LUZ ESPÍRITA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que é a Doutrina

Página 9 de 31 Anterior  1 ... 6 ... 8, 9, 10 ... 20 ... 31  Seguinte

Ir para baixo

O que é a Doutrina - Página 9 Empty Ritos & Doutrina Espírita

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Jan 15, 2012 10:26 pm

Ademir L. Xavier Jr.

"(...) Será que vocês poderiam me explicar a enquadrarão de alguns ritos como:
Nascimento, Morte, Casamento, Puberdade, Oração e Libertação na pratica da religião espírita.
Poderiam me ajudar?"
Marcos Inacio

A respeito da questão que você propôs, avanço aqui algumas considerações muito breves.
Informações mais detalhadas você pode conseguir na literatura espírita especializada (que você pode consultar posteriormente).

De uma maneira bastante geral, o Espiritismo é uma doutrina filosófica de implicações científicas, religiosas e filosóficas (principalmente éticas).
Não há, assim, dentro dele uma "enquadrarão de ritos" como você se refere abaixo.

Na verdade, o que o Espiritismo procura fazer é compreender a vida humana em seus múltiplos aspectos dentro de um ponto de vista espiritualista, isto é, aquele que prevê a sobrevivência do ser ao fenómeno da morte corporal e sua existência antes do ingresso nele, ou seja, do nascimento.
O objectivo fundamental do Espiritismo (assim como o de qualquer doutrina do pensamento, ao menos em suas origens) é a felicidade do ser humano.

Assim, a doutrina espírita prevê que essa felicidade é conseguida na razão direta em que conhecemos as coisas importantes ao nosso redor, bem como soubermos aplicar esse conhecimento em favor de nós e de nossos semelhantes.

As fases a que você se referem são, assim, simplesmente estágios da existência humana que devem ser compreendidos plenamente dentro de uma visão do mundo (o que inclui todo o Universo) e não "ritualizados".

O nascimento é o regresso da alma à vida corporal, regresso esse que não é único mas apenas um entre muitos já ocorridos e que estão para ocorrer.

A morte é o regresso dessa mesma alma à vida espiritual, fenómeno igualmente comum na vida maior do Espírito.

A puberdade é entendida dentro do conhecimento fisiológico actual, bem como uma fase de amadurecimento do ser recém encarnado e vivendo seus primeiros estágios de adaptação à difícil realidade do mundo.

O casamento de forma alguma constitui uma instituição dentro da prática espírita.
Trata-se apenas da união, segundo as consciências de cada um, de dois seres que se reconheçam como devendo mútuas responsabilidades por se amarem.

Essa união, também, de maneira alguma deve ser obrigatória já que a liberdade de consciência é um princípio fundamental, e ninguém deve tê-la violada em nome de qualquer outra ideia secundária.

A oração é uma prática saudável de relacionamento da criatura (que já dispõe de semelhante conhecimento para tal) com seu criador e com outros seres (os Espíritos), mais próximos, visando o equilíbrio do corpo espiritual que é fundamental para o equilíbrio e sucesso da vida do ser.

Esse equilíbrio é conseguido não somente pela prece mas igualmente pelo ajuste das actividades do indivíduo segundo as práticas do bem.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122481
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O que é a Doutrina - Página 9 Empty Re: O que é a Doutrina

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Jan 15, 2012 10:26 pm

Continua...

Não existe nenhuma fórmula explícita para a oração, nem número ou extensão, mas tem como quesito fundamental que seja praticada com o coração acima de tudo. Isto quer dizer que o indivíduo deve estar consciente de suas responsabilidades perante as faltas que houver cometido contra os outros (se as tiver) antes de procurar qualquer ajuda divina.

Não existe, também, "troca de favores" entre os homens e os Espíritos ou Deus.
Os que assim pensam agir estão mal informados a respeito da verdadeira relação que deve existir entre os homens, Deus e os espíritos.

Finalmente, para dizer alguma coisa sobre a "libertação" vou fazer uma interpretação pessoal dessa palavra.
Libertar significa restituir a liberdade aquele que se lhe foi subtraída.

Se tratamos aqui da liberdade do ser, esta se encontra em sua liberdade de ir e vir, pensar e agir.
Essa liberdade implica em certas Responsabilidades, já que ela tem um limite traçado no lugar onde começa a liberdade alheia.

O ser (ou Espírito) adquire liberdade a medida que ele evolui.

Coincidentemente, ele também adquire felicidade.
A evolução espiritual da criatura é, assim, sinónimo desse ganho de liberdade.

O Espiritismo prescreve que isso é conseguido tão só (como disse) pelo ajuste dos atos da criatura à regras do bem, da ética e da felicidade dos semelhantes.

Toda moral espírita resume-se, portanto, àquela prescrita por Jesus em seus evangelhos e que foram resumidas pela regra áurea de "não fazer aos outros aquilo que se não gostaria fosse feito a si mesmo" acrescida do "amar aos outros como assim mesmo".

Por "outros" ou "próximos" o Espiritismo entende todas as criaturas que estão próximas, ou seja, em contato com o ser (e não aquelas que lhe são caras).

Como Jesus ainda tenha acrescentado o "assim como eu vos amei", a prática desse amor tem como modelo o próprio Jesus.

O ponto fundamental da regra áurea trazido por Jesus está na misericórdia que deve guiar os atos do indivíduo, princípio enunciado no "amar aos seus inimigos", de ainda muito difícil aceitação na actualidade.

Finalmente o Espiritismo entende que essa "libertação" espiritual se estende a todos os indivíduos na Terra, não há condição para que eles pertençam a essa ou aquela denominação religiosa (nem mesmo ao próprio Espiritismo).

Essas regras ou leis que cito acima são leis naturais, assim como as leis da Física, Química etc e, portanto, regem e julgam os atos de todos os seres.

É claro que o conhecimento facilita o avanço evolutivo e isso é a razão de existir de todas as religiões da Terra, a reflectir parcelas do conhecimento divino entre nós.

(Publicado no Boletim GEAE Número 337 de 23 de março de 1999)

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122481
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O que é a Doutrina - Página 9 Empty Seca

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Jan 15, 2012 10:27 pm

Carlos Alberto Iglesia Bernardo

Em viagem recente estive na cidade de Recife, onde na ocasião a seca trazia tormentos inumeráveis para a população mais pobre.

Surpreendente foi encontrar caminhões pipas sempre disponíveis a quem pudesse pagar, rios passando pelo meio da cidade com água apenas esperando o tratamento adequado e poços artesianos ao alcance de todos que pudessem arcar com o custo.

O povo também falou de obras de abastecimento que começam, mas que nunca terminam.

A seca, talvez vista por muitos como castigo de Deus - arraigados aos velhos conceitos de um Deus tirano - é suportada com estoicismo e não há como não ficar impressionado com o sorriso no rosto do povo sofrido e de sua resignação ante o descaso a que está sujeito.

Descaso sim, pois se Deus coloca os povos diante da adversidade, lhes dá as ferramentas e as oportunidades para superá-la e transformá-la em factor de evolução.

Descaso dos que poderiam mobilizar seus recursos de inteligência, influência ou dinheiro para trabalhar pela solução.

Seca moral mais que seca de água, seca de fé verdadeira, seca da compreensão que todos são filhos de Deus, destinados ao progresso e a felicidade, transitando por situações diferentes de vida.

Seca moral que faz com que a industria da seca exista e seja explorada, seca moral que perpétua o sofrimento e não busca a implantação da fraternidade.

Seca de entendimento da lei divina que cobra de todos o amor ao próximo e que a cada um devolve o resultado de suas obras.

Seca que somente a água viva da Boa Nova trazida por Jesus pode sanar, pois só a transformação moral dos indivíduos - diminuindo o egoísmo e o aumentando o interesse pelo destino alheio - pode reformar as estruturas culturais, sociais e econômicas que perpetuam a seca material, extinguindo-a.

Seca que seria amainada pela certeza da vida após a morte, pelo conhecimento da lei de causa e efeito, pela percepção de que os valores materiais amealhados a custa - ou indiferentemente - ao sofrimento alheio, são débitos pesados que inexoravelmente deverão ser reparados.

Enfim, voltei dessa viagem com a convicção de que em uma terra onde há seca, não há como resolver o problema da água se primeiro não se modificarem suas causas.

E para atacar as causas principais, que parecem ter mais a ver com a atitude dos homens do que com as chuvas nos açudes, nada mais eficaz que a difusão e aplicação da Doutrina Espírita* - colaboração que está ao alcance de todos nós!

* 799. De que maneira o Espiritismo pode contribuir para o progresso?

- Destruindo o materialismo, que é uma das chagas da sociedade, ele faz os homens compreenderem onde está o seu verdadeiro interesse.

A vida futura, não estando mais velada pela dúvida, o homem compreenderá melhor que pode assegurar o seu futuro através do presente.

Destruindo os preconceitos de seita, de casta e de cor ele ensina aos homens a grande solidariedade que os deve unir como irmãos.

(O Livro dos Espíritos, Capítulo VIII - Lei do Progresso, Influência do Espiritismo no Progresso. Edição FEESP, tradução de Herculano Pires)

(Publicado no Boletim GEAE Número 338 de 30 de março de 1999)

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122481
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O que é a Doutrina - Página 9 Empty Tempo de Edificação

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Jan 16, 2012 10:40 pm

Vera Meira Bestene

“Eu vos digo, em verdade, que são chegados os tempos em que todas as coisas devem ser restabelecidas no seu verdadeiro sentido, para dissipar as trevas, confundir os orgulhosos e glorificar os justos.“
(Espírito da Verdade prefaciando o
Evangelho Segundo o Espiritismo)

O Evangelho é um código moral e neste sentido deve ser encarado pelos espíritas.

Escrito e organizado sob a orientação do Espírito da Verdade, seu conteúdo moral sustentam-se através de verdadeiras vozes que vem esclarecer os homens e convidá-los à sua prática...

Com Allan Kardec e a codificação do espiritismo, raiou a “Era do Espírito”, Somente o espiritismo bem compreendido, bem interpretado pode servir de grande alavanca à transformação da humanidade.

Todos os sofismas existentes quebrar-se-ão quando de encontro com a razão, pois esta nada lhe tem a opor.
Embasada nas Leis da Natureza, corresponde às legítimas aspirações do homem, posto que é esclarecedor e induz à prática moral.

A fraternidade é o laço de união da família espírita, mantida através da unidade fundamental em torno do Evangelho de Jesus.

A missão dos espíritas, embasada firmemente no bem, transforma-se na estrada das reflexões para compreendermos melhor os esforços à consolidação do espiritismo.

O Brasil, cujas Leis são compatíveis com as Leis do Criador, tem uma missão, assim como a cada tempo os diferentes povos também a tiveram, como foi o caso de Atenas e Roma que desempenharam papel importante, a seu turno, na formação do Estado e com profundas reformulações nos caminhos históricos da Humanidade..

Nossa Pátria, hoje, está em seu momento de “servir de farol “ aos outros povos.

Emmanuel, em seu prefácio no livro de autoria espiritual de Humberto de Campos, “Brasil Coração do Mundo, Pátria do Evangelho” esclarece:
“O Brasil não está somente destinado a suprir as necessidades materiais dos povos mais pobres do planeta, mas, também, a facultar ao mundo inteiro uma expressão consoladora de crença e de fé raciocinada e a ser o maior celeiro de claridades espirituais do orbe inteiro”...

A concepção de que o Brasil tem uma missão especial relativamente à Doutrina Espírita, regista-se quase que ao tempo do início do espiritismo entre nós.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122481
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O que é a Doutrina - Página 9 Empty Re: O que é a Doutrina

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Jan 16, 2012 10:41 pm

Continua...

O Espírito Ismael, falando de sua própria missão como condutor do espiritismo no Brasil, através do médium Albino Gonçalves Teixeira, transcrito no Reformador de primeiro de abril de 1920, com clareza inigualável afirma:
“ A árvore do Evangelho, semeada há dois mil anos na Palestina, eu a transplantei para o rincão de Santa Cruz, onde o meu olhar se fixa, nutrindo o meu espírito a esperança de que breve florescerá, estendendo a sua fronde por toda parte e dando frutos sazonados de amor e perdão”.

A “árvore do Evangelho”, entre nós, ainda está em pequeno porte mas em nenhum outro país trabalha-se mais pela renascença do cristianismo.

No Brasil ela cresce, ergue-se e projeta-se, espalhando-se e ramificando-se, alimentando cada dia mais a unidade de raças e ideologias, através de uma única estrutura, firmemente amparada pela humildade, amor fraternal e paz construtiva, preparando e engrandecendo a fé e a moral Cristã, à luz do Consolador.

As falanges revezar-se-ão.
A tarefa é vagarosa, mas é a única forma sensata de transformação.

Agora é chegado o tempo.
O nosso tempo de reconhecer a vivência do Evangelho de Jesus Cristo objetivando conhecê-lo e difundi-lo pela humanidade.

É chegado o tempo de promover a unidade fundamental do Movimento Espírita que sempre deve trilhar o entendimento, a confraternização, a harmonia das próprias actividades em face à promoção da união que deve reinar nos Centros Espíritas.

É tempo de promover evangelização em vistas ao aprimoramento íntimo;
é tempo de incentivar e orientar jovens às tarefas no Centro;
é tempo de promover a divulgação da Doutrina Espírita através da difusão do livro espírita, periódicos, rádios e televisão, estudo da mediunidade, assistência espiritual e a efectiva realização do Evangelho no Lar.


Aproxima-se o tempo da real transformação da Humanidade o que faz necessário colocar ao alcance e a serviço de todos a mensagem consoladora que a Doutrina Espírita oferece.

”Recordemos, na palavra de Jesus, que ‘a casa dividida rui’ , todavia ninguém pode arrebentar um feixe de varas que se agregam numa união de forças”. (Bezerra de Menezes, psicografado por Divaldo P.Franco, Unificação paulatina, união imediata, trabalho incessante....-‘Reformador’ fev/76)

(Publicado no Boletim GEAE Número 334 de 2 de março de 1999)

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122481
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O que é a Doutrina - Página 9 Empty Uma entrevista com Léon Denis

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Jan 16, 2012 10:42 pm

Débora Vitorino

Léon Denis (1846-1927), um dos maiores e melhores escritores espíritas que já existiram, atualmente, é conhecido por poucos no movimento espírita.

No entanto, não era assim há pouco mais de cem anos atrás.
Seus livros eram lidos por muitos e responsáveis por inúmeras conversões ao Espiritismo em várias partes do mundo, inclusive no Brasil.

Como escritor e orador espírita, ele abriu mão de sua paz e tranquilidade para divulgar e defender a Doutrina Espírita.

Participou de seis congressos internacionais:
três espiritualistas e três espíritas.

Ficou conhecido como “Apóstolo do Espiritismo”.
E colaborou, até o ano de sua morte, com artigos na Revista Espírita e em outros periódicos espiritualistas.

Algumas vezes, escrevia sobre o tema de certa obra em seus artigos, antes que ela fosse elaborada e viesse a público.
Noutras, o tema do livro era abordado em suas palestras.

É surpreendente saber que apesar de todas as dificuldades de sua vida, Denis adquiriu, à custa de muito esforço, uma vasta cultura que causava admiração a quantos o conheciam.

Era também, dono de uma prodigiosa memória, que lhe permitia, mesmo quando mais velho e cego, descrever suas lembranças nos mínimos detalhes.

Léon Denis é autor de vasta e notável obra que vale a pena ser conhecida, pois representa o fruto de incansáveis estudos e traz informações e alertas, importantes para o movimento espírita:
factos e pesquisas ocorridos à época da elaboração de cada livro ou artigo.

Por isso, e também devido ao estudo de sua biografia, nasceu nosso interesse em conhecer algumas de suas obras, as menos divulgadas e que, somente há pouco tempo, voltaram a ser traduzidas e publicadas pelo Centro Espírita Léon Denis – CELD (RJ), como uma forma de homenagem ao seu patrono.

Outra razão que suscitou a curiosidade sobre essas obras, foi um estudo a respeito de O Porquê da Vida, livro publicado no Brasil desde o início do século XX. As edições brasileiras trazem, junto com a obra original, textos de autoria de Denis e de outros escritores.

Isso dificulta saber o que faz parte de alguma obra sua ou o que era um texto ou artigo independente e, até mesmo, quando foi escrito.

Como forma de tornar mais agradável a abordagem do resultado desse garimpo, bem como a apresentação das obras, simularemos uma entrevista com o próprio Denis sobre suas obras:
O Progresso, O Porquê da Vida, O Espiritismo e as Contradições do Clero Católico.

E, ao final, comentaremos algo a respeito de Síntese Doutrinária e Prática de Espiritismo.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122481
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O que é a Doutrina - Página 9 Empty Re: O que é a Doutrina

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Jan 16, 2012 10:42 pm

Continua...

1) Quando se tornou espírita, Sr. Denis?

“Quando tinha 18 anos.
Eu sempre gostei de namorar vitrines de livrarias e, nessa época, deparei-me com O Livro dos Espíritos, cujo título achei muito curioso e perturbador.
Comprei-o e nele encontrei as respostas que buscava.”

2) Quando se deu sua estréia como escritor e conferencista espírita?

“O primeiro livro, O Progresso, foi publicado em 1880 e a primeira conferência espírita foi realizada em 1882.
Até então, as conferências que fiz eram relacionadas à minha participação na Loja Maçônica dos Demófilos e na Liga do Ensino.”

3) Então, O Progresso foi escrito antes da carreira como orador espírita?
Como escolheu o tema?


“Na verdade, não era planejada a sua publicação, que só ocorreu por insistência do público.

As conferências nas duas instituições que citei sempre versavam sobre temas variados que suscitavam discussões e que, mais tarde, seriam aprofundados nas conferências espíritas, livros e artigos.

Esse é também um tema que se relaciona à busca do homem por respostas para suas maiores indagações e dúvidas.”

4) Fale-nos um pouco sobre O Progresso.

“No livro, atenho-me ao progresso das ideias e instituições, pois o progresso material pode ser observado por todos.

Tento mostrar que o progresso é uma lei natural, que o homem pode obstar, através de suas escolhas, mas que não pode deter.
E também, que cabe a ele consultar sua consciência para saber como nortear seus actos, no sentido de progredir e colaborar na construção de um mundo melhor.”

Essa obra de Léon Denis foi editada pelo Centro Espírita Léon Denis, em 1995.

Não é extensa, por se tratar de um discurso pronunciado por ocasião da inauguração de Círculos da Liga do Ensino em algumas cidades francesas.

Sua publicação só foi possível porque Denis tinha o hábito de escrever seus discursos;
costume que os Instrutores Espirituais haviam sugerido que adoptasse.

É de fácil leitura e compreensão podendo ser indicado, especialmente, a principiantes da Doutrina Espírita.
Para os veteranos, representa uma boa oportunidade de tomar contacto com o pensamento desse grande escritor espírita.

5) E quanto a O Porquê da Vida Solução Racional do Problema da Existência?
Quando foi editado e qual o tema central?


Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122481
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O que é a Doutrina - Página 9 Empty Re: O que é a Doutrina

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Jan 16, 2012 10:42 pm

Continua...

“Ele foi publicado em 1885.
O tema central é a busca de respostas para dúvidas como:
quem somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objectivo da vida.

Nesse livro, parto do pressuposto de que todo homem empreende tal busca.
E, justamente, porque estamos numa época em que, por instinto, quer-se progredir, sem se saber para onde ir, é extremamente necessário que o homem encontre tais respostas.

A fim de se conduzir na vida sem medos, incertezas e indecisões, marchando confiante em direcção a um futuro melhor que cabe a ele construir e pelo qual é responsável.”

Esse livro [1] é escrito em linguagem simples e acessível, sendo também aconselhável aos neófitos da Doutrina.
Seu objectivo é minorar a dor dos sofredores, aos quais o livro é dedicado.

De forma leve e agradável, Denis procura demonstrar, ao longo de sua argumentação, que o Espiritismo é a maior força contra o materialismo, pois está fundamentado em factos, submetidos a certas leis, até então desconhecidas.

Desse modo, ele vai apresentando o leitor à Doutrina Espírita:
princípios, racionalidade, consolo, etc.

6) Como surgiu Giovanna [2]?

“Essa é uma novela espírita baseada nas viagens que fiz a serviço da casa comercial em que trabalhava.

Ela se passa na Itália e conta a história de dois jovens que descobrem ter muitas idéias e dúvidas em comum, relacionadas à imortalidade, reencarnação, justiça, progresso, etc.”

Essa novela foi publicada, provavelmente, em 1880.
A princípio surgiu sob a forma de folhetim num periódico chamado Paz Universal e, mais tarde, saiu na Revista Espírita, sob pseudónimo.

À época de sua publicação já havia escritores especializados nesse tipo de literatura espírita que obtinham grande sucesso.

7) Por que foi escrito O Espiritismo e o Clero Católico [3]?
E do que ele trata?


“Ele veio a lume devido aos ataques do clero à Doutrina Espírita, através de artigos em periódicos católicos.
Em geral, tais artigos apresentavam as práticas e princípios espíritas como sendo obra do demónio, associavam a reencarnação à metempsicose e diziam que os espíritas tinham o diabo no corpo.

Por se tratar de uma história antiga e repetitiva, em contraponto a essas acusações, apresento opiniões de clérigos católicos de renome, antigos e actuais, que crêem na possibilidade da comunicação com os Espíritos e na reencarnação, além de factos ocorridos na história da própria Igreja que atestam a veracidade dessas ideias.”

Essa brochura representou uma resposta de Denis aos ataques que parecem ter recomeçado em abril de 1917, em periódicos mensais católicos da França (L’Ideal, Libre Parole, Revue des Jeunes).

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122481
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O que é a Doutrina - Página 9 Empty Re: O que é a Doutrina

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Jan 16, 2012 10:42 pm

Continua...

Conforme se pode observar através das notas de rodapé, o livro parece ser uma síntese de vários artigos escritos na Revista Espírita, desde junho de 1917.

Não foi possível determinar, com precisão, a data de sua elaboração nem de sua publicação, que podem ter ocorrido ainda durante a I Guerra Mundial.

A edição de 1919, publicada pela FEB, apresenta 1918 como data da elaboração: “Nesta hora (1918) em que a tormenta se abate com violência sobre o nosso país...” [4].

Na edição de 1995, pelo CELD, que mantém o título e a divisão originais da obra, acredita-se que a publicação se deu em 1923 e a elaboração, em 1921.
Isso talvez seja devido ao facto de que tanto na edição do CELD quanto numa edição francesa de 1923 não aparece a data 1918.

Por isso, não podemos concordar com a afirmativa da equipe do CELD em relação às datas de publicação e de elaboração do livro, visto que já havia uma tradução para o português em 1919.

Nem mesmo Gaston Luce, biógrafo de Denis cita uma data específica.
Portanto, seria necessário ter acesso à primeira edição, se ainda existir, para podermos afirmar qual data seria correta.

Nosso primeiro contacto com a Síntese Doutrinária e Prática de Espiritismo [5] foi através de um exemplar publicado na Argentina, em 1940.
Mais tarde, encontramos uma edição publicada pelo Instituto Maria.

O livro é dedicado às crianças e adultos ainda não iniciados em Espiritismo.
Por isso, o autor parte do raciocínio concreto para o abstrato, isto é, do homem para Deus.
Sua forma é dialogada, a fim de facilitar a compreensão por parte daqueles que desconhecem a Doutrina.

Embora seus biógrafos, Baumard e Luce, não mencionem a “Síntese...” no rol de suas obras;
uma publicação francesa de “O Espiritismo e o Clero Católico”, de 1923, cita-a numa lista de livros de autoria de Denis.

Esperamos que essas páginas, de alguma forma, sirvam para incentivar os espíritas a estudarem e discutirem os vários livros e artigos de Léon Denis;
principalmente, porque essa atitude representa uma boa maneira de saber mais a respeito dos pioneiros da Doutrina Espírita.

Oxalá, ela se estenda aos demais grandes escritores espíritas, estrangeiros e brasileiros, como um modo de prestar-lhes homenagem pelo seu legado ao movimento espírita:
Delanne, Flammarion, Cairbar Schutel, Deolindo Amorim, Carlos Imbassahy, Leopoldo Machado e inúmeros outros, inclusive os nossos contemporâneos.

1. A comparação entre duas edições de O Porquê da Vida, uma de 1928 e outra de 1989, mostra-nos que à obra original foram juntados textos do próprio Denis e de outros autores.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122481
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O que é a Doutrina - Página 9 Empty Re: O que é a Doutrina

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Jan 16, 2012 10:43 pm

Continua...

Embora fosse explicado, no prefácio do tradutor, que Giovanna, Correspondência de Laváter e Catecismo Espírita – este só aparece na edição de 1928 - foram adicionados com o consentimento de Denis, nada se diz sobre a inclusão de A Reencarnação e a Igreja Católica e do Método de Investigações Espíritas, de Stainton Moses – que também só figura na edição de 1928 – nem sobre os motivos dessa acção.

Sendo assim, o original de O Porquê da Vida é composto somente pela primeira parte das actuais edições brasileiras, aquela que não possui título e é dividida em itens.

2. No Brasil, Giovanna aparece inserida na edição de O Porquê da Vida.

3. A segunda parte dessa obra encontra-se inserida na edição brasileira de O Porquê da Vida.
No Brasil, ela também foi publicada com o título O Espiritismo e as Contradições do Clero Católico.

4. Página 11, da edição de 1919, FEB.

5. Grande confusão existiu com relação a uma obra chamada Catecismo Espírita, que se atribuiu a Denis.
Porque na introdução de Síntese Doutrinária e Prática de Espiritismo, o autor usa a palavra “catecismo” algumas vezes.

Ambas foram escritas sob a forma de diálogo.
Entretanto, num artigo do Reformador, o prof. José Jorge esclarece que Catecismo Espírita baseia-se em O Livro dos Espíritos e apresenta mais uma centena de perguntas e respostas relativas à Doutrina Espírita.

No mesmo artigo, ele cita uma notícia da coluna Bibliografia, da mesma revista, datada de julho de 1896, em que o articulista se refere a uma obra lançada em Buenos Aires, intitulada Catecismo Espírita, Filosófico y Moral de autoria de José Casanovas Moure.
A estrutura de ambos os “catecismos” parece ser a mesma.

Bibliografia:

* DENIS, Léon. O Espiritismo e as Contradições do Clero Catholico. Rio de Janeiro: Livraria da Federação Espírita Brazileira,1919.
* ___________. O Espiritismo e o Clero Católico. Rio de Janeiro: Edições CELD,1995.
* ___________. O Porquê da Vida. Rio de Janeiro: FEB,1928.5ª edição.
* ___________. O Porquê da Vida. Rio de Janeiro: FEB,1989.15ª edição.
* ___________. O Progresso. Rio de Janeiro: CELD,1996.1ª edição.
* ___________. Síntesis Doctrinal y Practica de Espiritualismo - Bajo la forma de dialogo y de catecismo. Buenos Aires: 1940.
* ___________. Síntese Doutrinária e Prática do Espiritismo. Juiz de Fora: Instituto Maria,1993.5ª edição.
* JORGE, José. O Catecismo Espírita, dito de Denis. In: Reformador. Matão: O Clarim,fev/91.p.55-6.
* LUCE, Gaston. Léon Denis, o Apóstolo do Espiritismo - Sua vida, sua obra. Rio de Janeiro: CELD,1989.

(Publicado no Boletim GEAE Número 442 de 13 de agosto de 20028)

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122481
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O que é a Doutrina - Página 9 Empty Visão Correcta do Espiritismo

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Jan 17, 2012 10:24 pm

Nazareno Tourinho

É inegável que o Espiritismo, essencialmente, como facto natural, como lei da vida, é de todos os tempos, encontra-se ainda que de modo difuso ou velado no alicerce de todas as crenças imortalistas, razão por que deve ser concebido não como uma seita particular e sim como elemento capaz de fortalecer as diversas religiões e abrir caminho para que elas se encontrem com as várias ciências, levando o homem a cumprir de maneira integral seu destino neste mundo, através do desenvolvimento tanto das potencialidades sentimentais quanto intelectivas.

Assim sendo, nada impede que um católico, um teosofista, um amante da umbanda ou do esoterismo seja também espírita, em face do carácter universalista, cósmico, do Espiritismo, e quem quiser defender esta posição certamente descobrirá algumas frases de Allan Kardec para se apoiar.

Contudo, somente será espírita em parte, e não de modo completo, pois é igualmente indiscutível que a verdadeira Doutrina Espírita está no ensino que os Espíritos deram (“O Livro dos Espíritos”, introdução, item XVII), e tal ensino é suficientemente claro quando estabelece os fundamentos de uma filosofia racional (idem, Prolegómenos) que incompatibiliza a teoria e prática do Espiritismo com tudo aquilo que tem sabor místico e é destituído de conteúdo lógico.

Daí porque ninguém pode ser fiel à causa espírita se deixar de agir com bom senso.

Não basta tirarmos carteirinha no Clube da Pureza Doutrinária para servirmos com proficiência ao Espiritismo.

Importa termos a sua visão correta e o bom senso indica que, para isso, o primeiro cuidado é não sermos radicais.

Na história de todos os movimentos que hão surgido para alargar os horizontes mentais do ser humano sempre foram as concepções extremistas que estragaram tudo...

São elas as fontes geradoras da ortodoxia e toda ortodoxia é fechadura dogmática trancando as janelas da livre análise, sem a qual torna-se impossível o progresso.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122481
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O que é a Doutrina - Página 9 Empty Re: O que é a Doutrina

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Jan 17, 2012 10:24 pm

Continua...

Acontece que tanto há uma ortodoxia excessivamente conservadora, vocacionada para sustentar o tradicionalismo, quanto há uma ortodoxia exageradamente renovadora, que nada respeita, nem mesmo os valores fundamentais e imprescindíveis à identidade de um pensamento filosófico.

A primeira produz por imobilismo a fé cega e a segunda vai tão longe que destrói qualquer fé, ainda que nascida do conhecimento bem construído.

É lamentável, mas ainda não aprendemos uma grande lição da Antiguidade clássica: virtude está no meio...

Com o devido apreço aos que lutam por fixar o Espiritismo únicamente no plano científico ou exclusivamente na esfera religiosa, e ainda com a justa consideração àqueles que de sejam conservá-lo em sua feição primitiva ou modernizá-lo por completo, ousamos afirmar que a providência básica para termos uma óptica senão perfeita, pelo menos razoável, do Espiritismo, consiste em abandonarmos a presunção de sabedoria infusa e estudarmos com inteligente humildade obra de Kardec, onde são limpidamente expostos os princípios inquestionáveis de nossa Doutrina e os pontos sobre o quais ela própria recomenda reflexão, pesquisa e debate para amadurecimento das ideias.

O mal é que, ao invés de examinarmos sem premeditação os livros do mestre lionés, recorremos a eles com o deliberado ânimo de catar argumentos esparsos alimentadores de nossas tendências ideológicas, sem admitir que, como as demais pessoas, estamos sujeitos a limitações perceptivas.

Ora, como todos nos situamos em graus de evolução diferenciados, cada um vê o Espiritismo de uma forma distinta, resultando daí as insanáveis divergências opiniáticas Se sabemos administrá-las, cultivando-as com equilíbrio e moderação, ainda dá para convivermos em regime de trabalho solidariedade e tolerância, consoante a divisa, ou lema, da Codificação.

Se caímos no radicalismo, terminamos sendo nocivos e não úteis ao ideal comum.

É o que parece, salvo melhor juízo...

(Reformador nº 2000 – Novembro/1995)

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122481
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O que é a Doutrina - Página 9 Empty Afinal, o que é Espiritismo?

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Jan 17, 2012 10:25 pm

Grupo Espírita Bezerra de Menezes
Projecto: Regina Plá Gil, Agnes Fett e Marcos Ávila.
Conclusão: Vanda Simões

"E, se alguém julga saber alguma cousa, com efeito não aprendeu ainda como convém saber"
(I Coríntios 8.2).

"Julgai todas as cousas, retendo o que é bom"
(I Tessalonicenses 5.21).

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Ainda é muito comum, nos dias actuais, encontrar pessoas constrangidas ou mesmo aterrorizadas quando ouvem falar de Espiritismo, pois elas imaginam a acção do Espírito do mal.

Se você pensa assim e acredita que Espiritismo não é uma doutrina cristã, nós o convidamos a abrir estas páginas.

O objectivo desta obra é dar-lhe uma breve ideia do que é a Doutrina Espírita.

Queremos despertar a sua curiosidade de forma que lhe permita formar um juízo pessoal, independente de todas as crendices e tolices oriundas do pensamento dos que nada entendem do assunto.

Não temos a pretensão de ser donos da verdade, pois, acreditamos que nenhum grupo, religião ou seita detém o privilégio de monopolizá-la.

Com a finalidade de levar um esclarecimento simples e objectivo sobre o assunto, esta pequena obra foi elaborada na forma de perguntas e respostas que foram escolhidas visando dissipar dúvidas e preconceitos existentes entre os que não conhecem a Doutrina Espírita, contribuindo, assim, para o esclarecimento.
Procuraremos fundamentar as idéias em citações bíblicas e de estudiosos do assunto para melhor entendimento do que pretendemos expor.

"A ignorância dos princípios fundamentais é causa das falsas apreciações da maior parte dos que julgam o que não compreendem, ou que o fazem com base em idéias preconcebidas"
(Allan Kardec)

A BÍBLIA CONDENA A COMUNICAÇÃO COM OS ESPÍRITOS?

Os textos das Sagradas Escrituras são ricos em elementos necessários para o nosso entendimento das coisas divinas.

Como é do conhecimento de todos, enquanto o Velho Testamento expõe a tradição dos hebreus, seus mestres, reis e profetas, o Novo Testamento retrata a vida, obra e ensinamentos do Mestre Jesus.

Ele afasta a opressão contida nas leis civis feitas pelo próprio Moisés e clarifica as leis morais, que são os Dez Mandamentos, ditados por Deus.

Há, no Novo Testamento, a nítida substituição do olho por olho, dente por dente, pelas mensagens de perdão e de amor a Deus e ao próximo.

Além disso, Jesus veio mostrar que a morte não existe e que a alma sobrevive ao corpo carnal.
A imortalidade da alma é facto incontestável e definitivamente demonstrado pelo Mestre quando de Sua passagem pelo planeta.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122481
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O que é a Doutrina - Página 9 Empty Re: O que é a Doutrina

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Jan 17, 2012 10:25 pm

Continua...

"Eu sou a ressurreição e a vida.
Quem crê em mim, ainda que morra viverá"

(João 11:25).

Infelizmente em pleno alvorecer de uma nova era, muitos homens ainda permanecem atrelados às velhas concepções, com medo da verdade, receosos de rever conceitos e reestruturar posturas.

Permanecem na superficialidade das coisas, sem compreenderem as verdades que a Bíblia verdadeiramente ensina, a racionalidade confirma e a própria ciência já começa a aceitar.

Na Bíblia, a condenação da comunicação com os Espíritos aparece no Velho Testamento, em citações tais como estas:
"Não vos virareis para os adivinhadores e encantadores;
não os busqueis, contaminando-vos com eles:

Eu sou o Senhor vosso Deus"
(Levíticos 19.31).

Contudo, no próprio Velho Testamento, a prática da comunicação com os mortos é citada como tendo a aprovação de Moisés.

"Porém no arraial ficaram dois homens;
o nome de um era Eldade, e o nome do outro Medade;
E repousou sobre eles o Espírito
(porquanto estavam entre os inscritos, ainda que não saíram à tenda), e profetizavam no arraial.

Então correu um moço, e o anunciou a Moisés, e disse:
Eldade e Medade profetizam no arraial.
E Josué, filho de Num, servidor de Moisés, um dos seus mancebos escolhidos, respondeu, e disse:
Senhor meu, Moisés, proíbe-lho.

Porém Moisés lhe disse:
Tens tu ciúmes de mim?
Oxalá todo o Povo do Senhor fosse profeta, que o Senhor lhes desse o seu Espírito!
Depois Moisés se recolheu ao arraial, ele e os anciãos de Israel"
(Números 11.26-30).

Jesus, no Novo Testamento, não só não condena a comunicação com os mortos, como a pratica e confirma.

"Seis dias depois, toma Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte,
E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandesceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz.
E eis que lhes aparecerem Moisés e Elias, falando com ele"

(Mateus 17.1-3).

Um dos pontos em que se fundamentam os que condenam tais práticas é a palavra de Moisés no Velho Testamento.
Necessário analisarmos a questão à luz da razão.

Se as leis civis de Moisés utilizadas para o controle do povo judeu, como a condenação da comunicação com os Espíritos, devem ser obedecidas na actualidade, então por que não devemos também apedrejar adúlteras ou cortar as mãos dos ladrões como tais leis também exigem?

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122481
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O que é a Doutrina - Página 9 Empty Re: O que é a Doutrina

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Jan 17, 2012 10:25 pm

Continua...

Evidente que seria um contra-senso para os dias actuais.
Além do mais, há que se considerar as razões pelas quais o legislador hebreu determinou tal lei.
Ele necessitava de mais rigor para disciplinar um povo naturalmente rebelde e distante das coisas divinas.

Moisés precisou coibir tal coisa, porque a prática da consulta aos mortos tinha se tornado uma constante entre o povo e naturalmente o abuso deu vazão a toda sorte de problemas decorrentes dos aproveitadores da ignorância humana.

E depois, convenhamos:
se ele proibiu a evocação dos mortos, certamente era porque eles poderiam vir até nós.

Por outro lado, há no Velho como no Novo Testamento, inúmeras citações de claras situações onde se praticava com muita naturalidade a evocação dos Espíritos.

E isto é completamente desconsiderado pelos que condenam a Doutrina Espírita.
Se as Escrituras funcionam como autoridade nesse campo, porque não o é em outros?

O que não pode ser aceito pelo homem da actualidade é que seja feito um julgamento (e condenação) de uma religião ou crença, baseado na parcialidade da Lei com propósitos de conveniência.

A verdade não tem diferentes faces e o verdadeiro cristão deve seguir o modelo de Jesus e se espelhar nos seus ensinamentos, vivenciando o amor e respeito aos seus semelhantes.

A REENCARNAÇÃO ESTÁ NA BÍBLIA?

Diversas passagens de maneira clara ou indireta, contidas nos ensinamentos de Jesus e dos profetas, mostram que a reencarnação está na Bíblia:
"Jesus respondeu, e disse-lhe:
Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

Disse-lhe Nicodemos:
Como pode um homem nascer, sendo velho?
Por ventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?

Jesus respondeu:
Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

Não te maravilhes de te ter dito:
Necessário vos é nascer de novo.
O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.

Nicodemos respondeu, e disse-lhe:
Como pode ser isso?
Jesus respondeu, e disse-lhe:
Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?

Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que vimos:
e não aceitais o nosso testemunho.

Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?"
(João 3.3-12).

"Eis que eu vos envio o profeta Elias, antes que venha o dia grande e terrível do Senhor;
E converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais;
para que eu não venha, e fira a terra com maldição"
(Malaquias 4.5-6).

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122481
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O que é a Doutrina - Página 9 Empty Re: O que é a Doutrina

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Jan 17, 2012 10:26 pm

Continua...

"E, descendo eles do monte, Jesus lhes ordenou, dizendo:
A ninguém conteis a visão, até que o Filho do homem seja ressuscitado dos mortos.
E os discípulos o interrogaram, dizendo:
porque dizem então os escribas que é mister que Elias venha primeiro?

E Jesus, respondendo, disse-lhes:
Em verdade Elias virá primeiro e restaurará todas as coisas;
Mas digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram-lhe tudo o que quiseram.
Assim farão eles também padecer o filho do homem.
Então entenderam os discípulos que lhes falara de João Batista"
(Mateus 17.9-13).

"Porque, eu te peço, pergunta agora às gerações passadas, e prepara-te para a inquirição de seus pais.
Porque nós somos de ontem, e nada sabemos, porquanto nossos dias sobre a terra são como a sombra"

(Jó 8.8-9).

"Mas alguém dirá:
Como ressuscitarão os mortos?
E com que corpo virão?
Insensato! O que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer"

(I Corintios 15.35-36).

A reencarnação não foi inventada pelo Espiritismo.
Ela consta nos princípios de diversas religiões orientais desde a mais remota antiguidade.

E como mostra as citações acima, ela está explícita ou implicitamente contida na Bíblia, sendo necessárias as mais fantasiosas explicações para colocar ali outro sentido que não as múltiplas experiências na carne.

Racionalmente não há como negar a reencarnação.
Se tivéssemos apenas uma oportunidade de vida terrena, a justiça de Deus seria incompreensível.

O Pai, em sua imensa sabedoria, criou seus filhos em igualdade de condições e deu a eles igualmente as mesmas oportunidades de crescimento.

Não fosse assim teríamos que admitir um Deus parcial, intolerante, injusto e severo, que permitiria todas as misérias e desigualdades sempre existentes no mundo, aquinhoando uns e castigando outros a seu bel prazer.

A pluralidade das existências é, pois, necessária ao aprimoramento das qualidades do ser imortal e para bem entender a justiça de Deus.

Só pelas múltiplas oportunidades de vida poderemos compreender o amor do Criador por suas criaturas.

Ele permite o aprendizado na carne para a conquista da verdadeira morada, a vida espiritual, através do esforço de cada um em vencer suas más tendências para atingir a plenitude, a perfeição.

Somos todos seres atrelados às leis divinas que regem o universo, quer acreditemos ou não.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122481
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O que é a Doutrina - Página 9 Empty Re: O que é a Doutrina

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Jan 18, 2012 10:22 pm

Continua...

Uma delas é a lei de evolução dos seres. Seria insensatez supor que em apenas uma existência terrena, atingiremos a tão sonhada perfeição de que nos fala o Mestre em Mateus, capítulo V, versículos 44-48:

"Sede vós logo perfeitos, assim como vosso Pai Celestial é perfeito".

"Somente a reencarnação pode dizer ao homem de onde ele vem, para onde vai, por que se encontra na Terra e justificar todas as anomalias e todas as injustiças aparentes da vida"

(Allan Kardec).

"Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens"
(I Corintios 15.19).

O QUE É ESPIRITISMO E QUAIS SÃO SEUS PRINCÍPIOS BÁSICOS?

O termo "Espiritismo" é sinónimo de Doutrina Espírita, porém, frequentemente, é utilizado erroneamente para designar qualquer prática do mediunismo (comunicação com os Espíritos), ou confundido com cultos afro-brasileiros (Umbanda, Candomblé, entre outros).

O Espiritismo é uma doutrina que trata da natureza, da origem e do destino dos Espíritos e de suas relações com a vida material.
Foi revelada por Espíritos Superiores e codificada (organizada) em 1857 por um professor francês conhecido como Allan Kardec.

Surgiu, pois, na França, há mais de um século.

Traz em si três faces:
filosofia, ciência e religião (moral).

Os adeptos da Doutrina Espírita são os espíritas e suas práticas se baseiam no estudo das obras básicas da Codificação e na assistência material e espiritual aos necessitados.

O Espiritismo possui cinco princípios básicos, de onde procedem todas as suas práticas:

1 - A existência do Espírito e sua sobrevivência após a morte.

"Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular ao alto monte,
E transfigurou-se diante deles;
e o seu rosto resplandeceu como o sol, e os seus vestidos se tornaram brancos como a luz.
E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele"

(Mateus 17.1-3).

Veja também: I Pedro 3.19-20 - I Pedro 4.6 - Marcos 12.26-27 e Romanos 11.15.

2 - A reencarnação.

"Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João.
E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir.
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça"

(Mateus 11.13-15).

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122481
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O que é a Doutrina - Página 9 Empty Re: O que é a Doutrina

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Jan 18, 2012 10:23 pm

Continua...

Veja também: Mateus 17.9-13 e João 3.3-13

3 - A lei de causa e efeito.

"Então Jesus disse-lhe:
Enfia no seu lugar a tua espada;
porque todos que lançarem mão da espada à espada morrerão"

(Mateus 26.52).

"Não erreis:
Deus não se deixa escarnecer;
porque tudo que o homem semear, isso também ceifará"

(Gálatas 6.7).

Veja também: Mateus 18.7

4 - A comunicação entre o mundo material e espiritual.

"E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne;
e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visão, e os vossos velhos sonharão sonhos;
E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e minhas servas naqueles dias, e profetizarão;"

(Atos 2.17-18).

"E disse-me o Espírito que fosse com eles, nada duvidando;
e também estes seis irmãos foram comigo, e entramos em casa daquele varão;"

(Atos 11.12).

Veja também: Mateus 17.1-3 - I Samuel 28.11-20 e Números 11.26-30

5 - A evolução progressiva dos Espíritos.

"Um semeador saiu a semear a sua semente, e, quando semeava, caiu alguma junto do caminho, e foi pisada, e as aves do céu a comeram;
E outra caiu sobre pedra, e, nascida, secou-se, pois que não tinha humidade;
E outra caiu entre espinhos, e crescendo com ela os espinhos, a sufocaram;
E outra caiu em boa terra, e, nascida, produziu fruto, cento por um.

Dizendo ele estas coisas, clamava:
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
E os seus discípulos o interrogavam, dizendo:
Que parábola é esta?

E ele disse:
A vós vos é dado conhecer os mistérios de Deus, mas aos outros por parábolas, para que, vendo, não vejam, e, ouvindo, não entendam.
Esta é pois a parábola. A semente é a palavra de Deus;

E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem;
depois vem o diabo e tira-lhes do coração a palavra, para que se não salve, crendo;

E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam;

E a que caiu entre os espinhos, esses são os que ouviram, e, indo por diante, são sufocados com os cuidados, e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição;
E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança"

(Lucas 8.5-15).

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122481
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O que é a Doutrina - Página 9 Empty Re: O que é a Doutrina

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Jan 18, 2012 10:23 pm

Continua...

Veja também: Génesis 28.12

Tais princípios estão contidos na Bíblia e nas cinco obras básicas da Codificação, que os analisa de maneira racional e interessante.

São elas:
- O LIVRO DOS ESPÍRITOS (1857).
Obra de carácter filosófico.
É considerado a espinha dorsal do Espiritismo, já que todas as outras obras partem de seus princípios.

- O LIVRO DOS MÉDIUNS (1861).
Demonstra as conseqüências morais e filosóficas decorrentes das relações entre o mundo material e espiritual.

- O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO (1864).
Parte religiosa e moral da Doutrina Espírita.
Ensina a moral cristã através de comentários sobre as principais passagens da vida de Jesus Cristo.

- O CÉU E O INFERNO (1865).
Allan Kardec apresenta a verdadeira face do desejado Céu, do temido Inferno, como também do chamado Purgatório.
Põe fim às penas eternas, demonstrando que tudo no universo evolui.

- A GÉNESE (1868).
Mostra como foi criado o mundo, como apareceram as criaturas e como é o Universo.
É a parte científica da Doutrina.
Explica a Criação, colocando a Ciência e a Religião face a face.

ESPIRITISMO E ESPIRITUALISMO SÃO A MESMA COISA?

Espiritualismo é o oposto do materialismo.
Este, como se sabe, é o grande móvel da derrocada do homem, com sua doutrina imediatista, egoísta e exclusivista.

Todas as religiões que acreditam existir no homem uma individualidade (alma ou Espírito) que sobrevive à morte do corpo carnal são espiritualistas.
Entretanto, nem todo espiritualista é espírita.

O Espiritismo, como já citamos, também acredita na sobrevivência do Espírito e sua comunicação com o mundo material, contudo, tem sua base científica, filosófica e religiosa (moral) pautada na Codificação de Allan Kardec e no Evangelho de Jesus Cristo.

Portanto tem um corpo doutrinário-filosófico organizado, utilizado por seus adeptos em suas vidas quotidianas e nas sociedades espíritas.

COMO O ESPIRITISMO EXPLICA O CÉU, O INFERNO E PURGATÓRIO?

Segundo o Espiritismo, as virtudes são eternas e os defeitos temporários.

O objectivo da criatura é trabalhar incessantemente pela abolição das imperfeições e aquisição dos valores morais que eleva progressivamente o Espírito ao bem, ou à conquista do chamado "céu".

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122481
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O que é a Doutrina - Página 9 Empty Re: O que é a Doutrina

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Jan 18, 2012 10:23 pm

Continua...

Por acreditar que o mundo espiritual é a verdadeira morada, só aqueles que se elevam ao bem habitam as regiões celestiais ditas paraíso onde, diferente de outras religiões, o Espiritismo acredita habitarem Espíritos que trabalham na edificação do mundo novo.

Na verdade, o céu não se trata de um lugar demarcado, mas de um estado de perfeição espiritual conquistado individualmente pelo Espírito, através de seu constante esforço. O que vale dizer que uns apressam e outros retardam seu próprio progresso.

"Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras"
(Mateus 16.27).

"A felicidade suprema é prémio exclusivo dos Espíritos perfeitos ou puros.
Eles a atingem só depois de haver progredido em inteligência e moralidade"

(Allan Kardec).

Deus em sua perfeição suprema, sendo a concepção da bondade e da caridade, só pode ter criado os Espíritos para um dia usufruírem da sua glória, e não para condená-los a sofrimentos eternos.

É lógico concluir que as penas eternas são incompatíveis com a justiça do Pai.

A criação do inferno cristão se origina das concepções pagãs das penas e gozos eternos, com uma grande dose de exagero.

Deus condenaria sem piedade seus filhos maus a expiarem para sempre em regiões de dores e sofrimentos terríveis.

Entretanto, em sua doutrina, Jesus nos trouxe um ensinamento contrário a esse pensamento:

"...Ou qual de vós, porventura, é o homem que, se seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra?
Ou, porventura, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma serpente?
Pois se vós outros, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos Céus, dará boas dádivas aos que lhas pedirem

(Mateus - 7.11).

Portanto Deus, em sua infinita bondade e justiça, jamais condenaria seus filhos às penas eternas.
Ao contrário, dá tantas oportunidades quantas precisamos para nosso crescimento espiritual.

O inferno, ou trevas segundo a Doutrina Espírita, é um estado de consciência compartilhado por aqueles cujos defeitos e sentimentos ruins predominam em suas personalidades, que se inclinam ao mau e nele se comprazem.

São apenas irmãos imperfeitos e ignorantes, que têm o inferno dentro de suas próprias consciências e que, através de novas oportunidades dadas pelo Pai Celestial, através de sucessivas experiências encarnatórias também alcançarão a perfeição.

"E Ele lhes propôs esta parábola, dizendo:
Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e não vai após a perdida até que venha a achá-la?
E, achando-a, a põe sobre seus ombros, gostoso;

E, chegando a casa convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes:
Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.
Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento"

(Lucas 15.3-7).

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122481
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O que é a Doutrina - Página 9 Empty Re: O que é a Doutrina

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Jan 18, 2012 10:24 pm

Continua...

"Assim também não é vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca"
(Mateus 18.14).

O chamado purgatório, por sua vez, é uma condição de sofrimento temporário para as almas que necessitam da conscientização de seus erros e ali permanecem até o arrependimento destes.

Esta ideia é defendida por várias religiões, inclusive o Espiritismo, com alusão ao facto de que a permanência neste estado espiritual é mais ou menos longa, de acordo com a necessidade individual de cada Espírito sofredor.

Conhecido como umbral na Doutrina Espírita, o purgatório é também um estado de espírito e não um local definido ou circunscrito onde habitam eternamente os Espíritos sofredores.

Analisando a questão por outro aspecto e levando-se em consideração que somos seres imortais trabalhando constantemente pela depuração do Espírito, pode-se compreender que cada reencarnação em mundos de provas e expiações, como a Terra por exemplo, funciona como uma "purgação" para o Espírito que almeja sempre sua felicidade em condições melhores.

"O purgatório não é, portanto, uma idéia vaga e incerta:
é uma realidade material que vemos, tocamos e sofremos.
Ele se encontra nos mundos de expiação e a Terra é um deles.
Os homens expiam nela o seu passado e o seu presente em benefício do seu futuro"

(Allan Kardec).

"Mas, amados, não ignoreis uma coisa:
que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.
O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a tem por tardia;
mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, se não que todos venham a arrepender-se"

(II Pedro 3.8-9).

O ESPIRITISMO COLOCA O HOMEM SOB A INFLUÊNCIA DOS DEMÓNIOS?

Só o preconceito pode justificar essa afirmativa.

Afinal, como uma doutrina embasada no Evangelho de Jesus pode ligar alguém a demónios?

O Espiritismo não veio criar uma nova moral, mas sim facilitar aos homens a compreensão e a prática da moral do Cristo, ao dar uma fé sólida, racional e esclarecida aos que buscam a verdade.

Prega que o homem de bem, o verdadeiro cristão, é aquele que pratica a lei de justiça, amor e caridade em sua plenitude.

Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que faz em dominar suas más inclinações.

O Espiritismo nos ensina que Deus, na sua bondade e sabedoria infinitas, não criou seres voltados ao mal por toda a eternidade.

Há Espíritos ignorantes e imperfeitos que nos inflamam más paixões e nos induzem ao mal, assim como os bons podem nos influenciar para o bem.

O diabo é a representação alegórica do mal, que resume em si todas as mazelas dos Espíritos imperfeitos.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122481
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O que é a Doutrina - Página 9 Empty Re: O que é a Doutrina

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Jan 19, 2012 10:31 pm

Continua...

São os chamados demónios, que nada mais são que Espíritos ignorantes e imperfeitos, ainda distantes do bem, que diante de corações impuros e preconceituosos, se comprazem com eles e lhes induzem ao erro, promovendo-lhes más idéias e julgamentos.

Esses Espíritos não são património do Espiritismo e, como os bons, também podem estar em todo lugar, podendo ser atraídos por todos os que se afinizam com seus propósitos.

Lembramos que o próprio Jesus foi citado por seus inimigos de ser possuído por demónios, por falar de uma doutrina contrária aos valores vigentes.

Contudo suas obras evidenciaram sua grandeza.
É dele mesmo a afirmação de que cada árvore é conhecida pelo seu fruto e o fruto da Doutrina Espírita é evidenciado pelas suas boas obras.

A maior e mais importante obra do Espiritismo é transformação da criatura através do estímulo ao autoconhecimento, retirando o homem do estado de ignorância em que se encontra, instruindo-o ao nível da luz.

"Mas alguns deles diziam:
Ele expulsa os demónios por Belzebu, príncipe dos demónios.
E outros, tentando-o, pediam-lhes um sinal do céu.

Mas, conhecendo Ele os seus pensamentos, disse-lhes:
Todo o reino, dividido contra si mesmo, será assolado;
e a casa, dividida contra si mesma, cairá.

E se também Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino?
Pois dizeis que eu expulso os demónios por Belzebu.

E, se eu expulso os demónios por Belzebu, por quem os expulsam vossos filhos?

Eles pois serão os vossos juizes.
Mas, se eu expulso os demónios pelo dedo de Deus, certamente a vós é chegado o reino de Deus"

(Lucas 11.15-20).

Veja também:[/i] Mateus 9.34 - Mateus 11.18 - Mateus 12.33 - Marcos 3.22.

PORQUE CONFUNDEM ESPIRITISMO COM UMBANDA?

A Umbanda é um culto religioso respeitado pelos espíritas como todos os outros o são, até mesmo porque está amparado no princípio geral da liberdade de crença contido na Constituição do Brasil.

Contudo, ela não é Espiritismo.
Seu acervo de símbolos, objectos, instrumentos, práticas, etc, não se ajustam de maneira alguma à Doutrina Espírita.

Aqueles que confundem Umbanda com Espiritismo se apegam às seguintes afirmações:
a Umbanda é espiritualista, rende culto a Deus, fundamenta-se em fenómenos produzidos por Espíritos desencarnados, aceita a reencarnação e faz caridade.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122481
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O que é a Doutrina - Página 9 Empty Re: O que é a Doutrina

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Jan 19, 2012 10:32 pm

Continua...

Todavia, a Umbanda tem culto material, rituais, vestimentas específicas, imagens, altares, pontos riscados e denominações totalmente especiais para médiuns (cavalos) e Espíritos (exús, pretos-velhos, caboclos, ibegis), que não existem no Espiritismo.

Além dessas abismais diferenças, a Umbanda não se rege pela Codificação de Allan Kardec.

Portanto, está claro que embora espiritualista e ter características mediúnicas, a Umbanda não constitui variante nem modalidade do Espiritismo.

Essa confusão se dá pelo desconhecimento do que seja a Doutrina Espírita e consequente interpretação errónea dos fenómenos da mediunidade.

O ESPIRITISMO FAZ MACUMBA, DESPACHO OU QUALQUER OUTRO RITUAL?

O Espiritismo não tem culto material e nem tem rituais, não prescreve qualquer vestimenta, nem função sacerdotal, não usa imagens, nem faz sacrifícios de animais ou seres humanos, não tem símbolos ou sinais cabalísticos, não faz cerimónias matrimoniais, ou de baptismo, nem exorcismo.

Resumindo, a Doutrina Espírita tendo como principal objectivo o cultivo dos valores do Espírito é totalmente isenta de actos exteriores.

Sua nomenclatura se baseia nas obras da Codificação e suas práticas mediúnicas são executadas dentro de um ambiente evangélico de harmonia e oração, sem qualquer culto exterior ou movimentos e palavreado estereotipados.

Suas reuniões mediúnicas são fechadas ao público e conduzidas com rigor, onde não existem velas, cantos, danças, cigarro bebida ou cobrança de taxas.

Compreende-se, portanto, que qualquer culto que contenha tais práticas, não pode e não deve receber a designação de espírita.

"Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade"
(João 4.24).

"Amados não deis crédito a qualquer Espírito.
Antes, provai os Espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo afora"

(I João 4.1).

"E não consentia que alguém levasse algum vaso pelo templo.
E os ensinava, dizendo:
Não está escrito - A minha casa será chamada por todas as nações casa de oração?

Mas vós a tendes feito covil de ladrões.
E os Escribas e príncipes dos sacerdotes, tendo ouvido isto, buscavam ocasião para o matar;
pois eles o temiam, porque toda multidão estava admirada acerca da sua doutrina"

(Marcos 11.16-18).

"Porque eu quero misericórdia, e não o sacrifício;
e o conhecimento de Deus, mais do que o holocausto"

(Oséias 6.6).

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122481
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O que é a Doutrina - Página 9 Empty Re: O que é a Doutrina

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Jan 19, 2012 10:32 pm

Continua...

O ESPIRITISMO FAZ USO DE BOLA DE CRISTAL, PRATICA QUIROMANCIA, ASTROLOGIA, HIPNOTISMO, MAGIA OU PARAPSICOLOGIA?

Dentre uma série de práticas rotuladas erroneamente como espíritas, estão estas e também outras como a terapia regressivas a vidas passadas (TRVP), a transcomunicação instrumental (TCI), a cristalterapia, a cromoterapia, ufologia etc.

A maioria delas não possue fundamentação doutrinária lógica, e não encontram respaldo nas obras de Allan Kardec, portanto, não são práticas espíritas.

Qualquer Centro Espírita que se utilize de tais práticas está se desviando dos seus verdadeiros e nobres objectivos.

As notícias frequentemente veiculadas pela mídia em geral, de que os espíritas previram o futuro, fizeram oferendas a Iemanjá, estão ligados a culto demoníaco, dentre outras, comprovam o desconhecimento que existe sobre a Doutrina Espírita, apesar da sua actual expansão e crescente número de adeptos.

O Espiritismo não é responsável pelos que abusam do seu nome e o exploram.
Assim como a ciência médica não o é pelos charlatões que vendem suas drogas ou como a religião também não o é pelos sacerdotes que abusam do seu ministério.

"Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.
Pelos seus frutos os conhecereis.
Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?"

(Mateus7.15-16).

"Se alguém ensina alguma doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, É soberbo, e nada sabe mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfémias, ruins suspeitas"
(I Timóteo 6.3-4).

"Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, por que bom é que o coração se fortifique com graça, e não com manjares, que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram"
(Hebreus 13.9).

PORQUE ALGUMAS RELIGIÕES COMBATEM TANTO O ESPIRITISMO?

Não há razões sensatas para o combate a uma doutrina que segue o Evangelho de Jesus Cristo, baseada no bem e no amor a Deus e ao próximo, discordante apenas das convicções filosóficas de algumas outras.

A intolerância religiosa é marca dos falsos profetas, ignorantes na carne e no espírito, fruto das ideias preconcebidas e da presunção de serem donos da verdade.

O combate ao Espiritismo se deve ao desconhecimento das suas idéias e à confusão que é semeada no meio, por aqueles que não se dispõem a examiná-las com racionalidade.

Contudo, a Doutrina do Cristo frutificou apesar da falsa interpretação e oposição daqueles que não a compreendiam.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122481
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O que é a Doutrina - Página 9 Empty Re: O que é a Doutrina

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Jan 19, 2012 10:32 pm

Continua...

Se as pessoas que detratam o Espiritismo seguissem o ensinamento do Apóstolo Paulo, quando nos exorta a examinar tudo e reter o que é bom, certamente teriam outro posicionamento diante de determinadas idéias que repudiam sem conhecimento de causa.

Se Jesus e seus discípulos recuassem diante dos inimigos de sua doutrina, o mundo hoje estaria órfão desse código de conduta que norteia a humanidade.

"Há verdadeiramente duas coisas diferentes:
saber e crer que se sabe.
A ciência consiste em saber;
em crer que se sabe reside a ignorância"

(Hipócrates).

"E agora digo-vos:
Dai de mão a estes homens, e deixai-os, porque, se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará.
Mas, se é de Deus, não podereis desfazê-la;
para que não aconteça serdes também achados combatendo contra Deus"

(Atos 5.38-39).

"Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos Céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem, todo o mal contra vós, por minha causa.

Exultai e alegrai-vos, porque é grande o nosso galardão nos céus;
porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós"

(Mateus 5.10-12).

EXISTE ESPIRITISMO DE MESA BRANCA?

A Doutrina Espírita não comporta nenhuma ramificação.
Como já explicado, por suas convicções dispensa qualquer ritual ou aparato.

A designação popular de mesa branca pode ter advindo do facto de que as reuniões mediúnicas espíritas ocorrem, para simples acomodação, com os participantes dispostos ao redor de uma mesa, algumas vezes, com uma toalha branca recoberta sobre ela, o que é absolutamente dispensável.

Como tais reuniões tem carácter íntimo e privado, disciplinado e beneficente, o termo mesa branca surgiu para diferenciar o Espiritismo de outros cultos, sendo este termo utilizado popularmente também como sinónimo de Kardecista.

Trata-se de um equívoco generalizado, uma vez que só há um Espiritismo (termo criado pelo próprio Allan Kardec) e este não adopta práticas exteriores para ser diferenciado.

Assim, nem mesa branca, alto ou baixo Espiritismo, Espiritismo elevado etc, são sinónimos de Doutrina Espírita.

OS ESPÍRITOS PODEM INTERFERIR EM NOSSAS VIDAS?

Allan Kardec perguntou aos Espíritos Superiores (pergunta 459 do L.E.) sobre esta questão e a resposta é clara e precisa:
"Nesse sentido a sua influência é maior do que supondes, porque muito frequentemente são eles que vos dirigem".

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122481
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

O que é a Doutrina - Página 9 Empty Re: O que é a Doutrina

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 9 de 31 Anterior  1 ... 6 ... 8, 9, 10 ... 20 ... 31  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos