fora prevista na véspera.

De fato, transcorridos alguns minutos, chegaram, atenciosos.
A possibilidade de endereçar-lhes a palavra encheu-me de imenso júbilo.

Abracei-os reconhecidamente.
Trouxeram-me um costume cinza, muito semelhante aos que eu ai preferia no verão.

O Irmão Andrade ajudou-me a vesti-lo.
Mas alguns instantes e, entre os dois benfeitores que me amparavam lado a lado, oferecendo-me os braços, afastamo-nos da praia.

Enorme o movimento nas vias públicas.
A mesma diferença que assinalara no mar, nas plantas e no casario, notava nas pessoas.

Cada qual se revestia de halo diferente.
Não me sentia, contudo, disposto a formular indagações.
Assombrava-me com a locomoção própria e esse problema naturalmente solucionado bastava, por enquanto, à minha capacidade de analisar.

Andava, sem grande desenvoltura;
todavia, a lentidão de méis passos obedecia à inexperiência e não a qualquer impedimento por parte do corpo, que reconhecia leve e ágil.

Aproveitaria o momento para acentuar observações nesse sentido, quando apressada senhora, sobraçando embrulho de vastas proporções, investiu indiferentemente contra nós.

Grande foi o abalo para mim.
Recuei, num movimento instintivo, temendo o atrito, mas não houve tempo.
A dama atravessou-nos o grupo, sem dar conta de nossa presença.

Assustado, procurei o olhar dos companheiros. Todos me fitavam sorridentes.
-Este, meu caro Jacob – falou Bezerra, bem-humorado -, é o novo plano da matéria, que vibra em graduação diferente.

-Passou por nós, sem perturbar-nos – exclamei.
-Por nossa vez, não a perturbamos também – acentuou o Irmão Andrade, satisfeito.

O incidente chocara-me.
Via-me perfeitamente integrado no antigo património orgânico.

-Não estaremos num corpo de ilusão? – ousei interrogar.

Bezerra esclareceu, delicado:
-O poder da vida, na ilimitada Criação de Deus, é infinito, e a mulher que passou despercebidamente por nós, cujo veículo de carne caminha para a morte, poderia fazer a mesma pergunta.

A pequena ocorrência nos dava bastante material à reflexão.
Gostaria de trocar comentários e propor questões diversas;
todavia, o meu abatimento ainda era grande.

Deixei-me, pois, conduzir sem relutância, de imprevisto a imprevisto.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122189
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER Empty Re: VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER

Mensagem  Ave sem Ninho Ter maio 15, 2012 10:02 am

DE RETORNO A CASA
Irmão Jacob

Grande movimentação de gente se fizera em volta do lar onde meus olhos de carne se haviam cerrado para sempre.

Natural atracção me impulsionava a entrar, precipitadamente.
O campo doméstico reclamava-me o espírito qual poderoso ímã.
Entretanto, forças desconhecidas compeliam-me a retroceder.

Registando o fenómeno, aflito, fixei Bezerra, buscando esclarecimento.

O venerável amigo contemplou-me pacientemente e falou:
-Ainda agora, reparávamos que o veículo físico de uma senhora em nada nos afectou a organização, mas aqui somos defrontados por matéria de nosso plano, envolvendo pensamentos agressivos e desfavoráveis em massa.

As projecções mentais da maioria de nossos amigos, aqui congregados, formam energias contraditórias, entre si.
Alguns discutem e muitos pensam de maneira inadequada ao respeito que devemos a um companheiro em transe.

Para nós, adestrados na travessia de obstáculos, esta compacta emissão de forças antagónicas não constitui barreira insuperável, mas é preciso reconhecer as condições especialíssimas do seu estado.

Você ainda se acha na condição do pássaro mal saído do ninho, incapaz de voar livremente.

Regozijei-me com a explicação; contudo, indaguei, curioso:
-E seu eu insistisse?
-Teria choques sumamente desagradáveis, adiando o restabelecimento de suas forças.
Toda realização útil pede exercício.

Não teimei. A simples vizinhança das conversações infundia-me pronunciado mal-estar.

Recomendou Bezerra ao Irmão Andrade e Marta me assistisse, enquanto cortaria o laço que de certa forma, ainda me retinha às vísceras cadavéricas.

O regresso a casa, com as surpresas de que se fazia acompanhar, trouxe-me penosas impressões.

Esforçava-me por não cair, extenuado, ali mesmo.
Retornara a dispneia. Se o leito estivesse à minha disposição, nele buscaria, sem delonga, refúgio confortante.

Marta ajudou-me, esclarecendo que a hora se caracterizava por muita ansiedade no coração dos entes que me consagravam sincera estima na Terra, que inúmeros pensamentos de angústia convergiam sobre mim e, por isso, eu devia resistir, garantindo a tranquilidade própria.

Considerando o que ouvia, procurei acalmar-me.
As forças que me colhiam em cheio, insofreáveis e impetuosas, surpreendiam-me, dolorosamente, qual se fossem corrente eléctricas.

Vozes imprecisas cercavam-me os ouvidos.

Onde me encontrava?
Entre amigos ou no centro de um redemoinho de energias desconhecidas, mais furiosas que as do vento forte?

O Irmão Andrade percebeu-me o desajustamento e sustentou-me nos braços com mais carinho e segurança.

Não ignorava que muitos amigos meus ali se encontravam;
entretanto, apesar do imenso desejo de revê-los, via-me inibido de semelhante satisfação.

Meus olhos se mantinham turvos e minha mente jazia atormentada.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122189
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER Empty Re: VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER

Mensagem  Ave sem Ninho Ter maio 15, 2012 10:02 am

DESPEDIDAS
Irmão Jacob

Em muitas ocasiões colaborei nos serviços de socorro aos recém-desencarnados, mormente nas preces memorativas, mas estava longe de calculas as lutas de um “morto”.

Amargurado e aflito qual me achava, ponderei os sofrimentos dos que abandonam a experiência física sem qualquer preparação.

Se eu, que consagrara longos anos aos estudos espiritualistas, encontrava óbices tão grandes, que não correria aos homens comuns, que não cogitam dos problemas relativos à alma?

Ali, à frente de meus próprios amigos, sentia-me num torvelinho de contraditórias sensações.

Para quem apelar?


ATENÇÕES PERTURBADORAS
Irmão Jacob

Marta afagou-me a cabeça exausta e pediu-me calma.

Esclareceu que as dificuldades eram justas.
Muita Gente se despede do mundo carnal sem obstáculos e sem desagradáveis incidentes.

Inúmeras almas dormem longuíssimos sonos, outras nada percebem, na inconsciência infantil em que vazam as impressões.

Comigo, porém, a situação se modificava.
Adestrara a mente para enfrentar a grande transição, no campo de serviço activo a que me dedicara.

Convivera com os problemas do espírito, durante muito tempo, em esforço diário.

Fizera relações extensas entre encarnados e desencarnadas.
E não poderia evitar que perante o corpo inerte se concentrassem manifestações mentais heterogéneas.

Nem todos os pensamentos ali congregados traduziam amor e auxílio fraternais.
As opiniões a meu respeito divergiam entre si, formando corrente de força menos simpáticas.

Alguns conhecidos me atiravam flores que eu não merecia, ao passo que outros me crivavam de espinhos dilacerantes.

Situava-se, pois, num quadro de impressões complexas.
As informações procediam da filha querida, em suaves esclarecimentos.

Acrescentou que não devia preocupar-me em excesso.
A perturbação era passageira.
Quando se dispersassem as atenções centralizadas no funeral, respiraria contente.

Contrafeito, registei as explicações, meditando no ensinamento que recebia.
A vida real para mi, agora, era a do espírito, a que recomeçava com a extinção da carcaça física.

Que desejo experimentei de materializar-me diante de todos, rogando a esmola da oração sincera!
Como suspirei pela concessão de uma oportunidade de solicitar desculpas pelas minhas fraquezas!

Se os amigos presente mês esquecessem os erros humanos e me auxiliassem com a prece, naturalmente o equilíbrio me beneficiaria imediatamente.

Vigorosos recursos os sustentariam o coração.
Mas, era tarde para ensinar atitudes íntimas, de caridade e perdão.
Pensei nos que haviam partido, antes de mim, experimentando as aflições que me assaltavam, e consolei-me.

E não me esqueci de que os encarnados a ajuizaram com tanta facilidade, relativamente à minha situação, também seriam chamados, depois, à verdade espiritual, tanto quanto ocorria a mim mesmo.

Não me cabia reagir inutilmente por intermédio da angústia. O tempo é o nosso abençoado renovador.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122189
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER Empty Re: VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER

Mensagem  Ave sem Ninho Ter maio 15, 2012 10:03 am

DESLIGADO ENFIM
Irmão Jacob

Mais alguns instantes escoaram difíceis, quando inopinado abalo me revolveu o ser.

Supus haver sido projectado a enorme distância.

O Irmão Andrade e Marta;
naturalmente prevenidos ampararam-me com mais forças.
Confesso que o choque me assaltou com tão grande violência que julguei chegado o momento de “outra morte”.

Dentro em pouco, no entanto, o coração se refez, equilibrou-se a respiração e Bezerra surgiu, sorridente, a indagar se o desligamento ocorrera normal.

Abraçaram-me os três, satisfeitos.
Explicou-me o respeitável benfeitor que, até ali, meu corpo espiritual fora como que um “balão cativo”, mas doravante disporia de real liberdade interior.

Pensaria com clareza, movimentar-me-ia sem obstáculos e deteria faculdades mais precisas.
Com efeito, não obstante sentir-me enfraquecido e sonolento, guardava mais segurança.
Meus olhos e ouvidos, principalmente, registavam imagens e sons, com relativa exactidão.

As perturbações da hora não me afectavam com intensidade de minutos antes.
Esclareceu Bezerra que, na maioria dos casos, não seria possível libertar os desencarnados tão apressadamente, que a rápida solução do problema liberatório dependia, em grande parte, da vida mental e dos ideais a que se liga ao homem na experiência terrestre.

Recomendou-me observar por mim mesmo as transformações de que era objectivo.
Examinei-me, com atenção, e reparei efectivamente que, no íntimo, me achava fortalecido e remoçado, sem a carga de mazelas fisiológicas.

Conseguia locomover-me sem auxílio, embora imperfeitamente. Inalava o ar com alegria e Marta notou que meu júbilo será maior e minha sensação de leveza mais fascinante, quando eu pudesse respirar o oxigénio de cima, qual nadador que bebe a água cristalina da corrente purificada, distante do tisnado líquido das margens.

Francamente, a morte do corpo fora milagroso banho de rejuvenescimento.

Sentia-me alegre, robusto e feliz.
Readquirindo minhas possibilidades de analisar com exactidão, passei a reflectir nos problemas de ordem material.

Como se fixaria o futuro doméstico?
Que providências mobilizar a benefício de todos?
Tais indagações como que me requisitavam a mente a plano diverso.

Faleciam-me as forças de novo.

Bezerra percebeu o que se passava, bateu-me nos ombros amigavelmente, e aconselhou:
-Você conhece agora, mais que nunca, o poder do pensamento.
Procure o Alto.

Compreendi a referência e modifiquei-me interiormente.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122189
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER Empty Re: VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER

Mensagem  Ave sem Ninho Ter maio 15, 2012 10:03 am

EM DIFICULDADES
Irmão Jacob

Reajustado, notei que podia enfrentar os conflitos da hora, sem embaraços de vulto.

O Irmão Andrade acentuou que, livre dos últimos remanescentes do corpo carnal, eu conseguiria aproximar-me dos amigos, sem choques de maior importância, aconselhando, porém, a não me avizinhar em demasia das vísceras cadavéricas, em cuja contemplação, talvez fosse acometido por impressões desequilibrantes.

As novidades sucediam-se umas às outras.
Aquinhoado por visão mais segura, reparei estupefacto, que desencarnados em grande número se apinhavam ao redor.

Entidade menos simpática, quase rente a nós, dizia para outra que lhe era semelhante:
-O enterro é do velho Jacob, aquele mesmo, que nos doutrinou, há tempos. Não se recorda?
-Perfeitamente – respondeu o interlocutor, gargalhando -, daria tudo para ver-lhe a “cara’”.

Riram-se gostosamente.
Memória funcionando sem empecilhos, registando-lhes os apontamentos sarcásticos, localizei-os na lembrança.

Eram perseguidores de uma jovem internada numa casa de nervos.
Evoquei as particularidades da reunião em que me havia entendido com eles.

Achava-me sumamente enfraquecido.
Mesmo assim, gostaria de responder-lhe.
Rememorei o interesse com que eu recebera a descrição da médium vidente, em relação a ambos, e confirmava, admirado, por mim mesmo, os informe com que fora presenteado.

Sacrificaria muita coisa para interpela-los, fazendo-lhes sentir o erro em que laboravam, e dispunha-me a interferir, quando o Irmão Andrade me controlou, os impulsos, acrescentando:
-Não faça isso!
Provocaria contenda desagradável e inútil.

Além do mais, eles não nos vêem.
Respiram noutra faixa vibratória.

Realmente, procediam como se nos não vissem.
Permaneciam junto de nós, sem perceber-nos, tanto quanto noutro tempo me movimentava, por minha vez, ao pé das entidades desencarnadas, sem notar-lhes a presença.

-Haverá tempo – frisou o amigo, bondoso e calmo.
Observando-me o encorajamento, conduziram-me os três à vizinhança imediata do corpo hirto.

Não obstante as melhoras de que me sentia possuído, não consegui atravessar a onda de força que se improvisara ao longo dos veículos.
Desejava ardentemente penetrar o recinto doméstico e, sobretudo, espargir, sobre os entes amados que ficariam distantes, os meus pensamentos de amor, reconhecimento e esperança.

Bezerra, porém, avisou prudentemente:
-Não insistamos.
É desaconselhável por agora, a pedra de reservas.
Contentei-me, buscando avistar amigos nos automóveis.

Grupinho de conhecidos atraiu-me a atenção.
Avancei para eles, mas fui constrangido a afastar-me, decepcionado.
Comentavam a política, em agressiva atitude.
Mergulhavam a mente em disputas desnecessárias.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122189
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER Empty Re: VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER

Mensagem  Ave sem Ninho Ter maio 15, 2012 10:03 am

Pela primeira vez, verifiquei que os Espíritos inferiores não se comunicam somente nas sessões doutrinárias.
A palestra, apesar de desenvolver-se discreta, apresentava notas de intercâmbio com o plano invisível, em cujos domínios ingressava eu, receoso e encantado.

Um amigo expressava-se quanto os problemas da vereança municipal, perfeitamente entrosado com uma entidade menos digna que, ali ante meus olhos espantados, o subjugava quase que por completo, obrigando-o a proferir sentenças desrespeitosas e cruéis.

Retrocedi, instintivamente.
-Você, Jacob – falou Bezerra, em tom grave -, por enquanto ainda não pode suportar estes dados mentais.

Encaminhamo-nos, então, para outro ângulo da rua.
Descobri nova agremiação de pessoas às quais me afeiçoara profundamente.

Busquei-lhes a companhia, ansioso, seguido de perto pelos benfeitores; contudo, outra desilusão me aguardava.

Falava-se em voz baixa, sobre as despesas prováveis com o enterramento dos meus despojos.
Emitia-se julgamento apressado, envolvendo-se-me o nome em impressões desarmoniosas e rudes.

Recuei, como já o fizera.
Bezerra abraçou-me, compreensivo, e receitou paciência.

Abeirava-me de profundo desalento, quando não longe, em certo veículo, observei a formação de lindos círculos de luz.

O Irmão Andrade, atendendo-me à indagação silenciosa, esclareceu:
-Naquele carro, temos a claridade da oração sincera.
Pedi aos protectores me auxiliassem a procurar semelhante abrigo, mais depressa.

Alcancei-o e rejubilei-me.
Alguns companheiros ofertavam-me os recursos da prece santificante.
Tamanho foi o meu contentamento que quase me ajoelhei, feliz.

Aquela rogativa que formulava a Jesus, em benefício de minha paz, constituía dádiva celeste.

Do pequeno conjunto emanava energia confortadora que me penetrava à maneira de chuva balsâmica.

A oração influenciara-me docemente.
Creio que os recém-desencarnados quase sempre necessitam do pensamento fraterno dos que se demoram no círculo carnal.

Explicou Bezerra que os recém-libertos comummente precisam do socorro espiritual dos entes queridos para se desembaraçarem sem delonga dos liames que ainda os prendem à experiência material.

Com o auxílio dos que ficam, aqueles que partem seguem mais livremente ao encontro do porvir.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122189
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER Empty Re: VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER

Mensagem  Ave sem Ninho Qua maio 16, 2012 10:19 pm

ANTE A NECRÓPOLE
Irmão Jacob

Assistia, enfim, ao sepultamento de minhas vísceras cansadas.

A solenidade, referentemente à qual tanta vez me reportara, descortinava-se-me ao olhar possuído de assombro.

De envolta com as relações afectiva do mundo compacta assembleia de desencarnados se pôs em movimento.

Nosso grupo continuava reduzido, mas aumentara.
Outros amigos se reuniram a nós, abraçando-me.
Declarava-me desejosos de me acompanhar na passagem para a esfera próxima.

Intensa curiosidade dominava-me as emoções, quando o cortejo estacou.

Era a entrada para a necrópole, afinal.
Todo o local se enchia de gente desencarnada.

Francamente, intentei seguir para dentro, mas Bezerra, num abraço fraternal, recomendou, compassivo:
-Meu amigo, não tente a lição agora.
Recordemos a parábola e deixemos aos mortos o cuidado de enterrar os mortos.

Em seguida, solicitou aos novos circunstantes nos deixassem a sós, até o instante da retirada definitiva.

Percebendo-me o desapontamento, observou-me, bem-humorado:
-Jacob, você não sabe o que está desejando.

Por enquanto, os enterros muito concorridos impõem grandes perturbações à alma.
Além disso, não desconhece que as vibrações daqueles que o amam procura-lo em qualquer parte.

Em virtude do parecer respeitável, afastei-me do corpo moto, no momento em que penetrava a nova moradia.


A PASSAGEM
Irmão Jacob

Quantas vezes; julguei que morrer constituísse mera libertação, que a alma, ao se desenvencilhar dos laços carnais, voejaria em plena atmosfera usando as faculdades volitivas!

Entretanto, se é fácil alijar o veículo físico, é muito difícil abandonar a velha morada do mundo.

Posso hoje dizer que os elos morais são muito mais fortes que os liames da carne e, se o homem não se preparou, convenientemente, para a renúncia aos hábitos antigos e comodidades dos sentidos corporais, demorar-se-á preso ao mesmo campo de luta em que a veste de carne se decompõe e desaparece.

E se esse homem complicou o destino, assumindo graves compromissos à frente dos semelhantes, através de acções criminosas, debater-se-á, chorará e reclamará embalde, porque as leis que mantêm coesos os astros do Céu e as células da Terra lhe determinam o encarceramento nas próprias criações inferiores.

Se o bem salva e ilumina, o mal perde e obscurece.

Livremo-nos do débito, para que não venhamos a mergulhar no resgate laborioso, e corrijamos o erro, enquanto a hora é favorável, evitando a rectificação muita vez dolorosa.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122189
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER Empty Re: VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER

Mensagem  Ave sem Ninho Qua maio 16, 2012 10:19 pm

NA EXPECTATIVA INQUIETANTE
Irmão Jacob

Agora, que me desembaraçara do corpo grosseiro, então restituído à terra, mãe comum das formas mortais, intrigava-me o próprio destino.

Abandonamos o cemitério e, preocupado, reparei que Marta sorria afavelmente para mim.
Bezerra e o Irmão Andrade despediram-se com afectuoso abraço, declarando que nos esperariam dentro de duas horas, em determinado sítio fronteiro ao mar.

Minha filha respondeu por mim, afirmando que não faltaríamos.
Sozinhos, agora, perguntou-me se não pretendia dizer adeus ao antigo ninho doméstico.

Aquiesci, contente.
Com que ansiedade tornei ao ambiente familiar!

Contemplei enternecido, tudo o que fora amontoado pela ternura das filhas em redor das minhas necessidades de velho e, de permeio com o pranto que me assomou abundante aos olhos, aí espalhei os meus pensamentos e votos de paz e reconhecimento.

Visitei o núcleo de trabalho em que tantas vezes fora beneficiado pela graça divina, abracei espiritualmente alguns amigos e pus-me a caminho, na direcção da praia.

A que destino me conduzia?
Desencarnado como me achava, por que motivo não me vinha à lembrança, de súbito, toda a trama da reminiscência do passado?

Por que razão não me recordava da anterior libertação espiritual?
Onde se localizaria minha nova habitação?

Na região europeia em que eu reencarnara ou na zona americana em que fora servido pelas benditas oportunidades do serviço e da experiência?

Marta assinalou-me a inquietude e recomendou-me paciência.

Teria os problemas solucionados, pouco a pouco.
Em rápidos minutos, alcançamos a praia.

Para onde me dirigiria?


ENTRE COMPANHEIROS
Irmão Jacob

Em meia hora congregava-se ao nosso lado reduzida assembleia.
Espíritos protectores traziam outras criaturas tão necessitadas de assistência quanto eu mesmo.

Esclareceu-me Marta que outros desencarnados, carentes de amparo, se reuniam aí, esperando também oportunidade de se ausentarem dos círculos terrenos.

Admirado, notei-lhes o abatimento, o cansaço.
Excepção de dois dos quinze “convalescentes da morte” que se aglomeravam junto de mim, sob o patrocínio de amigos abnegados, mostravam eles o olhar vitrificado e se movimentavam maquinalmente, orientados pelos benfeitores.

Acredito que, por minha vez, não revelava aspecto exterior mais atraente;
todavia, não perdera a faculdade de analisar a situação.

Podia conversar à vontade e mesmo confortar um deles, dos de melhor posição psíquica, que simpatizou comigo à primeira vista.

O Irmão Andrade, novamente connosco, notificou-me, delicado, que nem todos os socorridos se haviam desencarnado na véspera.

Alguns permaneciam liberados desde alguns dias, mas não se apresentavam condições de seguir adiante, senão naquela noite formosa e pacífica.

Asseverou que não era fácil abandonar, sozinho, sem maior experiência da espiritualidade superior, o domicílio dos homens.
Inumeráveis entidades inferiores cercam os recém-libertos, tentando realgema-los às sensações do plano físico.

Não seria justo expor amigos, bem-intencionados, a semelhantes ataques e, por isso, se formavam extensos cordões de vigilância. Disse-me que os pensamentos desordenados;
de milhões de pessoas encarnadas e desencarnadas do ambiente humano criam verdadeiros campos de imantação aos quais não se subtrai a alma facilmente.
Acentuou que a nossa retirada;
em perigosa circunstância qual aquela, em que a expedição conduzia alguns irmãos quase inconscientes, se realizaria, com mais êxito, sobre o campo ou sobre as águas.

A atmosfera, ao redor desses elementos, é mais simples, mais natural.
Tive a impressão de que Bezerra era o supervisor da viagem.
Organizou os grupos, distribuiu instruções e estimulava-nos, vigoroso e optimista, um a um.

Aproximou-se de mim e informou que a primeira jornada dos que se desenfaixam da carne exige, providências que lhes garantem a tranquilidade, fazendo-me sentir que ainda nos demoraríamos um tanto, aguardando uma professora de bairro distante.

Escoaram-se alguns minutos e respeitável senhora, ladeada por dois benfeitores, acercou-se de nós.

Reconheci-lhe a elevação pela invejável serenidade.
Formosa alegria pairava-lhe ao semblante calmo.

Saudou-nos a todos, simpática e feliz.
De todos nós, os recém-desencarnados que ali nos reuníamos, era a única de cujo peito irradiava luz.

Identifiquei-lhe a humildade cristã.
A evidente superioridade que a distanciava de nós parecia afligi-la, tal a modéstia que lhe transparecia das atitudes.

Bezerra cumprimentou-a, bondoso, e confesso que, reparando aquela mulher de maneiras simples e afáveis, emitindo luminosidade sublime;
inopinado sentimento de inveja me assaltou o coração.

Marta, todavia, lançou-me olhar de branda reprimenda.
Aquietei-me, de pronto, ponderando os sacrifícios a que fôra por certo conduzida a bem-aventurada criatura, que me impressionava tão fortemente, para conquistar o precioso atributo.

Dono de enorme cabedal de informações sobre os maléficos efeitos da emissão mental menos digna;
busquei a recuperação própria, reconciliando-me, apressado, comigo mesmo, em face da venerada educadora cuja superioridade quase me feriu.

Rearticulei as ideias do bem, dando-lhe curso intenso na actividade interior.
Minha filha sorriu, aprovando-me em silêncio.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122189
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER Empty Re: VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER

Mensagem  Ave sem Ninho Qua maio 16, 2012 10:19 pm

O AVISO DE BEZERRA
Irmão Jacob

Tão preparados quanto possíveis para a marcha;
Bezerra tomou a palavra conselheiral, dando-nos a conhecer os percalços do caminho.

Não posso reproduzir-lhe as observações ao pé da letra, mas o grande benfeitor anunciou que nos aguardariam surpresas dolorosas, na hipótese de não sabermos manter serenidade e desapego.

A excepção da irmã que a nós se reunira por último, não detínhamos o poder da “irradiação luminosa”, condição de garantia ao êxito da defensiva contra qualquer assédio das trevas.

Estávamos quase todos, os recém-libertos do corpo, desprevenidos quanto a semelhante recurso e distraídos da preparação interior, não obstante a amplitude de nossa confiança em Deus.

Poderíamos, assim, cair em sintonia com as forças da ignorância, inimigas do bem.

Conservávamo-nos sob a custódia de elevados benfeitores que se interessavam por nós e por nossos destinos;
todavia, se manifestáramos certo esforço no serviço da crença religiosa, fôramos mais apaixonados pela ideia elevada que propriamente realizadores dela no mundo.

Achávamo-nos agora num campo diferente de matéria, onde só os conquistadores de si mesmos, no supremo bem ao próximo, guardavam posição de realce e domínio.

Enquanto no plano carnal, poderíamos gastar a sagrada força da vida, lisonjeando os prazeres da plenitude física, esquecidos da exercitar as energias internas.

Aqui, porém, éramos obrigados a reajustar apressadamente o cabedal de nossos recursos íntimos, centralizando-os na sublimação da vida, em face do porvir, se não quiséssemos dilatar a permanência nos círculos inferiores, acentuando qualidades menos dignas.

A jornada, pois, representava a primeira experiência importante para nós, reclamando a nossa determinação de prosseguir para o alto, com o máximo desprendimento da velha estrada de lutas que abandonávamos.

De outro modo, provavelmente seríamos colhidos por emoções negativas, inclinando-nos para o retorno.
A advertência de Bezerra calou fundamente em todos nós que o ouvíamos, guardando noção daquela hora grave.

Reparando que era grande o número dos que ali se mantinham como que narcotizados, indaguei de Marta, em tom discreto, como se comportariam eles ante o
severo aviso, informando-me a filha de que diversos dos irmãos em “traumatismo psíquico” despertariam em breves instantes, tanto quanto lhes fosse possível, e que, no fundo, cada qual registava a advertência a seu modo, segundo lhes permitia a capacidade de entendimento, ainda mesmo considerando a posição de semiconsciência em que se achavam.

Pretendia formular ligeiro, inquérito, com respeito à “irradiação luminosa” a que Bezerra se referira, mas Marta me pediu, bondosa deixasse as perguntas para depois.

A PARTIDA
Irmão Jacob

Em breves minutos, encontrávamo-nos prontos.
O Irmão Andrade e Marta sustentavam-me com os braços, lado a lado.

Outros grupos se formaram.
Os recém-desencarnados, qual me ocorria, mostravam-se amparados, um a um, por amigos espirituais, acreditando eu que estes constituíam dois terços de nossa expedição.

A capacidade de volitar está intimamente associada à força mental, porque, após, sentida oração do supervisor, começamos a flutuar, acima do solo, guardando comigo a nítida impressão de que o vigoroso pensamento de Bezerra nos comandava.

O poder da individualidade evoluída e aperfeiçoada nos cometimentos espirituais deve assemelhar-se, de alguma sorte, ao do dínamo gerador, em electricidade, porque assinalava em mim, de modo inequívoco, o impulso determinante do orientador que ia à frente.

Não seguíamos em cordão contínuo, mas em grupos de dois, três e quatro, unidos uns aos outros.

Apesar do abatimento, não quis perder o novo espectáculo.
Em breves minutos, tínhamos as águas sob os pés, elevando-nos vagarosamente, à maneira de peixes humanos no mar aéreo.

Observação estranha! Julguei que pudesse continuar vendo edifícios e arvoredo, rios e oceano, embora o véu nocturno, como se contemplasse o solo planetário da janela de um avião comum; todavia, a sombra em baixo se fazia assustadoramente mais espessa.

Indaguei do Irmão Andrade sobre a origem do fenómeno, afirmando-me ele que a esfera carnal permanece cercada por vasta condensação das energias inferiores diariamente libertadas, pela maioria das inteligências encarnadas, assim como a aranha vive enredada na própria teia, e que de mais alto, com a visão de que já dispunha, poderia ver o material escuro a rodear a moradia dos homens.

Quando perguntei se aconteceria o mesmo, caso partíssemos durante o dia, informou:
-Não. Qual acontece entre os homens, animais e árvores, há também “um movimento de respiração para o mundo”.

Durante o dia, o hemisfério iluminado absorve as energias positivas e fecundantes do Sol que bombardeia pacificamente as criações da Natureza e do homem, afeiçoando-as ao abençoado trabalho evolutivo, mas, à noite, o hemisfério sombrio, magnetizado pelo influxo absorvente da Lua, expele as vibrações psíquicas retidas no trabalho diurno, envolvendo principalmente os círculos de manifestação da actividade humana.

O quadro de emissão dessa substância é, portanto, diferente sobre a cidade, sobre o campo ou sobre o mar.

Nos pólos do planeta permanece o gelo simbolizando a negação desse movimento.
Mais tarde observará você que as mesmas leis que controlam o luxo e o refluxo do oceano influenciam igualmente o psiquismo das criaturas.

Recordei as páginas de André Luiz, narrando a vida além-túmulo, e tentei alongar a curiosidade sadia que chegava a vencer minhas impressões de abatimento, mas o delicado amigo aconselhou-me silêncio e oração, à face da expectativa inquietante naquela hora difícil de nosso retorno à vida espiritual.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122189
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER Empty Re: VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER

Mensagem  Ave sem Ninho Qua maio 16, 2012 10:20 pm

INCIDENTE EM VIAGEM
Irmão Jacob

Se o homem soubesse a extensão da vida que o espera além da morte do corpo, certamente outras normas de conduta escolheriam na Terra!

Não me refiro aqui aos materialistas sem fé. Aliás, a maioria dos ateus não passa de grande assembleia de crianças espirituais, necessitadas de protecção e ensinamento.

Reporto-me, com vigor, aos que adoptam uma crença religiosa, usando lábios e paixões, sem se afeiçoarem, no íntimo, às verdades renovadoras que abraçam.

Nós mesmos, os que nos beneficiamos ao contacto dos princípios do Espiritismo Cristão, principalmente nós que ouvimos a mensagem dos que respiram noutros planos da vida eterna, se fôssemos menos palavrosas e mais cumpridores das lições que recebemos e transmitimos, outras condições nos caracterizariam além do sepulcro, porque a justiça indefectível nos espreita em toda parte e porque transportamos connosco, par aonde formos, as marcas de nossos defeitos ou virtudes.

Depois da sepultura, sabemos, com exactidão que o reino do bem ou o domínio do mal moram dentro de nós mesmos.


ATRAVESSANDO SóBRIA REGIÃO
Irmão Jacob

Seguíamos sem novidades e, pouco a pouco, adaptava-me a volatear como aluno que recapitula a prova.

Em torno, a paisagem escurecia sempre, não obstante resplandecerem as estrelas no alto.
Possuía a perfeita noção de viajarmos sobre vasto abismo de trevas.
Observava, porém, admirado que não me sentia em processo de ascensão.

A ideia de verticalidade estava longe de nós, tanto quanto alinha de esfericidade escapa à apreciação do homem que habita o globo da Terra.

Reparei, receoso, que não distante da estrada que percorríamos, vagarosamente, apareciam sinais de vida e movimento.
Ruídos de vozes desagradáveis alcançavam-nos os ouvidos, de quando em quando.

Formas monstruosas, de espaço a espaço, surgiam visíveis ao nosso olhar e, pelo que me era dado perceber, flutuávamos sobre região vulcânica, cujo “solo instável” oferecia erupções nos mais diversos pontos.

O que me afligia sinceramente era a contemplação de seres de lamentável aspecto, além das margens.
Não estou autorizado a descrever o que nesse particular, mas posso afirmas que as figuras sinistras da Mitologia ficam a dever à realidade com que eu era surpreendido.

Registando o temos que se apossara de mim, o Irmão Andrade, em voz baixa, explicou-me que os planos habitados pela mente encarnada emitiam de permeio com
as criações dos Espíritos inferiores desencarnados, formas perturbadas, quando não horripilantes, de vez que a maioria das criaturas terrestres, na carne ou desenfaixadas do corpo, denunciavam-se, no íntimo, através de comportamento quase irracional.

Salientou que a esfera próxima do homem comum, em razão disso, é povoada por verdadeira aluvião de seres estranhos, caprichosos e muita vez ferozes.

Chegou mesmo a dizer que inúmeros sábios da espiritualidade superior classificam semelhante região de “império dos dragões do mal”.

Rememorei a leitura das páginas mediúnicas vindas ao meu conhecimento antes da morte e o companheiro dedicado confirmou-as, declarando que a zona em que viajávamos constituía realmente o umbral vastíssimo, entre a residência dos irmãos encarnados e os círculos vizinhos.

Acentuou que o pensamento espalha vibrações em todas as latitudes do Universo e que as projecções da mente encarnada no planeta terreno não correspondem aos ideais superiores que inspiram as leis da Humanidade. Os homens;
por fora – acrescentou o protector -, nas experiências da vida social, aparentam cavalheirismo e nobreza; todavia, por dentro, na expressão real do ser, revelam ainda qualidades menos dignas, muito próximas da impulsividade dos animais.

Na manifestação livre do espírito prevalece a verdade da alma, não a aparência da forma passageira, e daí o largo Cosmorama de paisagens escuras, torturadas e dolorosas que rodeia o lar terreno, em cuja substância igualmente subtil operam as entidades perversas, a modo do lobo que pode beber da mesma fonte em que a ovelha se dessedenta.

Percebi que o benfeitor desejava destacar que, em tais lugares, tanto pode o emissário do amor exercitar-se na renúncia do bem, como pode o malfeitor das sombras internar-se no crime e no mal.

Compreendendo, no entanto, que as atenções dele se dividiam entre o carinho para comigo e a expectativa asfixiante da hora, sofreei o desejo de perguntar.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122189
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER Empty Re: VOLTEI - IRMÃO JACOB / FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos