LUZ ESPÍRITA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estudos Filosóficos - A Psique / Manuel Sanz Benito

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

Estudos Filosóficos - A Psique / Manuel Sanz Benito - Página 3 Empty Re: Estudos Filosóficos - A Psique / Manuel Sanz Benito

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Mar 11, 2024 10:58 am

Deus é eternamente Providência, porque eternamente cria ou produz e eternamente faz com que as coisas sejam modificadas e transformadas para irem cumprindo seus destinos. Portanto, não é possível que essa providência se esgote, jamais; isso que seria tanto quanto esgotar-se aquela corrente infinita de amor divino que nos atrai para as esferas superiores, que nos encoraja e fortalece e que faz com que nossas acções tenham transcendência apenas para o bem.
Deus é uno, o mundo é uno e o espírito também é uno; mas Deus é uno por si mesmo, o mundo é uno porque procede de Deus, e Deus em suas obras se manifesta de acordo com sua natureza única. O mundo é uno porque é um só: dois mundos viriam de dois deuses diferentes; e o espírito é uno porque é individual e individualizado subsiste.
Deus é único, pois é impossível ao homem conceber dois Princípios, dois Seres, duas manifestações infinitas e absolutas: Deus é, portanto, um só Deus. Deus também se manifesta em perfeita unidade; isto é, que em seus actos, em todas as suas manifestações, ele sempre age de acordo com sua única natureza, sem que seja possível ao homem, que vive no finito, elevar-se ao conceito completo da natureza divina. Unicamente o ser inteligente irá conhecendo acerca de Deus tanto quanto conhecer acerca de si mesmo e, mesmo se tornar-se grande, esse conhecimento, como jamais – em nenhum momento de sua vida – poderá ser infinito, a natureza divina e sua manifestação infinita, eterna e perfeita permanecerão sempre desconhecidas em toda a sua integridade para o espírito finito e imperfeito; e como este se manifesta em estados sucessivos e indefinidos, enquanto Deus sempre opera em unidade e perfeita conformidade com sua natureza essencial, existe grande dificuldade por parte da criatura para conhecer no tempo o que é eterno; na sucessividade o que é em simples manifestação; e na imperfeição e na finitude o que não podemos menos do que considerar como perfeito e infinitamente absoluto.
Deus estará sempre além do último além, da inteligência de todo ser finito.

§.§.§ - Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos