LUZ ESPÍRITA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia Empty Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Abr 28, 2019 7:32 pm

Filosofia Espírita – VOLUME V
João Nunes Maia

DITADO PELO ESPÍRITO MIRAMEZ

Índice
Prefácio de Bezerra de Menezes
Apresentação


01 - AMOR UNIVERSAL
02 - CULTO AOS ANCESTRAIS
03 - HERANÇAS
04 - INFLUÊNCIA
05 - TROCA DE VALORES
06 - EFICÁCIA DA ORAÇÃO
07 - SEMELHANÇA DE CARÁCTER
08 - JUSTIÇA
09 - GÉMEOS
10 - LUTAS
11 - CARÁCTER DE CADA POVO
12 - CARÁCTER MORAL
13 - TRAÇOS DO PRETÉRITO
14 - IDEIAS INATAS
15 - CONHECIMENTO ANTERIOR
16 - PERDA DE FACULDADES
17 - LEMBRANÇAS RETROSPECTIVAS
18 - TROCA DE CORPOS
19 - INTERVALO DAS REENCARNAÇÕES
20 - ESPÍRITO LIVRE
21 - O MUNDO ESPIRITUAL
22 - ESPÍRITOS ERRANTES
23 - INSTRUÇÃO DOS ESPÍRITOS ERRANTES
24 - PAIXÕES HUMANAS
25 - O QUE CRIAMOS
26 - PROGRESSO NA ERRATICIDADE
27 - FELICIDADE RELATIVA
28 - VIAGENS DOS ESPÍRITOS ERRANTES
29 - OS ESPÍRITOS PURIFICADORES E OS MUNDOS INFERIORES
30 - MUNDOS TRANSITÓRIOS
31 - PROGRESSO CONSTANTE
32 - PROGRESSO NO MUNDO TRANSITÓRIO
33 - LEMBRANÇAS
34 - CONHECIMENTO
35 - PRINCÍPIO DAS COISAS
36 - O TEMPO
37 - OLHOS PARA VER
38 - CONHECIMENTO DO PASSADO
39 - CONHECER O FUTURO
40 - ALCANCE
41 - VISÃO DO ESPÍRITO
42 - LUZ E TREVAS
43 - DISTÂNCIAS
44 - VISÃO DO ESPÍRITO
45 - ESPÍRITOS E SONS
46 - PERCEPÇÃO: ATRIBUTOS DO ESPÍRITO
47 - A MÚSICA E OS ESPÍRITOS
48 - SENSIBILIDADE ÀS BELEZAS
49 - SOFRIMENTO
50 - NECESSIDADE DE REPOUSO
51 - ANGÚSTIAS MORAIS
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia Empty Re: Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Abr 28, 2019 7:32 pm

Prefácio de Bezerra de Menezes
Filosofia IV, numa ordem de sequência, nos mostra, no mesmo fulgor, "O Livro dos Espíritos", no que tange à compreensão de seus mais profundos ensinamentos.
É dever de todos os espíritas estudar, meditar e orar, para compreender melhor o livro básico da Doutrina dos Espíritos; e com essa participação de Miramez o entendimento se tornará mais fácil, facultando aos irmãos uma assimilação mais rápida dos assuntos ali expostos.
É a misericórdia Divina se nos apresentando plena de amor.
Quem já leu "O Livro dos Espíritos", por Allan Kardec, que passe a estudar; quem já estudou, que o consulte de novo e quem já consultou, que procure gravar mais seus ensinamentos, pois muito ainda temos que aprender para compreender as leis espirituais.
Os benfeitores estão empenhados em escrever sobre todos os assuntos que dizem respeito à verdade; o homem está avançando e se aproxima da maturidade, devendo conhecer o que o espera no mundo espiritual.
E a porta que conduz a esses conhecimentos para a libertação da criatura é a caridade, e essa caridade de que falamos todos os dias, copiando dos ensinamentos do Divino Mestre, é que nos salva de todas as prisões tramadas pela ignorância. Compete a todos os Espíritos encarnados e desencarnados esforçarem-se para compreender, compreenderem para amar e amarem para se libertar das trevas.
Os livros espíritas ajudam o leitor a crescer, a melhorar e a obra codificada por Allan Kardec é a base, é o alicerce.
Seguindo as linhas doutrinárias do codificador, jamais perderemos o caminho do entendimento que Jesus indicou para todos nós.
O Filosofia Espírita V, portador de luzes espirituais, prossegue o ideal de fazer mais conhecida a Doutrina dos Espíritos, sob a égide de Jesus Cristo, nosso Mestre e Senhor.
Quantos assuntos abordados!
Quantos assuntos ventilados!
E é nesse correr de estudos que acumulamos mais entendimento, aumentando o nosso celeiro de valores imperecíveis.
Estudando, compreendendo, divulgando e cultivando essas sementes, o semeador sairá a colher frutos que o bem se encarregará de devolver, enriquecidos pelo amor.
A caridade está nos procurando por várias modalidades, e uma das mais sublimes é a de ajudar ao próximo no que se refere ao esclarecimento, onde poderemos conhecer a verdade e mostrá-la àqueles que desejam se libertar.
Quanto mais se escreve sobre as leis de Deus, quanto mais se estuda a Doutrina dos Espíritos, quanto mais se fala da verdade e da caridade, mais brilha o sol do entendimento.
E a Terra passará a ser um paraíso, passando, de mundo de provações, como ensina o Evangelho, para mundo de regeneração, onde cada um vai sentir a necessidade de resgate, para que a tranquilidade de consciência se apodere de si, como bênçãos de Deus e conquista de todos os esforços no campo da melhoria.
Quem não procura a felicidade?
Todos a procuram, seja por instinto, por razão, ou por intuição.
E ela existe! Façamos, pois, todos os esforços que requerem o amor e o progresso, para encontrarmos o céu verdadeiro, que se encontra dentro de nós.
Este é mais um livro para meditação e estudo dos espíritas, ficando aqui a nossa gratidão pelo trabalho do nosso companheiro em Jesus, e que de sua inteligência abençoada possam verter mais obras, como gotas de luz para os corações sequiosos de paz.

BEZERRA
Belo Horizonte, 12 de Março de 1985.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia Empty Re: Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Abr 28, 2019 7:32 pm

Apresentação
Estamos apresentando mais um livro do nosso companheiro Miramez da série "Filosofia Espírita", conjunto de mensagens inspiradas em "O Livro dos Espíritos, com comentários oportunos, capazes de despertar no leitor maior interesse pela pesquisa das obras do codificador.
"O livro dos Espíritos" é uma fonte de revelações que desceram do céu à Terra, preparando os homens para maiores conhecimentos.
É, pois, o vestíbulo, no mundo da matéria, para se ingressar no mundo espiritual.
A Doutrina dos Espíritos prepara na Terra o ambiente que se assemelha aos mundos habitados por Espíritos regenerados.
Allan Kardec foi escolhido para coordenar essas instruções grandiosas, com várias finalidades, e a primeira delas é fazer reviver a Doutrina do Cristo, como nasceu há quase dois mil anos.
Os espíritas, como os discípulos, são os escolhidos pela maturidade, para entenderem e levarem à prática esses preceitos que libertam a alma das paixões do mundo.
Escutamos hoje a voz do Cristo a ressoar em nossos corações, como falou a Paulo apóstolo:
"Fale e não se cale".
Obedecendo ao Senhor, estamos falando com as nossas possibilidades, encontrando na mediunidade o canal mais acertado para dizer aos homens, mais uma vez, que ninguém morre, que a vida continua em toda parte e para todas as coisas, principalmente para os Espíritos.
Os livros espíritas, além de trazerem revelações do mundo espiritual, que a todos agradam, consolam e instruem com alta dignidade, mostrando aos homens uma literatura digna de ser apresentada em qualquer lugar, por ser uma luz colocada à vista de todos, como um instrumento de reforma de que se escreve na Terra.
O futuro irá comprovar esta verdade, e a nossa alegria é muito grande por vermos e, por vezes, participarmos do trabalho empenhado por muitos de boa vontade na face do planeta, em divulgar a feição de Jesus, nesta filosofia simples, mas soberana nos seus fundamentos, onde o Amor e a Caridade são alicerces de vida, para dar mais vida e mais esperanças às criaturas.
O nosso irmão Miramez, nas páginas que escreve, mostra aos companheiros da Terra seu amor por eles, sendo que sua maior virtude é não se esquecer de Nosso Senhor Jesus Cristo em todos os seus escritos.
Voltamos a dizer que essa série de livros sobre a pedra fundamental do espiritismo, são como que eléctrons iluminados circulando o núcleo, presos a ele pela força electrostática divina, pelas bênçãos de Deus e pelo amparo do Cristo.
Confiemos que eles cumpram sua missão de despertar nos companheiros, ainda envolvidos na carne, a verdadeira fraternidade.
O trigo na seara dos corações já se encontra maduro; agora, pode-se arrancar o joio, sem prejudicar a lavoura das virtudes celestiais.
Espírita, vê as tuas mãos e coloca-as a serviço da caridade, de modo que o coração em Cristo possa orientá-lo, pois do coração de Deus irradia o amor em todas as direcções.

BEZERRA
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia Empty Re: Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Abr 28, 2019 7:33 pm

01 - AMOR UNIVERSAL
0205/LE
A doutrina da reencarnação não se afigura como destruidora dos laços de família.
Pelo contrário, ela, como lei que vigora em todos os mundos onde os Espíritos reencarnam, alicerça a verdadeira fraternidade, por alimentar o amor universal entre todas as criaturas.
Cultivar o amor somente entre os ancestrais, oferecer atenção somente àqueles com os quais convivemos, amar só os nossos familiares a consciência em Cristo nos diz que reforça o egoísmo e o próprio orgulho, não só dos que nos acompanham como, igualmente, de toda uma raça.
A lei da reencarnação é divina por eliminar os limites de onde poderemos viver.
Negá-la é desconhecer Jesus, que nos pede para amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, e acrescentamos: amar a todos e a tudo, pois, se a criação vem de Deus, somos todos irmãos, na graça e misericórdia do Senhor.
O princípio das vidas sucessivas nunca destrói os lares; ele os distende ao infinito e se forma na Terra uma única família para que tenhamos oportunidade de exercitar o amor; sem a reencarnação, não há condições de se estender o amor além das fronteiras do lar.
Mas, com o tempo, as almas vão crescendo e percebendo, que precisam umas das outras, mesmo que se encontrem distantes.
Basta ao homem olhar o que come, o que usa e o que não foi feito por suas próprias mãos nem pelos seus familiares e que, por vezes, vieram de fora, de outras nações.
Façamos como o ar e as águas, que desconhecem barreiras de estados e nações, levando o conforto e a alegria onde quer que seja.
Imitemos o sol: a sua luz se divide, manifestando saúde e doando vida onde pode alcançar para servir.
O conhecimento das vidas múltiplas, destrói a importância exagerada que dispensamos aos nossos parentes, porque pode nos levar a nascer em vários lugares, percebendo, por intuição na recordação silenciosa, que a vida é amor, aquele amor que não se transforma em exigências, que não se vende e nem se compra, força criadora de harmonia e de paz, trabalhando no soerguimento de todos os caídos, por prazer de servir.
A falsa ideia de sangue real é que faz muitos negarem a reencarnação.
O apego às heranças é embaraço para se crer que nascemos tantas vezes quantas forem necessárias; contudo, Deus não nos pediu opinião para fazer as leis que correspondem às nossas necessidades de despertamento espiritual.
Quem ainda não deseja entender a lei da reencarnação esteja certo de que o tempo se encarregará dele e a escola das vidas sucessivas ensinará que essa lei, como dogma divino, é para o seu próprio bem, porque nos ajuda a entender e vivenciar o amor universal.
Trocamos os muitos corpos na nossa caminhada, para que possamos abolir o carma, corrigindo erros e ampliando nossos conhecimentos sobre a vida que continua em todas as direcções do existir.
Quem deseja ser livre haverá de conhecer a verdade, assim nos diz Nosso Senhor Jesus Cristo.
Deus não consulta a vaidade dos homens para formular leis no universo, repetimos.
Quem não pôde ainda conceber a lei da reencarnação, como bênção de Deus em nosso favor, que medite sobre ela, que ore pedindo inspiração.
O céu nunca foi pobre de conhecimentos, principalmente no que tange à libertação dos Espíritos. Para derrubar o passado, não basta alguns segundos de arrependimento.
O arrependimento na reforma interna, pelo amor e pela caridade, pelo trabalho e pela compreensão.
Tudo que possamos ver e sentir, troca de formas periodicamente, porque a vida é movimento, sendo que é a mesma luz divina que move as formas que cada vez mais ascendem para a luz da verdade.
Quem nasce, renasce; esta é a lei.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia Empty Re: Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Abr 28, 2019 7:33 pm

02 - CULTO AOS ANCESTRAIS
0206/LE
Não estamos negando o culto àqueles que nos foram caros, que cooperaram no nosso retorno à carne para novas experiências; de forma alguma.
Quando nos lembrarmos deles, devemos acrescentar sempre gratidão e orar pelos avoengos pedindo a Deus para os abençoar onde eles se encontrarem e, ainda mais, devemos cultivar o bem que eles plantaram, através das sementes de moralidade, de trabalho e de amor.
Se nenhuma das ovelhas se perde, no dizer de Jesus, como cultuar somente os nossos antepassados, se todos se fundem em uma só família?
Experimentemos, pois, amar a humanidade.
A lei de amor nos diz que somos um todo em Deus, que representamos elos da família universal, e que corre em todos os corpos uma energia divina procedente do Todo Poderoso.
Seitas e religiões espiritualistas existem cuja filosofia se baseia no culto aos ancestrais, cuja direcção ou comando são passados de pai para filho, ou descendente mais próximo, na ilusão enganosa de que se pode ligar, parcimoniosamente, as coisas da Divindade.
Mas quando ocorre que, na família ancestral, tenha havido alguns cujos comportamentos possam envergonhar os descendentes, estes procuram esquecê-los ou apagá-los.
Afirma-nos Jesus que são os doentes que precisam de médicos, e não os sãos.
Não podemos ignorar que o sangue que corre nas veias de um nobre é o mesmo que viaja no corpo de um plebeu.
A lei da reencarnação é um socorro para os Espíritos que ainda precisam dela, por fazê-los encontrar os inimigos do passado frente a frente, de modo a aceitarem a reconciliação como a melhor forma de paz.
O culto aos ancestrais nunca é ridículo; é um ato de amor e gratidão.
Somente o que a lei do amor não aceita é que esse culto fique limitado ao lar onde nasceu.
Que seja estendido para os outros lares, para outras nações e para o mundo inteiro.
Não gosta o homem de visitar, quando pode, países diferentes daquele em que estagia?
De lá não traz coisas para a sua alegria e o seu conforto?
Por que não abençoar esse povo que não difere da sua própria forma?
São nossos irmãos, são também nossos próximos, que Jesus nos pede para amar como sendo os nossos irmãos.
O próprio casamento com pessoas de raça diferente contribui para nos unirmos, para libertar o amor familiar, e é por esse processo que passamos a nos ligar com muitas famílias, para que elas se tornem uma só.
Jesus disse que "nos céus não se casa nem se dá em casamento".
O Espírito não descende do Espírito.
Quando um casal desencarna, se encontra livre, e, às vezes, é chamado a ingressar em outra família, no país onde animou um corpo, ou em outro, ele vai encontrar ancestrais de outras famílias, onde deve exercitar o amor e universalizar os seus sentimentos.
Não se deve ficar pedindo aos parentes desencarnados para fazerem o que se quer que seja feito na Terra; banalidades, às vezes, que envergonham a própria consciência.
Se se desconhece o estado deles no plano da vida espiritual, não se deve incomodá-los com as coisas da Terra.
Eles, quando elevados, ficarão alegres quando seus "familiares" principiarem a abolir os erros, dissipando as trevas do seu mundo mental.
Quando o nosso amor quebrar as amarras do lar, dos parentes, e atingir os seres humanos sem distinção, pela caridade, respeitando o direito de todos, nos sentiremos felizes por sabermos que no futuro haverá um só rebanho e um só Pastor, que é Jesus Cristo.
Devemos, sim, cultuar os ancestrais, mas, de todos os povos, como sendo a nossa família, a família de Deus.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia Empty Re: Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Abr 28, 2019 7:33 pm

03 - HERANÇAS
0207/LE
A parecença física é uma realidade.
São características que por vezes se herdam dos ancestrais, e nesse fio quase interminável, que se sucede na expansão familiar, aparecerão, juntamente com o físico, variadas enfermidades ou predisposições para tais.
Se isso ocorre, não é que os descendentes pagam pelos avós, pais e tios, mas, por estarem envolvidos nos mesmos processos de evolução.
Em quantas faltas familiares se encontram envolvidos inúmeras pessoas?
No entanto, a misericórdia divina é a divina mão que abençoa e deixa os recursos ao alcance das próprias mãos, para que sejam aliviadas as provas, desde quando o sofredor de hoje, que foi o que fez sofrer ontem, se arrependa e conserte a direcção dos seus passos.
Não há injustiça na contabilidade divina; ninguém recebe o que não merece, mas, mesmo recebendo o que merece, Jesus se encontra lado a lado com o sofredor, com a sua presença incomparável a nos dizer:
- "A paz seja convosco".
Ele alivia o nosso fardo e nos admoesta:
"Vai e não peques mais".
Já comentamos alhures que Espírito não gera Espírito, como nos ensina "O Livro dos Espíritos", obra inspirada e assistida por Jesus, entretanto, pode acontecer que surjam, em família, semelhanças morais por afinidade de pendores, por simpatia dos grupos de almas em processo de ascensão. Desde quando os pais, ou mesmo avós, exercitem determinadas virtudes, a magnitude dessas irradiações pode atingir os descendentes que se encontram em princípio de maturidade, porque a lei nos garante que, em todos os esforços que fazemos para o bem, entramos em sintonia com esse bem, que é imortal na sua amplitude de vida.
É bom que se saiba que herança não significa recebimento sem preparo.
A analogia é que abre as portas para tais acontecimentos.
Em tudo a justiça opera, deixando que o amor se solidifique para o engrandecimento da vida.
É bom que se observe, porém, que nem todos os descendentes de uma família têm parecença nas características morais; nesses, a Natureza se faz como que esquecida, por determinação divina, para que não aconteça o que não pode ser, como é frequente, em todas os conjuntos familiares, muitos não herdarem enfermidades de que seus ancestrais padeciam.
Não podemos generalizar esses acontecimentos, sem analisar o passado de cada um.
Os processos evolutivos, os despertamentos espirituais de cada ser, são diferentes na pauta do tempo.
A criatura, para ser aditada à vinha da Terra, deve e tem de buscar a harmonia do seu mundo interno, e o caminho a ser trilhado para isso é Jesus Cristo.
Passando por Ele, a extensão se alarga e passamos a ter olhos para ver e ouvidos para registrar a Sua voz divina e amiga, a nos conduzir para o céu de nós mesmos.
Se queremos modificar nossa herança de erros passados, melhoremos nossa conduta, fundindo-a à conduta de Jesus, para que Deus comande o nosso destino, modulando os nossos sentimentos, de modo a agilizar os nossos pendores nos conceitos da verdade.
É bom relembrar que nem sempre são Espíritos afins que formam uma família; as mudanças são muitas, para que a fraternidade cresça em todos os rumos da vida. Há almas que nada herdam dos familiares.
Elas aparecem como um meteoro nos céus de uma família, cumprindo uma missão e deixando ali, por misericórdia, as bênçãos do exemplo de luz.
Outras, vindo do mais baixo, recebem dessa família impulsos para o bem, porque Deus é amor e não se esquece dos Seus filhos no aprendizado.
Se já conhecemos essas verdades, esforcemo-nos para sair das heranças impróprias, plantando no coração e na consciência a luz da bondade, da disciplina e do amor, para que essas sementes cresçam doando-nos frutos de libertação espiritual.
Procuremos ser herdeiros de Jesus Cristo, o nosso grande doador na Terra.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia Empty Re: Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Abr 28, 2019 7:33 pm

04 - INFLUÊNCIA
0208/LE
Há alguns pais que conseguem passar para seus filhos a esperança de Cristo e a educação espiritual nas linhas do Evangelho de Jesus Cristo.
Deus usa as criaturas para a ascensão dos próprios filhos.
Qual a finalidade da família?
É o crescimento das almas, rompendo barreiras e alcançando a vida em estado de graça, na luz do amor.
Os pais que não cuidam de seus descendentes se encontram cegos e surdos à voz da consciência em Deus.
Não se pode descuidar da disciplina, desde mesmo a gestação.
Por que não conversar com o recém-chegado do mundo espiritual?
O corpo está se formando, mas o Espírito já se encontra ao lado, vivendo a formação do seu fardo físico e, por vezes, ajudando os seus futuros pais, dependendo da sua condição evolutiva.
Se for um Espírito menos esclarecido lembremo-nos do que disse Jesus:
São os doentes que precisam de médico.
Lembremo-nos de Jesus, quando disse:
- Eu e meu Pai somos Um.
Nesse sentido, o filho e a mãe são um, na unidade de vida, um sorvendo os sentimentos do outro, com equilíbrio ou desequilíbrio, de conformidade com os alimentos mentais das referidas trocas.
Imaginemos a responsabilidade dos pais em questão!
Aproveitemos o tempo, começando pela oração, reformando os pensamentos no lar e em cada um que pertence ao lar, porque o recém-chegado se encontra assimilando tudo o que os familiares pensam e sentem, principalmente a mãe, a futura mãe.
Cada vício ou hábito dos progenitores impregnará os sentimentos do filho, e pode se desenvolver, se esse não tem uma formação elevada adquirida em outras vidas.
Cada virtude vivenciada no seio da família é semente de luz que se planta no coração dos filhos, por amor, e que se multiplica em favor do agricultor.
Pois é dando que se recebe.
O pai deve franquear as boas maneiras todos os dias, pensando, falando e vivendo, para que a luz de Deus ilumine a cidade de seu coração, para que a missão que ombreia ante a consciência e Deus seja bem cumprida, e que, quando voltar ao mundo de origem, as suas mãos levem os frutos de todos os seus esforços, cumulando a paz em sua consciência.
Mesmo que custe bem caro, a vida no bem, em favor dos filhos, representa esperança e bem-estar para os trabalhadores.
Se na Terra não existe felicidade, ela existe mais adiante, e as suas raízes devem ser fincadas no mundo onde ora viveis.
A influência dos pais ante os filhos é uma realidade.
Se, mesmo com os bons exemplos, alguns deles continuarem fora do padrão em que se vive, não esmoreçamos; adiante eles aprenderão e, como nada se perde, o bem é mais duradouro, senão eterno - embora possa dormir dentro da alma - algum dia nascerá, com todo o seu fulgor de vida, e quem o plantou, receberá o perfume da paz daquilo que fez.
Do plantio de luz, nascerá a claridade de estrelas.
Felizes os filhos que adquirem qualidades morais semelhantes às dos pais, e muito mais felizes aqueles que os ajudam a ampliar a conduta em Cristo.
Simpatizemos com o bem, na urdidura do amor, para que esse amor nos ilumine por dentro, a mostrar igualmente por fora o céu que despertou em nós, mostrando Deus e Cristo para os que nos acompanham.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia Empty Re: Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Abr 28, 2019 7:33 pm

05 - TROCA DE VALORES
0209/LE
As leis têm variações incontáveis.
O Espírito, no mundo espiritual, já arrependido dos seus feitos incómodos, e que deseja reencarnar, quando permitido, deseja nascer de pais virtuosos, como sendo misericórdia para que se livre de enveredar outra vez nos caminhos de erro.
Para tanto, os pais servir-lhe-ão de barbilho, não deixando seus impulsos do passado tomarem a dianteira das boas qualidades que ele deve assimilar no mundo familiar.
Porém, nem sempre é permitida essa dádiva, para seu avanço espiritual; acontece muitas vezes, que a alma retorna à carne em um grupo formado por seus iguais, às vezes piores, para que ele manifeste sua força de vontade e alcance o objectivo que deseja realizar para a sua libertação.
A variedade de situações não nos deixa traçar um roteiro em relação à igualdade de nascimentos.
As normas são diversas, em toda manifestação dos Espíritos que voltam à Terra para limparem seu passado, com os seus próprios esforços.
Entretanto, acontece igualmente o contrário:
pais totalmente ignorantes, viciados em contradições das leis naturais, podem receber filhos altamente iluminados, no sentido de testarem novamente suas qualidades e desempenharem uma missão importante junto à humanidade.
Esses também pedem para renascer nesse ambiente, servindo de exemplos para tantos que estudam as reacções dos homens bons junto aos perversos e confundindo, assim, os que se dizem sábios, querendo dizer que os filhos são os que os pais não deixaram de ser, generalizando esses factos.
Se o Espírito não gera Espíritos, eles são o que são, embora a influência seja uma realidade.
Para tanto, os Espíritos que já atingiram certa compreensão se acautelam a todo momento, para não caírem em tentações, e saírem ilesos dos processos de afinidades de famílias.
Uma família é sempre uma escola, onde todos aprendem as primeiras letras do amor.
Esteja ela no nível que estiver, há sempre vigilantes da vida maior ajudando-a, inspirando-a para o aprendizado.
Advertimos sempre a todos que as oportunidades são valiosas, da favela ao palácio, do ignorante ao letrado, que devem aproveitar o tempo que corre.
Os meios de elevação hoje são grandes, e a influência do bem é enorme; basta ter olhos para ver.
A humanidade se encontra cansada das inconveniências.
O Evangelho é o despertar da alma, é Jesus connosco nos dois planos da vida.
Se temos alguma luz, não a coloquemos debaixo da mesa; ergamo-la para que todos a vejam, sem vaidade.
O exemplo é que é a candeia em cima do alqueire.
É preciso verificar o que já se fez pela família na qual se nasceu.
Necessário se faz amar seus pais, irmãos e demais parentes, para que esse amor possa alcançar toda a humanidade.
A situação sempre muda, e na troca de corpos somente levamos o celeiro das qualidades, para nos atormentar ou nos tornar livres.
Se um Espírito ainda voltado para o mal pediu, e foi concedido por Deus, nascer em nossa família, não desdenhemos essa oportunidade, nem amaldiçoemos essa alma em provação.
Vejamos o que diz Paulo, na primeira Epístola aos Tessalonicenses, capítulo cinco, versículo dezoito:
“Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.”
Se é a vontade de Deus, por que não aceitar?
Se é muito bom para quem nasce, melhor para que o recebe como filho.
Lembremo-nos do amanhã.
A vida é uma troca incessante de valores.
Qual o mérito que teríamos em receber somente Espíritos de luz em nossos convívio?
Vamos recebê-los porque o Senhor é sempre bom, porém, não recusemos os maus, porque no amanhã se tornarão bons, assim como os bons já laboraram em equívocos.
Entreguemos nossa vida a Deus, para que a vida nos recompense com a paz de consciência, e lutemos ajudando, porque amar aos que nos amam é dever, mas amar aos que nos perseguem e caluniam é saber viver com Jesus no coração.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia Empty Re: Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Abr 28, 2019 7:34 pm

06 - EFICÁCIA DA ORAÇÃO
0210/LE
A oração muito pode na engrenagem da vida humana e mesmo divina.
Ela comanda e purifica os nossos sentimentos, nos dando forças nos momentos de fraqueza.
A oração é dotada do dom de sublimar na área humana.
No entanto, em muitos lugares não cabe à oração interferir.
No caso da pergunta 210, em "O Livro dos Espíritos", ela não pode mudar a necessidade do Espírito e a vontade de Deus, em fazer renascer um Espírito inferior em uma família para o devido aprendizado.
Se assim acontecer, para onde irão os Espíritos que ainda não atingiram o esclarecimento necessário para o seu despertamento espiritual?
A oração, neste caso, pode ajudar muito, mas, não muda a vontade de Deus; o Espírito inferior nasce, porém em condições melhores, devido à força da prece dos pais.
Deve-se sempre orar, cultivando a caridade, fazer o culto do Evangelho no lar, porque os que retornam à carne, encontrando este ambiente, sentem a felicidade e a esperança nas suas novas lutas, e podem, com isso, se precaverem de muitos males.
Plantemos a semente do amor que colheremos os frutos da fraternidade.
Nada se perde, não nos esqueçamos desta verdade, e o bem, esse é eterno.
Ele se irradia buscando, com valores acrescentados, a fonte geradora.
As necessidades dos nossos irmãos inferiores, de voltarem à Terra, são maiores mesmo que as dos Espíritos de alta estirpe.
Como iremos ajudar pela força e eficiência da caridade aos que não precisam da nossa ajuda?
Os doentes são os que precisam de tratamentos, e com urgência.
Os maus filhos são realmente uma provação para os pais, dando oportunidade para os mesmos de ressarcirem velhos débitos e a obrigação de quem deve é pagar com alegria, senão com amor.
Nunca queiramos mudar as coisas que não podem ser mudadas.
A justiça divina não erra na sua computação, em qualquer lugar do universo.
E quem procura andar na justiça está se abeirando à lei do amor, e sentindo seu perfume que se alojará no coração.
Tanto o pai quanto a mãe devem emprestar aos filhos, em geração, bons pensamentos, boas ideias e sentimentos puros, porque eles se encontram ligados aos pais por fios invisíveis, mas reais, e passam a pensar do mesmo modo que seus genitores.
É nesse sentido que a oração é bem mais valiosa, porque anima e dá esperança aos que estão chegando, por vezes com grandes promessas de renovação.
Ajudemo-los pelo proceder, ajudemo-los pela conduta em Cristo, que os seus caminhos iluminar-se-ão de forma a aliviá-los dos males que os esperam em estradas de que as vezes não se recordam.
Os pais devem se lembrar da brida da disciplina e não se esquecerem da oração todos os dias, que ela os livrará de muitos males, porque é o filho pedindo ao Pai, e Jesus já disse: "Pedi e obtereis".
Os filhos, sejam eles quais forem, são flores de Deus nos caminhos humanos.
Façamos o que pudermos na educação destes Espíritos porque, em primeiro lugar, eles são filhos de Deus.
Vai chegar a nossa vez de sermos filhos novamente, e somente colheremos o que plantarmos agora.
O futuro é uma oportunidade preparada no passado, que não erra o endereço do necessitado que a fez; essa é a lei da Justiça e do amor.
Não queiramos, portanto, escolher apenas Espíritos angélicos para renascerem em nosso meio familiar.
Oremos sempre por aquele que deve vir por vontade de Deus, que a assistência de Jesus nos fará felizes.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia Empty Re: Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Dom Abr 28, 2019 7:34 pm

07 - SEMELHANÇA DE CARÁCTER
0211/LE
Em muitos casos, os irmãos gémeos são Espíritos simpáticos, que se unem por analogia de sentimentos, porém, nem todos são assim.
Pode acontecer o contrário: serem Espíritos inimigos que a justiça divina faz se reencontrarem na formação biológica, no sentido de que se processe o perdão com mais eficiência.
Os gémeos, por vezes, têm semelhança de carácter, sendo que não devemos generalizar esse facto, porque em outros casos são completamente diferentes, em matéria de conduta e mesmo em semelhança física.
São Espíritos, e cada um é, pois, um mundo à parte, com os seus pendores e actividades em busca da luz.
Procuramos alertar os pais e parentes dos mesmos, para estudarem esse fenómeno, ampliando seus conhecimentos de psicologia, para entenderem os seus deveres ante esses companheiros que nascem juntos, sob o tacão do mesmo signo.
São, geralmente, almas que precisam de ajuda dos pais, parentes e mesmo amigos, no afã de se libertarem das suas velhas dívidas, que se escondem no clima do orgulho e do egoísmo.
Sendo o lar uma escola, os pais são os professores, que devem compreender a situação e as necessidades desses alunos repetentes em busca de notas de luz para a paz de consciência.
Ninguém herda carácter dos pais, nem tão pouco dos ancestrais, no entanto, pode condicionar as qualidades morais principalmente deles, na esteira do tempo.
Eis porque devem os pais procurar aprimorar a conduta, sendo que a vivência evangélica irradia e penetra em todos os sentidos nas almas, principalmente nas que se encontram em caminho connosco.
Tal não acontece com a semelhança física, que é um fato dentro da lei biológica.
Os pais podem fazer muito por seus filhos, no que tange a vida moral dos tais, dependendo da vida que levam no dia-a-dia.
Pelo esforço dos progenitores em viverem melhor, atraem as bênçãos de Deus na visibilidade do coração.
Tornamos a dizer, e não nos cansamos de repetir, que o culto do Evangelho no lar é uma bênção de Deus em favor de todos os familiares.
Ele predispõe os Espíritos que ali residem para a libertação dos instintos inferiores, capacitando a alma à integração dos conceitos de Jesus.
Mesmo que nasçam em nossos lares filhos que trazem no corpo o estigma da deformação, não pioremos a situação, blasfemando como sendo azar ou castigo; tudo isso é experiência na sequência da vida, testando o que já aprendemos nas lutas que temos empreendido.
Tratemos todos eles como filhos do coração; amemo-los como aos outros, que no amanhã poderemos passar pelas mesmas experiências deles, pois os processos de despertamento são para todos.
Não fiquemos exibindo filhos sadios ante os hemiplégicos, pois os que se encontram naqueles corpos deformados são Espíritos iguais a todos nós, feitos por Deus e, portanto, perfeitos na sua intimidade, porque Deus, sendo perfeito, não iria criar algo com a marca da imperfeição.
Agradeçamos a Luz Divina pelas oportunidades que temos, de trabalhar em favor dos que sofrem e choram.
Cooperemos com eles nas suas transformações, que a paz crescerá dentro da nossa consciência.
Devemos visualizar somente o bem da humanidade, e quando chamados a servir, onde quer que seja, entreguemos a Jesus todas as nossas possibilidades, que acumulamos por amor à causa de Deus, pois é somente o amor na pureza que o Mestre nos mostrou.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia Empty Re: Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Abr 29, 2019 7:22 pm

08 - JUSTIÇA
0212/LE
Raros são os casos em que dois Espíritos tomam corpos com órgãos comuns.
Eles nascem ligados pela força da justiça divina, que tudo faz para a paz das criaturas e usa de todos os meios para a devida reconciliação.
Um dos meios é esse em referência, dos Espíritos nascerem em corpos ligados, que os obriga a respirarem juntos, a comerem juntos, a descansarem juntos e a terem, por vezes, as mesmas ideias.
O corpo, nesse caso, é mais do que uma prisão; ele inspira ideias de renovação e, ainda, a assistência dos pais ajuda esses Espíritos, pelo carinho que não falta, a sentirem a bondade de Deus mesmo no arrocho das provas.
No caso mencionado pode haver afinidades de sentimentos, tanto do passado quanto do presente, porém, nem sempre é assim.
Podem ser Espíritos inimigos, a quem os braços da carne faz esquecer as faltas, sendo que o perdão é como que a chave que abre as portas da prisão biológica.
Vejamos o que diz Jesus:
"Deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão; e, então, voltando, faz a tua oferta." (Mateus, 5:24).
Os Espíritos, no mundo espiritual, quando arrependidos do mal que fizeram, oferecem tudo a Deus para se livrarem das agressões resultantes desse mal a outrem.
Deixar a oferta no altar do coração e ir primeiro reconciliar com o irmão em caminho do despertamento, nesse caso, é trilhar o caminho da carne, da família, enfim da humanidade, e depois voltar e fazer a oferta com a consciência pura, sem que ela possa acusar o Espírito.
Em muitos casos, o mundo dos encarnados é palco de encontros aparentemente indesejados, mas, que no fundo, são bênçãos de Deus que se libertam, dando início à felicidade.
Isso tudo é força da justiça divina, operando em favor dos que sofrem e choram as reacções das acções praticadas.
Compete a cada criatura descobrir as suas possibilidades de moralização, e fazer, a todos os momentos, cirurgias morais, tornando-se operários de Jesus na casa de Deus.
Se a solução dos problemas se encontra dentro de nós mesmos, necessário se faz que não desertemos desses processos, porque é dentro das lutas que alcançamos a paz.
Se não deseja viver com o inimigo frente a frente, em corpos ligados, reconcilie-se com ele enquanto se encontra no mesmo roteiro.
Jesus recomendou que orássemos para os nossos adversários e caluniadores.
Se o mal não merece discussões, ampliemos as possibilidades do bem, deixando que o amor cresça em nossos corações a irradiar para todas as criaturas sem distinção.
A justiça de Deus não erra o caminho, e ela somente veste a roupagem da misericórdia quando entregamos as nossas mãos à caridade que sempre salva.
O fora da caridade não há salvação, do apóstolo Paulo em Espírito, é uma verdade das verdades anunciadas pelo Evangelho, pois a caridade é a luz que nos guia a todos, por ser filha dilecta do amor.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia Empty Re: Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Abr 29, 2019 7:22 pm

09 - GÉMEOS
0213/LE
Vamos alongar um pouco a conversa sobre os gémeos.
Dois Espíritos, quando nascem de uma só gestação, normalmente são Espíritos afins, ou inimigos do passado, e Deus lhes dá oportunidade de ressarcir velhas rixas no campo de luta que a Terra oferece.
Fala "O Livro dos Espíritos" que não é regra que sejam simpáticos, podendo ser o contrário.
A carne é um meio de reajustamento espiritual para as almas, competindo a cada um esforçar-se para a melhoria interna.
Ninguém engana a lei divina. Deus tudo regista, assim como, igualmente, a nossa consciência, como sendo cópia da escrita espiritual.
Quando nascemos, ou renascemos, em família, caracterizam-se as nossas necessidades ante o progresso.
É necessário que analisemos os fatos, o ambiente em que renascemos, procurando aproveitar as oportunidades que vêm em nossas mãos por misericórdia dos céus.
Convém a todos, principalmente aos que já chegam ao mundo com marcas, como sendo limitações físicas, não deixar de meditar sobre tais sinais, aceitando-os como aviso, de modo a se repararem entendendo a lição que Deus ensina.
Existem muitos gémeos que entenderam, procurando melhorar, corrigindo o que tinham de reparar, voltando à pátria verdadeira, livres do fardo que antes pesava em seus ombros, o que não acontece com outros que complicam as oportunidades, pesando mais seus débitos para outra existência.
A Doutrina Espírita vem trazer luz a todos os problemas deste e de outros tipos, para que possamos entender as leis e melhorarmos no que tange à moralidade.
A natureza a todos convida no silêncio, mas, com firmeza através dos pais, sendo que eles se encontram também no jogo das provas, e podem muito ajudar, aliviando seus jugos na esteira do tempo.
A aversão dos gémeos traduz inimizade anterior; com pendores afins, nos assinala amizade do passado, embora com dívidas em outras áreas.
Os pais podem analisar tudo isso e trabalhar para que esses Espíritos compreendam e se dediquem ao trabalho de melhorar, iluminando-se por dentro pela compreensão e pela luz que pode se acender pelo amor.
Depois dos esforços dos pais e, por vezes dos parentes, e deles próprios, o resto é de Deus, que sempre sabe como proceder no percurso da nossa existência.
Há muitos casos que somente o tempo, que é a mesma vontade de Deus, resolve, e resolve bem, porque o Senhor nunca erra nas Suas directrizes.
Os guias espirituais são cooperadores, trazendo aos que sofrem intuições que aliviam o fardo e suavizam o jugo de todos eles.
Os gémeos que aqui destacamos não são somente Espíritos que nascem de um só parto; podem ser mais, sem que precisemos enumerar todas as experiências das almas em questão.
Para todos eles que, são inumeráveis no mundo, nós pedimos as bênçãos de Deus e de Jesus e o que estiver ao nosso alcance, faremos em favor de todos eles.
O mundo é palco de trocas, que devemos fazer sem exigências, como dever, e com amor, aquele amor que irradia vida e pureza no coração.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia Empty Re: Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Abr 29, 2019 7:22 pm

10 - LUTAS
0214/LE
As lutas de crianças no seio materno, bem como outras do mesmo género, são histórias que nasceram entre povos supersticiosos.
Toda criança em formação no útero materno movimenta-se.
Quando duas crianças gémeas estão sendo geradas, tem-se a impressão de que estão lutando, o que não passa de aparência.
As lutas, no caso, são somente nas consciências culpadas, como sendo o inferno interior a provocar distúrbios pelo magnetismo inferior acumulado na área de vida das criaturas que não souberam usar as oportunidades valiosas da reencarnação.
O homem, em geral, é belicoso, em todas as nações; os países estruturaram "Ministérios da Guerra", ao invés de "Ministérios da Paz", o que seria bem melhor.
Jesus nos ensina que a luta que devemos travar é com as nossas inferioridades, para expulsá-las do nosso convívio, e isso somente se processa se conhecermos a verdade, a verdade que nos tornará livres.
Enquanto nos dispusermos a vencer os outros, seremos escravos das ilusões, que se tornaram, em todos os aspectos, passageiras, para nos mostrar que a eternidade acolhe as leis, onde se afiguram com esplendor a caridade e o amor.
O mundo é um campo de reformas onde as almas podem aportar porque, na Terra, se encontram muitos instrutores que já acenderam a luz do entendimento e sabem cumprir seus deveres no ensinar aprendendo.
Os homens de bom senso são pregadores de linhas de vida que libertam.
Eles se encontram espalhados por todo o mundo, pertencentes a várias seitas, mas, dirigidos e orientados pelo amor.
Os Espíritos que esperam a formação do corpo e que são inferiores permanecem inconscientes neste transe; falta-lhes a capacidade de raciocinar e mais ainda, de lutar com possíveis inimigos no ventre em que são gerados.
A mãe, nesse caso, pode ajudá-los na formação dos seus caracteres, com bons pensamentos, com ideias enobrecidas, e com a vida onde o amor seja o alimento dos sentimentos.
O instrumento de geração de uma mãe é aparelho de carne, mas, divino, que as mãos de Deus abençoaram e as de Jesus permanecem ajudando.
O corpo humano é a maravilha das maravilhas por fornecer, ao Espírito, chances grandiosas para o despertamento espiritual.
Quem se encontra movendo um corpo físico, que aproveite, cuide dele e lute dentro dele para que a luz se faça no coração e a consciência se tranquilize pelo esforço de melhorar.
Esqueçamos, pois, as imagens poéticas de lutas com ódio antes de nascer, ou renascer, no mundo, e vejamos que o tempo passa, nos pedindo que o aproveitemos na educação de nós mesmos.
Não há conflito no seio materno; há, sim, compromisso de uns para com os outros, de sempre melhorar em busca da felicidade.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia Empty Re: Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Abr 29, 2019 7:23 pm

11 - CARÁCTER DE CADA POVO
0215/LE
Cada povo se encontra reunido pela analogia de sentimentos.
Os semelhantes se atraem por lei universal da própria justiça, entretanto, o amor tem o poder de não generalizar essa lei, porque Deus é amor e bondade.
Sempre no seio de cada nação reencarnam Espíritos elevados, condutores de massas humanas, trazendo a divina missão de paz e de entendimento, como sendo misericórdia para os que sofrem e choram.
Quase todos os que ali se agrupam se encontram jungidos uns aos outros pelos mesmos sentimentos, juntos nos mesmos ideais; é mais fácil de se educarem.
Quem observa o carácter distintivo de cada país entenderá porque ele aceita certas leis de bom grado; voltadas aos mesmos sentimentos dos filhos que ali aportaram, pela afinidade dos ideais.
Se, na formação de um país, os que serviram de base para a nação forem belicosos, serão atraídos, para serem seus filhos, Espíritos que sentem prazer em guerras.
Entrementes serem, a bondade de Deus e de Jesus é tão grande que eles enviam ao seio desses povos Espíritos de alta envergadura, em vários pontos de entendimento, para semear a paz e fazer compreender aos guerreiros, que somente o amor salva as criaturas das agressões internas, propiciando-lhes clima saudável para a tranquilidade de consciência.
Essa resposta de "O Livro dos Espíritos", à pergunta duzentos e quinze, é, pois, uma verdade que se pode observar pelos processos racionais.
Cada povo atrai, para a sua comunidade, Espíritos da mesma índole.
Essa é a lei de justiça, mas, igualmente a lei de amor que rege todo o universo.
É o que chamamos de harmonia.
Quando se adentra um supermercado, correndo os olhos nas expostas prateleiras, poder-se-á observar que cada coisa se encontra em seu lugar.
Pois bem, isso satisfaz a nossa visão, e a alegria parece brotar em nosso rosto, por estar tudo obedecendo a esta ordem, de cada qual com o seu igual.
Se não houvesse essa organização, provavelmente os fregueses fugiriam de tal casa comercial.
Assim como cada família atrai, para serem seus filhos, almas das mesmas ideias, o mesmo ocorre com as nações, com pequena percentagem que se refere às grandes almas, que vêm ao mundo, onde quer que seja, para servirem de instrumento do amor e da verdade.
Analisando e observando o comportamento dos Espíritos que, em sua maioria, reencarnam em países que se destacam pelas suas acções de guerra, na indústria, nas artes, na religião, facilmente concluímos que são almas afins, de carácter distinto, com ideais idênticos.
Compete aos dirigentes das nações cujos povos apresentem vocações belicosas, de fanatismo religioso, político-extremados, ou tendências de se impor sobre os outros povos, diligenciar no aprimoramento de seus filhos.
A educação e o saber dependem do alimento espiritual do amor.
A Doutrina dos Espíritos, que nasceu na França, foi transferida para o Brasil a fim de não morrer, para o Brasil, expulsa que foi daquele país, pela mesma lei a que nos referimos.
Os grandes missionários ali aportados subiram para planos elevados e a doutrina de Jesus perdeu sua analogia com os que ficaram.
Entretanto, na nação brasileira, ela encontrou seu verdadeiro berço, onde cresceu e prosperou como sendo o maior celeiro de educação para todos os povos.
Vamos pensar na promessa evangélica de um só rebanho e um só pastor.
O futuro nos espera.
Que Jesus possa transformar a humanidade pelos métodos ensinados pelo Evangelho, fazendo desaparecer de todas as nações os dois monstros que devoram os povos e insuflam neles as guerras, o ódio, a vingança, e as separações, que são o orgulho e o egoísmo.
No amanhã, vamos ter notícias da felicidade na Terra, no entanto, as suas raízes se encontram em cada criatura.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia Empty Re: Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Abr 29, 2019 7:23 pm

12 - CARÁCTER MORAL
0216/LE
Certamente que o carácter moral acompanha a alma depois do túmulo; não obstante a vida obedecerá à força do progresso; e esse carácter se modifica, diante das modalidades diferentes do que encontra no caminho.
Se em uma existência o Espírito adquiriu, pelos seus esforços no bem, a paciência, a dedicação ao trabalho honesto, e compreensão, a fé, a caridade e o amor, certamente que isso não foi produto somente daquela existência.
Essas virtudes são filhas de todas as vidas que a alma viveu, na carne e no mundo espiritual; é fruto da maturidade.
Quando vem em outra existência corporal, o Espírito não pode se esquecer dessas qualidades conquistadas, mesmo que surgir na Terra em difícil condição social, nascendo em favelas, ou mesmo no campo; ele não deixará de ser uma criatura virtuosa. Se a vida o colocar no seio de família abastada, ele não mudará sua estrutura espiritual; continuará a ser o mesmo, pelo reflexo da consciência no dia a dia que vive.
Da mesma forma, se é a ignorância que predomina, o Espírito conserva o atavismo, de sorte que essa ignorância o guiará em outras vidas, mesmo que renasça em família virtuosa, fará com frequência coisas que a virtude desaprova.
Entretanto, nunca devemos generalizar ideias, pois o Espírito pode, de uma hora para outra, começar a modificar a sua vida, alcançando qualidades enobrecidas.
A maturidade pode surgir de momento a momento, mas, nunca que seja filha da dádiva, e sim, conquista de passo a passo.
A alma somente esquece o mal que por ignorância faz; nunca o bem, por ser ele filho das leis naturais de Deus.
Quando alguém passa a esquecer o bem que vinha fazendo, é porque aquele não tinha se solidificado ainda em seu coração.
Com o passar do tempo, o próprio tempo dar-lhe-á a noção verdadeira da vida que há de levar, de trabalho, de honestidade e de amor.
O mundo se encontra em um turbilhão de desespero, a humanidade sofre de todas as maneiras, por se alimentar do orgulho e do egoísmo, forças negativas devoradoras das qualidades enobrecidas.
A receita para a harmonia de todas as raças da Terra se encontra no Evangelho do Nosso Senhor Jesus Cristo, cujos preceitos de luz nos induzem a viver vida feliz, mostrando que tudo é do Criador, e que nós, encarnados e desencarnados, somos apenas usufrutuários das dádivas celestiais.
Se queremos herdar bons precedentes de nós mesmos em outras existências, procuremos nos transformar moralmente hoje, agora. Mudemos de vida.
Observemos os grandes homens da história, que são exemplos de vida recta, sem nos esquecermos do maior de todos eles:
Jesus Cristo, padrão moral por excelência.
Sendo Ele o Caminho, deveremos segui-Lo para encontrar a paz de consciência, aprendendo com Ele como viver e entender e, por Seu intermédio, conhecer a Verdade.
A vida nos mostra as modificações constantes que devemos realizar, polindo nossos ideais e iluminando nossas qualidades, recebendo no coração a luz de Deus e abrindo os nossos braços no sentido de que o Cristo possa nascer em nossas almas.
Toda modificação moral com Jesus requer sofrimento, sacrifícios, problemas inúmeros e dores incontáveis.
Toda subida exige esforço.
As mudanças que ocorrem com os Espíritos não são somente interiores, as reencarnações levar-nos-ão a posições diferentes, para que aprendamos com elas a humildade, o amor e o direito de cada criatura onde ela se encontra.
Mais uma vez te afirmamos: para herdarmos qualidades morais elevadas, plantemos as boas sementes, que já conhecemos, de que o Evangelho é um celeiro inesgotável.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia Empty Re: Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Abr 29, 2019 7:23 pm

13 - TRAÇOS DO PRETÉRITO
0217/LE
Existem certas leis que podem ou não ser aplicadas, isso de conformidade com o lugar ou com a pessoa que vai servir de instrumento.
O corpo em formação nada tem a ver com o corpo que o Espírito teve em outra vida, no entanto, ele pode apresentar traços profundos, pela impressão da mente do reencarnante, se esse tem essa força já desenvolvida na sua estrutura espiritual.
Há casos em que o corpo da presente reencarnação de um Espírito parece cópia do outro que ele deixou em passadas existências.
Aquela que mais agradou-lhe fica mais fortemente impressa na consciência, esse é o facto.
Não que o corpo herde traços de outros corpos por leis que regem a matéria em formação.
A herança mais acentuada, biologicamente falando, são as características físicas dos pais, pois as pessoas imprimem, nos seus próprios genes, a vida que levam, em relação a enfermidade e até ao próprio carácter.
Os filhos, então, nascem predispostos a tais enfermidades.
Como os Espíritos que se reúnem em família estão espiritualmente endividados, mais ou menos no mesmo nível, eles, sem generalizar, podem vir a sofrer as mesmas doenças dos seus ancestrais.
Como, entretanto, a misericórdia de Deus pelas mãos de Jesus é muito grande, pode-se livrar de muitas enfermidades que vêm pelos fios das heranças, desde quando se compreenda o que deve ser feito para a devida limpeza cármica.
O dever do devedor é pagar.
Acontece muitas vezes, e por certo é o que mais acontece, que Espíritos de baixa vibração aparecem em outros corpos com pouquíssimas mudanças, tanto moral quanto física.
Somente o tempo modificar-lhes-á, devagarinho, em inúmeras reencarnações, os traços.
Quando já compreendemos essas leis, podemos e devemos nos esforçar na nossa própria melhoria espiritual.
Analisemos o que somos e passaremos a ser melhores; observemos nossos pensamentos, analisemos nossa fala, nossa vida, e vejamos se ela está em sintonia com Jesus.
Procuremos com Jesus os meios mais rápidos de saldar nossas contas, que ficaremos livres, com mais rapidez, do grilhão da dor, cuja semente nós mesmos plantamos.
Não devemos pensar que somente em corpos bem moldados se encontram Espíritos de elevação.
Pode ser, e quase sempre é, o contrário.
Os grandes missionários pedem corpos sem atracção física, para que eles possam desempenhar melhor sua missão.
Reconheceremos essas almas pela vida que levam, pela presença benfeitora, pelo amor que desprendem na sublimação do próprio amor.
Jesus é o sol espiritual que nos guia a todos.
Se queremos melhorar, não nos esqueçamos do Mestre, que Ele não nos esquece.
Se queremos viver de boas heranças, devemos procurar herdar as qualidades enobrecidas de Jesus.
Basta que queiramos.
Comecemos, que Ele ajudar-nos-á na conquista.
Convidamos os pais a observarem os seus filhos, notando o que têm para consertar moralmente e trabalharem com amor, pois Deus opera com todos, no silêncio da vida.
Cada esforço de aprimoramento é semente de luz para todos os corações do grupo familiar.
O dever da família humana é trabalhar no sentido de todos por um e um por todos.
Façamos qual o sol e a chuva, a água e o ar, que operam constantemente sem exigências, que a luz nascerá em nós.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia Empty Re: Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Abr 29, 2019 7:23 pm

14 - IDEIAS INATAS
0218/LE
Certamente que o Espírito quando encarnado tem vaga lembrança daquilo que ele foi em reencarnação passada.
A consciência registra tudo o que pensamos e fazemos, como sendo um livro divino.
Quando na Terra, movendo-se em um corpo de carne, aparecem, de vez em quando, na mente, as ideias chamadas inatas; são pensamentos guardados na sensibilidade espiritual, de modo a irradiar-se, quando preciso, para a mente activa, e essa, sendo educada nos conceitos de luz de Nosso Senhor Jesus Cristo, dá-lhes guarida ou expulsa-os de seu mundo mental, quando indesejado.
Eis aí a limpeza que devemos fazer dentro de nós mesmos para estabelecer-se a harmonia consciencial.
Alimentamos, por vezes, muitos erros, inspirando-nos em velhas ideias que emergem do passado para o nosso presente.
Em casos diversos sendo o encarnado um espírita, ele aponta logo como culpados, os irmãozinhos das sombras, atribuindo a responsabilidade aos obsessores.
Na verdade, as ideias são filhas do próprio "obsediado".
Algumas religiões põem culpa no satanás e procuram expulsá-lo com gritarias e orações.
Cada religioso procura uma desculpa, se esquecendo de que somente atraímos para nós segundo o que somos.
As nossas ideias têm vida, muitos sabem desta verdade.
Quem as cria, torna-se seu pai, e mesmo se elas saem de nós, ficam sempre vinculadas à casa paterna.
Procuremos, pois, mudar a nossa vida, baseando compará-la com a vida de Cristo.
Todo esforço neste sentido é válido, e sempre temos companhias que nos ajudam nas transformações das trevas para a luz.
Quando o Espírito reencarna, traz consigo seu mundo mental, e quando parte deste para o além, também leva o que construiu pelos pensamentos, palavras e obras.
Os nossos testemunhos são nossos agentes, que nos libertam ou nos escravizam.
A Doutrina dos Espíritos, pode-se dizer, é a misericórdia dos céus para a Terra, porque ela nos avisa, antecipadamente, a verdade, de modo a começarmos, mesmo na Terra, a sentir e a viver a luz da espiritualidade superior.
Impossível descrever todos os acontecimentos como sendo iguais na pauta das reencarnações dos Espíritos.
Há muitos deles que em uma existência não tem conexão alguma com a anterior, dada à incrustação da sua ignorância; outros, às vezes, por piedade dos guias espirituais, não conseguem fixar essas ideias inatas, para não complicar mais a vida presente.
Quando necessário, os benfeitores estimulam as ideias do passado a flutuar na mente presente, como meio de educação e limpeza do magnetismo inferior que por vezes, se esconde nas dobras da consciência, por séculos.
Não podemos dizer aqui que os Espíritos das sombras não inspiram as criaturas na Terra; isso se processa frequentemente, mas, sempre sob vigilância da Luz.
Ninguém carrega fardo que não suporte.
Na verdade, a Luz se encontra na Terra com muito mais fulgor do que se pensa.
Onde quer que estejamos, a nossa visão vê e nossos ouvidos escutam a mensagem de entendimento espiritual.
Basta observarmos, desde o nascimento até a entrada nas fronteiras do que chamamos "desconhecido".
O Espiritismo veio completar o que Jesus não podia dizer naquela época, nos dando a segurança, de modo a compreendermos o valor da Sua ressurreição e da comunicação dos Espíritos, os mesmos homens que viveram na Terra.
Procuremos vigiar, analisando todas as ideias que surgirem em nossa mente.
Quer sejam ideias inatas, ou provindas de irmãos das sombras, não importa; importa que devemos destruí-las, quando inconvenientes.
Procuremos pensar no bem e vivê-lo; pensemos no amor, amando, que neste esforço permanente, as mãos invisíveis ajudar-nos-ão a concretizar o nosso ideal de iluminação interior.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia Empty Re: Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Abr 29, 2019 7:24 pm

15 - CONHECIMENTO ANTERIOR
0219/LE
O Espírito muda de corpo, como se muda de roupa, no entanto, o agente de luz é o mesmo, e a lei permite a variedade de instrumentos de carne, ou de corpos, para melhor desempenho da alma e enriquecimento das suas experiências, a caminho da Luz.
É de se notar grandes conhecimentos em criaturas sem nenhuma escolaridade naquela existência.
Onde adquiriram tais verdades?
Somente a reencarnação pode dizer que esses conhecimentos vieram do passado, em vidas sucessivas, de modo que eles afloram no presente para mostrarem, no silêncio da vida, que existe a reencarnação ou, pelo menos, para por os célicos a pensarem.
Esse fenómeno se vê em escritores chamados autodidactas, em oradores fluentes, em políticos fecundos, e mesmo em filósofos, enfim, em todos os ramos da ciência, da filosofia e da religião se encontram esses personagens que nos fazem meditar.
A bagagem vem do passado, onde eles aprenderam todas essas coisas.
Mesmo em uma existência, sem frequentar escolas, o Espírito relembra o aprendizado, em muitos casos com a ajuda dos espíritos-guias.
Um exemplo valioso é o caso de Jesus.
Ele não estudou nas escolas humanas e tinha todos os conhecimentos que os humanos todos juntos pudessem reunir e ainda muito mais, porque do que falou, e que alguma coisa ficou registrada nos Evangelhos, há dois mil anos, ainda se encontra actualizada, porque é a base da filosofia universal.
Somente a ignorância nega esse poder do Mestre.
Ele veio nos ajudar a viver melhor e foi expulso pelos pseudo-sábios.
Se tornasse a voltar aos nossos dias, quando escrevemos essa página, é bem possível que os novos fariseus tornassem a crucificá-LO.
A Sua grandeza era tamanha que, naquela época, já dizia o Mestre:
Eles não sabem o que fazem.
Não são maus, mas ignorantes.
Vamos escutar esses sábios inatos, pois eles trazem muitas coisas importantes para o nosso bem.
Vários deles deram a própria vida na sustentação da verdade, como no caso de Sócrates, na Grécia.
O passado está sempre ligado ao presente e, quando necessário, derrama neste o seu manancial de luzes em favor dos que vivem no mundo.
Entretanto, é bom que observemos se o que nos vem à mente é realmente educativo.
Não o sendo, é de bom alvitre que o recusemos, para não cairmos em novas tentações.
A Doutrina codificada por Allan Kardec é escola para todas as almas, de modo a instruí-las, preparando-as para a volta ao lar espiritual.
Quanto tempo ganharemos com essa instrução?
Sabemos que muito tempo.
Se algum dia surgirem em nossa mente pensamentos negativos, não precisamos nos preocupar com esse fenómeno.
Isso é natural no ser humano.
Procuremos corrigi-los sem culpar os outros pela infestação desse mal criado por nós mesmos.
Comecemos a corrigir, que todo trabalho de iluminação tem o apoio de Deus, e as mãos invisíveis nos ajudam de todas as formas.
Demos campo fértil às boas lembranças do passado, sufocando as más logo que surjam.
Todos os grandes místicos passaram por esses processos de limpeza.
Vejamos as palavras de Paulo:
- "O que quero, não faço; e o que não quero, isso eu faço".
(Paulo aos Romanos, 7:15)
Eram pensamentos do passado que brotavam em sua mente vigorosa, induzindo-o ao mal, às contradições.
Mas ele lutou e venceu a si mesmo, acendendo a luz no coração e instalando a harmonia na consciência.
O maior guerreiro é aquele que vence a si mesmo.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia Empty Re: Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Abr 29, 2019 7:24 pm

16 - PERDA DE FACULDADES
0220/LE
O Espírito, ao reencarnar-se, pode perder, temporariamente, algumas das suas faculdades já conquistadas para que outras aflorem de seu mundo interno.
As faculdades já conquistadas, despertas na consciência, adormecem por determinado tempo, em favor de outras que precisam ser desenvolvidas no campo da existência actual.
O Espírito é uma luz imortal, chama essa que cresce no crescer da vida.
De nada carece internamente pois é perfeito desde quando saiu de mãos perfeitas, no entanto, todas as faculdades no primitivismo se encontram em estado de sono, para serem despertadas pelo esforço próprio, com a força do tempo, dirigidas pela mente divina.
Na verdade, somente perdemos o que se encontra fora da lei, e isso é uma protecção espiritual, que nos compete agradecer ao Pai Celestial.
Todo o céu, como Deus, todos os poderes; como luz, se encontram dentro de nós em estado latente, à espera de mãos espirituais que trabalhem usando a nossa boa vontade, pelos canais do coração, para que no amanhã sejamos luz da qual nos próprios somos oriundos.
Essa revelação de "O Livro dos Espíritos" vem nos trazer esperança, por nos afirmar que nada se perde das belezas espirituais que são geradas do amor, e que esse amor, na vivência de Cristo, é vida.
A Doutrina dos Espíritos, expressa na codificação de Allan Kardec, é como luz benfeitora a nos mostrar os caminhos mais certos da libertação; é o conhecereis a verdade que Jesus anunciou para todos os Seus seguidores.
Grandes músicos do passado, se voltarem a reencarnar, em certos casos podem nascer sem nenhum interesse pela música, com fortes tendências para outra, ou outras artes.
Não que perderam o que conquistaram; as experiências, já dissemos, ficam no arquivo da consciência profunda para serem utilizadas quando conveniente, sob o impulso dos sentimentos elevados.
Somente quando chegamos a determinada perfeição, é que podemos, e é da lei, usar todas as qualidades conquistadas, ou despertadas, quando a conveniência em Cristo pedir ao coração.
Essa lei universal de que nada se perde, principalmente com as nuances da lei eterna, nos traz muita alegria.
Quando a alma difunde a sabedoria como entende, sem consultar a própria natureza divina, é como semente deteriorada, que morre com o tempo, mas que sempre deixa um saldo de contradições no nosso mundo interno, e gastamos muito tempo para a devida limpeza em todas as intimidades dos corpos que nos servem de vestimentas espirituais.
O Espiritismo se encontra encarregado de instruir os homens acerca da Verdade, para que essa verdade os liberte.
Quando todos nós nos conscientizarmos do que podem nos trazer os maus pensamentos, quando a vivência dos bons nos mostrar os resultados agradáveis do amor, passaremos a nos esforçar de maneira a copiar Jesus em todos os Seus ângulos de ensinamentos e de vida.
Um motivo muito forte para esquecermos o que já conquistamos de bom é o mau uso que por vezes fazemos de certas faculdades durante o estágio que tivemos na Terra.
Isso é para o nosso próprio bem, e a oportunidade nos pede renovação de vida, de entendimento de ideias e de vida.
E para onde apelar, buscar novas forças?
A resposta é simples: Jesus.
O Evangelho é a fonte de vida e as mais puras directrizes para o nosso embelezamento espiritual.
Devemos procurar a perfeição em tudo o que nos propusermos fazer, ou que estejamos fazendo, que esse esforço não ficará em vão.
As mãos de Jesus se encontram invisíveis, nos ajudando a pensar melhor e a fazer com mais acerto o que nos cumpre realizar.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia Empty Re: Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Seg Abr 29, 2019 7:24 pm

17 - LEMBRANÇAS RETROSPECTIVAS
0221/LE
Sim, o homem primitivo tem lembranças retrospectivas das leis naturais e da verdadeira vida, que cintila em todo o universo.
O Espírito, antes de tomar um corpo humano, entra em aprendizado intensivo ou, como queiramos dizer, na teoria de todas as leis universais, de modo que o conhecimento fica gravado, por leis ainda desconhecidas pelos encarnados, na consciência profunda, de sorte a dormir dentro de si para, quando preciso, despertar com todo fulgor na mente activa. Isso se faz na gradação que se imprime à necessidade de progredir.
A consciência é um engenhoso mecanismo espiritual, de forma que a vida mostra uma lucidez nos trabalhos que realiza.
As lembranças são frutos das experiências teóricas, levando, a cada dia que passa, o candidato à realização do aprendizado.
A vivência vem depois, com a maturidade da alma.
É neste sentido que todas as raças mais ou menos primitivas se dispuseram a ritos inúmeros, mas todos com fundamentos na vida futura.
Para que possamos interpretar a verdade como ela é, é preciso mais vivência de corpo a corpo, ajuntando experiências dos mais velhos, na forja do tempo e do espaço.
Deus é Deus de bondade e de amor, que sempre envia, ao meio de raças primitivas, Espíritos de alta iluminação, vestindo corpos rudes, mas com a alma vibrando em planos de alta compreensão.
Em tempos passados, foram os profetas guias de muitos povos, anunciando a verdade para que ela pudesse libertá-los de preconceitos carcomidos e inúteis à elevação das almas, no nível espiritual em que se encontravam.
Mesmo o homem de mais evolução tem, de vez em quando, recordações do passado, e essas o levam a procurar preceitos compatíveis com as suas necessidades.
Por esta razão, a Doutrina dos Espíritos não precisa violentar consciências, visto que cada qual se encontra no lugar certo, e a maturidade o guia pelos caminhos que a necessidade requer.
Sempre estimulamos a todos para orar e aprender a orar porque, na meditação com Jesus, vamos escolhendo, por recordação, no silêncio do mundo interno, as trilhas da verdade, e descobrindo as leis naturais que nos sustentam a vida, que guiam os sábios e são obedecidas pelos santos.
Por sua vez, o ignorante igualmente responde pela sua ignorância, mesmo que suas faltas tenham atenuantes, as leis se encontram escritas no livro divino da consciência de cada um, livro esse que se encontra sempre aberto, a desprender avisos para o coração, na fulgência dos sentimentos.
Deus está sempre presente em todas as criaturas, desde o mais rude Espírito nas selvas, até os grandes sábios da chamada civilização humana.
Está presente desde o átomo ao anjo, distribuindo o Seu amor em todas as direcções.
A Doutrina dos Espíritos, que nos afirma que a vida continua e que ninguém morre, é tão antiga quanto o universo, por ser baseada nas leis formuladas por Deus.
Jesus Cristo mostrou a todos, principalmente aos seus seguidores, que a morte é vida.
Anunciou que retornaria depois do Calvário e cumpriu a promessa, selando, assim, a esperança com a verdade, e dando alegria a toda a humanidade.
Se porventura surgirem em nossa mente lembranças do passado, procuremos interpretar o aviso e melhorar a nossa conduta, porque o objectivo de quem acompanha Jesus Cristo é a pureza dos sentimentos, e o aprendizado do amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, com todo o esplendor.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia Empty Re: Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Abr 30, 2019 6:39 pm

18 - TROCA DE CORPOS
0222/LE
Falando de reencarnação, estamos buscando lembrar aos espiritualistas dessa lei que vigora em todos os mundos habitados: a troca de vestes para renovação dos sentimentos.
A reencarnação é aceite há tempos imemoriais.
A antiga Lemúria já alimentava essa crença nas vidas sucessivas, como, igualmente, a Atlântida; depois, a herança passou para a Assíria, Egipto, Índia e Indochina.
Como a verdade permanece de pé sob quaisquer circunstâncias, ela atravessou séculos e milénios com variadas roupagens, mas nascendo e renascendo em muitos países, como luz que deveria, algum dia, clarear como o sol da verdade.
A reencarnação encontrou seu ambiente favorável na Doutrina Espírita, até mesmo como princípio, como lei irremovível, para explicar muitos aspectos das desigualdades entre os seres que estagiam na Terra.
Somente as vidas sucessivas nos mostram a bondade de Deus e a Sua justiça.
Pitágoras já pressentia a necessidade de crer na reencarnação, embora distorcendo seu fundamento, dizendo que o homem poderia voltar a tomar, em outra época, corpos de animais, dando a esse sistema o nome de Metempsicose, mas, o Espiritismo vem corrigir esse erro, mostrando que não há regressão na marcha progressiva das almas.
Buda falava largamente da necessidade dos Espíritos tomarem novos corpos, como necessário se faz que o ser humano troque de roupas quantas vezes for conveniente.
Santo Agostinho lembra, em suas Confissões, de forma que o leitor inteligente reconheça, a sua crença na reencarnação.
Tudo na vida renasce, não somente os Espíritos; basta que meditemos um pouco na vida e na ascensão espiritual.
Allan Kardec encontrou nas vidas múltiplas o alicerce da Doutrina dos Espíritos, e todos eles, por intermédio de variados médiuns e em lugares diferentes, confirmaram a doutrina das vidas sucessivas.
Isso é um bracejar de alegria nos corações de todas as criaturas, porque, além de revelar a verdade, nos mostra oportunidades de granjear condições elevadas em vários caminhos do aprendizado.
Compete a todos os companheiros, principalmente da área espírita, meditarem na reencarnação na sua função divina e humana, passando a melhorar moralmente.
A reforma moral é semente de luz a iluminar os caminhos do futuro.
Allan Kardec tece comentários inteligentes em "O Livro dos Espíritos” sobre a reencarnação, a fim de facilitar aos homens essa crença de luz cheia de esperança para todos os corações que sofrem.
Se não nos lembramos das nossas vidas passadas, isso constitui uma bênção de Deus, por não suportarmos viver duas vidas em uma existência, mas, no fundo da consciência, há sempre uma voz que não deixa apagar essa crença na troca de corpos, sem o limite das nossas intervenções impostas e impulsionadas pelo orgulho e pela vaidade.
Deixemos refilhar em nossos corações a intuição da vida futura e da lei que nos garante muitas vidas no plano físico, para que a alma cresça e desperte todos os seus dons de ouro, como sendo sóis e estrelas/onde a consciência em Cristo viva na plenitude da felicidade.
Quem nega a reencarnação não pensou que Deus não pede opinião aos homens para fazer leis que garantem e iluminam esses mesmos homens, filhos do Seu coração.
Estudemos, pois, as grandes vidas, e analisemos as menores, para que a nossa razão nos mostre a realidade em Cristo.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia Empty Re: Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Abr 30, 2019 6:39 pm

19 - INTERVALO DAS REENCARNAÇÕES
0223/LE
Há muitas dúvidas sobre o tempo que a alma espera entre duas reencarnações, para a volta em novo corpo à Terra, ou em outros mundos, mas "O Livro dos Espíritos" não se esqueceu de tocar neste assunto, para esclarecer aos que iriam naturalmente interrogar.
O tempo que se gasta para a alma voltar novamente ao corpo é variável; alguns voltam imediatamente, dependendo das necessidades do Espírito.
Os mentores espirituais, achando conveniente, mostram ao reencarnante que seria o melhor para ele a volta sem demora; no entanto, há outros para quem a demora é caminho mais inteligente, para recolher experiências necessárias à segurança da volta.
A variação, nesse assunto delicado das vestes na carne, é de zero ao infinito.
É uma oportunidade valiosa para todos os Espíritos que desejam ascender, despertar seus valores na profundidade da consciência.
Devido às vibrações pesadas da Terra, o Espírito, quanto mais iluminado, mais tempo, normalmente, espera para voltar à mesma.
Alguns podem gastar mil anos para a descida à carne, com missão divina de instruir e dar exemplo de amor para a humanidade, como no caso de Francisco de Assis, o "Poverello da Úmbria".
Nos mundos superiores, entretanto, o tempo se encurta, mesmo em se tratando de Espíritos iluminados, por encontrarem, na atmosfera do mundo, ambiente favorável, visto que todos os pais nessas regiões são conscientes da lei da reencarnação, favorecendo, assim, a chegada do missionário da verdade.
Vários livros mediúnicos se referem aos processos da reencarnação, de modo a conscientizar o leitor da verdade para que ele, quando oportuno, venha a ajudar nessa delicada operação, junto aos benfeitores da espiritualidade superior.
Se queremos uma reencarnação melhor no futuro, não desprezemos as mudanças, os consertos morais, e para tanto procuremos Jesus; Seus preceitos são eternos e vibram na eternidade da vida, sendo caminhos que nos mostram a felicidade e como conquistá-la.
Estudemos as vidas dos Seus discípulos e dos grandes personagens que estiveram na Terra com a missão sagrada de elevar o homem, que encontraremos nos Seus exemplos, a força indispensável para a renovação dos nossos velhos costumes.
O fora da caridade não há salvação é a meta de luz, traçada pelo Espírito que a escreveu na vivência de cada dia.
Necessário se faz que entendamos o que é caridade.
Isso é possível se já conhecemos o Cristo, e se aprendemos a orar, porque a oração é o canal divino por onde receberemos a intuição do Senhor.
Na variação do tempo, a força da verdade faz gerar a compreensão das leis naturais que nos garantem a vida e nos levam a sublimar os sentimentos.
Precisamos conhecer não somente a vida na matéria, como a vida em Espírito, e essa necessidade é bem maior entre os encarnados.
Falamos aos de boa vontade, para que eles aproveitem as oportunidades oferecidas pela Doutrina Espírita de modo prático, e conheçam a si mesmos, para que o conhecimento da verdade seja mais fácil.
Deixemos acender em nosso coração a luz do entendimento, que essa luz servir-nos-á para a jornada que Jesus deseja que empreendamos.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia Empty Re: Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Abr 30, 2019 6:39 pm

20 - ESPÍRITO LIVRE
0224/LE
Chamamos o Espírito, quando fora do corpo, de Espírito livre, no entanto, é bom que se saiba o que é liberdade, no sentido que falamos.
liberdade cresce com o crescimento da alma em todos os planos da existência.
Todos os aspectos da liberdade, para as criaturas de Deus, têm limites; somente para o Criador, desaparecem as fronteiras.
Já dissemos antes que os intervalos da reencarnação são sem limites.
Não podemos precisar uma quantidade de anos para que o Espírito volte a um novo corpo de carne, pois nesse processo atuam muitas leis, como a sua própria vontade, e Deus é tão bom que tolera e mesmo aceita, até certo ponto, as escolhas das almas.
Diz-nos "O Livro dos Espíritos" que o intervalo pode durar desde algumas horas até milhares de séculos.
Que não cheguemos a tanto, porque a maioria dos Espíritos obedece a inspiração dos benfeitores espirituais, que os aconselham num certo preparo, para depois tomarem novos aparelhos fisiológicos, com etapas diferentes das que tiveram.
Em muitos casos, encontram-se com pessoas diferentes, formando, assim, novos laços de amor e de fraternidade.
A formação das colónias espirituais é justamente para orientá-los neste sentido, de maneira a aproveitar o tempo na obediência às leis naturais.
Quando lançamos uma semente ao solo, a razão nos pede para esperar um pouco para que ela desabroche e cresça, dando frutos.
Assim também, nesse ritmo de ideias, é a alma
Ela é semente de Deus que deve ser lançada na carne, quantas vezes forem necessárias, objectivando o aprimoramento da consciência e a grandeza do coração.
A afluência dos dons espirituais nos aparecem com mais nitidez pelas trocas das vestes carnais.
As experiências nesse sentido vicejam com mais intensidade.
É a luz que se põe em cima da mesa, como sendo a nossa consciência.
O Espírito, quando toma a carne, é como se carregasse uma cruz, que deve suportar por toda a existência, onde milhares de problemas o afligem e outro tanto de dores vêm esmagar o vaso da sua mente, para que desabroche do centro da vida o perfume do amor.
O Espírito somente se libertará pelo conhecimento da verdade, não só em estudos de inumeráveis teorias, mas quando passar a vivê-las no plantio de cada dia.
A demora em reencarnar-se pode ser uma punição, pelo mau uso que se fez das qualidades espirituais recebidas do Criador.
O sentido primordial da vida, em todos os campos da Criação, é despertar as qualidades nobres da consciência, para que o coração seja o canal da intuição, por onde possa falar o Cristo interno de cada criatura.
Existe em nós uma profusão de luzes que falam por si, falam da existência do Criador, bem como anunciam uma grande esperança para todas as almas da Terra, ao revelar que temos um guia que não nos deixa órfãos.
O Espírito, quando na carne, fica tolhido nas suas faculdades mais íntimas, de modo que em todas as novas reencarnações começa o exercício do aprimoramento espiritual, e em cada uma delas é certo que as possibilidades de evoluir são melhores, desde quando se esforce progressivamente.
A Doutrina dos Espíritos é, pois, uma bênção de Deus, é a escola que deixamos de frequentar depois da desencarnação, por sairmos da carne já sabendo as primeiras lições das leis vigentes no mundo espiritual.
Eis porque descem constantemente lições e mais lições pelos processos mediúnicos, facilitando, assim, a todos os de boa vontade para a realidade de que o Espírito continua vivendo mais depois do túmulo.
Apeguemo-nos a Jesus, que nunca erraremos o caminho para Deus.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia Empty Re: Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Abr 30, 2019 6:40 pm

21 - O MUNDO ESPIRITUAL
0225/LE
A erraticidade, no dizer de "O Livro dos Espíritos", não constitui um estado de inferioridade.
É como no plano da Terra: existem almas de todas as qualidades, desde o homem primitivo até o missionário de Jesus, todos juntos no mesmo plano, mas cada qual vivendo o seu mundo peculiar à sua situação espiritual.
No plano espiritual ligado à crosta, há uma profusão de qualificações espirituais, mas como o céu, no dizer de Jesus, se encontra igualmente dentro da consciência de cada um, despertado ou a despertar.
Por vezes estamos juntos mas com vivências separadas.
Isso podemos notar entre os animais, entre as plantas e mesmo dentro de um lar; as diferenças nos graus de evolução são enormes.
A encarnação é um estado transitório, limitado pelo desgaste natural que sofre o corpo, para nos dar outra oportunidade.
Com a desencarnação e a reencarnação, passamos por transes que nos despertam valores guardados nos centros da vida.
São emoções que nos levam à necessidade de melhorar, ao passo que, se demorarmos em demasia em aproveitarmos a sublimidade oportuna da carne, nos acomodaremos e os dons ficarão adormecidos no nosso coração em nossa vida.
As mudanças em tudo nos levam ao aperfeiçoamento espiritual.
Se bem verificarmos, mudamos de minuto a minuto.
O que fomos ontem é diferente de hoje!
As diferenças são leves, mas, um bom observador notará as transformações operadas por leis universais do Criador.
Entretanto, existem em nós recursos com os quais, aliados à boa vontade e ao conhecimento, poderemos acelerar o nosso crescimento espiritual, e o Espiritismo nos dá condições favoráveis para tal mister.
O excelso benfeitor da humanidade, Nosso Senhor Jesus Cristo, nos trouxe todos os meios para que possamos usar com segurança, no devido crescimento espiritual, o Evangelho de vida.
Estamos sendo chamados e escolhidos para todas as mudanças de vida, no sentido de retirarmos do dicionário da nossa consciência o orgulho e o egoísmo, pai e mãe de todos os erros, de todas as distorções das leis naturais.
Se aliarmos Jesus às modificações, sairemos da Terra com as vestes nupciais, de maneira que a nossa entrada no mundo da verdade seja livre de muitos defeitos que trazíamos connosco, na liberdade que nos dá o Amor.
A Doutrina dos Espíritos nos tira o medo da morte, pelo prazer de viver com a consciência tranquila.
A verdade, aquela anunciada por Jesus, tem o condão de nos libertar de toda a ignorância, predispondo a alma à felicidade, começando aqui mesmo na Terra, mesmo que ela não tenha existência total na área do planeta.
A erraticidade, tornamos a falar, para melhor ficar gravado em todos os corações, não caracteriza o estado dos Espíritos inferiores.
Nela se encontram diversas colónias espirituais, postos avançados de socorro, para receber e instruir todos os Espíritos recém-vindos da matéria; aqueles mais endurecidos acomodar-se-ão em lugares compatíveis com os seus sentimentos sem, entretanto, ficarem órfãos da bondade do Criador, pois sempre receberão, por misericórdia, a visita dos benfeitores da verdade e do bem comum.
Que Deus nos abençoe e que "O Livro dos Espíritos" seja mais estudado pelos Espíritos encarnados, a fim de que facilite o despertamento da fraternidade universal, começando dentro do coração.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia Empty Re: Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Abr 30, 2019 6:40 pm

22 - ESPÍRITOS ERRANTES
0226/LE
Segundo "O Livro dos Espíritos", Espíritos errantes são aqueles que se encontram em condições tais que ainda precisam de voltar à carne, para as devidas reformas morais.
E no mundo físico, encontram analogia de sentimentos, porque a grande maioria deles, que se encontram encarnados, são almas com fortes tendências para a maledicência, para as guerras, para o ódio, para a inveja e o ciúme, para o orgulho e o egoísmo.
O Espírito puro, que não precisa mais de reencarnar no mundo terreno, perde essa condição inferior, pois sua consciência se encontra em tranquilidade, e em seu coração vibra o amor em todos os momentos.
Os Espíritos são semelhantes em todos os mundos habitados, no tocante ao mundo íntimo de cada um, pertencem a diferentes ordens na escala de elevação, porque são de diferentes idades siderais.
A maturidade é obra do tempo, os valores internos vão sendo despertados gradativamente, transformando em celeiro de bênçãos a intimidade do ser.
Para tanto, Jesus Cristo é o Mestre por excelência, que se aproximou dos homens por misericórdia de Deus, nos legando o grande manancial de fé e de amor que é o Evangelho.
Depois de Jesus, aumentaram as facilidades de recuperação das almas em caminho para Deus, pois encontramos a água viva e o pão que desceu do céu.
Todos os conceitos evangélicos são coerentes com o amor e irradiam a verdade.
O Cristo veio tirar multidões de Espíritos da faixa dos errantes no espaço, colocando-os como Espíritos conscientes da verdade pelos caminhos da pureza espiritual.
Ele é a fonte de vida que nos ajuda a despertar as nossas qualidades, de modo a nos tornarmos unos com a Divindade.
A purificação das entidades espirituais se processa por variados meios, através de sacrifícios, dores, angústias e problemas sem conta, entretanto, esse é o roteiro de todas as criaturas.
Todos passamos pelas portas estreitas, depois de vagarmos pelas largas.
A Doutrina dos Espíritos, cuja fonte é Jesus, mostrando a Sua promessa do Consolador, vem, nos fins destes tempos, nos mostrar com homologia nos anjos, as leis naturais, que nos levarão à perfeição.
Não tenhamos medo de abraçar seus conceitos renovados pela força do progresso, que eles se tornarão luzes que não nos deixam perder nas trevas.
Se fomos Espíritos errantes, sujeitos a novas faltas, temos o Mestre ao nosso lado a nos convidar para a devida reforma de sentimentos, de maneira que eles vibrem no consenso do Cristo, para nos guiar a todos.
O Espírito está estagiando na carne; já desperto, compete-lhe ajudar os outros que lhe estendem as mãos, em busca de socorro.
Por que negar uma palavra de conforto e de esperança aos que sofrem?
Por que negar o pão e a veste aos famintos e aos nus?
É o nosso dever afinarmos com o amor, aquele amor que desconhece barreiras e avança em todas as direcções, para servir sem especular e ajudar sem exigir.
Se estamos na dianteira de alguns, já estivemos no lugar deles no passado, e quantos estão a nossa frente e de vez em quando voltam para nos dar as mãos?
Façamos o mesmo, que Deus e Cristo não nos deixarão a sós.
Somente os puros não precisam de reencarnação; nós outros carecemos dessa bênção, para abrirmos os olhos à luz que gera a paz e a felicidade.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122159
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia Empty Re: Filosofia Espírita - VOLUME V - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos