LUZ ESPÍRITA
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Médiuns, mediunidade e mediunismo

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Mensagem  Ave sem Ninho Dom Ago 28, 2011 10:02 am

Continua...

O plano superior traça o programa de trabalho, benéfico e renovador.
O funcionário da instrumentalidade concorda com os seus itens e dispõe-se a executá-lo, mas, escancarada a porta do serviço, a chusma de ociosos adensa-se-lhe em torno.

Esqueçamos a fileira compacta dos investigadores e curiosos que transformam em cobaia o primeiro doente psíquico que lhe cai sob as unhas.
As reclamações insaciáveis dos próprios irmãos de ideal são mais venenosas.

Identificando-as, somos forçados a reconhecer que os espiritistas modernos têm muito de aprender acerca do equilíbrio próprio, antes que o primeiro médium com tarefa definida possa cumprir integralmente sua missão.

O intermediário entre os dois planos move-se com extrema dificuldade para entregar às criaturas terrestres a mensagem de que é portador.

Se os adversários gratuitos recebem-no a pedradas de ironia, os afeiçoados principiam por erigir-lhe pedestal envolto em grossas nuvens de incenso pernicioso.

O servidor inicia o ministério, quase sempre às tontas, embriagado pelo aroma ardiloso do elogio desregrado.
Dentro em pouco tempo, não sabe como situar-se.

Os adeptos e simpatizantes da causa se incumbem de convertê-lo em permanente motivo de espectáculo.
Quando o exibicionismo não se prende à tentação de convencer os vizinhos, fundamenta-se em supostas razões de caridade.

Intensifica-se a luta entre a esfera superior, que deseja beneficiar o caminho colectivo com a projecção da nova luz sobre a noite dos homens, e a arena terrestre, onde os homens cuidam de manter, com desespero, os seus interesses imediatos na carne.

O responsável directo, pela acção mediúnica raramente segue marcha regular.

Se permanece no serviço do ganha-pão digno, os companheiros se encarregam de perturbá-lo, chamando-o insistentemente para fora do reduto respeitável em que procura ganhar a vida com a nobreza e honestidade.

Se mostra alguma instabilidade na realização, improvisam-se tribunais acusadores, ao redor dele;
mas se revela perseverança no bem, surge, com mais ímpeto, o assédio de elementos arrasadores, ansiosos por derrubá-lo.

Se permanece no posto, é obrigado a respirar solidão quase absoluta, de vez que as exigências do serviço se multiplicam, por parte dos companheiros de fé, enquanto seus domésticos e afins, em regra geral, dele se afastam, cautelosamente, por não haverem nascido com a vocação da renúncia.

Passa a viver, compulsoriamente, as existências alheias, inibido de caminhar na própria rota.

É compelido a ingerir, com o almoço, fluidos de desesperação e inquietude de pessoas revoltadas e intemperantes que o buscam, ostentando o título de sofredores.

Continua...
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Mensagem  Ave sem Ninho Dom Ago 28, 2011 10:02 am

Continua...

Debalde namora o banheiro com saudade de água salutar na pele suarenta, porque os legítimos e falsos necessitados da própria confraria lhe absorvem as horas, reclamando atenção individual.

Trabalha no sector quotidiano de acção, sob preocupações e expectativas infindáveis da guerra nervosa.

É quando consegue a estação de pouso nocturno, alcança o leito de corpo esfalfado e a resistência em frangalhos.

Se o vanguardeiro não retrocede, fustigado pelos demónios da imprudência e da insensatez e se não se faz presa de entidades maliciosas que o conduzem ao palco da "triste figura", cabe-lhe o destino da válvula gasta prematuramente.

Liga-se o aparelho radiofónico, entretanto, a mensagem chega rouquenha ou não pode enunciar-se.
A máquina delicada estala e chia inultimente.

A electricidade e a revelação sonora continuam existindo, mas o aparelho complicou-se, não pela lei do uso e, sim, pelos golpes do abuso.

Compreende, acaso, o que estou comentando?

A força espiritual e a contribuição renovadora dos missionários da sabedoria vibrarão junto de vocês, todavia, como se exprimirem convenientemente se os interessados perseguem os aparelhos registadores e os inutilizam, através da exaustão e do vampirismo, portadores da enfermidade e da morte?


Como somos forçados a reconhecer, meu caro, é tão difícil encontrar médiuns aptos a lidarem com os espiritistas do primeiro século de codificação kardeciana, como é raro encontrar espiritistas que saibam lidar com eles...

Irmão X

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Médiuns, mediunidade e mediunismo - Página 2 Empty Contacto com os Guias Espirituais

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Ago 29, 2011 9:45 am

Afliges-te, porque ainda não lograste o contacto psíquico com os teus guias espirituais.

Reflexionas que buscaste a fé religiosa, abraçando a mediunidade, e, não obstante, tens a impressão que navegas sem rumo, padecendo conflitos e experimentando desânimo.

Momentos surgem nos quais receias pela legitimidade do intercâmbio espiritual de que te fazes objecto.

Anseias por informações precisas sobre o teu papel nas tarefas da mediunidade.

Relacionas pessoas que te parecem menos equipadas, e, apesar disso, apresentam-se super-protegidas pelos Espíritos Nobres, assessoradas por Benfeitores Venerandos e Entidades outras, que na Terra deixaram nomes respeitáveis, famosos...

Planeias desistir, acreditando que as tuas são faculdades atormentadas, sem credencial ou recurso capaz de registar a protecção dos guias espirituais.

Tem, porém, cuidado e medita sem queixa.

A mediunidade é instrumento de serviço em nome do amor de Deus, para apressar o progresso dos homens e facultar o intercâmbio com os Espíritos, deles recebendo a ajuda.

Candidatas-te ao labor socorrista, como recurso saudável para te recuperares moralmente do passado delituoso, mediante cuja contribuição terias, também, as dores lenidas ou alteradas no seu organograma para a evolução.

Honrado pelo trabalho de iluminação de consciência, estás colocado como veículo de bênçãos.

Buscam-te os sofredores, porque são trazidos a ti pelos teus guias espirituais, que confiam na tua ductibilidade, no teu sentimento de amor.

Porque não ouves os teus Benfeitores, não te creias abandonado, sem apoio.

Tem paciência.
Faz silêncio íntimo e entrega-te mais.

Quando desdobrado parcialmente pelo sono, eles te confortam e instruem, fortalecem-te e programam as actividades para as quais renasceste.

Se não o recordas conscientemente, ficam impressos nos teus registos psíquicos, esses salutares conúbios edificantes.

Se aprofundares reflexão, perceberás quantas vezes eles já te falaram, socorreram e apoiaram nos momentos rudes das provações e dos testemunhos.

Eles são discretos e agem sem alarde, não brindando recursos que induzam à vaidade, ao exibicionismo.

Amparam em silêncio, instruem em calma, conduzem com afabilidade.

Quando vejas, na mediunidade, o campeonato das disputas humanas e o calafrio que provoca a presença de seres nobres do passado, aureolando com pompa terrestre a memória, que pretendem manter rutilante, acautela-te e desconfia.

Importante não é o nome que firma ou enuncia uma mensagem, mas, sim, o seu conteúdo de qualidade e penetração benéfica.

Desse modo, trabalha no anonimato e, consciente das responsabilidades que te dizem respeito, deixa que os teus guias espirituais zelosamente te guardem e conduzam, não te expondo no palco da insensatez, onde brilha por um dia e se apaga de imediato a vaidade humana.

Joanna de Ângelis

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Médiuns, mediunidade e mediunismo - Página 2 Empty Cruel Sintonia

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Ago 30, 2011 10:12 am

Já te deste conta de que milhões de espíritos velhacos e inconsequentes acotovelam-se entre os encarnados com volúpia de destruição?

Já te convenceste de que
"Vigiai e orai" foi o ensino fidelíssimo deixado pelo mestre nazareno?

Já te apercebeste quanta vez te fizeste de servo inconsciente de inteligências infelizes em virtude de maneiras nada boas?

Já te sensibilizaste que o caminho para os céus demanda esforço próprio e não existem
"pistolões" construtores de atalhos no esforço que deve ser teu?

Já te preocupaste em retribuir às vezes sem conta, em que teu anjo guardião pediu-te harmonia nos gestos e temperança nas palavras?

Já acordaste para a vida que se renova frente aos teus olhos em perfeitas florações de bênçãos?


No entanto continuas a enxergar apenas espinhos tenebrosos que nada mais são que demonstrações de tua miopia espiritual.

Estas são algumas das manchas que trazes em teu psiquismo doente e que necessitam urgentemente de assepsia de vigilância e terapêutica intensiva de boa vontade, trabalho e fé.

Desanuviando tua mente das borrascas sombrias, evitarás doenças fantasmas oriundas do pessimismo assim como evitaras a rejeição emocional daqueles que convivem contigo.

Pensamentos maus ou deprimentes são originados de fluidos mentais malsãos.
A criatura invigilante, Cria, elimina e consome seus próprios detritos mentais e lança no passeio publico a lama fétida do estado equivocado em que se encontra.

Modifica imediatamente tua zona mental de acção e convida a luz de Deus para fazer parte de teu agir e de teu falar.
Volita mentalmente através da prece e vai aos grandes jardins da ventura e da harmonia.

Medita sob a luz do evangelho revivendo os momentos luminosos de Jesus no Lago de Genesare e na convivência com os discípulos.

Após a prece consoladora, refresca o corpo físico com a água fluida, e assim prevenirás e muito, os dissabores que nem sempre fazem parte de carma passado, mas da imprevidência actual.

Ilumina-te sempre, com as messes de Jesus.
Se te encontras fisicamente abatido, conclama tuas células a renovação vibratória através do auxilio farmacológico e da terapêutica espiritual do passe.

Ambas te auxiliarão na conquista do equilíbrio orgânico e dos influxos mentais de saúde e paz.

O homem, é aquilo que cria para si.

O corpo físico ou espiritual molda-se em estágios de sombra e luz de acordo com a aquilo que se produz pela vontade...

Desta maneira Céu e inferno, Doença e higidez, Morte e vida, são estados íntimos, onde estão presentes ou ausentes a consequência de atitudes e pensamentos sóbrios ou perniciosos.

Angélica

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Médiuns, mediunidade e mediunismo - Página 2 Empty Desejo que Meus Sofrimentos Acabem

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Ago 31, 2011 9:05 am

O diálogo a seguir transcrito, embora parcialmente, está na Revista Espírita de dezembro de 1860.

Um dos assinantes da Revue Spirite o remeteu para Allan Kardec, que o publicou com o título Educação de Um Espírito.

Transcrevemos apenas um pequeno trecho do diálogo e sugerimos ao leitor conhecê-lo na íntegra:

"(...) 12 - Então!
Já que acreditas em Deus, deves ter confiança em sua perfeição e em sua bondade.

Deves compreender que Ele não fez suas criaturas para as votar à desgraça;
que se são infelizes é por sua própria culpa, e não pela Dele;
mas que elas sempre têm meios de melhorar e, consequentemente, chegar à felicidade;

que Deus não fez suas criaturas inteligentes sem objectivo e que esse objectivo é fazer que todas concorram para a harmonia universal:

a caridade, o amor ao próximo;
que a criatura que se afasta de tal objectivo perturba a harmonia e ela própria é a primeira vítima a sofrer os efeitos dessa perturbação que causa.

Olha em torno de ti e acima de ti:
não vês Espíritos felizes?

Não tens o desejo de ser como eles, já que dizes que sofres?

Deus não os criou mais perfeitos do que tu;
como tu, talvez tenham sofrido, mas se arrependeram e Deus lhes perdoou;
tu pode fazer como eles.

-
Começo a ver e a compreender que Deus é justo;
eu ainda não tinha visto.
És tu que me vens abrir os olhos. (...)

19 - (...) Desejo que meus sofrimentos acabem; eis tudo. (...)

20 - Compreendes que de ti depende que eles acabem?
-
Compreendo.(...)".

O mais interessante é que os argumentos apresentados pelo dialogador encontram eco em recente proposta da UNESCO (órgão da ONU), intitulada Educação, um tesouro a descobrir.

Trata-se de valioso documento norteador para pessoas, instituições e nações que vêem na acção educacional o caminho do real progresso das sociedades em particular e da humanidade.

É material para graves reflexões.

E, no capítulo 4, da parte II, encontramos o título:
Os 4 pilares de uma educação para o século XXI.

Tais pilares identificam-se perfeitamente com as máximas de Jesus e, obviamente, com a proposta espírita.

Continua...
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Médiuns, mediunidade e mediunismo - Página 2 Empty Re: Médiuns, mediunidade e mediunismo

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Ago 31, 2011 9:06 am

Continua...

São os seguintes:

1. - Aprender a conhecer (como a abertura para o novo, o processo contínuo de pesquisar, observar, sentir, esforço intelectual, atitude permanente de busca), que identifica-se perfeitamente com a proposta de Jesus:
Conhecereis a verdade e ela vos libertará -
(João 8:32).
É a libertação da ignorância, em quaisquer áreas do conhecimento humano;

2. - Aprender a fazer (é a coragem de executar, de correr riscos, de errar na busca de acertar), perfeitamente identificada com a proposta do Evangelho:
faz isso e viverás
(Lc 10:28);
É o sair da acomodação que normalmente caracteriza o comportamento humano;

3. - Aprender a conviver (é o respeito pelas diferenças, é o intercâmbio de ideias, é a convivência pacífica), também identificada com o convite de Jesus:
Fazei aos outros o que gostaríeis que eles vos fizessem
(Mt 7:12);

É o "vencer-se" a si mesmo, vencer essa animosidade crónica dos relacionamentos, e interromper a tendência egoística de desmerecer o esforço alheio.
O que naturalmente requer o esforço do auto-aprimoramento.

4. - Aprender a Ser (É o "entrar" na posse da herança divina, própria, que todos trazemos, conscientizando-nos de nossa condição de espíritos imortais, é ainda a auto-superação, o crescimento espiritual).
Tal proposta identifica-se com a afirmação de Jesus:
Sede Perfeitos
(Mt. 5:48).

Notem os leitores, reflectindo sobre os quatro itens acima apresentados, que aí estão as propostas ideais para a felicidade humana.

É na ignorância, em seu amplo sentido, que se situam as causas das aflições, dos sofrimentos.

Então, aprendamos desde já a exercitar as ferramentas do conhecer, do fazer, do conviver e do ser.

Nota do autor:
A presente matéria está baseada no artigo OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI E O EVANGELHO, de autoria de SANDRA BORBA PEREIRA - Mestre em Filosofia e Pedagoga da UFPE, bem como Professora da UFRN, com grande experiência na educação de jovens, publicado no jornal MUNDO ESPIRITA (de Curitiba-PR), de novembro de 2002, também disponível no site www.mundoespirita.com.br

Matéria publicada originariamente no jornal O CLARIM, edição de maio de 2005.

Orson Carrara

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Médiuns, mediunidade e mediunismo - Página 2 Empty Desobsessão

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Set 01, 2011 8:37 am

O amigo menos feliz da Espiritualidade, ao qual tantas vezes gravamos com o pejorativo de “obsessor”, é sempre uma afeição que se transfigurou na retaguarda, metamorfoseando amor em ódio e simpatia em desacordo.

É sempre a criatura que anexamos ao distrito espiritual de nossos próprios interesses e esperanças.

Não se transformará em definitivo por força de palavras que possamos pronunciar, e nem se anestesiará ao contacto de promessas que venhamos a formular.

É sempre a criatura que nos observará, quanto às ideias e planos de melhoria e elevação que anunciamos.

Possivelmente, em muitas ocorrências, respeitará a autoridade e a influência de benfeitores que nos advoguem a causa de libertação e paz, reajuste e segurança, mantendo-se, porém, transitoriamente à distância.

Entretanto, mesmo de longe, os amigos categorizados na condição que examinamos, prosseguem policiando-nos a vida e assinalando-nos os passos.

Por isso mesmo, desobsedar-se será, antes de tudo, servir e servir, servir sem propósito de obter qualquer retribuição, servir por amor para demonstrarmos o proveito das lições de aperfeiçoamento em que vamos evoluindo.

Não nos esqueçamos:
os adversários que levantamos contra nós mesmos esperam por nós na seara do trabalho e da bênção.

O suor que derramamos no dever a cumprir ser-lhes-á a certidão de nosso burilamento e as lágrimas que vertamos, no auxílio do próximo, serão as faíscas de luz que nos clarearão o caminho, do qual partilharão todos eles, tanto quanto nós mesmos, transformados e reconduzidos às leis de harmonia que nos governam.

Filhos, repitamos:
Auxiliar aos outros é a forma de auxiliar-nos;
desculpar é exonerar-nos do desequilíbrio que porventura ainda nos assinala o coração;

suportando com paciência, seremos tolerados com a grandeza daqueles que nos supervisionam a jornada;

amar e esquecer-nos é o processo de sermos lembrados nos suprimentos da Vida Superior e sempre mais amados para sermos, um dia, o Amor de Cristo que nos convidou à felicidade suprema, asseverando convincente:
“Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”.

Bezerra de Menezes

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Médiuns, mediunidade e mediunismo - Página 2 Empty A Respeito da Necessidade de Controle Qualitativo

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Set 02, 2011 9:02 am

A leitura de O Livro dos Espíritos e das demais obras de Allan Kardec, revela que nessas obras há uma coerência e uma sequência lógica que causam admiração.

Como bem elucida o organizador desse monumental trabalho, Allan Kardec, tudo foi obtido pela escrita, por intermédio de diversos médiuns psicógrafos.

Nós mesmos, diz ele, preparamos as perguntas e coordenamos o conjunto da obra;
as respostas são, textualmente, as que nos deram os Espíritos.

Claro fica que o trabalho exigiu controle qualitativo esmerado de conteúdo, de forma e de conveniência para que fosse publicado.

E é a esse respeito, que compilamos as assertivas que seguem, tidas como princípios por Kardec, as quais elucidam a respeito dos controles e demais critérios que foram observados em todos os trabalhos do Codificador de O Livro dos Espíritos e demais obras da Doutrina Espírita, demonstrando o zelo rigoroso com tudo o que foi publicado.

DO CONTROLE QUALITATIVO

“O primeiro controle é, sem sombra de dúvida, o da razão, à qual é preciso submeter, sem excepção, tudo quanto vem dos Espíritos”.
(Allan Kardec, Revista Espírita, 1864, abril.)

“Por maior que seja a legítima confiança que vos inspiram os Espíritos que presidem aos vossos trabalhos, é recomendação nunca por demais repetida que deveis ter sempre presente em vossa mente, quando vos entregardes aos vossos estudos:
pesai e reflecti;
submetei ao controle da razão a mais severa todas as comunicações que receberdes...”
(Espírito Luís, Revista Espírita, 1859, setembro.)

“A força do Espiritismo não reside na opinião de um homem ou de um Espírito;
está na universalidade do ensino dado por estes últimos;
o controle universal, como o sufrágio universal, resolverá no futuro todas as questões litigiosas;
fundará a unidade da doutrina muito melhor que um concílio de homens”.
(Allan Kardec, Revista Espírita, 1864, maio.)

DOS CRITÉRIOS DE SELECÇÃO E PUBLICAÇÃO

“(...) Há comunicações que podem prejudicar essencialmente a causa que querem defender, em escala muito maior que os grosseiros ataques e as injúrias de certos adversários.
Se algumas fossem feitas com tal objectivo, não teriam melhor êxito”.
(Allan Kardec, Revista Espírita, 1859, novembro.)

(...) Publicar sem exame, ou sem correcção, tudo quanto vem dessa fonte, seria, em nossa opinião, dar prova de pouco discernimento”.
(Allan Kardec, Revista Espírita, 1859, novembro.)

“Aplicando esses princípios de ecletismo às comunicações que nos enviaram, diremos que em 3.600 há mais de 3.000 que são de uma moralidade irreprochável, e excelentes como fundo;
mas que desse número não há 300 para publicidade, e apenas 100 de um mérito inconteste.

Essas comunicações vieram de muitos pontos diferentes.
Inferimos que a proporção deve ser mais ou menos geral.

Continua...
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Médiuns, mediunidade e mediunismo - Página 2 Empty Re: Médiuns, mediunidade e mediunismo

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Set 02, 2011 9:03 am

Continua...

Por aí pode julgar-se da necessidade de não publicar inconsideradamente tudo quanto vem dos Espíritos, se quiser atingir o objectivo a que nos propomos, tanto do ponto de vista material quanto do efeito moral e da opinião que os indiferentes possam fazer do Espiritismo”.
(Allan Kardec, Revista Espírita, 1863, maio.)

“(...) Todas precauções são poucas para evitar as publicações lamentáveis.
Em tais casos, mais vale pecar por excesso de prudência, no interesse da causa”.
(Allan Kardec, Revista Espírita, 1863, maio.)

DO CONTEÚDO

“(...) Uma coisa pode ser excelente em si mesma, muito boa para servir de instrução pessoal;
mas o que deve ser entregue ao público exige condições especiais. Infelizmente o homem é inclinado a supor que tudo o que lhe agrada deve agradar aos outros. O mais hábil pode enganar-se;
tudo está em enganar-se o menos possível”.
(Allan Kardec, Revista Espírita, 1863, maio.)

DA FORMA

“(...) No mundo invisível como na Terra, não faltam escritores, mas os bons são raros”.
(Allan Kardec, Revista Espírita, 1863, maio.)

“(...) Observai e estudai com cuidado as comunicações que recebeis;
aceitai o que a razão não recusar, repeli o que a choca;
pedi esclarecimentos sobre as que vos deixam na dúvida.

Tendes aqui a marcha a seguir para transmitir às gerações futuras, sem medo de as ver desnaturadas, as verdades que separáveis sem esforço de seu cortejo inevitável de erros”.
(Santo Agostinho, Revista Espírita, 1863, julho.)

DA SELECÇÃO

“Em resumo, publicando comunicações dignas de interesse, faz-se uma coisa útil.
Publicando as que são fracas, insignificantes ou más, faz-se mais mal do que bem.

Uma consideração não menos importante é a da oportunidade.
Umas há cuja publicação é intempestiva e, por isso, prejudicial.
Cada coisa deve vir a seu tempo.

Várias delas que nos são dirigidas estão neste caso e, posto que muito boas, devem ser adiadas.
Quanto às outras, acharão seu lugar conforme as circunstâncias e o seu objectivo”.
(Allan Kardec, Revista Espírita, 1863, maio.)

ADVERTÊNCIA SOBRE A ORIGEM DOS TEXTOS

“É urgente que vos ponhais em guarda contra todas as publicações de origem suspeita, que parecem, ou vão parecer contrárias a todas as que não tiverem uma atitude franca e clara, e tende como certo que muitas são elaboradas nos campos inimigos do mundo visível ou no invisível, visando a lançar entre vós os fachos da discórdia.

Cabe-vos não vos deixar apanhar.
Tendes todos os elementos necessários para as apreciar”.
(Espírito Erasto, Revista Espírita, 1863, dezembro.)

Matéria publicada no Jornal Mundo Espírita, março/2007

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Médiuns, mediunidade e mediunismo - Página 2 Empty Acerca da Aura Humana

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Set 03, 2011 9:34 am

Com imensa alegria, recebemos pela segunda vez a visita do Professor F. Labouriau que, controlando o médium, nos trouxe valioso estudo, acerca da aura humana.

Meus amigos:
Para alinhar algumas notas acerca da aura humana, recordemos o que seja irradiação, na ciência atómica dos tempos modernos.

Temo-la, em nossas definições, como sendo a onda de forças dinâmicas, nascida do movimento que provocamos no espaço, cujas emanações se exteriorizam por todos os lados.

Todos os corpos emitem ondulações, desde que sofram agitação ou que a produzam, e as ondas respectivas podem ser medidas pelo comprimento que lhes é característico, dependendo esse comprimento do emissor que as difunde.

A queda de um grânulo de chumbo sobre a face de um lago, estabelecerá ondas diminutas no espelho líquido, mas a imersão violenta de um calhau de grandes proporções criará ondas enormes.

A quantidade das ondas formadas por segundo, pelo núcleo emissor, é o fenómeno que denominamos frequência, gerando oscilações electromagnéticas que de fazem acompanhar da força de gravitação que lhes corresponde.

Assim é que cada corpo em movimento, dos átomos às galáxias, possui um campo próprio de tensão e influência, constituído pela ondulação que produz.

Para mentalizarmos o que seja um campo de influência, figuremo-nos uma lâmpada vulgar.

Toda a área de espaço clareada pelos fotons que arroja de si, expressa o campo que lhe é próprio, campo esse cuja influência diminui à medida que os fotons se distanciam do seu foco gerador, fragmentando-se ao infinito.

Qual ocorre com a matéria densa, sob estrita observação científica , nosso espírito é fulcro de criação mental incessante, formando para si mesmo um halo de eflúvios electromagnéticos, com o teor de força gravitativa que lhes diz respeito.

Nossos pensamentos, assim, tecendo a nossa auréola de emanações vitais ou a ondulação que nos identifica, representam o campo em que nos desenvolvemos.

Mas se no físico a agitação da matéria primária pode ser instintiva, no plano da inteligência e da razão, em que nos situamos, possuímos na vontade a válvula de controle da nossa movimentação consciente, auxiliando-nos a dirigir a onda de nossa vida para a ascensão à luz, ou para a descida às trevas.

Sentimentos e ideias, palavras e actos são recursos íntimos de transformação e purificação da nossa esfera vibratória, de conformidade com a direcção que lhes imprimimos, tanto quanto as dores e as provas, as aflições e os problemas são factores externos de luta que nos impelem a movimento renovador.

Sentindo e pensando, falando e agindo, ampliamos a nossa zona de influência, criando em nós mesmos a atracção para o engrandecimento na Vida Superior, ou para a miséria na vida inferior, segundo as nossas tendências e actividades para o bem ou para o mal.

Enriqueçamo-nos, pois, de luz, amealhando experiências santificantes pelo estudo dignamente conduzido e pela bondade construtivamente praticada.

Apenas dessa forma regeneraremos o manancial irradiante de nosso espírito, diante do passado, habilitando-nos para a grandeza do futuro.

Constelações e mundos, almas e elementos, todos somos criações de Deus, adstritos ao campo de nossas próprias criações, com o qual influenciamos e somos influenciados, vivendo no campo universal e incomensurável da Força Divina.

Se nos propomos, desse modo, aprimorar nosso cosmo interior, caminhando ao encontro dos tesouros de amor e sabedoria que nos são reservados, sintonizemos, no mundo, a onda de nossa existência com a onda do Cristo, e então edificaremos nas longas curvas do tempo e do espaço o atalho seguro que nos erguerá da Terra aos plintos da gloriosa imortalidade.

F. Labouriau

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Médiuns, mediunidade e mediunismo - Página 2 Empty Ao Médium Psicógrafo

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Set 04, 2011 8:28 am

Sob o clima da prece, arreda da mente qualquer preocupação.

Sustente o lápis, confiando.
Procure "ouvir" os pensamentos que ecoam nos seus...

Assim como o bom grão deve ser separado do joio, busque discernir o que seja útil daquilo que não trará benefício algum para você e para os que possam ler o que grafa no papel, impulsionado pela inspiração.

Não ofereça resistência, porque a dúvida não tem nenhuma razão de ser, quando apenas o Bem é a nossa preocupação primeira.

Se você indagar demasiadamente sobre a origem das ideias que fluem da sua mente, provavelmente elas passarão sem que consiga retê-las.

Não espere que o Espírito Amigo tome o seu braço por inteiro como se houvesse semelhante necessidade para que o intercâmbio se concretize.

Não raras vezes, preferimos actuar no campo das emoções e dos pensamentos, deixando a você a responsabilidade de vestir com os próprios recursos gramaticais o resultado da combinação de nossos esforços.

Ao erguer o lápis, pense em Jesus, procurando senti-lo no intimo da alma, porque assim se isolará das "formas pensamento" que vagueiam em busca de sintonia...

Se algum espírito se aproximar de você, solicitando auxilio para endereçar algumas frases de consolo a um ente querido, coloque o escrúpulo de lado, nem receie a incompreensão de terceiros ou coisa que o valha, porque o seu compromisso não é com o mundo e, sim com a Verdade.

No exercício da psicografia, como em qualquer campo da mediunidade, o importante é a perseverança.

Certamente que você ainda não é um médium perfeito e talvez nem seja por agora o médium ideal, mas, com absoluta certeza, é o companheiro de que necessitamos para que possamos nos manifestar na exaltação da imortalidade.

Pára nós, você é muito importante.

Quanto possível, estude, alargando os horizontes da imaginação, porque assim os obstáculos entre nós diminuirão...

Nós também nos preparamos para trabalhar na mediunidade, porque, se cabe ao médium assimilar as nossas idéias, cabe a nós reflectir com precisão o pensamento das Esferas Superiores, de onde promana toda a luz.

Meu irmão médium psicógrafo, a inconsciência tem o seu lado positivo, sem dúvida;
no entanto é muito maior o saldo negativo, porquanto preferimos tê-lo como um instrumento ansioso por colaborar do que um "autómato" que nos cabe comandar...

Medite nisto.

E quando o lápis principiar a deslizar no papel, tenha a convicção de que estamos tutelando-lhe a tarefa, porque o Senhor determina que, onde uma voz se erga para, exaltar o Bem ou uma mão se movimente para colocá-lo em acção, aí estejamos em Seu nome.

Com o tempo, você acabará por observar que a renúncia e a abnegação, a disciplina e a dor, valeram a pena, porque você se transformou em pedra importante no edifício que ora se constrói na Terra, que é o Reino Celestial.

Odilon Fernandes

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Médiuns, mediunidade e mediunismo - Página 2 Empty Às Voltas com Espíritos

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Set 05, 2011 9:57 am

Não é necessário que alguém acredite na existência de entidades espirituais, para que elas actuem das formas mais diversas na vida das pessoas.

Não se faz indispensável que alguém seja espiritualista, a fim de estar às voltas com as acções de espíritos desencarnados nos caminhos humanos.

É importante lembrar que a humanidade terrena é composta por todos os espíritos que o criador a ela destinou, em razão da lei de afinidades, e os colocou sob a coordenação de Jesus, O Cristo.

Daí, não será difícil compreender que num mundo com tantas potencialidades, com tantos recursos a serem explorados, como é a terra, a grande massa dos espíritos a ele vinculados se acha desencarnada.

Há mais espíritos no plano espiritual do que reencarnados. Isto explica porque o número dos mortais cresceu tanto, através dos séculos.

Vivendo essa realidade de um mundo considerado em dois níveis gerais, o nível dos que estão no corpo físico e o dos que se encontram fora dele, não é
surpreendente a constatação de que ocorram influências recíprocas de um nível sobre o outro.

Imensa é a leva de desencarnados que procura contatar os encarnados, seja para ajudar, em qualquer coisa, seja para participar de qualquer tarefa, ou seja para perturbar, de qualquer forma.

Enorme é a massa de encarnados que deseja contactar os desencarnados, seja para pedir uma ajuda banal, seja para vingar-se de desafectos ou seja para rogar um socorro directo em casos complexos.

Há entidades espirituais que gostam somente de fazer o bem, de ajudar para o bem, de participar de qualquer esforço pelo bem.

No entanto, há outras inteiramente voltadas para o contrário, dando vazão as suas inclinações inferiores, ainda não devidamente transformadas.
Uma vez que você sabe disso, observe o tipo de sintonias, de contatos mentais que faz e que deseja fazer com os espíritos.

Analise os conteúdos dos seus pedidos dirigidos ao além e o teor das suas expectativas diante da vida, mantendo a certeza de que quaisquer que sejam suas buscas, alguma entidade espiritual a elas se associará.

As suas decisões quanto ao seu estilo de vida, as suas relações de afecto ou desafecto, ao rumo que dê as suas realizações na faixa da honestidade ou da desonestidade, funcionarão como tomadas ideais para a sua ligação com nobres mensageiros da luz ou com desafortunados agentes da sombra.

Busque a Jesus e una-se a Ele em tudo o que faça.
Viva com alegria interior, aprenda a enfrentar e superar problemas sem ódios, sem guardar mágoas de ninguém.

Solte-se.
Viva em clima de liberdade espiritual, por conservar o coração e a mente livres de vínculos com espíritos perturbadores.

Busque Jesus e tudo o que se refira ao bem, e esteja certo de usufruir a melhor assistência invisível, atraída por suas felizes predisposições morais.

Pense nisso!

Quando um familiar falece e volta ao mundo dos espíritos, não se torna melhor nem pior do que era quando no corpo físico.
Por essa razão, não o perturbe com pedidos que ele não pode ou não deve atender.

Confie sempre em Deus, Pai de todos nós, e a Ele dirija a sua prece ou o seu pedido.

Mas lembre-se de levar em conta que o Pai conhece nossas necessidades e sempre nos dá o que precisamos, que nem sempre é o que queremos.

Momento Espírita

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Médiuns, mediunidade e mediunismo - Página 2 Empty Carne e Sessão Mediúnica

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Set 06, 2011 9:03 am

Os amigos espirituais nos falam que é bom evitar carne vermelha nos dias de sessão mediúnica.

Dizem eles que:
- a carne dos mamíferos possui energia vital de densidade muito semelhante a nossa, o que leva a uma aderência maior desta energia ("fluido vital”) ao nosso campo de energia vital.

Vamos emitir uma hipótese como exercício de raciocínio, e não como [i]“verdade doutrinaria”.


1) Lembramos que o mamífero foi morto precocemente, portanto cheio de vida, ou seja, de energia vital em seus tecidos para uma encarnação de muitos anos ainda.
Sua carne, portanto, encontrava-se plena de energia vital ("fluido vital”).

Parte deste fluido vital permanece nos matadouros e costuma ser vampirizada pelos espíritos enfermos e desequilibrados que tenham o corpo astral (perispírito) muito denso.

Outra parte desta energia vital não sendo vampirizada, e não retornando a massa de energia do universo, como ocorre nas mortes naturais fica impregnando a carne.

2) AO INGERIRMOS A CARNE (nos referimos em especial aos mamíferos) há uma decomposição ou fragmentação de seus sub-componentes (aminoácidos etc)...() os quais serão absorvidos pelo nosso sangue.

A energia vital por sua vez é absorvida também se encaminhando para o nosso corpo vital (denominação de Kardec) ou corpo etéreo que é o campo de energia fixadora do perispírito ao corpo biológico.

Este corpo vital (corpo etéreo) ao absorver esta energia vital do mamífero torna-se mais denso mais "oleoso” dificultando o trânsito das energias do corpo biológico para o corpo espiritual (perispírito).

3) Esta dificuldade acarretaria:

3.1 maior dificuldade do desdobramento mediúnico.
3.2 maior dificuldade na captação de energias espirituais
3.3 maior dificuldade na doação de energias pelo passe.

3.4 maior dificuldade em receber o passe.
3.5 com o passar dos anos crescente dificuldade nos sentidos mencionados.

Conclusão 1:
- os mentores espirituais pedem para não comer carne vermelha nos dias de sessão por uma razão cientifica (ciência deles) e não por qualquer motivo piegas.

Conclusão 2:
- quando disse Jesus:
"atirai vossas redes ao mar.”
poderíamos entender, também, ser melhor nos alimentarmos de peixes, brincando, diríamos:
é claro o peixinho é tão limitado (burrinho), nem pineal desenvolvida tem, é quase como um sincício espiritual ou alma-grupo.

Não existe uma individualidade bem constituída em peixes como existe em mamíferos.
Portanto, o fluido vital dos peixes não tem a mesma característica dos animais superiores.

Seria quase como nos vegetais, onde um conjunto de mudas de grama são centenas de princípios espirituais que se fundem em um gramado sem individualidade.
(alma-grupo é uma denominação esotérica, mas o raciocínio é o mesmo nosso de espíritas).

A individualidade, conforme Jorge Andréa e outros autores encarnados e desencarnados, só se atinge em nível dos lacertídeos e os peixes, pela pineal quase inexistente, ainda não tem esta organização.

Dr Ricardo di Bernardi

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Médiuns, mediunidade e mediunismo - Página 2 Empty Começo Mediúnico

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Set 07, 2011 9:37 am

Se você deseja cooperar com os Bons Espíritos na Causa do Bem, não exija mediunidade espectacular.

Procure engajar-se numa equipe de criaturas dedicadas à compreensão e ao auxílio em favor do próximo.

Estude, agindo para colaborar com mais segurança.

Comece na certeza de que você precisa muito mais dos outros que os outros de você.

Não se queixe nem acuse a ninguém.

Se esse ou aquele companheiro lhe experimenta a humildade ou a paciência, ao invés de lamentar-se, agradeça a oportunidade de aprender e progredir.

Não olvide que você se encontra em actividade do Plano Espiritual, numa construção de paz e amor.

Para ser canal do bem, é preciso ajustar-se ao reservatórios do bem.

Os mensageiros da Bênção de Deus, para abençoarem por seu intermédio, esperam que você igualmente abençoe.

Quando você estiver trabalhando e auxiliando, entendendo que mediunidade com Jesus é serviço ao próximo, encontrará o seu próprio caminho e a sua própria orientação na intimidade dos Benfeitores Espirituais, compartilhando-lhes a paz e a alegria que decorrem do bem aos outros, que é e será o Bem de Todos para sempre.

André Luiz

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Médiuns, mediunidade e mediunismo - Página 2 Empty Como é uma Reunião Espírita

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Set 08, 2011 9:10 am

Os que desconhecem o Espiritismo, ficam a imaginar coisas e muitas vezes curiosos em saber como é uma reunião espírita.

Que força move os espíritas a ponto de produzir neles tanto entusiasmo pela religião?

Afinal, a religião não é apenas o compromisso de ir ao templo, ouvir os ensinos, colocar em prática e... tudo bem?


Meu amigo, a religião é muito mais que um mero compromisso com o templo.
A religião é o sentido de sintonia com Deus (e isto significa amor, confiança em sua Bondade, vivência solidária) para buscar recursos de viver com harmonia.

Harmonia consigo mesmo e com o próximo, para progredir, ficando ainda a compreensão do dever de auxiliar nossos companheiros de caminhada.
A religião interna independe de rótulo ou embalagem, pois significa o amor a Deus, ao próximo, como a si mesmo.

Desafio enorme, pois todos trazemos inúmeras mazelas internas, difíceis de serem vencidas.
Se assumirmos o carácter da religião que professamos, seremos homens de bem a serviço da paz humana.

Mas aí é que surgem as dificuldades.

A reunião espírita, trazendo os fundamentos do Espiritismo, visa ajudar na superação dessas dificuldades.

Mostrando ao homem de onde veio, para onde vai, o que faz na Terra, e explicando as razões do sofrimento, os porquês de tantas diferenças humanas, torna claro o entendimento da questão humana.

Os Centros Espíritas, inspirados na Doutrina Espírita, realizam inúmeras actividades e entre elas estão as reuniões que se classificam conforme a actividade a que se dedicam.

Vamos enumerar algumas:
a) De estudo doutrinário:
- São as mais importantes, pois visam estudar os ensinamentos dos livros da Codificação de Allan Kardec (pseudónimo de ilustre professor francês que organizou os ensinos dos espíritos e publicou O Livro dos Espíritos em 18/04/1857), onde todos os temas humanos podem ser estudados e debatidos à luz do Espiritismo.

É onde se estuda o Espiritismo e se compreende seus fundamentos.
São reuniões normalmente participativas, de diálogos e troca de ideias.

São reuniões empolgantes, pois permitem aprofundamento das questões sob diversos ângulos, tornando a reunião muito agradável.
Sendo muito dinâmicas, estão distantes da rotina ou da sonolência.
São franqueadas ao público.

b) Mediúnicas:
- São as reuniões de intercâmbio com os espíritos (que nada mais são que homens fora do corpo), para esclarecimento daqueles que se encontram perturbados ou em sofrimento e para estudo dos participantes.

Continua...
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Médiuns, mediunidade e mediunismo - Página 2 Empty Re: Médiuns, mediunidade e mediunismo

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Set 08, 2011 9:10 am

Continua...

São reuniões privativas, face ao carácter socorrista que apresentam, pedindo conhecimento e preparo dos participantes.
Mas ocorrem com a maior naturalidade, distantes de qualquer misticismo ou sensacionalismo.

c) Assistência espiritual:
- São as chamadas reuniões de passes.
Passes são transmissões de energias fortalecedoras para quem se encontra enfermo ou perturbado.

Os passes são facultativos, ou seja, recebe apenas quem quer, quem se sente necessitado desse recurso.

Mas os passes são recursos de superfície, paliativos, de socorro imediato, pedindo outras providências para casos mais graves.
Porém, ajudam muito.

d) De divulgação:
- São as palestras, eventos, encontros, debates.
Muito úteis, pois proporcionam grandes aprendizados.

Os espíritas estudam muito, continuamente.
Os livros espíritas trazem muito ensinamento e vislumbram horizontes de paz e felicidade, pelo conforto que trazem e pela clareza que traduzem.

Por isto, os espíritas estão sempre entusiasmados, pois aprendem muito.
E você sabe, quem lê, viaja.

Mas o bom mesmo é que todo este conforto e sabedoria que os livros trazem, estão perfeitamente embasados na lógica e no bom senso, sem ilusões, com permanente convite para a prática do bem.

Como recomenda o Evangelho de Jesus.
E ignoro se o leitor está informado, mas a Doutrina Espírita está totalmente alicerçada no Evangelho de Jesus.

Nada inventou, apenas trouxe novas revelações e visa ajudar o homem a ser mais feliz, sem combater outras crenças, que respeita profundamente, reconhecendo a importância de cada uma na vida humana.

O Espiritismo veio para aqueles que estão insatisfeitos com suas crenças e buscam respostas para seus questionamentos íntimos.

Conheça o Espiritismo, mesmo que seja a título de cultura geral, pois o Espiritismo deixa a você a liberdade de opção em aceitá-lo ou rejeitá-los, jamais obrigando alguém a segui-lo.

Orson Carrara

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Médiuns, mediunidade e mediunismo - Página 2 Empty Considerando a Obsessão

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Set 09, 2011 9:37 am

Com etiologia muito complexa, a alienação por obsessão continua sendo um dos mais terríveis flagícios para a Humanidade.

Não significando a morte o fim da vida, antes o inicio de nova expressão de comportamento, em que o ser eterno retorna ao Mundo Espiritual donde veio, a desencarnação liberta a consciência que jazia agrilhoada aos liames carnais, ora desarticulando, ora ampliando as percepções que melhor se fixaram nos painéis da mente, fazendo que o ser, agora livre do corpo físico, se revincule ou não aos sítios, pessoas ou aspirações que sustentou durante a vilegiatura carnal.

O amor, por constituir alta aspiração do Espírito, mantém-no em comunhão com os objectivos superiores que lhe representam sustento e estímulo, na marcha do progresso.

Assim, também, o ódio e todo o seu séqüito de paixões decorrentes do egoísmo e do orgulho, reatam os que romperam os grilhões da carne àqueles que foram motivo das suas aflições e angústias, especialmente se se permitiram guardar as ideias e reacções negativas equivalentes.

Subtilmente a princípio, em delicado processo de hipnose, a ideia obsidente penetra a mente do futuro hóspede que, desguardado das reservas morais necessárias à manutenção de superior padrão vibratório, começa a dar guarida ao pensamento infeliz, incorporando-o às próprias concepções e traumas que vêm do passado, através de cujo comportamento cede lugar à manifestação ingrata e dominadora da alienação obsessiva.

Vezes outras, através do processo da agressividade violenta, com que a indução obsessiva desorganiza os registos mentais da alma encarnada, produz-se o doloroso e lamentável domínio que se trans­forma em subjugação de longo curso.

Noutras oportunidades, inspirando sentimentos nefastos, latentes ou não no paciente desavisado, os desencarnados em desdita nele instalam o seu baixo teor vibratório, logrando produzir variadas distonias psíquicas e emocionais, que o atormentam e desgovernam, graças à inditosa dependência em que passa a exaurir-se, a expensas da vontade escravizante do hóspede que o encarcera e aflige...

Pululam por toda parte os vinculados gravemente às Entidades perturbadoras do Mundo Espiritual inferior.

Obsidiados, desse modo, sim, somos quase todos nós, em demorado trânsito pelas faixas das fixações tormentosas do passado, donde vimos para as sintonias superiores que buscamos.

Muito maior, portanto, do que se supõe, é o número dos que padecem de obsessões, na Terra.

Lamentavelmente, esse grande flagelo espiritual que se abate sobre os homens, e não apenas sobre eles, já que existem problemas obsessivos de várias expressões, como os de um encarnado sobre outro, de um desencarnado sobre outro, de um encarnado sobre um desencarnado e, genericamente, deste sobre aquele, não tem merecido dos cientistas nem dos religiosos o cuidado, o estudo, o tratamento que exige.

Antes, vinculados a preconceitos injustificáveis, os cientistas e religiosos se entregavam à indiferença, quando não à perseguição sistemática aos portadores de obsessões, acreditando que, ao destruírem as vítimas de tão grave enfermidade, aniquilavam a ignorada causa do problema...

Continua...
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Médiuns, mediunidade e mediunismo - Página 2 Empty Re: Médiuns, mediunidade e mediunismo

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Set 09, 2011 9:38 am

Continua...

Aliás, ainda hoje, a situação é idêntica, variando apenas, na forma de encarar a questão.

Mesmo as modernas Ciências, que se preocupam em conhecer profundamente a psique humana, colocam, a priori, os problemas obsessivos à margem, situando-os em posições muito simplistas, já que os seus pesquisadores se encontram atados a raciocínios e conclusões de fisiologistas e psicólogos do século passado, que se diziam livres de qualquer vinculação com a alma...

Repontam, é verdade, aqui e ali, esforços individuais, tentando formular respostas claras e objectivas às tormentosas interrogações da afligente quão severa problemática, logrando admitir a possibilidade da interferência da mente desencarnada sobre o deambulante do escafandro orgânico.

Terapêutica salutar, porém, para a magna questão, é a Doutrina Espírita.

Não apenas como profilaxia, mas, ainda, como terapêutica eficiente, por assentar as suas lições e postulados nos sublimes ensinamentos de Jesus-Cristo, com toda a justiça cognominado “O Senhor dos Espíritos”, graças à sua ascendência, várias vezes demonstrada, ante as Entidades ignorantes, perturbadoras e obsessoras.

A Allan Kardec, o ínclito Codificador do Espiritismo, coube a tarefa de aprofundar sondas e bisturis no organismo e na etiologia das alienações por obsessão, projectando luz, meridiana sobre a intricada enfermidade da alma.

Kardec não somente estudou a problemática obsessiva, como também ofereceu medidas profiláticas e terapêutica salutar, firmado na informação dos Espíritos Superiores, na vivência com os obsidiados, como pela observação profunda e meticulosa com que elaborou verdadeiros tratados de Higiene Mental, que são as obras do Pentateuco Espírita, esse incomparável monólito de luz, que inaugurou era nova para a Ciência, para a Filosofia, tornando-se o Espiritismo a Religião do homem integral, da criatura ansiosa por religação com o seu Criador.

Diante de qualquer expressão em que se apresentem as alienações por obsessão ou em que se manifestem suas sequelas, mergulhemos a mente e o coração no organismo da Doutrina Espírita, e, procurando auxiliar o paciente encarnado a desfazer-se do jugo constrangedor, não olvidemos o paciente desencarna­do, igualmente infeliz, momentaneamente transformado em perseguidor ignorante, embora se dizendo cons­ciente, mas sofrendo, de alguma forma, pungentes dores morais.

Concitemos o encarnado à reformulação de ideias e hábitos, à oração e ao serviço, porquanto, através do exercício da caridade, conseguirá, sensibilizar o temporário algoz, que o libertará, ou granjeará títulos de enobrecimento, armando-se de amor e equilíbrio para prosseguir em paz, jornada a fora.

... E em qualquer circunstância procuremos em Jesus, Mestre e Guia de todos nós, o amparo e a protecção, entregando-nos a Ele através da prece e da acção edificante, porque somente por meio do amor o homem será salvo, já que o amor é a alma da caridade.

Obsessões e obsidiados são as grandes chagas morais dos tumultuados dias da actualidade.

Todavia, a Doutrina Espírita, trazendo de volta a mensagem do Senhor, em espírito e verdade, é o portal de luz por onde todos transitaremos no rumo da felicidade real que nos aguarda, quando desejemos alcançá-la.

Manoel Philomeno de Miranda

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Médiuns, mediunidade e mediunismo - Página 2 Empty Controles Bem Seguros

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Set 10, 2011 10:00 am

Sabemos todos, pelo estudo da Escala Espírita, apresentada por Kardec em O Livro dos Espíritos (questão 100), que os espíritos pertencem a diferentes estágios de moralidade e intelecto, estágios estes alcançados pelo próprio esforço e pela força do progresso que é lei para todos.

O entendimento prévio da importante classificação apresentada pelo Codificador evita possíveis decepções quanto às manifestações, fenómenos e pseudo-orientações apresentadas no intercâmbio com os encarnados.

Uma vez sabedores dessas diferenças, estaremos prevenidos contra tentativas de mistificação e fraude por eles arquitectadas.
E igualmente estaremos portando um bom nível de discernimento na recepção de orientações que surjam através de médiuns.

Na Revista Espírita, de julho de 1859, no Pronunciamento do Encerramento do ano social 1858-1859, feito por Kardec na Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, dentre os vários assuntos focados, destacamos trecho de máxima importância para nossas reflexões:
“(...) saibam, pois, que tomamos toda opinião manifestada por um Espírito por uma opinião individual;
que não a aceitamos senão depois de tê-la submetido ao controle da lógica e dos meios de investigação que a própria ciência espírita nos fornece, meios que todos vós conheceis.
(...)”.

Observemos a curiosa observação de Kardec:
- “controle da lógica e dos meios de investigação que a própria ciência espírita nos fornece”.

A lógica sugere e solicita que tudo que venhamos receber dos espíritos, por via mediúnica, seja submetido à avaliação do raciocínio, do bom senso.
Se fugir disso, que seja rejeitado.

Como orienta Erasto:
“(...) Na dúvida, abstém-te, diz um dos vossos velhos provérbios.
Não admitais, portanto, senão o que seja, aos vossos olhos, de manifesta evidência.

Desde que uma opinião nova venha a ser expandida, por pouco que vos pareça duvidosa, fazei-a passar pelo crisol da razão e da lógica e rejeitai desassombradamente o que a razão e o bom-senso reprovarem.
Melhor é repelir dez verdades do que admitir uma única falsidade, uma só teoria errónea.
(...)
(capítulo XX, item 230 de O Livro dos Médiuns).

Sob o ponto de vista da investigação, eis aí um critério que qualquer estudioso espírita pode efectuar com tranquilidade:
basta observar atentamente o que ocorre à nossa volta ou venha dos espíritos.

A investigação, sugerida pela Ciência Espírita, é exactamente submeter todos os fenómenos e ocorrências mediúnicas (e até mesmo anímicas, acrescentamos) ao critério dos fundamentos e princípios apresentados pelo Espiritismo.

Continua...
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Médiuns, mediunidade e mediunismo - Página 2 Empty Re: Médiuns, mediunidade e mediunismo

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Set 10, 2011 10:01 am

Continua...

Estão coerentes?
Ferem os fundamentos doutrinários?


Sem esquecer que, simultaneamente, podemos também efectuar pesquisa, através de anotações, acompanhamentos e métodos de experimentação.

São, pois, controles bem seguros:
controle da lógica e investigação dos factos.
Estes são a comprovação daquilo que se pesquisa ou se busca.

A lógica, por sua vez, coloca frente a frente o facto com a referência que o raciocínio oferece, sempre como fruto da observação, da experiência e da própria história e fundamentação dos reais fenómenos das manifestações dos espíritos.

Apoiados nestes dois critérios, não há o que temer, desde que nos desarmemos da negação simplesmente por negação, das implicâncias e preferências de ordem pessoal e nos coloquemos no neutro terreno de quem quer conhecer e aprender, descobrir e investigar pelo prazer de aprimorar o conhecimento.

A propósito da publicação desta abordagem na edição comemorativa do centenário deste mensário, é oportuno recordar que Cairbar Schutel – seu fundador –, publicou o livro Médiuns e Mediunidades, justamente estudando a questão mediúnica e com embasamento em O Livro dos Médiuns, de Allan Kardec.

Na Exposição Preliminar, Cairbar declara:
[(...) em vez de ser uma explanação, com larga dissertação de O Livro dos Médiuns, esta obra é dele um resumo.

(...) O Espiritismo, exposto aos leitores em síntese, tal como o fazemos, proporciona duas vantagens bem nítidas:
primeira, a de dar àqueles que nos lêem a expressão nítida, clara, racional da sua doutrina, que abrange as esferas religiosa, filosófica e científica;

segunda, a de guiá-los a mais altos empreendimentos, infundindo-lhes nas almas o desejo de aprofundar a Revelação nova, que veio iniciar uma nova era no progresso dos povos.

Tal é nosso intuito ao lançar à publicidade este livrinho, em cujas páginas, estamos certos, os leitores encontrarão alguma coisa de proveito (...)”.

Matéria publicada originariamente no jornal O Clarim, edição de agosto de 2005.

Orson Carrara

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Médiuns, mediunidade e mediunismo - Página 2 Empty LEMBRETES PARA MÉDIUNS

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Set 11, 2011 9:52 pm

“LEMBRETES PARA MÉDIUNS QUE PARTICIPAM DE REUNIÕES DE DESOBSESSÃO OU DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA (DESENVOLVIMENTO)”

01- Leitura evangélica desde a véspera da reunião;
02- Orar ao seu protector espiritual, a fim de obter melhor resultado no desempenho de sua incumbência;
03- A concentração atrai o comunicante; a oração e a vigilância protege o médium contra as investidas dos perturbadores;
04- Assistir, pelo menos, a uma reunião pública por semana;
05- Formar ambiente calmo em casa ou no local da sua profissão;
06- Evitar desgastes físicos, emocionais/psíquicos;
07- Alimentação discreta, duas horas antes do compromisso;
08- Transferir para outro dia que não seja o da reunião, visitas a hospitais, presídios, ambientes poluídos;
09- Apresentar-se assiduamente à reunião, sem atraso de horário, com vestuário simples, limpo;
10- Ir para a mesa sem pulseiras, brincos, relógio;
11- Ocupar sempre o mesmo lugar;
12- Tomar parte em reunião mediúnica somente em uma Instituição.
O tratamento que foi programado poderá sofrer prejuízo com a dualidade vibratória;
13- Precaver-se contra a inveja, o ciúme, a maledicência;
14- Não fazer comentários fora da reunião com o que nela ocorreu;
15- Abolir definitivamente o fumo, o álcool, extravagancias ou excessos de qualquer natureza;
16- Cochichos, bilhetes, olhares, quebram a harmonia vibracional na sala;
17- Identificar o espírito comunicante pela sua manifestação; linguagem, atitudes, fluídos, impressões;
18- Havendo necessidade, tomar passe para afastar resíduos, mentalizações deixadas pelo comunicante;
19- Não debruçar a cabeça sobre os braços, quando à mesa.
Essa posição facilita a hipnose por parte do obsessor;
20- Controlar a manifestação do comunicante, evitando palavrões, batidas, gestos agressivos;
21- Na reunião de desobsessão, não permitir a presença do obsedado em tratamento, nem pessoas estranhas ao trabalho;
22- Não permitir mais de duas, excepcionalmente três manifestações para cada médium, evitando assim o desgaste fluídico que prejudica o rendimento do trabalho;
23- Os participantes de reuniões mediúnicas, devem tomar passe antes do tratamento;
24- O médium à mesa não deve intervir na manifestação do seu companheiro ao lado, limitando-se a orar, sem tocá-lo e sem lhe dirigir a palavra, que é da competência do doutrinador;
25- Preparar-se cristãmente antes de dormir para participar objectivamente dos trabalhos que se realizam no mundo espiritual, durante o sono;
26- Quando o obsessor afastar-se do médium, interrompendo a manifestação, o doutrinador deverá fazê-lo voltar para que sinta que a sua vontade não prevalece;
27- O atendimento ao médium e aos espíritos sofredores, por parte dos dirigentes desencarnados da reunião, dá-se antes e também depois da sua finalização;
28- Quando um espírito mistifica, a culpa não é do médium, salvo quando este dela participa.
O mistificador deve ter a oportunidade de receber a doutrinação com esclarecimento e caridade, sendo desmascarado nos seus propósitos;
29- A médium nos últimos meses de gravidez, não deve sentar-se à mesa para receber manifestações de sofredores;
30- O doutrinador não deve sair do seu lugar para atender eventuais casos, cabendo-lhe indicar um passista para a solução;
31- Os obsessores visam, de preferência, o baço nos homens e o útero nas mulheres. São partes muito sensíveis;
32- “É melhor repelir 10 verdades do que admitir uma falsidade”.

Referente ao nº 30, sabe-se de trabalhos mediúnicos, com a mesa formada por médium, doutrinador, médium, sempre alternadamente, todos eles subordinados à orientação do dirigente do trabalho.

Nestas condições, cada doutrinador atenderá o seu companheiro do lado, dando-lhe a assistência de que ele necessite.

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Médiuns, mediunidade e mediunismo - Página 2 Empty Obsessão e Pineal

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Set 12, 2011 10:36 pm

Código Internacional de Doenças (OMS) inclui influência dos Espíritos.

Dr. Sérgio Felipe de Oliveira com a palavra:

Ouvir vozes e ver espíritos não é motivo para tomar remédio de faixa preta pelo resto da vida...

Até que enfim as mentes materialistas estão se abrindo para a Nova Era;
para aqueles que queiram acordar, boa viagem, para os que preferem ainda não mudar de opinião, boa viagem também...

Uma nova postura da medicina frente aos desafios da espiritualidade.

Vejam que interessante a palestra sobre a glândula pineal do Dr. Sérgio Felipe de Oliveira, médico psiquiatra que coordena a cadeira de Medicina e Espiritualidade na USP:
A obsessão espiritual como doença_da_alma, já é reconhecida pela Medicina.

Em artigos anteriores, escrevi que a obsessão espiritual, na qualidade de doença da alma, ainda não era catalogada nos compêndios da Medicina, por esta se estruturar numa visão cartesiana, puramente organicista do Ser e, com isso, não levava em consideração a existência da alma, do espírito.

No entanto, quero rectificar, actualizar os leitores de meus artigos com essa informação, pois desde 1998, a Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu o bem-estar espiritual como uma das definições de saúde, ao lado do aspecto físico, mental e social.

Antes, a OMS definia saúde como o estado de completo bem-estar biológico, psicológico e social do indivíduo e desconsiderava o bem estar espiritual, isto é, o sofrimento da alma;
tinha, portanto, uma visão reducionista, organicista da natureza humana, não a vendo em sua totalidade:
mente, corpo e espírito.

Mas, após a data mencionada acima, ela passou a definir saúde como o estado de completo bem-estar do ser humano integral:
biológico, psicológico e espiritual.

Desta forma, a obsessão espiritual oficialmente passou a ser conhecida na Medicina como possessão e estado_de_transe, que é um item do CID - Código Internacional de Doenças - que permite o diagnóstico da interferência espiritual Obsessora.

O CID 10, item F.44.3 - define estado de transe e possessão como a perda transitória da identidade com manutenção de consciência do meio-ambiente, fazendo a distinção entre os normais, ou seja, os que acontecem por incorporação ou actuação dos espíritos, dos que são patológicos, provocados por doença.

Os casos, por exemplo, em que a pessoa entra em transe durante os cultos religiosos e sessões mediúnicas não são considerados doença.

Neste aspecto, a alucinação é um sintoma que pode surgir tanto nos transtornos mentais psiquiátricos - nesse caso, seria uma doença, um transtorno dissociativo psicótico ou o que popularmente se chama de loucura bem como na interferência de um ser desencarnado, a Obsessão espiritual..

Portanto, a Psiquiatria já faz a distinção entre o estado de transe normal e o dos psicóticos que seriam anormais ou doentios.

O manual de estatística de desordens mentais da Associação Americana de Psiquiatria - DSM IV - alerta que o médico deve tomar cuidado para não diagnosticar de forma equivocada como alucinação ou psicose, casos de pessoas de determinadas comunidades religiosas que dizem ver ou ouvir espíritos de pessoas mortas, porque isso pode não significar uma alucinação ou loucura.

Na Faculdade de Medicina DA USP, o Dr. Sérgio Felipe de Oliveira, médico, que coordena a cadeira (hoje obrigatória) de Medicina e Espiritualidade.

Na Psicologia, Carl Gustav Jung, discípulo de Freud, estudou o caso de uma médium que recebia espíritos por incorporação nas sessões espíritas.

Continua...
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Mensagem  Ave sem Ninho Seg Set 12, 2011 10:37 pm

Continua...

Na prática, embora o Código Internacional de Doenças (CID) seja conhecido no mundo todo, lamentavelmente o que se percebe ainda é muitos médicos rotularem todas as pessoas que dizem ouvir vozes ou ver espíritos como psicóticas e tratam-nas com medicamentos pesados pelo resto de suas vidas.

Em minha prática clínica (também praticada por Ian Stevenson), a grande maioria dos pacientes, rotulados pelos psiquiatras de "psicóticos" por ouvirem vozes (clariaudiência) ou verem espíritos (clarividência), na verdade, são médiuns com desequilíbrio mediúnico e não com um desequilíbrio mental, psiquiátrico.
(Muitos desses pacientes poderiam se curar a partir do momento que tivermos uma Medicina que leva em consideração o Ser Integral).

Portanto, a obsessão espiritual como uma enfermidade da alma, merece ser estudada de forma séria e aprofundada para que possamos melhorar a qualidade de vida do enfermo.

Texto de Osvaldo Shimoda

Colaboração de CEECAL - Centro de Estudos Espírita Caminho da Luz.

Sérgio Felipe de Oliveira é um psiquiatra brasileiro, doutor em Neurociências, mestre em Ciências pela USP (Universidade de São Paulo) e destacado pesquisador na área da Psicobiofísica.

A sua pesquisa reúne conceitos de Psicologia, de Física, de Biologia e de Espiritismo.

Desenvolve estudos sobre a glândula pineal, estabelecendo relações com actividades psíquicas e recepção de sinais do mundo espiritual por meio de ondas electromagnéticas. Realiza um trabalho junto à Associação Médico-Espírita de São Paulo AMESP e possui a clínica Pineal Mind, onde faz seus atendimentos e aplica suas pesquisas.

Segundo o mesmo, a pineal forma os cristais de apatite que, em indivíduos adultos, facilita a captura do campo magnético que chega e repele outros cristais.

Esses cristais são apontados através de exames de tomografia em pacientes com facilidade no fenómeno da incorporação.
Já em outros pacientes, em que os exames não apontam tais cristais, foi observado que o desdobramento fora facilmente apontado.

Segundo a revista Espiritismo & Ciência,[1] "o mistério não é recente.
Há mais de dois mil anos, a glândula pineal é tida como a sede da alma.

Para os praticantes da ioga, a pineal é o ajna chakra, ou o “terceiro olho”, que leva ao auto-conhecimento.
O filósofo e matemático francês René Descartes, em Carta a Mersenne, de 1640, afirma que “existiria no cérebro uma glândula que seria o local onde a alma se fixaria mais intensamente”.

Sérgio Felipe de Oliveira tem feito palestras sobre o tema em várias universidades do Brasil e do exterior, inclusive na Universidade de Londres.
Numa apresentação na Universidade de Caxias do Sul, o pesquisador afirmou ter recebido vários estímulos para estudar a glândula pineal quando ainda estava concentrado em pesquisas na área de física e matemática.

Um desses estímulos foi uma visão em que lhe apareceu o professor Zerbini, renomado médico cardiologista e pioneiro dos transplantes de coração no Brasil.

Zerbini, a quem Sérgio teria substituído em seus dois últimos compromissos académicos, sugeriu a Sérgio insistentemente (durante a visão) que estudasse a glândula pineal, conforme o relato do pesquisador.

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