LUZ ESPÍRITA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia - Página 2 Empty Re: Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Mar 21, 2019 8:09 pm

Capítulo 16 - BUSCANDO TORMENTOS
ESE - Cap. V Item 23

O homem de bem não busca tormentos com as suas próprias mãos; deixa que aconteça o que Deus determinar em seus caminhos, procurando aprender as lições a ele oferecidas por misericórdia.
A filosofia que ensina aos homens auto-sacrificar-se em busca da perfeição não entendeu a vontade de Deus, que fala sempre pelos meios do sensível instrumento divino e humano, que é o coração.
Procurar tormentos voluntários é esquecer a bondade e a misericórdia do Todo Poderoso.
0 que devemos fazer é trabalhar com as nossas forças para aprimorar nossas qualidades espirituais, procurar amar a tudo por amor, pensar e fazer a caridade começando com nós mesmos e avançando em todos os rumos, fazer do perdão o clima para o nascimento da fraternidade, trabalhar recebendo a orientação da honestidade.
Com essa conjugação de valores seremos impulsionados para a pureza e para a tranquilidade da consciência.
Não se devem buscar tormentos voluntários, mas obedecer às leis, que são justas e perfeitas, que foram feitas pela Perfeição.
Devemos procurar por todos os meios possíveis nos educar; nesse esforço, partindo de nossa intimidade, é que mãos invisíveis chegarão a nós em nome dos Céus, ajudando-nos na perfeição.
Devemos observar atentamente onde nascem o ciúme, esta força negativa que tanto faz sofrer a humanidade, o ódio que cega a alma para a vida na luz, a calúnia, filha do egoísmo que separa as pessoas e o orgulho que endurece os corações.
A nossa luta é no sentido de combater as invirtudes, com todas as nossas forças, no sentido de conhecer a verdade e nos libertar das cadeias da ignorância, vendo e respirando a luz da vida.
Não devemos procurar sofrimentos, mas sofrer nas lutas, combatendo o imprestável acostumando, por amor, a viver no bem, em todas as suas nuances, porque fomos feitos pelo amor e para amar; quando o contrário disso se apresentar em nós é para despertar a luz de Deus na nossa intimidade.
Não é necessário buscar tormentos; eles já existem como leis, em faixas diferentes, para nos educar, fazendo ambiente para nos instruir.
O homem indulgente é capaz de descobrir com facilidade o caminho do Evangelho, por sentir o Cristo guiando seus passos.
Não busque sofrimentos; amplie a sua capacidade de discernimento e veja o que o amor lhe fala no mundo secreto do seu coração, para a paz da sua consciência.
O homem sábio em Cristo é, às vezes, assaltado por alguma inquietação, mas, pelo fato de combater o erro, de combater as trevas no seu mundo interno, tirando a erva daninha da sua lavoura do coração, para cultivar todas as virtudes evangélicas; neste transe de mudanças, surge a depressão em forma de dor, no entanto, se continuar neste trabalho santo, será glorificado pela luz, no amanhã. Isto não significa buscar tormentos e, sim, ir à procura da luz, pelo esforço próprio.
Foi o que fizeram com dignidade os primeiros cristãos, atendendo ao pedido do Grande Mestre.
Esses companheiros® são e foram bem-aventurados pelas leis e abençoados por Jesus.
Granjear virtudes é entender a voz dos Céus, pelas vias do Cristo.
Deve-se esquecer a inveja, contentando-se com o que se tem, que o Senhor sabe dar o que cada um precisa possuir, e tirar o que cada um precisa perder, para melhor se educar.
Os benefícios ao que tem com abundância e ao que nada possui são valiosos, porque Deus é omnisciente em toda a Sua criação; basta pensarmos que Ele é todo amor.
O Homem inteligente nunca procura a dor; ela sabe onde ele se encontra e quando precisa dela para o aperfeiçoamento.
Confie e busque a educação em todos os sentidos, porque o Senhor sabe o de que precisa e lho entregará, na hora certa.
Observe os livros da codificação e os que lhes dão seguimento, que entenderá qual a posição que deve tomar diante dos acontecimentos, e procurará viver bem, entendendo o amor de Deus e compreendendo a Sua vontade, nunca procurando o sofrimento, mas trabalhando em busca da saúde com o Mestre.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122625
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia - Página 2 Empty Re: Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Mar 21, 2019 8:09 pm

Capítulo 17 - ANGÚSTIA
ESE-Cap .V Item 24

Aquele que se posiciona em estado de angústia com a vida, sem razão de ser, deve confiar em Deus e partir para a obediência às Suas leis, que será amparado pelos benfeitores da Vida Maior.
Existem, para tudo, linhas de comportamento, que devem ser respeitadas na urgência dos dias que passam, esperando a nossa compreensão.
Muitos pensam que, por serem Espíritos desencarnados, não precisam obedecer aos estatutos espirituais da Divindade; enganam-se, pois as leis são para todos e para tudo.
Muitos casos que se pensa que são infortúnios, são, na verdade, oportunidades de redenção dai alma, possibilitando a conquista da sua liberdade, pela desventura que passa.
Não há dor que não traga lições valiosas para a educação das almas e o aprimoramento dos seus sentimentos, cuja necessidade nos faz sofrer, pela ausência do amor.
Diante dos infortúnios que se apresentam nos caminhos, convém não ficar na indolência, mas exercitar-se no aprimoramento, rumando para a perfeição, buscando no Evangelho a conduta que exemplifica o Cristo nos pergaminhos da Divindade.
Esqueça as angústias que porventura surgirem no seu coração, activando a alegria e o trabalho no bem.
A caridade desentulha os caminhos dos sentimentos das águas da inactividade.
O movimento dirigido pelo amor é rastro de luz que multiplica a esperança no coração.
Pessoas há que gostam e sentem mesmo prazer em aumentar a desdita em suas vidas.
Por que pensar no mal, se ele não chegou na sua existência?
Mesmo chegando, é preciso esforçar-se para superá-lo, acendendo o ânimo e trabalhando na caridade, falando da vitória em si mesmo e semeando a fé onde quer que seja.
Não alimente mágoas, porque ela é semente do sofrimento.
A nossa paz depende muito de nós; cultivemos a oração, pois com isso ficaremos envolvidos em ambiente de luz, que nos guia para a paz.
Muitas pessoas se levantam de suas camas com os rostos turvos de melancolia, respirando tristeza e dando má impressão aos que as encontram à luz do dia; sem saber, estão saindo a semear, e terão colheita certa, de acordo com a semeadura.
Procure viver Jesus, mesmo sofrendo agressões, que mais tarde elas se tornarão luzes.
As calamidades sempre existiram na Terra, e os grandes homens as transformam sempre em tranquilidade pela presença da fé.
Façamos o mesmo, que entraremos na dimensão da luz espiritual.
Angústia não é ambiente do homem de bem e, portanto, não interessa para o cristão; é plantio fétido que gera podridão.
O angustiado sofre e, por vezes, não sabe de onde vem o sofrimento.
Para o Espírito, consciente da fonte dos padecimentos em seus caminhos, é seu dever combater todos os impulsos dos maus sentimentos, fazendo a sua mente participar nas dimensões do amor e da fraternidade.
Busquemos a luz, que essa vontade começará a clarear nossa vida; esqueçamos todos os tipos de aflições que, em muitos casos, não tem razão de ser, estando apenas fazendo ambiente para coisas que não existem.
Alegre-se no bem, que essa alegria crescerá e surgirá o amor, dando nascimento a outras virtudes que engrandecem a alma.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122625
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia - Página 2 Empty Re: Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Mar 21, 2019 8:09 pm

Capítulo 18 - MELANCOLIA
ESE Cap. V item 25

O desgosto que, de vez em quando, surge na vida do homem,4 reflecte acontecimentos do passado que despeja no presente reminiscências dos acontecimentos.
Eis porque cada um deve se esforçar na limpeza desse ambiente de angústia que 0 faz sofrer.
O clima sombrio que se faz dentro do sofredor é produto da semeadura de vidas passadas, feita, por vezes, por ignorância.
Se deixarmos as mágoas criarem asas em nosso mundo interno, sem um combate assíduo, ela poderá estragar a nossa vida, com complicações inumeráveis.
Há um ditado popular que acertadamente diz:
“Tristeza não paga dívidas“.
E nós acrescentamos: fazemos mais dividas com esse estado apático.
A mente precisa de renovações, e que esse trabalho seja feito todos os dias, para que 0 coração dê sinais de alegria pura, de alegria imantada na fé.
Um ambiente sombrio nos nossos caminhos prenuncia tempestades que desorientam nossos destinos. Melancolia é doença, é falta de harmonia na consciência.
O hipocondríaco é um ser capaz de afectar as mentes fracas, pondo-as em estado de dúvidas.
É urgente que se deve conhecer a Cristo, porque Ele apresenta para a humanidade a salvação; pelos caminhos traçados por Ele acende-se a luz da razão, a alma é impulsionada para o amor e a caridade, fortalecendo o ânimo e enfrentando as lutas para a fraternidade mais alta e mais acertada.
A fé, consubstanciada na razão, pode enfrentar frente a frente as dificuldades; ela se mostra humana mas, alcançando a intuição, torna-se divina, de maneira a iluminar plenamente a esperança, evidenciando que existe a felicidade.
Não deixe que a melancolia domine a sua vida; logo nos primeiros sinais dessa lástima, abra guerra contra ela, vencendo suas artimanhas, colocando em seu lugar a alegria de viver e buscando nas asas da oração a força de Deus, que sempre atende pelos benfeitores espirituais.
A desventura do Espírito é quando está dominado pelo negativismo, perdendo as forças para combater e vencer o mal.
É justo que façamos um trabalho no nosso mundo íntimo, aquele que esquece as ofensas, a injúria e os desgostos, sintonizando-nos somente com o amor. Você,
que tem a felicidade de conhecer o Espiritismo, vale dizer, você tem condições de ser portador dos mais altos conceitos espirituais, que educam e que ensinam como adquirir a harmonia e despertar os valores da vida em Cristo.
O espírita não pode alimentar a melancolia, por ser consciente desse desastre mental, que desarranja até a harmonia orgânica.
Quem já despertou para o amor, nos caminhos da caridade, torna-se consciente de que todos e tudo são irmãos, com as mesmas necessidades para viver, e viver em paz.
Falta somente a nossa parte, porque Deus já fez a d’Ele, desde o princípio da nossa formação.
Limpemos da nossa vida as apreensões, deixando a harmonia invadir todo o nosso ser, de modo que a nossa vida sinta os princípios da felicidade, pela presença do amor.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122625
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia - Página 2 Empty Re: Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Mar 21, 2019 8:10 pm

Capítulo 19 - PROVAS VOLUNTÁRIAS
ESE-Cap.V Item 26

Quando entregamos a nossa vida em favor dos outros, sem que pensemos em nós mesmos, é o amor puro. que nos leva a sofrer para aliviar o próximo; essa, sim, é uma caridade verdadeira, como fizeram Jesus e Seus discípulos, que entregaram suas vidas, ofertando entendimento, alegria e esperança aos sofredores.
Não busque, porém, as provas voluntárias, para não complicar sua vida espiritual, acumulando sofrimentos indesejados.
Nunca entre em martírio para proveito próprio, como se buscasse evoluir buscando sofrimento pelas próprias mãos.
Esse sacrifício não tem valor no entendimento profundo das leis de Deus.
0 cilício de real valor é aquele que nos vem pelas vias da natureza, o que Deus achar conveniente, que se processa para limpar nossa alma dos erros do passado, e não procurando provas voluntárias.
E ainda mais, o sofredor, por vontade de Deus, que sofre sem murmurar, que usa a paciência, que não se lastima, amando a própria dor, transforma esses sacrifícios em felicidade, na conjunção da verdadeira caridade.
Os tormentos que nos garantem a tranquilidade são os que têm a chancela do amor, em benefício comum, porque ajustam-se no bem a todas as criaturas, como exemplos de luz.
Notemos Jesus descendo de planos resplandecentes, a gastar dezenas de anos, com o objectivo de mostrar aos homens os caminhos do bem e da salvação!
Essa Caridade se tornou um sol em todas as consciências que seguiam Seus passos.
Prometeu ainda outro consolador, cumprindo a promessa, ao chegar à Terra, por misericórdia de Deus, a Doutrina Espírita, anunciada pelos Espíritos nobres, fazendo reviver o Cristo com a mesma esperança de que ninguém morre e que a vida continua em todos os planos, evidenciando a verdade da reencarnação e muitos meios de disciplina, de modo que descobrimos, pela vivência do amor, o céu dentro de nós, e a fé se transforma em luz para o equilíbrio e harmonia da consciência, ritmando o coração.
Descobrindo Jesus como Guia dos seus passos, você encontrará a alegria diferente no mundo interno, pois estará vivendo os preceitos do Mestre, reafirmados pela Doutrina Espírita.
Neste ambiente, desaparecem os tormentos voluntários, por ter conhecimento da verdade, tornando-se livre da ignorância.
Devemos nos sacrificar, mas não em busca de sofrimentos voluntários e, sim, sacrificar as paixões inferiores, lutar todos os dias para eliminar o orgulho, fazer desaparecer o egoísmo, como a violência e a maledicência.
Devemos impor a nós mesmos sofrimentos, no sentido de dar alívio aos que sofrem, fazendo companhia aos que estão presos na cama por enfermidades, trabalhar mesmo depois do dever, para ajudar aos que passam duras provações, usar do tempo de descanso para ensinar, quando solicitados, a Doutrina de renovação, visitar os cárceres, os leprosários em duras
provas, consolando os tristes, dando pão a quem tem fome, vestindo os nus, e dando água a quem tem sede.
Enfim, em todos os trabalhos de caridade é valioso o sacrifício, porque isso é amor que anda nos caminhos da caridade.
Cilício divino é aquele que copiamos do Evangelho e que nos leva a ajudar aos que sofrem.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122625
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia - Página 2 Empty Re: Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Qui Mar 21, 2019 8:10 pm

Capítulo 20 - PROVAS DO PRÓXIMO
ESE Cap. V Item 27

Os que vestiram a túnica da carne passam por provas e expiações, por vezes duras, mas nem todas são iguais para todos; os fardos e os jugos são desiguais, porque as necessidades de cada um são diferentes, rumo ao seu equilíbrio.
Muitos perguntam se é lícito tirar as provas de quem sofre, aliviando o peso das expiações.
Certamente que pessoa alguma tem o poder de retirar o carma daquele que passa pelas provas, no entanto podemos apontar um dos maiores exemplos de solidariedade na trajectória de Jesus; quando Ele, o Mestre, subia para o Calvário, um cireneu o ajudou a carregar a Sua cruz, mas, prestemos bem atenção, ajudou e não tirou a cruz dos caminhos do Divino Pastor.
Renovando as Suas forças, Jesus recebeu de novo o pesado madeiro, para que pudesse; chegar ao topo do Calvário.
0 que podemos fazer com os que sofrem é ajudar, pela força do amor, a carregarem a sua cruz, aliviando seus padecimentos, mas não tirar, definitivamente, seus sofrimentos; não temos esse poder, e a ajuda maior é aquela que educa e instrui as criaturas, no sentido de amar ao próximo como a si mesmas, e a Deus sobre todas as coisas.
Somente o sofredor tem o poder de curar a si mesmo, reformando seu modo de vida, pela educação e pela disciplina, sem esquecer o perdão, que granjeia amigos; a fraternidade, que ilumina o coração, a fé, que transporta montanhas de imperfeições; o trabalho, que coopera com o progresso, que faz a caridade, que nos salva dos ataques das trevas, e do amor que acende sois e estrelas no mundo íntimo;
Não podemos afastar dos caminhos dos companheiros as suas experiências, mas ajudá-los a trilhá-los com mais facilidade e esperança.
A experimentação é individual; cada um é obrigado a trabalhar na auto-educação, assim como na disciplina, conquistando a sua felicidade pelas provas e expiações, que são meios que Deus criou para o aprendizado de todas as criaturas.
E para melhor desempenho, devemos passar as provas e expiações com paciência, com compreensão e mesmo com alegria, amando cada vez mais a Deus, que espera o filho com o prémio da paz.
A maior ajuda, capaz de aliviar as provas para a alma, é a de Jesus Cristo, que elevando-se para as esferas de luz, deixou como herança sublimada, o Evangelho.
Quem aprender os conceitos desse livro divino, e se esforçar para vivê-los, começará a aliviar e mesmo a curar todos os seus desequilíbrios.
Muitas filosofias que dizem que Jesus subiu e levou todas as nossas enfermidades dão falsa interpretação dos evangelhos.
Ele, o Mestre, passou para as regiões divinas e deixou para todos os planos inferiores ao seu todas as lições, para que a humanidade aprendesse e, por ela mesma, se auto-conquistasse durante as investidas das trevas, libertando-se de todas as inferioridades, por conhecer a verdade.
Esses transes são individuais, de cada ser, porque os ensinamentos são de acordo com as necessidades do Espírito.
Somos sempre, na Terra, remissos, e ao encontrarmos Jesus, aceleramos o trabalho de conquista dos valores que nos levam à libertação alcançando, com o tempo, a felicidade.
As provas e expiações são cursos por que devemos passar, qual o aluno para receber o diploma.
Como tirar dos nossos caminhos o que nos traz a sabedoria, e mesmo o amor?
Não sejamos descuidados no tocante ao aprendizado, aceleremos com o esforço próprio a nossa educação, conquistando todos os valores que conduzem à tranquilidade de consciência, que o coração exulta de alegria, na alegria de Deus.,
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122625
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia - Página 2 Empty Re: Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Mar 22, 2019 7:57 pm

Disse Jesus:
“Bem-aventurados os aflitos, que serão consolados”, porque suportando com paciência as provas e expiações, certamente que surgirão aflições; no entanto, suportando até ao fim com esperança em Deus, chegarão à bem-aventurança, por terem aprendido as lições de luz do amor.
Assim, compreendemos que não devemos pensar em tirar por definitivo as provas do nosso irmão, porque elas trazem grandes benefícios para seus caminhos, mas a misericórdia de Deus é tamanha, que podemos aliviar os sofrimentos, quando entendemos como fazer. 3
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122625
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia - Página 2 Empty Re: Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Mar 22, 2019 7:57 pm

Capítulo 21 - É LÍCITO ABREVIAR A VIDA?
ESE Cap. V Item 28

Há muitas perguntas que sempre se ouvem, como, por exemplo, se é lícito abreviar a vida de uma pessoa que se encontra agonizante em um leito.
Quem conhece a Doutrina Espírita notará que a vida pertence a Deus, e que não temos o direito de encurtar a de ninguém.
Não é lícito tirar um minuto que seja da vida de um ser humano e, principalmente, porque somente o Senhor sabe a hora de o Espírito encarnado deixar a vida física.
Quantos desencarnados, cuja desencarnação é esperada pelos parentes, reagem e Deus lhes dá ainda muitos anos de vida?
E se alguém abreviasse as suas vidas?
O arrependimento se tomaria um tormento, para quem se servisse desse maléfico instrumento.
Não temos o direito de reduzir não somente a vida no corpo, mas nada.
No que se refere às experiências dos nossos companheiros em caminho, o que devemos fazer em seu favor é reduzir, pelos meios lícitos, a oportunidade que todos temos de errar, de julgar os outros, de ferir a alguém.
Compendiar a vida que pertence ao Criador, somente Ele tem esse direito, porque só Ele pode dar a vida.
A eutanásia, embora por muitos praticada “piedosamente” no pressuposto de aliviar o sofrimento das pessoas dadas como clinicamente mortas, tem a sua origem nas mentes que negam a existência da alma, materialistas que desconhecem as leis que regem a vida.
Em outros casos, tem sido recurso utilizado pelos que querem se livrar daqueles que, de certo modo, estejam dando trabalho “inútil”.
Não devemos apressar algo que venha impedir a marcha natural da existência e, para que possamos conhecer os nossos deveres ante a paternidade universal, pratiquemos a oração, que não esquece a fé e essa permanece envolvida no amor e na caridade.
Agradeçamos a Deus pela presença da Doutrina Espirita, que não deixa que erremos por tentar apressar, indevidamente, o desenlace dos enfermos, porque nos explica a realidade, nos pondo a par da verdade, para que nos tomemos livres dos desvios.
O Espiritismo é força de equilíbrio, na vida de quem cultiva seu estudo e o pratica, compreendendo as leis que regem a vida em todas as dimensões da eternidade.
Comunguemos com o bem, que essa aliança nos fará acertar nos caminhos traçados por Jesus, ampliando nossa visão, a fim de conhecermos a nós mesmos, onde Deus se encontra, na Sua maior expressão.
Abreviemos nossos erros, diminuamos nossas paixões inferiores, para que o amor cresça na nossa intimidade, no sentido de nos tornarmos um sol, principiando a dar os primeiros passos rumo à felicidade, ambientes e mundos de perfeição, que tudo e todos sentem alegria em possuir.
Sempre nos vem à ideia, oriunda das sombras, aquilo que nos incomoda epilogar, a vontade de eliminar os trabalhos, sem pensar ou procurar saber os fundamentos, sustentados pelas leis.
Procurar consultar os livros que orientam as filosofias espiritualistas, no sentido de saber se o que tentamos fazer é o certo, sem esquecermos as religiões, e principalmente o amor e a caridade, que certamente uma voz de dentro nos responderá, como sendo a voz de Deus, a falar pelos fios da consciência, alternados com o coração.
Qual a mãe que, vendo o seu filho nos maiores sofrimentos* deseja diminuir seus dias de vida?
Mesmo escutando a ciência da Terra dizer que vai viver por minutos, confia em Deus, e não aceita de modo algum abreviar a sua vida.
Isso é a força do amor e esse amor pode e tem o poder de prolongar a sua existência.
Lembre-se do que diz o apóstolo querido: Deus é amor.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122625
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia - Página 2 Empty Re: Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Mar 22, 2019 7:57 pm

Capítulo 22 - SACRIFÍCIO DA VIDA
ESE-Cap.V Item 29

Sacrificar a própria vida, por estar em enfado com a existência, mesmo o fazendo por meios indirectos, é erro do mesmo jeito.
Por lhe fugir a coragem de usar as próprias mãos, o homem faz-se esquecer dos perigos, não tomando providências que seriam de seu dever entrando uma parte de covardia, qual Pilatos que lavou as mãos, frente ao Justo por excelência, ou como aqueles cristãos nas primeiras luzes do cristianismo que, sem serem chamados pela Providência Divina, corriam ao circo romano para entregarem as suas vidas aos dentes afiados dos leões famintos, a fim de alcançarem os Céus.
Eis aí o fanatismo religioso, para fugir às lições na Terra, que propicia uma ascensão gradativa; isso é, pois, buscar o impossível.
Devemos sacrificar as nossas paixões inferiores e disciplinar os impulsos que não correspondem ao amor; precisamos sacrificar o ódio, a inveja, o ciúme, as dúvidas, a maledicência, a violência, e não fazer da vida um holocausto, para sair dos problemas, ao nos faltar a coragem para o aprendizado, que o tempo nos oferece, movido pela lei da justiça...
Devemos sacrificar a revolta, o orgulho, o egoísmo e a dureza de coração, para que tenhamos, no domínio da própria vida, o amor.
Imolar-se em favor do engrandecimento da vida espiritual, de conformidade com as leis espirituais, é o dever da alma em ascensão, mas renunciar ao aprendizado, que só vem lhe trazer benefícios, é falta de inteligência e de inspiração do mundo espiritual, isoladas pelo egoísmo.
Não devemos abandonar os caminhos da lei de Deus que todos conhecem; basta um pouco de meditação e análise mais profunda da justiça.
Não devemos sacrificar, o que nos vem aprimorar, mesmo que esse trabalho demore; confiemos em Deus, oremos com Jesus, esperando a assistência infalível da ajuda dos benfeitores espirituais.
Não se esqueça de observar as vidas dos grandes homens da história, que ganhará forças novas para novas lutas, onde seu coração se renova na persistência do bem até ao fim; procure aumentar a fé em todos os campos das suas actividades, que ela nos dá alegria de viver, mesmo sob o guante de duras provas.
O verdadeiro devotamento é não temer a morte, é enfrentei todos os tipos de problemas, para mostrar ao mundo que aprendeu a viver bem, mesmo no meio do mal.
Sacrifique a vigência do mal, fazendo o bem; do ódio, buscando o amor; da mentira, procurando a verdade; da violência, esperando a paz.
Assim, estará procurando dar vida a tudo, e não fugindo dela.
A vida verdadeira á Deus, e nada se pode fazer contra ela.
Oremos e trabalhemos com honestidade, onde quer que seja, como bons filhos de Deus, que sabem cumprir os seus deveres.
Quem abandona o que deve ser feito, despreza a vontade do Senhor, ficando em situações piores, porque tudo se faz pela vontade do Criador.
Sem obediência não haverá tranquilidade consciencial.
Veja a obediência dos Espíritos nobres e notará a glória dessas almas.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122625
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia - Página 2 Empty Re: Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Mar 22, 2019 7:57 pm

Capítulo 23 - AUXILIANDO A TODOS
ESE Cap. V Itens 30 e 31

0 homem pode ser útil aos outros nos sofrimentos, servindo-se da mensagem de Deus como consolação; mesmo preso a um leito de dor, se entendeu o porquê das provas por que passa, o porquê da dor, se sofre com resignação, será força para a. esperança.
Podemos ajudar em todas as situações, mesmo passando por grandes provações, mesmo quando submetidos a provas mais duradouras.
Sempre existem oportunidades para auxiliar, principalmente aos nossos irmãos em estado de calamidade de vida.
Observemos a vida de Francisco de Assis, e de tantos outros do seu colégio de vida cristã, sem falar do Mestre e Seus discípulos, que viviam para acalmar aos portadores do sofrimento de qualquer enfermidade porque, em relação à vida eterna, todos os sofrimentos são passageiros. Isso alegra a quem padece; Deus á saúde, porque é amor e paz, é caridade e esperança.
Podemos convidar os que sofrem a se entregarem à oração com fé, formando um ambiente de luz no seu próprio mundo e ampliando a certeza da vida que continua em todos os planos, que os que ficaram na Terra podem comunicar-se com os chamados mortos, que a reencarnação é uma verdade, pois voltamos ao corpo físico quantas vezes for preciso e permitido.
A constituição da família faz-se um ponto de luz, de modo a abrir os nossos sentimentos, estendendo o nosso amor à humanidade inteira.
Precisamos, enfim, descobrir como ajudar nossos irmãos que sofrem, em qualquer situação em que estivermos.
A lição do desprendimento é uma das melhores, mas é preciso intensificar um trabalho contra o orgulho e o egoísmo, como diz o Evangelho Segundo o Espiritismo, “duas chagas” terríveis da humanidade, que põem o homem abaixo dos animais, empanando a razão e desviando a intuição, fazendo esquecer a caridade.
O combate ao egoísmo e ao orgulho já nos coloca livres para dizer que somos uma só família, com os mesmos direitos e deveres idênticos.
O que devemos praticar desde os primeiros entendimentos das lições cristãs é a benevolência, é a ajuda sem exigência de nada para nós mesmos, laborando como dever, fortalecendo cada vez mais a fraternidade, luz essa que clareia a todos, mostrando que somos irmãos em Deus, tendo como guia Jesus.
A nossa maior alegria deve ser quando podemos ajudar por amor aos nossos companheiros em viagem connosco, neste grande carro cósmico que é a Terra.
Quando observarmos os desesperados, os enfermos, os que passam por duras provas, os aflitos, os que se acham perdidos, sem salvação, abramos nossos braços a essas criaturas, passando para elas o que aprendemos com os nossos maiores, talvez em situações semelhantes.
Trabalhemos juntos a eles, para que passem a confiar em Deus e em Suas leis, nos benfeitores espirituais, e na própria natureza, que ampara a todos.
Não falou Jesus “bem-aventurados os que sofrem, que serão consolados?”
Sejamos, em nome do Mestre dos mestres, o consolo para essas criaturas; sejamos, pela fé, instrumentos de consolo para os que padecem, que também seremos consolados, no que carecemos e, ainda mais, confortados no que precisarmos.
A marcha da nossa vida deve ser estudada por nós, para sentirmos como podemos ajudar melhor àqueles que vêm a nossa retaguarda, precisando dos nossos passos.
As nossas experiências podem ser úteis a muitos; confiemos em Deus e também em nós, para ponto de apoio aos semelhantes, que também devem confiar usando as nossas experiências.
Assim, passaremos a auxiliar a todos, por modos que por vezes desconhecemos, mas a natureza sabe usar da nossa doação, entregando-se a todos por amor.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122625
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia - Página 2 Empty Re: Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Mar 22, 2019 7:57 pm

Capítulo 24 - O ESPÍRITO DE VERDADE
ESE Cap. VI Item 5

Com a codificação do Espiritismo, toma-se a escutar as palavras dos Céus:
“Vinde a mim todos vós que sofreis”.
Na verdade, a Doutrina Espírita, sendo a volta de Jesus, vem reafirmar o que foi dito há quase dois mil anos, renovando a esperança para os desesperados, aumentando a fé para os que ainda duvidam, aumentando o amor para os que alimentavam o ódio.
A Doutrina Espírita é a força que consola e faz com que comunguemos com o bem.
O Espirito de Verdade comanda o movimento espírita na Terra, nos mostrando os caminhos da Luz e nos convidando para novos entendimentos, de maneira que o perdão não nos falte nos caminhos do aprendizado, que o trabalho honesto seja para nós o amparo de viver, que a fraternidade seja para a humanidade a esperança nas suas lides de cada dia, que a boa convivência nos abra caminhos para a alegria pura, que o amor seja o alimento para todos que se esforçam na sua aquisição.
O advento do Espírito de Verdade aumenta a paz e a certeza de que existe o céu e de que Deus igualmente mora dentro de nós, na área da consciência.
Busquemos estudar a Doutrina Espírita em todos os seus contornos, analisando todos os seus conceitos e integrando-nos no chamado da Verdade, para nos tornarmos livres, limpando nossa velha mente das paixões inferiores, fazendo voltar, com isso, o ambiente verdadeiro do cristianismo, a nos dar as mãos de novo e, nesta cordialidade, possamos crer que existe a felicidade, se palmilharmos os caminhos do amor.
No esforço que todos fazemos para melhorar a nossa moral, para o nosso crescimento dentro das virtudes, só existe um ganhador directo: nós mesmos.
Nesse trabalho cristão, o maior beneficiado é o Evangelho de Jesus em acção, nos ajudando no despertamento dos valores da vida, reconhecendo a existência de Deus na nossa intimidade; não falou o Cristo que os céus estão dentro de nós?
A Doutrina Espírita renova esta afirmativa, nos mostrando como vê-lo e ouvir o que Deus quer falar aos nossos corações.
Allan Kardec foi o instrumento que nos fez encontrar o Espírito de Verdade e reconhecer a sua mensagem de luz e de salvação, ou seja, nos preparar para a nossa própria salvação, pela transformação de valores.
O Espiritismo é uma página de luz, escrita por Deus nós corações da humanidade, pela tinta do amor, que se expressa no papel da caridade.
Com a Doutrina Espírita, asseguramos a certeza de que ninguém morre e que a vida não cessa na criação do Senhor, falando a todos pelos diversos meios compreensíveis, despertando as qualidades, filhas do amor, no mundo interno de cada criatura.
Se o Espírito de Verdade já se encontra na Terra, o nosso dever é buscar encontrá-lo, ouvindo a sua voz.
Trabalhemos, encarnados e desencarnados, para que a mensagem do Espírito de Verdade circule em toda a Terra, levando a paz aos que sofrem, o entendimento aos ignorantes e a esperança aos desesperados.
A promessa de Jesus foi que enviaria outro consolador.
Analisemos esta palavra outro.
Sendo Ele o primeiro, o outro estaria com o compromisso de fazer relembrar os Seus ensinamentos, que ficaram no pergaminho de luz, o Evangelho.
“Eis que estou aqui”, fala o Espiritismo, o Espírito de Verdade.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122625
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia - Página 2 Empty Re: Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Mar 22, 2019 7:58 pm

Capítulo 25 - OS POBRES DESERDADOS
ESE Cap. VI Item 6

Para os que sofrem mais, o Cristo volta com maior intensidade, a enxugar suas lágrimas, a ajudar na educação e no conhecimento da verdade, porque o Senhor é a expressão mais pura de amor e caridade.
Dos que são chamados pobres e deserdados, o Mestre se encontra lado a lado, consolando e instruindo, por serem todos filhos de Deus.
O Cristianismo, fecundo e livre nas suas expressões, no tempo da renovação, volta à Terra, na forma de uma Doutrina, lembrando os seus grandes conceitos, que fazem conhecer a verdade, entender o amor e compreender a caridade.
O Espiritismo facilita a todos um ambiente de alegria e forças necessárias para as lutas.
Não mais as guerras fratricidas, mas o combate permanente consigo mesmo, tornando-se livre do ódio, em busca do amor; tornando-se livre do ciúme, em busca da confiança; tomando-se livre da inércia, buscando o trabalho; tornando-se livre do orgulho e do egoísmo, buscando a fraternidade e o desprendimento,
E ainda mais: o Espiritismo estende na Terra a esperança, que gera a confiança na bondade de Deus, descobrindo, com o exercício do bem, a figura majestosa do Cristo dentro de si e a presença de Deus, inspirando Jesus.
Se você deseja estar junto do Mestre, vá ao encontro dos encarcerados, que Ele lá estará; busque os pobres, que Ele o espera; vista os nus, junto aos quais Ele se encontra; ajude a criança, que receberá o Seu calor espiritual.
Não se esqueça dos idosos, de quem Ele nunca se esqueceu; dê pão a quem tem fome, que Jesus está lhe ofertando o alimento espiritual; este é o trabalho da Dama de Luz a que chamamos caridade.
Esse é um preparo indispensável para a grande viagem, que todos têm a fazer além-túmulo, conduzindo a sua própria luz, adquirida pelos esforços, reconhecendo as bênçãos do Criador, o trabalho de auto-aprimoramento; espere-o cada um, dando início à iluminação interior.
Surgirá assim a ajuda dos benfeitores, por ordem de Deus, para dar o toque mais profundo e para mostrar os caminhos.
Por que andar só com os nossos próprios pés?
A Doutrina Espirita nos afirma que a felicidade não é deste mundo, mas que existe, dependendo de nós buscá-la pela iluminação interna.
Fazendo a verdadeira caridade hoje, o que nos espera amanhã será compatível com as sementes que plantamos na lavoura universal.
Não deixe de semear o amor com as mãos existentes no coração, que os valores espirituais passarão a acordar, dando-lhe paz na consciência e alegria na vida toda.
O Espírito de Verdade, que se encontra no seu roteiro de luz, junto às criaturas da Terra, alegra-se ao nos oferecer oportunidades de elevação espiritual, para a grandeza da própria vida.
Convida-nos a razão a trabalhar com o Mestre dos mestres, que nunca perderemos a oportunidade de receber o salário de luz para a estabilidade espiritual; de comungar com Jesus, aliando-se aos Seus conceitos (e vivendo-os; de ingressar nos caminhos do amor, acompanhando os passos da caridade.
No entanto, o nosso dever é não nos esquecermos do perdão, aquele que esquece as faltas cometidas contra nós, por ser ele força do Espírito limpo das nódoas de todos os tipos de erros, apurando cada vez mais os sentimentos da benevolência, tomando-se campo de paz, daquela paz que o mundo, no dizer de Jesus, não pode dar.
Espírito de Verdade bate à sua porta e o convida para as grandes, mas diferentes lutas da Terra, porque se trata da luta consigo mesmo, de combate às inferioridades em forma de paixões inferiores, que maculam a alma, enveredando-se pelas linhas do orgulho, endurecendo os corações e seguindo pelos caminhos do egoísmo, que faz desconhecer o próximo, que é a sua própria continuação.
Veja que está vivendo em Deus, e que todos são iguais, recebendo do Criador a mesma cota de luz, para garantir a sua vida.
Quando descobrir que o Cristo se encontra lado a lado com os sofredores de todas as ordens, os famintos e os nus, passará a cuidar deles com mais carinho, porque receberá mais directamente suas bênçãos, por ajudar ao Mestre a ajudar, tudo por amor e por estar envolvido pela luz de Deus.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122625
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia - Página 2 Empty Re: Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Mar 22, 2019 7:58 pm

Capítulo 26 - RENOVAÇÃO DAS CRIATURAS
ESE-Cap. VI Item 6

Com a chegada do Espiritismo, o Espírito de Verdade alerta à enorme falange de seus discípulos encarnados que não percam tempo e busquem instruir a todos, que é chegado o tempo de se cumprir a promessa do envio do Consolador como instrutor benevolente, como mestre que ensina e transmite paz, esperando que as criaturas passem a viver os ensinamentos ministrados por Jesus, porque a vivência faz nascer na intimidade do coração a água da vida, cuja essência sacia a fome e a sede, abre os olhos e faz sentir a aproximação da verdade que salva, induzindo à verdadeira salvação.
0 homem actual se encontra frente a frente com um dilúvio no seu íntimo; são forças contrárias ao bem.
Eis a guerra pedindo socorro, e é nas lutas, nos turbilhões dos encontros, que os valores despertam para a devida iluminação, reconhecendo que verdadeiramente o Cristo é o Guia da humanidade.
Buscando o Evangelho, notaremos que ele é o código mais puro que a humanidade recebeu, confirmando a presença de Jesus, pelas vias directas, no meio das feras humanas, fortalecendo os acontecimentos, de modo a deixar o exemplo vivo da Sua vida, para encontrarmos forças, no que se refere às lutas, pois também teremos de passar recolhendo experiências e nos aprumando nos caminhos para a paz.
Os grandes homens da história, que escolheram a moral evangélica, que buscaram a fé, que não esqueceram o amor e a caridade, são os novos discípulos de que fala o Espírito de Verdade no Evangelho Segundo o Espiritismo.
Pelo exemplo, eles convidam a todos para a reforma íntima, para a moralização dos costumes, no combate permanente às paixões inferiores, limpando de vez o Espírito das inferioridades que o cegam em busca das coisas espirituais.
Convém a todos, também obedecerem aos impulsos naturais da evolução, estudarem os livros da codificação espírita, reunirem-se com os mais experientes na Doutrina, que já ficaram livres do orgulho e do egoísmo, abraçando os postulados com fé e desprendimento, para que o amor possa avançar e, quando necessário, tornar-se em beneficência, ajudando mais e servindo melhor.
Os homens não estão órfãos como muitos pensam e falam; a humanidade se encontra mais assistida, por todos os meios possíveis.
Até mesmo os desencarnados somos accionados por Jesus para amparar aqueles que carregam nos seus ombros os fardos e nas suas almas os jugos, que às vezes turbam a sua visão espiritual.
O Espiritismo ensina com maestria a prática da indulgência, a fim de sobrar tempo para o cuidado de nós mesmos.
Quem somente vê e divulga os defeitos alheios se esquece de si mesmo; quem cuida de limpar a lavoura dos semelhantes, deixa a sua morrer sob o mato, pois fica entregue à selvagem natureza.
O que nos foi entregue por Deus deve receber mais atenção de nossa parte, e assim estaremos cumprindo o nosso dever em zelar pelos valores da criação.
Há muito estão sendo tocados os clarins da eternidade, ecoando na acústica dos corações, acordando as almas para a renovação colectiva.
A hora das transformações morais, hora de a sinceridade crescer nos corações e de o amor ser o guia de todos os sentimentos é chegada.
O Espiritismo nos convida para acompanhar a Jesus na Sua caminhada de renúncia, de esforço próprio, de fraternidade, laço universal que aquece todos os mundos e toda a humanidade, e do amor, clima comum dos Espíritos superiores.
Experimente amar a tudo, porque qualquer coisa amada lhe corresponderá com o amor da sua faixa e com a caridade do seu reino.
Se ama a Deus, naquela expressão que todos conhecem, sobre todas as coisas, sentirá um alívio, em todas as suas emoções menos dignas, pois será envolvido por serenidade ímpar, que todos desejam.
Experimente amar por amor, que a natureza escreverá no portal da sua vida este nome inesquecível, do qual não poderemos nos apartar, por encontrar nele a própria vida: caridade.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122625
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia - Página 2 Empty Re: Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Mar 22, 2019 7:58 pm

Capítulo 27 - GRANDE MÉDICO
ESE Cap. VI Item 7

Venho vos trazer o remédio para todos vós que sofreis; eu sou o instrumento de Deus, o Deus de amor e de verdade, de cura e consolação; eu Sou o terapeuta moderno, eu sou a volta da verdade, em forma de uma Doutrina, para que fique eternamente convosco.
Eu sou a paz, porque trago a esperança; eu sou a luz, porque trago a vida.
O Espiritismo constitui bênção de Deus para os corações sofredores, revelando experiências dos grandes benfeitores para ajudar, para discernir, para entender as leis naturais e delas fazer uso, entrando no equilíbrio, senão na harmonia da própria vida.
Enfrentemos os émulos com coragem e procuremos vencê-los, extinguindo seus maléficos entendimentos, para depois vencer a nós mesmos, anulando as paixões inferiores que nos fazem sofrer, esquecendo as virtudes espirituais.
O Espiritismo, para maior segurança da humanidade, é o medicamento para todos os sofredores.
Por mudar a direcção dos caminhos humanos, na aquisição da moral cristã, ele passa a ser o médico das almas, o consolador e o instrutor dos Espíritos que estão em provas e expiações na Terra.
Podemos entender que o Espiritismo nos fala, em nome de Deus: venham a mim todos vocês que sofrem, que eu os aliviarei, extirpando a mentira dos seus caminhos, as ilusões que os fazem sofrer, deixando que a fé domine as suas mentes em convívio com a verdade, na expansão do amor.
Quando se fala que o consolador é o grande médico das almas, é porque ele não surgiu para curar as enfermidades do corpo, mas também e muito mais, as doenças morais, que são as piores.
O laboratório onde se produzem os remédios é, pois, o Evangelho, que oferta para toda a humanidade os medicamentos da vida, mostrando e dando esperanças para todas as criaturas.
Aqueles que sofrem de toda a ordem de desequilíbrio e que passam a experimentar as mudanças que a Boa Nova do Cristo propõe, constatam a melhora, o consolo e o domínio da fé; além disso, o tempo, aliando-se ao esforço próprio, mostra-lhes a cura de todas as inquietações de consciência, alegrando o coração na grande esperança.
0 Espiritismo vem suprimir de vez por todas o medo e a dúvida diante das insinuações de que o mundo vai acabar.
Por que não confiarmos em Deus, que é o nosso Pai de amor?
Por que não acreditarmos em Jesus, o nosso Guia, que sempre nos ampara em nome do Senhor desde o princípio?
O que vai desaparecer é o mundo do mal, por força do progresso e do amor!
Por que divulgarmos o terror?
Assim, negamos o Deus de omnisciência, que sabe o que faz.
Se Ele é amor, caridade e perdão, por que nos apegarmos à revolta e ao desespero?
Principalmente o espírita, deve esquecer esses profetas da mentira e do medo, abraçando-se com o nosso verdadeiro Pai, compreendendo que Ele é a verdade absoluta, consciente do que faz.
Jesus, na Sua função de amor, está atento aos acontecimentos na Terra, e sabe transformá-los em vida e em caridade.
Vamos orar e trabalhar, sem ficar esperando o pior?
Não percamos tempo no tempo que passa a nos chamar para as realizações do bem!
Quem confia em Deus é sempre feliz; quem confia em Jesus é sempre alegre; quem confia em si mesmo mantém a coragem nos caminhos que percorre.
A Doutrina Espírita é instrumento dos Céus a nos falar, em todos os planos da vida, da existência de Deus e de Seu amor aos Seus filhos, sendo que a própria natureza disso nos dá provas:
o homem despertado encontra em tudo lições de fraternidade, de entendimento, uma verdadeira universidade, onde poderá buscar a luz de todo o saber, porque as leis foram criadas pelo Senhor, para que Ele esteja presente frente a frente com todos os Seus filhos.
A Doutrina dos Espíritos nos fala permanentemente: venham a mim todos vocês que sofrem, que eu os aliviarei.
Eu sou o caminho, a verdade e a vida!
Cabe-nos entender e buscar os remédios de que ela é portadora.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122625
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia - Página 2 Empty Re: Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Mar 22, 2019 7:59 pm

Capitulo 28 - DEVOTAMENTO E ABNEGAÇÃO
ESE-Cap. VI Item 8

Precisamos cuidar do corpo físico, porque estando ele fraco, mais o Espírito nele aprisionado será golpeado.
A casa material que serve à alma é um instrumento, podemos dizer, divino, idealizado por nobres engenheiros espirituais, e aguarda de seu usufrutuário, o Espírito nele reencarnado, especial atenção, para que a alma viva melhor na rota de provas e expiações, vencendo as lutas que lhe trazem as lições purificadoras.
O Espiritismo é também uma ciência que possibilita estudar os corpos de que a alma precisa, fazendo penetrar neles a harmonia, promovendo a permanência da paz.
O Espírito de Verdade encontra-se atento à humanidade, a fim de inspirá-la nos caminhos do entendimento, fazendo-a entender as leis espirituais de forma compatível com o tamanho espiritual de cada um e buscando conduzi-la na moral evangélica.
A mensagem de Jesus é mais entendida por aqueles humildes, consolando-os na sua mais pura integração de amor, criando um ambiente íntimo de tranquilidade.
É o Mestre trabalhando para acordar a alma do sono quiçá milenar, de maneira que os valores espirituais despertem no serviço de entendimento das coisas do Espírito.
A abnegação e o devotamento são como uma prece, que tem resposta na pauta da vida, não deixando a alma se desviar dos caminhos da luz.~
É o que o Espiritismo faz com os filhos de Deus; comunga e os faz comungar com o amor e a caridade, encontra e os faz encontrar a vida mais ampla; sente e os faz sentir Deus em toda a parte.
A sabedoria acompanha o devotamento e a abnegação, e é capaz de despertar condições espirituais da benevolência e da integração à verdade.
Em todas as páginas de O Evangelho Segundo o Espiritismo encontramos as lições mais profundas, que enriquecem a alma pelo ouro da vida e abrem as portas daquele que bate chamando por Jesus, para instruí-lo.
Quem cuida do corpo físico com amor, sabe que ele representa uma abertura para o entendimento do Espírito, esforçando-se até ao fim, entendendo que, nesta busca, a mente vai se abrindo, de forma a entender os princípios da Verdade, e concluir que somente o amor conduz a alma a Jesus.
O homem abnegado é entendido e confirmado no entendimento; o homem humilde é assistido permanentemente pelos benfeitores do mundo maior, em nome d’Aquele que tudo fez para o bem de todos.
0 homem que ama já está livre das paixões inferiores e vive em plena alegria espiritual e saúde de todos os seus corpos.
Alivie a sua mente, acompanhando o Cristo nos seus caminhos, que a fraternidade se ajustará a você.
Tome por divisa a abnegação e o devotamento que, como por encanto, o amor irá invadindo o seu ser, apurando a sua sensibilidade, na comunhão com a própria vida em Cristo.
Faz-se necessário esforçar-se no aprimoramento das suas qualidades, que serão accionadas pelos benfeitores espirituais, e você irá crescendo, encontrando Deus em tudo e Jesus o guiando por toda a parte.
Alertamos a todos que não precisam se amedrontar nos caminhos que percorrem, pois se Deus está connosco, quem será contra nós?
O Espiritismo veio à Terra, por amor de Deus, e dirigido pelo amor de Jesus, para educar e instruir os homens.
Acompanhe a Jesus e ouça somente a Ele, que não errará os roteiros; confie e trabalhe movido pela honestidade, que a vida o conduzirá para as coisas certas e honestas.
Cuide do corpo, para que a alma se asserene, e busque uma vida melhor, mesmo dentro das provas e expiações da Terra.
Estudemos e troquemos experiências com os nossos companheiros, que seremos mais aliviados das tribulações, desde que respeitemos o amor e o saber, como base da própria vida.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122625
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia - Página 2 Empty Re: Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Sex Mar 22, 2019 7:59 pm

Capítulo 29 - ORGULHO E HUMILDADE
ESE Cap. VII item 11

O Evangelho nos apresenta um punhado de sentenças capazes de renovar o homem, levando-nos às leis naturais que, por sua vez, nos conduzem à tranquilidade, onde podemos conhecer o amor.
Fala-nos da humildade, ambiente que estimula a criatura, de maneira a buscar toda a inspiração da caridade.
A humildade marca na alma o sinal divino do respeito e da paz.
O Espírito já despertado pela luz do entendimento passa a buscar todas as máximas de luz que surgem no Evangelho, procurando os homens que vieram à Terra, e ainda atingem os que estagiam no plano espiritual, para a educação por processos variados, alegrando quem aprende, que passa a viver esses conceitos de vida, testando nos caminhos essas regras que ajudam, que elevam e que tranquilizam a todos, em se valorizando a vida.
Com os tempos na conceituação cristã, a alma modela os brocardos a que sustenta e dá vida às criaturas, reconhecendo que Jesus é realmente o Caminho, a Verdade e a Vida.
Passamos a não ter mais dúvidas em relação ao Evangelho e à presença de Jesus, alimentando na Sua a nossa vida, a fim de não perdermos os caminhos de ascensão, sabendo que as nossas faltas devem ser corrigidas por nós mesmos.
Esse o nosso verdadeiro trabalho interno.
0 orgulho passa a ser uma chaga a ser extirpada dos nossos roteiros, por fazer parte das ilusões que nos desviam do bem.
Ele petrifica os sentimentos e tira a nossa visão da realidade, e ainda contribui com a presença do egoísmo, que nos afasta das companhias que mais desejamos nas hostes do bem.
Trabalhemos todos os dias, em favor da humildade, deixando-a crescer na nossa casa íntima, que o crescimento passará a dominar o nosso ambiente de vida.
A humildade é vida, porque vem de Jesus.
Deus concedeu aos Espíritos que outrora habitaram a Terra, a oportunidade de voltar pelos processos da mediunidade, para nos instruir educando, e eles retomaram em falanges, com alegria, estruturando uma doutrina de sabedoria e de amor, mostrando que somos todos irmãos, e que Deus é Pai.
0 Espiritismo, deslizando na face da Terra, mostra conceitos de luz capazes de despertar os homens para as bênçãos do amor e da verdade.
Quem observar atentamente a presença da luz em favor dos homens na Terra, não pode cultivar dúvidas de que Jesus está na direcção do planeta, e sabe o que faz, convocando a todos para urgentes mudanças no roteiro de vida e o que despertar nas mudanças, começará a ajudar na continuidade dessas actividades cristãs.
Procuremos a Jesus, e n’Ele nos inspiremos; quando isso se estender à humanidade, a Terra se modificará, e tudo que nela existe, para melhor, ajustando a força da mente com o auxílio de Deus, que não falta.
Assim procedendo, abriremos caminhos para aqueles que vêm na retaguarda, copiando a vida das grandes almas e passando seus valores para os famintos dos conceitos espirituais que limpam e aperfeiçoam os processos da sua vida.
Compete a nós outros começar esse trabalho agora, para que amanhã nasça a luz.
Matemos o orgulho, para que, no seu lugar, nasça a semente da humildade e do amor.
Confiemos em Deus, e acompanhemos Jesus, que a felicidade se tornará uma realidade.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122625
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia - Página 2 Empty Re: Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Mar 23, 2019 8:50 pm

Capítulo 30 - CALAMIDADES
ESE Cap. VII Item 12

Vivemos na Terra cercados de calamidades por todos os lados, todavia, todas elas são condutoras de mensagens edificantes.
É necessário que se tenha atenção, buscando o melhor de paz no seio das guerras, buscando o amor no meio do ódio, alcançando a concórdia junto à injúria, analisando o valor do trabalho perto da inércia, recebendo o valor da fraternidade em companhia do orgulho, e as renúncias, lado a lado com o egoísmo.
Não desdenhe as calamidades, porque Deus esconde nelas toda a Sua protecção, mostrando que tudo tem razão de ser, na Sua criação.
Jesus nada possuía de material ao chegar à Terra; no entanto, tinha tudo, pelo poder de amar, pelo poder de Sua paz interna.
Não pode você culpar a ninguém pelos seus males, a não ser a si mesmo.
Se criar a dúvida, sofrerá a sua maléfica presença; se criar a violência, sofrerá a agressão das forças a ela aliadas; se criar a maledicência, sofrerá a acção dos inimigos.
As nossas criações nos acompanham como filhos, e passam a viver connosco, fazendo-nos respirar o ambiente em que vivemos.
Eis a fonte de todos os nossos males!
Usemos a nossa mente para a grandeza da nossa própria vida, e para ajudar a criação para sua própria glória.
Tomemos como regra de vida as leis de Deus, na combinação com a sua mente; ajustemo-nos ao amor, porque a caridade faz caminhos de salvação e de entendimento.
Todos os que sofrem injustiças nos caminhos percorridos devem perdoar, porque os males somente provocam distúrbios onde nascem.
Confiemos no poder de Deus e na Sua justiça, que todos os acontecimentos só viajam pela vontade de Deus.
Não vamos temer as calamidades pela sua natureza, e as forjadas pela mente humana, porque para o justo elas se tornam justiça, luz para os que andam na claridade e ainda, pão para quem tem fome.
Costumamos desencadear calamidade mental, sem reconhecer que estamos atraindo o que plasmamos na mente.
Busquemos a lei de amor vivendo nela, e a caridade nos acompanhará com as belezas da própria vida, nos ofertando flores e frutos de vida e de paz.
Não faça o contrário nas rotas que deve percorrer, porque a lei de justiça não falha; encontraremos a misericórdia para nos aconselhar quantas vezes forem necessárias; no entanto, se não a compreendermos, ela passará a sumir de nós, entregando a missão de instruir à companheira dor.
Desperte, meu irmão, seja generoso e avance no discernimento, sem perda de tempo, sabendo que cada um tem o seu trabalho a fazer, todos os dias.
Existem na Terra provas e expiações; temos de juntar os nossos esforços com os que Jesus já nos ofereceu, e lutar para combater as calamidades, pensando e vivendo sob a regência das leis naturais, sempre junto a Jesus, para não perdermos a fé e não nos distrairmos nos caminhos traçados por Deus.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122625
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia - Página 2 Empty Re: Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Mar 23, 2019 8:51 pm

Capítulo 31 - A INTELIGÊNCIA
ESE-Cap.VÍI Item 13

Não se tome de vaidade pelo que sabe; na Terra, o saber tem limites muito estreitos e o verdadeiro sábio é sempre humilde e respeita aquele que ignora mais que ele, compreendendo que mais tarde alcançará um entendimento maior sobre as coisas.
Se domina uma inteligência com maior expressão, procure usá-la para o bem; não se deixe desviar dos seus conhecimentos para caminhos impuros, que no amanhã responderá pelo mau uso das suas faculdades valiosas.
A inteligência é de grande utilidade na vida, mas sabendo que ela vem de Deus, deve ser usada como tal, para dignificar a vida.
0 homem lúcido que passa a valorizar o saber, compactuando com o amor, a serviço do Evangelho de Jesus, está passando a semear sementes de luz no plantio da verdade, sabendo que a sua colheita é feita na mesma dimensão.
O Espiritismo, como Doutrina nascida dos Espíritos puros, é uma lembrança de Deus, junto aos homens da Terra, atingindo também outros planos espirituais, e consolidando o amor no coração.
0 Evangelho do Mestre, com o advento da Doutrina Espírita, fez-se presente em todos os departamentos da natureza, avivando os conceitos da Boa Nova, de modo a conceder mais vida, duplicando alegria para todos os viventes.
Se a inteligência se mostra em ascensão na intimidade dos homens, é trabalho de Deus, que deseja que os mais habilidosos façam despertar os retardatários para a harmonia, nos caminhos com Jesus.
Seja versado nas leis da vida, e busque cada vez mais o entendimento das coisas espirituais, de modo que possa entender o amor, reunindo capacidade para o crescimento da ciência espiritual.
Convém exercitar-se em todos os campos do saber, que os seus esforços não ficarão em vão, pois mãos divinas o acompanharão no cumprimento dos seus deveres, pois somos todos filhos da Luz.
Se foi colocado em nossas mãos o instrumento de grandeza, a nossa fé deve estar no trabalho, aquele de servir, de ajudar, de compreender e de semear o verdadeiro amor, ajustando a nossa vida à sabedoria, para que ela passe a comungar com a fraternidade, luz de Deus, que estimula a vida e a alegria em tudo, dando alimento por onde passa e fortificando a existência por onde ela aflora...
Não temos o direito de esquecer o ignorante nos caminhos que ele está trilhando; devemos ajudá-lo, por ser ele igual a nós, também filho de Deus e herdeiro da Luz universal.
Compete a cada ser já dotado de inteligência, ensinar ou procurar despertar nos outros esse tesouro de claridades espirituais, marcando a sintonia mais depressa com o grande saber.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122625
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia - Página 2 Empty Re: Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Mar 23, 2019 8:51 pm

Capítulo 32 - AS CRIANCINHAS
ESE-Cap. VIU Item 18

Deixai que venham a mim as criancinhas á o Cristo tocando os homens que dormem, à procura de acordá-los para a vida.
0 Senhor Jesus veio à Terra na hora certa, em que o sono passava dos limites.
Era o momento de abrir os olhos para ver, e os ouvidos para escutar o chamado dos Céus.
Por isso Ele disse:
Não os impeçais, porque eles têm olhos mas não vêem, têm ouvidos, mas não ouvem.
0 Espiritismo é um fenómeno de luz em toda a Terra, porque desperta as crianças espirituais, dando as direcções, e fazendo-as sentir o Cristo em todas as suas formas de trabalho, dando-lhes as mãos, para que nenhuma erre os roteiros do bem e do amor.
E para lidar com crianças é preciso de moderação; toda alma equânime é inspirada pelo Mestre para ajudar melhor e com mais segurança, mas não deixa de dar a sua cooperação em todo campo de entendimento em que puder servir com eficiência.
De uma certa maneira, podemos incluir entre as criancinhas mencionadas no Evangelho, os princípios inteligentes que estão indo, pela força do progresso, para onde estão hoje os Espíritos evoluídos, porque eles igualmente são filhos de Deus.
Dê aos animais, nossos irmãos menores, a cota indispensável de despertamento e veja que são sensíveis ao que você transmite, na razão directa das circunstâncias; o entendimento deles é curto, mas é justo que se inicie uma ajuda a eles.
Jesus determinou que deixassem que fossem até Ele as criancinhas de todas as ordens, para que tivessem elas a oportunidade de compartilhar das Suas bênçãos e lhes entregou igualmente a natureza.
São chegados os tempos de a compreensão avançar, despertando os homens, animais e coisas, tempos de o Céu descer à Terra para glória da própria vida.
Assim, pode você conversar com as flores, sem fanatismo e sem barulho; pode conversar com os animais com mais amor, enfileirando-os em toda a natureza, de acordo com a posição de cada um na escala espiritual, até alcançarem a posição de ser humano.
Deve e pode ajudar todas as dimensões por que você já passou, pois do mesmo modo que à nossa retaguarda todos para nós podem ser considerados crianças, somos também crianças para as dimensões daqueles que se encontram à nossa frente, e recebemos deles a verdadeira caridade, que é a de nos instruir em nome de Deus.
Pedimos ao Senhor para despertar os nossos sentidos de entender nossos deveres frente à criação de Deus, por saber o que nos espera no amanhã, pois é somente ajudando que seremos ajudados, é dando que receberemos, é semeando que colheremos.
O nosso dever maior é trabalhar com moderação e entendimento, dentro da humildade, amando e servindo por amor.
Sabemos que, em relação aos benfeitores espirituais, somos crianças, dependendo sempre da assistência daqueles que não se esquecem de nós.
E Jesus sabe disso, por amparar as crianças de todos os reinos; com uns Ele usava a palavra e com os que não entendiam o verbo, trabalhava a Sua poderosa mente.
Repitamos o que disse o Mestre há quase dois mil anos, para segurança dos pequeninos:
Deixai que venham a mim as criancinhas.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122625
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia - Página 2 Empty Re: Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Mar 23, 2019 8:51 pm

Capítulo 33 - OS QUE IGNORAM
ESE Cap. VIII Item 19

Jesus veio à Terra em busca dos ignorantes para instruí-los, à procura dos transviados para indicar os caminhos da verdade, como médico para curar os enfermos, como professor para ensinar aos alunos, como mestre para educá-los, como Divino Doador distribuindo o pão do céu, como Guia e Pastor, para guiar as Suas ovelhas às veredas da luz.
Como pode o homem enviado por Deus desprezar os ignorantes, se eles são os mais necessitados da luz da sabedoria?
O ignorante não tem culpa de nascer sem instrução!
Ele não o é por desprezar o ensino, mas por não possuir idade que ainda não se ajustou no espaço, correspondendo à maturidade.
É certo que somente o tempo é capaz de despertar seus valores internos.
Sendo isso, lei de Deus, a criança não é criança porque quer ser criança; são etapas, normas de vida traçadas pelo Criador, de modo que a criatura possa crescer na moderação do que chamamos tempo.
Não é preciso ter aflições no tocante ao crescimento; quem deseja despertar de uma só vez, com um toque de mágica, não alcançará essa ventura, por ser isso contrário à lei.
A vida sabe como conduzir todas as coisas, na urdidura da própria vida.
0 Mestre é conhecedor de toda essa filosofia, e sempre a aplicou no roteiro das criaturas.
Observe o espaço infinito, a criação de Deus, os mundos incontáveis: todos eles se mantêm obedecendo às leis, para as constantes mudanças, objectivando se entregarem ao transformismo permanente do universo.
É que o progresso se faz lei imutável na Terra, para a nossa felicidade,
como sendo mãos invisíveis no exercício do amor e da caridade.
I É dever dos pais educar os filhos, e não dos filhos educar os pais, porque eles, os filhos, são crianças.
É assim na parte material, e assim é também no plano do Espírito.
Não deve você desprezar os que não têm instrução; antes de desprezar, faça o que seu nível de sabedoria lhe indicar, que alguém estará fazendo alguma coisa em seu favor.
A vida é um movimento de trocas; ajude, que o Céu o ajudará, caminhe, que o mundo espiritual lhe indicará os melhores roteiros a percorrer; exercite o seu verbo no bem, que os benfeitores não o esquecerão.
Já está comprovado que é dando que recebemos, é ensinando que aprendemos, em todas as dimensões em que vivemos.
Se a criança precisa de mão amiga para ser guiada, a razão nos mostra que, em toda a criação de Deus, podemos visualizar uma corrente interminável de criaturas em um trabalho gigantesco de fraternidade cósmica, de permutas permanentes, fluindo e refluindo forças que emanam do próprio Criador.
Se somos todos iguais no universo, filhos do Pai Celestial, nascidos em épocas variadas de uma só massa divina, quais os nossos deveres?
Amar a Deus em todas as coisas, ou como queira dizer, amar a Deus e ao próximo, para maior grandeza da vida, confraternizando-se com todas as vidas, de maneira que a ignorância perca o nome, vestindo a roupagem de criança.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122625
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia - Página 2 Empty Re: Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Mar 23, 2019 8:51 pm

Capítulo 34 - BEM-AVENTURADOS OS CEGOS
ESE-Cap. VIII Itens 20 e 21

Bem-aventurados os que têm fechados os olhos.
Aqueles olhos que estão impedidos de ver não o estão sem motivo, no curso da vida.
Não se deve revoltar contra o Senhor, porque Ele sabe o que faz, para a tranquilidade que nos espera.
O Espírito reencarnado na Terra tem necessidade deste estágio, pois somente nela encontrará experiência para o despertamento de certos valores espirituais, e devemos agradecer a Deus por esse desejo de aprendizado.
Convém estudar a valorosa oferta dos Céus, a reencarnação, pois ela nos traz lições que só ela pode oferecer à alma.
Os nossos irmãos a quem falta a visão no mundo da carne devem estudar este fenómeno, analisando-o na profundidade do termo, e a sensibilidade lhes irá revelando o que poderá ser.
O passado tem uma escrita de todos os acontecimentos, cujos responsáveis colhem o que semearam, encontrando lições que surgem para a educação e a disciplina dos impulsos inferiores.
Quando percebemos as leis de Deus vigorando em nossos caminhos, o respeito deve ser a nossa conduta, a tolerância o nosso dever, a alegria o nosso proceder, e o amor a nossa vida, porque, quando a compreensão for o clima dos nossos dias, os sofrimentos passarão a diminuir.
Bem-aventurados os que são humildes, porque para eles é entregue a esperança, por compreenderem o modo pelo qual o Senhor educa Seus filhos.
Deus não erra, na dinâmica das Suas leis, por' que é perfeição, é amor, é luz.
Se queremos viver na harmonia, que é berço da felicidade, procuremos por todos os meios, o mais elevado sistema de amar a Deus em tudo que se expressa na criação; tudo no mundo, em sendo amado, responde ao amor; sendo acariciado, responde ao carinho, sendo alegrado, corresponde com a alegria, porque é a perfeita justiça viva em toda parte.
Em um milímetro de espaço na criação se encontra a vida em expansão, respondendo aos pedidos, pela vida do Espírito, na mesma dimensão.
É aquela justiça que se intercambia com o amor.
Eis aí porque o apóstolo João Evangelista disse que Deus é amor.
Suas leis nos atendem, mostrando a verdade do Evangelho, dizendo:
“Pedi e obtereis”, “Buscai e achareis”.
Deus responde a tudo e a todos; se aprendermos a buscar e a pedir, seremos agraciados pela -luz.
A cegueira passageira é ambiente para a verdadeira visão espiritual.
Aquele que é obediente ao Senhor ouve sempre estas palavras em sua vida Faça-se a luz.
E ela obedece à voz do comando divino, porque quem fala sabe o que diz.
Escrevamos na consciência a honestidade, vivendo-a: o perdão, perdoando, a fraternidade, aliando-se e ajudando a todos, sem exigências; amando, sem esperar amor e alegrando-nos com o prazer de ver os outros felizes.
Escrevamos aos de boa vontade, àqueles que desejam melhorar, exercitando todos os dias, no campo dos sentimentos, porque os verdadeiros cegos são aqueles que não querem ver e os surdos são os que impedem os seus ouvidos de escutarem.
0 Evangelho surgiu no mundo na hora certa, a fim de despertar a humanidade para a iluminação interna, de modo que este esforço individual abra as portas para a felicidade, seja o tempo que seja.
Comecemos a buscar a melhora, educando os nossos sentidos, com a grande força da caridade, começando por aquela que se inicia dentro de nós.
Devemos fazer aos outros a caridade mais acentuada, vivendo as virtudes evangélicas no silêncio, sem o barulho costumeiro, para mostrá-las aos companheiros, pelo exemplo.
Não procuremos defeitos nos outros, porque fazendo assim, os nossos se escondem nos emaranhados da vaidade e do orgulho; oremos por todos, que algo de bom, do nosso amor se integrará nos corações dos outros, fazendo o milagre de acender a luz.
Se buscamos luz, por que alimentar as trevas?
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122625
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia - Página 2 Empty Re: Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Mar 23, 2019 8:51 pm

Capitulo 35 - BENEVOLÊNCIA
ESE-Cap. IX Item 6

A afabilidade é marca na alma de elevação espiritual.
A pessoa afável está dizendo do seu esforço no despertar de valores; vale dizer que ela se sente feliz em ser cortês com os seus companheiros.
E passando a estudar livros que ajudam a polidez das criaturas, o aprimoramento cresce.
É o que fazem os livros espíritas, que dão segui[ mento às obras da codificação.
A literatura espírita oferece os recursos que favorecem a educação, senão a disciplina, que mostram caminhos liais favoráveis para o conhecimento da verdade.
A benevolência abre caminhos para o Espírito, no sentido de compreender o seu companheiro a caminho.
Como pode viver bem o Espírito junto do seu irmão que vive mal, sem o seu concurso nas actividades de cada dia?
Vivem todos na Terra, porque os seus problemas são semelhantes, as tendências são iguais.
Por isso é que os esforços são os mesmos para melhorar; se alguns estão na frente, em se falando da ascensão, outros estão atrás e, certamente, outros no meio.
Não tem importância; a área de trabalho atinge a todos neste sentido, sendo uns ajudados, e outros recebendo ajuda.
Estamos vivendo em um mundo de provas e expiações, onde não pode existir a felicidade, mas uma escola de preparação para a mesma, nesta Terra ou em outros mundos venturosos.
Busquemos a presença do Cristo, busquemos encontrá-Lo na intimidade do coração, que esse encontro iluminará nossos caminhos, no agrado com a Luz.
O trabalho de iluminação deve ser iniciado dentro do lar:
veja os seus esforços com o cônjuge e filhos; vocês não se encontraram em um lar por acaso; estão em tarefas valiosas, de reparar o passado e engrandecer o presente.
Ao conversar entre si, lembrem-se da afabilidade, que a fala bem orientada ajuda a resolver muitos problemas.
Os pais não podem se esquecer de exemplos dignos diante dos filhos, e mesmo frente à sociedade.
O lar é célula divina da sociedade, e cada uma se aprimorando no amor é capaz de dar início à tão esperada felicidade.
Um lar que se esforça para a harmonia mantém as portas da paz abertas para Jesus.
Busquem em todos os problemas o esforço de sanar os desentendimentos,
que a ajuda surgirá do invisível, no próprio silêncio.
Deus espera de todos o toque de melhora, para que a ajuda chegue com o amor que Ele lhes dá.
Seja o que for que encontremos de mal, firmemo-nos no bem, que a perseverança nos fará luz no coração.
A benevolência estimula a compreensão, com fortes tenderá cias para o amor, que se faz ambiente para a caridade, se diversificando em todos os sentidos, procurando sanar da nossa vida o ódio e ai mentando a benevolência.
É preciso dar vazão à caridade, para que ela tome a dimensão da fraternidade, não nos esquecendo do perdão, que se transmuta na amizade.
É preciso fazer da alegria uma fonte de vida pura, para que ela se nutra de todas as virtudes nascidas do Evangelho, compreendendo que Deus é amor.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122625
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia - Página 2 Empty Re: Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Mar 23, 2019 8:52 pm

Capítulo 36 - A PACIÊNCIA
ESE Cap. IX Item 7

A paciência é força poderosa que nos leva à meditação, estendendo o amor de Deus a todos os Seus filhos; ela ajuda no comportamento diante da dor e das provações, por saber que o aprendizado será mais vantajoso.
Quem sofre com paciência se liberta mais depressa da própria dor; quando a lição é aprendida, ela passa a ser sabedoria.
Meu irmão, tenha calma em todas as dificuldades, mas não deixe que a resignação se transforme em desleixo.
O esforço próprio é dever da criatura em todos os sentidos.
Todas as mensagens cristãs incentivam a todos para a conformidade, mas todas elas também nos mostram que devemos perseverar constantemente no bem.
Deus estabeleceu leis para favorecer os indisciplinados, porém espera de nós a nossa parte, para o verdadeiro equilíbrio.
Tente em todos os passos alimentar a coragem, a fé, aquela disposição de vencedor, que as dificuldades irão diminuindo, e a esperança irá se apoderando de você.
O maior vencedor é aquele que vence a si mesmo, com plena confiança em Deus, ajustando seus pensamentos em Cristo, para que não lhe falte a Sua companhia nas estradas tortuosas da vida.
Tenhamos paciência sobremodo activa, que não ignora o dever, e que sabe se portar diante das necessidades, comecemos conhecendo a verdade, que o seu trabalho é libertar os corações das peias do engano e a consciência da tristeza.
A paciência bem estruturada é aquela que se transforma em caridade e que começa em nós.
Dar o pão a quem tem fome e vestir os nus é a mais fácil benevolência; a mais difícil é o perdão, que esquece as ofensas, fazendo do ofensor um amigo, aquele companheiro que passa a ter prazer em andar connosco.
A caridade legítima é igualmente a renúncia em favor dos que nos odeiam, mostrando amor por todos os que sofrem....
Caridade também manchetada de luz é o trabalho honesto, porque é exemplo cristão em favor dos que nos observam em caminho.
E ainda mais, a benevolência é que sofre com paciência e padece com alegria cristã, agradecendo a Deus pela oportunidade de encontrar a lição, no padecimento.
A firmeza no bem são máximas de luz que encorajam os companheiros que viajam connosco na ascensão espiritual.
Avancemos com Jesus, pedindo a Ele que nos ajude a compreender mais Seus ensinamentos e que cada reencarnação alivie com efeito nossa consciência do fardo pesado de eras pretéritas.
Ele, Jesus, veio ao mundo para nos mostrar como se deve viver a paciência e, ainda mais, continua junto de nós para que se faça a vontade de que nenhuma de Suas ovelhas se perca, pois, na verdade, todas elas estão sendo amparadas pelo Seu amor.
Se você foi chamado para viver perto de alguém que o maltrata, ferindo sua sensibilidade, procure esforçar-se com a paciência, tolerando, mas servindo com a tolerância, fazendo
caridade em servir com a vida.
Os benfeitores espirituais reconhecem, principalmente para os encarnados, que não é fácil o que escrevemos vir a ser transformar em vida; no entanto, não se pode esquecer de se esforçar todos os dias na melhora dos comportamentos, agradecendo a Deus e a Jesus por ter enviado o Consolador prometido, o Espírito de Verdade, abrindo portas para novos entendimentos das coisas espirituais, sobretudo do conhecimento da verdade mais acentuada, na limpeza da consciência e no alívio do coração.
Peçamos aos Céus que nos ajudem, pela paciência, no avanço para a Luz.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122625
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia - Página 2 Empty Re: Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Mar 23, 2019 8:52 pm

Capítulo 37 - RESIGNAÇÃO
ESE-Cap. IX Item 8

Duas virtudes grandiosas são a obediência e a resignação*, não obstante, são perigosas na vida de quem não atingiu certa maturidade espiritual para vivê-las.
Não podemos ser obedientes ao ignorante, quando ele se encontra envolvido com as paixões inferiores, na violência, na maldade, e com tantas outras coisas que negam as leis espirituais, nem tão pouco podemos nos resignar frente a um padrão inferior de uma vivência envolvida na ignorância.
Obediência e resignação são virtudes preciosíssimas na vida de pessoas que entendem o momento de serem obedientes e resignadas, mas devemos fugir do fanatismo em qualquer ordem em que ele nos seja mostrado.
Quando uma mente se encontra harmoniosa, ela sabe escolher como se deve viver, e a Doutrina Espírita é uma filosofia capaz de nos indicar os melhores caminhos, que nos levam à perfeição.
Mesmo que essa perfeição não exista na Terra, ficamos sabendo que ela existe e que no amanhã poderemos desfrutá-la no seu ambiente, que não deixa de ser uma conquista.
Resignação é renúncia; não podemos renunciar ao bem, e a razão pura nos fala que se deve renunciar ao mal, à violência, às paixões inferiores, e não ser submisso aos ignorantes, para não cair junto a eles nos mesmos caminhos da perdição.
Doutrina Espírita é escola de luz em que, ao adentrarmos em suas aulas, buscamos algum preparo para nova compreensão das leis de Deus.
Entendendo e avançando no esforço de praticá-las, vamos nos libertando das trevas e crescendo para a luz.
Assim, vamos alcançando a sabedoria e eliminando a ignorância, conquistando a fé, desprezando as dúvidas, acabando com a tristeza na busca da alegria, esquecendo o ódio na aquisição do amor.
Resignação e obediência caminham sob o comando de Jesus Cristo e a vontade de Deus.
Por isso fala o Evangelho Segundo o Espiritismo:
“Obediência é o crescimento da razão”.
E acrescenta:
“A resignação é o consentimento do coração”.
Aí está escolhido a quem devemos ser obedientes e resignados, acertando sempre nossas caminhadas em busca da Verdade, em busca do Senhor.
0 orgulhoso não pode ser resignado, nem o egoísta obediente às coisas do Evangelho, por terem que mudar as suas vidas, e para tanto o Espiritismo busca essas pessoas, porque deseja sua transformação para o Cristo.
Por onde passa o cristão, ele acende luz nas trevas, promove a paz nas guerras, e faz gerar harmonia onde há perturbação.
A Doutrina Espírita não veio destruir as outras religiões; apareceu na Terra para ajudá-las a compreender o Cristo na sua feição perfeita, nos seus conceitos de luz.
Desta forma, os profitentes das outras organizações sentirão novo ânimo nas lutas consigo mesmos.
Procurando com isso vencer a si mesmo, o cristão inicia nova guerra, na sua intimidade.
0 Espiritismo abre novas páginas do Evangelho, cujas mensagens eram ainda desconhecidas.
Os novos discípulos de Jesus estão tomados de coragem, quais aqueles do passado: se fosse preciso dariam a própria vida, a fim de que seja a humanidade iluminada pela presença de amor do Mestre.
A Doutrina Espírita procurou para seu berço a França, por ser ela, na época em que desceu do Céu, a cidade-luz, no que tange ao intelecto.
A inteligência ali se fez crescida, e era lá que os benfeitores desejavam que o Espiritismo fosse examinado pela razão e testado frente a frente pela luz do raciocínio, como aconteceu, de sorte a vê-lo, hoje em dia, dando frutos, em muitos países e, em primeiro lugar, no Brasil.
Que Deus abençoe os esforços dos espíritas.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122625
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia - Página 2 Empty Re: Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Mar 23, 2019 8:52 pm

Capítulo 38 - Indignação
ESE Cap. IX Item 9

Quem se encontra encolerizado é o primeiro a ser atingido pela cólera, na sua manifestação de desequilíbrio.
Se a razão nos diz que sofremos esse assanho, por que vamos entrar nesse estado de sofrimento?
O homem deve procurar o Cristo com urgência, para se educar, senão disciplinar seus impulsos inferiores, saindo das trevas da ignorância, buscando a luz que tranquiliza a consciência, motivando o coração para o amor.
A primeira coisa que o espírita deve fazer ao abraçar o Espiritismo é se educar e, na mesma sequência, instruir-se, de modo que a sabedoria espiritual domine seu íntimo, acendendo luzes em todos os sentimentos.
Mesmo que você viva em um ambiente inferior, esforce-se para elevar-se, procurando o domínio de si mesmo, para que a caridade cresça no seu coração, motivada pelo exemplo de Jesus. Quem procura o Cristo com fé e honestidade sempre encontra o Mestre, e ainda escuta a Sua voz, dizendo:
“Vinde a mim, todos vós que sofreis”.
0 maior sofrimento é a ignorância das leis espirituais que, bem entendidas, informam a direcção certa dos caminhos a serem percorridos.
Fuja da ira, usando o perdão, porque, além de livrar-se de um' ambiente negativo, ainda granjeará amigos, porque o perdão é caridade; e se é caridade, é amor que começa a nascer.
Tenha cuidado quando o orgulho aparecer nos seus sentimentos, pois no ambiente dele podem surgir muitas inferioridades, que põem a alma no desequilíbrio, comungando com as trevas, para esquecer a luz.
Assim é o egoísmo, que petrifica os valores que por vezes se encontram acordando.
A alma que começa no aprimoramento das qualidades espirituais é sempre atacada pelos invasores, para esmorecer no serviço do bem.
A Terra é um estágio de educação, e como ninguém se educa sem sofrimento, preciso se faz que se tenha coragem, enfrentando todos os obstáculos, vencendo-os e indo ao encontro de outros, até conhecer a verdade, libertando-se de todos os inimigos íntimos, que são os mais difíceis de serem vencidos, mas isso é trabalho nosso, que outro não pode fazer.
Fuja da impetuosidade; ela é campo propício, que faz esquecer a caridade.
Pense na humanidade, procurando senti-la; pense no amor, procurando senti-lo, que a sua vida irá mudando para a vida de Jesus, e esses valores lhe darão meios de sentir a alegria cristã que atinge todo o seu ser, ainda mais, beneficiando os que convivem com eles.
Procure coligir suas ideias com as dos cristãos verdadeiros; desta forma, o Mestre passará a nascer na sua intimidade, com aquele carinho que se transforma em amor, aquele amor que facilita o nascimento de todas as outras virtudes de que o Evangelho nos dá notícia.
Deve você colocar dignidade em todos os trabalhos a que for chamado a fazer, para que a luz não falte em seus avanços e nem o Cristo em suas cogitações.
Quem se esforça para melhorar já começa a sentir o perfume da felicidade, que não falta com a sua presença, para quem persevera no bem até o fim.
Devemos pensar que somos filhos de Deus, alunos de Jesus, e , irmãos de toda a humanidade, onde quer que estejamos.
E, para tanto, é preciso que cresçamos em amor, que só ele nos liga com todos e com tudo, porque Deus é o Amor.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122625
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia - Página 2 Empty Re: Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Sáb Mar 23, 2019 8:52 pm

Capítulo 39 - SUA NATUREZA
ESE Cap. IX Item 10

O Espírito encarnado é o responsável pelos seus feitos, e não o complexo fisiológico, que apenas serve de veste, abrindo campo de educação da alma, não tendo vontade própria; o pensante, o que raciocina, o que tem vontade própria de fazer ou não as coisas, é o Espírito.
Não culpe o corpo pelos seus actos, como não o responsabilize por seus méritos.
Os feitos do homem dão para analisar o grau que atingiu a alma no campo da carne.
Não culpe nada pelos seus desacertos, senão a si mesmo, procurando, desta maneira, corrigir seus impulsos, esforçando-se na educação dos sentimentos.
Quando eles saírem da rota do Evangelho de Jesus, terão no corpo um instrumento dentro do qual alcançarão a ascensão e aprimorarão a própria matéria e o que as circunda, sem que essa matéria possa mudar seus sentimentos; você é quem domina o amontoado de células que lhe servem como um dos corpos.
Você expressa, na sua jornada, várias naturezas, de conformidade com a sua elevação espiritual, cuja fonte é o Espírito.
A carne pode reduzir sua grandeza como uma prisão, no sentido de educar com mais eficiência.
Sendo a Terra um campo de batalha no conhecimento de si mesmo, a reencarnação é tesouro para a alma, é escola onde o Espirito disciplina seus impulsos.
Os actos violentos das criaturas não surgiram dos corpos físicos, mas da alma; quando ela passar a se educar, a violência se transformará em amor, expressando-se em caridade; o ódio mudará em caridade; a dúvida, em fé; o desespero, em esperança e nesta direcção se pode deduzir quanto o Espírito pode fazer na carne, no esforço individual para elevar-se.
Seja qual for a sua natureza, você pode melhorar; depende da sua vontade no estirar do tempo e do espaço.
A Doutrina Espírita, como bênção de Deus, é uma escola espiritual que já ajudou a tantos de que nem se tem conta, mas os ajudou a se ajudarem.
0 corpo não transmite cólera ao Espírito que já se livrou dela; assim, do mesmo modo não fornece outros vícios.
Quando o Espírito é inferior e se encontra no campo das paixões, é claro que o físico fica imantado de magnetismo inferior, que pode com isso provocar o aparecimento de várias enfermidades.
Aliás, é comum na Terra, essa doença nascida de vibrações inferiores.
Compete a cada criatura educar-se neste sentido, para livrar-se dos enganos, e a compreensão lhe dará a paz, mudando com a perseverança no bem em harmonia.
Se a sua natureza é má, medite nas consequências, e veja as sementes que está semeando; confira o plantio todos os dias, que no amanhã colherá o que planta hoje; esta é a lei de justiça.
Há muitas pessoas que alimentam as ideias que, do modo pelo qual nasceram, desencarnam.
Sua natureza não muda; esses são os preguiçosos da vida.
Todo mal é transitório; somente o bem é eterno nas linhas de ascensão.
Use da sua vontade, trabalhe no bem comum, e não se esqueça da oração, que a vida se encontra de olho nos seus actos, ajudando-o a melhorar, se você desejar crescer.
Mude a sua natureza do mal para a do bem; a sua vontade pode atrair a assistência dos benfeitores espirituais, o que Deus ordena.
Comece hoje mesmo, se ainda não o fez, que no amanhã já fará um dia.
E quem ganha nisso é você.
Que Deus o abençoe e que Jesus o guie, nos impulsos de melhorar.
Ave sem Ninho
Ave sem Ninho

Mensagens : 122625
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 68
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia - Página 2 Empty Re: Máximas de Luz - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos