LUZ ESPÍRITA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ESTUDOS DOUTRINÁRIOS

Página 4 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir para baixo

ESTUDOS DOUTRINÁRIOS - Página 4 Empty “NO TRATO COM OS DESENCARNADOS”

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Fev 02, 2011 11:09 pm

Receba o espírito desencarnado no ministério da doutrinação, como o enfermeiro devotado atende o doente recalcitrante.

O espírito de mente desalinhada ignora a gaiola escura que o aprisiona.
Abra uma brecha para que a luz brilhe no seu pensamento turbilhonado, usando o bisturi do amor.

O perseguidor impiedoso desconhece o vigor da “Lei de Causa e Efeito”.
Esclareça-o e socorra-o com a palavra colocada a serviço da psicoterapia.

O dementado que acusa e recalcitra não sabe que a vida física se extinguiu.
Fale-lhe da morte como porta de acesso ao país da consciência em liberdade.

O parasita obsidiante que se nutre do vigor do médium em desarticulação, não compreende que a vida é rigorosa para com os exploradores da fraqueza alheia.

Ofereça a sua experiência e liberte a vítima com a lâmina prestimosa da bondade socorrista.

O leviano que perturba e zomba, ignora-se a si mesmo.
Desperte-o para o bem através da melodia evangélica com que o Espiritismo honra os seus dias.

O desesperado, a debater-se inquieto, demora-se na enfermidade ignorando a gravidade da doença que carrega consigo.

Oferte-lhe piedoso auxílio e renove-o para a vida.
Toda dor clama por oportunidade de libertação.
Toda aflição enseja serviço para quem a contempla.

A morte do corpo em nada modifica a condição mental do Espírito.
Morte e vida expressam condições de ambientação mental.

Por isso há vivos mortos como sonâmbulos em dolorosa condição e mortos vivos construindo uma era de esperança no seio dos corações.

A somente atinge a forma externa.
A carne que sucumbe ressurge em composição diferente.

Milhões de desencarnados ignoram a própria situação.
A grande maioria vem a morrer psiquicamente só muitos anos depois...

Para ajudá-los não é necessário verberar os seus enganosos compromissos, apresentando à indiferença alheia as enfermidades deles.

Não é preciso que lhes sindique a procedência moral.
Nem que os humilhe na pequenez em que se demoram.

Ninguém ajuda revoltado.
Quem apenas reclama não corrige o erro.
Só o amor possui o miraculoso dom de salvar.

Abra os braços e ajude sem cansaço mesmo que ignore o eco das suas palavras no recesso das almas deles.

Imite o Sol benfazejo que clareia e purifica a lama na frincha da rocha sombria onde se esconde, sem alarde nem indagação.

Amanhã, talvez, você esteja na condição daqueles que, ainda agora, entre os conflitos das mentes dos médiuns em desesperação, batem às portas do Cristo nos trabalhos de desobsessão espiritual onde você se encontra transitoriamente em serviço.

Manoel Philomeno de Miranda

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ESTUDOS DOUTRINÁRIOS - Página 4 Empty “ORAÇÃO DO MÉDIUM”

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Fev 02, 2011 11:10 pm

Senhor Jesus![/b]

Deste-me na Mediunidade o Arado de Luz com que me cabe Cultivar o Campo da própria Alma.

Auxilia-me a perceber que a Colheita do Valores Espirituais, de que necessito, dependerá sempre da Plantação que Eu Fizer e Ajuda-me a Observar que a Erva Daninha que porventura, me Prejudique as Leiras de Acção, Surgirá como Sendo Resultado do Repouso Indébito a que Me Dedique.

Abençoa-me para que Eu Receba com Simpatia e Boa Vontade os Famintos de Alimento Espirituais e os Sedentos de Paz que me Busquem, na Condição de Enviados da tua Misericórdia para Comigo, para que não me Falte o Privilégio de Trabalhar.

Fortalece-me o Senso de Responsabilidade Pessoal.
Entretanto, não Permitas que possa Enveredar através de Escrúpulos Negativos.

Induz-me a Reconhecer que o Bem Verdadeiro, Verte da Tua Infinita Bondade, em Nosso Auxílio e que por isso mesmo, Me Compete o Encargo de Obedecer aos Emissários do Teu Infinito Amor para que o Bem se Faça, não Obstante as Imperfeições e Problemas que de Minha Parte ainda Carregue!

Ilumina-me o Entendimento para que Eu Possa Estudar e Agir com Proveito.

Guarda-me em Tua Simplicidade para que Nenhum Acontecimento Me Leve a Super-estimar as Minhas Possibilidades de Cooperar em Tua Obra de Redenção ou a Parecer Diferente dos Outros e Conserva-me Senhor, por Acréscimo de Misericórdia, em Trabalho Constante, no qual Devo Aprender e Auxiliar, Abençoar e Servir, em Teu Nome, Hoje e Sempre...

ASSIM SEJA....

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ESTUDOS DOUTRINÁRIOS - Página 4 Empty “EXORTAÇÃO”

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Fev 02, 2011 11:11 pm

Médium, meu irmão!
Eu lhe bendigo a luta anónima no imenso campo da humanidade.

Enxugue as lágrimas das suas dores e erga-se resoluto para o trabalho sem termo.
Pouco importa que a dificuldade semeie cardos e que a incompreensão povoe as suas noites de agonia.

Importa, acima de tudo, que você se encontre robustecido pela fé, para marchar nos caminhos entulhados de abrolhos e atravessar as horas povoadas de aflição.

A senda que você escolheu é aquela de dificuldade de que fala o Evangelho: a do “caminho estreito”, da “porta apertada”.

Quantas mil renúncias ser-lhe-ão pedidas, quantas mil dores ser-lhe-ão exigidas!..
Você se encontra, por enquanto, na situação do servidor que não tem outra directriz senão a de dar incessantemente, com alegria, anonimamente.

Às vezes, quando o céu se povoa de estrelas e a terra se enche de perfume suave do jardim, os homens repousam.
Num leito incómodo você vela: seus olhos se consomem, humedecidos ininterruptamente pelas lágrimas abundantes que parecem arrancadas de um minadouro sem fim.

E, no quase silêncio dos seus soluços, a sua voz fala tão alto que os próprios céus se comovem e mandam que a lua também chore sobre seu tecto, lágrimas de prata, que possam niná-lo, falando-lhe de um porvir não muito longe que o acena esperançoso.

Mas, tão logo o dia abra seu leque de luz, é necessário que o seu rosto esteja brilhante, ágeis os seus pés, diligentes as suas mãos, porque já a dor que chicoteia o mundo lhe bate às portas, suplicando o amparo sublime por intermédio das suas próprias dores.

Não se canse de doar!
Não se recuse a servir!

A ingratidão virar-lhe-á os olhos, o descrédito oferecer-lhe-á as costas, a zombaria cobri-lo-á de horror, mesmo nestes dias, mas é necessário prosseguir.

O mundo inteiro estará sorrindo, eu bem o sei, e você, solitário, estará chorando, mas não desanime!

Os servidores sempre estão a chorar, enquanto os servidos gozam.
O Mestre até hoje chora, enquanto a Humanidade desperdiça a doação divina.

Prossiga, médium, meu irmão!
Multiplique todas as renúncias, sofra o aumento das dificuldades, continue renunciando a todos os gozos, porque, quanto maiores forem as suas lutas, quanto mais constantes se manifestarem suas dores, mais facilmente você se libertará do grande fardo das recuperações.

E quando tudo lhe parecer cruel, ainda aí não se entregue ao desânimo.
Lembre-se da semente de trigo: essa pequenina e gloriosa médium do pão.

Para que o estômago do homem se farte, o grão se guarda na casca, silencioso e esquecido na terra, quantos dias, meses e até anos, lutando para não morrer, tentando sobreviver, para doar a vida que sorri acima das camadas que o esmagam?!...

Mas só depois que a semente morre é que o embrião surge, a terra se cobre de novos grãos que vão alimentar a todos.
Aquiete-se no silêncio fértil do jardim onde você tem de laborar e trabalhe sem termo até que você morra, porque após a sua desencarnação, farto, atenderá, ainda, àqueles que permanecem com necessidades do pão eterno...

E se têm lágrimas os seus olhos, não se envergonhe de derramá-las;
se sofre o seu imo, não se inquiete porque a dor se agasalhou nele;
também ela, foragida e escorraçada, necessita de alguém.

Ame-a com desvelo e ternura, ame-a com a constância generosa e com o carinho de que se faz credora, para que também ela o ame, cobrindo-o com a grinalda das alegrias futuras.

... E siga, médium, meu irmão!

Que o não seduzam as alegrias da terra, os favores do mundo, as dádivas dos homens!
Que lhe não cubram o corpo as vestes pomposas do orgulho dos incautos, nem brilhem na sua cabeça as vãs claridades da vaidade mentirosa!

Mas que o desdém e o desprezo com que muitos o tratam, desprezando-o ou abandonando-o, possam fazê-lo médium de Jesus, por Jesus, levando-o a Jesus, que há milénios nos aguarda nesta longa viagem de volta.

Manoel Philomeno de Miranda

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ESTUDOS DOUTRINÁRIOS - Página 4 Empty “ALIENAÇÃO POR OBSESSÃO”

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Fev 02, 2011 11:11 pm

Mente em desalinho, pensamento turbilhonado, o espírito encarnado que jaz nas malhas soezes da obsessão pode ser comparado à aranha imprevidente encarcerada nos fios da própria teia.

Vencido pela mente pertinaz que a persegue através de vinculações que remontam ao pretérito espiritual, a casa cerebral, visitada pela interferência do obsessor, se desarranja, dificultando ao espírito encarnado controlar os centros de que se utiliza na investidura carnal.

A incidência da vontade subjugadora, em hipnose continuada e coercitiva sobre a vontade que se deixa subjugar, faculta o descontrole do centro de censura psíquica, que vela, nos tecidos sensíveis do perispírito, lembranças e acontecimentos passados, dando origem a interferência de factos transcorridos com os sucessos em curso, gerando desequilíbrio e anarquia mental.

Iniciando o processo de descontrolo, o invasor faz que se reavivam os complexos de culpa e as recordações do crime que ficou impune, surgindo, então, os síndromas das psicoses e neuroses, das alienações e desvarios de toda ordem.

Invariavelmente, os móveis das perseguições do além-túmulo são o ódio, a vingança, o ciúme e toda uma série de factores negativos que unem algoz e vítima em vigorosos liames, começando, muitas vezes, a perseguição espiritual muito antes da concepção fetal, e continuando, não raro, - quando os processos do ódio são recíprocos, - após o decesso carnal da vítima que, infortunada, prossegue sofrendo ou, por sua vez, se transforma em algoz do seu antigo verdugo.

A obsessão é, por isso mesmo, enfermidade espiritual de amnésia muito difícil, apresentando um quadro clínico deveras complexo, em considerando serem as suas causas quase sempre ignoradas por quantos interferem nas tarefas de socorro aos obsidiados, exigindo muito espírito de abnegação e renúncia, sacrifício e amor. Sobretudo nos processos desobsessivos faz-se imprescindível não somente um “coração puro” mas também um carácter ilibado e uma mente esclarecida que hauriu, no Espiritismo, a terapêutica especializada para tarefas que tais.

Flagelo social de consequências imprevisíveis e de constituição subtil quão danosa, a obsessão campeia nos quadros da humanidade moderna engendrando lamentáveis processos de desajustamento de vária ordem, de cujo resultado a terra se converte num báratro desesperador.

Insidiosa, persistente, dominadora, a obsessão produz estados degenerativos nas sedes do perispírito que se encarregam de imprimir, nas células dos departamentos da mente quanto do corpo, os desvios da loucura e de enfermidades outras ainda não estudadas devidamente pela Patologia, comprometendo seriamente, através do desgaste, o aparelho psíquico e a máquina somática do deambulante pela neblina carnal. (*)

Problema ultriz sempre registado em todos os tempos, a obsessão marca a sua passagem na História desde os quadros da beligerância generalizada, em que o homem recém saído do primitivismo animal se impõe ao semelhante pelo clangor das guerras até aos estados patológicos do desequilíbrio psíquico, que medraram nas Casas Reais de todos os povos quanto igualmente nas choças miseráveis de todas as Nações.

Com Jesus, o problema da obsessão recebeu o maior contributo que se conhece, no que diz respeito à terapêutica moral para a consequente liberação dos obsidiados, vencidos pela fixação das energias deletérias de que sempre se utilizam os Espíritos vingadores e perversos no conúbio degenerativo...

Merece, todavia, examinar que, por detrás de qualquer sintomatologia obsessiva, há um condicionamento espiritual no campo moral, que faculta ao Espírito perseguidor a perfeita identificação com o Espírito perseguido em comércio mental de demorado curso, através da necessária sintonia vibratória em que o devedor se ajusta ao cobrador sem que dele se afaste, por faltar ao segundo os recursos nobilitantes do resgate da dívida, mediante o contigente do amor.

Marcado pela dívida, o obsidiado é alguém atormentado em si mesmo.

Assinalado nos íntimos tecidos do subconsciente, pelo crime pretérito, possui os factores básicos para a obsessão, em forma de predisposição psíquica e consequente desarmonia emocional.

Ao primeiro impacto do pensamento obsessivo, debate-se nas amarras da intranquilidade e facilmente se deixa consumir pela perturbação que o assalta.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ESTUDOS DOUTRINÁRIOS - Página 4 Empty Re: ESTUDOS DOUTRINÁRIOS

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Fev 02, 2011 11:13 pm

Continuando...

Assediado nas tendências inferiores que caracterizam a indisciplina do próprio espírito, o homem em processo obsessivo deixa-se engolfar pelo fascínio da emoção desregrada que o arrasta até à queda fatal nos abismos de sombra em que sucumbe na subjugação violenta.

Quando isto ocorre, só muito dificilmente se poderá libertar, considerado-se mesmo que o retorno à esfera da consciência tranquila se fará com as reminiscências dos horrores das batalhas travadas em espírito com o impenitente perseguidor...

Jesus, o excelente protótipo de Filho de deus, graças às condições inerentes ao seu Espírito Célico, pode produzir nas mentes atormentadas dos perseguidores da Erraticidade, como nos departamentos mentais dos perseguidos da indumentária física, o despertamento dos primeiros para as responsabilidades maiores da vida espiritual deles mesmos e dos segundos, facultando-lhes a ensancha da liberação das dívidas pela produção do bem de que podiam dispor graças à Sua intervenção sublime, poderosa...

Depois d’Ele, os Seus continuadores mais próximos, investidos de altos recursos de espiritualidade, não poucas vezes intervieram nas paisagens lúgubres das mentes atribuladas pela constrição obsessiva, produzindo verdadeiros estados de paz e liberando do vampirismo soez clientes e hóspedes portadores de obsessões e obsessores para que pudessem marchar em clima de harmonia pelas veredas da redenção...

No entanto, com o desenvolvimento tecnológico e a consequente escassez da moralidade nos dias actuais, avultam-se os quadros da patologia medianímica abrindo as verdadeiras chaves da sintonia perfeita para os “plugs” da interferência espiritual negativa em cujas malhas se debate o homem do Século do Conhecimento, tão atormentado, no entanto, quanto os ancestrais das nefandas lutas do pretérito que o túmulo consumiu, e cuja memória lentamente se apaga nos anais da História...

... E a obsessão se multiplica em quadros que se renovam, em torvelinhos que são apresentados às pressas dentro dos novos departamentos que a vida cria e a que o homem se ajusta por imprevidência quanto por leviandade.

Examinemos alguns tópicos:

Obsessão da gula – Não obstante o conhecimento generalizado a respeito das possibilidades orgânicas, no trabalho de preservação do corpo pelo processo alimentar, elaborando os recursos de manutenção das células, muitos homens se atiram famélicos e atormentados sobre acepipes, caldos, gorduras e repastos, como se a mesa lhes significasse o único reduto de felicidade e de prazer, convertendo-se em veículo de vampirizadores desencarnados, odientos.

Obsessão alcoólica – Desejando fugir aos tormentos que dizem respeito às paisagens lôbregas da mente inquieta, o obsidiado é inspirado a buscar os alcoólicos para refugiar-se na obliteração da consciência em cujos painéis se encontram impressos os cenários terríveis da alucinação em que se debate, aparvalhando-se quando vencido pela embriaguez decorrente dos licores de vária procedência e transformando-se em mais fácil e demorada presa da subjugação.

Obsessão dos alucinógenos – Barbitúricos, opiáceos de elaboração complexa, alucinógenos ou depressivos em geral abrem as portas da loucura fácil aos trânsfugas do caminho da verdade, a que se arrojam buscando as ilusões e a irrealidade para se entregarem inermes às mãos dos perseguidores desencarnados que os espreitam, logo se desprendem parcialmente dos liames físicos, de momento afrouxados pelo torpor produzido nos centros psicossoma...

Obsessão sexual – Corrompendo-se as finalidades das fontes geratrizes da vida em meios indignos, de lascívia e degeneração, o homem transforma o aparelho sexual em pântano de aberrante expressão de prazer, em que paulatinamente se afunda até à imersão total nas vascas de irreversível loucura que o domina e consome.
Além das entidades que o perturbam, vincula-se a outras, ociosas e mal sãs, dos vários sítios a que recorre, complicando até além da vida física o processo obsessivo.

Obsessão da avareza – Evocando pela consciência ultrajada crimes praticados na vida passada, o homem se aferra á posse e, vencido pelo prazer onzenário de tudo reunir, acumula numa gaiola dourada todos os bens, deixando-se nela indefinidamente, perdendo a oportunidade de viver e de marchar na direcção da Imortalidade.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ESTUDOS DOUTRINÁRIOS - Página 4 Empty Re: ESTUDOS DOUTRINÁRIOS

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Fev 02, 2011 11:14 pm

Continuando...

Obsessão na saúde – Espíritos atribulados em si mesmos, engendram psicopatias de nomenclatura complexa, nas quais desgastam o veículo fisiológico a golpes de rebeldia, de ira, criando estados de desorganização física e posteriormente psíquica, que se transformam mais tarde em enfermidades muito graves e ainda não definidas na Patologia Médica, que terminam por consumi-los, levando-os à desencarnação antecipada, na condição de suicidas indirectos e inconsequentes.
Incluem-se entre esses os hipocondríacos, os psico-maníacos...

Auto-obsessão – Nem todos os fenómenos obsessivos, entretanto, procedem da injunção proposital de um espírito desencarnado sobre outro, vestido pela roupagem fisiológica.

Grande parte dos que se encontram entorpecidos pelos problemas de ordem espiritual, psíquica ou física, padece um processo de auto-obsessão dos mais lamentáveis, pois que nesse quadro o espírito obsessor é o próprio obsidiado em reencarnação compulsória de resgate impositivo, que não consegue forças para se libertar facilmente das situações enfermiças, a fim de avançar nos rumos do equilíbrio, da necessária paz.

Espíritos despóticos ou viciados, precitos ou cruéis ao se emboscarem na organização das células físicas, condicionam, através das próprias vibrações, condicionam, através das próprias vibrações, enarmonias no metabolismo desta ou daquela natureza, do que decorrem desequilíbrios vários, gerando estados de perturbação íntima, engendrando distúrbios e nevroses que os fazem com tempo transformar-se em algozes ou em vítimas de si mesmos, conduzindo-se à desesperação do túmulo antecipado pelo suicídio directo ou indirecto, vítimas de alucinações momentâneas ou da loucura de grande porte...

Aí estão os esquizofrénicos, os cleptomaníacos, os neuróticos e psicóticos de múltipla variedade, reflectindo as distonias do próprio espírito nos centros de comando da vontade, da razão, dos diversos órgãos...

Em todos esses quadros, a mediunidade tem uma função primacial, pois que, graças a ela, se estreitam as ligações do espírito reencarnado com os demais Espíritos desencarnados que fixam, mediante hipnose cuidadosa e pertinaz, as ideias obsidentes de que a actual vítima lentamente se deixa absorver fascinada, permitindo-lhe dominar e consumir...

Todavia, a excelente terapêutica espírita detém medicamentos valiosos de fácil utilização, merecendo que se recordem a técnica curadora do Cristo, bem como os métodos psicossomáticos, psiquiátricos, psicanalíticos da Ciência moderna, simultaneamente.

Em qualquer processo obsessivo, o enfermo será sempre convidado às operações de reajustamento e reequilibro próprio, por dele depender a regularização do débito para com o seu cobrador espiritual.

Pequenos exercícios de disciplina da vontade, culto da prece, leituras edificantes, algum trabalho eficiente em favor de outrem, na fase inicial ou em qualquer período da perturbação, são antídotos que agem poderosamente a benefício dos atribulados do espírito.

No capítulo das obsessões todo auxílio de outrem, significa aumento de responsabilidade para o beneficiado.

A obsessão é escolho que, a cada momento, ceifa alegrias e esperanças.

O Espiritismo, por ser a Doutrina do “homem integral”, torna-se fácil terapia para a felicidade e um verdadeiro glossário de bênçãos.

É o mais eficiente tratado de que dispõe o homem para a erradicação total desse fantasma cruel, - a obsessão – já que enseja uma vida ética em consonância com os preceitos evangélicos, em cuja prática a harmonia interior e o optimismo, constituem factores de equilíbrio sem limite, a irradiar-se em todas as direcções.

Oração – Pelo processo do optimismo oracional, desgastam-se as construções mentais negativas, favorecendo a mente com ideias salutares que fomentam paisagens de luz e paz, nas quais o homem haure renovação e coragem, encontrando entusiasmo e alegria para impregnar-se de equilíbrio e forças, já que sintoniza com as Esferas Superiores da Vida.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ESTUDOS DOUTRINÁRIOS - Página 4 Empty Re: ESTUDOS DOUTRINÁRIOS

Mensagem  Ave sem Ninho Qua Fev 02, 2011 11:15 pm

Continuando...

Passe – O revigoramento orgânico, pelo processo da transmissão fluidoterápica de natureza espiritual ou magnética, consegue no metabolismo do obsidiado o mesmo resultado que o organismo físico logra, quando debilitado recebe a dosagem do plasma ou da simples transfusão de sangue.
O passe estimula os leucócitos e as hemáceas que passam a trabalhar pela reorganização da vitalidade e a elaboração na medula óssea de novos contigentes para a manutenção e substituição paulatina dos implementos celulares do organismo.

Água magnetizada – Evocando a terapêutica utilizada pelo Cristo nas “Bodas de Caná”, e conhecedores das possibilidades de que a água é indicada para catalisar energias, a fluidificação ou magnetização da mesma é de relevante resultado, quando realizada pelo obsidiado, orando ou por seus companheiros de socorro, pois que dessa forma, ao ser ingerida, o organismo absorve as quinta-essências que vão actuar no perispiríto à semelhança do medicamento homeopático, estimulando os núcleos vitais donde procedem os elementos para a elaboração das células físicas e onde, em verdade, se estabelecem os pródomos da saúde como da enfermidade que sempre se originam no espírito liberado ao calceta.

Desobsessão – Mediante a elucidação do Espírito perseguidor nas sublimes escolas de Fé com que o Espiritismo Cristão enriquece a Terra através da interferência dos Espíritos Superiores e da técnica iluminativa dos doutrinadores junto àqueles que sofrem, abrem-se as comportas do entendimento, facultando-lhes compreender que todo perseguidor é um perseguido em si mesmo e que toda vítima traz consigo os processos auto-regenerativos impostos pela Lei, fazendo que eles, seus algozes, os entreguem à Sabedoria Divina que os não deixará impunes na sucessão intérmina do processo educativo da Terra.

O mesmo processo, o da doutrinação, é de relevância nos casos de auto-obsessão, pois o espírito doente, seja encarnado ou desencarnado, é sempre alguém necessitado de esclarecimento e paz, do que resultará a sua auto-libertação.

Seja, todavia, qual seja o recurso utilizado no socorro ao padecente do flagelo obsessivo, somente o obsidiado pode oferecer o indispensável requisito para a própria saúde: reforma íntima.

Sem a reforma interior, inócuos, negativos, sem produtividade redundam quase todos os processos socorristas, pois que nos temperamentos rebeldes e reaccionários, benefício algum pode produzir resultado valioso.

É por essa razão que examinando a problemática obsessiva, convém ressaltarmos que ante obsessores ou diante de obsidiados é indispensável a inalienável, a valiosa colaboração do próprio obsidiado no que diz respeito à transformação íntima de que se fazem testemunha os seus perseguidores desencarnados, que resolvem abandoná-los ou não, graças ao esforço que desenvolvem na busca da paz ou mediante o contingente que ofereçam a benefício da regeneração daqueles a quem são devedores.

Cultive, pois, cada um que deseja a harmonia pessoal e a persistência relativa da saúde, a boa palavra, o amor, a piedade fraternal, o perdão indiscriminado, a conduta moral elevada;
exercite-se nas tarefas da caridade, pelo pensamento, pela palavra e pela acção, pois como é verdade que podemos enganar o próximo no caminho em que nos encontramos, inutilmente tentaremos obliterar a própria consciência e ludibriar aqueles que nos seguem do passado em regime de comensalidade connosco, na actual conjuntura reencarnatória...

O antídoto salutar, imediato, à obsessão é a vivência cristã e espírita através da conjugação dos verbos amar, servir e perdoar em todos os tempos e modos, em cuja execução o espírito endividado se libera dos compromissos negativos e ascende na direcção do Planalto redentor da paz.

Tornado “carta viva” do Evangelho, ensina a imorredoura lição da fraternidade, após libertar-se da causa constringente da dor, pela sublime mensagem do amor de que se faz emissário em nome do Excelso Filho de Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo.

Por fim, consideremos a necessidade de estudar o Espiritismo para conhecer as suas preciosas lições, e banhando-se de optimismo e vigilância, precatar-se da obsessão, esse terrível invasor, cooperando para que na terra se estabeleça o primado do Espírito, que será formosa antemanhã do reino de Deus entre as criaturas.

Manoel Philomeno de Miranda

O pensamento, actuando no núcleo da célula, através do centro coronário, faz incidir, pelo concurso do centro cerebral que a seu turno envia a mensagem para os demais centros, as suas energias nos mitocôndrios dos citoplasmas, portadores de alto poder energético, como oxidação, dando origem no metabolismo a construções positivas ou negativas, que, no fígado, graças á função de glândula mista, com o concurso das enzimas, se transformam, não poucas vezes, em descargas de bílis, provocando imediata eliminação, quando de origem perniciosa.

Razão porque, quase sempre, embora a Ciência Médica moderna, não dê qualquer valor, os benfeitores espirituais prosseguem sugerindo o uso de colagogos e coleréticos, como auxiliares naquela função liberativa.
– Nota do Autor espiritual.

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ESTUDOS DOUTRINÁRIOS - Página 4 Empty “ADVERTÊNCIA OPORTUNA”

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Fev 03, 2011 10:44 pm

Evocando os mártires da Verdade, que em todos os tempos assinalaram a rota da evolução com as marcas do sacrifício pessoal, da renúncia e da vida, não podemos ignorar os testemunhos que, no correcto exercício da mediunidade iluminada pela Revelação Espírita, somos convidados a oferecer.

Ainda ontem, enquanto campeavam maiores dosagens da ignorância, o médium, considerado bruxo ou feiticeiro, era conduzido à fogueira e ao presídio, pagando com a vi-da carnal a prerrogativa do exercício das faculdades psíquicas.

Logo depois, diminuídas as punições capitais, a mediunidade foi levada ao pelourinho do descrédito e ridículo, caindo sobre os instrumentos dos Espíritos, acusações cruéis e inconscientes que os amarguravam, afligindo-os superlativamente.

Hoje, no entanto, embora as expressivas conquistas realizadas pelas investigações paranormais, a mediunidade, não pouca vezes, é tida como chaga moral ou miserabilidade psicológica que degrada a personalidade, corrompendo os centros da emoção, para muitos dos investigadores apressados e inconscientes ou para aqueles que não se deram ao trabalho de estudar a realidade dos fenómenos de ordem espiritual.

Conquanto os lauréis e triunfos enganosos com que se pretende já homenagear médiuns e trabalhadores da última hora, rareiam a legítima compreensão e a sincera amizade, destituídas de interesses imediatistas em torno das suas faculdades, como se através do suborno afectivo ao sensitivo se credenciassem tais apaniguados da ilusão a concessões generosas que reconhecem não merecer, mas que pleiteiam à Espiritualidade Superior.

Repontam em toda a parte os aficionados do engodo e mesmo alguns podem dizer-se filiados a este ou àquele Núcleo da Revelação Espírita.

Ignoram, todavia, as leis do equilíbrio da vida e possuem a habilidade de adaptar as claras lições do Cristo e de Kardec aos próprios conceitos, de modo a endossarem seus planos ardilosos e prejudiciais à prática escorreita da Mensagem Espírita.

Estejamos atentos!
Cuidemos do “orar e vigiar”.

Quando as facilidades campeiam e os aplausos se multiplicam, muito graves se fazem os compromissos com a Esfera Superior da Vida, pelos riscos que decorrem das atitudes daqueles que se tornam porta-vozes da Imortalidade.

Da mesma forma que a nuvem tolda a luz meridiana do sol, o elogio público e a gratidão festiva obnubilam a visão espiritual, perturbando o discernimento.

Coloquemos, portanto, as possibilidades de intercâmbio à luz do Evangelho Restaurado, resguardadas da insensatez e do ridículo, precatando-nos da adoração e dos cometimentos dos que promovem festividades frívolas.

A dor que está embrulhada da amargura e disfarçada, as feridas ocultas e dilacerantes, as perturbações graves nos espíritos inquietos que sorriem enganados, as mil aflições ignoradas mas que a mediunidade disciplinada e fiel sabe registar, são o permanente campo de acção, esperando a valiosas cooperação da discrição da caridade:
duas mãos convertidas em taça de amor lenindo e socorrendo, distantes das louvaminhas do teatro animado dos homens.

Mantenhamos fixos na rota seguida por Jesus os recursos da mediunidade dignificada e mesmo que estes não sejam mais os graves dias da arena dos testemunhos e dos postes do opróbrio, além das vibrações orgânicas, na Erraticidade, verdugos do bem e sicários do progresso dos homens, vigiam e formulam planos, agridem com habilidade e planeiam com astúcia, dirigindo as suas baterias bélicas contra os lídimos servidores do Cristo, aguardando surpreendê-los para os esmagar depois...

O que a pedrada contundente não consegue, o disfarce da hipocrisia consuma.
A ofensa directa rechaçada pela humildade pode retornar como veneno insidioso, em forma de calúnia que colima o objectivo.

Com as horas avinagradas e as melhores expressões confundidas, Jesus, o Excelso Médium de Deus, recebeu o madeiro da infâmia e expirou entre malfeitores reconhecidos, como se fora também, para fazer rutilar do alto da Cruz a luz do exemplo.

Seremos, então, nós outros, servos imperfeitos que ora nos candidatamos a servi-Lo e amá-Lo, que merecemos as glórias e as honrarias que Ele mesmo não fruiu?!

Resguardemos, pois, as fontes nobres da informação e do consolo imortalista contra a leviandade e acautelados, avancemos servindo, porque o serviço constante e desinteressado é tudo quanto pode o discípulo fiel pretender em memória de Quem se fez o Servidor por Excelência.

Vianna de Carvalho

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ESTUDOS DOUTRINÁRIOS - Página 4 Empty Palavras aos Médiuns

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Fev 03, 2011 10:45 pm


Mediunidade com Jesus é serviço aos semelhantes.
Desenvolver esse recurso é, sobretudo, aprender a servir.

Aqui, alguém fala em nome dos espíritos desencarnados;
ali, um companheiro aplica energias curativas;
além, um cooperador ensina o roteiro da verdade;
acolá, outrem enxuga as lágrimas do próximo, semeando consolações.


Entretanto, é o mesmo poder que opera em todos.
É a divina inspiração do Cristo, dinamizada através de mil modos para reerguer-nos da condição de inferioridade ou para sanar-nos o sofrimento.

E nessa movimentação bendita de socorro e esclarecimento, não se reclama os títulos convencionais do mundo, quaisquer que sejam, porque a mediunidade cristã, em si, não colide com nenhuma posição social, constituindo fonte do Céu a derramar benefícios na Terra, por intermédio dos corações de boa vontade.

Em razão disso, antes de qualquer sondagem das forças psíquicas, no sentido de se lhes apreciar o desdobramento, vale mais a consagração do trabalhador à caridade legítima, em cujo exercício todas as realizações nobres da alma podem ser encontradas.

Quem desejar a verdadeira felicidade, há de improvisar a felicidade dos outros;
quem procure a consolação, para encontrá-la, deverá reconfortar os mais desditosos da humana experiência.

Dar e receber.
Auxiliar para ser amparado.
Esclarecer para conquistas a sabedoria e devotar-se ao bem do próximo para alcançar a bênção do amor.

Eis a lei, que impera igualmente no campo mediúnico, sem cuja observação, o colaborador da Nova Revelação não atravessa os pórticos das rudimentares noções de vida imperecível.

Espírito algum construirá a escada da ascensão sem atender às determinações do auxílio mútuo.

Nesse terreno há muito que fazer nos círculos da Doutrina Cristã rediviva, porque não basta ser médium para honrar-se alguém com as vantagens da luz, tanto quanto não vale possuir uma charrua perfeita, sem a aplicação respectiva no esforço da sementeira.

A tarefa pede fortaleza no serviço com raciocínio no sentimento.

Sem maturidade para superar a desaprovação provisória da ignorância e da incompreensão e sem as fibras harmoniosas do carinho fraterno para socorrê-las com espírito de solidariedade real, é quase impraticável a jornada para a frente.

Os golpes da sombra martelam o trabalho iluminativo da mente por todos os flancos e preciso se torna ao instrumento humano da verdade, armar-se convenientemente na fé viva e na boa vontade incessante, a fim de satisfazer aos imperativos do ministério a que foi convocado.

Continua...
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ESTUDOS DOUTRINÁRIOS - Página 4 Empty Re: ESTUDOS DOUTRINÁRIOS

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Fev 03, 2011 10:46 pm

Continua...

Age, assim, com isenção de desânimo, sem desalento e sem inquietação, em teu apostolado de esclarecer e de auxiliar.
Estende as tuas mãos sobre os doentes que te busquem o concurso de irmão dos infortunados, na certeza de que o Senhor é o Manancial de todas as Bênçãos.

O lavrador semeia, no entanto, é a Bondade Divina que faz desabrochar a flor e preparar-se o fruto.
Indispensável marchar de alma erguida para o Alto, vigiando, embora as serpes espinhos que povoam o chão.

Diversos amigos se revelam interessados em tua tarefa de fraternidade e luz e não seria justo que a hesitação te paralizasse os impulsos mais nobres, tão somente porque a opinião do mundo te não entende os propósitos, nem os objectivos da esfera espiritual, de maneira imediata.

Não importa que o tempo seja humilde e que os mensageiros compareçam na túnica de extrema simplicidade.

O Mestre Divino ensinava a verdade à frente de um lago e costumava administrar os dons celestes sob um tecto emprestado;
além disso, encontrou os companheiros mais abnegados e fiéis entre pescadores anónimos, integrados na vida singela da natureza.

Não te apoquentes e segue com serenidade.
Claro está que ainda não temos seguidores leais do Senhor sem a cruz do sacrifício.

A mediunidade é um madeiro de espinhos dilacerantes, mas com o avanço da subida, calvário acima, os acúleos se transformam em flores e os braços da cruz se transformam em asas de luz para a alma livre na imortalidade.

Não desprezes a oportunidade de servir e prossegue de esperança robusta.
A estância física é uma estrada breve.
Aproveitamo-la sempre que possível na sementeira do Bem.

Em suma, ser médium no roteiro cristão, é doar de si mesmo em nome do Mestre.

E foi Ele que nos descerrou a realidade de que somente alcançam a vida verdadeira aqueles que sabem perder a existência em favor de todos os que se constituem seus tutelados e filhos de Deus na Terra.

Segue para diante, amando e servindo.
Não nos deve preocupar a ausência de alheia compreensão.

Antes de cogitarmos do problema de sermos amados, busquemos amar, conforme o Inesquecível Orientador nos observou:
- "Amai-vos uns aos outros, tal qual eu vos amei".

Bezerra de Menezes

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ESTUDOS DOUTRINÁRIOS - Página 4 Empty APROVEITE O ENSEJO

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Fev 04, 2011 10:45 pm

Não é companheiro dócil que exige a sua compreensão fraternal mais imediata.
É aquele que ainda luta por domar a ferocidade da ira, dentro do próprio peito.

Não é o irmão cheio de entendimento evangélico que reclama suas atenções inadiáveis.
É aquele que ainda não conseguiu eliminar a víbora da malícia do campo do coração.

Não é o amigo que marcha em paz, na senda do bem, quem solicita seu cuidado insistente.
É aquele que se perdeu no cipoal da discórdia e da incompreensão, sem forças para tornar ao caminho recto.

Não é a criatura que respira no trabalho normal que requisita socorro urgente.
É aquela que não teve suficiente recurso para vencer as circunstâncias constrangedoras da experiência humana e se precipitou na zona escura do desequilíbrio.

É muito provável que, por enquanto, seja plenamente dispensável a sua cooperação no paraíso.

É indiscutível, porém, a realidade de que, no momento, o seu lugar de servir e aprender, ajudar e amar, é na Terra mesmo.

Extraída do Livro Agenda Cristã
Livro Psicografado por Francisco Cândido Xavier.
Espírito André Luiz

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ESTUDOS DOUTRINÁRIOS - Página 4 Empty Pensamento e Conduta

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Fev 04, 2011 10:47 pm

Livro: Encontro Marcado
Emmanuel & Francisco Cândido Xavier

Nem sempre estamos habilitados a eleger o nosso ambiente mais íntimo, na experiência quotidiana.

Às vezes, somos constrangidos a suportar certos quadros de luta ou a partilhar o convívio de pessoas que não se nos afinam com a maneira de ser, em razão dos compromissos que trazemos de existências passadas.

Entretanto, em qualquer situação, somos livres para escolher os nossos pensamentos.

Cada inteligência emite as ideias que lhe são peculiares, a se definirem por ondas de energia viva e plasticizante, mas, se arroja de si essas forças, igualmente as recebe, pelo que influencia e é influenciada.

Ainda mesmo por instantes, toda criatura, ao exteriorizar-se, seja imaginando, falando ou agindo, em movimentação positiva, é um emissor actuante na vida, e, sempre que se interioriza, meditando, observando ou obedecendo, de modo passivo, é um receptor em funcionamento.

Aqueles que se desenvolveram mentalmente, atingindo a esfera das criações sugestivas, assumem o papel de orientadores, adquirindo responsabilidades mais vastas pela facilidade com que articulam programas de rumo para os outros.

Cada qual expõe o que pensa pelo esforço que realiza:
o cientista pela obra a que se consagra, o professor pelo que ensina, o escritor pelo que escreve, o comentarista pelo que fala, o artista pelo trabalho em que se revela.

Analisemos, assim, aquilo que nomeamos como sendo nosso "estado de espírito".

Tensão, dúvida, angústia, irritação, optimismo, coragem, confiança ou alegria são frutos de nossa preferência no mercado gratuito das ideias, de vez que o fio invisível de nossas ligações com o bem ou com o mal parte essencialmente de nós.

Convençamo-nos de que a nossa mente possui muita coisa de comum com o aparelho radiofónico.

Emissões construtivas ou deprimentes, significando a carga subtil de sugestões boas ou más que aceitamos e companheiros encarnados ou desencarnados, alcançam-nos incessantemente e podem alterar-nos o modo de ser, mas não podemos olvidar que a nossa vontade, é o sintonizador.

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ESTUDOS DOUTRINÁRIOS - Página 4 Empty Aproveite o Ensejo

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Fev 04, 2011 10:48 pm

Livro: Agenda Cristã
André Luiz & Francisco Cândido Xavier

Não é companheiro dócil que exige a sua compreensão fraternal mais imediata.
É aquele que ainda luta por domar a ferocidade da ira, dentro do próprio peito.

Não é o irmão cheio de entendimento evangélico que reclama suas atenções inadiáveis.
É aquele que ainda não conseguiu eliminar a víbora da malícia do campo do coração.

Não é o amigo que marcha em paz, na senda do bem, quem solicita seu cuidado insistente.
É aquele que se perdeu no cipoal da discórdia e da incompreensão, sem forças para tornar ao caminho recto.

Não é a criatura que respira no trabalho normal que requisita socorro urgente.
É aquela que não teve suficiente recurso para vencer as circunstâncias constrangedoras da experiência humana e se precipitou na zona escura do desequilíbrio.

É muito provável que, por enquanto, seja plenamente dispensável a sua cooperação no paraíso.

É indiscutível, porém, a realidade de que, no momento, o seu lugar de servir e aprender, ajudar e amar, é na Terra mesmo.

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ESTUDOS DOUTRINÁRIOS - Página 4 Empty Incompreensões

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Fev 04, 2011 10:49 pm

Joanna de Ângelis & Divaldo P. Franco

Não reclames do filho aquilo que ele ainda não te pode dar.

Ele é filho do Criador, quanto nós mesmos.
Ninguém se faz amado através da exigência.

Dá tudo! Aqueles que desejamos ajudar ou salvar nem sempre conseguem compreender, de pronto, o sentido de nossas palavras, mas podem ser inclinados ou arrastados à renovação por nossos actos e exemplos.

Em muitas ocasiões, na Terra, somos esquecidos e humilhados por aqueles a quem nos devotamos, mas, se soubermos perseverar na abnegação, acendemos no próprio espírito o abençoado lume com que clareamos a estrada, além do sepulcro!...

.§.

Tudo passa no mundo...
Os gritos da mocidade menos construtiva transformam-se em música de meditação na velhice!

Ampara teu filho que é também teu irmão na Eternidade, mas não te proponhas escravizá-lo ao teu modo de ser!

Monstruosa seria a árvore que se pusesse a devorar o próprio fruto; condenável seria a fonte que tragasse as próprias águas!

Os que amam, sustentam a vida e nela transitam como heróis, mas os que desejam ser amados não passam muitas vezes de tiranos cruéis...

.§.

Levanta-te!
Ainda não sorvestes todo o cálice.
Além disso, Jesus espera por ti...

Os que lhe batem à porta, consternados e desiludidos, são teus familiares igualmente...

Esses velhos abandonados que te procuram tiveram também pais que os adoravam e filhos que lhes dilaceraram o coração...

Esses doentes que apelam para a tua capacidade de auxiliar conheceram, de perto a meninice e a graça, a beleza e a juventude!...

.§.

Tuas dores, não são únicas.
E o sofrimento é a forja purificadora, onde iras perder o peso das paixões inferiores, a fim de te alçar à vida mais alta...
Quase sempre é na câmara escura da adversidade que percebe-mos os raios da Inspiração Divina, porque a saciedade terrestre costuma anestesiar-nos o espírito...

Procura teu filho, com a lâmpada acesa do amor, nos filhos alheios, e o Senhor abençoar-te-à, convertendo-te a amargura em paz do coração...
Ergue-te e aguarda de pé a luta dentro da qual reeducarás aqueles que mais amas...

Não te rendas ao sopro frio do infortúnio, nem creias no poder do cansaço...

Que seria de nós se Jesus, entediado de nossos erros, se entregasse à fadiga inútil?

Ainda que o corpo se recolha às transformações da morte, mantém-te firme na fé e no optimismo...
O túmulo é a penetração na luz de novo dia para quantos lhe atravessam a noite com a visão da esperança e do trabalho.

Não aguardes por agora, senão renúncia e sacrifício...
Jesus até hoje não foi compreendido, mesmo por muitos que se dizem seus seguidores.

Auxilia, perdoa e espera!...
As vitórias supremas do espírito brilham além da carne.

Muita Paz

Gilberto Adamatti

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ESTUDOS DOUTRINÁRIOS - Página 4 Empty Enfrentando Incompreensões

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Fev 04, 2011 10:50 pm

Livro: Desperte e seja Feliz
Joanna de Ângelis & Divaldo P. Franco

Perseguido, estiveste a ponto de também agredir.
Acusado, experimentaste o desejo forte de revidar.
Incompreendido, quiseste reagir com a mesma expressão.

Abandonado, sentiste a mágoa, que te sugeria desforço imediato.
Difamado, viste a oportunidade de investir contra os teus detractores, desmoralizando-os.
Enfermo, foste quase vencido pelo desânimo.

Aturdido, experimentaste o vinagre da amargura.
Traído, percebeste que a solução seriam as acusações ácidas.
Esbordoado pela indiferença, querias devolvê-las com rancor.

Apontado pela ironia e pelo descrédito, por pouco não sucumbiste, alquebrado.

Felizmente, as tentações não te deixaram piorar o quadro das provações redentoras.
Nada acontece, porém, que não seja para melhor, quando se sabe retirar o bom proveito da situação.

Ninguém cresce, moral e espiritualmente, sem a presença mortificadora da tentação.
As tentações são as pedras da estrada, criando impedimentos à movimentação dos viajantes do progresso; são os espinhos cravados nas "carnes do coração" ferindo, a cada contracção muscular ...
Constituem, também, os estímulos à vitória, à transformação íntima para melhor. São o aguilhão que impele para a frente todo aquele que lhe padece o acúleo.

As tentações que levam à irritação, ao revide, não são maiores do que aqueloutras que fazem arder as emoções profundas e se apresentam como tormentos ocultos do sentimento, do sexo, dos vícios, e outras que a ambição desmedida sussurra aos ouvidos da alma.
A vida, sem tentações ou testes de avaliação moral, perderia o seu colorido e as suas motivações de crescimento.

Enfrenta as tentações com estoicismo, em paz de espírito.
Elas te ajudam a vencer as limitações, o egoísmo, a jactância, a presunção orgulhosa...

Descobre-se frágil, como realmente o és, e adquire com elas as forças para seres resistente contra o mal ainda existente em ti mesmo.
Cada vitória, nesta área, será conquista para mais valioso tentame.

Mesmo Jesus, o Sábio por excelência, foi tentado, ensinando-nos que, se a tentação é fenómeno humano, a resistência contra o mal é conquista divina.

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ESTUDOS DOUTRINÁRIOS - Página 4 Empty Paradigma

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Fev 04, 2011 10:50 pm

Existem tantas coisas boas que podemos fazer.
Entre elas, orientar o semelhante em sua evolução espiritual, ajudando-o a semear prosperidade em seus caminhos.
Isto é o básico da caridade, a exalação do verdadeiro Amor.

Também nas coisas materiais, uma profissão, e tudo o que podemos fazer com prazer, seja expressando criatividade em um artesanato como também no âmbito de acções arrojadas, temos a possibilidade de realizar boas obras.

Mas, é no equilíbrio entre matéria e espírito que está a nossa posição, onde devemos trabalhar, não como intermediários de duas dimensões, mas como cidadãos do Infinito Universo, que compreende coisas até muito maiores do que matéria, espírito, tempo e espaço.

É imperativo que moldemos o mundo material para que prossiga a subsistência do corpo físico.
É indiscutível, portanto, que o mundo material faz parte da integridade espiritual, quando bem sabemos tirar proveito do mesmo, agindo de forma equilibrada, condizente.

Mergulhar em um fanatismo que a tudo condena é desconhecer que o próprio ego pode ditar desejos que expressam a mais afiada malícia, pela insaciável fome de comandar, terreno fértil para que as negras dimensões aflorem suas garras em qualquer mente sedenta de poder.

Na amplitude de tudo que está à nossa disposição, temos infindas oportunidades de aproveitar espaço e tempo para caminharmos na fina linha deste equilíbrio, que mixa prazer e trabalho.

De um lado trabalho, do outro, prazer.
Temos em nossas entranhas os sentidos físicos que não servem apenas para orientação nos corredores da matéria.
Aproveitemo-nos, portanto, para tirar proveito das sensações físicas, no seu devido tempo e espaço.

O prazer, em todas as suas formas, seja no sexo, no palato, na visão de viagens extraordinárias, no conforto de electrodomésticos, na segurança das posses adquiridas, o prazer, é uma prova clara e irrefutável de que Deus não é tirano, concedeu-nos muito mais do que o livre arbítrio, deu-nos condições plenas de enfrentarmos todos os embates, sempre refrescados por recompensas que muitas vezes não reconhecemos.

Criar complexos, consumir o tempo nas picuinhas de pensamentos sórdidos, quando se está combinando a vida nos aspectos mais nobres, longe dos conceitos tacanhos de diversas instituições que em todos os tempos dilaceram a Humanidade, é ciúme infundado, inveja, como as segundas intenções daquele que não se importa com o bem-estar de seu semelhante, mas unicamente busca impor regras temporárias sob as quais nem mesmo a própria pessoa se submeterá, quando seguir pelos confins da eternidade.

Os degraus evolutivos existem, independentemente de cultura, intelecto e outros aspectos do cérebro.
Cada um, dentro de seu próprio contexto, sabe, talvez não por palavras, talvez não por pensamentos, mas em seu íntimo, tem consciência de que deve evoluir e, sem falha do perfeito Universo, tem a exacta noção de quais são, ainda que pequenos, os seus próximos passos.

É indispensável que cada um de nós busque constantemente estar na presença do Senhor Deus.
Respirar cada momento, literalmente cada segundo, sob a consciência da presença Divina, é o único Meio que inspira-nos na força e orientação de caminhos seguros e evolutivos.

Propiciar meios para que o semelhante encontre condições onde possa compreender os equívocos da vida, é permitir que Deus conduza uma energia através do teu Ser, reflectindo para todos os demais.
Iluminar é saudável, um compromisso que cedo ou tarde descobrimos que não passa de puro prazer.

Por sinal, direito que muitas vezes rejeitamos, é a oportunidade de aprendermos outras formas de prazer, longe do círculo material, que nos propiciem regozijo pelas asas da Eternidade.

Frustrar-se por não concordar com isto ou aquilo, quando não pode ser modificado para melhor, é mesmo desconhecer a presença Superior em tudo, e em todos.

Forjar ou impor é estagnar o canal de comunicação com Aquele que flui livremente nos corações de seus seguidores, que vivem não somente buscando a sua Presença, como também imersos em seu Paradigma.

"Autor Desconhecido"

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ESTUDOS DOUTRINÁRIOS - Página 4 Empty Necessário Acordar

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Fev 04, 2011 10:51 pm

Livro: Pão Nosso
Emmanuel & Francisco Cândido Xavier

"Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e o Cristo te esclarecerá".
Paulo. (Efésios, 5:14).

Grande número de adventícios ou não aos círculos do Cristianismo acusa fortes dificuldades na compreensão e aplicação dos ensinamentos de Jesus.
Alguns encontram obscuridades nos textos, outros perseveram nas questiúnculas literárias.
Inquietam-se, protestam e rejeitam o pão divino pelo envoltório humano de que necessitou para preservar-se na Terra.

Esses amigos, entretanto, não percebem que isto ocorre, porque permanecem dormindo, vítimas de paralisia das faculdades superiores.

Na maioria das ocasiões, os convites divinos passam por eles, sugestivos e santificantes;
todavia, os companheiros distraídos interpretam-nos por cenas sagradas, dignas de louvor, mas depressa relegadas ao esquecimento.
O coração não adere, dormitando amortecido, incapaz de analisar e compreender.

A criatura necessita indagar de si mesma o que faz, o que deseja, a que propósitos atende e a que finalidades se destina.
Faz-se indispensável examinar-se, emergir da animalidade e erguer-se para assenhorear o próprio caminho.

Grandes massas, supostamente religiosas, vão sendo conduzidas, através das circunstâncias de cada dia, quais fileiras de sonâmbulos inconscientes.
Fala-se em Deus, em fé e em espiritualidade, qual se respirassem na estranha atmosfera de escuro pesadelo.
Sacudidas pela corrente incessante do rio da vida, rolam no turbilhão dos acontecimentos, enceguecidas, dormente e semi-mortas até que despertem e se levantem, através do esforço pessoa, a fim de que o Cristo se esclareça.

Muita Paz

Gilberto Adamatti

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ESTUDOS DOUTRINÁRIOS - Página 4 Empty Necessário Despertar

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Fev 04, 2011 10:52 pm

Livro: Momentos Enriquecedores
Joanna de Ângelis & Divaldo Franco

Inúmeros candidatos ao conhecimento das informações espíritas - portadoras dos relevantes mecanismos para a reforma íntima - detêm-se, inconsequentes, na expectativa de milagres, que os não há, para a solução de problemas que eles próprios criaram e continuam gerando, ou esperam que a simples adesão formal a uma Sociedade, onde se divulga o Espiritismo, é suficiente para plenificá-los.

Fixados ao atavismo do maravilhoso e do sobrenatural, perseveram na crença leviana de que os Espíritos desencarnados tudo sabem, tudo podem, com a missão expressa de resolver as dificuldades humanas, desse modo, candidatando as criaturas à ignorância e ao atraso.

Acostumados às notícias extravagantes do misticismo que envolve a mediunidade e dos tabus em torno das comunicações espirituais, negam-se ao estudo sério, ou intentam-no, logo o abandonando, apoia-dos às bengalas psicológicas do comodismo de que lhes parece difícil a absorção do conhecimento espiritual, seja pela impossibilidade de manter a atenção, ou por deficiência de memória, ou ainda por perturbações de vária ordem, que afligem, adormecem, incomodam.

A argumentação simplista não procede, porquanto, em outras áreas do comportamento, seja no trabalho, no relacionamento interpessoal, nas pesquisas e cursos, se não houver um sincero interesse e legítima dedicação, ocorrem os mesmos fenómenos perturbadores, desestimulantes.

Toda experiência nova é desafio, caracterizado por dificuldades, superáveis, que mais despertam os valores morais de quem a deseja vivenciar.

No que diz respeito àquelas de complexidade profunda, quais as de transformação do homem velho em um novo ser, os patamares a conquistar são múltiplos, revestidos de compreensíveis impedimentos.

Não se alteram hábitos doentios, perniciosos, de um momento para outro, com apenas a disposição, sem o correspondente esforço para consegui-lo.

A transformação interior para melhor, que o conhecimento espírita propicia, é precedida de um necessário despertar para a aceitação de novos e preciosos valores morais, que satisfazem e harmonizam a criatura.

Desse modo, ao desejo de crescimento, devem aliar-se o esforço contínuo e o devotamento às ideias renovadoras, trabalhando-se por entender as directrizes que se lhe apresentam, experimentando e insistindo na sua implantação no mundo íntimo.

A vitória de qualquer tentame chega após a permanência na sua execução.
.§.
Substitui, mediante as informações libertadoras do Espiritismo, os velhos hábitos, um a um, adoptando novo comportamento mental, e, depois, vivencial, a fim de que a renovação se te faça contínua, incessante.

Fixa-te no propósito de vencer os velhos condicionamentos e adopta as propostas de acção positiva, que te auxiliarão no crescimento íntimo.

Liberta-te dos instrumentos frágeis de justificação, evitando as fugas psicológicas à realidade, à responsabilidade.

Insiste na lapidação das arestas grosseiras da personalidade e adapta-te ao novo modo de entender e ser, incorporando à conduta as directrizes espirituais.

Dar-te-ás conta dos benefícios imediatos que advirão, das soluções aos problemas que surgirão, enfim, de que o empenho se coroa de êxito na razão directa do esforço encetado.
.§.
Não foi fácil a Simão Pedro transferir-se do mar da Galileia, onde pescava com simplicidade, para a experiência difícil no oceano tumultuado da humanidade...

Foi grandemente dolorosa a transferência psíquica, emocional e humana de Saulo de Tarso, da exaltação judaica e da opulência do Sinédrio, bem como de uma família abastada, para a actividade áspera de artesão e apóstolo de Jesus...

Maceradora foi a conduta da equivocada de Magdala, ao adoptar as lições do Mestre como regra de iluminação íntima, que conseguiu a duras penas...

A História está repleta de heróis da transformação para melhor, que todos respeitam, porém, são incontáveis os conquistadores anónimos do continente da alma, que estavam perdidos e se encontraram.

O Espiritismo hoje, revivendo Jesus ontem, oferece os valiosos esclarecimentos para a felicidade, a auto-descoberta, a iluminação íntima libertadora.

Para consegui-lo é, primeiro, necessário despertar.

Muita Paz

Gilberto Adamatti

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ESTUDOS DOUTRINÁRIOS - Página 4 Empty COMO CONSERTAR O MUNDO

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Fev 04, 2011 10:54 pm

Um cientista vivia preocupado com os problemas do mundo e estava resolvido a encontrar meios de minorá-los.
Passava dias em seu laboratório em busca de respostas para suas dúvidas.

Certo dia, seu filho de sete anos invadiu o seu santuário decido a ajudá-lo a trabalhar.

O cientista, nervoso pela interrupção, tentou fazer com que o filho fosse brincar em outro lugar.
Vendo que seria impossível removê-lo, o pai procurou algo que pudesse ser oferecido ao filho com o objectivo de distrair sua atenção.

De repente deparou-se com o mapa do mundo, o que procurava!

Com auxílio de uma tesoura, recortou o mapa em vários pedaços, e junto com um rolo de fita adesiva, o entregou ao filho dizendo:
- Você gosta de quebra cabeça?
Então vou lhe dar o mundo para consertar.
Aqui está o mundo todo quebrado.
Veja se consegue consertá-lo bem direitinho!
Faça tudo sozinho.

Calculou que a criança levaria dias para recompor o mapa.

Algumas horas depois, ouviu a voz do filho que o chamava calmamente:
- Pai, já fiz tudo.
Consegui terminar tudinho.

No princípio o pai não deu crédito às palavras do filho.
Seria possível na sua idade ter conseguido recompor o mapa que jamais tinha vista.
Relutante, o cientista levantou os olhos de suas anotações, certo de que veria um trabalho digno de uma criança.

Para sua surpresa o mapa estava completo.
Todos os pedaços haviam sido colados nos devidos lugares.

Como seria possível?
Como o menino havia sido capaz?

- Você não sabia como era o mundo, meu filho, como conseguiu?
- Pai, eu não sabia como era o mundo, mas quando você tirou o papel da revista para recortar, eu vi que do outro lado havia uma figura de um homem.
Quando você me deu o mundo para consertar, eu tentei mas não consegui.
Foi aí que me lembrei do homem, virei os recortes e comecei a consertar o homem que eu sabia como era.
Quando consegui consertar o homem, virei a folha e vi que havia consertado o mundo.


"Gilberto"

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ESTUDOS DOUTRINÁRIOS - Página 4 Empty Re: ESTUDOS DOUTRINÁRIOS

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Fev 04, 2011 10:55 pm

A caridade de quem dá do que tem pode modificar a paisagem da penúria exterior ao redor de seus passos, mas somente a caridade de quem dá de si mesmo aos semelhantes poderá modificar a paisagem de penúria em sua própria alma.

Bezerra de Menezes

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ESTUDOS DOUTRINÁRIOS - Página 4 Empty PORTAS ABERTAS

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Fev 04, 2011 10:55 pm

Se alguém procura sua casa com frio é porque você tem o cobertor
Se alguém procura sua casa com alegria é porque você tem o sorriso
Se alguém procura sua casa com lágrimas é porque você tem o lenço

Se alguém procura sua casa com versos é porque você tem a música
Se alguém procura sua casa com dor é porque você tem o curativo
Se alguém procura sua casa com palavras é porque você tem a audição

Se alguém procura sua casa com fome é porque você tem o alimento
Se alguém procura sua casa com beijos é porque você tem o mel
Se alguém procura sua casa com dúvidas é porque você tem o caminho

Se alguém procura sua casa com orquestras é porque você tem a festa
Se alguém procura sua casa com desânimo é porque você tem o estímulo
Se alguém procura sua casa com fantasias é porque você tem a realidade

Se alguém procura sua casa com desespero é porque você tem a serenidade
Se alguém procura sua casa com entusiasmo é porque você tem o brilho
Se alguém procura sua casa com segredos é porque você tem a cumplicidade

Se alguém procura sua casa com tumultos é porque você tem a meditação
Se alguém procura sua casa com confiança é porque você tem o azul
Se alguém procura sua casa com medo é porque você tem o amor
.§.
Ninguém chega por acaso à sua casa
Por isso jamais feche as portas a quem levemente nelas bate
Jamais vire as costas a quem chega de olhos límpidos

De coração inteiro, de alma exposta
Não dê desculpas, não se agarre a mil argumentos racionais
Não invente motivos para justificar gestos bruscos

Destranque os portões das suas defesas forjadas
Destrua os muralhas construídas com os tijolos dos empurrões
Todos que batem à sua porta merecem pão e vinho
Merecem seu abraço, seu aconchego

Todos que viajam em direcção à sua casa,
E batem de leve à porta em busca da sua mão,
Merecem entrar ...

Autor Desconhecido
Transcrito de espiritualismo@yahoogroups.com

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ESTUDOS DOUTRINÁRIOS - Página 4 Empty Re: ESTUDOS DOUTRINÁRIOS

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Fev 05, 2011 10:46 pm

Compromisso Pessoal
Livro: Ceifa de Luz
Emmanuel & Francisco Cândido Xavier

"Eu plantei, Apolo regou, mas o crescimento veio de Deus"
Paulo. (I Coríntios, 3:6).

Nada de personalismo dissolvente na lavoura do espírito.

Qual ocorre em qualquer campo terrestre, cultivador algum, na gleba da alma, pode jatar-se de tudo fazer nos domínios da sementeira ou da colheita.

Após o esforço de quem planta, há quem siga o vegetal nascente, quem o auxilie, quem o corrija, quem o proteja.

Pensando, porém, no impositivo da descentralização, no serviço espiritual, muitos companheiros fogem à iniciativa nas construções de ordem moral que nos competem.

Muitos deles, convidados a compromissos edificantes, nesse ou naquele sector de trabalho, afirmam-se inaptos para a tarefa, como se nunca devêssemos iniciar o aprendizado do aprimoramento íntimo, enquanto que outros asseveram, quase sempre com ironia, que não nasceram para líderes.

Os que assim procedem costumam relegar para Deus comezinhas obrigações no que tange à elevação, processo, acrisolamento ou melhoria, mas as leis do Criador não isentam a criatura do dever de colaborar na edificação do bem e da verdade, em favor de si mesma.

Vejamos a palavra do Apóstolo Paulo, quando já conhecia os problemas do auto-aperfeiçoamento, em nos referindo à evangelização:
"Eu plantei, Apolo regou, mas o crescimento veio de Deus".

A necessidade do devotamento individual à causa da Verdade transparece, clara, de semelhante conceituação.

Sabemos que a essência de toda actividade, numa lavra agrícola, procede, originariamente, da Providência Divina.

De Deus vêm à semente, o solo, o clima, a seiva e a orientação para o desenvolvimento da árvore, como também dimanam de Deus a inteligência, a saúde, a coragem e o discernimento do cultivador, mas somos obrigados a reconhecer que alguém deve plantar.

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ESTUDOS DOUTRINÁRIOS - Página 4 Empty Conselhos

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Fev 05, 2011 10:47 pm

Livro: Vida Feliz
Joanna de Ângelis & Divaldo P. Franco

Os conselhos somente terão valor se estiveres disposto a segui-los.

Quando estejas com dificuldade em qualquer assunto, recorre a uma pessoa mais experiente, mais bem equipada, pedindo-lhe ajuda e orientação.

Todavia, não leves a tua própria opinião, tentando prová-la verdadeira.

Ouve com cuidado, reflexiona e, depois, toma a decisão que te pareça mais acertada.

Por outro lado, não faças ouvidos moucos às orientações e conselhos que te dêem ou que busques.

"Examina tudo e retém o que é bom", ensina o Apóstolo, em nome do Bem.

Muita Paz

Gilberto Adamatti

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ESTUDOS DOUTRINÁRIOS - Página 4 Empty Auxílio

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Fev 05, 2011 10:48 pm

Livro: Pensamento e Vida - 23
Emmanuel & Francisco Cândido Xavier

Auxiliar espontaneamente é reflectir a Vida Divina por intermédio da vida de nosso “eu”, que se dilata e engrandece, à proporção que nos desdobramos no impulso de auxiliar.

A Eterna Providência é o reservatório do Amor Infinito, em doacção permanente, solicitando canais de expressão que o distribuam, aos quais provê com matemática precisão.

É necessário, porém, estejamos de atalaia no celeiro de nós mesmos, a fim de que não impeçamos o eterno dar-se de Nosso Pai, dando incessantemente dos bens de que Ele nos enriquece.

Quem observa os princípios da electricidade não ignora que o fluxo constante da força, para a consecução dos benefícios que ela produz, reclama um circuito completo.

Se não houvesse pólos positivos e negativos, não disporíamos do favor da luz e do movimento.

Quem conhece igualmente o manancial sabe que a água, para manter-se pura, exige escoadouro.

Toda obstrução, por isso mesmo, significa inércia e enfermidade.

A lei do auxílio permite a solicitação, mas determina a expansão para que a ajuda não desajude.

O sangue que não circula gera a necrose que traduz cadaverização dentro do corpo vivo.

O homem que saiba governar muitos bens reunidos, construindo com eles a base do trabalho e da educação de muitos, é qual represa em lide, no campo social, missionário do progresso que as leis da vida nutrem de esperança e saúde, segurança e alegria;
ao passo que o detentor de numerosos bens, sem qualquer serventia para a comunidade, é um sorvedouro em sombra à margem do caminho, usurário infeliz que as mesmas leis da vida cercam de angústia e medo, solidão e secura.

O amparo que recolhemos corresponde ao amparo que dispensamos.

E o amparo que dispensamos está invariavelmente seguido de vastos acréscimos potenciais para a hipótese de nos fazermos mais úteis.

Lembremo-nos de que reflectir as bênçãos de Deus no socorro espontâneo ao próximo, sem o tambor da vaidade a estimular-nos o exclusivismo, é atrair os reflexos de Deus para aqueles que nos cercam e que, igualmente em silêncio, se deslocam ao nosso encontro, prestando-nos assistência efectiva.

Ajudar com o sentimento, com a ideia, com a palavra e com a acção, ajudar a todos e melhorar sempre é invocar, em nosso favor, o apoio integral da vida.

Não nos esqueçamos, pois, de que o auxilio que prestamos às criaturas, sem exigência e sem paga, é a nossa rogativa silenciosa ao Socorro Divino, que nos responde, invariável, com a luz da cooperação e do suprimento.

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ESTUDOS DOUTRINÁRIOS - Página 4 Empty Semeador de Luz

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Fev 05, 2011 10:49 pm

Livro: Florações Evangélicas
Joanna de Ângelis & Divaldo P. Franco

Esparze os raios de luz que espocam na tua alma, junto ao solo dos corações, enquanto medram soberanas sombras e imprecações.
Malgrado estejam feridas tuas mãos pelo cajado das lutas quotidianas, não seja isto empecilho para o mister da sementeira.

Pelo contrário, permite que as gotas de suor da face cansada e as bagas sanguinolentas, caindo na terra das almas se transformem na humidade generosa que desenvolve o embrião a dormir no casulo do amor latente em todos.

Embora os pés assinalados pela presença dos espinhos e da urze, avança na direcção do Infinito, alargando a vereda que se estreita à frente para que os da rectaguarda possam avançar também.

Não fales de cansaço nem arroles decepção.
Aqueles que entesouram o amor podem desdobrar em milhares as moedas da coragem, para continuarem ricos de entusiasmo.
Multiplicam os haveres na razão em que os doam e quanto mais distribuem mais possuem, conseguindo o milagre da felicidade onde se encontram.

Passam muitas vezes combatidos pela indolência de uns e perseguidos pela rebeldia de outros, mas não se detêm.

Utilizando o tempo com propriedade, por reconhecerem que a hora da semeação passa breve e é necessário aproveitar o momento azado, não se rebelam, nem recalcitram, insistindo e perseverando com optimismo.

Semeador da luz:
não temas a treva nem a discórdia, a precipitação ou a preguiça.

Muitos se dizem cansados no campo;
outros se afirmam desiludidos;
vários desejam renovar emoções caracterizando-se por inusitada saturação;
alguns simplesmente desertaram, e onde medravam as primeiras plântulas a erva daninha triunfa e a desolação governa...

Prossegue tu, porém, insistentemente, mesmo que te suponhas abandonado, a sós...
Há aqueles que semeiam animosidades e deparam idiossincrasias.
Abundam os que espalham a ira e defrontam resíduos de ódios onde chegam.

Na alfândega da vida muitos apresentam disfarçadas as sementes da maledicência e da infâmia esperando liberação.
O imposto da impertinência, porém, cobra taxas pesadas àqueles que se fazem fiscais em nome da impiedade.

Por isso, na gleba imensa dos homens surgem e ressurgem tantos afligentes e afligidos disputando espaço na ribalta da ilusão fisiológica.
Passam disfarçados, enganadores ou enganados, na busca do desencanto.
São, também, semeadores do desconcerto que defrontarão adiante...

Mesmo os cardos se enflorescem, algumas vezes, e as pedras refulgem quando lapidadas.
Semeia, pois, a luz da esperança, ainda e sempre, desde que se te depare oportunidade feliz.

Um dia, um Homem Sublime abandonou por um pouco um jardim de estrelas para depositar nas criaturas da Terra gemas de refulgente esperança em torno do Seu Reino.

Ímpios e caídos, hipócritas e pecadores, nobres e plebeus, gentes simples e prepotentes receberam Sua dádiva e fizeram que mergulhassem na terra das suas vidas os raios de Sua luz, transformando-se em sóis de bênçãos que, desde então, clareiam os destinos da Terra.

E Ele mesmo, quando foi desdenhado numa cruz, fulgurou numa excelente madrugada, continuando a semear a luz da imortalidade na mente e no coração dos que jaziam na sombra da saudade e do medo.

"Pondo-vos a caminho, pregai que está próximo o Reino dos Céus".
Mateus: 10-7.

Muita Paz

Gilberto Adamatti

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122615
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

ESTUDOS DOUTRINÁRIOS - Página 4 Empty Re: ESTUDOS DOUTRINÁRIOS

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos