LUZ ESPÍRITA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Série Psicológica Vol. 4 - Momentos de Saúde e de Consciência/Joanna de Angelis

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

Série Psicológica Vol. 4 - Momentos de Saúde e de Consciência/Joanna de Angelis - Página 3 Empty Re: Série Psicológica Vol. 4 - Momentos de Saúde e de Consciência/Joanna de Angelis

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Dez 10, 2023 11:20 am

18 - CONSCIÊNCIA E ALIENAÇÕES MENTAIS
A consciência encontra-se no homem em todos os estágios do seu processo evolutivo.
Nas faixas primarias manifesta-se como lampejos de discernimento, que o propelem para a conquista de degraus e patamares mais elevados.
Não obstante a predominância dos instintos agressivos, vez que outra ela surge e clareia a noite tormentosa dos impulsos imediatistas, ampliando os horizontes de percepção do ser.
Mais tarde, à medida que a razão se desenvolve, a capacidade de consciência se dilata, podendo ser vítima dos mecanismos escapistas da astúcia e do intelecto, que a adormecem, lesam-na ou intoxicam-na com os vapores perniciosos da frieza emocional.
Assim mesmo, ela rompe as dificuldades e lucila, abrindo espaços para o discernimento e os conflitos que decorrem da sua percepção ante os actos incorrectos.
Somente quando o indivíduo vence as etapas primárias e as experiências se fazem mais significativas, mediante a compreensão do sentido elevado da vida, é que ela se manifesta com plenitude e passa a comandar o direccionamento da existência, revelando-se vitoriosa.
A consciência é o árbitro interno, que se encarrega de estabelecer as directrizes de segurança para a vida.
Variando a sua lucidez conforme o estágio de desenvolvimento alcançado, somente quando se torna equânime, pode conduzir o ser com sabedoria.
Enquanto é severa, exigindo rudes reparações em relação ao erro praticado, detém-se no primarismo do desforço.
Se, por outro lado, apresenta-se benigna em relação aos enganos, falta-lhe a maturidade que a capacita para a superior finalidade.
A consciência estua, quando, reflectindo as leis de Deus, direcciona a criatura para o bem, a ventura, o avanço tranquilo em clima de fé e esperança.
A consciência enobrecida estabelece o programa de reparação com fundamento nas leis do amor e o de evolução nos mesmos códigos, sempre apoiada à justiça e à verdade.
***
Na psicogénese profunda das alienações mentais encontra-se a consciência de culpa, geradora dos tormentos que se apresentam como processos de reedificação, recompondo os painéis do dever mediante os dolorosos mecanismos da desordem mental.
O desarranjo dos equipamentos psíquicos proporciona ao espírito sofrimentos insuspeitáveis, como forma rigorosa de apaziguamento da consciência.
Sendo o homem o autor da sua realidade moral, através da conduta que se permite no curso das existências corporais, em cada etapa elabora o método de crescimento interior pelo que realiza.
Quando delinqúe, insculpe a fogo no seu arcabouço profundo os meios reparadores, particularmente na área mental.
Ignoradas as acções infelizes que a justiça humana não alcança, a consciência, que sabe, desarticula os complexos mecanismos da razão em desequilíbrio, que somente a dor Ex pungitiva recomporá.
No quadro das alienações mentais, seja nas psicopatológicas conhecidas e academicamente estudadas ou nas graves obsessões, é a Consciência culpada que faculta a instalação do mal, que se exterioriza de maneira rigorosa em processo de reajustamento e reequilíbrio.
A consciência equânime se mantém com os recursos dos bons pensamentos e das reflexões, que são os meios valiosos ao alcance do ser para a sua plena edificação.
A consciência lúcida e tranquila é a terapeuta segura para as alienações mentais, razão pela qual todo paciente que requeira a saúde, não se deve escusar ao trabalho hercúleo de pacificar-se, usando a oração, a meditação, o auto-conhecimento e as acções enobrecedoras, equipamentos esses propiciatórios para uma consciência de paz, responsável pela conquista do progresso.
Na questão de número 834, de O Livros dos Espíritos, Allan Kardec indaga:
— É responsável o homem pelo seu pensamento?- Perante Deus, é. Somente a Deus sendo possível conhecê-lo, ele o condena ou absolve, segundo a sua justiça.
As alienações mentais são, pois, a condenação de Deus aos pensamentos e actos incorrectos da consciência primária e equivocada.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Série Psicológica Vol. 4 - Momentos de Saúde e de Consciência/Joanna de Angelis - Página 3 Empty Re: Série Psicológica Vol. 4 - Momentos de Saúde e de Consciência/Joanna de Angelis

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Dez 10, 2023 11:20 am

19 - CONSCIÊNCIA E MEDIUNIDADE
No complexo mecanismo da consciência humana, a paranormalidade desabrocha, alargando os horizontes da percepção em torno das realidades profundas do ser e da vida.
Explodindo com relativa violência em determinados indivíduos, graças a cuja manifestação surgem perturbações de vária ordem, noutros aparece sutilmente, favorecendo a penetração em mais amplas faixas vibratórias, aquelas de onde se procede antes do corpo e para cujo círculo se retorna depois do desgaste carnal.
Irradiando-se como apercebimento da própria alma em torno do mundo que a rodeia, capta e transmite impressões que propõem mais equilíbrio aos quadros da vida.
Além das manifestações peculiares aos seus atributos, enseja o intercâmbio mediúnico com os seres desencarnados, que propiciam a perfeita visão e o pleno entendimento dos mecanismos da existência corporal e da realidade eterna.
A princípio, surge como sensações estranhas de presenças psíquicas ou físicas algo perturbadoras, gerando medo ou ansiedade, inquietação ou incerteza. Em alguns momentos, turba-se a lucidez, para, noutros, abrirem-se brechas luminosas na mente, apercebendo-se de um outro tipo mais subtil de realidade.
À medida que se desdobram as capacidades de silêncio interior e captação das delicadas interferências, mais se afirma a soberania parafísica, demonstrando ser ela o agente das ocorrências no plano sensorial.
A mediunidade que vige latente no organismo humano aprimora-se com o contributo da consciência de responsabilidade e mediante a atenção que o exercício da sua função bem direccionada lhe conceda.
Faculdade da consciência superior ou espírito imortal, reveste-se dos órgãos físicos que lhe exteriorizam os fenómenos no mundo das manifestações concretas. Não é sintomática de evolução, às vezes constituindo-se carreiro de aflições purgadoras, que se apresenta com a finalidade específica de convidar a criatura ao reajuste moral perante os códigos das soberanas leis de Deus.
Quando a consciência lhe identifica a finalidade superior e resolve-se por incorporá-lo ao seu cotidiano, esplendem-se possibilidades imensas de realização e crescimento insuspeitados.
A mediunidade é ponte valiosa unindo os hemisférios da vida e da morte físicas, eliminando distâncias e preenchendo o fosso separatista entre ambos existente.
Por ela transitam as energias libertadoras do conhecimento, do amor, da razão. Quando, porém, desgovernada, faculta a passagem dos rancores, dos desforços, da aflição.
A consciência da realidade espiritual do ser humano proporciona-lhe campo de desdobramento infindável, que todos podem alcançar.
***
Se registras a presença psíquica de seres desencarnados ou se te sentes presa de aflições emocionais destituídas de fundamentos, silencia a inquietação e penetra-te através da meditação.
Ora, de início, e ausculta a consciência.
Procura desdobrar a percepção psíquica sem qualquer receio e ouvirás palavras alentadoras, verás pessoas queridas acercando-se de ti.
Não és uma realidade estática, terminada.
No processo da tua evolução, a mediunidade é campo novo de acção a joeirar, aguardando o arado da tua atenção.
Sem constituir-se um privilégio, é conquista que se te apresenta fascinante, para que mais cresças e melhor desempenhes as tuas tarefas no mundo.
Por ela terás acesso a paisagens felizes, a intercâmbios plenificadores, a momentos de reflexão profunda. Talvez, em algumas ocasiões, te conduza aos sítios do sofrimento e às pessoas angustiadas que também fazem parte do contexto da evolução.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Série Psicológica Vol. 4 - Momentos de Saúde e de Consciência/Joanna de Angelis - Página 3 Empty Re: Série Psicológica Vol. 4 - Momentos de Saúde e de Consciência/Joanna de Angelis

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Dez 10, 2023 11:20 am

Sintonizarás com a dor, no entanto, para que despertem os teus valores socorristas e ajudes, compreendendo melhor as leis de causa e efeito que regem o universo.
Nos outros, os momentos de elevação, adquirirás sabedoria e iluminação para o crescimento eterno, conduzindo contigo aqueles que ainda não lograram caminhar sem apoio.
A mediunidade, para ser dignificada, necessita das luzes da consciência enobrecida.
Quanto maior o discernimento da consciência, tanto mais amplas serão as possibilidades do intercâmbio mediúnico.
***
Antes de estudar a mediunidade mais profundamente, Allan Kardec perguntou aos mensageiros da luz, conforme se lê no item 408, de “O Livro dos Espíritos”:
— E qual a razão de ouvirmos, algumas vezes em nós mesmos, palavras pronunciadas distintamente, e que nenhum nexo tem com o que nos preocupa?
Os veneráveis elucidaram-no:
- É facto: ouvis até mesmo frases inteiras, principalmente quando os sentidos começam a entorpecer-se. É, quase sempre, fraco eco do que diz um espírito que convosco se quer comunicar.
Conscientizando-te desta rica possibilidade mediúnica ao teu alcance, faz silêncio interior, estuda a tua faculdade e, meditando, entra em sintonia com o teu guia espiritual a fim de que ele te conduza com segurança, iluminando e fortalecendo a tua consciência.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Série Psicológica Vol. 4 - Momentos de Saúde e de Consciência/Joanna de Angelis - Página 3 Empty Re: Série Psicológica Vol. 4 - Momentos de Saúde e de Consciência/Joanna de Angelis

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Dez 10, 2023 11:20 am

20 - CONSCIÊNCIA E PLENITUDE
A busca da plenitude constitui a meta essencial da consciência lúcida que descobriu os valores reais da vida e superou os equívocos do ego, no processo da evolução do ser espiritual.
Conscientizado quanto à realidade da vida, na sua qualidade de hálito divino e eterno, sabe que a rapidez do trânsito carnal em nada afecta o conteúdo de que se constitui, porquanto identifica o mecanismo da evolução graças ao qual se adentra na existência física através da concepção fetal e abandona-a por meio da anoxia cerebral, quando lhe advém a morte.
Felicitado pela perfeita identificação dos objectivos humanos, empenha-se por entesourar os recursos inalienáveis do bem, preservando a paz íntima e comportando-se dentro dos cânones da ordem e do dever, fomentadores do próprio, como do progresso geral.
A consciência selecciona as necessidades reais das que são utópicas, abrindo espaços à realização interior que induz ao amor como meio especial de alcançar a plenitude.
Sonhada por todos os povos, nas mais variadas épocas da História, foi assinalada por santos, místicos e heróis, como Nirvana, Samadi, Paraíso, Glória, encontrando em Jesus a denominação amena de Reino dos Céus, onde não vicejam as dores nem as angústias, as saudades nem as aflições.
Delimitando-lhe as balizas no próprio coração da criatura, o Mestre Divino propôs o mergulho no oceano dos sentimentos, onde pode sobrenadar, fruindo de harmonia, sem ansiedade, nem arrependimento, sem perturbação ou tormento...
Conquistada a consciência que propicia amadurecimento, o ser alcança o estado de plenitude espiritual, não obstante se encontre no invólucro carnal.
***
Não temas a morte, nem receies a vida. Vive de tal forma que ante a desencarnação te encontres em paz, atravessando o fenómeno biológico com a naturalidade de quem adormece com a certeza inconsciente do despertar.
Nenhuma expectativa, inquietação alguma.
Prepara-te para te transferires da faixa orgânica para a espiritual com segura tranquilidade.
Enquanto estejas na vida corporal, exercita-te na fraternidade, não te deixando perturbar por querelas e paixões dissolventes. Cuida de viver, com intensidade e sem cansaço, as horas da existência, deixando-as passar com real aproveitamento, de modo que a recordação delas não te cause remorso ou lamentação.
Às vezes, breves minutos no corpo são definidores de futuro auspicioso, face à claridade de consciência para identificar os erros praticados e assinalar realizações plenificadoras.
Os momentos de consciência profunda, objectiva, proporcionam a memória da plenitude, passo inicial para a integração no espírito total da vida.
***
Jesus assinalou esta conquista ao afirmar:
"Eu e meu Pai somos um."
Havia uma perfeita identificação entre Ele e o Gerador Universal, acenando aos Seus discípulos a possibilidade de consciência integral com plenitude pessoal.
Interessado na elucidação da plenitude, Allan Kardec indagou aos Génios Espirituais, conforme anotou em “O Livro dos Espíritos”, na questão 967:
— Em que consiste a felicidade dos bons espíritos?
- Em conhecerem todas as coisas; em não sentirem ódio, nem ciúme, nem inveja, nem ambição, nem qualquer das paixões que ocasionam a desgraça dos homens. O amor que os une lhes é fonte de suprema felicidade. Não experimentam as necessidades, nem os sofrimentos, nem as angústias da vida material. São felizes pelo bem que fazem (...)

— Fim —

Notas
[?1 ]
Nota digital: Informação não inclusa na obra oficial[?2 ]
Nota digital: Varanasi é não só uma das cidades mais antigas e religiosas do mundo e Varanasi é tudo aquilo que você ouviu falar. É suja, fedorenta e espiritual. O Ganges, principal razão da fama da cidade, é uma mistura de água, cadáver, lixo e fezes, nem sempre de animais. Mais acredito que a autora espiritual esteja falando do local, pois diz “em’ Varanasi ou Varanássi, comumente conhecida como Benares e, localmente, como Kashi, é uma cidade do estado de Uttar Pradesh, na Índia. Localizada às margens do Rio Ganges, tem mais de 3 000 000 de habitantes e é uma das cidades mais antigas do mundo[?3 ]

§.§.§- [i]Ave sem Ninho[/i
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122635
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Série Psicológica Vol. 4 - Momentos de Saúde e de Consciência/Joanna de Angelis - Página 3 Empty Re: Série Psicológica Vol. 4 - Momentos de Saúde e de Consciência/Joanna de Angelis

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos