LUZ ESPÍRITA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Casos de Reencarnação

Página 26 de 35 Anterior  1 ... 14 ... 25, 26, 27 ... 30 ... 35  Seguinte

Ir para baixo

Casos de Reencarnação - Página 26 Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb maio 18, 2013 9:10 am

Continua...

Quando perguntei-lhe várias semanas mais tarde se tinha estado na lua, ele disse, ‘Em minha imaginação’.

Caso 2.
Praveen Jatav, a.k.a. Sakte Lav. Um Caso do Tipo Reencarnação no Norte da Índia

Praveen Jatav nasceu por volta de 20 de janeiro de 1990 no festival de doces, que deu-lhe seu apelido, Sakte Lal.

Sakte Lal tinha apenas 30 meses de idade quando eu e minha câmara de vídeo visitamo-lo no verão de 1992 na sua aldeia natal de Kunvarpur, uma aldeia de aproximadamente 1500 castas “antiquadas” ou programadas (o que se costumou chamar de pessoas intocáveis) em Distrito Etah, Utter Pradesh, Índia.

É o mais jovem de seis crianças que vive com seus pais e a solitária avó paterna num kachcha ou lar de barro.
O pai de Sakte Lal teve uma educação de segundo grau e trabalha no cultivo de seus dois acres.
Têm dois búfalos.

Em dezembro de 1991, quando Sakte Lal tinha 23 meses de idade, houve algum tiroteio na sua aldeia.
Segue a recordação da mãe de Sakte Lal dessa noite, de minhas notas de campo (minhas perguntas estão entre colchetes).

Ela disse (19/06/92):
Ele tornou-se muito agitado e disse, ‘Vishnu virá e atirará em mim, Vishnu virá e me matará’.
Perguntei, Quem é Vishnu? Ele disse, Amlapur’.
[Entendeu-se por isto Jamlapur, e Vishnu se referindo a Kishnu].

Então a criança disse, ‘Traga meu revólver e eu atirarei em Vishnu’.
Ele estava teimoso e disse que atiraria em Vishnu.
‘Deixe-me e atirarei nele sozinho’.

Existia um cano de ferro de um arado.
Ele colocou o cano de ferro do arado dentro [de um revólver? dentro da casa]? e disse, ‘Vou atirar nele’.
Disse-me, ‘Devemos fugir daqui, ou Vishnu nos matará’.

Correu pela sala e fechou a porta.
A criança ficou com medo de Vishnu desde então continua dizendo que Vishnu virá e atirará em nós.
Ele não vai aos campos se acalmar, ele usa o telhado da casa.

Depois disto fiz-lhe muitas perguntas.
Perguntei-lhe, ‘Onde viveu’? Ele disse, “Amlapure”.
Perguntei, ‘Qual é seu nome’? Ele disse, “Avari”.

Quando eu primeiramente recebi este relato, alguns seis meses depois dos acontecimentos descritos, tinha se tornado um facto localmente estabelecido que a criança se referia a Jamlapur quando disse Amlapur, Kishnu quando disse Vishnu, e Itwari quando disse Avari
(de facto, no relato do pai destes acontecimentos, ele nunca mencionou os aspectos ‘falas de bebé’, dizendo que a criança tinha dito Kishnu, Jamlapur, e Itwari já desde o início).

Todo mundo concordou que esse Sakte Lal era Itwari Lal renascido.

Isto se referiu ao bem conhecido local do assassinato de Itwari Lal da aldeia de Jamlapur, população de aproximadamente 1200, a cerca de três quilómetros de Kunvarpur.

Itwari Lal, como esta pequena criança, era da mesma casta programada;
Jatav, era seu último nome. No entanto, seu aldeia natal Jamlapur, não era toda composta de Jatavs.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122575
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação - Página 26 Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Dom maio 19, 2013 10:02 am

Continua...

Geração após geração a posição do chefe da aldeia tinha sido segurada pelo filho mais velho de uma família Brahmin particular.

Quando o filho mais velho e o líder morreram na década de 1980, seu irmão mais jovem, que era muito menos popular, não obstante prosperou em eleger-se.

Itwari Lal desafiou-o na eleição seguinte, e porque o encarregado era impopular com outro grupo de Brahmins na aldeia, Itwari Lal achou apoio, e de facto foi eleito ao importante posto de líder da aldeia de Jamlapur.

Foi a primeira vez que Jamlapur teve uma pessoa de casta programada como líder.

Itwari Lal tinha tido ambições políticas por algum tempo antes disto.

Tirou proveito que o clima político mudou depois da independência:
recebeu um mestrado de uma faculdade autorizada, tornou-se um professor numa escola secundária no povoado mais próximo a sua aldeia natal (Jaithra), e procurou tornar-se o candidato local do partido do Congresso-I.

Quando o falecido Sanjay Gandhi, o irmão mais velho do falecido primeiro-Ministro Rajiv Gandhi, visitou este povoado numa excursão política, Itwari Lal estava na plataforma com ele e apertou a mão.

No entanto, Sanjay Gandhi dissuadiu Itwari Lal de concorrer para o MLA (Membro da Assembleia Legislativa) dizendo que não seria bom para o partido.

Anos mais tarde, quando Itwari Lal tornou-se chefe de Jamlapur, o chefe deposto Brahmin, Kishnu, tornou-se muito invejoso dele.
Kishnu planejou ter Itwari Lal morto.

No dia 7 de janeiro de 1989, no segundo ano do seu mandato de quatro anos como chefe de Jamlapur, Itwari Lal e seu amigo Jagdish foram cercados por assaltantes próximos a Jamlapur enquanto andavam com suas bicicletas de Jaithra a Jamlapur.

Os assaltantes deixaram Jagdish ir mas Itwari Lal foi baleado.
A autópsia, que nós obtivemos do hospital do distrito, regista que Itwari Lal foi baleado no peito com balas de revólver, e baleado na cabeça por um único cartucho.

As escoriações no seu abdomén sugerem que foi atingido, ou jogado da sua bicicleta primeiro.

Quando perguntei à mãe de Sakte Lal se tinha ouvido do assassinato ela disse:
Eu era muito familiar com os acontecimentos.
Minha tia era de Jamlapur, e muitas pessoas foram ver o corpo morto.

(Você foi)? Não.
(Você ouviu alguma descrição de como Itwari Lal tinha morrido)?
Meu marido foi e descreveu o acontecimento.

A mãe de Sakte Lal continuou dizendo que depois do incidente do tiroteio em Kunvarpur em dezembro de 1991, Sakte Lal mostrou-lhe os locais onde ele foi baleado.

Sakte Lal tem duas marcas de nascimentos menores, e eu perguntei se ela tinha-os notado no seu nascimento.

Sua mãe disse que ela não prestou atenção a eles no seu nascimento, mas só quando Sakte Lal contou-lhe sobre suas (de Itwari Lal) feridas fatais.[20]

(O que ele disse)? Perguntei, ‘quantos filhos e filhas você tem?
Sakte Lal disse, ‘Um filho e duas filhas.

Perguntei seus nomes. Sakte Lal disse “Nina” para a filha mais velha, embora seja Vina.
Disse, ‘Longshri era minha esposa’.
Perguntei os nomes dos filhos e ele disse Pintu.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122575
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação - Página 26 Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Dom maio 19, 2013 10:02 am

Continua...

Pedi sobre o genro e ele disse, “Manoj”.
Isto foi antes de Sakte Lal ter encontrado Manoj.
Perguntei o nome da filha mais jovem e Sakte Lal disse “Sandaya”.

Então a esposa de Itwari Lal veio aqui, tendo ouvido disto.
Deu-lhe uma nota de cinco rúpias.
E ele recusou-a e disse, ‘Eu tive tanto dinheiro. Isto é muito menos’.

Estendeu as suas mãos indicar uma quantia maior.
Primeiro Vinod [Pintu, nome oficial do filho de Sakte Lal] veio aqui e o menino reconheceu-o.

Tomou a sua mão e disse, ‘Este é meu filho Pintu’.
(Você conhecia Vinod de antes)? Sim.

Vinod, alias Pintu, descreveu a cena levemente de forma diferente.

(Note que a primeira parte do seu testemunho é evidência de segunda mão, e a segunda parte é de seu próprio relato como testemunha ocular.

As pessoas envolvidas em tais casos raramente distinguem entre a própria experiência e a narrativa do caso como receberam-no.
A narrativa para eles é igualmente importante
).

Ele disse:
Há uma esposa do tio, ela contou-me sobre a criança e também sobre o acontecimento - houve algum tipo de discussão na aldeia e um tiro de revólver.

A criança ficou assustada e disse, ‘Kishnu me matará.
Por favor esconda-me’, disse depois de correr pela casa.

Kishnu era invejoso de meu pai.
Depois que alguns meses Kishnu também foi assassinado.

Neste último sentença Vinod pulou da morte do seu pai, a Kishnu.
Com algum orgulho, mas com um movimento da mão sugerindo não anotar, ele mais tarde contou-me, ‘eu mesmo matei Kishnu’.

Este assassinato retaliativo aconteceu na época em que Sakte Lal foi concebido.
Os acontecimentos cercando esta criança dificilmente poderiam ser mais pesados.

De facto, os sentimentos cercando os assassinatos duplos e o caso de reencarnação foram tão exaltados que meu tradutor, ele próprio um colega do falecido Itwari Lal, insistiu que devíamos levar um policial connosco quando fomos a Kunvarpur.

O chefe da polícia em Jaithra concordou que era uma ideia boa, e despachou um policial para nos acompanhar.

A mãe de Sakte Lal e seu pai descreveram para mim o encontro da criança e o reconhecimento de um pequeno fluxo de pessoas que vieram ver a criança, incluindo a esposa de Itwari Lal, sua filha e o marido dela, e sua filha mais jovem.

Quatro aldeãos de Jamlapur vieram com Vinod.
O irmão mais jovem de Itwari Lal também veio numa ocasião diferente a Kunvarpur para ver a criança.

Todos se sentiram satisfeitos que ele tinha-os reconhecido, e disse coisas apropriadas.
Eu também tenho o testemunho de um número destas pessoas.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122575
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação - Página 26 Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Dom maio 19, 2013 10:02 am

Continua...

A filha Bina de Itwari Lal contou-me que Sakte Lal disse que ele tinha arranjado para ela casar em Kuthera, e que havia um poste na frente da sua casa (de Itwari Lal) que estava numa alameda estreita.

Até onde ela sabe, todos estes itens estão correctos.

O irmão mais jovem de de Itwari Lal, Raja Ram, disse que Sakte Lal disse que Ganga Singh, o filho da bhua (de Itwari Lal) era de Nagla Gusanyi (bhua significa irmã do pai, portanto o filho da bhua é primo cruzado de Itwari Lal).

Outra vez Raja Ram sabia que isto era correcto.

Eu não fui uma testemunha destas reuniões, então não posso dizer se estes informantes correctamente retrataram o que Sakte Lal disse ou se involuntariamente forneceram-lhe informação que eles esperariam que uma criança que fosse Itwari Lal soubesse.

Eu fui testemunha, e minha câmara de vídeo registou, o primeiro encontro de Sakte Lal com a filha do padrasto de Itwari Lal, Sr. Hari Pal Singh, e a primeira visita de Sakte Lal a Jamlapur, a aldeia natal de Itwari Lal.

O filme captura muito e revela o inestimável registo que uma câmara de vídeo pode fazer.

Mostra como o Sr. Hari Pal Singh claramente importunou Sakte Lal para reconhecê-lo.

A criança nunca disse seu nome, sua relação, seu proveniência, apesar de perguntar quem H. P. Singh era 17 vezes para H. P. Singh;
6 vezes para o tradutor Sr. Gaur, e duas vezes para a irmã de Sakte Lal.
(Esta é a mesma criança que disse que o casamento de Bina foi organizado em Kuthera?).

Seguem alguns transcritos da gravação em vídeo da cena em que H. P. Singh faz duas ameaças a Sakte Lal.

Transcrição do Videoteipe do Sr. H. P. Singh e Sakte Lal

Cenário:

Próximo ao mini-furgão em que viemos a Kunvarpur.
Sakte Lal está nos braços de sua irmã de dezesseis anos, Manju.

A filha do padrasto de Itwari Lal, Sr. Hari Pal Singh, (chamado H. P. Singh abaixo) faz perguntas.

Sr. Gaj Raj Singh Gaur, (chamado Gaur abaixo), meu tradutor, junta-se em fazer a Sakte Lal perguntas.

Observe que a tradução marca o uso formal ou plural de “você” com um (2), “vós” no singular com um (1).
O mesmo aplica a eu/mim (1) ao oposto de nós/nos (2).

H. P. Singh: Você é mestre [querendo dizer um professor; assim é como Itwari Lal era chamado]? (Repetiu várias vezes)
Sakte Lal: Isto é um carro - correrá?
H. P. Singh: Sim, eu lhe disse quem eu sou? [eu = nós (2)]

Conte-me, quem sou eu? (Repetiu várias vezes)
[depois de mais sete vezes de pedir a Sakte Lal para reconhecê-lo a sequência continua:]

H. P. Singh: Quer dinheiro? Devo eu (2) dar-lhe dinheiro?
Irmã: Ele o jogará fora. [Aparentemente querendo dizer que ele não sabe seu valor]
H. P. Singh: Você aceitará o dinheiro? Aceitará dinheiro meu?
[O parentesco de Itwari Lal não permite que dinheiro seja aceito dos parentes da filha por casamento]

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122575
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação - Página 26 Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Seg maio 20, 2013 9:40 am

Continua...

Quem sou eu (2)? Reconhece-me? Está bem, deixe-me dar-lhe o dinheiro.
(Dá o dinheiro). Diga meu nome.
Gaur: Agora você (2) pegou o dinheiro, diga-lhe quem ele é.

H. P. Singh: Quem sou eu? Se você não disser, pegarei de volta o dinheiro. Quer mais dinheiro? (2= consideração)
Irmã: Devolva. Devolva.
Sakte Lal: (Devolve o dinheiro a H. P. Singh).

[Gaur tem a multidão de espectadores dispersos. Depois de oito perguntas que o diálogo continua:]
H. P. Singh: Vamos, diga. Se você não disser eu não lhe darei uma carona no carro. [depois que três mais interchanges H. P. Singh faz outra ameaça:]

H. P. Singh: Vou bater em você (1)? Posso bater em você (1)?! Conte-me, eu posso bater em você (1)?
[outra vez, socialmente impensável]
Fumaria um cigarro? Está em mim. Se você disser meu nome, eu irei (2) arranjar-lhe um cigarro.

Observei esta sequência da fita ao menos três vezes, e tive auxílio de um orador nativo de Hindi em traduzir a fita.

No entanto, não foi até quando eu editava a fita reduzindo a alguns segmentos para mostrar numa conferência da American Anthropological Association que eu observei e escutei cuidadosamente suficiente para perceber que a irmã de Sakte Lal disse, ‘Devolva. Devolva.’, pouco antes da criança fazê-lo.

Esta instrução soto voce não foi traduzida na cópia escrita feita pela professora de Hindi da Universidade de Virginia.

Se tinha escapado a sua atenção eu suspeito que também escapou ao Sr. Gaur e ao Sr. Hari Pal Singh.

Será interessante saber se depois da passagem de algum tempo, na memória do Sr. H. P. Singh, o que se projeta não é o fracasso da criança em dirigir-lhe por nome, ou o parentesco, ou dizer de onde ele (como Itwari Lal) ou o Sr H. P. Singh eram, mas que a criança retornou o dinheiro, que é socialmente apropriado para a criança como Itwari Lal.

Na Índia não se aceita dinheiro dos parentes por casamento dos filhos (cf. Jacobson, 1974, p. 144).

Que a criança só fez o que sua irmã instruiu-o descarta qualquer conceito que ele estava neste exemplo agindo apropriadamente como Itwari Lal.

Manju estava ou conscientemente ou inconscientemente ensinando-o a agir apropriadamente como Itwari Lal.

No entanto, houve alguns “reconhecimentos” feito por Sakte Lal em outro contexto da sua primeira viagem a Jamlapur (também gravados) que são o tipo que convence os parentes em tais casos na Índia.

Um destes reconhecimentos aparentes o dos campos de Itwari Lal.
Outro foi o de sua casa.

O terceiro “reconhecimento” foi o da bomba de mão e poço que Itwari Lal tinha instalado na aldeia quando era chefe.
Concernente à casa, quando perguntado pela sua irmã, ‘Onde está a casa’?

Sakte Lal apontou em uma direcção (correcta), e quando perguntado pela sua irmã (que nunca tinha estado aí), ‘É esta?’ de uma casa particular, ele claramente disse, “Sim”.

A vídeo-gravação também captura o interesse de Sakte Lal numa foto emoldurada de Itwari Lal e outras pessoas de Jaithra.
Quando perguntado que pessoas em particular eram, ele quase nunca acertava.

De facto ele foi ensinado se estava correcto ou não, e sendo instruído que uma das figuras na foto era “amigo” dele [seu].

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122575
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação - Página 26 Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Seg maio 20, 2013 9:40 am

Continua...

Quando prosperou em assinalar uma pessoa correctamente, depois de algum tempo olhando a fotografia, ele foi recompensado por sorrisos e aclamação audível se calma.

Isto não era um grupo não interessado de espectadores.
Finalmente, na prova entregue-à-pessoa-um-item que foi feita, Itwari Lal teve dois acertos e um erro.

No entanto, os acertos ocorreram com as pessoas ele já tinha encontrado.

Quando pedido para dar um item para sua “esposa”, o facto dele o ter feito, pode mostrar apenas que ele lembrou-se dela das vezes que ela tinha-o visitado na sua aldeia um mês antes.

Deu a broxa ao irmão mais jovem, quando pedido para dá-la ao irmão mais velho (um erro).

Deve ser lembrado que o irmão mais jovem também tinha estado em Kunvarpur para visitar Sakte Lal, então outra vez isto era um reconhecimento de alguém que ele tinha visto antes (ele não tinha visto o irmão mais velho de Itwari Lal antes disto, sua primeira viagem a Jamlapur).

Quando deu a broxa ao irmão errado, na tentativa seguinte a deu ao irmão mais velho, então, está meramente aprendendo pelo processo de tentativa e erro.
Nos olhos dos parentes, no entanto, estes acertos foram considerados reconhecimentos.

Eu estava curiosa para ver se uma criança com a mesma idade que Sakte Lal responderia às fotografias com tanto interesse como Sakte Lal manifestou.

Emprestei as fotos, e em outro dia, mostrei-as outra vez a Sakte Lal e a Aryia Bauchan, que nasceu seis dias depois de Sakte Lal em Kunvarpur.

A vídeo-gravação demonstra que Sakte Lal foi mais rápido em seleccionar a foto de Itwari Lal na sua segunda exposição a ela, e grande interesse outra vez foi mostrado nela.

A.B. ficou muito menos empenhado pela foto, mas talvez o foi porque a expressão das perguntas era algo diferente.

A Sakte Lal, as perguntas foram ‘Onde está você? ... Onde seu amigo está’?
Havia alguma sobreposição com as perguntas feitas a A.B., mas mais frequentemente foi pedido simplesmente ‘Você reconhece qualquer um nos quadros?

As subtis, e nem sempre tão sutis diferenças são semelhantes à diferença em resposta de mães a seus filhos e filhas jovens como notado por Fivush (1991).

A vídeo-gravação demonstra o que um processo interactivo de narração de casos de reencarnação é, como coerentemente as pessoas se dirigem a Sakte Lal como se fossem Itwari Lal, e quão intensamente as pessoas são emotivamente ligadas em tais casos.

Retornarei a estas questões abaixo.

O pai de Sakte Lal ficou impressionado pela precocidade do seu filho no uso da linguagem, particularmente pelo conhecimento de Sakte Lal dos nomes de dois tipos de pássaros que frequentam seus campos.

O pai sente que Sakte Lal age mais como adulto que outras crianças de sua idade, e é mais afectuoso de meticulosidade, lavando as suas mãos e prendendo seu cabelo.

A mãe de Sakte Lal e outros disseram que Sakte Lal brinca de ser um professor de escola, e assume este papel com seus irmãos mais velhos.

Discussão e Conclusão

Seriam as crianças com amigos imaginários e crianças que dizem lembrar-se de vidas prévias fenómenos de experiências comparáveis?

Como os exemplos mostram, embora sejam partes de paradigmas culturais diferentes de fantasia e realidade, eles são semelhantes em serem formados por um muito interactivo processo de comunicação verbal.

Se o conteúdo é diferente, parece haver evidência que o processo não só de gerar, mas de envolvimento e maturação é comparável.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122575
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação - Página 26 Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Seg maio 20, 2013 9:40 am

Continua...

PI e IP ocorrem no mesmo intervalo de tempo porque crianças nesta etapa de desenvolvimento, denominada pre-operacional por Piaget, elaboram quem e o que elas são e o que é real e sua relação com o que é comunicável.

O vocabulário com que eles descrevem eles mesmos e sua experiência é aprendido por interação social, culturalmente constituída.

No contexto americano, crianças podem brincar de serem monstros, ou ursos de peluche grandes, ou ir à lua, e brincam com a ambiguidade de se são monstruosos ou podiam ir à lua.

Os pais deixam bastante claro o que é somente brincadeira e o que é possível
(‘Ter uma espaçonave ajudaria,’ a avó de Peter adicionou quando Peter perguntou se podia ir à lua com seu chapéu de hélice).

Na Índia, como mostra o caso de Sakte Lal, algumas crianças subtilmente podem ser ensinadas que são uma pessoa particular renascida e podem entrar no drama que se desdobra.

No entanto, eu também notei como alguns pais e outros “fazem esquecer” uma criança ser a PI quando a criança alcança a idade de sete, preocupados menos a criança ‘queira reivindicar a propriedade da PI quando ela é adulta’.

Note, no entanto, que há evidência que nem todos casos da Índia são devido a instrução paterna
(cf. Stevenson, 1997; Stevenson & Samararatne, 1988).

Em outra parte (Mills, 2002; Mills & Lynn 2000) descrevi o caso de Ajendra, um dos raros casos de identidade de vida prévia em que um registo escrito das declarações e comportamento da criança foi feito antes do caso foi resolvido, isso é, alguém foi achado que correspondeu às declarações que a criança fez.

Neste caso esta pessoa era alguém desconhecida à família da criança.
Ajendra fez 27 declarações quando uma jovem criança, 25 das quais eram correctos para um Naresh Chandra Gupta.

Interpretação cultural inevitavelmente desempenha um papel em cada e todo caso, mas por si só não parece suficiente para explicar a totalidade do fenómeno de crianças que alegam lembrar-se de vidas prévias.

Há muitos meios de abordar a questão de como crianças aprendem a distinguir entre realidade mental e realidade física, e entre realidade mental e irrealidade mental.

É minha esperança que continuado exame cuidadoso de interacção verbal entre crianças e seu socializáveis em contextos culturais diferentes quando começam, continuam e então cessam de ter amigos imaginários e identidades de uma vida prévia, junto com questionamento e provas psicológicas de capacidade de memória, verbal, sugestiva, dissociativa e hipnótica, ajudarão a explicar os processos pelos quais as crianças aprendem os parâmetros de realidade.

Temos que avaliar também quando e como uma criança como Sakte Lal aprende que ele não é tão precoce quanto seu pai pensa que ele é;
e que o papel de adulto não mais se encaixa.

Sem exame cuidadoso da interacção e da auto-definição da criança nós não podemos saber se podemos generalizar através de culturas sobre o que está acontecendo.

Pesquisa contínua irá, espero, demonstrar se há alguns processos semelhantes de teste de realidade usados por crianças em contextos culturais diferentes onde as definições de realidade são de facto divergentes.

Mais pesquisa é necessária para avaliar como um sentido de conservação de identidade pode estar ligado a discriminação entre realidade imaginável e realidade física.

Agradecimentos

Agradeço o auxílio da American Indian Society por conseguir a aprovação do Governo da Índia para eu conduzir pesquisas em crianças que alegam lembrar-se de vidas prévias na Índia.

Também agradeço ao Center for the Study of Developing Societies, Délhi e seus diretores o Dr. Giri Deshingkar e o Dr. Ashis Nandy para fazer-me Membro do Centro.

Meus agradecimentos também ao Dr. L. P. Mehrotra por administrar provas psicológicas às crianças na Índia, ao Sr. Gaj Raj Singh Gaur por agir como meu tradutor na quinta viagem em que as provas psicológicas foram administradas, e ao Dr. N. K. Chadha do Departamento de Psicologia, Universidade de Délhi por acompanhar-me e ajudar-me como tradutor e/ou por organizar para que estudantes graduados agissem como meus tradutores durante minhas anteriores viagens de pesquisa que fiz à Índia.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122575
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação - Página 26 Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Ter maio 21, 2013 9:18 am

Continua...

Agradeço ao estudante graduado Ruhi Malik da Universidade de Virginia por traduzir as provas usadas para o Hindi.

Também agradeço a Sukirti Sahay, estudante graduado em Economia e Instrutor da Disciplina de Hindi na Universidade de Virginia, por seu auxílio em traduzir o vídeo de Sakte Lal em inglês.

Agradeço a Dawn Hunt, Assistente de Pesquisa na Divisão de Estudos de Personalidade, a Universidade de Virginia, por avaliar a ordem de nascimento da amostra da Índia entrada na base de dados a partir de outubro, 2001.

Nos EUA eu agradeço a todas as pré-escolas de Charlottesville que permitiram-me enviar para casa uma folha de contato aos pais, e a Michelle Sirch-Stasko, então uma estudante graduada e agora uma PhD, que trabalhou infatigavelmente comigo no estudo de crianças com amigos imaginários.

Sou muito agradecida ao Dr. Patrick Fowler por seus comentários nesta e noutras versões deste artigo, e por seu conselho perito sobres as provas a serem usadas em condições inter-culturais com jovens crianças.

Este artigo incorpora partes de dois artigos apresentados nas reuniões da American Anthropological Association.

O primeiro foi intitulado ‘Children’s Construction of Alternate Identities:
A Comparison of Children Said to Remember Previous Lives and Children with Imaginary Playmates’ [Construção das Crianças de Identidades Alternadas: Uma Comparação de Crianças que Dizem Lembrar-se de uma Vida Prévia e Crianças com Amigos Imaginários] entregue na sessão ‘Selves and Others’ em São Francisco em dezembro de 1992.

O segundo, ‘ “Invisible” Companions: Perception and Projection of “Related” Paradigms From the U.S. and From Northern India’
[Amigos “Invisíveis”:[/b][i] A percepção e Projecção de Paradigmas “Relacionados” dos EUA e do Norte da Índia], foi apresentada no Painel ‘Estrutura Realidade: A percepção, Projecção, e Paradigmas Culturais,’ Washington, DC, em novembro de 1993.

Sou também agradecido pela crítica de revisores de nossa aplicação de NIH ‘Cross-Cultural Study of Children’s Invisible Companions’ [Estudo Inter-Cultural de Amigos Invisíveis das Crianças] (1 R01 MH50079-01A1) que ajudou a esclarecer meu pensamento sobre o assunto.

Finalmente, quero reconhecer os fundos de pesquisa para a pesquisa na Índia fornecidos pela Divisão de Estudos de Personalidade no Departamento de Medicina Comportamental e a Psiquiatria na Universidade de Virginia, onde eu era Professora Assistente de Pesquisa quando a pesquisa foi conduzida, e também do Institute of Noetic Sciences.

Referências

Ames, L. B., & Learned, J. (1946). Imaginary companions and related phenomena. Journal of Genetic Psychology, 69, 147-167.
Avis, J., & Harris, P. L. (1991). Belief-desire reasoning among Baka children: Evidence for a universal conception of the mind. Child Development, 62, 460-467.

Barker, D. S., & Pasricha, S. (1979). Reincarnation cases in Fatehabad: A system­atic survey of North India. Journal of Asian and African Studies, 4, 231-240.

Beals, A. R., & Eason, M.A. (1993). Siblings in North America and South Asia. In C. W. Nuckolls (Ed.), Siblings in South Asia: Brothers and sisters in cultural context (pp. 77-101). New York: Guilford Press.

Cook, E., Pasricha, S., Samararatne, G., U Win Maung, & Stevenson, P. (1983). A review and analysis of ‘unsolved’ cases of reincarnation type: II. A compari­son of features of solved and unsolved cases. Journal of the American Society for Psychical Research, 7, 115-135.

Derne, S. (1993). Equality and hierarchy between adult brothers: Culture and sibling relations in north Indian urban joint families. In C. W. Nuckolls (Ed.), Siblings in South Asia: Brothers and sisters in cultural context (pp. 165-189).New York: Guilford Press.

Dunn, J. (1993). Perspectives on siblings: A developmentalist psychologist’s view. In C. W. Nuckolls (Ed.), Siblings in South Asia: Brothers and sisters in cultural context (pp.235-240). New York: Guilford Press.

Ernst, C., & Angst, J. (1983). Birth order: Its influence on personality. New York: Springer.

Fivush, R. (1991). Gender and emotion in mother-child conversations about the past. Journal of Narrative and Life History, 1(4), 325-341.

Flavell, J. H., Green, F. L., & Flavell, E. R. (1993). Children’s understanding of the stream of consciousness. Child Development, 64, 387-398.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122575
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação - Página 26 Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Ter maio 21, 2013 9:18 am

Continua...

Haraldsson, E. (1995). Personality and abilities of children claiming previous-life memories. Journal of Nervous and Mental Disease, 183, 445-451.

Haraldsson, E. (1997). A psychological comparison between ordinary children and those who claim previous-life memories. Journal of Scientific Exploration, 11, 323-335.

Haraldsson, E., Fowler, P. C., & Periyannanpillai, V. (2000). Psychological charac­teristics of children who speak of a previous life: A further field study in Sri Lanka. Transcultural Psychiatry, 37(4), 525-544.

Harter, S., & Chao, C. (1992). The role of competence in children’s creation of imaginary friends. Merrill-Palmer Quarterly, 38(3), 350-363.

Hilgard, J. (1970). Personality and hypnosis: A study in imaginative involvement. Chicago: University of Chicago Press.
Hobson, R. P. (1990). On acquiring knowledge about people and the capacity to pretend: Response to Leslie 1987. Psychological Review, 97(1), 114-121.

Hurlock, E. B., & Burnstein, M. (1932). The imaginary playmate: A questionnaire study. Journal of Genetic Psychology, 41, 380-391.
Jacobson, D. (1974). The women of north and central India: Goddesses and wives. In C. J. Matthiasson (Ed.), Many sisters (pp. 99-175). New York: Free Press.

Johnson, M. K. (1988). Reality monitoring: An experimental phenomenological approach. Journal of Experimentall Psychology, General, 117, 490-494.
Johnson, M. K. (1991a). Reality monitoring: Evidence from confabulation in organic brain disease patients. In G. P. Prigatano, & D. L. Schacter (Eds.), Awareness of deficit after brain injury (pp. 176-197). New York: Oxford.

Johnson, M. K. (1991b). Reflection, reality monitoring, and the self. In R. G. Kunzendorf (Ed.), Mental imagery (pp. 3-16). New York: Plenum Press.

Johnson, M. K., & Foley, M. A. (1984). Differentiating fact from fantasy: The reliability of children’s memory. Journal of Social Issues, 40(2), 33-50.

Johnson, M. K., Foley, M. A., Suengas, A. G., & Raye, C. L. (1988). Phenomenal characteristics of memories for perceived and imagined autobio­graphical events. Journal of Experimental Psychology: General, 117, 371-376.

Kakar, S. (1981). The inner world: A psychoanalytic study of childhood and society in India (2nd ed.) Oxford: Oxford University Press.

Kessen, W. (1993). A developmentalist’s reflections. In G. H. Elder, Jr., J. Modell, & R. D. Parke (Eds.), Children in time and place: Developmental and historical insights (pp. 226-229). Cambridge: Cambridge University Press.

Khare, R. (1993). The seen and the unseen: Hindu distinctions, experience and cultural reasoning. Contributions to Indian Sociology, 27(2), 191-212.

Kluft, R. P. (1985). Childhood antecedents of multiple personality. Washington, DC: American Psychiatric Press.
Lillard, A. S. (1993). Pretend play skills and the child’s theory of mind. Child Development, 64, 348-371.

Manosevitz, M., Fling, S., & Prentice, N. M. (1977). Imaginary companions in young children: Relationships with intelligence, creativity and waiting ability. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 18, 73-78.

Marcus, G. E., & Fisher, M. M. J. (1986). Anthropology as cultural critique: An experimental moment in the human sciences. Chicago: University of Chicago Press.

Mayes, L. C., & Cohen, D. J. (1992). The development of a capacity for imagin­ation in early childhood. The Psychoanalytic Study of the Child, 47, 23-47.

Miller, P. J. (1982). Amy, Wendy, and Beth: Learning language in South Baltimore. Austin: University of Texas Press.
Miller, P. J., Potts, R., Fung, H., Hoogstra., L., & Mintz, J. (1990). Narrative practices and the social construction of self in childhood. American Ethnolo­gist, 17,292-311.

Mills, A. (1989). Three cases suggestive of reincarnation in northern India: A repli­cation study. Journal of Scientific Exploration, 3, 133-184.

Mills, A. (1990a). Moslem cases of the reincarnation type in northern India: A test of the hypothesis of imposed identification. Part I: Analysis of 26 cases. Journal of Scientific Exploration, 4, 189-202.

Mills, A. (1990b). Moslem cases of the reincarnation type in northern India: A test of the hypothesis of imposed identification. Part II: Reports of three cases. Journal of Scientific Exploration, 4, 189-202.

Mills, A. (1992). Are children with imaginary playmates and children said to remember previous lives cross-culturally comparable categories? Paper presented at the American Anthropological Association, San Francisco.

Mills, A. (1993). Invisible companions: Perception and projection of ‘related’ paradigms from the U.S. and from Northern India. Paper presented to the American Annthropological Association Conference, Washington, DC.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122575
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação - Página 26 Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Ter maio 21, 2013 9:18 am

Continua...

Mills, A. (1994a). Nightmares in western children: An alternative interpretation suggested by data in three cases. Journal of the American Society for Psychical Research, 88, 309-325.

Mills, A. (1994b) Rebirth and identity: Three cases of pierced ear birthmarks among the Gitksan. In A. Mills, & R. Slobodin (Eds.), Amerindian rebirth: Concepts of reincarnation among North American Indians and Inuit (pp. 211-241). Toronto: University of Toronto Press.

Mills, A. (2002). Inferences from the case of Ajendra: The effect of parental questioning, of meeting the ‘previous life’ family, and an attempt to quantify probabilities. Manuscript submitted for publication.

Mills, A., & Lynn, J. (2000). Past-life experience. In E. Cardena, S. J. Lynn, & S. Krippner (Eds.), Varieties of anomalous experience (pp. 283-313). Washing­ton, DC: American Psychological Association.

Minturn, L., & Hitchcock, J. (1966). The Rajputs of Khalapur, India. New York: Wiley.
Nelson, K. (Ed.). (1989a). Narratives from the crib. Cambridge, MA: Harvard University Press.

Nelson, K. (1989b). Monologue as the linguistic construction of self in time. In K. Nelson (Ed.), Narratives from the crib (pp. 284-308). Cambridge, MA: Harvard University Press.

Nelson, K. (1991). Remembering and telling: A developmental story. Journal of Narrative and Life History, 1(2/3), 109-127.
Nelson, K. (1993). The psychological and social origins of autobiographical memory. Psychological Science, 4(1), 7-14.

Nuckolls, C. W (Ed.). (1993a). Siblings in South Asia: Brother and sisters in cultural context. New York: Guilford Press.
Nuckolls, C. W (1993b). An introduction to the cross-cultural study of sibling relations. In C. W.

Nuckolls (Ed.), Siblings in South Asia: Brothers and sisters in cultural context (pp. 19-41). New York: Guilford Press.
Schaefer, C. E. (1969). Imaginary companions and creative adolescents. Develop­mental Psychology 1(6), 747-749.

Seymour, S. (1993). Sociocultural contexts: Examining sibling roles in South Asia. In C. W Nuckolls (Ed.), Siblings in South Asia: Brothers and sisters in cultural context (pp. 45-69). New York: Guilford Press.

Shweder, R. A. (1990a). Cultural psychology: What is it? In J. W Stigler, R. A. Shweder, & G. Herdt (Eds.), >Cultural psychology: Essays on comparative human development (pp. 1-43) Cambridge: Cambridge University Press.

Shweder, R. A. (1990b). Thinking through cultures. Cambridge, MA: Harvard University Press.
Singer, D. G., & Singer, J. L. (1990). The house of make-believe. Cambridge, MA: Harvard University Press.
Spiro, M. E. (1993). Is the Western conception of the self ‘peculiar’ within the context of the world cultures? Ethos, 21(2), 107-153.

Stevenson, I. (1974). Twenty cases suggestive of reincarnation (2nd rev. ed.). Charlottesville: University Press of Virginia. Stevenson, I. (1975). Cases of the reincarnation type. Vol. 1, Ten cases in India. Charlottesville: University Press of Virginia.

Stevenson, I. (1983). American children who claim to remember previous lives. Journal of Nervous and Mental Disease, 171, 742-748.
Stevenson, I. (1986). Characteristics of the cases of reincarnation type among the Igbo of Nigeria. Journal of Asian and African Studies, 21, 240-216.

Stevenson, I. (1987). Children who remember previous lives: A question of reincar­nation. Charlottesville: University Press of Virginia.
Stevenson, I. (1997). Biology and reincarnation: A contribution to the etiology of birthmarks and birth defects. Westport, CT: Praeger.

Stevenson, I. (2000). Unusual play in young children who claim to remember previous livves. Journal of Scientific Exploration, 14, 557-570.

Stevenson, I., & Chadha, N. K. (1990). Can children be stopped from speaking about previous lives? Some further analyses of features in cases of the reincarnatioon type. Journal of the Society for Psychical Research, 56, 82-90.

Stevenson, I., & Samararatne, G. (1988). Three new cases of the reincarnation type in Sri Lanka with written records before verification. Journal of Scientific Exploration, 2(2), 217-239.

Taylor, M. (1999). Imaginary companions and the children who create them. New York: Oxford University Press.
Taylor, M., Cartwright, B. S., & Carlson, S. M. (1993). A developmental investi­gation of children’s imaginary companions. Developmental Psychology, 29(2), 276-283.

Tellegan, A., & Atkinson, G. (1974). Openness to absorbing and self-altering experiences (‘absorption’), a trait related to hypnotic susceptibility. Journal of Abnormal Psychology, 83(3), 268-277.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122575
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação - Página 26 Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Qua maio 22, 2013 9:23 am

Continua...

Trawick, M. (1990). Notes on love in a Tamil family. Berkeley: University of California Press.
Wellman, H. M., & Estes, D. (1986). Early understanding of mental entities: A reexamination of childhood realism. Child Development, 57, 910-923.

Zuckerman, M. (1993). History and developmental psychology, a dangerous liaison: A hhistorical perspective. In G. H. Elder, Jr., J. Modell, & R. D. Parke (Eds.), Children in time and place: Developmental and historical insights (pp. 230-240). Cambridge: Cambridge University Press.

ANTONIA MILLS recebeu seu PhD da Universidade de Harvard em Antropologia das Culturas.
É co-autora das do capítulo Past-Life Experiences in Varieties of Anomalous Experience (2000 APA), co-editora de Amerindian Rebirth: Reincarnation Belief among North American Indians and Inuit (1994);
e autora de um número de artigos em casos de reencarnação na Índia e na América do Norte.

Ela é actualmente Professora Associada da First Nations Studies na University of Northern British Columbia.
Endereço: First Nations Studies, University of Northern British Columbia, 3333 University Way, Prince George, British Columbia, Canada V2N 4Z9.

[E-mail: millsa@unbc.ca]

[1] A posição de Shweder é que ‘A mente, de acordo com a psicologia cultural, é dirigida a contento, de domínio específico, e construtivamente amarrada ao estímulo;
e isto não pode ser desatado dos historicamente variáveis e inter-culturalmente diversos mundos intencionais em que ela exerce uma parte co-constituinte’
(Shweder, 1990a, p. 13).

[2] Avis e Harris concluem que, ‘O facto que esse raciocínio de crença-desejo emerge aproximadamente na mesma idade em tais cenários diversos fortalece a alegação que este modo de raciocínio é uma característica universal do desenvolvimento humano normal’ (1991, p. 465).

[3] A diferença entre os dois, interessantemente, encontra paralelo na tensão entre historiadores tais como Zuckerman (1993, p. 235) e desenvolventistas tais como Kessen (1993, p. 227).

Zuckerman, enquanto interessado em colaborar com psicólogos, vê-os como inconscientes da profundidade de seu preconceito positivístico.

Trawick (1990) discute a volta contra o pensamento positivístico na antropologia sucintamente, Marcus e Fisher (1986) discutem o clima da pesquisa antropológica profundamente.

[4] Dos nove casos de IP neste estudo, dois eram casos “clássicos” de IP, ao passo que sete tinham uma identidade imaginária ou alternada (AI), e tentaram fazer seu pais se relacionar a eles como a AI.

Isto difere do vestir e despir mais costumeiro das crianças das identidades do jogo, que parecem “reais” à criança só quando no meio da brincadeira.

As identidades alternadas variaram de pessoas imaginárias, tanto mais jovens quanto mais velhas que a criança, à adopção (por duas semanas) da identidade de um amigo que tinha se mudado, e incluíram uma identidade fantasiosa de género oposto (uma menina alegando ser o Rei Arthur).

A frequência destas AI nesta amostra sugeriu que estes fenómenos talvez sejam paralelos à adopção de uma identidade alternada em casos de PI na Índia e uma variante do IP americano mais comum.

O estudo subsequente de crianças com IP focou em IP “clássicas”, mas também avaliou a variação desde identidades normais de jogo a aquelas investidas com importância maior para a criança. Informaremos sobre esta gradação subsequentemente.

[5] Harter e Chao (1992) recentemente analisaram a experiência de crianças ocidentais de IPs em termos do sentido da criança de competência e do papel que modelam e estereotipam o género.

Eles Exemplificam o modelo ocidental de IP como prática funcional para papéis futuros.

Seu estudo descobriu que IPs de meninos tendem a ser superheróis e IPs de meninas tenderam a ser filhos dependentes e bebés que precisavam dos cuidados “maternais” da criança.
Concluíram que o modelamento do papel começa mais cedo do que tínhamos pensado.

Note que nem todos os estudos precedentes de IP apóiam seus dados:
IPs de género oposto são bastante comuns (vide Tabela 1) sugerindo que meninos exibem comportamentos femininos por IP e meninas exibem comportamentos masculinos através do mesmo mecanismo;
note ainda que o estudo recente de IP por Tayler et al. (1993) não apoia inteiramente os dados de Harter e Chao.


Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122575
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação - Página 26 Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Qua maio 22, 2013 9:23 am

Continua...

[6] Note que a percepção hindi/indiana da natureza da memória infantil (cf. Kakar, 1981) está em desacordo com esta teoria.

[7] O uso do termo “mente” de Avis e Harris (1946) convida desconstrução da parte dos antropólogos.

[8] Em meu estudo piloto de 15 crianças na área de Charlottesville com IP e 15 sem IP, a tendência para crianças com IP serem filhos únicos ou os mais jovens não alcançou significância (p exacto de Fischer = .10).

[9] Mas vide o paracosmo inventado por uma criança vivendo com sete membros da família em quatro lugares, citado por Taylor (1999, p. 138).

Paracosmos são ‘sociedades inteiras ou mundos para as pessoas imaginárias habitarem’ (Taylor, 1999, p. 137), e são a criação de crianças de idade escolar mais velhas que estão ciente que são os criadores do cosmos imaginário.

Taylor (1999, p. 138) nota, ‘Em muitos casos envolvendo a criação de amigos imaginários, crianças têm algum tempo para ficarem sozinhas ou estão em situações em que outras pessoas não estão prontamente disponíveis para brincar.

No entanto, muito poucos participantes neste
[paracosmo] estudo eram filhos únicos’.

[10] Ordem de nascimento em seis séries para a amostra de casos do tipo reencarnação da Índia (dados disponíveis para 369 de 423 casos):
mais velho = 42 (11.4%); segundo mais velho = 20 (5.4%); meio = 96 (26.0%); segundo mais jovem = 69 (18.7%); mais jovem = 128 (34.7%); único = 14 (3.8%).

A fonte de amostra: Divisão de Estudos da Personalidade, a Universidade de Virginia.

[11] Há literatura considerável no efeito de ordem de nascimento para a população norte-americana (cf. Ernst & Angst, 1983).

Para a Índia, Derne (1993, pp. 165-189), Nuckolls (1993a, pp. 22-23), e Seymour (1993, pp. 51-67) discutem a diferença de atitudes em direcção de relacionamentos de irmãos, onde há socializações maiores para relacionamentos harmoniosos entre irmãos comparado à ênfase americana em competição.

Eles também notam como a ordem de nascimento afecta os papéis de irmãos crianças e adultos na família.

Shweder (1990b, p. 151) mostrou que a atitude em direção ao indivíduo é ‘socio- cêntrica’ na Índia, querendo dizer que a pessoa não é diferenciada pelo status e papel que ela ocupa;
ao passo que a pessoa no ocidente “egocêntrico” não é definida por este padrão relacional.

[12] Descrevi em detalhe (Mills, 1993) o caso de uma criança que nunca deu ‘seu’ próprio nome (da vida prévia), mas deu o da “sua” aldeia e de “seu” melhor amigo, e em outra parte (Mills, 1989) dois casos em que a criança não mencionou nem o nome “dele” ou “dela”, mas o da “sua” aldeia e de “seu” marido.

[13] Stevenson tem em arquivo um número de casos de reencarnação informados da Índia em que uma criança alega lembrar-se de uma vida prévia como um animal, tal como uma vaca ou uma cobra.

Em um tal caso uma criança alegou lembrar-se de duas vidas prévias;
uma como uma criança que morreu, e uma anterior como uma naja.

Tais relatos são considerados com toda a seriedade na Índia, ao invés de serem atribuídos a fantasia.

[14] Trawick (1990, p. 39) nota esta atitude diferencial em direção de realidade e fingimento na Índia (sul): ‘A experiência de vida em si, a multiplicidade de sensação finita dada pelo corpo, é a forma mais geral assumida pelo sagrado misterioso, infinito.

A experiência de vida em si, maya, é ambígua para esta razão.

Sonhos, teatro, ficção, mito, e outros tipos de experiências que ocidentais pensam como “não reais não são completamente separados da vida costumeira na Índia.

Se algo mau deve acontecer numa brincadeira ou ritual, precauções especiais devem ser tomadas para manter o acontecimento fora da vida comum;
o actor que exerce um papel de um assassino ou vilão, por exemplo, deve orar que seu papel e seus actos sejam confinados ao palco.

Um local de ritual, como por exemplo, o cerimonial do exorcismo do demónio no Sri Lanka, envolve as pessoas fingindo ser criaturas que elas não são, e mas o que acontece na cerimónia é real, não é fingido.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122575
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação - Página 26 Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Qua maio 22, 2013 9:24 am

Continua...

[15] Alguns casos de crianças que alegam lembrar-se de vidas prévias na Índia que são parte desta amostra foram descritos em outra parte (Mills, 1989, 1990a, 1990b).

[16] A expectativa era que crianças com PI e IP não seriam mais sugestionáveis já que parecem ser auto-motivadas e às vezes indivíduos de forte-vontade.

Hilgard (1970) descobriu que estudantes universitários que lembraram-se de detalhes de sua IP estavam mais susceptíveis a hipnose que os de seu grupo que não tiveram nenhuma tal recordação de detalhes.

Susceptibilidade hipnótica é correlacionada à capacidade de tornar-se absorvido em actividade mental (Tellegen & Atkinson, 1974).

A presunção é que estudantes universitários que não lembram detalhes de seu IP são mais possíveis de terem tido um IP quando jovens crianças que é esquecido quando envelhecem;
e que os estudantes universitários que lembram de detalhes são mais possíveis de terem criado um IP quando um tanto mais velhos, nos anos de escola, na idade em que crianças com PI não lembram-se mais nem experimenta-as claramente.

[17] A análise das pontuações da amostra de amigo imaginário (IP) e a série combinada, e a amostra de vida passada (PI) e a série combinada podem ser obtidos do autor.

Note que as crianças são comparadas contra um grupo de comparação de sua própria cultura.
Diferenças culturais fazem a comparação de pontuações absolutas entre culturas inapropriada.

[18] Haraldsson (1995, 1997) ainda relatou uma formação interessante de problemas psicossociais para crianças de CORT, que também pontuaram mais alto em problemas psico-sociais em geral que o grupo controle (p <. 001).

Estamos no processo de comparar isto com os dados de nossa amostra de CORT da Índia e amostra de IP dos EUA, e planeamos informar sobr estes factores brevemente.

Vide também Haraldsson et al. (2000).

[19] Usei pseudónimos para proteger o anonimato das pessoas envolvidas.

[20] Neste caso as duas marcas de nascimentos em Sakte Lal (um fosso pre-auricular na frente da sua orelha direita, e uma depressão mais funda na sua nádega) não correspondem às feridas de entrada ou de saída seja do único cartucho ou das balas de revólver que mataram Itwari Lal, como registado na sua autópsia.

Na época que eu fazia estas perguntas à mãe de Sakte Lal (eu também perguntei à avó paterna de Sakte Lal sobre as marcas de nascimentos), ainda não tinha obtido a autópsia.

Estava sob a impressão que a mãe pensava haver correlação considerável entre as marcas de nascimento de Sakte Lal e as ferida fatais em Itwari Lal, mas em toda imparcialidade a ambas estas mulheres devo adicionar que elas próprias não ressaltaram a correspondência.

Em alguns casos de reencarnação informados, marcas de nascimentos e defeitos de nascimento mostram uma correspondência chamativa (cf. Mills, 1989, 1990a, 1990b, 1994b).

Outra vez, há extensão considerável para construção/interpretação cultural de marcas de nascimentos em termos de reencarnação.

[Para verem as tabelas acedam a http://br.geocities.com/existem_espiritos/amigos_imaginarios

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122575
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação - Página 26 Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Qui maio 23, 2013 10:55 am

A Semelhança de Características de Casos do Tipo Reencarnação por Muitos Anos: Um Terceiro Estudo
IAN STEVENSON

Division of Personality Studies, Department of Psychiatric Medicine
University of Virginia Health System
P. O. Box 800152, Charlottesville, VA 22908-0152

e-mail: ips6r@virginia.edu

ERLENDUR HARALDSSON
Department of Psychology, University of Reykjavik, Reykjavik, Iceland
e-mail: erlendur@hi.is

Resumo

As características principais de duas séries de casos sugestivos de reencarnação no Líbano foram comparadas.
As séries foram investigadas sobre uma geração à parte por dois investigadores diferentes.

Em três características importantes, as duas série eram bastante semelhantes;
em outras características elas não eram semelhantes, provavelmente por causa de diferenças na minuciosidade de investigação nas duas séries.

Palavras-chave: casos de reencarnação—estabilidade de características

Introdução

As crianças que alegam se lembrar de uma vida prévia (PL) ocorre em muitos países diferentes e culturas.

Os investigadores podem encontrar a maioria delas no sul da Ásia e Ásia ocidental, mas ocorrem também na Europa e América do Norte (Stevenson, 1987/2001).

Em muitos casos, inquéritos mostraram que as declarações da criança correspondem a fatos e acontecimentos da vida de uma pessoa morta em particular.

Em muitos destes casos verificados ou "resolvidos", os investigadores não acharam nenhum meio normal pelo qual a informação sobre a pessoa morta em questão poderia ter alcançado o indivíduo do caso.

Em outros casos, no entanto, os cuidadosos inquéritos não conseguiram verificar as declarações da criança;
tais casos permanecem "não resolvidos" (Cook et al, 1983).

Além das declarações da criança, muitos casos incluem comportamentos da criança que são incomuns na família da criança mas que correspondem às declarações da criança ou à vida e morte da pessoa morta.

Por exemplo, entre 47 casos em que a criança descreveu uma vida anterior que acabou em morte por afogamento, 30 (64%) indivíduos tiveram fobia de imergir na água (Stevenson, 1990).

Em muitos outros casos o indivíduo tem sinais de nascença ou defeitos de nascença que correspondem proximamente em local e forma a feridas ou outras marcas na pessoa morta em questão (Stevenson, 1997).

Apesar da evidência apoiando uma interpretação paranormal em alguns destes casos, alguns críticos atribuíram-lhes a uma combinação de comunicações normais (mas desprezadas), fantasias (derivando em parte grande da crença na reencarnação nas culturas onde a maioria dos casos são achados), e coincidência.

Um nome condensado para esta interpretação é a hipótese "socio-psicológica"
(Brody, 1979; Littlewood, 2001; Schouten & Stevenson, 1998).

Acreditamos que a estabilidade de algumas características dos casos do tipo reencarnação pesa contra a visão que eles derivam de fantasias;
no entanto, permanecemos plenamente cientes, que os casos exigem minimamente a evidência de um processo paranormal antes de nós invocarmos a reencarnação como sua melhor interpretação.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122575
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação - Página 26 Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Qui maio 23, 2013 10:55 am

Continua...

Dois exames prévios da estabilidade de características destes casos com o passar do tempo, na Índia (Pasricha & Stevenson, 1987) e na Turquia (Keil & Stevenson, 1999), mostraram tal estabilidade.

Na Índia, a estabilidade ocorreu em casos de duas gerações individualmente;
na Turquia, a série comparada de casos foi de uma geração individualmente.

Este artigo informa um terceiro estudo da estabilidade das características de casos do tipo reencarnação, este concernente aos casos entre os Drusos de Líbano.

Os Drusos (às vezes soletrados Druzos) formam um grupo religioso, substancial e bastante compacto no Líbano e países vizinhos.

Embora sua religião originalmente tenha se derivado do Islã, os Drusos agora considera-na como separada do Islã.

A reencarnação é um princípio central de suas crenças.
Possuem numerosos casos de crianças que alegam lembrar-se de vidas anteriores (Stevenson, 1966/1974, 1980).

Um de nós (I.S.) investigou entre os Drusos casos do tipo reencarnação entre 1964 e 1981.
As guerras civis no Líbano então interromperam investigações aí.

E.H. resumiu as investigações em 1998-2001.
O ano mediano de investigação para os casos de I.S. era 1972 e para os casos de E.H. era 1999.
As duas séries, portanto, ocorreram sobre uma geração individualmente.

Métodos de Investigação

As entrevistas com testemunhas em primeira mão das declarações da criança e de qualquer comportamento incomum da parte da criança formaram o método principal de investigação.

Em casos resolvidos, informantes qualificados sobre a vida da pessoa morta identificada, tal como uma viúva ou viúvo, foram entrevistados.

Quando possível, verificamos as datas fornecidas pelas memórias dos informantes com carteiras de identidade ou outros registos.
(Carteiras de identidade, no entanto, frequentemente não eram dignas de confiança no Líbano entre os anos de 1970 e 1980.)

Registos médicos relevantes também foram procurados e foram copiados.

Fizemos notas enquanto os informantes falvam. Intérpretes habilidosos ajudaram-nos na maioria dos casos.
Registamos dados demográficos numa Forma de Registo.

Uma lista de conferência (na Forma) de características salientes permitiu-nos conduzir entrevistas um tanto sistemáticas, de modo que, em geral, nós extraímos informações semelhantes sobre os diferentes casos.

Apesar disso, as ênfases de nossas investigações diferiram em algum grau.

Em suas investigações, I.S. se concentrou em examinar a evidência a favor ou contra interpretações paranormais do caso.
Em contraste, E.H. se concentrou em características psicológicas dos indivíduos.

Ele ficou satisfeito quanto à autenticidade dos casos ele desejou incluir num programa de prova psicológica, que seria semelhante a um que ele tinha conduzido para casos no Sri Lanka.
(Haraldsson, 1995, 1997; Haraldsson, Fowler, & Periyannanpillai, 2000; Haraldsson & Abu-Izzeddin, 2002).

Portanto, com algumas excepções, ele não investigou os casos de sua série com tanto detalhe como I.S. fez para sua série.
Codificadores, examinando a arrumação dos detalhes nas notas do caso, julgaram a "minuciosidade" de cada investigação.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122575
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação - Página 26 Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Qui maio 23, 2013 10:56 am

Continua...

Julgaram 29 (mais que a metade) dos casos de I.S. como tendo sido investigados "completamente" ou "razoavelmente de forma completa", ao passo que só 4 (13%) dos casos de E.H foram julgados assim.

Apesar disso, E.H. obteve dados suficientes sobre os casos que ele estudou para os propósitos das comparações presentes.

Para algumas outras comparações os dados da série de E.H. eram insuficientes.

Os dados das Formas de Registo, anotações de campo, e qualquer registos impressos num livro de código e então no programa SPSS Ver. 10.1 de modo que pudemos fazer as comparações que nós desejamos.

Resultados

A série de I.S. teve 55 casos; 39 (71%) dos indivíduos eram homens e 16 (29%) mulheres.
A. série de E.H. teve 30 casos; 19 (63%) dos indivíduos eram homens e 11 (37%) mulheres.

(Outra série de casos usualmente mostrou uma preponderância de indivíduos homens, as razões para isso não precisamos nos deter aqui
Stevenson, 1987/ 2001]).

Em cada caso, as vidas passadas a que os indivíduos se referiam eram de pessoas Drusas.

Os anos de nascimento dos casos de I.S. variaram entre 1907 e 1974 sendo a média 1952.
Os anos de nascimento dos casos de E.H. variaram entre 1984 e 1993 sendo a média 1989.

A média das idades dos indivíduos quando seus casos foram investigados pela primeira vez era de 20 anos para a série de I.S. e 10,5 anos para a série de E.H.

Como mencionado, E.H estava principalmente interessado em encontrar indivíduos jovens a quem se poderia dar testes psicológicos.

Seu assistente, que apurava casos para ele, dirigiu-o apenas em direção a casos em que os indivíduos eram crianças ainda.

O indivíduo mais velho da série tinha 13 anos de idade, ao passo que 30 (mais que a metade) dos indivíduos na série de I.S. tinham mais de 13 anos de idade quando seus casos foram investigados pela primeira vez.

Características dos Casos Concernentes ao Indivíduo

A Idade do Individuo Quando Falou pela Primeira Vez sobre uma Vida Anterior.


Na série de I.S, a idade média da primeira vez que se falou sobre uma vida anterior foi de 31 meses (variação: 12-66).

Na série de E.H, a idade média de quando se falou pela primeira vez sobre uma vida anterior foi de 32 meses (alcance: 18-48).

Idade do Indivíduo Quando Parou de Falar sobre uma Vida Anterior.

Na série de I.S. a idade média quando o indivíduo parou de falar espontaneamente sobre a vida anterior foi de 161 meses (13 anos) (variação: 102-336 meses).

Para a série de E.H., a idade média para não falar mais espontaneamente sobre a vida anterior foi de 67 meses (5,6 anos) (variação: 60-74 meses).

Quantidade e Tipo de Declarações que o Indivíduo Fez sobre uma Vida Anterior.

Na série de I.S, o número médio de declarações sobre a vida anterior que os indivíduos fizeram foi de 23 (variação: 3-74).
Para a série de E.H. o número médio de declarações sobre a vida anterior foi de 10,3 (variação: 3-23).

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122575
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação - Página 26 Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Sex maio 24, 2013 10:19 am

Continua...

Na série de I.S, o indivíduo mencionou o modo de morte em 42 (82%) casos.
Na série de E.H., 25 indivíduos (83%) mencionaram o modo de morte.

Na série de I.S, 43 (88%) indivíduos mencionaram o nome da personalidade anterior.
Na série de E.H., 19 (63%) dos indivíduos mencionaram o nome da personalidade anterior.

Na série de I.S., 31 (56%) dos indivíduos mencionaram ou por outro lado indicaram o local da residência da personalidade prévia.
Na série de E.H., 16 (53%) dos indivíduos fizeram isto.

Comportamento Raro da Parte do Indivíduo.

As fobias relacionadas à vida anterior (normalmente ao modo de morte) ocorreram frequentemente em ambas as séries.
As fobias ocorreram em 77% dos casos de I.S. e em 42% dos casos de E.H..

Estas incidências de fobias excedem o que foi encontrado nos casos de outras culturas.
Entre 179 casos resolvidos de cinco outras culturas (Birmânia [agora Myanmar], Índia, Sri Lanka, Tailândia, e os Estados Unidos [casos não tribais]), as fobias ocorreram em 60 (33%) casos.

Muitas crianças que dizem que se lembram de uma vida anterior comportam-se como se fossem ainda adultos.

Por exemplo, eles podem supor um papel paternal em relação aos filhos da personalidade anterior;
podem se dirigir aos adultos familiarmente em vez de diferentemente como a maioria de crianças faria;
e podem ser capazes de assumir responsabilidades maiores que a criança normal da mesma idade.


Classificamos tal comportamento como "atitude adulta."
Observamos alguns exemplos de "atitude adulta" entre os casos Drusos.

Suleyman Andary, por exemplo, mostrou-o em tal extensão que ele foi apelidado de "mukhtar"
(Arábico para chefe) (Stevenson, 1980).

Apesar disso, nós também achamos a característica difícil de avaliar por causa da tendência dos pais dos indivíduos do Líbano (e em outra parte) pensar nos indivíduos como pessoas superiores com consequentes efeitos no comportamento das crianças.

Assim, nós não incluímos aqui qualquer figura para a incidência de "atitude adulta."

Identificação e Características da Personalidade Anterior

Apenas por conveniência e sem compromisso a qualquer interpretação dos casos, nós nos referimos à pessoa morta envolvida num caso como a "personalidade anterior."

O termo é útil se as famílias envolvidas ou os investigadores identificaram uma pessoa morta correctamente correspondendo às declarações do indivíduo.

Os casos com e sem a identificação de tal pessoa são considerados respectivamente como "resolvidos" e "não resolvidos."

Pelas razões expostas I.S. e E.H. lidaram com a verificação das declarações dos indivíduos de forma diferente.
Por conduzir verificações independentes, I.S. classificaram 41 (74%) de seus casos como resolvidos.

E.H., no entanto, investigou apenas quatro de seus casos completamente.
Ele não considerou os outros casos em sua série necessariamente resolvidos, embora 93% das famílias dos indivíduos em sua série acreditem que foram resolvidos.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122575
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação - Página 26 Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Sex maio 24, 2013 10:20 am

Continua...

Modo de Morte.

Em ambas as séries, uma alta incidência de modo violento de morte ocorreu.
Na série de I.S., a personalidade anterior morreu violentamente em 36 (73%) casos.
Na série de E.H., uma morte violenta ocorreu em 24 (80%) casos.

Idade da Morte da Personalidade Anterior.

Em harmonia com a alta incidência de morte violenta, ambas as séries mostraram uma idade jovem da personalidade anterior na hora de morte.

Na série de I.S, a idade média da morte das personalidades anteriores era de 34 anos; na série de E.H., tinha 38 anos.

O Intervalo entre a Morte da Personalidade Anterior e Nascimento do Indivíduo.

O intervalo médio entre a morte da personalidade anterior e o nascimento do indivíduo era de 23 meses na série de I.S. e de 46 meses na série de E.H..

As tabelas 1 e 2 resumem os resultados das comparações principais entre as séries.
Fornecem para cada variável o número de casos de que os dados derivaram.

TABELA 1

Características do Caso Concernente ao Indivíduo

[Para verem as tabelas, acedam à Pág. http://br.geocities.com/existem_espiritos/semelhancas.html

Discussão

Antes de discutir as semelhanças e diferenças entre as duas séries de casos, nós mencionaremos que algumas características demográficas dos casos em ambas as séries não são representantes da população geral no Líbano.

Infelizmente, temos poucos dados para apoiar esta declaração.
Nós não soubemos de qualquer estatística de vida exata sobre a população do Líbano durante os anos da série de I.S.

A colecção de tal estatística foi a princípio inibida por razões políticas e então tornada impossível durante as guerras civis dos anos de 1970 e 1980.

Em 1999, a expectativa de vida no Líbano era de 68 anos para homens e 72 anos para mulheres (Organização das Nações Unidas, 2001).
A idade principal de morte das personalidades prévias era de 34 anos na série de I.S. e de 38 na série de E.H.

Nós não obtivemos quaisquer figuras para a incidência de morte violenta na população geral do Líbano.
Apesar disso, nós acreditamos que a incidência de morte violenta em ambas as séries de longe excede a da população geral.

Devemos mencionar que os casos entre o Drusos diferem dos de muitas outras culturas (mas não todas) na ausência de reivindicações de lembranças da vida de uma pessoa do sexo oposto.

Também, sinais de nascença e defeitos de nascença raramente ocorrem em casos entre os Drusos.
As características das duas séries eram semelhantes em alguns aspectos importantes, mas diferiam em outros.

Eram semelhantes em tais características salientes como a idade que falavam pela primeira vez numa vida anterior, menção do modo de morte pelo indivíduo, e a alta incidência de um modo violento de morte.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122575
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação - Página 26 Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Sex maio 24, 2013 10:20 am

Continua...

TABELA 2

Identificação e Características da Personalidade Prévia

[Para verem as tabelas, acedam à Pág. http://br.geocities.com/existem_espiritos/semelhancas.html

Uma diferença notável entre a duas séries ocorreu na idade quando os assuntos pararam falar sobre a vida prévia.

Podemos explicar esta diferença pelas idades diferentes dos indivíduos na época dos casos em que as duas séries foram investigadas.

Como E.H mencionou, procurou estudar indivíduos que eram crianças, e o indivíduo mais velho em sua série tinha só 13 anos de idade.

I.S. incluiu muitos indivíduos que eram crianças mais velhas ou mesmo já adultos.
Somente quatro das crianças da série de E. H. tinha parado de falar espontaneamente sobre a vida anterior na época de suas investigações.

I.S. exigiu verificação da personalidade anterior por membros da família antes dele considerar um caso resolvido.

E.H. não pode declarar quantos dos casos de sua série foram resolvidos.
Ele só registou que 93% das famílias dos indivíduos acreditavam o caso com o qual eles estiveram envolvidos tenha sido resolvido.

A diferença na averiguação pode explicar a incidência mais baixa de casos considerados resolvidos na série de I.S.

Algumas outras diferenças entre as duas séries, tal como o número de declarações que os indivíduos fizeram e a incidência de fobias, pode derivar da maior atenção que I.S. deu tanto à gravação e à verificação independente das declarações do indivíduo quanto a avaliação da propriedade de qualquer comportamento incomum da parte do indivíduo quanto à vida ou comportamento da personalidade anterior.

Informantes diferentes frequentemente lembram-se de declarações diferentes que eles ouviram o indivíduo fazer.
Os casos julgados investigados "completamente" ou "razoavelmente completos" têm mais informantes.

Para os quatro casos que E.H. investigou completamente, o número principal de declarações era 18, o que era quase duas vezes maior que a média dos 30 casos da série de E.H. considerados como um todo.

As semelhanças entre as duas séries — a idade em que se falou pela primeira vez numa vida anterior, a menção do modo de morte pelo indivíduo, e a incidência alta de um modo violento de morte — mostram que os casos de crianças que alegam se lembrar de uma vida anterior é um fenómeno recorrente.

Embora a estabilidade de algumas características dos casos por muitos anos pareça importante a nós como pesando contra sua interpretação como fantasias, um julgamento sobre reencarnação como uma melhor interpretação depende da evidência de processos paranormais em casos individuais.

Agradecimentos

A pesquisa da Divisão de Estudos de Personalidade é apoiada pela Lifebridge Foundation, a Azuma Nagamasa Memorial Fund, a Bernstein Brothers Foundation, Richard Adams, e vários doadores anónimos.

A Bial Foundation apoiou as investigações E. H. no Líbano de casos do tipo de reencarnação entre os Drusos.
Agradecemos a Dawn E. Hunt e Martha Mercier por verificar cuidadosamente os dados no artigo. O Dr. Emily Kelly o melhorou com numerosos comentários crítico.

Beneficiamo-nos de uma leitura cuidadosa do artigo pelo Dr. Jim Tucker.
O Dr. Alan Gauld e o Dr. Jürgen Keil ambos forneceram cuidadosos conselhos sobre a interpretação de nossos resultados.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122575
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação - Página 26 Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Sex maio 24, 2013 10:21 am

Continua...

Referências

Brody, E. B. (1979). Review of Cases of the Reincarnation Type. Vol. II. Ten Cases in Sri Lanka by Ian Stevenson. Journal of Nervous and Mental Disease, 167, 169—11 A.

Cook, E.W., Pasricha, S., Samararatne, G., Win Maung, & Stevenson, I. (1983). A review and analysis of "unsolved" cases of the reincarnation type. Part II: Comparison of features of solved and unsolved cases. Journal of the American Society for Psychical Research, 77, 115-135.

Haraldsson, E. (1995). Personality and abilities of children claiming previous life memories. Journal of Nervous and Mental Disease, 183, 445^4-51.

Haraldsson, E. (1997). A psychological comparison between ordinary children and those who claim previous-life memories. Journal of Scientific Exploration, 11, 323-335.

Haraldsson, E., Fowler, P., & Perriyannanpillai, V. (2000). Psychological characteristics of children who speak of a previous life. A furrther field study in Sri Lanka. Transcultural Psychiatry, 37, 525-544.

Haraldsson, E., & Abu-Izzeddin, M. (2002). Development of certainty about the correct deceased person in a case of the reincarnation type: The case of Nazih Al-Danaf. Journal of Scientific Exploration, 16, 363-380.

Keil, J., & Stevenson, I. (1999). Do cases of the reincarnation type show similar features over many years? A study of Turkish cases a generation apart. Journal of Scientific Exploration, 13, 189-198.

Littlewood, R. (2001). Social institutions and psychological explanations: Druze reincarnation as a therapeutic resource. British Journal of Medical Psychology, 74, 213-222.

Pasricha, S., & Stevenson, I. (1987). Indian cases of the reincarnation type two generations apart. Journal of the Society for Psychical Research, 54, 239-246.

Schouten, S., & Stevenson, I. (1998). Does the socio-psychological hypothesis explain cases of the reincarnation type? Journal of Nervous and Mental Disease, 186, 504-506.

Stevenson, I. (1966/1974). Twenty Cases Suggestive of Reincarnation. 2nd ed. rev. Charlottesville: University Press of Virginia. (First published in 1966.)

Stevenson, I. (1980). Cases of the Reincarnation Type. Vol. III. Twelve Cases in Lebanonand Turkey. Charlottesville: University Press of Virginia.

Stevenson, I. (1990). Phobias in children who claim to remember previous lives. Journal off Scientific Exploration, 4, 243-254.
Stevenson, I. (1997). Reincarnation and Biology: A Contribution to the Etiology of Birthmarks and Birth Defects. Westport, CT: Praeger.

Stevenson, I. (1987/2001) Children Who Remember Previous Lives: A question of Reincarnation. Rev. ed. Jefferson, NC: McFarland and Company. (Primeira vez publicado em 1987; Charlottesville: University Press of Virginia.) United Nations. (2001). Demographic Yearbook 1999. New York: United Nations.

Para verem as tabelas, acedam à Pág. http://br.geocities.com/existem_espiritos/semelhancas.html

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122575
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação - Página 26 Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb maio 25, 2013 8:47 am

Journal of Scientific Exploration, Vol. 17, No. 3, pp. 527-532, 2003 0892-3310/03

Três Casos do Tipo Reencarnação na Holanda
Titus Rivas

Athanasia Foundation, Darrenhof 9, 6533 RT Nijmegen, The Netherlands
e-mail: titusrivas@hotmail.com

Resumo

Este artigo apresenta resumos breves de três Casos holandeses não resolvidos do Tipo Reencarnação (CORTs).

O autor acredita que estes casos mostram uma estrutura semelhante com os CORTs estudados pelo Dr. Ian Stevenson da Universidade de Virginia, seu sócios e outros pesquisadores independentes no campo.

Portanto, conclui que é plausível interpretar estes casos de um modo semelhante.

Além do mais, ao menos um destes casos parece mostrar características paranormais que parecem corroborar uma hipótese de reencarnação.

A contribuição principal deste artigo pode consistir na adição de CORTs holandeses na literatura sobre a pesquisa de reencarnação.

Palavras-chave: Reencarnação — Casos do tipo reencarnação CORTs —características paranormais — transcultural

Introdução

O Dr. Ian Stevenson (1987, 1997), seus sócios e colegas independentes colecionaram uma impressionante base de dados dos assim chamados Casos do Tipo Reencarnação (CORTs).

Um caso típico envolve uma criança jovem entre dois e quatro anos que espontaneamente faz observações sobre uma vida prévia que ela teria tido antes de seu nascimento.

Com muita freqüência, estas observações contêm informação paranormal sobre uma pessoa histórica que morreu antes da criança nascer e era desconhecida à família da criança antes dela ter começado a falar sobre sua vida prévia.

A criança normalmente parece esquecer-se da maioria destas possíveis memórias pelo tempo em que ela tem 6 anos ou 7 ou quando começa seguindo uma educação formal na escola primária.

Suas declarações tipicamente são acompanhadas por comportamento emotivo.
A criança frequentemente mostra habilidades paranormais relacionado a suas actividades na vida passada que ela reivindica lembrar-se.

Em muitos casos, marcas de nascimento e defeitos de nascimento foram registados e correspondiam especificamente à causa ou às circunstâncias de morte no fim da vida passada alegada.

CORTs são informados em muitos países e culturas diferentes e não são confinados a contextos religiosos nem filosóficos em que o conceito de reencarnação geralmente é aceito.

Este artigo em resumo apresenta três novos CORTs não resolvidos achados na Holanda (Rivas, 1998, 2000).

Os casos foram investigados por várias equipes encabeçadas por mim mesmo, pertencentes à Fundação para o Estudo Científico da Reencarnação e à Fundação Athanasia.

Minha intenção principal ao publicar estes casos é mostrar que a Holanda pode ser considerada um país em que ao menos alguns CORTs típicos ocorrem.

Também, ao menos um e possivelmente todos estes CORTs holandeses não resolvidos parecem possuir características paranormais.

Finalmente, alguns pais holandeses de crianças que reivindicam lembrar suas vidas prévias não acreditavam em reencarnação antes dos casos se desenvolverem, o que parece relevante para a interpretação destes CORTs.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122575
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação - Página 26 Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb maio 25, 2013 8:48 am

Continua...

O Caso de Cerunne

Na primavera de 2001, uma amiga minha, Senhora Anja Janssen de Nijmegen, contou-me que ela soube de um casal em Molenhoek que teve uma filha com memórias de uma vida prévia.

Encontrei todos os membros de família, Christine Thijssen, Sirat Lutas, e suas quatro filhas, em maio de 2001.
A minha equipe também entrevistou-os por telefone e fez a eles perguntas via correio (normal) em várias ocasiões em 2001 e 2002.

A menina que reivindicou lembrar-se de uma vida prévia foi chamada Cerunne e ela tinha sete anos quando eu encontrei-a pessoalmente.

Ambos seus pais tinham alguma crença em reencarnação antes do caso se desenvolver, embora eles certamente não estivessem interessados em propagar tal crença.

Durante minha investigação do caso, eles eram ambos muito acurados quanto a formulações precisas de suas declarações ainda que isto significasse que o caso pareceria mais fraco de um ponto de vista acadêmico.

Também, o Sr. Bouts pareceu bastante ávido saber de minha motivação para conduzir a investigação antes que ele participasse nela.

Finalmente, o pai de Cerunne admitiu que ele não valorizou a pesquisa académica tanto quanto a meditação como um meio de achar a verdade.

Assim, nós não temos nenhuma razão para supor que o caso foi fabricado para promover uma crença particular em reencarnação.

Em vez disso, ambos os pais somente pareceram interessados em compartilhar suas experiências e numa possível verificação das declarações da filha.

É também importante anotar que Anja Janssen estava equivocada sobre a filha que teria tido memórias de uma vida prévia.

Pensou que era Fanja, a filha jovem, que tinha somente três quando eu encontrei a família pela primeira vez.

Se os pais de Cerunne tivessem composto uma história, é muito estranho que eles não tivessem escolhido Fanja como sua protagonista.

A mãe de Cerunne, Christine Thijssen, teve um sonho no oitavo mês de sua gravidez com sua filha.

Ela viu uma estranha xamã 'Pictic' por volta de quarenta anos, descalça e vestida em peles, que segurava chifres de veado na sua mão.

Pareceu que esta mulher contava-lhe telepaticamente que ia dar à luz uma filha e que devia chamá-la "Deer"[1].

Christine não tinha feito um scan antes do sonho, de modo que ignorava o sexo de seu bebé por nascer.
A mulher também contou que sua que a criança tinha tido uma vida passada difícil.

Esta experiência fez os pais escolherem um nome Céltico para sua filha, Cerunne, que é derivado da divindade céltica Cerunnos ou Kernunnos que foi associada com o veado e com um mundo entre a morte e o renascimento.

Durante os primeiros dois anos de sua vida, Cerunne era uma criança silenciosa mas muito rápida em seu desenvolvimento motor.
Ela também tinha um aspecto de menino, tanto física quanto psicologicamente.

Quando Cerunne tinha aproximadamente dois ou três anos de idade, ela espontaneamente contou a seus pais sobre uma vida prévia como um marinheiro (homem).

Comentou sobre as ondas de uma piscina dizendo que viu ondas que eram muito mais altas, "tão altas quanto uma casa."

Ela também contou-os que a vida no mar pode ser muito estranha.
Às vezes há uma tempestade toda a noite e na manhã seguinte tudo estava completamente silencioso.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122575
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação - Página 26 Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb maio 25, 2013 8:48 am

Continua...

Frequentemente Cerunne desenhava um veleiro e ela reivindicava que veleiro em que o marinheiro tinha navegado se chamava Vurk.

A bordo, ele teve muitas tarefas, incluindo observar o navio e o galhardete[2] e ficar no cronómetro[3], mas também preocupando-se com os passageiros.

Ela também descreveu onde no navio os passageiros adultos e as crianças ficavam durante a noite, e determinado que eles não tinham camas nem redes, apenas um travesseiro e um cobertor.

Urinavam em algum lugar no chão, já que não havia qualquer saneamento.
Havia vacas mortas a bordo, que eles cortaram em pedaços de carne.
Eles também comeram carne crua.

Às vezes havia lutas com facas entre os marinheiros a bordo, mas disse que o marinheiro cuja vida ela reivindicou lembrar não suportava a grosseria ou a agressão.

Também, houve um acidente em que um amigo seu caiu de um mastro e quebrou as suas costas.

Havia um leme grande.
Ela também mencionou a palavra "moekille" (pronúncia holandesa), uma bengala pontuda que também foi usada como uma arma.

Seu próprio nome quando era um marinheiro tinha sido Peer e ele era um homem magro com uma barba preta.
O navio navegou a eles para Garoonya ou Karoonya (pronúncia inglesa) colher famílias pobres e as levar a um porto com palmeiras, numa ilha.

Ela também mencionou o nome da Índia neste respeito.
Havia montanhas ao fundo e só algumas lojas pequenas.
As famílias pobres não eram escravas e elas eram bastante maltratadas.

Às vezes o navio atracava ilegalmente.
Na ilha Peer às vezes dormiu em barracas imundas, mas os habitantes eram muito amáveis, descontraídos e pacatos.

Quando Cerunne tinha sete anos, suas memórias pareciam em grande parte intactas a seus pais, mas sentiu-se demais embaraçada para falar sobre elas com estranhos tais como eu.

Confirmou, no entanto, que teve memórias de uma vida como Peer.

Neste período, ela tinha acabado de contar a seus pais que Peer tinha ao menos 95 anos de idade quando morreu e tinha permanecido apto a maior parte de sua vida.

Mencionou biscoitos secos que eles tinham comido a bordo o navio.
Comentou: ‘Éramos homens saudáveis’.

Uma habilidade notável que pode ser relacionada a suas memórias de uma vida como marinheiro era uma agilidade inata em escalar.

Mostrou esta habilidade em uma idade muito jovem e nunca sofreu de medo de altura.
Ela não podia nadar, no entanto, embora ela estivesse convencida que podia.
De acordo com seus pais, ela também mostrou uma dureza incomum para as meninas de sua idade.

A nossa equipa, liderada pelo historiador Pieter van Wezel, estabeleceu que no Século 19 e no início do 20 la Coruna (que é foneticamente bastante parecida com la Karoonya) era um porto importante para imigração às colónias espanholas às vezes referidas como las Índia incluindo Cuba, uma ilha com palmeiras.

Os (brancos) imigrantes galegos eram então pobres que eram conhecidos como "Galician slaves” (escravos galegos).

A palavra moekille pode ser relacionada a mak(h)ila ou makil(l), uma bengala pontuda originalmente vasca que também foi usada como uma arma.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122575
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação - Página 26 Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Dom maio 26, 2013 9:48 am

Continua...

O makila tinha tornado-se conhecido na região galega de La Coruna pelas peregrinações a Santiago de Compostela.

Os nomes Peers e Vurk podem com alguma imaginação serem vistos como deformidades do nome hispânico Pedro e do nome Barco ou Barca (navio).

Estabelecemos que Vurk não é o nome de um navio escandinavo (ou holandês) e que como tal não quer dizer nem barco nem navio também.

Em minha visão, estas características tomadas conjuntamente parecem sugerir um processo paranormal ao invés de criptomnésia ou fantasia infantil.

Também parece haver um elo estranho entre o sonho de Christine sonho sobre a sacerdotisa xamã e La Coruna.

A cidade de La Coruna, ou parte dela, originalmente foi fundada pelas pessoas célticas de Brigantes e conhecidas como Brigantia.

Muitos elementos de cultura galega são derivados desta herança céltica.

Além do mais, a divindade que foi adorada em Brigantia, Briga, era uma deusa de fertilidade e portanto tematicamente relacionada a Kernunnos.

O Caso de Kees

Em fevereiro de 1997, a Fundação de Athanasia foi contactada por um Sra. Marja.M.V. que tem sido pedida pelo teólogo Dr. Joanne Klink (1994), autor de um importante livro sobre os CORTs holandeses, a contar-me sobre as memórias de seu filho sobre uma vida prévia.

Escreveu-me que na idade de aproximadamente dois anos, seu filho Kees (pseudónimo) cantava repetidamente:
"Meu coração parou de bater, então eu fui crescer na barriga e então o meu coração começou a bater outra vez!."

Estava irradiando de alegria e jogou as suas mãos para cima no ar expressando seu prazer.
Repetiu este ritual duas ou três vezes por semana durante meses seguidos.

Somente quando tinha alcançado a idade de três anos e meio a quatro que pode formular o que ele quis dizer por esta exclamação enigmática.

Mãe e filho estavam sentados juntos na cama dele quando ele contou-lhe o que tinha vivido antes.
Se chamava Armand então, e não era muito velho quando ele morreu, mas não morreu muito jovem também.

Para a surpresa de sua mãe, ele pronunciou o nome Armand com o som nasal, típico do francês.
Teve uma namorada e eles estavam para se casar.

Depois, Kees descreveu um campo de batalha em que ele foi ameaçado por altos, fortes e terríveis homens que ele denominou "he-men."

Eles já tinham matado todos os seus amigos.
Tinha sido atingido na barriga e segurava um revólver nas suas mãos.
De repente ele foi atingido nas costas e o seu coração começou a bater num passo muito irregular.

Ficou com medo.
Kees contou a sua mãe que ele viu o inimigo se aproximar dele e atingindo-o uma segunda vez.

Quando Kees tinha aproximadamente sete anos, adicionou alguns detalhes sobre o que aconteceu a ele depois que morreu.

Um anjo foi até ele e levou-o a Deus que era pura bondade, a Grande Luz, e humor (sic).
Era muito difícil para Kees descrever o outro reino e ele contou a sua mãe que isso não podia ser registado num slide (sic).

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122575
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação - Página 26 Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Dom maio 26, 2013 9:48 am

Continua...

Havia uma cascata bela e flores e árvores com frutas deliciosas, melhor que qualquer doce no mundo.
Kees resistiu quando os anjos depois de um longo tempo aconselharam-no a reencarnar.

Não queria de modo algum retornar à terra.
No entanto, os anjos garantiram-no que eles o ajudariam e que Deus teria adicionado que só dependia dele seguir uma vida boa (sic).

Quando era uma criança jovem, Kees sofria de uma fobia severa de morrer, já que isso o lembrava da própria morte dolorosa.
Seus pais tiveram algum esforço para convencê-lo que o processo de morrer que ele lembrou não é exactamente muito comum.

Em 1997, Kees tinha 11 anos quando eu o entrevistei.
Ele ainda tinha memórias nítidas de sua morte e mesmo adicionou um novo elemento ao registo de sua mãe.

Lembrou que tinha perdido um bom amigo cuja esposa tinha morrido durante o trabalho e alegou que ele tinha cuidado de seu filho.

Ele também lembrou-se de que um anjo contou-lhe que este filho adoptivo estava indo bem, de modo que ele não devia preocupar-se com ele.

O Caso de Myriam R.

Myriam R. era mulher de 31 anos quando nós a encontramos numa assim chamada 'extravagante feira paranormal' em 1996.

Nascida em Leiden, ela reivindicou que quando criança com aproximadamente três ou quatro anos (i.e. ao redor de 1968) ela espontaneamente tinha observado que sua mãe prévia usava o mesmo tipo de vestido que sua mãe presente usava.

Pediu que sua mãe jogasse-o fora já que ele a lembrou de sua desagradável vida passada num ambiente de como que desértico.

Em sua vida prévia, ela tinha que cuidar de seus irmãos e irmãs e procurar alimento no deserto.
Um dia, ela tinha que buscar alguma água num poço, e ela morreu numa tempestade de areia.

Embora permaneçam inverificáveis, suas memórias eram bastante extensas.

Por exemplo, Myriam lembrou a aparência de seus pais, uma casa de madeira com um alpendre, e o respeito que ela tinha por pessoas idosas.

Um amigo meu, o Sr. Gerard M. permaneceu no Novo México por algum tempo como parte de um projecto social e ele impressionou-se com a história de Myriam.

Declarou que isso o lembrou muito das condições de vida nos desertos deste estado.
Os alpendres de madeira que Myriam tinha descrito seriam bastante comuns aí também.

Gerard participou de nossa pesquisa durante uma visita ao lar do Myriam em Alphen aan den Rijn.
Embora ele seja um católico e não acredite em reencarnação se, ele ficou impressionado com a falta de sensacionalismo da parte de Myriam.

Havia meses entre as várias entrevistas que nós conduzimos com Myriam e sua história sempre continha os mesmos elementos.

Logo depois que entrevistamos Myriam, nós também entramos em contacto com mãe de Myriam que confirmou que ela de facto tinha contado-a sobre uma vida prévia quando tinha aproximadamente 3 ou 4 anos de idade.

Não havia nenhuma discrepância entre seu testemunho e a história que Myriam contou-nos.

Ela explicitamente confirmou que Myriam tinha aproximadamente três ou quatro anos de idade quando fez suas declarações;
que comparou seu vestido ao de uma mãe prévia; que ela lhe contou sobre uma vida desagradável num deserto;
que tinha que cuidar de seus irmãos e irmãs e procurar alimento;
e que morreu numa tempestade de areia.


Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122575
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação - Página 26 Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 26 de 35 Anterior  1 ... 14 ... 25, 26, 27 ... 30 ... 35  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos