LUZ ESPÍRITA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ARTIGOS DIVERSOS

Página 17 de 41 Anterior  1 ... 10 ... 16, 17, 18 ... 29 ... 41  Seguinte

Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 17 Empty Ano Novo, 2015

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Jan 17, 2015 10:42 pm

O tempo é finito e premente.
Por isso vivemos sob a severa advertência das horas.
Cada ação humana tem seu tempo e seu prazo.

Para os chamados espíritos práticos, o tempo é dinheiro.
Para os que não subestimam o sonho, há sempre o sol que se renova todas as manhãs, a lua em passeios regulares carregando símbolos que a preservam no território da poesia; há, para quase todos, os tempos da mocidade e da velhice, o tempo em que se acumula e o tempo em que as coisas se extinguem por decurso do prazo inevitável.

Se pretendemos ganhar a vida, não devemos desprezar a sucessão dos dias, dos meses e dos anos.
Tudo isso é verdade.

Mas o tempo é também e sobretudo uma grande concessão de Deus.
Neste aspecto, é aliado preferencial do progresso humano.
Vindo de Deus, tem o infinito de sua genealogia e por isso se renova, por efeito da divinal misericórdia.
Haverá, dessa forma, na trajetória de nossas almas, nem sempre conscientes dos bens supremos de nossa genética também divina, o chamado tempo novo ou, na semântica que deflui da posição das palavras em nossa querida língua portuguesa, o novo tempo, que não é necessariamente a mesma coisa.

O ano de 2015 bate à nossa porta com renovadas expectativas em torno de nosso desempenho neste vasto e complicado território dos homens.
Se, nos doze meses transcorridos do ano que se despede, fomos felizes e produzimos momentos de felicidade em alguns daqueles que caminham a nosso lado, certamente teremos disposições de repetir os nossos gestos, porquanto, diz o filósofo, é bom ser bom.
Quem o bem pratica no tempo de hoje, hoje mesmo recebe a retribuição de seu ato, em forma de íntima satisfação.

Se, ao contrário, foi tumultuosa a nossa caminhada no tempo que acaba de passar, gerando dúvida e dor na alma dos que conosco compartilharam a marcha, que não nos falte, no tempo novo, o sentido do termo quando as duas palavras trocam de posição.
Seja, assim, para cada um de nós, o Novo Ano, o novo tempo, o tempo do homem renovado e disposto a recompor o que ficou destruído ou abandonado à margem do caminho.

Consolador é saber que a Justiça Divina encontrou a forma de remunerar os servidores da hora última com a mesma recompensa definida para os trabalhadores da primeira.
Coisas de Deus que provavelmente ainda não somos capazes de imitar.
O facto é que é consoladora a notícia de que teremos novas parcelas do tempo infinito que o Pai distribui com amor, emprestando sempre sentido renovado à vida.

Quando os ruídos anunciadores do Ano Novo irromperem nos céus, na hora zero do primeiro dia, reunamos nossos familiares e amigos, endereçando a Deus uma prece de louvor e gratidão, por sua excelsa e honrosa confiança em todos nós.
E seja esse momento, para toda gente, o raiar de um novo tempo, em que a paz deixe de ser o espaço angustiante entre dois conflitos e o pão da solidariedade seja farto em todas as mesas deste mundo.

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122545
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 17 Empty O que esperar do ano que se inicia

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Jan 18, 2015 10:02 am

Mais um ano se finda, deixando para muitos a alegria de conquistas e realizações.
Para outros, as lições das provações enfrentadas.
Mas, mesmo com todas as dificuldades, devemos agradecer ao Criador a oportunidade que nos foi concedida, na certeza de que dias melhores virão.

Ansiamos grandes mudanças em nossas vidas e, ao final de cada ano, nossas esperanças são renovadas.
A expectativa é que o ano seguinte seja sempre melhor que o último e, para garantir as transformações, recorremos às nossas tradicionais superstições.
São tantas simpatias para a virada do ano que poderíamos escrever um livro inteiro para enumerá-las.

Sempre temos a sensação de que o ano passa tão depressa que quando nos atentamos o Natal bate à nossa porta.
Percebemos, então, que não colocamos nenhum daqueles antigos projetos em prática e que tudo em nossa volta permanece como antes, sem mudanças.

Isso acontece com a maioria de nós, talvez em virtude da vida atribulada que levamos, ou simplesmente por comodismo.
Mas mesmo não conseguindo sair do marasmo que nos envolve, em 31 de dezembro, tornamos a realizar a mesma simpatia, esperançosos de que a nossa vida se transforme por vontade divina.

Ora, sejamos racionais!
Nada e ninguém poderá mudar o curso do destino a não ser nós mesmos.
O progresso é resultado de nossas escolhas e sobretudo de nossas acções.
De nada adianta vestir cores, pular ondas, brindar o novo ano, se no coração permanecemos a mesma pessoa, presa aos velhos hábitos.

Albert Einstein dizia que:
"Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes."
Certamente, se plantarmos macieiras não poderemos colher outras frutas que não sejam maçãs.
E assim é a nossa vida.

Nossa jornada é muito longa, mas para concluir a trajetória é preciso progredir lentamente, dando um passo de cada vez.
Se não temos a iniciativa de caminhar, permanecemos parados.
Portanto, um ano proveitoso será construído dia após dia, aproveitando a oportunidade bendita de renovação que Deus nos concede a cada amanhecer.

Se deseja saúde, cuide do corpo e da mente, se quer progredir moralmente, pratique a caridade, se sonha com um novo amor, ame o próximo.
Se almeja o perdão, reconcilie-se com o seu inimigo, perdoe e trabalhe para o bem. Deus vigia!

Saibamos também compreender que até mesmo as nossas quedas são importantes para o aperfeiçoamento do espírito.
Aquilo que julgamos ser uma derrota pode representar um grande salto na caminhada do progresso.

"O pensamento escolhe. A Acção realiza.
O homem conduz o barco da vida com os remos do desejo e a vida conduz o homem ao porto a que ele aspira chegar.
Eis por que, segundo as Leis que nos regem, a cada um será dado segundo suas próprias obras.” (Emmanuel)

Somos donos do nosso próprio destino e através do livre-arbítrio construímos o futuro.
Nossas conquistas e dissabores são sempre o resultado de nossas acções.
Aproveitemos, então, os derradeiros dias do ano para realizarmos uma autoavaliação.

Sócrates, antes mesmo da chegada do Cristo, já nos recomendava:
"Conhece-te a ti mesmo", pois é desta maneira que seremos capazes de nos transformar.
Se lhe conforta, faça simpatias, mas esteja disposto a mudar seus hábitos para que os resultados sejam diferentes.
Do contrário, o próximo ano será apenas mais um registro no calendário.

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122545
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 17 Empty Bom ano

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Jan 18, 2015 11:02 pm

Ano novo, vida nova, cantam as melodias das festividades do final do ano e as previsões de vária ordem.
Que o novo ano seja bom.

Raros são aqueles que não possuem uma visão mística a respeito do ano novo, como se para o novo ano ser bom dependesse de alguma decisão transcendente, mística.

Compreendemos que a vida está nas mãos de Deus e que não é obra do acaso, mas daí a crer que cada minuto esteja predestinado é crer na fatalidade absoluta e irremediável que tiraria do homem o livre-arbítrio, e ele não teria méritos e nem seria responsável pelo que fizesse – pensamento inadmissível para a mais singela inteligência.

Quem desejar produzir alguma coisa terá minutos, horas, dias, meses à sua disposição durante todo o ano.
Mesmo que não conclua seus projetos, se se dedicar com disposição, terá dado muitos passos adiante.
Em muitos sentidos, mas também neste, disse Jesus: “a cada um segundo as suas obras”; “batei e abrir-se-vos-á”.
Ficar esperando do ano novo a concretização do que lhe compete fazer por suas forças é o mesmo que ficar parado, aguardando a estrada se movimentar.

Cada ano é supremamente importante para o Espírito imortal.
Tempo novo para progredir, produzir e construir no sentido material, moral e espiritual.
Entre muitos desafios encontramos os de resgate, que são oportunidades de se reparar o passado equivocado desta ou de outra vida; também os de crescimento, que são dificuldades apresentadas pela vida para que o Espírito exercite os potenciais do sentimento e do intelecto.
As facilidades encontradas podem representar os méritos adquiridos pelo esforço próprio e pelo bem proceder em sua jornada passada ou actual, porém, sem dúvida, o tempo presente é oportunidade de o homem edificar um futuro feliz ou infeliz, dependendo das resoluções que tome, utilizando o seu livre-arbítrio.

Ano novo! Tempo de renovar as propostas para uma vida melhor.

O ano novo será bom para o homem que aproveitá-lo para ser bom.

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122545
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 17 Empty Amar sempre

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Jan 19, 2015 10:43 am

Um homem de meia idade, chega perto de um jovem desconhecido de fisionomia serena, de poucas palavras,mas transmitia uma paz imensurável.
Este homem fala ao jovem que tivera um sonho, e que neste sonho iria encontrar Jesus, assim foi pedido a ele para pensar e reflectir no que poderia pedir ao Mestre Jesus naquele encontro, desta forma começou enumerar o que julgaria importante naquele diálogo.

Jesus amado solicito sua ajuda:
1 - QUANDO EU ESTIVER FRENTE A DOR DO PRÓXIMO, QUE EU NÃO A BANALIZE E QUANDO FRENTE A MINHA DOR, QUE EU NÃO A SUPERESTIME.
2 - QUANDO FRENTE A MALEDICÊNCIA, A BOATARIA,
QUE EU NAO SEJA UM ELEMENTO PROPAGADOR, E QUE O MEU SILENCIO SEJA O PRIMEIRO PASSO PARA EXTERMINÁ-LA.
3 - QUE EU NÃO TORNE ESCRAVO DA VAIDADE.......
POIS O TEMPO VAI CORROER MEU ROSTO, FINCANDO GROSSAS RUGAS, ASSIM FAZENDO COM QUE EU APRENDA A OFERECER OUTRO TIPO DE BELEZA, A BELEZA DA ALMA, ONDE POSSA IMPERAR VALORES NOVOS, MAIS HUMANITÁRIOS, PRINCIPALMENTE DENTRO DOS PRECEITOS DA ÉTICA.
4 - NÃO FAÇA DA GANÂNCIA E DO APEGO AO PATRIMÓNIO O ELO A FORTELECER A ESCRAVIDÃO JUNTOS AS MOEDAS DO MUNDO, QUE EU REFUGUE O CONSUMO DESENFREADO, TENDO A CONSCIÊNCIA DE QUE MINHA ALMA CLAMA POR OUTRAS NECESSIDADES, AQUELAS QUE NEM A PRATA E NEM TODO OURO PODERÃO SANAR.
5 - QUE EU SAIBA GUARDAR MINHA DOR E MESMO ASSIM:
QUE EU SEJA BENEVOLNTE,
APRESENTANDO SEMPRE UM SORRISO NO DIA-A-DIA, QUE EU POSSA SER FONTE DESTE BALSAMO DA ALMA, QUE OS MEUS LABIOS POSSAM SER O REGALO DE QUEM ESTA SOB O MARTÍRIO DA DOR E DA MÁGOA, NA VERDADE AO FECHARMOS NOSSO SEMBLANTE ESTAMOS PERPETUANDO OS DIAS MAIS SOMBRIOS AO NOSSO QUOTIDIANO.
6 - QUE POSSAMOS EXERCER SEMPRE A PALAVRA MUITO OBRIGADO NO DIA A DIA, É A MELHOR FORMA DE RECEPCIONAR QUEM NOS OFERECE UM GESTO OU UMA PALAVRA GENTIL,
E AQUELE QUE NOS VIER A NOS RECEPCIONAR COM A NÓDOA DO RANCOR, QUE MESMO ASSIM, POSSAMOS PERPETUAR O CONSOLO DA GRATIDÃO NUM SIMPLES ACTO DE UM MUITO OBRIGADO.
7 - QUE EU NÃO FAÇA DA MINHA LINGUA UM MUSCULO QUE APENAS EXERCITE A DESDITA DE SÓ APENAS RECLAMAR E USAR O GRITO COMO FORMA DE CONVENCER O MUNDO AS MINHAS CONVICÇÕES
8 - SE EU FOR VÍTIMA DA CALÚNIA, QUE EU NÃO FAÇA QUE ELA SE ANINHE EM MEU LAR, A PIOR RESPOSTA PARA O CALUNIADOR É O SILENCIO, E A MELHOR RESPOSTA É O REVIDI, POIS, É NA COTENDA E NO CONFRONTO QUE MAIS ALIMENTAMOS QUEM SE DIVERTI E COMPRAZ COM A CALUNIA.
9 - FAÇA COM QUE EU ACEITE E RESPEITE AS DIFERENÇAS, QUEM DISSE QUE SOMOS DONOS DA VERDADE?
QUEM DISSE QUE O JEITO DO OUTRO SER É O ERRADO E O MEU É O CERTO??
SE O OUTRO TEM CONCEITOS DE VIDA DIFERENTE E NÃO COMPACTUO,
QUE EU TOQUE A VIDA MESMO ASSIM O QUE NA VERDADE JÁ VAI SER UM PENOSO CAMINHAR, POIS PODE SER QUE ESTAREI CARREGANDO O ÁRDUO FARDO DO PRECONCEITO,
QUE EU PROCURE MELHORAR MEU CAMINHAR NOS PRECEITOS DA ÉTICA E DO RESPEITO AO PRÓXIMO, MUDAR AS PESSOAS NÃO DEVERÁ SER MINHA META, O NOSSO CAMINHAR ENTRE OS HOMENS É QUE VAI SER O ESPELHO, E NELE QUE SEJA REFLETIDO O EXEMPLO, AQUELE EXEMPLO DAS DECISÕES MAIS SABIAS, QUE EU POSSA USAR SEMPRE OS MEUS ATOS COMO ARGUMENTOS MAIS NOBRES E EDIFICANTE AOS OLHOS DO PAI.
10 - QUE EU APRENDA A EXERCER A CARIDADE,QUE EU TENHA A NOÇÃO EXATA DE AJUDAR SEM HUMILHAR, JAMAIS PRATICANDO O MENOSPREZO A QUEM É AUXILIADO, QUE MEU AUXILIO NÃO SEJA FONTE DE PERPETUAÇÃO DA MENDICÂNCIA, QUE AFASTE SEMPRE OS HOLOFOTES DAQUELES QUE TEIMAM EM DIVULGAR O MEU ATO HUMANITÁRIO, ELE NÃO DEVE INTERESSAR AO MUNDO E SIM AS MINHAS NECESSIDADES IMPERATIVAS DA PRATICA DA CARIDADE PERANTE A MINHA CONSCIÊNCIA E ACIMA DE TUDO A DEUS.
11 - QUE EU TENHA COMO DADIVA MAIS SUBLIME, A VIDA, RESPEITANDO-A EM TODAS AS SUAS INSTANCIAS, RESPEITANDO DESDE OS HOMENS, OS ANIMAIS E O AMBIENTE QUE DEUS NOS PRESENTEOU, O PAI NOS DEU COMO DADIVA, PARA SABERMOS USAR E CUIDAR COMO MORADA, DESTA FORMA SERMOS MERECEDORES DE ALÇARMOS AS OUTRAS MORADAS EXISTENTE NA CASA DE MEU PAI!

Neste momento o jovem olha bem nos olhos daquele homem, pega um ramo de oliveira e lhe dá de presente, dá-lhe um belo sorriso e parte.
À noite o homem retorna ao repouso sagrado do corpo, e logo que este adormece, sente um leve frescor, um sol diferente que parece não emitir calor, uma brisa agradável, é a hora do por do sol, é a hora do ângelus e sobre um penhasco, o mesmo menino retorna com outro ramo de oliveira às mãos, responde com um longo sorriso entre aberto nos olhos, com o rosto firme em direção ao sol que se punha no horizonte.

De forma pausada responde:
Meu pai que esta nos céus pede a ti uma coisa:
Que tenhas como hábito repetir cada item de suas rogativas todas as noites ao dormir quando fores fazer a tua prece, pois, ainda é por meio dela que poderás edificar e solidificar tudo aquilo que solicitaste, não tenha como hábito de fazer tais rogativas apenas nos dias festivos, nos finais de ano quando das comemorações da passagem do aniversário do seu filho pelo orbe terreno, o compromisso com o bem deve ser continuo, desta maneira será uma forma de nos construirmos nos solidificarmos como alma edificada no amor.
...e como foi prometido, que o nazareno estarás convosco até o final dos tempos, pois, nenhuma ovelha há de se perder, todos são amados ...ninguém há de se perder nas garras do mal, por isto meu amigo, tenha sempre em mente:
Amar a Deus sobre todas as coisas e amar o próximo como a ti mesmo, este mandamento sempre será o grande portal para redenção humana, que a humanidade entenda este como o mais importante de todos os mandamentos.


Hoje e sempre.

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122545
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 17 Empty O PODER DA VONTADE

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Jan 19, 2015 11:22 pm

Querer é poder!
O poder da vontade é ilimitado. O homem, consciente de si mesmo, de seus recursos latentes, sente crescerem suas forças na razão dos esforços.
Sabe que tudo o que de bem e bom desejar há de, mais cedo ou mais tarde, realizar-se inevitavelmente, ou na atualidade ou na série das suas existências, quando seu pensamento se puser de acordo com a Lei divina.
E é nisso que se verifica a palavra celeste: “A fé transporta montanhas.”

Não é consolador e belo poder dizer:
“Sou uma inteligência e uma vontade livres; a mim mesmo me fiz, inconscientemente, através das idades; edifiquei lentamente minha individualidade e liberdade e agora conheço a grandeza e a força que há em mim. Amparar-me-ei nelas; não deixarei que uma simples dúvida as empane por um instante sequer e, fazendo uso delas com o auxílio de Deus e de meus irmãos do espaço, elevar-me-ei acima de todas as dificuldades; vencerei o mal em mim; desapegar-me- ei de tudo o que me acorrenta às coisas grosseiras para levantar o vôo para os mundos felizes!”

Vejo claramente o caminho que se desenrola e que tenho de percorrer.
Esse caminho atravessa a extensão ilimitada e não tem fim; mas, para guiar-me na estrada infinita, tenho um guia seguro – a compreensão da lei de vida, progresso e amor que rege todas as coisas; aprendi a conhecer-me, a crer em mim e em Deus.
Possuo, pois, a chave de toda elevação e, na vida imensa que tenho diante de mim, conservar-me-ei firme, inabalável na vontade de enobrecer-me e elevar-me, cada vez mais; atrairei, com o auxílio de minha inteligência, que é filha de Deus, todas as riquezas morais e participarei de todas as maravilhas do Cosmo.

Minha vontade chama-me:
“Para frente, sempre para frente, cada vez mais conhecimento, mais vida, vida divina!”
E com ela conquistarei a plenitude da existência, construirei para mim uma personalidade melhor, mais radiosa e amante.
Saí para sempre do estado inferior do ser ignorante, inconsciente de seu valor e poder; afirmo-me na independência e dignidade de minha consciência e estendo a mão a todos os meus irmãos, dizendo-lhes:
Despertai de vosso pesado sono; rasgai o véu material que vos envolve, aprendei a conhecer-vos, a conhecer as potências de vossa alma e a utilizá-las.
Todas as vozes da Natureza, todas as vozes do espaço vos bradam:
“Levantai-vos e marchai!
Apressai- vos para a conquista de vossos destinos!”

A todos vós que vergais ao peso da vida, que, julgando-vos sós e fracos, vos entregais à tristeza, ao desespero, ou que aspirais ao nada, venho dizer:
“O nada não existe; a morte é um novo nascimento, um encaminhar para novas tarefas, novos trabalhos, novas colheitas; a vida é uma comunhão universal e eterna que liga Deus a todos os seus filhos.”

A vós todos, que vos credes gastos pelos sofrimentos e decepções, pobres seres aflitos, corações que o vento áspero das provações secou; Espíritos esmagados, dilacerados pela roda de ferro da adversidade, venho dizer-vos:
“Não há alma que não possa renascer, fazendo brotar novas florescências.
Basta-vos querer para sentirdes o despertar em vós de forças desconhecidas.
Crede em vós, em vosso rejuvenescimento em novas vidas; crede em vossos destinos imortais.
Crede em Deus, Sol dos sóis, foco imenso, do qual brilha em vós uma centelha, que se pode converter em chama ardente e generosa!

“Sabei que todo homem pode ser bom e feliz; para vir a sê-lo basta que o queira com energia e constância.
A concepção mental do ser, elaborada na obscuridade das existências dolorosas, preparada pela vagarosa evolução das idades, expandir-se-á à luz das vidas superiores e todos conquistarão a magnífica individualidade que lhes está reservada.

“Dirigi incessantemente vosso pensamento para esta verdade:
podeis vir a ser o que quiserdes.
E sabei querer ser cada vez maiores e melhores.
Tal é a noção do progresso eterno e o meio de realizá-lo; tal é o segredo da força mental, da qual emanam todas as forças magnéticas e físicas.
Quando tiverdes conquistado esse domínio sobre vós mesmos, não mais tereis que temer os retardamentos nem as quedas, nem as doenças, nem a morte; tereis feito de vosso “eu” inferior e frágil uma alta e poderosa individualidade!”

Léon Denis

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122545
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 17 Empty MUITOS DESENCARNADOS VOLTAM PARA CASA, SOFRIMENTO PARA ELES E PARA OS QUE FICAM!

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Jan 20, 2015 10:36 am

Caso interessante e bastante ilustrativo das conseqüências da imprevidência de uns e da ganância de outros, foi o de um Pai recém-desencarnado em hospital e que retornou para o ambiente doméstico, atendendo aos automatismos mentais comuns nesses casos.
Sem perceber que já havia “morrido”, foi conduzido à reunião mediúnica e atendido dentro do quadro que apresentou.
Depois de apresentar-se sem grandes dificuldades pela psicofonia de médium da equipe, passou a comentar o que sentia.
Deu a entender que achava que o ocorrido fora algo de rotina.
Uma ida ao hospital para atendimento aos males do corpo, próprios da velhice e o retorno à residência.
Mostrava-se irritado e reclamava dos parentes que não o cumprimentavam, passando por ele como se não o percebessem.
Facto que ele tomava como total e absoluto desrespeito pela sua pessoa e condição de “chefe de família”.
Comentou que estivera sentado em sua cadeira preferida na sala de sua casa, quando um familiar quase sentou-se sobre ele.
Reclamou, mas sem resultados, ficando ainda mais nervoso e irritado com a “falta de respeito” dos parentes.
Aos Benfeitores Espirituais não é difícil conduzir recém-desencarnados nesse estado de confusão mental para o ambiente das sessões, já que não se tratam de pessoas voltadas para o mal ou cientes de sua condição e que escolhem viver entre os seus.
Era apenas isso: um homem confundido pela morte inesperada e sem grandes incômodos, ao ponto de retornar para sua casa, pensando viver a vida de antes.
Depois de recebido com a atenção e o carinho que lhe foi dispensado, manifestou seu desagrado quanto ao que acontecia em seu lar.
Devagar e com habilidade lhe foi sendo mostrado o novo cenário espiritual.
Continuou falando por algum tempo e demonstrou viva inquietação pela preocupação de seus parentes mais próximos quanto aos bens que tinha.
Não entendia o porquê daquelas discussões sobre partilha já que estava vivo.
E de facto estava, mas não mais no mundo material onde deixara seus bens.
Quando entendeu o ocorrido, chorou pelo que via acontecer na família.
Não imaginava que houvessem disputas e atritos por causa de coisas materiais.
Lamentou não ter deixado esse assunto resolvido através de testamento ou algo assim.
Mas, disse não imaginar que isso pudesse acontecer, daí sua despreocupação com o caso.
Foi orientado no sentido de deixar que os encarnados resolvessem o caso dentro das leis terrenas que regulavam tais assuntos, e que ele se ocupasse com sua nova vida, que poderia ser mais tranqüila e mais feliz de agora em diante.
Perguntou pelos parentes, sobre como ficariam sem ele.
Foi informado que nada mais poderia fazer, a não ser visitá-los e auxiliá-los espiritualmente, quando estivesse restabelecido e pronto para isso.
Até lá, era conveniente deixar que Deus, o Pai de todos, se encarregasse de tudo através de seus mensageiros.
Nesse momento ficou mais calmo, pois sendo homem religioso, a referência a Deus lhe devolveu a fé e a tranquilidade.
Parentes já desencarnados se aproximaram e ele, surpreso e feliz, foi encaminhado para novos ambientes da vida espiritual, já praticamente desligado de suas preocupações com a vida que tivera na Terra.
Aceitara com facilidade as orientações e seu estado moral-espiritual lhe permitiria uma recuperação relativamente rápida.
Esse acontecimento chamou a atenção dos membros da equipe para um fato comum: a pouca preocupação dos encarnados com seus bens e possíveis herdeiros, e a relação disso com as leis terrenas que regulam a transferência de riquezas e bens de uns para outros. Sobretudo, com seus possíveis reflexos na vida espiritual dos que deixam bens.
Mais ainda, a pouca preocupação com a própria desencarnação e seu impacto e conseqüências sobre si mesmos e sobre aqueles que ficam, entes queridos ou não.
Todos vivem como se a morte não pudesse acontecer com eles, apesar da realidade demonstrar que todos, independentemente da idade ou sexo, estado de saúde, de riqueza ou miséria, posição social ou poderes terrenos, estão sujeitos a esse fenômeno que é a única fatalidade na vida humana.

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122545
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 17 Empty A “MORTE” É APENAS UMA VIAGEM MAIS LONGA, O QUE LEVAR NA BAGAGEM!

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Jan 20, 2015 10:47 pm

Se recebermos um convite para "residir" no Japão ou outro País, com hábitos e horários totalmente diferentes, vamos nos preparar, quanto à comida, temperatura, costumes!
O mesmo deveria ser quanto a nossa partida para o Além! Por isso Jesus, após suas maravilhosas "Parábolas" ou "Histórias", as finalizava dizendo:
"Quem tem olhos de ver que veja, Quem tem ouvidos de ouvir que ouça"!
Por intuição, todos sabem que morrerão um dia, mas evitam tocar no assunto, achando que isto só poderá acontecer com o seu vizinho.
No entanto, muitos tem medo da morte porque desconhecem todo o processo de passagem para o Plano Espiritual e quando isto poderá acontecer.
Temos a certeza que iremos morrer, mas não temos idéia que quando isto irá acontecer.
O Espiritismo trouxe os devidos esclarecimentos, tirando as fantasias criadas por outras religiões, mostrando os mistérios para o retorno ao nosso verdadeiro lar, e que podemos encarar a morte com serenidade, nos dando as devidas informações de como podemos no preparar para este momento.
Emmanuel afirma que devemos cuidar do corpo humano como se ele fosse viver eternamente, e do Espírito como se fosse desencarnar amanhã.
Há uma frase muito famosa de Confúcio, antigo filósofo chinês, que resume o que foi dito acima:
“Aprende a bem viver e bem saberás morrer!”
Em “Quem tem medo da morte” Richard Simonetti nos informa que “O ideal é estarmos sempre preparados, vivendo cada dia como se fosse o último, aproveitando integralmente o tempo que nos resta no esforço disciplinado e produtivo de quem oferece o melhor de si em favor da edificação humana.
Então, sim, teremos um feliz retorno à Pátria Espiritual.”
“Compreensível, pois, que nos preparemos, superando temores e dúvidas, inquietações e enganos, a fim de que, ao chegar nossa hora, estejamos habilitados a um retorno equilibrado e feliz.
O primeiro passo nesse sentido é o de tirar da morte o aspecto fúnebre, mórbido, temível, sobrenatural.
Há condicionamentos milenares nesse sentido.
Há pessoas que simplesmente recusam-se a conceber o falecimento de um familiar ou o seu próprio.
Transferem o assunto para um futuro remoto.
(...) O Espiritismo nos oferece recursos para encarar a morte com fortaleza de ânimo, inspirados igualmente na fé.
(...) Uma fé inabalável de quem conhece e sabe o que o espera, esforçando-se para que o espere o melhor.
(...) O despreparo para a morte caracteriza multidões que regressam todos os dias, sem a mínima noção do que os espera, após decênios de indiferença pelos valores mais nobres.

São pessoas que jamais meditaram sobre o significado da jornada terrestre:
de onde vieram, porque estão no mundo, qual o seu destino.
Sem a bússola da fé e a bagagem das boas ações, situam-se perplexas e confusas.”

Vejamos um depoimento extraído de “A Vida Triunfa”, mensagem ditada por Carlos Alberto Andrade Santoro, através de Chico Xavier:
“Acordei, achava-me num educandário-hospital dirigido por antigos benfeitores de São José do Rio Preto.
Meu bisavô Santoro me afagava, minha tia Maria me falava com bondade, não precisaram doutrinar-me quanto à Grande Renovação. (...) compreendi que, mesmos nós Espíritas da mocidade e da madureza, o que penso, não nos achamos assim tão preparados para a transferência de plano, como julgamos, porque o choro do Antoninho Carlos me arrasava e as lágrimas do senhor e minha mãe caiam sobre minha alma como se fossem gotas de algum ácido que me queimava por dentro todas as energias do coração.”
Este trecho desta carta de Carlos Alberto dirigida aos seus pais, relata claramente a falta de preparo, inclusive de nós Espíritas, para entrar no outro lado da vida.
Infelizmente este é o perfil da grande maioria dos habitantes de nosso planeta.
Liane Camargo de Almeida Alves, jornalista especializada em assuntos espirituais, editora da revista Bons Fluídos (Ed. Abril), fez o seguinte comentário:
“Morrer não se improvisa, dizem todas as linhas espirituais do mundo.
A preparação para o momento da morte acontece em cada instante de nossa existência.
Cada segundo em que nos sentimos realmente vivos, com intensidade total, nos preparamos para a morte.
Nesses momentos de presença vibrante, em que vivemos o aqui e agora do corpo e alma, entramos em contato com as vibrações sutis que se armazenam na nossa memória, na nossa essência mais profunda, aquela que continua depois da morte.
O conjunto desses momentos de alta vibração que podemos provar em nossas vidas condicionará o nível de energia que poderemos alcançar no momento da morte.
É incrível, mas o viver condicionará o morrer.”
E é persistindo na prática diária da prece, da meditação, no exercício constante do amor e da compaixão, com a mente calma e um coração amoroso, teremos com certeza uma morte tranquila.

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122545
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 17 Empty “PROVAS” QUE NÓS MESMOS ESCOLHEMOS ANTES DE REENCARNAR, DEPOIS FICAMOS CHORANDO PELOS CANTOS...

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Jan 21, 2015 10:46 am

Esta comunicação confirma dois aspectos, por um lado, o espírito tem alguma liberdade na escolha da prova reencarnatória, sendo chamado a participar no trabalho preparatório de toda uma Equipe que se envolve na concepção de mais uma Etapa Evolutiva do ser.
Por outro, para que a nova reencarnação tenha sucesso na aquisição de valores expressivos em benefício do espirito, no seu regresso ao mundo espiritual, constituindo-lhe um acréscimo de alegria pelo aprendizado conseguido, necessário se torna que ele detenha desde logo um repositório de aquisições bem firmado que lhe permita reafirmar as suas boas intenções, manifestadas na espiritualidade, mas depressa esquecidas, perante mais um desafio terreno, exposto que se encontra, desde o nascimento, a tentações muito difíceis de resistir.
Quanto maiores forem os privilégios duma reencarnação concretizada num mundo de conforto e prazeres, maiores serão os desafios que o espírito terá de enfrentar.
Poucos o conseguem, pois fácil se torna deixarmo-nos seduzir pela aparência duma vida livre de escolhos, onde crescem o egoísmo, o orgulho da raça, do nome de família e da fortuna, características do estádio em que ainda se encontra a nossa morada terrena.
Aqueles que lhe resistem, chamamos-lhes "santos", já que pelos obstáculos que têm de ultrapassar, se constituem como espíritos de exceção.
Daí que seja de fundamental importância, o cuidado com que são preparadas as reencarnações de cada um de nós, de acordo com as nossas reais capacidades e aquisições, no momento atual em que a maioria de nós se encontra, devendo com humildade, seguir as orientações que, no mundo dos espíritos nunca nos faltam, para que um progresso, ainda que lento na aparência, se possa efetivamente concretizar.

Após a leitura duma lição do Capítulo:
"Sede Perfeitos", manifestou-se um espírito, bastante triste pela opção tomada, antes da sua última reencarnação:
Fui autorizado a comunicar-me, através da Médium, para vos deixar um pequeno apontamento da minha própria história para que sirva de alerta a muitos de nós.
Agradeço a quem permitiu e peço também autorização a vós outros para que ouçam com atenção as minhas simples palavras.

Fui eu, João de A. e M., pertencente a uma das mais célebres famílias terrenas, tendo escolhido, ainda minado de orgulho e ansioso por usufruir todos os privilégios da Terra, indiferente a alguns conselhos que os meus guias, os meus Mestres me inspiravam, tentando demover-me da mais perigosa das provas terrenas –a riqueza – insensível a todos os avisos, porque as minhas forças e os meus muitos defeitos me iriam, provavelmente, fazer cair, insisti até conseguir a reencarnação desejada.
Assim, num belo dia, nasci no seio dessa família que tudo me prodigalizou: amor, atenção dos muitos criados que colocaram ao meu serviço, mas também dinheiro, muito dinheiro, com o qual convivi desde tenra idade.
Não me prepararam, meus pais terrenos, para o perigo do mau uso que se pode fazer, não me ensinando a gerir as minhas economias que me caíam nas mãos sem que eu fizesse o mínimo esforço para as obter.
Podeis imaginar os perigos que enfrentei e a que mal soube resistir, pois cheio de contentamento, gastava egoisticamente tudo em mim e quanto mais tinha mais desejava e mais gastava.
Percorri toda essa existência terrena, gozando os prazeres da vida, todos aqueles que o dinheiro me podia proporcionar, não me furtando a nada, não prescindindo de qualquer um deles, sempre rodeado de muitos amigos (julgava eu), porque, quando muito temos, muito atraímos a nós, exceto, o melhor que nos podem dar – a amizade desinteressada, a mão amiga que nos apoia quando necessitamos e até aquela que nos contraria quando erramos – nem aí fui auxiliado, pois apenas pretendiam de mim aquilo que o meu dinheiro lhes podia proporcionar.
Não que os acuse – que fique bem claro – porque o único responsável da minha queda fui eu com o meu egoísmo, com o meu desinteresse pelos pobres, por aqueles que sofriam, por aqueles que nada tinham e que se contentariam com uma simples moeda que eu gastava num abrir e fechar de olhos.
Em nada pensei que fosse exterior a mim, mas também nada ganhei, pois cheguei ao final da minha existência, fútil e vazia, tão fútil e vazio como ela própria; de alma seca, de sentimentos quase despida essa alma e ainda revoltada, porque a minha juventude tinha partido e, com ela, esses mesmos prazeres que tanto me deliciavam e que tanto me iludiram, proporcionando-me essa mesma queda.
Cheguei ao Mundo Espiritual ainda mais vazio e quando abri os olhos e me encarei, chorei, oh se chorei!
Chorei pelo tempo que perdi, pelo egoísmo que não combati, por um Mundo que eu almejava e que estava ainda mais distante do que quando eu reencarnei.
Como me arrependi de ter falhado os meus propósitos, porque podeis crer, o meu propósito era sincero e era firme.
Só não era suportado em qualidades verdadeiramente adquiridas e que me fariam realmente progredir na Terra, onde a memória se escapa e onde as culpas cravadas na nossa alma são como que esbatidas, permanecendo apenas no inconsciente que, às vezes, brota e nos diz – quando queremos ouvi-lo – que estamos errados e que devemos mudar de direção.
Quase nunca ouvimos essa consciência, porque são os prazeres mundanos que a atrofiam, que a mandam calar para podermos seguir em frente gozando-os plenamente.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122545
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 17 Empty Re: ARTIGOS DIVERSOS

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Jan 21, 2015 10:47 am

«-»
Agora estudo afincadamente, trabalho - sempre que me autorizam - naquilo que sei fazer, que é ainda muito pouco.
Tenho vindo a estas reuniões para ouvir as benditas lições que aqui são transmitidas a muitos como eu e medito como a minha vida provavelmente teria sido outra, se no meu lar rico e cheio de luxos eu tivesse alguns momentos semelhantes a estes, cultivados por aqueles que tinham a obrigação de me educar (e continuem a não ver qualquer crítica nestas minhas palavras); apenas tristeza por uma oportunidade perdida.

Que Deus me possa orientar os passos daqui por diante para que possa futuramente ganhar com “MERECIMENTO” uma nova oportunidade de regressar para provar que posso e devo mudar.
Registai bem esta minha história que não tem maior interesse senão de servir como exemplo para todos aqueles que se desviam do caminho reto, inebriados pelos prazeres terrenos.
Dizei a cada um deles, sempre que tiverem oportunidade, que meditem na lição de Jesus.
Ensinai-lhes o que lhes acontece quando desrespeitam a Lei e quando aportam aqui a este lado: não são acusados, mas choram tristemente de arrependimento, porque maltrataram as Leis Divinas e a si mesmos.

– Obrigado querido amigo.
- Nada mereço para que me agradeçam.
–Ao ouvir as tuas palavras, amigo, “montes” de pensamentos desencontrados nos assomam à nossa mente e nós que conhecemos a doutrina espírita e temos a obrigação de conhecer as finalidades da existência terrena, quantas vezes nos perguntamos:
“Será que estou a falhar?
Será que estou a ir por mau caminho?”
E existe um ditado que todos nós bem conhecemos:
Nunca digas desta água não beberei.
Eu próprio me pergunto a mim, se tivesse nascido rico da riqueza terrena, será que eu teria até agora passado até agora uma prova tão perigosa?
- Quase nunca se consegue…
Alguns espíritos superiores resistem e distribuem essa riqueza que herdaram por todos aqueles que se lhe aproximam sem olhar, sem pensar sequer o que poderiam fazer com esse mesmo dinheiro que é seu.
Mas são poucos aqueles que o conseguem.
Aprendi à minha custa que só devemos pedir esta prova quando já tivermos muita experiência e muito amor ao próximo e a Jesus.

– É verdade meu amigo.
Quantos de nós não dizemos:
Ai, se eu fosse rico!
Eu faria a caridade…aliás o Evangelho remete-nos para um desejo secreto de satisfazermos a nós próprios e só depois os outros.
Confesso que eu tenho medo e por isso, comungamos contigo os nossos sinceros sentimentos de que possas triunfar no Mundo Espiritual, porque Deus é o Pai infinitamente bom e justo.
Rogamos-Lhe por ti nesta modesta reunião que tantas lições nos traz do Evangelho e lições vivas como as tuas.

- Orai sim, orai por mim que tanto preciso, pois irei, conduzido pelos meus Mestres, desta vez avisadamente e com a sua ajuda, reencarnar numa existência miserável, necessitando de tudo, mas recebendo algo precioso e que me sustentará nas provas que terei de enfrentar:
o Amor duns pais amantíssimos de muitas vidas, que tudo farão para me evitar a fome e o frio – mitigando-o, pois não o poderão fazer totalmente.

Aí aprenderei com a dor da indiferença dos ricos a ser mais humilde e a apreciar verdadeiramente o valor do dinheiro.
Para tentar então, posteriormente, e novamente a mesma reencarnação que ora falhei, pois quando falhamos não devemos desistir.
Devemos aprender, porfiar que um dia conseguiremos sair vitoriosos daquilo em que fracassámos.

Orai, pois por mim. Orai por mim.

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122545
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 17 Empty A VIDA NÃO DÁ SALTOS

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Jan 21, 2015 10:32 pm

Quando o espírito encarnado chega a uma idade mais madura, acaba acumulando valores sobre a vida e si mesmo.
Muitos instintos agressivos já foram se amenizando, dando tempo para que o espírito reflicta e busque a compreensão da evolução espiritual e física.

Se esse espírito era nervoso, se torna mais calmo, desenvolve a paciência, vai se humanizando, busca uma fé mais sólida e, dessa forma, vai se amadurecendo para vôos maiores, seja no plano espiritual ou físico, projetando uma futura encarnação. Outros não conseguem chegar a esse estágio por se envolverem em caminhos tortuosos e pecaminosos como bebidas, fumos e drogas, considerando uma encarnação perdida e dificuldades maiores para a próxima.

A vida não dá saltos, mas sim as experiências de sobrevivência constantes e aprimoramento eterno.
A cada minuto da vida, estamos com novos projetos para melhorar a nossa consciência que, muitas vezes, não correspondem à realidade do caminho que programamos, mas estamos sempre sonhando ou buscando algo melhor para podermos nos sentir úteis e convivermos com a sociedade e família e sermos dignos.

Ninguém tem o poder de subjugar ninguém, pois somos falhos e imperfeitos a caminho da perfeição que está longe dos nossos objectivos planetários, mas por sermos espíritos eternos, essa possibilidade há de chegar a Terra, através do trabalho, da expansão e da perfeição das leis, elaboradas por Deus, nosso Pai.

Estamos caminhando para essa perfeição, por esse motivo, os erros nos levam aos acertos na vida.
Dessa forma, temos que ter vontade de trabalhar, progredir e aprender tudo o que está a nossa disposição.

Uma hora perdida não volta mais e nosso tempo é precioso, aliado da evolução.

Tivemos um tempo para gerar nossos corpos, outro para nascermos, crescermos e desencarnarmos para a eternidade que pode significar um minuto e para nós setenta anos. Os tempos são diferentes nos planos espirituais e físicos, mas existe o tempo a ser aproveitado o máximo dentro da realidade do espírito e vocês o que estão fazendo dos seus tempos?

Vanderlei Bacic de Araujo

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122545
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 17 Empty TOME CUIDADO COM A VAIDADE

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Jan 22, 2015 11:39 am

A vaidade é uma brecha moral que infelicita bastante a humanidade.
A luta por posições de realce ocupa muito tempo das criaturas.
Mesmo quem não tem vocação para encargos elevados, freqüentemente os procura.
E não o faz por espírito de serviço, mas para aparecer.
Valoriza-se muito a vitória aparente no mundo, mesmo quando conquistada à custa da própria paz.
Mas será que isso compensa?
Não valerá mais a pena viver humildemente, mas com dignidade?
Ocupar postos de destaque traz grande responsabilidade.
Para quem não está preparado, a derrocada moral pode ser grande.
Satisfazer a vaidade é um grande perigo.
A tentação de evidenciar a própria grandeza pode fazer um homem cair no ridículo.
Há pouca coisa mais lamentável do que alguém despreparado desempenhando um grande papel.
A ausência de discernimento pode levar a ver virtudes onde elas não existem. A aceitar conselhos de quem não merece confiança. A tomar decisões sob falsas perspectivas.
A vaidade manifesta-se sob muitas formas. Está presente na vontade de dizer sempre a última palavra.
Por relevante que seja o argumento do outro, o vaidoso não consegue dar-lhe o devido valor.
Imagina que, se o fizer, diminuirá seu próprio brilho.
O vaidoso tem dificuldade em admitir quando erra, mesmo sendo isso evidente.
Ele não consegue perceber a grandeza que existe em admitir um equívoco. Que é mais louvável retificar o próprio caminho do que persistir no erro.
A vaidade também dificulta o processo de perdoar.
O vaidoso considera muito importante a própria personalidade.
Por conta disso, todas as ofensas que lhe são dirigidas são gravíssimas.
Já os prejuízos que causa aos outros são sempre pequenos.
Afinal, considera o próximo invariavelmente mais insignificante do que ele próprio.
A criatura acometida de vaidade dá-se uma importância desmedida. Imagina que os outros gastam horas refletindo sobre seus feitos.
Por conta disso, sente-se compelida a parecer cada vez mais evidente.
Como todo vício moral, a vaidade impede uma apreciação precisa da realidade.
Quem porta esse defeito não percebe que apenas se complica, ao cultivá-o. Que seria muito mais feliz ao viver com simplicidade.
Que ninguém se preocupa muito com sua pessoa e com sua pretensa importância.
Que, ao tentar brilhar cada vez mais, freqüentemente cai no ridículo e se torna alvo de chacota.
Analise seu caráter e reflita se você não possui excesso de vaidade.
Você reconhece facilmente seus erros?
Elogia as virtudes e os sucessos alheios?
Quando se filia a uma causa, o faz por ideal ou para aparecer?
Admite quando a razão está com os outros?
Caso se reconheça vaidoso, tome cuidado com seus atos.
Esforce-se por perceber o seu real papel do mundo.
Reflita que a vaidade é um peso a ser carregado ao longo do tempo.
Simplifique sua vida, valorize os outros, admita os próprios equívocos.
Ao abrir mão da vaidade, seu viver se tornará muito mais leve e prazeroso.

Momento Espírita.

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122545
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 17 Empty Recursos desobsessivos

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Jan 22, 2015 10:26 pm

A doutrinação dos Espíritos de mente perturbada era uma prática muito comum entre os cristãos primitivos, continuadores das tarefas realizadas por Jesus, que a inaugurou, nos momentosos diálogos que manteve com os mesmos, nos quais ressaltava a Sua superior autoridade, que os submetia ao bem e os libertava do mal que se demorava neles próprios.
Ao entrar, Jesus, na sinagoga, num sábado, um Espírito inimigo reconheceu-O e exclamou:
- “Eu sei quem tu és”, como a intimidar o Mestre, antecipando a Sua hora, sendo, porém, rechaçado com a austera reprimenda:
- “Cala-te”, assim silenciando o adversário da paz.
Em Gadara, um obsesso, em pertinaz subjugação, identificou-O, a distância e interrogou:
- “Jesus de Nazaré, que tens tu contra nós?”
O Senhor observou a truculência dos desencarnados em desalinho mental e inquiriu, por sua vez:
- “Quem és tu?” e eles responderam: - “Legião, porque somos muitos os que estamos nele.”
Não necessitava o Mestre de perguntar, porque o sabia, no entanto, lecionava, desse modo, aos companheiros, a técnica por meio da qual deveriam dialogar com os habitantes sofredores do além-túmulo.
Ante o espanto dos discípulos, Ele determinou:
- “Legião, sai dele, eu te ordeno!” e as Entidades perversas, agora atemorizadas, rogaram-Lhe apoio, a fim de não caírem nos infernos da consciência ultrajada, padecendo suplícios superlativos.
Descendo do Tabor, o Rabi doutrinou o adversário espiritual do jovem turbado que sofria crises epilépticas, sob sua indução perniciosa, e restituiu a saúde e a paz ao enfermo, dialogando energicamente com o seu perseguidor.
O Senhor não apenas orientava os desencarnados mediante a conversação com eles, mas também com aqueles que O buscavam, sofridos e desorientados, ensinando-lhes a terapia da libertação.
Muito natural, portanto, que os discípulos dessem continuidade ao ministério socorrista nos mesmos moldes nos quais Ele exemplificara.
Em Actos dos Apóstolos, capítulo cinco, versículo dezesseis, anotou Lucas:
“E até das cidades circunvizinhas concorria muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de Espíritos imundos, os quais todos eram curados.”
Legatária direta dos ensinamentos do Cristianismo, a Doutrina Espírita – “o Consolador Prometido” – vem dando curso à terapêutica desobsessiva, com as mesmas técnicas da igreja primitiva.
As células espíritas são vivas e pulsantes, onde os seus membros se desdobram em constantes actividades de beneficência e de trabalho edificante, movimentando recursos em favor do próximo e da comunidade sob a mesma inspiração do Cristo.
Os espíritas repetem hoje o ministério desobsessivo que esteve abandonado por séculos a fio, senão envolto em superstições graves, nas quais a impiedade e a alucinação da ignorância se uniam para impedir o intercâmbio entre os dois planos da vida.
Cientificados da sobrevivência do Espírito à morte corporal, os cristãos novos sabem que a mudança de situação vibratória não produz transformação real em quem se transfere de um para outro estado.
Conforme o comportamento que cultivaram, prosseguem assinalados, os de conduta irregular, pelos gravames decorrentes da consciência em despertamento e do efeito das acções praticadas, vinculando-se aos que ficaram na Terra e com eles sincronizando em razão do próprio passado ou de arbitrariedades assumidas, originando-se processos de intercâmbio psíquico pernicioso, que degeneram em cruéis obsessões.
A terapia do diálogo com esses seres equivocados é de vital importância para a sua recuperação, renovando-se-lhes as áreas de discernimento e razão, enfermos que também são, a fim de se liberarem dos prejuízos que os infelicitaram e libertando aqueles que lhes sofrem as atuações deletérias.
Outrossim, induz e orienta as suas vítimas a uma mudança de comportamento, mediante a qual se reencontram e avançam pelo rumo do bem com as aspirações superiores postas em prática.
Nem verbalismo infrutífero nos encontros espirituais, nem tampouco imposições de violência.
Os valores morais, exteriorizando-se no magnetismo da palavra, envolvem os atormentados espirituais e os renovam, oferecendo-lhes nova luz para a compreensão das finalidades superiores da vida.
Os núcleos espíritas não inovaram tal prática, nem realizam técnicas esdrúxulas diante dos obsessos e dos obsessores, apenas repetem a terapêutica de que se utilizavam Jesus e os seus discípulos para o reequilíbrio psíquico e físico dos enfermos que os buscavam, aliviando-se após o contato com eles.
Diante da vaga de obsessões que varre a Terra, aos espíritas conscientes das suas responsabilidades cabe a tarefa de aplicar os recursos desobsessivos conforme as lições vividas por Jesus e pelos Seus discípulos, tanto quanto as diretrizes de segurança apresentadas por Allan Kardec, preparando, desde já, o advento do período da paz e da verdadeira fraternidade.

(Joanna de Ângelis / Divaldo Pereira Franco – OPTIMISMO)

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122545
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 17 Empty NOSSA VIDA

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Jan 23, 2015 1:56 pm

A nossa vida está repleta de desafios.
Podemos aceitá-los ou ignorá-los.

A escolha do caminho é sempre nossa.
Cada escolha feita muda esse mapa reencarnatório, nos levando a novos lugares, novas pessoas, novos caminhos.

A soma dessas escolhas culmina no resultado da nossa presente encarnação, pois somos a soma de tudo que já fomos.

Hoje somos o nosso melhor e amanhã seremos ainda melhores do que hoje, pois a nossa tendência é sempre a evolução.

Se analisarmos a nossa vida actual identificaremos os pontos que ainda precisamos trabalhar, uma vez que é na convivência com o próximo, tão necessária ao nosso aprendizado que podemos ver onde precisamos melhorar.

Devo ser mais paciente?
Mais tolerante?
Mais perseverante ou mais humilde?


O importante é fazermos essas perguntas para nós mesmos ao invés de achar que o outro precisa trabalhar a paciência, a tolerância o amor, etc.

A evolução é individual, a transformação é particular.
Não devemos querer mudar o outro ou enxergar os defeitos do outro.

Voltemos nossos olhos a nós mesmo e façamos o nosso trabalho.
O Mal não merece comentário em tempo algum, portanto evitemos o julgamento.

O que podemos fazer pelo outro então?
Podemos dar o nosso exemplo, o nosso carinho, o nosso apoio, podemos dar em alguns momento o nosso silêncio.

O respeito ao momento que cada ser está vivendo é essencial para o equilíbrio das relações. Sejam familiares, no trabalho, na Casa Espírita, no meio social.

Vamos olhar para dentro de nós e fazer a nossa parte e o resto virá naturalmente.

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122545
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 17 Empty REENCARNAÇÃO E OBJECTIVOS

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Jan 23, 2015 10:48 pm

Todas as pessoas que realizam conquistas importantes têm nessas conquistas seus objectivos.
Cada reencarnação tem alguns objectivos definidos…
Quando algum colega prestes a se aposentar diz que tem muitos planos, e que terá muitas coisas pra fazer, fico temeroso por ele.
Dificilmente alguém coloca em prática um monte de planos vagos.
É muito mais digno de credibilidade aquele que tem um objectivo definido.
Todos nós precisamos de um objetivo, de alguma coisa em que concentremos nossas forças, nosso poder creador.
Vejo muitas e muitas pessoas que alimentam sonhos e mais sonhos, mas sem a menor perspectiva de colocá-los em prática. E a vida passa…
Todas as pessoas que realizam conquistas importantes têm nessas conquistas seus objetivos.
Não chegam lá por acaso. Qualquer um de nós pode alcançar grandes coisas, desde que se dedique realmente a isso.
Mas a maioria diz que quer mas não quer, seu querer não é verdadeiro, é apenas um desejo.
Desejos são apenas… desejos.
É deprimente ver uma pessoa na fase de arremate da vida ainda se iludindo com o futuro, mentindo pra si mesma que um dia vai fazer tais e tais coisas.
Como conseguem enganar a si mesmas por tanto tempo?
Ou então a pessoa se arrepende de não ter realizado os seus sonhos, de não ter apostado mais em si mesma, de não ter tido coragem de ir em busca daquilo que realmente considerava importante.
Foi deixando, deixando, e quando viu o tempo já ia alto…
Então muitos sentimentos de culpa são desenvolvidos.
Culpa pelos erros que cometeu e pelos acertos que deixou de fazer.
Culpam-se pela criação dos filhos que não saiu como devia, pelos amores mal correspondidos, pela profissão ingrata que escolheram, pela falta de cuidado com a saúde enquanto era tempo, pelas vocações que deixaram de seguir, pelo entusiasmo que deixaram murchar.
Não cheguei ainda neste período da vida.
Alguém pode dizer que não posso falar muito a respeito, já que não passei por isso.
Mas falo da minha observação.
E essa observação nem requer grandes conhecimentos e compreensão da natureza humana.
Olhe ao seu redor, observe as pessoas que você conhece, olhe-se no espelho.
Eu sempre tenho um à minha frente quando escrevo.
Não é assim que a maioria faz?
Se deixa arrastar pela vida esperando que um dia as coisas mudem?
As coisas não mudam se você não mudar!
Você é o autor do seu destino.
Você pode continuar como está até a conclusão desta reencarnação.
E você pode transformar completamente a sua vida.
Esse poder é seu.
Deus lhe concedeu quando atribuiu a você o livre-arbítrio.
Você pode argumentar dizendo que as dificuldades são muitas, que há a família, pais, filhos, compromissos, contas a pagar.
Eu também vivo neste mundo.
Sei que as responsabilidades que assumimos nos privam de grandes aventuras.
É claro que não podemos jogar tudo pro alto e correr pelo mundo (poder, podemos; mas não convém).
Mas os compromissos assumidos não nos impedem de ter um objectivo e colocá-lo em prática na medida do possível.
Para despertar o nosso poder creador precisamos de um objectivo apaixonante, que corresponda aos nossos anseios.
Conheço pessoas que há muitos anos prometem que vão fazer trabalho voluntário, que vão fazer determinada viagem, que terão filhos, que vão voltar a estudar, que vão fazer concurso público, que vão desenvolver a mediunidade, que vão gravar um CD, que vão parar de fumar, que vão mudar.
E O TEMPO VAI PASSANDO…

Quando vencer o nosso prazo de validade aqui na matéria, teremos que voltar ao plano astral.
Poderemos voltar contentes, satisfeitos com algumas realizações.
Mas podemos nos dar conta de que uma maravilhosa oportunidade foi desperdiçada.
Não desperdice a sua passagem pela matéria!
Faça o que sabe que precisa ser feito!

- See more at: http://www.espiritoimortal.com.br/…/reencarnacao-espiriti…/…

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122545
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 17 Empty PORQUE REENCARNAMOS?

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Jan 24, 2015 11:40 am

Porque será que reencarnamos tantas vezes?
Pela dificuldade que temos em obter o controle sobre nós mesmos, sobre nossa mente, sobre nossas ideias.
Você acredita que é bom o suficiente para fazer o que você faz?
Você acredita que pode fazer mais do que você está fazendo?
Nós sempre podemos fazer mais e melhor do que estamos fazendo.
Todos nós. Eu, você, todo mundo.
Por que não fazemos?
Por causa das limitações que nos impomos.
Desde crianças construímos algumas imagens distorcidas da realidade, em que dizemos a nós mesmos que não somos bons o suficiente.
Eu disse desde crianças, né?
Mas há quantos milênios estamos alimentando essa crença na limitação de nosso poder?
Há quantas reencarnações trazemos connosco o conceito errôneo de que não somos capazes de realizar determinadas coisas?
Pelo ângulo do espírito imortal que somos, não sabemos exatamente o que é o melhor para nós.
Não temos conhecimento e experiência suficientes para calcular os prós e contras de cada oportunidade que nos aparece, de cada situação com que nos deparamos.
Mas temos em nossa natureza a noção do que é o melhor.
Tudo o que fazemos pensamos ser o melhor.
Mesmo quando agimos mal, mesmo quando cometemos erros brutais, sempre o fazemos pensando ser o melhor para a ocasião.
É preciso muito tempo e experiência para aprendermos a calcular os resultados de nossas ações, para elaborarmos uma noção mais desenvolvida do que é o melhor.
Por que será que temos que reencarnar tantas vezes?
Justamente pela dificuldade que temos em obter o controle sobre nós mesmos, sobre nossa mente, sobre nossas ideias.
Nosso aprendizado é lento, mas sólido.
Depois que apreendemos conceitos morais importantes, não voltamos atrás.
A reforma íntima alcançada é patrimônio seu.
A elevação moral é um caminho sem volta.
Mas o facto é que sempre queremos o melhor.
Sempre queremos ser melhores, sempre queremos fazer melhor do que estamos fazendo.
Você não? Espere um pouco.
Seja sincero com você mesmo.
Não tem ninguém observando, é só você e sua consciência:
Você acha que o que você faz é o seu melhor?
Em todas as áreas de sua vida: pessoal, familiar, profissional, enfim; você dá o melhor de si?
Se você lembrar que você é imagem e semelhança de Deus, portanto perfectível, é claro que tem muito o que melhorar, em todos os setores da sua vida.
Mas é preciso ter cuidado para não confundir essa cobrança interna com sentimento de culpa.
Tudo o que você faz é tentativa de acerto.
Não deixe de tentar. Não desista nunca.
Mas aceite a verdade: você é imagem e semelhança de Deus, e tudo o que você faz de errado, são tentativas frustradas de assumir sua perfeição.
Você tende à perfeição, você será perfeito um dia, a perfeição existe dentro de você.
É isso mesmo.
Toda a perfeição já está dentro de você, e tudo o que você pensa, fala e faz são tentativas de assumir, de tomar posse dessa perfeição que já é sua, que já lhe pertence.
Pense melhor de você!
Queira melhorar, sim.
Mas, antes de mais nada, queira melhor a você mesmo!
Aceite a ideia de que você pode muito, muito mais.
Você tem o poder infinito de Deus dentro de você.
Assuma o seu cargo de filho de Deus, tome posse do seu poder. Ele é seu.

- See more at: http://www.espiritoimortal.com.br/tome-posse-do-seu-poder/#sthash.Dwi91uqs.dpuf

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122545
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 17 Empty CORAGEM PARA MUDAR

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Jan 24, 2015 11:26 pm

"Muitos dos conflitos que afligem o ser humano decorrem dos padrões de comportamento que ele próprio adota em sua jornada terrestre.
É comum que se copiem modelos do mundo, que entusiasmam por pouco tempo, sem que se analisem as conseqüências que esses modos comportamentais podem acarretar.
Não se tem dado a devida importância ao crescimento e ao progresso individual dos seres.
Alguns crêem que os próprios equívocos são menores do que os erros dos outros.
Outros supõem que, embora o tempo passe para todos, não passará do mesmo modo para eles.
Iludem-se no sentido de que a severidade das leis da consciência atingirá somente os outros.
Embriagados pelo orgulho e pelo egoísmo deixam-se levar pelos desvarios da multidão sem refletir a respeito do que é necessário realmente buscar-se.
É chegado o momento em que nós, espíritos em estágio de progresso na Terra, devemos procurar superar, de forma verdadeira, o disfarçado egoísmo, em busca da inadiável renovação.
Provocados pela perversidade que campeia, ajamos em silêncio, por meio da oração que nos resguarda a tranqüilidade.
Gastemos nossas energias excedentes na atividade fraternal e voltada à verdadeira caridade.
Cultivemos a paciência e aguardemos a benção do tempo que tudo vence.
Prossigamos no compromisso abraçado, sem desânimo, sem vãs ilusões, confiando sempre no valor do bem.
É muito fácil desistir do esforço nobre, comprazer-se por um momento, tornar-se igual aos demais, nas suas manifestações inferiores.
Todavia, os estímulos e gozos de hoje, no campo das paixões desgovernadas, caracterizam-se pelo sabor dos temperos que se convertem em ácido e fel, passados os primeiros momentos.
Aprendamos a controlar nossas más inclinações e lograremos vencer se perseverarmos no bom combate.
Convertamos sombras em luz.
Modifiquemos hábitos danosos, em qualquer área da existência,
começando por aqueles que pareçam mais fáceis de serem derrotados.
Sempre que surgir a oportunidade, façamos o bem, por mais insignificante que nosso ato possa parecer.
Geremos o momento útil e aproveitemo-lo.
Não nos cabe aguardar pelas realizações grandiosas, e tampouco podemos esperar glorificação pelos nossos acertos.
O maior reconhecimento que se pode ter por fazer o que é
certo é a consciência tranqüila.
Toda ascensão exige esforço, adaptação e sacrifício, enquanto toda queda resulta em prejuízo, desencanto e recomeço.
Trabalhemos nossa própria intimidade, vencendo limites e obstáculos impostos, muitas vezes, por nó mesmos.
Valorizemos nossas conquistas, sem nos deixarmos embevecer e iludir por essas vitórias.
Há muitas paisagens, ainda, a percorrer e muitos caminhos a trilhar.
Somente a reforma íntima nos concederá a paz e a felicidade que almejamos.
A mudança para melhor é urgente, mas compete a cada um de nós, corajosa e individualmente, decidir a partir de quando e como ela se dará.

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122545
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 17 Empty O QUE É A DEPRESSÃO

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Jan 25, 2015 10:41 am

"DIZEM QUE A DEPRESSÃO e a síndrome do panico são as doenças do século.
Acredito que a ansiedade, a desilusão e a culpa são a porta de entrada para ambas.
A ansiedade começa quando queremos muito um emprego, uma coisa ou alguém e a desilusão chega quando não conseguimos essas coisas ou quando, depois de conseguir, percebemos que não são da maneira como imaginamos ou idealizamos.

Isso nos conduz a uma tristeza que e a medida em que os dias passam, vai se tornando insuportável e nos leva, primeiro a depressão e depois a síndrome do panico nos impedindo de prosseguir a nossa caminhada e abrindo as portas para que espíritos, malvados, brincalhões e depressivos se aproximem e nos deixem pior, sem animo para reagir.

O dia em que aceitarmos que as coisas e as pessoas não são perfeitas, nem mesmo nós, que todos nós temos nossos acertos e nossos erros e, que nem sempre aquilo ou a pessoa que tanto desejamos, na realidade, seria o melhor, vamos aceitar e tentar mudar o rumo da nossa vida e encontramos outra coisa, outra, outro emprego e outra pessoa que pode nos trazer a felicidade que tanto queremos.

Portanto, se estamos caminhando e apendendo não existem erros, apenas aprendizados, pois em cada atitude nossa boa ou ruim, sempre teremos um aprendizado.

Se não existem erros não pode haver culpa.
Tudo o que fizemos de bom ou de ruim, está feito.

Se pudermos mudar alguma coisa, vamos mudar, mas, se não existir uma maneira de mudar, precisamos aceitar e continuar com a nossa jornada, sempre tentando fazer o melhor para nós e para os outros, porque já que todos nós estamos caminhando por uma estrada de aprendizado, só nos restar aceitar a vida como ela chega e, o principal, nos aceitarmos com nossas qualidades e nossos defeitos e aproveitar, da melhor maneira possível a vida que Deus nos concedeu e o aprendizado que podemos tirar de nossos acertos e de nossos erros.

Estamos aqui para sermos felizes e temos condições de encontrar esse caminho, basta somente, acreditarmos na bondade e justiça de Deus e colocarmos nossa vida em Suas mãos."

Elisa Masselli

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122545
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 17 Empty O PERÍODO DE TRANSIÇÃO DO PLANETA

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Jan 25, 2015 10:04 pm

Muito comentado actualmente é o período pelo qual a nossa humanidade está passando, período este onde os espíritos renitentes no mau estão tendo a última chance de reencarnarem na Terra e também espíritos iluminados estão reencarnando a fim de promoverem as tão necessárias mudanças sociais, éticas e morais da humanidade.

Aos primeiros, caso não aproveitem a última oportunidade de melhorarem-se, restará o exílio para outro mundo do Universo.
Um mundo mais atrasado, algo como a nossa Terra na época da Idade da Pedra, vez que aqui só ficarão aquelas criaturas que já se conscientizaram da necessidade de mudar a nós mesmos, da necessidade de nos renovarmos gradativamente para o bem, para a fraternidade e para o amor ao próximo.

Entendemos que um mundo de regeneração requer espíritos conscientes da necessidade da sua própria regeneração moral.

Não estamos falando de um mundo perfeito, onde as criaturas não mais carregam os defeitos milenares do egoísmo e do orgulho, se comprazendo com os erros e com a somatória de compromissos cármicos por conta de actos bárbaros, egóicos e tresloucados; mas sim falamos de um mundo onde as criaturas, embora ainda cheias de defeitos, não mais se afinizam com os erros e com os sentimentos inferiores, conscientes da necessidade de se moralizarem, de caminharem segundo os ensinos de amor ao próximo de Jesus, único caminho que conduz o ser humano a verdadeira felicidade.

Para termos o mérito de permanecermos na Terra - e isso é um entendimento nosso -, não necessitamos vestir a túnica de anjos, coisa que ainda estamos distantes de ser, mas precisamos sim termos vontade de mudar, trabalhar pela mudança interior, pela nossa auto iluminação, caminho que só se faz quando exercitamos o bem e o amor ao próximo, estendendo solidariedade em formas de bênçãos de reconforto moral e material aos irmãos mais necessitados, cientes de que, em verdade, todos somos os necessitados, necessitados de amor, aquele amor que só Jesus -a personificação do Amor de Deus na Terra - é capaz de nos dar, quando unimos nosso coração ao Dele estendendo a caridade irrestrita às criaturas.

http://blogespiritacristao.blogspot.com.br/…/o-periodo-de-t…

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122545
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 17 Empty FILOSOFANDO EM VEZ DE SOCORRER!

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Jan 26, 2015 11:25 am

A reunião mediúnica de uma Casa Espírita de uma pequena Cidade do interior do Brasil, transcorria em clima de Paz, no concurso fraternal de socorrer e esclarecer os espíritos necessitados, sob a Bênção da Mediunidade com Jesus.

Através de uma das Médiuns da equipe, entidade sofredora e infeliz começou a falar:
- Estou sofrendo... Não suporto mais ...
O que está acontecendo? ..


O Médium Esclarecedor interferiu explican­do-lhe:
- Meu irmão, guardemos a confiança em Deus.
A imortalidade é a nossa única realidade. O Espírito, ser pensante, está fadado à perfeição e necessita trilhar as múltiplas experiências reencarnatórias!


Neste instante, o espírito comunicante redarguiu:
- Mas eu ... eu ...

O Doutrinador, porém, voltou a discursar.

Reportou-se à imortalidade na mitologia grega, referiu-se à doutrina socrática, discorreu sobre os pensamentos orientais, exaltou a excelência do Cristianismo, por fim, enalteceu a tarefa magnânima do Espiritismo na Terra, como o Consolador prometido pelo Cristo.

Encerrando o discurso, dirigiu-se ao comunicante sofredor, indagando:
- Compreendeu, meu irmão?

Depois de ouvir, ouvir e ouvir, o espírito respondeu, desabafando:
- Meu irmão, agradeço-lhe as palavras, mas se eu necessitasse ampliar meus conhecimentos, teria recorrido a uma biblioteca...
Estou sofrendo e espero, tão-somente, uma palavra de auxílio e reconforto.


Surpreso, o Médium Esclarecedor entendeu o seu grande equívoco:
em vez de dialogar ajudando e esclarecendo, ele havia filosofado demais ...

O Doutrinador, ou Esclarecedor é um simples “Vendedor”, que tem a maravilhosa “Missão” de “Vender” a ideia de tentar “Convencer”, para que o Espírito sofredor, aceite ser “Socorrido” e levado pelas Equipes Socorristas do Espaço!

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122545
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 17 Empty ALÉM DA MORTE

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Jan 26, 2015 10:51 pm

Cumprida mais uma jornada na terra, seguem os espíritos para a pátria espiritual, conduzindo a bagagem dos feitos acumulados em suas existências físicas.
Aportam no plano espiritual, nem anjos, nem demônios.
São homens, almas em aprendizagem despojadas da carne.
São os mesmos homens que eram antes da morte.
A desencarnação não lhes modifica hábitos, nem costumes.
Não lhes outorga títulos, nem conquistas.
Não lhes retira méritos, nem realizações.
Cada um se apresenta após a morte como sempre viveu.
Não ocorre nenhum milagre de transformação para aqueles que atingem o grande porto.
Raros são aqueles que despertam com a consciência livre, após a inevitável travessia.
A grande maioria, vinculada de forma intensa às sensações da matéria, demora-se, infeliz, ignorando a nova realidade.
Muitos agem como turistas confusos em visita à grande cidade, buscando incessantemente endereços que não conseguem localizar.
Sentem a alma visitada por aflições e remorsos, receios e ansiedades.
Se refletissem um pouco perceberiam que a vida prossegue sem grandes modificações.
Os escravos do prazer prosseguem inquietos.
Os servos do ódio demoram-se em aflição.
Os companheiros da ilusão permanecem enganados. Os aficionados da mentira dementam-se sob imagens desordenadas.
Os amigos da ignorância continuam perturbados.
Além disso, a maior parte dos seres não é capaz de perceber o apoio dispensado pelos espíritos superiores. Sim, porque mesmo os seres mais infelizes e voltados ao mal não são esquecidos ou abandonados pelo auxílio divino.
Em toda parte e sem cessar, amigos espirituais amparam todos os seus irmãos, reflectindo a paternal providência divina.
Morrer, longe de ser o descansar nas mansões celestes ou o expurgar sem remissão nas zonas infelizes, é, pura e simplesmente, recomeçar a viver.
A morte a todos aguarda.
Preparar-se para tal acontecimento é tarefa inadiável.
Apenas as almas esclarecidas e experimentadas na batalha redentora serão capazes de transpor a barreira do túmulo e caminhar em liberdade.
A reencarnação é uma bendita oportunidade de evolução.
A matéria em que nos encontramos imersos, por ora, é abençoado campo de luta e de aprimoramento pessoal.
Cada dia de que dispomos na carne é nova chance de recomeço.
Tal benefício deve ser aproveitado para aquisição dos verdadeiros valores que resistem à própria morte.
Na contabilidade divina a soma de ações nobres anula a coletânea equivalente de atos indignos.
Todo amor dedicado ao próximo, em serviço educativo à humanidade, é degrau de ascensão.
Quando o véu da morte fechar os nossos olhos nesta existência, continuaremos vivendo, em outro plano e em condições diversas.
Estaremos, no entanto, imbuídos dos mesmos defeitos e das mesmas qualidades que nos movimentavam antes do transe da morte.
A adaptação a essa nova realidade dependerá da forma como nos tivermos preparado para ela.
Semeamos a partir de hoje a colheita de venturas, ou de desdita, do amanhã.

Pense nisso.

Divaldo Pereira Franco

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122545
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 17 Empty O DEFICIENTE APÓS A MORTE

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Jan 27, 2015 11:13 am

Antes deste breve estudo, importa saber que "o espírito" é revestido de um envoltório fluídico, semi-material, ou perispírito, cuja matéria se eteriza a medida em que ele se purifica.
Possui Forma flexível e expansível, amoldando-se à vontade (ou necessidade) do espírito.
No livro "Perante a Eternidade", um espírito que na vida carnal fôra deficiente, conta-nos alguns aspectos do que ocorre com eles após a morte do corpo físico.
Os que sofrem com resignação têm no corpo doente a cura do espírito; os que se revoltam, foram maus, desencarnam e continuam deficientes, às vezes em estado pior.
Conversei com urna senhora que, encarnada, foi cega.
Por sua extrema revolta, cometeu muitos erros, desencarnou e ficou quinze anos cega, vagando pelo Umbral.
Outros, socorridos, são internados em hospitais daqui e são curados com passes e tratamento.
Para as pessoas boas tudo é mais fácil.
Como o caso de um senhor que conheci encarnado, cego de nascença.
Pessoa boníssima, trabalhava para seu sustento.
Contou me que sua desencarnação foi como "dormir"; ao acordar, abriu os olhos e enxergou, embora visse tudo embaralhado.
Gritou de felicidade.
Um médico do hospital para onde fora levado lhe explicou sua situação de desencarnado, aplicou-lhe passes e ele passou a enxergar nitidamente.
Conversei com um rapaz que foi, encarnado, paralítico.
Com dificuldade movia somente a cabeça e as mãos.
Encarnou assim e desencarnou na adolescência.
Falando de sua vida, contou-me que destruiu, na outra existência, seu corpo perfeito num suicídio, pulando de um penhasco, e o remorso impediu-o de reconstruir o perispírito.
Logo que tornou conhecimento de sua morte, pôde se mexer e com algumas horas de tratamento, quando lhe foram anuladas as impressões do corpo físico, pôde andar. Terminou, contente, sua narração, falando que aprendera a dar valor ao corpo Físico e que é muito feliz por Deus ser Pai amoroso e não punir, pela eternidade (inferno eterno), erros de momento.
Conversei com muitos que foram deficientes, surdos mudos, aleijados, débeis mentais.
Os bons foram socorridos de imediato e, após tratamento, tornaram-se sadios.
No meu caso, a primeira impressão que tive ao desencarnar é que continuava sem o membro extraído.
Muitos necessitam tratamento psicológico para que seja reconstituído o membro que lhe faltava.
Em casos de crianças e adolescentes, a reconstituição é mais fácil, por não estar enraizada a falta do membro.
Crianças aceitam sugestões mais facilmente, tornando-se perfeitas em curtos períodos.
Conheci um homem no tratamento psicológico que, encarnado, teve o corpo perfeito.
Desencarnou e o remorso fez com que seu braço direito desaparecesse.
Quando encarnado, num impulso de raiva, surrara sua mãe.
Ela caiu, bateu a cabeça e desencarnou.
Quando ele desencarnou, sofreu muito no Umbral.
Quando o remorso o visitou não quis o braço e este desapareceu.
(Sendo o perispírito suscetível à acção da mente, o remorso externo convergiu seus fluídos destruidores para o braço que agrediu a mãe).
Faz tratamento na colónia.
Se encarnar assim, o feto, o corpo de carne, não terá o braço direito.
Enfim, sabemos que os deficientes resignados, boas surpresas terão ao desencarnar.
Não é o pai amoroso que nos faz doentes.
Nós, pelos nossos erros, causamos deficiências.
Pelo sofrimento, pela aceitação é que nos curaremos e nos tornaremos sadios.
Bendito seja o Pai pelas grandes lições que temos.
Podemos, com um corpo deficiente, reparar erros que, em muitas crenças, nos trariam o castigo eterno.

Sidney Batista
Fonte: Jornal O Girassol

Revista Espírita Allan Kardec, nº 38.

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122545
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 17 Empty Espiritismo e Sociedade

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Jan 27, 2015 10:07 pm

Marco Milani

“Se quiserdes que os Homens vivam como irmãos na Terra, não basta dar-lhes lições de moral;
é preciso destruir a causa do antagonismo existente e atacar a origem do mal:
o orgulho e o egoísmo.” Allan Kardec - Obras Póstumas

A construção de uma sociedade melhor, baseada em relações justas, fraternas, em condições de liberdade e pleno desenvolvimento do indivíduo, ainda é um grande desafio para a humanidade.
Esta questão não se restringe a um povo, nação ou bloco econômico, mas expande-se à maioria da população mundial, mesmo considerando-se as diversidades culturais existentes.
Obviamente ainda verificamos aqueles que permanecem sob um coercitivo isolamento cultural, reflectindo o próprio estágio evolutivo em que se encontram.

Desde o primeiro agrupamento familiar, passando pelas mais diferentes formas de relações políticas, sociais e econômicas, desenvolvemos as bases do conhecimento atual, orientados por um impulso evolucionista inerente ao Ser humano.
Motivação esta que não é derivada exclusivamente do processo histórico, como desejam alguns, mas é a manifestação da potencialidade do Espírito buscando a própria realização.

Não cabe somente aos filósofos, economistas e sociólogos esta reflexão, visto que todos contribuem ativamente para o equilíbrio (ou desequilíbrio) social.
O conhecimento formal do objecto – a sociedade – para uma análise crítica, favorece a identificação de pontos relevantes para a sua harmonia, porém nem todos estes pontos estão significativamente compreendidos.

Os séculos XVIII e XIX foram bastante fecundos em ideias e experiências neste contexto, destacando-se a forte influência que muitos de seus pensadores legaram aos nossos dias.
Nesta época, procuraram prever e, muitas vezes, estabelecer os rumos da chamada sociedade “civilizada”, considerando principalmente as relações entre o Estado e Governo, justiça e liberdade, propriedade privada e comum, actividade produtiva e consumo.

Neste mesmo período, vozes de um outro movimento revolucionário faziam-se ouvir pelo planeta. Após séculos de dormência preparadora, aguardando a maturidade intelectual da humanidade, vigorosos sinais do mundo invisível atraíam a atenção para a sua realidade.
Uma invasão das idéias espiritualistas procurava acordar os seres para este facto “admirável” nos diferentes continentes.

Não que estes factos fossem novidade, pois a existência e comunicação com entidades espirituais constituem parte da crença de todos os povos da Terra, desde os primórdios da civilização até hoje.
Esta comprovação é realizada pela Antropologia, considerando ainda que esta crença é a base de toda a filosofia das religiões. Porém, o entendimento destes faxtos é que demandam um despertar intelectual.

Em 1857, vivenciando uma Europa onde fervilhavam projectos de transformações sócio-econômicas e discussões de âmbito religioso, que uma das mais poderosas idéias para o desenvolvimento humano já vista surge de maneira clara, objectiva e lógica: a Doutrina dos Espíritos, por Allan Kardec.

O advento do Espiritismo, conseqüência natural da marcha evolutiva, permitiu que o Espírito, elemento fundamental não considerado adequadamente nas demais doutrinas espiritualistas e ideologias políticas, sociais e econômicas florescentes, fosse abordado.

Os preceitos cristãos revitalizaram-se sob o aspecto racional da doutrina que aproxima a ciência, filosofia e religião, desenvolvendo de forma límpida a essência moral dos ensinamentos de Jesus.
É justamente o conhecimento da realidade espiritual e de todas as suas consequências morais que norteia o comportamento de qualquer componente de uma sociedade para que esta possa apresentar, de facto, as condições propícias para a felicidade individual e coletiva.

A Doutrina Espírita causa a verdadeira revolução, pois atinge a base do pensamento humano, a naturalidade do próprio Ser e sua relação com a realidade que o cerca.
Modificando esta concepção, os valores morais são revistos e toda noção de sociedade é logicamente alterada (não destruída, mas aprimorada).
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122545
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 17 Empty Re: ARTIGOS DIVERSOS

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Jan 27, 2015 10:08 pm

«-»
Trata do aspecto social de maneira profunda, destacando a necessidade de que a real transformação ocorra no coração do Homem, combatendo os maiores inimigos do progresso: o orgulho e o egoísmo.
Com muita pertinência, invalida qualquer tentativa de imposição ao comportamento fraterno, considerando que este é resultado do aprimoramento moral e não isoladamente de ações políticas.
Valoriza a educação do indivíduo como factor transformador, conscientizando sobre o processo evolutivo do Ser.

Não há progresso sustentável sem a confiança e o investimento no presente para as gerações futuras, marchando com a certeza do bem-estar resultante dos atos equilibrados.
Actos estes que são efetuados com coragem, determinação e uma fé inabalável, fundamentada na razão e na moral.

Neste final de século XX, percebemos que o impacto cultural gerado pelas novas formas de integração sócio-econômicas (globalização) propicia um momento reflexivo de valores nunca antes alcançado.
O acesso à informação e ao conhecimento deixa de ser privilégios de poucos para tornarem-se acessíveis a um número cada vez maior de pessoas em diversas nações.

Depois de verificarmos o fracasso de sistemas políticos e económicos que se escondiam sob a máscara da igualdade e justiça social, mas que procuravam impor seus preceitos pelo autoritarismo brutal, ainda nos deparamos com sérios problemas estruturais em âmbito mundial:
desemprego, fome, analfabetismo, desrespeito aos direitos humanos, etc.

Imperceptível para alguns e muito lenta para outros, a perseverante transformação moral do planeta está em curso, decorrente da própria evolução do Ser.
Espalham-se pelo mundo valorosos indivíduos e organizações de diversas crenças visando atenuar ou eliminar os desequilíbrios expostos, incentivando o progresso humano.
Organizações de âmbitos religiosos, políticos, económicos, civis, etc.
Mesmo que nem todos estejam conscientes do processo evolutivo do Espírito, todos são meritórios se agem com sinceridade para alcançar este objectivo, sem preconceitos ou violências de qualquer espécie.

Porém, desde a sua codificação, a Doutrina Espírita lança suas luzes de forma cada vez mais intensa, libertando consciências dos grilhões da ignorância que entravam o crescimento da Alma.
Enquanto ideias e movimentos fragilizados não resistem ao tempo, a sua força reside na solidez de seus princípios.

É a convivência fraterna através do desenvolvimento moral de todas as pessoas, reflectindo nas comunidades e nações, além do esclarecimento sólido sobre a realidade espiritual e suas leis, que o Espiritismo busca promover.

(Publicado no Boletim GEAE Número 387 de 21 de março de 2000)

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122545
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 17 Empty EXPERIÊNCIAS FORA DO CORPO

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Jan 28, 2015 11:33 am

*Saiba mais sobre a viagem astral, também chamada de desdobramento espiritual, o intrigante fenômeno em que espírito e matéria se distanciam por alguns preciosos instantes.

Sabe aquela estranha sensação de estar quase pegando no sono e de repente ter uma vertigem?
Você já teve a impressão de voar pelo seu quarto e contemplar seu próprio corpo na cama?
Ou então, passou pela experiência de, pouco antes de acordar, querer abrir os olhos ou mover os braços e não conseguir?
Mais do que sonho ou alucinação, para espíritas e esotéricos, tudo isso pode ser explicado como “viagens astrais” ou “desdobramento espiritual”.

Estas experiências são caracterizadas pelo afastamento entre o espírito e o corpo físico, em razão do afrouxamento, mesmo que momentâneo, dos laços que os mantêm unidos.
“A viagem astral é uma espécie de sonho, só que muito mais nítido e coerente.
Podem-se visualizar cenas e encontrar pessoas, encarnadas ou desencarnadas.
As impressões são muito mais intensas, pois ocorrem por meio das faculdades espirituais”, afirma a directora da Federação Espírita Brasileira (FEB), Marta Antunes de Moura.

Quase sempre as projecções acontecem de modo involuntário ou espontâneo,
durante o sono. Em outros casos, ocorrem em situações de Experiências de Quase Morte (EQM), comuns a pacientes terminais.
“O corpo físico relaxa naturalmente e surgem sensações como inchamento, morbidez e entorpecimento físico.
No momento do distanciamento, existe a sensação de um pequeno choque e ouve-se um ruído parecido com uma estação de rádio fora de frequência”, conta o estudioso, praticante de viagens astrais e criador da maior comunidade do Orkut com o tema, Beraldo Lopes Figueiredo.

Apesar de a sensação de poder realizar uma viagem como esta ser fascinante, dificilmente se pode comandar o destino do corpo astral.
“É fantasioso dizer que vamos passear onde queremos.
Realizar uma projeção conscientemente e com lembranças já é difícil.
E mais difícil ainda é controlar o destino dessa viagem”, afirma Figueiredo.

*Perigos e descobertas

O risco que envolve as viagens astrais é um assunto contraditório.
De acordo com o Instituto Internacional de Projeciologia e Conscientologia (IIPC), aparentemente não há problemas, partindo do princípio de que todos temos essa experiência pelo menos uma vez durante cada noite de sono.
O estudioso Beraldo Figueiredo também acredita que não há riscos.
“Não existe perigo de qualquer natureza em se projectar.
Do contrário, teríamos milhares de mortos durante seus sonhos”, afirma.

No entanto, no espiritismo, que denomina essa experiência como Desdobramento Espiritual, as projeções podem ser perigosas, sim.
“Despreparados, é possível deparar-se com espíritos desvirtuados, que podem provocar sofrimentos e controlar nossos passos”, alerta a diretora da FEB, Marta Antunes.
Dessa maneira, no espiritismo, os desdobramentos ocorrem em reuniões focadas, tendo como finalidade o benefício do próximo.

Apesar de serem governados pelos mesmos princípios, o espiritismo frisa que existe, sim, uma diferença entre o desdobramento, pregado pela religião, e a viagem astral, de conotação popular. O método espírita é natural e espontâneo, não lançando mão de rituais ou exercícios para obtenção.
Na doutrina de Kardec, para realizar um desdobramento, é necessário estar num lugar tranquilo, afastado de ruídos.
Depois, é preciso fazer uma prece e entrar em um estado de concentração.
“Na sequência ocorre o transe, de forma espontânea e, com auxílio de espíritos desencarnados, afasta-se do corpo físico”, explica Marta.

Kathlen Ramos

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122545
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 17 Empty VIDAS PASSADAS

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Jan 28, 2015 11:48 pm

É possível saber o que fomos em vidas passadas?

Ensina a Doutrina Espírita que todas as vivências da alma, sejam elas positivas ou negativas, desta vida ou de outras vidas, não se perdem jamais.
Ficam registadas na mente, em ordem cronológica, mas a alma mantém no consciente somente as lembranças que lhe são úteis; as demais permanecem no inconsciente, que é uma espécie de arquivo-morto, ao qual ela tem acesso quando necessário.
Ao reencarnar, a alma se submete a um processo de esquecimento, e isso ocorre por três razões principais: a primeira, para que os erros do passado ou posições de destaque, geradores de remorsos ou de vaidades, não perturbem o propósito de renovação íntima; a segunda, para que o pleno conhecimento dos desafetos e dos factos que geraram a discórdia não dificultem o reajustamento; a terceira, para que não haja repetição de certas experiências que lhe são mais agradáveis, o que retardaria o progresso, uma vez que elas já estão incorporadas.
Não obstante a perda da lembrança, trazemos conosco as tendências instintivas e ainda temos a voz da consciência a nos orientar na presente jornada. Uma análise sincera dos nossos pensamentos mais comuns, de nossos desejos principais e de nossas reacções, bem como dos acontecimentos hoje vividos, permite uma ideia geral do que fomos como ser humano, do que ainda somos e do que precisamos conquistar.
Com esse conhecimento e o firme propósito de alcançar renovação interior, de conformidade com o amor e a justiça de Deus, é possível à criatura avançar no seu progresso, desenvolvendo virtudes e eliminando imperfeições, sentimentos inferiores e vícios.
Não raro, porém, Deus permite a certas pessoas a lembrança de outras vidas, e quando isso ocorre é sempre com um fim útil, certamente para fazê-las avançar.
Essa lembrança pode ser natural, sem a barreira que normalmente o corpo oferece, o que frequentemente acontece quando a reencarnação é muito próxima do desencarne; pode ainda ser despertada em sonhos, ou mesmo através da mediunidade.
Ultimamente, no Brasil e nos Estados Unidos, médicos, psicólogos e pesquisadores têm-se valido da regressão de memória (TVP) para tratar das pessoas, fazendo com que retornem a vidas passadas que continuam a reflectir na vida presente, com resultados extraordinários.
Esse trabalho, de caráter científico, tem demonstrado, de maneira irrefutável, a reencarnação.
Em qualquer das formas de recordação do passado, é possível se saber que personalidade fomos, onde e quando vivemos e o que fizemos.
A mente, seja no transe hipnótico ou numa regressão espontânea, libera os arquivos mentais, tal como se colocássemos no videocassete um filme em que somos a personagem principal, com a diferença de que igualmente vivenciamos as emoções do fato. Não há uma volta efetiva no tempo, de modo a permitir alteração dos acontecimentos, mas simples lembrança.
Quando isso ocorre, é porque a pessoa está preparada emocionalmente para suportar uma vivência do passado, cujo conhecimento lhe permitirá melhor compreender o presente, liberando-se de traumas e sentimentos que ainda carrega consigo.
Mas é importante ressaltar que o passado não pode ser buscado por mera curiosidade e nem por leigos, porque o despreparo pode trazer consequências desastrosas, com abalos emocionais de difícil reajuste.

Autor: Donizete Pinheiro
Livro: Respostas Espíritas – Edições Sonia Maria – 1ª Edição – Capítulo: 58 - São Paulo – 1997

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122545
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 17 Empty Re: ARTIGOS DIVERSOS

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 17 de 41 Anterior  1 ... 10 ... 16, 17, 18 ... 29 ... 41  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos