LUZ ESPÍRITA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ARTIGOS DIVERSOS

Página 11 de 41 Anterior  1 ... 7 ... 10, 11, 12 ... 26 ... 41  Seguinte

Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 11 Empty PERDOAI AS NOSSAS OFENSAS

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Nov 06, 2014 9:53 pm

São tantas coisas miúdas que ganham dimensões maiores, quando deixamos de nos cuidar, que nem imaginamos sendo os responsáveis por tal criação!

As mazelas que dormem na pedra, por nosso comodismo, nos espetam pela penúria do cuidado interior, promovendo assim as carências sucessivas e as diversas dores da alma.

Quando a fome da alma aperta, pedimos atenção do externo, e nem sempre este consegue nos dar o que mais necessitamos naquele momento.

Por vezes aquela falta do passado, como carinho, mimos e atenções, reflectem algo mais pesaroso que carregamos neste agora.

Ao tomarmos consciência desta construção podemos iniciar o movimento de manutenção, procurando corrigir estas falhas aceitando melhor o que nos foi oferecido na tenra infância, agradecendo o que tinham para nos dar (nossos progenitores, tutores, cuidadores), naquela situação, pois a gratidão nos liberta do egoísmo.

O hoje depende unicamente de nós, de reconstruir-mos estas pontes, desenvolvendo novas habilidades e a compreensão maior do amor.

Os laços externos vão sendo construídos com mais cuidado, na medida que nossa consciência nos aponta novas descobertas, tornando uma alavanca para a transformação, repercutindo em todo nosso ser.

Desde nossos pensamentos, atitudes, gestos e nossos valores vão sendo revisados e apoiados no despertar deste amor próprio, nos deixando mais flexíveis para a convivência com o outro, aprimorando nosso aprendizado.

As possibilidades que esta visão ampla nos proporciona já é, o actuar neste agora, segurando as rédeas conscientes de nosso SER, praticando melhor O bem a si mesmo, como Jesus nosso exemplo maior vivenciou, demonstrando com desprendimento e desapego os caminhos para o auto conhecimento e a verdade em cada SER, sendo que esta verdade, nos libertará a cada descoberta, nos conhecendo melhor iniciamos a conquista em vencer o egoísmo e orgulho, os maiores entraves de nossa evolução.

Eis um caminho para a verdade intrínseca de cada SER, sendo ela a motivadora do aprendizado garantindo o retorno ao Pai Criador, desde que se inicie esta busca em se descobrir, para uma vivência rica de novas descobertas, palmilhando com lições íntimas e reparadoras esta linda jornada.Muita paz em todos os nossos momentos.

Gotas de Paz

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122391
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 11 Empty SONHOS COM ENTES QUERIDOS

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Nov 07, 2014 11:36 am

Podemos estar com nossos entes queridos em sonho e, ao acordar, não lembrarmos de nada?

O desprendimento da alma pelo sono constitui uma situação muito oportuna para entrarmos em relação com nossos entes queridos.
Afirmam-nos os Espíritos da Codificação que “é tão habitual o facto de irdes encontrar-vos, durante o sono, com amigos e parentes, com os que conheceis e que vos podem ser úteis, que quase todas as noites fazeis essas visitas” (questão 414 de 'O Livro dos Espíritos').

Por outro lado, o sonho “é a lembrança do que o Espírito viu durante o sono”.
No entanto, nem sempre recordamos nossas experiências após despertar.

Dizem os Benfeitores Espirituais que isso se dá porque ainda não temas “a alma no pleno desenvolvimento de suas faculdades”
(questão 402 de 'O Livro dos Espíritos').

Creditam ainda este esquecimento às características da matéria grosseira e pesada que compõe nosso corpo físico.
“O corpo dificilmente conserva as impressões que o Espírito recebeu, porque a este não chegaram por intermédio dos órgãos corporais”
(questão 403 de 'O Livro dos Espíritos').

É muito justa esta observação da Espiritualidade, pois em nossa condição de Espíritos encarnados, constituem-se memórias conscientes apenas aquelas reminiscências que irritam os centros nervosos correspondentes, localizados no Sistema Nervoso Central.

Em função disso, muitos questionam a utilidade destes encontros, alegando que as ideias e conselhos compartilhados durante o sono não possam ser aproveitados na vida de vigília.
Neste ponto, esclarecem os Espíritos da Codificação que “pouco importa que comummente o Espírito as esqueça, quando unido ao corpo.
Na ocasião oportuna, voltar-lhe-ão como inspiração de momento”
(questão 410a de 'O Livro dos Espíritos').

Até porque a grande maioria destes diálogos diz respeito a temas que interessam mais à vida espiritual do que à corpórea.

Portanto, percebemos que a possibilidade de encontro com entes queridos durante o sono é real e frequente.
Aliás, o sono é “a porta que Deus lhes abriu para que possam ir ter com seus amigos do céu”
(questão 402 de 'O Livro dos Espíritos').

Mas, para que isso aconteça, mais do que o simples facto de querer, quando desperto, é preciso evitar que as paixões nos escravizem e nos conduzam, durante o sono, a campos menos felizes da experiência espiritual.

Aquele que se acha compenetrado desta verdade eleve o seu pensamento, no momento em que sente aproximar-se o sono; solicite o conselho dos Bons Espíritos e daqueles cuja memória lhe seja cara, a fim de que venham assisti-lo, no breve intervalo que lhe é concedido.
Se assim fizer, ao acordar se sentirá fortalecido contra o mal, com mais coragem para enfrentar as adversidades

item 38 do Capítulo XXVIII de 'O Evangelho Segundo o Espiritismo').

Retirado do site OSGEFIC

Muito cuidado ao tentar interpretar seus sonhos!

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122391
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 11 Empty DEPOIMENTO DE UM ESPÍRITA DESENCARNADO

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Nov 07, 2014 11:15 pm

"(...) Minha situação espiritual não é das melhores, porquanto se algo realizei em benefício do semelhante, fui muito descuidado em relação ao meu próprio Espírito.

É relativamente fácil trabalhar pelo bem alheio; difícil é impedir o mal em nós mesmos.
Não há dificuldade em orar por alguém, visitar o doente, pronunciar palavras de conforto e estímulo, atender o necessitado...

Difícil é conter a irritação, evitar a maledicência, exercitar o perdão, abortar a má palavra ...
Semelhantes impulsos estão muito arraigados em nosso coração!

E há os vícios ... Incrível!
Nem tenho conta das manifestações que presenciei de entidades desencarnadas a lamentar os excessos à mesa, os desregramentos, o álcool, o fumo, o tóxico...

E eis-me aqui a engrossar o coro dos atormentados do Além, porque jamais levei a sério as advertências contidas naqueles dolorosos depoimentos!.

(...) Todos temos fraquezas, mas, ante as bênçãos do conhecimento espírita, há a obrigação de combatê-las.
Enquanto permanecemos na escuridão, ninguém pode nos criticar se tropeçamos, mas quando a luz (do conhecimento espírita) se faz, cumpre-nos olhar por onde andamos.

Nada posso fazer senão lamentar o tempo perdido, mas vocês permanecem na luta.
Aproveitem as oportunidades; não percam tempo, aprendam a se analisar, olhem dentro de si mesmos, vejam o que deve ser mudado e o façam, a fim de não colherem decepções idênticas às minhas...

O título de servidor do Evangelho é importante: habilita-nos a muitas bênçãos, mas somente como discípulos autênticos do Cristo estaremos construindo, realmente, nossa felicidade.

Isso pede não apenas a movimentação de nossas mãos pelo solo promissor da Fraternidade, mas, sobretudo, de nossa vontade, a trilhar com decisão árduos caminhos do aprimoramento espiritual."

O conhecimento espírita é bênção de esclarecimento e orientação, amenizando as agruras da jornada humana e estimulando-nos à movimentação pelo solo da Fraternidade, onde colhemos abençoadas flores de Esperança e frutos dadivosos de trabalho enobrecedor ...

Mas representa, também, intransferível acréscimo de responsabilidade no campo do aprimoramento individual, partindo do princípio evangélico de que muito será solicitado àquele que muito recebeu.

Richard Simonetti.
Do livro: Atravessando a Rua

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122391
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 11 Empty EPIDEMIAS E OUTROS FLAGELOS

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Nov 08, 2014 10:30 am

De tempos em tempos, surgem epidemias, como AIDS, dengue, febre aftosa, gripe aviária, maculosa e flagelos, e muitos se perguntam se são castigos de Deus à rebeldia dos homens.

Tudo na Terra e no Universo está sujeito às leis divinas, eternas e perfeitas.

Isso não significa que Ele, Amor e Perfeição Absoluta, este enviando castigos ou fatos dolorosos para despertar os homens para o bem, ou para que eles se esforcem no bem.

Não. Deus criou leis perfeitas, que funcionam de forma natural, de acordo com as acções espirituais e materiais dos seus filhos.

Como vivemos, pela nossa condição de inferioridade moral, em um mundo de expiações e de provas, o mal é fruto da imprevidência, da indiferença, da ignorância, do orgulho, do egoísmo dos seus habitantes.

A Lei Maior, a eterna, é a do bem, da harmonização, do amor.

Enquanto o homem der vazão aos seus sentimentos negativos, não raciocinando sob o ponto de vista da eternidade da Vida Imortal, sentindo somente a existência presente, do nascimento à morte, o que pode levar a pensar somente em si mesmo, estará infringindo a lei divina de causa e efeito, que lhe devolve, exactamente, as consequências dos seus actos, ou seja, acções boas trazem efeitos bons, acções más trazem efeitos maus.

Assim funciona essa lei, explicitada por Jesus, quando disse: “A cada um segundo as suas obras”.

Existem flagelos naturais de um mundo imperfeito, também em evolução, tais como enchentes, inundações, terremotos, tornados, maremotos, e neles podemos também incluir doenças, que fazem parte de um mundo distante da fraternidade.
Se seus habitantes os sofrem, são pela sua necessidade de desenvolvimento intelectual e moral, visto que eles, os flagelos, provocam avanços na Ciência, na tecnologia, no desenvolvimento intelectual e moral dos seus habitantes.

Tanto as coisas boas quanto as más, próprias dos habitantes de um mundo em progressão contínua, são experiências necessárias ao desenvolvimento desse mundo e dos seus habitantes.

Na vida dos homens terrenos, qualquer situação, qualquer acontecimento, mesmo os mais rotineiros, são todos, experiências, através dos quais os homens vão evoluindo, intelectual e moralmente, na busca das soluções adequadas, soluções que realmente resolvam as dificuldades e os obstáculos, sem criar situações ou problemas maiores.

Isso só vai acontecer quando a maioria dos habitantes terrenos estiver empenhada em vivenciar o “fazer aos outros, somente o que se quer para si mesmo”, ou seja, quando a maioria dos seus habitantes buscar o bem geral, de todos, antes de buscar satisfazer, apenas, seus interesses pessoais.

Até lá, vamos todos aprendendo com as lições das experiências quotidianas, seguindo as orientações dos estudos científicos, dos direitos humanos, da moral divina que, repetimos, nos manda fazer aos outros, somente o que queremos para nós, esforçando-nos todos para sentirmos, pensarmos e vivenciarmos sempre o bem, a fim de colaborarmos com o aperfeiçoamento da humanidade terrena e do mundo que nos acolhe.

Não joguemos a Deus a responsabilidade dos males que se abatem sobre nós, porque somos todos responsáveis por esses males, que são apenas efeitos provisórios dos males que existem dentro das mentes e corações humanos.

Jornal Electrónico Verdade e Luz

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122391
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 11 Empty A Chave Bendita

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Nov 08, 2014 11:09 pm

Efectivamente, muitos são os problemas que nos assediam a existência.
Dificuldades que não se esperam, tribulações que nos espancam mentalmente de imprevisto, sofrimentos que se instalam connosco sem que lhes possamos calcular a duração, desajustes que valem por dolorosos constrangimentos.

Se aspiras a obter solução adequada às provas que te firam, não te guies pela rota do desespero.

Tens contigo uma chave bendita, - a chave da humildade, cunhada no metal puro da paciência.

Perante quaisquer tropeços da estrada, usa semelhante talento do rito'>espírito e alcançarás para logo a equação de harmonia e segurança a que pretendes chegar.

Nada perderás, deixando falar alguém com mais autoridade do que aquela de que porventura disponhas; nunca te diminuirás por desistir de uma contenda desnecessária; em coisa alguma te prejudicarás abraçando o silêncio de conceitos deprimentes que te sejam desfechados; não sofrerás prejuízo em te calando nessa ou naquela questão que diga respeito exclusivamente às tuas conveniências e interesses pessoais; grandes lucros no campo íntimo te advirão da serenidade ou da complacência com que aceites desprestígio ou preterição; jamais te arrependerás de abençoar ao invés de reclamar, ainda mesmo em ocorrências que te amarguem as horas; e a simpatia vibrará sempre em teu favor, toda vez que cedas de ti mesmo, a benefício dos outros.

Efectuemos os investimentos valiosos de paz e felicidade, susceptíveis de serem capitalizados por nós, através dos pequeninos gestos de tolerância e bondade e o programa de trabalho a que a vida nos indique ganhará absoluta eficiência de execução.

Seja na vida particular, ou portas a dentro de casa, no grupo de serviço a que te vinculas ou na grande esfera social em que se te decorre a existência, sempre que te vejas à beira do ressentimento ou revide, rebeldia ou desânimo, nunca te entregues à irritação. Tenta a humildade.

Emmanoel — com Andréa Degani.

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122391
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 11 Empty REALMENTE ACREDITO!

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Nov 09, 2014 10:14 am

Que nunca é tarde para amar.
Que o tempo apaga as mágoas e mal entendidos!


Sempre é possível a reconciliação e o entendimento.

Se o amor foi de facto intenso e verdadeiro.
Se marcou o corpo e o espírito.
Então o nunca mais não existe!

Os ciclos da vida existem para isso.
Quando um ciclo termina; outro recomeça
Podendo ser vivido com o antigo amor.

Porque não?
O impedimento vem da intransigência do orgulho e do temor;
O temor é o maior vilão da existência!

Temos que crer nas mudanças do ser amado.
De nada adianta vivermos de antigas lembranças.
Mesmo que essas por instantes aqueçam o coração.

Temos que enfrentar cara à cara aquela paixão!
Pedras e espinhos no caminho
não podem ser encaradas como perdas!
São enviadas pelo Pai para nosso crescimento.

Imaginar o pior é comodismo.
Encarar o desconhecido é coragem.
Sem ele entretanto a felicidade não virá!

Sou guerreira e a vida já me ensinou.
Que apagar o passado e apostar no presente

Lutando sempre por desafios maiores
É a escolha mais sábia e inteligente!
"É melhor arriscar e perder do que nunca saber o que aconteceria se tivesse tentado".

Lily Marlene

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122391
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 11 Empty A LUZ DA RAZÃO E O PODER DA FÉ

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Nov 09, 2014 11:02 pm

O conceito religioso da Fé como graça especial, concedida por Deus aos crentes de uma determinada religião, pertence ao passado.
Esse conceito equivale a uma interpretação profundamente injusta da Justiça Divina.
A Fé é um dom, sem dúvida, mas a doação de Deus é sempre universal, nunca se processa na medida estreita dos homens.
Deus é o Criador e nós somos as suas criaturas.
Isso quer dizer que Deus é Pai e nós somos os Seus filhos.
Como poderia o Pai Supremo, que é fonte de todo o amor, de toda a misericórdia, conceder apenas a alguns dos Seus filhos o dom fundamental da Fé, sem o qual o homem não poderia se elevar a Ele?

O novo conceito da Fé, estabelecido pelo Espiritismo, coloca o problema em termos claros e precisos.
A Fé, como dom natural, está presente no coração de todas as criaturas humanas.
A semelhança do amor, que todos trazemos em gérmem dentro de nós, a Fé precisa germinar em nosso coração e ser cultivada por nós à luz da Razão. Assim, a Fé nos é dada como semente, mas temos de cultivá-la e desenvolvê-la.
Nesse sentido, a Fé se toma uma conquista que temos de fazer na vida.
Todas as nossas faculdades não devem também ser cultivadas?
A Fé é uma faculdade da alma, do espírito, e cabe-nos desenvolvê-la em nós mesmos.

Fé e Razão se ligam com o Sol e a Terra. A Razão é o sol espiritual que alumia o nosso entendimento, afugentando as trevas e o frio da ignorância e da superstição, para nos dar a luz da compreensão e o calor da vida. Um homem sem fé está morto em si mesmo, é o seu próprio sepulcro.
Mas basta-lhe acender a luz da razão para libertar-se da morte e do túmulo, para ressuscitar como Lázaro ante a voz do Messias.

O materialista, o ateu, o homem sem fé, na verdade confia em si mesmo, tem fé nas suas próprias forças.
É como o peixe das profundezas, que sabe dominar a água mas ainda não conhece a luz do sol.
A fé humana que o sustenta nas lutas diárias da vida vai se abrir na fé divina que lhe mostrará o esplendor das estrelas.
A luz da Razão, à semelhança da luz solar, fará germinar e crescer o poder da fé em seu coração.
Ninguém se perde ninguém está condenado para sempre.
A Justiça de Deus se cumpre no íntimo de nós mesmos, porque Deus está em nós, presente em nós na misericórdia da suas leis.

Livro: O Homem Novo
Autor: J. Herculano Pires

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122391
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 11 Empty O PODER DO SILÊNCIO

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Nov 10, 2014 12:15 pm

EXEMPLO QUE INFLUENCIA OS OUTROS.

CHICO XAVIER ENSINA:
Quem tudo suporta em silêncio - calúnia, agressões, injúrias - conquista uma autoridade moral que faz calarem os opositores e transforma aversão em admiração.

AUGUSTO CURY – O PODER DO SILÊNCIO

Pensar antes de reagir é uma das ferramentas mais nobres do ser humano nas relações interpessoais.
Nos primeiros trinta segundos de tensão, cometemos os maiores erros de nossas vidas, falamos palavras e temos gestos diante das pessoas que amamos que jamais deveríamos expressar.
Nesse rápido intervalo de tempo, somos controlados pelas zonas de conflitos, impedindo o acesso de informações que nos subsidiariam a serenidade, a coerência intelectual, o raciocínio crítico.
Um médico pode ser muito paciente com as queixas de seus pacientes, mas muitíssimo impaciente com as reclamações de seus filhos.
Pensa antes de reagir diante de estranhos, mas não diante de quem ama.
Não sabe fazer a oração dos sábios, nos focos de tensão, o silêncio.
Se vivermos debaixo da ditadura da resposta, da necessidade compulsiva de reagir quando pressionados, cometeremos erros, alguns muito graves.
Só o silêncio preserva a sabedoria quando somos ameaçados, criticados, injustiçados.
Cada vez as pessoas estão perdendo o prazer de silenciar, de se interiorizar, reflectir, meditar.
O dito popular de contar até dez antes de reagir é imaturo, não funciona.
O silêncio não é se aguentar para não explodir, o silêncio é o respeito, pela própria inteligência.
Quem faz a oração dos sábios, não é escravo do binómio do bateu-levou.
Quem bate no peito e diz que não leva desaforo pra casa, não pensa nas consequências de seus actos.
Quem se orgulha de vomitar para fora tudo que pensa, machuca quem mais deveria ser amado, não conhece a linguagem do autocontrole.
Decepções fazem parte do cardápio das melhores relações.
Nesse cardápio precisamos do tempero do silêncio para preparar o molho da tolerância.
Para conviver com máquinas não precisamos de silêncio nem da tolerância, mas com seres humanos elas são fundamentais.
Ambos são frutos nobres da arte de pensar antes de reagir.
Preserva a saúde psíquica, a consciência, a tranquilidade.
O silêncio e a tolerância são o vinho dos fortes, a reacção impulsiva é a embriaguez dos fracos.
O silêncio e a tolerância são as armas de quem pensa, a reacção instintiva é a arma de quem não pensa.
É muito melhor ser lento no pensar do que rápido em machucar, é preferível conviver com uma pessoa simples, sem cultura académica, mas tolerante, do que com um ser humano de ilibada cultura saturada de radicalismo, egocentrismo, estrelismo.
Sabedoria e tolerância não se aprendem nos bancos de uma escola, mas no traçado da existência.
Ninguém é digno de maturidade se não usar suas incoerências para produzi-la.
Todo ser humano passa por turbulências na vida.
Para alguns falta o pão na mesa; a outros a alegria na alma.
Uns lutam para sobreviver, outros são ricos e abastados, mas mendigam o pão da tranquilidade e da felicidade.
Os milionários quiseram comprar a felicidade com seu dinheiro, os políticos quiseram conquistá-la com seu poder, as celebridades quiseram seduzi-la com sua fama, mas ela não se deixou achar.

Balbuciando aos ouvidos de todos, disse:
...Eu me escondo nas coisas simples e anónimas...”.

Todos fecham os seus olhos quando morrem, mas nem todos enxergam quando estão vivos.

Augusto Cury in "Código da Inteligência"

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122391
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 11 Empty O PERDÃO - SARA, CURA E RESTAURA

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Nov 10, 2014 9:57 pm

CHICO XAVIER ENSINA:
“Perdoa agora, hoje e amanhã, incondicionalmente.
Recorda que todas as criaturas trazem consigo as imperfeições e fraquezas que lhe são peculiares, tanto quanto, ainda desajustados, trazemos também as nossas
.”

JOANNA DE ÂNGELIS, através de Divaldo Pereira Franco, ENSINA:

PERDOAR

Sim, deves perdoar!
Perdoar e esquecer a ofensa que te colheu de surpresa, quase dilacerando a tua paz.
Afinal, o teu opositor não desejou ferir-te realmente, e, se o fez com essa intenção, perdoa ainda, perdoa-o com maior dose de compaixão e amor.
Ele deve estar enfermo, credor, portanto, da misericórdia do perdão.
Ante a tua aflição, talvez ele sorria.
A insanidade se apresenta em face múltipla e uma delas é a impiedade, outra o sarcasmo, podendo revestir-se de aspectos muito diversos.
Se ele agiu, cruciado pela ira, assacando as armas da calúnia e da agressão, foi vitimado por cilada infeliz da qual poderá sair desequilibrado ou comprometido organicamente.
Possivelmente, não irá perceber esse problema, senão mais tarde.
Quando te ofendeu deliberadamente, conduzindo o teu nome e o teu carácter ao descrédito, em verdade se desacreditou ele mesmo.
Continuas o que és e não o que ele disse a teu respeito.
Conquanto justifique manter a animosidade contra tua pessoa, evitando a reaproximação, alimenta miasmas que lhe fazem mal e se abebera da alienação com indisfarçável presunção.
Perdoa, portanto, seja o que for e a quem for.
O perdão beneficia aquele que perdoa, por propiciar-lhe paz espiritual, equilíbrio emocional e lucidez mental.
Felizes são os que possuem a fortuna do perdão para a distender largamente, sem parcimónia.
O perdoado é alguém em débito; o que perdoou é espírito em lucro.
Se revidas o mal és igual ao ofensor; se perdoas, estás em melhor condição; mas se perdoas e amas aquele que te maltratou, avanças em marcha invejável pela rota do bem.

Todo agressor sofre em si mesmo.
É um espírito envenenado, espargindo o tóxico que o vitima.
Não desças a ele senão para o ajudar.
Há tanto tempo não experimentavas aflição ou problema - graças à fé clara e nobre que esflora em tua alma - que te desacostumaste ao convívio do sofrimento.
Por isso, estás considerando em demasia o petardo com que te atingiram, valorizando a ferida que podes de imediato cicatrizar.
Pelo que se passa contigo, medita e compreenderás o que ocorre com ele, o teu ofensor.
O que te é Inusitado, nele é habitual.
Se não te permitires a ira ou a rebeldia - perdoarás!
A mão que, em afagando a tua, crava nela espinhos e urze que carrega, está ferida ou se ferirá simultaneamente.
Não lhe retribuas a atitude, usando estiletes de violência para não aprofundares as lacerações.
O regato singelo, que tem o curso impedido por calhaus e os não pode afastar, contorna-os ou para, a fim de ultrapassá-los e seguir adiante.
A natureza violentada pela tormenta responde ao ultraje reverdescendo tudo e logo multiplicando flores e grãos.
E o pântano infeliz, na sua desolação, quando se adorna de luar, parece receber o perdão da paisagem e a benéfica esperança da oportunidade de ser drenado brevemente, transformando-se em jardim.

Que é o "Consolador", que hoje nos conforta e esclarece, conduzindo uma plêiade de Embaixadores dos Céus para a Terra, em missão de misericórdia e amor, senão o perdão de Deus aos nossos erros, por intercessão de Jesus?!
Perdoa, sim, e intercede ao Senhor por aquele que te ofende, olvidando todo o mal que ele supõe ter-te feito ou que supões que ele te fez, e, se o conseguires, ama-o, assim mesmo como ele é.

"Não vos digo que perdoeis até sete vezes, mas até setenta vezes sete vezes". Mateus: 18-22.

"A misericórdia é o complemento da brandura, porquanto aquele que não for misericordioso não poderá ser brando e pacifico.
Ela consiste no esquecimento e no perdão das ofensas
".
O Evangelho Segundo O Espiritismo, Cap. X - Item 4.

Autor: Joanna de Ângelis
Psicografia de Divaldo Franco. Livro: Florações Evangélicas

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122391
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 11 Empty ÁRVORES DOS AMIGOS

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Nov 11, 2014 12:17 pm

Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho.
Algumas percorrem ao nosso lado, vendo muitas luas passarem, mas outras apenas vemos entre um passo e outro.
A todas elas chamamos de amigo.
Há muitos tipos de amigos.
Talvez cada folha de uma árvore caracterize um deles.
O primeiro que nasce do broto é o amigo pai e o amigo mãe.
Mostram o que é ter vida.
Depois vem o amigo irmão, com quem dividimos o nosso espaço para que ele floresça como nós.
Passamos a conhecer toda a família de folhas, a qual respeitamos e
desejamos o bem.
Mas o destino nos apresenta outros amigos, os quais não sabíamos que iam
cruzar o nosso caminho.
Muitos desses denominados amigos do peito, do coração. São sinceros, são verdadeiros.
Sabem quando não estamos bem, sabem o que nos faz feliz...
Às vezes, um desses amigos do peito estala o nosso coração e então é chamado de amigo namorado.
Esse dá brilho aos nossos olhos, música aos nossos lábios, pulos aos nossos pés.
Mas também há aqueles amigos por um tempo, talvez umas férias ou mesmo um dia ou uma hora.
Esses costumam colocar muitos sorrisos na nossa face, durante o tempo que estamos por perto.
Falando em perto, não podemos esquecer dos amigos distantes.
Aqueles que ficam nas pontas dos galhos, mas que, quando o vento sopra, sempre aparecem novamente entre uma folha e outra.
O tempo passa, o verão se vai, o outono se aproxima, e perdemos algumas de nossas folhas.
Algumas nascem num outro verão e outras permanecem por muitas estações.
Mas o que nos deixa mais feliz é que as que caíram continuam por perto, continuam alimentando a nossa raiz com alegria.
Lembranças de momentos maravilhosos enquanto cruzavam com o nosso caminho.

Desejo a você, folha da minha árvore, Paz, Amor, Saúde, Sucesso,

Prosperidade... Hoje e Sempre... simplesmente porque:
Cada pessoa que passa em nossa vida é única.
Sempre deixa um pouco de si e leva um pouco de nós.
Há os que levaram muito, mas não há os que não deixaram nada.
Esta é a maior responsabilidade de nossa vida e a prova evidente de que duas almas não se encontram por acaso.

Via: Reflexão Espirita

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122391
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 11 Empty REALMENTE ACREDITO!

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Nov 11, 2014 11:03 pm

Que nunca é tarde para amar.
Que o tempo apaga as mágoas e mal entendidos!

Sempre é possível a reconciliação e o entendimento.
Se o amor foi de facto intenso e verdadeiro.

Se marcou o corpo e o espírito.
Então o nunca mais não existe!

Os ciclos da vida existem para isso.
Quando um ciclo termina; outro recomeça
Podendo ser vivido com o antigo amor.
Porque não?
O impedimento vem da intransigência do orgulho e do temor; O temor é o maior vilão da existência!
Temos que crer nas mudanças do ser amado.
De nada adianta vivermos de antigas lembranças.
Mesmo que essas por instantes aqueçam o coração.
Temos que enfrentar cara à cara aquela paixão!

Pedras e espinhos no caminho não podem ser encaradas como perdas!
São enviadas pelo Pai para nosso crescimento.

Imaginar o pior é comodismo.
Encarar o desconhecido é coragem.
Sem ele entretanto a felicidade não virá!
Sou guerreira e a vida já me ensinou.

Que apagar o passado e apostar no presente
Lutando sempre por desafios maiores
É a escolha mais sábia e inteligente!
"É melhor arriscar e perder do que nunca saber o que aconteceria se tivesse tentado".

Lily Marlene

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122391
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 11 Empty DEPRESSÃO

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Nov 12, 2014 10:37 am

"DIZEM QUE A DEPRESSÃO e a síndrome do pânico são as doenças do século.

Acredito que a ansiedade, a desilusão e a culpa são a porta de entrada para ambas.

A ansiedade começa quando queremos muito um emprego, uma coisa ou alguém e a desilusão chega quando não conseguimos essas coisas ou quando, depois de conseguir, percebemos que não são da maneira como imaginamos ou idealizamos.

Isso nos conduz a uma tristeza que e a medida em que os dias passam, vai se tornando insuportável e nos leva, primeiro a depressão e depois a síndrome do pânico nos impedindo de prosseguir a nossa caminhada e abrindo as portas para que espíritos, malvados, brincalhões e depressivos se aproximem e nos deixem pior, sem animo para reagir.

O dia em que aceitarmos que as coisas e as pessoas não são perfeitas, nem mesmo nós, que todos nós temos nossos acertos e nossos erros e, que nem sempre aquilo ou a pessoa que tanto desejamos, na realidade, seria o melhor, vamos aceitar e tentar mudar o rumo da nossa vida e encontramos outra coisa, outra, outro emprego e outra pessoa que pode nos trazer a felicidade que tanto queremos.

Portanto, se estamos caminhando e aprendendo, não existem erros, apenas aprendizados, pois em cada atitude nossa boa ou ruim, sempre teremos um aprendizado.

Se não existem erros não pode haver culpa.
Tudo o que fizemos de bom ou de ruim, está feito.

Se pudermos mudar alguma coisa, vamos mudar, mas, se não existir uma maneira de mudar, precisamos aceitar e continuar com a nossa jornada, sempre tentando fazer o melhor para nós e para os outros, porque já que todos nós estamos caminhando por uma estrada de aprendizado, só nos restar aceitar a vida como ela chega e, o principal, nos aceitarmos com nossas qualidades e nossos defeitos e aproveitar, da melhor maneira possível a vida que Deus nos concedeu e o aprendizado que podemos tirar de nossos acertos e de nossos erros.

Estamos aqui para sermos felizes e temos condições de encontrar esse caminho, basta somente, acreditarmos na bondade e justiça de Deus e colocarmos nossa vida em Suas mãos."

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122391
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 11 Empty Por que sofremos tanto?

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Nov 12, 2014 10:44 pm

Por que sofremos tanto com angústias, depressões, dores afectivas, frustrações, traumas e outras tantas emoções?

Em essência, as pessoas sofrem porque tendem a interpretar tudo sob um ponto de vista dramático.

E também em função de factores educacionais: não aprenderam a gerar confiança em si mesmas.

Sofrem porque têm uma visão bastante mimada de como a vida deveria ser: é comum criarmos expectativas sobre o que é ser feliz e acharmos que não deveríamos ter problemas, grandes dificuldades, como se a vida fosse um período de férias eterno, com tudo dando certo, sem grandes atribulações.

Não compreendem que os problemas, ou os desafios, servem para o crescimento e para a evolução espiritual.

Aprender a aceitar as coisas como são, as pessoas a nossa volta e também a nós mesmos faz parte do nosso processo educacional, espiritual e evolutivo.

Na verdade, quando emperramos nesta aceitação, só nos indignamos, achando que tudo é injusto.

É exactamente aí que geramos mais e mais sofrimentos.

Há um ditado budista que diz: a dor é real, o sofrimento é opcional.

O sofrimento cresce à medida que não sabemos lidar com os desafios e está directamente relacionado às atitudes neuróticas, às expectativas e à forma empobrecida e errónea de enxergamos a nós mesmos.

Abraço forte a todos!

Dra. Lourdes Possatto
Psicóloga e Metafísica

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122391
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 11 Empty UM PANORAMA ESPIRITUAL DA DEPRESSÃO

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Nov 13, 2014 11:18 am

A depressão é uma doença da alma.

Sendo assim, infelizmente, a ciência materialista pouco pode fazer a não ser minimizar os sintomas do doente para que este possa conviver socialmente.
Com isso, o máximo que ela consegue é limitar-lhe a capacidade mental e volitiva, afectiva e de memória.

Estima-se que 20% da população do planeta sofre deste terrível mal.
Dados levantados por pesquisadores indicam que a depressão é a segunda maior causa de ausência no trabalho e metade dos deprimidos param de trabalhar e ter uma vida social.
Normalmente, é catalogada pela medicina como uma enfermidade cujo tratamento é para a vida inteira, com 50% de chances de recaída.

A pior consequência da doença é o suicídio, uma vez que 15% desses nossos irmãos cometem este ato extremo.

Os principais sintomas são: insónia, tristeza persistente, desânimo, alteração do apetite, falta de energia, baixa produtividade, perda de prazer. Persistindo esses sintomas por mais de duas semanas significa que o indivíduo encontra-se em estado de crise.

*Influências espirituais:
O espiritismo, que define o Espírito como a essência do próprio ser, explica a depressão como uma doença espiritual, uma fase avançada do processo obsessivo, resultante do assédio persistente de espíritos inferiores sobre a mente do homem e dos que o circundam.

Portanto, quem não acredita no Espírito, ou ainda, pouco conhecimento tem sobre sua natureza, não está em condições de conhecer-lhe a causa e muito menos de tratá-la.

A verdade é que todos os seres humanos possuem uma certa sensibilidade mediúnica, ou seja, uma determinada e variável predisposição orgânica em ser "susceptível" ao mundo espiritual que o circunda.

Essa susceptibilidade ocorre em nível mental-emocional, de inteligência para inteligência, em que predomina a lei de sintonia.

O teor do pensamento determina o tipo da sintonia que estabelecemos, consciente ou inconscientemente, com homens ou espíritos.

A maioria das depressões nascem de um processo obsessivo, normalmente decorrente de uma fraqueza moral que abre campo para espíritos malfazejos e mal intencionados que passam a impor sua vontade sobre a vontade do deprimido.

Os espíritos ainda arraigados à materialidade precisam de alimento energético.
Como ninguém gosta de cogitar sobre isso, ainda mais fácil se lhes torna o assédio.

Fonte: Website:Consciência Espírita

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122391
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 11 Empty TER OU SER?

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Nov 13, 2014 10:32 pm

O apóstolo Paulo, disse: “se temos o que comer e com que nos vestir, fiquemos contentes com isso.
Aqueles, porém, que querem tornar-se ricos, caem na armadilha da tentação e em muitos desejos insensatos e perniciosos, que fazem os homens afundarem na ruína e perdição.

Porque a raíz de todos os males é o amor ao dinheiro.
Por causa dessa ânsia de dinheiro, alguns se afastam da fé e afligem a si mesmos com muitos tormentos.”

Nós herdamos pela nossa tradição instintiva: A posse.
Nós acreditamos que quem tem pode, e quem pode é feliz.

O “ter” nós conquistamos de maneira legal ou ilegal, mas o “ser” é preciso todo um trabalho de transformação moral, e que os valores éticos tenham predominância. E são com estes valores éticos que nós passamos a “ser”.

Nós esculpimos em nosso mundo interior estes valores indestrutíveis no espírito, e ao serem esculpidos, o “ter”, a posse, o material, tornam-se de secundária importância.

O que temos nós deixamos, o que somos nós levamos.

Por isso o apóstolo Paulo nos alertou dizendo:
“Dá conta da tua administração.”
Porque na verdade não temos nada, nós administramos valores amoedados (dinheiro, ouro), orgânicos (pés, mãos, saúde, etc.), sociais (família, emprego, amigos, etc.), que, transferem de mão, que passam de tempo, que desaparecem.

Como disse Pascal em O Evangelho segundo e Espiritismo:
“O homem não possui como seu senão aquilo que pode levar deste mundo.

O que ele encontra ao chegar e o que deixa ao partir goza durante sua permanência na Terra; mas, desde que é forçado a deixá-los, é claro que só tem o usufruto, e não a posse real.

O que é, então, que ele possui?
Nada do que se destina ao uso do corpo, e tudo o que se refere ao uso da alma: a inteligência, os conhecimentos, as qualidades morais (...)"

Pensemos nisso e tiremos nossa conclusão.

(Trecho da palestra de Divaldo Franco)

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122391
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 11 Empty A DÁDIVA DE VIVER

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Nov 14, 2014 10:29 am

Por vezes, você caminha pela vida com o olhar voltado para o chão, pensamento em desalinho, como quem perdeu o contacto com sua origem divina.

Olha, mas não vê... Escuta, mas não ouve. Toca, mas não sente...
Perdido na névoa densa que envolve os próprios passos, não percebe que o dia o saúda e convida a seguir com alegria, com disposição, com olhar voltado para o horizonte infinito, que lhe acena com o perfume da esperança.

Considere que seu caminhar não é solitário e suas dores e angústias não passam despercebidas diante dos olhos atentos do Criador, que lhe concede a dádiva de viver.

Sua vida na terra tem um propósito único, um plano de felicidade elaborado especialmente para você.
Por isso, não deixe que as nuvens das ilusões e de revoltas infundadas contra as leis da vida, tornem seu caminhar denso e lhe toldem a visão do que é belo e nobre.

Siga adiante reflectindo na oportunidade milagrosa que é o seu viver.
Inspire profundamente e medite na alegria de estar vivo, coração pulsante, sangue correndo pelas veias, e você, vivo, actuante, compartilhando deste momento do mundo, único, exclusivo.
E você faz parte dele.

Sinta quão delicioso é o aroma do amanhecer, o cheiro da grama, da terra após a chuva, do calor do sol sobre a sua cabeça, ou da chuva a rolar sobre sua face.

Sinta o imenso prazer de estar vivo, de respirar.
Respire forte e intensamente, oxigenando as ideias, o corpo, a alma.
Sinta o gosto pela vida.
Detenha-se a apreciar as pequeninas coisas que dão sentido à vida.
Aquela flor miúda que, em meio à urze sobrevive linda, perfumosa, a brilhar como se fosse grande.

Sinta-se vivo ao apreciar o vôo da borboleta ou do pássaro à sua frente.
Escute os barulhos da natureza, a água a escorrer no riacho, ou simplesmente aprecie o céu, com suas nuvens a formar desenhos engraçados fazendo e desfazendo-se sobre seus olhos.

Quão maravilhosa é a vida!
Mas, se o céu estiver escuro e você não puder olhá-lo, detenha-se no micro universo, olhe o chão.

Quanta vida há no chão...
Minúsculos seres caminhando na terra, na grama...

A formiga na sua luta diária pela sobrevivência...
A aranha, a tecer sua teia caprichosamente, e tantas coisas para ver, ouvir, sentir, cheirar, para fazer você sentir-se vivo.
Observar a natureza é pequeno exercício diário que fará você relaxar, esquecer por instantes as provas, ora rudes, ora amenas, que a vida nos impõe.

Somos caminhantes da estrada da reencarnação, somando, a cada dia, virtudes às nossas vidas ainda medíocres, mas que se tornarão luminosas e brilhantes.

Aprenda a dar valor à dádiva da vida. Isso fará o seu dia se tornar mais leve e, em silêncio, sem palavras, sem pensamentos de revolta, você terá tido um momento de louvor a Deus.

Aprenda a silenciar o íntimo agitado e a beneficiar-se das belezas do mundo que Deus lhe oferece.
A sabedoria hindu aprecia, na natureza, o que Deus desejou para ela: que fosse aliada do homem no seu progresso, oferecendo o alimento, dando-lhe os meios de defender-se das intempéries.

E, sobretudo, sendo o seu colírio diário suavizando as aflições da vida.
Pense nisso, e aprenda a dar graças pela dádiva de viver.

Momento Espírita

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122391
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 11 Empty O ESPIRITISMO PROVA QUE A VIDA CONTINUA.

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Nov 14, 2014 10:03 pm

A PARTIR DAÍ O SUICÍDIO NÃO FAZ SENTIDO.

Dizem os espíritos, não só no livro “O Céu e o Inferno”, mas também nas comunicações espíritas diariamente nos centros espíritas, que na Terra não há palavras para descrever os sofrimentos atrozes que padecem os suicidas (leia-se o livro “Memórias de um Suicida”, de Camilo Castelo Branco (espírito) através da médium Yvone Amaral Pereira), bem como que muitas vezes reencarnam na vida seguinte, com mazelas corporais derivadas da destruição celular no corpo espiritual, ocorrida durante o acto do suicídio, corpo espiritual esse que servirá de molde energético para a futura reencarnação.

Com a doutrina espírita (ou Espiritismo) aprendemos que vale a pena viver, passemos pelas dificuldades que passarmos, na certeza de que Deus na
Sua bondade infinita, não permitiria que passássemos pro provas ou expiações superiores às nossas capacidades psíquicas.

Os bons espíritos sempre nos estimulam à paciência, a confiar na providência divina que nunca nos falha, à oração diária e sentida, às leituras edificantes, à meditação, ao recurso ao centro espírita onde a pessoa tem auxílio espiritual, sem descurar, obviamente, eventual apoio médico especializado, se for caso disso.

“Nascer, morrer, renascer ainda, progredir sem cessar, tal é a lei” é uma frase de autor desconhecido, que foi colocada no dólmen de Allan Kardec, no cemitério “Pére La Chaise”, em Paris, e que demonstra bem que, aconteça o que acontecer na nossa vida, podemos e devemos lutar por sair da dificuldade, mas que o suicídio é a única opção que não faz sentido, já que hoje está provado à saciedade, que a vida continua após a morte do corpo físico.

Fonte:Blog artigos espíritas

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122391
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 11 Empty DESCOBRIMENTO DO BRASIL PELA VISÃO ESPÍRITA

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Nov 15, 2014 11:31 am

Dia 22 de abril, lembra a chegada ao Brasil da esquadra de Pedro Álvares Cabral, a mando da coroa portuguesa.

Quando avistou Porto Seguro, Cabral não imaginava que estava cravando bandeira para desbravar o país que seria no futuro o coração do mundo e a pátria do evangelho.

Pouca gente sabe a história espiritual desse acontecimento.
Apenas os Espíritas conhecem o livro de Humberto de Campos que afirma que o Brasil nasceu para ter um destino glorioso dentre as nações do mundo.

Jesus por volta do ano de 1370 esteve reunido com os dirigentes do planeta para transplantar a árvore do evangelho que havia sido plantada na Palestina para outro local do globo.

Isso se dava porque a Terra Santa havia sido degradada vilmente pelos homens e pelas guerras, e se fazia necessário mudar a sementeira de luz.

A Palestina estava arrasada e onde antes a terra era resplandecente e verdejante havia apenas escombros e deserto árido.
A acção do homem belicoso havia destruído o local mais sagrado do mundo, pois nele havia pisado o Espírito mais sublime que a Terra conhecera.

O Espírito Hilel reencarna em 04 de março de 1394 na cidade do Porto como o infante Dom Henrique de Avis, quinto filho do Rei D. João I.
Ele renovou as energias portuguesas no desejo de encontrar novas terras além-mar.
Para auxiliar o trabalho da Escola de Sagres por ele fundada, os mentores espirituais foram buscar Espíritos de alto conhecimento em navegação, afeitos às lides com o mar.

Os grandes navegadores surgiram de sua escola para desbravar os oceanos e descobrir as novas terras além do atlântico.
Os Fenícios foram os escolhidos a voltar ao planeta para dar o impulso necessário à navegação.

Eram corajosos e destemidos com o mar desde dez séculos antes de Cristo.
Dom Henrique desencarna em 13 de novembro de 1460 tendo cumprido uma das missões mais relevantes para o mundo.

Traçados os objectivos, os Espíritos começaram o trabalho de tornar realidade os sonhos delineados.
Essas histórias contadas pelos Espíritos nos levam a crer que o mundo tem seus anjos tutelares e que eles estão constantemente trabalhando para que o planeta alcance o seu posto maior que é o de servir de casa para os Espíritos subirem na escala evolutiva.

Se o homem degrada o planeta, por certo, em contrapartida, a espiritualidade trabalha com os homens de bem para que a virtude vença as investidas do mal.

Com certeza, a comunicação feita pelos Espíritos a Allan Kardec de que a Terra se transformaria em planeta de regeneração, deixando para trás a condição de mundo de provas e expiação está ocorrendo.

Limpando a casa dos fluídos deletérios que a empestam, ela será o domicílio limpo e arejado que os mansos encontrarão para viver em paz no futuro.

Luiz Marini

OBSERVAÇÃO DE RUDYMARA:
O descobrimento de nosso país foi planeado no mundo espiritual.
Mas, as acções dos homens, após este acontecimento, segue a lei do livre arbítrio.
Muitos erros foram cometidos por vários motivos, por exemplo, pela ganância, poder, etc.
Mas, Deus e Jesus aguardam que possamos "redescobrir" este grande tesouro onde moramos, para que cuidemos melhor dele.

Do Grupo de estudo Allan Kardec

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122391
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 11 Empty QUEM FOI TIRADENTES EM SUA ENCARNAÇÃO ANTERIOR?

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Nov 15, 2014 10:28 pm

ELE FOI UM INQUISIDOR, OU SEJA, PARTICIPOU DA "SANTA INQUISIÇÃO"

Humberto de Campos (Irmão X) conta no livro "BRASIL, CORAÇÃO DO MUNDO PÁTRIA DO EVANGELHO", através da psicografia de Chico Xavier que Tiradentes foi um inquisidor em sua encarnação anterior:

Instantes antes do enforcamento, a falange de Ismael (Espírito escolhido por Jesus para auxiliar no progresso e desenvolvimento do Brasil) cercaram a alma leal e forte de Tiradentes, inundando-a de santas consolações (...) no momento que seu corpo balança, pendente das traves do cadafalso, no Campo da Lampadosa, Ismael recebia em seus braços carinhosos e fraternais a alma edificada do mártir.

Ismael exclamou:
“Irmão querido, resgatas hoje os delitos cruéis que cometestes quando te ocupavas do nefando mister de inquisidor, nos tempos passados.
Redimiste o pretérito obscuro e criminoso, com as lágrimas do teu sacrifício em favor da Pátria do Evangelho de Jesus.
Passarás a ser um símbolo para a posteridade, com o teu heroísmo resignado nos sofrimentos purificadores. Qual novo gênio surges, para espargir bênçãos sobre a terra do Cruzeiro, em todos os séculos do seu futuro.
Regozija-te no Senhor pelo desfecho dos teus sonhos de liberdade, porque cada um será justiçado de acordo com as suas obras.
Se o Brasil se aproxima da sua maioridade como nação, ao influxo do amor divino, será o próprio Portugal quem virá trazer, até ele, todos os elementos da sua emancipação política(...)”

Daí a alguns anos era o próprio Portugal que vinha trazer, com D. João VI, a independência do Brasil (...)."

Resumo de Rudymara

OBSERVAÇÃO:

A Inquisição foi criada na Idade Média (século XIII)...
Ela era composta por tribunais que julgavam todos aqueles considerados uma ameaça às doutrinas (conjunto de leis) desta instituição.
Todos os suspeitos eram perseguidos e julgados, e aqueles que eram condenados, cumpriam as penas que podiam variar desde prisão temporária ou perpétua até a morte na fogueira, onde os condenados eram queimados vivos em plena praça pública.
Os inquisidores questionavam os condenados e obtinham as confissões geralmente à custa da força, tortura e crueldade.


Por Grupo de Estudo Allan Kardec

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122391
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 11 Empty O PENSAMENTO POSITIVO

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Nov 16, 2014 10:53 am

Temos em nós uma capacidade imensa, que é o pensamento, mas ainda temos muitas dificuldades para utilizá-lo a nosso favor, estamos sempre pensando negativamente e somos inseguros diante dos factos que a vida nos apresenta.

Dificultamos a nossa capacidade, porque quando nos aparece alguma situação, onde achamos não ter saída, já estamos processando em nosso íntimo os pensamentos negativos que só nos levam ao medo, a falta de confiança e a insegurança de podermos realmente sair com sucesso das nossas dificuldades.

Bem sabemos que os nossos pensamentos exercem um forte poder sobre nós, inclusive sobre o nosso corpo físico, por isso a importância de sempre estarmos atentos ao que estamos pensando, porque podemos favorecer ou não o nosso bem estar físico e espiritual.

Diante de um problema onde você se veja perdido e achando não ter mais onde recorrer, verifique o que está pensando e como está pensando em reagir para solucionar o seu problema, muitas vezes nos deparamos com pensamentos negativos que só nos fecham os olhos para as portas abertas diante de nós, por isso é muito importante buscar em você mesmo, por mais complicada que seja a situação, o positivismo na resolução e principalmente a calma, porque o desespero não levará a nenhuma solução.

Quando pensamos positivamente, temos mais tranquilidade para estudarmos tudo a nossa volta e conseguimos resolver as situações mais difíceis com muito mais rapidez e discernimento, além de colocarmos em prática a confiança em nós e em nosso potencial para transformar tudo a nossa volta.

Pense sempre positivo independente do desfecho das situações em sua vida, desta forma está colocando em prática seu potencial de mudança e com certeza estará modificando a sua vida para melhor.

Gotas de Paz

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122391
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 11 Empty AS TRISTES CONSEQUÊNCIAS DO SUICÍDIO

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Nov 16, 2014 10:17 pm

Volta e meia aparece na mídia alguma reportagem sobre o suicídio, suas causas, consequências, repercussões sociais...
Especialistas tecem conjecturas sobre o que leva as pessoas a se suicidarem e o que as impede, e assim vai.

O Livro dos Espíritos discorre amplamente sobre o suicídio na visão espírita.

Vejamos alguns dos pontos mais relevantes:

944 O homem tem o direito de dispor de sua própria vida?
– Não, apenas Deus tem esse direito.
O suicídio voluntário é uma transgressão dessa lei.

946 O que pensar do suicida que tem por objectivo escapar das misérias e decepções deste mundo?
– Pobres Espíritos, que não têm coragem de suportar as misérias da existência!
Deus ajuda aqueles que sofrem, e não aos que não têm força nem coragem.
As aflições da vida são provas ou expiações; felizes aqueles que as suportam sem queixas, porque serão recompensados! [...]

950 O que pensar daquele que tira a própria vida na esperança de atingir mais cedo uma vida melhor?
– Outra loucura! Se fizer o bem a atingirá mais cedo.
Pelo suicídio retarda sua entrada num mundo melhor, e ele mesmo pedirá para vir terminar essa vida que encurtou por uma falsa ideia.
Um erro, seja qual for, nunca abre o santuário dos eleitos.

O Livro dos Espíritos, assim, deixa claro que o suicídio nunca é a saída para nenhum tipo de problema.
Não resolve nenhuma situação, não afasta nenhum mal. Pelo contrário: sempre piora a situação que o suicida visava resolver por meio do suicídio.

Se pretendia fugir ao sofrimento, se verá com as mesmas antigas dores, no mundo espiritual, e outras mais ainda, aquelas causadas pelo suicídio. Seu sofrimento aumenta ao ver que não pôde pôr fim à sua existência, constatando que terá que continuar sofrendo, e agora com mais severidade, pois cometeu outra grande falta.

Seja você parente, amigo ou colega de um suicida, ou seja você alguém que um dia já pensou ou pensa em tirar a própria vida, não desanime e não perca sua fé jamais!

Confie em Deus, ore sempre, ore com o seu coração, e Ele sempre lhe dará, imediatamente, o amparo e a luz de que você precisar.

Blog: Gota Espírita

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122391
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 11 Empty ABRAÇO DE FILHO

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Nov 17, 2014 10:56 am

Abraço de filho deveria ser receitado por médico.
Há um poder de cura no abraço que ainda desconhecemos.

Abraço cura ódio.
Abraço cura ressentimento.
Cura cansaço. Cura tristeza.
Quando abraçamos soltamos amarras.
Perdemos por instantes as coisas que nos têm feito perder a calma, a paz, a alma...
Quando abraçamos baixamos defesas e permitimos que o outro se aproxime do nosso coração.
Os braços se abrem e os corações se aconchegam de uma forma única.
E nada como o abraço de um filho...
Abraço de Eu amo você.
Abraço de Que bom que você está aqui.
Abraço de Ajude-me.
Abraço de urso.
Abraço de Até breve.
Abraço de Que saudade!
Quando abraçamos, a felicidade nos visita por alguns segundos e não temos vontade de soltar.
Quando abraçamos somos mais do que dois, somos família, somos planos, somos sonhos possíveis.
E abraço de filho deveria, sim, ser receitado por médico pois rejuvenesce a alma e o corpo.
Estudos já mostram, com clareza, os benefícios das expressões de carinho para o sistema imunológico, para o tratamento da depressão e outros problemas de saúde.
O abraço deixou de ser apenas uma mera expressão de cordialidade ou convenção para se tornar veículo de paz e símbolo de uma nova era de aproximação.
Se a alta tecnologia - mal aproveitada - nos afastou, é o abraço que irá nos unir novamente.
Precisamos nos abraçar mais.
Abraços de família, abraços coletivos, abraços engraçados, abraços grátis.
Caem as carrancas, ficam os sorrisos.
Somem os desânimos, fica a vontade de viver.
O abraço apertado nos tira do chão por instantes.
Saímos do chão das preocupações, do chão da descrença, do chão do pessimismo.
É possível amar de novo, semear de novo. É possível renascer.
E os abraços nos fazem nascer de novo.
Fechamos os olhos e quando voltamos a abri-los podemos ser outros, vivendo outra vida, escolhendo outros caminhos.
Nada melhor do que um abraço para começar o dia.
Nada melhor do que um abraço de Boa noite.
E, sim, abraço de filho deveria ser receitado por médico, várias vezes ao dia, em doses homeopáticas.
Mas, se não resistirmos a tal orientação, nada nos impede de algumas doses únicas entre essas primeiras, em situações emergenciais.
Um abraço demorado, regado pelas chuvas dos olhos, de desabafo, de tristeza ou de alívio.
Um abraço sem hora de terminar, sem medo, sem constrangimento.
Medicamento valioso, de efeitos colaterais admiráveis para a alma em crescimento.
Mas, se os braços que desejamos abraçar estiverem distantes?
Ou não mais presentes aqui? O que fazer?
Aprendamos a abraçar com o pensamento.
O pensamento e a vontade criam outros braços e nossos amores se sentem abraçados por nós da mesma forma.
São forças que ainda conhecemos pouco e que nos surpreenderão quando as tivermos entendido melhor.
Abraços invisíveis a olho nu, mas muito presentes e consoladores para os sentidos do Espírito imortal, que somos todos nós.

Momento Espírita.

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122391
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 11 Empty EXPERIÊNCIA DE QUASE MORTE E O ESPIRITISMO

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Nov 17, 2014 10:59 pm

Já ouviu falar sobre aquelas pessoas que morrem na mesa de cirurgia, são declaradas como mortas pelos médicos, mas que para surpresa de todos acabam voltando à vida?
Esses fenómenos são chamados pela ciência de experiências de quase morte.

Segundo relatos de pessoas ao redor do mundo, que passaram por essa experiência, a retratam como extremamente tranquila.
Alguns são atraídos por uma luz, outros entram em um túnel ou até mesmo um buraco.

Existem diversas variáveis, mas há alguns pontos comuns que são seguidos por quem passa pela experiência de quase morte.
Primeiro há a noção da morte, quando a pessoa se percebe que faleceu.
Em seguida há um arrebatamento por uma sensação de paz, de calma.

Há então a passagem para outro ambiente, seja ele o tal túnel ou um buraco, entre outros.
Em seguida há o o avistamento em terceira-pessoa do próprio corpo, quando de facto é feita a contemplação da própria morte.

Normalmente há também o encontro com os amigos espirituais, que ajudam a tranquilizar a pessoa e também a ajudam com questionamentos sobre sua existência e o rumo que elas estão dando para suas vidas.
É neste momento que, como diz a lenda, um filme da sua vida passa diante dos olhos, e segundo relatos, a pessoa sente novamente as sensações que sentiu em vida quando vivenciou os fatos então apresentados.

Por fim, após toda esta trajectória, a pessoa chega a uma barreira intransponível, que pode ser representada como um rio, névoa, neblina ou coisas parecidas.
Quando não consegue passar por esse bloqueio, a pessoa então se dá conta que não pode prosseguir, que tem que voltar, e então os médicos presenciam um “ressuscitamento”.

Fonte:Blog mundo maior

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122391
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 11 Empty MORTES COLECTIVAS SEGUNDO O ESPIRITISMO

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Nov 18, 2014 11:48 am

Essas ocorrências, chamadas catastróficas, que ocorrem em grupos de pessoas, em família inteira, em toda uma cidade ou até em uma nação, não são determinismo de Deus, por ter infringido Suas Leis, o que tornaria assim, em fatalismo.

Não. Na realidade são determinismos assumidos na espiritualidade, pelos próprios Espíritos, antes de reencarnar, com o propósito de resgatar velhos débitos e conquistar uma maior ascensão espiritual.

O Espírito André Luiz, no livro Acção e Reacção, afirma esses factos:
“nós mesmos é que criamos o carma e este gera o determinismo”.

São acções praticadas no pretérito longínquo, muito graves, e por várias encarnações vamos adiando a expiação necessária e imprescindível para retirada dessa carga do Espírito, com o fim de galgar voos mais altos.

Assim, chega o momento para muitos, por não haver mais condições de protelar tal decisão, e terão que colocar a termo a etapa final da redenção pretendida perante as Leis Divinas.

Dessa complexidade de fatos é que geram as chamadas “mortes colectivas”.

Os Espíritos Superiores possuem todo conhecimento prévio desses factos supervenientes, tendo em vista as próprias determinações assumidas pelos Espíritos emaranhados na teia de suas construções infelizes, aí, providenciam equipes de socorros altamente treinadas para a assistência a esses Espíritos que darão entrada no plano espiritual.

Mesmo que o desencarne colectivo ocorra identicamente para todos, a situação dos traumas e do despertar dependerá, individualmente, da evolução de cada um.

Estes factos, mais uma vez André Luiz confirma:
“se os desastres são os mesmos para todos, a “morte” é diferente para cada um”.

Fonte: Roberta Carrilho

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122391
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 11 Empty ESQUIZOFRENIA E OBSESSÃO NA VISÃO ESPÍRITA

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Nov 18, 2014 10:56 pm

É difícil caracterizar a natureza e o desenvolvimento da esquizofrenia.

Podemos enquadra- la no campo das perturbações psicóticas, por demonstrar que o indivíduo deforma a realidade e apresenta grave desorganização da personalidade.
O esquizofrénico vê o mundo a seu modo e não consegue estabelecer relação entre pensamentos e emoções, ao contrário, os separa.
Apresenta frieza e isolamento social e age de forma incomum, suas crenças e formas de vestimentas, não correspondem ao habitual

Sua linguagem pode ser desordenada e sua fala frouxa, não foca no ponto principal, é metódico naquilo que lhe parece importante.
Não apresenta aptidões sociais e são acometidos de sintomas depressivos.
Apresentam pensamentos ameaçadores, distorcidos, vendo o outro com desconfiança e descrença.

São vulneráveis e apresentam delírios de perseguição que ultrapassam seu círculo de actuação, podendo sentir-se ameaçados até pelos conteúdos apresentados na mídia.

Acreditam que alguém os controlam o tempo todo, e que o impulso assassino ou suicida, como qualquer outra manifestação são imposição de alguém que de certa forma, só ele vê.

Ouvem vozes, vêem coisas, alucinações mais comuns são feitas através da audição, onde surgem as cobranças e acusações e podem também ouvirem elogios, até pelos atos negativos realizados.

Esse quadro os afasta do convívio social, remetendo-os ao mundo das ilusões, onde vale sua fantasia.
Perceba que a pessoa com essas características fica estereotipada e as vezes parece se relacionar com os seres invisíveis, fazendo caras estranhas , demonstrando sintonia com a tal parceria.

A Doutrina Espírita, explica esse quadro de delírios e alucinações, como obsessão, geralmente realizado por espíritos que mantêm alguma sintonia com o espírito encarnado, como forma de cobrança ao espírito em questão.

A consciência alterada do indivíduo encarnado, recebe interferência do espírito obsessor , que actua de forma maligna em suas formas de pensamentos e expressões.

Emprestando as palavras de Waldo Vieira, "a influência obsessiva demonstra conotações plausíveis razoáveis nas imagens negativas, que induz ou forja na mente da consciência encarnada".

Isso não exime o encarnado de suas obrigações com o mundo espiritual.Cobranças apontam para responsabilidades, que devem ser assumidas e trabalhadas dentro dos princípios cristãos.

Fonte: por Editor do Webartigos.com

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122391
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ARTIGOS DIVERSOS - Página 11 Empty Re: ARTIGOS DIVERSOS

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 11 de 41 Anterior  1 ... 7 ... 10, 11, 12 ... 26 ... 41  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos