LUZ ESPÍRITA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Filosofia Espírita - VOLUME IV - Miramez - João Nunes Maia

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

Filosofia Espírita - VOLUME IV - Miramez - João Nunes Maia - Página 3 Empty Re: Filosofia Espírita - VOLUME IV - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Abr 27, 2019 7:26 pm

49. ESCOLHA DO SEXO
0202/LE
Muitos sentem dificuldades em aceitar a expressão Espírito errante, pois ela deixa a ideia de que o Espírito não tem pouso certo, estando a perambular pelo espaço, sem obrigações que lhe correspondem à personalidade.
Contudo, a Doutrina dos Espíritos nos mostra, através dos tempos, as condições dos Espíritos, suas moradas e o que fazem no mundo espiritual, construindo a sociedade de Espíritos após o túmulo.
Convém a todos os espíritas estudarem e meditarem na vida futura, para que novos conhecimentos venham a cair em suas mãos.
Não podemos generalizar o assunto.
Tem almas que ficam onde determinar sua conduta, porém, os sérios se encontram sempre em colónias, trabalhando para seu adiantamento, em favor dos homens e dos Espíritos desencarnados sem condições de compreenderem o objectivo primordial da vida, que poderiam ser aqueles classificados como errantes.
Assim como os homens civilizados vivem em sociedades, obedecendo a leis que eles acham mais convenientes, que assegurem a paz e protejam a comunidade assim são os Espíritos desencarnados.
As organizações humanas são cópias imperfeitas trazidas do mundo espiritual.
Todos os reinos, para terem vida melhor, se organizam e obedecem às leis daquela faixa.
O Espírito, no mundo espiritual nem sempre escolhe as modalidades da sua reencarnação; ele precisa passar pelos processos que lhe trazem a paz espiritual.
Seja como homem ou como mulher, assegura a consciência iluminada que todos os caminhos nos levam à tranquilidade espiritual.
O factor tempo é o mestre de todos os dias, e por ele vamos acordando todos os valores que Deus nos deu por misericórdia.
Em toda época de fechamento de ciclo, como a que se aproxima da Terra, aparecem grandes tribulações.
É a concessão de Deus aos Espíritos, de várias qualidades morais, que descem à Terra, e muitos deles se melhoram no ambiente de esperança.
Também no mundo espiritual a movimentação é muito grande nesse sentido.
Os benfeitores já sabem o que vai acontecer e estão preparando lugar para a avalanche de Espíritos que irão desencarnar de uma vez, dentro de provações colectivas, preparando Espíritos para trabalharem no socorro espiritual.
O trabalho é gigantesco, mas a casa é grande e Deus é sempre Pai amoroso.
Nas proximidades do planeta, já se encontram milhares de pronto-socorro espirituais preparados.
É nesse sentido que o amor cresce, e a fraternidade toma carácter amplo, na sua amplitude de ser a caridade em acção permanente.
Toda catástrofe traz melhoras em si, pelo susto e, por vezes, o medo.
Os homens procuram melhores caminhos e, no arrependimento e na busca, encontram Jesus com os braços abertos, dizendo:
Vinde a mim, que Eu vos aliviarei.
Além de aliviar, Ele, o Mestre dos mestres instrui e nos dá condições para conquistar a felicidade.
Esse é o objectivo da vida.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122169
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Filosofia Espírita - VOLUME IV - Miramez - João Nunes Maia - Página 3 Empty Re: Filosofia Espírita - VOLUME IV - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Abr 27, 2019 7:26 pm

50. INDIVISIBILIDADE
0203/LE
Os pais não transmitem aos filhos parte das suas almas, pois a alma é indivisível.
Somente fornecem meios para que os corpos se organizem.
Tudo é feito por Deus, que criou as leis para tais operações.
O corpo humano, na verdade, é a maravilha das maravilhas, em se tratando das coisas da Terra.
Tudo é obra de Deus.
Os agentes da verdade, como co-criadores, sob as bênçãos do Senhor, criaram o corpo físico, de sorte a esse obedecer o progresso pela sua própria função.
O Espírito não se divide, como pregam muitos espiritualistas.
Ele somente anima, quando reencarnado um corpo, e não vários corpos materiais.
As variedades de corpos, como já falamos, são subtis, integrando vários estágios da personalidade, para que o Espírito possa se manifestar.
São como que agentes ao comando da alma, para que ela possa se manifestar-se com mais desembaraço em todos os rumos que pretender.
O sexo é pois, o instrumento para que a vida material tenha seu princípio e é no momento da concepção, no encontro do espermatozóide com o óvulo, que a alma se ajusta, dando os primeiros laços para uma missão ou provação, às vezes as duas juntas.
A carne é uma escola onde se aprende muito, no teste de cada dia.
O que é do corpo nasce no corpo, e o que é do Espírito nasce do Espírito.
Aqui não devemos tentar falar da génese da alma, por nos faltar entendimento.
Também não é tempo, pois ainda nos falta conhecer o corpo humano.
Depois do conhecimento deste, é de bom senso que conheçamos os outros corpos espirituais, para então começarmos a estudar os princípios do Espírito imortal.
O corpo humano, por vezes, tem muitas heranças dos seus ancestrais, no entanto o Espírito não herda do Espírito.
Ele é luz saída das mãos de Deus.
Espíritos não geram Espíritos; somente Deus é o Pai de todos e de tudo.
Um pai ignorante pode ter filhos sábios, e vice-versa, assim como pode um pai inteligente ter filhos inteligentes; depende da alma que reencarna por seu intermédio.
Para que compreendamos essa ciência, necessário se faz que estudemos, meditemos e conversemos com aqueles que já estudaram e compreendem certas leis universais da vida.
Quem não se esforça, não aprende.
Espírito não gera Espírito, repetimos.
O mundo precisa da ciência espiritual e, mais tarde, quando as pessoas estiverem preparadas, as próprias universidades vão ensinar a ciência do Espírito, usando professores abalizados, com o interesse somente de prestar serviço aos que desejam aprender as leis imortais, que vibram em todo o universo.
A Doutrina Espírita é a precursora destas verdades, e será reconhecida como tal no futuro, quando os mestres tiverem a necessidade de buscar nas suas páginas as primeiras lições da vida espiritual.
Vamos esperar, orando e trabalhando.
Do mundo espiritual para a Terra já partiram muitos desses mestres, para operarem no sentido de que a verdade seja colocada em cima da mesa universitária.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122169
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Filosofia Espírita - VOLUME IV - Miramez - João Nunes Maia - Página 3 Empty Re: Filosofia Espírita - VOLUME IV - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Abr 27, 2019 7:26 pm

51. LIGAÇÕES ANTERIORES
0204/LE
Pertencemos à criação de Deus e estamos, por assim dizer, ligados uns aos outros por leis universais.
Somos todos irmãos e não podemos viver sozinhos.
Quando reencarnamos em uma família, por necessidade de aprendizado, criamos vínculos de amizade ou, às vezes de ódio; contudo, isso é processo que se desenvolve entre as criaturas.
Se amamos, esse é o nosso dever, a nossa finalidade; se odiamos, tornamos a voltar, para que o amor se faça presente nos corações.
Querer dizer ou compreender que somente nascemos em uma só família, em muitas reencarnações, é esquecer a universalidade, é esquecer que o amor é força poderosa da vida em todos os despertamentos da criação.
Podemos nos reencarnar em centenas e milhares de famílias.
Basta a necessidade pedir, desempenhando papéis e aprendendo lições.
Essa é a vida que corre cada vez mais para a frente, iluminando a alma e dando a ela o roteiro de que precisa para chegar às esferas superiores.
Se nos apegarmos muito a um grupo familiar, certamente que teremos de nos apegar a outros que nos receberão por caridade, e é assim que vamos nos aperfeiçoando cada vez mais na extensa escala da subida para a libertação, até que possamos sentir a família na humanidade, e a humanidade se sentir fazendo parte de um todo universal.
Esse é o amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
Tudo e todos saímos de uma só fonte:
o Soberano Senhor do Universo.
Queiramos ou não, estamos ligados a tudo que nos rodeia; queiramos ou não, estamos participando de todos os acontecimentos da humanidade.
Cabe a nós, já despertos para a luz, participar ajudando no progresso espiritual.
Eis o momento de semear a semente do bem, do amor e da caridade, pois somente colhemos o que plantamos.
Não podem existir estrangeiros para nós, se moramos na mesma casa e participamos da mesma família espiritual.
Mediante o amor puro, caem todas as barreiras, desaparecem as línguas diversas, que impedem por vezes, as raças de se comunicarem com mais facilidade.
As raças deixam de existir e a cor não é empecilho, para que a unidade se apresente na equação do amor.
As dificuldades, que são inúmeras para os Espíritos que dormem, são criações deles mesmos.
São nascidas do orgulho, do separativismo e do egoísmo.
Quando descobrirem que viver amando como Jesus ensinou é melhor, a razão irá lhes mostrar o caminho a seguir porque, por instinto e intuição, todos nós procuramos a felicidade.
As divisões de povos e de países, de raças e famílias, que já não existem de forma tão acentuada, vão desaparecendo com o progresso, como é o caso da escravidão do ser humano e sua venda como animal, o desprezo de raças, os duelos para manter a “honra”, o holocausto de adultos e crianças para acalmar os deuses, e mais inúmeros factos, fáceis de serem verificados.
Estamos nos unindo, por lei de Deus, em uma grande família universal, onde ninguém se perde, e todos têm o mesmo valor diante de Deus e de Cristo.

§.§.§- Ave sem Ninho
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122169
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Filosofia Espírita - VOLUME IV - Miramez - João Nunes Maia - Página 3 Empty Re: Filosofia Espírita - VOLUME IV - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos