LUZ ESPÍRITA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Casos de Reencarnação

Página 1 de 35 1, 2, 3 ... 18 ... 35  Seguinte

Ir para baixo

Casos de Reencarnação Empty Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Out 18, 2012 9:41 pm

Journal of Asian and African Studies XIV, 3-4

Casos de Reencarnação em Fatehabad: uma Pesquisa Sistemática no Norte da Índia[1]
DAVID READ BARKER

Public Policy Communications, Inc., Washington, D.C., U.S.A.

SATWANT K. PASRICHA
University of Virgina School of Medicine, Charlottesville, U.S.A.

INDIVÍDUOS que alegam lembrar uma vida prévia ou ser a reencarnação de uma pessoa falecida foram relatados em publicações indianas durante os últimos 50 anos.

As investigações mais intensivas destes casos foram conduzidas desde 1961 por Ian Stevenson, M. D. e seus associados. Stevenson publicou 17 relatórios detalhados (Stevenson, 1974; 1975) de crianças indianas que aparentemente exibiram conhecimento paranormal e semelhanças comportamentais de indivíduos falecidos, designados aqui como “pessoas prévias”, que foram identificadas como suas encarnações precedentes.

Um de nós (S.K.P.) co-escreveu um curto relatório de três casos adicionais na Índia (Pasricha e Stevenson, 1977).
Stevenson e três colegas também resumiram algumas características comuns de 105 casos indianos do tipo reencarnação (Stevenson, et Al., 1974).

No final de 1977, Stevenson e seus associados investigaram 231 casos do tipo reencarnação na Índia, 72 deles em seis distritos ocidentais, metade no estado de Uttar Pradesh, norte da Índia.

Baseados no censo de 1971, o número de casos investigados nestes distritos indicaram uma prevalência de casos variando em aproximadamente três por milhão, no Distrito de Agra, para aproximadamente nove por milhão, nos Distritos de Budaun e Mainpuri (Barker, 1979).

Visto que Stevenson investigou somente os casos que lhe foram reportados, porém, uma pesquisa sistemática de identificação de casos foi necessária para determinar suas reais prevalências nestes distritos.

Além disso, visto que os relatórios de Stevenson mostraram que certas características aconteciam frequentemente em casos do tipo reencarnação, especulamos que o conhecimento de um caso poderia influenciar as características de outros.

Averiguar a prevalência real de casos em uma área selecionada da Índia Setentrional poderia ajudar a identificar os meios e a extensão da difusão de informações dos casos.

Este artigo resume os resultados de uma pesquisa amostral conduzida durante fevereiro-abril e outubro-dezembro de 1978 no Distrito de Agra, Uttar Pradesh.

A pesquisa foi projectada para determinar (1) a prevalência de casos de reencarnação, (2) as características de um censo de casos em uma amostra das aldeias, e (3) a difusão de informações a respeito deles.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 121590
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Out 18, 2012 9:42 pm

Continua...

O Ambiente

O Distrito de Agra é localizado na parte sudoeste do estado de Uttar Pradesh, norte da Índia, próximo dos estados de Rajasthan e Madhya Pradesh.

Como Agra compartilha uma mesma política, história cultural e lingüística com os distritos do norte e leste, os resultados desta pesquisa são provavelmente típicos daqueles outros distritos da planície de Ganges ao longo da metade ocidental de Uttar Pradesh, uma área com uma população de aproximadamente 50 milhões.

O Distrito de Agra é dividido em sete tahsih, que correspondem aos municípios nos Estados Unidos.
Estes tahsih são, por suas vezes, divididos em 18 quadras, cada uma com uma população perto de 100,000 [habitantes].

As quadras de Fatehabad foram escolhidas como o local para a amostra da pesquisa porque parecem ser uma típica área rural do Distrito de Agra.

A Cidade de Fatehabad, que é uma quadra e uma sede tahsil, é localizada a 35 quilómetros a leste da Cidade de Agra.

Além da Cidade de Fatehabad, a quadra de Fatehabad é composta de 96 “aldeias de renda”, unidades básicas de colecta de impostos, inscrições de eleitores e Censo.

As aldeias da pesquisa foram tiradas do Censo de 1961, que listou todas as aldeias da quadra em ordem geográfica do oeste para o leste.

Começando com o número sete, fortuitamente selecionado, uma amostra em intervalos a cada dez aldeias resultou na selecção de nove aldeias para a pesquisa.

Estas estavam espalhadas bem uniformemente pela quadra, nenhuma estando mais próxima que 4 quilómetros nem mais distante do que 6.5 quilómetros da outra aldeia da pesquisa.

Cinco das aldeias estavam fora das estradas pavimentadas, para se ligar a outras, exigia-se dirigir vários quilômetros em trilhas de terra.
Uma aldeia era acessível apenas por carros de boi ou a pé.

A menor aldeia da pesquisa tinha uma população de 329 habitantes em 1975.

A maior, Dhimsiri, também era a maior aldeia da quadra (1971 população 5,489), e ela continha sete pequenos vilarejos além da maior aldeia.

Devido a seu grande tamanho, somente um de seu hamlets, Bas Bale, foi selecionado para a pesquisa.

A tabela 1 abaixo mostra à população e o número de entrevistados nas aldeias da pesquisa.

Método

Definição de um Caso de Reencarnação


Um importante requisito de psiquiatria epidemiológica é uma definição precisa, operacional da desordem sob investigação (Cooper e Morgan, 1973: 31).

Nós identificamos um “caso de reencarnação” de acordo com as explícitas designações aplicadas pelos residentes de Fatehabad e incluímos um caso quando o sujeito alegou lembrar de uma vida prévia e esta reivindicação foi confirmada por uma testemunha adulta.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 121590
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Out 18, 2012 9:42 pm

Continua...

Duas considerações alcançam esta definição operacional:
desejamos evitar a imposição de critérios preconcebidos (e possivelmente estranhos) para a definição de um caso e quisemos aprender como os aldeães de Fatehabad decidiam se alguns indivíduos particulares estavam recordando uma vida prévia.

Nossa aceitação de sua definição de um caso não implica que concordemos com a avaliação deles.
Por conveniência, porém, nós iremos em alguns momentos expressar seus pontos de vista sem mencionar o nosso.

Critérios para a Prevalência de Casos

Ao determinar a prevalência, aplicamos dois critérios de natureza “contável” para aqueles casos identificados como “reencarnação”:
(1) o sujeito deve ter vivido durante 1975, o ano básico da estimação de prevalência, e
(2) o sujeito deve ter residido ordinariamente em uma aldeia da pesquisa.

Os sujeitos que morreram antes de 1975 e sujeitos que saíram de sua aldeia não foram considerados.
As mulheres casadas foram incluídas na aldeia dos seus maridos, se elas residissem com eles em 1975.

Entrevistados

Um típico lar em Fatehabad é ocupado por uma família comum composta de anciãos, seus filhos adultos com suas esposas e os netos.

Nos lares pesquisados, os membros entrevistados foram tirados da lista de inscrição de eleitores de 1975 para as nove aldeias pesquisadas, tomando uma amostra de intervalo a cada dez lares, começando com o número aleatório três.

O número de adultos (eleitores) nas 93 casas da pesquisa foi de 1 a 16 com uma média de 5.5.

Visto que os números de casas nas listas de inscrição dos eleitores não tem uso ou significado nas aldeias da pesquisa, o primeiro nome que aparece na lista das casas de amostra foi registado.

Normalmente homens anciãos são os chefes da casa e eram os primeiros a serem chamados dentre os eleitores listados, mas algumas vezes suas esposas ou irmãos mais jovens eram chamados na frente.

O chefe da casa sempre era entrevistado, quando disponível.

Como as restrições de tempo tornaram as “visitas de retorno” difíceis, outro eleitor registado, residindo em uma casa da amostra, foi entrevistado quando o chefe da casa não estava presente ou próximo à aldeia.

Quando nenhum membro qualificado de uma casa pertencente a amostra estava disponível para entrevista, um membro de uma casa próxima, com numeração mais alta, era entrevistado.

Duas das 93 entrevistas não puderam ser completadas por falta de cooperação dos entrevistados.

Das 91 entrevistas conduzidas, 44 foram com chefes de casa cujos nomes apareceram primeiro na lista de inscrição dos eleitores de 1975 e 40 foram com outros membros das casas da amostra.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 121590
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Out 18, 2012 9:42 pm

Continua...

Por sete ocasiões ninguém em uma casa pertencente a amostra estava disponível, e um respondente foi entrevistada na casa seguinte de numeração mais alta.

As idades dos 91 entrevistados foram de 19 a 80 anos com uma média de 50 anos.
Setenta dos entrevistados eram homens, e 21 mulheres.

Entre os homens, 50 eram cultivadores que possuíam alguma terra, 16 trabalhadores de castas tradicionais, dois estavam desempregados, um era professor de escola e um era estudante.

Com excepção de uma entrevistada que era operária, todas as outras mulheres eram donas de casa.

Sessenta e dois dos entrevistados eram analfabetos, 17 aprenderam sozinhos a ler e a escrever ou tinham frequentado a escola primária e os 12 restantes tinham oito anos ou mais de escolaridade.

Todos, menos seis dos entrevistados, eram hindus que pertenciam a uma das 13 diferentes castas locais:
Jatav, uma marcada casta (19), Brâmane (12), Kumhar, ceramistas (12), Mallah, barqueiros (10), e nove outras castas (32).

Cinco entrevistados eram muçulmanos, e um era Jainista.

Não houve viés estaticamente significativo de sexo ou ocupação entre os 44 chefes de casa e os 47 outros membros que foram entrevistados.

Mas existiam diferenças estatisticamente significativas de idade e educação entre estes dois grupos.
A idade média dos chefes de casa era de 57 anos:
para outras pessoas entrevistadas na casa, a média era de 40 anos.

As pessoas mais jovens tendiam a ser melhores educadas.

Entrevistas

Todas as entrevistas individuais foram precedidas de esforços sistemáticos para preparar os aldeães da pesquisa como um todo para nossa presença.

Os líderes da aldeia recebiam a oportunidade para se voluntariar a prestar qualquer informação que desejassem sobre casos de reencarnação, isso para reduzir a perplexidade diante da selecção de algumas pessoas reputadas como mal-informadas.

Depois de obter dados demográficos essenciais, nós perguntamos aos entrevistados sobre sua familiaridade com casos de reencarnação.

Eles foram então solicitados a dar informações específicas sobre casos que ouviram falar em sua própria aldeia ou em outras.

Quando sabíamos de um caso que poderia ser conhecido por um entrevistado, mas não espontaneamente mencionado, uma pergunta directa era feita sobre isso.

A duração das entrevistas foi de 5 a 45 minutos.

Resultados

Familiaridade com os Casos


Dos 91 entrevistados, 70 (77%) reportaram uma familiaridade geral com o facto que algumas pessoas reivindicam ter memórias de uma vida prévia.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 121590
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Out 19, 2012 8:48 pm

Continua...

Cinquenta e um destes entrevistados (56%) citaram nomes de um ou mais sujeitos específicos de casos de reencarnação.
Ao todo, estes 51 entrevistados fizeram 97 referências para 58 casos diferentes.

Nem sexo nem educação foram significativamente correlacionados com familiaridade ou com o fenómeno de memórias de vidas passadas ou com casos específicos.

Dentre os hindus, afiliação a casta também não produziu uma diferença estaticamente significativa no geral, mas 20 dos 21 Brâmanes e Thakurs, membros das castas mais altas, estavam familiarizados com casos de reencarnação, comparados com 14 dos 19 Jatavs, a casta mais baixa incluída na amostra.

Na pequena amostra de cinco muçulmanos, dois indivíduos conheceram algumas pessoas que reivindicam lembrar de uma vida prévia.

Não existiu também uma diferença estatisticamente significativa entre chefes e outros membros das casas tanto sobre conhecimento geral ou específico de casos de reencarnação.

Os casos reportados podem ser, de um modo geral, classificados em três grupos:
(1) as pessoas prévias residiram na própria aldeia do entrevistado,
(2) sujeitos residem em outra aldeia, e
(3) sujeitos residem na própria aldeia do entrevistado.

Não existiu nenhuma referência para uma quarta categoria hipotética de casos onde uma pessoa prévia tenha vivido em outra aldeia e tenha sido conhecida por um entrevistado enquanto o nome do sujeito do caso não foi conhecido.

Pessoas Prévias nas Aldeias da Pesquisa

Nas nove aldeias de pesquisa, houve oito casos em que uma pessoa prévia residia em uma aldeia de pesquisa e renasceu em outra.

Estas oito pessoas prévias viveram em quatro das aldeias da pesquisa e renasceram em oito aldeias diferentes.

Houve também três casos de renascimento intra-aldeias;
estes são incluídos sob o título de sujeitos que residem nas aldeias de pesquisa.

Os 16 entrevistados que conheceram pessoas prévias fizeram um total de 18 referências para oito casos.

Um caso foi citado por seis entrevistados, dois foram mencionado por três entrevistados, um foi citado duas vezes, e quatro foram citados apenas uma vez.

Uma aldeia de pesquisa, Partapura, respondeu por um número desproporcionalmente alto de referências nesta categoria.

Três destes oito casos aconteceram em Partapura, e 11 das 18 referências para estes casos foram feitas por entrevistados de Partapura.

As distâncias presumidas dos renascimentos variam de um a 27 quilómetros com uma média de dois quilómetros.

Em somente um destes oito casos, o sujeito nasceu acima de 5 quilómetros da residência da pessoa prévia.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 121590
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Out 19, 2012 8:49 pm

Continua...

Sujeitos em Outras Aldeias

Em 24 casos conhecidos dos entrevistados da pesquisa, os sujeitos residiam em uma aldeia diferente.

Estes casos foram mencionados por 24 entrevistados 32 vezes:
21 casos foram citados uma vez, dois casos foram citados duas vezes, e um caso foi mencionado sete vezes.

Apenas os últimos três casos, com duas ou mais citações, podem ser considerados como ter atingido uma razoável reputação local.

O caso mais conhecido foi um dos mais antigos localizados na pesquisa e reportado principalmente por homens de idade avançada que viveram em cinco aldeias da pesquisa situadas de 3 a 10 quilómetros da aldeia do sujeito.

Os outros dois casos foram cada um deles citado por dois entrevistados que vivem dentro de 6.5 quilómetros das aldeias dos sujeitos.

Sujeitos nas Aldeias da Pesquisa

Quando perguntado sobre sujeitos de casos de reencarnação que vivem em sua própria aldeia, 37 dos 91 entrevistados da pesquisa (41%) reportaram um ou mais nomes.

A maioria dos entrevistados (29) conhecia apenas um caso, mas seis deles conheciam dois casos e dois entrevistados conheciam três casos.
Ao todo, houve 47 citações em separado de 26 casos.

Oito destes 26 casos foram excluídos de consideração adicional em razão dos “critérios contáveis” para a estimação da prevalência:
os sujeitos de três casos morreram antes de 1975 e os sujeitos de cinco casos viveram fora das aldeias da pesquisa em 1975.

Todos dos 18 casos restantes foram investigados.
Em quatro destes 18 casos, um pai negou que o sujeito reivindicou lembrar uma vida prévia.

Um outro caso foi excluído porque era principalmente um exemplo de “possessão” com reivindicações secundárias de memórias de vidas passadas.

Deste modo, 13 casos dos 26 citados corresponderam a todos os critérios para inclusão na estimativa de prevalência.

Além dos casos reportados pelos entrevistados da pesquisa, conhecemos seis outros casos, por outros informantes, que eram amigos ou parentes dos sujeitos interessados.

Como todos os seis destes casos corresponderam aos critérios de prevalência, nós também os incluímos na estimativa de prevalência.

A Prevalência de Casos

Tabela 1 (acima) resume o número de casos de reencarnação identificados de acordo com nossos critérios e a prevalência por milhar nas nove aldeias.

Dezanove pessoas fizeram reivindicações confirmadas de lembrar uma vida passada.

Elas viveram em aldeias com população total estimada em 8.611 habitantes no fim de 1975, baseada em crescimento anual de 2 por cento da população desde o censo de 1971.

Todas, menos a menor aldeia, tiveram pelo menos um desses casos e cada uma das duas maiores aldeias tiveram cinco casos.
A prevalência global foi de 2.2 casos por milhar.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 121590
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Out 19, 2012 8:49 pm

Continua...

Características de Casos na Estimativa de Prevalência

Todos os 19 casos de reencarnação que corresponderam aos critérios de prevalência foram investigados tão completamente quanto possível.

Os sujeitos foram entrevistados por um longo tempo desde que suas idades e paciência permitissem.
Além disso, entrevistas foram realizadas com 77 membros de família, vizinhos e amigos dos sujeitos e pessoas prévias.

Os sujeitos tinham idades entre três e um ano e meio até mais ou menos 65 anos, com uma idade média de 22 anos.

Mais de três quartos eram homens;
apenas quatro dos sujeitos eram mulheres.

Todos eram hindus que pertenciam a sete castas locais.
Houve uma representação desproporcionalmente grande de sujeitos pertencentes a castas mais baixas nas aldeias da pesquisa.

Os sujeitos tendiam a ser os últimos na ordem de nascimento nas famílias grandes.
Nenhum sujeito foi uma criança primogénita, e apenas dois, ambos do sexo feminino, foram as irmãs mais velhas de seu sexo.

Cinco sujeitos foram as crianças mais jovens em sua família.

Todos os sujeitos tiveram as primeiras memórias indicativas de uma vida prévia quando tinham entre nove meses e quatorze anos.

Doze sujeitos tinham entre dois e cinco anos de idade quando começaram a falar que foram reencarnados.

Os informantes reportaram que a maior parte dos casos começaram espontânea e inesperadamente quando o sujeito fazia uma declaração identificando sua alegada encarnação anterior através de um nome ou lugar da residência ou quando reconhecia alguém conhecido para a pessoa prévia.

Seis casos, porém, podem ter sido iniciados pelas expectativas dos pais de que o sujeito fosse a reencarnação de alguém conhecido deles, pelo menos por reputação.

Tais expectativas podiam ter surgidas na ocorrência de um sonho qualquer experimentado pelas mães dos sujeitos (dois casos) ou pelos pais dos sujeitos registando uma proximidade íntima de tempo entre a morte da suposta pessoa prévia e o nascimento do sujeito (quatro casos).

Em 13 dos 19 casos um indivíduo específico foi identificado como sendo o sujeito reencarnado.
Estas pessoas prévias eram todas hindus que morreram entre as idades de 10 a mais ou menos 80 anos (45 anos de idade média).

Três eram adolescentes, quatro entre 28 a 45 anos de idade, e cinco estavam entre 65 e 80 anos de idade na época da morte.
Em um caso, a idade da pessoa prévia na morte não foi fornecida.

Em nove destes 13 casos houve alguns contatos pessoais entre as pessoas prévias e os pais dos sujeitos, as pessoas prévias viveram nas aldeias dos sujeitos ou em uma aldeia vizinha.

Nos quatro casos restantes as pessoas prévias viveram entre 6.5 a 45 quilómetros das aldeias dos sujeitos.

Houve frequentemente uma grande diferença de castas entre o sujeito e a pessoa prévia cuja vida ele/ela alegou lembrar.

Nos 15 casos em que existem informações, não houve nenhuma mudança de casta em três casos, um “rebaixamento” de casta em oito, e uma “promoção” de casta em quatro casos.

O grau de mudança de condição social foi maior nos “rebaixamentos” que nas “promoções”.

Quatro dos rebaixamentos envolveram grandes mudanças, duas moderadas e duas foram pequenas;
Enquanto duas das mudanças promocionais foram pequenas, uma foi moderada e uma grande.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 121590
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Out 20, 2012 9:55 pm

Continua...

Os membros das famílias dos sujeitos reportaram uma maior familiaridade com casos de reencarnação do que fizeram os entrevistados da pesquisa.

Os pais ou irmãos mais velhos de 13 sujeitos disseram que ouviram falar de tais casos antes de sua criança ou irmãos mais jovens começarem a conversar sobre uma vida prévia.

Apenas uma mãe reportou que nunca antes ouviu falar de um caso de reencarnação.

Em 15 casos onde existem informações, os pais de 13 sujeitos tomaram algumas medidas para suprimir que sua criança falasse sobre uma vida prévia.

Estas medidas incluíram ignorar a criança, ralhar ou bater, ou recorrer a mágicas como girá-la em sentido anti-horário numa roda de oleiro ou moinho de farinha.

Difusão das Informações Sobre os Casos

Detalhes das declarações dos sujeitos, conhecimento pessoal de informantes com sujeitos e pessoas prévias e a natureza dramática de casos particulares são factores importantes que contribuem para a difusão de informações sobre casos de reencarnação.

Os entrevistados mostraram pouco interesse na reencarnação como um conceito sociológico ou filosófico e nenhum impulso na direcção de verbalizar generalizações intelectuais sobre os casos.

As informações sobre casos de reencarnação normalmente são estendidas a uma distância muito curta.

Do total de 97 citações dos casos, 65 citações foram de casos nas próprias aldeias dos entrevistados, 18 referentes a sujeitos que vivem dentro de 10 quilómetros dos entrevistados, e doze citações envolvendo sujeitos que vivem entre 10 a 25 quilômetros dos entrevistados.

Apenas dois entrevistados referiram-se a casos de 75 quilómetros, a distância máxima de difusão das informações sobre casos de reencarnação nesta pesquisa.

Os seis casos onde nenhuma pessoa prévia foi identificada mostraram uma menor difusão de informações.
Estes casos eram quase desconhecidos fora do âmbito das famílias dos sujeitos.

Os entrevistados da pesquisa mencionaram apenas dois destes sujeitos contra 11, dentre os 13, com quem uma pessoa prévia foi identificada.

Apenas duas, das 33 citações dos 19 casos contados na estimativa de prevalência, foram sobre casos sem identificação da pessoa prévia.

Mesmo dentro das próprias aldeias dos sujeitos, informações sobre suas alegadas memórias de vidas passadas não se difundiram em toda família.

O caso mais conhecido na aldeia do sujeito foi reportado por três dos quatro entrevistados da pesquisa (75%), em Bhadaura.
O segundo caso mais bem conhecido foi reportado por sete dos 15 entrevistados (47%), em Rasulpur.

Existem provavelmente apenas três casos no bloco inteiro de Fatehabad que excedem o pequeno círculo de notoriedade local que envolve os casos ordinários.

Estes três têm características dramáticas que fazem deles tópicos apropriados de fofoca.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 121590
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Out 20, 2012 9:55 pm

Continua...

Um foi o caso de um notório bandido que renasceu como o filho de um grande proprietário na aldeia na qual foi atingido pela polícia.

Outro sujeito recordou a vida de um homem que tinha sido enforcado por matar seu cunhado.
O terceiro sujeito parecia ter “dito tudo” sobre três vidas passadas.

As mídias impressa e de radiodifusão não desempenham nenhum papel nos casos de reencarnação em Fatehabad.
Nenhum entrevistado citou um caso conhecido da mídia e não achamos nenhum relatório da mídia sobre um caso de reencarnação em Fatehabad.

Discussão

Setenta e sete por cento dos 91 entrevistados estavam familiarizados com o facto que algumas pessoas reivindicam recordar uma vida prévia;
56 por cento deles conheciam ou tinha escutado falar de uma ou mais pessoas que alegaram ter memórias de vida passada.

As listas de inscrição dos eleitores serviram como um adequado universo de amostragem das casas.

A decisão para entrevistar qualquer adulto qualificado em uma casa da pesquisa foi baseada na suposição que todos os co-residentes compartilham conhecimento de casos de reencarnação.

Este procedimento foi indesejável para perímetros que permitiam uma considerável auto-selecção pelos entrevistados, geralmente indivíduos mais jovens e com melhor educação que estavam presumivelmente mais à vontade na entrevista do que seus anciãos.

A suposição que co-residentes compartilham conhecimento recebeu confirmação estatística indirecta, na medida em que inexistiu diferença estatística significativa entre o conhecimento de casos reportados por chefes de família e o conhecimento de outros membros de outras casas pesquisadas.

Em que pesem nossos métodos de amostragem sistemática, podemos ter falhado em determinar a prevalência real de casos nestas aldeias.

Um caso reportado para nós depende até certo ponto do julgamento subjetivo dos informantes sobre o quê constitui um caso, como também de suas memórias e cooperação.

Um número pequeno de casos nesta amostra pôde ter permanecido não identificado porque estava certamente próximo da fronteira que separa, nas noções dos aldeães, “fantasias infantis” de “memórias de vidas passadas”;
outros poderiam ter sido esquecidos ou suprimidos pelos informantes.

Seis dos 19 casos incluídos na estimativa de prevalência nunca foram citados pelos entrevistados da pesquisa, mas foram oferecidos voluntariamente pelos sujeitos, seus pais ou conhecidos.

Sem estes seis casos, nossa pesquisa teria revelado uma prevalência de casos de reencarnação de somente 1.5 por milhar, e a prevalência real poderia ser bem mais alta que os 2.2 por milhar que ao final encontramos.

A presença destes seis casos não reportados para nós pelos entrevistados da pesquisa também sugere que o conhecimento sobre alguns casos não se espalha dentro de suas próprias aldeias, visto que nenhum de nossos entrevistados da pesquisa nos mencionou eles.

Então, entrevistar um décimo das casas nas aldeias da pesquisa foi provavelmente insuficiente para identificar todos os casos que correspondessem aos critérios para a inclusão na estimativa de prevalência.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 121590
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Out 20, 2012 9:56 pm

Continua...

As pesquisas futuras deverão incluir uma porcentagem maior, ou talvez total, das casas em uma aldeia de pesquisa.

A prevalência de casos encontrados nesta pesquisa sugere, porém, que casos de reencarnação são um componente do etos[2] de Fatehabad, onde a maior parte dos adultos estava familiarizado com o fenómeno.

Aproximadamente uma a cada 450 pessoas reivindica lembrar uma vida prévia.

A ocorrência frequente de certas características de casos individuais pode ser explicada, pelo menos em parte, por minhas antecipações acerca destas reivindicações.

A possibilidade de outras explicações indica a necessidade de investigação adiccional destes casos.

Referências

Barker, D. R.
1979 “From Guesses to Enumeration: Plans for a Census of Reincarnation Type Cases in India, “Journal of Indian Psychology 2: 19-23.

Cooper, B., and Morgan, H. G.
1973 Epidemiological Psychiatry. Springfield, Illinois: Charles C. Thomas.

India, Republic of
1961 District Census Handbook. Uttar Pradesh, Vol. 22, Agra District. Lucknow; Superintendent, Printing and Stationery, U.P.
1971 District Census Handbook. Uttar Pradesh, Vol. 21, Agra. (Hindi)

Pasricha, S., and Stevenson, I.
1977 “Three Cases of the Reincarnation Type in India,” Indian Journal of Psychiatry 19: 36-42.

Stevenson, I.
1974 Twenty Cases Suggestive of Reincarnation. Charlottesville: University Press of Virginia.

Stevenson, I.
1975 Cases of the Reincarnation Type. Vol. 1. Ten Cases in India. Charlottesville: University Press of Virginia.

Stevenson, I., Prasad, J., and Mehrotra, L. P., et al.
1974 “The Investigation of Cases of the Reincarnation Type in India,” Contributions to Asian Studies 5: 36-49.

[1] Agradecimentos são devidos ao American Institute of Indian Studies pelo financiamento em grande parte desta pesquisa. Sr. M. P. Gupta, Block Development Officer, e Sr. Mahavir Prasad Singh, trabalhador village-level, concedeu-nos ajuda inestimável em Fatehabad.

Professores Ian Stevenson, Walter Hauser, Murray Milner, e Richard B. Martin que ofereceram sugestões e conselhos valiosos ao longo da pesquisa.

Sr. Heinz Grosse que fotografou muitas das entrevistas da pesquisa.
A senhorita Emily Williams que fez úteis sugestões editoriais.

Uma versão anterior deste artigo, intitulada “Familiaridade dos Aldeães do Norte da Índia com Casos de Reencarnação,” foi apresentada no décimo Congresso Internacional de Ciências Antropológicas e Etnológicas, Nova Delhi, 13 de dezembro de 1978.

[2] Conjunto de características de um povo ou grupo que o diferencia dos outros (N. T.)

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 121590
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Out 21, 2012 9:01 pm

Casos de Reencarnação

Esta página se destina a mostrar as evidências mais fortes já registadas para a reencarnação.

Tais pesquisas foram inclusive publicadas em revistas indexadas pelo ISI e com factor de impacto na comunidade científica, sendo mesmo divulgadas na revista Nature e Lancet!

Ainda assim, muitos “cépticos” teimam erroneamente em dizer que tais casos são anedóticos, possuindo pouca ou mesmo nenhuma validade.

Relato de Casos Anedóticos não é a mesma coisa que Estudo de Casos.

E mero Estudo de Casos não é a mesma coisa que Estudo de Casos com Tentativa de Controle de Variáveis Envolvidas e Tentativa de Avaliação Quantitativa.

Os estudos CORT (Cases of Reincarnation Type – Casos do Tipo Reencarnação) não estão incluídos na primeira categoria (que é a mais fraca).

Os estudos CORT também não estão incluídos na segunda categoria (de força mediana).

Eles fazem parte do terceiro grupo, que possui força bem superior:
Estudo de Casos com Tentativa de Controle de Variáveis Envolvidas e Tentativa de Avaliação Quantitativa.

Apesar disso, parece que estes “cépticos” não percebem a diferença entre relatos anedóticos e estudo de casos.

Muitos relatos anedóticos são praticamente indistinguíveis de lendas urbanas.

Por outro lado, estudos de casos como alguns dos melhores feitos por Ian Stevenson[1] – médico e psiquiatra canadense que até já enviou uma carta para a revista Nature defendendo a autenticidade dos fenómenos paranormais, que foi publicada – (como o artigo sobre três casos no Sri Lanka de 1988, e o caso do jovem Imad Elawar de 1966), são tão meticulosos e tão ricos de detalhes, e tão cautelosos com relação às demais possibilidades, que na verdade se constituem em evidência observacional de boa qualidade, assim como ocorre em estudos de zoologia etc.

E tais estudos foram reproduzidos por outros pesquisadores independentes, constituindo assim evidência de fenómenos paranormais.

Outros cépticos reclamam que tais estudos de casos, por melhores que sejam, não podem ser comparados a situações controladas de laboratório, por não eliminarem a possibilidade de fraude.

De facto, normalmente não há controle contra a fraude, porém várias características típicas de tais casos são simplesmente impossíveis de serem fraudadas, descartando assim a necessidade de controle laboratorial.

Entre tais características, incluem-se os defeitos e as marcas de nascimento, e penso que podem ser citadas também as fobias demonstradas pelas crianças.

Recentemente, o céptico Richard Wiseman tentou reproduzir as demais características dos CORTs por meios normais, sem sucesso.

Nas palavras de Jim Tucker, o estudo de Wiseman “demonstra que coincidência fracassa em explicar partes importantes dos casos, embora sua intenção tenha sido mostrar o oposto”.

Tucker considera também que tal estudo demonstra que a fraude não pode ser aplicada aos casos resolvidos com registos escritos antes das verificações.

Além disso, já foi possível fazer testes controlados numa minoria desses casos.

O pesquisador Jim Tucker cita 02 desses casos no capítulo 07 de seu livro Life Before Life (2005):
o de Gnanatilleka Baddewithana e o de Ma Choe Hnin Htet, ambos com resultados positivos.

Tais casos enterram de vez as críticas dos cépticos de que a fraude ou a coincidência seriam explicações razoáveis para os CORTs...

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 121590
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Out 21, 2012 9:02 pm

Reencarnação: Karma Revelado, ou Quase

De Nosso Correspondente de Nova Iorque


CONTEXTO:

Uma menina inglesa pode achar felicidade verdadeira como uma indiana na próxima vida?

O Dr Jamuna Prasad, que tem investigado este e cinco outros casos de reencarnação, acredita que ela não pode.

Numa palestra à Sociedade Americana para Pesquisa Psíquica em Nova Iorque na semana passada, o Dr Prasad apresentou os resultados de um estudo em como a personalidade anterior determina a personalidade da reencarnação.

O Dr Prasad, que é director delegado de educação em Allahabad, Uttar Pradesh, na Índia, e líder de uma unidade de parapsicologia aí, acredita que ele achou que crianças recentemente renascidas entre as idades de dois e cinco mostram memórias fortes de sua vida prévia.

Quando estas memórias estão em discórdia forte com seu modo de vida actual por causa da pressão de seus novos pais e de sua actual situação sócioeconómica, conflitos emergem.

Seriam somente “os resíduos de experiências pessoais ou a personalidade inteira é transportada na nova encarnação?

Para estudar este problema, o Dr Prasad enviou as equipes para conduzir questionários de característica de personalidade tanto para a encarnação passada quanto a actual.

Para controlar o estudo, uma equipe de juizes imparciais foi pedida para combinar as personalidades passada e presente.

Seu índice de êxito foi bastante alto, mas desde que havia só seis pares de indivíduos, dois dos quais eram meninas, o Dr Prasad admitiu que não seria difícil combiná-los por eliminação.

Em geral, o grau de semelhança entre os dois membros de cada par era bastante forte, excepto em um caso onde a primeira encarnação teve tal paixão por um certo tipo de mingau que ela finalmente morreu por comer demais;
sua reencarnação, naturalmente satisfeita, não pode ficar na frente do mingau.

Infelizmente, desde que estas provas não foram executadas sob as condições ideais mais rigorosas, os resultados estão abertos a alguma dúvida.

Para começar, em todos com a excepção de um caso as duas partes de cada par vivem ou viveram perto uma da outra de modo que a reencarnação foi descoberta primeiramente pelas duas famílias e seus amigos, que então chamaram o Dr Prasad.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 121590
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Out 21, 2012 9:02 pm

Continua...

A única excepção foi o caso da menina indiana que tinha vivido na Inglaterra em sua vida prévia, e ela era incapaz de lembrar detalhes específicos suficientes para capacitar os investigadores a identificar sua encarnação prévia.

Segundo, as primeiras encarnações não existindo mais, seus questionários de personalidade têm que ser preenchidos por seus parentes que, já tendo decidido que seu parente reencarnou, tenderia a relacionar seu carácter ao da sua nova encarnação.

E terceiro, desde que gostos e desagrados específicos freqüentemente são controlados pelo ambiente físico social e desde que quase dois dos pares vieram de passados semelhantes dentro da mesma área, seria difícil de dizer por estas provas que as semelhanças eram apenas devido à reencarnação.

Significativamente a menina indiana que previamente tinha vivido na Inglaterra não podia se ajustar a sua vida presente - ela preferia carne à dieta de sua família vegetariana actual e para comer faltava-lhe uma faca e um garfo.

Outro rapaz que previamente tinha sido um Brahma reencarnou numa casta humilde e estava muito infeliz, recusando-se a comer qualquer alimento cozinhado pela sua nova família.

O Dr Prasad está ansioso para executar trabalho mais extenso, com mais casos e continuações na maioridade.

“Há uma grande necessidade para aumentar o número de casos e melhora das ferramentas, pois se pudermos entender estes casos aparentemente impossíveis, eles podem completamente mudar nossa filosofia e nossa perspectiva de vida.”

Nature 227, 1293-1293 (26 Sep 1970) New World

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 121590
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Out 22, 2012 9:19 pm

O CASO “PERFEITO” DE REENCARNAÇÃO
Ian Stevenson
(Universidade de Virgínia)

A maioria dos parapsicólogos hoje acredita que a percepção extra-sensorial da parte de uma pessoa viva, mesmo a de um tipo altamente complexo, seja suficiente para explicar a evidência que algum de nossos predecessores, embora não todos eles, usaram para apoiar a crença na sobrevivência depois da morte.

Porém estes julgamentos normalmente são feitos considerando apenas as características informacionais pelas quais pensa-se que uma pessoa morta forneceu evidência de sua sobrevivência.

Existem, no entanto, outros tipos de dados cognitivos que podem indicar a sobrevivência e que tão prontamente não pode ser explicado pela hipótese de percepção extra-sensorial da parte de uma pessoa viva.

Refiro-me a correspondências entre os aspectos comportamentais de uma pessoa morta, especialmente habilidades, e os de uma pessoa viva;
e a aspectos do corpo físico da pessoa morta, tais como uma ferida, e a marcas ou deformidades de nascimento correspondentes na pessoa viva.

Muitos casos de reencarnação têm características de uma destas espécies ou ambas.

Tais casos todos têm fraquezas devido à sua dependência em testemunho humano, mas penso que em princípio eles podem fornecer evidência importante de sobrevivência.

Para ilustrar descreverei o que eu considero o "caso perfeito" do tipo reencarnação
(descreverei o caso no passado, mas deve ser lembrado que eu não achei ainda o "caso perfeito.")

O indivíduo era um rapaz nascido numa aldeia da França que teve várias marcas de nascimentos distintas.

Quando começou a falar indicou que em sua vida prévia ele tinha sido atingido e morto com balas que os atingiram nos locais destas marcas de nascimentos.

Como desenvolveu sua capacidade de falar ele deu mais detalhes.
Nomeou os assassinos, e disse que um deles o acusou de fraudar nas cartas logo antes de atirar.

Deu o próprio nome, e os nomes de seus pais, seus irmãos, e o de uma menina amiga.
Ele também declarou onde tinha vivido e onde tinha sido baleado, assim como muitos outros pormenores da sua vida anterior.

Durante este período o rapaz mostrou várias características comportamentais que fizeram-no diferente entre as outras crianças da família.

Resistiu a aprender o francês e preferiu conversar com uma linguagem incompreensível a seus pais.

Levou o alimento à sua boca com as suas mãos em vez de usar os talheres;
rejeitou as refeições da sua família e pediu arroz e caris quentes;
exigiu um pedaço de pano que ele usou como um sarongue do Ceilão em vez da calça curta que seus pais lhe ofereceram.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 121590
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Out 22, 2012 9:20 pm

Continua...

Mostrou agilidade em subir os troncos de árvores altas e disse que costumava pegar cocos.
Quando ele não pôde subir nas árvores ele quis jogar cartas.

Ele também pedia uma bebida que ele chamou "arack" e disse que era sua bebida favorita.
Seus pais fizeram um registo escrito das declarações da criança e de seu comportamento incomum.

Eles não tiveram nenhuma conexão com o Ceilão e não sabiam nada sobre a pessoa que seu filho tinha descrito nem a linguagem estranha que ele falava.

Quando a criança tinha entre três e quatro anos de idade ela tinha mencionado detalhes suficientes da vida prévia de modo que seu pai chamou num investigador experiente.

Este investigador fez notas adicionais próprias sobre as declarações e o comportamento da criança e identificou a língua que ele falava como Sinhalese.

Ele então viajou à aldeia do Ceilão que o rapaz tinha nomeado e aí descobriu que um recolhedor de coco com o nome que o rapaz tinha dito existiu, foi assassinado por tiro vários anos antes do nascimento do rapaz na França.

O corpo do homem assassinado foi examinado por um médico que tinha registado os locais dos ferimentos no seu corpo.

Estes correspondiam exactamente com os locais e com a aparência das marcas de nascimento no corpo do rapaz.
Descobriu-se que as declarações do rapaz estavam corretas concernente aos factos da vida e morte do homem morto no Ceilão.

Além do mais, este homem teve exactamente os hábitos mostrados pelo rapaz francês, incluindo um afecto para arack e um entusiasmo para jogar cartas.

Este caso assim pareceria mostrar a reprodução numa pessoa viva de três características distintas de uma pessoa morta:
memórias dos acontecimentos da vida da pessoa morta;

características comportamentais, incluindo habilidades, tais como falar uma linguagem não normalmente aprendida pelo indivíduo e a capacidade de escalar troncos de árvore facilmente;

e correspondências entre os ferimentos no corpo físico da pessoa morta e as marcas de nascimento.


Não poderia ser dito então que em uma considerável extensão o indivíduo tinha reproduzido características importantes do homem morto que ele alegou ter sido?

E que nesse caso, não seria a interpretação que este homem morto, de facto, renasceu, parecer mais provável que qualquer outra interpretação do caso?

Alguém pensa que todas essas características poderiam ser plenamente explicadas por percepção extra-sensorial da parte do indivíduo vivo?

Concluindo, desejo realçar outra vez que eu não tenho tal "caso perfeito" e que tenho mais esperança que expectativa que eu ache um.

Eu posso dizer, no entanto, que achei casos reais que têm características semelhantes a este embora não iguais em todos os aspectos.

Artigo publicado na Research in Parapsychology, 1972.

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 121590
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Out 22, 2012 9:20 pm

Dois Casos do Tipo Reencarnação Com Registos Escritos Feitos Antes da Verificação
Ian Stevenson
(Universidade de Virgínia)

Em um caso normal do tipo reencarnação a criança importuna seus pais para levá-la à família com quem ela alega ter vivido uma vida anterior.

Se a criança dá detalhes suficientes a seus pais sobre a família e a aldeia ou cidade que permitam sua identificação, eles normalmente levam-na lá ou para agradá-la ou para satisfazer a própria curiosidade.

Depois que as duas famílias se encontraram e as alegações da criança foram justificadas o caso chama a atenção de pessoas fora das famílias em questão, frequentemente através de reportagens de jornais.

Quando os investigadores chegam para estudar o caso, as duas famílias podem ter misturado suas memórias e talvez inconscientemente atribuído ao indivíduo mais declarações corretas sobre a vida prévia do que ele realmente fez antes deles se encontrarem.

Esta objecção não pode resistir quando um registo escrito das declarações da criança é feito antes de qualquer tentativa de verificação.

Os casos deste tipo são extremamente raros por causa da tendência mencionada dos pais da criança de levá-la ao lugar que ela mencionou e sua comum falta de percepção da importância de registos escritos anteriormente.

Não obstante, há cerca de uma dúzia de casos deste tipo raro registados.

Dois (os casos de Swarnlata Mishra e Imad Elawar) foram publicados em meu primeiro livro de relatórios dos casos, Vinte Casos Sugestivos de Reencarnação Os seguintes dois casos se somam ao pequeno mas crescente número de casos neste grupo.

Ambos destes valiosos casos ocorreram no Sri Lanka (Ceilão) em anos recentes.

No primeiro caso o indivíduo, Indika Guneratne, era o filho de um cultivador de poucos pertences, vivendo numa aldeia, Gonapola, aproximadamente a trinta quilómetros de Colombo.

Ele nasceu em 26 de julho,1962.

Com cerca de três anos e meio de idade Indika começou a falar sobre uma vida anterior que ele tinha vivido em Matara, um povoado grande ao sul do Sri Lanka (no litoral) e aproximadamente a duzentos quilómetros de Colombo.

Indika disse que na vida prévia ele lembrou-se de que tinha sido bem sucedido, teve uma casa grande, possuía bens, e teve elefantes.

Ele ainda afirmou ou implicou que tinha tido um carro e que sua casa tinha electricidade e telefone.

Sua família não tinha nenhum destes prazeres.
Ao todo Indika declarou aproximadamente trinta detalhes concernentes à vida e circunstâncias da pessoa que ele alegou ter sido.

Ele não fez, no entanto, menção a quaisquer nomes das pessoas ou outros locais além da cidade, Matara, onde disse que tinha vivido e o nome de uma pessoa, Premadasa, que, do modo com que Indika falou sobre ele, parecia um servente.

Esta falta de nomes próprios nas declarações do indivíduo e a grande distância entre Gonapola e Matara impediram seu pai de tentar verificar em Matara o que Indika dizia.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 121590
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Out 23, 2012 8:47 pm

Continua...

O pai de Indika soube de pessoas que conheciam algo sobre Matara acerca de um homem morto que parecia corresponder às declarações de Indika, mas ele não tinha verificado as declarações em detalhe nem levou Indika a Matara.

Eu primeiramente soube sobre o caso no início de 1968 e comecei sua investigação em março desse ano.

Eu fiz um registo escrito de todas as declarações de Indika sobre a vida prévia assim como sobre alguns comportamentos incomuns os quais ele mostrou e que batiam com sua alegação de ter sido um homem bem sucedido nessa vida.

Eu então consegui levar Indika e seu pai a Matara onde inquirimos sobre homens bem sucedidos cujas vidas poderiam corresponder com as declarações de Indika.

Desde que Indika tinha mencionado possuir elefantes e desde que só algumas pessoas bem sucedidas possuem elefantes no Ceilão, a procura foi confinada a proprietários privados de elefantes em Matara.

Todas a não ser duas de trinta declarações de Indika se aplicavam a um comerciante bem sucedido de madeira de Matara chamado K. G. J. Weerasinghe.

Tinha possuído elefantes e teve uma casa grande com electricidade e um telefone.
Ele teve um servente, Premadasa.

A descrição de seu carácter obtida de dois de seus sobrinhos e de sua filha adoptiva bateram bem com o comportamento incomum de Indika que parecia relacionado com as suas memórias da vida anterior.

Apesar da concordância das declarações e comportamento de Indika com o que se soube sobre K.G. J. Weerasinghe, as vidas e circunstâncias de outros proprietários de elefantes em Matara foram examinadas num esforço para ver se quaisquer de suas vidas correspondiam com as declarações de Indika do mesmo modo ou melhor que a vida de K.G.J.Weerasinghe.

Descobriu-se que quatorze das declarações de Indika também se aplicavam corretamente à vida e às circunstâncias de outro homem bem sucedido de Matara (que tinha possuído elefantes), mas o restante não.

Este homem também não teve nenhum servo chamado Premadasa.

As declarações de Indika também não corresponderam com as circunstâncias dos vários outros proprietários de elefante conhecidos na área de Matara.
Concluiu-se que se referia à vida de K.G. J.Weerasinghe e a ninguém mais.

A família de Indika tinha atravessado Matara em várias ocasiões, mas eles não tinham nenhum amigo ou parente aí e em nenhuma ocasião tinham parado aí.
(Matara está no caminho de Colombo a Kataragama, um lugar bem conhecido de peregrinação.)

Extensos inquéritos não conseguiram revelar qualquer evidência de que as duas famílias tinham tido qualquer conhecimento uma com a outra antes do desenvolvimento do caso.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 121590
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Out 23, 2012 8:47 pm

Continua...

O indivíduo do segundo caso, Sujith Lakmal, nasceu em Mt. Lavinia, um subúrbio de Colombo, no dia 7 de agosto de 1969.

Quando estava com cerca de dois anos e meio de idade começou a falar sobre uma vida prévia que ele disse que tinha vivido em Gorakana, um povoado a aproximadamente doze quilómetros ao sul de Mt. Lavinia.

Sujith narrou vários detalhes da vida prévia que ele alegou lembrar-se incluindo um número considerável de nomes próprios, p.ex. ele alegou ter tido um pai, chamado Jamis e ter conhecido um monge, Amita.

Ele incluiu em suas declarações alguns detalhes bastante específicos tais como que Jamis tinha tido um olho direito ruim.

Ele também descreveu como, na vida prévia, ele foi atropelado e morto por um caminhão quando estava bébado.

O tio-avô por parte de mãe de Sujith, que era um monge num templo próximo, ouviu sobre suas declarações e as mencionou a um monge mais jovem do templo.

Este monge, o Ven. WatarapoUa Nandaratana, então encontrou Sujith, sua mãe, e sua avó materna e fez um registo escrito datado do que Sujith dizia.

O Ven. Nandaratana de WatarapoUa então foi a Gorakana e, com alguma dificuldade, eventualmente localizou uma família correspondente às declarações de Sujith.

Um membro desta família, Sammy Fernando, foi morto em 29 de janeiro de 1969, quando foi atingido por um caminhão enquanto ele (estando bébado) pisou para fora de uma loja sobre a rodovia.

Seu pai, Jamis, tinha tido um olho direito doente.
Quase todas as outras declarações feitas por Sujith estavam correctas para a vida e circunstâncias de Sammy Fernando.

Em março de 1973 investiguei o caso com entrevistas dos membros de ambas as famílias relacionadas e também com o Ven. WatarapoUa Nandaratana concernente a suas entrevistas e os registos que ele tinha feito enquanto as conduzia.

As pesquisas não mostraram nenhuma evidência de que as duas famílias em questão tinham tido qualquer envolvimento antes do desenvolvimento do caso.

Apenas os casos deste tipo podem ser considerados com alto valor evidencial, e esforços especiais estão estando feitos agora para aumentar seu número.

É esperado que se um número maior deles puder ser achado, uma comparação útil pode ser feita entre suas características e as dos casos mais numerosos em que as duas famílias se encontraram antes da investigação começar.

Se então ocorrer que os casos com registros escritos feitos antes de verificação têm em essência as mesmas características daqueles em que as duas famílias relacionadas se encontram antes de uma investigação, esta observação fortalecerá a confiança na autenticidade desses casos em que os investigadores vêm ao caso só depois que as famílias se encontraram.

Por outro lado, caso se descubra que o caso do último tipo frequentemente contém características não encontradas naqueles com registos escritos feitos antes da verificação isto sugerirá alguma deformidade ou enfeite destes casos resultante talvez de uma mistura de memórias do que o indivíduo realmente disse antes da verificação e dos detalhes da vida da personalidade prévia identificada.

Artigo publicado na Research in Parapsychology de 1973.

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 121590
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Out 23, 2012 8:47 pm

EUROPEAN JOURNAL OF PARAPSYCHOLOGY

UMA REPLICAÇÃO PARCIALMENTE INDEPENDENTE DE CASOS SUGESTIVOS DE REENCARNAÇÃO
Satwant Pasricha / Ian Stevenson
(Universidade de Virgínia)

As crianças que reivindicam que viveram antes e que podem lembrar-se de detalhes da vida prévia reivindicada podem ser encontradas em muitos países do mundo, incluindo os da Europa Ocidental e da América do Norte.

São particularmente comuns, ou mais comumente informados, na Índia comparada com outros países.

Crianças indianas que reivindicam lembrar-se de vidas prévias normalmente declaram nomes verificáveis (de lugares e pessoas) e detalhes de acontecimentos associados com a pessoa cuja vida está sendo lembrada.

Um de nós (I.S.) investigou casos deste tipo na Índia e em outras partes desde 1961.

Publicou aproximadamente cinquenta relatórios de tais casos, a maioria deles em detalhe (Stevenson, 1966/1974, 1975, 1977a) mas alguns em forma de resumo (Stevenson, 1960, 1977b). Os dados num total de aproximadamente 1.700 casos foram coleccionados e foram parcialmente analisados.

Entre os casos desta coleção, mais de 200 ocorreram na Índia
(Pasricha e Stevenson, 1977; Stevenson, 1966/1974, 1975; Stevenson et al., 1974).

As pessoas imediatamente concernentes em um caso do tipo de reencarnação – os pais do sujeito, irmãos, e outros membros de sua família e a família da pessoa morta (personalidade prévia) cuja vida o sujeito reivindica se lembrar – normalmente adotam atitudes bastante simplistas ao caso em seu meio.

Isto não é dizer que eles aceitam isso sem capacidade crítica.
De facto, eles podem intencionalmente interrogar o sujeito e mesmo corrompê-lo num esforço para expor alguma ignorância ou possível engano de sua parte.

Em geral, no entanto, eles consideram só duas possíveis interpretações para um caso: fraude e reencarnação.

Para observadores mais desprendidos, diversas outras interpretações merecem ao menos tanta atenção como as duas mencionadas, se não mais.

Nós devemos excluir todas as explicações normais antes que nós consideremos a paranormal seriamente, e nós devemos aceitar a reencarnação como a melhor interpretação somente depois que nós excluímos todas explicações restantes possíveis.

Para cada uma destas nós temos alguma evidência independente, enquanto que para a reencarnação nós temos somente a evidência apresentada por estes casos.

Em nossa opinião, um das explicações normais bem importantes para casos sugestivos de reencarnação é a amnésia da fonte (criptomnésia).

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 121590
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Out 24, 2012 9:01 pm

Continua...

Isto pode ocorrer em alguns casos, mas não pode adequadamente explicar os casos em que as duas famílias vivem afastadas e aparentemente nunca tiveram nenhum contacto prévio uma com a outra.[1]

O testemunho dos ‘informantes’ pode, no entanto, ser incerto em outros aspectos.
Podem mostrar um tipo de paramnésia.

As famílias concernentes nestes casos quase sempre se encontraram antes dos casos serem investigados, e é possível que, depois que elas se encontraram, misturaram suas memórias e creditaram à criança do caso em questão ter conhecimento mais exacto sobre a pessoa morta cuja vida que ela reivindicou lembrar-se de que ela realmente teve antes das famílias terem se encontrado.

Isto não necessitaria ocorrer fraudulentamente;
os informantes podem mostrar vários graus de esquecimento e adornos que eles permanecem inocentemente ignorantes.

Num número pequeno de casos - dezasseis no total - um registo escrito do que a criança disse sobre a vida prévia foi feito antes que qualquer um tenha verificado suas declarações.

Distorções de memória não podem explicar estes casos, embora sua ocorrência necessariamente não justifica confiança em todos os outros.

Mas paramnésia da parte de informantes não parece uma explicação plausível para a observação que características semelhantes - tal como uma incidência alta de morte violenta nas pessoas cujas vidas são lembradas -frequentemente ocorre em casos muitíssimo separados.

Como podem tantos diversos informantes, que são ignorantes um do outro, acontecer de todos dizerem bastante da mesma coisa, a menos que eles estejam reportando alguns fenómenos genuínos comuns?

Uma resposta óbvia a esta pergunta é que (até 1974) estavam todos - ou quase todos - falando para o mesmo investigador (I.S.), que inconscientemente pode ter guiado-os a fazer declarações semelhantes e dar respostas semelhantes.

Os factores mencionados geraram um desejo de uma replicação das investigações de I.S, e isto levou à pesquisa em que o presente relatório é baseado.

S.P. investigou uma série de casos independentemente de I.S. [2]

Este relatório compara os resultados que ela obteve com os dados de outra série investigada anteriormente por I.S. Chamamos as investigações de S.P. de replicações “parcialmente independente”, porque I.S. treinou S.P. em seus métodos de investigação, além disso, os fundos que ele controlou custearam a maioria de suas despesas durante sua pesquisa.

Consideraremos mais tarde a extensão a que estes factores podem ter induzido as investigações de S. P. em direcção aos resultados que ela obteve.

Desejamos realçar que o presente artigo está preocupado principalmente com a autenticidade dos casos e só indiretamente com a questão da evidência de processos paranormais neles.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 121590
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Out 24, 2012 9:01 pm

Continua...

MÉTODOS

Sujeitos


Os principais sujeitos eram pessoas do norte da Índia (normalmente crianças abaixo da idade de onze anos) que reivindicaram lembrar-se de detalhes de uma vida prévia.

Os jornais relatam as primeiras informações fornecidas sobre alguns casos; informantes privados contaram-nos sobre a maioria delas.

Entre um número grande de casos que aqui são relatados, alguns foram rejeitados com base na insuficiência de dados para análise.

Pomos de lado alguns outros por causa de graves dúvidas sobre a autenticidade da informação dada a nós.
Nós não estamos ciente de quaisquer outras razões para rejeitar um caso.

Noventa e cinco casos foram selecionados para análise.
Há cinquenta e sete homens e trinta e oito mulheres.

Muitos dos sujeitos eram ainda crianças com menos de onze anos quando seus casos foram investigados, mas algumas eram mais velhas e algumas eram adultas.

A idade mediana de todos os sujeitos foi de 10,7 anos.

Os noventa e cinco casos foram divididos em dois grupos identificados como “casos de I.S.” (N = 50) e “casos de S.P. (N = 45).

Um “caso de I.S.” foi definido como um em que I.S. (com outros intérpretes e assistentes) obteve os dados principais antes de S.P. juntar-se a ele como assistente e intérprete.

Um “caso de S.P.” foi definido como um em que S.P. obteve os dados principais independentemente de I.S., isso é, quando ele não estava com ela.

S.P., que fala Hindi e Punjabi, não necessitou nenhum intérprete, mas ela frequentemente foi ajudada (quando ela não estava com I.S.) por outros psicólogos indianos que tinha trabalhado com ele.

As Técnicas de Colecção de Dados

A entrevista foi o método principal usado para coleccionar dados.
Os entrevistadores deram aos informantes somente a orientação mínima necessitada para obter o conhecimento adequadamente necessário sobre o caso.

Perguntas foram usadas para preencher lacunas nas informações essenciais.

Com raras excepções, nós aceitamos somente informações de primeira mão;
e nós mesmos nos certificamos de forma independente com a família da pessoa morta as declarações atribuídas por informantes ao sujeito em sua versão do caso.

Documentos escritos, tal como relatórios médicos e nascimento e registros de morte, eram estudados sempre que eles pareceram pertinentes e estavam disponíveis.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 121590
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Out 24, 2012 9:02 pm

Continua...

Um de nós forneceu em outra parte registos detalhados dos métodos usados na investigação destes casos
(Stevenson, 1966/1974, 1975).

A interrogação dos informantes extraiu dados de oitenta e seis variáveis.
Nem todas as variáveis, no entanto, foram convenientes para comparação entre a duas séries de casos.

Para nove variáveis os dados eram insuficientes ou considerados incertos.

Por exemplo, dados concernentes aos casos do tipo “mudança de sexo” eram insuficientes e dados concernentes à ordem de nascimento foram julgados incerto.

Embora a ordem de nascimento seja, em princípio, uma importante variável potencialmente interessante, nós achamos que nós não tínhamos interrogado os informantes (normalmente a mãe, às vezes o pai) sobre ela de forma suficientemente detalhada.

Nós mais tarde compreendemos que alguns informantes tinham calculado a ordem de nascimento incluindo crianças nascidas mortas e crianças que tinham morrido antes das entrevistas, ao passo que outros tinham considerado apenas suas crianças vivas.
(Nós temos desde então adoptado regras uniformes para registrar os dados desta variável.)

Das restantes setenta e sete variáveis, dezasseis concerniam a características demográficas, cinquenta e sete diziam respeito às principais características dos casos, e quatro concerniam a aspectos da investigação dos casos.

Todas estas variáveis originalmente foram separadamente consideradas, mas posteriormente alguns dados das características principais dos casos foram combinados por conveniência.

Combinar várias variáveis intimamente relacionadas em conteúdo, tal como tipos raros de comportamentos diferentes, reduziram as variáveis concernentes às características principais dos casos de cinquenta e sete a trinta e seis.

Nenhum dado concernente às características demográficas ou à investigação dos casos foi combinado.

Todas as setenta e sete variáveis, no entanto, primeiro foram analisadas comparando as duas séries, e aquelas com diferenças significativas foram conservadas separadamente e não foram combinado por qualquer meio.

Nenhuma variável, portanto, foi omitida da comparação entre as duas séries por diferenças conhecidas ou esperadas.

Depois de todas as eliminações e combinações, permaneceram cinquenta e seis variáveis convenientes para uma comparação significativa entre as duas séries.

Análise de dados

Cinquenta e seis características dos casos foram comparadas nas duas série.

Estas foram divididas num grupo de dezesseis itens de características demográficas;
um grupo de trinta e seis itens das características principais dos casos, tal como a frequência com que detalhes particulares, por exemplo, o nome da presumida personalidade prévia e o modo de sua morte, figurava nas declarações dos sujeitos;
e quatro itens concernentes à investigação dos casos nas duas série.


Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 121590
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Out 25, 2012 9:00 pm

Continua...

Análises estatísticas apropriadas (teste de qui-quadrado ou teste mediano) foram então aplicadas às diferenças entre os dados dos casos de I.S. e os casos de S.P.

Quarenta e cinco variáveis foram registadas como “presente” ou “ausente”, e elas portanto foram analisadas pelo teste do qui-quadrado.
(A correção de Yates foi aplicada em todos casos havendo uma frequência de cinco ou menos em qualquer célula.)

As onze variáveis restantes eram escalares com uma distribuição enviesada;
consequentemente a comparação entre as duas séries foi feita com o teste mediano.

RESULTADOS

Há diferenças estatisticamente significativas entre os dados das duas série de casos com referência a doze das cinquenta e seis variáveis comparadas.

Destes doze itens, três ocorreram entre os dezesseis itens de características demográficas;
seis ocorreram entre os trinta e seis itens concernentes com as características principais dos casos;
e três diziam respeito às investigações nas duas séries de casos.


Comparação dos Dois Grupos com Referência às Características Demográficas

Os dois grupos não mostraram nenhuma diferença significativa com referência ao sexo dos sujeitos investigados, seus estados económicos sociais, nem a inserção de suas famílias em grupos religiosos.

Não houve também nenhuma diferença significativa para estas características entre as personalidades prévias referidas dos casos nos dois grupos.

Os sujeitos do grupo de I.S. viveram mais frequentemente em povoados e cidades, ao passo que esses do grupo S.P. viveram mais frequentemente em aldeias e vilas (p<0.01).

As personalidades prévias concernentes ao grupo de I.S. também viveram mais freqüentemente em povoados e cidades comparadas com as pessoas correspondentes no grupo de S.P. (p<0.01).

Os dois grupos mostraram uma diferença significativa com referência à educação dos pais dos sujeitos.

Esses do grupo de I.S. tinham, no total, um ensino superior que esses do grupo de S.P.
(Obtivemos informação insuficiente para uma comparação do nível educacional das mães dos sujeitos.)

Comparações dos Dois Grupos com Relação às Características Principais dos Casos

Idade e Circunstâncias dos Sujeitos Falando sobre a Vida Prévia.


Os dois grupos não mostraram nenhuma diferença significativa com relação às idades quando os sujeitos falaram pela primeira vez sobre a vida prévia.

A idade mediana era de trinta e seis meses tanto para os casos de I.S. quanto para os de S.P.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 121590
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Out 25, 2012 9:00 pm

Continua...

Não houve também nenhuma diferença significativa entre eles com relação a idade quando os sujeitos pararam de falar espontaneamente sobre a vida prévia que reivindicaram lembrar-se. [3]

Esta idade mediana era de setenta e oito meses para os casos de I.S. e sessenta e nove meses e meio para os casos de S.P.
Nem aí houve diferenças significativas nas circunstâncias que pareceram estimular as memórias do sujeito.

Principais Conteúdos das Memórias Reivindicadas dos Sujeitos e Comportamento Relacionado.

Os dois grupos não mostraram nenhuma diferença significativa com relação à frequência com que os sujeitos incluíram em suas memórias o nome da personalidade prévia referida e seu modo de morte.

Setenta e seis por cento dos sujeitos dos casos de I.S. casos mencionaram o nome, comparado com oitenta e oito por cento dos sujeitos dos casos de S.P.

Setenta por cento dos sujeitos dos casos de I.S. lembraram o modo de morte da vida prévia, e sessenta e sete por cento dos sujeitos dos casos de S.P. fizeram assim.

Comportamento raro (tal como fobias) foi observada com frequência igual nos dois grupos, mas foi registrada como persistindo mais longamente nos sujeitos do grupo de I.S. que nos sujeitos do grupo de S.P. (p<0.05 .

Tanto a distância entre o local de nascimento do sujeito e a residência principal da personalidade prévia referida quanto a distância entre o local de nascimento do sujeito e o local de morte a personalidade prévia referida eram maiores nos casos de I.S. que nos casos de S.P. (p<0.05).

As distâncias medianas para estas variáveis eram respectivamente 45 a 46 quilómetros nos casos de I.S. mas entre 8 e 10 quilómetros nos casos de S.P.

Os sujeitos do grupo de I.S. tendeu a lembrar-se de vidas prévias vive numa situação económica mais alta que a próprio;
os sujeitos na série de S.P. fizeram isto menos frequentemente, e a diferença entre a duas série foi significativa (p<0.05).

Os informantes forneceram evidência de percepção extra-sensorial (além das memórias reivindicadas de vidas prévias) da parte dos sujeitos mais frequentemente no grupo de I.S. que no grupo de S.P. (p<0.01).

Os observadores também informaram uma “atitude adulta” [4] mais frequente para os sujeitos dos casos de I.S. que nos casos de S.P. (p<0.05).

Características Proeminentes Concernentes das Personalidades Prévias.

Uma pessoa correspondendo às declarações do sujeito sobre a vida prévia foi identificada satisfatoriamente em oitenta por cento dos casos de I.S. e em oitenta e quatro por cento dos casos de S.P.; a diferença não é significativo.

Entre todas personalidades prévias relacionadas, a incidência de morte violenta era igualmente alta (48%) em ambos os grupos.

Os dois grupos não diferiram significativamente com relação às idades da morte das personalidades prévias.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 121590
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Out 25, 2012 9:00 pm

Continua...

A idade mediana de morte destas pessoas era de trinta e um anos e meio para os casos de I.S. e quarenta e sete anos para os casos de S.P..

O intervalo mediano entre a morte da referida personalidade prévia e o nascimento do sujeito também não diferiram significativamente entre as duas séries.

Era de dezanove meses para os casos de I.S. e quatorze meses e meio para os casos de S.P.

As Conexões entre as Duas Famílias Relacionadas Antes da Revelação do Caso.

Os dois grupos não mostraram nenhuma diferença significativa com relação a relacionamentos sociais, comerciais, conjugais, biológicos entre as famílias antes da revelação do caso que concerne a elas.

Cada grupo incluiu alguns casos em que as duas famílias relacionadas tinha tido contacto considerável antes do caso ser revelado.

Houve sete (15.1 %) casos da “mesma família” na série de I.S. e seis (13.6 %) na série de S.P.

Além disso, houve três (6.4 %) casos na série de I.S. série e cinco (11.1 %) na série de S.P. que foram colocados dentro da categoria de “contacto considerável”.

Por esta frase nós queremos dizer que as duas famílias imediatamente referidas, embora não relacionadas realmente, eram bem familiarizados por amizade ou por outro modo.

Em outros casos as duas famílias tinham tido algum contacto menor antes do caso revelado.

Num número pequeno de casos, a possibilidade de algum contacto - por exemplo, porque ambos famílias usaram o mesmo mercado - não podia ser excluído.

A existência de tal possibilidade, no entanto, não quer dizer que qualquer contato realmente tenha ocorrido.

Em ambos os grupos aí permaneceu um resíduo importante de casos em que as duas famílias tinham tido um contacto não reconhecido antes do desenvolvimento do caso.

Entre os quarenta casos de I.S. com uma personalidade prévia satisfatoriamente identificada, os informantes negaram para vinte e dois (55%) dos casos qualquer associação com a outra família concernente ao caso.

Entre os trinta e oito casos de S.P. que também tiveram uma personalidade prévia satisfatoriamente identificada, os informantes negaram para quinze (39.5 %) dos casos qualquer conhecimento prévio com a outra família.

A diferença entre a duas séries nesta variável não era significativa.

Comparação das Investigações das Duas Série de Casos

I.S. ou seus representantes chegaram para investigar seus casos dentro de um tempo mais curto depois do encontro entre as duas famílias aludidas do que S.P em seus casos.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 121590
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Casos de Reencarnação Empty Re: Casos de Reencarnação

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 35 1, 2, 3 ... 18 ... 35  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos