LUZ ESPÍRITA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis - Página 2 Empty Re: Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis

Mensagem  Ave sem Ninho 16/12/2023, 00:22

14 - COMPORTAMENTO
Exterioriza-as o mundo mental - suas aspirações, conflitos e necessidades - no comportamento do individuo, definindo-lhe a estrutura moral e nível de discernimento da consciência.
Quando ele estagia nas faixas mais primárias da evolução, suas paixões se apresentam brutais, imediatistas, desenvolvendo reacções agressivas, manifestações egoísticas e perturbadoras para o grupo social no qual se encontra situado.
A medida que a educação e a experiência — sofrimentos inesperados, lutas para a aquisição do equilíbrio, constatação da própria fragilidade - trabalham-no, altera-se-lhe o programa de anelos, adaptando-se melhor ao segmento da sociedade em que se movimenta, desenvolvendo as aptidões latentes que o impelem para os ideais de beleza, de crescimento íntimo, de auto-realização.
No comportamento se manifestam a sua realidade intelecto-moral e o seu correspondente nível de saúde, física e mental.
Ninguém consegue identificar-se com a auto-iluminação não estando disposto ao esforço por educar-se, comportando-se com equilíbrio diante das circunstâncias que defronta no processo social, assim como nos fenómenos e ocorrências pessoais.
Na complexidade de tais realizações, a interacção mente-corpo, Espírito-matéria é inalienável.
O corpo reflecte os componentes mentais, somatizando os conflitos que lhe perturbam a harmonia, quando as construções psíquicas se irradiam carregadas de pessimismo, de vibrações inferiores e tóxicas...
Os tecidos celulares reagem conforme as ondas mentais que os visitam, agredindo-os ou conciliando-os.
Desse modo, as ideias superiores sustentadas pela mente produzem correspondentes efeitos no corpo, estimulando as células à manutenção da ordem, vitalizando-as para o processo da mitose saudável.
Além de departamento muito complexo da organização física e psíquica, o cérebro é uma valiosa glândula que secreta substâncias essenciais à manutenção dos equipamentos que constituem o corpo, mantendo-o ou desorganizando-o.
Graças às endorfinas que produz, muitas dores são atenuadas, propiciando a manutenção do nível de bem-estar no indivíduo.
Diversas enzimas outras são produzidas, desenvolvidas e distribuídas pelos numerosos equipamentos orgânicos, cooperando para a sua conservação e renovação, ou desconserto e inarmonia.
As pessoas irascíveis, realistas-fatalistas, que conduzem azedume e pessimismo, assinaladas pelas constantes mudanças de humor, produzem as enzimas perniciosas, que irão abrir campo para a invasão orgânica dos elementos microbianos destrutivos.
Ao inverso, aquelas que elaboram pensamentos optimistas, confiantes, alegres, solidários, estimulam o sistema psiconeuroimunológico, tornando-se resistentes às baciloses degenerativas. E mesmo quando são vitimadas por enfermidades dessa procedência, recompõem as defesas orgânicas e restauram a saúde.
O comportamento depressivo, como o ansioso, responde por muitos outros distúrbios de consequências lamentáveis para o ser humano.
O Espírito conduz o corpo através de vibrações delicadas que sustentam as células, mantendo-as em ritmo harmónico, ou desgastante, conforme as ondas mentais que irradia.
Para que o comportamento alcance o ponto ideal, que faculta resultados felizes, é indispensável o cultivo dos pensamentos edificantes, propiciadores da disciplina interior, através da qual se exteriorizam em hábitos equilibrados, fomentadores de saúde, de alegria de viver.
Nesse sentido, as insubstituíveis lições de Jesus Cristo constituem directrizes de segurança, que devem ser insculpidas na mente, deixando-as irradiar-se em sucessivas ondas de amor, que vitalizam o homem e a mulher, espraiando-se em direcção do seu próximo, em forma de transacção psicológica de alto nível, tornando-se o comportamento ideal que os promoverá à condição de pessoas realmente felizes.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis - Página 2 Empty Re: Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis

Mensagem  Ave sem Ninho 16/12/2023, 00:22

O comportamento, dessa forma, define a pessoa que, vigilante e lúcida, deve trabalhar-se sem cessar, até alcançar a realização interior, em perfeita identificação com as demais criaturas.
- **** -- **** -
A ilusão em torno da realidade da matéria responde pelo afã tormentoso de se conquistar o mundo.
Causam impacto as pessoas felizes, que desfilam nos carros do triunfo sob aplauso volumoso; despertam inveja a juventude louçã, a beleza física, os jogos do prazer imediato; produzem emoções fortes as conquistas dos lugares de relevo e projecção na política, na sociedade, nos negócios; inspiram mágoas aqueles que parecem distantes no poder, na glória, no êxito terrestre...
Todos passam, porém, pelo rio do tempo e transformam-se. Risos se convertem em lágrimas, primazias cedem lugar ao abandono; bajulações são substituídas pelo desprezo; beleza e juventude são alteradas pelos sinais da dor, do desgaste e do envelhecimento.
Tudo se modifica no mundo. Menos os tesouros da harmonia íntima, da fé iluminada pela razão, da certeza da imortalidade, da verdadeira comunhão com Deus, que se conservam inalterados no Espírito.
Desse modo, somente quando o ser se encontra com a própria consciência, e age com equilíbrio, é que consegue a vitória real.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis - Página 2 Empty Re: Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis

Mensagem  Ave sem Ninho 16/12/2023, 00:23

15 - SUCESSO E "SUCESSO"
No dicionário do pensamento cristão, sucesso é vitória sobre si mesmo e sobre as paixões primitivas.
O mundo convencionou que sucesso, porém, é triunfo nos negócios, nas profissões, nas posições sociais, com destaque da personalidade, aplausos e honrarias, todos eles de efémera duração.
No primeiro caso, ninguém toma conhecimento, embora transpareçam, no convívio com a pessoa, as alterações emocionais e comportamentais, proporcionadas pela paz, sensibilidade afectiva, docilidade no trato.
No segundo, a exaltação e a glória chamam a atenção, despertam a inveja, a cobiça, provocam comentários, urdem competições.
O indivíduo que experimenta o sucesso interno torna-se gentil, quão afável, irradiando bondade, e conquista, em profundidade sem excentricidades, aqueles que se lhe acercam.
Quando, no entanto, é externo esse triunfo, torna-se ruidoso, impondo preocupação para manter o status, chamar a atenção, atrair os reflectores da fama.
A plenitude domina aquele que se domou e trabalha pelo crescimento íntimo, sem pressa nem perturbação.
Já aqueloutro, que desfruta da projecção exterior, sofre solidão, vazio, frustrações e tédio. O convencional indivíduo de sucesso não é, necessariamente, uma pessoa feliz. Persegue-se, no entanto, na Terra, esse sucesso convencional, com sofreguidão perturbadora, com objectivos imediatistas e sobrecargas de emoções em desgastes. Para conquistá-lo e mantê-lo surgem desgostos mórbidos; guerras surdas e declaradas são accionadas, ódios cruentos se propõem pelo caminho do apogeu e, quando se alcança o topo, receios injustificáveis, artifícios complexos, mecanismos de exaltação e de escândalos são recrutados para a preservação do lugar conquistado.
O sucesso sobre si mesmo acentua a harmonia e aumenta a alegria do ser, que se candidata a contribuir em favor do grupo social mais equilibrado e feliz, levando o indivíduo a doar-se ao mister.
- **** -
O sucesso de Júlio César, conquistador do mundo, entrando em Roma em carro dourado e sob aplausos da multidão, não o isentou do punhal de Brutus nas escadarias do Senado.
O sucesso de Nero, suas conquistas e vilanias não o impediram da morte infamante a que se entregou desesperado.
O sucesso de Hitler, em batalhas cruéis nos campos da Europa e da África, não alterou a sua covardia moral, que o conduziu ao suicídio vergonhoso.
O sucesso, porém, de Gandhi, fê-lo enfrentar a morte proferindo o nome de Deus.
O sucesso de Pasteur auxiliou-o a aceitar a tuberculose com serenidade.
O sucesso dos mártires e dos santos, dos cientistas e pensadores, dos artistas e cidadãos, que amaram, ofereceu-lhes resistência para suportarem as afrontas e crueldades com espírito de abnegação, de coragem e de fé.
Todos aqueles que transitam na forma física, no educandário terrestre, de breve duração, deixam um dia o carro material, levando, entretanto, nos depósitos da alma, os tesouros logrados com os seus sucessos...
- **** -
Avalia, de tua parte, qual o sucesso mais valioso, aquele que realmente merece a tua entrega total.
Sem que te alienes do mundo, ou abandones a luta do convívio social, busca o sucesso - a vida correta, os valores de manutenção do lar e da família, o brilho da inteligência, da arte e do amor - descobrindo que, nesse afã, terás tempo e motivo para o outro sucesso, o de natureza interior.
Quem visse o sucesso de Pilatos, de Anás e de Caifás na Política e na Religião, encarcerando Jesus traído por um amigo e crucificado entre bandidos comuns, certamente não os lamentaria, constatando depois que, aparentemente vencido, foi o Mestre o conquistador do real sucesso, permanecendo até hoje como símbolo e modelo de vitória sobre si mesmo, chamando-nos para imitá-lo.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis - Página 2 Empty Re: Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis

Mensagem  Ave sem Ninho 16/12/2023, 00:23

- **** -- **** -
Toda queixa é dispensável na economia do equilíbrio psicossocial. Quem se queixa, inferioriza-se ou espera compaixão.
O ser humano foi criado para amar e ser amado, nunca para reclamar, exigir, perder-se na autocomiseração.
Sorte e destino são elementos pessoais, que cada qual está a gerar ou a alterar a cada momento conforme a onda mental cultivada.
Herdeiro dos seus pensamentos e actos, são eles os responsáveis pelo que ocorre, alterando-se através do posicionamento íntimo que se lhes aplique.
Para uma colheita de bênçãos é sempre necessária uma árdua semeadura, às vezes entre espinhos, do que resultam sazonados frutos.
Assim também sucede com a conquista da tua paz. Ela exige refregas iniciais difíceis para poder implantar-se no país do teu coração.
Une-te ao esforço do Amor que tudo preenche, age pacientemente, lutando com afinco, e serás abençoado pela tranquilidade mais tarde.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis - Página 2 Empty Re: Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis

Mensagem  Ave sem Ninho 16/12/2023, 00:23

16 - LUTA PELA CONQUISTA DA PAZ
Anelas pela tranquilidade que te faz falta no torvelinho mental e emocional em que te encontras.
Afligido por problemas e perturbações de vária ordem, perdes-te em reflexões doridas, agasalhando o pessimismo e permanecendo desencorajado na luta.
Planeias integrar-te ao grupo das pessoas realizadoras, confiantes, no entanto, debates-te em conflitos intérminos.
Alegas que a sorte tem-te sido madrasta cruel, reservando-te dissabores que não cessam.
Parece-te que a marcha das outras pessoas é destituída de desafios, e que todas elas avançam felizes, sem atropelos nem dores.
Corrige a óptica de observação e encara os acontecimentos de maneira correta.
De início consideras que tu próprio tens-te recusado à acção edificante, não passando as tuas tentativas de ensaios sem continuidade, de fuga ao dever, em vez de ânsia de conquista.
Tudo que se consegue, resulta de esforço, dedicação, perseverança.
As aquisições morais, muitas vezes, são penosas, impondo sacrifícios contínuos, que trabalham as imperfeições pessoais, liberando o indivíduo das paixões primitivas que lhe constituem impedimentos à ascensão.
Assim, não aguardes facilidade no processo da evolução, que depende de ti, do teu esforço pessoal.
- **** -
Não poucas vezes tens sido convidado à mudança de atitude mental e comportamental, através de mil mensagens que te têm chegado à razão.
Uma página de luz, uma informação espiritual esclarecedora, uma acção de beneficência libertadora hão constituído recursos de orientação que a Vida te vem oferecendo para conduzir-te à paz.
Raramente tens lhes concedido receptividade e, quando tocado por algum desses convites, tu os substituis pelos conteúdos viciosos da tua aclimatação habitual.
De tal forma deixaste-te engolfar pela queixa, pelo desar, que os espaços mentais se encontram preenchidos pelas ideias contraditórias.
Se anelas realmente pela conquista da paz, ouve o chamado do Senhor propondo-te renovação.
Liberta-te do entulho mental e carpe esse solo que tem estado ao abandono, nele semeando as directrizes do amor e da caridade.
Permite-te penetrar pela luz da fé raciocinada, alicerçando-a no Evangelho de Jesus, cuja palavra é de vida eterna.
Enquanto a oportunidade se te faz propícia, torna-te receptivo às propostas do Bem, conquistando-o e dispondo-te a pagar os estipêndios que são exigidos a todos aqueles que o incorporam à sua dieta de crescimento espiritual.
- **** -
Jesus prossegue semeando até hoje, através dos Espíritos superiores que, encarnados e desencarnados, restauram-Lhe a mensagem desconsiderada, actualizando-a, buscando insculpi-la na sociedade inquieta destes dias.
Deixa-te penetrar por essas lições de vida, antes que sejas visitado pelo anjo da amargura, tornando-se-te mais difícil a aceitação dessa presença maceradora.
Conquista a paz, preservando-a, pagando o tributo que te seja exigido pela honra de desfrutá-la.
- **** -- **** -
Os metais, que não experimentam a fornalha ardente, não podem ser modelados, adquirindo valiosas formas para se tornarem úteis.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis - Página 2 Empty Re: Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis

Mensagem  Ave sem Ninho 16/12/2023, 00:23

As gemas preciosas, que não recebem lapidação, permanecem brutas e sem aplicação.
O barro, para adquirir resistência na modelagem e manter a forma, necessita de cozimento cuidadoso.
O bloco de mármore ou de granito, para revelar a estátua que se lhe encontre no interior, recebe os golpes do martelo e do cinzel com resignação.
Também o Espírito, para desvelar o Anjo que lhe dorme no imo, não prescinde dos instrumentos de lapidação, do calor do sofrimento, das asperezas provacionais.
Porque a Terra é um mundo transitório, também efémeras são as suas dores e alegrias, que deves trabalhá-las, para se transformarem em júbilos eternos.
Alça-te aos páramos da luz, em pensamentos e aspirações, e os Espíritos sublimes te manterão em processo feliz de libertação.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis - Página 2 Empty Re: Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis

Mensagem  Ave sem Ninho 16/12/2023, 13:51

17 - TÉCNICAS DE REABILITAÇÃO
Quando surpreendido pelo sofrimento de qualquer matiz, lembra-te do Divino Educador, corrigindo-te as imperfeições.
Convidado ao leito por enfermidade sorrateira e perturbadora, não te consideres desamparado. Esse é um recurso educativo para ensejar-te reflexões em torno da existência terrestre e da vida como um todo.
Tomado pelo vendaval da incompreensão, não te sintas em desamparo sob o látego da injustiça. Toma a ocorrência como forma de recuperação moral a respeito de delitos que permaneciam aguardando reparação.
Vitimado por calúnias ultrizes e empurrado ao fosso da injúria e da difamação, entre amigos a quem estimas, não te tenhas em conta de desventurado. Estás sendo convocado ao testemunho do silêncio e da confiança em Deus.
Tomado pela angústia da desencarnação de um ser querido, tragicamente arrebatado ou vitimado pelo desgaste biológico que a enfermidade cruel venceu, não te lastimes.
A morte é mensagem da vida, contribuindo para a valorização da oportunidade existencial.
Abandonado por companheiros e afectos, que se afastaram do teu círculo quando mais necessitavas deles, não seguirás a sós. O Senhor está convocando-te a labores mais elevados, que te exigem solidão para melhor trabalhares o mundo íntimo.
Açodado por presenças espirituais negativas que te ameaçam, não te permitas auto-análises pessimistas. Trata-se de recurso superior concitando-te à conduta mental e moral correta, a fim de permaneceres em equilíbrio, auxiliando aqueles que ainda se demoram na ignorância.
Nem sempre o êxito e o aplauso, o apoio como a glória terrestres significam conquistas valiosas para o Espírito.
Cada uma representa, invariavelmente, um empréstimo Divino, de forma que o aprendiz humano invista esses estímulos no próprio crescimento.
O apóstolo Paulo, reflexionando em torno de tais dificuldades e testemunhos, afirmava, conforme se lê em Hebreus doze, versículo sete: - É para disciplina que sofreis; Deus vos trata como a filhos; pois qual é o filho a quem o pai não corrija?
As dores que chegam aos corações, em luta de redenção, não têm carácter punitivo, antes constituem técnicas de educação, de que se utiliza o Pai Amoroso convocando o filho rebelde à edificação interior, à reparação dos próprios erros.
Júbilos, facilidades, conforto, beleza e saúde são concessões espirituais de que os seus possuidores terão que prestar contas, conforme o uso que deles façam.
- **** -
Convencionou-se que o Amor de Deus deve sempre oferecer o mais agradável à criatura humana, mesmo quando esta não tenha condições de multiplicar os títulos de sabedoria que lhe são concedidos, desperdiçando tempo e oportunidade, que recuperarão com lágrimas e angústias.
Desse modo, as ocorrências consideradas como infortúnios, quando não provocadas pela incúria ou pela insensatez, constituem recurso salvador oferecido a todo aquele que se encontra em débito, para que mais facilmente supere as próprias dificuldades e recupere a paz íntima, avançando para a bem-aventurança que lhe está reservada.
- **** -- **** -
O alimento mantedor da vida é o amor, sem o qual a mesma se transforma em fenómeno vegetativo, sem significado psicológico existencial.
O amor, quando verdadeiro, irradia-se como a luz, nunca se maculando com ressentimentos, dissabores, amarguras...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis - Página 2 Empty Re: Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis

Mensagem  Ave sem Ninho 16/12/2023, 13:51

Perdoa naturalmente e, às vezes, nem necessita fazê-lo, porque não se melindra com ofensas, nem agressões.
Serve sem cessar, porque essa é a sua finalidade, construindo o bem, a paz, o progresso em todo lugar.
Graças à sua presença, aquele que o esparze vive em paz de consciência, com alegria, retirando bons proveitos de todas as ocorrências, sem observar-lhes a procedência.
A auto-realização que anelas decorrerá da aplicação de algumas das leis essenciais da Vida: amor, perdão e serviço.
O Amor de Deus te inunda, e o Seu perdão às tuas faltas oferece-te o ensejo da reencarnação, na qual deves servir até o momento final na Terra.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis - Página 2 Empty Re: Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis

Mensagem  Ave sem Ninho 16/12/2023, 13:52

18 - AUTO-REALIZAÇÃO
O Evangelho é portador da melhor pedagogia, da melhor técnica para a conquista da auto-realização.
Ama - assevera Jesus.
Nenhuma escusa é possível para negá-la.
Circunstância alguma pode ser apresentada para justificar a sua não-vivência.
Em momento nenhum se pode nele encontrar a directriz: seja amado.
Pelo contrário, em todo o seu tecido doutrinário, o imperativo é sempre amar.
Perdoa - propõe a Palavra de forma irretocável.
Não há como fugir do perdão.
Qualquer tentativa de negá-lo resulta em auto-punição, porque o ressentimento, o ódio, o desejo de revide se transformam em verdugos implacáveis daquele que os preserva.
Serve - determina, enfático, o Verbo.
Impossível manter-se alguém em paz de consciência, longe do serviço iluminativo, de preservação e desenvolvimento do Bem.
Ociosidade é ferrugem nas engrenagens da vida.
O serviço vitaliza e promove aquele que o executa, particularmente quando é destituído de remuneração, de retribuição, de interesse pessoal e imediatista.
O amor, o perdão e o serviço tornam-se, desse modo, caminhos para a auto-realização.
- **** -
Pretendem, muitos discípulos do Espiritualismo, encontrar a auto-realização fugindo do mundo, negando-o ou detestando-o.
Certamente o processo não atende à meta essencial, que é o encontro com a plenitude, a auto-iluminação.
Fugir é ato de desamor.
Negar corresponde a dificultar o entendimento, o perdão às agressões, aos conflitos.
Detestar torna-se escusa para não servir.
Há, portanto, prevalência, em tal conduta, do egoísmo perturbador.
O amor, o perdão e o serviço trabalham o indivíduo, auxiliando-o a aprimorar-se, a realizar-se.
- **** -
doou-se ao serviço da Boa Nova com tal devotamento, que o Senhor a elegeu para revê-lO após a morte e anunciar-Lhe a ressurreição.
Amor, perdão e serviço constituem métodos de fácil aplicação no dia a dia da existência corporal, a fim de desenvolver as potencialidades divinas que jazem em todos os seres, levando-os à auto-realização, à plenificação.
- **** -
Exercita o amor em todos os teus passos.
Pensa com amor e fala amorosamente, predispondo-te a agir de forma amável.
Com o sentimento de amor ampliado, perdoarás com facilidade, por entender que o outro - o opositor, o adversário, o perseguidor - está de mal com ele próprio, enfermo sem o saber, necessitado de socorro...
Perdoando sinceramente aqueles que te geram dificuldades e se te fazem problemas, estarás colaborando com o Bem, assim passando ao estágio de serviço de solidariedade e de acção construtiva, em favor de todos e do mundo terrestre onde te encontras em processo de evolução.
Não te eximas de amar, de perdoar e de servir, se realmente anelas pela auto-realização.
- **** -- **** -
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis - Página 2 Empty Re: Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis

Mensagem  Ave sem Ninho 16/12/2023, 13:52

A bonança recompõe a Natureza que a tempestade vergastou, assim como a claridade do dia vence a sombra da noite pavorosa, restabelecendo a confiança e preservando a paz.
A Misericórdia de Deus sempre atua de forma que o mal aparente resulte em bênçãos reais, promovendo o ser, quando ele aprende a retirar lições edificantes das ocorrências que lhe sucedem.
Assim, o olvido ao mal é recurso valioso para a preservação do bem.
Toda ideia que se cultiva termina por fixar-se, produzindo resultados equivalentes ao tipo que lhe seja peculiar.
Esquecer ofensas — perdoando-as, portanto —, é fácil de conseguir, bastando reflexionar que a reencarnação é um recurso evolutivo que a Divindade nos faculta, concedendo-nos o esquecimento do passado, a fim de nos perdoarmos no presente, através da reparação de todas as faltas cometidas.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis - Página 2 Empty Re: Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis

Mensagem  Ave sem Ninho 16/12/2023, 13:53

19 - ESQUECIMENTO PROVIDENCIAL
Ouve-se, frequentemente, proferida pelas pessoas ultrajadas ou sofridas, a sentença: "Perdoar não me é difícil; no entanto, esquecer é-me quase impossível"
Sem o real esquecimento da ofensa não vige o verdadeiro perdão.
A lembrança da ocorrência malsã demonstra a permanência da mágoa que, oculta ou declarada, anela pelo ressarcimento do mal padecido.
Quando o coração se sente lenido pelo entendimento do facto infeliz; quando a compreensão compassiva luariza a memória do instante perturbador, o esquecimento toma corpo na criatura e o perdão legítimo se lhe estabelece, ensejando a harmonia que proporciona ao ofensor a oportunidade para a reparação.
O olvido dos acontecimentos nefastos significa valiosa conquista do Espírito sobre si mesmo, superando as imposições inferiores do ego, e facultando o desenvolvimento das aptidões superiores, que jazem inatas na criatura.
Toda permanência no mal engendra anseios de desforços, aspirações de cobrança...
Dedicar-se ao equilíbrio psicofísico mediante a harmonização interior, eis o grande desafio para o homem inteligente, que aspira por tentames mais grandiosos, tendo os olhos postos no Infinito.
O cultivo das ideias optimistas, positivas, contribui para a superação, para o esquecimento dos desaires, das recordações nefastas.
Mediante treinamento mental e exercício emocional nas actividades do Bem, é factível o olvido das questões negativas, graças às quais, no entanto, o indivíduo amadurece (emocionalmente), adquire experiência, evolui no processo de conscientização superior.
- **** -
É providencial o esquecimento do passado, das reencarnações anteriores. Graças a ele, as dificuldades que ressumam do inconsciente profundo, em forma de animosidade e antipatia, de ressentimento e insegurança, tornam-se mais fáceis de ser vencidas, administradas na leitura da renovação interior. Tivéssemos conhecimento lúcido das razões que as desencadearam no pretérito; soubéssemos com clareza das ocorrências que as geraram; recordássemos dos momentos em que sucederam e das circunstâncias em que se deram, e se constituiriam verdadeiros impedimentos para a pacificação, para o equilíbrio emocional, para o perdão.
Ademais, a recordação das cenas antes vividas, não ficaria adstrita apenas à personagem central interessada, mas também às outras pessoas que dela participaram, gerando situações amplas e de complexos conflitos.
Ninguém se sentiria em segurança, sabendo que seus equívocos e erros de ontem eram agora recordados por outras pessoas.
Tal fenómeno produziria estados humilhantes para alguns ou, quando menos, profundamente desagradáveis para todos que se encontrassem neles incursos.
Assim considerando, vale a pena ter-se em mente que a soma das experiências anteriores, perturbadoras, com as atuais, produziria tão pesada carga emocional, que a harmonia mental se desconcertaria, interferindo no conjunto social, que ficaria gravemente afectado.
O esquecimento, portanto, do passado espiritual, é providencial para o ser no seu processo de crescimento.
(...) E não apenas no que diz respeito aos quesitos perturbadores, mas também às acções de enobrecimento, de renúncia, que poderiam surpreender a criatura, levando-a à jactância ou à presunção, ou ao marasmo, por facultar-lhe pensar na desnecessidade de mais esforçar-se para prosseguir na conquista de outros elevados patamares.
- **** -
A reencarnação é processo de evolução trabalhado pela Misericórdia de Deus, que estabeleceu, no esquecimento, o valioso recurso para mais ampla aprendizagem e treinamento para o perdão real.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis - Página 2 Empty Re: Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis

Mensagem  Ave sem Ninho 16/12/2023, 13:53

Não obstante, à medida que o Espírito progride, torna-se-lhe mais lúcida a percepção, e ele recorda ocorrências que podem contribuir para o seu progresso, ou conclui, mediante análise dos factos actuais que lhe oferecem parâmetros para identificar os do passado.
Assim, o verdadeiro perdão somente é possível quando ocorre o olvido pleno ao mal de que se foi objecto.
- **** -- **** -
Por que a oração é possuidora de recursos indefiníveis, canalizados para aquele que a utiliza:
Exactamente porque vincula a criatura ao Criador, através de ondas vibratórias de alto potencial, concedendo àquele que ora as convenientes respostas aos apelos dirigidos. A Mente de Deus cria sem cessar, e a mente humana, por sua vez, é co-criadora, preservando ou torpedeando as células da organização física, tanto quanto delicados equipamentos psíquicos.
A saúde, desse modo, além de decorrer dos compromissos cármicos em pauta, resulta das ondas mentais elaboradas e mantidas.
Sendo cada célula portadora de uma consciência individual, ela vibra ao ritmo da consciência do ser, que lhe oferece as energias que lhe dão vida ou que lhe produzem desarmonia.
Busca vibrar na onda do amor e da confiança irrestrita em Deus, orando e agindo com acerto, e estimularás o teu médico interior a preservar-te a saúde, para bem atenderes os elevados cometimentos da tua actual reencarnação.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis - Página 2 Empty Re: Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis

Mensagem  Ave sem Ninho 16/12/2023, 13:53

20 - O MÉDICO INTERNO
Crêem, muitos discípulos sinceros do Espiritualismo, que todas as ocorrências desagradáveis da existência terrestre resultam de punições da Divindade, ou de resgates impostos pelos erros do passado, próximo ou anterior.
Certamente, a crença generalizada merece reparos, por não se ajustar totalmente à linguagem dos factos.
O conceito sobre essa Divindade, punitiva e cruel, encontra-se desfasado diante da nova compreensão do amor, que é recurso dinâmico a viger em todo o Universo.
Jamais a Consciência Cósmica se imiscuiria mediante actos de perversidade, aplicados contra as frágeis criaturas humanas, ignorantes da sua realidade e destinação, ainda atravessando as áreas primárias do seu desenvolvimento.
Deus-Amor irradia-se em Energia vitalizadora e reparadora, a tudo e a todos mantendo em equilíbrio, mesmo quando, aparentemente, algumas desconexões e desarranjos parecem perturbá-los.
O processo de evolução dá-se através do desgaste como do aprimoramento, da doença e da saúde, da queda e do soerguimento...
Da mesma forma, há ocorrências que são consequências da invigilância, da irresponsabilidade, do desamor de cada ser. Nem sempre, portanto, as enfermidades podem ser consideradas como processos cármicos em mecanismos de reparação.
O organismo é excelente máquina, constituída por equipamentos delicados, que são comandados pelo Espírito através do cérebro.
Quando o indivíduo tem propensão para o pessimismo, o ressentimento, o desamor, cargas deletérias são elaboradas e atiradas nos mecanismos encarregados de preservar-lhe a organização somática, produzindo-lhe inúmeros males.
Igualmente, as disposições optimistas e afectuosas geram energias refazentes, que recuperam os desarranjos momentâneos dos complexos órgãos que constituem a maquinaria fisiológica.
O corpo humano é laboratório de gigantescas possibilidades, sempre susceptível de auto-desarranjar-se ou auto-recompor-se, conforme as vibrações emitidas pela mente.
A mente representa-lhe o centro de controlo que envia as mensagens mais diversas para todos os pontos da sua organização.
Uma emoção qualquer produz descarga de adrenalina na corrente sanguínea, ocasionando sensações equivalentes ao tipo do agente desencadeador.
Assim sendo, encefalinas e endorfinas são secretadas pelo cérebro sob estímulos próprios, gerando imediatos efeitos no aparelho físico. Enzimas outras são produzidas com cargas positivas ou negativas, conforme a ordem mental, que contribuem para a manutenção da saúde ou a piora da enfermidade.
Auto-reparador, o aparelho circulatório, de imediato à agressão, reúne a fibrina dos vasos, procurando elaborar coágulos-tampões que impedem a hemorragia e preservam a vida. Também ocorre o mesmo em referência às enfermidades - o câncer, a AIDS, as paralisias, as enfermidades cardíacas e outras -, que sob o comando mental correto vitaliza o sistema imunológico, produzindo diversas células com poder quimioterápico, mediante o qual bombardeiam as rebeldes e doentes, destruindo-as, da mesma forma isolando as portadoras de degenerescência e favorecendo as saudáveis, assim restaurando a saúde ou facultando maior sobrevida.
Afinal, o mais importante na área da saúde não é o tempo de vida - o número de anos que se frua -, mas a intensidade, o bem-estar, a alegria e os objectivos vivenciados.
A morte é inevitável e constitui bênção em relação à experiência física; no entanto, a forma como cada qual se comporta no corpo é que se torna essencial.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis - Página 2 Empty Re: Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis

Mensagem  Ave sem Ninho 16/12/2023, 13:53

Há, no corpo humano, um médico às ordens da mente, que o Espírito encarnado comanda, aguardando a directriz para agir correctamente.
Desconsiderado, deixa de actuar, superado pelos factores destrutivos, igualmente ínsitos na organização fisiológica, prontos à desgastante tarefa da doença e da degenerescência celular.
Esse médico interior pode e deve ser orientado pelo pensamento seguro, pelas disposições do ânimo equilibrado, pela esperança de vitória, pela irrestrita fé em Deus e na oração, que estimulam todas as células para o desempenho correto da finalidade que lhes diz respeito.
- **** -- **** -
A dor possui uma função específica, extraordinária: auxiliar o progresso da criatura humana.
As admiráveis conquistas da Ciência têm tido por objectivo diminuir-lhe a intensidade ou mesmo suprimi-la.
Enfermidades cruéis têm sido debeladas, distúrbios orgânicos de gravidade vêm recebendo valiosa contribuição para serem reequilibrados, e não cessam os investimentos nas pesquisas para tornarem a existência física mais amena, agradável e enriquecedora.
Não obstante, a inferioridade moral, em predomínio, torna-se responsável pelo surgimento de novas doenças e dos mais perversos distúrbios, nos complexos mecanismos do corpo somático.
Dores há que domam as paixões inferiores, que resgatam dívidas, que reabilitam, que abençoam vidas...
Abastece-te, porém, nas fontes inexauríveis do Bem, e organiza tua vida moral e mental, de forma que os teus actos sejam produtores de harmonia pessoal e de equilíbrio, quando convidado pela dor-reparação ao testemunho de libertação espiritual, ou diante de qualquer expressão de sofrimento que te visite.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis - Página 2 Empty Re: Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis

Mensagem  Ave sem Ninho 16/12/2023, 13:54

21 - DOR-REPARAÇÃO
A tua é uma dor pessoal, intransferível, que ninguém, pode compartir.
Gostarias que os amigos e familiares tivessem dimensão do que te aflige, da profundidade do teu sofrimento.
Não é possível! Há experiências que necessitam ser vividas, para mais bem dimensionadas.
Cada criatura conduz a sua própria dor e está preocupada com o fardo que a esmaga.
Qual ocorre contigo, os teus amigos e afectos encontram-se igualmente sofridos e, mesmo que não o digam, passam por momentos difíceis.
Supões que o teu é um calvário demasiado e que tudo de aflitivo te acontece.
Assim crês, porque ignoras os testemunhos dos demais.
Quantos enlouquecem de um para outro momento, sem aparente causa que o justifique!
Eles, porém, não suportaram manter o equilíbrio fragilidade das resistências.
Assim, não te magoes com aqueles que te não são solidários nos teus momentos de angústias. Eles já têm a sua própria quota, que buscam dissimular e esquecer.
Ninguém passa pela Terra sem a presença da agonia, que sempre surge para cada um consoante a necessidade do resgate em que se encontra incurso.
Imposto o compromisso de restauração, os mecanismos das Divinas Leis se apresentam automaticamente.
Mantém-te em paz íntima, na tua dor.
A rebeldia torna-a insuportável; a desesperação fá-la maior do que é; o desânimo conspira contra a sua superação; a mágoa apresenta-a mais rude...
Se a aceitares, porém, como fenómeno natural, logo a vencerás com trunfos de luz.
- **** -
Não consideres que sofres porque foste o pior dos seres no passado espiritual.
Existe a dor-elevação, a dor-conquista, a dor-resgate.
A tua é resgate, sim, que o teu amor não conseguiu evitar.
Por isso mesmo, ama. Desveste-te das prevenções e do pessimismo, da auto-compaixão e da revolta surda, amando mais, e conseguirás com rapidez a harmonia.
No teu processo de resgate, porque amando, mais amenas têm sido as provações, pois que, igualmente recebes ajudas incomuns, que somente poucas pessoas conseguem.
Amigos devotados e zelosos te cercam com carinho; recolhes gentilezas e dádivas inabituais; fruis de bênçãos que a outros constituiriam felicidade...
Num balanço justo, a tua colecta de favores Divinos é muito maior do que o testemunho de lágrimas e dores.
Assim mesmo, aquelas lágrimas que vertes e as dores que carpes poderão ser amenizadas, se mudares de paisagem mental e começares a agradecer a Deus, louvando-O através da oração.
- **** -
A indumentária carnal, por mais resistente, um dia se rompe e desnuda o Espírito que volve à Realidade imortal.
Se sofreu com resignação e amealhou benefícios retirados do sofrimento, a sua dor-resgate brinda-o com os reencontros felizes e as alegrias a que faz jus.
Se, no entanto, não foi suportada com o aprumo e a elevação necessários, prossegue, porque dívida não paga ressurge com juros que a aumentam.
Repara, desse modo, os erros e iniquidades transactos, produzindo o bem em todos os teus actos, fazendo luz no íntimo, a fim de ficares livre e pleno como Deus planeia para todos nós.
- **** -- **** -
Não há como negar ser o Amor a realidade mais pujante da vida. Irradia-se de Deus e vitaliza o Universo, mantendo as leis que produzem o equilíbrio.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis - Página 2 Empty Re: Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis

Mensagem  Ave sem Ninho 16/12/2023, 13:54

Todos os homens e mulheres que edificaram os ideais da felicidade humana fundamentaram o seu pensamento no amor pleno e incondicional.
Transcendendo definições, o amor é vida exuberante; é a razão básica da manifestação do ser que pensa e que sente.
Jesus sintetizou todo o código da Sua Doutrina no amor: a Deus, ao próximo e a si mesmo.
As modernas ciências da alma que penetraram na essência profunda das criaturas, fascinadas com as suas descobertas em torno dos conflitos e problemas, recorrem também ao amor, para que ele solucione os enigmas existenciais e erradique os agentes causadores dos distúrbios interiores e externos que aturdem a Humanidade.
Assim, o amor deve ser causa, meio e fim para o comportamento humano feliz, que desperta com anseios de plenitude.
Amar é o grande desafio.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis - Página 2 Empty Re: Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis

Mensagem  Ave sem Ninho 16/12/2023, 23:03

22 - AMOR-TERAPIA
Por largos tempos enfrentamos na Terra a problemática do erro e da criminalidade
O processo de evolução faz-se lento, nas faixas da inferiores do desenvolvimento da consciência, acelerando-se, à medida que o ser desperta para a responsabilidade e para o dever.
Por isso mesmo, não obstante as gloriosas conquistas da inteligência, o sentimento humano parece experimentar hipertrofia, detendo-se no charco das paixões primitivas.
Com as ambições de liberdade que lhe pairam no cérebro, a criatura tem dificuldade de romper as algemas, que preservam a limitação dos movimentos compatíveis para os voos grandiosos.
Em tais circunstâncias defrontam-se a virtude e o vício, a paz e o conflito, o equilíbrio e a violência, em razão da disparidade dos Espíritos que enxameiam no planeta de provas.
Os bons e os maus caminham juntos na condição de aprendizes na mesma classe, caracterizados pelos valores pessoais que os identificam.
É natural que tal ocorra, porquanto aqueles que já lograram os resultados positivos têm por dever amparar, esclarecer e educar aqueloutros que estagiam nas linhas primárias do mecanismo de iluminação.
- **** -
Não raro, diante da crueldade, os sentimentos se exaltam, e reacções de violência se apresentam imprecando pela extinção do agente da maldade.
Os actos vis e hediondos acendem ódios devoradores, que se arregimentam para o aniquilamento daquele que os pratica.
A violência impiedosa provoca ondas semelhantes, que se lhe contrapõem, buscando destruir quem a desencadeia.
A traição libera emoções de ressentimento profundo, trabalhando pela punição do delinquente.
Há crimes que geram repulsa e ira, conspirando contra todos os indivíduos e levando-os a tomar atitudes de rudes vinganças destruidoras.
A tirania provoca horror e faculta o desenvolver de comportamentos ferozes contra o ditador.
É necessária muita vigilância, para não permitir que os tóxicos do Mal envenenem as pessoas que mourejam e acreditam no Bem.
Porque as experiências edificantes ainda são iniciais nos implementos da alma, que desabrocha para a Verdade, pode ocorrer que as velhas fixações das multifárias acções primitivas se sobreponham, tentando predomínio.
Diante dos acontecimentos da perversidade e da alucinação sanguinária, os atavismos que remanescem no ser são estimulados a retomarem os equipamentos emocionais e, bloqueando a razão, irrompem em catadupas, revidando, destruindo, vingando-se...
Somente o amor, como medida terapêutica, possui a solução para as agressões do Mal que teima em alastrar-se por toda parte, levando de roldão aqueles que se permitem carregar.
- **** -
Certamente, não se pode ser conivente com o erro, concordar com o crime, ignorar a virulência do ódio, o fogaréu da violência... Entretanto, jamais se extinguirá o delito, eliminando-se o delinquente; encaminhar a vida para o bem, destruindo-se aquele que conspira contra a ordem, o equilíbrio, o dever. Não se apagam incêndios, usando-se combustíveis.
- **** -
Amor terapia - eis a proposta de Jesus.
A ignorância deve ser combatida e o ignorante educado.
O crime necessita de ser eliminado, mas o criminoso merece ser reeducado.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis - Página 2 Empty Re: Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis

Mensagem  Ave sem Ninho 16/12/2023, 23:04

As calamidades de quaisquer expressões precisam ser extirpadas, no entanto os seus prepostos, na condição de doentes, aguardam amparo e cura.
Nesse mister terapêutico, é justo afastar do meio social o delinquente, o infractor, o portador de conduta irregular, a fim de que receba a competente orientação e adquira os valores indispensáveis para a reparação do mal praticado no conjunto humano de onde se afastou.
O amor não acusa, corrige; não atemoriza, ajuda; não pune, educa; não execra, edifica; não destrói, salva.
Em toda a Doutrina de Jesus, há um veemente repúdio ao Mal e um permanente convite aos maus para que se arrependam, expiem e se recuperem.
Quando o amor viger nos corações das criaturas, o Bem iluminará o Mal e a harmonia plenificará todas as almas; mesmo aquelas que avançam em estágios inferiores se sentirão estimuladas a alcançar os patamares elevados da libertação.
- **** -- **** -
As enfermidades são a presença da sombra nos equipamentos-luz do ser. Porque não hajam alcançado a plenitude do desenvolvimento, esses mecanismos sofrem os impactos da mente em desalinho — geradora de pensamentos mórbidos e actos perturbadores — cujo teor vibratório alcança-os, desconectando-os e abrindo campo para que se instalem as infecções degenerativas, as distonias emocionais e psíquicas.
Enquanto houver no ser humano prevalência dos impulsos de violência e de ressentimento, de ciúme e de ódio, de amargura e de mentiras, maledicências, calúnias, a problemática da enfermidade nele predominará.
E indispensável que lhe ocorra uma mudança de comportamento mental, a fim de que se dê a cura real, e se erradiquem os miasmas pestilenciais que intoxicam as células e as debilitam.
O amor terapia é a solução que te está ao alcance. Não apenas te proporcionará a recuperação da saúde, se te encontras enfermo, como te fortalecerá para que evites adoecer.
A harmonia do Criador encontrará ressonância no teu campo vibratório, rico de amor, invadindo-te e dominando o teu corpo, a tua existência.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis - Página 2 Empty Re: Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis

Mensagem  Ave sem Ninho 16/12/2023, 23:04

23 - CURAS
À medida que se multiplicam os novos paradigmas a respeito do ser humano como realidade espiritual que é, sustentados em factos robustos, surgem valiosas terapias nas áreas alternativas, objectivando a libertação do sofrimento, da angústia, do medo, dos desequilíbrios de toda ordem.
Felizmente, todas elas têm por meta a conquista de um ser integral, que supere os limites e as constrições que remanescem do seu passado espiritual, aprofundando a sonda da investigação nas causas profundas, que lhe jazem no ser, viajor de inúmeras existências corporais, nas quais se comprometeu perante a própria e a Consciência Cósmica.
Enquanto não se identifique com o erro e dele se conscientize, assumindo o compromisso de regularização pelo amor, pelo bem, permanecerão os factores de perturbação ou os degenerativos de difícil superação.
A cura real somente ocorrerá do interior para o exterior, do cerne para a sua forma transitória.
Nesse sentido, a cura tem início quando o paciente se ama e passa a amar o seu próximo.
O processo de recuperação tem o seu curso, quando esse indivíduo consciente se liberta das paixões primitivas, alçando a mente e o coração aos nobres anseios e lutas de auto-aprimoramento.
Mesmo na área das terapias académicas tradicionais, a cura orgânica, psíquica ou emocional sempre se apresenta susceptível de recidiva, caso não haja uma profunda mudança de hábitos mentais e comportamentais da criatura, que permanecerá vulnerável, sem defesas imunológicas.
A Psiconeuroimunologia demonstra que cada um é, na área da saúde, aquilo que pensa e quanto se faz a si mesmo.
Assim, a cura é um processo profundo de integração da pessoa nos programas superiores da vida.
- **** -
Toda cura procede de Deus. Como Deus é Amor, eis que o amor é essencial no mecanismo da saúde.
O amor sempre está aberto à compaixão. Não se pode ser compadecido, olvidando-se da solidariedade.
Desse modo, curar ou curar-se é forma de contribuir para o bem-estar do próximo.
A solidariedade abarca todos os seres sencientes, inclusive a Natureza nas suas variadas manifestações. Nessa amplitude do sentimento surge a necessidade da integração de cada um no organismo geral, sem a perda da sua individualidade.
Curar é participar com elevado sentimento de compreensão das debilidades alheias.
Essa compreensão expressa-se como tolerância, que ajuda sem reprochar e sem revolver feridas.
Curar é tolerar tudo e todos, avançando no rumo da paz.
A paz resulta do equilíbrio entre a razão e o sentimento, o que se faz e como se faz, sempre edificando.
E para consegui-lo, é indispensável orar.
Curar é, portanto, mergulhar no oceano da oração, de onde procedem a inspiração e a coragem para prosseguir no esforço de crescimento espiritual.
As curas verdadeiras resultam da decisão superior de encontrar-se e localizar-se, cada qual no contexto do equilíbrio que vige no Universo.
Nem sempre será a cura a falta de doença ou a ausência do medo, porém, ela se caracterizará pela confiança e pela acção enobrecida, que superarão os obstáculos, liberando o ser do primarismo que nele se demora, expresso nas mazelas que conduz das reencarnações infelizes.
Curar é liberar-se do ego inferior e alar-se ao Eu profundo, espiritual, sua realidade legítima.
- **** -
Sempre que Jesus curava, envolvia o paciente em sucessivas ondas de amor, e por sabê-lo eterno, necessitado de novas e contínuas viagens carnais iluminativas, recomendava, conciso: - (...); não peques mais, para que não te suceda coisa pior.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis - Página 2 Empty Re: Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis

Mensagem  Ave sem Ninho 16/12/2023, 23:04

- **** -- **** -
O indivíduo íntegro não se utiliza de expedientes arbitrários, astuciosos, a fim de conseguir alcançar as metas que ambiciona.
O uso dos recursos desonestos gera problemas mais complexos do que aqueles que se propõe solucionar.
A pessoa que desdenha a integridade moral sofre instabilidade emocional, insegurança, receios contínuos, sob a expectativa de ver-se desmascarada. Interiormente experimenta contínua insatisfação, que decorre das ambições desmedidas e que espera atingir de forma irregular.
Jesus preferiu a morte infamante ao conluio com as forças dominantes do Seu tempo, que esmagavam o povo, responsáveis pela miséria em sua multiface.
Desejando estar bem contigo, portanto, com a vida, tudo quanto procures fazer, realiza-o nobremente. O que não conseguires de forma regular, não te preocupes, pois que não te fará falta.
Cada um recebe de acordo com o merecimento da necessidade da evolução.
Assim, desenvolve os valores morais, objectivando a Imortalidade, na qual te encontras mergulhado, e Deus estará contigo nessa grandiosa tarefa.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis - Página 2 Empty Re: Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis

Mensagem  Ave sem Ninho 16/12/2023, 23:05

24 - INTEIREZA MORAL
A quase totalidade das criaturas humanas, diante dos desafios, invariavelmente, posterga as soluções de profundidade, tomando decisões apressadas que não resolvem os problemas. Ou, quando tentam equaciona -los, fazem-no de tal forma, que dão surgimento a futuras dificuldades.
O facto decorre da ausência de inteireza moral, do receio de aprofundar o exame das causas que geram as aflições e do medo de enfrentá-las com decisão firme.
A tibieza de carácter propõe trégua à situação perturbadora, diminuindo os efeitos danosos dos incidentes, sem ir ao encontro dos factores que os desencadeiam.
Acomodação por um lado, insegurança pessoal por outro, e somam-se inquietações que terminam por atropelar o ser mais tarde, dificultando-lhe a auto-realização, o discernimento, a harmonia.
A astúcia substitui, então, a sabedoria, e o improviso toma o lugar da programação adequada.
Diante de qualquer actividade torna-se imprescindível a decisão consciente, portadora de amadurecimento, que permite a identificação dos defeitos, assim como a maneira mais eficaz para canalizá-los.
- **** -
Conta a mitologia grega, que Sísifo, rei de Corinto, necessitava de águas, de nascentes para as suas áridas terras. Por meios inconsequentes, ele tomou conhecimento
que Egina, filha de Asopo, deus das fontes, fora raptada por Zeus, que a mantinha prisioneira.
Rogando ajuda a Asopo para as suas vinhas e terrenos, revelou-lhe o segredo, ganhando nascentes generosas. Porém, desagradou a Zeus, que mandou a Morte buscá-lo.
Quando foi visitado pela mensageira do infortúnio elogiou-a, decantando-lhe a beleza, e pediu-lhe licença para colocar no seu pescoço um precioso colar.
A Morte, enganada, permitiu-o, e Sísifo aplicou-lhe uma coleira, aprisionando-a.
Por sua vez, Plutão, deus das almas e do inconsciente, irritou-se, e Marte, o deus do comércio e da guerra, porque ninguém mais morresse, intercederam junto a Zeus, para que tomasse providências. Ele libertou a Morte e mandou arrebatar a vida do infractor.
Sentindo-se morrer, Sísifo pediu à esposa que lhe não sepultasse o corpo.
Quando foi levado a Zeus, arengou o estratagema de que necessitava voltar à Terra por um dia, para exigir as homenagens devidas ao seu corpo, que lhe não haviam sido tributadas.
Zeus o permitiu. Chegando ao lar, reassumiu o corpo e fugiu em companhia da esposa.
(...) Um dia, porém, foi aprisionado por Hermes, que o conduziu à morte. Levado à presença de Zeus, que o reconheceu, este o penalizou com a punição de rolar uma pesada pedra, rochedo acima, a fim de colocá-la no acume. Sempre quando estava prestes a consegui-lo, a pedra lhe escapulia da mão e rolava montanha abaixo, exigindo-lhe repetir, sem cessar, o trabalho intérmino...
- **** -
O que deves fazer, realiza-o bem, a fim de lograres o êxito pleno.
A tarefa interrompida aguarda conclusão.
Ninguém se desobriga de uma acção, gerando complicações futuras.
A inteireza moral orienta como se deve fazer o que lhe diz respeito, sem o concurso da dissimulação ou dos artifícios insensatos.
O conhecimento do dever estimula à sua desincumbência correta.
O êxito, portanto, resulta das soluções reais dos problemas existenciais, sem prejuízos para o próximo ou adiamentos para si mesmo.
- **** -- **** -
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis - Página 2 Empty Re: Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis

Mensagem  Ave sem Ninho 16/12/2023, 23:05

Há um conceito equivocado que trabalha em favor da transformação moral das criaturas e, por extensão, do mundo, a golpes de violência, de policiamento e punição dos erros, assim como através de atitudes severas em relação aos delinquentes, aos viciados, aos ignorantes...
Enquanto viger essa conduta, menos provável se tornará a conquista dos valores éticos, pela sociedade, e da plenificação íntima pelos indivíduos.
A repressão trabalha contra a ordem, o equilíbrio e o progresso. É fomentadora da dissimulação, do suborno, da indignidade disfarçada de virtude.
Somente a educação consegue libertar o ser, por fundamentar-se no conhecimento e no dever para com a Vida, a sociedade e o próprio cidadão.
A doença solicita medicação, e a ignorância exige esclarecimento.
O crime e os vícios são enfermidades da alma, que devem ser tratados nas suas origens e não apenas punidos nos seus efeitos.
Por isso mesmo, são inadiáveis a auto-iluminação e a transformação moral de cada qual, que se irradiarão no rumo do indivíduo mais próximo, oferecendo-lhe os seus benefícios, e terminando por alcançar os grupos mais distantes, que se lhes renderão, agradecidos e felizes.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis - Página 2 Empty Re: Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis

Mensagem  Ave sem Ninho 16/12/2023, 23:05

25 - PLENIFICAÇÃO ÍNTIMA
Poderás, se quiseres, transformar o mundo para melhor, desde que te empenhes com decisão na mudança do próprio comportamento, alterando o conceito
sobre os valores que atribuis às coisas, assim como às experiências existenciais.
Não te preocupes em liderar uma revolução — social e económica, cultural e ética, filosófica e científica, moral e religiosa - que poderia alterar os alicerces da Humanidade.
Quase sempre, aqueles que aspiram pelo progresso da sociedade supõem que as modificações dos grupos humanos se darão de cima para baixo, através de decretos e leis impostas que gerem fortuna e bem-estar, justiça social e harmonia.
Certamente, esse é o recurso mais elevado do processo da evolução, que um dia produzirá resultados excelentes.
Isso, porém, quando a civilização conseguir expulsar dos seus quadros o egoísmo e os seus famanazes companheiros, tais a presunção, a violência, o amor próprio, o orgulho, a hediondez moral... Somente assim haveria governos nobres e sábios, cumpridores dos estatutos dos direitos e deveres humanos.
São as paixões perturbadoras que reúnem os indivíduos nos grupos que se hostilizam reciprocamente, em face dos interesses mesquinhos a que se entregam, gerando conflitos e fomentando os ódios, que envenenam as criaturas...
Por essa razão, a tarefa insuperável, para este momento, é a do auto-burilamento, da revolução íntima, para o encontro com a consciência lúcida e responsável, que poderá qualificar a paisagem evolutiva do ser.
Todo empenho aplicado na reforma moral dos hábitos perniciosos, e a consequente adopção de outros edificantes, faz-se o passo decisivo para a construção de um mundo harmónico, qual aquele que aspiras.
Se examinares as vidas dos mártires, constatarás que, inicialmente, eles trabalharam pela própria integração nos ideais que abraçavam, renovando-se e renunciando ao comportamento dissipador, insensato, no qual antes se movimentavam.
Os lutadores da Ciência, de tal forma acreditam no próprio esforço, que ainda enfrentando vicissitudes e antagonismos dão prosseguimento às suas experiências, até lograrem alcançar as metas ambicionadas. E, mesmo depois do êxito, não se detêm no aplauso ou na glória.
Todos os heróis se empenham na execução dos planos que elaboram, dominados pelo entusiasmo, vivendo os processos de que se utilizam nos programas que propõem.
Sem a adesão do indivíduo, o grupo social permanece inalterado. A célula é a base do conjunto, no qual constitui o órgão; mas, sem harmonia, a aglutinação se desarticula.
Provavelmente não encontrarás, no momento, ouvidos que te escutem ou mentes sérias que te recebam as proposições em torno do Bem.
Se eles estão fartos, aqueles que se relacionam contigo, dificilmente desejarão mudanças.
Se se encontram esvaziados intimamente, o seu pessimismo e frustração quiçá não te darão ouvidos.
Se padecem carência de qualquer matiz, desejarão reconforto e solução apressada.
Todavia, se te renovas e te iluminas interiormente, mantendo o optimismo e a bondade em todos os momentos, tornar-te-ás motivo de interesse, enquanto os impregnarás com os títulos de enobrecimento, irradiando saúde e felicidade, que os farão mais plenos.
Esse mecanismo funcionará, trabalhando cada criatura, que se sentirá ditosa, fraternalmente interessada por aqueles que permanecem na retaguarda da miséria e do sofrimento.
Trabalha-te, pois, sem cessar, despreocupado pelos resultados imediatos.
- **** -
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis - Página 2 Empty Re: Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis

Mensagem  Ave sem Ninho 16/12/2023, 23:06

Jesus, planeando a construção do Reino dos Céus na Terra, fez-se modelo de amor e, impregnando cada ser que dEle se acercava, vem alterando os rumos da Humanidade, que lentamente abandona a sombra, supera a ignorância e avança no rumo glorioso do Infinito.
Ilumina-te, desse modo, amando e educando, consciente de que, se quiseres, modificarás, com a tua atitude de amor, o mundo no qual hoje transitas.
- **** -- **** -
A luz brilha mais quando a escuridão predomina.
O medicamento destina-se ao enfermo.
A água fresca sacia a sede.
O pão generoso vence a fome.
É natural que, num planeta em processo de depuração, haja predominância do desequilíbrio e, portanto, da violência, do prazer enlouquecedor, da destruição.
O futuro, no entanto, desenha-se assinalado pelas realizações enobrecedoras, quando não mais haverá crime ou hediondez, aberração ou vício, maldade ou desgraça.
Os Espíritos que ora habitam a Terra passam pelo teste selectivo da qualidade moral. Os bons prosseguirão, os maus aguardarão em outros planos onde se modificarão para melhor.
Tua harmonia é necessária desde hoje, para diminuir o tumulto, o caos.
Começa, desde agora, a tua transformação interior, optando pelo sacrifício, acção elevada, bem sem limite.
Intentando essa operação, manter-te-ás em harmonia como instrumento dócil nas Mãos de Deus, que prossegue operando em favor do mundo feliz de amanhã.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis - Página 2 Empty Re: Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis

Mensagem  Ave sem Ninho 16/12/2023, 23:06

26 - CONSERVA-TE EM HARMONIA
Vês esboroarem-se as antigas construções dominadoras ao sopro do vendaval, que varre a Terra.
Acompanhas a decadência dos valores éticos de alta magnitude, sob o terremoto da alucinação que se estabelece.
Assistes a volúpia do prazer descabido, em nome dos novos rumos que a sociedade se impõe.
Observas a delinquência em crescendo, sem aparente próxima solução em pauta.
São tantos os abusos e tais as aberrações, que te percebes estranho no contexto social hodierno, sentindo-te deslocado no lar, no trabalho, onde te apresentas.
Com efeito, a depressão te ameaça, o medo te assusta, os conflitos te perturbam.
Indagas, aturdido: como será o futuro? Que conduta deverei assumir nestas graves circunstâncias?
Tem calma! Harmoniza-te com o Bem e aguarda.
Banhado pela fé, nada te deve perturbar.
Sustentado pela acção da caridade, que distribuas, não te desesperes.
A tua tarefa de crescimento para Deus, tu a realizarás.
Joana de Cusa demonstrou sua fé, no momento do martírio, permanecendo tranquila até ao fim.
Jan Huss, igualmente na fogueira, compadeceu-se dos sicários que o escarneciam.
Joanna D'Arc, entre as labaredas, manteve-se harmonizada e perdoou os seus algozes.
Giordano Bruno, também imolado pelo mesmo processo, ficou sereno.
Sempre houve períodos de loucura na Terra.
De quando em quando, a transição da Humanidade faculta a eclosão das paixões dissolventes e alucinadas.
- **** -
Estes são dias graves. Conduze-te com robustez, apoiado no Evangelho de Jesus, seguindo confiante.
Não te aturda a balbúrdia dos enfermos-sorridentes, dos embriagados-jubilosos, dos intoxicados-zombeteiros.
Foste conduzido a esta situação, a fim de contribuíres para a melhoria das criaturas.
O médico é útil quando surge a enfermidade, ou antes, gerando condições que possam evitar o mal. Quando já instalada a doença, a terapia corresponderá ao seu grau de gravidade.
O mestre faz-se valioso diante da ignorância do aprendiz.
O cristão é fortaleza de segurança e apoio em favor dos que necessitam de ajuda.
- **** -
Jesus sempre esteve a braços com homens e situações, de certo modo, semelhantes a estas que enfrentas.
Foi nesse clima que Ele demonstrou a Sua grandeza, permanecendo em harmonia com os objectivos a que se entregou, sem perturbar-se nem tergiversar em momento algum.
Assim, conserva-te em harmonia.
- **** -- **** -
Quem sobe a montanha aspira ar puro e descortina mais amplas paisagens.
Aquele que movimenta perfumes, aromatiza-se e beneficia-se com as agradáveis essências.
Quando alguém ora, enternece-se na blandícia da comunhão com Deus, experimentando renovação íntima e paz.
A oração dulcifica o ser, ilumina-o, acalma-o, renova-o, dá-lhe vida.
Orar é como arar; é produzir valiosos recursos de sustentação do equilíbrio.
Transferindo-se esse tesouro para outrem realizá-lo, perde-se a energia que se irradia do Pai na direcção do suplicante.
Embora a onda mental daquele que ora alcance quem necessita, e a intercessão propicie socorro, o acto pessoal de orar é poderoso veículo de elevação espiritual.
Habitua-te à oração para pedir, para louvar e para agradecer a Deus, sempre.
No clima de harmonia que desfrutes orando, intercede pelo teu próximo, mas concita-o a fazê-lo também, a fim de que ele se impregne de luz.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis - Página 2 Empty Re: Série Psicológica Vol. 7 - Desperte e seja feliz/Joanna de Angelis

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos