LUZ ESPÍRITA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Filosofia Espírita - VOLUME III - Miramez - João Nunes Maia

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

Filosofia Espírita - VOLUME III - Miramez - João Nunes Maia - Página 3 Empty Re: Filosofia Espírita - VOLUME III - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Abr 21, 2019 7:09 pm

49. O TODO UNIVERSAL
0151/LE
A linguagem dos homens é pobre para expressar a realidade.
Todo esforço feito nesse sentido ainda carece de recursos, no sentido de dizer as verdades que o coração entende com facilidade.
Dizem alguns, e algumas escolas espiritualistas ensinam, que a alma, depois do fenómeno da morte, entra no todo universal, e nos parece, por expressão, que ela se desfaz, perdendo a consciência do existir.
Cabe a nós, como Espíritos, positivar a verdade de que não é isso que acontece:
a alma não perde a sua individualidade.
Essa, ela a conservará sempre, sejam quais forem às provações por que vier a passar depois de desencarnar.
Por vezes, perde a consciência temporariamente, para depois a retornar com toda a sua lucidez.
Não se perdem os dons da vida.
Eles crescem cada vez mais, sob as bênçãos de Deus.
A Doutrina dos Espíritos é o Consolador prometido pelo Mestre, como instrutor permanente das criaturas.
Ele ressalta em todos os ângulos à mesma doutrina do Cristo, fazendo renascer todos os preceitos, para que possamos entender, na sua profundidade, o que falou aos homens da época e que os de agora devem escutar, por outros processos que não sejam com a sua presença objectiva.
Ele usa os meios disponíveis ao Seu generoso coração.
Muitos dizem, convictos, ao pé da letra:
- “O Cristo voltará”, sem atinar como será essa volta.
Ele já veio para muitos e continua a vir para os que estão maduros de sentimentos.
O Senhor nos aparece pelos processos do Amor O Espírito é imortal, e como comprovação desta verdade podemos analisar os escritos em todo o mundo, principalmente os que fundamentam as religiões.
Todas elas nasceram das comunicações dos Espíritos, por processos diversos.
A própria Bíblia, da Génese ao Apocalipse, apresenta vários relatos de comunicações dos anjos com os homens.
E essas comunicações continuam, por métodos diferentes, mas, são os mesmos Espíritos anunciando as mesmas coisas:
que ninguém morre, que Deus é uma realidade, que nós devemos nos esforçar para viver em paz com a consciência.
Não nos percamos em jogo de palavras, mas, procuremos sentir a verdade pelo princípio que vibra em tudo, nos dando a entender que tudo vive, dentro da vida de Deus, nos fazendo livres pelo conhecimento da verdade.
Jamais sairemos do todo universal, porém, a grandeza que sentimos é a de ter consciência de nós mesmos, sentindo e fazendo o que a nossa liberdade nos inspira a fazer.
Somos, pois, filhos de Deus, que descemos e tornamos a subir para Ele, mas, sem perdermos a consciência, e expressando cada vez mais a nossa individualidade.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122451
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Filosofia Espírita - VOLUME III - Miramez - João Nunes Maia - Página 3 Empty Re: Filosofia Espírita - VOLUME III - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Abr 21, 2019 7:10 pm

50. PROVAS IRRECUSÁVEIS
0152/LE
As maiores provas da individualidade da alma são as comunicações dos Espíritos que viveram na Terra, generalizadas em todo o mundo, desde o homem primitivo às altas civilizações do planeta.
Não existe uma família sequer que não tenha um fenómeno a contar, sobre visão ou dos sinais dos seus amigos ou familiares que já passaram para o outro lado da vida, que voltaram para comprovar que eles não morreram com o corpo.
A reencarnação é outra prova de que a alma continua viva depois do túmulo.
Depois, poderemos passar para a análise das coisas, das leis que nos regem e da Inteligência Suprema, que não iria preparar uma vida, qual seja a do homem, para breves momentos desta mesma vida, pois, se Ele vive eternamente e se somos Seus filhos, temos direito a essa vida eterna.
As provas irrecusáveis e mais evidentes vibram dentro de cada criatura segredando na sensibilidade de suas consciências que a vida continua em todas as direcções, e essa é a maior alegria do Espírito, em saber que o túmulo não é o fim.
Na Terra, muito se tem escrito sobre esse assunto tão esperado pelos homens, mas, a Doutrina Espírita rasgou o véu, anunciando com mais clareza, pelos factos, que a alma, além de conservar, depois da morte do corpo, a sua individualidade, esta se acentua cada vez mais, na medida em que crescem os talentos espirituais.
Compete a cada um trabalhar nessas descobertas de si mesmo, estudar e meditar sobre esse transcendental assunto, e não se esquecer de orar, pedindo a Deus para nos ajudar a crer nas verdades estabelecidas por Ele mesmo, o que tanto nos conforta e nos anima.
As provas da existência da alma podemos encontrar em todos os fenómenos da natureza humana e divina, mas, a verdadeira prova somente encontramos no mundo interno das nossas consciências, e essas experiências são individuais.
O maior professor, nesse caso, é o tempo, que funciona sob as bênçãos do Todo Poderoso.
Quem já encontrou na oração certo consolo, quem ora com a fé que a prece desperta no coração, sente a existência dos Espíritos agentes de Deus que velam por todas as criaturas do Senhor.
A razão, por vezes, nos dá notícias de que a alma sobrevive à chamada da morte, mas, somente a intuição nos livra de todas as dúvidas.
As provas irrecusáveis são sentidas e não aceitas por argumentos.
Esses, às vezes, nos levam às sensibilidades maiores.
Procuremos conhecer as vidas dos conhecidos como santos ou místicos, que logo entenderemos por que vivemos bem como a contínua comunicação que eles mantiveram com o mundo espiritual.
A própria ciência, com o tempo, é que irá propagar a existência da alma.
Ela se encontra a caminho das verdades espirituais, verdades essas que todas as religiões vêm propagando há milénios.
O Espiritismo desfraldou a bandeira da imortalidade, com provas das mais lúcidas.
Ele vem ajudar as outras religiões a sustentar que a vida continua, com mais amplitude de consciência.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122451
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Filosofia Espírita - VOLUME III - Miramez - João Nunes Maia - Página 3 Empty Re: Filosofia Espírita - VOLUME III - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Abr 21, 2019 7:10 pm

51. VIDA ETERNA
0153/LE
Todos se alegram em saber que o Espírito tem vida eterna.
E não poderia ser de outra maneira.
Somente a forma do corpo é que tem vida transitória.
Até os elementos que compõem o corpo têm vida eterna, porque nada se perde no universo.
As formas materiais é que se transformam, para surgirem de novo em outra dimensão, no fulgor que Deus pode lhes dar.
O cântico da criação é vida, e a vida é sintonia universal, orquestrada pela Vontade Soberana.
O Espírito usa o corpo como se usam roupas:
se temos necessidades de vestir vários corpos para o seu aprumo espiritual.
Essa é a lei que assegura as vidas sucessivas.
Alguns pensam que a alma tem forma definitiva, quando nem mesmo o perispírito a tem, mas, este torna a forma que a vontade determinar, desde que essa vontade saiba o que fazer das suas forças espirituais.
Podemos comparar o Espírito com a água ou o ar:
toma a forma que encontra no recipiente que lhe prende a porção.
Sendo a comparação fraca, dizemos que o Espírito impõe a forma que desejar ao seu corpo perispiritual e esse lhe obedece, qual o corcel ao cavaleiro.
Podemos estudar a nós mesmos todos os dias, e isso é dever de todos encarnados e desencarnados; no entanto, conhecer com mais profundidade a alma, depende de maturidade.
Essa vem gradativamente, desamarrando os laços do saber, para que a consciência se ilumine e o coração abra as portas do entendimento.
Todos os Espíritos têm vida eterna; basta que possamos conquistar a felicidade eterna, que é aquele estágio de consciência imperturbável da alma.
Estamos todos a caminho, formando filas intermináveis, cada um na sua posição, mas, todos dotados de poderes para conquistar a felicidade, e o que nos motiva é a Esperança.
Temos de agradecer a todas as religiões do mundo; elas por mais singelas que sejam, vieram nos trazer algo da verdade, a que nos apegamos, sentindo mais ânimo para viver.
No entanto, a Doutrina dos Espíritos, codificada por Allan Kardec, veio trazer uma cooperação maior, nos mostrando, à luz do dia, por fatos irrecusáveis, que a vida prossegue depois do túmulo.
A alegria foi maior para aqueles que empunharam a bandeira com o lema “Deus, Cristo e Caridade”, no empenho de fazer sentir, aos que desejam saber, que os Espíritos são os mesmos homens que viveram na Terra, ou em outros mundos, e que voltam para dizer que não morreram, que a reencarnação é uma verdade que deve ser divulgada, e que Deus é um Pai amoroso e santo em todos os aspectos da vida imortal.
Podemos estar certos; somos eternos, morando sempre na eternidade de Deus.
O que ocorre com os homens, o que se chama de morte, é a simples troca de corpos, e cada vez que se troca de vestes, as experiências se acumulam, e a luz se expande.
A glória se faz, fundindo-se a esperança com a alegria, a fé com o amor, e eis aí a luz da alma, eternizando-se na luz de Deus.

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122451
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Filosofia Espírita - VOLUME III - Miramez - João Nunes Maia - Página 3 Empty Re: Filosofia Espírita - VOLUME III - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos