LUZ ESPÍRITA
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Filosofia da Mediunidade III - Miramez - João Nunes Maia

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Filosofia da Mediunidade III - Miramez - João Nunes Maia - Página 5 Empty Re: Filosofia da Mediunidade III - Miramez - João Nunes Maia

Mensagem  Ave sem Ninho Ter Ago 06, 2019 12:36 pm

Capítulo 60 - MÉDIUNS VIDENTES
LM — 2S parte
Cap. XIV-167

Os médiuns videntes são dotados da faculdade de ver os Espíritos, e essa qualidade mediúnica se divide em muitas modalidades.
Existe uma escala grandiosa e cada médium se encontra em uma faixa de percepção, dando noticias daquilo que a sua faculdade alcança.
Convém ao médium cristão, em todo o transe de sua vida, desligar-se das paixões inferiores, de modo a desprender-se das trevas, aliando-se à luz, pois a vidência, quando não tem alicerce na moral evangélica, é qual uma casa construída na areia, estando sujeita a desmoronar-se a qualquer hora.
0 vidente vê os Espíritos com os olhos da alma, no entanto, em alguns casos, consegue vê-los também com os olhos do corpo físico.
As faculdades são elásticas, e crescem para mostrar as belezas da vida espiritual.
A Doutrina dos Espíritos, codificada por Allan Kardec, veio para mostrar a verdade.
Antes dela, quando se via um Espírito, este era chamado de fantasma, desmerecendo aquele ser que fazia tanto esforço para ficar visível e dar notícias de que ninguém morre, mostrando a continuação da vida depois do túmulo.
0 Espiritismo, disciplinando esses fenómenos, esclarece que a comunicação dos Espíritos com os homens é lei natural, e que existe desde quando o Espírito recebeu a razão.
Isso acontece com todos os povos, até no seio das tribos indígenas.
Até mesmo as crianças, algumas delas são dotadas de vidência na sua simplicidade e, por vezes, confundem os desencarnados com os encarnados, vendo-os claramente e chegando a gritar, assustando-se com essas aparições.
0 melhor comportamento das pessoas é deixar que a visão ocorra espontaneamente.
Nós não aconselhamos que se faça nenhum exercício para tais visões.
A violência gera perturbações.
Cumpre distinguir o bem do mal e viver no ambiente da ponderação.
Mediunidade é um dom inerente ao ser humano, contudo, nem todos a têm aflorada, porque nem todos vêm com a missão de praticá-la.
Se ela é forçada, aparecem distúrbios que podem comprometer o sistema nervoso, sem que o comandante do corpo os possa controlar, porque ele mesmo aceitou tais desequilíbrios.
É bom que possamos, antes da vidência dos Espíritos, pedir a Deus que nos dê a visão mais profunda dos nossos desequilíbrios, e reunirmos força para corrigi-los, que tenhamos a clarividência do nosso futuro, sabendo que o porvir é o resultado da vida presente, cuidando do plantio de agora.
Para que alimentarmos a vaidade de ver os Espíritos se essa visão não nos melhora moralmente?
Devemos intercalar uma coisa com outra, de modo a nos erguer para o alto e para frente.
A vidência e a clarividência são meios que levam a vida a nos mostrar que mudamos sempre de planos e essa mudança requer melhoria moral e os conhecimentos espirituais com que o tempo possa nos dotar, entrando em jogo a nossa vontade. Aquele que quer, sempre avança.
Aos médiuns videntes e clarividentes, nós aconselhamos que não fiquem revelando o que se passa com a sua faculdade.
Que sejam parcimoniosos naquilo que vêem.
Conversar muito sobre si mesmo, desmerece o que se é.
Não deves ficar invocando Espíritos, só para verificar teu estado espiritual.
A espontaneidade é ambiente mais seguro para os dons que Deus te deu.
Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é o cabeça: Cristo.
(Efésios, 4:15)
Devemos procurar sempre a verdade em companhia do amor, que nunca erraremos o reino de Jesus, que nos leva a Deus.
A justiça igualmente age no movimento das nossas faculdades.
Tu vês conforme vives.
Se te esforças para viver a verdade e o amor, os Espíritos que se mostram a ti são da mesma faixa de vida.
Educa-te e disciplina-te nas modalidades que Cristo ensinou, que a tua vidência te mostrará Deus irradiando-se na tua consciência e Jesus iluminando o teu coração.

§.§.§- Ave sem Ninho
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