LUZ ESPÍRITA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis - Página 3 Empty Re: Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Dez 17, 2023 11:28 am

27 - ORAÇÕES SOLICITADAS
Remanescendo do atavismo das preces pagas, generaliza-se o hábito das orações encomendadas.
Graças à comodidade de transferir os deveres para o próximo e remunerá-lo, no mundo social, muitos religiosos aplicaram o mesmo método para as actividades da fé.
Estabeleceram cultos e cerimónias, sacramentos e rituais, com objectivos salvacionistas que podem ser alcançados mediante pagamento monetário, assim eximindo o fiel do saudável esforço moral e espiritual de sintonizar com as forças geradoras da vida.
Tal conduta, reprochável sob todos os aspectos considerada, gera o profissionalismo religioso e a indiferença pessoal aos conteúdos doutrinários, devendo ser eliminada dos comportamentos que assumem todos aqueles que se deixam tocar pelos postulados da Doutrina Espírita.
Escusam-se, alguns desses indivíduos que encomendam orações a benefício pessoal, que a sua atitude se justifica, por encontrarem-se aturdidos, sem a necessária lucidez, incapazes de concentrarem-se, padecendo inúmeros tormentos íntimos... Não obstante esses fenómenos psicológicos serem impeditivos à oração enriquecida de unção e bem sintonizada, a função da prece é produzir a harmonia, a claridade mental, a fixação das ideias felizes...
Transferindo para outrem o salutar recurso, embora recebam as vibrações que decorrem da intercessão, a assimilação da energia saudável faz-se muito difícil pela falta de permeabilidade psíquica, em razão do desalinho íntimo, que reage contra a mesma, bloqueando-lhe a captação ou eliminando-a por preponderância da irradiação de dentro para fora das ondas de pessimismo, de perturbação, de negatividade...
Assim, quem ora eleva-se a Deus e penetra-se de bênçãos, qual ocorre àquele que colhe flores perfumadas...
Indispensável disciplinar a mente, quando as circunstâncias são adversas, a fim de encontrar os requisitos favoráveis à sintonia com o Bem, logrando a comunhão pela prece.
Transferir a oportunidade, para que outrem a frua, é negar-se à conquista do equilíbrio emocional e da plenitude espiritual.
A transferência das orações por encomenda, para outros as realizarem, conspira em detrimento da responsabilidade e dos deveres que cumpre a todos realizar, a benefício próprio.
Orar é banhar-se de claridade, colocando-se em sintonia com as chuvas de energias restauradoras.
Quem ora enternece-se e vitaliza.
- **** -
Jesus recomendou que orássemos uns pelos outros, num convite à solidariedade fraternal, a fim de que nos ajudemos através das ondas mentais da comunhão com Deus.
Isso, porém, não cria a classe dos intercessores que induzem os necessitados à desistência do esforço pessoal.
Quando a dor se apresenta sob qualquer forma, a oração é o veículo mais eficaz para suportá-la e superá-la.
Ademais, ela cria um campo de paz, no qual a alma se fortalece e se inspira, melhor identificando os recursos próprios para fomentar a alegria e o bem-estar.
Igualmente, quando o sucesso e os resultados felizes se apresentam, a oração de louvor, como de gratidão exterioriza o júbilo e prolonga a sensação de felicidade, por manter intercâmbio de energias, entre aquele que se expande em emoção superior e o Dínamo Irradiador de forças plenificadoras.
Não te escuses de interceder pelo teu próximo através da oração. Todavia, não estimules as encomendas de preces; por essa medida, os demais se sentem desobrigados de fazê-lo.
Ora, desse modo, ajudando àquele que sofre; no entanto, encoraja-o a sair do emaranhado de problemas psíquicos, e orando, ele próprio restaurar-se-á.
Quando orares por alguém, envolve-o em ternura e envia-lhe pensamentos de bem-estar, participando emocionalmente da vibração que lhe destines. Evita a repetição de palavras sem participação pessoal, a expressão maquinal, sem a onda do amor que ajuda.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis - Página 3 Empty Re: Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Dez 17, 2023 11:28 am

Ao orares, abre-te a Deus e doa-te de coração e de alma. Sentirás as dúlcidas respostas impregnando-te de forças-luz que vitalizarão por largo período.
- **** -
Jesus ensinou-nos pelo exemplo como se deve orar e por que se deve fazê-lo.
Sempre esteve buscando o Pai mediante a oração, que não transferiu para ninguém.
No Tabor ou no Getsémani, a Sua oração-entrega foi total, transfigurando-se no primeiro monte e fortalecendo-se, no segundo, para o holocausto.
Ante as encomendas de preces, orienta os desavisados e convoca-os ao exercício de auto-iluminação, porém intercede por eles, sem que esse acto se torne rotina que te impeça de sintonizar com Deus e ser feliz.
- **** -- **** -
É inevitável o processo da evolução.
Mergulhado no rio do progresso, o Espírito conquista, braçada a braçada, as distâncias que o separam do porto da perfeição relativa que lhe está reservado.
A esforço, conquista recursos externos e conquista-se, lapidando arestas, depurando-se de mazelas, aprimorando-se intimamente.
Contempla os altiplanos e deslumbra-se ante a possibilidade de alcançá-los, não medindo os esforços que investe para consegui-los.
Os limites e as dificuldades iniciais são transformados em experiências úteis para futuros empreendimentos mais significativos.
Ao descobrir a finalidade da vida - ser feliz sem restrição —, o ser emerge da pequenez na qual se encontra e vence todos os obstáculos, qual plântula tenra que rompe a casca da semente onde se enclausura, e ruma na direcção do sol que a vitaliza.
Esse tropismo Divino alça-o ao objectivo e fortalece-o nas diferentes etapas do crescimento, até o momento da plenificação anelada.
Não importam quais sejam os mecanismos da evolução.
O essencial é consegui-la.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis - Página 3 Empty Re: Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Dez 17, 2023 11:29 am

28 - MECANISMOS DA EVOLUÇÃO
As conjunturas difíceis que vives fazem parte do processo evolutivo de todas as criaturas. Enfermidades, incompreensões, problemas do lar, limites orgânicos, dificuldades económicas, são os mecanismos de que se utilizam as Leis Soberanas para estimular-te ao avanço, à conquista de mais elevados pisos.
Mesmo os triunfos aparentes, a fama transitória, a saúde, a tranquilidade doméstica tornam-se, às vezes, motivo de aflição.
Milton, o grande poeta inglês, afirmava que: "a fama é a espora que eleva o Espírito iluminado, a fim de que ele mais se desdobre e mais trabalhe, e quando, finalmente, pense em gozá-la, as Fúrias cindem o seu êxito e a vida fragilmente tecida".
O brilho da fama é visitado constantemente pela treva da inveja, que a tenta empanar ou mesmo apagá-la, levando a calúnia a tiracolo para o empreendimento nefasto.
As pessoas que aparentam felicidade e transitam no carro do triunfo, também experimentam dores e sofrem ansiedades, depressões.
Não te iludas com a vã esperança de lograres felicidade sem esforço e paz sem lágrimas.
A Terra é a escola dos aprendizes em fase de imperfeição e ignorância.
Alguns, bem-intencionados, esforçando-se; outros, preguiçosos, criando embaraços para o próximo e para eles mesmos; diversos, distraídos, e atrasados; raros, com aproveitamento louvável, mesmo assim vivendo as condições e peripécias da sua humanidade.
Também és estudante algo negligente, equivocando-te, envolvendo-te em pugnas mesquinhas, gerando animosidade, perdendo tempo útil.
- **** -
Gandhi afirmava que: "se me não matarem, terei fracassado na campanha da não-violência."
Raros os apóstolos do Bem que não sofreram a perseguição dos próprios correligionários, transformados em competidores e difamadores cruéis.
Muitas vezes, o amigo solidário de agora se transmuda em adversário de mais tarde.
Não foram os inimigos que atraiçoaram e negaram
Jesus; mas, Seus amigos invigilantes.
- **** -
A ti cabe a honrosa tarefa de enfrentar os problemas e solucioná-los; de trabalhar a enfermidade e recuperar a saúde; de lutar e adquirir a paz íntima em qualquer situação a que te vejas conduzido.
No desequilíbrio que predomina em toda parte, sê tu quem permanece com serenidade.
No vozerio das acusações, seja o teu silêncio a forma de defesa.
Na urdidura de qualquer mal, a tua se torne a presença do bem.
- **** -
Nunca abandones a trilha da fé, nem te apartes dos deveres sacrificiais, porque sofres ou defrontas dificuldades.
Facilidade, improvisação, sorte, são expressões que não existem no dicionário dos Códigos Divinos. Tudo são conquistas arduamente conseguidas.
Fiel ao ideal que abraças e à vida que te exorna a marcha, não temas, não recues e não te desesperes.
A felicidade virá e permanecerá contigo a partir do momento próprio.
- **** -- **** -
A ilusão é responsável por inúmeros sofrimentos.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis - Página 3 Empty Re: Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Dez 17, 2023 11:29 am

Valorizando, excessivamente, os bens transitórios e apegando-se em demasia aos interesses materiais —paixões sensuais, valores amoedados, propriedades, juventude, saúde orgânica, entre outros —, o indivíduo teme vê-los desaparecer, transformar-se ou gerar conflitos, no entanto deixando-os todos, um dia, mediante o fenómeno biológico da morte.
Acreditando que esses empréstimos da vida — os valores físicos — são perenes, o que lhe constitui uma ilusão, quando defrontado ou dominado pela realidade, desarmoniza-se, padece dores, desespera-se.
A sobrevivência da vida à morte é a única e legítima expressão da existência humana.
Preparar-se para essa luminosa experiência inevitável, treinando o desapego e a solidariedade fraternal, é uma forma eficaz de diluir a ilusão, evitando perdas e sofrimentos futuros.
Somente, porém, sobrevive livre aquele que aprendeu no corpo a desatar-se das amarras das paixões enganadoras, nas quais em algum momento tentaram aprisioná-lo.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis - Página 3 Empty Re: Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Dez 17, 2023 11:29 am

29 - SOBREVIVÊNCIA E LIBERTAÇÃO
Os cristãos primitivos, convencidos da sobrevivência do espírito aos despojos materiais, enfrentavam a morte cantando hinos de alegria.
No corpo, consideravam-se encarcerados, anelando pela liberdade.
Na limitação orgânica, sentiam-se em área estreita e sombria, desejando a luminosidade do amanhecer eterno.
Sob a constrição da matéria, experimentavam cativeiro perturbador e, por isso mesmo, esforçavam-se para alcançar a libertação.
Para esses cometimentos, desenvolviam os sentimentos nobres, refundiam a esperança no futuro, guardavam as reflexões em torno do amor eterno, nunca se detendo a considerar o trânsito carnal como realidade plenificadora.
Viviam as experiências terrenas com lucidez, preservando a certeza de que, por mais se alongassem, paralisariam na interrupção do corpo através da morte, a fim de as prosseguirem noutra dimensão imperecível, compensadora.
Em face dessa convicção, jamais se atemorizavam diante da própria morte, como da dos seres amados.
Fixando a mente e os ideais na sobrevivência, viviam no mundo como alunos numa escola, como hóspedes e não como residentes fixos, aguardando que o fluxo da vida mudasse de direcção...
Martirizados ou perseguidos, recebiam a penalidade como forma de sublimação e de mais fácil ascensão à glória imortal.
O infortúnio do exílio, a separação dos bens e da família, embora os fizessem sofrer, não os desesperavam, por confiarem no reencontro futuro e na conquista de mais valiosos tesouros de paz e auto-realização.
O Cristianismo é doutrina de imortalidade que exalta a sobrevivência do ser, estruturado na Ressurreição de Jesus, o momento glorioso do Seu ministério ímpar.
- **** -
A Idade Média, porém, com as suas superstições e fanatismos, envolveu a morte em terríveis sombras, vestindo-a de pavor e de exóticas formulações.
Exéquias demoradas, tecidos negros e roxos, ritos soturnos, cantochões deprimentes, carpideiras profissionais, cerimónias macabras, davam a impressão de horror e desalento em referência à morte.
Descambando para comportamentos monetários e realizações negociáveis, o espectáculo mortuário fez-se aparvalhantes pela forma, desvirtuando o conteúdo da realidade imortalista...
O conhecimento da sobrevivência brinda a certeza em torno da continuação da vida depois do decesso carnal, e a morte passa a ser recebida com serenidade, com alegria.
À medida que os fatos confirmam a indestrutibilidade da vida, morrer deixa de ser tragédia, transformando-se em mecanismo que facilita o renascimento em outra esfera, no mundo espiritual.
A sobrevivência é o coroamento da existência física, que se transforma através do fenómeno biológico da morte.
- **** -
Viva cada ser com elevação e desprendimento, treinando a libertação e, adaptando-se mentalmente, aguarde a hora feliz do retorno à pátria de onde veio para breve aprendizagem terrestre.
Deve recear a morte quem se encarcera nas paixões inferiores, aquele que se escraviza nos apetites insaciáveis, o ser que se agarra às manifestações do corpo transitório.
- **** -
Passadas as angústias da saudade, diminuídas as amarguras da aparente solidão, o reencontro com os seres queridos, sobrevivendo à forma orgânica, constituirá o verdadeiro prémio à confiança em Deus e à entrega ao Bem.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis - Página 3 Empty Re: Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Dez 17, 2023 11:29 am

Guarda-te nessa confiança do reencontro com os teus familiares queridos e trabalha por ele, qual agricultor que vê a semente morrer hoje, a fim de acompanhar a planta exuberante, as flores desabrochando e os frutos saborosos que colherá mais tarde.
A sobrevivência é luz brilhante no fim do túnel, atraindo-te, fascinante.
Segue na sua direcção com tranquilidade e nunca temas a morte.
- **** -- **** -
Jesus é o Filho bem-amado de Deus.
Na Sua vida se cumpriram todas as profecias antigas, abrindo campo de luz para as realizações futuras.
O Seu ministério de amor foi um traço de união permanente entre o ontem e o boje na direcção do amanhã eterno.
Ele é como o Sol que esbate as sombras e vivifica com luz e calor.
Pensa nEle, inspirando-te no Seu labor revolucionário de dentro para fora.
Nunca O esqueças, seja qual for a situação em que te encontres.
Comungando mentalmente com Ele se dissiparão tuas dúvidas, se amainarão tuas inquietações e te transformarás, tornando-te um polo de acção dignificadora que atrairá as pessoas inquietas e aflitas, que passarão a conhecê-lO também.
Nesse momento será, então, Natal para eles, porque Jesus lhes está nascendo ou renascendo nas paisagens íntimas.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis - Página 3 Empty Re: Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Dez 17, 2023 11:30 am

30 - NATAL DE AMOR
As incertezas pairavam noa corações e nas mentes ensombradas pelas amarguras.
A dominação arbitrária de Roma esmagava a alma sobranceira de Israel.
Noutras vezes, as algemas da escravidão haviam reduzido o seu povo a hilota, na Babilónia, no Egipto...
Nessa oportunidade, porém, à semelhança de outras nações que jaziam inermes sob o jugo das legiões ferozes, as esperanças de libertação eram remotas.
A boca profética estava silenciosa nos penetrais do Infinito, enquanto as tubas guerreiras erguiam a figura de César às culminâncias divinas...
A espionagem tornara a vida insuportável, e a tradição cobria-lhe as pegadas ignóbeis.
A dor distendia suas redes e reunia as vítimas, que se estorcegavam no desespero.
Ao mesmo tempo, lutavam, entre si, sacerdotes e levitas, fariseus, saduceus e publicanos, todos disputando prerrogativas que não mereciam.
As intrigas se movimentavam nas altas cortes do Sinédrio, envolvendo Caifás, Anás, Pilatos, que se engalfinhavam pela governança infeliz a soldo de interesses subalternos...
A Judeia era toda um deserto de sentimentos, onde a vaidade e a prepotência, a usurpação e o desmando instalaram suas tendas.
- **** -
(...) Foi nesse lugar, assinalado pelos azorragues do sofrimento, que nasceu Jesus.
Para atender às exigências de César, quanto ao censo,
Seus pais se foram de Nazaré... E, em uma noite de céu turquesa, salpicado por estrelas luminíferas, visitada por ventos brandos e frios, Ele chegou ao campo de batalha, para assinalar a Era Nova e dividir os fastos da História.
Sua noite fez-se o dia de eterna beleza, e o choro, que Lhe caracterizou a entrada do ar nos pulmões, tornou-se a música que Ele transformaria nas almas em uma incomparável sinfonia, logo depois.
- **** -
Nunca mais a Humanidade seria a mesma, a partir daquele momento.
O mundo de violências e crimes, de guerras contínuas e agressões conheceu a não-violência e o amor, como nunca antes houvera acontecido.
Jesus fez-se o Pacificador de todas as vidas.
Desceu dos astros para tornar-se a ponte da ligação com Deus.
Quantos desejaram a felicidade, a partir daquela ocasião, encontraram-na no Sermão da Montanha, que Ele apresentaria às criaturas, em momento próprio.
- **** -
Desde ali, todo ano, aqueles que O amam dão-se as mãos e unem os corações para celebrarem o Seu Natal, derramando bênçãos em favor dos que sofrem, buscando mudar-lhes as paisagens de aflição, brindando esperança, socorro e paz.
Neste Natal, permite que o Amor de Jesus te irrigue o coração e verta em direcção daqueles para os quais Ele veio, os nossos irmãos sofredores da Terra.
Faz mais: deixa-O renascer na tua alma e agasalha-O, para que Ele siga em ti e contigo, por todos os dias da tua vida.

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis - Página 3 Empty Re: Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos