LUZ ESPÍRITA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

HORIZONTES DA FALA - Miramez - João Nunes Maia

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para baixo

HORIZONTES DA FALA - Miramez - João Nunes Maia - Página 4 Empty Re: HORIZONTES DA FALA - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Fev 19, 2019 8:06 pm

A LEITURA ORAL
Há duas modalidades de leitura mais comuns de se entender: a silenciosa e a oral.
É desta última que vamos tratar nesta página.
Existem muitas criaturas que conhecem os rudimentos da leitura, porém, não aprenderam como convém ler diante dos outros.
Vamos lembrar aqui do profeta Isaías, no capítulo quarenta, versículo oito:
"Seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra de nosso Deus permanece, eternamente".
A erva aqui focalizada pelo insigne profeta é o homem carente, com certeza, da palavra do Senhor, e a flor corresponde ao seu ingente esforço para dominar a palavra vazia.
No entanto, no entremeio da sua fala, quer sair a palavra de Deus e essa permanece na eternidade, pois ela é vida permanente.
Se tens a oportunidade de fazer alguma leitura, não deves esquecer-te de aprender a ler, em voz alta, principalmente quando for em um templo onde Deus e Cristo se expressam como alicerce do edifício doutrinário.
A leitura deve ser suave, em meio tom, palavras bem pronunciadas, que certamente mudam de cadência, de conformidade com os assuntos.
Antes da leitura falada, apropria-te do ambiente com uma oração, envolvida no clima íntimo da humildade, e procura ser o mais natural possível.
Carrega, pela vontade, a tua atmosfera pessoal de magnetismo superior, para que a alegria elevada e a cordialidade sejam forças à disposição de todos, e fala, em nome de Deus.
Lê, com interesse no teu aprendizado e dos ouvintes, e nunca digas a ninguém que essa lição saiu para tal ou qual pessoa, porque ela pode estar endereçada a ti, que estás lendo.
Nas horas disponíveis, entra para o teu quarto, fecha a porta, e, de frente ao espelho, exercita a tua voz de muitas maneiras, corrigindo a sofisticação e os enganos que a vaidade te inspirar.
Isso faz parte da escola de Deus para o reino do Cristo, desde guê, em tudo, convidemos a Jesus para ser o nosso Mestre.
Quando desconfiamos, ou alguém nos diz que estamos saindo das linhas da pureza espiritual, do amor aos outros e da humildade, devemos redobrar a vigilância.
Sentir-se ofendido é não querer se aperfeiçoar.
Quando o tempo for favorável, entrega-te ao relax; ele ajuda na harmonia do teu corpo, recuperando-te o dom da fala, para que possas falar melhor.
Quem conversa com gentileza, com brandura, com alegria, com carinho pelos outros, é o homem recuperado para Cristo.
Uma leitura que esquece à pontuação e não valoriza os compassos, torna-se difícil de ser assimilada, porque a voz entra em desarmonia e desagrada aos que ouvem.
O ambiente fica cheio de vibrações que afectam a todos, de sorte a impacientá-los.
É um magnetismo torturado, que não se afina com a atmosfera individual de cada ser ali postado.
Vê a necessidade de educação da voz:
ela, disciplinada, alimenta, posto que é uma substância que nutre a alma.
Nos dias que correm, torna-se difícil encontrar alguém com todas as qualidades desenvolvidas no tocante ao poder da palavra, aquela que agrada a todos, que não cansa a quem ouve, saciando a fome de saber e a sede de amor.
Aquela que veste os nus de virtudes espirituais e mostra as directrizes da vida.
Todavia, é bom que te esforces para chegar lá.
Usa da tua boca como um farol a limpar as trevas onde quer que seja.
Podes animar a ti mesmo.
Fala, sem que o escândalo tome parte, palavras de entusiasmo, de fé, de amor e de trabalho, de alegria e de perdão que, se não duvidares no coração, o efeito será imediato e sentirás as bênçãos de Deus nas tuas próprias palavras.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122269
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

HORIZONTES DA FALA - Miramez - João Nunes Maia - Página 4 Empty Re: HORIZONTES DA FALA - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Fev 19, 2019 8:06 pm

CURAR FALANDO
A palavra do espirito, que faz da sua vida uma canção de amor, tem a prerrogativa de, em nome de Deus e com a ajuda do Cristo, curar as enfermidades.
A alma que não tem mais débitos na contabilidade divina, brilha como estrela do Senhor em função da luz, tem uma consciência tranquia, a mente em paz, o coração transbordante de amor e, nos lábios, a cadência da bondade.
Evidencia força, porque sua energia exuberante transforma todos os climas por onde passar, computando vida da natureza e doando bênçãos de vida em todas as direcções.
Ao ler este trecho, não fiques acanhado por ainda não teres alcançado a libertação desejada, pois ela requer da nossa parte, uma cota bem grande de esforços de todos os valores.
Se já estivesses livre da ignorância que ainda te prende, não estaríamos falando contigo.
Nós estamos na mesma faixa de entendimento e precisamos de reparos constantes no modo de pensar, sentir e falar.
Cada lição aqui apresentada carrega consigo uma pequena amostra daquilo que nos ensinam os nossos maiores.
Sê gracioso na conversa, sem que a vaidade interrompa o teu amor e lembra-te de que todas essas reformas que pretendes fazer têm um preço.
A tua própria natureza íntima, já condicionada há muitos anos na escola da inferioridade, revoltar-se-á, para não perder o seu aposento, no comando das tuas atitudes.
Haverás de lutar muito tempo contigo mesmo para limpar a consciência dos resíduos imprestáveis de pensamentos e palavras de níveis indesejáveis.
Se não esmoreceres na luta, serás ajudado por mãos invisíveis e operosas, em nome do Cristo.
Antes de darmos continuação, é bom que ouçamos o Mestre que sempre levanta as nossas forças:
"Consolem os vossos corações e os confirmem em toda boa obra e boa palavra".
II Tessalonicenses, 2:17.
Cristo nos mostra o Evangelho como fonte de consolação, pois as boas obras nascem dele, como também, a boa palavra.
Se tens o dom de curar, estás convidado a aprimorá-lo connosco, nas lutas de cada dia.
Somos igualmente, carentes da palavra harmoniosa, da palavra que imortalizou o Evangelho, do Levanta-te e anda.
Não obstante, estamos como herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, e a nossa parte é aquela que ainda não fizemos com as riquezas que recebemos do Pai e de Jesus.
A palavra pode e deve fazer maravilhas; depende do modo pelo qual falarmos, pensarmos e sentirmos no momento da conversa.
O magnetismo universal, força divina, agente de luz que visita toda a criação, mantendo o equilíbrio em nome da Vida Maior, está à nossa disposição.
Está ao alcance das nossas mãos, vibrando em torno de nós e obedecendo ao comando da nossa mente, desde que ela se encontre em plena sintonia com o amor.
E, para chegarmos na condição de amar, na acepção verdadeira do termo, cabe-nos primeiro conquistar as outras virtudes, nascidas desse hálito de Deus.
Em primeira mão, faz a limpeza na tua área mental, não permitindo que pensamentos negativos se transformem em ideias, e estas, em palavras.
Observa novamente as mensagens que ficaram para trás, e vai pegando material de trabalho.
Um pouco em uma, um pouco em outra, e começa a construir o edifício da tua felicidade.
Conversa bem com os teus irmãos, que a prática te dará forças para a tua cura, ajudando os teus semelhantes a fazerem o mesmo.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122269
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

HORIZONTES DA FALA - Miramez - João Nunes Maia - Página 4 Empty Re: HORIZONTES DA FALA - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Fev 19, 2019 8:06 pm

A PRONÚNCIA CORRECTA
A pronúncia, em todos os momentos, deve ser correta, sem nenhum exibicionismo, compreendendo que a voz natural, com humildade, agrada a todos, animando os ouvintes a escutarem com maior interesse.
E a fala correta que aqui comentamos é aquela que não esquece de Jesus, como Ouvinte Divino, que tem algo de honestidade e muito de amor.
Podes aromatizar um ambiente pela palavra, vitalizar o ar e levantar enfermos em poucos minutos.
Isso é serviço de mestres, não obstante, podes ser um deles.
Começa sem vacilar, que o tempo e a tua boa vontade te prepararão, de sorte a fazeres prodígios com o poder do teu verbo.
natureza é o templo maior onde vais todos os dias pregar e conversar com os teus irmãos de caminho, no lar, no trabalho, no ambiente de fé.
Não deves esquecer-te da pronúncia correta, aquela que sempre lembra da palavra da vida, confirmando a nossa fala.
E bom que não falte aqui a opinião do Evangelho; segue a transcrição de Atos dos Apóstolos, capítulo cinco, versículo vinte:
"Ide e, apresentando-vos no templo, anunciai ao povo todas as palavras desta vida".
Já experimentaste observar um pregador, quando domina bem as palavras, harmonizando os sons na sua dimensão, doando simpatia, distribuindo alegria, e levantando o padrão vibratório ao alcance do amor?
Todos sentem uma sensação de bem-estar indizível, que não deixa ninguém falar em cansaço, nem dormir nas cadeiras, como não se dá o cochilo.
0 orador prende a todos em um campo magnético de alta expressão espiritual, que lembra sempre o céu de Deus e de Cristo.
E, depois dos festejos das palavras corretas nos dois sentidos, físico e espiritual, dispersam-se os ouvintes, que levam consigo algumas frases ainda a palpitar em suas mentes.
A imagem do tribuno ficara' inesquecível acompanhando cada um, como força e vida, da Vida.
A pronúncia certa ficará sempre em evidência, nos escaninhos da alma.
E ela, certíssima, é aquela que lembra do afecto, da mansidão, da fé e da esperança.
Quando os homens voltarem a atenção para a disciplina e educação dos pensamentos, ideias e palavras e quando nas universidades os professores corresponderem aos anseios do Cristo, na formação da juventude da Terra, serão sanados os males que apoquentam as criaturas.
Do clima à moral, reinará um padrão de luz.
A atmosfera espiritual do planeta está carregada de um magnetismo inferior, que influencia a mesma humanidade que a criou, e os que dão inicio à educação mental e colocam directrizes elevadas nas palavras criarão em torno de si uma aura de defesa desta egrégora negra que circunda a Terra.
O nosso empenho de transformação das criaturas é no sentidos delas se tomarem livres das peias cármicas, pelo bem que poderão fazer constantemente, principalmente no pensar e falar certo.
Não terás a desculpa de que faltou escola na Terra, na formação do teu aprimoramento espiritual, porque as universidades ajudam muito na instrução dos homens; todavia, a educação dos sentimentos das criaturas independe delas, é uma luz oriunda do amor e somente o amor educa...
Essa virtude, grandiosa por excelência, pode ser desenvolvida tanto no intelectual quanto no analfabeto, pois que o amor é força de Deus que Ele entregou ao tempo, para distribuir aos Seus filhos...
Vamos lembrar, mais uma vez, da pronúncia correcta, para que não falte o nosso esforço nos dias, minutos e segundos, no anseio constante de educar as ideias e disciplinar a voz.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122269
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

HORIZONTES DA FALA - Miramez - João Nunes Maia - Página 4 Empty Re: HORIZONTES DA FALA - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Fev 19, 2019 8:07 pm

0 COMANDO DA FALA
O comando da palavra, ao dirigi-la aos outros, lembra-nos da necessidade da brandura do falar.
A delicadeza é uma espécie de selecção de ideias.
A palavra agressiva obscurece a beleza dos sons que a boca anuncia, inferioriza os sentimentos e desvia a missão dos lábios.
No percurso do dia, deve prevalecer uma comunicação sadia, cheia de assuntos de nobreza espiritual.
E, quando atingido por palavras alheias, que não mereçam crédito, procurar desviar o assunto, fazendo-te sustentar por pronúncia de alto teor moral, sem esquecer o amor e a humildade, que te revestirão de forças dignas, a fazer com que o adversário esqueça o melindre.
O comando da fala, que é, neste caso, o espírito, tem de assumir atitudes de estudante da verdade e participar do progresso.
Vigiar e orar como ensinou o Mestre dos mestres, para não cair nas tentações de uma conversação torpe, modelada no engano e na luxúria.
Para que não venha a ser acusado pela consciência, e para que não se gaste tempo no restabelecimento da paz, que, em muitos casos, ocorrerá pelas vias da dor.
Lembra-te sempre da ternura nas tuas exposições de ideias, deixando que elas sejam formadas e sustentadas pelo amor, que garante a vida e alimenta as almas.
É útil que seja lembrado nesta página o grande apóstolo dos gentios, em Efésios, 5:4:
"Nem conversação torpe, nem palavras vãs, ou chocarrices, cousas essas inconvenientes, antes pelo contrário, acções de graça".
As acções de graça são as palavras fundamentadas na dignidade humana e espiritual, quando a boca perdeu o poder de ferir e quando os lábios harmonizaram-se com o coração em Cristo.
A alma já arrependida no mundo espiritual faz grandes promessas em se referindo à educação, quando de volta para o plano terreno.
Pede a assistência dos mentores da Vida Maior, para que ela não venha a cair nos mesmos erros passados, e a boca, afigura-se como um instrumento de renovação, mas de que quase todos se esquecem quando envolvidos pelo vaso da carne.
Acham toda disciplina inconveniente, por requerer muito trabalho e renúncia, e ao retornarem novamente para o lugar de onde vieram, olham para as mãos e estas estão quase vazias.
E o tribunal da consciência só aceita uma apelação:
tornar a voltar em ambiente bem pior que o último.
As promessas se sucedem, até o despertar do coração para o amor sem exigências.
Se já és consciente destas verdades, esforça-te um pouco mais, aproveitando, com maior eficiência, a oportunidade de retornar ao campo físico, pois ele é uma arena de lutas no qual o trabalho vale em sentido múltiplo, na libertação da alma.
O comando da fala está em ti; vê o que vais fazer da tua palavra.
Por que não sentir prazer em conversações amáveis, de ordem superior, no clima da honestidade, da pureza, da compreensão, da alegria, do respeito aos outros, da boa convivência, do afecto que não exige e da fraternidade que não barganha?
Com a palavra cheia destes encantos mencionados, podes abrir muitos caminhos de esperança para os que sofrem, e de muita paz para os desesperados.
E quem ganha mais nesse plantio de luz é o agricultor; o seu labor é digno de salário compensador.
Contudo, não deves pensar na compensação, para não gastares a preciosa energia divina, em factos de que a própria lei se encarregará.
Comanda a tua fala, para que ela seja uma das estrelas de Deus, a anunciar a vida do Cristo, em ti.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122269
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

HORIZONTES DA FALA - Miramez - João Nunes Maia - Página 4 Empty Re: HORIZONTES DA FALA - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Fev 19, 2019 8:07 pm

OS ANJOS CONVERSAM?
Muitas criaturas gastam tempo e mais tempo meditando, e por vezes consultando obras sobre o assunto, para saber o labor dos anjos, no reino dos céus...
Há pouco tempo, observamos uma criatura em monólogo:
“Os anjos pensam?
Os anjos conversam?
Qual seria, se assim fosse, a voz dos anjos?"
Meu irmão, tu mesmo podes dar a resposta, dependendo de um pouco de raciocínio.
É O mesmo que perguntar:
“Os animais pensam?
Eles falam?“
Claro que sim, posto que cada um está na sua própria dimensão de vida.
Assim, os que estão acima dos homens também pensam e falam.
A diferença é que esses dons são aperfeiçoados na evolução que atingiram.
Os anjos não foram feitos anjos, como os animais não foram feitos assim, por toda a vida, nem os homens sempre homens...
Desconheces o progresso?
Tudo canta na vida “Glória a Deus nas alturas“, desde os micros sons electrostáticos dos átomos, até a imensa sinfonia dos mundos.
Os anjos, sim, conversam, e é este o assunto que vamos desenvolver na altura que podemos falar, para que possas sentir a grandeza da palavra e a força dos pensamentos, quando estão educados na academia do amor.
O esforço de cada um para falar bem é sumamente compensado pelo que adquire para si mesmo; essa é uma verdade de que os espíritos superiores têm consciência.
Trabalham operosamente na fraternidade comum, sem apego, sem vaidade, sem egoísmo.
Fazem tudo por amor, aquele afecto que não se compra, que não se troca, que não se vende, porque já se libertaram das mesquinharias inferiores.
Conheceram a verdade e ela os fez livres.
Nunca pensam nem formulam ideias negativas.
Já adquiriram, pela conduta, pela sabedoria e pelo tempo, o condão de luz, de sorte a ter a primazia por direito, de serem senhores da natureza, e tudo nela serem seus servos, cumprindo assim as suas potentes vontades que se assemelham sempre à vontade de Deus.
O fluido universal, eles o reúnem em torno de si, como abelhas no apiário
Avolumam-no na direcção que as suas mentes determinarem, modificando a sua composição divina, de acordo com as necessidades do caso.
Conversam entre si sobre as necessidades dos homens, dos animais, das árvores e da própria natureza.
Derramam correntes mentais, ao som de hinos harmónicos, sobre as fontes dos rios, nas correntes de ar, nos mares, e ainda inspiram a
humanidade em todos os atractivos do bem.
A palavra mental dos anjos se materializa nos pensamentos e formação de ideias dos homens, na política, na religião, na filosofia, em todos os tipos e variadas comunicações dos seres terrestres, até nos sonhos, bem comuns entre todos, e através de visões.
O sol é vigiado por eles, que se servem de reactores para filtrarem da força de Deus em favor de todos os seres, em favor da criação do Senhor.
E, em muitos casos, alguns anjos de Deus são convidados, ou se oferecem como voluntários, para reencarnarem em missão especial, servindo de antenas vivas do Cristo, na Terra, para a paz dos homens.
Estes anjos são reconhecidos da forma anotada por Lucas, no capítulo seis, versículo quarenta e cinco, nesta disposição da verdade:
"0 homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque a boca fala do que está cheio o coração".
Quando encontrares uma boca que somente fala o bem, que canta a música permanente da verdade e do amor, da alegria e da paz, da justiça e da humildade, tendo como maestro Jesus, essa é de um dos anjos em santificante tarefa nas vias do mundo.
Ele está, como tu, vestido de carne, porém, as diferenças são marcantes nos pensamentos e ideias que saem dos seus lábios.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122269
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

HORIZONTES DA FALA - Miramez - João Nunes Maia - Página 4 Empty Re: HORIZONTES DA FALA - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Fev 20, 2019 9:09 pm

A EVOLUÇÃO DA PALAVRA
O progresso espiritual das criaturas vem persuadindo-as para uma modificação completa, no modo de falar.
E a natureza íntima de cada um vem cedendo lugar à harmonia dos sons, antes grosseira e violenta, em busca da brandura e mansidão...
As palavras falada, mental e escrita, somente pertencem aos homens na Terra.
Os outros reinos da retaguarda ainda não as possuem, por lhes faltarem evolução espiritual e mesmo física, como também o sorriso, que podemos chamar de a flor que Deus colocou na boca dos homens.
A evolução da palavra obedeceu a um esticado tempo, e ainda o seu aperfeiçoamento requer milhares de anos, na escola do Senhor.
A educação do verbo parece não existir.
Se analisado o ontem e o hoje, é tão lento o progresso, que não dá para perceber as modificações.
É qual planta lerda no crescimento, mas cresce e modifica, porque Deus é bom e misericordioso para com todos os Seus filhos do coração.
Se observarmos o homem mediano, ele tanto fala coisas boas como más, por não suportar ser completamente bom.
No entanto, reconhecendo o valor do Evangelho e do esforço próprio, fará sua melhora ser acentuada, até libertar-se dos pensamentos e palavras inferiores.
Observemos Tiago, no capítulo três, versículo dez:
“De uma só boca procede bênção e maldição.
Meus irmãos, não é conveniente que essas cousas sejam assim“.
Certamente que não é conveniente que continuemos usando a boca para a maldição, pois ela, tanto quanto as ideias, precisa de disciplina e educação.
O Mestre, sendo consciente da verdade da*evolução das criaturas, estabeleceu, nos Seus conceitos luminares, a paciência, o perdão e o amor para com todos aqueles que continuam a errar, pelos meios que, mais tarde, lhes servirão como instrumentos do bem.
A palavra tem sua linha de ascensão, e uma parte pertence a nós no campo da vida.
Jesus é a personificação do amor tão grande, que mesmo a nossa parte, Ele nos ajuda a fazer, através das várias oportunidades.
E ainda nos dá esperanças, quando fraquejamos, e haveremos de dominar o verbo com a harmonia da mente, colocando, na boca, o sol da verdade e, no coração, a luz do amor.
Meu irmão, mesmo se surgirem dificuldades no conserto da tua fala, continua tentando, porque é desse esforço diário que poderás apossar-te de mais força, no ambiente da disciplina individual.
Suprime uma palavra que seja mal posta na boca, por dia, que com um mês serão trinta erros esquecidos, que expulsaste do teu convívio.
E com um ano de trabalho, com dois, com dez e com vinte?
Não percas este convite, que forças invisíveis estão dispostas a te ajudar.
Vamos caminhar juntos com Jesus, para Deus...
Isso é a evolução da palavra e dos pensamentos.
É na hora certa que vamos passar para o papel um trecho de hino espiritual, que nos dá sempre forças novas no terreno da reforma:
"Movimenta os teus lábios neste canto de luz!...
Ele faz lembrar os céus e nunca esquece Jesus".
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122269
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

HORIZONTES DA FALA - Miramez - João Nunes Maia - Página 4 Empty Re: HORIZONTES DA FALA - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Fev 20, 2019 9:09 pm

A CADÊNCIA DE MOVIMENTOS
Ê imprescindível o verbo no aprendizado.
Ele é uma das forças que erguem o espírito, de sorte a acompanhar o progresso em todos os sentidos.
A cadência nos movimentos dos lábios chega a ter grande responsabilidade na conjuntura da alma.
É bem louvável o cadenciar de uma voz, quando ela se eterniza na humildade e no amor.
Tudo na vida é movimento; chega-se mesmo a dizer que a vida é movimento; no entanto, ela é um cinetismo rítmico.
Tudo se move dentro de uma cadência indescritível, desde o átomo com a sua corte de eléctrons, até os acúmulos de galáxias, e esse balancear da criação canta, pela boca cósmica, louvores a Deus.
Eis que a palavra do homem, sendo um movimento vibratório, requer regularidade na sua função, para que seja uma acção de Deus, como escola, para os próprios homens.
Se conheces um pouco de música, verás que ela, sem harmonia, não agrada a ninguém, e qualquer pessoa, do inculto ao intelectual, da criança ao velho, sabe escolher a melhor música, pela harmonia dos sons.
É esse ritmo de alta qualidade que estamos propondo a todos os nossos irmãos, no modo de pronunciar palavras.
Certamente que gastarás um pouco de tempo na corrigenda do teu verbo, que amolda os anseios do teu coração, quando palpita dentro do equilíbrio universal.
Basta lembrar dos feitos inesquecíveis do Cristo, nas curas e conversões narradas pelo Evangelho.
A palavra do Mestre era um micro-som, em síntese, da música universal, elaborada por Deus.
Ele abria a boca dentro da boca do Pai Celestial, e a Sua fala era um canto místico de indizível força, que levantava caídos, dava vida aos mortos e movimentos aos parasíticos.
Os Seus divinos lábios abriam-se e fechavam-se em um ritmo celestial.
A Sua palavra era semente de luz que frutificava ao infinito, em todos os corações, e as suas ondas sonoras eram como água pura de amor, que saciava a sede dos homens, na dimensão do espírito.
Se queres candidatar-te a falar bem e a harmonizar a tua voz, lê com atenção estas mensagens, tornando a lê-las.
Depois, volta a estudar com profundo interesse, que não te faltará ajuda do nosso plano, nas inspirações indispensáveis ao seu progresso.
Porém, para começar os teus esforços neste campo de aperfeiçoamento, a tua voz tem de perder o poder de ferir, tem de esquecer o interesse inferior, não julgar, nem perseguir.
A justiça e o amor universal devem ser o teu clima de estudante da verdade, senão pagarás, com difíceis provações, a verdade que torceste, no campo da abertura que os outros cederam para ti, no enlevo da tua voz.
Vamos aqui fortalecer a nossa fala, com o provérbio dez, versículo trinta e dois:
"Os lábios do justo sabem o que agrada, mas a boca dos perversos, somente o mal".
Sê um justo no teu labor diário, nos contactos com os teus companheiros, falando com eles somente o bem, palavras afáveis cheias de paz e de compreensão.
Estende conversações por onde quer que estejas, de formação moral digna de ser ouvida por qualquer pessoa, seja homem, mulher, criança ou velho.
Não envergonhes a tua consciência com o lixo dos pensamentos negros, tanto na sua formação, como na emissão da tua fala.
A tua atitude de reformar o mau costume de criticar os outros, de alimentar prosa picante nas esquinas e nos bares, no serviço ou nas ruas, talvez te custará caro, porque a tua natureza já condicionou o clima de maledicência.
É preciso mudar logo, para que não venhas a sofrer piores danos.
A tua natureza inferior te empresta uma alegria falsa, na fala imprópria e na maledicência...
Não te iludas com esse inimigo que mora dentro de ti; expulsa-o com a força do amor, implantando no coração a alegria verdadeira, aquela satisfação cristã, do respeito e da felicidade de todos.
E lembra-te da cadência dos movimentos da tua boca.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122269
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

HORIZONTES DA FALA - Miramez - João Nunes Maia - Página 4 Empty Re: HORIZONTES DA FALA - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Fev 20, 2019 9:10 pm

RITMO DA VIDA
A vida tem a excelsitude do ritmo.
É interessante notar que o amor é ritmo, como também a alegria, a paz, o perdão, assim todas as virtudes ensinadas pelo Evangelho.
Sabem quando saímos da cadência?
Quando nos envolvemos na vingança, no ódio, na maledicência e na tristeza, pois é tudo quanto nos faz esquecer de Jesus.
Entramos em desarmonia psíquica, porque entramos em desajuste cósmico.
Trabalhar com a mente á grandioso, operar com os braços é necessário, e laborar com a boca é indispensável no dia a dia dos homens; no entanto, faz-se imprescindível que os pensamentos sejam retos, os braços livres no bem, e a boca ajustada no coração que bate no ritmo do amor.
Se estás terminando este livro, podes compulsar novamente tal compêndio, objectivando um aprendizado maior, buscando aqui e ali toques necessários à iniciação no comando da fala.
A tua boca deve ser indulgente:
mesmo se os teus pensamentos trouxerem ideias aos teus lábios que fustiguem a moral, buscando sons para que se materialize a vontade inferior, não fales!...
E se os teus companheiros subestimarem as tuas atitudes nobres, não cedas!...
E se alguém, acostumado com as tuas conversações negativas, provocar-te com assuntos maldizentes, por achar saborosas as palavras do mal, não digas nadai...
Espera um pouco, com fé, que a mente divina, agindo em toda parte, haverá de te encontrar pensando no bem, e usará a tua boca para falar o que deve ser dito.
A boca que aqui referimos é a trindade formada no esquema da vida:
Mente — Pensamento — Palavra.
Falar é exercício muito agradável, e saber falar é sentir a presença da felicidade através de nós mesmos.
Quem conversa no ritmo da satisfação espiritual, acumula em si alegria cristã, de maneira que esta não falte nas horas dos problemas.
Quem está sempre alegre por dentro é aquele que vence todos os desajustes e deixa uma mensagem de esperança nas pessoas que encontra.
Como é bom ser alegre!
A boca que fala sempre na esperança e que nunca desanima, é força poderosa na ajuda aos outros.
Vale mais, mas muito mais que remédios e outros meios de auxilio.
Não vamos chegar ao ponto de suprimir as coisas do mundo, necessárias ao progresso das criaturas.
Todavia, aqui colocamos a palavra educada como a maior das necessidades do homem, pois é falando que tudo se faz.
Meu companheiro, já percebeste a harmonia da voz meiga de uma criança?
Estudando a criança, aprenderemos muitas coisas que se encontram em mistério para os adultos, pelo ritmo da vida que elas levam.
Não estamos aqui querendo transformar-te em um santo ou perfeito de um dia para outro, porque essa posição também almejamos, há milénios de lutas e ela existe apenas em homens de boa vontade, cuja disposição para o bem já dominou os instintos e comanda a inteligência.
Aprendermos a conversar correctamente, nas linhas da afabilidade, no clima da ternura e na luz do amor, sem desanimarmos com os obstáculos, traz-nos um progresso sucessivo, de maneira a adiantarmo-nos sem perceber, na escala evolutiva. Mas, para isso, se faz indispensável observarmos o ritmo da vida.
A língua poderá trazer-te muita paz, ou aborrecimentos incontáveis, dependendo do modo que for accionada.
Vejamos a confirmação do que falamos, no provérbio vinte e um, versículo vinte e três:
"O que guarda a sua boca e a sua língua, guarda a sua alma das angústias".
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122269
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

HORIZONTES DA FALA - Miramez - João Nunes Maia - Página 4 Empty Re: HORIZONTES DA FALA - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Fev 20, 2019 9:10 pm

A ESCOLA DE DEUS
Na escola de Deus, tudo está em perfeita ordem, principalmente onde a palavra foi chamada a servir.
O poder do diálogo é fabuloso, estruturado nas leis divinas.
Ele constrói famílias, nações e continentes, para depois ajudar na formação de um todo na Terra, que passará a chamar-se o reino de Deus.
E é nessa escola que Lucas, no capítulo vinte e um, versículo quinze, informa o que o estudante receberá, nessa esperança:
“Porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir nem contradizer todos quantos se vos opuserem“.
Todo aquele que trabalhar na disciplina do seu verbo e na educação da sua boca terá um prémio da parte de Deus, no centro da sua consciência:
aquela paz que o mundo não pode dar, aquela alegria contagiante e pura que somente existe nos céus dos anjos.
Isso é promessa daquele que pode mais do que nós; portanto, alegremo-nos na conquista desse penhor grandioso que é a palavra, na vibração do amor.
Onde existir o bem, a escola de Deus se faz visível a instruir e educar os homens, e o grande Mestre dessa universidade é Jesus Cristo.
Algumas pessoas poderão dizer que estamos envolvidos no fanatismo e no desequilíbrio, por falarmos demais sobre o modo como devemos falar e sobre tantos meios de educarmos a palavra...
Isso não é certo, pois, o bem em todos os seus aspectos, requer repetições permanentes e diárias para que se condicione nos pensamentos, ideias e palavras.
Quem não valoriza o esforço próprio, a renúncia e as lutas, quem entrega tudo o que lhe pertence ao destino, sem ao menos examinar o que é o destino, fica para trás, e ainda sujeito a duras consequências para alcançar quem partiu na frente, pelos valores pessoais.
A época do destino fazer quase tudo por nós já passou; agora temos patrimónios escritos no livro da vida, que se chama razão, sentimentos de amor e de justiça, fé, e ainda mais, o direito de conquistar a felicidade.
E aí, o que achas dessa verdade? Dá-me as mãos, meu filho, e vamos com Deus e Cristo para frente e para o alto, em busca da nossa luz.
E essa luz desabrochará dentro de nós, como estrela de primeira grandeza, a nos guiar eternidade afora.
Na iniciação interna, somente existem dois instrutores na inspiração de Deus:
o Cristo externo — Jesus — e o Cristo interno — nós.
Esta frase dá para meditar muito tempo, e é material para se escrever muitos livros.
Usa-a o quanto puderes, pois é para ti que a escrevemos.
Voltemos ao assunto da palavra, para que ela brilhe em nós como ondas de luz, propiciando-nos o bem-estar que tanto procuramos.
Se por vezes da tua boca escapulir alguma voz destrutível, e a tua palavra, por descuido da tua mente, empobrecer a fé em alguém e esmorecer o ânimo do teu companheiro, reconsidera, refaz o que desfizeste, e dá assistência o quanto puderes com valores novos, de esperança e de amor, de fraternidade e de alegria.
Sempre há tempo, quando novos tempos forem aproveitados para reconstruir.
É isto, meu irmão, que se chama escola de Deus.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122269
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

HORIZONTES DA FALA - Miramez - João Nunes Maia - Página 4 Empty Re: HORIZONTES DA FALA - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Fev 20, 2019 9:10 pm

PERGUNTANDO A JESUS
D — Discípulo
M — Mestre
D — Senhor!
Quero ouvir-Te, porque passo por tribulações sem conta, e ouvindo-Te, aprenderei a falar no ritmo do bem em que vives.
Abrirei os meus ouvidos à Tua voz, e 0 meu coração â Tua vontade, para que possas fazer de mim o que pretendes que eu seja!...
M — Então, meu filho, ouve!
Mas, vê primeiro que 0 meu caminho é estreito; larga é a estrada dos ímpios.
Posso mostrar-te 0 roteiro que te liberta; no entanto, tens de caminhar com os próprios pés.
Mesmo que sintas a indiferença de alguém, mesmo que a Ignorância te fira, mesmo que a maledicência faça o teu irmão esquecer a postura cristã, não deixes transparecer revolta no que dizes; procura pensar, falar e viver o perdão.
D — Mestre!
Lembrarei do provérbio trinta e um, versículo oito, e o repetirei, porque não encontro outras palavras mais sensatas:
"Põe guarda.
Senhor, à minha boca.
Vigia a porta dos meus lábios".
M — Meu filho, a guarda que poderei pôr em tua boca e a vigia dos teus lábios é a tua própria consciência, quando ligada a mim pela tua boa vontade.
Dentro de ti, existem inumeráveis recursos de paz e de saúde, de poder no amor que podes exercitar com 0 teu próximo.
Vai pelo teu caminho e faze das tuas mãos a ferramenta de trabalho de cada dia, usando a tua boca no plantio da luz que liberta, e estarei contigo.
D — Senhor!...
E como farei, se a vida colocar-me em ambiente onde a função de contrário é o prazer de todos que conviverem comigo?
M — Farás o que deve ser feito por um homem recto.
Cumpre o teu dever para com eles, respeita os seus direitos, e não faças nada que não queiras seja feito a ti.
Cumpre ao teu coração uma vigilância segura nos meios da justiça porque, no mundo, o amor e a bondade alcançam o ambiente da convivência, porque são desvestidas, essas virtudes, de egoísmo.
Quando o amor tem o carácter universal, e a bondade se reveste de energia, surge a paz e aparece a compreensão nos corações que lutam juntos.
D — E o que farei, se mesmo seguindo os Teus preceitos, for ofendido, desrespeitado, apedrejado e esquecido?
M — Cumprindo o teu dever, terás a melhor das companhias do mundo: a consciência.
Se estiveres bem com ela, estarás bem com a harmonia divina em todos os rumos da criação de Deus, porque estarás em perfeita concordância com o Criador. Vejo que te preocupas em demasia com os factos exteriores, deixando o teu mundo íntimo para o segundo plano.
Faz o contrário, e começarás a sentir-te melhor em todos os aspectos.
Uma serenidade indescritível tomar-te-á o domínio por dentro, e uma voz te falará de uma felicidade próxima.
Eu sou aquele que sempre está presente nos pensamentos, nas ideias e na boca de todos vós, porque me pertenceis por direito divino.
Fazeis parte do meu rebanho.
D — Senhor, e quando eu precisar da Tua ajuda, onde buscar-Te?
M — Nos fios dos pensamentos, na disposição de servir e de amar.
Saiba, meu filho, que o ambiente que facilita a conversa comigo é o da oração.
Aprende a orar, que a prece sempre foi, é e será a luz da alma.
D — Senhor!...
Agradeço-Te por tudo, e que essa fala que tiveste comigo, sirva para que eu possa aprender a conversar com os outros...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122269
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

HORIZONTES DA FALA - Miramez - João Nunes Maia - Página 4 Empty Re: HORIZONTES DA FALA - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Fev 20, 2019 9:10 pm

OUVINDO O MESTRE
Meus filhos!...
A paz seja com todos.
Vamos abrir a nossa conversa nesta página, com o provérbio trinta e um, versículo oito:
"Abre a tua boca a favor do mundo, pelo direito de todos os que se acham desamparados".
A tua boca deve ser uma torneira pública, jorrando água pura, sem interrupção, a quem quer que esteja com sede.
Levanta a tua voz em defesa do fraco, sem que essa palavra desmereça o forte. Suspende a tua voz ajudando o desesperado, sem que a usura exija pagamento.
Fala consolando os enfermos e os tristes, sem que a tua vaidade desfaça a benevolência.
Compreende o ignorante, sem que seu estado evolutivo te fira.
Lembra-te da humildade para com aqueles que buscam em ti algo de consolo.
"Bem aventurados os que sofrem, que serão consolados"; deves ter grande respeito por aqueles que suportam a dor moral e física.
Com paciência, estende os teus braços para essa ordem de pessoas, pois são elas admiradas até pelos anjos.
Convoca todas as tuas forças, para cumprir os teus deveres perante Deus e os companheiros de jornada.
A Terra é um campo de lutas, de onde sairás burilado para a claridade celestial.
Confia na ajuda divina, sem esquecer a tua parte no aprumo da tua própria personalidade.
Faz tudo sem reclamar, sem alimentar pensamentos inferiores, mesmo quando instigado para tal.
Perdoa todas as ofensas no lar, no trabalho e na rua, sem que essa acção objective demonstrar falsa santidade.
Empresta todas as tuas experiências para que o amor universal seja divulgado por todos os meios dignos de uma alma séria e honesta.
Não faças aos outros aquilo que não pretendas que os outros te façam.
Alivia sempre a tua consciência, com a bondade esplendente em energia, de modo a não concordar com tudo, nem agredir ninguém.
Confere em todos os minutos, o que vais falar aos teus semelhantes, e deixa os teus lábios trabalharem na suavidade do coração que ama.
Propõe a ti mesmo nunca mais falar da vida alheia.
Faz um pacto contigo, no silêncio da tua consciência, de somente construir, edificando o bem em todas as suas modalidades.
Ao invés da critica mordaz dos defeitos dos outros, por que não lembrar as virtudes, que por vezes são maiores?
Qual o interesse em semear o mal?
Conscientiza-te, meu caro filho, que colherás de conformidade com o plantio.
Se queres saúde, não esqueças, antes de tomar algum remédio, de trabalhar em favor da saúde dos outros.
Se anseias a paz, esforça-te para a paz do teu companheiro.
Se careces de afecto, falta-te amor para com os teus semelhantes.
Queres ouvir o Mestre?
Podes escutá-Lo; no entanto, os teus ouvidos terão de perder a sintonia com o mal.
Queres ampliar a mensagem ouvida do Príncipe da Luz?
Cessa antes a tua língua de agir na urdidura de ferir, para que surja em teu caminho o tempo áureo, cintilando em teus lábios as estrelas da verdade, e no teu coração, as luzes de todos os sóis da vida...
Segue-me tu!...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122269
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

HORIZONTES DA FALA - Miramez - João Nunes Maia - Página 4 Empty Re: HORIZONTES DA FALA - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Fev 20, 2019 9:10 pm

Que te darei a chave, para conheceres os arcanos da consciência pura, senão os mistérios do amor verdadeiro.
Dá-me a tua mão, que te sentirás seguro comigo, na explosão da fé que marca na tua vida os sinais da felicidade.
O corpo é um instrumento valioso no concerto da alma!
Cuida dele na altura das tuas possibilidades, pois ele sempre absorve muitos males que te vergastam o coração.
No entanto, cuida também de ti, começando pela prece todos os dias, e fá-la com humildade, envolvido na fé, para que essa confiança se consubstancie em benevolência.
Há muito, meu filho, querias ouvir acerca da palavra pensada e falada, e ouvimos o teu pedido insistente.
Eis em tuas mãos, este livro.
Horizontes da Fala.
Não é tão fácil como pensas compilar temas nos moldes que a consciência aprove, na presença do Cristo.
Más o amor cobre as multidões de dificuldades e foi esse amor que nos motivou a escrever, mesmo sabendo que muitos dentre os que pedem mais água da sabedoria rejeitarão bebê-la, nas primeiras investidas das trevas.
Porém, se um, dentre todos, concretizar esse ideal no coração, nos sentiremos compensados.
Não estamos pensando nisto, mas nos servirá de gratidão, aquela que corresponde ao mesmo amor.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122269
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

HORIZONTES DA FALA - Miramez - João Nunes Maia - Página 4 Empty Re: HORIZONTES DA FALA - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Fev 20, 2019 9:11 pm

PRECE DA BOCA
Deus de bondade imensurável!
Compadece-Te de mim, que Te falo da Terra, do modo como converso com os homens.
Eu sei que Tu me conheces mais que os outros, mais que eu mesma, porém, o impulso de Te pedir é mais forte que o silêncio e mais impetuoso que os instintos que passam por mim.
Eu sou, de certa forma, uma escrava que a mente usa sem piedade, para alimentar o corpo e para os seres humanos se entenderem: eu sou a boca!
Quantas palavras.
Senhor, pronuncio sem querer, pois o hábito hipnotizou meus recursos de dicção, e falo por vezes sem sentir...
Deus!
Permita que eu possa melhorar!
Sempre, no percurso do dia, falo o que não quero, e o que quero não falo.
Porque isso, meu Pai?
Eu preciso melhorar, eu quero melhorar...
Eu sou a boca, e posso ser a Tua boca no mundo, servindo de instrumento para a Tua voz, aliviando enfermos, consolando os tristes e estimulando a esperança em todos que me ouvirem, mas, para isso, preciso de Ti.
Que a Tua ajuda clareie o meu falar, abençoando minha mente, de maneira que ela desentulhe os pensamentos inferiores, fazendo desaparecer as ideias maléficas.
Eu sou uma das bocas do mundo, que ainda não suporta a disciplina de modo violento, e sempre procura esquecer a educação no momento que mais precisa desse amparo celestial.
Não sei o que ocorre comigo...
Sou sempre fraca, construo castelos de corrigendas todos os dias e, todos os dias, falo assuntos que não deveria falar.
Depois, arrependo-me, todavia, tardiamente, pois já falei.
Não quero mentir para o Senhor, como também não adianta, porque tudo sabes antes, agora e depois.
Estou um pouco envergonhada diante de Ti, porque li em voz sonante todas essas mensagens, discorrendo sobre a disciplina da palavra e a educação da voz, e parece que nada fiz no corte das arestas germinadas nos meus lábios.
Uma coisa eu sei, meu Deus: quero melhorar, quero servir-Te!
Não posso dizer que sou ignorante diante do que já aprendi neste livro, e, se a minha vontade for fraca, irei pedir a Jesus, já que não tenho forças para corrigir-me, que feche os meus lábios...
Serei uma boca fechada, até aprender a conversar correctamente com a vida.

Assim seja.

Miramez, objectivando auxiliar-nos na mudança de comportamento, ditou três livros, dos quais os dois primeiros já foram entregues ao público:
Horizontes da Mente; Horizontes da Fala; Horizontes da Vida
Baseando-se sempre no Evangelho do Amoroso Amigo, deixa-nos, em cada capítulo, uma receita de doses homeopáticas, que colocada em prática, nos leva a uma transformação de comportamento considerável, tomando-nos mais suaves diante da vida.

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122269
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

HORIZONTES DA FALA - Miramez - João Nunes Maia - Página 4 Empty Re: HORIZONTES DA FALA - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos