LUZ ESPÍRITA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia Empty Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Seg maio 20, 2019 12:48 pm

Cirurgia Moral
João Nunes Maia

Pelo espírito Lancellin

PREFÁCIO
Esta obra é um pequeno concerto na música da tua mente.
Cirurgia Moral - é um apoio vertido dos planos superiores em favor de todos nós que procuramos a auto-educação espiritual através de conceitos que nos ajudem a viver em qualquer estado em que nos encontremos.
Afeiçoamo-nos ao livro nobre por ser ele um celeiro de luz capaz de ajudar as almas no grande empenho de iluminar o nosso caminho.
O livro é uma porta para o país da compreensão e a vontade é a chave.
Toda a civilização se assenta no livro, que guarda com carinho as mais variadas experiências urdidas pelo progresso. Se sempre falamos que a natureza é o grande livro de Deus, na verdade te dizemos que os pergaminhos do mundo são ensaios constantes para reflectir neles as mesmas leis naturais do Criador.
Saudemos o livro, principalmente aquele cunhado no Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, representando a bandeira de luz com que os ventos dos céus indicam os caminhos certos para os desbravadores, na descoberta de novas terras no universo do coração.
A conjunção das nossas ideias obedece aos nossos sentimentos.
Estes, aprimorados, nos levam à grandiosidade da harmonia interna, factor indispensável para a paz da consciência.
Lê com interesse e examina com atenção todas estas páginas grafadas pelo nosso companheiro em Cristo, Lancellin, que escreve usando a inteligência - como demonstram as letras, que se enfileiram em plena harmonia de assuntos - sem esquecer a força dos sentimentos enriquecidos nos valores espirituais, onde Jesus é o Sol que nos aquece a todos.
Todos os que nos empenhamos na difusão dos conceitos iluminados do Mestre firmamos compromissos com a espiritualidade maior.
Em tudo o que escrevemos está presente a atmosfera cristã, perfumando e orientando todas as nossas atitudes.
E essa é, na verdade, a nossa maior alegria, a alegria de andar de mãos dadas com o Cristo, como nos esforçar em todos os momentos para que Ele acorde dentro de nós e repita as mesmas palavras que dizia aos Seus discípulos:
A Paz seja convosco!
Este livro pode, a princípio, não te fazer bem.
Se este for o caso, não esmoreças, pois não há imposição alguma nestes conceitos.
É um convite afectuoso ao teu coração.
É uma obra cheia de sugestões espirituais, para que mudes de vida, mudando os pensamentos, na ordem e na sequência do Amor.
Não sejas violento contigo mesmo.
A brandura é norma do homem inteligente e à persistência no Bem é aquisição do companheiro milenar nas hostes da harmonia universal.
O irmão que está lendo esta obra desconhece a engenhosidade que se processou para a sua escrita.
As transmissões espirituais têm uma variedade semelhante à da existência das coisas da própria natureza.
Somos muitos que nos reunimos neste ideal de escrever, usando os canais mediúnicos em louvor de tudo o que falou o nosso Divino Preceptor de todos os tempos: Jesus.
Falanges e mais falanges de espíritos do Senhor estão cuidando de toda a seara da Terra, levando o Evangelho, sob variadas formas, às criaturas, para que ninguém diga que não o conheceu.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia Empty Re: Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Seg maio 20, 2019 12:48 pm

Cientifica-te de que a verdade bate à tua porta.
Abre, meu filho, o coração, e deixa a luz invadir o teu mundo interno e brilha também com ela.
Estamos próximos a provações indizíveis, impostas aos corações, para que eles se abram ao Bem.
O amor nasce nos contrastes da natureza.
A experiência nos demonstra que as claridades aparecem das fricções dos corpos.
Também das lutas entre as ideias do Bem e do Mal surge a compreensão.
Cirurgia Moral mostrar-te-á uma luta mais elevada, ajudando-te a expulsar os pensamentos negativos e as ideias inferiores, que são teus maiores inimigos no grande campo de batalha que é a tua mente.
Se resistires até o fim neste ideal de melhorares a ti mesmo, receberás o prémio da vitória, por teres vencido a ti mesmo e conquistado a tranquilidade da consciência.
Salve Deus e Jesus, e salve o leitor que compreendeu este pequeno esforço do nosso irmão em Jesus, Lancellin!

MIRAMEZ

Página recebida pelo médium João Nunes Maia.
Belo Horizonte, 10 de fevereiro de 1983.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia Empty Re: Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Seg maio 20, 2019 12:48 pm

1 - PRECE PARA TI MESMO
Deus!... Sou eu que Te falo!
Eu me proponho a ler este livro, já sabendo que ele trata de assuntos altamente incómodos à minha personalidade.
Pelo sumário e pelo título, nota-se o quanto temos de nos esforçar como médicos de nós mesmos, fazendo diariamente a nossa cirurgia mental, de modo que ela restabeleça o equilíbrio espiritual em nosso coração, juntamente com os sentimentos.
Conheço as minhas falhas, sei que os meus pés têm pisado em terreno que não é próprio aos pés de um verdadeiro discípulo de Jesus.
No entanto, estou disposto a mudar de direcção, para fazer a Tua vontade e não a minha, em todos os objectivos de servir que começam a nascer em meu íntimo.
Quero confiar em Teu amor... Ajuda-me!
Quero sentir a Tua presença na minha vida...Ajuda-me!
Quero facilitar o livre-trânsito do amor no meu mundo interno... Ajuda-me!
Divino Senhor!
Não deixes que eu ocupe o tempo precioso vendo os defeitos alheios.
Não permitas que a minha boca sirva de escândalos para alimentar a vingança, o orgulho e a vaidade.
Livra-me do ambiente de discórdia e de maledicência.
Deus de eterna bondade!
O Teu amor conforta-me o coração!
Eu Te peço que me ajudes a melhorar, porque somente Tu sabes das minhas enfermidades morais.
Estou disposto a operar-me no mesmo hospital em que vivo diariamente, onde o maior enfermo sou eu.
Mas quero que me ajudes em tal disposição, para fechar os olhos aos erros de quem anda comigo no mesmo caminho, para ver com clareza o que tenho de pior, para que o bisturi da boa vontade trabalhe em mim sem o impedimento da vaidade e do amor próprio.
Ajuda-me a ajudar!
Senhor, eu Te peço para me lembrares, ao ler páginas de auto-educação, do que tem de ser corrigido em meus caminhos, agradecendo aos outros pelos exemplos que me ofertam no silêncio da própria vida.
Lembra-me, meu Deus, para que eu não imponha as minhas ideias nos corações dos que me cercam e vivem comigo.
Lembra-me, Senhor, para que eu adquira a obediência e a auto-educação.
E quando eu tiver cultivado alguma virtude, não critique quem ainda não teve tal oportunidade.
Sei que o amor não ofende, não maltrata, não enxovalha, não fere e não exige.
Porém, na hora em que o bem-estar invade o meu coração, pela Tua misericórdia, eu faço tudo isso, pelo prazer de diminuir o próximo, exaltando-me naquilo que não possuo.
Quero Te pedir para me ajudar a combater o egoísmo que veste, dentro de mim, variadas roupas, disfarçando-se em modalidades diversas para que eu me engane a mim mesmo, deixando imperar o orgulho.
Ajuda-me, Senhor, a ajudar a mim mesmo, na escala em que permaneço, sem ofender os outros e sem diminuir a quem quer que seja.
Abençoa-me, e a todos, mostrando-me o que devo fazer, sem desculpas, dentro de mim mesmo.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia Empty Re: Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Seg maio 20, 2019 12:48 pm

2 - AUTO-ANÁLISE
Caro leitor, vamos trabalhar juntos, para juntos festejarmos a nossa vitória.
A nossa luta é a maior de todas as batalhas, é aquela em que não precisamos sair fora de nós mesmos, é a guerra interna do corpo a corpo, de pensamento a pensamento, de vontade a vontade.
É de dever moral que façamos um exame profundo na nossa conduta, pesquisa essa que vai nos trazer muita felicidade, muita paz.
No entanto, a princípio, vai parecer difícil.
Alguma vez já pensaste na tua conduta, no que tange ao teu dever ante a sociedade?
Já procuraste observar o que falas durante o dia e o que fazes no decorrer deste tempo?
A observação de nós mesmos é trabalho importante, na importância da Vida.
Muitos dizem: "os meus pensamentos vêm à minha cabeça sem que eu os crie" e, por vezes, têm razão.
Não obstante, a cabeça é tua e é teu dever cuidar da lavoura que te pertence por direito celestial.
Os instintos inferiores são animais que devem ser domesticados, usando-se todos os meios possíveis e dignos.
Não uses a violência; ela, até no bem, pode te causar danos, se a ponderação não estiver presente no teu modo de ser.
Gostas de falar o que te vem à mente?
Sabemos que isto pode parecer um prazer, mas é um prazer momentâneo, que pode nos trazer distúrbios de difícil reparação.
Vê o que pensas e analisa o que falas, para que não entres em dificuldades maiores que aquelas com as quais já lutas para vencer no dia-a-dia.
Coloca-te, meu irmão, frente a frente com as tuas qualidades. Imagina se fosses tu que estivesses escutando o que falas aos outros e procura sentir o que o teu ouvinte sente.
Todas as tuas emoções devem ser disciplinadas no correr dos dias, no trabalho, em casa e nas ruas.
A tua paz depende da paz do teu companheiro; o respeito dos outros para com a tua pessoa depende do teu respeito para com os teus irmãos em caminho.
As leis de Deus são rectas e justas; ninguém engana a verdade.
Deus está presente em toda parte, com a dignidade que nos faz compreender o Seu amor.
Ao criticares o teu companheiro, gastas energia e tempo, de modo que esqueces o que deves fazer com a tua conduta.
A auto-análise é serviço divino, que nos empresta valores e nos faz descobrir o céu dentro de nós, enriquecendo o nosso coração, acendendo luzes em todos os nossos sentimentos.
Toda alma que poda as suas investidas no mal, afiniza-se com o Bem e deixa brilhar a fraternidade em todo o seu andar.
Confirma o teu proceder em todos os momentos, porque muitos olhos estão te olhando.
Analisa as tuas maneiras todos os dias, pois, muitos raciocínios estão computando os teus actos, sem que, às vezes, o percebas.
Até as crianças sabem o que não deve ser feito, tanto mais o adulto.
Todas as leis de Deus estão guardadas na nossa consciência, a reflectir permanentemente, e todos nós reconhecemos essa verdade.
Compete a cada criatura fazer a sua parte na educação individual, e crescer com Jesus em busca de Deus.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia Empty Re: Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Seg maio 20, 2019 12:49 pm

3 - COMO CONHECER A TI MESMO
O conhecimento é a base da própria vida.
A sabedoria abre caminhos novos para que possamos sentir e mesmo desfrutar da felicidade.
Não poderá existir civilização sem que a inteligência ocupe algum lugar na pauta dos confortos.
Não pode existir progresso sem a intervenção da sabedoria.
Entretanto, ela se divide em duas forças altamente dignas, com duas dinâmicas opostas: o conhecimento exterior e o auto-conhecimento.
A sapiência externa nos faz investir à procura de valores até certo ponto perecíveis, mas necessários ao nosso equilíbrio.
Passamos por perigos inúmeros, sujeitos às investidas do orgulho em sintonia com o egoísmo e sob o domínio da vaidade.
Entrementes, se vencermos essas condições na altura em que elas se nos apresentam, sairemos livres, para novos conhecimentos que, podemos crer, serão a maior verdade, que é o conhecimento de nós mesmos, é o estudo do universo interno, aprofundando-nos dentro dele como se fora o nosso próprio mundo.
Este conhecimento se chama Sabedoria-Amor.
Há quem diga que o amor não é sabedoria.
Está completamente enganado.
Quem ama nas linhas ensinadas por Nosso Senhor Jesus Cristo é um verdadeiro sábio.
Ao conhecermos as nossas deficiências, abrimos portas de luz nas esferas da consciência, de sorte a nos enriquecermos, em todos os rumos, dos valores eternos, de talentos que Deus depositou em nossos corações, para a garantia de nós mesmos.
As religiões de todo o mundo e a filosofia que medra em toda a Terra têm a missão sagrada de indicar às criaturas os arcanos da sabedoria interna, que é a verdadeira senda de iluminação dos espíritos.
Aquele que já conhece a si mesmo dispensa certos acessórios que pesam muito sobre os ombros e que exigem tempo precioso na sua conservação.
O sábio interno nasce de novo, é um novo homem que surge de dentro do homem velho.
Todo movimento que se preocupa com as coisas externas das criaturas pode fazer muito em favor das almas em sofrimento, não resta dúvida.
Entretanto, quando encontramos quem nos ajuda a trabalhar dentro de nós, a descobrir os nossos tesouros, esse é o caminho ensinado por Cristo, que nos liberta definitivamente.
Quem conhece a si mesmo tem mais facilidade em conhecer as lições externas e as propriedades que lhe sustentam a vida.
A Doutrina dos Espíritos, na sua maravilhosa profundidade, desfralda a bandeira de luz no topo do mundo em que moramos, por misericórdia de Deus, com a inscrição já bem conhecida "DEUS, CRISTO E CARIDADE".
Deus está no centro de todos nós, esperando, como Pai, os nossos apelos nascidos da vontade.
Cristo pega em nossas mãos para nos mostrar os caminhos abertos pela caridade.
O Céu está mais próximo de nós do que pensamos: reside dentro de nós. Basta abrirmos os olhos e buscá-lo.
E, para tanto, devemos, como médicos de nós mesmos, executar as cirurgias indispensáveis em todas as áreas das nossas condutas, dominar os nossos impulsos inferiores e discipliná-los, transformando-os em instrumentos de trabalho e de paz, para que surja o amor no centro dos sentimentos e, junto a ele, a tranquilidade imperturbável em todos os caminhos que deveremos trilhar.
Quem conhece a si mesmo, já não tem tempo de criticar ninguém.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia Empty Re: Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Seg maio 20, 2019 12:49 pm

4 - DETERMINAÇÃO
É de senso comum das criaturas iluminadas, que devemos ter dois tipos de conduta, para que possamos estar bem com nós mesmos, copiando, às vezes, certas áreas da política mundana: a ditadura e a democracia.
A ditadura deve ser usada na determinação diante de nós mesmos.
Dar ordens severas na correcção das nossas atitudes, para que se corrija o que não deve ser feito, aprimorando o Bem em todas as latitudes em que o Amor e a Caridade sejam o ponto sagrado das atenções.
Avançar no campo onde o desleixo invadiu a ordem e fez desaparecer a harmonia; revestir-se de coragem para estabelecer a brandura onde a exigência polui os sentimentos de fraternidade e nunca se esquecer de alimentar o respeito em todos os departamentos em que a educação deve instalar-se; definir, no campo imenso da mente, as linhas das atitudes, e não deixar que pensamentos sem disciplina invadam os corredores da fala; policiar permanentemente todos os gestos e manter guarda no que deve ser feito?
Essa é a audácia de que deves ser dotado para com o teu mundo interno.
A democracia deve ser ampliada no que tange ao exterior, observando os direitos alheios e capacitando todos os entendimentos para que saibas até onde não deves interferir na vida dos outros, enriquecendo o respeito às criaturas, sabendo ouvir os irmãos em caminho, ajudando-os naquilo que estiver ao teu alcance.
Democracia é fraternidade, é entender os direitos dos semelhantes; é, quando falamos, sentirmo-nos na qualidade de ouvintes, dando tempo para que o outro também fale, mostrando sua opinião e, certamente, suas experiências.
A escola externa difere da interna.
São duas forças paralelas, mas com objectivos idênticos: a perfeição da criatura.
A educação interna objectiva o intercâmbio nas esferas exteriores.
O homem que já descobriu a si mesmo é valorizado em todas as dimensões da vida.
A primeira coisa que fazemos, quando desencarnamos, se a nossa disposição for para o bem, é ver o que precisa ser mudado em nossa conduta.
Morrer é viajar e o que levamos é somente o que somos.
Essa é a realidade.
Se já sabemos desta verdade, por que não começarmos a nos educar, quando na carne?
Ganhamos tempo, ganhamos espaço e ganhamos paz.
O "esquecermos a nós mesmos", de que as escolas de iniciação nos falam, é esquecer aquilo em que somos errados.
Há muita gente que perde tempo e gasta até dinheiro na auto-valorização, esquecendo-se de que nada se faz sem os outros.
Quando estamos movidos pela vaidade, queremos nos apresentar sempre com aquilo que ainda não fizemos.
Se fizeste alguma coisa de bom, silencia, que o bem propaga o próprio bem sem a tua intervenção, pelas linhas naturais capazes de falar a verdade sem deturpar a harmonia da própria verdade.
Ganha o teu tempo servindo e não exigindo; amando e não pedindo amor; trabalhando e não explorando o trabalho alheio; abençoando e não pedindo bênçãos, sem que haja o teu esforço na aquisição da tua paz.
Determina as tuas directrizes nas directrizes do Cristo e conserta a ti próprio, sem exigir que os teus irmãos façam o mesmo.
De todo o bem que fizeres, receberás a maior parte.
Lembra-te disso, e nunca farás barulho com a melhora da tua conduta.
Cortando tuas arestas internas, o exterior mostrar-te-á novo dia.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia Empty Re: Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Seg maio 20, 2019 12:49 pm

5 - RESPEITO AO PRÓXIMO
Deus não nos fez desligados da Humanidade.
Somos elos da grande corrente universal e as energias divinas que vão alcançar os outros devem passar por nós, beneficiando-nos e ao nosso próximo.
Carecemos dos outros, qual eles de nós na imensa vinha do nosso Pai Celestial.
Portanto, o nosso segundo dever é amar o próximo, como nos aconselha o Mestre por intermédio do Seu Evangelho de Luz.
E amar é acatar os direitos daqueles que andam connosco no mesmo caminho.
Nada fazemos sem a participação dos nossos irmãos.
Cada um nos ajuda em algo de que carecemos. Somos devedores da humanidade, como também emprestamos a ela o nosso concurso, e a fraternidade é o caminho mais desejado na área do Bem, ao tratarmos com os nossos companheiros.
As exigências devem ser feitas a nós para com nós mesmos; o apreço, esse deve ser dirigido aos nossos semelhantes.
A imposição é o modo de nos educarmos; a consideração, o ambiente que deve ser feito aos companheiros de labor.
O mando deve ser a disposição na disciplina dos nossos instintos.
A cortesia haverá de ser o meio de comunicar mais agradável com os nossos irmãos.
A imposição é o caminho interno quando nos indica o bem, a fraternidade nos faz atrair companheiros para o mesmo convívio.
A crítica encontra campo frutífero quando exercida no nosso mundo interno.
E a ponderação cresce e faz crescer a nossa amizade em todos os rumos.
O mal merecedor de comentário é aquele que fazemos; em referência aos outros, o resguardo nos traz confiança de que todos se esforçam para o melhor.
Se tens alguma educação, aplica-a diante dos outros, e se isso te falta, lembra-te de ti mesmo.
O nosso mundo interno é uma lavoura grandiosa que poderá dar muitos frutos e flores compatíveis com o nosso comportamento. Trabalhemos nele.
Quando deixamos o nosso sítio íntimo para analisar e falar mal do que não nos pertence, cresce em nós a erva daninha capaz de sufocar o trigo do Bem, que já havíamos plantado.
A energia que nos foi dada deve ser usada na auto-educação, estabelecendo assim, no nosso reino, a verdadeira harmonia espiritual, que se reflectirá em todos os outros corpos.
Mas, com respeito aos outros, a maior cota que poderemos fornecer para os seus corações é o exemplo dignificante, é a vivência no Amor nos caminhos da Caridade.
Se deres a devida importância ao teu próximo, nunca perderás.
Receberás, pelos meios que por vezes ignoras, a atenção que te agradará e te fará feliz respeita os direitos dos outros, que eles, certamente, e por lei, respeitarão os teus; e ainda, a harmonia do Universo compartilhará contigo no Bem que estimas fazer, por necessidade de amar, utilizando o comportamento elevado para ajudar a construir o reino de Deus nos corações, como também o Céu em qualquer lugar em que estiveres.
Confiemos nas forças superiores e também nas nossas, que elas crescerão de acordo com as nossas disposições de melhorar, sem nunca nos esquecermos da deferência para com aqueles que nos seguem, instruindo-nos e aqueles que nos instruem, seguindo-nos.
O respeito é luz, porque ajuda a transformar as trevas em claridades imortais.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia Empty Re: Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Seg maio 20, 2019 12:49 pm

6 - TODOS TEMOS DIREITOS E DEVERES
Direitos todos temos, no pentagrama das nossas existências.
Em confronto com o que existe à nossa retaguarda, somos privilegiados pelas conquistas que o tempo nos premiou na ascensão da vida.
Porém, não podemos nos esquecer dos deveres a cumprir diante dos outros, que viajam connosco no mesmo comboio planetário.
Compete a nós respeitar os que nos ajudam a viver, para que o próprio respeito nos garanta a tranquilidade.
Temos competência de fazer o que desejarmos que seja feito.
No entanto, podemos assumir com isso dívidas para com os nossos irmãos, se os nossos feitos não compartilharem com a harmonia da criação.
O nosso direito é ser honesto e o nosso dever é respeitar a vida que o semelhante leva, de modo que o tempo seja gasto somente na educação que nos compete adquirir.
O nosso direito é a honra onde quer que andemos e o nosso dever é o encargo de trabalhar em silêncio nos moldes do exemplo, para ajudar quem ainda não percebeu os valores das virtudes espirituais.
O nosso direito é nos interessar pelo auto-aprimoramento e a nossa incumbência é trabalhar constantemente pela paz de todas as criaturas de Deus.
A condição nossa, de espírito que já despertou para a luz, é o imperativo sagrado de ajudar a quem quer que seja, sem exigências descabidas, que possam nos levar ao orgulho e à vaidade.
Autoridade devemos ter, e é justo que a exercitemos nos domínios das nossas emoções inferiores, porque, aí, a nossa missão se engrandece diante de todas as criaturas que vivem connosco.
Alistemo-nos no exército da salvação de nós mesmos, e entremos na lição.
Vamos lutar!
Essa é uma guerra e não podemos fugir dos objectivos a que nos propusemos.
É uma conquista altamente valiosa, a conquista de nós mesmos.
Estamos enfermos e tão enfermos, que somente a cirurgia pode nos aliviar, a cirurgia moral.
O terapeuta, quando chega às portas da perfeição, trata somente dele mesmo, porque só ele se conhece bem, e sabe, depois de Deus, os meios correctos da cura completa.
Só ele mesmo conhece os segredos da sua própria natureza e aplica os medicamentos correspondentes às suas necessidades.
Meu irmão, já analisaste todos os dias, se respeitas os direitos alheios, pelos pensamentos, palavras e acções?
Se não, faz isso e começa a trabalhar dentro de ti mesmo.
Planta e cuida da terra, que o crescimento pertence ao Senhor, que nunca faltará com o Seu amor e a Sua bondade.
A prerrogativa de todos os seres é viver bem consigo mesmo.
Entretanto, temos grandes atribuições para com o próximo, que não pode sofrer com custo para a nossa felicidade.
Vigia a tua palavra, pois ela, sem a devida harmonia, incomoda quem te ouve e desinquieta quem te acompanha.
Somos responsáveis pelo que somos e fazemos.
Recebemos de volta o que damos em todas as dimensões da vida.
O comportamento da alma pode ser luz ou treva nos teus próprios caminhos.
Em tudo o que fizeres, lembra-te desta palavra:
Respeito - que os teus direitos serão resguardados pela lei, que nada esquece.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia Empty Re: Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Seg maio 20, 2019 12:49 pm

7 - SALVAÇÃO
Salvação nos leva a lembrar bem-aventurança, estado reservado aos espíritos altamente iluminados, que já estão livres do carma, que já estão limpos de todos os sentimentos inferiores que os prendem nos planos grosseiros da carne.
Há muitos religiosos que condicionaram essa palavra - Salvação - como se fosse um passe de mágica, como força preponderante para a felicidade pessoal.
Esquecem-se de que, para se salvarem, dependem de variadas atitudes e um esticado aprimoramento espiritual, conferido pelo tempo, além de ingentes esforços em todos os rumos da iluminação.
É de se notar que todo trabalho que fizermos para a nossa melhoria moral é muito útil.
No entanto, essa realização não se faz de um dia para outro; demanda prolongados exercícios na área interna, e quase sempre não acreditamos na sua eficácia. Iludimo-nos mais com o campo exterior, cheio de ilusões e de nuances convidativas para a vaidade e o orgulho.
Ninguém se salva por ser tocado pelo arrependimento, pois ele é apenas uma das portas que se abrem na limpeza gradativa das nossas sujeiras morais.
Enganar a nós mesmos é disfarçar exteriormente.
Porém, por dentro, continuamos o mesmo espírito dotado das mesmas intenções que antes alimentávamos.
A iniciação por dentro é a mais difícil operação da criatura; a externa sacode e torna visível todas as nossas inferioridades, qual o cair das moedas dos ricos no gazofilácio.
Queremos mostrar, a todo o custo, a todas as pessoas, quando iniciamos, por fora.
E quando começamos a cirurgia moral em nós mesmos, fazemo-lo em silêncio, acumulando forças para o grande trabalho de fecundação.
A salvação, no termo em que devemos compreendê-la, é a conquista da alma, e não doação de onde quer que venha.
É bênção de Deus nas linhas do tempo, é maturidade do espírito.
Também nós, que te falamos através do contributo mediúnico de um sensitivo, temos inúmeras arestas a serem aparadas.
Sentindo isso em nosso coração, queremos ser um cirurgião de nós mesmos e realizar muitas operações morais em nossa própria conduta.
Precisamos uns dos outros, encarnados e desencarnados, porque somos todos irmãos e filhos de Deus.
É bom que não penses que o desencarne é sinónimo de salvação.
A alma é na erraticidade o que foi na Terra, e vice-versa.
Os santos e sábios, quando se apresentam como tais, trabalharam milhares de anos a fio no aprimoramento próprio.
A nossa intenção é, com toda a sinceridade d'alma, convidar os homens para uma grande fusão de valores em torno de Nosso Senhor Jesus Cristo e d'Ele beber a água pura do Amor e passar a compreender como é bom aprender a amar, porque fora do Amor não há salvação para a Humanidade.
E esse Amor tem um preço: o preço da auto-educação, que devemos iniciar.
Vamos começar hoje? Agora?
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia Empty Re: Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Seg maio 20, 2019 12:50 pm

8 - AUTO-CONHECIMENTO
O espírito tem recursos admiráveis na conjuntura da própria vida e esses valores são portas para que entre para o reino da felicidade, dependendo do modo pelo qual será usado o acervo de tesouros que Deus depositou em seu coração. Recebemos constantemente, de fora, lições imortais que servem para nos alertar e, por vezes, para nos ajudar a compreender o que temos por dentro.
No entanto, somente a auto-educação nos dá consciência do que deve ser feito para a nossa paz interior, saúde e mesmo compreensão.
O raciocínio é um instrumento valioso na selecção das qualidades que devem ser postas em prática, desde que ele seja disciplinado pelos sentimentos do Amor.
Auto-conhecimento é conhecer a si mesmo.
Cada criatura é um mundo diferente na pauta das coisas que devem ser entendidas e guardadas por nós nos celeiros da consciência profunda, e o maior trabalhador nessa aquisição é a própria pessoa.
O mundo exterior não deixa de cooperar na nossa educação espiritual; contudo, ele representa a teoria que nos alerta.
A maior parte está com nós mesmos, na experimentação individual da vivência de cada dia.
Quando ouvimos lições imortais, sulcadas nas leis que garantem e sustentam a criação divina, o primeiro impulso que parte de nós é a recusa e nem sempre prestamos a atenção que corresponda às nossas necessidades.
Somente quando essa atenção nasce dentro de nós, pelas vias das reacções naturais, e passamos a sofrer os dramas causados pela ignorância, é que abrimos os sentimentos à educação verdadeira, àquela em que o mestre interno começa a nos instruir, usando os processos mais grosseiros da escola: os infortúnios morais e as dores físicas.
A alma endurecida precisa de sofrer para aprender.
Então é que iremos aprender, por Amor, a grande causa que regista em nossos corações os caminhos da felicidade.
É necessário que tenhamos muito cuidado na lavoura interna que devemos cuidar, porque se faltar o entendimento profundo das leis de Amor e Justiça, caímos nos caminhos do egoísmo, de somente lutar em nosso próprio benefício.
O auto-conhecimento, a educação e a disciplina, o preparo que devemos alcançar são no sentido de nos libertarmos e ajudarmos mais com a aquisição das nossas qualidades.
Elas devem nascer juntas com o desprendimento, nos corredores dos sentimentos.
O Cristo abriu os braços nos indicando os dois caminhos da vida, para que possamos encontrar o reino da Felicidade.
É preciso aprender e ensinar, doar sem exigir, amar sem pensar em trocas.
Esse é um velho refrão que está sempre novo: "quando o poço está pronto, a água aparece".
Trabalha dentro de ti mesmo com todos os recursos que a vida te deu, que virá à tua alma a iluminação pelas bênçãos de Deus.
Porém, quando de posse desta água, reparte-a com os sedentos que aparecerem em teu caminho.
A água do conhecimento é divina e, quanto mais a damos, mais a temos para distribuir, mais sentimos a riqueza espiritual nos acompanhar pelas vias dos sentimentos, a desaguar mais no mar do coração.
Recebemos e doamos: essa é a lei - Lei do Amor.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia Empty Re: Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Ter maio 21, 2019 10:45 am

9 - COMO VIVER COM OS OUTROS
A ciência mais difícil que até hoje encontramos foi a de viver em conjunto, e o mais interessante é que precisamos desse intercâmbio para viver.
A lei nos condicionou a essas necessidades biológicas e espirituais.
A própria vida perde o sentido se nos isolarmos das criaturas.
Elas têm algo que não possuímos e nós doamos a elas certos estímulos que a natureza lhes negou.
Vemos nisto a presença de Deus, levando-nos ao amor de uns para com os outros.
E assim aprendemos a amar por Amor.
A sociedade cada vez mais se aprimora, desde quando seus membros passam a se respeitar mutuamente, entrosando as qualidades e desfrutando da fraternidade na convivência.
A sociedade é, pois, a flor do aprimoramento humano.
No entanto, essa sociedade não pode existir sem o lar.
Ela se desarmoniza se deixar de existir a família, que é o sustentáculo da harmonia que pode ser desfrutada pelos homens, em todos os rumos dos seus objectivos.
Se queres paz em teu lar, começa a respeitar os direitos dos que convivem contigo. Se romperes a linha divisória dos direitos alheios, afrontarás a tua própria paz.
Quem somente impõe suas ideias, passa a ser joguete dos pensamentos dos outros, às vezes, sem perceber.
Estuda a natureza humana, pelos livros e pela observação, que a experiência te dirá os caminhos a tomar e a conduta a ser seguida.
Vê como falas a quem te ouve e como ouves a quem te fala e, neste auto-aprendizado, as lições serão guardadas em lugares de que a vida sabe cuidar.
Não gastes teu tempo em palavras que desagradam, nem em horas de silêncio que desapontam.
Procura usar as oportunidades no bom senso que equilibra a alma.
Procura conversar com os outros na altura que eles já atingiram. Isso não é disfarce, é respeito às sensibilidades, é sentir-te irmão de todos em todas as faixas da vida.
Ao encontrares uma criança, não passas a ser outra para que ela te entenda?
Assim deves fazer nas dimensões da vida humana em que te encontras.
A felicidade depende da compreensão, que gera Caridade, que gera Amor.
Conviver com os outros é, realmente, uma grande ciência, é a ciência da vida.
Fomos feitos para viver em sociedade.
Se recusarmos, atrofiamo-nos e disso temos provas observando as plantas que frutificam mais em conjunto; as pedras, que dão mais segurança quando amontoadas, e os animais, que sempre andam em convivência.
Tudo se une para a maior grandeza da criação.
Essas lições não são somente para os encarnados.
Os espíritos, na erraticidade, igualmente obedecem a essa grande regra de viver bem.
Nós nos unimos em todas as faixas a que pertencemos, no entusiasmo do bem, que nos dá a vida.
Aprendamos, pois, a conviver, a entender e respeitar os nossos irmãos que trabalham e vivem connosco, que tudo passará a ser, para nós, motivo de felicidade, onde enxergaremos somente o Amor.
Contrariar as leis que nos congregam é desagregar a nossa própria paz.
E para aprender a viver bem com os outros, necessário se faz que nos eduquemos em todos os sentidos, que nos aprimoremos em todas as virtudes.
Sem esse trabalho interior, será difícil alcançar a paz imperturbável no reino do coração.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia Empty Re: Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Ter maio 21, 2019 10:46 am

10 - VÊ QUEM ESTÁ AO TEU LADO
Vê quem está ao teu lado, ajudando-te a compreender os movimentos da Vida.
Nunca estás sós nos campos do aprendizado.
As tuas companhias andam contigo em todos os lances que empreendes, em todos os sentidos que, porventura, seguires.
E essas companhias são espirituais e físicas.
Vê a responsabilidade que tens diante delas: umas de receber o teu exemplo, outras de te instruir nas linhas da evolução a quem pretendes atingir.
Devemos afirmar, quantas vezes forem necessárias, que ninguém vive sozinho, nem anda sem companhias.
Quem pretender isolar-se, atrofia as suas próprias faculdades.
A lei nos recomenda viver em grupos e nunca nos esquecermos daqueles que nos cercam.
A gratidão é força nova em novos entendimentos.
Não fazemos nada escondido.
Muitos olhos estão a nos observar, sem faltar uma fracção de segundo, registando e nos ajudando a registar tudo o que ocorre connosco.
Quem se conscientiza desta verdade, procura em toda a área em que opera, errar menos, usando todos os meios possíveis para acertar mais.
Devemos ainda visualizar o Cristo andando connosco, essa Companhia Invisível que nos dá força para trilhar caminhos mais seguros e compreender, com mais eficiência, aqueles que nos acompanham.
A educação nos concita, do lar à escola e desta ao trabalho, a um procedimento que não nos deixa exteriorizar a nossa inferioridade, sendo disciplina que, quando permanentemente limpa desobstruí todos os remanescentes das antigas condições de inferioridade, colocando-nos como almas que desejam e começam a conhecer a Verdade.
Não é necessário que conheças todos os países do mundo, principalmente aqueles a que chamas mais civilizados, para que possas iniciar-te na civilização.
Se observas os que andam contigo, todos os dias, as tuas reacções, em todos os momentos, podes deduzir, sem anunciar, o que deve ser melhor para ti.
Cada criatura sabe analisar o que lhe serve para o seu próprio bem.
Nenhuma pessoa é culpada dos teus infortúnios e da tua incompreensão.
Deus colocou em todos as mesmas advertências e os mesmos valores a serem cultivados.
As diferenças que existem, somente uma coisa pode responder: a reencarnação, na escala evolutiva dos espíritos.
Se ainda não a conheces no presente estágio, haverás de conhecê-la em outro.
Porém, nenhuma das criaturas ficará órfã das leis de Deus.
Existe justiça infalível, vibrando em toda a criação, desde os cromossomos até os homens mais ilustres da Terra e destes até os anjos mais elevados dos Céus.
E se a justiça de Deus não falha, por que temer?
Haveremos de alimentar a confiança nas forças, nas companhias que vivem connosco em todos os momentos da vida.
Se tudo o que fazemos fica registado em nós, e no grande livro de Deus, o nosso dever é fazer o melhor, dentro daquilo que já conhecemos ser o melhor.
Não culpes ninguém dos teus desacertos!
O único culpado és tu mesmo.
Acerta as coisas dentro de ti que, por fora, tudo acompanhará as tuas atitudes íntimas.
Confia, pois essa lei palpita em todo o Universo.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia Empty Re: Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Ter maio 21, 2019 10:46 am

11 - TUDO O QUE FAÇAS
Tudo o que pretendes fazer, ou que estás fazendo, lembra-te de fazê-lo com dedicação, com amor.
Vieste à Terra para fazer alguma coisa e essa missão tem grande importância.
Cuida de fazer tudo com perfeição, levando em conta que não há nada perfeito sem que haja Amor.
As escolas do mundo nos dão meios de entender as coisas na sua profundidade.
No entanto, não são somente elas que nos levam a compreender os nossos deveres.
Uma grande parte nos toca directamente e essa deve ser feita por nós, condicionando experiências e usando nossa vontade, aquela que nunca esmorece ante os obstáculos.
Não podemos nos esquecer da maturidade do espírito conferida pelo tempo.
Porém, os clarins da eternidade tocam, alertando as almas.
É chegado o momento da compreensão iluminada de rastrear os nossos desejos do aprendizado nos campos imensuráveis de nós mesmos, colhendo dados e acertando arestas, operando tumores e curando enfermidades no nosso mundo interno.
A maior batalha a ser vencida é a luta que deveremos travar com nós mesmos, é o Bem contra o Mal, na profundeza da alma, para depois falarmos com segurança a todos os que queiram ouvir:
Eu sou a Luz.
O milagre do pensamento faz os grandes cientistas pensarem.
Eles usam a razão, mas desconhecem a sua procedência e os meios pelos quais os pensamentos são feitos.
As subtilezas das ideias e a inteligência dos homens escapam à própria inteligência destes mesmos homens, quando ignoram a existência do espírito.
Quando descobriram os computadores, eles acharam que tinham encontrado o segredo do cérebro humano, esquecendo-se de procurar saber de onde vinha a inteligência.
Os computadores são programados, não pensam por si mesmos.
A ciência do mundo sem a ciência do espírito é morta e desfaz-se com o próprio tempo; não resiste ao progresso, a não ser que se encontre com a alma, para ajudar a explicar a fonte de toda a sabedoria, que é Deus.
Em tudo o que fizeres, não te esqueças de, em primeiro lugar, lembrar-te do nosso Pai Celestial, que está vibrando, trabalhando e nos assistindo desde a matéria primitiva ao alto escalão da eternidade.
Se podes coordenar as tuas ideias, que o faças com harmonia.
Se é do teu agrado disciplinar a tua fala, começa logo.
Se podes dar cadência aos teus passos, que o faças também.
Se podes vestir decentemente não deves esquecer-te de fazê-lo.
Os outros caminhos norteados para a perfeição vão surgindo no páreo dos teus esforços e na busca, eles surgirão mais depressa, para que possas sentir a luz do discernimento com maior rapidez.
Trabalha com interesse de servir bem, que o teu trabalho se transformará em alegria.
Dispensa os adjectivos que não correspondam às qualidades enobrecidas do Evangelho e avança para os qualificativos que honram toda a policromia enriquecida pelo Amor nas variadas estações dos sentimentos.
Confirma tua passagem, por onde passares, com a clareza e a perfeição do que deves fazer, que o Belo sempre honra o seu progenitor.
Em tudo o que fizeres, lembra-te de fazê-lo bem.
Não te esqueças jamais o talhe da perfeição, que ela devolverá a glória para o próprio artista.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia Empty Re: Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Ter maio 21, 2019 10:46 am

12 - DESPERTA
Quantas pessoas na Terra e mesmo no mundo espiritual estão dormindo!
Não despertaram ainda para a realidade da verdadeira Vida.
Espíritos dopados pelos vícios de que ficaram escravos, tornam-se dependentes de pensamentos fixos que os torturam em pesadelos intermináveis.
Existem os vícios físicos e os morais.
As desordens mentais trazem o relaxamento da linguagem e condicionam a criatura a falar, pensar e mesmo escrever sobre assuntos que não correspondem aos anseios da verdade, alimentando o sono da incompreensão.
O que viemos falar ao irmão em caminho é que desperte para Cristo, renovando os entendimentos, disciplinando os assuntos e colocando a boca a serviço do Bem e da Justiça, do Amor e da Caridade, nas direcções que devem ser seguidas.
O homem despertado domina as suas próprias paixões.
É um cavaleiro que não esquece as rédeas, que usa as esporas no ponto exacto, para não correr demais, nem caminha com passos de tartaruga.
Há pessoas que dizem o que lhes vem à mente.
Isso é desconhecer os valores da razão, que funciona como filtro da alma.
Venha o que vier aos nossos pensamentos, só poderemos nos expressar pela palavra depois que examinarmos as ideias, seleccionando os assuntos, para que eles sirvam de instrumentos para a Verdade.
Dizer o que vem à mente é desconhecer a sua própria personalidade e deixar de fazer a parte que lhe toca no aprimoramento de si mesmo.
Despertemos para os nossos deveres diante dos outros, em sequências cada vez maiores das belezas imortais que a Natureza nos entrega.
Se o corpo físico ainda é um aparelho desconhecido pelas ciências humanas, quanto mais os outros corpos subtis que servem de veículos aos espíritos!
E desses, como está distante a compreensão dos homens!
É de nosso dever procurar estudar e entender a fisiologia física, porque essa é a primeira porta para que entremos no sentido de encontrar os outros aparelhos da alma e entendê-los cada qual no seu próprio comportamento, para que o espírito se expresse como tal.
A sabedoria nos desvenda variados arcanos do nosso próprio universo interno.
Quem se descuida da compreensão, não sai do zero em que se encontra nos primeiros degraus da escada evolutiva. Desperta, que os céus aparecerão na tua consciência, e Deus, mais visível, comandará os teus passos na senda da Verdade. Deves ser o teu próprio médico, a tratar as tuas próprias enfermidades.
As condições são boas, desde que queiras entender o que mais te serve: a Luz do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Compadece-te de ti mesmo, educando os teus pensamentos e eles, disciplinados à tua fala, acompanhar-te-ão neste teu entendimento, e a Luz se fará em torno da tua personalidade, garantindo a tua caminhada para Deus.
O espírito que dorme ante as leis espirituais, pode-se dizer que está morto.
Entretanto, não ficará morto para sempre.
Algum dia despertará, ressuscitará, quando as bênçãos do Senhor penetrarem em sua consciência, pelos processos que despertam as almas.
Aí é que se dá o novo nascimento para Cristo, despertando para Deus.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia Empty Re: Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Ter maio 21, 2019 10:46 am

13 - OS OUTROS
Já pensaste que existe muita gente além de ti, vivendo no mesmo mundo em que habitas?
São biliões, com as mesmas necessidades e os mesmos direitos, filhos do mesmo Deus de bondade e de amor.
E ainda outros biliões desencarnados buscam os mesmos interesses de vida que buscas.
Quem te fez não Se esqueceu de colocar as mesmas qualidades na consciência dos teus irmãos de caminho.
Se tu, para viver, precisas dos outros, tanto quanto os outros de ti, é de justiça, e a razão nos esclarece, a grande necessidade de vivermos bem com os nossos semelhantes, de fazer para com eles o que estiver ao nosso alcance.
O Suprimento Divino não Se esquece de ninguém, no que tange às nossas necessidades.
O que achamos que falta na economia da natureza é consumido no desperdício dos que abusaram daquilo que foi colocado em suas mãos, registando na escrita superior, a ignorância que, por vezes atende ao carma dos sofredores.
Não existe falha da natureza.
O que achamos injustiça é puramente aparência.
Cada um recebe justamente o que merece no avanço da própria vida.
Se te interessa receber coisas boas, não deves duvidar da lei que nos fala que é dando que recebemos.
Os outros são continuação de nós mesmos, nos termos filosóficos, que a escrita alcança para mostrar as belezas do oculto.
Se queremos afastar o inconveniente de nós, não aprendamos as lições da inconveniência. Deus não deserda ninguém, nem aniquila espírito algum, porque não Lhe obedece.
Ele criou leis e elas nos disciplinam quando erramos o caminho que deve ser percorrido.
Se alguém te perseguir, não faças o mesmo.
Se o revide for a tua arma, essa defesa estraga a tua própria oportunidade de compreender aquele que te não compreende.
Procura sempre a Justiça sem o exagero e ama sempre a Verdade, sem que a ofensa apareça.
Os outros têm o mesmo direito que temos como ocupantes de lugares na grande extensão infinita.
Deus assiste o ladrão tanto quanto o justo; o assassino, tanto quanto o homem de bem; porém, cada um recebe o que busca pela vida que se dispôs a viver.
O Senhor não distingue os Seus filhos; eles são todos iguais à Sua magnânima visão.
Ama a todos, qual o Sol distribui seus raios em todas as direcções do Universo, sem nada exigir dos beneficiados.
Quando pensares, meu irmão, nas tuas necessidades, lembra-te igualmente da carência dos outros.
E, se for possível, trabalha em favor deles, que esse trabalho, quando não é vendido, gera pontos de vida na luminosidade do Amor.
Quando escolhemos alguém para a nossa amizade ou para o nosso amor, exigimos qualidades, perfeição, tudo de bom que nos agrade.
Por que não fazer o mesmo connosco?
Eles, certamente, devem pensar o mesmo de nós.
Atraímos o que somos. melhoremos por dentro que as companhias nos acompanharão no que verdadeiramente somos.
É a lei dos afins, que nunca erra no trabalho das uniões.
Trata os outros como se fossem tu mesmo, alimenta o mesmo interesse de servir aos teus irmãos, como se o estivesses fazendo em teu favor, que a tua amizade crescerá, mostrando-te a verdadeira estrada, onde a tua inteligência e o teu coração encontrarão o reino da consciência em perfeita harmonia com a harmonia universal, em paz com Deus.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia Empty Re: Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Ter maio 21, 2019 10:47 am

14 - A CONFIANÇA
Não há criatura alguma que possa viver sem confiança.
Ela marca a certeza naquilo que deveremos alcançar.
A confiança nasce da fé, que tranquiliza os nossos corações nas lutas de cada dia.
Se desejas confiar em alguma coisa, basta confiar em ti mesmo.
No entanto, para que essa fé em ti mesmo te dê uma garantia, é preciso a aquisição de outras virtudes que deverás conquistar no universo do teu mundo interno.
A fé não se compra, nem se toma emprestada como fazes com as coisas exteriores.
O preço dela é representado por atribuições dos valores espirituais.
A fé verdadeira nasce na tranquilidade da consciência. Se esta não te acusa, é porque estás indo bem nas linhas da existência e, de momento a momento, a luz da fé começa a iluminar a tua mente e empenhar-se, com o coração em uma jornada de entendimento.
A conquista da fé não é tão fácil como se pensa.
Ela vibra no seio de muitas virtudes e esplende nos sentimentos de quem ama o próximo como a si mesmo, sem esquecer de amar a Deus sobre todas as coisas.
Certamente não agradamos a todas as criaturas com quem convivemos.
Não obstante, devemos ter cuidado na comunicação com os nossos irmãos em roteiro, observando os seus comportamentos e as suas necessidades, fazendo o que pudermos para ajudá-los, sem a exigência comum nos círculos onde habita a ignorância.
Meu irmão, confia nas tuas próprias forças e trabalha dentro do teu mundo interno, no silêncio que te pedir a vida recta, que esse aprimoramento dar-te-á muita paz e uma consciência que não se perturba com simples problemas.
A certeza do êxito diante de problemas a serem enfrentados não é somente para o religioso.
É para todos os trabalhos a que nos dispomos realizar, desde as ideias formadas na mente, aos campos onde as sementes devem ser depositadas, para que os frutos apareçam para saciar a fome, prover as vestes e o próprio conforto.
Deves endereçar, de quando em vez, os próprios sentimentos, buscando no fundo da consciência o condão da fé, para sentires e veres se estás posicionado na direcção do Amor.
Confere, sim, as tuas forças, em todos os sentidos e, principalmente no que tange ao perdão.
Será que a tua capacidade de perdoar está alerta em condições de esquecer as faltas ante aqueles que te ferem?
Será que não existem dúvidas em ti, no que se refere às coisas espirituais?
Deves fazer tal avaliação, para que a tua fé verdadeira te permita viveres em paz dentro de ti mesmo.
Observa a vida que levas, para não alimentares ilusões nem fortificares mentiras.
Existem pessoas que confiam tanto em si mesmas, que acabam atrofiando a razão, colocando em desespero a própria vida.
Não pode existir confiança sem discernimento.
É para isso que temos raciocínio e, ainda mais, o Evangelho, para que possamos seleccionar, com o Cristo as nossas atitudes.
A fé deve ser iluminada com a Sabedoria e consubstanciada no Amor.
Entre todas as ciências, a mais difícil de ser conhecida é a ciência interna, é o auto-conhecimento, aquele que nos retribuirá com a felicidade.
Confiemos muito, mas nos eduquemos mais, que o Cristo fará o resto por nós.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia Empty Re: Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Ter maio 21, 2019 10:47 am

15 - NUNCA FALES
Nunca fales sem primeiro observar o que vai sair da tua boca.
A tua responsabilidade é muito grande pelo que falas aos outros.
A força mental que se transforma em ideias é carregada de magnetismo emprestado pelos teus sentimentos.
A tua mente é um campo de fusões electromagnéticas, de onde partem todos os pensamentos que se consubstanciam em mensagens para os que te ouvem, levando a tua marca.
Portanto, deves responder pela carga dos que recebem tuas palavras.
Se a tua mente for educada, o retorno será de paz.
Se não vigiares o que dizes e a indisciplina encontrar ambiente condizente com a desordem, a própria natureza devolverá o que deres aos teus companheiros, acentuando, de volta, as formas afins às tuas ideias.
Nunca fales mal de ninguém, mesmo que te encontres atingido pela maledicência alheia.
Nunca penses ao contrário das leis do Amor, mesmo que o ambiente em que vives seja propício às conversações negativas.
O papel do homem de bem é vigiar a si mesmo no que pensa, fala e faz, pois o maior beneficiado é quem se educa, e quem disciplina a si mesmo.
Tudo o que fizeres de bom, saído da nobreza da tua alma, estarás fazendo exclusivamente para ti.
Tu serás o maior premiado.
Quem cumpre o dever não está fazendo nada mais do que o próprio dever.
Nunca penses e nunca fales que és um portador de luzes para a humanidade.
Cada um cuida da sua própria conduta.
Se falares sobre o que fazes de bom, começas a corromper o Bem que intentas realizar.
E quando anunciamos alguma coisa do grau de Caridade a que atingimos a vaidade não deixa de aumentar as proporções que não foram atingidas, distorcendo a verdade, caímos na depressão urdida pela mentira e a consciência nos cobra o que deixamos de fazer e que anunciamos aos outros sem ter feito.
Colocamos uma lente no bem que tentamos fazer e fazemos questão de mostrar a quem passa, tentando colocar viseiras nos olhos dos nossos companheiros, no que se refere aos nossos actos indignos.
Tudo isso são ilusões.
Estamos enganando a nós mesmos, porque ninguém engana as leis e nem Quem as fez.
O orgulho e a vaidade estragam muitas vidas.
O orgulhoso e o vaidoso não desconfiam que os outros estão observando e analisando o que falam a mais do que realmente são.
Se és verdadeiramente um benfeitor da colectividade, pelos exemplos e pelas acções, não te apresses em divulgar isso, porque o próprio ar se encarrega de transmitir os teus valores, os próprios objectivos ao teu redor denunciam e reflectem as luzes que se desprendem do teu coração.
A auto-valorização é falta de discernimento e escassez de educação.
Tu és o que és e nada mais. Se intentas anunciar o que fazes, o que foi feito apresenta falsificações nas suas mais íntimas estruturas.
Quem fala muito sobre o que fez tem o intuito de esconder os erros que sempre estão às vistas dos observadores.
O santo sempre nega seus feitos, mesmo os benefícios que atingiram a humanidade e, quando não tem outro jeito, responde que é um dever seu fazer o bem e, se isso é caridade, está fazendo por bem de si mesmo.
Isso não ocorre com o ignorante, que sempre quer mostrar o que não é.
Fala menos de ti mesmo e, quando não suportares ficar calado, fala das tuas próprias deficiências, mesmo que não tenhas coragem de falar de todas.
Diz o que a tua coragem permitir e o teu coração suportar.
Mas nunca fales sem pensar o que vais dizer.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia Empty Re: Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Ter maio 21, 2019 10:48 am

16 - NUNCA GUARDES
Nunca guardes o que escutares dos outros, se não se enquadrar nas linhas do bom comportamento evangélico.
Lembra-te de um dito popular:
"entra em um ouvido e sai pelo outro".
Escutar é norma comum a todas as criaturas.
Entretanto, guardar o que se escuta é serviço do bom senso nos espíritos despertos para a luz do bom entendimento.
Apreciemos, pois a boa conversa, que ela desperta nossos corações de sorte a nos conduzir à tranquilidade da consciência.
Os assuntos inferiores que, por vezes, escutamos no passar do dia, deixa que eles passem sem registo na tua consciência e sem atingir o teu coração.
No mundo das formas quem guarda as coisas imprestáveis?
Cada um procura o melhor, enriquecendo o seu próprio celeiro.
No mundo invisível, no reino moral, as leis são as mesmas que regem o mundo físico.
Deves guardar os valores do espírito, acumular o tesouro imperecível que poderá reger o teu destino para a eternidade.
As conversações ventiladas entre pessoas podem mudar de curso quando aquele que está escutando não se satisfaz com o tema em pauta.
A educação tem recursos que devem ser usados em benefício próprio e em favor de quem fala.
A palavra é força espiritual que não deve ser desperdiçada com ideias sem proveito.
Assim como se podam os jardins para que esses floresçam com mais vigor, pode-se podar as más intenções, dissolver os maus pensamentos, para que floresça uma conversação sadia em todos os assuntos articulados.
Esse trabalho deve ser feito no reino da alma, no interior do coração.
Monta uma oficina de trabalho dentro de ti, no silêncio, que o próprio silêncio te recompensará com os frutos da serenidade.
À primeira vista, pode parecer egoísmo o auto-aperfeiçoamento, porém, não é assim.
Pelo contrário, constitui preparo para ajudar melhor a quem educa os sentimentos, a quem aprimora as ideias, a quem corta as arestas dos instintos inferiores, capacitando-se para a humildade, virtude primorosa que sempre qualifica o ser com a justiça e com o amor.
Nunca guardes sintomas da covardia nem princípios da desonestidade.
Se for o caso de ouvir sempre essas más influências, não as guardes como sendo valores.
Entregue-as ao vento, que ele sabe carregar o imprestável e transformar energias degradantes em refazedores adubos para a natureza.
A lavoura da mente, para quem já reconheceu o Cristo como Caminho, Verdade e Vida, somente deve receber as sementes da verdade, pelas mãos do amor no serviço da caridade.
Não precisas buscar nada fora.
A própria selecção existe dentro de ti, dependendo do teu esforço na escolha e da tua confiança em Deus.
Não deves recolher os maus exemplos, porque eles corrompem os bons costumes.
Analisa, vigia e torna a vigiar tudo o que vier ao teu encontro, porque aquilo que já estiver fechado no baú da consciência somente sairá com grandes distúrbios, causando muitos desequilíbrios em teus caminhos.
A pureza da alma tem um preço exorbitante na escala da vida e o esforço próprio, aliado ao tempo, marcará a altura que conquistaste nos dramas da existência.
Guarda, sim, o Bem, porque ele nunca morre.
E dá vida longa ao teu coração, iluminando o espírito para a eternidade.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia Empty Re: Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Ter maio 21, 2019 10:48 am

17 - SÊ SÓBRIO
A sobriedade é caminho de todos os iniciados.
É uma arte de viver, mas viver bem consigo mesmo e, certamente, em paz com todas as criaturas.
Sê comedido em tudo o que fazes, para que os teus passos sejam glorificados.
Os extremos são ambientes perigosos em todas as circunstâncias.
Ao escutares alguém que te endereça uma frase de que, por vezes, não gostas, lembra-te da moderação na resposta, se o silêncio não for a melhor atitude.
Vê como respondes, para que não cries embaraços para os próprios pés.
E quando for necessário falar a alguém, mesmo que seja com energia, não digas nada sem pensar primeiro o que vais falar.
As palavras enérgicas podem ser temperadas, de modo a não ferir, mas somente despertar o companheiro para o dever.
Sê sóbrio nas atitudes, para que o orgulho e a vaidade não interfiram quando falares com pessoas com quem não afines bastante.
Quando lidas com quem amas, tudo coopera para que a educação, a disciplina e o bom senso se infiltrem nas tuas conversações, e, para tanto, o prazer de agradar é outro ponto favorável no aprimoramento da tua conduta.
No entanto, é razoável prevenir o coração para tratares bem, igualmente, o teu inimigo, porquanto amar a quem te ama, nada acrescenta de virtude na pauta da tua vida.
São apenas trocas de boas maneiras.
Procura viver dentro da simplicidade, pois ela marca a tua conduta de espírito sério, que deseja fazer da vida uma linha recta, onde seja aproveitado o exemplo do equilíbrio.
O homem comedido alcança mais depressa a tranquilidade e garante nos lábios um sorriso permanente, como prémio de lutador.
Se já lutaste muito, pensando em vitórias efémeras, se ainda não encontraste o que procuras há muito tempo nos campos do mundo, não esmoreças.
Existe, por excelência, uma luta maior e de melhor proveito.
Larga as armas que só te deram aborrecimentos, refaz as energias gastas em demandas inconvenientes e entra para dentro de ti mesmo, com todas as forças que a vida te deu, passando a travar a batalha contra os instintos inferiores.
Tu és o comandante de ti mesmo.
Luta para a aquisição da harmonia no reino de teu coração, que Deus te ajudará nesta investida e Jesus te mostrará o que deves fazer para alçar a bandeira da vitória no centro da tua consciência.
Sê abstémio nos momentos graves, porque esse modo de ser te induz para a amizade e não te deixa cair em novas tentações.
Alimenta a fraternidade com todos os teus companheiros, sem esquecer os menos agraciados pela sorte física e moral, por serem todas criaturas filhas de Deus com os mesmos direitos e deveres na vida; e, de certa forma, precisamos de todos para conseguir o que não temos qualidade de gerar.
A educação nunca é excessiva nos moldes da actividade que iniciamos e a disciplina é necessária para que alcancemos a verdadeira paz interna.
O ser feliz não é aquele que tem na parede inúmeros diplomas, mas o que tem no coração mais amor e maior sabedoria das coisas espirituais.
Sê sóbrio em tudo o que fazes, que a luz achará lugar em teu peito, para sempre.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia Empty Re: Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Ter maio 21, 2019 10:48 am

18 - ALIMENTA A ESPERANÇA
A esperança não pode desaparecer dos nossos ideais.
Ela é uma flor que nos predispõe para os rumos do despertar espiritual e faz desaparecer as dúvidas, fornecendo-nos um ambiente favorável à vida feliz e alegre.
Quem espera, sempre trabalha para alcançar.
Acredita em ti mesmo e em Deus, e luta por isso todos os dias, mesmo que o tempo esteja contrário às tuas ideias.
Avança, sem que o esmorecimento amarre teus passos.
Alimenta a esperança, que ela te libertará das sombras do desinteresse.
Confia no Senhor Todo Poderoso, sem esquecer de confiar em ti mesmo, que os caminhos se abrirão para ti, mostrando-te as portas onde encontrarás a paz do coração.
Sê fiel aos princípios do Amor e nunca deixes de praticar a caridade, porque sabemos não existir salvação sem o brilho desta virtude sem par.
Em tudo o que fizeres, meu irmão, não poderás esquecer a esperança.
Esse anseio de encontrar o melhor nos leva à alegria e ao bem-estar indizível.
Os iniciados no Bem, no Amor e na Caridade nunca desconhecem o exercício que deve ser feito no campo do coração e no ambiente dos sentimentos, sob a regência da vontade.
Para o conhecimento das verdades eternas do espírito, a universidade maior está dentro de nós mesmos.
Cada experiência nos dá condições para um novo alcance de compreender as leis da natureza e respeitá-las.
Os tempos são chegados. Já se encontra maturidade espiritual na colectividade para que seja pregado o Evangelho de Jesus, em espírito e em verdade.
A palavra escrita e falada está ressoando nos quatro cantos do mundo e todas as criaturas estão sentindo, ouvindo e compreendendo o objectivo da mensagem espiritual.
Jesus está nos chamando pelas bocas dos anjos, para que tomemos posições de lutas e, desta vez, a batalha é travada dentro de nós, contra os nossos inimigos internos, que nos escravizam há milénios e que devem ser extirpados do nosso mundo íntimo e lançados ao fogo bendito do amor, para que possamos sentir a liberdade na região da consciência e a paz em todos os sentimentos.
Alimenta a esperança, pois além da morte física, um mundo grandioso te espera com a bagagem que conquistaste no aprimoramento da moral.
Faz uma cirurgia moral em todos os teus actos e abstém-te de novos distúrbios conscienciais, para que não venhas a sofrer maiores danos.
A boca acostumada a falar asneiras é instrumento do lixo mental e quando a cabeça está cheia de inferioridade não se pode pensar em falar em esperança, pois não sobra espaço para a virtude mantedora da alegria.
Se não sabes por onde começar na limpeza interna de sentimentos destruidores, procura livros que te possam orientar.
Existem muitos que te ajudarão na reforma interior.
Mas, se a ignorância domina por completo a tua alma, vá com moderação, porque os rejeitos são volumosos e poderás esmorecer.
Luta devagar, mas sempre.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia Empty Re: Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Qua maio 22, 2019 8:41 am

19 - OBSERVA O HOJE
Não te preocupes muito com o ontem, nem tampouco com o amanhã.
O que passou nos serve, de vez em quando, para uma avaliação dos nossos deveres nos certames futuros, sem que a nossa visão ou a nossa sensibilidade se atrofie em falsas apreensões.
Trabalha no hoje, analisa a tua própria personalidade e vê o que nela tens a consertar, na sequência que as leis da serenidade nos ensinam, para que não haja violência em nenhum sentido.
O hoje é o campo, não só de observação, mas de execução, de aprimoramento das nossas qualidades e o engenho deste trabalho se manifesta pela nossa vontade.
Já que aceitamos o progresso e a evolução de tudo o que nos cerca, por que permanecermos estacionados em regime de conservação em relação à nossa moral?
Será que a razão não participa do homem quando se trata de regras de religião, regras essas que obedecem ao tempo e ao próprio empuxo do mesmo progresso?
As leis são as mesmas em todas as dimensões da vida.
Elas acompanham a escala de aperfeiçoamento com perfeita justiça.
A imparcialidade é, pois, o maior sintoma da perfeição.
Não queiras viver o hoje obedecendo às regras humanas do ontem e não intentes colocar em teus passos as conjecturas de conceitos de um futuro distante.
Muitos entram em desequilíbrio por quererem viver o presente sob a influência do passado ou então passar os dias de hoje viajando em carros invisíveis do futuro.
Certamente que somos influenciados pela conduta que tivemos.
No entanto, o agora serve para limparmos estas mazelas, sem lhes darmos maior atenção.
Com a modificação interna dos nossos sentimentos, marcamos para os tempos que se aproximam a era de Aquário, da renovação das criaturas que anseiam pela felicidade.
Estamos trabalhando em uma época para acordar os que dormem, ajudando-os a pensar e a falar, a conhecer a verdade, para que essa verdade os torne livres das pesadas algemas da incompreensão.
Estamos entrando na época de luz, onde nunca mais se poderá esconder a Sabedoria.
Ela se apresenta por si mesma, sob a égide do Grande Mestre da fraternidade cósmica, com a mensagem do Amor para todas as criaturas.
Concentra-te no que deves fazer agora e faz o bem, primeiramente a ti mesmo, sem que o egoísmo invada o teu coração.
Investe, com todas as tuas forças, para a conquista dos bens imperecíveis que devem ser entregues aos sentimentos, sem que o orgulho interrompa os teus esforços.
Depois de preparado para o grande empenho de servir, serve sem constrangimento em todos os lados em que fores convocado para ajudar.
Nesta hora, alimenta o desprendimento e evoca as forças do Amor, para que o Perdão entre em evidência, fazendo a transformação devida:
morre o homem velho e nasce o novo homem, forjado pelos cromossomas divinos para o futuro.
Assim, já podes ajudar à futura geração, com condições altamente sensíveis, de maneira a amar por Amor, sem que as exigências costumeiras se associem.
Faz alguma coisa, hoje mesmo, por ti próprio, sem pensar no que vais receber amanhã.
A natureza cuida disso e te entregará tudo o que for teu, pela lei da justiça palpitante em todo o Universo, regendo a integração do espaço cósmico.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia Empty Re: Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Qua maio 22, 2019 8:41 am

20 - NÃO VIOLENTES
Não deves violentar o que for tocado por ti, em nenhuma circunstância.
Procura estudar todos os casos com que te defrontas em teus caminhos, pois todos eles têm soluções nas pautas das tuas actividades.
Na forja dos teus pensamentos, não devem existir agressões.
A mente é, pois, um terreno sensível onde os cuidados não podem faltar.
Sê parcimonioso nos tratos com as tuas próprias ideias.
O campo de força mental é divisível em equações inumeráveis que a própria ciência desconhece na actualidade.
Tal sabedoria não passa desapercebida pelos grandes místicos.
Eles são familiarizados com a génese dos pensamentos e as formações das ideias.
O que se torna difícil para um iniciante nos corredores da mente, eles alcançam com facilidade, arrancando, pela raiz, os sentimentos indesejados que, por vezes, queiram brotar na profundidade do ser.
O sábio, na originalidade do santo, trabalha sem participação agressiva dos sentimentos inferiores e busca condições em si mesmo para a paz de muitos.
A violência é produto da ignorância.
Todo espírito incapacitado para tais ou quais trabalhos internos alia-se à violência, agredindo quem quer que seja, mostrando que tem, sem perceber, o pior.
O espírito superior não se ofende com ataques exteriores.
Ele comunga sempre com a paz de consciência, sem impor condições a ninguém.
Ajuda em silêncio a todas as criaturas na libertação de cada uma.
A alma que ama sem exigências não maltrata a quem quer que seja.
Conhece a evolução de cada coisa e de cada um, respeitando seus direitos e dando-lhes forças para cumprirem seus deveres.
O escandaloso é aluno das trevas e veste a roupagem das sombras, de fácil identificação.
O ser de bem é educado e faz questão da auto-disciplina em todos os seus actos.
Procura a vida recta, sem agredir os que ainda não salientaram virtudes, sem a algazarra da vaidade e sem a prepotência do orgulho.
Quem deseja mostrar aos outros o que é, aquilo que está conquistando de bom, ainda não se cientificou das leis de comportamento, porque quem prega a própria conquista, na realidade dúvida dela.
A quem já alcançou a graça do perdão, basta viver perdoando, sem pensar em anunciar isso, porque a natureza se encarrega do reconhecimento e Deus sabe ler em silêncio o que cada um está fazendo na vida.
A mentira que forjamos sobre nossas falsas virtudes nos deixa um saldo de inquietação, frustrando nosso comportamento. Jesus já dizia:
... que a vossa mão esquerda não saiba o que faz a vossa mão direita...
Nas linhas da iniciação cristã, somente quem não compreende são os cegos e surdos de entendimento.
Não violentes teu companheiro impondo a ele tuas ideias.
O exemplo é escola suave que modela a fraternidade de acordo com a criatura e o silêncio agrada a todos, quando é aproveitado com amor.
A agressividade nasce dos distúrbios dos sentimentos e da desarmonia do coração.
Sê benevolente e manso, cordial e prestativo, que vestirás a roupagem da paz, distribuída pelas leis de Deus, que palpitam no coração do Universo.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia Empty Re: Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Qua maio 22, 2019 8:41 am

21 - FAZER O MELHOR
Em tudo o que fizeres, nunca te esqueças de fazeres o melhor.
E para reconhecer os caminhos mais indicados, basta um pouco de atenção.
É nessa hora que a especulação é elegante, que a procura dignifica.
A alma que vive procurando a perfeição no que faz, concentra suas energias no que tange à sua própria conduta e apara suas arestas, para que a saúde se manifeste em seu coração e se instale em todo o seu corpo.
Sê eficiente para ti mesmo que, por esses caminhos, estarás auxiliando aos outros.
Mesmo quando a misericórdia de Deus bater à tua porta para que sirvas de instrumento na ajuda aos teus semelhantes, faz-lho com esmero.
Não te apresses em cooperar muito, fazendo o trabalho mal feito.
Em tudo o que deres, lembra-te da harmonia, pois ela te falará na intimidade da alma.
O que fizeres, faz-lho com perfeição, ou seja, com amor.
Enquanto não reconheceres que o próximo é tu mesmo em outra dimensão, que aquilo que fizeres aos outros estarás fazendo a ti mesmo, não aproveitarás essas lições, já que elas são baseadas e analisadas na expressão das leis universais. Todos os homens, todos os espíritos são copistas do estatuto divino, e se expressam através da fala ou do papel, de acordo com a evolução de cada um.
Mesmo assim, nem sempre vivem o que pensam e nem fazem o que escrevem ou dizem.
Estamos todos em marcha para um despertar maior e o tempo é aquele que nos chama, a dor é que apressa o chamado.
Quando abrires os olhos para a luz, não sejas néscio.
Procura o trabalho, no anseio que a perfeição te inspire, porque o que depende de ti é que está por ser feito.
Deus já fez tudo com antecedência e os espíritos superiores que, por bondade, te ajudam, já o faziam antes que os teus olhos se abrissem.
O retardatário é, pois, tu mesmo.
Enquanto estiveres procurando a felicidade por fora, não a encontrarás.
O bem-estar divino mora por dentro das criaturas.
O exterior é mero reflexo do mundo interno, daquilo que realmente fores por dentro.
Todos somos enfermos e no futuro cada qual será seu próprio médico.
Quem conhece melhor teus próprios males a não ser tu mesmo?
Os diagnósticos são feitos pelas tuas próprias informações.
Começa, agora, a pensar nisso e usa os teus recursos em teu próprio favor.
Dá os primeiros passos que os Céus te ajudarão.
E quando fizeres alguma coisa, procura fazê-la dando o melhor de ti.
A perfeição das grandes coisas depende da harmonia que conseguires nas pequenas.
Nós condicionamos tudo, isso é uma lei de sequência estendida a toda a criação, que sustenta a paz do Universo.
Ao escreveres uma carta, vê se terminas a missiva com a mesma disciplina das letras iniciais.
Opera esse exercício em tudo o que fizeres, pois assim começarás a viver em um mundo de perfeição, que se reflectirá na tranquilidade da consciência.
Faz o melhor em tudo o que fizeres, uma norma já adoptada pelos santos e pelos sábios.
É o espírito começando a mostrar a luz que se acendeu dentro da alma.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia Empty Re: Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Qua maio 22, 2019 8:42 am

22 - ENTENDER SEMPRE
A comunicação entre os homens é a arte da civilização moderna, que aprimorou os meios com clareza singular, para que possas entender as mensagens de uns para com os outros.
Não obstante, não é necessária somente a clareza no dizer, nem a facilidade de expressar os pensamentos; acima de tudo, diz-nos o bom senso que a educação há que levar vantagens em todos os tipos de entendimentos e que a disciplina no falar não pode ser esquecida.
Compreendemos as dificuldades e as restrições que o encarnado tem para manter o equilíbrio diante das regras do bem viver, pois quando igualmente internado na carne, passamos por essas dificuldades, e ainda pedimos a Deus que nos deixe voltar a ela, para que possamos aparar algumas arestas, pois somente no corpo físico encontramos condições mais favoráveis.
Aqui nós chamamos a volta ao corpo físico como sendo a bênção da carne.
Concitamos a todas as criaturas que movem um corpo no mundo das formas a estudar as próprias necessidades com mais atenção, no que se refere aos deveres para com as leis universais e procurem ombrear seus compromissos para que não faltem, em seus caminhos, as oportunidades de servir aos que sofrem e entender os que estão presos nas malhas do carma.
Deves capacitar a tua inteligência no sentido de maior entendimento das coisas espirituais.
A vida na forma é uma ilusão, em se comparando à verdadeira vida do espírito.
É uma fracção de segundo olhando e sentindo a imortalidade da alma.
Mas esse tempo diminuto nos leva a pensar e nos põe a deduzir o quanto vale essa oportunidade grandiosa de aprender em pouco tempo.
Verdadeiramente, a carne é uma bênção de Deus a todas as criaturas internadas nela.
Vale a pena meditar nesta oportunidade e crescer nas obrigações para com Jesus, decifrando parábolas e entendendo chamados que nos possam chegar de todas as direcções para o nosso entendimento.
Se fecharmos os ouvidos e contrariarmos a visão dentro das leis naturais, tornamo-nos estátuas de sal, morremos ante a luz que nos glorifica e nos liberta.
Somos velhos viajores, cansados de repetir as induções humanas e continuamos mortos.
Consultando a razão, percebemos a grandiosa missão de Nosso Senhor Jesus Cristo?
E ela é muito maior do que pensamos?
De não forçar o nosso entendimento, respeitando todas as condições dos homens e almas livres do fardo, propondo os meios e métodos de cada um se libertar do seu próprio jugo e da carga que se propôs a carregar.
O Cristo bate em nossas portas, quando nos cansamos de procurar a Felicidade no reino das ilusões, quando procuramos a Paz no mundo exterior.
Ele surge dentro do coração, acenando-nos para um trabalho excelente, a luta interna, dando-nos condições para vencer as nós mesmos.
Aí encontramos os meios de conquistar a tranquilidade de consciência, a eterna paz de espírito.
Para tanto, devemos despertar o interesse de entender sempre a verdade, de nunca recusar o caminho certo, sem esquecer o esplendor da vida divina, que palpita dentro da alma.
Se a tua boca fere, ainda dormes.
Se os teus sentimentos perturbam a tua mente com o ódio, ainda permaneces morto para a vida.
E se não queres enxergar o que tentamos te mostrar por essas letras, fecha esse livro, que mais tarde a dor vai conversar com o teu coração.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia Empty Re: Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Qua maio 22, 2019 8:42 am

23 - SERENIDADE
Cabe distinguir que a palavra Serenidade vem de uma abundância de virtudes vividas pelo santo, ou seja, aquele que se santifica pela vivência de todas as qualidades ordenadas por Jesus no Evangelho.
Serenidade de consciência existe quando o ser humano ou espiritual conquistou o celeiro do Amor e quando esse Amor faz parte integrante da inteligência.
O espírito dotado da mansuetude permanente conheceu a verdade e, por ela, foi libertado dos alinhavos da ignorância, predispondo o coração a grandes voos dentro do reino da mente, com integração plena em todos os sentimentos da fraternidade.
É nosso dever buscar a brandura em todos os trabalhos empreendidos por nós e remover os entulhos que nos dificultam a conquista da equidade.
Como é agradável conversar com pessoas serenas, repletas de confiança em Deus e no que dizem, seguras nas suas determinações, sem violentar consciências, mas expondo caminhos valorosos para os que buscam a luz!
Como é interessante estar em companhia de irmãos que se mostram inalteráveis diante de todos os assuntos, mesmo de problemas cruciantes por que a Humanidade passa e que eles, por vezes, provam em seus caminhos, sem perderem o prazer de ajudar com os valores espirituais do coração.
Meu filho, a Serenidade é um talento que cresceu na área dos sentimentos e que assegura outro tanto de virtudes inumeráveis a despertarem como soldados valentes na legião do Bem.
A suavidade no falar ajuda na aquisição de um ambiente imperturbável em torno de quem fala, que agrada a quem ouve e que, certamente, é transmitido aos que não puderam ouvir.
Ela é vida que irradia vida sem cessar.
E se todas as qualidades nobres vêm de Deus, pelos canais de nossos esforços, pedimos ao Senhor que nos ajude a conquistá-los.
Comecemos hoje, porque ao bom trabalhador não é negado o seu salário.
O espírito desconhece os seus próprios valores.
Ele é um mundo cheio de talentos espirituais capazes de iluminar toda a constelação da consciência.
Para tanto, temos de sofrer várias cirurgias morais e o especialista nesta arte de operar sem que encontremos outro para se lhe igualar, somos nós mesmos.
Sê médico da tua própria conduta, sê mestre das tuas próprias necessidades.
Sê tutor de ti mesmo, abre os braços para a eternidade e diz:
graças a Deus estou livre... porque conheci a mim mesmo...
A bonança de conhecimentos vem da libertação de todas as ignorâncias que antes empanavam todas as nossas qualidades espirituais.
Devemos compreender o valor da posição dos outros ante as nossas e o respeito a todas as criaturas nos seus devidos procedimentos.
Nós recebemos o que doamos e reflectimos aquilo que somos.
Se alguém te fere com uma simples palavra ainda não ficaste livre das enfermidades do orgulho e da vaidade, do egoísmo e da vingança.
Aprende a discernir o que vem por trás das ofensas e as lições que poderás receber delas.
Se bem compreendidas, é Deus que Se faz presente e mais visível em teu coração.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia Empty Re: Cirurgia Moral - Lancellin/João Nunes Maia

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos