Casos de Mediunidade

Página 6 de 16 Anterior  1 ... 5, 6, 7 ... 11 ... 16  Seguinte

Ir em baixo

Re: Casos de Mediunidade

Mensagem  Ave sem Ninho em Qua Nov 28, 2012 11:09 am

Continua...

[There was a shortage of civilian mess accommodation at the time of our arrival and he and I were placed in the officers' mess of an ordnance depot adjacent to the service children's secondary school where we were to work].

Um dia, enquanto atravessávamos a desordem para irmos almoçar [whilst walking across to the mess for lunch], Jim mostrou-me um das suas mãos com, como eu claramente me lembro, os topos de dois dedos faltando.

Minha memória é das almofadas dos dedos e um pouco das unhas faltando, dando-lhes um visual aplainado.

Disse que tinha ocorrido num acidente mas não deu nenhum detalhe que eu lembre. Minha esposa chegou por mar em maio com nossos bens, quando nós nos mudamos para uma acomodação privada.

Por volta dessa época, ou um pouco mais cedo, Jim entrou para a desordem civil [moved to the civilian mess] e desde então eu tive quotidianamente somente contacto profissional com ele.

Ele permaneceu na escola apenas até completar o mínimo de dois anos de contrato e a deixou no final de 1957.
Ficamos dez anos, nossos dois filhos nasceram lá, e eu não tive nenhum contacto com ou conhecimento dele depois desse tempo.

Eu estava naturalmente ávido para conseguir alguma explicação para esta mensagem muito inesperada, embora breve.

A princípio eu tive sérias dúvidas da sua capacidade de se comunicar, embora eu soubesse da clarividência dos vivos, eu também acreditava que ele era um tanto mais jovem que eu.

Sem outras linhas de contacto eu arrisquei escrever ao nosso patrão anterior, incluindo uma carta e pedindo que fosse remetida a seu último endereço conhecido.

A minha considerável surpresa depois que tão longo fizeram então, mas permaneceu nas mãos do correio para alguns dois meses, como carimbos do correio mostram, antes de retornar a mim em 13 de agosto de 1989 carimbado "Não neste endereço".

Entretanto, em 7 de julho de 1989, colocaram um anúncio pessoal no The Times Educational Supplement, mas este não produziu nenhuma resposta.

Então em 20 de agosto de 1990, durante uma sessão privada em Liverpool com uma senhora de Enfield, ela perguntou se eu tinha conhecido um cavalheiro com dois dedos faltando.

Perguntei se ela quis dizer a totalidade dos dedos e ela corrigiu para a metade dos dedos.

Ela também perguntou se ele tinha usado uma barba em um tempo e eu lembrei que havia crescido uma em Jim durante umas férias, para surpresa geral e para divertimento na época, mas retirando-a antes de voltar à escola.

Disse que estava ciente de feridas da cabeça dele e de havia "algo errado na área do peito".
Ela também perguntou se a perda dos dedos tinha ocorrido com maquinaria.

Eu por então não podia responder a isto, nem aos nomes de Phillips, Tony e Walty.
Isto naturalmente aumentou o desejo de ir atrás da resposta.

Eu agora senti que a melhor linha de pesquisa era a Escócia e depois de contactar o Instituto Educacional de lá, que não o pode localizar em seus registos, eu coloquei um anúncio pessoal The Scotsman e o Edinburgh Evening News de 30 de agosto de 1990.

Continua...
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho em Qua Nov 28, 2012 11:09 am

Continua...

Um dia depois a irmã de Jim ligou-me, extremamente surpreendida pelo que eu tinha dito mas confirmando que ele tinha desencarnado em fevereiro de 1986.

Para a minha surpresa ela não lembrou de nenhum acidente particular com maquinaria, mas adiccionou, e disto eu era ignorante, que inicialmente ao deixar a escola Jim tinha começado uma aprendizagem como um marceneiro, quando ele certamente teria usado maquinaria de xilogravura.

Mais tarde ele tinha obtido um lugar universitário onde ele leu história.
No entanto, ela lembrou dele falar em uma ocasião dele não ter impressões digitais em uma das mãos e isto ela confirmou com um amigo de seus dias de aprendizagem.

Ela pensou que as mencionadas feridas de cabeça poderiam se referir a uma ocasião quando ele era muito jovem quando ele teve um papel maldosamente aceso [mischievously lit paper from an open fire] e que queimou um lado de seu rosto e cabeça.

Eu lembro que às vezes a temperatura alta em Kong de Hong deixava sua pele muito clara notavelmente avermelhada de um lado.
Sua doença final — ele sempre tinha sido um fumante pesado, ela disse, certamente se encaixava com "algo errado na área de peito".

Os nomes não tiveram significado imediato para ela, mas que Walty poderia se referir a um primo, Walter, que também tinha morrido e foi conhecido por esse nome.

Em 25 de junho de 1991 tive uma sessão privada em Liverpool com uma senhora local.
Durante uma hora que ela perguntou se saberia de alguém que era "como um tipo de escudeiro", adicionando "sinto que estou na terra com ele".

Ela então perguntou se havia "um pouquinho de um dedo faltando com ele", dizendo antes de minha resposta, "estou bastante segura;
ele está mostrando-o novamente de modo que estou bastante segura".

Acrescentou, "é somente o topo do dedo mindinho que parece estar faltando.
Eu somente posso ver o modo que a pele se repuxou, e não há unha alguma.
Mas não é feio de qualquer modo."

Ela então deu alguns nomes, incluindo o de Phillips outra vez, e falou de um cão de caça.
Adiccionou que tudo isto parecia ser da natureza de "um sonho virando realidade".

Isto outra vez estava sugerindo fortemente Jim como um comunicador mas algumas referências eram novas, notavelmente a terra e o cano de revólver.

Eu então falei outra vez com sua irmã mas ela era incapaz de adicionar algo de substância à excepção de dizer que o nome de Phillips, surgido novamente, pareceu familiar, mas nada mais.

Ela então sugeriu que poderia ser útil se eu falasse com a uma senhora que vivia próxima a Londres que tinha sido colega de ensino e uma amiga muito boa de Jim por alguns anos.

Eu a contactei e visitei quando minha esposa e eu permanecíamos com um de nossos filhos durante o Ano Novo de 1992.

Ela tinha ouvido falar das comunicações através da irmã do Jim — são boas amigas — e era capaz de confirmar outra vez a maioria do que eu tinha sido capaz de estabelecer;
lembrou por exemplo dele dizendo em mais de uma ocasião que ele não tinha nenhuma impressão digital, e lembrou-se da aparência levemente encurtada e aplainada dos dedos.

Continua...
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho em Qui Nov 29, 2012 10:55 am

Continua...

No entanto, ela era capaz de adicionar que o nome Phillips quase certamente se referiria a um amigo muito bom de Jim que tinha morrido por volta de 1980.

Quanto ao cão ou ao cão de caça, ela disse, apontando para uma poltrona, que "Jim Kennedy sentou-se aí em numerosas ocasiões e disse que seu desejo na aposentadoria era ter um cão grande e realizar longos passeios pelo país.

A noção de um escudeiro ela achou intrigante mas difícil de comentar.
No entanto, a ideia de um sonho realizar-se podia, sentiu, se encaixava na sua recordação dele.

Isso é o registo da época.
Digo da época porque mais veio que, embora muito interessante, substancialmente não adiccionou muito ao que foi informado aqui.

Em resumo, enquanto sentava-me em particular com uma senhora próxima de Manchester em 18 de fevereiro de 1992, ela falou de "um compatriota ou escudeiro" vindo e deu uma descrição que se encaixaria em Jim, o qual, ela disse curiosamente, tinha trazido um pavão.

Então em 11 de maio de 1992, quando sentava-me em particular com uma senhora em Telford, uma comunicação muito longa foi dada, quase todo ela uma descrição muito detalhada de um patrício que esteve atirando, tinha descrito sua roupa incluindo o uso de um boné e sapatos de couro atanado, seu cão — um Labrador preto — sua casa e dependências que incluíram uma serralharia com uma serra circular.

Nenhum nome ou outra comunicação oral foram dados mas comentários consideráveis foram feitos sobre o homem e seus aparentes caráter e personalidade.

Então [at about the half-way point] de alguns vinte minutos, bem bruscamente, o médium disse "Agora estou olhando as mãos do cavalheiro.

Ela então descreveu as mãos em detalhe considerável (embora achando difícil, ela disse, já que nunca ela teve mãos mostradas tão claramente), vendo um "cor amarela" nas unhas, mas sua atenção então foi tirada pelo cavalheiro para a mão direita, onde ele apontou, primeiro, para o dedo próximo ao dedo mindinho, que ela disse que estava "deformado" e "faltando no topo".

Ele então apontou para o dedo de médium, onde, ela disse, "eu não sei se foi cortado fora, porque no final algo estava faltando", adicionando que isto era verdade também no outro dedo mas que nada disto tinha-o incapacitado absolutamente.

Concluiu dizendo, pela segunda vez, que ela sentia "condições peitorais [chest conditions] e problemas de respiração" com o cavalheiro, a quem a esta altura disse fazer a única observação, que ele estava "aprendendo" e que se comunicaria outra vez, especificamente na "sessão depois da próxima".

Falei desta última comunicação com as duas senhoras mencionadas, que tinham ouvido a gravação, e elas observaram que apesar da doença final prolongada do Jim tivesse impedido-o, ele sempre quis ter um cão Labrador, e que ele teve sempre e somente sapatos usados de couro atanado como descritos, mas nunca usou um boné ou chapéu e que ele tinha forte aversão a revólveres ou armas de qualquer espécie.

Os cinco médiuns vivem e normalmente trabalham em distritos da Igreja Espiritualista que tem pouco ou nenhum contacto um com o outro e a ideia de conluio de qualquer espécie é altamente improvável.

De facto minha experiência de médiuns típicos sugere que a ideia não ocorreria a eles.

Continua...
Ave sem Ninho

Continua...

A respeito da motivação monetária;
eu nunca paguei mais de cinco libras por uma sessão de trinta minutos e você tem que ser alguma espécie de fanático para fazer o que é preciso para construir isso dentro de uma conluio vantajoso
[and you have to be something of a zealot to do what is required to build that into worthwhile collusion].

É possível que o terceiro médium soubesse do primeiro, já que ultimo visita Liverpool normalmente duas vezes ao ano, mas como ela funciona através da personalidade do guia, disse ser uma menina siamesa tagarela(sic), é improvável que o médium seja sequer ciente do que é comunicado.

Minhas sessões com eles, todas separadas por um ano pelo menos, foram em termos totais a quarta, primeira, terceira, quarta e segunda na ordem informada [were in total terms the fourth, first, third, fourth and second in reported order.]

Eu nunca tinha em qualquer época falado com médiuns antes de sessões além das gentilezas conhecidas;
de facto seria auto-ilusão proceder assim.

Um comentário breve ocasional pode ser feito depois de uma sessão mas, como com a maioria das coisas da vida, o ponto de término é apenas isso — [the point of finish is just that] — e está tudo na fita de qualquer jeito.

Eu não sou Espiritualista embora eu seja membro associado da igreja de Liverpool, que forneceu muita mediunidade para mim.

No entanto, eu não assisto a igreja e nem tenho amigos que sejam espiritualistas.
Eu tenho vivido cerca de cinquenta milhas de distância após passados seis anos.

Se eu tenho mentores nesta área de interesse são os escritos de Swedenborg e a literatura teosófica e a pesquisa psíquica, embora nenhuma rendição seja devida e eu tenho pouco tempo para sistemas de crença.

Aprecio a necessidade para algum comentário para a pesquisa em si, o retorno a ela e para sua possível veracidade, em ordem do que possa ser visto com alguma objectividade.

Ao tentar fazer isto e ser breve, no entanto, eu devo deixar claro que um tanto mais podia ser dito.
Tomo a ideia de sobrevivência naturalmente do ensino religioso, em que é ao menos implícito e, absolutamente, necessário.

Essa consciência sempre esteve comigo e como as introspecções mais ortodoxas fracassaram cada vez mais em levar-me além da fé e aceitação eu olhei aos amplos acres do psíquico (uma classificação limitada) [a limited label] para explicação.

Eu não fui movido por qualquer experiência pessoal nem necessidade.

Comecei em 1978 mas afora meu pai, que morreu em 1976 com setenta e seis anos, e minha mãe em 1987 com oitenta e quatro, a mais normal das aflições, ambas dentro da própria família de minha esposa e dois filhos e suas quatro crianças, e ambas famílias grandes, não houve nenhum acontecimento que moveu-me a procurar confiança espúria na evocação de espíritos.

Continua...
Ave sem Ninho

Continua...

[I was not moved by any personal experience or need. I began in 1978 but apart from my father, who died in 1976 aged seventy-six, and my mother in 1987 at eighty-four, the most usual of bereavements, both within my own family of my wife and two sons and their four children, and both wider families, there has been no event which has moved me to seek spurious reassurance by the conjuring up of spirits.]

No entanto, eu por muito tempo tive a visão que o medo e a ignorância da morte é um obstáculo importante e uma restrição ao progresso humano.

Já era suficientemente sério sugerir que o interesse antigo e contínuo sobre a sobrevivência tinha substância razoável, e eu simplesmente fui ver se modestamente poderia adicionar algo através de um processo à base de escutar e registar.

Ambos provaram ser fascinantes e, pessoalmente, a maioria recompensante.

Quanto à veracidade: estou ciente das objecções e dos avisos sobre a mediunidade.

Minha abordagem tinha em mente que montar uma larga rede poderia ser mais produtivo [My approach had in mind that casting a wide net might be more productive] e, se bem sucedido, convenceria tanto ao céptico instintivo e quanto aqueles de mente científica.

Prova inteiramente suficiente de sobrevivência não está em oferta, na minha visão.
O melhor que se pode esperar é um grau de convicção de que nós sobrevivemos à morte corpórea e da qual tenho só a dúvida residual de alguém que nunca directamente viu nem ouviu algo que o médium informou.

Uma explicação adequada, similarmente, de qualquer processo que produza a mediunidade é deconhecida atualmente.

Se pesquisas tais como esta tem algum valor deve-se procurar convencer aqueles da comunidade científica que há algo digno de pesquisa séria, e talvez em convencer outros a replicar minha abordagem.

Eu gostaria de adicionar aqui que nunca tenho experimentei ou topei com os perigos, incluindo efeitos deletérias nos médiuns, que frequentemente são ditos serem associados com a mediunidade.

Os resultados de meus estudos são, talvez, melhores avaliados em termos de probabilidade.

É oferecido aqui a semelhança de registros de cinco médiuns diferentes sobre um período de três anos, embora em um caso a semelhança seja somente leve e nem há o acordo total nem o alcance de toda a possível evidência que alguém deseje poder ver.

No entanto, a informação dada por um comunicador que não é conhecido do recipiente soa bastante não só como evidência, corroboradora, como resiste à maioria das objeções teóricas quanto à eficácia da mediunidade.

A qualidade de mediunidade varia grandemente de médium a médium, e interpretação de suas impressões frequentemente simbólicas predominantemente visuais parece depender pesadamente em competência e experiência.

Ofereço três exemplos de evidência familiar para apoiar a visão de probabilidade.
Embora meu pai tenha morrido em 1976, não foi até que 1981-82 que essa referência foi feita a ele;
isto aumentou de 1984 em adiante, quando começou a expressar interesse pela saúde da minha mãe.

Continua...
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho em Sex Nov 30, 2012 11:03 am

Continua...

As mensagens recebidas pelo contacto contínuo combinaram muito proximamente com a realidade dos acontecimentos em sua vida até que ela desencarnou em 1987.

Ela tem se comunicado regularmente desde esse tempo.

Corroboração semelhante ao informado acima também é evidente, a mim e para eles que o conheceram, na referência por um certo número de médiuns, do mancar singular do meu pai.

Isto foi o resultado de um acidente no pátio do recreio da escola de alguma seriedade por volta de 1910, quando o ferro quebrado da obstrução [when the broken clog iron] de um oponente entrou em sua perna enquanto jogava futebol.

Em terceiro lugar, minha mãe viveu cerca de nove anos durante esta pesquisa (seu metodismo galês desaprovando levemente), mas nunca durante esse período qualquer médium pretendeu trazer uma mensagem dela, ou faz qualquer intimação semelhante, a menos quando, exatamente um mês antes de sua passagem, "mãe" foi recebido, então imediatamente mudado para "mãe da mãe.

Apresento isto como uma evidência constrangedora de sobrevivência.
Eu forneci registos de cada um dos trechos pertinentes.

As fotocópias de todo o material relevante foram fornecidas e ambas as senhoras referidas estão preparadas para fornecer suas observações aos investigadores.

(O primeiro bom exemplo de evidência corroborada, ou mesmo de correspondência cruzada, apareceu em The Christian Parapsychologist, Vol. 6, No. 7, de setembro de 1986.)

24 Windmill Drive
Audlem, Cheshire. CW3 OBE

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho em Sex Nov 30, 2012 11:03 am

Palladino e Wiseman: Uma Réplica Tardia
Alfonso Martinez Taboas e Margarita Francia

Nossos leitores podem ficar surpresos em ver este ressurgimento da controvérsia de Palladino depois que nós previamente tínhamos declarado que isto havia se encerrado.

Descobrimos, no entanto, que, por alguma razão, foi só em dezembro de 1993 que estes dois autores receberam sua cópia da edição de abril de 1993 do Jornal contendo sua crítica do artigo mais a réplica de Richard Wiseman.

Nos interesses de jogo limpo, portanto, nós concordamos em incluir esta Nota em que eles respondem a Wiseman.

Depois de uma leitura cuidadosa da resposta de Wiseman (1993) a nossa crítica da sua postura em relação do Relatório de Feilding somos compelidos a oferecer os seguintes comentários breves:

— Antes de tudo, é importante identifficar a desqualificação retórica de Wiseman em direcção dos seus críticos.

Lê-se no título dos seus comentários:
“Martinez-Taboas, Francia e Palladino: Nove Erros Importantes”.

De acordo com o Random House Webster’s College Dictionary (1992), um erro é “uma divagação de exactidão ou correcção; um engano.
A crença em algo falso; a sustentação de opiniões equivocadas.
A condição de acreditar no que não é verdadeiro”
(p.454).

Partindo desta definição nós contenndemos que o uso de Wiseman da palavra “erro” contra nossa postura é gratuito e somente destaca sua posição retórica em relação a críticos como nós.

Oferecemos os seguintes comentários aos nove “erros”.

Erro 1. MTF incorretamente afirmma que meu artigo advogou que uma investigação é imprestável a menos que considere todas as possíveis explicações normais, mesmo as improváveis.

Resposta: Errado.
Nós nunca atribuíímos posição tão forte a Wiseman.
Aliás, nós nunca usamos a palavra “imprestável”.

Dissemos que sua posição parece ser “altamente condenatória se um documento científico não apresentar todos os detalhes necessários que desafiem todas as possíveis explicações normais”.

Nós não depreciamos nossa posição como citado acima, porque nós simplesmente parafraseamos os interesses de Wiseman quando ele diz:
“Para estar bastante seguro que um efeito é verdadeiramente paranormal, é essencial que qualquer investigação se proteja contra todas as explicações normais possíveis”
(1992, p. 150; itálicos nossos).

Erro 2. MTF incorrectamente afirma que meu artigo é uma tentativa de mostrar que Palladino definitivamente usou um cúmplice...
Wiseman adiciona: “Eu nunca argumentei (como MTF sugere) que Palladino definitivamente usou um cúmplice durante a investigação de Nápoles”
(1993,p. 132).

Nós repetidamente nos referimos à postura de Wiseman como a “explicação alternativa de Wiseman”
(pp.122, 123), a “trama de Wiseman” (p. 124), “conjecturas” (p. 125) e “suposições de Wiseman” (p. 126).

Aliás, nós nunca usamos a palavra “definitivamente”.
Mais uma vez Wiseman está atacando um straw-man imaginário.

Continua...
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho em Sex Nov 30, 2012 11:05 am

Continua...

Erro 3. MTF incorrectamente argumenta que é incompatível salientar os muitos meios em que um cúmplice poderia ter ganho acesso à sala de Baggally.

Nós nunca dissemos que é incompatível salientar os muitos meios em que um cúmplice poderia ter agido.
Dissemos que “as conjecturas de Wiseman apresentam contradições entre elas”.

E então apresentamos vários exemplos.
Wiseman ainda pensa que tal córrego de suposições imaginárias é construtivo em ciência.
Nós ainda sustentamos que seu exercício é “principalmente... um exercício engenhoso em elaborar uma série de declarações existenciais”.

Nós não cometemos uma inexactidão;
nós simplesmente discordamos com Wiseman.

Isso apenas pode contar como um “erro” a menos que suponhamos que as conjeturas de Wiseman tenham um relacionamento isomórfico com a verdade.

Erro 4. MTF incorretamente argumenta que os investigadores teriam notado um painel falso na porta ligando a sala de Baggally à sala da sessão espírita.

Por citar Baggally e Carrington nós expressamos dúvidas de que os investigadores de Nápoles não poderiam ter notado um painel tão postiço.

Wiseman diz que nossa evidência é “inverossímil” (p. 132) e que ele “não aceita” nossa postura.

Obviamente, discordamos!
Mas nem nós nem Wiseman podemos concluir que ele ou nós estamos em erro.
Simplesmente não concordamos em como avaliar um cenário fantástico construído por alguém oitenta anos depois dos factos.

Erro 5. MTF incorrectamente argumenta que os investigadores teriam notado um cúmplice entrar, e sair, do gabinete da sessão.

Resposta: Declaramos algo desse tipo, mas isso dificilmente é um “erro”.

Wiseman (1993) reage, dizendo:
“Eu não concordo com tal conjectura por várias razões.
Primeiro, eu não acredito... “.
(P. 133).

Obviamente, nós mais uma vez discordamos em como desenredar e avaliar as declarações existenciais de Wiseman.
Para nós, seus argumentos e conclusões são inverossímeis e inadequadas.

Entendemos que ele pensa o mesmo de nossos comentários.
Mas, mais uma vez, nós não estamos em “erro” porque nossas conclusões e avaliação de seus cenários imaginários são diferentes dos dele.

Na verdade, se alguém está errado é Wiseman quando diz:
“Primeiro, eu não acredito que os investigadores teriam sido capazes de ver pelas cortinas, não importa quão próximos tenham se sentado no gabinete”
(p. 133).

Wiseman seguramente está confundido (ou em erro!) neste ponto, porque nós nunca fizemos uma declaração que encerrasse que qualquer um pudesse ver pelas cortinas.

Continua...
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho em Sab Dez 01, 2012 10:09 am

Continua...

Erro 3. MTF incorrectamente argumenta que é incompatível salientar os muitos meios em que um cúmplice poderia ter ganho acesso à sala de Baggally.

Nós nunca dissemos que é incompatível salientar os muitos meios em que um cúmplice poderia ter agido.
Dissemos que “as conjecturas de Wiseman apresentam contradições entre elas”.

E então apresentamos vários exemplos.
Wiseman ainda pensa que tal córrego de suposições imaginárias é construtivo em ciência.
Nós ainda sustentamos que seu exercício é “principalmente... um exercício engenhoso em elaborar uma série de declarações existenciais”.

Nós não cometemos uma inexactidão;
nós simplesmente discordamos com Wiseman.

Isso apenas pode contar como um “erro” a menos que suponhamos que as conjeturas de Wiseman tenham um relacionamento isomórfico com a verdade.

Erro 4. MTF incorretamente argumenta que os investigadores teriam notado um painel falso na porta ligando a sala de Baggally à sala da sessão espírita.

Por citar Baggally e Carrington nós expressamos dúvidas de que os investigadores de Nápoles não poderiam ter notado um painel tão postiço.

Wiseman diz que nossa evidência é “inverossímil” (p. 132) e que ele “não aceita” nossa postura.

Obviamente, discordamos!
Mas nem nós nem Wiseman podemos concluir que ele ou nós estamos em erro.
Simplesmente não concordamos em como avaliar um cenário fantástico construído por alguém oitenta anos depois dos factos.

Erro 5. MTF incorrectamente argumenta que os investigadores teriam notado um cúmplice entrar, e sair, do gabinete da sessão.

Resposta: Declaramos algo desse tipo, mas isso dificilmente é um “erro”.

Wiseman (1993) reage, dizendo:
“Eu não concordo com tal conjectura por várias razões.
Primeiro, eu não acredito... “.
(P. 133).

Obviamente, nós mais uma vez discordamos em como desenredar e avaliar as declarações existenciais de Wiseman.
Para nós, seus argumentos e conclusões são inverossímeis e inadequadas.

Entendemos que ele pensa o mesmo de nossos comentários.
Mas, mais uma vez, nós não estamos em “erro” porque nossas conclusões e avaliação de seus cenários imaginários são diferentes dos dele.

Na verdade, se alguém está errado é Wiseman quando diz:
“Primeiro, eu não acredito que os investigadores teriam sido capazes de ver pelas cortinas, não importa quão próximos tenham se sentado no gabinete”
(p. 133).

Wiseman seguramente está confundido (ou em erro!) neste ponto, porque nós nunca fizemos uma declaração que encerrasse que qualquer um pudesse ver pelas cortinas.

Continua...
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho em Sab Dez 01, 2012 10:09 am

Continua...

Erro 6. MTF incorretamente afirma que a cortina da sessão não podia ter fechado completamente o painel destro mais baixo da porta ligando a sala de Baggally à sala da sessão.

Resposta: Não um erro mas uma discórdia.
Para Wiseman, as cortinas “teriam permanecido nessa posição” (p. 125) durante as sessões a fim de fechar o alçapão.

Para nós, suas suposições são somente isso: suposições.
Aliás, nós ainda pensamos que o constante e violento movimento das cortinas da sessão argumenta contra o cenário de Wiseman.

Como uma cortina pode fechar um painel postiço quando constantemente se move violentamente e com tal força que voa até a extremidade da mesa da sessão?

Erro 7. MTF incorretamente acredita que um cúmplice teria estado presente no gabinete, e portanto seria detectado, quando os investigadores olharam dentro do gabinete.

Resposta: Nós não podemos estar num ‘erro importante’ pela simples razão que esse cúmplice imaginário de Wiseman é somente isso: imaginário.

Então nós não podemos argumentar, como Wiseman contende que fazemos, que o cúmplice teria sido pego.
De facto acreditamos que há evidência suficiente no Relatório para apresentar numa luz insatisfatória o cúmplice imaginário de Wiseman e suas acções.

Na página 136 Wiseman afirma:
“No entanto, em todos estes exemplos é difícil de estabelecer se os investigadores realmente olharam dentro do gabinete...
MTF estão felizes em fazer tais suposições não embasadas simplesmente para apoiar sua tese.”

Dois comentários na ordem:
(1) Se Baggally tinha os seus olhos abertos ou fechados quando cheirou atrás da cortina é, hoje, impossível decidir.
Na trama imaginária de Wiseman os investigadores de Nápoles não são competentes (ver página 139).
Nós pensamos fortemente o contrário (ver, por exemplo, a descrição de Dingwall de Feilding (1963)).

(2) Achamos extremamente curioso o tom condenatório de Wiseman em nossa direcção por usar, de acordo com ele, algumas “suposições não embasadas”.

Perguntamo-nos: onde está a posição crítica de Wiseman em direcção das suas suposições existenciais, constantes e inumeráveis?
Obviamente, suspeitamos a presença de algum tipo de dois pesos e duas medidas.

Erro 8. MTF incorrectamente acredita que a hipótese de cúmplice é falsificada pela ocorrência de fenómenos “inexplicáveis” depois do fim da sexta sessão.

Resposta: Falso.
Aliás tivemos cuidado suficiente para não apresentar nossa crítica como falsificando os cenários existenciais de Wiseman.

Porquê? Porque na página 123 nós claramente declaramos que essa tese de Wiseman não era um exercício empírico;
era meramente “um exercício engenhoso em elaborar uma série de declarações existenciais”.

E, como Popper (1963) mostrou, declarações existenciais não podem ser falsificadas.
Mil críticas do cúmplice de Wiseman poderiam ser publicadas e ele seguramente poderia sobreviver a todas elas.

As 54 qualificações originais de Wiseman (teriam, é possível, talvez, parece, pode ter, etc.) poderia ser multiplicadas nas mãos hábeis dos cenários post-hoc de Wiseman.

O leitor tem alguma dúvida neste ponto?
Deixe-nos finalmente analisar o “erro” número nove para fazer nosso ponto claro.

Continua...
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho em Sab Dez 01, 2012 10:10 am

Continua...

Erro 9. MTF acredita que a hipótese de cúmplice é falsificada pelo fato que a cortina da sessão ocasionalmente passava sobre a mesa na frente do gabinete.

Resposta: Mais uma vez, falso.

Repetimos que ninguém pode falsificar uma declaração existencial.
Dissemos que esse cúmplice de Wiseman é “incongruente e inconsistente” com os factos.

Mas, voltando outra vez a nosso ponto que os cenários post-hoc de Wiseman são impossíveis de falsificar, Wiseman agora entretém a ideia que ainda que os movimentos de cortina fossem paranormais “eles de modo nenhum invalidam a hipótese de cúmplice”
(p. 137).

Com esta afirmação ele finge desarmar nossa observação que o soprar violento da cortina, que passou directamente sobre a mesa até a extremidade posterior, era altamente relevante à sua hipótese.

Desta maneira, Wiseman mais uma vez apresenta outra notável manobra mostrando como manter suas suposições de estimação ao custo de não apresentar conjecturas testáveis e a possibilidade de sua refutação.

Cara eu ganho, coroa você perde.
Seguramente, essa é a razão pela qual críticos como nós têm que incorrer em ‘erro importante’.

Limitações de espaço impedem nosso exame em maiores detalhes de outras observações que Wiseman fez sobre nosso artigo.

Neste trecho nós somente quisemos mostrar que nossos ‘nove erros’ são reduzidos a discordâncias em como avaliar as afirmações imaginárias e existenciais, sobre os argumentos straw-man que nunca usamos, e sobre palavras e imputações que não aparecem em nenhum lugar em nosso artigo.

E reiteramos: Pesquisa e relatório científicos dificilmente ganham algo por cenários post-hoc, insinuações e processos imaginários e existenciais.

O Relatório de Feilding obviamente não é um documento científico perfeito.
Mas, como nós previamente observamos, ciência é um empreendimento humano e falível.

Depois de ler Wiseman nós ainda estamos comovidos e impressionados pelos esforços científicos sem precedentes de seus autores.
Esforços que, cerca de oitenta anos depois dos factos, permanecem verdadeiramente impressionantes.

REFERÊNCIAS

Dingwall, E. J. (1963) Introduction. Sittings with Eusapia Palladino and Other Studies,v-xx. New York: University Books.
Popper, K. (1963) Conjectures and Refutations. New York: Harper.

Wiseman, R. (1993) Martinez-Taboas, Francia and Palladino: nine major errors. JSPR 59,130-140.
Publicado no Journal of the Society for Psychical Research, Vol. 60, No. 837, Outubro de 1994.

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho em Dom Dez 02, 2012 11:36 am

MEDIUNIDADE, PSICODINÂMICA E ESP: O CASO DE CRISTINA
ANDRE PERCIA DE CARVALHO e CLAUDIA ESCORIO G. DO AMARAL

RESUMO

Nós propomos que factores psicológicos, sociais e culturais em um médium chamado ‘Cristina’ poderiam esclarecer seus fenómenos psi.

Um estudo de caso apontou a existência de conflitos não resolvidos da infância, os quais pareceram ser reactivados em sua interação com um ambiente ameaçador.

Esta situação poderia ter provocado um rompimento da estrutura da personalidade de Cristina.

O uso de diversos mecanismos de defesa para melhorar esta situação foi observado, alguns deles sendo suportados por crenças culturais e religiosas.

Estas defesas, entretanto, não eram fortes o bastante para proteger Cristina desta situação ameaçadora.

Consequentemente, parece que psi emergiu para fornecer informação paranormal, para sustentar sua crença cultural e religiosa e para permitir que seus mecanismos de defesa sustentassem um pseudo-equilíbrio que evitasse o rompimento total da personalidade.

No fim ocorreu o desenvolvimento de o que os autores denominaram ‘um mecanismo de defesa de Paranormal’ o que é associado a ‘Neurose Psi’.

Nossos estudos parecem suportar a hipótese de PMIR de Stanford (Resposta Instrumental Mediada por Psi) de interações psi necessárias-relevantes bem como reforçam estudos experimentais em psi sobre estados alterados de consciência e sobre a importância da crença em sua ocorrência.

Em termos simples, a mediunidade pode ser definida como a capacidade alegada de uma pessoa viva estabelecer uma comunicação com uma ou mais pessoas falecidas (isto é ‘espíritos’).

Há uma opinião entre espiritualistas que esta capacidade permite um médium de se tornar ciente de uma informação na qual ele ou ela não poderiam saber por meios ordinários, supondo que os espíritos envolvidos tiveram o acesso a essa informação.

O desenvolvimento da fisiologia, da psicologia e da parapsicologia colocou em xeque estas suposições espiritualistas fornecendo explanações alternativas.

Primeiramente, todos os processos ordinários, por exemplo a percepção subliminal, a criptomnésia, devem ser eliminados, embora não seja fácil eliminá-los em se tratando de casos espontâneos.

Segundo, mesmo se nós pudermos eliminar todos os processos normais possíveis remanescem diversas explanações alternativas a respeito de como a informação poderia ter sido obtida e espíritos é somente uma delas.

O médium quem nós estamos chamando ‘Cristina’ pareceu apresentar ocorrências espontâneas ostensivas de psi, que foram observadas sob circunstâncias não controladas.

Não obstante, os vários factores psicológicos, sociais e culturais que pareceram ser operativos neste caso poderiam ser testados em situações experimentais futuras ou durante a investigação de casos espontâneos.

O autor sénior (APC) descreveu a situação da vida de Cristina, bem como as suas ocorrências aparentes de psi.
O autor júnior (CEA) conduziu as entrevistas clínicas e os testes psicológicos (depois do qual ela não teve mais nenhum contacto adicional com Cristina).

Ambos os autores desenvolveram as interpretações dos testes e das considerações teóricas.

Continua...
Ave sem Ninho

Continua...

CRISTINA

Na época em que eu (APC) escrevi originalmente este artigo (Carvalho, 1991) Cristina tinha 43.

Eu a tinha conhecido e a sua família desde minha infância, e naquele período de tempo eu testemunhei diversos fenómenos ostensivos de ESP em sua presença.

Embora Cristina fosse tradicionalmente católica, tanto sua mãe quanto sua avó eram médiuns, embora nunca tivessem pertencido a nenhum grupo espiritualista.

A mediunidade delas começou espontaneamente e, com o passar dos anos, relataram muitas experiências ESP espontâneas.

Cristina e sua mãe ambas disseram-me que costumavam se comunicar com os espíritos quando havia alguns problemas de família, quando um amigo estava em dificuldades ou quando algum evento da vida era da importância crucial para os três.

Quando os ‘espíritos’ estavam se comunicando objectivamente, os três médiuns reivindicaram incorporar um estado alterado de consciência, quando seus corpos começaram a produzir movimentos involuntários tais como movimentos rápidos dos olhos.

Era então que manifestavam algumas das expressões vocais e dos maneirismos pessoais dos espíritos.

Eu (APC) tiver oportunidade de observar este processo diversas vezes.
Cristina, quando possuída por um espírito, costumava agitar-se tão violentamente que caiu frequentemente no chão.

Desde que era muito nova, é creditado a Cristina várias ocorrências ESP espontâneas, que a permitiram ter acesso a informações por meios não-ordinários.

A maioria delas envolveu seus filhos, marido e membros da família com quem foi ligada emocionalmente.

Quando tinha aproximadamente 38, Cristina encontrou-se com diversas pessoas dos grupos Afro-Brasileiros (Candomblé, Umbanda), que lhe disseram que podiam observar diversos espíritos em torno dela que queriam se comunicar com ela e com sua família.

Nós devemos recordar que, quando Brasil era uma colónia de Portugal, os portugueses trouxeram milhões de africanos para trabalhar como escravos.
Estes escravos mantiveram sua crença nos espíritos e disseminaram mais tarde estas ideias uma vez que a escravidão abolida.

Assim, o Candomblé retém muitos dos rituais e das crenças africanas;
Umbanda é um movimento dissidente.

Os médiuns de ambos os grupos reivindicam tornar-se possuídos por uma variedade dos espíritos e quando tal processo ocorre supõem geralmente as características e os comportamentos alegados daqueles espíritos.

Uma vez que Cristina tinha identificado seus próprios espíritos guia, invocava-os frequentemente para ajuda-la e, de acordo com seu sistema de crença, eles podiam fornecer informação detalhada sobre os eventos da vida, de alguém de que não ela teve nenhum conhecimento precedente.

Eu descreverei agora diversas ocorrências que eu testemunhei pessoalmente.

Continua...
Ave sem Ninho

Continua...

Evento 1

Uma tarde, em 1987, em Carlos, um amigo meu, convidou a mim e a Cristina a uma sessão.
Quando nós chegamos no apartamento onde o evento devia ocorrer, eu percebi que nós não conhecíamos nenhuma das outras pessoas presentes.

Antes da sessão, Cristina, que estava sentada ao lado de mim, disse-me que uma de suas guias espirituais (uma mulher cigana) estava tentando se comunicar, e ela começou exibir em pessoa comportamento como tremores e movimentos das pálpebras.

De repente, Cristina se levantou, andou através da sala de estar e sentou-se ao lado de um homem, Renato, que tinha aproximadamente 50 anos de idade.

Era um amigo da família que possuía o apartamento mas era um estranho para Cristina e para mim.

Cristina começou a prover informações detalhadas sobre sua vida a qual depois ele confirmou serem correctas, por exemplo:

1 Uma descrição detalhada da esposa de Renato, a quem Cristina descreveu como uma mulher atarracada, com uma maneira muito agressiva de lidar com as pessoas, que continuamente estava doente na cama.

2 que Renato teve um filho, 13 anos de idade, a quem ela viu como possuidor de um comportamento penoso, incluindo o uso da marijuana e da cocaína.
Estes detalhes foram confirmados por Renato.

3 Cristina ‘viu’ Renato submetendo-se a uma cirurgia do coração.
Ela disse que isto tinha ocorrido uns 18 meses antes e, mais tarde, ele nos mostrou as cicatrizes.

4 Cristina descreveu uma mulher de meia idade com cabelo preto e disse que era a patroa de Renato.
Viu esta mulher atender aos rituais de Umbanda destinados a causar dano à esposa de Renato.
Outra vez, Renato confirmou a exactidão do relato.

É importante enfatizar que Renato nada sabia sobre a mediunidade de Cristina.

Desde o momento que nós chegamos ele estava sentado à parte de todos os demais e não disse nada além de "olá, eu estou contente de conhecê-lo" quando introduzido a nós.

Durante as afirmações de Cristina sobre sua vida, manteve-se olhando fixamente para ela silenciosamente e pareceu intrigado.

Certos dias mais tarde, Renato chamou-me.
Ficou impressionado com a descrição detalhada de Cristina de sua vida confidencial e perguntou-me se eu poderia o pôr em contacto com ela.

Quis comprar-lhe serviços, com dólares americanos, esperando que visse então mais detalhes.
Eu agi como intermediário mas, antes de dar-lhe o número de Cristina, eu a chamei.
Ela recusou, dizendo que não queria se transformar em uma “psíquica profissional".

A informação fornecida por Cristina e confirmada por Renato foi confirmada mais ainda por Carlos, que visitou o lar de Renato diversas vezes após a sessão em que Cristina e Renato se encontraram primeiramente.

Durante uma entrevista, Cristina disse-me que, antes que começasse a falar nesse dia, ela sentiu que Renato necessitava de ajuda.

Continua...
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho em Seg Dez 03, 2012 11:25 am

Continua...

Evento 2

Em junho 1991 eu gastei um mês na Europa.
Durante o assim chamado ‘Dia de Portugal’ (um feriado nacional), meu grupo decidiu visitar vários locais perto de Lisboa.

Havia quatro de nós:
dois amigos portugueses, o filho de Cristina (que assistiu também à conferência) e eu mesmo.

Nós não seguimos nenhuma rota específica mas nós visitamos primeiramente um parque verde bonito no distrito de Sintra.

Lá nós observamos algumas crianças jogando em um jardim grande e gastamos diversos minutos falando sobre uma planta que se assemelhava a uma galinha ou a um pássaro.

Logo após isso nós fomos ao Cabo da Roca (o ponto mais ocidental da Europa Continental), onde nós decidimos comprar alguns presentes para nossas famílias.

Naquela noite, o filho de Cristina e eu decidimos ligar para casa como era nosso costume pelo menos uma vez por semana.

Minha mãe disse-me que Cristina a tinha visitado esse dia.

De repente, um dos guias espirituais de Cristina, uma menina pequena chamada ‘Mariazinha da Praia' (pequena Maria da praia) emergiu, disse que seus filhos estavam em um jardim bonito com alguns amigos que olhavam um pássaro bonito e que falavam sobre ele.

De acordo com minha mãe, Cristina permaneceu nesse estado por mais de uma hora e meia falando sobre outras coisas e então, de repente, ela disse:
"seu filho está agora em algum outro lugar. Há água... um mar grande. . . oh, está comprando alguns presentes para você!" é importante adicionar que nossas famílias nunca tinham visitado Portugal, e não sabiam sobre o feriado nacional ou nossos planos do feriado, que sequer haviam sido mencionadas mesmo quando nós saímos de Lisboa.

Nós quatro tínhamos permanecidos juntos.

Evento 3

Em um domingo de maio de 1988 eu estava em casa com meus pais quando Cristina veio para uma visita.

Aproximadamente uma hora e meia depois que tinha chegado, Cristina interrompeu inesperadamente a conversa agradável em que estávamos envolvidos e se levantou.

Começou apresentar agitos intensos das pálpebras, uma batida de coração rápida e tremores corporais, e então virou-se para mim dizendo:
"André, eu sinto que alguém está muito nervoso e está pensando em você intensamente. Esta pessoa necessita sua ajuda."

Cristina acalmou-se gradualmente e nós retornamos aos tópicos anteriores da conversa.
Aproximadamente vinte minutos mais tarde, uma amiga minha ligou.

Ela estava muito chateada porque seu jovem filho tinha acabado de sofrer um acidente e estava prestes a se submeter a uma operação cirúrgica complicada.

Enquanto o pai do menino estava em uma viagem de negócios, ela pensou de que minha família poderia lhe dar algum suporte.

Eu devo adicionar que Cristina jamais tinha encontrado esta minha amiga.

Continua...
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho em Seg Dez 03, 2012 11:25 am

Continua...

Evento 4

Em um sábado de junho 1988 eu estava no lar de Cristina tendo uma conversa com seu filho.
Ela estava adormecida em uma poltrona na sala de estar.

De repente nós ouvimos o ritmo de sua respiração mudar e, quando nós nos aproximamos dela para verificar isto, nós observamos que ela tinha os olhos fechados e a pressionava as mãos de encontro a seu peito e se comportava como se sentisse uma dor forte em seu coração.

O marido de Cristina chegou e pensou que Cristina tinha tido um ataque cardíaco.
Aproximadamente trinta minutos mais tarde, o telefone tocou e nós fomos informados que seu tio tinha acabado de morrer de um ataque do coração.

Ela era emocionalmente muito próxima dele embora vivesse em uma outra cidade.
Como um amigo da família de Cristina eu me juntei a eles na viagem até o funeral.
Assim que nós nos encontramos com a tia de Cristina ela explicou como seu marido tinha morrido.

Primeiramente começou a respirar em um ritmo irregular.
Então sentiu uma dor forte em seu coração.

ESTUDO PSICOLÓGICO DO CASO

Uma vez que nós nos tínhamos decidido explorar como possíveis processos de psi podiam dar forma a uma parte de eventos da vida de Cristina, nós suspeitamos que um único grupo de psicodinâmicas poderia estar operando.

Consequentemente nós decidimos:-
1 Entrevistar a mãe de Cristina.
2 Administre o teste Rorschach Tinta-Borram e o teste CAP (Casa-Árvore-Pessoa).
3 Realize observações no lar de Cristina.

4 Formular um diagnóstico psicológico.
5 Formule uma hipótese psicodinâmica a respeito das ocorrências significativas de psi.
6 Dará Cristina o relevante feedback.

Todas as entrevistas psicológicas foram conduzidas em nossa Psicologia Clínica e Instituto de Parapsicologia, 'COM Ciencia'.
Os testes Rorschach e CAP foram corrigidos devidamente de acordo com os padrões internacionais.

Um de nós (CEA) escreveu um relatório formal que afirma que a pessoa do exame era mulher, 44 anos de idade, pertencendo à classe média superior brasileira.

Que estava casada com um homem de 48.
Que possuíam um apartamento e um carro e tiveram duas crianças:
um filho de 22 e uma filha de 20.

Que ela trabalhou meio expediente como uma instrutora de aeróbica em um clube de saúde popular na cidade.

Anamnésia (história passada)

De acordo com sua mãe, Cristina nasceu de parto normal sem complicações;
era a segunda de seis crianças com a seguinte idade na época do estudo:
irmão 47, Cristina 44, irmão 40, irmão 37, irmã 34 e irmã 32.

Continua...
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho em Seg Dez 03, 2012 11:26 am

Continua...

A lactação seguiu devidamente o nascimento de Cristina.
Aceitou o peito facilmente e foi amamentada até a idade de 3 meses, quando sua mãe decidiu que ela já era velha o bastante para ser desmamada.
Ela nunca foi relutante em tentar novas variedades de alimento.

O desenvolvimento da pessoa de habilidades motoras pode ser considerado normal.
Embora ela indicasse a enurese noturna até a idade de 12 anos, seus pais não prestaram muita atenção porque nunca pensaram nisto como um comportamento anormal.

Durante sua infância Cristina contraiu o sarampo alemão, em consequência disto ela se tornou míope embora raramente use óculos.

A mãe de Cristina disse que se relacionou bem com seus irmãos e irmãs.
Como criança ela era bem atrevida porque foi cercada principalmente por irmãos.

A sujeita teve um relacionamento muito próximo com seu pai.
Ele era um tanto autoritário e usava de força física para impor seus desejos.

Cristina chorava intensamente se punida por ele mas chorava também se punida por sua mãe.
Seu pai a protegia mesmo depois dela ter-se casado.
Cristina tem um relacionamento bom com sua mãe, a quem ela considera como calma e paciente.

Com 20 anos, Cristina casou-se com um homem de 24 anos de idade.
Teve quatro gravidezes, duas foram mal sucedidas.
Ela Teve um aborto depois que a primeira criança nasceu e estava com o rubéola durante sua quarta gravidez, sofrendo um aborto.

Ao longo dos anos, Cristina submeteu-se à cirurgia diversas vezes, por exemplo apendicite, esterilização, cirurgia do peito para a remoção dos cistos e cirurgia plástica em seus peitos, cara e nariz.

Os pais de Cristina estavam sempre próximos durante sua vida de casada.
Seu pai interferiu às vezes nas discordâncias do casal, ficando frequentemente do lado de Cristina.
Seus pais também empenhavam-se em satisfazer a todos os desejos de seus netos.

Quando tinha 38, seu pai morreu e esta foi uma grande perda para ela já que eles eram tão próximos.
Foi então que ela começou a exibir comportamento depressivo e sintomas psicossomáticos, incluindo os cistos em seus peitos, apatia e febres.

Sonhou com ele frequentemente por aproximadamente um ano.

Em um de seus sonhos, seu pai disse-lhe que queria lhe trazer para seu mundo mas, no sonho, respondeu que necessitava viver sua própria vida.
Em seguida começou a superar sua depressão embora mesmo agora ache difícil viver sem seu auxílio.

Mesmo que Cristina descrevesse seu relacionamento com seu marido como "bom", uma certa dificuldade em mostrar afeição mútua foi observada em sua vida diária.

Como mãe, Cristina disse que superprotegia seus filhos como se eles fossem ainda muito jovens, tentando manipulá-los de modo que fizessem o que quer que ela acreditasse ser o melhor.

Continua...
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho em Ter Dez 04, 2012 11:06 am

Continua...

Este comportamento é especialmente visível em seu relacionamento com seu filho, embora Cristina seja ciente sobre a independência de seus filhos.

Na época em que este estudo era conduzido, Cristina era uma fumante pesada e fazia uso de pílulas de dormir e de pílulas de emagrecer regularmente.

A maioria dos amigos de Cristina são os assim chamados psíquicos profissionais ou pessoas que acreditam no espiritualismo.

Embora ela se comporte às vezes como uma médium, a sujeita reivindica que não pertence a nenhuma religião mas simplesmente acredita em Deus.

Não obstante, Cristina atende a diversos rituais religiosos, por exemplo reuniões católico-romanas, rituais Afro-Brasileiros.

Frequenta psíquicos profissionais regularmente embora expressando uma preferência forte para as religiões Afro-brasileiras.

Ela se sente motivada para se engajar em práticas religiosas quando sente que seu crianças ou marido têm problemas.

Ela geralmente começa investigando o que parece acontecer em suas vidas, ou na sua própria ou com a ajuda de psíquicos profissionais.

Desenvolveu seu próprio código para interpretação do jogo de cartas, que usa para finalidades de adivinhação.

Aprendeu também como interpretar os ‘Cartões Ciganos’.
Usa tais cartões a fim obter a informação sobre as pessoas que são próximas a ela e sobre situações relevantes.

Quanto mais Cristina acredita que pode obter informações precisas nesta maneira, mais calma e mais auto-confiante torna-se.

Todas estas práticas ajudam a diminuir sua ansiedade e aumentar sua crença que pode controlar e manipular seu ambiente.

Parece que seu status como um médium superior é uma maneira pela qual Cristina interage positivamente com sua família e com seu ambiente social, já que seu conselho é extensamente respeitado.

Nós (APC e CEA) observamos frequentemente as situações em que uma pessoa céptica questionou suas habilidades.
Quando Cristina acha necessário responder, tenta fornecer informação detalhada sobre a vida e o futuro dessa pessoa.

Cristina acredita também que pode curar pessoas usando suas ‘energias psíquicas’.

As práticas Afro-Brasileiras de Cristina estão longe de sua formação católica.

Entretanto, quando pensa que suas habilidades psíquicas não são suficientes para resolver seus próprios problemas, atende a rituais católicos.

Este teste padrão de comportamento por onde conforto é procurado na igreja católica é algo que foi passado sobre cada geração desde sua bisavó.

Resultados do teste de Rorschach (por CEA)
[abreviado - editor]

A sujeita apresenta uma personalidade introspectiva, rica nas fantasias que são experimentadas desatentas ao mundo externo.
Demonstra uma tendência para voltar-se à abstração mental sob pressão e a ser concisa em suas afirmações.

Continua...
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho em Ter Dez 04, 2012 11:07 am

Continua...

É também inclinada a fazer generalizações, focalizando no contexto geral melhor que em detalhes.
Seu potencial criativo é maior do que ela efetivou com realizações concretas.

Ela perde a concentração, que produz um torpor associativo. Usa sua fantasia como um mecanismo de defesa que trabalhe como compensação.

Alguns elementos de histeria podem também ser observados.
É sensível à autoridade e a figuras protectoras.

Casa, Árvore, Pessoa Resultados dos Testes (por CEA)
[abreviado - editor]

Ela tem dificuldade em lidar com a realidade externa e pode comunicar-se socialmente somente de uma forma superficial.

É intencionalmente instável.
Uma vida instintiva forte, bem como dificuldade em manter e em equilibrar estes impulsos, foi observada.

Os impulsos são transferidos em fantasias intensas e dominarão às vezes seu comportamento.
A energia é dirigida em manter a operação dos mecanismos de defesa.

Alguns problemas psicossomáticos potenciais, tais como aqueles que resultam da ansiedade forte, foram observados, embora não afetassem a estrutura de seu ego ou de sua adaptação.

Ela se encaixa com o papel convencional de mulher.
Há uns impulsos sexuais e corporais fortes e um desejo de mostrar seu próprio corpo.

Mostra alguma dificuldade em tratar da figura masculina e emprega mecanismos de defesa como a manipulação e a sedução.

Hipótese Psicodinâmica
[abreviado - editor]

Os resultados dos testes confirmaram um teste padrão comportamental que nós já havíamos observado:
Cristina tem pouca habilidade de lidar com frustração;
e isto foi reforçado pelo comportamento permissivo de seu pai, fazendo que cada desejo dela virasse realidade e protegendo-a de toda a forma de situação difícil, tal como mortes e acidentes.

Nós observamos que Cristina tende a reagir fortemente sempre que os eventos da vida não acontecem como tinha planeado ou tinha desejado.

Nossa hipótese de trabalho começou no momento em que nós começamos a considerar a forte necessidade da pessoa de evitar as situações em que sua estrutura de personalidade poderia despedaçar-se.

Ela faz isto focalizando em factores externos para protegê-la, mas estes promovem uma estagnação que danifica seu desenvolvimento psicológico impedindo uma confrontação directa com os acontecimentos pertinentes.

Nós acreditamos que a informação precisa recolhida pela mediunística e pelas habilidades psíquicas da pessoa desempenha um papel essencial no processo, ao reforçar seus mecanismos de defesa e a ajuda a manter um pseudo-equilíbrio dando coerência a suas actividades.

Podendo ser capaz de profetizar eventos, a sujeita tende a controlar o curso de sua vida actual bem como as actividades relevantes da vida de seus membros de família.

Continua...
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho em Ter Dez 04, 2012 11:07 am

Continua...

DISCUSSÃO

O uso dos mecanismos de defesa isolados, alguns que são suportados por factores culturais e religiosos, não são suficientes para impedir o rompimento ocasional da personalidade.

Um exemplo: Cristina acredita que seus ‘guias espirituais’ possam ajudá-la a superar suas limitações.

Esta opinião é reforçada por sua negação de sua inabilidade em controlar totalmente seu ambiente. Como nós mencionamos antes, quando forçada a enfrentar situações desagradáveis ou frustrantes, Cristina fica chateada e depressiva e desenvolve ocasionalmente sintomas psicossomáticos.

Neste momento, nós acreditamos que os presumidos fenómenos psíquicos poderiam emergir, fornecendo o feedback que reforça sua crença pessoal, cultural e religiosa, mantendo assim seus mecanismos de defesa.

Considere seu conhecimento aparente das actividades do seu filho em Portugal como um exemplo.
Estando separada de seu filho e não tendo nenhum controle sobre seu comportamento, tal como tenta exercer quando ele está próximo, gera-se tensão e a ansiedade.

Apesar de parecer que alguns fenómenos autênticos de psi estejam ocorrendo, nós sentimos que algumas das informações exactas fornecidas por Cristina poderiam ser explicadas na base de sugestões sensoriais, da percepção subliminal ou, certamente, de processos cognitivos ordinários.

Mas esta conclusão não dever ser nenhuma surpresa, porque uma pessoa com uma condição histérica pode agir como um psíquico sem realmente apresentar nenhum fenómenos autêntico de psi.

Sua dificuldade em desenvolver relacionamentos interpessoais regulares pode ter contribuído a uma aparente tendência inconsciente a preferir interacções psíquicas usando aquelas que são suportadas pela crença cultural local.

Os seguintes aspectos de actividades mediunísticas no Brasil que podem contribuir para a emergência de psi genuína, desde que são reconhecidos extensamente serem contribuidores de psi em situação experimental são:-

1 - Antes de contatar os espíritos, alguns médiuns incorporam um estado alterado de consciência e permanecem nesta circunstância ao receber informação ostensivamente dos espíritos.

Há do mesmo modo uma evidência experimental que tais estados alterados de consciência podem realçar ocorrências de psi em situação experimental
(Palmer, Honorton & Utts, 1989).

2 - Há também uma evidência experimental significativa que a crença em psi tende a realçar ocorrências de psi
(Palmer, Honorton & Utts, 1989).

Entre grupos religiosos em Brasil o conceito de psi é ausente, mas há uma crença forte que a informação paranormal pode ser obtida dos espíritos, de Deus, etc., que podem ajudar as pesoas a resolver seus problemas pessoais.

Em sua revisão recente de sua teoria de PMIR (Resposta Instrumental Mediada por Psi), Rex Stanford (1990) descreve algumas características de PMIR que são relevantes ao caso de Cristina.

Continua...
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho em Qua Dez 05, 2012 12:28 pm

Continua...

Assim, escreve:
“com psi o organismo pode responder às circunstâncias em seu ambiente de que não tem nenhum conhecimento sensorial...

As respostas mediadas por psi que o organismo faz tender a servir às necessidades ou a reflectir as inclinações desse organismo com respeito às circunstâncias acima mencionadas.

"Continua: “... a força da tendência em produzir a resposta mediada por psi é relacionada directamente e positivamente (a) ao centralidade e a força da(s) necessidade(s) ou a(s) disposição(ões) que tenham relevância às circunstâncias acessadas por psi, (b) o grau de relevância do objecto ou evento relevante necessitado, e (c) a estreiteza de tempo do potencial encontro com o objecto ou evento necessitado-relevante.”

Aqui nós indicamos que Cristina parece usar psi para sustentar seu comportamento defensivo durante as situações que são necessitadas-relevantes mas em quais não pode exercer seu controle usual.

Neste momento nós gostaríamos de sugerir a existência de um fenómeno que nós escolhemos chamar ‘Mecanismo de Defesa Paranormal’ (MDP).

Este MDP trabalha como uma extensão do mecanismo de defesa ordinário onde uma diminuição na ansiedade é observada e estratégias para controlar a ansiedade são criadas.

No caso estudado, MDP parece diminuir a ansiedade de Cristina.
MDPs são uma característica de o que nós poderíamos chamar de uma ‘Neurose Psi’.
Isto poderia ser considerado como uma extensão da neurose ordinária de alguém onde psi é um importante elemento que provoca o processo.

Elementos culturais como crenças religiosas em maneiras anómalas de obter informação (por exemplo com uma comunicação com os espíritos e santos) podem ser elementos importantes neste processo, dando a coerência cultural aceitável ao comportamento neurótico.

O caso de Cristina não é de nenhuma maneira original.

Nós ouvimos de diversos colegas sobre outros médiuns e praticantes espirituais cujas significativas experiências espontâneas de psi foram intimamente relacionadas a sua psicodinâmica da mesma maneira.

Em suas publicações precedentes (Carvalho, 1992), o autor sénior chamou a atenção à maneira em que a actividade do poltergeist pode servir para proteger o agente e sua ou sua família do dano psicológico e físico.

Os autores reconhecem prontamente que este artigo está baseado em não mais do que uma ‘hipótese de trabalho’;
um trabalho adicional será necessário para confirmar nosso modelo actual.

‘Com Ciencia’Instituto de Psicologia e Parapsicologia Rua Mariz e Barros, 65/1101 24220 Niterói-R.J., BRAZIL

REFERÊNCIAS

Carvalho, A. P. de (1991) As casas mal-assombradas [haunted houses]. In Poltergeists. SP, Brazil: Ibrasa.
Carvalho, A. P. de (1992) A study of thirteen Brazilian poltergeist cases and a model to explain them. JSPR 58, 302-313.

Palmer, J., Honorton, C. and Utts, J. (1989) Reply to the National Research Council study on parapsychology. JASPR 83, 31-49.
Stanford, R. G. (1990) An experimentally testable model for spontaneous psi events, etc. In Krippner, S. (ed.)

Advances in Parapsychological Research 6.
Jefferson, NC: McFarland.

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho em Qua Dez 05, 2012 12:29 pm

Os próximos passos na investigação da sobrevivência
Arthur Berger

Quando se perguntou ao psicólogo e parapsicólogo americano Gardner Murphy a respeito do próximo passo na investigação da sobrevivência depois da morte escreveu "descobrir um poderoso médium é nossa tarefa mais imediata" (Murphy, 1965).

Mas Murphy descreveu só uma primeira parte na investigação da sobrevivência.

Se de qualquer parte trouxéssemos médiuns com poderes paranormais de alta qualidade, mesmo assim, eles não seriam capazes de oferecer evidências da sobrevivência sem a activa cooperação de comunicadores suficientemente poderosos que se utilizassem do médium para suprir a evidência material.

A mim me parece, então, que a segunda parte desse próximo passo na investigação da sobrevivência, ou em todo o caso, um passo paralelo e simultâneo, nos conduzirá à descoberta de comunicadores muito poderosos.

O Problema do Comunicador

O que ainda não entendemos é a necessidade de descobrir comunicadores poderosos, e, em consequência, continuamos desperdiçando nossos recursos humanos e económicos em projectos predestinados, pois demos o próximo passo ilustrado em dois projectos de investigação da sobrevivência que estão em caminho de pô-la em evidência:
os casos de J. Gaither Pratt e Robert Thouless, os quais prepararam experimentos para provar a sobrevivência depois da morte.

Pratt, que morreu em 1979, para provar a sobrevivência, usou uma combinação do cofre de Ian Stevenson.

Como eu estava como pesquisador contratado pela Psychical Research Foundation, junto com outros pesquisadores, levei a cabo um experimento logo depois de sua morte, de maneira que pudéssemos contactar-nos com Pratt e abrir o cofre de Stevenson.

Este experimento falhou
(Berger, Berger, Deriso, & Roll, 1981).
Anos depois de sua morte efetuamos muitos outros experimentos sem sucesso enviando várias combinações de números a Stevenson, para abrir a cofre de Pratt.

Stevenson mesmo esteve numa sessão de mediunidade, mas os médiuns não disseram nada para indicar-lhe o número da combinação e todos os médiuns falharam
(Stevenson, Oram, Markwick, 1989).

Thouless, um eminente psicólogo e parapsicólogo britânico, fez muitas contribuições à parapsicologia.

Talvez a mais importante foi o "cipher test" (Prova das Cifras) em sobrevivência, substituindo certos dados verbais, que ele projectou em forma de perguntas para estudá-lo experimentalmente.

Esta foi uma prova que preparou para si mesmo com a esperança de poder demonstrar sua própria sobrevivência.

Thouless foi Presidente Honorário da Survival Research Foundation (SRF) e colaborou muito próximo comigo.
Depois de sua morte, eu e a SRF nos ocupamos intensamente por obter os dados deixados por Thouless.

Colaboraram alguns sensitivos e lhes oferecemos U$ 2000 de recompensa, que seriam destinados a obras de caridade em todo mundo, em troca da informação correcta.

Continua...
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho em Qua Dez 05, 2012 12:29 pm

Continua...

A Society for Psychical Research (SPR) trabalhou em cooperação com a Survival Research Foundation, Betty Markwick desenvolveu um programa de computação para processar toda a informação que a SRF obtivesse em resposta a isto.

Ademais, Arthur Oram, vice-presidente da SPR, participou em longas sessões com o objectivo de contatar-se com Thouless e conseguir mensagens dele, com a informação necessária consigo, e os membros da SPR também enviaram alguma informação que criam que provinha de Thouless.

Considerando todo este enorme projecto de recursos e energia, não teve nenhuma evidência a respeito da qual a informação correcta tenha sido recebida (Stevenson, Oram, & Markwick, 1989).

Estes fracassos não nos fizeram deter a investigação.
Nós fizemos especulações a respeito da razão destes fracassos, com a esperança de revertê-los para que cheguem a ser exitosos no futuro.

Parece-nos que não é o emprego de débeis médiuns a razão do fracasso.
Tanto Oram como Stevenson procuravam aos melhores médiuns para tratar de acercar-se a Pratt ou a Thouless.

Também não é o silêncio de Pratt ou de Thouless a razão para argumentar que não há vida depois da morte, porque pode ser que tenham sobrevivido, mas não tenham forma de comunicar-se.

Do meu ponto de vista, pode que a falha se encontre nas seguintes razões:
Ambos homens apareceram como comunicadores pobres ou não-comunicadores.

Nestes casos, ambos traziam em mente a observação de Hodgson em seu estudo com Mrs.Piper a respeito do qual, certos tipos de pessoas falecidas poderiam falhar na comunicação, através de médiuns poderosos, enquanto outros podiam ter sucesso
Hodgson, 1898, p.393).

Esta importante observação nunca foi considerada, mas me sugere que os comunicadores são similares ao pomposo e gordo Oliver Hardy, diferente do magro e cambaleante Stan Laurel.

O trabalho de Hodgson sugere-me estas perguntas:
Se as pessoas sobrevivem à morte, quem seriam os Oliver Hardys (fortes comunicadores com quem os médiuns poderiam manter-se em contacto exitosamente e poderiam produzir material evidente, incluindo a informação para seus experimentos de sobrevivência)? e quem seriam os Stan Laurens (débeis comunicadores com quem os médiuns fracassavam em seu objectivo de comunicar-se)? e não seriam estes os casos de Thouless e Pratt?

Como poderíamos ver a diferença entre ambas classes e como poderíamos enfocar nossa investigação a respeito da sobrevivência depois da morte?

Tomei o próximo passo na investigação da sobrevivência tratando de determinar o que distingue os fortes comunicadores dos débeis.

Queria saber se tinha uma correlação entre quem eram, o que faziam, e o que lhes passava a eles em vida, por um lado, sendo bons comunicadores depois da morte, e pelo outro...
religião? sexo? personalidade?

Remeti aos leitores a meu trabalho anterior (Berger, 1987) e de como fiz um exame da morte e a biografia de doze aparentes comunicadores mediúnicos e um em massa estudo de casos reportados pela parapsicologia e como, de diferentes e extensas comparações, tive a habilidade de combinar as informações e armar o primeiro perfil do comunicador "ideal".

Continua...
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho em Qui Dez 06, 2012 10:36 am

Continua...

Meu relatório descreve também como levei a cabo um experimento com um comunicador que se assemelha exactamente ao sujeito "ideal" de meus achados e de que maneira, quando a pessoa é eleita para a investigação, tem que se enquadrar no comunicador ideal e se o médium é forte, a evidência resultante será de alta qualidade.

O Problema do Experimento

Desde os princípios da investigação psíquica, outro problema foi como desenhar um experimento para demonstrar de modo convincente a vida depois da morte.

Aventuro-me a mostrar-lhes um destes experimentos.

Imaginemos uma charada deixada por uma pessoa na SRF enquanto vivia.
Só esta pessoa e nenhuma outra conhece esta palavra, ou o item de informação ou a chave para descobrir a charada.

Para mantê-la completamente em segredo, a chave não foi dita a ninguém e nem sequer se a escreveu.

A pessoa tentará comunicar a chave depois de sua morte, demonstrando assim sua própria sobrevivência desencarnada ou sua reencarnação e identidade, e dará assim a chave que resolverá a charada.

O sobrevivente desencarnado, o transmitirá através de um médium ou em sonhos para alguém, ou por meio de um cassete de áudio ou vídeo, ou por meio de um sistema de computação.

Com respeito à reencarnação, o problema é muito mais simples;
a clave será dada de primeira mão directamente pela pessoa reencarnada.

Sem esta chave secreta, a charada não pode ser resolvido.

Em meu livro Aristocracy of the Death (1987), descrevi outra charada em forma de "cipher test" que foi resolvido completamente, diferente do de Thouless e muito mais simples, chamado "by the number" (Prova por Números).

Abre-se um dicionário a esmo e a palavra eleita é a chave.
Cada letra é um número e a definição que segue é numerada consecutivamente.

Este número de letras provê as bases para decifra-la e provar a mensagem substituindo as letras por seus correspondentes dígitos da sequência numérica.

Esta mensagem decifrada é deixada com os experimentadores junto ao título e a edição do dicionário utilizado para o deciframento.

O sujeito não revela nem verbalmente nem por escrito a ninguém a chave da charada.

Se alguma palavra chave é comunicada pelo sujeito morto, os experimentadores abrirão o dicionário para decifrar a mensagem do sujeito
(Berger, 1987).

Usando uma palavra chave somente a pessoa participante do teste, se não a mostrar a ninguém, nem a deixar escrita sob nenhuma forma, não poderá ser um objectivo possível de telepatia ou clarividência.

Continua...
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho em Qui Dez 06, 2012 10:37 am

Continua...

A intenção dos participantes na prova será comunicar depois da morte, a chave para decifrar suas mensagens.

Esta comunicação seria uma forte evidência de sua sobrevivência ou de sua reencarnação e identidade.

Porque sem essa chave, as mensagens seriam indecifráveis.

Se continuamos depois da morte e se a memória permanece intacta como se crê desde o princípio dos tempos, a prova deveria ser exitosa.

Nós incrementaremos as probabilidades de sucesso neste experimento se seleccionarmos para isso a pessoas que se acerquem mais aos possíveis factores do modelo comunicador apresentado.

Estas pessoas seriam capazes de comunicar a chave verbal e oferecer-nos uma oportunidade dourada para a evidência da sobrevivência humana depois da morte.

REFERENCIAS

BERGER, A.S. (1987) Aristocracy of the Dead. McFarland: Jefferson.
BERGER, A.S..; BERGER, J.; DERISO, V.K. & ROLL, W.G. (1981) A Majority Vote to Open the Pratt Lock. Research in Parapsychology 1980. Metuchen: New Jersey.

HODGSON, R. (1898) A further record of observation of certain phenomena of trance. Proceedings of the Society for Psychical Research 13, pp.284-582.-

MURPHY, G. (1965) Mind-Body theory as a factorin guiding survival research. Journal of the American Society for Psychical Research 59, pp.148-156.-

STEVENSON, I.; ORAM, A. & MARKWICK, B. (1989) Two tests of survival after death: Report on negative results. Journal of the Society for Psychical Research 55, pp.329-336.

Artigo publicado na RAPP, Volume 06, Nº 01, janeiro de 1995.

Site: http://www.alipsi.com.ar/publicaciones_articulo.asp?id_articulo=130

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 6 de 16 Anterior  1 ... 5, 6, 7 ... 11 ... 16  Seguinte

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: